APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL NO ESTUDO DE BLENDAS SBR/BR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL NO ESTUDO DE BLENDAS SBR/BR"

Transcrição

1 APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL NO ESTUDO DE BLENDAS SBR/BR Josiane Dantas Viana 1, Joyce Batista Azevedo 2, Allan M. C. C. Pessoa 3 1 Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec josianedantas@cimatec.fieb.org.br; 2 Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec - joyceazevedo@ cimatec.fieb.org.br; 3 Aluno de Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais PPGCEMat/UFCG allan.pessoa@conti.com.br ; Experimental Design Applied to the Study of Blends SBR/BR This work has as objective the use of the technique of experimental planning using the modeling of mixtures in the blends study SBR/BR. For the development of the work it forms prepared blends of SBR/BR in different ratios and evaluated its reological properties by means of its Mooney Viscosity. The results had shown that Mooney Viscosity is influenced directly by the composition of blend SBR/BR. Introdução Estudos já realizados mostram que para o desenvolvimento de produtos nos setores da indústria é bastante comum a mistura de matérias-primas para a elaboração do produto final. Na indústria de borracha, em especial na fabricação de pneus, os produtos são obtidos a partir formulações complexas, ou seja, misturas de diversas matérias-primas com diferentes aditivos em proporções variadas, que condicionam suas aplicações (1). A aplicação do planejamento experimental para o estudo de misturas têm encontrado larga aplicação na ciência, na engenharia e particularmente na indústria com o objetivo da otimização de vários processos. A partir de um delineamento de misturas, a resposta ou propriedade muda somente quando são feitas alterações nas proporções dos componentes que fazem parte da mistura. Portanto, a finalidade principal de se utilizar essa metodologia é verificar como as respostas ou propriedades de interesse são afetadas pela variação das proporções dos componentes da mistura. Nesse caso, as proporções dos componentes (X i ) não são independentes, pois a soma de todas elas sempre tem que totalizar 100% (1). Fazendo uso do planejamento experimental obtem-se resultados pelo delineamento de misturas, e utiliza-se polinômios simplificados para relacionar a propriedade de interesse às diversas proporções de matéria-prima utilizadas. Isso possibilita a previsão quantitativa das propriedades de qualquer formulação no sistema estudado, fazendo um número reduzido de experimentos (3).

2 Dependendo do modelo matemático escolhido (linear, quadrático, cúbico, etc.), o resultado de uma mistura genérica de até três componentes pode ser determinado numericamente a partir do conhecimento prévio das propriedades de cada componente original, bem como das misturas em determinadas proporções (5). Pode-se usar o delineamento de misturas quando se pretende desenvolver um determinado produto com propriedades específicas. Além das equações de regressão obtidas para cada propriedade especificada, são definidas metas e exigências para cada uma (geralmente inequações que exprimem a gama de variação admitida), de acordo com as especificações do tipo de produto a ser fabricado, sendo obtido um sistema de inequações ou equações simultâneas, geralmente não lineares. A resolução desse sistema conduz à definição de composições (misturas das mesmas matérias-primas) mais adequadas que atendam às propriedades especificadas para determinada aplicação. A resolução do sistema pode ser obtida por meio de otimização matemática. A maneira de se fazer uma experimentação é por meio do estudo de uma variável de cada vez: fixam-se todas as outras variáveis em um determinado valor ou nível e altera-se apenas uma variável. Tal procedimento não permite a exploração das possíveis combinações de efeitos. Se com uma formulação cerâmica deseja-se estudar o efeito da variação de um fator por vez, não será possível avaliar o que acontece quando a matéria-prima A reage com a matéria-prima B, o efeito da interação AB. O efeito de um fator é definido como a alteração produzida na resposta (a propriedade sendo medida) quando este fator é alterado de um valor fixo para outro. Isto é chamado efeito principal, pois se refere às variáveis iniciais sendo estudadas. Em formulação cerâmica, o efeito de determinada matéria-prima é obtido quando se altera o percentual da mesma de x% para y%, verificando-se o que ocorreu com determinada propriedade (3). No estudo de delineamento fatorial é possível a variação de todos os fatores (as variáveis de estudo) ao mesmo tempo, se a tendência de variação do efeito de um fator B não for o mesmo de um fator A, diz-se que existe interação entre A e B; sendo assim, quando os percentuais de duas matérias-primas A e B são alterados de x% para y%, se a resposta medida não tiver a mesma tendência para ambas, há interação entre A e B, chamado efeito AB (3). Em se tratando especialmente de estudo de blendas poliméricas, a literatura se apresenta de forma escassa, contudo alguns pesquisadores vêm despertando interesses nesta área.

3 Experimental Materiais Foram utilizadas duas amostras de polímeros SBR (estireno-butadieno), BR (polibutadieno), ambas fornecidas pela Petroflex Industria e Comercio S.A. As diferentes composições da blenda composta pelos polímeros SBR e BR foram determinadas empregando a metodologia de modelagem de misturas do planejamento experimental em rede simplex?2,2? aumentado (1). As combinações encontram-se na Tabela 1. Tabela 1 - Planejamento em rede simplex?2,2? aumentado para misturas dos polímeros SBR/BR. Frações Mássicas dos Componentes Composições SBR (%) BR(%) /4 1/4 4 1/4 3/4 5 1/2 1/2 Metodologia Preparação da Blenda A blenda de SBR/BR nas composições supracitadas foi preparada no Laboratório de Polímeros do Senai Cimatec em um moinho de rolos marca Copé de 150 mm de diâmetro e 350 mm de comprimento. A velocidade dos cilindros utilizada foi de 16,1 e 21,7 rpm, respectivamente, com uma diferença de velocidades de 35%, enquanto que a temperatura utilizada foi mantida em 100 +/-2 o C, para garantir boa mistura. Estudo Reológico Os valores de Viscosidade Mooney da blenda SBR/BR foram medidos no Laboratório da Continental do Brasil Produtos Automotivos em um viscosímetro de torque com rotor grande e formato circular de marca Alpha Technologe. Os valores de viscosidades foram medidos a uma

4 temperatura de 100 C com tempo de aquecimento da amostra de 1 minuto mais análise de 3 minutos. Estudo Estatístico Para o estudo estatístico o ajuste dos valores de resposta, que são os valores de Viscosidade Money, utilizou-se as equações linear (Equação 1) e quadrática (Equação2). Y(X 1,X 2 ) = b 1 X 1 + b 2 X 2 (1) Y(X 1,X 2 ) = b 1 X 1 + b 2 X 2 + b 12 X 1 X 2 (2) Os resultados obtidos com os valores de Viscosidade Money foram usados para calcular (iterativamente, até serem obtidos modelos estatisticamente significativos) e os coeficientes das equações de regressão que relacionam os valores de Viscosidade Money com as proporções de SBR/BB presente na blenda foram obtidos com auxílio do software Statistica 6.0. Sendo: Y = estimativa da resposta Viscosidade Money; b = coeficientes da equação determinados conforme CORNELL (1) e x = proporção dos componentes SBR/BR na mistura. Resultados e Discussão Estudo Reológico Na Tabela 2 encontram-se descritos os valores de Viscosidade Mooney da blenda SBR/BR preparadas com as formulações descritas na (Tabela 1). A partir dos valores de Viscosidade Mooney apresentados na Tabela 2 foi possível gerar equações de regressão ou modelos, correlacionando as frações mássicas dos componentes originais com os valores de Viscosidade Mooney. Tendo sido escolhidas as equações que satisfazem um nível de significância de 5 %. A seguir encontra-se descrita a Equação (3) escolhida para correlacionar os valores de Viscoisdade Mooney com as frações mássicas dos componentes SBR e BR, desprezando os termos com coeficientes não significativos.

