MONITORAMENTO EM TEMPO REAL DA REAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO PARA PREPARAÇÃO DA MISTURA NR/PMMA NUM REATOR DE BATELADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MONITORAMENTO EM TEMPO REAL DA REAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO PARA PREPARAÇÃO DA MISTURA NR/PMMA NUM REATOR DE BATELADA"

Transcrição

1 MONITORAMENTO EM TEMPO REAL DA REAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO PARA PREPARAÇÃO DA MISTURA NR/PMMA NUM REATOR DE BATELADA P.A. M. ALVES 1, S.C.M. FILHO 1, A de ALMEIDA 1, C.G.F.REZENDE 1 e P.J de OLIVEIRA 1 1 Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Tecnologia, Departamento de Engenharia Química para contato: paulojansenster@gmail.com RESUMO Misturas de elastômeros com termoplásticos apresentam inúmeras aplicações tecnológicas na indústria. Nesse cenário, a preparação de misturas poliméricas através da polimerização in situ do monômero na fase elastomérica aparece como alternativa para alcançar o nível desejado de interação entre as fases. Para atingir esse objetivo foi realizado o monitoramento em tempo real do processo de obtenção da mistura NR/PMMA (borracha natural/poli(metacrilato de metila)) a partir da polimerização do monômero, metacrilato de metila(mma), dentro do látex de NR, num reator de batelada. O monitoramento da transferência de massa do monômero para dentro das gotas de látex e da reação química de polimerização foi realizado utilizandose uma técnica ótica com uma sonda in loco. Os resultados obtidos nesse trabalho permitiram constar a transferência de massa do MMA para dentro das gotas de látex (NR), observar a estabilização da emulsão no que se refere ao efeito da temperatura da reação de polimerização e da agitação do reator, e acompanhar a reação de polimerização in situ do PMMA para obtenção da mistura NR/PMMA. 1. INTRODUÇÃO Embora exista uma variedade de materiais termoplásticos e borrachas disponíveis; a maioria das misturas resultante da combinação desses pares poliméricos apresentam baixas propriedades físico-mecânicas, pois a maioria dos métodos usuais de preparação de misturas poliméricas, tais como: mistura de soluções, mistura de látex e mistura mecânica, vulcanização dinâmica, muitas vezes não são eficientes para garantir uma boa dispersão entre as fases, George, J et all (2000), Fisher (1973), Coran (1987). Nesse cenário, a preparação de misturas poliméricas através da polimerização in situ do monômero na fase elastomérica aparece como alternativa para alcançar o nível desejado de interação entre as fases. Rezende et al (2011) apresentaram uma metodologia para preparação da mistura entre a borracha nitrílica e poli(metacrilato de metila). Nesse processo, a mistura é realizada produzindo

2 o polimetacrilato de metila dentro das partículas de borracha nitrílica carboxilada, previamente reticulada (XNBR). Caetano et al (2011) desenvolveram um novo processo para preparação de misturas entre NBR e PS, a partir da polimerização in situ do monômero estireno diretamente nas gotas de látex de NBR; entretanto os resultados mostraram que ainda se faz necessário um melhor monitoramento e controle das condições de reação para obtenção de uma mistura de composição química definida. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo o monitoramento em tempo real do processo de obtenção da mistura NR/PMMA (borracha natural/poli (metacrilato de metila)) a partir da polimerização do monômero, metacrilato de metila, dentro do látex de NR, num reator de batelada. O monitoramento da transferência de massa do monômero para dentro das gotas de látex e da reação química de polimerização foi realizado utilizando-se uma técnica ótica com uma sonda in loco. Os resultados obtidos nesse trabalho permitiram um melhor controle das condições de processo no que tange a estabilização da emulsão, da temperatura da reação de polimerização e da agitação do reator para obtenção da mistura NR/PMMA. 2. MATERIAIS E MÉTODOS Látex de Borracha Natural (NRL), 33% de sólidos. Peróxido de Benzoíla BPO, Sulfato de Sódio Ultra Puro C 12 H 25 NaO 4 S e Sulfato de alumínio Al 2 (SO 4 ) 3 (14-18)H 2 O VETEC Química Fina Ltda, MEK Metiletilcetona ISOFAR Ltda Sonda ótica, fabricante Mettler Toledo, modelo E25, classe de tecnologia FBRM (Focused Bean Reflecatance Measurement) Num reator de 2000 ml foram adicionados 30 ml da solução de látex NR, 900 ml de água destilada e 13 ml de metacrilato de metila, respectivamente à temperatura ambiente, sob agitação. O sistema foi agitado e em seguida foi adicionado 0,448g de emulsificante lauril sulfato de sódio e 0,289g de iniciador peróxido de benzoíla. O sistema permaneceu sob agitação constante e em seguida, a temperatura do sistema foi elevada para 80 C, até o tempo final da reação. Todo o monitoramento da transferência de massa do monômero para a gota de látex e da reação foi realizado utilizando uma sonda in loco dentro do reator.

3 3. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS A Figura 1 mostra o resultado do monitoramento do processo de preparação da mistura NR/PMMA avaliando a evolução dos tamanhos de partículas presentes na solução. Figura 1. Variação da quantidade de partículas com o tempo. Primeiramente o reator contém somente água sob agitação constante mantido até 11 minutos quando foi adicionado o látex de NR, figura em destaque. O efeito da adição do NR pode ser mais bem visualizado na Figura 2. Na Figura 2 é possível observar que após adição de NR a quatidade de partículas na faixa medida aumentam se estabilizando na faixa entorno de 2000 partículas, indicando uma estabilização do tamanho e número de gotas da emulsão. Ao atingir 14 minutos foi adicionado MMA junto ao látex. Como esperado, observa-se um aumento do número de partículas nessa faixa. A partir desse desse instante o sistema entra em equílibrio e não se observa mais o aumento do número de partículas nessa faixa de tamanho, Figura 1. Observa-se uma diminuição do número de partículas da faixa 10 µm e µm atribuida a migração do MMA para dentro das gotas do látex (NR). A tranferência de massa do monômero MMA para dentro da gota de látex pode ser melhor justificada analizando as Figuras 3a e b que mostram um aumento do número de partículas de tamanho na faixa de µm e de µm. Observa-se que esse aumento acontece mesmo a temperatura mantida constante a 29ºC, ou seja, não há contribuição da temperatura na formação da gota.

