UNIDADE I. Isótopos: São átomos do mesmo elemento que diferem no nº de neutrões.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIDADE I. Isótopos: São átomos do mesmo elemento que diferem no nº de neutrões."

Transcrição

1 UNIDADE I Isótopos: São átomos do mesmo elemento que diferem no nº de neutrões. Espectro Eletromagnético: é o conjunto das radiações eletromagnéticas. Constituição do Espetro Eletromagnético: Ondas de Rádio/Micro-Ondas/Infravermelho/Visível/Ultravioleta/RaiosX/Raios Gama A espectroscopia Fotoelectrónica permitiu concluir que a energia de um átomo está quantizada. Se a energia absorvida por um átomo for superior à energia de ionização, então esse excesso de energia fica associado ao eletrão extraído, sob a forma de energia cinética. As moléculas não apresentam espectros de riscas, como os átomos, mas sim espectros de bandas. Se uma radiação, na gama do visível, incidir numa substância e esta não permitir uma transição eletrónica, por não corresponder à diferença energética entre dois níveis, ela é refletida ou transmitida. A cor de uma substância resulta da absorção seletiva das radiações, na gama do visível. Quando as três cores complementares se sobrepõem originam o preto. O preto corresponde à ausência de cor. O filamento de uma lâmpada normal emite uma luz branca, porque o seu espectro é constituído por toda a gama de comprimento de onda que constituem a luz visível espectro contínuo. Os átomos de sódio, por sua vez, emitem energia quando passam de um estado excitado para o estado fundamental. A energia por eles emitida tem comprimento de onda correspondente à luz amarela espectro descontínuo. Enquanto que nos objetos opacos as radiações que não são absorvidas são fundamentalmente refletidas ou difundidas, nas soluções são transmitidas. Por exemplo, uma solução azul, quando é iluminada com luz branca, transmite essencialmente a luz azul. Para um dado comprimento de onda, quanto menor for a intensidade da luz transmitida, maior é a absorvância. A espectroscopia do IV é também um instrumento importante a nível molecular na deteção de grupos característicos de certas substâncias e na determinação da estrutura das moléculas. Eletrões com a mesma energia de remoção encontram-se no mesmo subnível. Para remover um eletrão de um átomo ou de uma molécula faz-se incidir uma radiação, cuja energia do fotão incidente é dada por EF = h ν. Se a frequência dessa radiação for superior à frequência limiar (ν0) então o eletrão sairá com uma certa EC.

2 Só haverá efeito fotoelétrico se a frequência da radiação incidente for superior à frequência limiar, isto é, radiação incidente > o. E radiação incidente = E remoção + E cinética Igual à E de ligação do e - ao metal de onde é removido Só depende da energia da radiação incidente De dois feixes de luz de igual frequência (superior à limiar) e de diferentes intensidades, o feixe de maior intensidade provocará uma emissão de um maior nº de eletrões. Foi com base no estudo do efeito fotoelétrico que Einstein concebeu a teoria fotónica da luz a qual se comporta quer como onda, quer como partícula. A Energia de Ionização é a energia mínima que é necessário fornecer a um átomo isolado no estado gasoso e no estado fundamental para lhe remover um eletrão (E remoção). No efeito fotoelétrico, os eletrões mais fortemente atraídos num átomo ou numa molécula são ejetados com menor velocidade por uma mesma radiação incidente. Enquanto que a espectroscopia fotoelectrónica permite determinar a energia dos eletrões em átomos e em moléculas, a difração, é uma técnica experimental que permite mostrar a distribuição espacial dos eletrões dos átomos, destes em moléculas e metais, possibilitando o conhecimento dos ângulos de ligação e dos comprimentos de ligação. Difração de raios X (sólidos), difração de eletrões (gasosos). Existe uma nuvem eletrónica à volta do núcleo de um átomo. As zonas de maior densidade correspondem a uma maior probabilidade de encontrar os eletrões. As curvas de isoprobabilidade correspondem aos lugares geométricos dos pontos do espaço em que a probabilidade de encontrar os eletrões é a mesma. Verifica-se que a probabilidade de encontrar um eletrão vai diminuindo à medida que há um afastamento do núcleo, até que se anula a uma distância infinita. A distribuição espacial dos eletrões pode ser feita por representação em nuvem, representação gráfica, e por curvas de isoprobabilidade eletrónica. A energia de um eletrão num átomo é sempre a soma da sua energia cinética e da sua energia potencial. A primeira é positiva e a segunda é sempre negativa. Como o valor absoluto da energia potencia é superior ao da energia cinética então a energia do eletrão em qualquer nível de energia é sempre negativa. A energia de um eletrão a uma distancia infinita do núcleo é igual a zero. A Reatividade dos elementos do grupo1 da TP aumenta com o Raio Atómico. Um elemento do grupo1 é tanto mais reativo quanto menor for o valor da energia necessária para lhe remover o eletrão mais externo. Como ao longo do grupo da TP o raio atómico aumenta, uma vez que o nº de camadas aumenta, o eletrão de valência vai ficando cada vez mais afastado do núcleo e, portanto, menos sujeito a forças atrativas, o que faz com que seja preciso fornecer cada vez menos energia para o remover.

