COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS"

Transcrição

1 LITERATURA 2ª ETAPA 8º ANO/EF2 PROFESSORA: Alessandra Equipe de TI (Recebido em: 29/08/17, 13h47; Postado no site em: 29/08/17, 16h00). INTERTEXTUALIDADE Você sabia que os textos podem conversar entre si? Sim, isso é possível, e a esse fenômeno damos o nome de intertextualidade. Essa ocorrência pode ser implícita ou explícita, feita por meio de paródia ou por meio da paráfrase. O que esses variados tipos têm em comum? Todos eles resgatam referências nos chamados textosfonte, que são aqueles textos considerados fundamentais em uma cultura. Para que você entenda melhor o conceito de intertextualidade, basta analisar a estrutura da palavra: inter é um prefixo de origem latina e faz referência à noção de relação. Por isso, é correto afirmar que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos, assim como é correto afirmar que todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, e isso acontece em virtude das relações dialógicas firmadas. Veja só um exemplo: Bom conselho Chico Buarque Ouça um bom conselho Que eu lhe dou de graça Inútil dormir que a dor não passa Espere sentado Ou você se cansa Está provado, quem espera nunca alcança Venha, meu amigo Deixe esse regaço Brinque com meu fogo Venha se queimar Faça como eu digo Faça como eu faço Aja duas vezes antes de pensar Corro atrás do tempo Vim de não sei onde Devagar é que não se vai longe Eu semeio o vento Na minha cidade Vou pra rua e bebo a tempestade. COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS Ao ler a letra da música composta por Chico Buarque, você notou algo familiar? Provavelmente sim! Isso aconteceu porque o cantor e compositor apropriou-se de alguns ditados populares, mas em vez de citá-los, isto é, empregá-los como eles exatamente são, Chico optou por parodiá-los, invertendo seus significados e atribuindolhes novos sentidos, o que confere à música o efeito de humor. Esse tipo de estratégia textual é muito comum na literatura brasileira, recorrente principalmente no gênero poema. Veja outro exemplo de intertextualidade:

2 Veja, por exemplo, que o cartum de Caulos tem como texto-fonte o poema No Meio do Caminho de Carlos Drummond de Andrade, de No Meio do Caminho No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento Na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho Tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra. Como podemos ver, temos dois textos que, apesar de distantes no tempo e no espaço, dialogam entre si. A intertextualidade é exatamente essa relação, uma forma de diálogo entre dois ou mais textos. É importante considerar que a intertextualidade pode ocorrer entre textos de mesma natureza ou de naturezas diferentes. 01) Por que, no último quadrinho do cartum, o passarinho se define como prático? A seguir, veremos vários exemplos de intertextualidade, seja em forma de citação, paródia ou paráfrase. Citação Esse procedimento intertextual acontece quando um texto reproduz outro texto ou parte dele. Para sinalizar que houve a reprodução de outro texto, são utilizados alguns marcadores, como as aspas. Dessa forma, o texto deixa claro que o trecho ou o texto citado foi tirado de outra fonte. A compreensão adequada de um intertexto depende, naturalmente, do conhecimento do texto fonte. No exemplo dado, a propaganda buscou inspiração no texto bíblico "Do pó vieste e ao pó voltarás", marcando sua reprodução por meio de aspas. 01) Dentro do contexto bíblico, o que significa a passagem: "Do pó vieste e ao pó voltarás" 02) Explique o sentido que a citação produziu ao ser inserida na propaganda da Chevrolet. Propaganda Chevrolet (Foto: Reprodução)

3 Paródia A paródia consiste em uma subversão ao texto fonte, recriando-o de maneira satírica ou crítica. Dizendo de outra maneira, a paródia ironiza o texto original e inverte seu sentido. Canção do exílio (1847) é um dos textos mais parodiados da cultura brasileira, exercendo sua influência por várias gerações. Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Agora, leia parte da paródia composta pelo humorista e apresentador Jô Soares: Minha Dinda tem cascatas Onde canta o curió Não permita Deus que eu tenha De voltar pra Maceió. Minha Dinda tem coqueiros Da Ilha de Marajó As aves, aqui, gorjeiam Não fazem cocoricó. No poema de Gonçalves Dias, do final do século XIX, o eu lírico deseja cantar a saudade que sente de sua terra natal, o Brasil, enfatizando seus encantos e belezas naturais. O texto de Jô Soares, do final do século XX, desconstrói o sentido do texto original, já que o eu lírico quer distância da terra natal, pois prefere as mordomias da Casa da Dinda, como ficou conhecida a residência oficial do Presidente da República na época, Fernando Collor de Mello. Através da paródia, Jô Soares faz uma crítica aos escândalos de corrupção do governo, que culminaram no processo de impeachment do presidente. Paráfrase Fazer uma paráfrase significa reproduzir as ideias de um texto, só que utilizando outras palavras, dentro de uma nova montagem. É o recurso intertextual que se faz presente, por exemplo, em resumos, atas e relatórios, que fazem parte do nosso cotidiano. Veja um exemplo de paráfrase da tão parodiada Canção do exílio, de Gonçalves Dias: (...) Chega! Meus olhos brasileiros se fecham saudosos. Minha boca procura a "Canção do Exílio". Como era mesmo a "Canção do Exílio"? Eu tão esquecido de minha terra... Ai terra que tem palmeiras onde canta o sabiá! Perceba que o poema Europa, França e Bahia, de Carlos Drummond de Andrade, estabelece um diálogo com o texto de Gonçalves Dias, mas não tem uma intenção satírica é uma paráfrase. 01) Qual é a diferença marcante entre a paródia e a paráfrase? A intertextualidade na música/ literatura Monte Castelo é uma canção lançada no álbum As Quatro Estações, em um cenário conturbado dos anos 1980, marcado pelo movimento das Diretas Já. O nome Monte Castelo é uma homenagem que Renato Russo faz a um tio que lutou na batalha de Monte Castelo, na Itália, na 2ª guerra mundial, criticando as guerras e a falta de amor entre os homens. Renato Russo afirma: Monte Castelo foi feita a partir da junção de um soneto de Camões com uma parte do Novo Testamento, uma das coisas mais belas que já foram escritas. Não gosto muito de São Paulo, porque acho que as coisas que ele falou são horrorosas. Mas, no caso da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios, há uma coisa bonita... Monte Castelo Renato Russo É só o amor, é só o amor. Que conhece o que é verdade.