4 Figura 2. Adição de NR e MMA: Variação da quantidade de partículas com o tempo. É importante destacar que na tempetura de 29ºC não ocorre reação de polimerização, pois o BPO se decompõe entorno de 70ºC. Esse fato contribui para justificar que o aumento do tamanho de partícula observado nas Figuras 3a e b, entre os tempos de 29 minutos e 60 minutos é devido a transferência de massa do MMA para dentro da miscela de látex(nr), fazendo com que o monômero esteja junto com a NR dentro da gota. Após 60 minutos de mistura, o sistema foi aquecido até 80ºC e mantido constante. Nessa temperatura ocorre a reação de polimerização do MMA. Observa-se nas Figuras 3a e b, um aumento do tamanho de partículas na faixa de µm e de µm até 1:26 minutos, atribuído a presença do PMMA. A partir desse momento as gotas aumentam muito de tamanho e é possível perceber a formação de pelletes, partículas maiores e a sonda perde a sua capacidade de medição, acarretando uma diminuição do número de partículas nessa faixa. Transcorridos 1:45 minutos foi adicionado o coagulante para precipitação da mistura.

5 A Figura 3a e b mostra a evolução do número de partículas presente no reator após a adição de NR, MMA e do iniciador de polimerização, peróxido de benzoila. Figura 3a. Variação do número de partículas faixa de 50 a 150 µm com o tempo. Figura 3b Variação do número de partículas na faixa de 150 a 300 µm com o tempo. A Figura 4 mostra a variação do número total de partículas dentro do reator com o tempo. É interessante observar que o número total de partículas, gotas, diminui com o tempo. Esse resultado corrobora a ideia de que as gotas de MMA migram para dentro da gotas de látex (NR). Observa-se um ligeiro aumento no número de partículas a partir de 1:26 min que, conforme discutido anteriormente, foi atribuído a presença do PPMA decorrente da reação química. Após o tempo de 1:46 minutos inciou-se a formação de pelltes, partículas muito grande e a sonda foi incapaz de continuar a leitura.

6 Figura 4.Variação da quantidade de partículas com o tempo dentro do reator. 4. CONCLUSÃO Os resultados obtidos nesse trabalho mostraram o monitoramento em tempo real, utilizando sonda in loco, permitiu mostrar que ocorre a transferência de massa do monômero MMA para dentro das gotas de látex contendo borracha natural (NR). Foi possível monitorar a formação das partículas e a estabilização do sistema mostrando que o látex não se degrada sob a agitação e temperatura utilizada no reator. O monitoramento em tempo real permitiu observar o inicio da reação de polimerização do MMA para formação do polimetacrilato de metila (PMMA). Frente as dificuldade de ajustes operacional da unidade, nesse trabalho, não foi possível apresentar os resultados referentes ao efeito da agitação do reator da temperatura e da quantidade de emulsificante. 5. REFERÊNCIAS CAETANO, S. T.; REZENDE, C. G. F.; OLIVEIRA, M. G.; ALMEIDA, A.; OLIVEIRA, P. J..

7 Termoplástico vulcanizado a base NBR/PS obtido por polimerização in situ do estireno no látex Anais do 11º Congresso Brasileiro de Polímeros Campos do Jordão, SP, CORAN, A. Y.. A Compressive Reviews In Thermoplastics Elastomers, Legge, N. R.; Holden, G. and Shroeder, H. E., Ed. Hanser Publishers, Munich, cap.7, p , FISHER, W.K.; U.S. Patent 3,758, GEORGE, J.; VARUGHESE, K. T.; THOMAS, S. Dynamically vulcanized thermoplastic elastomer blends of polyethylene and nitrile rubber. Polymer., v. 41, p , REZENDE, C.G.F.; CAETANO, S.T.; ALMEIDA.A.; OLIVEIRA, P.J. Production of NBR/PMMA through in Situ Polymerization, Macromol. Symp. V. 299/300, p , 2011.

Métodos de Polimerização. Massa, solução, suspensão, emulsão e interfacial Prof. Dr. Fábio Herbst Florenzano

Métodos de Polimerização. Massa, solução, suspensão, emulsão e interfacial Prof. Dr. Fábio Herbst Florenzano Métodos de Polimerização Massa, solução, suspensão, emulsão e interfacial Prof. Dr. Fábio Herbst Florenzano Métodos de polimerização Massa Solução Suspensão Emulsão Interfacial Polimerização em Massa O

Leia mais

4. Reagentes e Metodologia Analítica

4. Reagentes e Metodologia Analítica 4. Reagentes e Metodologia Analítica 4.1. Reagente para os testes de oxidação Os reagentes P.A empregados durante os testes de oxidação foram: KCN (Merck) NaOH (Vetec) H 2 SO 4 (Vetec) H 2 O 2 (Peróxidos

Leia mais

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R.

ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS. PMT Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. ESTRUTURA E PROPRIEDADES DE POLIMÉROS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 8 a aula autora: Nicole R. Demarquete 1 Roteiro da Aula Histórico Química das moléculas poliméricas Estrutura

Leia mais

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos:

APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS REQUISITOS PARA UMA RESINA ODONTOLÓGICA. 1. Compatibilidade Biológicos: APLICAÇÃO DOS POLÍMEROS EM ODONTOLOGIA Próteses totais Base, reembasadores, dentes artificiais. Materiais restauradores de cavidades Resinas compostas 2016-1 - Anusavice, Cap. 7 p. 136 Selantes Materiais

Leia mais

MATERIAIS POLIMÉRICOS

MATERIAIS POLIMÉRICOS ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais MATERIAIS POLIMÉRICOS PMT 2100 - Introdução à Ciência dos Materiais para Engenharia 2º Semestre de

Leia mais

Preparação e determinação da resistividade elétrica de blendas de silicone e polianilina dopada com ácido cítrico

Preparação e determinação da resistividade elétrica de blendas de silicone e polianilina dopada com ácido cítrico Preparação e determinação da resistividade elétrica de blendas de silicone e polianilina dopada com ácido cítrico Guilherme H. S. Alves¹* (PG), Olacir A. Araujo¹ (PQ). guilherme-hsa@hotmail.com ¹Universidade

Leia mais

"PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, ALVENARIAS E PLÁSTICOS À BASE DE LÁTEX DE BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, ALVENARIAS E PLÁSTICOS À BASE DE LÁTEX DE BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR "PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE ADESIVO PARA SUPERFÍCIES DE VIDROS, CERÂMICAS, BORRACHA NATURAL MODIFICADO POR POLIFOSFATO" 5 A presente invenção se refere a um processo de fabricação de adesivo à base de látex

Leia mais

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros?

