Finanças Pessoais: como Administrar Consumo e Gerar Poupança

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Finanças Pessoais: como Administrar Consumo e Gerar Poupança"

Transcrição

1 Finanças Pessoais: como Administrar Consumo e Gerar Poupança Júlio César da Cunha Lopes UFSJ Pablo Luiz Martins pablo@ufsj.edu.br UFSJ Caroline Mirian Fontes Martins UFSJ Rodrigo de Oliveira Borges IPTAN Kelly Torres FADMINAS Resumo:Este trabalho foi elaborado a fim de analisar os fatores que envolvem a prática das finanças pessoais, levando em consideração seus benefícios para os indivíduos visando a administração do consumo e a geração de poupança. Elaborou-se uma fundamentação teórica, com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre o assunto proposto nesse trabalho, base para uma metodologia que envolve a análise dos aspectos gerais de finanças comportamentais, a identificação dos aspectos comportamentais em finanças e a conceituação de finança pessoal. A metodologia deste trabalho foi concretizada através de uma pesquisa exploratória baseada no levantamento de referencial bibliográfico. Palavras Chave: Finanças - finanças pessoais - consumo - poupança -

2 1 INTRODUÇÃO A área de finanças comportamentais possui o objetivo de analisar os aspectos psicológicos que envolvem as tomadas de decisões dos investidores em geral em relação ao processo de avaliação e formação dos preços dos ativos financeiros constituídos pelo mercado. Apesar de existirem poucos estudos sobre esta área, nos últimos anos ela está sendo considerada uma das áreas mais inovadoras, principalmente por ser constituída de uma visão multidisciplinar que auxilia os indivíduos na prática da gestão financeira pessoal. Esta visão desafia a visão dos mercados eficientes, onde os investidores tomam atitudes de forma racional, podendo influenciar positivamente no controle de gastos e geração de poupança. Para tanto, o objetivo geral deste trabalho é analisar os aspectos que envolvem a gestão financeira pessoal, a fim de que o indivíduo posso controlar o consumo de forma disciplinada e racional e tenham condições de formal poupança para necessidades futuras. A metodologia será realizada através de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfica, baseada no levantamento de dados teóricos para maior conhecimento do tema destacado. 2 ASPECTOS GERAIS SOBRE FINANÇAS COMPORTAMENTAIS Os ativos financeiros são constituídos a partir de algumas ações decorrentes dos problemas e dos resultados direcionados a gestão financeira do indivíduo. Dessa forma, Shefrin (2000) afirma que as atividades focadas na gestão das finanças comportamentais possuem o intuito de analisar as questões abaixo: Na maioria das vezes, os investidores erram ao tomar uma decisão financeira pelo fato de se concentrarem somente em métodos padronizados? A vergonha ou constrangimento de informar de que se realizou um mau investimento acaba por fazer com que alguns participantes do mercado façam opções somente por ações de grandes empresas ou assumam posições sempre com a maioria do mercado. Isso parece explicar, em parte, o grande medo que uma parcela considerável da população tem de aplicar em Bolsa de Valores. O sistema de exibir as cotações diariamente, resultado da elevada liquidez de ativos, demonstra de forma muito direta quando o investidor acertou e quando cometeu um erro. (OLIVEIRA; SILVA, 2005, p. 06) Esses investidores podem apresentar influências decorrentes dos dados que são mostrados ou estruturados? O medo de sentir arrependimento pode explicar por que tantos potenciais investidores preferem oferecer a gestão de seu patrimônio a um terceiro, mesmo sem exigir uma comprovação clara de sua capacidade. Isto parece acontecer porque, em caso de erro, os investidores podem atribuir culpa a outro. Procurar um culpado pelos erros cometidos parece ser uma constante para muitos investidores, inclusive alguns considerados experientes. (OLIVEIRA; SILVA, 2005, p. 07)

