O QUE É PESQUISA? Profa.: Enimar J. Wendhausen

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE É PESQUISA? Profa.: Enimar J. Wendhausen"

Transcrição

1 O QUE É PESQUISA? Profa.: Enimar J. Wendhausen

2 O que é uma pesquisa científica? Por que se faz pesquisa? Qual é o objetivo da pesquisa? O que é necessário para se fazer uma pesquisa?

3 Pesquisa Indaga, busca averiguar a realidade e obter respostas claras e objetivas para os problemas propostos. PROBLEMA A : Depois de um dia de compras você percebe que sua carteira sumiu.

4 Pesquisa A:? PROBLEMA B: Você ouve falar de uma nova espécie de peixe e quer saber mais a respeito. Pesquisa B:?

5 Pesquisar Consiste em reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e chegar à solução de um problema.

6 Pesquisa [ ] é o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos [ ] é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou [ ] quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema (GIL, 1996, p. 19).

7 Pesquisa científica Processo que busca descobrir respostas para os problemas utilizando procedimentos científicos.

8 O que é ciência? Conceito de Ander-Egg (1978) apud Lakatos e Marconi (1991, p. 19): A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos da mesma natureza.

9 Conhecimento racional Está constituído por elementos como sistema conceitual, hipóteses, definições, tem exigência de método. Certo ou provável Não se pode atribuir à ciência a certeza indiscutível de todo o saber que a compõe.

10 Obtidos metodicamente São obtidos mediante regras lógicas e procedimentos técnicos. Sistematizadores Trata-se de um saber ordenado logicamente.

11 Verificáveis As afirmações devem ser comprovadas. Relativos a objetos de uma mesma natureza Objetos pertencentes a determinada realidade e que guardam entre si caracteres de homogeneidade.

12 A ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível podendo ser definida mediante a identificação de tais características.

13 Objetivo Descreve a realidade independentemente da posição do pesquisador. Racional Se vale da razão para chegar a seus resultados. Sistemático Se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias e não conhecimentos dispersos e desconexos.

14 Geral Se dirige à elaboração de leis ou normas gerais, que explicam os fenômenos de certo tipo Verificável Possibilita demonstrar a veracidade das informações Falível Reconhece a sua capacidade de errar

15 A pesquisa é a atividade básica da ciência (MICHEL, 2009, p. 36).

16 O que faz uma pesquisa ser considerada científica? Deve-se considerar critérios rígidos de coerência, consistência de análise, objetividade e originalidade.

17 É importante escolher o método e os procedimentos técnicos adequados para praticar a pesquisa científica.

18 Por que se faz pesquisa? Há razões de ordem intelectual.

19 Há razões de ordem prática. Seria o desejo de conhecer com o propósito de fazer algo de maneira mais eficiente ou eficaz.

20 Estas pesquisas são designadas como puras e aplicadas. Pesquisa pura Quando a solução de um problema de pesquisa não tem aplicação aparente em um problema prático, mas apenas satisfaz o interesse erudito de uma comunidade de pesquisadores [ ] (BOOTH; COLOMB; WILLIAMS, 2000, p. 72).

21 Pesquisa Aplicada Neste tipo de pesquisa a pergunta implica algo em que queremos saber, mas implica em algo que queremos ou precisamos fazer.

22 Na pesquisa pura, as consequências são conceituais, e o fundamento lógico define o que você quer saber, na pesquisa aplicada, as consequências são palpáveis, e o fundamento lógico define o que você quer fazer (BOOTH; COLOMB; WILLIAMS, 2000, p. 74).

23 EXEMPLO : Tópico: estou estudando os fatores determinantes da competitividade da indústria têxtil brasileira. Indagação: porque quero descobrir os fatores que afetam positivamente e negativamente a competitividade do setor.

24 Exposição dos motivos: a fim de mostrar dentre os fatores analisados quais têm afetado de forma negativa e positiva a competitividade da indústria têxtil brasileira. Importância: para saber que medidas podem ser adotadas para melhorar a competitividade da nossa indústria.

25 Observação: Uma pesquisa sobre problemas práticos pode conduzir à descoberta de princípios científicos. Assim como, uma pesquisa pura é capaz de fornecer conhecimentos passíveis de aplicação prática.