POLIMEROS. Por que estudar Polimeros? POLIMEROS Por que estudar Polimeros? A estrutura dos polimeros afeta suas propriedades e o comportamento dos materiais poliméricos. Exemplos: (1)O grau de cristalinidade influi na massa específica, rigidez,

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Engenharia Rural para contato:

Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Engenharia Rural  para contato: UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE CÓDIGO ABERTO EMSO PARA OSCILAÇÕES DE TEMPERATURA DESTINADAS A ANÁLISE DE SUA INFLUÊNCIA NA TAXA DE REAÇÃO DE POLIMERIZAÇÃO EM SUSPENSÃO DE ESTIRENO R. M. LIMA 1, L. F. NEIVA

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS

CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS CLASSIFICAÇÃO DOS POLÍMEROS Curso: Engenharia Mecânica - Terceiro Semestre Letivo Período: Primeiro Semestre 2010 Carga Horária: 60 horas Docente: Prof. Dr. Wagner M. Pachekoski As formas geralmente utilizadas

Leia mais

TIPOS DE ATIVAÇÃO: Ativação térmica ( R. A. A. T. ) Ativação química ( R. A. A. Q. ) Ativação por luz visível. Polimetacrilato de metila

TIPOS DE ATIVAÇÃO: Ativação térmica ( R. A. A. T. ) Ativação química ( R. A. A. Q. ) Ativação por luz visível. Polimetacrilato de metila Disciplina Materiais Dentários II Ano-semestre 2016-1 Titulo da aula Expositor Resinas Acrílicas Prof. Dr. Eclérion Chaves Slides 46 Duração Aproximadamente 1:50 Texto base Plano de aula Anusavice Phillips

Leia mais

3005 Síntese de 7,7-diclorobiciclo [4.1.0] heptano (7,7- dicloronorcarano) a partir de ciclohexeno

3005 Síntese de 7,7-diclorobiciclo [4.1.0] heptano (7,7- dicloronorcarano) a partir de ciclohexeno 00 Síntese de,-diclorobiciclo [..0] heptano (,- dicloronorcarano) a partir de ciclohexeno + CHCl NaOH tri-n-propylamine CCl + HCl C H 0 (8.) (9.) NaOH C 9 H N C H 0 Cl (0.0) (.) (.) (.) Classificação Tipos

Leia mais

ÓLEOS DE PROCESSO. Matéria Técnica

ÓLEOS DE PROCESSO. Matéria Técnica Matéria Técnica ÓLEOS DE PROCESSO AUTORES: JORDÃO GHELLER - QUÍMICO INDUSTRIAL E TÉCNICO DE DESENVOLVIMENTO DO SENAI/CETEPO MELISSA PERON E SÁ CARNEIRO DE SOUSA - ENGENHEIRA QUÍMICA DA PETROBRÁS DISTRIBUIDORA

Leia mais

OBTENÇÃO DE DISPERSÕES COLOIDAIS PARA POLIMERIZAÇÃO EM MINIEMULSÃO UTILIZANDO UM SISTEMA DE MEMBRANAS

OBTENÇÃO DE DISPERSÕES COLOIDAIS PARA POLIMERIZAÇÃO EM MINIEMULSÃO UTILIZANDO UM SISTEMA DE MEMBRANAS OBTENÇÃO DE DISPERSÕES COLOIDAIS PARA POLIMERIZAÇÃO EM MINIEMULSÃO UTILIZANDO UM SISTEMA DE MEMBRANAS A. C. S. DE LIRA, T. AGNER, M. DI LUCCIO, C. COSTA, C. SAYER e P. H. H. ARAUJO Universidade Federal

Leia mais

Propriedades Térmicas de Polímeros

Propriedades Térmicas de Polímeros Química de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br Propriedades Térmicas de Polímeros Mobilidade das Cadeias Poliméricas Características físicas do produto Plástico duro e frágil

Leia mais

ESTUDO DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO DO ETANOL NÃO REAGIDO APÓS A REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE PALMA (Elaeis guineensis, Jacq)

ESTUDO DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO DO ETANOL NÃO REAGIDO APÓS A REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE PALMA (Elaeis guineensis, Jacq) ESTUDO DO PROCESSO DE EVAPORAÇÃO DO ETANOL NÃO REAGIDO APÓS A REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE PALMA (Elaeis guineensis, Jacq) M. A. D. LUZ¹, H. G. S. SOUZA 2, D. A. R. CASTRO 3, H. J. S. RIBEIRO

Leia mais

Título: Influência da umidade na estabilidade dimensional de bioespumas.

Título: Influência da umidade na estabilidade dimensional de bioespumas. Título: Influência da umidade na estabilidade dimensional de bioespumas. Autores: Amanda Maria Griebeler dos Santos (1), Mariana Oliveira Engler (2) & Ruth Marlene Campomanes Santana Filiação: Depto Engenharia

Leia mais

Polimerização por adição de radicais livres

Polimerização por adição de radicais livres Polimerização por adição de radicais livres Ciência de Polímeros I 1º semestre 2007/2008 18/10/2007 Maria da Conceição Paiva 1 Cinética da Polimerização radicalar A polimerização por adição é uma reacção

Leia mais

Classificação dos Materiais Poliméricos

Classificação dos Materiais Poliméricos Fusibilidade: termoplásticos/termofixos. Tipos de Cadeias: lineares/ramificadas/ligações cruzadas. Taticidade: isotático, sindiotático, atático Comportamento Mecânico: elastômeros, fibras. Homopolímero

Leia mais

BLENDAS DE POLI(METRACRILATO DE METILA) E O ELASTÔMERO POLI(ACRILATO-CO-ESTIRENO-CO- ACRILONITRILA) OBTIDOS POR POLIMERIZAÇÃO IN SITU

BLENDAS DE POLI(METRACRILATO DE METILA) E O ELASTÔMERO POLI(ACRILATO-CO-ESTIRENO-CO- ACRILONITRILA) OBTIDOS POR POLIMERIZAÇÃO IN SITU BLENDAS DE POLI(METRACRILATO DE METILA) E O ELASTÔMERO POLI(ACRILATO-CO-ESTIRENO-CO- ACRILONITRILA) OBTIDOS POR POLIMERIZAÇÃO IN SITU Daniel R. Cocco*, Fabiana P. de Carvalho, Maria Isabel Felisberti Universidade

Leia mais

TERMOPLÁSTICO CONDUTOR DE ELETRICIDADE A BASE DE POLIANILINA E PÓ DE PNEU RECICLADO.

TERMOPLÁSTICO CONDUTOR DE ELETRICIDADE A BASE DE POLIANILINA E PÓ DE PNEU RECICLADO. TERMOPLÁSTICO CONDUTOR DE ELETRICIDADE A BASE DE POLIANILINA E PÓ DE PNEU RECICLADO. Wagner S. Machado 1, Demétrio A. W. Soares 2*, Álvaro A. A. de Queiroz 3, Maria Elena Leyva 4, Márcia G. Oliveira 5,

Leia mais

Introdução aos Materiais Poliméricos

Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução aos Materiais Poliméricos Introdução O que são polímeros? Do que os polímeros são feitos? Quais são os tipos de polímeros? Quais características conferem aos polímeros as suas características?

