UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Intertextualidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Intertextualidade"

Transcrição

1 UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto Intertextualidade Geraldo Domingos Cossalter Ribeirão Preto, 13 de setembro de

2 1 Geraldo Domingos Cossalter RA- B Trabalho Intertextualidade, Apresentado a Professora Dra. Ana Dorotéia Arantes Medeiros, da disciplina Comunicação e expressão da turma DR2B18 Série 02, turno da manhã, do curso de Direito. Unip - Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto SP Ribeirão Preto, 13 de setembro de 2013.

3 2 SUMÁRIO: 1) Introdução...Pg 3 2) Intertextualidade...Pg 4,5,6,7,8 3)Intertextualidade implícita...pg 8 4)Intertextualidade explícita...pg 9 5)Considerações finais...pg 9 6) Referências bibliográficas/e referência...pg 10

4 3 1)INTRODUÇÃO (os erros deste texto são propositais, para satirizar nossos políticos) Meus e minhas, deixem o homem trabalhar! É com grande sastifação que vos falo, alguns me perguntaram o que couve e eu vos direi que couvenhamos, mas tudo em nosso país é assobregético. Meus e minhas, o meu discurso é tão assobregético e tão camalisoso que vem nos latinar para conspurcar a crisócilacia da periferia básica de nossa cidade. E então novamente me perguntam, o que couve? Eu vos digo, deixem o homem trabalhar! Couvenhamos qui, qui tudo seja convicto, para a conjecturância dos conjecturados, porém, coisa é coisa e gente é gente e em sendo assim, quem não é gente é coisa, e aqui não temos coisa, mas gente, gente de minha terra querida, gente que paga com o suor do seu trabalho, impostos que não vemos mais, pois trabalhador é gente e imposto é coisa, por isto não misturamos, gente e coisa, e coisa, não é coisa de gente, portanto minha gente, deixem o homem trabalhar e tudo vai passar, pois não devemos nos apegar á todas as coisas, pois as coisas passam e a gente fica, pobre, mas fica, pobre e feliz, mas fica, e segundo Platão e Aristóteles, o importante é ser feliz, é ter felicidade, pois as coisas materiais ficam e o ser humano vai...por isto eu vou...cuidar das coisas... Geraldo Domingos Cossalter (março 2012)

5 4 2) INTERTEXTUALIDADE Os textos falam entre si. Talvez possa ser esta a explicação mais simples e mais objetiva do significado da intertextualidade, pois, quem de nós nunca utilizou um texto para explicar outro? No nosso dia-dia, se pudermos observar com precisão, iremos descobrir uma infinidade de situações, onde o que foi dito por alguém, é algo já dito por outrem. Isto não ocorre somente na linguagem falada, mas também na linguagem escrita, haja vista que uma determinada citação ou expressão contida em um texto, poderá nos remeter a um determinado fato ou uma expressão usada por outrem, o que torna fácil a nossa compreensão. Obviamente que para obter-se tal compreensão é necessário o conhecimento tanto da literatura, da língua, da linguagem e certamente da bagagem acumulada pela leitura e pelos estudos e também ao conhecimento de mundo. Mas o que é mesmo conhecimento de mundo? Significa conhecimento através da leitura, do aprendizado, de pesquisas e até viagens por que não dizer, apesar, que existem muitos que jamais viajaram, e detém conhecimento maior que muitos que viajaram pelo mundo! Normalmente, as famosas tirinhas de jornais ou as charges, são exemplos práticos da intertextualidade, que geralmente no levam a relembrar de casos geralmente polêmicos. Possivelmente, quanto maior for o conhecimento, maior será a facilidade de interpretação do texto. Existem algumas variações diferentes de intertextualidade, como por exemplo, a citação, a epígrafe, a alusão, a paródia e a paráfrase. a)citação É a transcrição do texto a que se faz referência, devendo esta estar sempre em destaque, seja por aspas, negrito ou itálico.

6 5 Exemplo clássico: Pela luz dos olhos teus Quando a luz dos olhos meus E a luz dos olhos teus Resolvem se encontrar Ai que bom que isso é meu Deus Que frio que me dá o encontro desse olhar Mas se a luz dos olhos teus Resiste aos olhos meus só p'ra me provocar Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar Meu amor, juro por Deus Que a luz dos olhos meus já não pode esperar Quero a luz dos olhos meus Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará Pela luz dos olhos teus Eu acho meu amor que só se pode achar Que a luz dos olhos meus precisa se casar. (Vinícius de Moraes) b) EPÍGRAFE Muito utilizada em trabalhos acadêmicos ou científicos, ele tem como característica a citação de um pensamento que tem relação ao conteúdo do trabalho apresentado, levando o leitor a refletir sobre o tema. Exemplo: Só o conhecimento traz o poder. Freud É uma epígrafe que pode ser utilizada em um trabalho acadêmico de diversas matérias!