3 Questão1: O Rubídio é um metal alcalino que deve o seu nome à cor vermelha que produz quando é queimado a uma chama. Relacione o tipo de espectro assim obtido com as transições eletrónicas ocorridas. Resposta: A radiação absorvida pelos átomos de rubídio, quando aquecidos a uma chama, provoca uma transição eletrónica para um nível de energia superior ficando o átomo num estado excitado. Como este estado é instável, vai haver uma transição eletrónica para um nível de energia inferior, com emissão de uma radiação (vermelha) cuja energia corresponde à diferença de energia entre os dois níveis. O espectro obtido é um espectro de emissão descontínuo ou de riscas, porque é um espectro atómico constituído apenas por radiações de determinadas frequências. Questão2: O césio é muito utilizado em células fotoelétricas em virtude de ser relativamente fácil arrancar o eletrão de valência, fazendo incidir radiação visível. Em relação a este facto, justifique a conclusão que pode tirar sobre o valor da energia de ionização deste elemento. Relacione o valor da energia de ionização e o tamanho do átomo de césio com os correspondentes dos metais alcalinos de número atómico mais baixo, justificando. Resposta: A energia de ionização é a energia mínima necessária para remover um eletrão, no estado fundamental, de um átomo no estado gasoso. Ora, se é relativamente fácil arrancar o eletrão de valência a um átomo de césio, fazendo incidir uma radiação visível, é porque a sua energia de ionização é relativamente baixa. Quanto à segunda parte da pergunta, sabemos que a energia de ionização depende do tamanho do átomo. Em geral, ao longo do grupo, o fator determinante é o aumento do nº de camadas. Quanto maior for um átomo, maior será a distância média dos eletrões de valência ao núcleo e, portanto, menor serão as forças atrativas, sendo os eletrões mais facilmente removidos e, consequentemente, a energia de ionização será menor. É também importante referir que, ao longo do grupo, aumenta o efeito de blindagem por parte dos eletrões mais internos, o que compensa o efeito do aumento da carga nuclear. Como o césio tem maior raio atómico que os metais alcalinos de nº atómico mais baixo, vai então ter uma energia de ionização menor. Questão3: Na figura da esquerda, está representado um diagrama de níveis de energia do átomo de hidrogénio. Na figura da direita está representado parte do espectro de emissão do átomo de hidrogénio, na região do visível. Calcule, para a transição eletrónica que origina a risca assinalada pela letra R na da direita, a energia do nível em que o eletrão se encontrava inicialmente. Apresente todas as etapas de resolução.

4 Resposta: Este exercício tem duas etapas: 1ª Etapa - Calculo da variação de energia correspondente à transição eletrónica entre o nível n=5 e o nível n=2. ( E5 2) Nível n=2 porque me dizem que o espetro corresponde às riscas da zona do visível; n=5 porque ao observar o espetro vemos que a risca R é a terceira (a contar da esquerda) no espetro de emissão apresentado logo a primeira corresponde a uma transição do nível 3 para 2, a segunda a uma transição do nível 4 para 2 e a terceira a uma transição do nível 5 para 2 que é a risca R. De acordo com o espetro apresentado a sua energia é um pouco mais que 4,50 x 10-19, mas quanto mais? como calcular esse valor? Se imprimirem o teste intermédio e medirem esse bocadinho veem que é 0,5 cm. Se medirem a distância entre cada traço da escala com uma régua veem que mede 3,0 cm. Por outro lado veem que 0,5 x J correspondem a 3,0 cm. Fazendo uma regra de três simples ficam a saber que 0,5 cm equivale a 8,33 x J. Somando esse valor a 4,50 x J obtém o valor de E correspondente à risca R. 1ªEtapa 0.5 x J ,1 cm Ex ,5 cm Ex = 8,06 x J ( E5 2) = 4,50 x ,06 x = 4,58 x J 2ª etapa ( E5 2) = E5 - E2 4,58 x J = E5 - (-5,45 x ) E5 = -8,7 x J Questão4: A tabela seguinte apresenta os valores da primeira energia de ionização dos elementos flúor, cloro, bromo e iodo. Interprete a variação encontrada nos valores da primeira energia de ionização dos diferentes halogéneos considerados, atendendo aos valores da tabela. Resposta: Observamos que na tabela apresentada a energia de ionização está a diminuir à mediada que o raio atómico aumenta. De facto, à medida que caminhamos, de cima para baixo, ao longo de qualquer grupo na tabela periódica as energias de ionização diminuem à medida que os seus raios atómicos vão aumentando. Isso acontece porque apesar dos átomos terem o mesmo número de eletrões de valência (neste caso sete) no átomo com

