Modelo Técnico da Amora

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modelo Técnico da Amora"

Transcrição

1 Modelo Técnico da Amora Orientações técnicas para a produção de amora, na região norte e centro de Portugal continental, para o mercado em fresco Tendo em conta a expansão do mercado em fresco da amora nos últimos anos a nível mundial e a procura crescente que se tem verificado por este fruto, são propostas algumas orientações técnicas gerais para esta cultura, tendo em conta os investimentos avultados que estão associados à sua instalação e à exigência dos mercados. Estas orientações não esgotam em si todas as possibilidades técnicas para a produção de amora, e pretendem apenas ser, dentro de uma opção técnica geral, as mais acertadas para a região. Assim e dado ainda não se ter atingido um nível de apuro técnico e varietal para as amoras do tipo remontante que nos permitam propor orientações consolidadas para este tipo a nível comercial, apenas são propostas orientações técnicas para plantações com cultivares não remontantes. IMPLANTAÇÃO 1. Avaliação da aptidão da parcela em função do declive, solo, água e clima: Avaliação da fertilidade do solo (análise completa, bases de troca e micronutrientes). Avaliação da textura do solo. Análise completa de água de rega. Determinação do número de horas de frio, temperatura inferior a 7⁰C nos meses de dezembro a fevereiro. Análise de outros dados meteorológicos como a data da primeira e da última geada na primavera, direção e intensidade dos ventos. Pesquisa do histórico da parcela, nomeadamente dos seus precedentes culturais, possível persistência de herbicidas residuais, pragas, doenças, zonas de encharcamento. Análise da presença de amoras silvestres nas proximidades da parcela e que devem ser eliminadas. 2. Escolha da cultivar a plantar é função: Da época de produção em função do mercado que se pretende satisfazer. Da qualidade organolética do fruto, principalmente da sua vida pós colheita. Das horas de frio disponíveis no local de plantação, de forma a garantir uma produção regular de flores e frutos. 3. Preparação do solo: Tendo em conta que o sistema radicular da amora se encontra na sua maioria nos primeiros centímetros de profundidade, não são necessárias mobilizações de solo com profundidade superior a 50 cm.

2 A gama de ph ideal do solo para a amora situa-se entre os 6,0 e 6,5. Caso seja necessário corrigir o ph do solo, esta operação deverá ser realizada pelo menos seis meses antes da plantação. Na eventualidade da necessidade de uma calagem utilizar de preferência calcário dolomítico. Não incorporar estrumes ou chorumes que possuam alta salinidade. A amora não tolera o encharcamento, pelo que, caso necessário, devem-se efetuar trabalhos de drenagem. 4. Controlo de infestantes O controlo das infestantes de ser realizado no ano anterior à plantação. Cobertura do solo com plástico preto apenas na linha e com abertura de buracos com 10 cm de diâmetro a intervalos regulares para a plantação. 5. Armação e cobertura do solo A amora não deve ser plantada em solos pesados. Os solos ideais para a plantação de amora são os franco-arenosos. A cultura dispensa a armação do terreno. No caso de possibilidade de encharcamento temporário pode ser armado um camalhão baixo e largo (60 cm de largura no topo e 1,2 m na base com 20 a 25 cm de altura) com cobertura de plástico. O camalhão deverá ser efetuado de acordo com a orientação do declive e o padrão de drenagem do terreno. As entrelinhas deverão estar limpas e permitir a melhor transitabilidade possível no decorrer das operações culturais, nomeadamente a colheita. Em algumas zonas do norte do país e na cultura ao ar livre aconselha-se o enrelvamento da entrelinha. 6. Densidade de plantação: É função do tipo de amora (prostrada, ereta ou semi-ereta). Aconselha-se contudo a plantação de uma planta por metro linear. A distância na entrelinha é função da necessidade de passagem de máquinas e pessoas para a realização das diversas operações culturais, normalmente 2,5 metros. 7. Sistema de suporte: A escolha do sistema de suporte depende principalmente do tipo de amora (prostrada, ereta, semi-ereta) existindo inúmeras opções. O sistema de suporte em espaldeira simples com três fiadas de arame apresenta-se como o mais utilizado, sendo relativamente bem adaptado a todos os tipos. Em cultura protegida pode haver a necessidade de colocar no sistema de suporte travessas para suporte dos laterais. Neste caso o número aconselhado é de cinco. No caso das amoras aculeadas e de forma a facilitar a gestão dos lançamentos e a realização das várias operações culturais, é aconselhável a instalação de um sistema em

3 espaldeira dupla, separando os lançamentos vegetativos dos frutíferos em duas sebes distintas. 8. Cultura ao ar livre A cultura da amora ao ar livre pode ser realizada, desde que sejam instaladas redes de sombra ao vingamento dos frutos até ao fim da colheita, de forma a minimizarem-se os problemas de escaldão. A sensibilidade ao escaldão é uma característica varietal, pelo que poderão existir casos em que a função da rede está relacionada com a qualidade visual dos frutos. 9. Cultura protegida A produção de amora em cultura protegida é possível e aconselhável, apesar dos seus custos, pois permite a proteção contra algumas condições climatéricas adversas e a colheita de maior quantidade de fruta com qualidade. É indispensável quando se pretende a antecipação ou o alargamento da época de produção. 10. Sistema de rega É obrigatória a utilização de um sistema de fertirrega. Os gotejadores do sistema de rega devem possuir um espaçamento que é função da textura do solo (0,3 a 0,5 m) com dotações de 2 a 4 litros por hora. O sistema de rega deve ser automático e estar dimensionado em sectores que garantam a mesma dotação para plantas da mesma cultivar e estado de desenvolvimento. Deve ser assegurada a existência de uma reserva de água para pelo menos 2 a 5 dias, em caso de falha do sistema de rega. 11. Fertilização de fundo De acordo com as análises de solo. Incorporação de t/ha de matéria orgânica que deve estar completamente decomposta e deve ser incorporada no solo durante o verão ou outono anterior à plantação. 12. Infraestruturas de apoio É obrigatória a existência de uma câmara frigorífica para manutenção da fruta em frio logo após a colheita. A cadeia de frio nunca pode ser quebrada, uma vez refrigerada a fruta. Tudo o que seja necessário implantar para obter a certificação GlobalG.A.P. Armazém com dimensões adequadas para máquinas, equipamentos, fatores de produção, pesagem da fruta, etc.

