FISIOTERAPIA E BEM-ESTAR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FISIOTERAPIA E BEM-ESTAR"

Transcrição

1 APRESENTAÇÃO DAS TERAPÊUTICAS FISIOTERAPIA E BEM-ESTAR

2 FISIO TERAPIA A fisioterapia consiste na aplicação de técnicas diferenciadas destinadas ao tratamento de um problema de saúde. Através de uma avaliação detalhada, percebemos as causas do seu problema e as suas necessidades.

3 FISIOTERAPIA MÚSCULO- ESQUELÉTICA Esta área da fisioterapia intervém particularmente nas alterações do movimento e funcionalidade relacionadas com o sistema neuro-músculo-esquelético nomeadamente: - nas patologias da coluna (dor cervical, torácica ou lombar, dor ciática, hérnia discal,...); - nas lesões tendinosas e musculares (contusão, rotura, inflamação (vulgarmente designada por tendinite ) ou síndromes de hipersolicitação/ lesões por sobre uso); - nas lesões do nervo (síndrome do túnel cárpico, dormência, alterações da sensibilidade e da força ); - Alterações posturais (atitudes posturais erradas e alterações posicionais da coluna: escoliose, cifoses ou hiperlordose, retificações, ); - Alterações ósseas e articulares: fraturas, artroses, osteoporose, artrites, luxação e subluxação; - No pré e pós cirúrgico (Próteses parciais ou totais (joelho, anca), cirurgia do ombro, ) com objetivo de reforço muscular, preparação das estruturas para cirurgia, recuperação da mobilidade; - Qualquer outra síndrome de dor (dor aguda/crónica, fadiga crónica, fibromialgia).

4 FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA A fisioterapia neurológica atua nas patologias que envolvem o sistema nervoso central ou periférico, provocando distúrbios neurológicos, motores e cognitivos e que se traduzem em alterações complexas do movimento e função. O objetivo da intervenção é avaliar essas alterações funcionais e promover padrões motores adequados, através da melhoria da força, coordenação motora e equilíbrio. FISIOTERAPIA CARDIO RESPIRATÓRIA A fisioterapia cardiorrespiratória é a especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e o tratamento das patologias dos sistemas respiratório e cardíaco. A fisioterapia respiratória consiste na aplicação de um conjunto de manobras que visam a libertação das secreções acumuladas e que causam a obstrução das vias aéreas, o que irá melhorar a ventilação pulmonar e consequentemente, a recuperação da função respiratória. Este tipo de intervenção contribui para o alívio imediato dos sintomas e deve ser realizada no estado inicial, assim que surgem os primeiros sinais, ou mesmo até como método preventivo, evitando desta forma o recurso a medicação, em especial o uso abusivo de antibióticos.

5 FISIOTERAPIA EM SAÚDE OCUPACIONAL A intervenção do fisioterapeuta na Saúde Ocupacional tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do trabalhador evitando a manifestação de queixas e patologias músculo-esqueléticas de origem ocupacional ou não, aumentando o seu bem-estar, desempenho e produtividade. Para isso são utilizadas metodologias de avaliação, prevenção e tratamento de lesões, que incluem a ginástica laboral, avaliação postural, adequação ergonómica do posto de trabalho, sessões de esclarecimento e educação para a saúde, sessões individuais de fisioterapia. FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL A Fisioterapia Dermatofuncional é uma área que se ocupa da avaliação e tratamento de distúrbios endócrinos, músculo-esqueléticos e circulatórios, que se refletem direta ou indiretamente na pele. Problemas como: cicatrizes, queimaduras, estrias, fibroedema gelóide (celulite), hiperlipodistrofia (gordura localizada), rugas, acne, flacidez e edemas linfáticos e/ou venosos, provocam desconforto, afetam a autoestima do indivíduo levando a problemas psicoemocionais que interferem com a sua saúde e bem-estar.

6 FISIOTERAPIA NO DESPORTO Com um corpo técnico especializado e experiente na reabilitação desportiva de competição, e com equipamentos de última geração, bem como a possibilidade de reabilitação no meio aquático (piscina e jacuzzi); dispomos de excelentes condições para o acompanhamento de atletas, potencialização da performance desportiva, prevenção e reabilitação de lesões, preparação para provas e recuperação pós-esforço. FISIOTERAPIA NO MEIO AQUÁTICO A Hidroterapia/Fisioterapia aquática consiste na utilização das propriedades da água com fins terapêuticos. A imersão em água aquecida proporciona um conjunto de benefícios ao nosso corpo: relaxamento e bem-estar, alívio da dor; redução do edema, facilidade/resistência ao movimento, reeducação das atividades funcionais, fitness cardiovascular. Nas nossas sessões de fisioterapia aquática, como o nome indica, adaptamos as técnicas de fisioterapia ao meio aquático.

7 FISIOTERAPIA AO DOMICÍLIO Este serviço de Fisioterapia tem como objetivo assistir clientes que necessitam de tratamento em suas casas por impossibilidade de deslocação, seja por incapacidade física, falta de acompanhamento, transporte ou distância. Desta forma, disponibilizamos todo o equipamento necessário para a sua realização, trabalhando assim para a melhoria na qualidade de vida, funcionalidade e bem-estar físico e psicológico dos nossos clientes, sejam eles autónomos ou em situação de dependência temporária ou permanente. TERAPIA MANUAL AVANÇADA Consiste na aplicação de técnicas manuais avançadas com diversos objetivos terapêuticos: a mobilização de tecidos moles, da unidade osteoarticular ou da estrutura neural, bem como o fortalecimento muscular, a drenagem linfática, a mobilidade do sistema respiratório ou a reeducação do movimento, entre outros.

8 APARA TOLOGIA AVANÇADA Consiste na utilização da aparatologia como forma de terapia, ao cliente com condições musculo-esqueléticas, neurológicas, cardiorrespiratória, dermatofuncional, entre outras.

