Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica"

Transcrição

1 Metodologia Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

2 O Problema

3 Introdução O problema de pesquisa é a base para construção do projeto de pesquisa O problema de pesquisa deve ser definido da forma mais precisa o possível O problema de pesquisa deve ser dividido em subproblemas (Leedy e Ormrod 2001)

4 Escolha do problema Idealmente, o problema escolhido: Leva a uma expansão da fronteira do conhecimento É significativo ( faz uma diferença ) O problema é interessante para você? Motivação (Leedy e Ormrod 2001)

5 Importância do problema O problema de pesquisa deve se considerado importante para seus pares A importância do problema deve ser informada aos seus pares (Booth et al. 2000)

6 Não problemas (exemplo) Acumulação de informação sobre um assunto Aprendizado pessoal Comparação entre dois conjuntos de dados Dados já disponíveis Cálculo da correlação entre dois conjuntos de dados Por que? Qual causa? Problemas com respostas sim/não (Leedy e Ormrod 2001)

7 Do Problema Prático para o de Pesquisa ajuda a resolver Problema Prático motiva Resposta de Pesquisa Pergunta de Pesquisa encontra Problema de Pesquisa define (Booth et al. 2000)

8 Do Problema Prático para o de Pesquisa ajuda a resolver Superlotação no PA pediátrico motiva Sistema funcional Como diminuir a fila do PA? encontra Desenvolvimento de sistema para gestão da fila define (Booth et al. 2000)

9 Problemas Práticos Originado na realidade Ex: o aumento do buraco na camada de ozônio Associado a um custo Ex: danos causados pela diminuição da proteção da camada de ozônio Solucionado com a mudança na realidade Ex: políticas de redução da emissão de CFC (Booth et al. 2000)

10 Problemas de Pesquisa Originado na mente: lacuna de conhecimento Ex: o que causa o aumento do buraco na camada de ozônio? Gera mais conhecimento sobre o assunto Ex: o CFC contribui decisivamente no aumento do buraco, pois reage com o ozônio Pode ajudar a resolver um problema prático Ex: conhecimento serve como base para as políticas de controle de emissão de CFC (Booth et al. 2000)

11 Tópico X Problema de Pesquisa Tópico Problema de pesquisa Tópico Ex: o buraco na camada de ozônio Ex: superlotação no PA pediátrico Problema de pesquisa Ex: o aumento no buraco na camada de ozônio Ex: como sistemas multi-agente podem contribuir no funcionamento de comunidades de prática (Booth et al. 2000)

12 Estrutura de um Problema Prático Estrutura básica = situação + consequência Situação (ou condição) Ex: o buraco na camada de ozônio está aumentado Ex: o PA pediátrico fica superlotado Consequência (ou custo) Ex: danos causados pela diminuição da proteção da camada de ozônio Ex: aumento na probabilidade contágio, aumento da insatisfação dos pacientes (Booth et al. 2000)

13 Estrutura de um Problema de Pesquisa Estrutura básica = situação + consequência Situação (ou condição) Ex: não se sabe o que causa o aumento no buraco da camada de ozônio Ex: falta de um mecanismo para gerenciar a fila de espera no PA pediátrico Consequência (ou custo) Ex: sem conhecer a causa do aumento não há como combatê-lo Ex: sem o mecanismo as filas continuarão extensas (Booth et al. 2000)

14 Consequência (ou custo) O problema prático pode ajudar a identificar as consequências da não solução do problema de pesquisa Ex: não conhecer a causa do aumento do buraco na camada de ozônio dificulta combatê-lo, o que por sua vez, dificulta que os danos por ele causados sejam combatidos também (Booth et al. 2000)

15 Pense em um problema prático encontrado no exercício da sua profissão Exercício Elabore uma pergunta de pesquisa relacionado ao problema Elabore um problema de pesquisa em função da pergunta de pesquisa Pense sobre os possíveis resultados dessa pesquisa

16 Identificando um Problema de Pesquisa Literatura Participação em eventos Especialistas Observação da realidade (pessoal) (Leedy e Ormrod 2001)

17 Descrevendo o Problema de Pesquisa (I) Descreva-o de forma clara e completa Não confunda com um tópico Deve ser entendido por outras pessoas Use sentenças gramaticalmente completas Analise a viabilidade do projeto de pesquisa Condições para execução Questões práticas na execução do projeto (Leedy e Ormrod 2001)

