INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE MICA SOBRE AS PROPRIEDADES DE COMPOSIÇÕES DE NR/SBR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE MICA SOBRE AS PROPRIEDADES DE COMPOSIÇÕES DE NR/SBR"

Transcrição

1 INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE MICA SOBRE AS PROPRIEDADES DE COMPOSIÇÕES DE NR/SBR Zine, C. L. G, Peres, A.C.C., Visconte, L. L. Y. Caixa Postal 68525, CEP , Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano, Universidade Federal do rio de Janeiro. RESUMO Na busca por produtos de melhor qualidade, muitos artefatos de borracha estão sendo produzidos a partir de misturas de dois ou mais polímeros diferentes. Misturas de borrachas são usadas em composições para pneus, devido a três razões: menor custo, melhor processamento e modificação da performance do produto final. Misturas de borracha natural (NR) e copolímero de estireno butadieno (SBR) vêm sendo utilizadas em composição de banda de rodagem de pneu com esta finalidade. Neste trabalho, os elastômeros foram misturados na proporção de 1:1, tendo como carga a mica variando na faixa de 0 30 phr, com o objetivo de se estudar a influência da adição de mica sobre as propriedades reométricas das composições. As misturas foram feitas em misturador de cilindros Berstorff, com razão de fricção 1:1,25. Os resultados deste estudo mostram que a adição de mica nos teores estudados não influencia o processo de vulcanização da mistura NR/SBR. PALAVRAS-CHAVE: Misturas elastoméricas, SBR, NR, mica e propriedades reométricas. INTRODUÇÃO Em decorrência do desenvolvimento de novos materiais poliméricos, com aplicação comercial e utilidade prática, é muito comum, atualmente, a utilização de misturas de dois ou mais elastômeros. O uso de misturas proporciona um balanço das propriedades desejáveis, além de redução no custo [Coran, 1987]. A habilidade para a produção de misturas que apresentem uma melhor combinação de propriedades em relação aos componentes individuais e o comportamento dessas misturas não podem ser simplesmente considerados em termos do par elastômero/elastômero. Muitos outros fatores, tais como compatibilidade entres os elastômeros, morfologia das fases, dispersão dos agentes de cura e cargas na borracha, aspectos de cura, etc, estão envolvidos e devem ser investigados [Joseph, 1988; Vieira, 1994; Castro, 2002]. Os elastômeros se destacam como uma importante classe de materiais de engenharia e suas propriedades podem ser aumentadas pela adição de certas cargas. Negro de fumo é, sem dúvida, a carga de reforço mais utilizada na indústria de borracha. Porém a crise energética mundial forçou os produtores de artefatos de borracha a substituírem esta carga por cargas minerais, como sílica. Atualmente, com o maior conhecimento do fenômeno de reforço, a sílica tem sido bastante utilizada. O grande problema que esta carga enfrenta é o seu alto custo. Por isso na busca de vulcanizados menos

2 onerosos, novos materiais têm sido usados, substituindo total ou parcialmente as cargas de reforço convencionais [Furtado, 1996]. A mica vem sendo muito utilizada como carga em termoplásticos e termorrígidos, porém em elastômeros seu uso é menos estudado. A importância do emprego da mica em polímeros, de um modo geral, deve-se ao seu baixo custo e abundância no Brasil, além de suas ótimas propriedades de isolamento elétrico e térmico [Escócio et al, 2003; Furtado, 1996]. Praticamente todos os artefatos de borrachas de interesse comercial são sistemas cuja composição compreende uma variedade de produtos, além dos componentes poliméricos, de modo que um número expressivo de variáveis deve ser avaliado para se encontrar a formulação mais adequada a uma determinada aplicação. Além das variáveis introduzidas, como tipo e quantidade de cada um dos aditivos, um outro fator a ser considerado diz respeito à afinidade de cada um destes componentes com a matriz elastomérica e a suscetibilidade de cada uma das borrachas em relação à vulcanização com o sistema de cura usado. Essas diferenças irão determinar o grau de migração dos aditivos para as fases elastoméricas e serão decisivas para o estabelecimento da extensão de reticulação e a morfologia, e terão uma forte influência sobre o conjunto de propriedades finais da mistura [ Castro, 2002; Choi, 2001]. Este Trabalho relata a influência da adição de mica, nos teores de 0,, 20 e 30 phr, sobre as propriedades reométricas das composições de borracha natural (NR), copolímero de butadieno e estireno (SBR 1502) e mistura de NR/SBR na proporção de 1/1 em peso. MATERIAIS E MÉTODOS NR, tipo GEB1, fornecida pela Braslátex Indústria e Comércio de Borrachas Ltda, e SBR 1502 fornecida pela Petrofex Indústria e Comércio S.A. foram usadas sem tratamento. Os aditivos comerciais, tais como enxofre, óxido de zinco, ácido esteárico, TBBS (N-t-butil-2-benzotiazol sulfenamida), óleo naftênico e octamine (4, 4 -diocti-difenil amina) foram utilizados como recebidos. A mica (fornecida pela Brasilminas Indústria e comércio limitada) foi seca em estufa a 120 C durante 1 hora antes da etapa de mistura. As composições foram preparadas em misturador de rolos Berstorff, com razão de fricção 1:1,25, a temperatura ambiente, e tempo de mistura de A formulação (em phr) utilizada se encontra na Tabela 1, de acordo com a ordem de adição. Apenas o teor de carga foi variado nas composições. A determinação dos parâmetros reométricos foi feita em reômetro de disco oscilatório da marca Tecnologia Industrial, modelo TI-0, de acordo com a norma ASTM D Os parâmetros de vulcanização avaliados foram: torque mínimo (ML), torque máximo (MH), tempo de pré-vulcanização (ts 2 ) e tempo ótimo de vulcanização (t 90 ). As condições utilizadas para as análises foram: temperatura, 160 C; arco de oscilação, 3 ; e tempo, 1 hora.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO Tabela 1: Formulação empregada nas composições NR/SBR/mica Componentes Teor (phr) NR 50 SBR 50 Ácido esteárico 2 Óxido de zinco 3 Octamine 2,5 Mica 0-30 Óleo naftênico % da quantidade de carga Enxofre 1,5 TBBS 1,1 Nas Figuras 1 e 2, observa-se que em relação às composições das borrachas puras, os menores valores de t 90 e t s 2 apresentados pela NR confirmam a maior reatividade desta borracha para a formação de ligações cruzadas, comparadas a SBR. Isto porque a borracha natural possui um maior número de hidrogênios alílicos na sua estrutura, que são atacados mais facilmente pelos radicais de enxofre do sistema de vulcanização [Sung-Hyo,1996]. E interessante notar, que a adição de mica praticamente não influencia o t 90 das composições com NR, nos teores de carga estudados. Já para as composições com SBR, o aumento do teor de carga proporcionou um aumento destes parâmetros, o que indica um efeito retardador da mica. As diferenças nos parâmetros reométricos com as diferentes borrachas podem ser atribuídas às características peculiares de cada uma, haja visto que todos os outros parâmetros são mantidos constantes. Isto sugere o desenvolvimento de interações entre a mica e a SBR. A borracha SBR possui unidades repetidas de estireno que contém anéis aromáticos que apresentam uma certa polaridade e a mica é uma carga polar. Em relação às composições da mistura NR/SBR, todas apresentam valores de t 90 intermediários aos das composições com as borrachas puras. A adição de mica não exerce influencia na vulcanização da mistura. Tempo ótimo de vulcanização(min) Teor de mica (phr) Figura 1: Tempo ótimo de vulcanização (t 90 ) das composições em função do teor de mica. Tempo de prévulcanização (min) Teor de mica (phr) Figura 2: Tempo de pré-vulcanização (t s 2) das composições em função do teor de mica.