9 ULTRASSONOTERAPIA O ultra-som é uma onda mecânica gerada por oscilações de um cristal colocado no aplicador de ultra-sons. As oscilações são transferidas do aplicador para a superfície do corpo e em maior profundidade para o tecido através de um meio de contacto, como o gel. Os principais efeitos incluem aquecimento do tecido e uma micro massagem em profundidade. TERAPIA POR ONDAS DE CHOQUE A terapia extracorpórea por ondas de choque é usada para causar efeitos biológicos intersticiais e extracelulares microscópicos, que incluem por exemplo a regeneração do tecido. A aplicação de ondas de choque leva a um aumento significativo e expressivo dos indicadores de crescimento. Os vasos sanguíneos recém-formados melhoram o abastecimento de sangue e oxigenação, o que leva a uma cicatrização mais rápida.

10 LASER DE ALTA INTENSIDADE A terapia do BTL Laser de Alta Intensidade oferece um tratamento eficaz num amplo leque de diagnósticos clínicos, abrangendo desde as lesões musculares e tendinopatias até às doenças degenerativas das articulações. Combinando a bioestimulação e a estimulação fotomecânica, a terapia BTL Laser de Alta Intensidade cura o tecido ao mesmo tempo que proporciona uma forma poderosa de não-dependência do tratamento da dor. RADIOFREQUÊNCIA O BTL-6000 TR-Therapy distribui uma energia eletromagnética de alta frequência na zona tecidular desejada, a qual leva a uma hipertermia tecidular seletiva. As indicações mais usuais incluem: espasmo muscular local, pontos dolorosos, mialgia, tendinite, dor cervical e edema pós-traumático.

11 DRENAGEM LINFÁTICA

12 DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL Consiste na aplicação de técnicas manuais específicas, com movimentos suaves e rítmicos, respeitando a anatomia e a fisiologia do sistema linfático. Através das pressões exercidas é possível drenar o excesso de líquido intersticial para os vasos linfáticos e, desta forma, reduzir a presença de edema e facilitar a circulação de retorno. É uma técnica que apresenta resultados imediatos e impressionantes, quer em pós-traumáticos (amputação, queimadura, etc) e pós-cirúrgicos (neoplasias), quer no tratamento do fibroedema gelóide (celulite) ou outras questões estéticas. PRESSOTERAPIA A Pressoterapia melhora o sistema circulatório e linfático, reforça o sistema imunitário, tonifica os músculos e as articulações, reafirma e modela a figura e proporciona uma agradável sensação de relaxamento e bem-estar. Assim, tem inúmeros benefícios, nomeadamente melhorara o fluxo sanguíneo, ajuda na perda de volume, auxilia na retenção de líquidos, melhora a circulação e os problemas venosos por exemplo, varizes e veias varicosas e acelera o metabolismo, ocorrendo uma melhoria efetiva no aspeto da celulite e na diminuição da gordura localizada.

13 REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL Método revolucionário e inovador da fisioterapia, é utilizado para corrigir a postura, resolver problemas crónicos de coluna, optimizar a função neuromuscular e tratar problemas cardiorrespiratórios. Representa uma série de exercícios práticos para prevenir e aliviar os diversos tipos de dores e sintomas com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para melhorar a morfologia do corpo.

14 SAÚDE DA MULHER

15 PREPARAÇÃO PARA O NASCIMENTO Nas sessões de preparação para o nascimento, que podem ser individuais ou em grupo, são abordados temas relacionados com a gravidez, o momento do parto e o bebé. Terá tempo para praticar exercício físico (exercícios de kegel, Pilates, etc) ou aliviar algum desconforto/dor, através da massagem/terapia manual. RECUPERAÇÃO PÓS-PARTO O pós-parto é o tempo favorável para iniciar um programa de atividade física que contribuirá, por um lado para elevar o dispêndio calórico e para a perda de peso e, por outro ajudará a recuperar a silhueta e a força da musculatura abdominal e pélvica, prevenindo o risco de incontinência urinária, dor pélvica ou dor lombar.

16 ESTÚDIO

17 GINÁSIO O nosso ginásio encontra-se equipado para fitness e para dar apoio à Fisioterapia, com o seguinte material: - Tapete/passadeira; - Bicicleta; - Bicicleta elíptica; - Aparelho Multi-Estações; - Pedaleira; - Trampolim; - BOSU; - TRX; - Barras paralelas; - Espaldar de madeira; - Bolas Medicinais (1,2,3,4,5Kg); - Bolas Massagem com picos (6,7,8,9,10 cm); - Therabands; - Bola de Pilates; - Colchões de ginástica; - Pesos variados; - Colchão elevado de parede.

18 GINÁSTICA HIPOPRESSIVA A Ginástica Hipopressiva ou Low Pressure Fitness (LPF) é um sistema de treino global, com base na respiração e na correção postural que tem benefícios a nível da saúde, rendimento desportivo, estética e bem-estar geral. PILATES CLÍNICO HEALTHY HIT PILATES O Pilates Clínico apresenta-se como uma atividade de colchão, com exercícios de força, flexibilidade e mobilidade que pretendem essencialmente o trabalho do centro do corpo, contribuindo para a melhoria da postura, equilíbrio, coordenação, alívio da dor crónica, redução do perímetro abdominal e definição da silhueta. Tem demonstrado resultados também na prevenção da osteoporose e na promoção da continência urinária. O Healthy Hit Pilates é uma modalidade que alia os princípios do Pilates com os do treino intervalado de alta intensidade. É ótimo para quem, tendo uma determinada condição de saúde associada (dor, problemas de coluna ou joelhos, etc ) procura uma atividade mais intensa, mas sem sobrecarregar sistema osteoarticular, uma vez que é dado enfase na forma correta de realizar os exercícios.