18 Descrevendo o Problema de Pesquisa (II) Seja preciso Delimitação O objetivo dessa pesquisa é... Escreva e reescreva seu problema de pesquisa Escolha de palavras Frases curtas Cuidado com adjetivos, advérbios (Leedy e Ormrod 2001)

19 Subproblemas (I) Subproblemas são uma parte do principal problema pesquisa Cada subproblema deve ser tratado como se fosse um problema de pesquisa O conjunto de soluções dos subproblemas leva a solução do problema Pode ser uma questão (Leedy e Ormrod 2001)

20 Subproblemas (II) Cada subproblema deve estar claramente relacionado com a interpretação de um conjunto de dados O conjunto de subproblemas deve constituir o problema principal Falta algum parte? Algum subproblema está sobrando? (Leedy e Ormrod 2001)

21 Subproblemas (III) Os subproblemas não devem ser muitos Se forem muitos, o problema principal pode ser muito amplo Talvez seja necessário agrupar subproblemas (Leedy e Ormrod 2001)

22 Pseudosubproblemas Geralmente são questões de procedimento Qual a melhor forma de selecionar a amostra? Qual deve ser o tamanho da amostra que represente a população? Quais instrumentos ou métodos devem ser usados para coletar os dados? Quais são as técnicas estatísticas que devem ser usadas para analisar os dados? (Leedy e Ormrod 2001)

23 Exemplo prático (simplificado) Problema: Desenvolver um sistema para gestão da fila de espera do PA pediátrico do HNSG Sub1: Analisar a adoção de um novo protocolo de triagem Sub2: Analisar o resultado do treinamento do pessoal no novo protocolo Sub3: Desenvolver um aplicativo móvel para préagendamento Sub4: Analisar a adoção do aplicativo Sub5: Analisar o efeito do sistema na fila de espera (Leedy e Ormrod 2001)

24 Delineamento do problema Formular as hipóteses e as questões de pesquisa Delimitar a pesquisa Definir os termos Declarar os pressupostos (Leedy e Ormrod 2001)

25 Definição do seu problema (o que?) Hipótese ou pergunta Importância do seu problema (por que?) Contexto do seu problema (condições e circunstancias) Delimitação do problema Definição dos termos Pressupostos Avaliação

26 Referências VIEGAS, Waldyr. Fundamentos de Metodologia Científica. Brasília: Paralelo OKASHA, Samir. Philosophy of Science. Oxford: Oxford University Press MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Pesquisa Científica. São Paulo: Atlas BOOTH, W.C.; COLOMB, G.G.; WILLIAM, J.M. A Arte da Pesquisa. São Paulo: Martins Fontes LEEDY, Paul D., ORMROD, Jeanne Ellis. Practical Research: planning and design. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2001.

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Metodologia Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Projeto de Pesquisa Introdução Importância Orientação do trabalho Avaliação

Leia mais

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Metodologia Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Pesquisa Experimental Introdução Abordagem quantitativa Adequado para

Leia mais

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Metodologia Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Planejando a Pesquisa Introdução Problema Método a ser seguido Recursos

Leia mais

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Metodologia Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Revisão da Literatura Introdução Definição do problema Revisão das

Leia mais

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Metodologia Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Ética em Pesquisa Precisão do conhecimento científico Introdução Direitos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA: A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da construção do

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO

PLANEJAMENTO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CAMPUS PORTO VELHO PLANEJAMENTO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA

Leia mais

Redação Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Redação Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Redação Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Estrutura do Artigo Científico Prof. Gilson Yukio Sato satoutfpr.edu.br

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PROFESSOR: Alexei Manso Correa Machado 1. EMENTA O problema científico, a hipótese e a investigação científica. Características, objetivos

Leia mais

O QUE É PESQUISA? Profa.: Enimar J. Wendhausen

O QUE É PESQUISA? Profa.: Enimar J. Wendhausen O QUE É PESQUISA? Profa.: Enimar J. Wendhausen O que é uma pesquisa científica? Por que se faz pesquisa? Qual é o objetivo da pesquisa? O que é necessário para se fazer uma pesquisa? Pesquisa Indaga, busca