4 O torque mínimo está relacionado com a viscosidade das composições não vulcanizadas e está apresentado na Figura 3. Comparando-se as composições das borrachas puras, as com SBR apresentam maiores valores de ML, que é atribuído à menor mobilidade das cadeias deste elastômero. As misturas NR/SBR apresentam valores intermediários aos das composições com as borrachas puras. Estas misturas são processadas com mais facilidade, comparadas às composições de SBR, pois apresentam menores valores de ML. O aumento do torque mínimo com o aumento do teor de carga indica que a presença da mesma na matriz de borracha restringe a mobilidade das cadeias elastoméricas. O efeito é mais evidente no caso das composições com NR. As demais praticamente não apresentam variação em presença de carga. Com relação ao torque máximo, apresentado na Figura 4, o aumento deste parâmetro pela adição de carga é um efeito esperado e está relacionado ao aumento da rigidez da matriz elastomérica após a vulcanização. Esta maior rigidez pode ser devido tanto à presença da carga, quanto à formação de um maior número de ligações cruzadas (químicas e/ou físicas). Torque Mínimo (N.m) Composição Teor de mica 0 phr phr 20 phr 30 phr Torque Máximo (N.m) Composição teor de mica 0 phr phr 20 phr 30 phr Figura 3: Torque mínimo das composições em função do teor de mica. Figura 4: Torque máximo das composições em função do teor de mica. Para as composições com a borracha SBR isolada, este comportamento não é observado. A adição de phr de mica promove um leve aumento deste parâmetro, que diminui com 20 phr e volta a aumentar com 30phr de carga, porém apresenta menor valor comparado à composição sem carga. CONCLUSÕES As composições das misturas NR/SBR apresentam menores tempos de vulcanização, comparados aos das composições de SBR pura, o que é favorável para maior produtividade destes materiais. A adição de mica até 30 phr não influencia o tempo de vulcanização da mistura NR/SBR, conseqüentemente não diminui a produtividade deste material.

5 Outra vantagem da mistura NR/SBR em relação à composição com SBR pura, diz respeito a processabilidade mais fácil da mistura que está relacionada com menores valores de torque mínimo. A adição de mica até 20 phr não interfere na processabilidade da mistura. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem à Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) pelo apoio financeiro, à professora Regina Célia Reis Nunes pela colaboração para realização deste trabalho e à Teadit Industria e Comércio Ltda. Pelas análises de reometria. REFERÊNCIAS [1] Castro, D. F.; Modos de preparação de Composições NR/BR com mica e seu efeito sobre as propriedades, Tese de Mestrado,Instituto de Macromoléculas Universidade Federal do Rio de Janeiro, [2] Choi, S. S.; Preblending effect of biblends on properties of the carbon black-filled rubber compounds, Korea polymer Journal, v. 9, nº1, p , [3] Choug, S.; Chang,D.; Kinetics of sulfur vulcanization of NR, BR, SBR, and their blends using a rheometer and DSC, Journal of Applied Polymer Science, v. 61, p ,1996. [4] Coran, A.Y.; Thermoplastic Elastomers ; editado por N.R. Leege, G. Holden, e H.E. Shoeder; Hanser Publishers, New York, capítulo 7, 1987 [5] Escócio, V. A.; Martins, A.. F.; Visconte, L. L.Y., Nunes, R.C.R.; Influência da mica nas propriedades mecânicas e dinâmico-mecânicas de composições de borracha natural, Polímeros: Ciência e Tecnologia, v. 13, nº 2, p , [6] Furtado, C. R. G. Substituição Parcial de Negro de Fumo e Sílica por Mica em Composições Elastomérica de SBR, Tese de Doutorado, Instituto de Macromoléculas - Universidade Federal do Rio de Janeiro, [7] Joseph, R., George, K. E.; Samad, E. E. E.; Francis, D. J.; Effect of blending techniques on curing of elastomer blends, Die Angewandete Makromolekulare Chemie, v. 163, p , [8] Vieira, A.; Compósitos elastoméricos de borracha natural e polibutadieno com carga celulósica, Tese de Mestrado,Instituto de Macromoléculas Universidade Federal do Rio de Janeiro,1994. INFLUENCE OF MICA ADDITION ON PROPERTIES OF NR/SBR COMPOSITION. ABSTRACT In the search for the optimum product properties, most rubber goods are manufactured using blends of two or more dissimilar polymers. Elastomer blends are used in tire rubber for three reasons: the compound cost may be lowered; during production, the tire may be more easily fabricated in the complex

6 shaping, forming, and building operations used to make a tire; the final product performance can be modified beneficially. Natural rubber and styrene-butadiene copolymer have long been blended for these reasons. In this work, the elastomers in a 1/1 ratio (w/w) was blended with mica in the range 0-30 phr, with the objective to study the influence of mica addition on rheometric properties. The blends were prepared on a two-roll mill, with friction ratio of 1:1,25. This study shows that the addition of mica does not influence the process of vulcanization in NR/SBR blends. KEY-WORDS: Elastomer blends, SBR, NR, mica and rheometric properties.

RTIGOTÉCNICOCIENTÍFICOMisturas NR/SBR: Influência da Composição e do Modo de Preparação Sobre Propriedades Mecânicas e Reométricas

RTIGOTÉCNICOCIENTÍFICOMisturas NR/SBR: Influência da Composição e do Modo de Preparação Sobre Propriedades Mecânicas e Reométricas RTIGOTÉCNICOCIENTÍFICOMisturas NR/SBR: Influência da Composição e do Modo de Preparação Sobre Propriedades Mecânicas e Reométricas AHérlon M. B. Abreu Junior, Regina C. R. Nunes, Leila L. Y. Visconte Instituto

Leia mais

Avaliação dos processos de mistura e vulcanização de compósitos de borracha natural com mica e negro de fumo por meio de reômetro de torque

Avaliação dos processos de mistura e vulcanização de compósitos de borracha natural com mica e negro de fumo por meio de reômetro de torque Avaliação dos processos de mistura e vulcanização de compósitos de borracha natural com mica e negro por meio de reômetro de torque Rosane Macchiarulo Jorge, ( 1; 2); Leila Léa Y. Visconte (2); Regina

Leia mais

Propriedades de misturas NR/SBR em função do modo de preparação

Propriedades de misturas NR/SBR em função do modo de preparação Propriedades de misturas NR/SBR em função do modo de preparação Leila Léa Yuan Visconte*, Agnes França Martins e Regina Célia Reis Nunes Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano, Universidade

Leia mais

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: 0104-1428 abpol@abpol.org.br Associação Brasileira de Polímeros Brasil Coelho, Daniel de B.; Mariano, Roberta M.; Zine, Carmen L. G.; Nunes, Regina C. R.; Visconte,

Leia mais

Utilização de resíduo de EVA em composições elastoméricas

Utilização de resíduo de EVA em composições elastoméricas Utilização de resíduo de EVA em composições elastoméricas Moreira, V.X. e Soares, B.G. Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano Universidade Federal do Rio de Janeiro Caixa postal: 68525; Cep:21945-970

Leia mais

MATERIAIS ELASTOMÉRICOS DE SBR COM RESISTÊNCIA À CHAMA. Eloisa Mano Caixa Postal CEP , Rio de Janeiro, RJ