7 6 c) ALUSÃO Significa fazer alusão, significa fazer uma citação de um determinado personagem de uma famosa obra, para demonstrar e fazer com que o leitor analise ambas as situações e conclua a situação vivida pelo personagem da obra em questão. Um clássico deste tipo de intertextualidade é a alusão que Machado de Assis faz a Otelo, de Shakespeare, relacionado ao drama de Bentinho em Dom Casmurro. d) PARÓDIA Como forma de contestar, ridicularizar ou até divertir, a paródia pode ser encontrada em textos e letras de músicas. Apesar do sentido humorístico em muitas oportunidades, trata-se de objeto de estudo, pois para as artes, ela representa um estilo muito popular em trabalhos humorísticos e consequentemente, uma poderosa arma que não só contesta, mas também critica de uma forma a levar o ouvinte ou leitor a raciocinar. Politicamente, também podemos encontrá-la, assim como em textos publicitários ou propagandas, em uma infinidade de outras situações. Exemplo de música: Original: Nossa, nossa, Assim você me mata, Ai se eu te pego, ai, ai se eu te pego. (Michel Teló) Paródia: Coça, coça, Que pulga mais chata, Aí se eu te pego, ai, ai, se eu te pego. (Geraldo Cossalter)

8 7 e) PARÁFRASE No caso da paráfrase as palavras são mudadas, porém a ideia do texto é confirmada pelo novo texto. Isto ocorre para atualizar, reafirmar, para ratificar os sentidos ou alguns sentidos do texto citado. É dizer com outras palavras o que já foi dito. Muitas vezes ouvimos alguém dizer: Não coloque palavras em minha boca! Este é o sentido inverso da paráfrase, pois o significado não é o mesmo, ou seja, não foi o que a pessoa quis dizer. Faço minhas as suas palavras! Este é o sentido correto da paráfrase, pois obviamente não foram ditas as mesmas palavras pelas duas pessoas, porém a segunda, reafirma o que disse a primeira. Outro exemplo clássico: Texto Original Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá, As aves que aqui gorjeiam Não gorjeiam como lá. (Gonçalves Dias, Canção do exílio ). Paráfrase Meus olhos brasileiros se fecham saudosos Minha boca procura a Canção do Exílio. Como era mesmo a Canção do Exílio? Eu tão esquecido de minha terra Ai terra que tem palmeiras Onde canta o sabiá! (Carlos Drummond de Andrade, Europa, França e Bahia ). Este texto de Gonçalves Dias, Canção do Exílio, é muito utilizado como exemplo de paráfrase e de paródia, aqui o poeta Carlos Drummond de Andrade retoma o texto primitivo conservando suas ideias, não há mudança do sentido principal do texto que é a saudade da terra natal.

9 8 não cantam como os de lá. (Oswald de Andrade, Canto de regresso à pátria ). O nome Palmares, escrito com letra minúscula, substitui a palavra palmeiras, há um contexto histórico relacionado aos escravos, ao quilombo dos Palmares, porém utilizado de forma inversa, criticando a escravatura no Brasil. 3) INTERTEXTUALIDADE IMPLÍCITA Quando lemos um texto em que a fonte não foi citada, temos que recorrer à memória para compreender o seu sentido, pois ficaremos sem entender o que o escritor quis dizer! Isto significa que o escritor tem a convicção, que o leitor saberá interpretar o texto pelo motivo de já conhecer a fonte. Geralmente na literatura, em canções populares e no humor, encontramos esta situação, pois o escritor utiliza um texto geralmente muito conhecido, podendo ser próprio ou de outrem para fazer um texto com a intertextualidade implícita. Desta forma, é necessário que o leitor tenha conhecimento da fonte, caso contrário dificilmente compreenderá o sentido. Exemplo: Oração dos cachaceiros Santa cana que estais na roça, santificado seja o vosso caldo, venha a nós o vosso líquido, a ser bebido a nossa vontade, assim no boteco como em qualquer lugar. A branquinha nossa de cada dia nos dai hoje, perdoai nossa bebedeira, assim como nós perdoamos a quem não tenha bebido. E não nos deixes cair em praça pública, mas livrai-nos da cirrose. Amém! Não é um exemplo que me agrada, pois faz alusão ao Pai-nosso, porém é um exemplo comum em nosso país, onde tal oração é dita pelos bebedores de plantão.

10 9 4) INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITA A intertextualidade explícita aparece quando o escritor cita a fonte do intertexto e imediatamente obtemos a compreensão, pois como o termo diz, é explicita. Fácil não? Pode até ser, mas é preciso atenção e conhecimento, pois mesmo com a facilidade que aparentemente achamos ser, o conhecimento fará a grande diferença. Exemplo: Fui até a padaria e perguntei se tinha sonho! O padeiro respondeu: como diria John Lennon, o sonho acabou! 5) CONSIDERAÇÕES FINAIS Intertextualidade é um conceito atual, de imensa importância, quando estamos falando de criação artística, colocando então, nesse caldo de arte, a literatura. Atualmente é raro nos depararmos com algo original no meio cultural e do entretenimento. Isso ocorre, por causa do efeito da constante comparação, onde são estabelecidos quase sempre, uma aproximação entre uma criação e outra. Quando vemos que um texto usa outro texto em sua composição, mesmo sem a intenção do escritor, estaremos aí comprovando a ocorrência da intertextualidade.