26 A pesquisa contribui com a construção do conhecimento e da ciência.

27 O que é necessário para fazer uma pesquisa? Qualidades pessoais do pesquisador: Conhecimento do assunto a ser pesquisado; Curiosidade; Criatividade; Integridade intelectual; Perseverança e paciência; Outros (GIL, 1996, p. 20).

28 Recursos humanos, materiais e financeiros: A pesquisa para ser bem-sucedida deverá levar em consideração os recursos disponíveis.

29 A pesquisa exige que as ações a serem desenvolvidas pelo pesquisador ao longo do processo, sejam efetivamente planejadas. A pesquisa será mais facilmente organizada caso se disponha de um plano, por mais tosco que este seja.

30 Isto não quer dizer que o pesquisador deva prender-se completamente ao plano traçado. Os pesquisadores devem estar sempre prontos a modificar os planos caso ocorra algum problema, descobrir um objetivo mais interessante, entre outros.

31 REFERÊNCIAS CLIP-ART. Disponível em: < 97>. Acesso em: Mar BOOTH, W.C.; COLOMB, G.G.; WILLIAMS, J.M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

32 REFERÊNCIAS MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, PACHECO JÚNIOR W.; PEREIRA V. L.; PEREIRA FILHO, H. do V. Pesquisa científica sem tropeços: abordagem sistêmica. São Paulo: Editora Atlas, 2007.

33 REFERÊNCIAS SANTAELLA, L. Comunicação e Pesquisa. São Paulo: Hacker Editores, 2001.

Tipos de conhecimento

Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Superficial, isto é, conforma-se com a aparência, com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: expressa-se por frases como "porque o vi", "porque o senti",

Leia mais

CIÊNCIA E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO PROFA.: ENIMAR J. WENDHAUSEN

CIÊNCIA E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO PROFA.: ENIMAR J. WENDHAUSEN CIÊNCIA E OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTO PROFA.: ENIMAR J. WENDHAUSEN Objetivo da aula Discorrer sobre os caminhos que levam ao conhecimento. Importância da discussão Para que se compreenda a diferença entre

Leia mais

Como Encaminhar uma Pesquisa?

Como Encaminhar uma Pesquisa? Como Encaminhar uma Pesquisa? 1.1 QUE É PESQUISA? Pode-se definir pesquisa como o procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa

Leia mais

CURSO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

CURSO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA CURSO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA Aula 01: A pesquisa científica Canal do Prof. Matheus Passos http://profmatheuspassos.com Qual o objetivo da metodologia científica? u Acredita-se que o objetivo da disciplina

Leia mais

Projeto Dirigido. Professor: Hugo B. Suffredini sala 1035, bloco B. BC0002 projeto Dirigido

Projeto Dirigido. Professor: Hugo B. Suffredini sala 1035, bloco B. BC0002 projeto Dirigido BC0002 Projeto Dirigido Aula 2 Pág. 1 BC0002 projeto Dirigido Universidade Federal do ABC Projeto Dirigido Professor: Hugo B. Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br sala 1035, bloco B BC0002 Projeto Dirigido

Leia mais

Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade

Ciência, Conhecimento, Tecnologia e Sociedade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina! Departamento Acadêmico de Eletrônica! Engenharia Eletrônica! Projeto Integrador I - Iniciação Científica Ciência, Conhecimento, Tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO LUCAS LOPES MENEZES FICHAMENTOS Como elaborar projetos de pesquisa (quatros primeiros capítulos) Antônio Carlos

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG Núcleo de Metodologia Científica Da prática de Pesquisa à produção do Artigo científico Profa. Ketiuce Ferreira Silva ketiuce@yahoo.com.br www.ketiuce.com.br Pedro

Leia mais

Ciência Aplicada e Experimentos Científicos

Ciência Aplicada e Experimentos Científicos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Ciência Aplicada e Experimentos Científicos Florianópolis,

Leia mais

Introdução. Métodos de Pesquisa Experimental em Engenharia de Software. Fabio Queda Bueno da Silva, 2010.