4 O amor é bom, não quer o mal. Não sente inveja ou se envaidece. O amor é o fogo que arde sem se ver. É ferida que dói e não se sente. É um contentamento descontente. É dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer. É solitário andar por entre a gente. É um não contentar-se de contente. É cuidar que se ganha em se perder. É um estar-se preso por vontade. É servir a quem vence, o vencedor; É um ter com quem nos mata a lealdade. Tão contrário a si é o mesmo amor. Estou acordado e todos dormem, todos dormem, todos dormem. Agora vejo em parte. Mas então veremos face a face. É só o amor, é só o amor. Que conhece o que é verdade. Amor é fogo que arde sem se ver Luis Vaz de Camões Amor é fogo que arde sem se ver. É ferida que dói e não se sente. É um contentamento descontente. É dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer. É solitário andar por entre a gente. É nunca contentar-se de contente. É cuidar que se ganha em se perder. É querer estar preso por vontade. É servir a quem vence, o vencedor. É ter com quem nos mata lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor? I carta de São Paulo aos Coríntios Texto bíblico Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse Amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse Amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tivesse Amor, nada disso me aproveitaria. O Amor é paciente, é benigno; o Amor não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo tolera, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O Amor nunca falha. Havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos; mas quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o Amor. Questões sobre os textos 1, 2 e A letra da música Monte Castelo de Renato Russo é um exemplo de intertextualidade, isto é, retoma um texto da Bíblia I Coríntios, capítulo 13 e o soneto de Camões O amor é fogo que arde sem se ver.

5 a. Leia o texto 3 - I carta de São Paulo aos Coríntios e destaque os trechos desse texto que estão presentes na canção de Renato Russo. b. Identifique, na canção de Renato Russo, versos que correspondem ao soneto de Camões. 2. Antítese é uma figura de linguagem que consiste na exposição de ideias opostas. Transcreva do texto Monte Castelo - versos que constituem antíteses. 3. Releia estes versos: E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria Interprete as expressões: língua dos homens ; língua dos anjos 4. Releia o poema de Camões e responda: a.quantas estrofes compõem o poema? Quantos versos há em cada estrofe? b. No soneto de Camões, qual seria o objetivo do eu lírico? 5. De acordo com o poema, pode-se dizer que as pessoas apaixonadas se doam sem esperar retribuição. Transcreva o verso que comprova essa ideia. 6. Interprete os seguintes versos: a. Amor é fogo que arde sem se ver b. É ter com quem nos mata lealdade c. É um estar-se preso por vontade 7.Observe os versos abaixo: a. Sem amor eu nada seria b. É um contentamento descontente c. É cuidar que se ganha em se perder Qual dos versos acima apresenta a ideia mais abrangente sobre o amor? Comente.

Amor e Consciência. Reflexões sobre a epístola magna do Amor.

Amor e Consciência. Reflexões sobre a epístola magna do Amor. Amor e Consciência Reflexões sobre a epístola magna do Amor. A EPÍSTOLA MAGNA DO AMOR EU MENOR EU MAIOR EGO FACE EVIDENTE E MASCARADA SER ESSENCIAL A EPÍSTOLA MAGNA DO AMOR Face Mascarada do Ego Face Evidente

Leia mais

CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ

CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ CURSO FORA DA CARIDADE NÃO HÁ MÓDULO 10 A CARIDADE SEGUNDO PAULO DE TARSO A CARIDADE SEGUNDO PAULO DE TARSO 1ª. EPÍSTOLA AOS CORINTOS CAPÍTULO 13 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos,

Leia mais

CURSO O LEGADO DE PAULO DE TARSO AO CRISTIANISMO REDIVIVO REFLEXÕES SOBRE AS CARTAS DE PAULO DE TARSO ADAPTADAS AO MOVIMENTO ESPÍRITA ATUAL

CURSO O LEGADO DE PAULO DE TARSO AO CRISTIANISMO REDIVIVO REFLEXÕES SOBRE AS CARTAS DE PAULO DE TARSO ADAPTADAS AO MOVIMENTO ESPÍRITA ATUAL CURSO O LEGADO DE PAULO DE TARSO AO CRISTIANISMO REDIVIVO REFLEXÕES SOBRE AS CARTAS DE PAULO DE TARSO ADAPTADAS AO MOVIMENTO ESPÍRITA ATUAL MÓDULO 4 O COMPROMISSO COM A CARIDADE A CARIDADE SEGUNDO PAULO

