APOIO DOMICILIÁRIO A SENIORES

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APOIO DOMICILIÁRIO A SENIORES"

Transcrição

1 APOIO DOMICILIÁRIO A SENIORES Vantagens: 1) Tratamento no conforto da sua casa. 2) Maior privacidade, maior controlo e segurança física; 3) Maior dignidade num ambiente familiar que não alimenta a ideia de doenças e que permite continuar a usar os próprios objetos e espaços, sem necessidade de ver alterada a realidade diária a que está habituado. 4) Poder contar com o apoio, atenção e carinho da família; 5) Alimentar-se adequadamente com alimentos preparados em sua casa, sob orientação profissional; 6) Recuperar a saúde no menor prazo possível (já foi comprovado que a recuperação, com tratamento na própria casa, é mais eficiente e mais rápida); 7) Reduzir os riscos de infeções e evitar o stress de ambiente hospitalar. Descrição do Serviço Os ajudantes familiares procuram fazer a diferença na vida dos nossos sócios, promovendo o seu conforto, felicidade e independência, no ambiente das suas próprias casas. Intervêm no apoio às atividades de vida diária e atividades instrumentais de vida diária, desde os sócios mais dependentes (acamados) aos sócios que necessitem apenas de uma supervisão. Cuidados de Higiene A higiene é essencial para o bem-estar de qualquer indivíduo. Proporciona relaxamento, limpeza da pele e estimula a circulação. Os nossos ajudantes familiares compreendem a sensibilidade desta situação e abordam adequadamente os sócios que precisam de assistência nesta área. Cuidados de Eliminação A eliminação é uma função normal do organismo. Quando apresenta dificuldades nesta função vital, o indivíduo lida com sentimentos de vergonha e de perda de independência. Os nossos profissionais esforçam-se para facilitar um ambiente seguro, confortável e de aceitação para todo o tipo de necessidades de eliminação.

2 Cuidados de Alimentação A hora da refeição é muito importante e uma nutrição correta é indispensável para uma vida saudável, sendo especialmente relevante para pessoas com o organismo debilitado. Os nossos ajudantes familiares preparam refeições nutritivas, que fornecem ao sócio a energia necessária para a sua saúde e bem-estar. Cuidados de Mobilização Além de promover uma postura correta e a incentivar a pessoa a movimentar-se, ativa os vários sistemas de funcionamento do corpo. Desta forma, os nossos profissionais, ajudam a eliminar as áreas de pressão na pele, reduzindo a atrofia dos músculos e fortalecendo-os, promovendo ainda uma respiração e digestão apropriadas. Deslocações ao exterior Os ajudantes familiares podem acompanhar o sócio nas atividades de carácter cultural, religioso, social e recreativo. Poderão ir às compras e acompanhar o sócio numa ida ao cabeleireiro, manicure, pedicure ou outra atividade recreativa ou de bem-estar, de acordo com as necessidades. Acompanhamento Quando o sócio apenas precisa de conversar com alguém, de se sentir acompanhado, os cuidadores prestam estes serviços, de modo a proporcionar uma vida mais feliz e saudável. Tarefas domésticas Estes serviços incluem limpeza, arrumação e organização dos espaços, tarefas estas necessárias à satisfação das necessidades anteriormente referidas.

3 PREÇOS AJUDANTES FAMILIARES* Todos os dias da semana 30 dias por mês Período do dia N.º horas/dia N.º dias/semana Preço/mês Preço/mês C/IVA (6%) 8h - 21h Cuidados de Higiene (2h) h - 21h 4h h - 21h 6h h - 21h 8h h - 21h 12h h - 8h 12h h 24h T odos os dias da semana 22 dias úteis por mês Período do dia N.º horas/dia N.º dias/semana Preço/mês Preço/mês C/IVA (6%) 8h - 21h Cuidados de Higiene (2h) Dias úteis h - 21h 4h Dias úteis h - 21h 6h Dias úteis h - 21h 8h Dias úteis h - 21h 12h Dias úteis h - 8h 12h Dias úteis h 24h Dias úteis Valor hora: 8 /hora (mínimo de 2 horas) Todos os serviços de ajudantes familiares ou auxiliares no apoio das atividades de vida diárias são acrescidos à taxa de IVA reduzida de 6%.