Introdução. Métodos de Pesquisa Experimental em Engenharia de Software. Fabio Queda Bueno da Silva, 2010. Introdução Métodos de Pesquisa Experimental em Engenharia de Software 1 Objetivos Ajudar a Planejar e Conduzir pesquisa experimental: Questões fundamentais sobre ciência e conhecimento científico e o papel

Leia mais

Alessandra Bussador 1

Alessandra Bussador 1 Alessandra Bussador 1 O que é pesquisa? Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. Qual o significado de problema? Questão não resolvida

Leia mais

Elaboração de Relatórios e Projetos

Elaboração de Relatórios e Projetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Elaboração de Relatórios e Projetos Professora Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Conteúdo Introdução Conceito de pesquisa

Leia mais

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA PROF(A).: ENIMAR J. WENDHAUSEN

FORMULAÇÃO DO PROBLEMA PROF(A).: ENIMAR J. WENDHAUSEN FORMULAÇÃO DO PROBLEMA PROF(A).: ENIMAR J. WENDHAUSEN O que é um problema? Questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento (GIL, 1991, p. 26). Kerlinger (2009) para

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes

Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Elizabeth Abrantes Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar

Leia mais

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA

Para Mezzaroba e Monteiro: Marlyse F. de C. Magalhães 1 1 PESQUISA 4 1 PESQUISA Marlyse F. de C. Magalhães 1 Para uma melhor compreensão, iniciar-se-á no conceito da pesquisa e após explanar o conceito de acordo com os autores, explicará a finalidade de uma pesquisa.

Leia mais

CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO

CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO CONHECIMENTO POPULAR E/OU EMPÍRICO Ensino Médio 2º Ano - LPT Professor: Rafael Farias O conhecimento popular/empírico também pode ser designado vulgar ou de senso comum. Porém, nesse tipo de conhecimento,

Leia mais

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4-

PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 4- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal PB SUMÁRIO Pesquisa Conceitos Características Objetivos Finalidades Requisitos Qualidades do pesquisador Tipos de pesquisa científica

Leia mais

Ciência, Método, Pesquisa, Metodologia Científica

Ciência, Método, Pesquisa, Metodologia Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Ciência, Método, Pesquisa,

Leia mais

A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses

A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses A problematizaçãoe a formulaçãode hipóteses Profa. Dra. Fernanda Elisa Colla Jacques Março de 2018 A pesquisa científica é atividade intelectual sistemática (teórica e metódica) que visa à construção de

Leia mais

Ciência e Sociedade. Aula Especialização em Gestão Escolar

Ciência e Sociedade. Aula Especialização em Gestão Escolar Ciência e Sociedade Aula Especialização em Gestão Escolar O desconhecido é um estado (situação) no qual prepondera o não dominado, o não possuído, a Relação homem e conhecimento O ser humano se situa em

Leia mais

Objetivo principal: orientá-lo na elaboração de seu projeto de pesquisa e desenvolvimento de sua dissertação.

Objetivo principal: orientá-lo na elaboração de seu projeto de pesquisa e desenvolvimento de sua dissertação. PRO7913 - aula1 - Metodologia da Pesquisa 2008.2 Material baseado em SILVA, Edna L. e MENEZES, Estela M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Disponível para download em PDF no link http://projetos.inf.ufsc.br/arquivos/metodologia%20da%20pesquisa%203a%20edicao.pdf

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa Metodologia da Pesquisa Apresentação Nome Área de atuação Tema de interesse para pesquisa O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO DA PESQUISA

Leia mais

Unidade III METODOLOGIA CIENTÍFICA. Prof. Aparecido Carlos Duarte

Unidade III METODOLOGIA CIENTÍFICA. Prof. Aparecido Carlos Duarte Unidade III METODOLOGIA CIENTÍFICA Prof. Aparecido Carlos Duarte Projeto de Pesquisa Segundo Booth Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar uma resposta a uma pergunta e assim chegar

Leia mais

Universidade Estadual de Goiás

Universidade Estadual de Goiás Universidade Estadual de Goiás Michael Douglas Rodrigues da Silva Metodologia Científica ANÁPOLIS/GOIÁS 2015 Universidade Estadual de Goiás Michael Douglas Rodrigues da Silva Metodologia Científica Resumo