4 EXPLORAÇÃO 1. Poda e condução (aspetos gerais) Com as operações de poda e condução pretende-se controlar o tamanho das plantas, a disposição dos lançamentos e consequentemente a sua produtividade. Estas operações promovem a intensidade luminosa na canópia, promovendo a penetração da luz no seu interior, facilitam a realização das operações culturais, estimulam o crescimento de lançamentos secundários e eliminam lançamentos finos ou pouco vigorosos. O controlo do número de lançamentos e o encurtamento de lançamentos secundários são fundamentais para a produtividade final. 2. Poda Quando os lançamentos do ano crescem 20 cm para lá do último arame do sistema de suporte devem ser despontados. Durante o repouso vegetativo devem ser selecionados os lançamentos secundários que se encontrarem bem inseridos, com uma orientação paralela à linha, devendo ser encurtados a 15 nós ou 30 a 45 cm de comprimento. Ainda no inverno devem ser selecionados os lançamentos mais fortes por planta. A diversidade de comportamento das amoras, segundo os diferentes tipos, apenas permite estas generalizações. Pode afirmar-se que a poda tem que se ajustar para cada cultivar. 3. Condução dos lançamentos Os lançamentos das amoras devem ser conduzidos verticalmente e atados aos arames do sistema de suporte. No caso de estar instalado um sistema de suporte em espaldeira dupla, os lançamentos do ano devem ser atados à primeira fiada de arame assim que a alcançam, no lado oposto àquele em que estão atados os lançamentos frutíferos. 4. Densidade de lançamentos No inverno seleção no máximo de 8 lançamentos primários por metro de linha de cultura. 5. Fertilização A fertilização deve ser feita através do sistema de rega, recorrendo a adubos solúveis, tendo em conta os resultados das análises de solo e/ou foliares. As adubações azotadas muito fortes devem ser evitadas durante o período de crescimento vegetativo dos lançamentos.

5 6. Controlo das infestantes Na linha: esta deve ser mantida limpa de qualquer tipo de vegetação, sendo que a cobertura plástica do solo deve ser mantida ao longo dos anos, devendo-se assegurar apenas que os buracos da plantação são alargados antes do começo da emergência de novos lançamentos. Na entre-linha: pode optar-se por um sistema de solo nu, ou a instalação de enrelvamento que deve ser gerido de forma mecânica. 7. Controlo da rega A rega deve ser efetuada todos os dias em função da ETP e Kc. A amora pode necessitar de 5 a 7,5 litros por metro quadrado por dia, nos períodos mais críticos (fase de colheita e períodos mais quentes ou ventosos), pelo que pode ser necessário fracionar a rega em duas vezes por dia. A monitorização das dotações de rega e do sistema de rega devem ocorrer de forma sistemática quase diária. 8. Controlo de pragas e doenças Quer ao ar-livre quer em cultura protegida é frequente surgirem problemas de pragas e doenças típicas destes sistemas de produção. Deve ser dada especial atenção ao controlo das doenças fúngicas nos sistemas de produção ao ar-livre. 9. Colheita As colheitas devem ser efetuadas pelo menos 2 vezes por semana, no período de menor calor. Os frutos devem ser colhidos com uma coloração uniforme, completamente preta e calibres uniformes. A colheita deve ser realizada diretamente para as embalagens definitivas. Os frutos devem ser imediatamente colocados à sombra e refrigerados até duas horas após a colheita. OUTRA INFORMAÇÃO 1. Legislação O "Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos", foi aprovado pela Portaria n.º 304/2013, de 16 de outubro. A aprovação do Plano vem dar cumprimento ao disposto no artigo 51.º da Lei n.º 26/2013 de 11 de abril, que regula as atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos para uso

6 profissional, e de adjuvantes de produtos fitofarmacêuticos, e define os procedimentos de monitorização à utilização dos produtos fitofarmacêuticos, transpondo a Diretiva n.º 2009/128/CE, do PE e do Conselho de 21 de outubro, que estabelece um quadro de ação a nível comunitário para uma utilização sustentável dos pesticidas. GlobalGAP: Toda a documentação com as fases relevantes do processo de certificação GLOBALGAP (regulamento geral e outros) está acessível em português, na página: Promotor Co-promotor Parceiro Co-financiamento

Modelo Técnico da Framboesa

Modelo Técnico da Framboesa Modelo Técnico da Framboesa Orientações técnicas para a produção de framboesa, na região norte e centro de Portugal continental, em cultura protegida para o mercado em fresco A produção de framboesas possui

Leia mais

PRODUZIR MIRTILOS Orientações técnicas para a produção de mirtilos ao ar livre, na região Norte e Centro*

PRODUZIR MIRTILOS Orientações técnicas para a produção de mirtilos ao ar livre, na região Norte e Centro* PRODUZIR MIRTILOS Orientações técnicas para a produção de mirtilos ao ar livre, na região Norte e Centro* *não dispensa aconselhamento técnico 1 Avaliação da aptidão do solo, água e clima Fertilidade do

Leia mais

ARBORICULTURA II. Manutenção do Solo 1ªParte

ARBORICULTURA II. Manutenção do Solo 1ªParte ARBORICULTURA II Manutenção do Solo 1ªParte 2004-2005 As técnicas de manutenção do solo Mobilização Solo sem vegetação Sem mobilização Herbicida total Orgânico Mulching Inerte Solo coberto Cobertura vegetal

Leia mais

Planejamento e instalação de pomares

Planejamento e instalação de pomares Universidade Federal de Rondônia Curso de Agronomia Fruticultura I Planejamento e instalação de pomares Emanuel Maia emanuel@unir.br www.lahorta.acagea.net Perguntas iniciais O que plantar? Qual o mercado?

