Este artigo foi publicado num boletim do clube em 1988.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Este artigo foi publicado num boletim do clube em 1988."

Transcrição

1 Métodos de Criação É preciso que a tecnologia e a ciência. Métodos que possam vir ajudar os criadores. Agradecemos ao Dr. Giralt, grande cinófilo francês e criador mundialmente reputado, durante mais de 50 anos, da raça, (Montanha dos Pirenéus),com o afixo "Comité de Foix",criador de centenas de campeões espalhados pelo mundo inteiro, por este artigo altamente instrutivo com base na genética e criação. Este artigo foi publicado num boletim do clube em O Dr. Giralt explica que a criação de cães não se resume a uma equação matemática, estatísticas, mas também a factores subjectivos como a sensibilidade do criador e a intuição. (a) Métodos de selecção na Criação: No início do século, a regra era a escolha de reprodutores, pelo estudo da morfologia, da genealogia, com a procura das qualidades e defeitos dos ascendentes colaterais e de um grande número de seus descendentes. Para reconhecer-se um ou dois reprodutores marcam a sua tipicidade "raceur", necessitamos de o cruzar com um número de cães diferentes e verificar a homogeneidade na sua criação. A primeira geração pode dar já uma ideia do seu valor.

2 Evidentemente é mais fácil testar com um macho, que pode acoplar diversas cadelas e de reproduzir rapidamente muitos descendentes. A partir deste estado, muitos métodos são possíveis, mais ou menos eficazes, segundo a competência e os meios do criador. (b) Genealogia: A Genealogia é o estudo dos ancestrais que fazem parte de uma filiação. Esta filiação estabelece-se pelo exame dos pedigrees, que informa o criador sobre a origem de dois reprodutores, mas esta investigação é insuficiente se não for acompanhada pela observação minuciosa das qualidades, defeitos ou taras dos seus parentes e do seu património. Tudo isto deve ser transcrito para um registo, onde possamos observar os caracteres repetitivos aparentes que dominam os outros: São conhecidos como "dominantes". Os que aparecem de vez em quando na sua descendência estão escondidos dentro das células. Em detrimento dos dominantes, são chamados os "recessivos". Dois cães, mesmo de aparência semelhante, não são idênticos. Diferem pelo seu património genético que contém todos os carcteres hereditários. Podem transmitir qualidades e também defeitos que o criador deve saber distinguir. A criação de cães é mais uma arte de que uma ciência: o "olho canino " é sempre inato, ou seja, não se aprende nos livros mas este " dom" é necessário e pode acompanhar utilmente a ciência: o criador deve saber, em matéria de cruzamentos, as razões das suas escolhas e o que espera obter na sua criação. Por esta razão, deve conhecer os princípios genéticos, que permitam que este se oriente na sua selecção. (c) A Genética:

3 É uma ciência fundada na observação dos componentes da célula animal ou vegetal. Todo o indivíduo, macho ou fêmea, possui nas suas células de reprodução (óvulos ou espermatozóides) cromossomas que estão dispostas em pares (39 pares no cão, ou seja 78 no total). Os cromossomas possuem no seu núcleo, partículas chamadas de"genes" destinados a transmitir caracteres sexuais, julgados por nós, como as qualidades ou os defeitos dos cães. As células masculinas e femininas vão formar um ovo pelo processo de fecundação. A metade dos cromossomas masculinos vai juntar-se à metade dos cromossomas femininos para constituir o património genético, que é o conjunto dos genes portadores dos caracteres hereditários. A repartição dos caracteres hereditários faz-se ao acaso, que dificulta o estudo do modo da distribuição dentro das células filiadas. Para facilitar a compreensão deste mecanismo, recorremos às leis de Mendel que estão na origem dos progressos efectuados na genética. (1) Experiências de Mendel: Em preâmbulo, voltamos ao modo de transmissão dos caracteres dominantes e recessivos, já citados. Um reprodutor possui, por exemplo, um caracter é dominante aparente e um carácter recessivo escondido. No final obteremos o caracter dominante, mas se o seu caracter recessivo se aliar, no outro reprodutor, com um caracter da mesma natureza, este aparecerá na descendência para parelha. (a) Primeiro exemplo de um só carácter ngenético: Cruzar uma rosa vermelha (V.) de linha pura com uma rosa branca (B.) de linha pura. 1ª Geração: flores rosas que não se assemelham aos pais, que são uma mistura (V.+B.)

4 2ª Geração: o cruzamento de flores rosas, dão flores vermelhas, rosas e brancas. As vermelhas e brancas dão as gerações futuras dão sempre vermelhas e brancas, por conseguinte, da aliança de dois genes respectivos idênticos. Os factores brancos e vermelho são puros. 3ª Geração: rosas acoplada entre elas dão brancas, rosas e vermelhas. Se as vermelhas e as brancas são puras, as rosas são híbridas (mistura de genes V.e B.) b) Segundo exemplo para os descendentes parecidos com um dos pais: Agora, temos as ervilhas de grãos lisos (L.), e outras de grãos enrugados: (E.), Cada uma de raça pura. Fecunda-se as flores de uma pelo pólen da outra. 1ª geração: todas as ervilhas de grãos lisos, apesar de uma mistura de genes lisos (L.) e enrugado (E.) Os descendentes assemelham-se a um dos pais, o factor liso é dominante. 2ª geração (F2): o cruzamento da primeira geração, entre ervilhas dão ¼ de ervilhas enrugadas e ¾ de ervilhas lisas. Gerações seguintes: partindo de ¾ de grãos lisos,os cruzamentos permitem identificar: Por ¼ do total dos grãos lisos puros, se reproduzem indefinidamente. Como na segunda geração, ¼ de enrugados e ¾ de lisas, estes são híbridos. Como no exemplo precedente, o cruzamento de dois híbridos volta a dar ¼ de lisos puros, ½ de híbridos mas de aparência lisa (carácter dominante), ¼ de rugas puros. Na presença de muitos caracteres, o trabalho complica-se em virtude da destruição dos seus caracteres hereditários se fazer ao caso. É por vezes possível notar uma dominância nas gerações que se seguirão.