11 10 6) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS/E REFERÊNCIA KOCH, Ingedore Villaça:ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender o texto: os sentidos do texto.2.ed.reimpressão.são Paulo:Contexto, 2008) Cossalter, Geraldo.Discurso de um político ético.recanto das letras.2012.

GÊNEROS DIGITAIS. O avanço tecnológico provocou alterações nos meios de comunicação e também na linguagem, o que deu origem aos gêneros digitais.

GÊNEROS DIGITAIS. O avanço tecnológico provocou alterações nos meios de comunicação e também na linguagem, o que deu origem aos gêneros digitais. GÊNEROS DIGITAIS Prof. Sabrina Moraes O avanço tecnológico provocou alterações nos meios de comunicação e também na linguagem, o que deu origem aos gêneros digitais. O avanço tecnológico traz diversas

Leia mais

Fabiana Medeiros Júlio Balisa

Fabiana Medeiros Júlio Balisa Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Letras Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID Escola Estadual José Fernandes Machado Subprojeto: Língua Portuguesa Fabiana

Leia mais

PARÓDIA E PARÁFRASE. Paráfrase

PARÓDIA E PARÁFRASE. Paráfrase PARÓDIA E PARÁFRASE Prof. Sabrina Moraes Paródia e paráfrase são tipos distintos de intertextualidade. A intertextualidade pode ser definida como as relações que se estabelecem entre textos. Intertextualidade

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1 TRIMESTRE 2017 ALUNO (A): TURMA: VALOR: 12,0 Nota: INSTRUÇÕES: Todas as questões devem ser respondidas a CANETA. QUESTÃO 01. De acordo com as informações fornecidas pelo mapa

Leia mais

Colégio Anísio Teixeira Língua Portuguesa 3 ano

Colégio Anísio Teixeira Língua Portuguesa 3 ano INTERTEXTUALIDADE Colégio Anísio Teixeira Língua Portuguesa 3 ano (Enem 2009 -prova azul) Texto 1 No meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra

Leia mais

INTRODUÇÃO À LITERATURA. Professora Michele Arruda

INTRODUÇÃO À LITERATURA. Professora Michele Arruda INTRODUÇÃO À LITERATURA Professora Michele Arruda O que é Literatura? A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através

Leia mais

Coerência e coesão são as qualidades essenciais do texto. O texto deve ser, portanto, simples, claro, objetivo, conciso, organizado e correto

Coerência e coesão são as qualidades essenciais do texto. O texto deve ser, portanto, simples, claro, objetivo, conciso, organizado e correto COORDENAÇÃO DO 1º ANO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA COORDENAÇÃO DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO LÍNGUA PORTUGUESA NOTA DE AULA 08/ 2º TRIMESTRE Como garantir um bom resultado na produção de um texto? Além de ter

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

A Literatura no Ensino Médio

A Literatura no Ensino Médio A Literatura no Ensino Médio Ensino Médio no Brasil Um pouco de história 1-Período colonial e monárquico - formação das classes superiores 2-Primeira metade do século XX - preparação para o ensino superior

Leia mais

2ª FEIRA 29 de abril.

2ª FEIRA 29 de abril. 2ª FEIRA 29 de abril INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje celebra-se o dia mundial da dança. Qualquer forma de arte é muito importante para podermos transmitir mensagens como a de Jesus, mensagens de Paz e de Amor.

Leia mais

QUESTÕES OBSERVE, REFLITA E LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES.

QUESTÕES OBSERVE, REFLITA E LEIA OS TEXTOS A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES. 3º EM Literatura Klaus Av. Dissertativa 09/03/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

2ª FEIRA 4 de Fevereiro

2ª FEIRA 4 de Fevereiro 2ª FEIRA 4 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O mês de janeiro passou e com ele ficámos a conhecer melhor os pilares da Espiritualidade Juvenil Salesiana, ou seja, como Dom Bosco nos

Leia mais

2ª FEIRA 29 de abril.

2ª FEIRA 29 de abril. 2ª FEIRA 29 de abril INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje celebra-se o dia mundial da dança. Qualquer forma de arte é muito importante para podermos transmitir mensagens como a de Jesus, mensagens de Paz e de Amor.

Leia mais

2ª FEIRA 03 de Dezembro

2ª FEIRA 03 de Dezembro 2ª FEIRA 03 de Dezembro KILO & LITRO INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Antes de mais, um forte agradecimento a todos os meninos e meninas que neste fim-de-semana colaboraram como voluntários na

Leia mais

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4 COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4 Índice 1. Significado...3 1.1. Contexto... 3 1.2. Intertextualidade... 3 1.2.1. Tipos de intertextualidade... 3 1.3. Sentido... 4 1.4. Tipos de Significado... 4 1.4.1. Significado

Leia mais

2ª FEIRA 5 de novembro

2ª FEIRA 5 de novembro 2ª FEIRA 5 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Durante esta semana vamos falar da lealdade! Será que a lealdade é algo importante e que faz de nós pessoas melhores? Vamos ver um pequeno vídeo que nos mostra

Leia mais

3ª FEIRA 26 de fevereiro

3ª FEIRA 26 de fevereiro 3ª FEIRA 26 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade.

Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. Análise de Texto e Fenômenos Linguísticos - Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade. 1. a) O sentido do texto se faz com base na polissemia de uma palavra. Identifique essa palavra

Leia mais

2ª FEIRA 4 de fevereiro

2ª FEIRA 4 de fevereiro 2ª FEIRA 4 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O mês de janeiro passou e com ele ficámos a conhecer melhor os pilares da Espiritualidade Juvenil Salesiana, ou seja, como Dom Bosco nos

Leia mais

2ª FEIRA 25 de Fevereiro.

2ª FEIRA 25 de Fevereiro. 2ª FEIRA 25 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA

SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ALEGRIA E OTIMISMO! 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é, a 31 de janeiro celebramos a sua festa pois foi o dia em que ele morreu. E

Leia mais

Cifras de Tom Jobim por André Anjos

Cifras de Tom Jobim por André Anjos Cifras de por André Anjos Compilado 21/05/2017 http://cifras.andreanjos.org/artist/tom-jobim/cifras.pdf http://cifras.andreanjos.org Conteúdo Desafinado...................................... 3 Este Seu

Leia mais

FÉRIAS

FÉRIAS 2ª FEIRA 17 de Junho INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar a última semana de Escola. Alguns podem estar muito contentes porque estão desejosos de ir de férias, mas alguns até podem estar mais tristes

Leia mais

PINTURA DO TERÇO /

PINTURA DO TERÇO / 2ª FEIRA 27 de Maio INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Neste início de semana como não recordar a grande Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, na última 6ªfeira? Quem daqui gostou da Festa? Foi um grande momento

Leia mais

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. (...)

Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. (...) Podemos tratar a dêixis como o modo mais óbvio de efetivação do elo entre a produção linguística dos falantes e os contextos situacionais em que tal produção ocorre. Ela permite marcar no enunciado as

Leia mais

Exercícios de Revisão dos Temas

Exercícios de Revisão dos Temas Exercícios de Revisão dos Temas Material de apoio para Monitoria 1. (UNICAMP) É sabido que as histórias de Chico Bento são situadas no universo rural brasileiro. a) Explique o recurso utilizado para caracterizar

Leia mais

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P

2ª FEIRA 07 de janeiro. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P 2ª FEIRA 07 de janeiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Estamos no mês de Dom Bosco. Pois é, a 31 de janeiro celebramos a sua festa pois foi o dia em que ele morreu. E porque celebramos este santo no dia da sua morte?

Leia mais

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 01 de outubro 2ª FEIRA 01 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Sabias que hoje é o dia Mundial da Música. Aposto que todos os que aqui estamos gostamos de ouvir música. Já pensaste que a mesma música pode ser apreciada por

Leia mais

UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Direito Penal. Geraldo Domingos Cossalter

UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto. Direito Penal. Geraldo Domingos Cossalter UNIP-Universidade Paulista - Campus Ribeirão Preto Direito Penal Geraldo Domingos Cossalter Ribeirão Preto Outubro 2012... 1 Geraldo Domingos Cossalter RA B35759-2 Direito Penal Trabalho apresentado ao

Leia mais

2ª FEIRA 01 de outubro

2ª FEIRA 01 de outubro 2ª FEIRA 01 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Sabias que hoje é o dia Mundial da Música. Aposto que todos os que aqui estamos gostamos de ouvir música. Já pensaste que a mesma música pode ser apreciada por

Leia mais

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.

Canção do Exílio (Gonçalves Dias) Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Lições de Língua Portuguesa e História 5º ano Troca do Livro Semana de 24 a 28 de abril 5º A 5º B e C terça-feira quinta-feira Leia o poema a seguir para fazer as lições de Língua Portuguesa. Canção do

Leia mais

2ª FEIRA 11 de fevereiro

2ª FEIRA 11 de fevereiro 2ª FEIRA 11 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar sobre o amor que o Pai do Céu tem por cada um de nós, e nos faz sentir como filhos amados. Vamos ouvir uma história contada pelo próprio

Leia mais

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS

COLÉGIO KENNEDY REDE PITÁGORAS LITERATURA 2ª ETAPA 8º ANO/EF2 PROFESSORA: Alessandra Equipe de TI (Recebido em: 29/08/17, 13h47; Postado no site em: 29/08/17, 16h00). INTERTEXTUALIDADE Você sabia que os textos podem conversar entre

Leia mais

Fechando 2015 com Chave de OURO 12 inícios Qualificados. Dir. Sayonara Maia

Fechando 2015 com Chave de OURO 12 inícios Qualificados. Dir. Sayonara Maia Fechando 2015 com Chave de OURO 12 inícios Qualificados Dir. Sayonara Maia Para começar a iniciar precisamos: ABRIR A BOCA!!! Quando nós falamos para alguém sobre a oportunidade Mary Kay, nós já estamos

Leia mais

O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho), ainda que contenha os mesmos componentes do romance.