MATERIAIS ELASTOMÉRICOS DE SBR COM RESISTÊNCIA À CHAMA. Eloisa Mano Caixa Postal CEP , Rio de Janeiro, RJ MATERIAIS ELASTOMÉRICOS DE SBR COM RESISTÊNCIA À CHAMA Bernardo Galvão Siqueira (1), Leila Léa Yuan Visconte (1), Antônio Souto de Siqueira Filho (2), José Eduardo de Sena Affonso (3), Jorge Gallo (4)

Leia mais

ÓLEOS DE PROCESSO. Matéria Técnica

ÓLEOS DE PROCESSO. Matéria Técnica Matéria Técnica ÓLEOS DE PROCESSO AUTORES: JORDÃO GHELLER - QUÍMICO INDUSTRIAL E TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO DO SENAI/CETEPO MELISSA PERON E SÁ CARNEIRO DE SOUSA - ENGENHEIRA QUÍMICA DA PETROBRÁS DISTRIBUIDORA

Leia mais

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: 14-1428 abpol@abpol.org.br Associação Brasileira de Polímeros Brasil Castro, Daniele F.; Nunes, Regina C. R.; Visconte, Leila L. Y.; Suarez, João C. M. Efeito da Ordem

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÕES DOS PRODUTOS POLIMIX

MANUAL DE APLICAÇÕES DOS PRODUTOS POLIMIX MANUAL DE APLICAÇÕES DOS PRODUTOS POLIMIX 2/15 Sumário Aplicações e Produtos... 3 PX300/1000... 4 PX500/1000 e PX500/2000... 4 Aplicações na indústria... 5 Bandas de rodagem... 5 Introdução... 5 Informações

Leia mais

REVULCANIZAÇÃO DE REJEITO INDUSTRIAL DE SBR (COPOLÍMERO DE BUTADIENO E ESTIRENO)

REVULCANIZAÇÃO DE REJEITO INDUSTRIAL DE SBR (COPOLÍMERO DE BUTADIENO E ESTIRENO) REVULCANIZAÇÃO DE REJEITO INDUSTRIAL DE SBR (COPOLÍMERO DE BUTADIENO E ESTIRENO) Tatiana Weber 1, Aline Zanchet 2, Janaina S. Crespo 3*, Regina C. R. Nunes 4 1, 2,3 Centro de Ciências Exatas e Tecnologia

Leia mais

COMPÓSITOS ALTAMENTE REFORÇADOS PARA JUNTAS DE VEDAÇÃO: PROCESSAMENTO E PROPRIEDADES MECÂNICAS

COMPÓSITOS ALTAMENTE REFORÇADOS PARA JUNTAS DE VEDAÇÃO: PROCESSAMENTO E PROPRIEDADES MECÂNICAS COMPÓSITOS ALTAMENTE REFORÇADOS PARA JUNTAS DE VEDAÇÃO: PROCESSAMENTO E PROPRIEDADES MECÂNICAS Patrícia de Souza Paiva (*) ; José Eduardo de Sena Affonso (**) e Regina Célia Reis Nunes (*) (*) Instituto

Leia mais

Reométricas e Mecânicas e Morfologia de Compósitos Desenvolvidos com Resíduos Elastoméricos Vulcanizados

Reométricas e Mecânicas e Morfologia de Compósitos Desenvolvidos com Resíduos Elastoméricos Vulcanizados Reométricas e Mecânicas e Morfologia Propriedades de Compósitos Desenvolvidos com Resíduos Elastoméricos Vulcanizados Aline Zanchet, Nicolle Dal Acqua, Tatiana Weber, Janaina S. Crespo Departamento de

Leia mais

MONITORAMENTO EM TEMPO REAL DA REAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO PARA PREPARAÇÃO DA MISTURA NR/PMMA NUM REATOR DE BATELADA

MONITORAMENTO EM TEMPO REAL DA REAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO PARA PREPARAÇÃO DA MISTURA NR/PMMA NUM REATOR DE BATELADA MONITORAMENTO EM TEMPO REAL DA REAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO PARA PREPARAÇÃO DA MISTURA NR/PMMA NUM REATOR DE BATELADA P.A. M. ALVES 1, S.C.M. FILHO 1, A de ALMEIDA 1, C.G.F.REZENDE 1 e P.J de OLIVEIRA 1 1 Universidade

Leia mais

TIAGO DOS SANTOS BUENO

TIAGO DOS SANTOS BUENO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA TIAGO DOS SANTOS BUENO Estudo do processo de mistura do composto de borracha nitrílica (NBR) LORENA 2014 TIAGO DOS SANTOS BUENO Estudo do processo

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TEOR DE NEGRO DE FUMO NAS PROPRIEDADES DINÂMICO-MECÂNICAS DE BORRACHA NATURAL.

INFLUÊNCIA DO TEOR DE NEGRO DE FUMO NAS PROPRIEDADES DINÂMICO-MECÂNICAS DE BORRACHA NATURAL. INFLUÊNCIA DO TEOR DE NEGRO DE FUMO NAS PROPRIEDADES DINÂMICO-MECÂNICAS DE BORRACHA NATURAL. *1,2 M. A. de S. Oliveira, 1,2 S. N. Cassu, 1 S. A. de Mello, 1,2 J. C. N. Dutra. Praça Mal. Eduardo Gomes,

Leia mais

Propriedades Reométricas de Composições de Borracha Nitrílica com Diferentes Teores de AN

Propriedades Reométricas de Composições de Borracha Nitrílica com Diferentes Teores de AN RTIGOTÉCNICOCIENTÍFICO366 Polímeros, vol. 20, n. especial, p. 366-370, 2010AEfeito de um Novo Acelerador de Vulcanização nas Propriedades Reométricas de Composições de Borracha Nitrílica com Diferentes

Leia mais

EFEITO DA VULCANIZAÇÃO DINÂMICA NO COMPORTAMENTO TÉRMICO DE BLENDAS NR/PP

EFEITO DA VULCANIZAÇÃO DINÂMICA NO COMPORTAMENTO TÉRMICO DE BLENDAS NR/PP EFEITO DA VULCANIZAÇÃO DINÂMICA NO COMPORTAMENTO TÉRMICO DE BLENDAS NR/PP Galia J. A. Rojas 1, Fabio R. Passador 1, Luiz A. Pessan 2* Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP 1 Programa

Leia mais

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: 0104-1428 abpol@abpol.org.br Associação Brasileira de Polímeros Brasil Oliveira, Iara T. D. de; Pacheco, Élen B. A. V.; Visconte, Leila L. Y.; Oliveira, Marcelo R.

Leia mais

A utilização de enxofre insolúvel na Indústria da Borracha

A utilização de enxofre insolúvel na Indústria da Borracha A utilização de enxofre insolúvel na Indústria da Borracha Lima, Ana Sofia (Rubber Production & Lab Manager at Aloft) Caetano, Mário J. L. (Consultor na Aloft) RESUMO O enxofre insolúvel é utilizado na

Leia mais

CINZA DA CASCA DE ARROZ UMA NOVA FONTE DE SiO 2 PARA COMPOSIÇÕES DE BORRACHA NATURAL

CINZA DA CASCA DE ARROZ UMA NOVA FONTE DE SiO 2 PARA COMPOSIÇÕES DE BORRACHA NATURAL CINZA DA CASCA DE ARROZ UMA NOVA FONTE DE SiO 2 PARA COMPOSIÇÕES DE BORRACHA NATURAL Helson Moreira da Costa 1, Leila Léa Y. Visconte 1, Regina Célia R. Nunes 1, Cristina Russi G. Furtado 2 1 Instituto