Leia mais

Amor em Perspectiva Cultural - John Lennon, Paulo de Tarso et al

Amor em Perspectiva Cultural - John Lennon, Paulo de Tarso et al Page 1 of 5 Universidade Federal do Amapá Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia Disciplina: Filosofia da Cultura Educador: João Nascimento Borges Filho Amor em Perspectiva

Leia mais

Fabiana Medeiros Júlio Balisa

Fabiana Medeiros Júlio Balisa Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Letras Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID Escola Estadual José Fernandes Machado Subprojeto: Língua Portuguesa Fabiana

Leia mais

As sete virtudes do lider amoroso

As sete virtudes do lider amoroso As sete virtudes do lider amoroso Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia,

Leia mais

Flora Prata Machado. Aluno do PEJ: quem é você, Por onde você andou? Dissertação de Mestrado

Flora Prata Machado. Aluno do PEJ: quem é você, Por onde você andou? Dissertação de Mestrado Flora Prata Machado Aluno do PEJ: quem é você, Por onde você andou? Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação

Leia mais

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore.

UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. UNIDADE: Pegar o bonde andando / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aprendizagem sobre ditos populares. MARCADORES Cultura; Arte popular; Folclore. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Aprender sobre ditos populares brasileiros.

Leia mais

Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz

Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz Bons dias Primeiro dia Jogando eu aprendo a ser feliz Pensamento do dia O esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas também - e eu diria sobretudo - um instrumento para comunicar valores que

Leia mais

DATA: 26 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA:

DATA: 26 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 26 / 09 / 2014 1 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JULHO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Por. Raphael Hormes. Monitor: Bruna Basile

Por. Raphael Hormes. Monitor: Bruna Basile Por. Professor: Eduardo Valladares Raphael Hormes Monitor: Bruna Basile Figuras de Linguagem 02 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. Canção do vento e da minha vida O vento varria as folhas, O vento varria os frutos,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA GUSTAVO AUGUSTO C. A. BORGES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O simbolismo é um movimento que atravessa o final

Leia mais

Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana.

Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana. Unidade IV Cultura A pluralidade na expressão humana. 30.2 Conteúdo: Intertextualidade no texto literário. Habilidade: Estabelecer, em textos de diferentes gêneros, relações entre recursos verbais e não

Leia mais

RENASCIMENTO David de Michelangelo (1504) CLASSICISMO INFLUÊNCIA TRADICIONAL VS INFLUÊNCIA CLÁSSICA OU RENASCENTISTA. A influência / corrente tradicional A influência / corrente clássica CORRENTE TRADICIONAL

Leia mais

Prof. Richard Brosler

Prof. Richard Brosler Prof. Richard Brosler richard.brosler@aedu.com http://www.brosler.pro.br/blog Pensando a Aula Problematizando a Aula Provocando novas situações Na última aula Senso comum Situações Problemas do dia a dia

Leia mais

Exercícios Revisionais de Língua Portuguesa e Literatura Para 15/06/2015

Exercícios Revisionais de Língua Portuguesa e Literatura Para 15/06/2015 Nome: Nº.: Ano: 1 T: Prof.: Luciana Arleu Vieira Data: 08/06/2015 Exercícios Revisionais de Língua Portuguesa e Literatura Para 15/06/2015 As primeiras manifestações literárias em galego-português ocorreram

Leia mais

Quando eu, senhora...

Quando eu, senhora... Quando eu, senhora... Sá de Miranda Quando eu, senhora, em vós os olhos ponho, e vejo o que não vi nunca, nem cri que houvesse cá, recolhe-se a alma em si e vou tresvariando, como em sonho. Isto passado,

Leia mais

Aula 6 A lírica camoniana

Aula 6 A lírica camoniana Aula 6 A lírica camoniana Lírica Camoniana Poemas em medida velha: Poemas em medida nova: - Tradição popular medieval - Doce estilo novo -- Influência de Petrarca: soneto - Redondilha Menor: pentassílabo

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Aula 4 Renascimento

Prof. Eloy Gustavo. Aula 4 Renascimento Aula 4 Renascimento Renascimento ou Renascença O florescimento intelectual e artístico que começou na Itália no século XIV, culminou nesse país no século XVI e influenciou enormemente outras partes da

Leia mais

A arte de escrever um soneto

A arte de escrever um soneto A arte de escrever um soneto Em primeiro lugar, não se ensina um poeta a escrever. Ele tira da alma o que sua mão escreve. Porém, a tarefa de escrever um soneto, uma obra considerada pelos intelectuais

Leia mais

QUANDO EU, SENHORA...