O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho), ainda que contenha os mesmos componentes do romance. Ensino Médio 1º ano O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho), ainda que contenha os mesmos componentes do romance. Entre suas principais características,

Leia mais

O ENEM E A INTERTEXTUALIDADE. 1- (Enem 2009)

O ENEM E A INTERTEXTUALIDADE. 1- (Enem 2009) O ENEM E A INTERTEXTUALIDADE 1- (Enem 2009) Texto 1 No meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra No meio do caminho tinha uma pedra ANDRADE,

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

aula LEITURA: Um pouco de história: o ensino de leitura - ontem e hoje UM CONCEITO POLISSÊMICO

aula LEITURA: Um pouco de história: o ensino de leitura - ontem e hoje UM CONCEITO POLISSÊMICO Um pouco de história: o ensino de leitura - ontem e hoje LEITURA: UM CONCEITO POLISSÊMICO 14 aula META Apresentar concepções de leitura; discutir as condições de legibilidade dos textos; mostrar a distinção

Leia mais

2ª FEIRA 11 de Março. VÍDEO P:\ BOM DIA\Quem somos_bom dia1.mp4

2ª FEIRA 11 de Março. VÍDEO P:\ BOM DIA\Quem somos_bom dia1.mp4 2ª FEIRA 11 de Março INTRODUÇÃO Bom dia! Ao longo desta semana iremos ser acompanhados por colegas do Ensino Secundário, que estiveram em missão em Ulme durante uma semana, numa pequena freguesia do Concelho

Leia mais

INÍCIO DO CURSO, MAS INSCRIÇÕES PRORROGADAS! :: CURSO LITERATURA & :: [EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA IFE CAMPINAS]

INÍCIO DO CURSO, MAS INSCRIÇÕES PRORROGADAS! :: CURSO LITERATURA & :: [EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA IFE CAMPINAS] INÍCIO DO CURSO, MAS INSCRIÇÕES PRORROGADAS! :: CURSO LITERATURA & :: [EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA IFE CAMPINAS] Já temos turma e iniciaremos o curso na manhã deste sábado, 06/08/2016, 9h, conforme cronograma.

Leia mais

ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira

ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO Séc. XIX (Brasil) Independência do Brasil POESIA CARACTERÍSTICAS Individualismo e subjetivismo; Sentimentalismo; Culto à natureza; Formas de

Leia mais

SOLICITE SUA INSCRIÇÃO: CURSO "LITERATURA &..." [EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA IFE CAMPINAS] ATUALIZAÇÃO: PEQUENA MUDANÇA NO CRONOGRAMA*

SOLICITE SUA INSCRIÇÃO: CURSO LITERATURA &... [EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA IFE CAMPINAS] ATUALIZAÇÃO: PEQUENA MUDANÇA NO CRONOGRAMA* SOLICITE SUA INSCRIÇÃO: CURSO "LITERATURA &..." [EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA IFE CAMPINAS] ATUALIZAÇÃO: PEQUENA MUDANÇA NO CRONOGRAMA* Além dos benefícios já anunciados, saiba como a Literatura pode lhe ajudar

Leia mais

Enterre seus problemas

Enterre seus problemas Enterre seus problemas SEU MAIOR PROBLEMA SERÁ ENTERRADO E SAIRÁ DA SUA VIDA! Um poderoso ritual que usa uma oração em Latim para enterrar literalmente o seu maior problema. Tão forte que só pode ser feito

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro

2ª FEIRA 19 de novembro 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

2ª FEIRA 03 de dezembro

2ª FEIRA 03 de dezembro 2ª FEIRA 03 de dezembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Ontem começou o Tempo do Advento. É o tempo em que esperamos o dia em que Jesus irá nascer. Mas não esperamos de qualquer maneira, sentados no sofá a ver televisão!

Leia mais

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO!

2ª FEIRA 11 de março. Intenção Missionária Salesiana REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA ORAÇÃO! 2ª FEIRA 11 de março INTRODUÇÃO Bom Dia! Fazer o Sinal da Cruz, ler a Bíblia, ir à catequese, participar na Missa aos domingos, falar sobre Jesus, rezar o Terço, são coisas que nos parecem normais. No

Leia mais

EM BREVE: "LITERATURA &..." [CURSO DE EXTENSÃO IFE CAMPINAS] ATUALIZAÇÃO: PEQUENA MUDANÇA NO CRONOGRAMA*

EM BREVE: LITERATURA &... [CURSO DE EXTENSÃO IFE CAMPINAS] ATUALIZAÇÃO: PEQUENA MUDANÇA NO CRONOGRAMA* EM BREVE: "LITERATURA &..." [CURSO DE EXTENSÃO IFE CAMPINAS] ATUALIZAÇÃO: PEQUENA MUDANÇA NO CRONOGRAMA* Prezados(as), Com satisfação anunciamos nosso próximo curso de extensão universitária, denominado

Leia mais

2ª FEIRA 12 de novembro

2ª FEIRA 12 de novembro 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana irá decorrer a Semana de Oração pelos Seminários. As turmas da nossa escola ficarão com a missão de rezar, pelo menos, por um seminarista. O que

Leia mais

Aula de recuperação. Ensino Médio

Aula de recuperação. Ensino Médio Ensino Médio Comp. Curricular: LP Data: 05/03/12 1º Período Aluno(a): Nº Turma: Aula de recuperação 1. Leia, a seguir, a letra de uma canção de Chico Buarque inspirada no romance de José de Alencar, "Iracema