Leia mais

4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila

4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila 4001 Transesterificação do óleo de mamona em ricinoleato de metila Classificação Tipos de reações e classes de substâncias. Reação do grupo carbonila de derivados do ácido carboxílico, trans-esterificação,

Leia mais

POLÍMEROS O que são, suas aplicações e as áreas de formações técnicas e acadêmicas VII Semana de Polímeros

POLÍMEROS O que são, suas aplicações e as áreas de formações técnicas e acadêmicas VII Semana de Polímeros Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano - IMA POLÍMEROS O que são, suas aplicações e as áreas de formações técnicas e acadêmicas VII Semana de Polímeros

Leia mais

deformabilidade: um provete deve suportar deformações muito elevadas sem ruptura (alongamento à ruptura de valor elevado);

deformabilidade: um provete deve suportar deformações muito elevadas sem ruptura (alongamento à ruptura de valor elevado); ҡelastómeros Elastómero: material que apresenta um comportamento mecânico semelhante ao da borracha vulcanizada num dado intervalo de temperatura. Características pretendidas: flexibilidade: o módulo de

Leia mais

2017 Obtenção da amida do ácido cinâmico através da reação do cloreto do ácido cinâmico com amônia

2017 Obtenção da amida do ácido cinâmico através da reação do cloreto do ácido cinâmico com amônia 217 Obtenção da amida do ácido cinâmico através da reação do cloreto do ácido cinâmico com amônia O O Cl NH 3 NH 2 C 9 H 7 ClO (166.6) (17.) C 9 H 9 NO (147.2) Classificação Tipos de reação e classes de

Leia mais

EFEITO DO AGENTE DE SUSPENSÃO NA SÍNTESE DE COPOLÍMEROS RETICULADOS À BASE DE ESTIRENO COM PROPRIEDADES MAGNÉTICAS

EFEITO DO AGENTE DE SUSPENSÃO NA SÍNTESE DE COPOLÍMEROS RETICULADOS À BASE DE ESTIRENO COM PROPRIEDADES MAGNÉTICAS EFEITO DO AGENTE DE SUSPENSÃO NA SÍNTESE DE COPOLÍMEROS RETICULADOS À BASE DE ESTIRENO COM PROPRIEDADES MAGNÉTICAS Thiago A. de O. Bouças, Priscila M. P. Costa, Luiz Claudio de Santa Maria, Marcos A. S.

Leia mais

O papel do nano ZnO na vulcanização da borracha

O papel do nano ZnO na vulcanização da borracha O papel do nano ZnO na vulcanização da borracha Luis Tormento LT Quimicos Hoje em dia há uma clara evidência que o zinco desempenha um papel importante na eficiência da ligação cruzada em compostos de

Leia mais

4023 Síntese do éster etílico do ácido 2-cicclopentanona carboxílico a partir do éster dietílico do ácido adípico

4023 Síntese do éster etílico do ácido 2-cicclopentanona carboxílico a partir do éster dietílico do ácido adípico NP 4023 Síntese do éster etílico do ácido 2-cicclopentanona carboxílico a partir do éster dietílico do ácido adípico NaEt C 10 H 18 4 Na C 2 H 6 C 8 H 12 3 (202,2) (23,0) (46,1) (156,2) Classificação Tipos

Leia mais

DNIT. Emulsões asfálticas catiônicas modificadas por polímeros elastoméricos Especificação de material. Resumo

DNIT. Emulsões asfálticas catiônicas modificadas por polímeros elastoméricos Especificação de material. Resumo DNIT Abril/2010 NORMA DNIT 128/2010 - EM Emulsões asfálticas catiônicas modificadas por polímeros elastoméricos Especificação de material MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE.

CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. CARACTERIZAÇÃO ESPECTROSCÓPICA E FISICO- QUÍMICA DE FILMES DE BLENDAS DE AMIDO E CARBOXIMETILCELULOSE. C. H. FERREIRA 1, E. F. PASSOS 1, P. T. MARQUES 1 1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Pato

Leia mais

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( x ) Resumo ( ) Relato de Caso

Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( x ) Resumo ( ) Relato de Caso Marque a opção do tipo de trabalho que está inscrevendo: ( x ) Resumo ( ) Relato de Caso SOLUBILIDADE DE MICROCÁPSULAS DE SPIRULINA PRODUZIDAS PELA TÉCNICA DE SPRAY DRYING COM DIFERENTES AGENTES ENCAPSULANTES

Leia mais

Mecanismos de polimerização Reação em cadeia - poliadição

Mecanismos de polimerização Reação em cadeia - poliadição Mecanismos de polimerização Reação em cadeia - poliadição Reações que ocorrem em etapas dependentes uma da outra Iniciação geração de espécies reativas Propagação adição seqüencial de monômeros Terminação

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE AS REAÇÔES DE PRODUÇÃO DE NANOESFERAS E NANOCÁPSULAS POLIMÉRICAS BIOCOMPATÍVEIS.

COMPARAÇÃO ENTRE AS REAÇÔES DE PRODUÇÃO DE NANOESFERAS E NANOCÁPSULAS POLIMÉRICAS BIOCOMPATÍVEIS. COMPARAÇÃO ENTRE AS REAÇÔES DE PRODUÇÃO DE NANOESFERAS E NANOCÁPSULAS POLIMÉRICAS BIOCOMPATÍVEIS. Neusa Bernardy 1, Ana Paula Romio 1, Elenara Lemos Senna 2, Pedro H. H. Araújo 1, Claudia Sayer 1 * 1 Departamento

Leia mais

Capítulo 6. Materiais poliméricos

Capítulo 6. Materiais poliméricos Capítulo 6. Materiais poliméricos Tópicos a abordar... Quais são as características microestruturais básicas? Como é que as propriedades do material polimérico são afectadas pelo peso molecular? Como se

Leia mais

2004 Redução diastereosseletiva de benzoina com boro-hidreto de sódio a 1,2-difenil-1,2-etanodiol

2004 Redução diastereosseletiva de benzoina com boro-hidreto de sódio a 1,2-difenil-1,2-etanodiol 24 Redução diastereosseletiva de benzoina com boro-hidreto de sódio a 1,2-difenil-1,2-etanodiol OH O NaBH 4 H HO OH meso H + H OH H OH racemic C 14 H 12 O 2 (212.3) (37.8) C 14 H 14 O 2 (214.3) Referência

Leia mais

8ª LISTA - EXERCÍCIOS DE PROVAS Equilíbrio de Solubilidade

8ª LISTA - EXERCÍCIOS DE PROVAS Equilíbrio de Solubilidade Pg. 1/6 1 a Questão De acordo com as equações abaixo, a 25 ºC, faça o que se pede. BaF 2 (s) Ba 2+ (aq) + 2F - (aq) K ps (BaF 2 ) = 1,7 x 10-6 BaSO 4 (s) Ba 2+ (aq) + SO 2-4 (aq) K ps (BaSO 4 ) = 1,0 x

Leia mais

EFEITO DA ADIÇÃO IN-SITU DE CARGAS POLIMÉRICAS DURANTE A POLIMERIZAÇÃO EM SUSPENSÃO DE ESTIRENO

EFEITO DA ADIÇÃO IN-SITU DE CARGAS POLIMÉRICAS DURANTE A POLIMERIZAÇÃO EM SUSPENSÃO DE ESTIRENO EFEITO DA ADIÇÃO IN-SITU DE CARGAS POLIMÉRICAS DURANTE A POLIMERIZAÇÃO EM SUSPENSÃO DE ESTIRENO Carlos A. Castor Jr. 1, Príamo A. Melo Jr. 1, Márcio Nele 2, José Carlos Pinto 1* 1- Programa de Engenharia

Leia mais

Figura 1: Potencial químico de um solvente na presença de um soluto.