3 VIII SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia Normalmente, os preços apresentados pelo mercado atual considerado como determinado equilíbrio podem ser influenciados por alguns erros ou comportamentos dos investidores? 2.1 CONCEITO Para Burr (1997), as teorias estudadas pelas finanças comportamentais podem contribuir para o estudo especializado de várias áreas, como: Investimento: contribui para a análise do processo psicológico dos investidores, identificando as reais causas que o levaram a realizar tal investimento, visando encontrar as melhores soluções para optar por uma ação financeira. Análise de Mercado: contribui para identificar os movimentos do mercado de maneira a analisar os problemas enfrentados ativos financeiros, a fim de optar por uma tomada de decisão consistente e eficaz. Explicação das situações em que se encontram o mercado: contribui para a análise das atitudes dos compradores, das percepções e tomadas de decisão dos mesmos, o que pode contribuir significativamente para o entendimento das bolhas especulativas do mercado. Relação com consumidores: contribui para que os consultores financeiros possam analisar os clientes a fim de descobrir o nível de satisfação dos mesmos no momento do negócio, principalmente quando está relacionado com a formação dos preços. Crescimento de produtos financeiros: contribui para analisar a probabilidade de perdas e ganhos, para poder viabilizar e planejar novos investimentos. Contratação de profissionais da área financeira: a contratação é concluída de maneira mais eficaz, pois contribui para a análise das habilidades práticas e psicológicas de cada profissional. O campo de estudos das Finanças Comportamentais é justamente a identificação de como as emoções e os erros cognitivos podem influenciar o processo de decisão de investidos e como esses padrões de comportamento podem determinar mudanças no mercado. O grande desafio para os pesquisadores do tema está em provar que tais anomalias de comportamento são realmente previsíveis e podem modificar o mercado de forma definida. (OLIVEIRA; SILVA, 2005, p ) Assim, a teoria de finanças comportamentais desafia as definições modernas da área de finanças. No entanto, são responsáveis por analisar os estudos mais atuais e importantes impostos pelo mercado. As Finanças Comportamentais constituem um novo campo de estudos, que se contrapõem ao pressuposto de racionalidade dos tomadores de decisão adotado pelas Finanças Tradicionais. Conceitos provindos de ciências como economia, finanças, e psicologia cognitiva oferecem subsídios às Finanças Comportamentais com o objetivo de construir um modelo mais detalhado do comportamento humano nos mercados financeiros; calcado basicamente na idéia de que os agentes humanos estão sujeitos a vieses comportamentais que muitas vezes, os afastam de uma decisão centrada na racionalidade. (OLIVEIRA; SILVA, 2005, p. 02)

4 VIII SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia As finanças comportamentais são responsáveis por estudar a potencialidade de erros concretizados pelos profissionais no mercado cada vez mais competitivo, visando analisar os impactos que o desequilíbrio financeiro pode causar aos mais variados investimentos, identificando o grau de interação entre investidores que alcançaram o sucesso e investidores que não alcançaram seus objetivos. 2.2 ASPECTOS HISTÓRICOS Historicamente, essa área de finanças é originada das descobertas da área de psicologia direcionada as teorias econômicas. Kahneman e Tversky (1979) foram os primeiros estudiosos a abordarem as falhas provenientes da heurística, assim como Slovic (1972) foi o responsável por realizar pesquisas comportamentais com investidores, a fim de analisar a percepção dos mesmos para os riscos que o mercado oferecia na época. Durante muitos anos os estudos ligados a esta área foram se expandindo entre grupos de pesquisadores pelo fato de que estas teorias explicavam melhor o que acontecia com o mercado, principalmente no que diz respeito a análise dos riscos sistemáticos estabelecidas pelas negociações financeiras. Com o aprofundamento das pesquisas e com o aprimoramento das técnicas de avaliação quantitativa em finanças ocorridos principalmente após 1980, diversos acadêmicos começaram a identificar indícios de que o comportamento real do mercado distanciava-se dos resultados esperados pela hipótese de mercados eficientes. (KIMURA, 2003, p. 06) Os fundamentos das Finanças Comportamentais apresentam-se centrados decisivamente nos trabalhos de dois psicólogos e professores israelenses: Amos Tversky e Daniel Kahneman. Mesmo não sendo economista, Daniel Kahneman foi congratulado com o Prêmio Nobel de Economia de Os trabalhos destes psicólogos compreendendo os anos 1974 e 1979 representam a base teórica para a análise do comportamento de investidores, desenvolvendo papel fundamental para o início do desenvolvimento das Finanças Comportamentais. (OLIVEIRA; SILVA, 2005, p. 03) Baseado neste contexto, Kahneman e Tversky (1979) propõem que os investidores optam por métodos heurísticos, diferentes dos modelos básicos e padronizados. Desta forma, alguns problemas como o conservadorismo, o excesso de confiança, podem influenciar os preços de mercado fazendo com que atinjam a flutuação impedindo a formação de mercados eficientes. Segundo Shleifer (2000), as finanças comportamentais são fundamentadas a partir de dois tipos de abordagens no que diz respeito aos limites de arbitragem impostos pelo mercado financeiro e pelas atitudes psicológicas dos investidores. Apesar de até o momento não existir nenhuma teoria unificada de Finanças Comportamentais, a maioria dos estudos neste campo tem-se concentrado no estudo das ilusões cognitivas, em seus reflexos no comportamento dos decisores e nas formas como estas ilusões podem interferir no mercado financeiro. (OLIVEIRA; SILVA, 2005, p. 04)