5 maior raio atómico os eletrões de valência estão mais afastados do núcleo logo menos atraídos por ele o que implica que seja mais fácil arrancar um eletrão de valência a esse átomo logo é necessária menos energia para o arrancar da ação do núcleo. Questão5: O dióxido de enxofre, SO 2, conhecido por ser um gás poluente, tem uma faceta mais simpática e, certamente, menos conhecida: é usado na indústria alimentar, sob a designação de E220, como conservante de frutos e de vegetais, uma vez que preserva a cor natural destes. O dióxido de enxofre é um composto cujas unidades estruturais são constituídas por átomos de enxofre, S, e de oxigénio, O. Relativamente a estes átomos e tendo em conta a posição relativa dos respetivos elementos na Tabela Periódica, selecione a afirmação correta. X.1 X.2 X.3 X.4 O conjunto de números quânticos (2, 1, 0, ½) pode caracterizar um dos eletrões de valência de qualquer dos átomos, no estado de energia mínima. Os eletrões de valência de ambos os átomos, no estado de energia mínima, distribuem-se pelo mesmo número de orbitais. Os eletrões de valência de qualquer dos átomos, no estado de energia mínima, distribuem-se por orbitais com = 1 e com = 2. As configurações eletrónicas de ambos os átomos, no estado de energia mínima, diferem no número de eletrões de valência. Questão6: O gás natural é o combustível fóssil de maior conteúdo energético. É constituído, essencialmente, por metano, CH4, um hidrocarboneto muito volátil, inflamável e inodoro. Um composto derivado do metano, mas com características bem diferentes, é o diclorometano, CH2C 2, que é um solvente orgânico volátil, não inflamável e de cheiro agradável. O diclorometano é um composto cuja unidade estrutural é constituída por átomos de carbono, de cloro e de hidrogénio. Selecione a afirmação CORRECTA. X.1 X.2 X.3 X.4 A configuração eletrónica do átomo de carbono, no estado de energia mínima, é 1s 2 2s 2 3s 2. Os eletrões do átomo de cloro, no estado de energia mínima, estão distribuídos por três orbitais. A configuração eletrónica 1s 2 2s 2 2p 1 3s 1 pode corresponder ao átomo de carbono. (excitado) O conjunto de números quânticos (3, 0, 1, 1/2) pode caracterizar um dos eletrões mais energéticos do átomo de cloro, no estado de energia mínima. Questão7: A determinação experimental de algumas propriedades físicas permite identificar substâncias e avaliar o seu grau de pureza. Com o objetivo de identificar a substância constituinte de um cubo maciço e homogéneo, um grupo de alunos fez:

6 três medições da massa,, do cubo, usando uma balança digital; três medições do comprimento,, da aresta do cubo, usando uma craveira. Os alunos registaram numa tabela (tabela 1) os valores de massa medidos com a balança. A partir das três medições do comprimento da aresta do cubo, os alunos concluíram que o valor mais provável desse comprimento é = 1,40 cm. Tendo em conta a experiência realizada pelos alunos, selecione a alternativa que contém os termos que devem substituir as letras (a) e (b), respetivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmação seguinte. Os alunos fizeram uma determinação (a) da massa do cubo e uma determinação (b) do seu volume. X.1... direta... direta... X.2... direta... indireta... X.3... indireta... direta... X.4... indireta... indireta...

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2.º teste sumativo de FQA 28. NOVEMBRO. 2014 Versão 1 10.º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 10

Leia mais

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1)

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1) 4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1) Professora Paula Melo Silva Data: 10 dezembro Ano Letivo: 2018/2019 90 + 15 min Este teste é constituído por 25 questões

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 10º ano Ficha de trabalho nº4 Elementos químicos e sua organização: energia dos eletrões nos átomos 2

Ciências Físico-Químicas 10º ano Ficha de trabalho nº4 Elementos químicos e sua organização: energia dos eletrões nos átomos 2 M9: Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica. Orbital: é a zona do espaço em torno do núcleo onde existe uma maior probabilidade de encontrar o eletrão. O nível de energia (n) está associado

Leia mais

QUESTÕES DE EXAME Tabela Periódica. Física e Química A

QUESTÕES DE EXAME Tabela Periódica. Física e Química A QUESTÕES DE EXAME 2 Física e Química A Questões de provas nacionais realizadas entre 2008 e 2014 organizados por subdomínio e por secção, por ordem cronológica. Os itens estão identificados por data e

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 4. Física e Química A

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 4. Física e Química A Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turmas A e B Paula Melo Silva e Emília Correia Ficha de Trabalho 4 Unidade Zero Materiais: diversidade e constituição Unidade Um Das estrelas ao átomo

Leia mais

Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 1 15/10/2003

Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 1 15/10/2003 Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 1 15/10/2003 I Escreva na sua folha de respostas a letra correspondente à alternativa correcta que seleccionar para cada item. A indicação de mais

Leia mais

Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência

Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência Causas da variação das propriedades periódicas dos elementos Aumento do número de níveis eletrónicos, n, nas orbitais de valência Eletrões de valência menos energéticos mais próximos do núcleo n aumenta

Leia mais

Propriedades dos Elementos

Propriedades dos Elementos Ficha de Trabalho Propriedades dos Elementos 1. Relativamente aos elementos dos grupos 1 e 17 da Tabela Periódica, nos quais se incluem, respectivamente, o lítio e o flúor, seleccione a afirmação correcta.