Leia mais

MELHORIA DA RESISTÊNCIA À ABRASÃO DE SOLADOS COM O USO DE POLIBUTADIENO

MELHORIA DA RESISTÊNCIA À ABRASÃO DE SOLADOS COM O USO DE POLIBUTADIENO MELHORIA DA RESISTÊNCIA À ABRASÃO DE SOLADOS COM O USO DE POLIBUTADIENO Mônica R.S.Fernandes 1*, Neilson Santos 1, Rinaldo Luz 1 1* LANXESS Elastômeros do Brasil,Rua Marumbi, 0, Duque de Caxias, RJ monica.fernandes@lanxess.com

Leia mais

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS ELASTOMÉRICOS COM RESÍDUOS DE SBR DA INDÚSTRIA CALÇADISTA

OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS ELASTOMÉRICOS COM RESÍDUOS DE SBR DA INDÚSTRIA CALÇADISTA OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS ELASTOMÉRICOS COM RESÍDUOS DE SBR DA INDÚSTRIA CALÇADISTA Marinês Massarotto, Aline Zanchet, Ademir J. Zattera, Janaina S. Crespo*, Mara Zeni* Centro de Ciências

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS ÓLEOS DE PROCESSAMENTO PARA BORRACHA NITRÍLICA

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS ÓLEOS DE PROCESSAMENTO PARA BORRACHA NITRÍLICA Journal of Chemical Engineering and Chemistry - JCEC Revista de Engenharia Química e Química - REQ 2 ISSN: 2446-9416 Vol. 02 N. 02 (2016) 018-028 doi: https://doi.org/10.18540/2446941602022016018 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA FIBRA DE JUTA EM COMPOSTOS DE SBR

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA FIBRA DE JUTA EM COMPOSTOS DE SBR ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA FIBRA DE JUTA EM COMPOSTOS DE SBR Bruna N. Ramirez 1, Fabíola da S. U. Caleffi 1, Nilson C. Pereira 1 1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 936 Engenharia de

Leia mais

Propriedades Mecânicas e Dinâmico-mecânicas de Composições de Policloropreno com Negro de Fumo

Propriedades Mecânicas e Dinâmico-mecânicas de Composições de Policloropreno com Negro de Fumo A R T G O T É N O E N T Í F O Propriedades Mecânicas e Dinâmico-mecânicas de omposições de Policloropreno com Negro de Fumo Agnes F. Martins, Bruno de A. Napolitano, Leila L.Y. Visconte, Regina.R. Nunes

Leia mais

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: 0104-1428 abpol@abpol.org.br Associação Brasileira de Polímeros Brasil dos Santos, Leonardo F. V.; Mariano, Roberta M.; Pacheco, Élen B. A. V.; Canto, Leonardo B.;

Leia mais

COMPOSTOS DE SBR REFORÇADOS COM FIBRA ARAMIDA CURTA

COMPOSTOS DE SBR REFORÇADOS COM FIBRA ARAMIDA CURTA COMPOSTOS DE SBR REFORÇADOS COM FIBRA ARAMIDA CURTA S. C. de Sá 1*, V. Oliveira 2, M. M. de C. Forte 1. 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2 Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros.

Leia mais

USO DE ANIDRIDO MALEICO PARA COMPATIBILIZAÇÃO DA MISTURA ENTRE BORRACHA SBR VULCANIZADA / NBR

USO DE ANIDRIDO MALEICO PARA COMPATIBILIZAÇÃO DA MISTURA ENTRE BORRACHA SBR VULCANIZADA / NBR BAETA, D. de A.; et al. 67 USO DE ANIDRIDO MALEICO PARA COMPATIBILIZAÇÃO DA MISTURA ENTRE BORRACHA SBR VULCANIZADA / NBR DANIELE DE AZEVEDO BAETA 1 CARLOS ALBERTO DAS CHAGAS JUNIOR VIVIANE LIMA DAS NEVES

Leia mais

COMPÓSITOS PP/NANO-ZrPoct: EFEITO DA CARGA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DO PP

COMPÓSITOS PP/NANO-ZrPoct: EFEITO DA CARGA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DO PP COMPÓSITOS PP/NANO-ZrPoct: EFEITO DA CARGA NAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DO PP D. M. Mariano 1 *, L. C. Mendes 1, D. F.Silva 1 1: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Macromoléculas IMA UFRJ

Leia mais

Preparação e determinação da resistividade elétrica de blendas de silicone e polianilina dopada com ácido cítrico

Preparação e determinação da resistividade elétrica de blendas de silicone e polianilina dopada com ácido cítrico Preparação e determinação da resistividade elétrica de blendas de silicone e polianilina dopada com ácido cítrico Guilherme H. S. Alves¹* (PG), Olacir A. Araujo¹ (PQ). guilherme-hsa@hotmail.com ¹Universidade

Leia mais

Misturas NR/SBR: Influência da Composição e do Modo de Preparação Sobre Propriedades Mecânicas e Reométricas

Misturas NR/SBR: Influência da Composição e do Modo de Preparação Sobre Propriedades Mecânicas e Reométricas Misturas NR/SBR: Influência da Composição e do Modo de Preparação Sobre Propriedades Mecânicas e Reométricas Hérlon M. B. Abreu Junior, Regina C. R. Nunes, Leila L. Y. Visconte Instituto de Macromoléculas

Leia mais

O papel do nano ZnO na vulcanização da borracha

O papel do nano ZnO na vulcanização da borracha O papel do nano ZnO na vulcanização da borracha Luis Tormento LT Quimicos Hoje em dia há uma clara evidência que o zinco desempenha um papel importante na eficiência da ligação cruzada em compostos de

Leia mais

Propriedades Reológicas e Dinâmicas de Composições Não-Vulcanizadas de Borracha Natural com Celulose Regenerada

Propriedades Reológicas e Dinâmicas de Composições Não-Vulcanizadas de Borracha Natural com Celulose Regenerada A R T G O T É N O E N T Í F O Propriedades Reológicas e Dinâmicas de omposições Não-Vulcanizadas de Borracha Natural com elulose Regenerada Agnes F. Martins, Leila L.Y. Visconte, Regina.R. Nunes nstituto

Leia mais

INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE VULCANIZAÇÃO NAS PROPRIEDADES DA MISTURA NBR/EPDM. Marcia G. Oliveira (1) e Bluma G. Soares (1)

INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE VULCANIZAÇÃO NAS PROPRIEDADES DA MISTURA NBR/EPDM. Marcia G. Oliveira (1) e Bluma G. Soares (1) INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE VULCANIZAÇÃO NAS PROPRIEDADES DA MISTURA NBR/EPDM Marcia G. Oliveira (1) e Bluma G. Soares (1) (1) Instituto de Macromoléculas (IMA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Leia mais

MODIFICAÇÃO DE FIBRA DE RAION: COMPORTAMENTO REOLÓGICO

MODIFICAÇÃO DE FIBRA DE RAION: COMPORTAMENTO REOLÓGICO MODIFICAÇÃO DE FIBRA DE RAION: COMPORTAMENTO REOLÓGICO Peres, A.C.C., Nunes, R.C.R., Visconte, L.L.Y. Instituto de Macromoléculas Professora. Eloísa Mano Universidade Federal do Rio de Janeiro Caixa Postal

Leia mais

3.2. BORRACHAS DE BUTADIENO-ESTIRENO (SBR) Introdução

3.2. BORRACHAS DE BUTADIENO-ESTIRENO (SBR) Introdução 3.2. BORRACHAS DE BUTADIENO-ESTIRENO (SBR) 3.2.1. Introdução As borrachas de butadieno-estireno cuja abreviatura é SBR (Styrene Butadiene Rubber), são hoje os elastômeros mais consumidos no mundo. Os primeiros

Leia mais

Influência da Mica nas Propriedades Mecânicas e Dinâmico-Mecânicas de Composições de Borracha Natural A R T I G O T É C N I C O C I E N T Í F I C O

Influência da Mica nas Propriedades Mecânicas e Dinâmico-Mecânicas de Composições de Borracha Natural A R T I G O T É C N I C O C I E N T Í F I C O nfluência da Mica nas Propriedades Mecânicas e Dinâmico-Mecânicas de omposições de Borracha Natural A R G É N E N Í F Viviane A. Escócio, Agnes F. Martins, Leila L.Y. Visconte, Regina.R. Nunes MA, UFRJ

Leia mais

Palavras-chave: polipropileno; borracha nitrílica; extrusão mono-rosca; elastômeros termoplásticos.