Figura 1: Potencial químico de um solvente na presença de um soluto. Propriedades Coligativas 1. Introdução Algumas propriedades do solvente mudam quando um soluto é dissolvido nele para formar uma solução. O ponto de congelamento da água salgada, por exemplo, é menor que

Leia mais

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA INCORPORAÇÃO IN SITU DE AGENTES RADIOPACOS E DA HIDROXIAPATITA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CIMENTOS ÓSSEOS A BASE DE PMMA

AVALIAÇÃO DO EFEITO DA INCORPORAÇÃO IN SITU DE AGENTES RADIOPACOS E DA HIDROXIAPATITA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CIMENTOS ÓSSEOS A BASE DE PMMA AVALIAÇÃO DO EFEITO DA INCORPORAÇÃO IN SITU DE AGENTES RADIOPACOS E DA HIDROXIAPATITA NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DE CIMENTOS ÓSSEOS A BASE DE PMMA G. D. AZEVEDO 1, J. C. PINTO 1 e P. H. M. CUNHA 2 1 Universidade

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Departamento de Engenharia Química e do Ambiente. QUÍMICA I (1º Ano/1º Semestre)

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Departamento de Engenharia Química e do Ambiente. QUÍMICA I (1º Ano/1º Semestre) INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente QUÍMICA I (1º Ano/1º Semestre) 4ª Série de Exercícios EQUILÍBRIO QUÍMICO Tomar (2003) 1 Equilíbrio

Leia mais

4009 Síntese de ácido adípico a partir do ciclohexeno

4009 Síntese de ácido adípico a partir do ciclohexeno 4009 Síntese de ácido adípico a partir do ciclohexeno C 6 H 10 (82,2) + tungstato de sódio dihidratado 4 H 2 H + 2 H + 4 H 2 + Aliquat 336. Na 2 W 4 2 H 2 (329,9) C 6 H 10 4 (34,0) C 25 H 54 ClN (404,2)

Leia mais

OLIGOMERIZAÇÃO DO GLICEROL CATALISADA POR ÓXIDOS DE FERRO

OLIGOMERIZAÇÃO DO GLICEROL CATALISADA POR ÓXIDOS DE FERRO OLIGOMERIZAÇÃO DO GLICEROL CATALISADA POR ÓXIDOS DE FERRO Wallyson Ribeiro Parente 1 ; Miguel de Araujo Medeiros 2. 1 Aluno do Curso de Ciências Biológicas; Campus de Porto Nacional; e-mail: wallysonparente@hotmail.com

Leia mais

4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico

4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico 4024 Síntese enantioseletiva do éster etílico do ácido (1R,2S)-cishidroxiciclopentano-carboxílico H levedura C 8 H 12 3 C 8 H 14 3 (156,2) (158,2) Classificação Tipos de reação e classes de substâncias

Leia mais

5007 Reação do anidrido ftálico com resorcinol para obtenção de fluoresceína

5007 Reação do anidrido ftálico com resorcinol para obtenção de fluoresceína 57 Reação do anidrido ftálico com resorcinol para obtenção de fluoresceína CH H H + 2 + 2 H 2 H C 8 H 4 3 C 6 H 6 2 C 2 H 12 5 (148.1) (11.1) (332.3) Classificação Tipos de reações e classes das substâncias

Leia mais

Prática 08 Determinação da Massa Molar da Ureia via Ebuliometria

Prática 08 Determinação da Massa Molar da Ureia via Ebuliometria UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 08 Determinação da Massa Molar da Ureia

Leia mais

MORFOLOGIA DE COPOLIMEROS HETEROFÁSICOS DE POLIPROPILENO

MORFOLOGIA DE COPOLIMEROS HETEROFÁSICOS DE POLIPROPILENO MORFOLOGIA DE COPOLIMEROS HETEROFÁSICOS DE POLIPROPILENO Susana Liberman 1* ; Fernando Almada 1 ; Márcia Pires 1 ; Danielle Robinson 1 1* Braskem S.A. Centro de Tecnologia e Inovação III Pólo Petroquímico,

Leia mais

POLÍMEROS. Conceitos Gerais

POLÍMEROS. Conceitos Gerais POLÍMEROS Conceitos Gerais Ana Barros Timmons Departamento de Química Universidade de Aveiro Aveiro, 11 de Abril de 2006 Definições Gerais Classificação de Polímeros Síntese de Polímeros Impacto Ambiental

Leia mais

Aprender a preparar soluções aquosas, realizar diluições e determinar suas concentrações.

Aprender a preparar soluções aquosas, realizar diluições e determinar suas concentrações. EXPERIMENTO 2 Preparação e Padronização de Soluções OBJETIVOS Rever os conceitos de concentração de soluções. Aprender a preparar soluções aquosas, realizar diluições e determinar suas concentrações. Exercitar

Leia mais

ASFÁLTICOS EM TANQUES COM AGITADORES

ASFÁLTICOS EM TANQUES COM AGITADORES AVALIAÇÃO DO AQUECIMENTO DE PRODUTOS ASFÁLTICOS EM TANQUES COM AGITADORES MECÂNICOS Este trabalho técnico foi preparado para apresentação no 19 Encontro de Asfalto, realizado no período de 9 a 11 de junho

Leia mais

Métodos Operacionais para Aumento de Massa Molar na Polimerização do Estireno

Métodos Operacionais para Aumento de Massa Molar na Polimerização do Estireno Métodos Operacionais para Aumento de Massa Molar na Polimerização do Estireno C. A. CASTOR JR. 1, M. NELE 2, J. C. PINTO 1, A. R. SECCHI 1 1 Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Engenharia

Leia mais

P3 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 18/06/05

P3 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 18/06/05 P3 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 18/06/05 Nome: Nº de Matrícula: (Gabarito) Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a,0 a,0 3 a,0 4 a,0 5 a,0 Total 10,0 Constantes K w [H + ] [OH - ] 1,0 x 10-14 a

Leia mais

Classificação das Soluções Aquosas e Coeficiente de Solubilidade

Classificação das Soluções Aquosas e Coeficiente de Solubilidade Classificação das Soluções Aquosas e Coeficiente de Solubilidade 1. (UERJ) O gráfico a seguir, que mostra a variação da solubilidade do dicromato de potássio na água em função da temperatura, foi apresentado