Leia mais

Escola Secundária de Casquilhos Teste 2 de Física e Química A 10º ANO 10/12/ minutos

Escola Secundária de Casquilhos Teste 2 de Física e Química A 10º ANO 10/12/ minutos Escola Secundária de Casquilhos Teste 2 de Física e Química A 10º ANO 10/12/2013 90 minutos NOME Nº Turma Informação Professor Enc. de Educação TABELA DE CONSTANTES Velocidade de propagação da luz no vácuo

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno VERSÃO 1 Professora Paula Melo Silva Data: 16 de novembro 2015 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. A Tabela periódica (TP)

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Ano Letivo 2017/2018 Física e Química A 10º ano Teste de Avaliação 1 A 07/11/2017 Duração: 90 minutos Página 1 de 8 Teste 1A

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Secundária de Alcácer do Sal Ano Letivo 2017/2018 Física e Química A 10º ano Teste de Avaliação 1 B 07/11/2017 Duração: 90 minutos Página 1 de 8 Teste 1B

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno 2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 0ºA Física e Química A - 0ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 0 dezembro 204 Ano Letivo: 204/205 35 min. Leia o texto seguinte. A água não é mais do que

Leia mais

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno 4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 7 de dezembro 2015 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. Os espetros de absorção e de emissão

Leia mais

Correção da Ficha de Trabalho 11

Correção da Ficha de Trabalho 11 Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turmas A e B Paula Melo Silva e Emília Correia CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE CLASSIFICAÇÃO Correção da Ficha de Trabalho 11 Componente de Química 10ºano

Leia mais

Pergunta 1. Pergunta 2. Pergunta 3. Pergunta 4. Escola: Disciplina: Turma: Data: Seleciona a opção correta.

Pergunta 1. Pergunta 2. Pergunta 3. Pergunta 4. Escola: Disciplina: Turma: Data: Seleciona a opção correta. Escola: Disciplina: Turma: Data: 2011-12-02 Pergunta 1 O cloreto de sódio é uma substância iónica composta. O cloreto de magnésio é uma substância molecular composta. O ozono é uma substância atómica elementar.

Leia mais

EXERCÍCIOS. Química 10. e problemas Exames Testes intermédios Professor Luís Gonçalves

EXERCÍCIOS. Química 10. e problemas Exames Testes intermédios Professor Luís Gonçalves Química 10 EXERCÍCIOS e problemas Exames 2006 2007 2008 2009 2010 2011 Testes intermédios 2008 2009 2010 2011 Escola Técnica Liceal Salesiana do Estoril Professor Luís Gonçalves 2 3 4 UNIDADE 1 Das estrelas

Leia mais

2.º Teste de Física e Química A 10.º A Dez minutos /

2.º Teste de Física e Química A 10.º A Dez minutos / 2.º Teste de Física e Química A 10.º A Dez. 2012 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. GRUPO I As cinco questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

Questões de Exame Resolvidas. Física e Química A. 11. ano. Química

Questões de Exame Resolvidas. Física e Química A. 11. ano. Química Questões de Exame Resolvidas Física e Química A 11. ano Química Índice Apresentação 3 Questões de Exame e de Testes Intermédios Química 10.º ano Domínio 1 Elementos químicos e sua organização 7 Subdomínio

Leia mais

2.4 Configuração eletrónica do átomo. Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica

2.4 Configuração eletrónica do átomo. Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica Modelo quântico do átomo e configuração eletrónica Energia dos eletrões Por se moverem incessantemente em torno do núcleo atómico, os eletrões possuem energia cinética. Os eletrões também possuem energia

Leia mais

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano. Ano lectivo 2008/2009

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano. Ano lectivo 2008/2009 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2008/2009 Correcção do Teste de Avaliação Sumativa Nome: Nº de Aluno: Turma: Classificação: Professor: 1ªParte (Versão

Leia mais

Ficha formativa 10ªano-Química-unidade1 Nome: Nº Turma:

Ficha formativa 10ªano-Química-unidade1 Nome: Nº Turma: ESCOLA SECUNDÁRIA DE LOUSADA Física Química A 11º Ano Ficha formativa 10ªano-Química-unidade1 Nome: Nº Turma: 1 Os astrónomos identificaram uma nova estrela, cuja luz demora 200 anos, 300 dias e 6 horas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE Física e Química A 10ºAno 1. A energia dos eletrões nos átomos inclui: (A) apenas o efeito das atrações entre os eletrões e

Leia mais

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno 4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB Física e Química A 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 8 março Ano Letivo: 2017/2018 135 + 15 min 1. Considere um sistema paraquedista + paraquedas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2º Teste sumativo de FQA 25. nov. 2015 Versão 1 10º Ano Turma A Professora: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI TABELA PERIÓDICA

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI TABELA PERIÓDICA Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI TABELA PERIÓDICA Física e Química A 1. Considere os seguintes elementos e o seu respetivo Z: Boro ( 5B), Neon ( 10Ne), Alumínio ( 13Al), Cloro ( 17Cl)

Leia mais

Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos

Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos Análise de alimentos II Introdução aos Métodos Espectrométricos Profª Drª Rosemary Aparecida de Carvalho Pirassununga/SP 2018 Introdução Métodos espectrométricos Abrangem um grupo de métodos analíticos

Leia mais

(C) ( 100 (D) ( 100 0,21

(C) ( 100 (D) ( 100 0,21 Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva 1. Considere a molécula de metano. Ficha de Trabalho 13 Química 10ºano 1.1. Calcule o número de moléculas de metano, CH 4, presentes

Leia mais

1.2. ENERGIA DOS ELETRÕES NOS ÁTOMOS

1.2. ENERGIA DOS ELETRÕES NOS ÁTOMOS Física e química A - 10.º ano de escolaridade 1.2. ENERGIA DOS ELETRÕES NOS ÁTOMOS 1.2.6. Energia de remoção eletrónica Competências No final desta apresentação deverás ser capaz de: Indicar que a energia

Leia mais

Ficha 1 Massa e tamanho dos átomos Domínio 1: Elementos químicos e sua organização

Ficha 1 Massa e tamanho dos átomos Domínio 1: Elementos químicos e sua organização Ficha 1 Massa e tamanho dos átomos Domínio 1: Elementos químicos e sua organização Consulte a Tabela Periódica, tabelas de constantes e formulários sempre que necessário e salvo indicação em contrário.