QUANDO EU, SENHORA... QUANDO EU, SENHORA... Sá de Miranda Quando eu, senhora, em vós os olhos ponho, e vejo o que não vi nunca, nem cri que houvesse cá, recolhe-se a alma em si e vou tresvariando, como em sonho. Isto passado,

Leia mais

Prof. Andriza M. Becker 1º Ano Ensino Médio Integrado

Prof. Andriza M. Becker 1º Ano Ensino Médio Integrado Prof. Andriza M. Becker 1º Ano Ensino Médio Integrado Introdução à literatura "A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta" Fernando Pessoa Dois pobres inválidos, bem velhinhos,

Leia mais

Atividades para os anos iniciais sobre o Natal. Atividades para os anos iniciais sobre o Natal

Atividades para os anos iniciais sobre o Natal. Atividades para os anos iniciais sobre o Natal Atividades para os anos iniciais sobre o Natal Atividades para os anos iniciais sobre o Natal Atividades para os anos iniciais sobre o Natal ÁRVORE EM FORMA DE TRIÃNGULO_PARA FAZÊ-LA PODE

Leia mais

Soneto a quatro mãos

Soneto a quatro mãos Soneto a quatro mãos Circus do Suannes "Aonde quer que eu vá, eu descubro que um poeta esteve lá antes de mim". Sigmund Freud Não sou de dar lição a ninguém, pois meu tempo de magistério pertence à História

Leia mais

AS BELEZAS DA ALMA. Pensamentos

AS BELEZAS DA ALMA. Pensamentos AS BELEZAS DA ALMA Pensamentos Resumo Este livro reflete a continuidade do livro Nas Intimidades da Alma, uma coletânea de frases e pensamentos extraídos da essência de minha alma. Elas podem dizer muito

Leia mais

Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto

Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto Atividades de Recuperação Paralela de Gramática/Texto 1º ano Ensino Médio Leia as orientações de estudos antes de responder às questões Conteúdos para estudos: aulas 13 a 24: - contextualização: apreensão

Leia mais

TENTE OUTRA VEZ (Paulo Coelho, Marcelo Motta e Raul Seixas, 1975) Você já ouviu esta canção? Procure encontrá-la e escutá-la!

TENTE OUTRA VEZ (Paulo Coelho, Marcelo Motta e Raul Seixas, 1975) Você já ouviu esta canção? Procure encontrá-la e escutá-la! UNIDADE: Vá por mim / Brasil SITUAÇÃO DE USO Aconselhamento. MARCADORES Relações sociais; Comportamento; Pessoas. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Compreender diferentes formas de dar conselhos ou dicas.

Leia mais

AULA 03 LITERATURA. Classicismo

AULA 03 LITERATURA. Classicismo AULA 03 LITERATURA Classicismo PROFª Edna Prado O Classicismo, terceiro grande movimento literário da língua portuguesa, marca o início a chamada Era Clássica da Literatura. A Era Clássica é formada por

Leia mais

Jovens estão perdendo audição por causa de fones de ouvido

Jovens estão perdendo audição por causa de fones de ouvido PROFESSOR(A): ELINELMA KURISAKA ALUNO(A): Nº SÉRIE: 8º ANO TURMA: TURNO: TARDE / /2019 1- No primeiro quadrinho a palavra corresponde a um processo de a) neologismo. b) redução. c) onomatopéia. d) estrangeirismo.

Leia mais

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta

Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta Amor & desamor Uma grande parte dos sonetos incluídos nesta edição foram garimpados criteriosamente pelo escritor Sergio Faraco, que os editou nos volumes Livro dos sonetos, Livro do corpo, Livro das cortesãs,

Leia mais

"Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018"

Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018 COLÉGIO SHALOM 65 Ensino Médio 1º Série Profº: Raul Dias Pimenta Disciplina: Literatura Trabalho de recuperação Estudante:. No. "Bem-vindos ao melhor ano de suas vidas #2018" Questão 1 Nos trechos abaixo,

Leia mais

DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO

DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO EU AMO VOCÊ: DEIXA-ME SENTIR TUA ALMA ATRAVÉS DO TEU CALOROSO ABRAÇO Cleber Chaves da Costa 1 O amor é paciente, o amor é benigno, não é invejoso; o amor não é orgulhoso, não se envaidece; não é descortês,

Leia mais

E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus que nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. I João 4:16

E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus que nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. I João 4:16 E nós conhecemos, e cremos no amor de Deus que nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. I João 4:16 INTRODUÇÃO A pregação do Amor de Deus, por ser a primeira em uma série de

Leia mais

Introdução à Literatura

Introdução à Literatura L.E. Semana 3 Sexta Feira Introdução à Literatura Gênero Lírico Gênero Lírico Lírico vem do latim lyricu e quer dizer lira, um instrumento musical grego. Áudio: Musique de la Gréce Antique Épitaphe de

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS - ELIANE Aluno(a): 1ª Série

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS - ELIANE Aluno(a): 1ª Série COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 19 2017 / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS - ELIANE Aluno(a): 1ª Série Data da entrega: 01/09/2017. 1. (FUVEST) Na avaliação da autora, o que habitualmente caracteriza a relação do adulto com

Leia mais

ANÁLISE ESTILÍSTICA DE LETRAS DE MÚSICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

ANÁLISE ESTILÍSTICA DE LETRAS DE MÚSICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA ANÁLISE ESTILÍSTICA DE LETRAS DE MÚSICAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA Andréia Gaeta de Pontes Geraldo andreia17nov@hotmail.com Aline Sirlene de Souza alinesouza_guap@hotmail.com Josiane

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017 PORTUGUÊS- ELIANE Aluno(a): 3ª Série

COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017 PORTUGUÊS- ELIANE Aluno(a): 3ª Série Data da entrega: 15/09/2017. COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017 PORTUGUÊS- ELIANE Aluno(a): 3ª Série 1. UFSM- A EDUCAÇÃO PELA SEDA Vestidos muito justos são vulgares. Revelar formas é vulgar. Toda

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA VANESSA BAUER ANDRADE GOMES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O primeiro texto gerador deste ciclo, o poema Hirta

Leia mais

Literatura 1º ano João J. Classicismo

Literatura 1º ano João J. Classicismo Literatura 1º ano João J. Classicismo LITERATURA 1º ANO Tema: CLASSICISMO O Classicismo, terceiro grande movimento literário da língua portuguesa, marca o início a chamada Era Clássica da Literatura. A

Leia mais

Henry Drummond. O Dom Supremo. Paulo Coelho

Henry Drummond. O Dom Supremo. Paulo Coelho Henry Drummond O Dom Supremo Traduzido e adaptado livremente por Paulo Coelho Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou

Leia mais

A Literatura no Ensino Médio

A Literatura no Ensino Médio A Literatura no Ensino Médio Ensino Médio no Brasil Um pouco de história 1-Período colonial e monárquico - formação das classes superiores 2-Primeira metade do século XX - preparação para o ensino superior

Leia mais

TEXTO E DISCURSO. Leitura e Interpretação de Textos

TEXTO E DISCURSO. Leitura e Interpretação de Textos TEXTO E DISCURSO Leitura e Interpretação de Textos Elementos básicos da comunicação Todo ato comunicativo envolve seis componentes essenciais: - Emissor(remetente, locutor, codificador, falante); - Receptor(destinatário,

Leia mais

FIGURAS DE LINGUAGEM

FIGURAS DE LINGUAGEM FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem figura do latim aspecto, forma, aparência. Exercem papel preponderante na construção do sentido do texto literário. QUAIS AS FIGURAS DE LINGUAGEM MAIS COMUNS?

Leia mais

DATA: 08 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 08 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 08 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 8.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Lições de Língua Portuguesa e História 5º ano Troca do Livro Semana de 24 a 28 de abril 5º A 5º B e C terça-feira quinta-feira Leia o poema a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Canção do

Leia mais

MEU JARDIM DE TROVAS

MEU JARDIM DE TROVAS ANGÉLICA DA SILVA ARANTES MEU JARDIM DE TROVAS PRIMEIRA EDIÇÃO / 2011-1 - SINOPSE: Com intensidade tem se falado sobre o tema trova, acontece que nem todas as pessoas sabem o que é tecnicamente uma trova.

Leia mais

PARÓDIA E PARÁFRASE. Paráfrase

PARÓDIA E PARÁFRASE. Paráfrase PARÓDIA E PARÁFRASE Prof. Sabrina Moraes Paródia e paráfrase são tipos distintos de intertextualidade. A intertextualidade pode ser definida como as relações que se estabelecem entre textos. Intertextualidade

Leia mais

O Divórcio Começa no Namoro. Edson Alves de Sousa

O Divórcio Começa no Namoro. Edson Alves de Sousa O Divórcio Começa no Namoro Edson Alves de Sousa O Divórcio Começa no Namoro Todos os direitos reservados pelo autor. É proibida a reprodução parcial ou total sem permissão escrita do autor. BV Films Editora

Leia mais

UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Intertextualidade

UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Intertextualidade UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto Intertextualidade Geraldo Domingos Cossalter Ribeirão Preto, 13 de setembro de 2013.... 1 Geraldo Domingos Cossalter RA- B35759-2 Trabalho Intertextualidade,

Leia mais

DOMINGO IV. «Eu te constituí profeta entre as nações»

DOMINGO IV. «Eu te constituí profeta entre as nações» domingo iv 279 DOMINGO IV LEITURA I Jer 1, 4-5.17-19 Leitura do Livro de Jeremias «Eu te constituí profeta entre as nações» No tempo de Josias, rei de Judá, a palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 189

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 189 Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos 189 A INTERTEXTUALIDADE E SUA DIMENSÃO CONSTITUTIVA DE SENTIDO NA LEITURA/COMPREENSÃO E NA PRODUÇÃO DE TEXTOS Marta Cristiane de Figueiredo (UNIGRANRIO)

Leia mais

QUESTÕES OBSERVE, REFLITA E LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.

QUESTÕES OBSERVE, REFLITA E LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES. 3º EM Literatura Klaus Av. Dissertativa 09/03/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

INTRODUÇÃO À LITERATURA. Professora Michele Arruda

INTRODUÇÃO À LITERATURA. Professora Michele Arruda INTRODUÇÃO À LITERATURA Professora Michele Arruda O que é Literatura? A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através

Leia mais

Colégio Anísio Teixeira Língua Portuguesa 3 ano

Colégio Anísio Teixeira Língua Portuguesa 3 ano INTERTEXTUALIDADE Colégio Anísio Teixeira Língua Portuguesa 3 ano (Enem 2009 -prova azul) Texto 1 No meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra

Leia mais

Preparo: Ferva 1 litro de água.simultaneamente, esquente bem 3 litros de óleo.coloque a soda cáustica na