5 (c)terceiro exemplo com dois indivíduos de raça pura que representam dois caracteres diferentes: Acoplamos uma cobaia negra de pêlo curto (N.C.), com uma cobaia fêmea de pêlo de pêlo branco e longo (B.L.).Os genes (N.C.) são dominantes, os genes (B.L.) são recessivos. Na primeira geração, todos os descendentes assemelham-se a um parente devido à dominância dos genes negro de pêlo curto sobre os genes recessivos branco longos: são os híbridos ou heterodiegéticos. Na 2ª geração, os factores (negros/ brancos) separam-se e juntam-se independentemente aos factores (curto/longo). Obtém-se de seguida, cruzamentos de híbridos entre eles: 4 tipos com 9(N.C.), 3(N.L.), 3(B.C.) e 1(B.L.), ou seja, um total de 16 combinações de genes sobre 4 tipos. Um só de cada tipo, é homodiegético: com pares destes animais, cruzados entre eles, dão produtos diferentes dos pais. Os restantes são heterodiegéticos, mesmo sendo de aparência semelhante. A presença de factores diferentes produzirá, em caso de cruzamento, produtos instáveis e heterogéneos. Não nos podemos fiar nas aparências, para se obter produtos idênticos aos pais. Esta transmissão hereditária de Mendel não é matemática e não pode ser lida à letra! Dentro de cada raça, os caracteres são muito numerosos (crânio, morfologia do corpo ou dos membros, pigmentações, casos patológicos transmissíveis, etc...).todos estes elementos não são distribuídos numa ordem precisa, quer dizer, são distribuídos ao acaso. Por vezes, existem caracteres dominantes que não são, como vimos anteriormente, automaticamente transmissíveis, mas precisamos deter em conta a selecção, que aparece frequentemente na sua descendência. É preciso saber descobri-los para conserva-los na criação e eliminar defeitos e certos caracteres ditos "letais" que transmitem a morbidez (morte antes do nascimento, ou logo após). A tarefa do criador não é fácil! Deve-se ter uma grande experiência, que só se adquire com o tempo.

6 Um espírito de observação muito desenvolvido, um conhecimento preciso da morfologia do cão, da genealogia e algumas noções de genética. (2) Dados sobre a consanguinidade: Para conservar o tipo de raça, é preciso praticar a consanguinidade dirigida e seleccionar. O corre-nos que ela produz degenerescência, taras e infecundidade. Isto é verdadeiro, mas da selecção mista, feita pelo criador, deve fazer-se a triagem do tipo do joio. Basta-nos constatar a selecção natural entre os animais selvagens, que se reproduzem entre pais: os mais francos desaparecem, mas entre aqueles que sobrevivem podemos observar vitalidade e beleza. Não podemos esquecer que a constituição de uma raça só acontece pela realização da consanguinidade. Entre os faraós, os Patolomeus casavam-se entre irmãos e irmãs. Estas uniões consanguíneas constituíram linhas de pura beleza, do qual o Apogeu foi Cleópatra, que se tinha casado com um dos seus irmãos. Não nos parece que tais uniões tenham tido resultados desastrosos, se consideramos a idade avançada dos faraós, como Seti ou Ramsés II, e da longevidade, a mais importante da história. Pode-se resumir, que a mortalidade infantil e as taras engendradas pelos casamentos consanguíneos, na análise de períodos mais recentes; como por exemplo a hemofilia na família imperial russa ou do prognatismo na família Habsbourg. A consanguinidade tem inconvenientes, mas também tem vantagens: Aperfeiçoamento na qualidade ou da produção de leite e da carne do gado, melhoria da constituição e velocidade dos cavalos, que resultam da prática dos criadores, sensíveis às qualidades que podem retirar da genética.

7 Os criadores de raças caninas, com pouca visão, opuseram-se à consanguinidade, acabando por introduzir na sua criação taras, muitas vezes irrecuperáveis. Mas a prática de cruzamentos sem método nem discernimento conduziram a "pararem no tempo" em relação ao progresso que a ciência lhe poderia oferecer. É preciso, portanto, abandonar o empirismo. O principal objectivo da criação é a conservação do tipo da raça, estabelecendo um programa baseado na selecção, no cruzamento, na consanguinidade e no conhecimento de leis de hereditariedade. (b) Consanguinidade estreita: É praticada entre parentes próximos, seja em linha directa, entre pai e filha ou mãe e filho, seja em linha colateral, entre irmãos e irmãs. A associação de genes de dois conjuntos, faz com que apareça-mos seus produtos as qualidades dominantes dos seus pais, mas também, é claro, os defeitos: a selecção fará a triagem. Desde o começo da criação, na qual se deseja aperfeiçoar os exemplares, criar-se-á várias estirpes provenientes dos dois primeiros reprodutores escolhidos pelas suas qualidades (no mínimo2ou3 estirpes). É preciso, em seguida para cada uma, praticar uma criação consanguínea muito estreita, sem se preocupar com as aberrações que podem ser numerosas, nas primeiras gerações. Entre os sobreviventes fortes de cada geração, é preciso seleccionar severamente os animais robustos e os mais conformes do tipo desejado, eliminando da criação os reprodutores de aparência vigorosa, que dariam á nascença cachorros tarados. Depois de algumas gerações assim conduzidas, podemos permitir uniões entre sujeitos de estirpes sanguíneas diferentes criadas paralelamente. Teremos assim, fixado a individualidade de cada um, mas também lucraremos de um certo grau de onerosidade (mistura de sangues diferentes) suficiente para neutralizar alguns genes raros letais que possam subsistir na estirpe seleccionada.

8 Método de Cruzamento de (Out Cross Lienhart): Certos criadores utilizam este método para melhorar a sua fonte, que acabou por ser deficiente introduzindo um sangue novo. Utilização de um cão totalmente estranho à criação ou mesmo num ascendente real. Utilizando um reprodutor estranho, escolhido pelas suas qualidades, para fecundar uma ou mais cadelas de criação, o macho lega aos seus cachorros, a metade dos genes que venham a juntar-se aos da mãe. A primeira geração é habitualmente vigorosa. Nas seguintes, deve-se utilizar unicamente um macho, o mais semelhante possível à cadela reprodutora e prosseguir a consanguinidade dentro desta linhagem. Este método é um pau de dois bicos, em que arriscamos de introduzir na nossa criação caracteres não desejáveis, podendo destruir a homogeneidade pacientemente adquirida. É preferível escolher um ancestral de grande mérito, ainda capaz de procriar; a sua influência pode então exercer largamente, por acumulação de genes favoráveis, e depois continuar com a consanguinidade estreita entre pais e filhas ou irmãs e irmãos. Inconvenientes dos métodos de consanguinidade: Exigem-se à partida, animais excepcionais. Caso contrário arrisca-se a perpetuar linhas medíocres. Estas linhas não são lucrativas, os defeitos são graves e é fundamental eliminar impiedosamente as taras e os defeitos. O criador deve ter paciência e perserverância apesar de os resultados serem por vezes aleatórios e decepcionantes. Deve dispor de três requisitos: espaço, tempo e dinheiro! Este método, melhoram em absoluto, não está ao dispor de todos. E estes resultaram na criação moderna de animais consumíveis (aves, ovinos, bovinos, cavalos) com resultados espectaculares. É por vezes difícil de adoptar na criação canina essencialmente amadora.