Leia mais

INCORPORAÇÃO IN-SITU DE AMOXICILINA EM POLIMERIZAÇÕES EM SUSPENSÃO DE ACETATO DE VINILA

INCORPORAÇÃO IN-SITU DE AMOXICILINA EM POLIMERIZAÇÕES EM SUSPENSÃO DE ACETATO DE VINILA INCORPORAÇÃO IN-SITU DE AMOXICILINA EM POLIMERIZAÇÕES EM SUSPENSÃO DE ACETATO DE VINILA Marco A. M. de Oliveira 1, Príamo A. Melo Jr. 1, Márcio Nele 2, José C. Pinto 1 * 1 Programa de Engenharia Química/COPPE

Leia mais

REPARO DE DUTOS DANIFICADOS UTILIZANDO MATERIAIS COMPÓSITOS

REPARO DE DUTOS DANIFICADOS UTILIZANDO MATERIAIS COMPÓSITOS REPARO DE DUTOS DANIFICADOS UTILIZANDO MATERIAIS COMPÓSITOS Lizabeth Grace Castellares CENPES/PETROBRÁS Trabalho apresentado na 6 Conferência Sobre Tecnologia de Equipamentos, Salvador, agosto, 2002 As

Leia mais

Polimerização por adição:

Polimerização por adição: Polimerização por adição: Adição Radicalar 05-11-2006 Maria da Conceição Paiva 1 Cinética da Polimerização radicalar A polimerização por adição é uma reacção em cadeia que consiste numa sequência de 3

Leia mais

CPV seu pé direito também na Medicina

CPV seu pé direito também na Medicina seu pé direito também na Medicina UNIFESP 17/dezembro/2010 QUÍMICA 06. Ligas metálicas são comuns no cotidiano e muito utilizadas nas indústrias automobilística, aeronáutica, eletrônica e na construção

Leia mais

SOLUÇÕES Folha 01 João Roberto Mazzei

SOLUÇÕES Folha 01 João Roberto Mazzei 01. (PUC SP 2009) O gráfico a seguir representa a curva de solubilidade do nitrato de potássio (KNO 3) em água. A 70 C, foram preparadas duas soluções, cada uma contendo 70 g de nitrato de potássio (KNO

Leia mais

EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS 1- Considere o sistema e responda as questões: A) Quantos átomos estão representados? B) Quantos elementos químicos há no sistema? C) Quantas moléculas estão representadas

Leia mais

2008 Esterificação do ácido propiônico com 1-butanol via catálise ácida para a obtenção do éster propanoato de butila

2008 Esterificação do ácido propiônico com 1-butanol via catálise ácida para a obtenção do éster propanoato de butila 28 Esterificação do ácido propiônico com 1-butanol via catálise ácida para a obtenção do éster propanoato de butila Classificação Tipos de reações e classes de substâncias Reação de carbonila de ácidos

Leia mais

3002 Adição de bromo ao ácido fumárico para formação de ácido meso-dibromo-succínico

3002 Adição de bromo ao ácido fumárico para formação de ácido meso-dibromo-succínico 32 Adição de bromo ao ácido fumárico para formação de ácido meso-dibromo-succínico H HOOC COOH H Br 2 HOOC H Br Br H COOH C 4 H 4 O 4 (116.1) (159.8) C 4 H 4 Br 2 O 4 (275.9) Referência Bibliográfica A.

Leia mais

Solidificação e fusão da água

Solidificação e fusão da água Solidificação e fusão da água A temperatura de solidificação é a temperatura à qual a substância passa de líquido a sólido. Temperatura de ebulição é a temperatura à qual a substância passa de sólido a

Leia mais

QUÍMICA Tipos de soluções Edson Mesquita

QUÍMICA Tipos de soluções Edson Mesquita QUÍMICA Tipos de soluções Edson Mesquita 1 Soluções Uma solução é uma mistura homogênea de substâncias puras (átomos, moléculas ou íons) na qual não há precipitação. Substância pura: substância com composição

Leia mais

1011 Síntese do 1,4-di-terc-butil benzeno a partir do terc-butil benzeno e cloreto de terc-butila.

1011 Síntese do 1,4-di-terc-butil benzeno a partir do terc-butil benzeno e cloreto de terc-butila. 1011 Síntese do 1,4-di-terc-butil benzeno a partir do terc-butil benzeno e cloreto de terc-butila. + Cl AlCl 3 C 10 H 14 (134.) C 4 H 9 Cl C 14 H (9.6) (133.3) (190.3) Classificação Tipos de Reações e

Leia mais

EXPERIÊNCIA 5 SOLUBILIDADE

EXPERIÊNCIA 5 SOLUBILIDADE EXPERIÊNCIA 5 SOLUBILIDADE 1. OBJETIVOS No final desta experiência, espera-se que o aluno seja capaz de: Identificar algumas variáveis que afetam a solubilidade. Utilizar técnicas simples de extração,

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO QUÍMICA FOLHA DE QUESTÕES

CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO QUÍMICA FOLHA DE QUESTÕES CONCURSO DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO E GRADUAÇÃO QUÍMICA FOLHA DE QUESTÕES 2007 1 a QUESTÃO Valor: 1,0 A A configuração eletrônica de um átomo X é [ X ]. Determine: Z a) os valores de Z e de n, para

Leia mais

Considerando os pontos A e B e a curva dada, pode-se afirmar corretamente que:

Considerando os pontos A e B e a curva dada, pode-se afirmar corretamente que: 01. (UFPR) Para uma solução binária a curva do gráfico a seguir, onde o eixo das abscissas contêm as temperaturas, em C, e o das ordenadas os valores da solubilidade, em g de soluto por 100g de solvente.

Leia mais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais

Materiais Poliméricos. Conceitos Gerais Materiais Poliméricos Conceitos Gerais ESTRUTURA DOS POLIMEROS DEFINIÇÃO São moléculas muito grandes (macromoléculas) formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas (monômeros), ligadas

Leia mais

Exercícios sobre Solubilidade - conceitos e curvas

Exercícios sobre Solubilidade - conceitos e curvas Exercícios sobre Solubilidade - conceitos e curvas 01. (Ufrrj) Ao analisar o gráfico acima, percebe-se que a) a solubilidade do KCl é maior que a do KBr. b) à medida que a temperatura aumenta a solubilidade

Leia mais

Exercícios de Solubilidade. Talita M.