Leia mais

INSTALAÇÃO DA CULTURA DO MEDRONHEIRO

INSTALAÇÃO DA CULTURA DO MEDRONHEIRO DELEGAÇÃO DE CASTELO BRANCO Núcleo da Sertã INSTALAÇÃO DA CULTURA DO MEDRONHEIRO Sardoal, 9 de novembro de 205 Fátima Curado A PLANTA E SUA DISTRIBUIÇÃO Nome cientifico: Arbutus unedo; Família : Ericaceae;

Leia mais

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA DA MACIEIRA (PIM)

SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA DA MACIEIRA (PIM) SISTEMAS DE CONDUÇÃO E PODA DA MACIEIRA (PIM) Área temática Poda Obrigatórias Proceder à condução e poda para o equilíbrio entre a atividade vegetativa e a produção regular em macieira; A altura da planta

Leia mais

Gestão dos solos em viticultura de encosta

Gestão dos solos em viticultura de encosta Workshop Gestão dos solos em viticultura de encosta Pinhão, 28 de outubro de 2013 Sérgio Vieira Inicio de atividade no ano de 2005 Localizada na Zona Industrial de Vila Real Atua na comercialização de

Leia mais

Ambiente de produção de flores e plantas ornamentais

Ambiente de produção de flores e plantas ornamentais UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PAISAGISMO E FLORICULTURA Ambiente de produção de flores e plantas ornamentais Profª. Renata Canuto de Pinho Ambiente Protegido O cultivo protegido caracteriza-se pela construção

Leia mais

Planejamento e Instalação de Pomares

Planejamento e Instalação de Pomares Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Ciências Agrárias Curso de Engenharia Agronômica Disciplina: Fruticultura I Planejamento e Instalação de Pomares Docente responsável: Prof. Dr. Ítalo

Leia mais

Olericultura. A Cultura da Abobrinha (Cucurbita pepo) Família Cucurbitácea

Olericultura. A Cultura da Abobrinha (Cucurbita pepo) Família Cucurbitácea 1 de 5 10/16/aaaa 11:56 Olericultura A Cultura da Abobrinha (Cucurbita pepo) Família Cucurbitácea Nome Cultura da Abobrinha Produto Informação Tecnológica Data Julho - 2001 Preço - Linha Olericultura Resenha

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES COMPASSOS EM VÁRIAS CULTIVARES DE COUVE LOMBARDA

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES COMPASSOS EM VÁRIAS CULTIVARES DE COUVE LOMBARDA ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES COMPASSOS EM VÁRIAS CULTIVARES DE COUVE LOMBARDA (22/23) REGATO*, Mariana Augusta Duarte*; GUERREIRO, Idália Manuela; SILVA, Osvaldo Pantaleão; DÔRES, José Manuel Escola

Leia mais

Estratégias integradas para o aumento da produtividade da amendoeira em Trás os Montes

Estratégias integradas para o aumento da produtividade da amendoeira em Trás os Montes Estratégias integradas para o aumento da produtividade da amendoeira em Trás os Montes Projecto em curso no âmbito da ação 1.1.1. do ProDeR (Cooperação para a Inovação) António Castro Ribeiro Ana Paula

Leia mais

DIA CAMPO Rega Superficial versus Rega Subterrânea em Pomares de Pêra Rocha. 29 de Abril de 2011

DIA CAMPO Rega Superficial versus Rega Subterrânea em Pomares de Pêra Rocha. 29 de Abril de 2011 DIA CAMPO Rega Superficial versus Rega Subterrânea em Pomares de Pêra Rocha 29 de Abril de 2011 Marta Gonçalves João Abreu ACTIVIDADE FRUTICOLA CAMPO DE DEMONSTRAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO Inicio: Proj. Agro

Leia mais

A Importância dos Viveiros na Sustentabilidade da Floresta 20 de Outubro de 2014, Lousã

A Importância dos Viveiros na Sustentabilidade da Floresta 20 de Outubro de 2014, Lousã A Importância dos Viveiros na Sustentabilidade da Floresta 20 de Outubro de 2014, Lousã I. Boas práticas no trabalho em viveiros florestais Semente Florestal Planta Florestal Sanidade do viveiro II. O

Leia mais

Pós-Graduação e Mestrado em Viticultura Departamento de Agronomia. Monitorização da cultura da vinha UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO

Pós-Graduação e Mestrado em Viticultura Departamento de Agronomia. Monitorização da cultura da vinha UNIVERSIDADE DE TRÁS-OS-MONTES E ALTO DOURO Monitorização da cultura da vinha A - O meio ambiente: 1 - a temperatura; 2 - a humidade; 3 - o vento Monitorização da cultura da vinha B - A parcela: 1 - cartografia 2 - características fisícas e químicas

Leia mais

Implementação dos princípios gerais da proteção integrada

Implementação dos princípios gerais da proteção integrada Implementação dos princípios gerais da proteção integrada Miriam Cavaco Divisão de Gestão e Autorização de Produtos Fitofarmacêuticos Direção de Serviços de Meios de Defesa Sanitária Seminário do Uso Sustentável,

Leia mais

1/14 Anadia, 5 de fevereiro de 2014 VINHA. POMÓIDEAS Pereiras e Macieiras. ACTINÍDEA Kiwi OLIVAL

1/14 Anadia, 5 de fevereiro de 2014 VINHA. POMÓIDEAS Pereiras e Macieiras. ACTINÍDEA Kiwi OLIVAL 1/14 Anadia 5 de fevereiro de 2014 VINHA DOENÇAS DO LENHO E CIGARRINHA DA FLAVESCÊNCIA DOURADA (Scaphoideus titanus) O controlo de pragas e doenças passa pela implementação de medidas culturais que limitem

Leia mais

Utilização de manga de plástico na instalação de uma vinha. Quinta de Valinhas Unhão Felgueiras

Utilização de manga de plástico na instalação de uma vinha. Quinta de Valinhas Unhão Felgueiras Utilização de manga de plástico na instalação de uma vinha Quinta de Valinhas Unhão Felgueiras 2013 Quinta de Valinhas Lda Pipamolhada Lda Sociedade Familiar Têm como objectivo único a produção de uvas

Leia mais

Manual Groasis Waterboxx para legumes

Manual Groasis Waterboxx para legumes Manual Groasis Waterboxx para legumes 1. Use uma estufa de acordo com o desenho como se mostra na figura abaixo, com a possibilidade de ventilar os lados e com uma tela/sombra dupla de cor branca no topo

Leia mais

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO PROTECÇÃO DAS PLANTAS Para se proteger é necessário ter inimigos. No caso das culturas agrícolas são as Pragas e as Doenças que ameaçam a qualidade e a quantidade das produções.