9 (c) Cruzamentos de exemplares pertencentes a famílias diferentes: É um método de selecção com base num conjunto de caracteres aparentes. O cruzamento consiste em cruzar o melhor cão com a melhor cadela, com base num conjunto de qualidades de ambos ou por uma qualidade particular. Podemos produzir um cão de exposição mas não se pode fixar um carácter transmissível para a criação. Se o resultado é satisfatório, é apenas provisório. É necessário recorrer novamente à consanguinidade para fazer com que apareçam, na sua descendência, caracteres dominantes, qualidades, defeitos ou taras. Isto só é possível se conhecermos o modo de transmissão. (d) Transmissão hereditária de uma tara ou de um defeito: 1. Um macho aparentemente normal, portador de uma tara escondida (dita recessiva), fecunda uma cadela sã. Os genes do resultado do cruzamento repartem-se pela metade em cada descendente, seja 50% de descendentes normais e 50% de exemplares aparentemente normais, mas portadores de uma tara invisível. Nesta primeira geração não há aparição de taras e é impossível distinguir um cachorro normal de um cachorro portador. É preciso sorte para escolhermos os bons cachorros! 2. Se reproduzir-mos com dois exemplares aparentemente normais, mas cada um portador de uma tara, a reunião de genes tarados incluídos em cada reprodutor geram 25% de exemplares normais, 50% São portadores aparentemente normais e 25% são exemplares tarados (é o caso de todos os híbridos).mais uma vez, é preciso ter sorte na escolha dos bons cachorros. (somente ¼ em vez de ½). 3. Nestas condições, como é que podemos identificar um cão sujeito de ser portador de uma tara transmissível, nas gerações futuras?

10 A solução mais segura e mais rápida possível é praticar o teste de cruzamento experimental "test mating "ou então "back cross"que consiste cruzar uma cadela com um cão explicitamente tarado. Se o cão é portador de alguma tara, terá na sua ascendência 50% de cães tarados aparentes, senão, o cão é normal, sem tara. Toda a sua descendência é aparentemente normal, embora portadores de uma tara transmissível às gerações seguintes. Para simplificar, dizemos que, na prática, o teste mais seguro na identificação de uma tara escondida é a produção de pelo menos um exemplar aparentemente tarado, resultado da união das taras de dois genitores. PODEMOS CONSIDERAR UM MÉTODO DE CRIAÇÃO? Este artigo, publicado pelo mesmo autor, está na sequência do anterior. Permite-nos desmistificar expressões, tais como consanguinidade, taras, etc. Vai também perceber, tempo. porque só alguns criadores se perpetuam no Os regulamentos actuais de criação praticados essencialmente pelos países germânicos, querem incutirmos e mesmo obrigar a criar com baseiem modelos "científicos". Convença-se que criar é uma arte e o criador é o artista e não é possível "castrar" a sua verdadeira inspiração! Os métodos já expostos podem permitir obter uma criação homogénea da raça pura. Este termo "raça pura" aplica-se ao cão que descende directamente, sem cruzamento, da sua própria raça. Ao longo do tempo, o cruzamento entre raças diferentes era praticado com a finalidade de recorrer a qualidades próprias de cada uma delas. Nesta selecção está igualmente, a consanguinidade.

11 Devido à diminuição dos cães existentes, provocado pelas guerras e pelo desaparecimento de predadores de rebanhos, individualizou-se um tipo de "raça".foi graças ao esforço dos cinófilos, mais conhecedores e aos amadores que se produziram estalões, que reconhecem as raças puras. Ao longo do tempo, selecção e consanguinidade caminham de mãos dadas. Actualmente a genética permite compreender a transmissão de caracteres hereditários. O estudo da morfologia do cão, a sua ascendência e a sua descendência, associada a uma consanguinidade racional e a uma selecção rigorosa, permitem o melhoramento das raças. Esta é uma tarefa, que é facilitada por um conjunto de factores (aliados) incluídos em múltiplos genes, de que uma adição cumulativa transmite hereditariamente certos aspectos de conformação fortemente transmissíveis, tais como a angulação anterior, o comprimento dos membros, o tamanho, o comportamento, a inteligência etc... Esta morfologia depende de uma forte, hereditariedade familiar, e é importante procurar qualidades nos ascendentes ou descendentes dos reprodutores. Diferente das leis de Mendel, que se aplicam a caracteres transmissíveis independentes de um ou outros, existem num mesmo cromossoma caracteres inseparáveis, ligados à combinação inicia. O criador deve procurar a concentração de genes, com base em observações anteriores, dos melhores reprodutores para fixar um ou mais caracteres particulares. Isto só é possível se o criador dirigir a consanguinidade, que a competência e espírito de observação lhe irão permitir, na descoberta do caracter repetitivo, mais ou menos aparente, que se transmite ao longo da linha e eliminar do seu canil os defeitos ou taras irreversíveis. É preciso começar com progenitores de qualidade, antecipadamente testados por um cruzamento experimental com vista a eliminar uma tara ou pelo exame dos ascendentes ou descendentes. É igualmente possível verificar se o macho reprodutor "marca" e criar com cadelas diferenciadas para controlar a transmissão de qualidades. É mais difícil faze-lo com uma cadela, já que a sua reprodução é limitada no tempo. Aqui, o título de campeão não é garantia suficiente.

12 Um campeão ou um cão nascido na casa de um criador com um afixo reconhecido, podem gerar maus cães. A introdução de um cão estranho vai provocar uma mistura de sangues e portanto de qualidades ou defeitos que se transmitirão às gerações seguintes. A utilização repetida de um determinado cão destrói homogeneidade do canil, apesar de uma selecção controlada e de resultados aceitáveis: O risco é grande de aparecerem defeitos ou taras irreversíveis. A consanguinidade estreita entre pais e filhos, com selecção consciente, contribuem para fixar o tipo de reprodutor escolhido. Veja um exemplo teórico mas significativo: cruza-se a filha com o pai, ou o filho com a mãe e na segunda geração, a neta com o avô e na terceira geração o bisneto com o bisavô e assim em diante... em cada geração, após separação dos cromossomas nas células sexuais o cachorro gerado recebe metade dos cromossomas, os genes do macho, mas perde de cada vez, a metade dos cromossomas da fêmea. Devido à concentração de genes do ancestral comum, temos grandes possibilidades de encontrar um ou vários caracteres na sua descendência, na condição de que outras não se percam pelo caminho. O Professor: Queinnec, exibe o processo seguinte: 50% para o filho/a - 1ª geração % = 75% para a 2ª geração ,5% = 87,5% para a 3ª geração ,25% = 93,75% para a 4ª geração 93,75 + 3,12% = 96,85% para a 5ª geração O que é, em aproximadamente 10 anos, 5 gerações, o produto acabado assemelhe-se verdadeiramente ao seu ancestral.

13 Para evitar os inconvenientes desta consanguinidade directa, podemos praticar uma consanguinidade larga, ou seja, cruzar pares cada vez mais longínquos, como por exemplo parentes de 3ª grau, tios e tias, primos e primas. Para permitir a homogeneidade na criação consanguinidade estreita. é preciso uma fase de Para revigorar a criação, podemos utilizar, por vezes, um reprodutor diferente, na condição que "marque" fortemente e de voltar seguidamente à consanguinidade estreita. Escolher sempre, bons reprodutores, pela sua morfologia e pelos caracteres hereditários dos seus ancestrais ou descendentes. O jovem criador deve conhecer perfeitamente o estalão que vai adquirir, por princípios sólidos degenética, isto é importantíssimos! Não esquecer estes princípios, para não assistirmos ao desaparecimento das verdadeiras raças!