Leia mais

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa calidontur@hotmail.com É designação do problema (prático) e da área do conhecimento a serem observados. O tema tanto pode ser definido em termos

Leia mais

Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Modulo 1. Conhecimento, Ciência e Pesquisa. UAB - UNEMAT Prof. Dr. Marcos Luís Procópio

Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Modulo 1. Conhecimento, Ciência e Pesquisa. UAB - UNEMAT Prof. Dr. Marcos Luís Procópio Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração Modulo 1 Conhecimento, Ciência e Pesquisa. UAB - UNEMAT Prof. Dr. Marcos Luís Procópio 1 O Conhecimento Diferentemente dos demais animais que habitam

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM COMUNICAÇÃO COM 116 Professora: Maria Carmem Jacob de Souza Período:

ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM COMUNICAÇÃO COM 116 Professora: Maria Carmem Jacob de Souza Período: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Comunicação ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM COMUNICAÇÃO COM 116 Professora: Maria Carmem Jacob de Souza [mcjacobsg@gmail.com] Período: 2018.2 Moodle COM116-2016.1 -

Leia mais

Disciplina: Metodologia de pesquisa. Docente: Camila Ortiz Martinez UTFPR

Disciplina: Metodologia de pesquisa. Docente: Camila Ortiz Martinez UTFPR Disciplina: Metodologia de pesquisa Docente: Camila Ortiz Martinez UTFPR - 2016 EMENTA Fundamentos da metodologia científica. Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos. Métodos e técnicas de pesquisa.

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Um guia prático Profa. Dra. Helena Caseli DC/UFSCar helenacaseli@dc.ufscar.br Contextualização O que é pesquisa? Pesquisa é simplesmente reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma

Leia mais

Metodologia de Pesquisa Introdução

Metodologia de Pesquisa Introdução Metodologia de Pesquisa Introdução Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda O que é Pesquisa? Ciência e Tecnologia Metodologia

Leia mais

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002....

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... 1 Como encaminhar uma Pesquisa? A pesquisa é um projeto racional e sistemático com objetivo de proporcionar respostas

Leia mais

MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS

MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS MÉTODO CIENTÍFICO: O CONHECIMENTO COMO UMA UNIDADE EM QUE TODOS OS SABERES ESTÃO CONECTADOS Kethelen Amanda Silva (FDCON) 1 Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira (UFMG/FDCON) 2 Se quiser buscar realmente

Leia mais

Aula 3 Critérios de Cientificidade

Aula 3 Critérios de Cientificidade Metodologia Científica Aula 3 Critérios de Cientificidade Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br O pensar metodologicamente Vai além dos procedimentos normativos, no formato de um manual

Leia mais

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Ciências Humanas e suas Tecnologias. TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características Tipos Recordar é Viver... Processo de pesquisa

Leia mais

A Pesquisa e suas Classificações. Prof. Thiago leite

A Pesquisa e suas Classificações. Prof. Thiago leite Prof. Thiago leite O que é pesquisa? Esta pergunta pode ser respondida de muitas formas. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. Pesquisa é um conjunto

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Química Conteúdo Programático 1. Conhecimento, Ciência e Pesquisa: Definições e Características Metodologia Científica

Leia mais

Instituto Alfa -- Fazendo o melhor para vocês!

Instituto Alfa -- Fazendo o melhor para vocês! Instituto Alfa -- Fazendo o melhor para vocês! CONCEITO DE CIÊNCIA Acumulação de conhecimentos sistemáticos. Caracteriza-se pelo conhecimento racional, sistemático, exato, verificável e, por conseguinte,

Leia mais

Aspectos do Trabalho Científico

Aspectos do Trabalho Científico Aspectos do Trabalho Científico Palestra aos estudantes iniciantes nas atividades tecnológicas e científicas João Fernando C. da Silva Professor Titular Departamento de Cartografia FCT / UNESP Campus Presidente

Leia mais

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica

Classificação das Ciências. Tipos de conhecimento. Conhecimento Popular. Conhecimento Religioso. Conhecimento Filosófico. Metodologia Científica UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Classificação das Ciências FORMAIS Lógica Matemática Metodologia Científica Prof. a Renata Gonçalves Aguiar CIÊNCIAS

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro.