Palavras-chave: polipropileno; borracha nitrílica; extrusão mono-rosca; elastômeros termoplásticos. PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE MISTURAS A BASE DE POLIPROPILENO (PP) E BORRACHA NITRÍLICA (NBR) Rafael O. S. R. Correia 1* (IC), Rodrigo C. Vieira 1 (IC), Luciana P. da Silva 1 (PQ) 1 Centro Universitário

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS PREPARADOS COM BLENDA DE POLIETILENO.

CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS PREPARADOS COM BLENDA DE POLIETILENO. CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS PREPARADOS COM BLENDA DE POLIETILENO. Camila M. O. Wolski 1, Jéssica K. Akishino 1, Mario S. Cabussu 2, Kleber F. Portella 1, Paulo C. Inone 1, Marilda Munaro 1 *. 1* -

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS ELASTOMÉRICOS COM RESÍDUOS DE SBR DESVULCANIZADOS POR MICRO-ONDAS

CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS ELASTOMÉRICOS COM RESÍDUOS DE SBR DESVULCANIZADOS POR MICRO-ONDAS CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITOS ELASTOMÉRICOS COM RESÍDUOS DE SBR DESVULCANIZADOS POR MICRO-ONDAS Aline Zanchet 1, Larissa N.Carli 1,2, Marcelo Giovanela 1, Regina C. R. Nunes 3, Janaina S. Crespo 1* 1* Centro

Leia mais

Compósitos de Borracha Natural ou Policloropreno e Celulose II: Influência do Tamanho de Partícula A R T I G O T É C N I C O C I E N T Í F I C O

Compósitos de Borracha Natural ou Policloropreno e Celulose II: Influência do Tamanho de Partícula A R T I G O T É C N I C O C I E N T Í F I C O ompósitos de Borracha Natural ou Policloropreno e elulose : nfluência do Tamanho de Partícula Bruno de A. Napolitano, Agnes F. Martins, Leila L.Y. Visconte, Regina. R. Nunes nstituto de Macromoléculas

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ADIÇÃO DE MONTMORILONITA ORGANOFILIZADA A ADESIVOS BASEADOS EM BORRACHA NATURAL

AVALIAÇÃO DA ADIÇÃO DE MONTMORILONITA ORGANOFILIZADA A ADESIVOS BASEADOS EM BORRACHA NATURAL Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS AVALIAÇÃO DA ADIÇÃO DE MONTMORILONITA ORGANOFILIZADA A ADESIVOS

Leia mais

MITOS E FATOS DA CURA PEROXÍDICA XVII SEMINÁRIO DE ATUALIDADES TECNOLÓGICAS CETEPO

MITOS E FATOS DA CURA PEROXÍDICA XVII SEMINÁRIO DE ATUALIDADES TECNOLÓGICAS CETEPO MITOS E FATOS DA CURA PEROXÍDICA XVII SEMINÁRIO DE ATUALIDADES TECNOLÓGICAS CETEPO - 2012 O Mito A vulcanização via peróxidos não pode substituir a vulcanização via enxofre + aceleradores porque custa

Leia mais

Aprimorando o acabamento dos sistemas de vedação de automóveis com materiais inovadores

Aprimorando o acabamento dos sistemas de vedação de automóveis com materiais inovadores Aprimorando o acabamento dos sistemas de vedação de automóveis com materiais inovadores Dr. Martin Saewe VP da unidade de negócios Technology Rubber, LANXESS Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2012 Visão

Leia mais

ESTUDO DA REAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO DO POLIMETACRILATO DE METILA E DO POLESTIRENO IN SITU EM MATRIZ DE BORRACHA NITRÍLICA PARA PREPARAÇÃO DE TPV.

ESTUDO DA REAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO DO POLIMETACRILATO DE METILA E DO POLESTIRENO IN SITU EM MATRIZ DE BORRACHA NITRÍLICA PARA PREPARAÇÃO DE TPV. ESTUDO DA REAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO DO POLIMETACRILATO DE METILA E DO POLESTIRENO IN SITU EM MATRIZ DE BORRACHA NITRÍLICA PARA PREPARAÇÃO DE TPV. 1 Skarllete T. Caetano, 2 Carolina G. F. Rezende, 3 André

Leia mais

MORFOLOGIA DE COPOLIMEROS HETEROFÁSICOS DE POLIPROPILENO

MORFOLOGIA DE COPOLIMEROS HETEROFÁSICOS DE POLIPROPILENO MORFOLOGIA DE COPOLIMEROS HETEROFÁSICOS DE POLIPROPILENO Susana Liberman 1* ; Fernando Almada 1 ; Márcia Pires 1 ; Danielle Robinson 1 1* Braskem S.A. Centro de Tecnologia e Inovação III Pólo Petroquímico,

Leia mais

Determinação do Teor de NR/SBR em Misturas: Associação de Dados DTG e FT-IR

Determinação do Teor de NR/SBR em Misturas: Associação de Dados DTG e FT-IR N R M A S E Determinação do Teor de NR/SBR em Misturas: Associação de Dados DTG e FT-IR Rita C. L. Dutra, Milton F. Diniz, Ana P. Ribeiro, Vera L. Lourenço, Silvana N. Cassu, Margarete F. P. Azevedo Divisão

Leia mais

RELAXAMENTO DE TENSÃO EM COMPOSTOS DE POLICLOROPRENO CARREGADOS COM NEGRO DE FUMO Regina C. C. A. Cid 1, Djanira M. R.Costa 1, Marcelo H.

RELAXAMENTO DE TENSÃO EM COMPOSTOS DE POLICLOROPRENO CARREGADOS COM NEGRO DE FUMO Regina C. C. A. Cid 1, Djanira M. R.Costa 1, Marcelo H. RELAXAMENTO DE TENSÃO EM COMPOSTOS DE POLICLOROPRENO CARREGADOS COM NEGRO DE FUMO Regina C. C. A. Cid 1, Djanira M. R.Costa 1, Marcelo H. Virgolino 1 1 Instituto Nacional de Tecnologia Av. Venezuela, 82

Leia mais

Modificação de Cargas Nanoestruturadas a Base de Carbono para a Melhoria do Desempenho de Compostos de Borracha em Pneus

Modificação de Cargas Nanoestruturadas a Base de Carbono para a Melhoria do Desempenho de Compostos de Borracha em Pneus Soluções Inovadoras em Polímeros Modificação de Cargas Nanoestruturadas a Base de Carbono para a Melhoria do Desempenho de Compostos de Borracha em Pneus Jordão Gheller Jr. São Paulo, 28 de abril de 2015

Leia mais

ISOQURE ZnO 25CC: Oxido de Zinco de nova tecnologia visando redução de teores e custos. EDSON ALVES VIANNA 2011