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 5. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva. 1. Considere a molécula de metano.

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 5. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva. 1. Considere a molécula de metano. Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 5 Química 10ºano 1. Considere a molécula de metano. 1.1. Calcule o número de moléculas de metano, CH 4, presentes

Leia mais

Propriedades periódicas dos elementos

Propriedades periódicas dos elementos Propriedades periódicas dos elementos Ao criar a Tabela Periódica, Mendeleev ordenou e posicionou os elementos nessa "matriz" de acordo com as suas propriedades. Assim, ao analisarmos a Tabela Periódica

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB Física e Química A 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 8 fevereiro Ano Letivo: 2017/2018 135 + 15 min 1. O iodo, I2 (g), reage com o hidrogénio,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 2ºTESTE Ano Letivo 2016/2017 ESOLA SEUNDÁRIA PINAL DO REI FIA FORMATIVA 2ºTESTE Física e Química A 10ºAno 1. A energia dos eletrões nos átomos inclui: (A) apenas o efeito das atrações entre os eletrões e o núcleo.

Leia mais

TABELA DE CONSTANTES FÓRMULAS. ,m massa de soluto; V volume de solução. , n quantidade de soluto; V volume de solução. ν= c λ

TABELA DE CONSTANTES FÓRMULAS. ,m massa de soluto; V volume de solução. , n quantidade de soluto; V volume de solução. ν= c λ Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 1 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF CLASSIFICAÇÃO: Valores Prof. António Gonçalves: TABELA DE CONSTANTES Constante

Leia mais

Propriedades periódicas dos elementos representativos

Propriedades periódicas dos elementos representativos 1.3.3 Propriedades periódicas dos elementos representativos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Algumas propriedades dos elementos chamam-se propriedades periódicas, por variarem de forma regular ao longo de

Leia mais

Ficha 1 Massa e tamanho dos átomos Domínio 1: Elementos químicos e sua organização

Ficha 1 Massa e tamanho dos átomos Domínio 1: Elementos químicos e sua organização Ficha 1 Massa e tamanho dos átomos Domínio 1: Elementos químicos e sua organização Consulte a Tabela Periódica, tabelas de constantes e formulários sempre que necessário e salvo indicação em contrário.

Leia mais

Espetroscopia Molecular (QT)

Espetroscopia Molecular (QT) Espetroscopia Molecular (QT) Exercícios 1. Considere duas ondas com λ=700 nm e 450 nm, respetivamente. Calcule: a) as frequências de cada uma em s -1. b) os seus números de onda. c) os seus períodos associados

Leia mais

4.º Teste de Física e Química A 10.º A Fev minutos /

4.º Teste de Física e Química A 10.º A Fev minutos / 4.º Teste de Física e Química A 10.º A Fev. 2013 90 minutos / Nome: n.º Classificação Professor E.E. GRUPO I As seis questões deste grupo são todas de escolha múltipla. Para cada uma delas são indicadas

Leia mais

Módulo 1. CONTEÚDOS E OBJETIVOS

Módulo 1. CONTEÚDOS E OBJETIVOS Módulo 1. CONTEÚDOS E OBJETIVOS CONTEÚDOS OBJETIVOS 1. Elementos químicos e sua organização: - Massa e tamanho dos átomos: - Massa isotópica e massa atómica relativa média Quantidade de matéria e massa

Leia mais

Ficha de Trabalho n.º 4

Ficha de Trabalho n.º 4 Ficha de Trabalho n.º 4 Disciplina: CFQ Componente de Química Ano/Turma Selecção de Conteúdos de Química 10 ano do exame 715 Data / / Professor: 1. (ENES 1ª Fase 2007) Leia atentamente o seguinte texto.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE Ano Letivo 2016/2017 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE Física e Química A 10ºAno Subdomínio 1.1: Massa e tamanho dos átomos. 1. A tabela contém informações sobre cinco espécies químicas

Leia mais

Correção da ficha de trabalho:

Correção da ficha de trabalho: Correção da ficha de trabalho: - Complete corretamente o quadro que se segue. Medidas Notação científica Ordem de grandeza N.º de algarismos significativos 2845 ml 2,845 0 ml ou 2,845 L 0 4 0,00062 g 6,2

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 4 fevereiro 2015 Ano Letivo: 2014/2015 135 min 1. A água é uma substância vital para qualquer

Leia mais

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 04/02/2015

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 04/02/2015 Sumário Na : Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 : A atmosfera e a radiação solar. As reações fotoquímicas e a formação de radicais livres. Formação de iões na termosfera e na mesosfera. Os