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE PROJETO DE PESQUISA: ESTATÍSTICA NA PRÁTICA

CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE PROJETO DE PESQUISA: ESTATÍSTICA NA PRÁTICA CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE PROJETO DE PESQUISA: ESTATÍSTICA NA PRÁTICA Orientadora: Profª. Drª. Rosângela M. C. Bonici Disciplina: Estatística Aplicada SÃO PAULO PROJETO DE

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo. Ênfase Curso 1102D - Comunicação Social: Radialismo Ênfase Identificação Disciplina 0003102A - Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação Docente(s) Angela Maria Grossi de Carvalho Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

SELECÇÃO DE UM PROBLEMA DE INVESTIGAÇÃO ALGUMAS ORIENTAÇÕES 1

SELECÇÃO DE UM PROBLEMA DE INVESTIGAÇÃO ALGUMAS ORIENTAÇÕES 1 SELECÇÃO DE UM PROBLEMA DE INVESTIGAÇÃO ALGUMAS ORIENTAÇÕES 1 As seguintes tarefas foram planeadas com o objectivo de o(a) ajudar a seleccionar uma área de estudo de interesse e a formular um problema

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo. Ênfase Curso 2202D - Comunicação Social: Jornalismo Ênfase Identificação Disciplina 0003003A - Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação Docente(s) Angela Maria Grossi de Carvalho Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISAS, FORMAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA IV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Módulo XXXX Nome do Módulo Título do Artigo

Trabalho de Conclusão de Módulo XXXX Nome do Módulo Título do Artigo Trabalho de Conclusão de Módulo XXXX Nome do Módulo Título do Artigo Seu NOME - Turma 1 RESUMO: Esta orientação apresenta as regras e modelos que iremos utilizar na elaboração de nosso TCM Trabalho de

Leia mais

O Projeto de Pesquisa (estrutura geral: exemplo)

O Projeto de Pesquisa (estrutura geral: exemplo) Métodos de Pesquisa em Ciência da Informação: O Projeto de Pesquisa Prof. Marcelo dos Santos 14.fev.2017 O Projeto de Pesquisa (estrutura geral: exemplo) CAPA (Título do Projeto; Autor, Nível; Área de

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

Processos aleatórios - características

Processos aleatórios - características Capítulo 6 Processos aleatórios - características temporais 6.1 O conceito de processo aleatório Um processo aleatório ou estocástico é um espaço de amostras em que cada elemento é associado a uma função

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003205A - Teorias e Métodos da Pesquisa em Comunicação Docente(s) Angela Maria Grossi de Carvalho Unidade Faculdade

Leia mais

BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR

BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR BIBLIOTECA CLARICE LISPECTOR Novas Aquisições 08/07 a 31/07/2015 LIVROS GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. xvi, 184 p. Número de Chamada: 001.42 G463c

Leia mais

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA 4 1 PESQUISA Marlyse F. de C. Magalhães 1 Para uma melhor compreensão, iniciar-se-á no conceito da pesquisa e após explanar o conceito de acordo com os autores, explicará a finalidade de uma pesquisa.

Leia mais

CONTEÚDO 6 - GERENCIAMENTO DE RISCO. Profª Drª Melissa Rodrigues de Lara

CONTEÚDO 6 - GERENCIAMENTO DE RISCO. Profª Drª Melissa Rodrigues de Lara CONTEÚDO 6 - GERENCIAMENTO DE RISCO É a probabilidade de uma ocorrência afetar positiva ou negativamente a capacidade de uma organização de atingir seus objetivos. É mensurada pela combinação das consequências

Leia mais

MATERIAIS E MÉTODOS CASUÍSTICA

MATERIAIS E MÉTODOS CASUÍSTICA Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde Ciclo Fundamental Discurso Científico MATERIAIS E MÉTODOS CASUÍSTICA Luciana S. R. Penhalbel Luis

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa

Como elaborar um projeto de pesquisa Como elaborar um projeto de pesquisa O projeto de pesquisa é o primeiro passo de toda pesquisa científica. Mas elaborar um projeto antes de iniciar uma atividade não é exclusividade da Ciência. Antes de

Leia mais

PCS 3115 Sistemas Digitais I

PCS 3115 Sistemas Digitais I PCS 3115 Sistemas Digitais I Módulo 03 Aritmética Binária Prof. Dr. Marcos A. Simplício Jr. Prof. Dr. Edison versão: 5 (Fev/2018) Conteúdo Aritmética Binária Soma e Subtração com Números Decimais e Binários

Leia mais

Universidade do Estado da Bahia UNEB Departamento de Ciências Exatas e da Terra - Campus I

Universidade do Estado da Bahia UNEB Departamento de Ciências Exatas e da Terra - Campus I CÁLCULO II/MAT005 4 - - 4 60 Processos gerais de integração. Integral definida e aplicações. Estudo das funções reais de várias variáveis: limites, continuidade, derivadas parciais e derivada total. Aplicações.