5 VM (MU) = 42,63A + 41,11B 7,77AB (3) Sendo: VM = Viscosidade Mooney; A = fração mássica de SBR; B = fração mássica de BR. Tabela 2 - Valores medidos de Viscosidade Mooney para as diferentes formulações estabelecidas pelo planejamento em rede simplex?2,2? aumentado. Formulação SBR BR Viscosidade Mooney (MU) /4 1/4 39,8 4 1/4 3/ /2 1/2 40,7 De acordo com a Equação (3) observa-se que a fração mássica do polímero A (SBR) tem maior influência nos valores de Viscosidade Money, evidenciando que os valores de viscosidade estão diretamente relacionados com a composição das misturas analisadas. A Tabela 3 apresenta os parâmetros estatísticos para a Equação (3) ajustada. Analisando os parâmetros estatísticos principais (Teste F, Valor p, coeficiente de múltipla determinação, R 2 e coeficiente de múltipla determinação ajustado, R 2 A), observa-se que o modelo é estatisticamente significante ao nível estipulado (valor p? nível de significância), que o R 2 e o R 2 A mostram que o modelo ajustado para a Viscosidade Money apresenta uma variabilidade considerável, e quanto mais perto da unidade estiver o valor de R 2, melhor terá sido o ajuste do modelo aos dados observados, sendo assim, o modelo que mais se ajustou ao nosso estudo foi o quadrático.

6 Tabela 3 - Principais estatísticas relevantes para análise de variância das variável Viscosidade Money. Propriedade Modelo Teste F Valor p R 2 R 2 A VM Quadrático 3,811 0,190 0,732 0,665 R 2 : coeficiente de múltipla determinação e R 2 A: R 2 ajustado. Em resumo, a Equação (3) pode ser tomada considerada como sendo estatisticamente significativa para descrever o comportamento da Viscosidade Mooney em função das frações mássicas dos componentes originais (polímeros SBR e BR). Antes de considerar o modelo como sendo adequado para descrever o comportamento reológico em função das frações mássicas dos polímeros estudados, fazse necessário observar graficamente os valores experimentais e os valores estimados pelo modelo. Na Figuras 1, está apresentado o modelo que melhor se ajustou para os valores de Viscosidade Mooney. Os resultados apresentados na Figura 1 mostram que existem erros associados ao modelo ajustado, sendo o melhor modelo o quadrático como citado anteriormente. Mas, é possível observarmos que os erros se apresentam de forma distribuídos aleatoriamente, com variância constante 43,0 Modelo - Quadrático 42,5 42,0 Valores Preditos 41,5 41,0 40,5 40,0 39,5 39,0 39,5 40,0 40,5 41,0 41,5 42,0 42,5 43,0 43,5 Valores Observados Figura 1 Ajuste do Modelos Quadrático para os valores de Viscosidade Mooney para as composições binárias da blenda SBR/BR.

7 Conclusões A utilização do delineamento de misturas, com o objetivo de modelar matematicamente as variáveis que compõe a blenda, mostrou-se bastante adequado, sendo possível a obtenção de modelos quadráticos que relacionam os valores de Viscosidade Mooney com as proporções dos polímeros na mistura, e ainda foi possível observar que no estudo de misturas as respostas obtidas na maioria das vezes vai está diretamente relacionada com a quantidade do componente original que é adicionado. Agradecimentos Os autores agradecem ao Senai Cimatec e a Continental Produtos Automotivos do Brasil pelo apoio a Pesquisa. Referências Bibliográficas 1. J.A. Cornell, Experiments with Mixtures-Designs, Models, and the Analysis of Mixtures Data, 2nd edition, New York: Wiley, A.M. Bernardim, F.R. Pereira, H.G. Riella, Anais do 44º Congresso Brasileiro de Cerâmica, São Paulo, S.P., Junho de 2000, p L.M. Schabbach, A.P.N. Oliveira, M.C. Fredel, D. Hotza, American Ceramic Society Bulletin, v.82, p.47-50, C.M. Gomes, Avaliação do Comportamento Reológico de Suspensões Cerâmicas Triaxiais Utilizando Abordagem do Delineamento de Misturas, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, J. Alexandre, R. Toledo, F. Saboya e M. Pereira, Anais do 44º Congresso Brasileiro de Cerâmica, São Paulo, S.P., Junho de 2000, p J.D.Viana, Estudo de Diferentes Processos de Troca de Cátions em Composições Binárias de Argilas Bentoníticas, Dissertação de Mestrado, Universidade Fedral de Campina Grande, B. Barros Neto, I.E. Scarminio, R.E. Bruns, Planejamento e Otimização de Experimentos, 2º edição, São Paulo: Editora Unicamp, S.L.Correia, D. Hotza, A.M. Segadães, Anais do Congresso em Ciência dos Materiais do Mercosul, Sulmat, Joinville, SC, Setembro de 2004.

Aluno de Graduação em Engenharia de Materiais, DEMa/CCT/UFCG. Aluna de Mestrado em Engenharia Química, DEQ/CCT/UFCG RESUMO

Aluno de Graduação em Engenharia de Materiais, DEMa/CCT/UFCG. Aluna de Mestrado em Engenharia Química, DEQ/CCT/UFCG RESUMO 1 APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL NO ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA COMPOSIÇÃO DE MISTURAS BINÁRIAS DE BENTONITAS SOBRE O COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE DISPERSÕES L.F.A. Campos 1, K.R.A. Barboza 2, J.D. Viana

Leia mais

Cerâmica 52 (2006) 69-75

Cerâmica 52 (2006) 69-75 69 Cerâmica 52 (2006) 69-75 Utilização do planejamento experimental no estudo do efeito da composição de misturas de bentonitas na reologia de fluidos de perfuração. Parte I: composições binárias (Experimental

Leia mais

Cerâmica 53 (2007) 68-73

Cerâmica 53 (2007) 68-73 Cerâmica 53 (2007) 68-73 68 Utilização do planejamento experimental no estudo do efeito da composição de misturas de bentonitas na reologia de fluidos de perfuração. Parte II: composições ternárias (Experimental

Leia mais

Bibliografia Recomendada. Cornell, J. A. A Primer on Experiments with Mixtures.

Bibliografia Recomendada. Cornell, J. A. A Primer on Experiments with Mixtures. Bibliografia Recomendada Cornell, J. A. A Primer on Experiments with Mixtures. Bibliografia Recomendada Barros Neto, B.; Scarminio, I. S.; Bruns, R. E. Como Fazer Experimentos. Bibliografia Recomendada

Leia mais

Utilização de planejamento experimental no estudo de absorção de água de cerâmica incorporada com lama vermelha

Utilização de planejamento experimental no estudo de absorção de água de cerâmica incorporada com lama vermelha Utilização de planejamento experimental no estudo de absorção de água de cerâmica incorporada com lama vermelha Introdução Lama vermelha Denominação e produção A lama vermelha é a denominação genérica

Leia mais

Prof. Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira UFJF CURSO INTRODUTÓRIO DE 12 HORAS OFERECIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFABC EM NOVEMBRO DE 2017

Prof. Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira UFJF CURSO INTRODUTÓRIO DE 12 HORAS OFERECIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFABC EM NOVEMBRO DE 2017 Prof. Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira UFJF CURSO INTRODUTÓRIO DE 2 HORAS OFERECIDO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO DA UFABC EM NOVEMBRO DE 207 SUMÁRIO - BREVE DESCRIÇÃO, FUNDAMENTOS, CONCEITOS, CARACTERÍSTICAS,