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno Página1 2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB Física e Química A 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 7 dezembro Ano Letivo: 2017/2018 135 + 15 min 1. A atmosfera terrestre é uma mistura

Leia mais

Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 2 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF

Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 2 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF Agrupamento de Escolas Madeira Torres Ficha de avaliação Física e Química A - VERSÃO 2 - Data: / /2013 Nome: Nº: Turma: 10ºF CLASSIFICAÇÃO: Valores Prof. António Gonçalves: TABELA DE CONSTANTES Constante

Leia mais

Propriedades periódicas dos elementos representativos. Propriedades periódicas

Propriedades periódicas dos elementos representativos. Propriedades periódicas 1.3.3 Propriedades periódicas dos elementos representativos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Propriedades periódicas Algumas propriedades dos elementos chamam-se propriedades periódicas, por variarem de

Leia mais

Estrutura dos átomos

Estrutura dos átomos Estrutura dos átomos O número quântico principal n define o nível energético de base. Os outros números quânticos especificam o tipo de orbitais mas a relação com a energia pode ser complicada. Exemplos:

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 2ª Ficha Formativa de Física e Química A 24 nov. de 207 0 º Ano Turma B Professor: Maria do Anjo Albuquerque NOME: N.º Nos itens de escolha múltipla escreva a letra da única

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE

ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA 1ºTESTE Ano Letivo 206/207 ESCOLA SECUNDÁRIA PINHAL DO REI FICHA FORMATIVA ºTESTE Física e Química A 0ºAno Subdomínio.: Massa e tamanho dos átomos.. A tabela contém informações sobre cinco espécies químicas diferentes.

Leia mais

ÍNDICE ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ORGANIZAÇÃO FORMULÁRIO 5 MASSA E TAMANHO DOS ÁTOMOS 8 ENERGIA DOS ELETRÕES NOS ÁTOMOS 42 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 9

ÍNDICE ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ORGANIZAÇÃO FORMULÁRIO 5 MASSA E TAMANHO DOS ÁTOMOS 8 ENERGIA DOS ELETRÕES NOS ÁTOMOS 42 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 9 ÍNDICE FORMULÁRIO 5 ELEMENTOS QUÍMICOS E SUA ORGANIZAÇÃO MASSA E TAMANHO DOS ÁTOMOS 8 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS 9 Constituição do átomo 9 Ordens de grandeza e escalas de comprimento. Dimensões à escala atómica

Leia mais

Disciplina: Física e Química A Módulo 1

Disciplina: Física e Química A Módulo 1 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 Escola Básica e Secundária de Rio Tinto ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS CAPITALIZÁVEIS MATRIZ DE PROVA DE AVALIAÇÃO EM REGIME NÃO PRESENCIAL Disciplina:

Leia mais

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 27/02/2013

Sumário. Atmosfera da Terra. Interação Radiação-Matéria 27/02/2013 Sumário Na : Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 : A atmosfera e a radiação solar. As reações fotoquímicas e a formação de radicais livres. Formação de iões na termosfera e na mesosfera. Os

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS Ficha Formativa de FQA 24. janeiro. 2018 10º Ano Turma B Professora: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas e termina

Leia mais

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2

QUÍMICA I. Teoria atômica Capítulo 6. Aula 2 QUÍMICA I Teoria atômica Capítulo 6 Aula 2 Natureza ondulatória da luz A teoria atômica moderna surgiu a partir de estudos sobre a interação da radiação com a matéria. A radiação eletromagnética se movimenta

Leia mais

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Quantização de energia. APSA 6 Espectro atómico do átomo de hidrogénio. Porque é que o espectro do átomo de

Leia mais

FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO

FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação das Aprendizagens Essenciais Elaborada no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO 2018

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 17. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva. Escola Secundária de Lagoa Paula Melo Silva Página 1

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 17. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva. Escola Secundária de Lagoa Paula Melo Silva Página 1 Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 17 Química 10ºano - Elementos químicos e sua organização Química 10ºano - Propriedades e transformações da matéria

Leia mais

Sumário. Espectros, Radiação e Energia

Sumário. Espectros, Radiação e Energia Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Emissão da radiação pelas estrelas. Temperatura das estrelas. Tipos de espectros. Os espectros emitidos pelas estrelas. dos átomos dos elementos. APSA 4.

Leia mais

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno

1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB. Física e Química A 10ºAno Página1 1ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºB Física e Química A 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 2 novembro Ano Letivo: 2017/2018 135 + 15 min 1. Foram registados pela primeira vez

Leia mais

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1)

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1) 5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1) Professora Paula Melo Silva Data: 18 janeiro Ano Letivo: 2018/2019 135 + 15 min 1. Considere uma amostra de 10 cm

Leia mais

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno. Data: 24 fevereiro 2015 Ano Letivo: 2014/ min.