4 PREÇOS LIMPEZAS DOMÉSTICAS* Todos os dias da semana 30 dias por mês Período do dia N.º horas/dia N.º dias/semana Preço/mês Preço/mês C/IVA (23%) 8h - 21h 2h 7 430,00 528,90 8h - 21h 4h 7 680,00 836,40 8h - 21h 6h 7 990, ,70 8h - 21h 8h , ,00 8h - 21h 12h , ,60 21h - 8h 12h , ,00 24h 24h , ,70 Todos os dias da semana 22 dias úteis por mês Período do dia N.º horas/dia N.º dias/semana Preço/mês Preço/mês C/IVA (23%) 8h - 21h 2h Dias úteis ,00 8h - 21h 4h Dias úteis ,30 8h - 21h 6h Dias úteis ,20 8h - 21h 8h Dias úteis ,10 8h - 21h 12h Dias úteis ,70 21h - 8h 12h Dias úteis ,10 24h 24h Dias úteis ,10 Valor hora: 7 /hora (mínimo de 2 horas) Todos os serviços de Limpezas Domésticas são acrescidos à taxa de IVA de 23%.

5 SERVIÇO DE PSICOLOGIA* ASSIS TÊNCIA Serviços de Psicologia Preço 8h - 20h (por hora) 20,00 /hora 20h às 8h (por hora) 25,00 /hora *Sessão inicial, duração mínima de 3 horas. Todos os preços são indicativos para Lisboa e Porto FISIOTERAPIA* Sessão de uma hora (2 X/semana) Sessão de uma hora (1 X/semana) *Todos os preços são indicativos para a zona da Grande Lisboa e Porto No domicílio, o fisioterapeuta faz uma avaliação e elabora um plano de cuidados continuados. Realiza um diagnóstico físico-funcional que proporciona maior conforto e praticabilidade para o cliente, uma vez que o mesmo pode estar acamado ou possuir mobilidade reduzida para se deslocar a uma clínica. A abordagem de cuidados domiciliários exige do profissional o desenvolvimento de um olhar mais amplo, que compreenda o contexto domiciliário e as relações familiares para implementar uma metodologia de cuidados em conjunto com a família. Deste modo, decorrente de uma prescrição médica, após a elaboração de um plano de cuidados continuados, em função dos diagnósticos levantados, o fisioterapeuta desenvolve no decorrer de cerca 60 minutos, um misto de tratamentos ajustado às condições físicosocioambientais de cada pessoa e respetivo domicílio, tais como: Fortalecimento Muscular Isocinético; Fortalecimento Muscular Manual; Fortalecimento Muscular/Mobilização Articular; Reeducação da Sensibilidade; Reeducação de Equilíbrio e/ou Marcha; Reeducação Funcional de Cada Membro;

6 Técnicas Especiais de Cinesiterapia; Treino da Funcionalidade na Cadeira de Rodas; Treino das AVD; Treino de Coordenação Motora; Treino de Destreza Manual; Treino de Equilíbrio e Marcha; Treino de Familiares; Treino de Utilização de Ortoprótese; Treino de Utilização de Outras ajudas Técnicas; Treino de Utilização de Prótese de Membro Inferior; Treino de Utilização de Prótese de Membro Superior. TERAPIA DA FALA* Primeira Consulta Consulta subsequentes *Todos os preços são indicativos para a zona da Grande Lisboa e Porto CONSULTAS DE NUTRIÇÃO* Primeira Consulta Consulta subsequentes *Todos os preços são indicativos para a zona da Grande Lisboa e Porto Quando existe a contratação de mais do que um dos serviços anteriormente descritos, o preço a pagar será englobado e ajustado de modo a ir de encontro às necessidades de cada cliente. Em caso de contratação de serviços de ajudantes familiares em conjunto com limpezas, preferencialmente será o mesmo profissional a desempenhar ambas funções, contudo pode haver situações em que será um profissional diferente para cada serviço.