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica. Classificação das Pesquisas... Pesquisa Científica... Interpretar resultados. Realizar a pesquisa Pesquisa Científica Pesquisa Científica! Procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.! É um

Leia mais

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa calidontur@hotmail.com É designação do problema (prático) e da área do conhecimento a serem observados. O tema tanto pode ser definido em termos

Leia mais

Disciplina - Requisitos. Grupo Yuni Luiz Eduardo Káthia

Disciplina - Requisitos. Grupo Yuni Luiz Eduardo Káthia Disciplina - Requisitos Grupo Yuni Luiz Eduardo Káthia RUP(Rational Unified Process) 1. Introdução. 2. Introdução a disciplinas no RUP. 3. Requisitos. 4. Gerenciamento de Requisitos. 5. Relação com outras

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE DE CIÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ALUÍZIO LÁZARO DE PAULA MOREIRA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE DE CIÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ALUÍZIO LÁZARO DE PAULA MOREIRA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE DE CIÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS ALUÍZIO LÁZARO DE PAULA MOREIRA PRÉ-PROJETO DE PESQUISA: A importância da Auditoria

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas. Ênfase Curso 1903N - Comunicação Social: Relações Públicas Ênfase Identificação Disciplina 0003240A - Projeto Experimental I: Orientação Docente(s) Maria Cristina Gobbi Unidade Faculdade de Arquitetura, Artes

Leia mais

Instrumentos da pesquisa

Instrumentos da pesquisa Instrumentos da pesquisa Introdução A pesquisa envolve diversos mecanismos para sua realização, desde a escolha do tema aos resultados, o seu processo de desenvolvimento necessita de certos instrumentos

Leia mais

O Exame de Suficiência e Bolsa será realizado em , sexta-feira, das 14h às 17h (3h de duração).

O Exame de Suficiência e Bolsa será realizado em , sexta-feira, das 14h às 17h (3h de duração). EDITAL 2016/01: PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS REGULARES DE MESTRADO E DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS - JUNHO 2016 A Comissão Coordenadora de

Leia mais

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE. Instituto de Ensino Superior de João Monlevade OBJETIVOS

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE. Instituto de Ensino Superior de João Monlevade OBJETIVOS FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE Instituto de Ensino Superior de João Monlevade CURSO: Administração DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I CATEGORIA: Formação Profissional PROFESSOR:

Leia mais

TÍTULO DO ARTIGO E SUBTÍTULO EM ARIAL 14 NEGRITO RESUMO

TÍTULO DO ARTIGO E SUBTÍTULO EM ARIAL 14 NEGRITO RESUMO 1 TÍTULO DO ARTIGO E SUBTÍTULO EM ARIAL 14 NEGRITO Nome completo do autor 1 em arial 10 caixa baixa 1 Nome completo do autor 2 (se houver) em arial 10 caixa baixa 2 Nome completo do autor 3 (se houver)

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 2016.1 DISCIPLINA: Métodos e Técnicas

Leia mais

ALGUMAS PRÁTICAS PARA ENSINAR GEOMETRIA COM O GEOGEBRA. Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem. Matemática. Tecnologias. GeoGebra.

ALGUMAS PRÁTICAS PARA ENSINAR GEOMETRIA COM O GEOGEBRA. Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem. Matemática. Tecnologias. GeoGebra. ALGUMAS PRÁTICAS PARA ENSINAR GEOMETRIA COM O GEOGEBRA Osmar Tharlles Borges de Oliveira 1, Carla Cristina Coelho Carvalho 2, Uandell dos Santos Silva 3 RESUMO O presente texto expõe, sinteticamente, algumas

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A B A H I A Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A B A H I A Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A B A H I A Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC PROGRAMA DE COMPONENTES CURRICULARES CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS

Leia mais

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica...