Preparo: Ferva 1 litro de água.simultaneamente, esquente bem 3 litros de óleo.coloque a soda cáustica na Atividade extra Fascículo 4 Linguagens Unidade 11 A prescrição Questão 1 Sabão em barra caseiro Ingredientes: 1/2 kg de soda cáustica 1 litro de água; 3 litros de óleo de cozinha (usado e já saturado em

Leia mais

VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras ISSN INTERTEXTUALIDADE

VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras ISSN INTERTEXTUALIDADE INTERTEXTUALIDADE Introdução Luciana Isídio de Oliveira (G UENP / Jac.) lu_isidio@hotmail.com Maria Aparecida Lopes CIRELLI (G UENP / Jac.) cidalopez@hotmail.com Maria Madalena Ribeiro de Vasconcelos (G

Leia mais

Rosa Silva ( Azoriana )

Rosa Silva ( Azoriana ) Rosa Silva ( Azoriana ) ISSUU PUBLICATIONS / Outubro de 2015 Sumário O Rosário das Nações, 1 Aos poetas da Região, 2 Sonhando acordada, 3 SERRETA EM CANÇÃO, 4 O Rosário das Nações Um coração que adora

Leia mais

Luís de Camões (Sonetos)

Luís de Camões (Sonetos) Luís de Camões (Sonetos) TEXTO 1 Bendito seja o dia, o mês, o ano A sazão, o lugar, a hora, o momento E o país de meu doce encantamento Aos seus olhos de lume soberano E bendito o primeiro doce afano Que

Leia mais

Orientação de estudos

Orientação de estudos Roteiro de estudos 2º trimestre. Português O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades

Leia mais

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL Professora Me. Raquel de Freitas Arcine GRADUAÇÃO Unicesumar Reitor Wilson de Matos Silva Vice-Reitor Wilson de Matos Silva Filho Pró-Reitor de Administração Wilson de Matos

Leia mais

C T O RESPONSABILIDADE DE TODOS NA RECUPERAÇÃO, UNIDADE E SERVIÇO ÁREA 09 GOIÁS

C T O RESPONSABILIDADE DE TODOS NA RECUPERAÇÃO, UNIDADE E SERVIÇO ÁREA 09 GOIÁS C T O RESPONSABILIDADE DE TODOS NA RECUPERAÇÃO, UNIDADE E SERVIÇO ÁREA 09 GOIÁS Estamos na Central de Serviços de Alcoólicos Anônimos de Goiás (CENSAA/GO), pelo idos de 1990. Local para onde, uma noite,

Leia mais

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Editor Thiago Domingues Projeto Gráfico e Editorial Rodrigo Rodrigues Revisão Larissa Karen da Costa Meyer Ana Amélia Pinto Vicente Copidesque Jade Coelho Capa Marcio Kriger Copyright Viseu Copyright Rogério

Leia mais

PR. BRUNO CÔRTES TEMA: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA

PR. BRUNO CÔRTES TEMA: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA PR. BRUNO CÔRTES TEMA: EU SOU O CAMINHO, A VERDADE, E A VIDA Estamos tão focados em aonde queremos chegar, em o que eu quero ter. Que deixamos de dar atenção para o "Como queremos Viver". Ficamos tão ligados

Leia mais

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Apocalipse 2.1-7 1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. 2 Conheço as suas obras, o seu

Leia mais

Amor que alcança Rm 8:35 a 39

Amor que alcança Rm 8:35 a 39 1 Introdução: Amor que alcança Rm 8:35 a 39 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito:por amor

Leia mais

Luís Vaz de Camões Retrato pintado em Goa, 1581.

Luís Vaz de Camões Retrato pintado em Goa, 1581. Luís Vaz de Camões +- 1524-1580 Retrato pintado em Goa, 1581. Vida Provavelmente nasceu e faleceu em Lisboa Um dos maiores poetas da literatura de língua portuguesa Frequentou a corte de D. João III 1755:

Leia mais

O ESPÍRITO SANTO E OS DONS DO ESPÍRITO. Lição 8 para 25 de fevereiro de 2017

O ESPÍRITO SANTO E OS DONS DO ESPÍRITO. Lição 8 para 25 de fevereiro de 2017 O ESPÍRITO SANTO E OS DONS DO ESPÍRITO Lição 8 para 25 de fevereiro de 2017 O fruto do Espírito e os dons do Espírito não são a mesma coisa. Os dons espirituais são certas capacidades dadas sobrenaturalmente

Leia mais

II Colóquio da Pós-Graduação em Letras UNESP Campus de Assis ISSN: 2178-3683 www.assis.unesp.br/coloquioletras coloquiletras@yahoo.com.

II Colóquio da Pós-Graduação em Letras UNESP Campus de Assis ISSN: 2178-3683 www.assis.unesp.br/coloquioletras coloquiletras@yahoo.com. II Colóquio da Pós-Graduação em Letras UNESP Campus de Assis ISSN: 2178-3683 www.assis.unesp.br/coloquioletras coloquiletras@yahoo.com.br O TEXTO LITERÁRIO COMO OBJETO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: A INTERTEXTUALIDADE

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE PORTUGUÊS Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 12/09/2017 Nota: Professor(a): Letícia Silva Valor da Prova: 30 pontos Orientações

Leia mais

Unidade II COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO. Profa. Ma. Marina Kaiser

Unidade II COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO. Profa. Ma. Marina Kaiser Unidade II COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Profa. Ma. Marina Kaiser Intertextualidade A intertextualidade é uma forma de diálogo entre os textos. Para que o leitor possa interpretar esse diálogo, é necessário

Leia mais

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Texto 1 Canção

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. Maria Helena Freiria

LÍNGUA PORTUGUESA NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. Maria Helena Freiria LÍNGUA PORTUGUESA NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO Maria Helena Freiria Ortografia Significado A palavra ortografia é formada por orto elemento de origem grega que significa direito, reto, exato e por grafia, elemento

Leia mais

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade.