MÉTODOS DE PESQUISA. O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. MÉTODOS DE PESQUISA O conhecimento científico, Senso Comum e os tipos de conhecimentos Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2012 Evandro Prestes Guerreiro O Conhecimento Científico, Senso Comum

Leia mais

Metodologia do Trabalho Científico

Metodologia do Trabalho Científico Especialização em Redes de Computadores Metodologia do Trabalho Científico Ciência e Conhecimento Científico Tipos de Conhecimento Antes de conceituar conhecimento científico, é necessário diferenciá-lo

Leia mais

Seminário acadêmico. Introdução. O que é um seminário

Seminário acadêmico. Introdução. O que é um seminário Seminário acadêmico Introdução É muito comum ouvirmos falar em seminário como um trabalho escolar, que ocorre tanto no Ensino Básico como no Ensino Superior. Mas, você saberia definir seminário? Nessa

Leia mais

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO NA DIVERSIDADE E METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RANNYELLY RODRIGUES DE OLIVEIRA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Metodologia Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica O Problema Introdução O problema de pesquisa é a base para construção

Leia mais

Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Modulo 2. O trabalho monográfico e suas fases. UAB - UNEMAT Prof. Dr. Marcos Luís Procópio

Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Modulo 2. O trabalho monográfico e suas fases. UAB - UNEMAT Prof. Dr. Marcos Luís Procópio Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração Modulo 2 O trabalho monográfico e suas fases. UAB - UNEMAT Prof. Dr. Marcos Luís Procópio 1 Monografia O que é? É um trabalho acadêmico, portanto versa

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA CARACTERÍSTICAS

PROJETO DE PESQUISA CARACTERÍSTICAS PROJETO DE PESQUISA PROJETO DE PESQUISA # Um projeto consiste em um conjunto de etapas sistematicamente ordenadas que têm por finalidade detalhar ações a serem executadas para se atingir a finalidade requerida.

Leia mais

O que é pesquisar? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, para um problema, para indagações propostas.

O que é pesquisar? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, para um problema, para indagações propostas. PROJETO MULTIDICIPLINAR Professor: Roberto César O que é pesquisar? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, para um problema, para indagações propostas. É a Atividade básica das ciências na sua

Leia mais

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Metodologia Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Pesquisa Experimental Introdução Abordagem quantitativa Adequado para

Leia mais

Ciência, Conhecimento Científico Métodos Científicos, Pesquisa

Ciência, Conhecimento Científico Métodos Científicos, Pesquisa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Metodologia de Estudos e Pesquisas Ciência, Conhecimento Científico Métodos Científicos, Pesquisa

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Aluno: Matrícula: Curso: Unidade de Estudo: Data Prova: / / METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AVP MÉDIA 1 A B C D 2 A B C D 3 A B C D 4 A B C D 5 A B C D 6 A B C D 7

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISAS, FORMAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA IV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

NO PROJETO DEFINE-SE:

NO PROJETO DEFINE-SE: O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: - A capacidade de construir uma imagem mental de

Leia mais

A DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA

A DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA A DISCIPLINA METODOLOGIA CIENTÍFICA Importante é fazer uma reflexão sobre a presença da disciplina de metodologia no seu curso, a fim de conduzi-lo, com os conteúdos que serão desenvolvidos, ao entendimento

Leia mais

PROGRAMA DE PRÉ- INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO. PPCEM 2019 Profª Rosana Horta

PROGRAMA DE PRÉ- INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO. PPCEM 2019 Profª Rosana Horta PROGRAMA DE PRÉ- INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO PPCEM 2019 Profª Rosana Horta O QUE É PESQUISA É uma atividade básica da ciência que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas apresentados

Leia mais

O MÉTODO CIENTÍFICO. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA

O MÉTODO CIENTÍFICO. Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA O MÉTODO CIENTÍFICO Dto. Luiz Antonio de OLIVEIRA Para que serve isso de Metodologia? Ciência e Conhecimento. A produção de Conhecimento: Pesquisa O Processo de Pesquisa A importância do Método Scientia...palavra

Leia mais

Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy. Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. (Parte I)

Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy. Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. (Parte I) Sociologia Prof. Ms. Fuad Jaudy Cap. 1 Produção de Conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. (Parte I) Questão central O que é conhecimento? Existe mais de uma forma de conhecer?