Exercícios de Solubilidade. Talita M. Exercícios de Solubilidade Talita M. Questão 1 (Fuvest) Quatro tubos contêm 20mL (mililitros) de água cada um. Coloca-se nesses tubos dicromato de potássio (K 2 Cr 2 O 7 ) nas seguintes quantidades: Tubo

Leia mais

Neste caso, diz-se que a reação é de primeira ordem, e a equação pode ser resolvida conforme segue abaixo:

Neste caso, diz-se que a reação é de primeira ordem, e a equação pode ser resolvida conforme segue abaixo: 1. Introdução Cinética Química A termodinâmica indica a direção e a extensão de uma transformação química, porém não indica como, nem a que velocidade, uma reação acontece. A velocidade de uma reação deve

Leia mais

P3 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 19/11/11

P3 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 19/11/11 P3 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 19/11/11 Nome: Nº de Matrícula: GABARITO Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a,5 a,5 3 a,5 4 a,5 Total 10,0 Dados gerais: G = - n F E G = G o + RT ln Q F = 96500

Leia mais

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O

U N I V E R S I D A D E D E S Ã O P A U L O Primeira Parte Reação Reversivel Exotérmica de Primeira Ordem ( H = -18.000 cal/mol) Os exercícios a seguir são para uma reação exotérmica reversível de primeira ordem e devem ser resolvidos com o auxílio

Leia mais

Componente de Química

Componente de Química Componente de Química 1.5 Controlo da produção industrial Alteração do estado de equilíbrio de um sistema O carácter dinâmico do equilíbrio (num sistema em equilíbrio, a uma dada temperatura, as velocidades

Leia mais

Capítulo by Pearson Education

Capítulo by Pearson Education QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Equilíbrio químico David P. White Conceito de equilíbrio Considere o N 2 O 4 congelado e incolor. À temperatura ambiente, ele se decompõe em NO 2 marrom: N 2 O 4 (g)

Leia mais

ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO PMMA SOB FLEXÃO APÓS IRRADIAÇÃO UV E GAMA

ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO PMMA SOB FLEXÃO APÓS IRRADIAÇÃO UV E GAMA ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DO PMMA SOB FLEXÃO APÓS IRRADIAÇÃO UV E GAMA M. L. Todt(1). V. D. Kienen (1) e E. C. Azevedo(1)* * UTFPR, Rua Sete de Setembro 3165 Curitiba PR 823-92, helunica@yahoo.com.br

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÃO TAMPÃO E PRODUTO DE SOLUBILIDADE. Prof.a. Dra. Renata P. Herrera Brandelero. Dois Vizinhos - PR 2012

QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÃO TAMPÃO E PRODUTO DE SOLUBILIDADE. Prof.a. Dra. Renata P. Herrera Brandelero. Dois Vizinhos - PR 2012 QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÃO TAMPÃO E PRODUTO DE SOLUBILIDADE Prof.a. Dra. Renata P. Herrera Brandelero Dois Vizinhos - PR 2012 Soluções Tampões Soluções tampões são formadas por uma mistura de um ácido e

Leia mais

BC Transformações Químicas

BC Transformações Químicas Transformações Químicas BC0307 Prof. Anderson O. Ribeiro http://www.andersonorzari.com BC 0307 Transformações Químicas ANDERSON ORZARI RIBEIRO Bloco B, 10º andar - Sala 1043 www.andersonorzari.com Transformações

Leia mais

1024 Eliminação de água do 4-hidroxi-4-metil-2-pentanona

1024 Eliminação de água do 4-hidroxi-4-metil-2-pentanona 1024 Eliminação de água do 4-hidroxi-4-metil-2-pentanona C H I 2 CH 3 CH 3 H 3 C CH 3 - H 2 H 3 + H 3 C CH 3 H 2 C CH 3 C 6 H 12 I 2 C 6 H 10 (116.2) (253.8) (98.2) Classificação Tipo de reação e classes

Leia mais

MODIFICAÇÃO DO TAMANHO DE NANOPARTÍCULAS POLIMÉRICAS POR COAGULAÇÃO CONTROLADA ATRAVÉS DA ADIÇÃO DE UM ALCANO DE BAIXO PONTO DE EBULIÇÃO

MODIFICAÇÃO DO TAMANHO DE NANOPARTÍCULAS POLIMÉRICAS POR COAGULAÇÃO CONTROLADA ATRAVÉS DA ADIÇÃO DE UM ALCANO DE BAIXO PONTO DE EBULIÇÃO MODIFICAÇÃO DO TAMANHO DE NANOPARTÍCULAS POLIMÉRICAS POR COAGULAÇÃO CONTROLADA ATRAVÉS DA ADIÇÃO DE UM ALCANO DE BAIXO PONTO DE EBULIÇÃO CLAUDIA A. CAPELETTO, CLAUDIA SAYER, PEDRO H. H. DE ARAÚJO Universidade

Leia mais

ANÁLISE DE EFEITO DE MISTURA EM REATORES DE POLIMERIZAÇÃO DO TIPO TANQUE USANDO FERRAMENTAS DE CFD

ANÁLISE DE EFEITO DE MISTURA EM REATORES DE POLIMERIZAÇÃO DO TIPO TANQUE USANDO FERRAMENTAS DE CFD ANÁLISE DE EFEITO DE MISTURA EM REATORES DE POLIMERIZAÇÃO DO TIPO TANQUE USANDO FERRAMENTAS DE CFD Willian M. Poubel 1, Carlos E. F. C. Silva 2, Evandro S. Nogueira 3, José Carlos Pinto 1 * 1 Programa

Leia mais

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio

POLÍMEROS. Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLÍMEROS Química Professora: Raquel Malta 3ª série Ensino Médio POLI MERO MUITAS PARTES Para pensar... Nossos descendentes, no futuro, talvez se refiram à nossa época como sendo a era dos plásticos. Muitos

Leia mais

6 Metodologia experimental

6 Metodologia experimental 6 Metodologia experimental 6.1 Geração de efluentes e plano de amostragem As amostras de efluente foram cedidas por uma empresa petroquímica situada no município de Duque de Caxias, RJ. O efluente foi

Leia mais

Física dos Materiais FMT0502 ( )

Física dos Materiais FMT0502 ( ) Física dos Materiais FMT0502 (4300502) 1º Semestre de 2010 Instituto de Física Universidade de São Paulo Professor: Antonio Dominguesdos Santos E-mail: adsantos@if.usp.br Fone: 3091.6886 http://plato.if.usp.br/~fmt0502n/

Leia mais

P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 28/11/09

P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 28/11/09 P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 8/11/09 Nome: GABARITO Nº de Matrícula: Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão Dados gerais: 1 a,5 a,5 3 a,5 4 a,5 Total 10,0 G o = H o - T S o G = - n F E o RT E =

Leia mais

ASFALTOS MODIFICADOS

ASFALTOS MODIFICADOS ASFALTOS MODIFICADOS Razões para substituição de asfaltos convencionais por modificados Vias com alto volume de tráfego (ex.: corredores de ônibus) Melhoria da resistência à formação de trilhas de roda

Leia mais

UFF-Termodinâmica Aplicada a Aciaria

UFF-Termodinâmica Aplicada a Aciaria Do ponto de vista dos cálculos termodinâmico, há três situações principais quando se analisa processos de desoxidação: 1. com produto (óxido) puro; 2. com formação de misturas de óxidos; e 3. com auxílio

Leia mais

Química de Polímeros. Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Polímeros em Solução

Química de Polímeros. Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Polímeros em Solução Química de Polímeros Prof a. Dr a. Carla Dalmolin carla.dalmolin@udesc.br Polímeros em Solução Polímeros em Solução Indústria de tintas / vernizes / adesivos Formulação e controle de qualidade Baixo custo

Leia mais

Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água.

Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água. ESTUDO DA SOLUBILIDADE DO ACETATO DE PRATA INTRODUÇÃO Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água. O

Leia mais

Palavras-chave: Nanocompósitos poliméricos, Polimerização in-situ, Poliestireno, Argila Montmorilonita.

Palavras-chave: Nanocompósitos poliméricos, Polimerização in-situ, Poliestireno, Argila Montmorilonita. SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPOSITOS PS/ARGILA MONTMORILONITA Juliana M. F. da Silva 1 (IC), Jorge T. Filho 2, Sérgio Pinheiro de Oliveira 2 e 1, 2* Luanda S. de Moraes 1 Fundação Centro Universitário

Leia mais

ESTABILIZAÇÃO DE POLIPROPILENO COM ANTIOXIDANTES NATURAIS NO INTERIOR DO REATOR DE POLIMERIZAÇÃO

ESTABILIZAÇÃO DE POLIPROPILENO COM ANTIOXIDANTES NATURAIS NO INTERIOR DO REATOR DE POLIMERIZAÇÃO ESTABILIZAÇÃO DE POLIPROPILENO COM ANTIOXIDANTES NATURAIS NO INTERIOR DO REATOR DE POLIMERIZAÇÃO Amanda M. S. Forrester 1, Renato J. B. Oliveira 1, Maria F. V. Marques 1 * 1* Universidade Federal do Rio

Leia mais

Relatório. Estimação de Parâmetros em Problemas de Polimerização em Emulsão. André Luiz Alberton. Professor José Carlos Pinto

Relatório. Estimação de Parâmetros em Problemas de Polimerização em Emulsão. André Luiz Alberton. Professor José Carlos Pinto Relatório Estimação de Parâmetros em Problemas de Polimerização em Emulsão André Luiz Alberton Coordenadores: Professor José Carlos Pinto Professora Claudia Sayer Professor Pedro Araújo Novembro/9 Introdução

Leia mais

PRODUÇÃO DE MICRO-ESFERAS DE PARAFINA POR SUSPENSÃO USANDO PVP COMO AGENTE ESTABILIZANTE

PRODUÇÃO DE MICRO-ESFERAS DE PARAFINA POR SUSPENSÃO USANDO PVP COMO AGENTE ESTABILIZANTE PRODUÇÃO DE MICRO-ESFERAS DE PARAFINA POR SUSPENSÃO USANDO PVP COMO AGENTE ESTABILIZANTE K. L. RESENDE 1, T. J. LOPES 2 e G. A. FERNANDES 1 1 Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, Instituto de Engenharia

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE PEX SINTETIZADOS POR RETICULAÇÃO COM PERÓXIDO PARTINDO-SE DE DIFERENTES POLIETILENOS

COMPARAÇÃO ENTRE PEX SINTETIZADOS POR RETICULAÇÃO COM PERÓXIDO PARTINDO-SE DE DIFERENTES POLIETILENOS COMPARAÇÃO ENTRE PEX SINTETIZADOS POR RETICULAÇÃO COM PERÓXIDO PARTINDO-SE DE DIFERENTES POLIETILENOS Renato P. de Melo 1, Maria F.V. Marques 1 * 1 Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, Instituto

Leia mais

Aula Prática - 1 Obtenção de Dados Cinéticos para projeto de reator

Aula Prática - 1 Obtenção de Dados Cinéticos para projeto de reator UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO USP ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS EESC CINÉTICA APLICADA E CÁLCULO DE REATORES SHS 0358 Aula Prática - 1 Obtenção de Dados Cinéticos para projeto de reator Alunos e nº USP

Leia mais

Química - Grupo J - Gabarito

Química - Grupo J - Gabarito 1 a QUESTÃ: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Considerando que a [Cr 4= ] em uma solução aquosa é 0.025 M, responda: a) haverá precipitação de cromato de prata se 1.0 x 10-6 M de Ag + é adicionado à solução

Leia mais

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 25 MISTURA DE SOLUÇÕES

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 25 MISTURA DE SOLUÇÕES QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 25 MISTURA DE SOLUÇÕES + = 1 2 F 1) M x V = M X V (x = 1) (x = 1) M b V b = M a V a 2) m x = M x V MOL (x = 1) (x = 1) m B = M a V a MOL 3) + = NaOH KOH H 2 SO 4 4) M x V M x V

Leia mais

TRATAMENTO DE EFLUENTE UTILIZANDO ELETROFLOTAÇÃO: ESTUDO DE CASO PARA REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA EM VIVEIRO DE EUCALIPTO.

TRATAMENTO DE EFLUENTE UTILIZANDO ELETROFLOTAÇÃO: ESTUDO DE CASO PARA REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA EM VIVEIRO DE EUCALIPTO. TRATAMENTO DE EFLUENTE UTILIZANDO ELETROFLOTAÇÃO: ESTUDO DE CASO PARA REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA EM VIVEIRO DE EUCALIPTO. V. C. de BIASSIO 1 e J. Sinézio. C. CAMPOS 1 1 Universidade Estadual de Campinas, Faculdade

Leia mais

AVALIAÇÃO DE AGENTE QUÍMICO METACRILATO DE METILA. Laudo n o 0290/2001 BIO ENGENHARIA E INDÚSTRIA DE IMPLANTES ORTOPÉDICOS LTDA. São Leopoldo RS.

AVALIAÇÃO DE AGENTE QUÍMICO METACRILATO DE METILA. Laudo n o 0290/2001 BIO ENGENHARIA E INDÚSTRIA DE IMPLANTES ORTOPÉDICOS LTDA. São Leopoldo RS. AVALIAÇÃO DE AGENTE QUÍMICO METACRILATO DE METILA Laudo n o 0290/2001 BIO ENGENHARIA E INDÚSTRIA DE IMPLANTES ORTOPÉDICOS LTDA. São Leopoldo RS. São Leopoldo, outubro de 2001. Laudo n 0 0290/2001; Pág.:

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESPUMA DE POLIURETANO COMO MATERIAL SORVENTE PARA REMEDIAÇÃO DE ÓLEOS E GRAXAS

AVALIAÇÃO DA ESPUMA DE POLIURETANO COMO MATERIAL SORVENTE PARA REMEDIAÇÃO DE ÓLEOS E GRAXAS AVALIAÇÃO DA ESPUMA DE POLIURETANO COMO MATERIAL SORVENTE PARA REMEDIAÇÃO DE ÓLEOS E GRAXAS Modalidade: ( ) Ensino (X) Pesquisa ( ) Extensão Nível: (X) Médio ( ) Superior ( ) Pós-graduação Área: (X) Química

Leia mais