Leia mais

GESTÃO DE REGA EM PEQUENOS FRUTOS. Onno Schaap António Ramos

GESTÃO DE REGA EM PEQUENOS FRUTOS. Onno Schaap António Ramos GESTÃO DE REGA EM PEQUENOS FRUTOS Onno Schaap António Ramos Porto, 24.Jan.2013 QUEM SOMOS Desde 1998 a Aquagri ACE é uma empresa especializada em Serviços e Equipamentos para Gestão de Água de Rega; Equipa

Leia mais

Relatório Final Bolsista Agrisus

Relatório Final Bolsista Agrisus Relatório Final Bolsista Agrisus Nome do Projeto: Consórcio milho safrinha-forrageiras e a qualidade do sistema plantio direto no Estado de São Paulo - Programa Boa Cobertura - 782/11 Nome do Bolsista:

Leia mais

PLANO DE AÇÃO NAS ZONAS VULNERÁVEIS CADERNO DE OBRIGAÇÕES. BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NAS ZONAS VULNERÁVEIS (Portaria 259/2012, de 28 de agosto)

PLANO DE AÇÃO NAS ZONAS VULNERÁVEIS CADERNO DE OBRIGAÇÕES. BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NAS ZONAS VULNERÁVEIS (Portaria 259/2012, de 28 de agosto) PLANO DE AÇÃO NAS ZONAS VULNERÁVEIS CADERNO DE OBRIGAÇÕES Consideram-se zonas vulneráveis, zonas que drenam para águas poluídas ou em risco de virem a tornar-se poluídas com nitratos. Nas zonas vulneráveis,

Leia mais

Experimento Correção de P (safra 2010/11 a 2015/16)

Experimento Correção de P (safra 2010/11 a 2015/16) Experimento Correção de P (safra 21/11 a 215/16) Fundação MT PMA Janeiro/217 Protocolo: Correção de P Modos e doses de aplicação de P no sistema soja/milho safrinha em diferentes níveis de correções iniciais

Leia mais

Planejamento e implantação de pomares

Planejamento e implantação de pomares Plano de aula Planejamento e implantação de pomares Planejamento e implantação de pomares Agosto 2017 Planejamento de pomares Fatores a serem considerados no planejamento de um pomar Aspectos técnicos

Leia mais

A cultura da figueira-da-índia (Opuntia ficusindica) para produção de fruto.

A cultura da figueira-da-índia (Opuntia ficusindica) para produção de fruto. Castelo Branco, 20 de Abril 2015 A cultura da figueira-da-índia (Opuntia ficusindica) Conteúdo da apresentação Origem Taxonomia Morfologia Fisiologia Utilizações Cultivares Plantação Rega Poda Controlo

Leia mais

Colheita e armazenamento

Colheita e armazenamento 1 de 5 10/16/aaaa 11:19 Culturas A Cultura do Arroz Irrigado Nome Cultura do arroz irrigado Produto Informação Tecnológica Data Maio -2000 Preço - Linha Culturas Informações resumidas Resenha sobre a cultura

Leia mais

Projecto Terraprima - Fundo Português de Carbono

Projecto Terraprima - Fundo Português de Carbono Projecto Terraprima - Fundo Português de Carbono Nota técnica nº 3 Maneio de Verão de pastagens permanentes semeadas biodiversas Versão 1.0 30 de Junho de 2010 Índice 1. Maneio de Verão das Pastagens Permanentes

Leia mais

MANEJO DAS PLANTAS INFESTANTES EM PLANTIOS DE ABACAXI EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES, MESORREGIÃO DO SUL BAIANO

MANEJO DAS PLANTAS INFESTANTES EM PLANTIOS DE ABACAXI EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES, MESORREGIÃO DO SUL BAIANO MANEJO DAS PLANTAS INFESTANTES EM PLANTIOS DE ABACAXI EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES, MESORREGIÃO DO SUL BAIANO Aristoteles Pires de Matos 1 ; Quionei Silva Araújo 2 ; Fábio José Pereira Galvão 3 ; Antônio

Leia mais

OLERICULTURA GERAL Implantação da horta e Tratos culturais.

OLERICULTURA GERAL Implantação da horta e Tratos culturais. CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA OLERICULTURA GERAL Implantação da horta e Tratos culturais. Prof. Harumi Hamamura UniSalesiano CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXÍLIO COORDENADORIA DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

Leia mais

Nutrição, Adubação e Calagem

Nutrição, Adubação e Calagem Nutrição, Adubação e Calagem Importância da nutrição mineral Embora o eucalipto tenha rápido crescimento, este é muito variável. Os principais fatores que interferem no crescimento estão relacionados com

Leia mais

AVISO DE ABERTURA PARA CANDIDATURAS BANCO DE TERRAS

AVISO DE ABERTURA PARA CANDIDATURAS BANCO DE TERRAS AVISO DE ABERTURA PARA CANDIDATURAS BANCO DE TERRAS INSCRIÇÃO DE PARCELAS AGRÍCOLAS OU FLORESTAIS (AVISO N.º 01) DOMINGOS BRAGANÇA SALGADO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE GUIMARÃES, FAZ SABER, em cumprimento

Leia mais

Comentários ao Documento de Regulamento de Autenticação, funcionamento e supervisão das entidades reconhecedoras de regantes

Comentários ao Documento de Regulamento de Autenticação, funcionamento e supervisão das entidades reconhecedoras de regantes 27 Abril 2015 Comentários ao Documento de Regulamento de Autenticação, funcionamento e supervisão das entidades reconhecedoras de regantes 1 O artº 1º não existe nº 1 nem nº 2 do artº 2º da Portaria, pelo

Leia mais

Cultura da Cana de açúcar. Profª Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim

Cultura da Cana de açúcar. Profª Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim Cultura da Cana de açúcar Profª Msc. Flávia Luciane Bidóia Roim Fenologia e Fisiologia Influência das condições ambientais sobre a produção Planta que apresenta uma grande taxa fotossintética e eficiência

Leia mais

VITICULTURA FRUTICULTURA

VITICULTURA FRUTICULTURA C Reprodução sujeita a autorização 18/ 2017 Senhora da Hora, 27 de outubro de 2017 CONTEÚDO VITICULTURA/FRUTICULTU RA MANUTENÇÃO DO SOLO, ENRELVAMENTOS. Redação: J. F. Guerner Moreira (Eng.º Agrónomo Responsável

Leia mais

Amaldo Ferreira da Silva Antônio Carlos Viana Luiz André Correa. r José Carlos Cruz 1. INTRODUÇÃO

Amaldo Ferreira da Silva Antônio Carlos Viana Luiz André Correa. r José Carlos Cruz 1. INTRODUÇÃO CRUZ, 1987 J.C. SEMEADURA DO MILHO 1. INTRODUÇÃO Amaldo Ferreira da Silva Antônio Carlos Viana Luiz André Correa r José Carlos Cruz O milho é a cultura mais largamente plantada no Brasil, com cerca de

Leia mais

AGRICULTURA DE PRECISÃO. Exemplo da avaliação do efeito da topografia e da rega sobre a variabilidade espacial e temporal da produtividade do milho.