19 APOIO AO PEREGRINO A nossa intervenção passa por: - aliviar a sintomatologia dolorosa e o desconforto, através da massagem e alongamentos para a recuperação muscular pós-esforço; - tratar lesões musculo-esqueléticas relacionadas com a sobrecarga, durante a caminhada; - prevenção de lesões com enfase na sensibilização para a importância da postura e marcha normais, pausas para repouso, cuidados com o calçado e vestuário, bem como no ensino de alongamentos musculares - promoção da saúde, educando para os cuidados com a pele, alimentação e hidratação adequada.

20 CONTACTOS P H Y S I O G O A N S I A G M A I L. C O M W W W. A N S I T U R I S M O. C O M

Formação treinadores AFA

Formação treinadores AFA Preparação específica para a atividade (física e mental) Equilíbrio entre treino e repouso Uso de equipamento adequado à modalidade (ex: equipamento, calçado, proteções) E LONGEVIDADE DO ATLETA Respeito

Leia mais

LASER DE ALTA INTENSIDADE A REVOLUÇÃO NA TECNOLOGIA DO LASER TERAPÊUTICO

LASER DE ALTA INTENSIDADE A REVOLUÇÃO NA TECNOLOGIA DO LASER TERAPÊUTICO LASER DE ALTA INTENSIDADE A REVOLUÇÃO NA TECNOLOGIA DO LASER TERAPÊUTICO geral@btlportugal.pt www.btlportugal.pt Todos os direitos reservados. Apesar de todo o cuidado em fornecer informação precisa e

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO FORMADOR

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 INVESTIMENTO FORMADOR LOW PRESSURE FITNESS: HIPOPRESSIVOS - NíVEL 1 (DEZ 2016) BRAGA Low Pressure Fitness (LPF) representa um sistema de treino inovador, conjugando exercícios posturais e respiratórios com a técnica hipopressiva,

Leia mais

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas

Prevenção de Lesões do Corredor. Ana Maria de Freitas 1 Prevenção de Lesões do Corredor Ana Maria de Freitas 2 Corrida Uma das atividades físicas mais populares do mundo. Número de participantes aumenta cada vez mais. É uma das escolha para : procurar um

Leia mais

Prescrição da Atividade Física

Prescrição da Atividade Física A tabela abaixo apresentada refere-se aos preços praticados exclusivamente para os nossos parceiros. Tabela de Preços dos Serviços Efetuados Avaliação Física 1ªAvaliação Física Questionário de Estratificação

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM /

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / LOW PRESSURE FITNESS: HIPOPRESSIVOS - NíVEL 1 (JUN 2015) PORTO Os exercícios hipopressivos dizem respeito a um conjunto de exercícios posturais e respiratórios que se baseiam numa diminuição da pressão

Leia mais

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta

Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita Sónia Bastos, Fisioterapeuta 24 de Março de 2018 SIMBOLISMO Desporto e lazer Convívio Hidroterapia (do grego) Hydor (água) Therapeia (curar) HIDROTERAPIA

Leia mais

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife.

A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. A Savita apresenta um conceito inovador em reeducação corporal no Recife. Contamos com uma equipe de especialistas em Fisioterapia e Educação Física sob a coordenação técnica da fisioterapeuta Fátima Tedim,

Leia mais

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação SAÚDEMED - Fisio & Terapias Apresentação HISTÓRIA DA SAÚDE MED ABERTURA DA CLÍNICA: Em Setembro de 2016 a SaúdeMed Iniciou a sua atividade com o objetivo de ser uma clínica de excelência de tratamentos

Leia mais

Benefícios gerais da actividade física

Benefícios gerais da actividade física Organização e Desenvolvimento Desportivo 2010/2011 Carmen Pereira Benefícios gerais da actividade física Introdução Benefícios gerais da actividade física Um dos principais aspectos que aumentou consideravelmente

Leia mais

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação

SAÚDEMED - Fisio & Terapias. Apresentação SAÚDEMED - Fisio & Terapias Apresentação HISTÓRIA DA SAÚDE MED ABERTURA DA CLÍNICA: Em Setembro de 2016 a SaúdeMed Iniciou a sua atividade com o objetivo de ser uma clínica de excelência de tratamentos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO PARA A SAÚDE DO COLABORADOR

A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO PARA A SAÚDE DO COLABORADOR A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA DO TRABALHO PARA A SAÚDE DO COLABORADOR Andrea Guedes da Silva Graduanda em Fisioterapia, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Wuendel Corsino de Souza Mestre em

Leia mais

LASER DE ALTA INTENSIDADE

LASER DE ALTA INTENSIDADE LASER DE ALTA INTENSIDADE LASER DE ALTA INTENSIDADE MARCO EM TERAPIA LASER A Tecnologia de Laser de Alta Intensidade BTL assenta no princípio comprovado de terapia laser de baixa intensidade (TLBI). A

Leia mais

Planificação anual de Saúde- 10ºano 2017/2018

Planificação anual de Saúde- 10ºano 2017/2018 CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO AUXILIAR DE SAÚDE Turma: 10ºI2 Professora: Paula Banza Planificação anual de Saúde- 10ºano 2017/2018 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina de Saúde do Curso

Leia mais

Abordagem do Pilates em Fisioterapia

Abordagem do Pilates em Fisioterapia Programa de Educação Continuada em Saúde Abordagem do Pilates em Fisioterapia INSTITUTO QUALIENF CURSOS www.qualienfcursos.com.br 2 Conteúdo Programático: 1 INTRODUÇÃO AO MÉTODO PILATES... 3 2 HISTÓRIA

Leia mais

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13)

Clínica Dr. Alfredo Toledo e Souza. Avenida Condessa de Vimieiros, 395 Centro, Itanhaém, SP. Fone (13) e (13) Técnicas da Medicina da Dor para Problemas de Coluna, Artrites, Artroses, Bursites, Tendinites, Seqüelas Articulares e Neurológicas com Dores Crônicas, Nevralgias, Enxaquecas e Fibromialgia Clínica Dr.