Leia mais

aula ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES

aula ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES 18 aula META Fazer com que o aluno seja capaz de realizar os procedimentos existentes para a avaliação da qualidade dos ajustes aos modelos. OBJETIVOS Ao final

Leia mais

Bibliografia Recomendada

Bibliografia Recomendada Bibliografia Recomendada Barros Neto, B.; Scarminio, I. S.; Bruns, R. E. Como Fazer Experimentos. Montgomery, D. C. Design and Analysis of Experiments. Box, G. E. P.; Hunter, J. S.; Hunter, W. G. Statistics

Leia mais

Planejamento de Misturas

Planejamento de Misturas Na maioria dos planejamentos os níveis dos fatores são independentes. As propriedades de uma mistura são determinadas pelas proporções de seus ingredientes, e não por valores absolutos. Planejamento de

Leia mais

aula PLANEJAMENTO FATORIAL 2 2 META OBJETIVOS PRÉ-REQUISITOS

aula PLANEJAMENTO FATORIAL 2 2 META OBJETIVOS PRÉ-REQUISITOS PLANEJAMENTO FATORIAL 2 2 10 aula META apresentar ao aluno aspectos fundamentais dos planejamentos fatoriais através da exemplificação com um planejamento 2 2. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá:

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DE UMA FORMULAÇÃO COM O EMPREGO DE PROJETOS DE EXPERIMENTOS

OTIMIZAÇÃO DE UMA FORMULAÇÃO COM O EMPREGO DE PROJETOS DE EXPERIMENTOS OTIMIZAÇÃO DE UMA FORMULAÇÃO COM O EMPREGO DE PROJETOS DE EXPERIMENTOS Giovana Savitri Pasa, M.Sc. PPGEP/UFRGS - e-mail: cerepbr@vortex.ufrgs.br Praça Argentina, 9 - Sala LOPP - Porto Alegre - RS - 90.040-020

Leia mais

Bibliografia Recomendada.

Bibliografia Recomendada. Bibliografia Recomendada http://paginapessoal.utfpr.edu.br/ebona Bibliografia Recomendada Montgomery, D. C. Design and Analysis of Experiments. Bibliografia Recomendada Barros Neto, B.; Scarminio, I. S.;

Leia mais

VALIDAÇÃO DO MODELO PELO USO DE MEDIDAS DE NÃO LINEARIDADE

VALIDAÇÃO DO MODELO PELO USO DE MEDIDAS DE NÃO LINEARIDADE VALIDAÇÃO DO MODELO PELO USO DE MEDIDAS DE NÃO LINEARIDADE Adriana de Souza COSTA 1, Glaucia Amorim FARIA 2, Ana Patricia Bastos PEIXOTO 1 1 Departamento de Estatística, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB,

Leia mais

Planejamento de Misturas

Planejamento de Misturas Na maioria dos planejamentos os níveis dos fatores são independentes. As propriedades de uma mistura são determinadas pelas proporções de seus ingredientes, e não por valores absolutos. Planejamento de

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE UM DELINEAMENTO COMPOSTO CENTRAL ROTACIONAL PARA AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE POLPAS DE AÇAÍ PASTEURIZADAS

UTILIZAÇÃO DE UM DELINEAMENTO COMPOSTO CENTRAL ROTACIONAL PARA AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE POLPAS DE AÇAÍ PASTEURIZADAS UTILIZAÇÃO DE UM DELINEAMENTO COMPOSTO CENTRAL ROTACIONAL PARA AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE POLPAS DE AÇAÍ PASTEURIZADAS R. A. MATTIETTO 1, V. M. MATTA 2 1 Embrapa Amazônia Oriental 2 Embrapa Agroindústria

Leia mais

Planejamento e Otimização de Experimentos Ajuste de Modelos de Regressão e Outros Planejamentos

Planejamento e Otimização de Experimentos Ajuste de Modelos de Regressão e Outros Planejamentos Planejamento e Otimização de Experimentos Ajuste de Modelos de Regressão e Outros Planejamentos Prof. Dr. Anselmo E de Oliveira anselmo.quimica.ufg.br anselmo.disciplinas@gmail.com.br Ajuste de modelos

Leia mais

NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS

NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS 3 NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS Planejamento de Experimentos Design of Experiments - DOE Em primeiro lugar devemos definir o que é um experimento: Um experimento é um procedimento no qual alterações

Leia mais

Avaliação de uma Metodologia para a Formulação de Massas para Produtos Cerâmicos Parte II

Avaliação de uma Metodologia para a Formulação de Massas para Produtos Cerâmicos Parte II Avaliação de uma Metodologia para a Formulação de Massas para Produtos Cerâmicos Parte II Rodrigo Tognotti Zauberas a,b, Anselmo Ortega Boschi b * a Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de

Leia mais

Planejamento experimental no estudo da maximização do teor de resíduos em blocos e revestimentos cerâmicos

Planejamento experimental no estudo da maximização do teor de resíduos em blocos e revestimentos cerâmicos 373 Cerâmica 53 (2007) 373-380 Planejamento experimental no estudo da maximização do teor de resíduos em blocos e revestimentos cerâmicos (Experimental design to maximize the waste content in ceramic bricks

Leia mais

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA étodos uméricos AJUSTE DE FUNÇÕES Prof. Erivelton Geraldo Nepomuceno PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE DE JOÃO DEL-REI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel

MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS. Professor: Rodrigo A. Scarpel MOQ-14 PROJETO e ANÁLISE de EXPERIMENTOS Professor: Rodrigo A. Scarpel rodrigo@ita.br www.mec.ita.br/~rodrigo Programa do curso: Semana Conteúdo 1 Apresentação da disciplina. Princípios de modelos lineares

Leia mais

USO DE PLANEJAMENTO COMPOSTO CENTRAL NA AVALIAÇÃO DAS VARIÁVEIS TEMPERAURA E CONCENTRAÇÃO DE SOLVENTES NO ESTUDO DA SOLUBILIDADE DA UREIA

USO DE PLANEJAMENTO COMPOSTO CENTRAL NA AVALIAÇÃO DAS VARIÁVEIS TEMPERAURA E CONCENTRAÇÃO DE SOLVENTES NO ESTUDO DA SOLUBILIDADE DA UREIA USO DE PLANEJAMENTO COMPOSTO CENTRAL NA AVALIAÇÃO DAS VARIÁVEIS TEMPERAURA E CONCENTRAÇÃO DE SOLVENTES NO ESTUDO DA SOLUBILIDADE DA UREIA F. M. A. S. COSTA 1, A. P. SILVA 1, M. R. FRANCO JÚNIOR 1 e R.