CONSANGUINIDADE EM ANIMAIS

CONSANGUINIDADE EM ANIMAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA MELHORAMENTO ANIMAL CONSANGUINIDADE EM ANIMAIS 1. CONSANGUINIDADE A consangüinidade

Leia mais

O primeiro a realizar trabalhos rigorosos nesta área foi Gregor Mendel, baseando-se na análise estatística de resultados experimentais obtidos em

O primeiro a realizar trabalhos rigorosos nesta área foi Gregor Mendel, baseando-se na análise estatística de resultados experimentais obtidos em O primeiro a realizar trabalhos rigorosos nesta área foi Gregor Mendel, baseando-se na análise estatística de resultados experimentais obtidos em cruzamentos realizados com a ervilheira (Pisum sativum).

Leia mais

Entendendo a herança genética. Capítulo 5 CSA 2015

Entendendo a herança genética. Capítulo 5 CSA 2015 Entendendo a herança genética Capítulo 5 CSA 2015 Como explicar as semelhanças entre gerações diferentes? Pai e filha Avó e neta Pai e filho Avó, mãe e filha Histórico Acreditava na produção, por todas

Leia mais

Campos do Lis. As linhagens actuais do Cão de Castro Laboreiro BOBI

Campos do Lis. As linhagens actuais do Cão de Castro Laboreiro BOBI NEWSLETTER Nº 18 / Outubro 2010 Esta newsletter destina-se a ser um espaço de informação e divulgação dos Cães de Castro Laboreiro, detentores do afixo de criador "", bem como um espaço de intervenção

Leia mais

Lei da Segregação. Experimentos de Mendel

Lei da Segregação. Experimentos de Mendel Lei da Segregação Os trabalhos do monge Agostinho Gregor Mendel, realizados há mais de um século, estabeleceram os princípios básicos da herança, que, até hoje, são aplicados nos estudos da Genética. A

Leia mais

GENÉTICA MENDELIANA. Msc. Carlos Figueirêdo

GENÉTICA MENDELIANA. Msc. Carlos Figueirêdo GENÉTICA MENDELIANA Msc. Carlos Figueirêdo MENDELISMO 1. Termos e expressões 2. Mendel 3. Experimentos de Mendel 4. Primeira lei de Mendel 5. Segunda lei de Mendel Termos e expressões Característica:

Leia mais

Curso: Veterinária 2 Semestre Campus Palotina. Professor. Dr. Robson Fernando Missio rfmissio@yahoo.com.br

Curso: Veterinária 2 Semestre Campus Palotina. Professor. Dr. Robson Fernando Missio rfmissio@yahoo.com.br Curso: Veterinária 2 Semestre Campus Palotina Professor Dr. Robson Fernando Missio rfmissio@yahoo.com.br Alelo formas alternativas de um gene; Os genes podem existir em diferentes versões chamadas alelos

Leia mais

MENDELISMO. Primeira Lei de Mendel ou Princípio da Segregação ou Lei da pureza dos gametas:

MENDELISMO. Primeira Lei de Mendel ou Princípio da Segregação ou Lei da pureza dos gametas: Genética Animal - Mendelismo 1 MENDELISMO Primeira Lei de Mendel ou Princípio da Segregação ou Lei da pureza dos gametas: Mendel concluiu que os padrões hereditários são determinados por fatores (genes)

Leia mais

Genética I: Mendel, Mitose e Meiose

Genética I: Mendel, Mitose e Meiose Página 1 de 6 Genética I: Mendel, Mitose e Meiose Uma forma de estudar a função biológica é pegar um organismo/célula e dividi-lo em componentes, como as proteínas, e então estudar os componentes individuais.

Leia mais

Lista de Exercícios Herança Sexual

Lista de Exercícios Herança Sexual Meus queridos alunos, preparei para vocês uma lista de atividades abordando o conteúdo estudado por nós esta semana. Espero que vocês aproveitem o final de semana para resolver esses exercícios segundo

Leia mais

O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário

O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário que a mutação esteja em homozigose (doença autossômica

Leia mais

MELHORAMENTO DE PLANTAS AUTÓGAMAS POR HIBRIDAÇÃO

MELHORAMENTO DE PLANTAS AUTÓGAMAS POR HIBRIDAÇÃO MELHORAMENTO DE PLANTAS AUTÓGAMAS POR HIBRIDAÇÃO 7 INTRODUÇÃO Vimos no capítulo anterior a utilização da seleção no melhoramento de espécies autógamas. O requisito básico para utilizarmos essa técnica

Leia mais

GENÉTICA MENDELIANA. Professora Mariana Peixoto

GENÉTICA MENDELIANA. Professora Mariana Peixoto GENÉTICA MENDELIANA Professora Mariana Peixoto MENDELISMO 1. Termos e expressões 2. Mendel 3. Experimentos de Mendel 4. Primeira lei de Mendel 5. Segunda lei de Mendel 1. Termos e expressões Característica:

Leia mais

A Genética Mendeliana

A Genética Mendeliana MATERIAL DE APOIO A Genética Mendeliana O conceito de um fator hereditário como determinante das características de um indivíduo foi introduzido primeiramente por Gregor Mendel em 1865, embora ele não

Leia mais

Metodos de Criação! Agradecemos ao Dr. Giralt, grande Cinófilo Francês e criador mundialmente reputado,

Metodos de Criação! Agradecemos ao Dr. Giralt, grande Cinófilo Francês e criador mundialmente reputado, Metodos de Criação! É preciso que a tecnologia e a ciência persistam. Métodos que possam vir ajudar os criadores. Agradecemos ao Dr. Giralt, grande Cinófilo Francês e criador mundialmente reputado, durante

Leia mais

Património Genético. Genética - estuda a transmissão de características de uma geração para a outra

Património Genético. Genética - estuda a transmissão de características de uma geração para a outra Património Genético Genética - estuda a transmissão de características de uma geração para a outra E o que acontece quando os pais se cruzam com outros de caracteres opostos? Por que pais altos geram

Leia mais

o hemofílico. Meu filho também será?

o hemofílico. Meu filho também será? A U A UL LA Sou hemofílico. Meu filho também será? Nas aulas anteriores, você estudou alguns casos de herança genética, tanto no homem quanto em outros animais. Nesta aula, analisaremos a herança da hemofilia.