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA ASSUNTO: PESQUISA PROFESSOR : Romilson Lopes Sampaio PESQUISA Pesquisa é o conjunto de investigações,

Leia mais

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES

A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES Prof. Dr. Anael Krelling 1 O que é pesquisa? Ander-Egg (1978, p. 28), a pesquisa é um "procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos

Leia mais

COMO ELABORAR UM PROJECTO DE PESQUISA? METODOLOGIA DE TRABALHO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM PROJECTO DE PESQUISA? METODOLOGIA DE TRABALHO CIENTÍFICO COMO ELABORAR UM PROJECTO DE PESQUISA? METODOLOGIA DE TRABALHO CIENTÍFICO SUMARIO 1. Conceito de Pesquisa, Metodologia de Pesquisa e Projecto de Pesquisa 2. Estrutura de Projecto de Pesquisa 3. Elementos

Leia mais

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Metodologia Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Projeto de Pesquisa Introdução Importância Orientação do trabalho Avaliação

Leia mais

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA CIÊNCIA DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA CIÊNCIA DEFINIÇÕES DE CIÊNCIA METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE METODOLOGIA DA PESQUISA APLICADA À CONTABILIDADE Mabel Moreira Vasconcelos INTRODUÇÃO Metodologia Científica nada mais é do que a disciplina que estuda os caminhos do saber, se entendermos que método quer

Leia mais

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade

Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Profa. Dra. Maria da Conceição Lima de Andrade Conceitos de pesquisa A Pesquisa é: procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis,

Leia mais

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A B A H I A Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A B A H I A Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A B A H I A Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC PROGRAMA DE COMPONENTES CURRICULARES CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES CULTURAIS

Leia mais

OS BENEFÍCIOS E AS DIFICULDADES DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA ÁREA DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO TÉCNICO

OS BENEFÍCIOS E AS DIFICULDADES DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA ÁREA DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO TÉCNICO OS BENEFÍCIOS E AS DIFICULDADES DE PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA ÁREA DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO TÉCNICO Taís Lima Sousa (1); Magna Macêdo Fernandes (1); Rodson Regi de Sousa Correia (2) Instituto

Leia mais

Uma investigação sistemática destinada a produzir conhecimentos generalizáveis

Uma investigação sistemática destinada a produzir conhecimentos generalizáveis Processo de Pesquisa Uma investigação sistemática destinada a produzir conhecimentos generalizáveis Os resultados das Pesquisas geralmente são: Aplicáveis a outras populações Publicados e divulgados 2009

Leia mais

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo

Metodologia Científica. Thaís Gaudencio do Rêgo Metodologia Científica Thaís Gaudencio do Rêgo gaudenciothais@gmail.com Ciência O conhecimento fornecido pela ciência distingue-se por um grau de certeza alto Desfruta de uma posição privilegiada com relação

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUANTITATIVA Teoria e Análise das Organizações Comportamento Organizacional Tópicos Contemporâneos em Administração 1 Prof. Dr. Onofre R. de Miranda 1 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Apresentar conceitos

Leia mais

QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO

QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO QUESTÕES P/ REFLEXÃO MÉTODO CIENTÍFICO O que é método e metodologia? E procedimento ou técnica? Como esses elementos se relacionam no contexto da ciência? O que é método científico? Quais as vantagens

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina Prof. Eduardo Giugliani METODOLOGIA DE PESQUISA MP Aula (1) http://www.feng.pucrs.br/professores/giugliani/ TEXTO BÁSICO DE APOIO Prof a Joana Siqueira de Souza / Prof. Fernando de Oliveira Lemos Junho

Leia mais

NORMAS E ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO

NORMAS E ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO NORMAS E ORIENTAÇÕES PARA A PRÁTICA DA PESQUISA NA GRADUAÇÃO Maria Luisa da Silva Borniotto (DFE/UEM) Minicurso INTRODUÇÃO Visando uma boa qualidade na comunicação científica, o aluno de graduação precisa