Leia mais

Pesquisador. Planejamento de Experimentos Design of Experiments - DOE NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS. 1 - Fixar T e variar P até > Pureza

Pesquisador. Planejamento de Experimentos Design of Experiments - DOE NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS. 1 - Fixar T e variar P até > Pureza 3 NOÇÕES SOBRE EXPERIMENTOS FATORIAIS Planeamento de Experimentos Design of Experiments - DOE Em primeiro lugar devemos definir o que é um experimento: Um experimento é um procedimento no qual alterações

Leia mais

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO. Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011

CORRELAÇÃO E REGRESSÃO. Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011 CORRELAÇÃO E REGRESSÃO CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Modelos Probabilísticos para a Computação Professora: Andréa Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Dezembro, 2011 CORRELAÇÃO Introdução Quando consideramos

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA AGRICULTURA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA AGRICULTURA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DISCIPLINA: Análise de Experimentos em Fitotecnia CURSO: Mestrado (X) Doutorado (X) DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL:

Leia mais

Análise da Regressão. Prof. Dr. Alberto Franke (48)

Análise da Regressão. Prof. Dr. Alberto Franke (48) Análise da Regressão Prof. Dr. Alberto Franke (48) 91471041 O que é Análise da Regressão? Análise da regressão é uma metodologia estatística que utiliza a relação entre duas ou mais variáveis quantitativas

Leia mais

Introdução. São duas técnicas estreitamente relacionadas, que visa estimar uma relação que possa existir entre duas variáveis na população.

Introdução. São duas técnicas estreitamente relacionadas, que visa estimar uma relação que possa existir entre duas variáveis na população. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Correlação e Regressão Luiz Medeiros de Araujo Lima Filho Departamento de Estatística Introdução São duas técnicas estreitamente relacionadas, que visa estimar uma relação

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE MODELOS PARA CORRELACIONAR DADOS EXPERIMENTAIS DE SOLUBILIDADE DO FERTILIZANTE NITROGENADO UREIA EM MISTURAS HIDRO-ALCOÓLICAS

UTILIZAÇÃO DE MODELOS PARA CORRELACIONAR DADOS EXPERIMENTAIS DE SOLUBILIDADE DO FERTILIZANTE NITROGENADO UREIA EM MISTURAS HIDRO-ALCOÓLICAS UTILIZAÇÃO DE MODELOS PARA CORRELACIONAR DADOS EXPERIMENTAIS DE SOLUBILIDADE DO FERTILIZANTE NITROGENADO UREIA EM MISTURAS HIDRO-ALCOÓLICAS M.C. OLIVEIRA 1, A.P. SILVA 1, R.A. MALAGONI 1 1 Universidade

Leia mais

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) EXPERIMENTOS COM DOIS FATORES E O PLANEJAMENTO FATORIAL

PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) EXPERIMENTOS COM DOIS FATORES E O PLANEJAMENTO FATORIAL PROJETO E ANÁLISES DE EXPERIMENTOS (PAE) EXPERIMENTOS COM DOIS FATORES E O PLANEJAMENTO FATORIAL Dr Sivaldo Leite Correia CONCEITOS E DEFINIÇÕES FUNDAMENTAIS Muitos experimentos são realizados visando

Leia mais

Delineamento e Análise Experimental Aula 4

Delineamento e Análise Experimental Aula 4 Aula 4 Castro Soares de Oliveira ANOVA Significativa Quando a aplicação da análise de variância conduz à rejeição da hipótese nula, temos evidência de que existem diferenças entre as médias populacionais.

Leia mais

ANÁLISE ESTATÍSITICA DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DE CORPOS CERÂMICOS CONTENDO RESÍDUO MUNICIPAL

ANÁLISE ESTATÍSITICA DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DE CORPOS CERÂMICOS CONTENDO RESÍDUO MUNICIPAL ANÁLISE ESTATÍSITICA DA RESISTÊNCIA MECÂNICA DE CORPOS CERÂMICOS CONTENDO RESÍDUO MUNICIPAL E.M.S. Oliveira, V.G. Sampaio, J.N.F. Holanda Grupo de Materiais Cerâmicos, LAMAV, Universidade Estadual do Norte

Leia mais

EFEITO DOS ADJUVANTES NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE CAL AÉREA

EFEITO DOS ADJUVANTES NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE CAL AÉREA EFEITO DOS ADJUVANTES NO COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE ARGAMASSAS DE CAL AÉREA M.P. Seabra; ; H. Paiva; J.A. Labrincha; V.M. Ferreira Universidade de Aveiro 2º Congresso Nacional de Argamassas de Construção

Leia mais

Experimentos Fatoriais 2 k

Experimentos Fatoriais 2 k Experimentos Fatoriais 2 k Carla A. Vivacqua Departamento de Estatística UFRN vivacqua@ccet.ufrn.br Encontro de Engenharia de Software Experimental UFRN 1 Agenda Planos Experimentais Abordados Formas de

Leia mais

Transformação de dados como alternativa a análise variância. univariada

Transformação de dados como alternativa a análise variância. univariada Transformação de dados como alternativa a análise variância 1 Introdução univariada 1 Katia Alves Campos 1 Crysttian Arantes Paixão 2 Augusto Ramalho Morais 3 Normalmente nos experimentos, realizados em

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ENERGIA NA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE BOTUCATU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ENERGIA NA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA ENERGIA NA AGRICULTURA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ANÁLISE DE EXPERIMENTOS EM FITOTECNIA ÁREA: DOMÍNIO ESPECÍFICO ( ) NÍVEL: MESTRADO ( X ) DOMÍNIO CONEXO (X ) DOUTORADO

Leia mais

Estimação de Parâmetros em Modelos de Energia Livre de Gibbs em Excesso

Estimação de Parâmetros em Modelos de Energia Livre de Gibbs em Excesso Estimação de Parâmetros em Modelos de Energia Livre de Gibbs em Excesso Cláudio T. Lima, Gustavo M. Platt, Departamento de Modelagem Computacional - IPRJ - UERJ 28630-050, Nova Friburgo, RJ E-mail: ctlima@iprj.uerj.br,

Leia mais

AJUSTE DE DADOS EXPERIMENTAIS DA SOLUBILIDADE DA UREIA EM SOLUÇÕES DE ISOPROPANOL+ÁGUA COM O USO DE EQUAÇÕES EMPÍRICAS

AJUSTE DE DADOS EXPERIMENTAIS DA SOLUBILIDADE DA UREIA EM SOLUÇÕES DE ISOPROPANOL+ÁGUA COM O USO DE EQUAÇÕES EMPÍRICAS AJUSTE DE DADOS EXPERIMENTAIS DA SOLUBILIDADE DA UREIA EM SOLUÇÕES DE ISOPROPANOL+ÁGUA COM O USO DE EQUAÇÕES EMPÍRICAS L. G. FONSECA 1, J. B. RODRIGUES 1 e R. A. MALAGONI 1 1 Universidade Federal de Uberlândia,

Leia mais

Desenvolvimento de compostos bentonita/polímeros para aplicação em fluidos de perfuração Parte 2

Desenvolvimento de compostos bentonita/polímeros para aplicação em fluidos de perfuração Parte 2 ISSN 1517-7076 Revista Matéria, v. 13, n. 1, pp. 209 219, 2008 http://www.materia.coppe.ufrj.br/sarra/artigos/artigo10983 Desenvolvimento de compostos bentonita/polímeros para aplicação em fluidos de perfuração

Leia mais

aula INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DO PLANEJAMENTO FATORIAL 2 2 META conhecer fundamentos do planejamento fatorial, vistos na aula anterior

aula INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DO PLANEJAMENTO FATORIAL 2 2 META conhecer fundamentos do planejamento fatorial, vistos na aula anterior INTERPRETAÇÃO DOS DADOS DO PLANEJAMENTO FATORIAL 2 2 META conhecer fundamentos do planejamento fatorial, vistos na anterior OBJETIVOS Ao final desta, o aluno deverá: capacitar o aluno a manipular os dados

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Regressão Polinomial e Análise da Variância Piracicaba Setembro 2014 Estatística Experimental 18 de Setembro de 2014 1 / 20 Vimos

Leia mais

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012

AULA 09 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 17 de setembro de 2012 1 AULA 09 Regressão Ernesto F. L. Amaral 17 de setembro de 2012 Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ETANOL E ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS EMPREGANDO CATÁLISE MISTA: EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE CATALISADORES

OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ETANOL E ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS EMPREGANDO CATÁLISE MISTA: EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE CATALISADORES OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ETANOL E ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS EMPREGANDO CATÁLISE MISTA: EFEITO DA CONCENTRAÇÃO DE CATALISADORES Louise A. Kuhl 1*, Gustavo O. Gugelmin 2, Adriana E.