Leia mais

Discurso in verso. Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros*

Discurso in verso. Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros* Discurso in verso Jeanne Barros Leal de Pontes Medeiros* Boa noite minha gente Permitam que me apresente Sou Jeanne concludente Escolhida para falar Venho da Educação Doutora em primeira mão De uma turma

Leia mais

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Português. AULA: Tipos de Discurso e Intertextualidade

MONITORIA_2015. DISCIPLINA: Português. AULA: Tipos de Discurso e Intertextualidade MONITORIA_2015 DISCIPLINA: Português AULA: Tipos de Discurso e Intertextualidade Tipos de Discursos 1) O Discurso Direto Diálogos retratados sem a interferência do narrador. Trata-se de uma transcrição

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM E DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM E DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM E DE INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL GONÇALVES, Raquel Pereira Universidade Estadual de Goiás, Câmpus de Iporá raquelpg.letras@gmail.com MOURA,

Leia mais

2ª FEIRA 21 de janeiro

2ª FEIRA 21 de janeiro 2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana ouviremos falar de amizade. Mas, antes de mais, vamos escutar o que alguns de nós pensam sobre este tema. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario

Leia mais

2ª FEIRA 28 de janeiro

2ª FEIRA 28 de janeiro 2ª FEIRA 28 de janeiro INTRODUÇÃO Bom dia! Chegámos à última semana deste mês em que celebramos a Festa do santo fundador dos Salesianos. Hoje o nosso vídeo vai fazer-nos pensar sobre a forma como vivemos

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( X ) Resumo ( ) Relato de Caso

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( X ) Resumo ( ) Relato de Caso Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( X ) Resumo ( ) Relato de Caso Desvelando o texto: o trabalho com implícitos em anúncios publicitários AUTOR PRINCIPAL: Sabrina Zamin Vieira CO-AUTORES:

Leia mais

EM BREVE: "LITERATURA &..." [CURSO DE EXTENSÃO IFE CAMPINAS]

EM BREVE: LITERATURA &... [CURSO DE EXTENSÃO IFE CAMPINAS] EM BREVE: "LITERATURA &..." [CURSO DE EXTENSÃO IFE CAMPINAS] Prezados(as), Com satisfação anunciamos nosso próximo curso de extensão universitária, denominado Literatura &. Nesta postagem vocês encontram

Leia mais

2ª FEIRA 25 de março

2ª FEIRA 25 de março 2ª FEIRA 25 de março INTRODUÇÃO Bom Dia! Na quaresma, uma das ações que nos é pedida, é a esmola. Isto significa dar algo que é nosso a quem mais precisa. Para isso acontecer, ajuda se pensarmos nos outros

Leia mais

MÊNON A REMINISCÊNCIA 1

MÊNON A REMINISCÊNCIA 1 MÊNON A REMINISCÊNCIA 1 [...] Sócrates: Disse há pouco, Mênon, que você é um brincalhão. E aí está você me perguntando se posso instruí-lo, quando digo que não há aprendizado mas apenas lembrança. Quer

Leia mais

TEXTO E DISCURSO. Leitura e Interpretação de Textos

TEXTO E DISCURSO. Leitura e Interpretação de Textos TEXTO E DISCURSO Leitura e Interpretação de Textos Elementos básicos da comunicação Todo ato comunicativo envolve seis componentes essenciais: - Emissor(remetente, locutor, codificador, falante); - Receptor(destinatário,

Leia mais

O que é intertextualidade?

O que é intertextualidade? O que é intertextualidade? A intertextualidade acontece quando um texto possui uma referência implícita ou explícita de outro texto o texto fonte. Geralmente, os textos fontes são aqueles considerados

Leia mais

Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA

Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA Colégio salesiano dom Bosco FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: HILANETE PORPINO DE PAIVA JUlHO/2017 CONCEITO Figuras de linguagem são recursos de expressão, utilizados por um escritor, com o objetivo de

Leia mais

Gêneros Textuais e as Vozes do Texto

Gêneros Textuais e as Vozes do Texto Gêneros Textuais e as Vozes do Texto 1.(ENEM) Analisando-se as informações verbais e a imagem associada a uma cabeça humana, compreendese que a venda: a) representa a amplitude de informações que compõem

Leia mais

MEU JARDIM DE TROVAS

MEU JARDIM DE TROVAS ANGÉLICA DA SILVA ARANTES MEU JARDIM DE TROVAS PRIMEIRA EDIÇÃO / 2011-1 - SINOPSE: Com intensidade tem se falado sobre o tema trova, acontece que nem todas as pessoas sabem o que é tecnicamente uma trova.

Leia mais

2ª FEIRA 12 de novembro

2ª FEIRA 12 de novembro 2ª FEIRA 12 de novembro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana irá decorrer a Semana de Oração pelos Seminários. Nesta semana temos a missão de rezar por todos os seminaristas e aqueles que os acompanham como

Leia mais

2ª FEIRA 18 de março. Teste do Marshmallow REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NO JEJUM!