Leia mais

Capítulo 2 Endogamia. Acasalamentos Preferenciais. Introdução

Capítulo 2 Endogamia. Acasalamentos Preferenciais. Introdução Capítulo 2 Endogamia Acasalamentos Preferenciais Introdução No capítulo anterior foi demonstrado que se os acasalamentos forem aleatórios, as populações têm proporções genotípicas equivalentes às calculadas

Leia mais

Genética de Populações

Genética de Populações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA MELHORAMENTO ANIMAL Genética de Populações COMO SE CONSEGUE ATINGIR OS OBJETIVOS DO

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO Professor: CRISTINO RÊGO Disciplina: CIÊNCIAS Assunto: FUNDAMENTOS DE GENÉTICA Belém /PA BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO 1. (UFMG) Indique a proposição que completa, de forma correta, a afirmativa abaixo:

Leia mais

Modelos BioMatemáticos

Modelos BioMatemáticos Modelos BioMatemáticos http://correio.fc.ul.pt/~mcg/aulas/biopop/ Pedro J.N. Silva Sala 4.1.16 Departamento de Biologia Vegetal Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Pedro.Silva@fc.ul.pt Genética

Leia mais

QUESTÃO 01 QUESTÃO 02(UNISA)

QUESTÃO 01 QUESTÃO 02(UNISA) Disciplina: Biologia Data: /09/2012 Professor: Luiz Carlos Panisset Travassos Turma: 3º Tipo de Atividade: Atividades de recuperação Segmento:EM/Agro Etapa:2ª Nome do(a) aluno(a): QUESTÃO 01 Uma criança

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GENÉTICA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GENÉTICA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GENÉTICA PROFESSORA: SANDRA BIANCHI ASSUNTOS ESTUDADOS NA GENÉTICA ESTUDO DOS GENES E DA HEREDITARIEDADE A GENÉTICA E A MATEMÁTICA ESTUDANDO PROBABILIDADE FÓRMULA GERAL: P(A) =

Leia mais

Vizinho Seu José, isto vai ser muito difícil de conseguir; melhor o senhor comprar outros porcos com esse jeitão.

Vizinho Seu José, isto vai ser muito difícil de conseguir; melhor o senhor comprar outros porcos com esse jeitão. Exercício 1: (UFSC 2010) Seu José da Silva, um pequeno criador de porcos do Oeste do Estado de Santa Catarina, desejando melhorar a qualidade de sua criação, comprou um porco de raça diferente daquela

Leia mais

Um estudante de 23 anos, doador de sangue tipo universal, é moreno, tem estatura mediana e pesa 85 kg. Todas as alternativas apresentam

Um estudante de 23 anos, doador de sangue tipo universal, é moreno, tem estatura mediana e pesa 85 kg. Todas as alternativas apresentam Um estudante de 23 anos, doador de sangue tipo universal, é moreno, tem estatura mediana e pesa 85 kg. Todas as alternativas apresentam características hereditárias desse estudante que são influenciadas

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA 3º Trimestre/2014 GABARITO

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA 3º Trimestre/2014 GABARITO NOME: ANO: 2º EM Nº: PROF.(A): Claudia Lobo DATA: ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO PARALELA PREVENTIVA 3º Trimestre/2014 GABARITO 1. A fenilcetonúria é uma doença que tem herança autossômica recessiva. Considere

Leia mais

13.01. Os casos onde dois ou mais genes influenciam uma só característica são denominados de Interações Genéticas. RREE, RrEE, RrEe, RREe

13.01. Os casos onde dois ou mais genes influenciam uma só característica são denominados de Interações Genéticas. RREE, RrEE, RrEe, RREe BIO 5E aula 13 13.01. Os casos onde dois ou mais genes influenciam uma só característica são denominados de Interações Genéticas. 13.02. FENÓTIPOS Rosa Ervilha Noz Simples GENÓTIPOS RRee, Rree rree, rree

Leia mais

Unidade: Sistemas de Reprodução Animal. Revisor Textual: Profa. Ms. Alessandra Fabiana Cavalcante

Unidade: Sistemas de Reprodução Animal. Revisor Textual: Profa. Ms. Alessandra Fabiana Cavalcante Unidade: Sistemas de Reprodução Animal Revisor Textual: Profa. Ms. Alessandra Fabiana Cavalcante Reprodução Natural: Ao acaso Determinada pelo ser humano: Pressão seletiva para características desejáveis

Leia mais

Esse raciocínio é correto e não serve apenas para a espécie humana. Todas as espécies de seres vivos realizam a reprodução para a continuação da vida.

Esse raciocínio é correto e não serve apenas para a espécie humana. Todas as espécies de seres vivos realizam a reprodução para a continuação da vida. Você sabe qual é a importância da reprodução humana? Se alguém lhe perguntasse isso você responderia rapidamente: Para a manutenção ou perpetuação da espécie. Esse raciocínio é correto e não serve apenas

Leia mais

Campos do Lis. Registos e certificação do Cão de Castro Laboreiro. Como é do conhecimento geral compete ao Clube Português de Canicultura (CPC) a

Campos do Lis. Registos e certificação do Cão de Castro Laboreiro. Como é do conhecimento geral compete ao Clube Português de Canicultura (CPC) a NEWSLETTER Nº 20 / Novembro 2010 Esta newsletter destina-se a ser um espaço de informação e divulgação dos Cães de Castro Laboreiro, detentores do afixo de criador "", bem como um espaço de intervenção

Leia mais

LINKAGE E OS MAPAS GENÉTICOS

LINKAGE E OS MAPAS GENÉTICOS Disciplina: Biologia Série: 2ª série EM - 1º TRIM Professora: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Linkage e os Mapas Genéticos Humanos LINKAGE E OS MAPAS GENÉTICOS Os trabalhos de Gregor Mendel não foram

Leia mais

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são

O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são Atividade extra Fascículo 2 Biologia Unidade 4 Questão 1 O DNA é formado por pedaços capazes de serem convertidos em algumas características. Esses pedaços são chamados de genes. Assinale abaixo quais

Leia mais

Professora Alessandra Vieira

Professora Alessandra Vieira Sucessão Legítima Conceito: A sucessão legítima ou ab intestato, é a que se opera por força de lei e ocorre quando o de cujus tem herdeiros necessários que, de pleno direito, fazem jus a recolher a cota

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Mendel, o pai da genética - Parte I. Os fundamentos da hereditariedade: Biografia de Gregor Mendel

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Mendel, o pai da genética - Parte I. Os fundamentos da hereditariedade: Biografia de Gregor Mendel Mendel, o pai da genética - Parte I Conteúdos: Tempo: Objetivos: Descrição: Produções Relacionadas: Os fundamentos da hereditariedade: Biografia de Gregor Mendel 5 minutos para cada áudio. Avaliar se o

Leia mais

Roteiro de aula prática 3º ano Prática 3 Primeira Lei de Mendel

Roteiro de aula prática 3º ano Prática 3 Primeira Lei de Mendel Roteiro de aula prática 3º ano Prática 3 Primeira Lei de Mendel Pergunta: Nós herdamos características dos nossos pais? Como isso acontece? Objetivos: Ensinar sobre as leis de transmissão de características