AGRICULTURA DE PRECISÃO. Exemplo da avaliação do efeito da topografia e da rega sobre a variabilidade espacial e temporal da produtividade do milho. Artigo publicado na revista Vida Rural, Vida Rural, nº 1708, p.32-34 AGRICULTURA DE PRECISÃO. Exemplo da avaliação do efeito da topografia e da rega sobre a variabilidade espacial e temporal da produtividade

Leia mais

Escolha da área para plantio Talhonamento Construção de aceiros e estradas

Escolha da área para plantio Talhonamento Construção de aceiros e estradas Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos Engenharia Florestal Tratos e Métodos Silviculturais Escolha da área para plantio Talhonamento Construção de aceiros e estradas Eng. Ftal.

Leia mais

AGRICULTURA I Téc. Agronegócios

AGRICULTURA I Téc. Agronegócios AGRICULTURA I Téc. Agronegócios CULTURA DO MILHO IFSC CÂMPUS LAGES FENOLOGIA DO MILHO INTRODUÇÃO: Ciclo vegetativo variado Evidencia cultivares desde extremamente precoces, cuja polinização pode ocorrer

Leia mais

Comunicado Técnico Embrapa Agroindústria Tropical

Comunicado Técnico Embrapa Agroindústria Tropical Comunicado Técnico N o 41, julho/2000, p.1 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Centro Nacional de Pesquisa de Agroindústria Tropical Ministério da Agricultura e do Abastecimento Rua Dra. Sara Mesquita

Leia mais

Projeto de Experimentação / Demonstração

Projeto de Experimentação / Demonstração Projeto de Experimentação / Demonstração da Produção de Arroz Biológico na RNE Sado. Estudo e Comportamento de Variedades de Arroz em Modo de Produção Biológico PA: 12558 - Medida 4.1 Cooperação para a

Leia mais

LCE 306 Meteorologia Agrícola. Importância Agroecológica dos Ventos. Aula # 13. Prof. Paulo Cesar Sentelhas Prof. Luiz Roberto Angelocci

LCE 306 Meteorologia Agrícola. Importância Agroecológica dos Ventos. Aula # 13. Prof. Paulo Cesar Sentelhas Prof. Luiz Roberto Angelocci LCE 306 Meteorologia Agrícola Prof. Paulo Cesar Sentelhas Prof. Luiz Roberto Angelocci Aula # 13 Importância Agroecológica dos Ventos Uso de Quebra-Ventos Naturais e Artificiais ESALQ/USP 2012 Os ventos

Leia mais

Informações básicas sobre os tratos culturais do maracujá

Informações básicas sobre os tratos culturais do maracujá Informações básicas sobre os tratos culturais do maracujá Clima e solo Escolha da cultivar Fábio Gelape Faleiro Posso utilizar sementes de plantios anteriores? Tecnologia do mudão Correção e preparo do

Leia mais

Produção de hortaliças (Aula 1-2ª. parte)

Produção de hortaliças (Aula 1-2ª. parte) Produção de hortaliças (Aula 1-2ª. parte) 1. Planejamento 2. Produção em ambientes controlados 3. Propagação Olericultura Olus, oleris = Hortaliça Colere = cultivar Culturas oleraceas Olericultura Horticultura

Leia mais

Rega por sulcos. a) Sulcos curtos b) Sulcos longos

Rega por sulcos. a) Sulcos curtos b) Sulcos longos Rega por sulcos a) Sulcos curtos b) Sulcos longos Forma e dimensão dos sulcos Espaçamento Camalhão Profundidad e Infiltração Sulco Depende de: 1. Caudal de alimentação O sulco é um canal que deve conseguir

Leia mais

PRODUTO ÚNICO SEGURO AGRÍCOLA

PRODUTO ÚNICO SEGURO AGRÍCOLA PROPOSTA DE CONDIÇÕES ESPECIAIS - MILHO PRODUTO ÚNICO SEGURO AGRÍCOLA 1. APLICAÇÃO 1.1. As presentes Condições Especiais complementam as Condições Gerais da apólice de Seguro Agrícola e se aplicam ao seguro

Leia mais

UG Medidas de Gestão Fonte Orientações Técnicas Objectivos e Rastreamento

UG Medidas de Gestão Fonte Orientações Técnicas Objectivos e Rastreamento Quadro 9 Medidas de Gestão por Unidade de Gestão e respetivas metas/objetivos na Quinta da Giesta. UG Medidas de Gestão Fonte Orientações Técnicas Objectivos e Rastreamento Objetivo: > 95% de Conformidade

Leia mais

CAPÍTULO 10 GRAMA ARMADA PROTEÇÃO, CONTROLE E PREVENÇÃO DE EROSÃO INTEGRADO AO MEIO AMBIENTE

CAPÍTULO 10 GRAMA ARMADA PROTEÇÃO, CONTROLE E PREVENÇÃO DE EROSÃO INTEGRADO AO MEIO AMBIENTE 131 CAPÍTULO 10 GRAMA ARMADA PROTEÇÃO, CONTROLE E PREVENÇÃO DE EROSÃO INTEGRADO AO MEIO AMBIENTE 1. O que é a Grama-Armada A grama-armada é um sistema de proteção de taludes recomendada para solos arenosos,

Leia mais

APLICAÇÃO DA DIRETIVA NITRATOS

APLICAÇÃO DA DIRETIVA NITRATOS POLUIÇÃO DIFUSA desafios para o futuro APLICAÇÃO DA DIRETIVA NITRATOS Programa de Ação para as Zonas Vulneráveis de Portugal Continental DSPAA - Divisão de Gestão dos Recursos Naturais Caparica 29 de maio

Leia mais

PODA E CONDUÇÃO DA FIGUEIRA

PODA E CONDUÇÃO DA FIGUEIRA PODA E CONDUÇÃO DA FIGUEIRA Nilton Nagib Jorge Chalfun 1 Enilson Abrahão 2 Ângelo Albérico Alvarenga 3 Murilo Albuquerque Regina 4 Rafael Pio 5 1 INTRODUÇÃO A figueira é uma frutífera com grande expansão

Leia mais

IRGA 424 OPÇÃO DE PRODUTIVIDADE

IRGA 424 OPÇÃO DE PRODUTIVIDADE IRGA 424 OPÇÃO DE PRODUTIVIDADE A IRGA 424 apresenta como diferencial o alto potencial produtivo, responde muito bem ao manejo e às altas adubações. Origem: cruzamento IRGA 370-42-1-1F-B5/BR IRGA 410//IRGA