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. 1. a) O sentido do texto se faz com base na polissemia de uma palavra. Identifique essa palavra

Leia mais

Solução Comentada Prova de Língua Portuguesa. Texto 1

Solução Comentada Prova de Língua Portuguesa. Texto 1 Texto 1 Lira XXI Marília de Dirceu 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 Não sei, Marília, que tenho, Depois que vi o teu rosto; Pois quanto não é Marília, Já não posso

Leia mais

I O relacionamento do Fruto e

I O relacionamento do Fruto e Página1 Lição 10 O Fruto e os Dons do Espírito Versículo Chave 1º Co 13.8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá. Texto de

Leia mais

Amor. Amor Livre. Amor Livre

Amor. Amor Livre. Amor Livre ...Se o desejo de ser amado for mais forte e você se prender a alguém com insistência, ele se aborrecerá e acabará se afastando de você. O primeiro estágio do amor é a simpatia. A simpatia aumenta e se

Leia mais

AULA 1.2 Conteúdo: Figuras de linguagem. Versificação Gêneros contemporâneos INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

AULA 1.2 Conteúdo: Figuras de linguagem. Versificação Gêneros contemporâneos INTERATIVIDADE FINAL LÍNGUA PORTUGUESA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA 1.2 Conteúdo: Figuras de linguagem. Versificação Gêneros contemporâneos 1.2 Habilidade: Distinguir e utilizar a linguagem conotativa através das figuras de linguagem de som e de construção de forma textualizada.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / º Ano do ENSINO MÉDIO. (Professor: Leandro Cocicov)

LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / º Ano do ENSINO MÉDIO. (Professor: Leandro Cocicov) LÍNGUA PORTUGUESA TAREFÃO - 1 1º BIMESTRE / 2018 1º Ano do ENSINO MÉDIO (Professor: Leandro Cocicov) Critérios do Tarefão : a) O Tarefão é composto de 20 questões que podem ser retiradas do material de

Leia mais

Romantismo no Brasil: 1ª geração. Literatura brasileira 2ª EM Prof.: Flávia Guerra

Romantismo no Brasil: 1ª geração. Literatura brasileira 2ª EM Prof.: Flávia Guerra Romantismo no Brasil: 1ª geração Literatura brasileira 2ª EM Prof.: Flávia Guerra O discurso da nacionalidade Na primeira metade do século XIX, várias missões estrangeiras vieram ao Brasil. Foram os estrangeiros

Leia mais

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos.

Aos Poetas. Que vem trazer esperança a um povo tristonho, Fazendo os acreditar que ainda existem os sonhos. Aos Poetas Venho prestar homenagem a uma grande nação, Que são os nossos poetas que escrevem com dedicação, Os poemas mais lindos e que por todos são bemvindos, Que vem trazer esperança a um povo tristonho,

Leia mais

Leia o texto abaixo; depois, responda às perguntas.

Leia o texto abaixo; depois, responda às perguntas. Leia o texto abaixo; depois, responda às perguntas. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 Era no tempo que ainda os portugueses não haviam sido por uma tempestade empurrados para a terra

Leia mais

1) Soneto: Enquanto quis Fortuna que tivesse

1) Soneto: Enquanto quis Fortuna que tivesse 1) Soneto: Enquanto quis Fortuna que tivesse Enquanto quis Fortuna que tivesse Esperança de algum contentamento, O gosto de um suave pensamento Me fez que seus versos escrevesse. Porém, temendo Amor que

Leia mais

GRUPO DIVINISTA PERDIZES ORAÇÃO: DIVINO SALMO ZOROASTRO CHELLI 13/JUL/2019. ORAÇÃO: DIVINO SALMO Osvaldo Polidoro

GRUPO DIVINISTA PERDIZES ORAÇÃO: DIVINO SALMO ZOROASTRO CHELLI 13/JUL/2019. ORAÇÃO: DIVINO SALMO Osvaldo Polidoro ORAÇÃO: DIVINO SALMO Osvaldo Polidoro 1 Introdução Osvaldo Polidoro afirmou que as 35 orações constantes no final do Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas são verdadeiros tratados de doutrina. Ouvimos

Leia mais

Cifras de Beth Carvalho por André Anjos

Cifras de Beth Carvalho por André Anjos Cifras de Beth Carvalho por André Anjos Compilado 21/05/2017 http://cifras.andreanjos.org/artist/beth-carvalho/cifras.pdf http://cifras.andreanjos.org Conteúdo 1800 Colinas.....................................