Leia mais

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano

24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano 24 O uso dos manuais de Matemática pelos alunos de 9.º ano Mariana Tavares Colégio Camões, Rio Tinto João Pedro da Ponte Departamento de Educação e Centro de Investigação em Educação Faculdade de Ciências

Leia mais

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I

Áudio. GUIA DO PROFESSOR Síndrome de Down - Parte I Síndrome de Down - Parte I Conteúdos: Tempo: Síndrome de Down 5 minutos Objetivos: Auxiliar o aluno na compreensão do que é síndrome de Down Descrição: Produções Relacionadas: Neste programa de Biologia

Leia mais

INTERAÇÃO GÊNICA EPISTASIA POLIGENIA OU HERANÇA QUANTITATIVA. PM/Bombeiro - PR. Oromar Ciências Humanas Parte 03. Foto das cristas de galinhas

INTERAÇÃO GÊNICA EPISTASIA POLIGENIA OU HERANÇA QUANTITATIVA. PM/Bombeiro - PR. Oromar Ciências Humanas Parte 03. Foto das cristas de galinhas INTERAÇÃO GÊNICA Ocorre quando dois ou mais pares de genes, situados em cromossomos homólogos diferentes, interagem entre si para determinar uma mesma característica. FENÓTIPOS Crista ervilha Crista rosa

Leia mais

Matéria: biologia Assunto: hereditariedade e diversidade da vida Prof. enrico blota

Matéria: biologia Assunto: hereditariedade e diversidade da vida Prof. enrico blota Matéria: biologia Assunto: hereditariedade e diversidade da vida Prof. enrico blota Biologia Princípios Básicos de Genética A genética é a parte da biologia que trata do estudo dos genes e de suas manifestações,

Leia mais

Primeira Lei de Mendel e Heredograma

Primeira Lei de Mendel e Heredograma Primeira Lei de Mendel e Heredograma 1. (UFC-2006) Leia o texto a seguir. A Doença de Alzheimer (D.A.) (...) é uma afecção neurodegenerativa progressiva e irreversível, que acarreta perda de memória e

Leia mais

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente.

Começo por apresentar uma breve definição para projecto e para gestão de projectos respectivamente. The role of Project management in achieving Project success Ao longo da desta reflexão vou abordar os seguintes tema: Definir projectos, gestão de projectos e distingui-los. Os objectivos da gestão de

Leia mais

Unidade 7. Reprodução e hereditariedade

Unidade 7. Reprodução e hereditariedade Unidade 7 Reprodução e hereditariedade O ESTUDO DA HEREDITARIEDADE Teoria da pré-formação ou Progênese: dentro de cada semente (gameta) existiam miniaturas de seres humanos, chamados homúnculos. Gregor

Leia mais

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal

memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal memmolde Norte: uma contribuição para a salvaguarda da memória colectiva da indústria de moldes do Norte de Portugal Nuno Gomes Cefamol Associação Nacional da Indústria de Moldes MEMMOLDE NORTE As rápidas

Leia mais

Principios Genéticos de Selecção e Acasalamento: o Diamante de Gould

Principios Genéticos de Selecção e Acasalamento: o Diamante de Gould Principios Genéticos de Selecção e Acasalamento: o Diamante de Gould Por Ricardo Pereira A melhoria das suas aves deve ser sempre um objectivo em vista na mente de qualquer criador. Interessa, por isso,

Leia mais

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS

POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS POC 13 - NORMAS DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTAS 13.1 - Aspectos preliminares As demonstrações financeiras consolidadas constituem um complemento e não um substituto das demonstrações financeiras individuais

Leia mais

Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho MANUAL ENTREVISTADOR

Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho MANUAL ENTREVISTADOR DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS E SOCIAIS SERVIÇO DE ESTATÍSTICAS DEMOGRÁFICAS Situação dos migrantes e seus descendentes directos no mercado de trabalho MANUAL DO ENTREVISTADOR Março 2008 2

Leia mais

Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012

Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012 Entendendo a herança genética (capítulo 5) Ana Paula Souto 2012 CÂNCER 1) O que é? 2) Como surge? CÂNCER 1) O que é? É o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado

Leia mais

O cruzamento do charolês com o zebu (indubrasil, guzerá ou nelore) dá origem ao CANCHIM. Rústico e precoce, produz carne de boa qualidade.

O cruzamento do charolês com o zebu (indubrasil, guzerá ou nelore) dá origem ao CANCHIM. Rústico e precoce, produz carne de boa qualidade. OUTUBRO 2006 Para chegar ao novo animal, os criadores contaram com a ajuda do superintendente do laboratório de inseminação artificial Sersia Brasil, Adriano Rúbio, idealizador da composição genética

Leia mais

BIOLOGIA. Ano Lectivo 2013/2014. Aula 11

BIOLOGIA. Ano Lectivo 2013/2014. Aula 11 BIOLOGIA Ano Lectivo 2013/2014 Aula 11 Sumário (2 de Dezembro de 2013) Interpretação das primeiras experiências, descrição das segundas experiências e enunciados das leis de Mendel. Retrocruzamentos e

Leia mais

Pressupostos e diferenciações em relação ao senso comum

Pressupostos e diferenciações em relação ao senso comum Pressupostos e diferenciações em relação ao senso comum 1- O que distingue a atitude científica da atitude costumeira ou do senso comum? Antes de qualquer coisa, a ciência desconfia da veracidade de nossas

Leia mais

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,

Leia mais

Análise de Variância com dois ou mais factores - planeamento factorial

Análise de Variância com dois ou mais factores - planeamento factorial Análise de Variância com dois ou mais factores - planeamento factorial Em muitas experiências interessa estudar o efeito de mais do que um factor sobre uma variável de interesse. Quando uma experiência

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DE FLORESTAS TROPICAIS-PG-CFT INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA-INPA. 09/abril de 2014

PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DE FLORESTAS TROPICAIS-PG-CFT INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA-INPA. 09/abril de 2014 PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DE FLORESTAS TROPICAIS-PG-CFT INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA-INPA 09/abril de 2014 Considerações Estatísticas para Planejamento e Publicação 1 Circularidade do Método

Leia mais

Atividade extra. Questão 1. Questão 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia. A diversidade biológica é o fruto da variação genética.

Atividade extra. Questão 1. Questão 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia. A diversidade biológica é o fruto da variação genética. Atividade extra Questão 1 A diversidade biológica é o fruto da variação genética. Falar em biodiversidade e em tempo significa, necessariamente, falar de: a. Degeneração. b. Conservação. c. Evolução. d.