Leia mais

O primeiro passo para realizar a amostragem consiste em dividir a área em talhões homogêneos, considerando os seguintes fatores:

O primeiro passo para realizar a amostragem consiste em dividir a área em talhões homogêneos, considerando os seguintes fatores: Ao se obter a amostra composta, esta deve ser embalada e cuidadosamente identificada de acordo com o mapa elaborado antes de ser enviada ao laboratório. O laboratório PLANTE CERTO fornece os sacos plásticos

Leia mais

JOSÉ MANUEL GODINHO CALADO

JOSÉ MANUEL GODINHO CALADO (BIO)ENERGIA JOSÉ MANUEL GODINHO CALADO ABRIL 2013 Bioetanol Biodiesel Biogás Biocombustíveis Biometanol Bioéster dimetílico Biocombustíveis sintéticos Biohidrogénio Bioetanol O bioetanol é obtido por

Leia mais

Desafios e Boas Práticas da Atividade Agrícola

Desafios e Boas Práticas da Atividade Agrícola Ria Formosa A Integridade do sistema lagunar e as atividades económicas 6 de março de 2015 João Caço Desafios e Boas da Atividade Agrícola Organização Organização Eixo Tecnológico Eixo Agrícola Grupo 2

Leia mais

DEFEITOS DE FRITURA EM BATATA DE INDÚSTRIA INTRODUÇÃO

DEFEITOS DE FRITURA EM BATATA DE INDÚSTRIA INTRODUÇÃO DEFEITOS DE FRITURA EM BATATA DE INDÚSTRIA INTRODUÇÃO Todos os agricultores têm uma noção aproximada dos problemas que podem afectar a qualidade da sua Batata ao nível do campo. No entanto, no caso da

Leia mais

GESTÃO DA ÁGUA E FERTILIZAÇÃO

GESTÃO DA ÁGUA E FERTILIZAÇÃO GESTÃO DA ÁGUA E FERTILIZAÇÃO A BASE AMBIENTAL DA PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA II Congresso Nacional de Citricultura A água é um recurso limitado e esgotável que está sujeito a uma pressão de consumo cada vez

Leia mais

CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS MODULO - I.2 Meios de proteção das culturas Fevereiro 2015 1. Luta Biológica 2. Luta Cultural 3. Luta Genética 4. Luta Biotécnica

Leia mais

Um exemplo, sem ser exemplar

Um exemplo, sem ser exemplar Um exemplo, sem ser exemplar Porquê vasos? Solução para um problema: Solo inadequado Como resolvemos fazer: Vasos de 50 litros, com 12 drenos (furos com broca 9) Substrato de granulometria fina, com: 70%

Leia mais

JORGE B. LACERDA DE QUEIROZ 100 ANOS. COMPROMISSO COM O FUTURO. Faculdade de Direito da Universidade do Porto 13 de junho 2012

JORGE B. LACERDA DE QUEIROZ 100 ANOS. COMPROMISSO COM O FUTURO. Faculdade de Direito da Universidade do Porto 13 de junho 2012 JORGE B. LACERDA DE QUEIROZ IMPLANTAÇÃO DA VINHA EM ENCOSTA DE FORTE DECLIVE: CONSTRANGIMENTOS TÉCNICOS E LEGISLATIVOS DECORRENTES DO RECONHECIMENTO DO ALTO DOURO VINHATEIRO COMO PATRIMÓNIO MUNDIAL DA

Leia mais

CULTIVO E ESTABELECIMENTO DA ALFAFA

CULTIVO E ESTABELECIMENTO DA ALFAFA CULTIVO E ESTABELECIMENTO DA ALFAFA Joaquim Bartolomeu Rassini INTRODUÇÃO ALFAFA (forragem) Características agronômicas: alta capacidade de adaptação (clima, solo, altitude), alta produtividade (15 a 25

Leia mais

Proposta: CORREDORES VERDES EM FERREIRA DO ALENTEJO - Espaço adjacente à EN 2

Proposta: CORREDORES VERDES EM FERREIRA DO ALENTEJO - Espaço adjacente à EN 2 1 ESTALEIRO 1.1. Execução de montagem e desmontagem de estaleiro, adequado à natureza dos trabalhos a executar e à dimensão da obra, incluindo reposição de pavimentos e solo, fornecimento, montagem e desmontagem

Leia mais

Eucalipto: Implantação e Manejo.

Eucalipto: Implantação e Manejo. Eucalipto: Implantação e Manejo. Sidney Medeiros Engenheiro Agrônomo Julho/2013 R&S FLORESTAL Viveiro especializado na produção de mudas de eucalipto (clone e semente) PlanalLna/DF (210km de Arinos) 08

Leia mais

Importância do Manejo de Solos

Importância do Manejo de Solos CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO IMPORTÂNCIA DO SOLO O seu uso adequado, além de garantir o suprimento de água para Importância do Manejo de Solos as culturas, criações e comunidades; previne a erosão

Leia mais

Sumário. Enquadramento Importância para a Região Objetivos da plataforma Fases para utilização Breve abordagem à plataforma Potencialidades Conclusões

Sumário. Enquadramento Importância para a Região Objetivos da plataforma Fases para utilização Breve abordagem à plataforma Potencialidades Conclusões Sumário Enquadramento Importância para a Região Objetivos da plataforma Fases para utilização Breve abordagem à plataforma Potencialidades Conclusões Enquadramento SIGP - Sistema Integrado de Gestão de

Leia mais

Esclarecimento 13/ Revisão 1/ 2017

Esclarecimento 13/ Revisão 1/ 2017 Segurança Alimentar Registo de temperaturas e controlo metrológico de registadores automáticos aditamento e republicação do Esclarecimento 13/2014 Esclarecimento 13/2014 - Revisão 1/ 2017 Resumo: A manutenção

Leia mais

Desenvolve-se bem em quase todos os tipos de solo, sendo mais recomendados os argilo-arenosos, profundos, bem drenados e com ph entre 5,5 e 6,5.