2ª FEIRA 18 de março. Teste do Marshmallow REFLEXÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NO JEJUM! 2ª FEIRA 18 de março INTRODUÇÃO Bom Dia! Ainda se lembram da Semana Missionária Salesiana? Depois de recolhermos todos os mealheiros, sabemos que nos Salesianos de Lisboa foram recolhidos 1.437,12, tendo

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 4 Reconstrução da intertextualidade

Leia mais

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO

2ª FEIRA 10 de Dezembro. VÍDEO 2ª FEIRA 10 de Dezembro INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos na última semana de aulas e queremos aprofundar esta caminhada até ao Natal. A mensagem que Deus nos traz hoje, lembra-nos que não devemos desistir de

Leia mais

Conteúdo(s) - Seres vivos: aves. Ano(s) 7º / 8º e 9º

Conteúdo(s) - Seres vivos: aves. Ano(s) 7º / 8º e 9º Objetivo(s) - Caracterizar a classe das aves; - Entender que algumas espécies são introduzidas em outros lugares que não o seu de origem; - Participar de um estudo de campo com observação de pássaros e

Leia mais

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES SUPLEMENTO DE ATIVIDADES 1 NOME: N O : ESCOLA: SÉRIE: Um dos mais importantes escritores portugueses, Eça de Queirós foi um arguto analista da sociedade e das relações humanas. Crítico implacável, satirista

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROFESSORA IVANILDA TOLFFO BRAGHIATTO PROJETO CHARGES

ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROFESSORA IVANILDA TOLFFO BRAGHIATTO PROJETO CHARGES ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROFESSORA IVANILDA TOLFFO BRAGHIATTO PROJETO CHARGES ANGÉLICA MS JULHO/2011 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER PROFESSORA IVANILDA TOLFFO BRAGHIATTO PROJETO

Leia mais

2ª FEIRA 14 de janeiro

2ª FEIRA 14 de janeiro 2ª FEIRA 14 de janeiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Nos últimos dias tentámos conhecer um pouco melhor como a alegria e o otimismo eram importantes para Dom Bosco. Esta semana vamos conhecer

Leia mais

Deus no Gibi Entretenimento a serviço da educação e da espiritualidade

Deus no Gibi Entretenimento a serviço da educação e da espiritualidade FÁBIO COALA ENTREVISTA por Fernando Passarelli Dizem que foi Francisco de Assis que recomendou que o evangelho fosse pregado. Se necessário, usando palavras. É como o Fábio Coala, nas suas histórias em

Leia mais

AVISO: MUDANÇA DE DATA PRÓXIMA AULA DO CURSO "LITERATURA &..."

AVISO: MUDANÇA DE DATA PRÓXIMA AULA DO CURSO LITERATURA &... AVISO: MUDANÇA DE DATA PRÓXIMA AULA DO CURSO "LITERATURA &..." Prezados, A próxima aula de nosso curso LITERATURA & SERÁ DIA 08 DE OUTUBRO, COMEÇANDO 10H (E NÃO 9H, sem prejuízo aos alunos quanto ao conteúdo).

Leia mais

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística.

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística. Este missal é meu e serve para eu acompanhar a Missa (também chamada Eucaristia) e aprender muitas coisas relacionadas com esta tão importante celebração. Acompanho tudo o que se passa na Missa a partir

Leia mais

Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim. Questões de Língua Portuguesa

Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim. Questões de Língua Portuguesa Questões de Língua Portuguesa Texto. TOCANDO EM FRENTE (Almir Sater / Renato Teixeira) Ando devagar porque já tive pressa E levo esse sorriso porque já chorei demais Hoje me sinto mais forte, mais feliz,

Leia mais

Na Palma da Mão. Por: Alexandre d Oliveira

Na Palma da Mão. Por: Alexandre d Oliveira Na Palma da Mão Por: Alexandre d Oliveira Sinopse: A personagem busca entender as nuances da amizade, e aparentemente vemos estar desolada, devido o termino de algum relacionamento. E por isto busca a

Leia mais

2ª FEIRA 29 de outubro

2ª FEIRA 29 de outubro 2ª FEIRA 29 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Hoje vamos dar atenção a um valor muito apreciado por São João Bosco. A honestidade. Vamos escutar uma fábula que se chama: A abelha e a formiga. FÁBULA Era uma

Leia mais

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor

Entrada: Eis-me Aqui, Senhor. Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Entrada: Eis-me Aqui, Senhor Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor! Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu Amor Pra fazer Tua Vontade, pra viver do Teu amor Eis-me aqui, Senhor! 1.O Senhor é o Pastor

Leia mais

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES

SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro. PE. GUILLERMO BASAÑES SEMANA MISSIONÁRIA SALESIANA 2ª FEIRA 18 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Começou ontem, dia 17, a semana missionária salesiana que se prolongará ao longo de toda esta semana. Esta

Leia mais

Jovens que participaram do retiro de Duquesne em Patti está em primeiro plano de branco. (Foto: reprodução)

Jovens que participaram do retiro de Duquesne em Patti está em primeiro plano de branco. (Foto: reprodução) Jovens que participaram do retiro de Duquesne em 1967. Patti está em primeiro plano de branco. (Foto: reprodução) Neste final de semana, quando celebramos os 50 anos do histórico final de semana de Duquesne

Leia mais

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos Metamorfose IDENTIDADES Metamorfose Nome:Stefany Santos ÍNDICE O que significa metamorfose? O que significa metamorfose ambulante? Indagações Metamorfose Frase Citação Musica Considerações finais Dedicado