ISOQURE ZnO 25CC: Oxido de Zinco de nova tecnologia visando redução de teores e custos. EDSON ALVES VIANNA 2011 ISOQURE ZnO 25CC: Oxido de Zinco de nova tecnologia visando redução de teores e custos. EDSON ALVES VIANNA 2011 CONSUMO: Europa: = 250.000 ton/ano. USOS EM COMPOSTOS DE BORRACHA: ATIVADOR DE VULCANIZAÇÃO:

Leia mais

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil Polímeros: Ciência e Tecnologia IN: 04-1428 abpol@abpol.org.br Associação Brasileira de Polímeros Brasil Mariano, Roberta M.; Visconte, Leila L. Y.; liveira, Marcelo R. L.; Rubinger, Mayura M. M. Avaliação

Leia mais

Avaliação do Processo de Cura da Borracha Nitrílica (NBR) pela Resina Fenólica através do Cálculo da Constante de Cura

Avaliação do Processo de Cura da Borracha Nitrílica (NBR) pela Resina Fenólica através do Cálculo da Constante de Cura ntrodução Avaliação do Processo de ura da Borracha Nitrílica (NBR) pela Fenólica através do álculo da onstante de ura Ana Maria Furtado, Augusto.. Peres, Regina. R. Nunes, Leila L. Y. Visconte nstituto

Leia mais

APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL NO ESTUDO DE BLENDAS SBR/BR

APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL NO ESTUDO DE BLENDAS SBR/BR APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL NO ESTUDO DE BLENDAS SBR/BR Josiane Dantas Viana 1, Joyce Batista Azevedo 2, Allan M. C. C. Pessoa 3 1 Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec josianedantas@cimatec.fieb.org.br;

Leia mais

Profa. Márcia A. Silva Spinacé

Profa. Márcia A. Silva Spinacé 1º Quadrimestre 2017 Profa. Márcia A. Silva Spinacé AULA 05 Introdução à formulação Componentes de uma formulação Cargas Diferentes tipos de Aditivos e suas características Discussão sobre um tipo específico

Leia mais

Characterization of Elastomeric Artifacts obtained by Revulcanization of SBR Industrial Waste (Styrene-butadiene Rubber)

Characterization of Elastomeric Artifacts obtained by Revulcanization of SBR Industrial Waste (Styrene-butadiene Rubber) RTIGOTÉCNICOCIENTÍFICOCaracterização de Artefatos Elastoméricos obtidos por Revulcanização de Resíduo Industrial de SBR (Copolímero de Butadieno e Estireno) ATatiana Weber Instituto Federal de Educação,

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA SÍLICA E DO NEGRO DE FUMO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS COMPOSTOS DE BORRACHA APLICADOS EM PNEUS*

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA SÍLICA E DO NEGRO DE FUMO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS COMPOSTOS DE BORRACHA APLICADOS EM PNEUS* ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA SÍLICA E DO NEGRO DE FUMO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS COMPOSTOS DE BORRACHA APLICADOS EM PNEUS* Karen Leão dos Santos 1 Marcelo Gonçalves 2 Resumo A borracha sintética (SBR)

Leia mais

Cinética de Vulcanização de Composições de Borracha Natural com Incorporação de Cinza de Casca de Arroz

Cinética de Vulcanização de Composições de Borracha Natural com Incorporação de Cinza de Casca de Arroz inética de Vulcanização de omposições de Borracha Natural com ncorporação de inza de asca de Arroz A R G É N E N Í F Helson M. da osta, Leila L. Y. Visconte, Regina. R. Nunes MA, UFRJ ristina R. G. Furtado

Leia mais

Índice. 1. Por que os ftalatos estão sendo proibidos no mundo? 2. As opções existentes para substituir os ftalatos

Índice. 1. Por que os ftalatos estão sendo proibidos no mundo? 2. As opções existentes para substituir os ftalatos Índice 1. Por que os ftalatos estão sendo proibidos no mundo? 2. As opções existentes para substituir os ftalatos 3. Plastitec FF Plastificante Ecologicamente Correto 4. Aplicação do Plastitec FF em NBR

Leia mais

EFEITO DA ADIÇÃO DE AGENTES COMPATIBILIZANTES NO COMPORTAMENTO MECÂNICO E REOLÓGICO DA MISTURA EPDM/EPDM-R

EFEITO DA ADIÇÃO DE AGENTES COMPATIBILIZANTES NO COMPORTAMENTO MECÂNICO E REOLÓGICO DA MISTURA EPDM/EPDM-R EFEITO DA ADIÇÃO DE AGENTES COMPATIBILIZANTES NO COMPORTAMENTO MECÂNICO E REOLÓGICO DA MISTURA EPDM/EPDM-R Vanessa de S. Francisco 1, Ademir J. Zattera 2, Márcia G. Oliveira 3, Paulo J. Oliveira 1 * 1

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA ENGENHARIA DE MATERIAIS ENG 02298 - TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO Métodos de processamento de Bandas de Rodagem de Baixa Resistência ao Rolamento

Leia mais

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos:

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos: APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA Próteses totais Base, reembasadores, dentes artificiais. Materiais restauradores de cavidades Resinas compostas 2016-1 - Anusavice, Cap. 7 p. 136 Selantes Materiais

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E REOMÉTRICAS DA BORRACHA DE CLOROPRENO DEVULCANIZADA VIA MICROONDAS

PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E REOMÉTRICAS DA BORRACHA DE CLOROPRENO DEVULCANIZADA VIA MICROONDAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS E REOMÉTRICAS DA BORRACHA DE CLOROPRENO DEVULCANIZADA VIA MICROONDAS Sandra R. Scagliusi 1*, Sumair G. Araújo 1, Liliane Landini 1, Ademar B. Lugão 1 1* Centro de Química e

Leia mais

TERMOPLÁSTICO CONDUTOR DE ELETRICIDADE A BASE DE POLIANILINA E PÓ DE PNEU RECICLADO.

TERMOPLÁSTICO CONDUTOR DE ELETRICIDADE A BASE DE POLIANILINA E PÓ DE PNEU RECICLADO. TERMOPLÁSTICO CONDUTOR DE ELETRICIDADE A BASE DE POLIANILINA E PÓ DE PNEU RECICLADO. Wagner S. Machado 1, Demétrio A. W. Soares 2*, Álvaro A. A. de Queiroz 3, Maria Elena Leyva 4, Márcia G. Oliveira 5,

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DE ELASTÔMEROS UTILIZANDO A QUITINA COMO CARGA REFORÇANTE

ESTUDO COMPARATIVO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DE ELASTÔMEROS UTILIZANDO A QUITINA COMO CARGA REFORÇANTE Page188 ESTUDO COMPARATIVO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DE ELASTÔMEROS UTILIZANDO A QUITINA COMO CARGA REFORÇANTE Adalberto Nestor Iwazaki Universidade Camilo Castelo Branco RESUMO A utilização da quitina

Leia mais

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: 0104-1428 abpol@abpol.org.br Associação Brasileira de Polímeros Brasil Scuracchio, Carlos H.; Waki, Daniel A.; Bretas, Rosario E. S. Caracterização Térmica e Reológica

Leia mais

Desenvolvimento do Processo de Vulcanização Dinâmica in situ

Desenvolvimento do Processo de Vulcanização Dinâmica in situ CEP: 13565-905,São Carlos, SP, Brasil. E-mail: fpassador@polvo.ufscar.br Blendas PVC/NBR por Processamento Reativo I: Desenvolvimento do Processo de Vulcanização Dinâmica in situ Fábio R. Passador, Luiz

Leia mais

Análise do uso de um agente de compatibilização comercial em compostos de borracha contendo pó de borracha reciclada

Análise do uso de um agente de compatibilização comercial em compostos de borracha contendo pó de borracha reciclada DEQUI / UFRGS Daiane Cioato 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG07053 TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Análise do uso de um

Leia mais

ASFALTOS MODIFICADOS

ASFALTOS MODIFICADOS ASFALTOS MODIFICADOS Razões para substituição de asfaltos convencionais por modificados Vias com alto volume de tráfego (ex.: corredores de ônibus) Melhoria da resistência à formação de trilhas de roda

Leia mais

NANCOMPÓSITOS SBR/ARGILA ORGANOFÍLICA BRASILEIRA

NANCOMPÓSITOS SBR/ARGILA ORGANOFÍLICA BRASILEIRA NANCOMPÓSITOS SBR/ARGILA ORGANOFÍLICA BRASILEIRA : Thiago R. Guimaraes 1, Ana Rita Morales 2, Lucilene B. Paiva 2, Francisco R. Valenzuela-Diaz 3 * 1 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Depto.