Pesquisa Científica. Atividade da Aula Passada... Pesquisa Científica. Pesquisa Científica... Atividade da Aula Passada... Qual a relação entre Conhecimento, Ciência e Metodologia? Qual a relação do Conhecimento Empírico com a Ciência? Com base na sua experiência de vida, seu empirismo, existe

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2012 Ensino Técnico ETEC Santa Isabel Código: 219 Município: Santa Isabel Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Logística Qualificação: Auxiliar

Leia mais

TEORIA e PRÁTICA PRÁTICA e TEORIA?

TEORIA e PRÁTICA PRÁTICA e TEORIA? TEORIA e PRÁTICA ou PRÁTICA e TEORIA? Profa. Dra. Patricia Viveiros de Castro Krakauer CONHECIMENTO CIENTÍFICO e SENSO COMUM COMO CONSTRUÍMOS CONHECIMENTO? Platão e Aristóteles Na Grécia antiga a bifurcação

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA TECNOLÓGICA

PROJETO DE PESQUISA TECNOLÓGICA Solucionando os problemas da cidade com Tecnologia, Inteligência e Diversão ETAPAS DO PROJETO NA ESCOLA IDENTIFICAR UM PROBLEMA Existe um problema? Identificar um problema da cidade A equipe precisa identificar

Leia mais

Aula 2 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Pesquisa em Computação. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 2 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Pesquisa em Computação. Profa. Elaine Faria UFU Aula 2 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Pesquisa em Computação Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Agradecimentos Este material Consiste de adaptações dos slides da profa. Maria Camila Barioni,

Leia mais

AULA 11 APLICADA E DE CAMPO; SOBRE O PRODUTO; SOBRE AS VENDAS; DE MERCADO; EXPERIMENTAL; Mestrado em Ciência da Computação

AULA 11 APLICADA E DE CAMPO; SOBRE O PRODUTO; SOBRE AS VENDAS; DE MERCADO; EXPERIMENTAL; Mestrado em Ciência da Computação AULA 11 TIPOS DE PESQUISA CIENTÍFICA: BIBLIOGRÁFICA; DOCUMENTAL; TEÓRICA, APLICADA E DE CAMPO; SOBRE O PRODUTO; SOBRE AS VENDAS; DE MERCADO; EXPERIMENTAL; Mestrado em Ciência da Computação Edvan Sousa

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM OBSERVAÇÕES RELEVANTES PARA A EXECUÇÃO / APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO NO PPGEM-PUC

Leia mais

RESILIÊNCIA COMO PREDITOR DO IMPACTO TRAUMÁTICO EM TECNICOS DE EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR - TEPH

RESILIÊNCIA COMO PREDITOR DO IMPACTO TRAUMÁTICO EM TECNICOS DE EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR - TEPH RESILIÊNCIA COMO PREDITOR DO IMPACTO TRAUMÁTICO EM TECNICOS DE EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR - TEPH Sónia Cunha 1,2, Sílvia Fonseca 2, Rui Campos 1 & Cristina Queirós 2 1 Instituto Nacional de Emergência Médica,

Leia mais

5 Delineamento da pesquisa.

5 Delineamento da pesquisa. Delineamento da pesquisa 82 5 Delineamento da pesquisa. Segundo Ludke e André (1986), para realizar uma pesquisa é preciso promover um confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor

Leia mais

'%(*),+ -#!./ 0 " 1 2!34 ##456

'%(*),+ -#!./ 0  1 2!34 ##456 ! "# $% & " '%(*),+ -#!./ 0 " 1 2!34 ##456 798: ;? : S,D =8 @ T A,B A C D 8: ;SU V8=>WA;WX=SY: D >?FEG?HIJLK XA C ZWX[@ MN OP Q R WA;WX=SY:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13 /09/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

PADRÕES DE PROJETO: DESIGN PATTERNS

PADRÕES DE PROJETO: DESIGN PATTERNS PADRÕES DE PROJETO: DESIGN PATTERNS Jaime William Dias 1, Danilo Venturini 1, William Macxuel Muniz 1, Rodrigo Niehues Chagas 1 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil danilo_tr98@hotmail.com,

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM COMUNICAÇÃO COM 116 Professora: Maria Carmem Jacob de Souza Período:

ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM COMUNICAÇÃO COM 116 Professora: Maria Carmem Jacob de Souza Período: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Comunicação ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM COMUNICAÇÃO COM 116 Professora: Maria Carmem Jacob de Souza [mcjacobsg@gmail.com] Período: 2018.2 Moodle COM116-2016.1 -

Leia mais

EI Empreendedores em Informática

EI Empreendedores em Informática Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre EI Empreendedores em Informática Segundo nível Terceiro nível Quarto nível» Quinto nível Luciane Meneguin Ortega

Leia mais

DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG. Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas

DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG. Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas 1 MÉTODOS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICO- TECNOLÓGICA DELINEAMENTOS DE PESQUISAS PARA O CAP. II DE TG Quanto aos objetivos: Exploratórias / Descritivas / Explicativas

Leia mais

CANDIDO, Yasmin Gabriella Barbieri do 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2

CANDIDO, Yasmin Gabriella Barbieri do 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 ELABORAÇÃO E PROSPOSTA DE IMPLANTAÇÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL BÁSICO SOBRE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MUNICIPAL DE CAMBIRA PARANA. CANDIDO, Yasmin Gabriella

Leia mais

Projeto de pesquisa. Introdução. O que é o projeto de pesquisa FIQUE ATENTO

Projeto de pesquisa. Introdução. O que é o projeto de pesquisa FIQUE ATENTO Projeto de pesquisa Introdução Quando se tem um objetivo, procura-se cumprir com a meta traçando as etapas e estratégias necessárias para atingir o resultado esperado. Para isso, é preciso planejamento.

Leia mais

ESTUDO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES NA EMPRESA CÓDIGO GOURMET NA CIDADE DE CRICIÚMA-SC

ESTUDO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES NA EMPRESA CÓDIGO GOURMET NA CIDADE DE CRICIÚMA-SC UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA - ProPPEC GERÊNCIA DE PÓS-GRADUAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO PARA FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO SUPERIOR PETERSON

Leia mais

ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA 1 ANALYSIS OF THE FEASIBILITY OF A PAINTING SERVICE PROVIDER

ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA 1 ANALYSIS OF THE FEASIBILITY OF A PAINTING SERVICE PROVIDER ANÁLISE DA VIABILIDADE DE UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA 1 ANALYSIS OF THE FEASIBILITY OF A PAINTING SERVICE PROVIDER Andriara Marques Rodrigues 2, Fernanda Cardias Dornelles 3, Pedro Henrique Winter

Leia mais

PCS 3115 (PCS2215) Sistemas Digitais I. Módulo 03a Aritmética Binária. Prof. Dr. Marcos A. Simplicio Jr. versão: 3.0 (Jan/2016) Conteúdo

PCS 3115 (PCS2215) Sistemas Digitais I. Módulo 03a Aritmética Binária. Prof. Dr. Marcos A. Simplicio Jr. versão: 3.0 (Jan/2016) Conteúdo PCS 3115 (PCS2215) Sistemas Digitais I Módulo 03a Aritmética Binária Prof. Dr. Marcos A. Simplicio Jr. versão: 3.0 (Jan/2016) Conteúdo Aritmética Binária Soma e Subtração com Números Decimais e Binários

Leia mais

Metodologia Científica. Professora: Alessandra Martins Coelho

Metodologia Científica. Professora: Alessandra Martins Coelho Metodologia Científica Professora: Alessandra Martins Coelho 14/09/2012 Apresentação do Curso Ementa O Sistema acadêmico brasileiro. O conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. Modalidades

Leia mais

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis)

Desenvolvido pelo Software Engineering Institute-SEI em 1992 Possui representação por estágios (5 níveis)e contínua (6 níveis) CMMI / MPS.BR Modelos de Maturidade de Qualidade de Software Aplicações criteriosas de conceitos de gerenciamento de processos e de melhoria da qualidade ao desenvolvimento e manutenção de software CMMI

Leia mais

09/05/2017. Prof. Mônica Suely Guimarães de Araujo

09/05/2017. Prof. Mônica Suely Guimarães de Araujo Prof. Mônica Suely Guimarães de Araujo 1. Mapeamento do Processo 2. Lista de Verificação 3. Diagrama de Pareto 4. Matriz de Prioridade 5. Brainstorming: Tempestade Cerebral 6. Diagrama de Causa e Efeito