Desenvolve-se bem em quase todos os tipos de solo, sendo mais recomendados os argilo-arenosos, profundos, bem drenados e com ph entre 5,5 e 6,5. r.' y INTROUU~O ~ Por ser uma fruta com altlssimo teor de vitamina C, a acerola tem despertado interesse da populagao em geral para seu consumo, sendo cultivada em sftios, chckaras e quintais. r'" '" CUl\1A

Leia mais

CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS MODULO - II.2 Sistemas regulamentares dos Produtos Fitofarmacêutico Fevereiro 2015 1. Homologação dos Produtos Fitofarmacêuticos

Leia mais

Caderno de Campo Produção Integrada de Maçã PIM. Ano: Ciclo: POMAR:

Caderno de Campo Produção Integrada de Maçã PIM. Ano: Ciclo: POMAR: Caderno de Campo Produção Integrada de Maçã PIM Ano: Ciclo: POMAR: em 14/09/2006 Válido para o Cíclo 2007 2007 Caderno de Campo Produção Integrada de Maçã - PIM Identificação: Nome do Produtor/Empresa:...

Leia mais

1. Escolhendo o local certo para o plantio.

1. Escolhendo o local certo para o plantio. Além de ser uma atitude que contribui com o meio ambiente, plantar uma árvore requer alguns cuidados. Assim, para que o plantio ocorra da maneira correta é preciso pensar no espaço disponível, no tamanho

Leia mais

Agricultura de conservação, um exemplo de inovação num contexto de produção sustentável. Gabriela Cruz Marta Manoel

Agricultura de conservação, um exemplo de inovação num contexto de produção sustentável. Gabriela Cruz Marta Manoel Agricultura de conservação, um exemplo de inovação num contexto de produção sustentável Pressões atuais sobre a agricultura População mundial em crescimento (9 mil milhões até 2050) -Alterações Climáticas:

Leia mais

MIRTILO NOME VULGAR. Família: Ericaceae CLASSIFICAÇÃO CIENTIFICA. Género: Vaccinium. Espécie: Vaccinium corymbosum

MIRTILO NOME VULGAR. Família: Ericaceae CLASSIFICAÇÃO CIENTIFICA. Género: Vaccinium. Espécie: Vaccinium corymbosum MIRTILO NOME VULGAR CLASSIFICAÇÃO CIENTIFICA PORTUGUÊS MIRTILO ESPANHOL ARÁNDANO FRANCÊS MYRTILLE INGLÊS BLUEBERRY Família: Ericaceae Género: Vaccinium Espécie: Vaccinium corymbosum O MIRTILO INFORMAÇÃO

Leia mais

MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS

MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS MANEJO DO SOLO PARA O CULTIVO DE HORTALIÇAS Vinícius Macedo Msc. em Agroecologia SOLO Ao longo da história da humanidade, o homem sempre conviveu com o solo. No começo, ele apenas colhia os produtos da

Leia mais

PROJETO: SETH REFLORESTA

PROJETO: SETH REFLORESTA PROJETO: SETH REFLORESTA Em uma atitude inusitada em todo o País o SETH (SINDICATO DOS EMPREGADOS EM TURISMO E HOSPITALIDADE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO E REGIÃO) através de seu Presidente Sergio Paranhos

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE DIFERENTES CULTIVARES DE PEPINO CULTIVADOS EM ESTUFA PLÁSTICA EM SANTA MARIA, RS. RESUMO

PRODUTIVIDADE DE DIFERENTES CULTIVARES DE PEPINO CULTIVADOS EM ESTUFA PLÁSTICA EM SANTA MARIA, RS. RESUMO PRODUTIVIDADE DE DIFERENTES CULTIVARES DE PEPINO CULTIVADOS EM ESTUFA PLÁSTICA EM SANTA MARIA, RS. Galileo Adeli BURIOL 1, Flavio Miguel SCHNEIDER 2, Nereu Augusto STRECK 2, Arno Bernardo HELDWEIN 1, Valduíno

Leia mais

Produção de mudas de bananeira para plantação direta

Produção de mudas de bananeira para plantação direta Publicado en TECA (http://teca.fao.org) Produção de mudas de bananeira para plantação direta RESUMEN: Foi adaptado pela Fundación Hondureña de Investigación Agrícola (FHIA) e é aplicável nos locais onde

Leia mais

Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo Divisão de Ambiente e Infraestruturas. Sessão de divulgação das Zonas Vulneráveis

Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo Divisão de Ambiente e Infraestruturas. Sessão de divulgação das Zonas Vulneráveis Sessão de divulgação das Zonas Vulneráveis ZV de Estremoz-Cano Elaborado por: 1. ENQUADRAMENTO PROGRAMA DE AÇÃO 2. FERTILIZAÇÃO 2.1 PRÁTICAS AGRICOLAS EM TERRENOS DECLIVOSOS 2.2 APLICAÇÃO DE FERTILIZANTES

Leia mais

AGRICULTURA I Téc. Agroecologia

AGRICULTURA I Téc. Agroecologia AGRICULTURA I Téc. Agroecologia CULTURA DO MILHO IFSC CÂMPUS LAGES FENOLOGIA DO MILHO Etapas de desenvolvimento: 1.Germinação e emergência: Semeadura até o efetivo aparecimento da plântula, Duração pode

Leia mais

Domesticação E Cultivo. Plantas Medicinais e Fitoterapia

Domesticação E Cultivo. Plantas Medicinais e Fitoterapia Domesticação E Cultivo Plantas Medicinais e Fitoterapia A domesticação de espécies silvestres é um compromisso com a preservação da biodiversidade regional, com a saúde do ser humano e com a estabilidade

Leia mais

Sessão de divulgação das Zonas Vulneráveis ZV de Elvas

Sessão de divulgação das Zonas Vulneráveis ZV de Elvas Sessão de divulgação das Zonas Vulneráveis ZV de Elvas Elaborado por: 1. ENQUADRAMENTO PROGRAMA DE AÇÃO 2. FERTILIZAÇÃO 2.1 PRÁTICAS AGRICOLAS EM TERRENOS DECLIVOSOS 2.2 APLICAÇÃO DE FERTILIZANTES EM TERRENOS

Leia mais

O tritubo é aplicado nas condutas subterrâneas para proteção de fibras ópticas. O seu interior estriado melhora a passagem da fibra óptica.