Leia mais

Douglas Silva DESTINOS. 1ª edição. São Bernardo do Campo GARCIA edizioni

Douglas Silva DESTINOS. 1ª edição. São Bernardo do Campo GARCIA edizioni DESTINOS Douglas Silva DESTINOS 1ª edição São Bernardo do Campo GARCIA edizioni 2014 DESTINOS Douglas Silva 2013 Douglas Silva Todos os direitos reservados ISBN 978-88-65490-73-3 Dados Internacionais

Leia mais

Exercícios de Revisão dos Temas

Exercícios de Revisão dos Temas Exercícios de Revisão dos Temas Material de apoio para Monitoria 1. (UNICAMP) É sabido que as histórias de Chico Bento são situadas no universo rural brasileiro. a) Explique o recurso utilizado para caracterizar

Leia mais

Como Elias e Eliseu, Jesus não é enviado somente aos Judeus

Como Elias e Eliseu, Jesus não é enviado somente aos Judeus Como Elias e Eliseu, Jesus não é enviado somente aos Judeus DOMINGO IV DO TEMPO COMUM- ANO C Paróquia de S. Joao Baptista de Vila do Conde Eucaristia dinamizada pelo 6ºano de catequese 1. Admonição de

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Título do Podcast Área Segmento Duração Elementos do texto narrativo Linguagens Ensino Fundamental 4min16seg SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Habilidades: Ensino Fundamental: H1, H2 e H3 Tempo

Leia mais

Divisores de um número natural

Divisores de um número natural Lista de matemática e interpretação de texto 5 o ano 20 a 24/06/2016 O Senhor será a tua luz perpétua (Isaías 60:20) Segunda-feira- 20/06 Divisores de um número natural Divisor Observe: 8 : 1 = 8 8 : 4

Leia mais

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso?

Projeto Pedagógico Qual caminho deve seguir para obter uma infância feliz? Como fazer para compreender a vida em seu momento de choro e de riso? Projeto de Leitura Título: Maricota ri e chora Autor: Mariza Lima Gonçalves Ilustrações: Andréia Resende Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação O livro apresenta narrativa em versos

Leia mais

E no comecinho do capítulo 13, nos primeiros três versículos, ele mostra a superioridade do amor sobre os dons do Espírito.

E no comecinho do capítulo 13, nos primeiros três versículos, ele mostra a superioridade do amor sobre os dons do Espírito. 1 Coríntios 13 Faixa #C2261 Por Chuck Smith Vamos abrir no capítulo treze de 1 Coríntios. O capítulo treze de 1 Coríntios na verdade começa no capítulo 12. Paulo falou sobre vários dons do Espírito Santo

Leia mais

DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA:

DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: DISCIPLINA: REDAÇÃO PROFESSOR: CARLO CIUFFO DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9º ANO TURMA: ANCHIETA NOME COMPLETO: I N S T R U Ç Õ E S 1. Faça seu trabalho com calma

Leia mais

3ª série. rec LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Yani Rebouças. Segmento temático:

3ª série. rec LISTA: Ensino Médio. Aluno(a): Professor(a): Yani Rebouças. Segmento temático: LISTA: rec 3ª série Ensino Médio Professor(a): Yani Rebouças Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: DRUMMOND DIA: MÊS: 2017 1. Fuvest1992:"Uma flor ainda desbotada ilude à polícia, rompe o asfalto.

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano Semana de 26 a 30 de maio de 2014.

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano Semana de 26 a 30 de maio de 2014. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION LIÇÕES DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA - 5 ano Semana de 26 a 30 de maio de 204. Segunda-feira Curitiba, 26 de maio de 204. Leia com atenção a reportagem abaixo e responda: Troca

Leia mais

O Evangelho de hoje, é a continuação do da semana passada. Na semana passada São Lucas tinha contado como Jesus, depois de ter andado pela Galileia,

O Evangelho de hoje, é a continuação do da semana passada. Na semana passada São Lucas tinha contado como Jesus, depois de ter andado pela Galileia, O Evangelho de hoje, é a continuação do da semana passada. Na semana passada São Lucas tinha contado como Jesus, depois de ter andado pela Galileia, a ensinar nas sinagogas, onde todos gostavam de o ouvir,

Leia mais

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves

NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS. Professor Marlos Pires Gonçalves NOÇÃO DE TEXTO E ELEMENTOS TEXTUAIS Professor Marlos Pires Gonçalves 1 TEORIA DA COMUNICAÇÃO Toda mensagem tem uma finalidade: ela pode servir para transmitir um conteúdo intelectual, exprimir (ou ocultar)

Leia mais

AURORA O CANTONOVELA Luiz Tatit

AURORA O CANTONOVELA Luiz Tatit AURORA O CANTONOVELA Luiz Tatit A) Marcando compasso Oi, estou aqui outra vez Esperando por ela, esperando Você lembra como ela era antes? Você marcava algum encontro A qualquer hora Lá estava ela: Aurora!

Leia mais

LITERATURA PROFª Ma. DINA RIOS

LITERATURA PROFª Ma. DINA RIOS OS GÊNEROS LITERÁRIOS LITERATURA PROFª Ma. DINA RIOS OS GÊNEROS LITERÁRIOS Conceito; Origem; Classificação. OS GÊNEROS LITERÁRIOS GÊNERO ÉPICO OU NARRATIVO; LÍRICO OU POÉTICO; DRAMÁTICO OU TEATRAL. O GÊNERO

Leia mais