Leia mais

DESENVOLVENDO HABILIDADES EM GENÉTICA - PARTE I

DESENVOLVENDO HABILIDADES EM GENÉTICA - PARTE I DESENVOLVENDO HABILIDADES EM GENÉTICA - PARTE I Leia o texto abaixo com atenção. Considere que, nos pombos, a ausência de s é condicionada geneticamente. Nos cruzamentos que um criador realizava, ele observou

Leia mais

Capítulo 6 Movimentos

Capítulo 6 Movimentos Capítulo 6 Movimentos Neste capítulo pretende-se mostrar como se regista qualquer tipo de movimento. Começase por explicar como é composto o ecrã dos movimentos administrativos, todos os ícones a ele associados

Leia mais

Reprodução Sexuada Meiose e Fecundação

Reprodução Sexuada Meiose e Fecundação Reprodução Sexuada Meiose e Fecundação Aula nº 15 a 22/Out Aula nº 17 a 27/Out Aula nº 20 a 3/Nov Prof. Ana Reis2008 E há mais! Para tornar fecunda uma perdiz, basta que ela se encontre sob o vento: muitas

Leia mais

Primeira Lei de Mendel. Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/

Primeira Lei de Mendel. Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ 0 Primeira Lei de Mendel Natália A. Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com http://proenem.sites.ufms.br/ Primeira Lei de Mendel Mendel demonstrou que a herança não é obra do acaso e sim determinada por

Leia mais

TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária

TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária TEMA ORGANIZADOR: Saúde individual e comunitária UNIDADE TEMÁTICA: Saúde N.º DE Saúde Individual e Comunitária. - Desenvolvimento do conceito de saúde Definição de Saúde pela O.M.S..2 -Medidas para a promoção

Leia mais

CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO

CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO CAP. I ERROS EM CÁLCULO NUMÉRICO 0. Introdução Por método numérico entende-se um método para calcular a solução de um problema realizando apenas uma sequência finita de operações aritméticas. A obtenção

Leia mais

Herança Quantitativa

Herança Quantitativa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS - CCA PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA E MELHORAMENTO NÚCLEO DE ESTUDOS EM GENÉTICA E MELHORAMENTO Herança Quantitativa MÁRIO HENRIQUE INTRODUÇÃO

Leia mais

Quando dois eventos devem acontecer simultaneamente as probabilidades individuais devem ser MULTIPLICADAS.

Quando dois eventos devem acontecer simultaneamente as probabilidades individuais devem ser MULTIPLICADAS. Regra do E Quando dois eventos devem acontecer simultaneamente as probabilidades individuais devem ser MULTIPLICADAS. Regra do OU Quando deve acontecer um evento ou outro, as probabilidades devem ser SOMADAS.

Leia mais

Você está lendo o trecho grátis do ebook sobre Prazer Feminino escrito pelo Sexólogo Marlon Mattedi. Sua vida sexual nunca mais será a mesma.

Você está lendo o trecho grátis do ebook sobre Prazer Feminino escrito pelo Sexólogo Marlon Mattedi. Sua vida sexual nunca mais será a mesma. Você está lendo o trecho grátis do ebook sobre Prazer Feminino escrito pelo Sexólogo Marlon Mattedi. Sua vida sexual nunca mais será a mesma. Boa leitura 1 2 Marlon Mattedi COMO PROVOCAR ORGASMOS FEMININOS

Leia mais

GENÉTICA 1ª Lei de Mendel

GENÉTICA 1ª Lei de Mendel GENÉTICA 1ª Lei de Mendel 1) Um rato marrom foi cruzado com duas fêmeas pretas. Uma delas teve 7 filhotes pretos e 6 filhotes de cor marrom. A outra teve 14 filhotes de cor preta. Os genótipos do macho

Leia mais

A FAMÍLIA SILVA E SEUS GENES. Os filhos são diferentes, mas todos são Silva. Saiba como! ALBINO PIGMENTADO PROCEDIMENTO

A FAMÍLIA SILVA E SEUS GENES. Os filhos são diferentes, mas todos são Silva. Saiba como! ALBINO PIGMENTADO PROCEDIMENTO A FAMÍLIA SILVA E SEUS GENES Os filhos são diferentes, mas todos são Silva. Saiba como! ALBINO PIGMENTADO PROCEDIMENTO PROCEDIMENTO PARTE 1 Determinação dos genótipos dos pais 1.1. Observar a aparência

Leia mais

I. Os anticorpos são transferidos através da placenta.

I. Os anticorpos são transferidos através da placenta. Revisão para recuperação Questão 01) A descoberta dos sistemas sanguíneos ABO e Rh teve grande impacto na área médica, pois permitiu realizar transfusões de sangue apenas entre pessoas de grupos sanguíneos

Leia mais

Técnicas de manipulação cromossomica

Técnicas de manipulação cromossomica Técnicas de manipulação cromossomica Introdução Genética Contribuição Aquacultura Moderna Utilização de técnicas usadas em biotecnologia e engenharia genética Facilmente aplicadas nos peixes: Geralmente,

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

Cotagem de dimensões básicas

Cotagem de dimensões básicas Cotagem de dimensões básicas Introdução Observe as vistas ortográficas a seguir. Com toda certeza, você já sabe interpretar as formas da peça representada neste desenho. E, você já deve ser capaz de imaginar

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / / ENSINO: ( ) Fundamental (x) Médio SÉRIE: _3ª TURMA: TURNO: DISCIPLINA: _BIOLOGIA PROFESSOR: Silas Miranda 01- A genealogia abaixo apresenta

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas FAEM - DZ Curso de Zootecnia Genética Aplicada à Produção Animal

Universidade Federal de Pelotas FAEM - DZ Curso de Zootecnia Genética Aplicada à Produção Animal Universidade Federal de Pelotas FAEM - DZ Curso de Zootecnia Genética Aplicada à Produção Animal Genética clássica: mono, di e polihibridismo, alelismo múltiplo. A PRIMEIRA LEI DE MENDEL OU PRINCÍPIO DA

Leia mais

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1

Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 Cresce o numero de desempregados sem direito ao subsidio de desemprego Pág. 1 CRESCE O DESEMPREGO E O NUMERO DE DESEMPREGADOS SEM DIREITO A SUBSIDIO DE DESEMPREGO, E CONTINUAM A SER ELIMINADOS DOS FICHEIROS

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 55 HERANÇA LIGADA AO SEXO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 55 HERANÇA LIGADA AO SEXO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 55 HERANÇA LIGADA AO SEXO Mulher portadora Homem não afectado Gene normal Gene alterado Mulher portadora Mulher não afectada Homem não afectado Homem afectado Homem afectado

Leia mais

2. Representação Numérica

2. Representação Numérica 2. Representação Numérica 2.1 Introdução A fim se realizarmos de maneira prática qualquer operação com números, nós precisamos representa-los em uma determinada base numérica. O que isso significa? Vamos

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Juntando minha família

Plano de Aula MATEMÁTICA. Juntando minha família Plano de Aula MATEMÁTICA Juntando minha família Juntando minha família. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Matemá ca 2. Número e Operações 3. Álgebra - Funcões I.