O tritubo é aplicado nas condutas subterrâneas para proteção de fibras ópticas. O seu interior estriado melhora a passagem da fibra óptica. Mar.13 Tritubo O tritubo é aplicado nas condutas subterrâneas para proteção de fibras ópticas. O seu interior estriado melhora a passagem da fibra óptica. Especificações técnicas do produto Documento Produto

Leia mais

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo;

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; A agricultura A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; Paisagem agrária: É a forma de cultivo e a divisão dos campos; É condicionada por

Leia mais

Sistema de produção de cana-de-açúcar para agricultura familiar

Sistema de produção de cana-de-açúcar para agricultura familiar 47 Sistema de produção de cana-de-açúcar para agricultura familiar Sergio Delmar dos Anjos e Silva; Dori Edson Nava; Cândida Raquel Scherrer Montero; Vinicius Soares Sturza A cana-de-açúcar ( é uma espécie

Leia mais

Amendoeira nas regiões de clima mediterrânico

Amendoeira nas regiões de clima mediterrânico Estratégias de rega deficitária em amendoeira António Castro Ribeiro antrib@ipb.pt Departamento de Produção e Tecnologia e Vegetal Amendoeira nas regiões de clima mediterrânico Exposta a condições desfavoráveis

Leia mais

MANUAL DA SAFRA E CONTRA SAFRA O L I VA L MANUAL DA SAFRA E CONTRA SAFRA DO OLIVAL. Editores Técnicos Manuel Ângelo Rodrigues Carlos Manuel Correia

MANUAL DA SAFRA E CONTRA SAFRA O L I VA L MANUAL DA SAFRA E CONTRA SAFRA DO OLIVAL. Editores Técnicos Manuel Ângelo Rodrigues Carlos Manuel Correia MANUAL DA SAFRA E CONTRA SAFRA MANUAL DA SAFRA E CONTRA SAFRA DO OLIVAL DO 2009 O L I VA L Editores Técnicos Manuel Ângelo Rodrigues Carlos Manuel Correia MANUAL DA SAFRA E CONTRA SAFRA DO OLIVAL Editores

Leia mais

Plano de uma exploração agrícola

Plano de uma exploração agrícola Plano de uma exploração agrícola 1. O planeamento empresarial Ø Planear é concluir do passado, para decidir no presente o que vamos fazer no futuro ü quanto ü vamos fazer? ü quando ü vamos fazer? ü onde

Leia mais

AEGRO Colhendo Conhecimento. 8 passos para um manejo integrado da lavoura

AEGRO Colhendo Conhecimento. 8 passos para um manejo integrado da lavoura 8 passos para um manejo integrado da lavoura Lavoura produtiva é Lavoura integrada A alta produtividade de grãos só é possível quando se adota o manejo integrado nas práticas agronômicas. Essas estratégias

Leia mais

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO O SOLO 2 SOLO ARGILOSO 3 CARACTERÍSTICAS DE UM SOLO ARGILOSO São solos com teores de argila superiores a 35%. Possuem baixa permeabilidade e alta capacidade de retenção de

Leia mais

Zulmira Lopes Divisão de Leite e Lacticínios 2006

Zulmira Lopes Divisão de Leite e Lacticínios 2006 Zulmira Lopes Divisão de Leite e Lacticínios 2006 Cabe a cada estado membro preservar o seu ecossistema, de modo a promover a sua sustentabilidade e o bem-estar da população. Promover a implementação

Leia mais

IT AGRICULTURA IRRIGADA

IT AGRICULTURA IRRIGADA 4 Manejo da irrigação 4.1 Introdução A água é fator limitante para o desenvolvimento agrícola, sendo que tanto a falta ou excesso afetam o crescimento, a sanidade e a produção das plantas. O manejo racional

Leia mais

Comunicado Técnico 05

Comunicado Técnico 05 Comunicado Técnico 05 ISSN 2177-854X Julho. 2010 Uberaba - MG Amostragem do Solo para Recomendação de Calagem e Adubação Instruções Técnicas Responsável: Ricardo Moreira de Mendonça Agrônomo; MSc.Fitotecnia

Leia mais

Uso de Adubação Verde em Videira no Submédio São Fran is o

Uso de Adubação Verde em Videira no Submédio São Fran is o Uso de Adubação Verde em Videira no Submédio São Fran is o Clementino Marcos Batista de Faria José Monteiro Soares Patrícia Coelho Souza Leão Os solos do Vale do Submédio São Francisco são, de um modo

Leia mais

MANEJO DE IRRIGAÇÃO REGINA CÉLIA DE MATOS PIRES FLÁVIO B. ARRUDA. Instituto Agronômico (IAC) Bebedouro 2003

MANEJO DE IRRIGAÇÃO REGINA CÉLIA DE MATOS PIRES FLÁVIO B. ARRUDA. Instituto Agronômico (IAC) Bebedouro 2003 I SIMPÓSIO SIO DE CITRICULTURA IRRIGADA MANEJO DE IRRIGAÇÃO REGINA CÉLIA DE MATOS PIRES FLÁVIO B. ARRUDA Instituto Agronômico (IAC) Bebedouro 2003 MANEJO DAS IRRIGAÇÕES - Maximizar a produção e a qualidade,

Leia mais

(Re)arborização de Povoamentos de Eucalipto

(Re)arborização de Povoamentos de Eucalipto (Re)arborização de Povoamentos de Eucalipto Clara Araújo ABASTENA C. Pêra, 18 de Junho de 2016 Do que vamos falar? Objetivo do produtor florestal A cultura do eucalipto modelo de silvicultura Planeamento

Leia mais

Aumente o rendimento da soja

Aumente o rendimento da soja Aumente o rendimento da soja Para mais informações contacte: O seu agente de extensão ou Departamento de Formação Documentação e Difusão do IIAM/CZC Contacto: +25123692 Chimoio, Moçambique. 1 Preparação

Leia mais

CUSTOS DE PRODUÇÃO DE CAFÉ CONILLON. Matiello

CUSTOS DE PRODUÇÃO DE CAFÉ CONILLON. Matiello CUSTOS DE PRODUÇÃO DE CAFÉ CONILLON Matiello Produção mundial de café robusta Evolução da produção mundial de café robusta no mundo Períodos Produção média % da produção (milhões de sacas) mundial total

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 174 AGOSTO 1990

CIRCULAR TÉCNICA N o 174 AGOSTO 1990 ISSN 01003453 CIRCULAR TÉCNICA N o 174 AGOSTO 1990 DEFINIÇÃO DO PERÍODO E LOCALIZAÇÃO DE COBERTURA DE EUCALYPTUS GRANDIS EM FUNÇÕES DA DINÂMICA DO CRESCIMENTO RADICULAR INTRODUÇÃO José Luiz Stape * A dinâmica

Leia mais

Culturas. A Cultura da Pupunha

Culturas. A Cultura da Pupunha 1 de 6 10/16/aaaa 11:24 Culturas A Cultura da Pupunha Nome Cultura da Pupunha Produto Informação Tecnológica Data Maio -2000 Preço - Linha Culturas Informações resumidas Resenha sobre a a produção do palmito

Leia mais