5 VIII SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia A partir dessas informações, é possível identificar os desequilíbrios do mercado financeiro através da formação de sobre-reação ou sub-reação causada pelos preços praticados. Portanto, a sobre-reação é proveniente da variação dos ativos financeiros, ou seja, dos preços e das volatilidades que permitam que esses valores sejam bem mais altos que seus valores de origem. Assim, a situação passada ou presente de uma organização deve influenciar suas decisões financeiras que permitem a sobre-reação do mercado. A sobre-reação de mercado surge quando variáveis financeiras, como por exemplo, preços e volatilidades, distanciam-se excessivamente de seus valores intrínsecos. Assim, a heurística da representatividade pode estar associada à sobre-reação. Ou seja, as notícias de desempenho passado bom ou ruim de uma empresa podem influenciar o processo de tomada de decisão, causando, respectivamente, euforia ou desânimo excessivo e provocando uma sobre-reação do mercado. (KIMURA, 2003, p. 06) Essas sobre-reações possuem algumas teorias práticas que necessitam do desenvolvimento de estratégias que são caracterizadas pela contrariedade de suas ações. Como exemplo, as estratégias de compras baseadas no desempenho baixo e acima da média dos ativos podem caracterizar que os investimentos podem ser depreciados ou valorizados, dependendo de seu passado histórico, permitindo a exploração da sobre-reação do mercado conforme o ajuste dos preços. De acordo com Levy (1967), a sub-reação permite também ganhos significativos de mercado a partir de uma análise técnica proveniente das estratégias direcionadas a aquisição de ações que apresentam valores bem maiores que os dos últimos dias. Observa-se então que a alta a curto prazo dessas ações não apresenta ainda todo o potencial de desenvolvimento do valor pago na compra, o que caracteriza a sub-reação. Assim, a alta do preço das ações é um indicador de outra alta futuramente. O estudo da existência de sub-reação também é relevante para a prática financeira, pois possíveis sub-reações podem induzir o estabelecimento de estratégias de momento, ou seja, estratégias onde ativos com desempenho passado acima da média ou com características boas são comprados e ativos com desempenho passado abaixo da média ou com características ruins são vendidos. (KIMURA, 2003, p. 07) O conservadorismo influencia a sub-reação de maneira que os investidores apresentam determinada demora para adquirir informações que contribuem rapidamente para a tomada de decisão, provocando a lentidão da formação dos preços, especialmente quando o que acontece no mercado difere das percepções dos investidores. Para Jegadeesh e Titman (1993), as estratégias permitem que em um período de três a doze meses, ganhos significativos através de retornos positivos baseados no alto potencial passado. 3 ASPECTOS COMPORTAMENTAIS EM FINANÇAS Como a hipótese da formação de mercados eficientes supõe a existência de números maiores de investidores bem sucedidos e racionais, o comportamento desses investidores é