Leia mais

Engenharia Da Qualidade Parte III

Engenharia Da Qualidade Parte III Metodologia da Pesquisa Engenharia Da Qualidade Parte III William Malvezzi, MSc. Como Formular um Problema de Pesquisa? Problema: questão não resolvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio

Leia mais

Projeto de Pesquisa (do Professor)

Projeto de Pesquisa (do Professor) Projeto de Pesquisa (do Professor) Prerrogativas do Advogado no âmbito do Direito Societário. Nome do Professor: Veronica Lagassi Curso: Direito Unidade: Botafogo Data: Agosto de 2016 1. Tema: Função Social

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Figura: Capa do Livro Hamburger, H., Richards, D. Logic and Language Models for Computer Science, Prentice Hall. Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Escola de Engenharia Curso Engenharia de Produção Disciplina Computação, Algoritmos e Programação II Professor(es) Sergio Vicente Denser Pamboukian Lincoln Cesar Zamboni Osvaldo Ramos

Leia mais

Inteligência Computacional

Inteligência Computacional Inteligência Computacional CP78D Apresentação do Plano de Ensino Aula 1 Prof. Daniel Cavalcanti Jeronymo Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Engenharia Eletrônica 9º Período 1/14 Professor

Leia mais

COMO ELABORAR UM PROJECTO DE PESQUISA? METODOLOGIA DE TRABALHO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM PROJECTO DE PESQUISA? METODOLOGIA DE TRABALHO CIENTÍFICO COMO ELABORAR UM PROJECTO DE PESQUISA? METODOLOGIA DE TRABALHO CIENTÍFICO SUMARIO 1. Conceito de Pesquisa, Metodologia de Pesquisa e Projecto de Pesquisa 2. Estrutura de Projecto de Pesquisa 3. Elementos

Leia mais

A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses

A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses Profa. Dra. Fernanda Elisa Colla Jacques Março de 2018 A pesquisa científica é atividade intelectual sistemática (teórica e metódica) que visa à construção de

Leia mais

Guia de URA para empresas: Principais ferramentas e vantagens

Guia de URA para empresas: Principais ferramentas e vantagens Guia de URA para empresas: Principais ferramentas e vantagens SUMÁRIO Introdução.... 3 1. Conceito da ura.... 4 2. URA ativa e URA receptiva.... 5 3. Benefícios e funcionalidades da URA.... 6 4. Em que

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

Escrita Eficiente sem Plágio

Escrita Eficiente sem Plágio Escrita Eficiente sem Plágio Baseado no livro de Ana Paula B. Lopes https://construindoumaprendizado.files.wordpress.com/ 2012/12/escrita-eficiente-sem-plagio-ana-lopes.pdf Escrita Eficiente sem Plágio

Leia mais

Titulação: Doutor Semestre Letivo/Ano: 1/2018 Horário: 13:30h às 16:50h

Titulação: Doutor Semestre Letivo/Ano: 1/2018 Horário: 13:30h às 16:50h PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Centro: CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS Curso: Engenharia de Computação Departamento: Engenharia Mecânica e Produção Disciplina: Metodologia da Pesquisa Código:

Leia mais

Métodos ativos de ensino

Métodos ativos de ensino Métodos ativos de ensino Ideias e resultados Álvaro Neves Departamento de Física Universidade Federal de Viçosa Email: ajmneves@ufv.br II Seminário do COMUNG, Lajeado RS, 16/8/2013 Método: Predomínio:

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL

NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL NORMAS PARA PUBLICAR NA REVISTA ANAP BRASIL CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO Os artigos deverão ser encaminhados para Comissão Avaliadora da ANAP, através do e-mail anapbrasil@amigosdanatureza.org.br. A seleção

Leia mais

Distorções Dinâmicas no Tempo & Pesquisa. Distorção dinâmica no tempo Pesquisa Algoritmos gráficos de pesquisa Algoritmos de programação dinâmica

Distorções Dinâmicas no Tempo & Pesquisa. Distorção dinâmica no tempo Pesquisa Algoritmos gráficos de pesquisa Algoritmos de programação dinâmica Distorções Dinâmicas no Tempo & Pesquisa Distorção dinâmica no tempo Pesquisa Algoritmos gráficos de pesquisa Algoritmos de programação dinâmica 1 Casamento de Template Baseado em Palavra Medida de Característica

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40 1. Ementa (sumário, resumo) A política de Estágio