Leia mais

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros?

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros? POLIMEROS Por que estudar Polimeros? A estrutura dos polimeros afeta suas propriedades e o comportamento dos materiais poliméricos. Exemplos: (1)O grau de cristalinidade influi na massa específica, rigidez,

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DE BORRACHA IRRADIADA EM COMPOSTOS DE BORRACHA CLOROBUTÍLICA

A INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DE BORRACHA IRRADIADA EM COMPOSTOS DE BORRACHA CLOROBUTÍLICA A INFLUÊNCIA DA INCORPORAÇÃO DE BORRACHA IRRADIADA EM COMPOSTOS DE BORRACHA CLOROBUTÍLICA Sandra R. Scagliusi *, Elizabeth C.L. Cardsoso, Ademar B. Lugão Intituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares,

Leia mais

BUNA SE 1712 TE / BUNA SE 1712 HN - NEW GENERATION OF LOW PAHs OIL-EXTENDED SBRs FROM LANXESS ELASTOMEROS DO BRASIL

BUNA SE 1712 TE / BUNA SE 1712 HN - NEW GENERATION OF LOW PAHs OIL-EXTENDED SBRs FROM LANXESS ELASTOMEROS DO BRASIL BUNA SE 1712 TE / BUNA SE 1712 HN - NOVA GERAÇÃO DE SBRs ESTENDIDOS EM ÓLEOS COM BAIXO TEOR DE HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS DA LANXESS ELASTÔMEROS DO BRASIL Agnes F. Martins 1*, Manoel Remigio

Leia mais

Propriedades Térmicas de Polímeros

Propriedades Térmicas de Polímeros Química de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br Propriedades Térmicas de Polímeros Mobilidade das Cadeias Poliméricas Características físicas do produto Plástico duro e frágil

Leia mais

Efeito de um Resíduo do Processo de Galvanoplastia sobre a Vulcanização da Borracha Natural (NR)

Efeito de um Resíduo do Processo de Galvanoplastia sobre a Vulcanização da Borracha Natural (NR) uma proteção contras às intempéries e ao adquirirem Efeito de um Resíduo do Processo de Galvanoplastia sobre a Vulcanização da Borracha Natural (NR) Introdução A partir da Revolução Industrial o homem

Leia mais

Especialidades Químicas

Especialidades Químicas Especialidades Químicas Você sonha e nós realizamos juntos. A Braskem busca soluções que possam fazer a diferença tanto para Clientes quanto para a sociedade. Maior produtora de resinas termoplásticas

Leia mais

ANÁLISE TÉRMICA E RESISTÊNCIA À FLEXÃO DE COMPÓSITOS DE HDPE E VERMICULITA

ANÁLISE TÉRMICA E RESISTÊNCIA À FLEXÃO DE COMPÓSITOS DE HDPE E VERMICULITA ANÁLISE TÉRMICA E RESISTÊNCIA À FLEXÃO DE COMPÓSITOS DE HDPE E VERMICULITA Iara T. D. Oliveira 1 *, Leila L. Y. Visconte 1 1 Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano Universidade Federal do Rio

Leia mais

EFEITO DO POLÍMERO BUNA SE 1712 TE NO PROCESSO INDUSTRIAL DE FABRICAÇÃO DOS ARTEFATOS DE BORRACHA

EFEITO DO POLÍMERO BUNA SE 1712 TE NO PROCESSO INDUSTRIAL DE FABRICAÇÃO DOS ARTEFATOS DE BORRACHA EFEITO DO POLÍMERO BUNA SE 1712 TE NO PROCESSO INDUSTRIAL DE FABRICAÇÃO DOS ARTEFATOS DE BORRACHA Ernani Soares Neto*, Vanesa Mitchell Ferrari** Universidade do Vale do Paraíba Av. Shishima Hifumi 2911,

Leia mais

Efeito do Óleo de Linhaça e do Óleo de Amendoim sobre a Vulcanização da Borracha Natural (NR). Parte I: Modelo Generalizado

Efeito do Óleo de Linhaça e do Óleo de Amendoim sobre a Vulcanização da Borracha Natural (NR). Parte I: Modelo Generalizado RTIGOTÉCNICOCIENTÍFICOhttp://dx.doi.org/10.4322/polimeros.2013.017 Efeito do Óleo de Linhaça e do Óleo de Amendoim sobre a Vulcanização da Borracha Natural (NR). Parte I: Modelo Generalizado Alexandre

Leia mais

Química Orgânica. Polímeros sintéticos by Pearson Education

Química Orgânica. Polímeros sintéticos by Pearson Education Química Orgânica Polímeros sintéticos Um polímero é uma molécula grande feita pela junção de unidades repetidas de moléculas pequenas chamadas monômeros. Polímeros de crescimento de cadeia, também conhecidos

Leia mais

NANOCARGAS COMO UMA ALTERNATIVA PARA COMPOSTOS DE BORRACHA DE ALTA PERFORMANCE

NANOCARGAS COMO UMA ALTERNATIVA PARA COMPOSTOS DE BORRACHA DE ALTA PERFORMANCE NANOCARGAS COMO UMA ALTERNATIVA PARA COMPOSTOS DE BORRACHA DE ALTA PERFORMANCE Felipe G. Ornaghi (D), Jordão Gheller Jr., Ana C. dos Santos, Marly A. M. Jacobi * Universidade Federal do Rio Grande do Sul,

Leia mais

poli mero macromolécula monômero

poli mero macromolécula monômero A palavra polímero origina-se do grego poli (muitos) e mero (unidade de repetição). Assim, um polímero é uma macromolécula composta por muitas (dezenas a milhares) unidades de repetição denominadas meros,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS E ELÉTRICAS DE NANOCOMPÓSITOS DE NANOTUBOS DE CARBONO EM MATRIZ DE FLUORELASTÔMERO

AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS E ELÉTRICAS DE NANOCOMPÓSITOS DE NANOTUBOS DE CARBONO EM MATRIZ DE FLUORELASTÔMERO AVALIAÇÃO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS E ELÉTRICAS DE NANOCOMPÓSITOS DE NANOTUBOS DE CARBONO EM MATRIZ DE FLUORELASTÔMERO M. MAKIYAMA 1 e R. G. ARAÚJO 1 1 Centro Universitário Tupy - UNISOCIESC E-mail para

Leia mais

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais.