Leia mais

BTL-6000 Lymphastim SISTEMA DE PRESSOTERAPIA DA BTL PARA A ÁREA DE MEDICINA ESTÉTICA E REABILITAÇÃO

BTL-6000 Lymphastim SISTEMA DE PRESSOTERAPIA DA BTL PARA A ÁREA DE MEDICINA ESTÉTICA E REABILITAÇÃO BTL-6000 Lymphastim SISTEMA DE PRESSOTERAPIA DA BTL PARA A ÁREA DE MEDICINA ESTÉTICA E REABILITAÇÃO TECNOLOGIA O sistema linfático humano é responsável por remover o fluido intersticial dos tecidos. Ele

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série - Semiologia Geral ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.1 Fisioterapia - Campus Mossoró) 3ª série - Generalidades sobre diagnóstico e avaliação AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA EM II - Avaliação da coluna (postura) -

Leia mais

CURSO DE TÉCNICO AUXILIAR DE FISIOTERAPIA MASSAGEM TERAPÊUTICA E DESPORTIVA

CURSO DE TÉCNICO AUXILIAR DE FISIOTERAPIA MASSAGEM TERAPÊUTICA E DESPORTIVA ÁREA DE FORMAÇÃO: 729. SERVIÇOS DE SAÚDE CURSO DE TÉCNICO AUXILIAR DE FISIOTERAPIA MASSAGEM TERAPÊUTICA E DESPORTIVA O Curso de Técnico Auxiliar de Fisioterapia - Massagem Terapêutica e Desportiva é completo

Leia mais

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA BÁSICO + AVANÇADO DESPORTO

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA BÁSICO + AVANÇADO DESPORTO MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA BÁSICO + AVANÇADO DESPORTO Osteo-articular. Edemas. Cicatrizes. Obesidade. Celulite. Mesopunctura. Lesões desportivas frequentes. Raciocínio clínico. Homeopatia estimulada pela

Leia mais

REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA - ATUALIZADA 01/01/2016 Adequado à terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS do Padrão TISS, regulamentado pela ANS

REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA - ATUALIZADA 01/01/2016 Adequado à terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS do Padrão TISS, regulamentado pela ANS REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA - ATUALIZADA 01/01/2016 Adequado à terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS do Padrão TISS, regulamentado pela ANS Código Procedimento Autorização Prévia Valor 2.01.03.00-0

Leia mais

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL

TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL TERMO ADITIVO DO NÚMERO DE VAGAS REFERENTE AO EDITAL 2017.2 Curso Administração e Contábeis Disciplina: Matemática Financeira. Turno: Manhã/Tarde/Noite Vagas: 2 para cada turno Juros simples Juros compostos

Leia mais

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO

DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO DOR CRÔNICA E ENVELHECIMENTO Introdução Nas 2 últimas décadas tem se evidenciado interesse no estudo da velhice e processo de envelhecimento. Nesta mesma linha de raciocínio situa-se o estudo dos vários

Leia mais

Educação para a Saúde

Educação para a Saúde Educação para a Saúde Exercícios Laborais Setembro de 2006 Raquel Faria Araújo de Oliveira Ergonomista e Educadora física Saúde Segundo a Organização Mundial de Saúde: Saúde é um estado de completo bem-estar

Leia mais

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física

6 de Abril - Dia Mundial Da Atividade Física O QUE É A ATIVIDADE FÍSICA? Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Uma prática fundamental para melhorar a saúde física e mental das pessoas e que

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 52-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2015. Aprova o Curso de Especialização em Recursos Terapêuticos Manuais: Ênfase em Terapia Manual, modalidade modular, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE

Leia mais

REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA - ATUALIZADA 01/01/2017 Adequado à terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS do Padrão TISS, regulamentado pela ANS

REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA - ATUALIZADA 01/01/2017 Adequado à terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS do Padrão TISS, regulamentado pela ANS REFERENCIAL DE FISIOTERAPIA - ATUALIZADA 01/01/2017 Adequado à terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS do Padrão TISS, regulamentado pela ANS Código Procedimento Autorização Prévia Valor 2.01.03.00-0

Leia mais

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa

SAÚDE DO TRABALHADOR - LER. Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa SAÚDE DO TRABALHADOR - LER Nome: Silvia Kelly Leão Silva de Freitas Gilvan Carvalho Barbosa Este trabalho tem por objetivo trazer mais conhecimento sobre uma patologia que aflige muitas pessoas atualmente

Leia mais

AVALIAÇÃO DO GRAU DE INCAPACIDADE FÍSICA (GIF) NA HANSENÍASE. Jordana Raquel Teixeira Nascimento Fisioterapeuta HST

AVALIAÇÃO DO GRAU DE INCAPACIDADE FÍSICA (GIF) NA HANSENÍASE. Jordana Raquel Teixeira Nascimento Fisioterapeuta HST apresentam AVALIAÇÃO DO GRAU DE INCAPACIDADE FÍSICA (GIF) NA HANSENÍASE Jordana Raquel Teixeira Nascimento Fisioterapeuta HST Hanseníase Doença dermatoneurológica Evolução lenta Tem cura Incapacidade x

Leia mais

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA A Fisioterapia Pediátrica é o ramo da Fisioterapia que utiliza uma abordagem com base em técnicas neurológicas e cardiorrespiratórias especializadas, buscando integrar os objetivos

Leia mais

Tempos médios de tratamento em Medicina Física e de Reabilitação por Grupos de Diagnóstico clínico mais frequentes em ambulatório

Tempos médios de tratamento em Medicina Física e de Reabilitação por Grupos de Diagnóstico clínico mais frequentes em ambulatório Tempos médios de tratamento em Medicina Física e de Reabilitação por Grupos de Diagnóstico clínico mais frequentes em ambulatório 1 Introdução: O presente estudo visa estabelecer tempos médios prováveis