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Genética Humana. Faculdade Anísio Teixeira. Prof João Ronaldo Neto

Genética Humana. Faculdade Anísio Teixeira. Prof João Ronaldo Neto Genética Humana Faculdade Anísio Teixeira Prof João Ronaldo Neto Jan/2012 Herança Multifatorial Herança Monogênica Herança Cromossômica Padrões de Herança Distúrbios Monogênicos São determinados por um

Leia mais

HERANÇA LIGADA AO X, HERANÇA LIMITADA PELO SEXO E HERANÇA INFLUENCIADA PELO SEXO

HERANÇA LIGADA AO X, HERANÇA LIMITADA PELO SEXO E HERANÇA INFLUENCIADA PELO SEXO Genética Animal - Herança 1 HERANÇA LIGADA AO X, HERANÇA LIMITADA PELO SEXO E HERANÇA INFLUENCIADA PELO SEXO Os cromossomos sexuais não são completamente homólogos, e portanto devese esperar que os padrões

Leia mais

Genética Básica. Coordenador: Victor Martin Quintana Flores. Exercícios Resolvidos

Genética Básica. Coordenador: Victor Martin Quintana Flores. Exercícios Resolvidos Genética Básica Coordenador: Victor Martin Quintana Flores Exercícios Resolvidos Genética Mendeliana 1- Uma planta de ervilha heterozigota que é alta e amarela, HhAa, é autofertilizada. Qual é a probabilidade

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Proposta de Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo

Proposta de Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo Proposta de Alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo Parecer da Federação Académica do Porto A participação de Portugal na subscrição da Declaração de Bolonha em Junho de 1999 gerou para o Estado

Leia mais

Usando o Excel ESTATÍSTICA. A Janela do Excel 2007. Barra de título. Barra de menus. Barra de ferramentas padrão e de formatação.

Usando o Excel ESTATÍSTICA. A Janela do Excel 2007. Barra de título. Barra de menus. Barra de ferramentas padrão e de formatação. Barra de deslocamento ESTATÍSTICA Barra de menus Barra de título Barra de ferramentas padrão e de formatação Barra de fórmulas Conjuntos e Células (Intervalos) Área de trabalho Separador de folhas Barra

Leia mais

Resistência de Bactérias a Antibióticos Catarina Pimenta, Patrícia Rosendo Departamento de Biologia, Colégio Valsassina

Resistência de Bactérias a Antibióticos Catarina Pimenta, Patrícia Rosendo Departamento de Biologia, Colégio Valsassina Resistência de Bactérias a Antibióticos Catarina Pimenta, Patrícia Rosendo Departamento de Biologia, Colégio Valsassina Resumo O propósito deste trabalho é testar a resistência de bactérias (Escherichia

Leia mais

FUNDAÇÃO MINERVA CULTURA ENSINO E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NOTA EXPLICATIVA

FUNDAÇÃO MINERVA CULTURA ENSINO E INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NOTA EXPLICATIVA NOTA EXPLICATIVA DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DO 1º CICLO DE ESTUDOS DO CURSO DE LICENCIATURA/MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITECTURA, CONDUCENTE AO GRAU DE LICENCIADO EM CIÊNCIAS DA ARQUITECTURA.

Leia mais

FILIAÇÃO NA FECUNDAÇÃO IN VITRO. Thiago Kotula Brondani

FILIAÇÃO NA FECUNDAÇÃO IN VITRO. Thiago Kotula Brondani 1 FILIAÇÃO NA FECUNDAÇÃO IN VITRO Thiago Kotula Brondani Os avanços médicos-científicos e a disseminação das técnicas de reprodução humana assistida tornaram necessária a imposição de limites éticos e

Leia mais

Entrevista ao Professor

Entrevista ao Professor Entrevista ao Professor Prof. Luís Carvalho - Matemática Colégio Valsassina - Lisboa Professor Luís Carvalho, agradecemos o tempo que nos concedeu para esta entrevista e a abertura que demonstrou ao aceitar

Leia mais

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina do Correio Para saber mais sobre Correio electrónico 1. Dicas para melhor gerir e organizar o Correio Electrónico utilizando o Outlook Express Criar Pastas Escrever

Leia mais

MARCA PRÓPRIA. Algumas empresas possuem sua própria marca, mas não produzem, apenas desenvolvem a mercadoria.

MARCA PRÓPRIA. Algumas empresas possuem sua própria marca, mas não produzem, apenas desenvolvem a mercadoria. MARCA PRÓPRIA Algumas empresas possuem sua própria marca, mas não produzem, apenas desenvolvem a mercadoria. Normalmente estas empresas iniciaram suas atividades com uma marca que se consolidou no mercado.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO GENÉTICA. Reprodução, Acasalamento, Manutenção e Algumas considerações...

CLASSIFICAÇÃO GENÉTICA. Reprodução, Acasalamento, Manutenção e Algumas considerações... CLASSIFICAÇÃO GENÉTICA Reprodução, Acasalamento, Manutenção e Algumas considerações... Classificação Genética Heterogênicos = outbred Isogênicos = Inbred Acasalamento Aleatório Não-Consangüíneos Acasalamento

Leia mais

Previsões só no fim do jogo: selecção natural irrelevante

Previsões só no fim do jogo: selecção natural irrelevante Previsões só no fim do jogo: selecção natural irrelevante Suponhamos que o leitor tem uma característica que lhe dá uma ligeira vantagem na luta pela sobrevivência. Por exemplo, um pescoço maior, que lhe

Leia mais

16.02. A recombinação genética ocorre em todos os pares de cromossomos das células humanas que estão em meiose.

16.02. A recombinação genética ocorre em todos os pares de cromossomos das células humanas que estão em meiose. BIO 6E aula 16 16.01. A pleiotropia ocorre quando um gene influencia mais de uma característica. Em genes que estão localizados no mesmo par de cromossomos porém distante um do outro, a maioria dos gametas

Leia mais

Escola Secundária Padre António Vieira

Escola Secundária Padre António Vieira CORRECÇÃO Escola Secundária Padre António Vieira Biologia 12º Ano 2008/2009 Teste sumativo nº 1 2º Período I O desenvolvimento de um novo ser depende de factores genéticos, mas também de factores hormonais.

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

Mensal. Saúde. Nacional TENHO O COLESTEROL ALTO OS MEUS FILHOS VÃO HERDÁ LO

Mensal. Saúde. Nacional TENHO O COLESTEROL ALTO OS MEUS FILHOS VÃO HERDÁ LO TENHO O COLESTEROL ALTO OS MEUS FILHOS VÃO HERDÁ LO A hipercolesterolemia familiar é uma doença genética que se manifesta desde a nascença e que está associada a um maior risco cardiovascular Em Portugal

Leia mais

GENÉTICA. a) 180 b) 240 c) 90 d) 120 e) 360

GENÉTICA. a) 180 b) 240 c) 90 d) 120 e) 360 GENÉTICA 1. O gene autossômico que condiciona pêlos curtos no coelho é dominante em relação ao gene que determina pêlos longos. Do cruzamento entre coelhos heterozigotos nasceram 480 filhotes, dos quais

Leia mais