Leia mais

Conceito de Método. Conceito de Método. Conceito de Método. O que dizer do conceito? II - Métodos das Ciências. Metodologia Científica

Conceito de Método. Conceito de Método. Conceito de Método. O que dizer do conceito? II - Métodos das Ciências. Metodologia Científica UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Metodologia Científica Profa. Renata GonçalvesAguiar É o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que,

Leia mais

3º Encontro - 01/04/2015

3º Encontro - 01/04/2015 3º Encontro - 01/04/2015 Conteúdo: Projeto Educadores Verdes Objetivos: Compreender a importância de preservar o planeta, por meio de atitudes coletivas, envolvendo a família e a comunidade. Revisar o

Leia mais

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação

PROFESSORA MARILUCIA RICIERI. Psicóloga Mestre em Educação PROFESSORA MARILUCIA RICIERI Psicóloga Mestre em Educação METODOLOGIA CIENTÍFICA Vídeo Aula 1 Definição de Conhecimento Conhecimento Conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam

Leia mais

5 Delineamento da pesquisa.

5 Delineamento da pesquisa. Delineamento da pesquisa 82 5 Delineamento da pesquisa. Segundo Ludke e André (1986), para realizar uma pesquisa é preciso promover um confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas

Leia mais

Projeto de Pesquisa. Noções gerais, conceitos e etapas. Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho. Texto nº 02

Projeto de Pesquisa. Noções gerais, conceitos e etapas. Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho. Texto nº 02 Projeto de Pesquisa Noções gerais, conceitos e etapas Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho Texto nº 02 FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Etapas x Tempo Cronograma Escolha do Tema Projeto

Leia mais

Revisão de Literatura

Revisão de Literatura Revisão de Literatura Mostrar a importância da revisão de literatura no processo de pesquisa; identificar os passos para a elaboração de uma revisão de literatura. INTRODUÇÃO Uma das etapas mais importantes

Leia mais

INTRODUÇÃO À PESQUISA. Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa.

INTRODUÇÃO À PESQUISA. Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa. INTRODUÇÃO À PESQUISA Prof. Ma. Michele Jackeline Andressa Rosa. CONHECIMENTO Definição de conhecimento? Informação abstrata; Todo conhecimento reside dentro das pessoas. Como adquirir conhecimento? Por

Leia mais

Metodologia de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa Metodologia de Pesquisa A Metodologia tem como função mostrar a você como andar no caminho das pedras da pesquisa, ajudá-lo a refletir e instigar um novo olhar sobre o mundo: um olhar curioso, indagador

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Engenharia Civil Professor: Itamar Fávero Período/ Fase: 1ª Semestre: 1º Ano: 2013 Disciplina: Metodologia

Leia mais

Método Científico. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates

Método Científico. Disciplina: Metodologia Científica. Professor: Thiago Silva Prates Método Científico Disciplina: Metodologia Científica Professor: Thiago Silva Prates Definições de Ciência Etimologicamente, o termo ciência provém do verbo em latim Scire, que significa aprender, conhecer.

Leia mais

Os mais variados tipos de alunos, cada um com suas diferentes qualidades, contarão com muito mais chances de sucesso, ao terem garantidos múltiplos

Os mais variados tipos de alunos, cada um com suas diferentes qualidades, contarão com muito mais chances de sucesso, ao terem garantidos múltiplos Resumo Aula-tema 05: Planeje a avaliação Segundo o Buck Institute for Education (2008), a Aprendizagem Baseada em Projetos promove práticas de avaliação mais autênticas, experienciais, dinâmicas e não-padronizadas.

Leia mais

Guia de DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO

Guia de DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO Élisson Miessa Henrique Correia Guia de DIREITO E PROCESSO DO TRABALHO para monografias TCC e pós-graduação 2019 Capítulo 1 Aspectos relevantes de Metodologia 15 CAPÍTULO 1 ASPECTOS RELEVANTES DE METODOLOGIA

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

sumário 1 Abrindo as portas do novo mundo 2 Como fica a eficiência diante da força

sumário 1 Abrindo as portas do novo mundo 2 Como fica a eficiência diante da força sumário Palavras do autor... 9 Questões que merecem grande consideração... 11 Introdução... 15 1 Abrindo as portas do novo mundo das competências... 17 2 Como fica a eficiência diante da força da competência?...