Leia mais

DETERMINAÇÃO DAS PERCENTAGENS DAS COMPONENTES DE UM NOVO PRODUTO CERÂMICO QUANDO SE IMPÕE UM VALOR MÍNIMO EM UMA DE SUAS PROPRIEDADES MECÂNICAS

DETERMINAÇÃO DAS PERCENTAGENS DAS COMPONENTES DE UM NOVO PRODUTO CERÂMICO QUANDO SE IMPÕE UM VALOR MÍNIMO EM UMA DE SUAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DETERMINAÇÃO DAS PERCENTAGENS DAS COMPONENTES DE UM NOVO PRODUTO CERÂMICO QUANDO SE IMPÕE UM VALOR MÍNIMO EM UMA DE SUAS PROPRIEDADES MECÂNICAS A. V. Nardi 1, J. V. Nardi 2, Serv. Edson Carminatti, 39

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA DETERMINAR A INFLUÊNCIA DOS DADOS DE POSICIONAMENTO DOS TRENS DE POUSO NO ALINHAMENTO DIRECIONAL DE UMA AERONAVE GILSON S.

UMA PROPOSTA PARA DETERMINAR A INFLUÊNCIA DOS DADOS DE POSICIONAMENTO DOS TRENS DE POUSO NO ALINHAMENTO DIRECIONAL DE UMA AERONAVE GILSON S. UMA PROPOSTA PARA DETERMINAR A INFLUÊNCIA DOS DADOS DE POSICIONAMENTO DOS TRENS DE POUSO NO ALINHAMENTO DIRECIONAL DE UMA AERONAVE GILSON S. GOMES 1. Instituto Tecnológico de Aeronáutica Pós- Graduação

Leia mais

Defloculação de massas cerâmicas triaxiais obtidas a partir do delineamento de misturas

Defloculação de massas cerâmicas triaxiais obtidas a partir do delineamento de misturas 336 Cerâmica 51 (2005) ) 336-342 Defloculação de massas cerâmicas triaxiais obtidas a partir do delineamento de misturas (Deflocculation of triaxial ceramic suspensions using a mixture design approach)

Leia mais

PLANEJAMENTOS FATORIAIS E SUPERFÍCIE DE RESPOSTAS

PLANEJAMENTOS FATORIAIS E SUPERFÍCIE DE RESPOSTAS Delineamento de experimentos e ferramentas estatísticas aplicadas às ciências farmacêuticas Felipe Rebello Lourenço PLANEJAMENTOS FATORIAIS E SUPERFÍCIE DE RESPOSTAS PARTE 6 PLANEJAMENTOS FATORIAIS E SUPERFÍCIE

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 176 JANEIRO UM ENSAIO FATORIAL DE ESPÉCIES E ADUBAÇÕES DE Eucalyptus

CIRCULAR TÉCNICA N o 176 JANEIRO UM ENSAIO FATORIAL DE ESPÉCIES E ADUBAÇÕES DE Eucalyptus ISSN -45 CIRCULAR TÉCNICA N o 76 JANEIRO 99 UM ENSAIO FATORIAL DE ESPÉCIES E ADUBAÇÕES DE Eucalyptus Introdução Frederico Pimentel Gomes * Carlos Henrique Garcia ** Os ensaios fatoriais apresentam, em

Leia mais

Planejamento de Experimentos

Planejamento de Experimentos Planejamento de Experimentos FISHER, matemático e estatístico, desenvolveu: tipos de experimentos (Delineamento de Experimentos) métodos estatísticos para analisar os experimentos (Análise de Variância)

Leia mais

Procedimento Complementar para Validação de Métodos Analíticos e Bioanalíticos usando Análise de Regressão Linear

Procedimento Complementar para Validação de Métodos Analíticos e Bioanalíticos usando Análise de Regressão Linear Procedimento Complementar para Validação de Métodos Analíticos e Bioanalíticos usando Análise de Regressão Linear Rogério Antonio de Oliveira 1 Chang Chiann 2 1 Introdução Atualmente, para obter o registro

Leia mais

aula PLANEJAMENTO FATORIAL 2 3 META OBJETIVOS PRÉ-REQUISITOS

aula PLANEJAMENTO FATORIAL 2 3 META OBJETIVOS PRÉ-REQUISITOS PLANEJAMENTO FATORIAL 2 3 12 aula META Mostrar aos alunos que os planejamentos fatoriais podem ser expandidos com respeito ao número de fatores OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: elaborar um

Leia mais

LaRC, Departamento de Engenharia de Materiais - DEMa 2

LaRC, Departamento de Engenharia de Materiais - DEMa 2 33 Cerâmica 50 (2004) 33-37 Planejamento estatístico de experimentos aplicado ao desenvolvimento de formulações para revestimentos cerâmicos (Statistical design of experiments applied to the development

Leia mais

ESTUDO CINÉTICO PARA ADSORÇÃO DO SISTEMA UNDECANO/ISODODECANO EM ZEÓLITA 5 A

ESTUDO CINÉTICO PARA ADSORÇÃO DO SISTEMA UNDECANO/ISODODECANO EM ZEÓLITA 5 A ESTUDO CINÉTICO PARA ADSORÇÃO DO SISTEMA UNDECANO/ISODODECANO EM ZEÓLITA 5 A Amon de Abreu Brito Orientador: Luiz Antonio Magalhães Pontes Resumo Parafinas lineares com elevada pureza apresentam grande

Leia mais

MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS EM MISTURAS CERÂMICAS CIMENTANTES. Rua Lauro Bustamante 36, Itaguaçu, Florianópolis SC

MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS EM MISTURAS CERÂMICAS CIMENTANTES. Rua Lauro Bustamante 36, Itaguaçu, Florianópolis SC 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 1 MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS EM MISTURAS CERÂMICAS CIMENTANTES J. V. Nardi (1), (3), D. Hotza (2), (3) Rua Lauro Bustamante 36, Itaguaçu, 88085-590Florianópolis

Leia mais

Predição do preço médio anual do frango por intermédio de regressão linear

Predição do preço médio anual do frango por intermédio de regressão linear Predição do preço médio anual do frango por intermédio de regressão linear João Flávio A. Silva 1 Tatiane Gomes Araújo 2 Janser Moura Pereira 3 1 Introdução Visando atender de maneira simultânea e harmônica

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS NA EFICIÊNCIA DO RECOBRIMENTO DE UREIA EM LEITO DE JORRO

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS NA EFICIÊNCIA DO RECOBRIMENTO DE UREIA EM LEITO DE JORRO ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS NA EFICIÊNCIA DO RECOBRIMENTO DE UREIA EM LEITO DE JORRO G. F.WESTPHALEN 1, F. DALLA NORA 1, B. ZORZI 1,E. ECHEVARRIA 1 T. P. da COSTA 1 e G. S. ROSA 1 1

Leia mais

Análise de Regressão

Análise de Regressão Análise de Regressão Tópicos em Avaliação de Desempenho de Sistemas Aline Oliveira Camila Araujo Iure Fé Janailda aso2@cin.ufpe.br cga2@cin.ufpe.br isf2@cin.ufpe.br jbs4@cin.ufpe.br Agenda Parte I: Contextualização