4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno. Data: 24 fevereiro 2015 Ano Letivo: 2014/ min. 4ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 24 fevereiro 2015 Ano Letivo: 2014/2015 90 min Grupo I 1. Os átomos de cloro podem substituir

Leia mais

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1)

3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1) 3ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A 10ºAno (VERSÃO 1) Professora Paula Melo Silva Data: 2 novembro Ano Letivo: 2018/2019 135 + 15 min 1. Recentemente, os termos nanociência

Leia mais

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS (Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março) 2014 PROVA DE QUÍMICA Data da prova:

Leia mais

Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 3 17/02/2004

Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 3 17/02/2004 Escola Secundária de Alcácer do Sal Química 12º ano teste 3 17/02/2004 I Escreva na sua folha de respostas a letra correspondente à alternativa correcta que seleccionar para cada item. A indicação de mais

Leia mais

Posição dos elementos na Tabela Periódica e respetivas configurações eletrónicas

Posição dos elementos na Tabela Periódica e respetivas configurações eletrónicas Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 10º Ano Turma A Paula Melo Silva Introdução Sebenta de Estudo Unidade Um Das estrelas ao átomo 1.4. Tabela Periódica Organização dos Elementos Químicos 2014/2015

Leia mais

Estrutura da Matéria Lista 3

Estrutura da Matéria Lista 3 Estrutura da Matéria - 2018.2 Lista 3 1. Em 1820, o filósofo Auguste Comte declarou ser possível ao ser humano saber sobre tudo, menos do que são feitas as estrelas. Ele estava correto? Como os astrofísicos

Leia mais

QUI346 QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL

QUI346 QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL QUI346 QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL Prof. Mauricio Xavier Coutrim DEQUI RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA Onda eletromagnética (vácuo: v = 2,99792.10 8 m.s -1 ) l = comprimento de onda A = amplitude da onda v

Leia mais

Sumário. Espectros, Radiação e Energia

Sumário. Espectros, Radiação e Energia Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Radiação ionizante e radiação não ionizante.. E suas aplicações. APSA 5 Espectro eletromagnético.. Radiação não ionizante São radiações não ionizantes as

Leia mais

Química I Exame de 2ª Época, 7/2/2012 Resolução 1. a)

Química I Exame de 2ª Época, 7/2/2012 Resolução 1. a) Química I Exame de 2ª Época, 7/2/2012 Resolução 1. a) b) A intensidade de corrente que passa no circuito (dada pelo nº de electrões que passa por unidade de tempo) depende da intensidade da radiação incidente.

Leia mais

1 ESTRUTURA ATÓMICA. Classificiação de materiais - Estrutura atómica. Ciências Físico-químicas 9º ano de escolaridade. Docente Marília Silva Soares 1

1 ESTRUTURA ATÓMICA. Classificiação de materiais - Estrutura atómica. Ciências Físico-químicas 9º ano de escolaridade. Docente Marília Silva Soares 1 Ciências Físico-químicas - 9º ano de 1 ESTRUTURA ATÓMICA A origem dos átomos Estrutura Número atómico, número de massa e isótopos Massa das partículas Formação de iões OBJETIVOS Identificar as partículas

Leia mais

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos 1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Luz: Radiação Eletromagnética A luz das estrelas, é radiação eletromagnética ou seja são ondas eletromagnéticas que se propagam pelo

Leia mais

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial /2016) Disciplina: Física e Química A Módulo 1

MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial /2016) Disciplina: Física e Química A Módulo 1 Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº 3 ENSINO SECUNDÁRIO RECORRENTE POR MÓDULOS MATRIZ DE EXAME (Avaliação em regime não presencial - 2015/2016) Disciplina: Física e Química A Módulo 1 Duração da prova:

Leia mais

Unidade 1. Das Estrelas ao Átomo. Química 10º ano Ano lectivo 2007/2008

Unidade 1. Das Estrelas ao Átomo. Química 10º ano Ano lectivo 2007/2008 Unidade 1 Química 10º ano Ano lectivo 2007/2008 Como se obtêm espectros atómicos? Os átomos no estado gasoso são excitados por : chamas a altas temperaturas descargas eléctricas. E Módulo 1 E 2 Energia

Leia mais

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual. Física e Química A 10º ano 2014 / º Período

Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual. Física e Química A 10º ano 2014 / º Período Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Planificação Anual Física e Química A 10º ano 01 / 01 1º Período ( minutos) Apresentação QUÍMICA 0. MATERIAIS: DIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO 0.1. Materiais

Leia mais

A educação para a cidadania e o sucesso escolar e social dos alunos. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Direção Regional de Educação do Centro

A educação para a cidadania e o sucesso escolar e social dos alunos. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Direção Regional de Educação do Centro A educação para a cidadania e o sucesso escolar e social dos alunos AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO 160933 Direção Regional de Educação do Centro Ficha de Trabalho Módulo Q1 Física e Química CURSO PROFISSIONAL

Leia mais

2.1 Princípios gerais da ligação química. Ligações químicas

2.1 Princípios gerais da ligação química. Ligações químicas 2.1 Princípios gerais da ligação química Ligações químicas A associação de átomos formando moléculas, ou em agregados de maiores dimensões como, por exemplo, nos metais, é possível pelo estabelecimento

Leia mais

Energia certa significa: quando a energia do fóton corresponde à diferença nos níveis de energia entre as duas órbitas permitidas do átomo de H.