Leia mais

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Workshop de Massagem de Pedras Quentes 4 Horas A Massagem Geotermal é uma terapia corporal holística, que utiliza pedras vulcânicas, basálticas, aquecidas, para

Leia mais

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL EMENTA FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA COM ÊNFASE EM TERAPIA MANUAL DISCIPLINA: Bases Anatômicas e Biomecânicas I ( Membros Superiores) EMENTA: Estudo da anatomobiomecânica das articulações dos membros superiores

Leia mais

PHYSIOTHERAPY EXERCISE (NOV 2017) - PORTO

PHYSIOTHERAPY EXERCISE (NOV 2017) - PORTO PHYSIOTHERAPY EXERCISE (NOV 2017) - PORTO Nestas 24 horas dedicadas ao Exercício Terapêutico vai perceber como tornar o exercício funcional, quando o conseguimos ligar aos padrões integrados de movimento

Leia mais

O uso excessivo de tecnologias pode causar doenças

O uso excessivo de tecnologias pode causar doenças Saúde & Tecnologia O uso excessivo de tecnologias pode causar doenças Os aparelhos digitais, fonte de informação e entretenimento, tem levado muitos usuários a permanecerem por longos períodos conectados

Leia mais

Prevenção da Artrose e Osteoporose. Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F

Prevenção da Artrose e Osteoporose. Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F Prevenção da Artrose e Osteoporose Prof. Avelino Buongermino CREFITO-3/6853-F Envelhecimento Aumento do número de idosos na população melhor expectativa de vida Política visando a promoção da saúde e melhoria

Leia mais

TABELA MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO

TABELA MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO MEDICINA FÍSICA / REABIL. PA.MF.00.001 90.00.00.01 ESTUDO EQUILÍBRIO C/PLATAFORMA E REGISTO 11,20 MEDICINA FÍSICA / REABIL. PA.MF.00.002 90.00.00.02 EXAME MUSCULAR COM REGISTO GRÁFICO 8,20 MEDICINA FÍSICA

Leia mais

endermologie 70% +80% 87% -5.2cm 67% 71% +70% ROSTO endermologie CORPO endermologie NOVA PATENTE FITNESS DA PELE TRIPLA AÇÃO NUM ÚNICO TRATAMENTO

endermologie 70% +80% 87% -5.2cm 67% 71% +70% ROSTO endermologie CORPO endermologie NOVA PATENTE FITNESS DA PELE TRIPLA AÇÃO NUM ÚNICO TRATAMENTO NOVA PATENTE endermologie Endermologie é o princípio de ação exclusivo e patenteado da tecnologia LPG : estimulação da superfície da pele para reativar a atividade celular. Uma técnica com eficácia comprovada

Leia mais

PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses;

PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses; PROGRAMA DOS CURSOS: Profissionalizante em 2 noites por semana e por 4 meses; Profissionalizante em 2 manhãs por semana e por 4 meses; * MASSAGEM NEUROCIRCULATÓRIA Técnica de massagem da qual derivam,

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Instituto Benjamin Constant Ementário do Curso

Leia mais

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53

Bursite Tem Cura? Causas, Tratamentos e Dicas Seg, 17 de Julho de :49 - Última atualização Seg, 17 de Julho de :53 Ao longo dos últimos anos, houve um aumento expressivo dos casos de pessoas que sofrem com problemas relacionados às dores articulares. As lesões causadas por esforços repetitivos fazem parte dos problemas

Leia mais

EXIN FISIOTERAPIA

EXIN FISIOTERAPIA EXIN FISIOTERAPIA 2016.2 SÉRIE 4MA e 4MB Assuntos Avaliação do Tônus e Força Muscular. Avaliação da Marcha. Noções de Avaliação em Fisioterapia Neurológica. ADF 3 Avaliação da Coordenação e Equilíbrio.

Leia mais

Informações referentes à nova Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS

Informações referentes à nova Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS Informações referentes à nova Terminologia Unificada da Saúde Suplementar TUSS 1 Obteve alteração das nomenclaturas referentes a alguns procedimentos. Onde se lê: sessão Leia se: atendimento. Conforme

Leia mais

Estudo por imagem do trauma.

Estudo por imagem do trauma. Estudo por imagem do trauma Dr. Ricardo Ferreira Mestre em radiologia UFTP Prof. Assist. Radiologia FEPAR Prof. Assist. Anatomia FEPAR Md radiologista do Centro Diagnostico Água Verde Md radiologista do

Leia mais

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco

Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Dicas de prevenção para Hérnia de Disco Apresentação Olá, esse conteúdo é a realização de uma parceria entre a Cefig e a Fisioterapia Integrativa. Nesse E-book vamos abordar algumas dicas para prevenção

Leia mais

Envelhecimento e Doenças Reumáticas

Envelhecimento e Doenças Reumáticas Envelhecimento e Doenças Reumáticas Armando Malcata CHUC XVII Forum de Apoio ao Doente Reumático Envelhecimento e Doenças Reumáticas Variações demográficas e sociais. Impacto crescente; multidimensional.

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 LOW PRESSURE FITNESS: HIPOPRESSIVOS - NíVEL 1 (DEZ 2017) - COIMBRA Low Pressure Fitness (LPF) representa um sistema de treino inovador, conjugando exercícios posturais e respiratórios com a técnica hipopressiva,

Leia mais

30 motivos para fazer musculação

30 motivos para fazer musculação Segundo pesquisas, a musculação traz grandes benefícios tanto para a estética quanto para a qualidade de vida, mas não se esqueça de consultar seu médico antes de começar a se exercitar, são eles: 1 -

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / HORARIO Manhã - 9:00 às 13:00 Tarde - 14:00 às 18:00 AVALIAçãO FíSICA E PRESCRIçãO DE EXERCíCIO (NOV 2017) - PORTO Com este curso, terá acesso a um conjunto de aspetos na avaliação do cliente que o ajudarão a ter visão alargada sobre alguma limitação/disfunção

Leia mais

Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC)

Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC) Ventosaterapia em São José (SC) - Terapia com Ventosas em São José (SC) Técnica com ventosas alivia dor e é adotada por atletas olímpicos - Tratamento da medicina chinesa, ventosaterapia também pode ser

Leia mais

Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração.

Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração. ESQUELETO ARTICULAÇÃO LESÕES MUSCULARES, ESQUELÉTICAS E ARTICULARES Sustentação do corpo Proteção dos órgãos nobres Cérebro Pulmões Coração. Junção de ossos (dois ou mais) Estruturas Ligamentos Ligar ossos

Leia mais

Bem estar e produtividade no trabalho

Bem estar e produtividade no trabalho Bem estar e produtividade no trabalho Camila Greco Müller dos Santos Fisioterapeuta Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Especialista em osteopatia, terapia manual e biomecânica clínica O bem-estar

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Hidroterapia p/ ALE-GO (Analista - Fisioterapeuta)

Livro Eletrônico Aula 00 Hidroterapia p/ ALE-GO (Analista - Fisioterapeuta) Livro Eletrônico Hidroterapia p/ ALE-GO (Analista - Fisioterapeuta) Professor: Fábio Cardoso 1 INTRODUÇÃO... 2 1.2 INDICAÇÕES PARA A HIDROTERAPIA......Erro! Indicador não definido.2 RESUMO... 4 QUESTÕES

Leia mais

IMPROVE YOURSELF. PT24 Uma equipa personalizada a si

IMPROVE YOURSELF. PT24 Uma equipa personalizada a si IMPROVE YOURSELF IMPROVE YOURSELF PT24 Uma equipa personalizada a si MISSÃO Somos uma equipa multidisciplinar, com profissionais especializados nas várias áreas do exercício e saúde, sempre disponíveis

Leia mais

INTEGRATIVE MANUAL THERAPY (IMT) - FULCROS FASCIAIS E DIAGNÓSTICOS INTEGRATIVOS

INTEGRATIVE MANUAL THERAPY (IMT) - FULCROS FASCIAIS E DIAGNÓSTICOS INTEGRATIVOS INTEGRATIVE MANUAL THERAPY (IMT) - FULCROS FASCIAIS E DIAGNÓSTICOS INTEGRATIVOS Exclusivo. 250 horas. Terapia manual osteopática. Inovação no diagnóstico e tratamento clínico. Mapping Fascial. Sistema

Leia mais

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi

Pilates Funcional. Thiago Rizaffi Pilates Funcional Um corpo livre de tensão nervosa e fadiga é o abrigo ideal fornecido pela natureza para abrigar uma mente bem equilibrada, totalmente capaz de atender com sucesso todos os complexos problemas

Leia mais

Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama. Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias

Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama. Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias Sequelas câncer de mama Linfedema Síndrome da Rede Axilar Diminuição da ADM Alterações de sensibilidade Alterações

Leia mais

SUMÁRIO A...4 C...4 D... 6 E... 6 G... 6 H...7 I...7 M...7 N... 8 O... 8 P... 8 Q... 9 R... 9 T... 9 U...10

SUMÁRIO A...4 C...4 D... 6 E... 6 G... 6 H...7 I...7 M...7 N... 8 O... 8 P... 8 Q... 9 R... 9 T... 9 U...10 GLOSSÁRIO CLIENTE INTRODUÇÃO Este glossário foi desenvolvido pela Unimed Vale do Sinos com o objetivo de aproximar o cliente e a comunidade da cooperativa, por meio de esclarecimentos de diversos conceitos

Leia mais

Tendinite Calcária. Introdução

Tendinite Calcária. Introdução Tendinite Calcária Introdução A tendinite calcárea do ombro ocorre quando um depósito de cálcio se forma nos tendões do seu ombro. Os tecidos ao redor do depósito podem se inflamar causando muita dor no

Leia mais

Cristiano Saldanha de Oliveira

Cristiano Saldanha de Oliveira Cristiano Saldanha de Oliveira PRINCIPAIS QUALIFICAÇÕES Vivência no atendimento a pacientes em diversas modalidades; Disponibilidade para atendimento domiciliar, mediante prévia agenda; Discrição e conduta

Leia mais

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba

FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I. Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba FUNDAMENTOS E CLÍNICA EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA I Profº Ms. Marcos Antonio P. Brito 6ºTermo UniSalesiano Araçatuba - 2017 Processo de avaliação em reabilitação Avaliação em Fisioterapia A avaliação

Leia mais

6 - O Gesto Desportivo como agente causal de lesões: Principais lesões associadas às várias modalidades desportivas e aspectos preventivos

6 - O Gesto Desportivo como agente causal de lesões: Principais lesões associadas às várias modalidades desportivas e aspectos preventivos INSTITUTO POLITÉCNICO DE SANTARÉM ESCOLA SUPERIOR DE DESPORTO DE RIO MAIOR 6 - O Gesto Desportivo como agente causal de lesões: Principais lesões associadas às várias modalidades desportivas e aspectos

Leia mais

SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS

SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS BRASÍLIA DF OUTUBRO / 2012 1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVO

Leia mais

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia

MANUAL DO LIAN GONG. Apenas 12 minutos por dia MANUAL DO LIAN GONG Lian Gong, ginástica chinesa criada há mais de 40 anos, faz bem para o corpo e para a saúde. A ginástica Lian Gong (pronuncia-se "liam cum") foi desenvolvida na China, pelo Dr. Zhuang

Leia mais

Segundo MEEKER et al (1997), o posicionamento do paciente para uma intervenção cirúrgica é uma arte, uma ciência e também um fator-chave no