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana somos convidados a seguir Jesus na Misericórdia! Que palavra grande e difícil. O que quererá dizer? Misericórdia é um sentimento de bondade e de

Leia mais

PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP. BACHARELANDO EM DIREITO Uninove

PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP. BACHARELANDO EM DIREITO Uninove PROFESSOR RODRIGO MACHADO MERLI PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP BACHARELANDO EM DIREITO Uninove DIRETOR DE ESCOLA PMSP/SP PROFESSOR DE CUSRO PREPARATÓRIO ESCRITOR A principal

Leia mais

2ª FEIRA 08 de outubro

2ª FEIRA 08 de outubro 2ª FEIRA 08 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana dedicaremos a nossa atenção à família. O Papa Francisco diznos que a Família é lugar de perdão. Vamos ver um pequeno filme que mostra um pouco o que

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 15 - Realismo

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 15 - Realismo Bárbara da Silva Literatura Aula 15 - Realismo O Realismo é marcado por uma transição política, social e econômica no Brasil, que ainda era colônia, passando de Segundo Reinado. Neste momento o tráfico

Leia mais

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria

Língua Portuguesa. Compreensão de Textos. Maria Tereza Faria Língua Portuguesa Compreensão de Textos Maria Tereza Faria Semântica dos artigos Definidos (o / a / os / as) Finalidade de individualizar, destacar, determinar objeto ou ser. O sinal já vai bater. (conhecimento

Leia mais

Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor Folheto Corpus Christi 2017

Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor Folheto Corpus Christi 2017 Solenidade do orpo e Sangue do Senhor Folheto orpus hristi 2017 Entrada: A Venham comigo / Vamos comer minha Páscoa A Isto é meu corpo / Isto também é meu sangue. F#m Bm E7 A Eis o meu testamento / Até

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos)

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Plano de Aula 05 Educadora: Edma e Priscila Dia: 14/03/2016 Horário: 20h as 21h Título: Pai Nosso

Leia mais

Café entre Aspas: Tito Rios

Café entre Aspas: Tito Rios Café entre Aspas: Tito Rios Em Uberaba há oito anos, o músico, poeta, intérprete e compositor mineiro, Tito Rios, nasceu em Araguari e ouviu desde cedo o melhor da música brasileira, sendo ela caipira,

Leia mais

Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas. Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas

Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas. Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas Mensagem do dia 02 de Março Suas escolhas Mensagem do dia 02 de Março de 2013 Suas escolhas Acredite: você é aquilo que acredita ser. Você tem aquilo que acredita poder ter. Você recebe da vida aquilo

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO I Competências para observar GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

Programa de Educação Continuada (PEC)

Programa de Educação Continuada (PEC) Programa de Educação Continuada (PEC) Curso de Morfossintaxe Odette G.L.Altmann de Souza Campos* Construções que se alternam Ontem vimos Você sair Que você saiu Sua saída Você saindo É preciso Que você

Leia mais

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade)

Ela colhia margaridas quando eu passei. As margaridas eram os corações de seus namorados. (Carlos Drummond de Andrade) As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva. É um recurso linguístico para expressar experiências comuns de formas diferentes, conferindo

Leia mais

Mês Vocacional & Festa da Assunção de Nsa. Senhora

Mês Vocacional & Festa da Assunção de Nsa. Senhora Mês Vocacional & Festa da Assunção de Nsa. Senhora Entrada: EIS-ME AQUI SENHOR! EIS-ME AQUI SENHOR! (2x) PRA FAZER TUA VONTADE PRA VIVER NO TEU AMOR PRA FAZER TUA VONTADE PRA VIVER NO TEU AMOR EIS-ME AQUI

Leia mais

RESOLUÇÃO. O nome do projeto DANÇANDO PARA NÃO DANÇAR é criativo, descontraído e atraente, abrange tanto o sentido da língua culta como o da gíria.

RESOLUÇÃO. O nome do projeto DANÇANDO PARA NÃO DANÇAR é criativo, descontraído e atraente, abrange tanto o sentido da língua culta como o da gíria. RESOLUÇÃO PORTUGUÊS QUESTÃO 01 Manuel Bandeira, poeta do modernismo brasileiro, canta a liberdade. Pasárgada seria o lugar criado e escolhido para exercê-la. Não se refere ao exílio ou à pátria, à infância,

Leia mais

AMIZADE

AMIZADE 3ª FEIRA 11 de Junho INTRODUÇÃO Bom dia a todos! Muitos dos nossos colegas mais velhos já se encontram de férias mas nós temos a sorte de ainda poder estar perto dos nossos amigos e amigas mais alguns

Leia mais

VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras ISSN INTERTEXTUALIDADE

VI Seminário de Iniciação Científica SóLetras ISSN INTERTEXTUALIDADE INTERTEXTUALIDADE Introdução Luciana Isídio de Oliveira (G UENP / Jac.) lu_isidio@hotmail.com Maria Aparecida Lopes CIRELLI (G UENP / Jac.) cidalopez@hotmail.com Maria Madalena Ribeiro de Vasconcelos (G

Leia mais