6 VIII SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia influenciado por vários aspectos psicológicos que alteram positivamente ou negativamente as ações dos indivíduos. Os investidores mudam de acordo com os atributos que consideram mais relevantes e a importância associada a cada atributo. Na identificação da escolha evidencia-se o ajustamento entre o produto ou serviço e aos valores sociais e psicológicos que o cliente procura como consumidor. Na intenção de compra, relevam-se as preocupações do consumidor, quanto à disponibilidade de recursos para adquirir o produto ou serviço desejado. Na implementação, o consumidor passa a refletir sobre a conveniência da compra do produto ou utilização de serviços. Os valores de mercado são determinantes para a compra. Diversos padrões de comportamento (os mais citados são a aversão à perda, a autoconfiança excessiva, os exageros quanto ao otimismo e ao pessimismo) foram identificados por diferentes pesquisadores sem que se conseguisse a formulação de um modelo que englobe todos eles; os modelos sugeridos até o momento se limitam a explicar uma anomalia em particular e falham na tentativa de explicar outras, dando argumentos aos opositores das Finanças Comportamentais. (OLIVEIRA; SILVA, 2005, p. 05) A seguir serão apresentados alguns fatores que relevam todos os fundamentos das finanças comportamentais. Dissonância Cognitiva: Já que no interior de cada ser humano existe uma motivação que acontece naturalmente para evitar conflitos ou resolvê-los, as tomadas de decisão dos investidores podem ser claramente influenciadas pelas tentativas de redução da dissonância cognitiva. Como exemplo, cita-se o comprador de uma ação que optou por adquiri-la devido a uma perspectiva de alta dos preços futuramente. Caso esta ação entre em baixa, o investidor pode achar pouco relevante esta situação, caracterizando a redução da dissonância por meio de fatores defensivos psicológicos que justificam a compra da ação, diminuindo assim a importância da perda. Heurística da Representatividade: A representatividade segundo Shefrin (2000) está focada no julgamento das atitudes a partir de estereótipos. Dessa forma, para os investimentos, pode influenciar o poder de percepção de cada indivíduo, visando descobrir o nível de valorização de determinada atitude. Para os indivíduos que utilizam esta heurística, a probabilidade de ocorrência de um evento específico está relacionada à probabilidade de ocorrência de um grupo de eventos representados pelo evento específico. Em outras palavras, as pessoas tendem a pensar sobre eventos ou objetos e a fazer julgamentos sobre eles baseando-se em estereótipos previamente formados. (YOSHINAGA, 2004, p. 04)