Segundo MEEKER et al (1997), o posicionamento do paciente para uma intervenção cirúrgica é uma arte, uma ciência e também um fator-chave no Segundo MEEKER et al (1997), o posicionamento do paciente para uma intervenção cirúrgica é uma arte, uma ciência e também um fator-chave no desempenho do procedimento seguro e eficiente, por meio da aplicação

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA INSTRUTOR E PROFESSOR DE TAEKWONDO GRÃO MESTRE ANTONIO JUSSERI DIRETOR TÉCNICO DA FEBRAT Alongamento é o exercício para preparar e melhorar a flexibilidade muscular, ou seja,

Leia mais

Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes

Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes MÚSCULOS, ARTICULAÇÕES, FORÇA, FLEXIBILIDADE E ATIVIDADE FÍSICAF Sistema muscular Resistência Muscular Localizada Flexibilidade Osteoporose Esteróides Anabolizantes APARELHO LOCOMOTOR HUMANO Constituição

Leia mais

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS

CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS Unidades de Convalescença, Reabilitação e Manutenção O Hospital SOERAD dispõe de programas de Cuidados Continuados adaptados especificamente às necessidades de cada paciente,

Leia mais

JOSÉ SOARES RUNNING MUITO MAIS DO QUE CORRER

JOSÉ SOARES RUNNING MUITO MAIS DO QUE CORRER JOSÉ SOARES RUNNING MUITO MAIS DO QUE CORRER Oo Índice PREFÁCIO 9 INTRODUÇÃO 11 1. DAR O PRIMEIRO PASSO E MUITOS OUTROS 15 As dificuldades em dar o primeiro passo 16 A motivação está no cérebro 22 Antes

Leia mais

Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos

Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos Efeitos sobre a saúde da exposição aos agentes ergonômicos LER/DORT Lesões por esforços repetitivos Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho podem envolver músculo, fáscia, tendão, sinóvia,

Leia mais

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116

Sumário Detalhado. PARTE I Gerenciamento de riscos 21. PARTE II Patologia da lesão esportiva 177. Capítulo 4 Equipamento de proteção 116 Sumário Detalhado PARTE I Gerenciamento de riscos 21 Capítulo 1 Técnicas de condicionamento 22 A relação entre os fisioterapeutas esportivos e os preparadores físicos 23 Princípios do condicionamento 23

Leia mais

Um aliado eficaz na prática desportiva. Nova linha de ortóteses para o desporto

Um aliado eficaz na prática desportiva. Nova linha de ortóteses para o desporto Um aliado eficaz na prática desportiva Nova linha de ortóteses para o desporto Os suportes elásticos Aqtivo Sport, produzidos com fibras 3D leves e flexíveis, adaptam-se como uma segunda pele, proporcionando

Leia mais

3/11/2010 LESÕES DO ESPORTE LESÕES DOS TECIDOS MUSCULOESQUELÉTICOS

3/11/2010 LESÕES DO ESPORTE LESÕES DOS TECIDOS MUSCULOESQUELÉTICOS LESÕES DO ESPORTE CLASSIFICAÇÃO GERAL AGUDA Lesão inicial, ocorre subtamente; Ex: fraturas, cortes, contusões. CRÔNICA Lesão que se desenvolve em um longo período ou perdura por muito tempo; Ex: cotovelo

Leia mais

Laserterapia em feridas Dra. Luciana Almeida-Lopes

Laserterapia em feridas Dra. Luciana Almeida-Lopes Laserterapia indicações: Laser vermelho / Infravermelho Reparo tecidual (cutâneo, tendíneo, muscular, neural e ósseo): estimula a angiogênese, aumento da microcirculação local, indução da atividade mitótica

Leia mais

12ª e 13ª classes PROGRAMAS DE FISIOLOGIA GERAL E DO ESFORÇO E72. Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário

12ª e 13ª classes PROGRAMAS DE FISIOLOGIA GERAL E DO ESFORÇO E72. Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário E72 PROGRAMAS DE FISIOLOGIA GERAL E DO ESFORÇO 12ª e 13ª classes Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Disciplina de Educação Física Ficha Técnica Título Programas de Fisiologia Geral

Leia mais

DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento

DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento DOENÇA ARTICULAR DEGENERATIVA ARTROSE Diagnóstico- Prevenção - Tratamento Carlos Alberto Souza Macedo Professor da Faculdade de Medicina da UFRGS Doutorado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da UFRGS

Leia mais

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável.

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. Considerado uma referência em wellness, o nosso spa oferece praticas terapêuticas-corporais,

Leia mais

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva.

Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. Ementas MÓDULO AVALIAÇÃO - 40 horas -Introdução à fisioterapia esportiva (1 hora) Informação sobre diretrizes do curso, princípios da reabilitação esportiva. -Avaliação cinético-funcional dos membros superiores

Leia mais

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini CRIOTERAPIA Prof. Msc. Carolina Vicentini MODALIDADE VERSÁTIL e BAIXO CUSTO TERAPIA POR RESFRIAMENTO SUPERFICIAL (CRIOTERAPIA) TERMÓLISE e DIMINUIÇÃO DO MOVIMENTO MOLECULAR CRIOTERAPIA (os benefícios terapêuticos

Leia mais

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos.