Sempre que há a necessidade da construção de componentes específicos ou máquinas complexas sempre será necessário a utilização dos materiais. Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS I AT-096 M.Sc. Alan Sulato de Andrade alansulato@ufpr.br 1 INTRODUÇÃO: Sempre que há a necessidade

Leia mais

UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba ANDERSON ALBERTO FERREIRA LUIS CLAUDIO DA SILVA

UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba ANDERSON ALBERTO FERREIRA LUIS CLAUDIO DA SILVA UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba ANDERSON ALBERTO FERREIRA LUIS CLAUDIO DA SILVA CONSTRUÇÃO DE CORREIAS PARA EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS E AUTOMOTIVOS FABRICADOS A PARTIR DE MATERIAIS VIRGEM COM ADIÇÃO

Leia mais

Efeito do Óleo de Mamona em Composições de Borracha Natural Contendo Sílica

Efeito do Óleo de Mamona em Composições de Borracha Natural Contendo Sílica A R G É N E N Í F Efeito do Óleo de Mamona em omposições de Borracha Natural ontendo Sílica Helson M. da osta, Valéria D. Ramos Departamento de Materiais, UERJ homas A. S. Abrantes, Daniele F. de astro,

Leia mais

Caracterização do nanocompósito de borracha natural e nanocelulose. Universidade de São Paulo USP RESUMO

Caracterização do nanocompósito de borracha natural e nanocelulose. Universidade de São Paulo USP RESUMO Caracterização do nanocompósito de borracha natural e nanocelulose Oliveira, L. M. *,1 ; Correia, C. A. 1 ; Valera, T. S. 1 1 Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica

Leia mais

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: 0104-1428 abpol@abpol.org.br Associação Brasileira de Polímeros Brasil Gujel, Ângela A.; Brandalise, Rosmary N.; Giovanela, Marcelo; Crespo, Janaina S.; Nunes, Regina

Leia mais

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico BORRACHA DE ESTIRENO E BUTADIENO SBR. Borracha de Estireno e Butadieno SBR

FISPQ. Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico BORRACHA DE ESTIRENO E BUTADIENO SBR. Borracha de Estireno e Butadieno SBR Folha: 1 / 6 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Borracha de Estireno e Butadieno SBR Código Interno: SBR1502, SBR 1712 Principais usos recomendados: Fabricação de compostos e artefatos

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS Curso: Engenharia Mecânica - Terceiro Semestre Letivo Período: Primeiro Semestre 2010 Carga Horária: 60 horas Docente: Prof. Dr. Wagner M. Pachekoski As formas geralmente utilizadas

Leia mais

INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE RETICULAÇÃO SOBRE AS PROPRIEDADES DE TPVS A BASE DE PA-6/NBR

INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE RETICULAÇÃO SOBRE AS PROPRIEDADES DE TPVS A BASE DE PA-6/NBR INFLUÊNCIA DO SISTEMA DE RETICULAÇÃO SOBRE AS PROPRIEDADES DE TPVS A BASE DE PA-6/NBR Marly A. M. da Jacobi 1*, Enio C. M. Fagundes 2 1* Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais, Instituto de

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS ELASTOMÉRICAS COM A ADIÇÃO DE NEGRO DE FUMO EM CONJUNTO COM NANOTUBOS DE CARBONO

CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS ELASTOMÉRICAS COM A ADIÇÃO DE NEGRO DE FUMO EM CONJUNTO COM NANOTUBOS DE CARBONO a Artigo Original http://dx.doi.org/10.4322/2176-1523.1042 CARACTERIZAÇÃO DE BLENDAS ELASTOMÉRICAS COM A ADIÇÃO DE NEGRO DE FUMO EM CONJUNTO COM NANOTUBOS DE CARBONO Marcos Werner 1 Marcus Seferin 2 Resumo

Leia mais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais Materiais Poliméricos Conceitos Gerais ESTRUTURA DOS POLIMEROS DEFINIÇÃO São moléculas muito grandes (macromoléculas) formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas (monômeros), ligadas

Leia mais

INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA DA BORRACHA NAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS E DE PROCESSAMENTO DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO E BORRACHA DE SILICONE

INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA DA BORRACHA NAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS E DE PROCESSAMENTO DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO E BORRACHA DE SILICONE INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA DA BORRACHA NAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS E DE PROCESSAMENTO DE COMPÓSITOS DE POLIPROPILENO E BORRACHA DE SILICONE J.E PUTON (1,2) ; V. M. H LOVISON (1) ; V. OLIVEIRA (1) ; R.

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS E SERVIÇOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS E SERVIÇOS ARTEFATOS DE BORRACHA CATÁLOGO DE PRODUTOS E SERVIÇOS www. ARTEFATOS DE BORRACHA Linha Borrachas Sanitárias Peças Técnicas INOVAÇÃO E QUALIDADE ARTEFATOS DE BORRACHA A MANUTROL, atuante no mercado de produção

Leia mais

Física dos Materiais FMT0502 ( )

Física dos Materiais FMT0502 ( ) Física dos Materiais FMT0502 (4300502) 1º Semestre de 2010 Instituto de Física Universidade de São Paulo Professor: Antonio Dominguesdos Santos E-mail: adsantos@if.usp.br Fone: 3091.6886 http://plato.if.usp.br/~fmt0502n/

Leia mais

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil

Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: Associação Brasileira de Polímeros Brasil Polímeros: Ciência e Tecnologia ISSN: 0104-1428 abpol@abpol.org.br Associação Brasileira de Polímeros Brasil Passador, Fábio R.; Pessan, Luiz A.; Rodolfo Jr., Antonio Blendas PVC/NBR por processamento

Leia mais

EFEITO DAS CONDIÇÕES DE PROCESSAMENTO E DA ADIÇÃO DE BORRACHA TRANS-POLIOCTENILENO NAS PROPRIEDADES DE BLENDAS DE BORRACHA NATURAL/ESTIRENO BUTADIENO

EFEITO DAS CONDIÇÕES DE PROCESSAMENTO E DA ADIÇÃO DE BORRACHA TRANS-POLIOCTENILENO NAS PROPRIEDADES DE BLENDAS DE BORRACHA NATURAL/ESTIRENO BUTADIENO CLAUDIA MARIA PENA BIZI EFEITO DAS CONDIÇÕES DE PROCESSAMENTO E DA ADIÇÃO DE BORRACHA TRANS-POLIOCTENILENO NAS PROPRIEDADES DE BLENDAS DE BORRACHA NATURAL/ESTIRENO BUTADIENO São Paulo 2007 CLAUDIA MARIA

Leia mais

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil

21º CBECIMAT - Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais 09 a 13 de Novembro de 2014, Cuiabá, MT, Brasil AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITO DE SISAL-POLIURETANO DERIVADO DE ÓLEO DE MAMONA COM VARIAÇÃO DE PROPORÇÃO NCO/OH ATRAVÉS DE ENSAIOS DE FLEXÃO M. C. Vasco (1), F. H. de Souza (1), S. Claro

Leia mais

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM COMPÓSITO NATURAL DESENVOLVIDO COM FIBRA DE CARNAÚBA

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM COMPÓSITO NATURAL DESENVOLVIDO COM FIBRA DE CARNAÚBA ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE UM COMPÓSITO NATURAL DESENVOLVIDO COM FIBRA DE CARNAÚBA M. H. de F. Fonseca, U. P. de Lucena Junior, R. O. C. Lima Universidade Federal Rural do Semi-Árido Rua José

Leia mais

3.4. BORRACHA BUTÍLICA (IIR) E BUTIL HALOGENADA (XIIR)

3.4. BORRACHA BUTÍLICA (IIR) E BUTIL HALOGENADA (XIIR) 3.4. BORRACHA BUTÍLICA (IIR) E BUTIL HALOGENADA (XIIR) As borrachas butílicas são polímeros de isobutileno em cujas cadeias foram introduzidas pequenas quantidades de isopreno, com o objetivo de fornecer

Leia mais