Energia certa significa: quando a energia do fóton corresponde à diferença nos níveis de energia entre as duas órbitas permitidas do átomo de H. ESPECTROSCOPIA II A relação da luz com as linhas espectrais O que acontece se átomos de H forem bombardeados por fótons? R. Existem três possibilidades: 1) a maioria dos fótons passa sem nenhuma interação

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. Estrutura Eletrônica

Leia mais

Ano Letivo 2017/ Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A 10º Ano. 2 de fevereiro de minutos

Ano Letivo 2017/ Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A 10º Ano. 2 de fevereiro de minutos Matriz do Teste de Avaliação de Física e Química A 10º Ano 2 de fevereiro de 2018 120 minutos Objeto de avaliação O teste tem por referência as metas curriculares definidas para o 10.º ano do ensino secundário

Leia mais

Física Atômica e Molecular

Física Atômica e Molecular Física Atômica e Molecular 1. Estrutura do átomo Quando o átomo está no estado isolado (livre da influencia de fatores externos), o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons. O número atômico

Leia mais

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno

Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno Agrupamento de Escolas João da Silva Correia DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXPERIMENTAIS Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias Disciplina de Física e Química A 10ºAno FICHA DE TRABALHO

Leia mais

Unidade Tabela Periódica

Unidade Tabela Periódica 10.º ano - Física e Química A História da Tabela Periódica De onde veio a Tabela Periódica? A tentativa de organizar os elementos químicos já vem desde o pai da Química, Lavoisier. No entanto, durante

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. QUÍMICA estudo

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 16. Exercícios. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 16. Exercícios. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva Exercícios Ficha de Trabalho 16 Global 1. Um certo ião negativo, X 3-, tem um número total de eletrões de 18 e o seu número de massa

Leia mais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2016/2017. Instituto Superior de Engenharia (ISE)

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2016/2017. Instituto Superior de Engenharia (ISE) PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS Notas: 2016/2017 Instituto Superior de Engenharia (ISE) Licenciatura em Tecnologia e Segurança Alimentar (ISE)

Leia mais

1.3. Distribuições eletrónicas de átomos e de iões

1.3. Distribuições eletrónicas de átomos e de iões 1.3. Distribuições eletrónicas de átomos e de iões A nuvem eletrónica de um átomo isolado De acordo com o modelo atómico atual - o modelo da nuvem eletrónica -, os protões e neutrões encontram-se no núcleo

Leia mais

RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS

RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS RADIAÇÃO, ENERGIA E ESPECTROS SABEMOS Que a temperatura das estrelas está relacionada com a sua cor As estrelas são muitas vezes classificadas pela cor e, consequentemente, pelas suas temperaturas, usando

Leia mais

FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO

FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO Departamento de Matemática e Ciências Experimentais FÍSICA E QUÍMICA A 10º ANO PLANIFICAÇÃO 011 / 01 PLANIFICAÇÃO A LONGO PRAZO Período 1º 1/09 a 1/1 º 03/01 a 3/03 3º 10/0 a 08/0 Nº Semanas Nº aulas totais

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 5ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 5ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 5ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) 1 REAÇÃO / TITULAÇÃO Definição: É uma reação rápida em solução aquosa

Leia mais

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno

5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno 5ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 18 de janeiro 2016 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. Num copo com 100 ml de água, são

Leia mais

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White

QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 6 Estrutura eletrônica dos átomos David P. White Natureza ondulatória da luz Todas as ondas têm um comprimento de onda característico, λ, e uma amplitude, A.

Leia mais

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos

1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos 1.2.1 Espetros contínuos e descontínuos Adaptado pelo Prof. Luís Perna Luz: Radiação Eletromagnética A luz das estrelas, é radiação eletromagnética ou seja são ondas eletromagnéticas que se propagam pelo

Leia mais

Sumário. Espectros, Radiação e Energia

Sumário. Espectros, Radiação e Energia Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 Emissão da radiação pelas estrelas. Temperatura das estrelas. Tipos de espectros. Os espectros emitidos pelas estrelas. dos átomos dos elementos. Verificação

Leia mais

Física D Extensivo V. 8

Física D Extensivo V. 8 Física D Extensivo V. 8 Exercícios 0) C f R X > f WZ 0) B 03) E 04) E raios X > luz Raios X são radiações eletromagnéticas com um comprimento de onda muito curto, aproximadamente de 0,06 até 0 Å. Formam-se

Leia mais

Teoria da ligação química

Teoria da ligação química FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E FARMÁCIA Caderno de problemas para as aulas teórico-práticas e tutoriais Teoria da ligação química 2009/2010 Radiação Electromagnética. Teoria

Leia mais

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno

2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA. Física e Química A - 10ºAno 2ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 10ºA Física e Química A - 10ºAno Critérios de Correção Professora Paula Melo Silva 135 min CRITÉRIOS GERAIS DE CLASSIFICAÇÃO A classificação a atribuir a cada

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 TABELA PERIÓDICA ATUAL: Os elementos estão ordenados em ordem crescente de número atômico. O critério utilizado para classificar os elementos

Leia mais

Descoberta o elétron século XIX por Thomsom. Próton - - século XX por Rutherford. Neutron 1932 por Chadwick

Descoberta o elétron século XIX por Thomsom. Próton - - século XX por Rutherford. Neutron 1932 por Chadwick Estrutura Atômica Átomo 3 partículas Quais são? Descoberta o elétron século XIX por Thomsom Próton - - século XX por Rutherford Neutron 1932 por Chadwick Modelo atômico Núcleo prótons e neutros Elétrons

Leia mais