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. www.lavertuan.com.br Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Cada vez mais as pessoas buscam diferentes formas

Leia mais

TORNE-SE UM PARCEIRO LICENCIADO DO INSTITUTO RV

TORNE-SE UM PARCEIRO LICENCIADO DO INSTITUTO RV www.institutorv.com.br TORNE-SE UM PARCEIRO LICENCIADO DO INSTITUTO RV RCV REEQUILÍBRIO DA COLUNA VERTEBRAL FISIOTERAPIA BAROPODOMETRIA ATM/DTM PALMILHAS POSTURAIS E ESPORTIVAS1 O Instituto RV é uma clínica

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Curso Desporto Ano letivo 2015-2016 Unidade Curricular Prevenção e Socorrismo no Desporto ECTS 4 Regime Obrigatório Ano 3º Semestre 1º sem Horas de trabalho globais Docente (s) Faber Sergio Bastos Martins

Leia mais

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07

ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO. Apostila 07 ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA NA GRAVIDEZ DE RISCO Apostila 07 ORIENTAÇÕES E PRECAUÇÕES Todo programa de exercício p/ população de alto risco devem ser estabelecidos individual/te, com base: - no diagnóstico;

Leia mais

1. Benefícios da atividade física

1. Benefícios da atividade física 1. Benefícios da atividade física "ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA" (UNESCO). O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde

Leia mais

Plano de Estudos. Escola: Escola de Ciências e Tecnologia Grau: Mestrado Curso: Exercício e Saúde (cód. 398)

Plano de Estudos. Escola: Escola de Ciências e Tecnologia Grau: Mestrado Curso: Exercício e Saúde (cód. 398) Plano de Estudos Escola: Escola de Ciências e Tecnologia Grau: Mestrado Curso: Exercício e Saúde (cód. 398) 1. o Ano - 1. o Semestre DES10220 Fisiologia do Exercício Motricidade 3 Semestral 78 DES10221

Leia mais

Page 1 O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA CRIANÇA ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES MOTORAS

Page 1 O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA CRIANÇA ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES MOTORAS ATIVIDADES MOTORAS ADAPTADAS O PAPEL DAS ATIVIDADES MOTORAS NO TRATAMENTO DA ASMA OBJETIVOS: Aumentar a mobilidade torácica Melhorar a mecânica respirátoria Reduzir o gasto energético da respiração Prevenir

Leia mais

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM /

MODELO FORMATIVO. DATA DE INíCIO / FIM / FISIOTERAPIA VETERINáRIA (OUT 2015) - PORTOFisioterapia Veteriná juntando, desta forma uma intervenção real FORMADOR SIDNEY PIESCO - IBRA Sidney Piesco é Médico Veterinário, formado pela Universidade de

Leia mais

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento

LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO (L.E.R.) Causas, prevenção e tratamento CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA Hoje em dia, vivemos mais tempo conectado ao mundo virtual do que ao mundo real. As novas tecnologias digitais,

Leia mais

Grade Curricular do Curso Profissionalizante de Massagem Terapêutica

Grade Curricular do Curso Profissionalizante de Massagem Terapêutica Grade Curricular do Curso Profissionalizante de Massagem Terapêutica Espondiloterapia: Técnica de avaliação, interpretação e orientação para os problemas de coluna vertebral e, ou, seus comprometimentos,

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA

TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA 16 TÍTULO: OS BENEFICIOS DA HIDROTERAPIA EM PACIENTES COM FIBROMIALGIA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: FISIOTERAPIA INSTITUIÇÃO: UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

Leia mais

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS......a nossa é promover qualidade de vida na sua empresa.

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS......a nossa é promover qualidade de vida na sua empresa. A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS......a nossa é promover qualidade de vida na sua empresa. QUEM SOMOS... Fundada em 1992, a Maratona Qualidade de Vida é uma consultoria especializada em assessoria esportiva

Leia mais

APOIO DOMICILIÁRIO A SENIORES

APOIO DOMICILIÁRIO A SENIORES APOIO DOMICILIÁRIO A SENIORES Vantagens: 1) Tratamento no conforto da sua casa. 2) Maior privacidade, maior controlo e segurança física; 3) Maior dignidade num ambiente familiar que não alimenta a ideia

Leia mais

Dor na Região do Quadril

Dor na Região do Quadril Dor na Região do Quadril POSSIBILIDADES DIAGNÓSTICAS Carlos Alberto Souza Macedo Professor da Faculdade de Medicina da UFRGS Doutor em Cirurgia Ortopédica e Traumatológica Chefe do Grupo de Cirurgia do

Leia mais

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - BÁSICO + AVANÇADO

MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - BÁSICO + AVANÇADO MESOTERAPIA HOMEOPÁTICA - BÁSICO + AVANÇADO Homeopatia estimulada pela OMS. Osteo-articular. Edemas. Cicatrizes. Obesidade. Celulite. Ap. Digestivo, Respiratório e Urinário. Mesopunctura. Ana Tavares Master

Leia mais

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal Ventosaterapia Guilherme Juvenal Benefícios Principais benefícios da ventosaterapia segundo a MTC: Promove o fluxo do Qi e do sangue, ajudando a eliminar os fatores patogénicos como o vento, o frio, a

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR 1.ª SÉRIE MATRIZ CURRICULAR Curso: FISIOTERAPIA Graduação: BACHARELADO Regime: SERIADO ANUAL - NOTURNO Duração: 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁIMO =

Leia mais

Ementas das Disciplinas de Fisioterapia

Ementas das Disciplinas de Fisioterapia s das Disciplinas de Fisioterapia s das Disciplinas (Semestre/Ano/Período/Termo/Módulo) Carga horária ATIVIDADES COMPLEMENTARES 204 INTRODUÇÃO E PRÁTICA FISIOTERAPÊUTICA I (405576) 34 Abordagem histórica,

Leia mais

HARMONIC TECHNIQUE: TERAPIA MANUAL OSCILATóRIA COM E. LEDERMAN (DEZ 2014) LISBOA

HARMONIC TECHNIQUE: TERAPIA MANUAL OSCILATóRIA COM E. LEDERMAN (DEZ 2014) LISBOA HARMONIC TECHNIQUE: TERAPIA MANUAL OSCILATóRIA COM E. LEDERMAN (DEZ 2014) LISBOA DATA DE INíCIO / FIM 12-12-2014 / 14-12-2014 HORARIO Manhã - 9:30 às 13:00 Tarde - 14:00 às 17:30 DESTINATARIOS #Fisioterapeuta,

Leia mais