Leia mais

Utilização de Resíduos da Indústria de Revestimentos Cerâmicos na Fabricação de Refratários Triaxiais

Utilização de Resíduos da Indústria de Revestimentos Cerâmicos na Fabricação de Refratários Triaxiais Utilização de Resíduos da Indústria de Revestimentos Cerâmicos na Fabricação de Refratários Triaxiais Marcelo Dal Bó a,b *, Pedro Alberto Barbetta b,c, Dachamir Hotza b,d a Cecrisa Revestimentos Cerâmicos

Leia mais

Estatística Experimental

Estatística Experimental Estatística Experimental Prof. Dr. Evandro Bona ebona@utfpr.edu.br paginapessoal.utfpr.edu.br/ebona Bibliografia Recomendada Barros Neto, B.; Scarminio, I. S.; Bruns, R. E. Como Fazer Experimentos. 4ª

Leia mais

Planejamento de Experimentos. Como designar os tratamentos às unidades experimentais? Quantas vezes deve-se repetir os diferentes tratamentos?

Planejamento de Experimentos. Como designar os tratamentos às unidades experimentais? Quantas vezes deve-se repetir os diferentes tratamentos? Planejamento de Experimentos Como designar os tratamentos às unidades experimentais? Quantas vezes deve-se repetir os diferentes tratamentos? FISHER, matemático e estatístico, desenvolveu: tipos de experimentos

Leia mais

Otimização de Fórmulas de Massas Cerâmicas de Faiança

Otimização de Fórmulas de Massas Cerâmicas de Faiança Otimização de Fórmulas de Massas Cerâmicas de Faiança Henrique Cislagui da Silva a,b *, Felipe Augusto Corbellini de Souza a,b, Nilson Schwartz da Silva a, Dachamir Hotza b a Pós-graduação em Ciência e

Leia mais

1. Objetivo. Figura 1. Em (a) Roletes em correias transportadoras, em (b) detalhe dos roletes.

1. Objetivo. Figura 1. Em (a) Roletes em correias transportadoras, em (b) detalhe dos roletes. 1. Objetivo Realizar o planejamento dos testes de vida acelerados, tendo como produtos os roletes de correias transportadoras de minério de ferro. Os testes de vida acelerados têm por finalidade determinar

Leia mais

Análise de Regressão Prof. MSc. Danilo Scorzoni Ré FMU Estatística Aplicada

Análise de Regressão Prof. MSc. Danilo Scorzoni Ré FMU Estatística Aplicada Aula 2 Regressão Linear Simples Análise de Regressão Prof. MSc. Danilo Scorzoni Ré FMU Estatística Aplicada Conceitos Gerais A análise de regressão é utilizada para explicar ou modelar a relação entre

Leia mais

Uso de modelos lineares generalizados para estimar germinação carpogênica de escleródios de S. sclerotioroum

Uso de modelos lineares generalizados para estimar germinação carpogênica de escleródios de S. sclerotioroum Uso de modelos lineares generalizados para estimar germinação carpogênica de escleródios de S. sclerotioroum Marceli Hikishima, Embrapa Arroz e Feijão 1 Aline de Holanda Nunes Maia, Embrapa Meio Ambiente

Leia mais

Questão 1: Questão 2: Defina tratamentos, fator, nível, parcela, subparcela, coeficiente de variação e interação entre fatores.

Questão 1: Questão 2: Defina tratamentos, fator, nível, parcela, subparcela, coeficiente de variação e interação entre fatores. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR DISCIPLINA: ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL LISTA DE EXERCÍCIOS 3 a AVALIAÇÃO PROFESSOR: ROBERTO QUEIROGA Questão 1: Faça um croqui (disposição

Leia mais

CINÉTICA DE EVAPORAÇÃO DO ÓXIDO DE ZINCO. N. Duarte 1, W.B. Ferraz 2, A.C.S.Sabioni 3. Universidade Federal de Ouro Preto Ouro Preto, Brasil

CINÉTICA DE EVAPORAÇÃO DO ÓXIDO DE ZINCO. N. Duarte 1, W.B. Ferraz 2, A.C.S.Sabioni 3. Universidade Federal de Ouro Preto Ouro Preto, Brasil CINÉTICA DE EVAPORAÇÃO DO ÓXIDO DE ZINCO N. Duarte 1, W.B. Ferraz 2, A.C.S.Sabioni 3 1 Departamento de Metalurgia / EM / UFOP Universidade Federal de Ouro Preto 35400-000 Ouro Preto, Brasil 2 Centro de

Leia mais

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VISCOSIDADE CINEMÁTICA E DINÂMICA ATRAVÉS DO VISCOSÍMETRO DE STOKES

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VISCOSIDADE CINEMÁTICA E DINÂMICA ATRAVÉS DO VISCOSÍMETRO DE STOKES DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA VISCOSIDADE CINEMÁTICA E DINÂMICA ATRAVÉS DO VISCOSÍMETRO DE STOKES Rodrigo Ernesto Andrade Silva; Arthur Vinicius Ribeiro de Freitas Azevedo; Allan Giuseppe de Araújo Caldas;

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS DE CORTE E A RUGOSIDADE DA SUPERFÍCIE USINADA NUMA OPERAÇÃO DE FRESAMENTO DE TOPO

RELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS DE CORTE E A RUGOSIDADE DA SUPERFÍCIE USINADA NUMA OPERAÇÃO DE FRESAMENTO DE TOPO RELAÇÃO ENTRE OS PARÂMETROS DE CORTE E A RUGOSIDADE DA SUPERFÍCIE USINADA NUMA OPERAÇÃO DE FRESAMENTO DE TOPO Guilherme Cruz Rossi Escola Politécnica da Universidade de São Paulo guilherme.rossi@poli.usp.br

Leia mais

INCERTEZAS DE CURVAS DE CALIBRAÇÃO AJUSTADAS SEGUNDO OS MODELOS LINEAR E QUADRÁTICO

INCERTEZAS DE CURVAS DE CALIBRAÇÃO AJUSTADAS SEGUNDO OS MODELOS LINEAR E QUADRÁTICO ENQUALAB 8 - Congresso da Qualidade em Metrologia Rede Metrológica do Estado de São Paulo - REMESP 9 a de junho de 8, São Paulo, Brasil INCERTEZAS DE CURVAS DE CALIBRAÇÃO AJUSTADAS SEGUNDO OS MODELOS LINEAR

Leia mais

Projeto de Experimentos e Superfícies de Resposta (Design of Experiments DOE Response Surfaces - RS) (ENG03024-Análise de Sistemas Mecânicos)

Projeto de Experimentos e Superfícies de Resposta (Design of Experiments DOE Response Surfaces - RS) (ENG03024-Análise de Sistemas Mecânicos) UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul EE - Escola de Engenharia DEMEC - Departamento de Engenharia Mecânica e Superfícies de Resposta (Design of Experiments DOE Response Surfaces - RS) (ENG0304-Análise

Leia mais

PLANEJAMENTO FATORIAL 3 2 NO ESTUDO DE PEÇAS CERÂMICAS VERMELHAS LAMINADAS (0, 1 E 2 VEZES) PARA FABRICAÇÃO DE LAJOTAS CERÂMICAS.