Leia mais

SISTEMAS ESPECIALISTAS

SISTEMAS ESPECIALISTAS SISTEMAS ESPECIALISTAS Um produto da Engenharia de Conhecimento, um sistema especialista representa o conhecimento de uma área específica e o utiliza para resolver problemas simulando o raciocínio de um

Leia mais

O Pensamento Científico e os Projetos em Ciência e Tecnologia. Profa. Barbara Coelho

O Pensamento Científico e os Projetos em Ciência e Tecnologia. Profa. Barbara Coelho Disciplina Metodologia O Pensamento Científico e os Projetos em Ciência e Tecnologia O PENSAMENTO CIENTÍFICO Importância da pesquisa científica Formas de conhecimento humano Formas de conhecimento humano

Leia mais

AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM PALMAS: DOCÊNCIA, GESTÃO, POLÍTICA, LEGISLAÇÃO

AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM PALMAS: DOCÊNCIA, GESTÃO, POLÍTICA, LEGISLAÇÃO AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM PALMAS: DOCÊNCIA, GESTÃO, POLÍTICA, LEGISLAÇÃO Alvenita Pereira dos Santos Maria José da Silva Morais Simone Bonfim Braga Chaves Universidade Federal

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DO OITAVO PERÍODO DA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA UFMG

PROGRAMA DA DISCIPLINA DO OITAVO PERÍODO DA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA UFMG PROGRAMA DA DISCIPLINA DO OITAVO PERÍODO DA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA UFMG VERSÃO CURRICULAR : D-2017/1 NOME DA DISCIPLINA: ESTÁGIO I CÓDIGO DA DISCIPLINA: FIT042 Versão Curricular : D-2017/1 CURSO:

Leia mais

SSC546 -Avaliação de Desempenho de Sistemas

SSC546 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação SSC546 -Avaliação de Desempenho de Sistemas Parte 1 -Aula 2 Sarita Mazzini Bruschi Material

Leia mais

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099]

Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Fundamentos de Inteligência Artificial [5COP099] Dr. Sylvio Barbon Junior Departamento de Computação - UEL 1 o Semestre Assunto Aula 2 Agentes Inteligentes 2 de 22 Sumário Introdução Propriedades dos Agentes

Leia mais

Tópicos Especiais: Inteligência Artificial REDES NEURAIS

Tópicos Especiais: Inteligência Artificial REDES NEURAIS Tópicos Especiais: Inteligência Artificial REDES NEURAIS Material baseado e adaptado do Cap. 20 do Livro Inteligência Artificial de Russell & Norvig Bibliografia Inteligência Artificial Russell & Norvig

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Estatística

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Licenciatura em Matemática. Ênfase. Disciplina A - Estatística Curso 1503 - Licenciatura em Matemática Ênfase Identificação Disciplina 0004123A - Estatística Docente(s) Gladys Dorotea Cacsire Barriga Unidade Faculdade de Engenharia Departamento Engenharia de Produção

Leia mais

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA

Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA Profa. Lidia Rodella UFPE-CAA O que é estatística? É conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos,

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO 1. INTODUÇÃO...01 1. 1. Importância do Projeto...01 1.2. Modelo de Projeto de Pesquisa...03. 2. O TEMA...04 2.1. Delimitação do Tema...04 3 JUSTIFICATIVA...

Leia mais

MAE116 Noções de Estatística

MAE116 Noções de Estatística Exercício 1 (Estimação) Um agente de viagens deseja estimar a proporção de clientes satisfeitos com os serviços da agência. (a) Determine o tamanho da amostra necessário para que o erro cometido na estimação

Leia mais

Unidade III METODOLOGIA CIENTÍFICA. Prof. Aparecido Carlos Duarte

Unidade III METODOLOGIA CIENTÍFICA. Prof. Aparecido Carlos Duarte Unidade III METODOLOGIA CIENTÍFICA Prof. Aparecido Carlos Duarte Projeto de Pesquisa Segundo Booth Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar uma resposta a uma pergunta e assim chegar

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho de Conclusão de Curso I Trabalho de Conclusão de Curso I Apresentação Prof. Dr. Paulo Henrique Ribeiro Gabriel phrg@ufu.br Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia 2016/1 Paulo H. R. Gabriel (FACOM/UFU) FACOM31701

Leia mais