Leia mais

Orientações gerais: PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO

Orientações gerais: PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO NÍVEL MESTRADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE MEDICINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS DA SAÚDE - Processo seletivo 2015 PROVA DE CONHECIMENTO EM METODOLOGIA CIENTÍFICA E INTERPRETAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Leia mais

Metodologia da Pesquisa (Introdução)

Metodologia da Pesquisa (Introdução) Metodologia da Pesquisa (Introdução) Apresentação Nome Área de atuação O que pretende pesquisar no TCC O SABER CIENTÍFICO O SER HUMANO TEM UMA NECESSIDADE DE CONSTRUIR SABER POR SI SÓ. O PRINCIPAL OBJETIVO

Leia mais

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO Ciência propõe a aquisição sistemática de conhecimentos sobre a natureza com a finalidade de melhoria da qualidade de vida, intelectual

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS PROMOVE DE BRASÍLIA WENDELLA MARIA CÉZAR DA CRUZ CORRÊA DE OLIVEIRA

FACULDADES INTEGRADAS PROMOVE DE BRASÍLIA WENDELLA MARIA CÉZAR DA CRUZ CORRÊA DE OLIVEIRA FACULDADES INTEGRADAS PROMOVE DE BRASÍLIA WENDELLA MARIA CÉZAR DA CRUZ CORRÊA DE OLIVEIRA MODELO DE GESTÃO BASEADO NO BALANCED SCORECARD: ESTUDO DE CASO Brasília 2015 WENDELLA MARIA CÉZAR DA CRUZ CORRÊA

Leia mais

A pesquisa e seus fins

A pesquisa e seus fins Considerações Gerais sobre a Pesquisa A pesquisa e seus fins A PESQUISA E SEUS FINS Pesquisa é um procedimento intelectual para adquirir conhecimentos pela investigação de uma realidade e busca de novas

Leia mais

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri OFICINA DE PESQUISA Simone Côrte Real Barbieri scrbarbi@ucs.br MÉTODOS +TÉCNICAS PESQUISA REALIDADE EMPÍRICA TEORIA = PONTO DE PARTIDA CONCEITUAR E CATALOGAR DADOS VALIDADE DA BASE EMPÍRICA OBSERVAÇÃO

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa

Como elaborar um projeto de pesquisa Como elaborar um projeto de pesquisa O projeto de pesquisa é o primeiro passo de toda pesquisa científica. Mas elaborar um projeto antes de iniciar uma atividade não é exclusividade da Ciência. Antes de

Leia mais

Pesquisa Educacional

Pesquisa Educacional UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN Disciplina de Pesquisa Educacional Pesquisa Educacional Miguel Dias Como classificar as pesquisas? (*) (*) GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos

Leia mais

FORMAS OU TIPOS DE CONHECIMENTO VULGAR MITOLÓGICO RELIGIOSO FILOSÓFICO CIENTÍFICO

FORMAS OU TIPOS DE CONHECIMENTO VULGAR MITOLÓGICO RELIGIOSO FILOSÓFICO CIENTÍFICO FORMAS OU TIPOS DE CONHECIMENTO VULGAR MITOLÓGICO RELIGIOSO FILOSÓFICO CIENTÍFICO Existência e Buscamos conhecer o que existe. Buscamos conhecer a realidade. A realidade é o que existe e o que existe é

Leia mais

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica

Metodologia Científica. Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Metodologia Científica Prof. Gilson Yukio Sato Departamento Acadêmico de Eletrônica Programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica Pesquisa Descritiva Quantitativa Introdução Abordagem quantitativa

Leia mais

A LÓGICA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS. Profa. Enimar J. Wendhausen

A LÓGICA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS. Profa. Enimar J. Wendhausen A LÓGICA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS Profa. Enimar J. Wendhausen Objetivo do capítulo Explicar como o trabalho acadêmico deve ser estruturado. Ou seja, discute a lógica deste tipo de trabalho. Todo trabalho

Leia mais