PLANEJAMENTO FATORIAL 3 2 NO ESTUDO DE PEÇAS CERÂMICAS VERMELHAS LAMINADAS (0, 1 E 2 VEZES) PARA FABRICAÇÃO DE LAJOTAS CERÂMICAS. 28 de junho a 1º de julho de 2004 Curitiba-PR 1 PLANEJAMENTO FATORIAL 3 2 NO ESTUDO DE PEÇAS CERÂMICAS VERMELHAS LAMINADAS (0, 1 E 2 VEZES) PARA FABRICAÇÃO DE LAJOTAS CERÂMICAS. Fábio Siqueira Manhães,

Leia mais

5 Referências bibliográficas

5 Referências bibliográficas 5 Referências bibliográficas COOK, R.D. e WEISBERG, S. (1999). Applied Regression Including Computing and Graphics, John Wiley & Sons, New York, NY. LEE, Y. e NELDER, J.A. (1998). Generalized Linear Models

Leia mais

Modelagem do comportamento da variação do índice IBOVESPA através da metodologia de séries temporais

Modelagem do comportamento da variação do índice IBOVESPA através da metodologia de séries temporais Modelagem do comportamento da variação do índice IBOVESPA através da metodologia de séries temporais João Eduardo da Silva Pereira (UFSM) jesp@smail.ufsm.br Tânia Maria Frighetto (UFSM) jesp@smail.ufsm.br

Leia mais

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Herança de Caracteres de Frutos e Sementes

Leia mais

4.1 Introdução. 4. Metodologia de superfícies de resposta. 4.2 Modelagem inicial (Exemplo) 17/08/2016

4.1 Introdução. 4. Metodologia de superfícies de resposta. 4.2 Modelagem inicial (Exemplo) 17/08/2016 4. Metodologia de superfícies de resposta 4.1 Introdução 4.2 Modelagem inicial 4.3 Caminho de máxima inclinação 4.4 Exemplos 4.1 Introdução Segundo Barros Neto, Scarminio e Bruns (2010, cap. 6), a metodologia

Leia mais

Determinação de DTR de pedaços de morango num tanque de mistura em presença de fluidos Newtonianos e não-newtonianos

Determinação de DTR de pedaços de morango num tanque de mistura em presença de fluidos Newtonianos e não-newtonianos Determinação de DTR de pedaços de morango num tanque de mistura em presença de fluidos Newtonianos e não-newtonianos Graciela D. Afonso, Maria I. Mota, Nilza A. Pereira, António A. icente Centro de Engenharia

Leia mais

PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS DE LITHIUM-ION POLYMER UTILIZANDO INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL 1

PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS DE LITHIUM-ION POLYMER UTILIZANDO INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL 1 PREDIÇÃO DO TEMPO DE VIDA DE BATERIAS DE LITHIUM-ION POLYMER UTILIZANDO INTERPOLAÇÃO POLINOMIAL 1 Rita Salete Kusiak 2, Douglas Joziel Bitencourt Freitas 3, Airam Tereza Zago Romcy Sausen 4, Paulo Sérgio

Leia mais

aula AJUSTE POR MÍNIMOS QUADRADOS

aula AJUSTE POR MÍNIMOS QUADRADOS AJUSTE POR MÍNIMOS QUADRADOS META Conduzir o aluno a aplicar o método de ajuste por mínimos quadrados, efetuando uma regressão linear e oferecer ao aluno uma oportunidade de praticar a aplicação do método

Leia mais

( f a ) 2 +16π 2 λ 2 2

( f a ) 2 +16π 2 λ 2 2 Ajuste de uma função pelo Método dos Mínimos-Quadrados O Método dos Mínimos-Quadrados é um método estatístico de tratamento de dados que permite obter os parâmetros de uma função que a aproximam o mais

Leia mais

CRESCIMENTO DO PINHÃO MANSO (Jatropha curcas L.) EM FUNÇÃO DE NÍVEIS DE ÁGUA E ADUBAÇÃO NITROGENADA

CRESCIMENTO DO PINHÃO MANSO (Jatropha curcas L.) EM FUNÇÃO DE NÍVEIS DE ÁGUA E ADUBAÇÃO NITROGENADA CRESCIMENTO DO PINHÃO MANSO (Jatropha curcas L.) EM FUNÇÃO DE NÍVEIS DE ÁGUA E ADUBAÇÃO NITROGENADA Walker Gomes de Albuquerque 1, Carlos A. V. de Azevedo 1, Napoleão Esberard de Macêdo Beltrão 2, Maria

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DE FLUIDOS HIDROARGILOSOS ADITIVADOS COM UM COMPOSTO POLIMÉRICO

ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DE FLUIDOS HIDROARGILOSOS ADITIVADOS COM UM COMPOSTO POLIMÉRICO ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DE FLUIDOS HIDROARGILOSOS ADITIVADOS COM UM COMPOSTO POLIMÉRICO Maria Ingrid R. Barbosa 1 ; Luciana V. Amorim 2 ; Eugenio Pereira 3 & Heber Carlos Ferreira 4 Resumo Este trabalho

Leia mais

RELAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE COM O CONSUMO DO COMBUSTÍVEL BPF NO PROCESSO DE SECAGEM DA MADEIRA EM UMA AGROINDÚSTRIA

RELAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE COM O CONSUMO DO COMBUSTÍVEL BPF NO PROCESSO DE SECAGEM DA MADEIRA EM UMA AGROINDÚSTRIA RELAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE COM O CONSUMO DO COMBUSTÍVEL BPF NO PROCESSO DE SECAGEM DA MADEIRA EM UMA AGROINDÚSTRIA Fabiane de Souza Bueno 1, Gislaine Cristina Batistela 2 1 Faculdade de Tecnologia de Botucatu,

Leia mais

TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONVECÇÃO NATURAL E FORÇADA À VOLTA DE CILINDROS METÁLICOS TP4

TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONVECÇÃO NATURAL E FORÇADA À VOLTA DE CILINDROS METÁLICOS TP4 TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR CONVECÇÃO NATURAL E FORÇADA À VOLTA DE CILINDROS METÁLICOS TP4 LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA QUÍMICA I 2009/2010 1. Objectivo Determinação do coeficiente de convecção natural e

Leia mais

REGRESSÃO E CORRELAÇÃO

REGRESSÃO E CORRELAÇÃO REGRESSÃO E CORRELAÇÃO A interpretação moderna da regressão A análise de regressão diz respeito ao estudo da dependência de uma variável, a variável dependente, em relação a uma ou mais variáveis explanatórias,

Leia mais

CÁLCULO DO EQUILIBRIO DE TROCA-IÔNICA DO SISTEMA Na + -Pb 2+ -Cu 2+ USANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS.

CÁLCULO DO EQUILIBRIO DE TROCA-IÔNICA DO SISTEMA Na + -Pb 2+ -Cu 2+ USANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS. CÁLCULO DO EQUILIBRIO DE TROCA-IÔNICA DO SISTEMA Na + -Pb 2+ -Cu 2+ USANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS. A. B. B. GIOPATTO 1, E. A. SILVA 2, T. D. MARTINS 1 1 Universidade Federal de São Paulo, Departamento

Leia mais

UTILIZAÇÃO DA SEMENTE DO MELÃO COMO CATALISADOR NA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO DO ÁCIDO OLÉICO

UTILIZAÇÃO DA SEMENTE DO MELÃO COMO CATALISADOR NA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO DO ÁCIDO OLÉICO UTILIZAÇÃO DA SEMENTE DO MELÃO COMO CATALISADOR NA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO DO ÁCIDO OLÉICO A. L. FREIRE 1, B. J. P. COSTA 1, Z. M. SANTOS 2, A. D. T. PINHEIRO 2 e I. L. LUCENA 2 1 Universidade Federal

Leia mais

Modelos lineares mistos para análise de dados longitudinais provenientes de ensaios agronômicos

Modelos lineares mistos para análise de dados longitudinais provenientes de ensaios agronômicos Modelos lineares mistos para análise de dados longitudinais provenientes de ensaios agronômicos Ezequiel Abraham López Bautista FAUSAC, LCE-ESALQ-USP 1, Edilan de Sant Ana Quaresma ICED/UFOPA, LCE-ESALQ-USP

Leia mais

AULA 07 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 05 de outubro de 2013

AULA 07 Regressão. Ernesto F. L. Amaral. 05 de outubro de 2013 1 AULA 07 Regressão Ernesto F. L. Amaral 05 de outubro de 2013 Centro de Pesquisas Quantitativas em Ciências Sociais (CPEQS) Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) Universidade Federal de Minas

Leia mais

Modelagem em Experimentos Mistura-Processo para Otimização de Processos Industriais 15

Modelagem em Experimentos Mistura-Processo para Otimização de Processos Industriais 15 Modelagem em Experimentos Mistura-Processo para Otimização de Processos Industriais 15 1 Introdução Na indústria moderna há uma contínua busca da otimização dos níveis de produção e da melhoria da qualidade

Leia mais

LEVANTAMENTO DE DADOS DECORRENTES DA DESAGREGAÇÃO DE CHUVAS DIÁRIAS PLUVIOMETRICAS DO MUNICÍPIO DE PATOS PB

LEVANTAMENTO DE DADOS DECORRENTES DA DESAGREGAÇÃO DE CHUVAS DIÁRIAS PLUVIOMETRICAS DO MUNICÍPIO DE PATOS PB LEVANTAMENTO DE DADOS DECORRENTES DA DESAGREGAÇÃO DE CHUVAS DIÁRIAS PLUVIOMETRICAS DO MUNICÍPIO DE PATOS PB Natanael Batista Pereira Alves 1 ; Isabel Alves Pimenta Gabriel 2 ; Alice Pedrosa Correia 3 ;

Leia mais

para contato:

para contato: CARACTERIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES REOLÓGICAS DE SOLUÇÕES COM GOMA XANTANA E BENTONITA SÓDICA PARA FLUIDOS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO: INFLUÊNCIA DE SAIS MONOVALENTES, BIVALENTES E DA TEMPERATURA.

Leia mais

à Avaliação Operacional

à Avaliação Operacional EA-01: Introdução à Avaliação Operacional Objetivo Que a audiência se familiarize com o conceito de delineamentos fatoriais completos. Principais razões para usar delineamentos fatoriais Delineamentos

Leia mais

Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Química 2

Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Engenharia Química 2 ELABORAÇÃO DE FERRAMENTA DE CÁLCULO PARA A DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE CONVECTIVO EM EXPERIMENTOS DE CONVECÇÃO FORÇADA AO REDOR DE UM CORPO SUBMERSO E ALETAS TORRES, F. C. O. 1, BARBOSA NETO, A. M. 2 1

Leia mais

CURSO VOCACIONAL SECUNDÁRIO 2º ANO TÉCNICO COMERCIAL NRº DO PROJETO: ENSINO SECUNDÁRIO OBJETIVOS - REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DE UMA FUNÇÃO

CURSO VOCACIONAL SECUNDÁRIO 2º ANO TÉCNICO COMERCIAL NRº DO PROJETO: ENSINO SECUNDÁRIO OBJETIVOS - REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DE UMA FUNÇÃO CURSO VOCACIONAL SECUNDÁRIO 2º ANO TÉCNICO COMERCIAL NRº DO PROJETO: ENSINO SECUNDÁRIO Ano Letivo 2016/2017 MATEMÁTICA APLICADA PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Matemática de

Leia mais

APLICAÇÃO DE QUITOSANA MODIFICADA COMO CATALISADOR HETEROGÊNEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ESTERIFICAÇÃO

APLICAÇÃO DE QUITOSANA MODIFICADA COMO CATALISADOR HETEROGÊNEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ESTERIFICAÇÃO APLICAÇÃO DE QUITOSANA MODIFICADA COMO CATALISADOR HETEROGÊNEO NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL POR ESTERIFICAÇÃO D. GURGEL 1, A. L. FREIRE 1, B. J. P. COSTA 1, I. L. LUCENA 1 e Z. M. dos SANTOS 1 1 Universidade

Leia mais

Introdução à Otimização de Processos. Prof. Marcos L Corazza Departamento de Engenharia Química Universidade Federal do Paraná

Introdução à Otimização de Processos. Prof. Marcos L Corazza Departamento de Engenharia Química Universidade Federal do Paraná Introdução à Otimização de Processos Prof. Marcos L Corazza Departamento de Engenharia Química Universidade Federal do Paraná DEFINIÇÕES OTIMIZAR v.t. Dar a (algo, uma máquina, um processo, uma empresa)

Leia mais

Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Joinville, SC. (UFSC/EQA), Florianópolis, SC RESUMO

Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Joinville, SC. (UFSC/EQA), Florianópolis, SC RESUMO 1 APLICAÇÃO DE DELINEAMENTO EXPERIMENTAL E OTIMIZAÇÃO PARA AVALIAR O EFEITO DE ARGILAS NA MICROESTRUTURA E PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE COMPOSIÇÕES CERÂMICAS S.L. Correia 1*, E. Grun 1, C. D. Denardi 1,

Leia mais

Universidade Federal de Alfenas Programa de Pós-graduação em Estatística Aplicada e Biometria-PPGEAB Prova de Conhecimentos Específicos

Universidade Federal de Alfenas Programa de Pós-graduação em Estatística Aplicada e Biometria-PPGEAB Prova de Conhecimentos Específicos -PPGEAB Dados que podem ser necessários na resolução de algumas questões: I. Dados da Tabela t de Student com ν graus de liberdade. P (t > t α ) = α ν 0,05 0,025 4 2,132 2,776 5 2,015 2,571 6 1,943 2,447

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Medidas de grandezas físicas Valor numérico e sua incerteza, unidades apropriadas Exemplos: - Velocidade (10,02 0,04) m/s - Tempo (2,003 0,001) µs - Temperatura (273,3

Leia mais

Projeto de iniciação científica realizado no curso de Engenharia Civil da Unijuí 2

Projeto de iniciação científica realizado no curso de Engenharia Civil da Unijuí 2 ANÁLISE DA VARIAÇÃO DA TEMPERATURA EM BLOCOS DE ALVENARIA ATRAVÉS DO MÉTODO DE AJUSTE DE CURVAS 1 ANALYSIS OF TEMPERATURE VARIATION IN MASONRY BLOCKS THROUGH CURVE ADJUSTMENT METHOD Gabrielli Tápia De

Leia mais

ESTUDO E ANÁLISE DA MISTURA DE ÁGUA E ETANOL ATRAVÉS DE EQUAÇÕES DE ESTADO.

ESTUDO E ANÁLISE DA MISTURA DE ÁGUA E ETANOL ATRAVÉS DE EQUAÇÕES DE ESTADO. ESTUDO E ANÁLISE DA MISTURA DE ÁGUA E ETANOL ATRAVÉS DE EQUAÇÕES DE ESTADO. S. F. VASCONCELOS 1, F. J. F. CHAVES 1, C. V. FERNANDES 1, N. SILVA 1, H. BISPO 1 1 Universidade Federal de Campina Grande, Unidade

Leia mais