7 VIII SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia Os investidores podem achar que determinada atitude pode ser valorizada pelo fato de já estar formada uma opinião estereotipada da organização analisada, sendo interferida pela simpatia da mesma, do seu passado financeiro, ou através de indicações de outros investidores. Excesso de Confiança: Muitos estudiosos afirmam que na maioria das vezes os investidores apresentam um nível elevado de confiança no momento de fechar negócios, se tornando o principal problema na concretização de ações financeiras mal sucedidas. Diversas pesquisas sobre o comportamento humano revelam que muitos indivíduos apresentam excesso de confiança nas próprias habilidades de estimação, não levando em consideração a verdadeira incerteza que existe no processo. Pessoas acreditam que suas estimativas em situações que envolvem incerteza são mais precisas do que realmente são. (YOSHINAGA, 2004, p. 04) Cabe ressaltar que o nível elevado de confiança nas atitudes leva o investidor a acreditar que possui inúmeras vantagens com a transação e durante a avaliação do bem em relação ao comportamento do mercado, além de manter a visão demasiada de ganhos futuros através das aquisições de ativos financeiros mal avaliados. Baseando nessa teoria, pode haver a probabilidade de diversificação dos investimentos de forma inadequada pelo fato da concentração e do acúmulo de carteira na maioria dos ativos. Ancoragem e Conservadorismo: Segundo Edwards (1964) existe um problema que se encontra baseado nas probabilidades responsáveis por avaliar e demonstrar que os investidores possuem alguns valores de referências que servem como ancora em suas percepções para tomadas de decisão, fazendo com que os mesmos estabeleçam para si próprios, percepções e atitudes conservadoras. Este valor está baseado em qualquer informação que lhes é fornecida, ajustando-o para obter uma resposta final. (YOSHINAGA, 2004, p. 05) 4 FINANÇAS PESSOAIS Segundo Zerrenner (2007) é através da educação financeira que o indivíduo poderá mudar suas preferências e monitorar seu comportamento a respeito do ato de consumir e assim gerar poupança, uma vez que poderá alterar os incentivos e modificar as regras que caracterizam essas ações. Para começar a entender finanças pessoais é preciso ter essa idéia principal que estrutura a sociedade capitalista, de forma que o dinheiro tem caráter de mercadoria e, como mercadoria, possui um preço. Cabe a nós entender essa estrutura e aprender a cuidar do nosso orçamento conforme as regras do jogo. Se formos ao banco, por exemplo, e oferecemos o nosso dinheiro a título de aplicação, ele nos pagará um

8 VIII SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia preço para ficar com as nossas reservas e, quanto maiores forem essas reservas, mais caro o banco vai nos pagar para retê-las e mais benefícios conseguiremos. Esse é o poder do dinheiro sendo usado para gerar mais dinheiro. (GAVA, 2004, p. 12) Dessa maneira, a educação financeira através do conhecimento dos agentes para a tomada de decisões, após a identificação dos motivos que levam o indivíduo a se endividar, pode contribuir para o controle dos gastos por meio do planejamento orçamentário, e até mesmo a identificação do melhor método de pagamento mais barato. Para Bodie (1999) a administração financeira pessoal deve ser caracterizada por quatro tipos de decisões, dentre elas: Decisões de consumo e economia: referente a quantia da riqueza que deve ser utilizada no consumo e a quantia que deverá ser poupada para o futuro; Decisões de investimento: envolve as melhores ações de investimento após identificar a quantia que sobrou do pagamento; Decisões de financiamento: referente a identificação de quando e como utilizar o capital de terceiros; Decisões de administração de risco: envolve a busca de métodos para reduzir as incertezas financeiras e determinar o melhor momento de assumir riscos econômicos. Stoner (1985, p. 151) afirma que as estratégias de finanças devem ter componentes de longo e curto prazo. Para tanto, na busca do objetivo da tranqüilidade financeira, quanto mais cedo a pessoa começar a se planejar, separando um certo valor periodicamente e aplicando-o de forma inteligente, menos esforço terá que fazer. (GRUSSNER, 2007, p. 25) 5 ADMINISTRANDO O CONSUMO E GERANDO POUPANÇA ATRAVÉS DAS FINANÇAS PESSOAIS Segundo Pereira (2009, p. 40) nos últimos anos, muito se tem falado em finanças pessoais. Jornais, revistas, noticiários de TV, os canais de divulgação são os mais diversos, devido às freqüentes crises econômicas do sistema financeiro que envolvem o consumidor final. A abertura dos canais financeiros para o crédito pessoal tem contribuído para um alto índice de endividamento pessoal. Cada vez mais os consumidores têm usado os cheques para o dia seguinte, cartões de créditos, crediário direto nas lojas e uma gama de linhas de financiamentos pessoais. O resultado de toda essa facilidade para a obtenção do dinheiro rápido tem resultado em um grande volume de execuções judiciais, cheques devolvidos, perdas de bens pessoais e nome comprometido no Serasa. (PEREIRA, 2009, p ) Baseado nesses princípios considera-se que, através de um planejamento financeiro, é possível controlar alguns comportamentos e reverter o quadro financeiro caracterizado por endividamentos para um quadro saudável que controla os gastos e gera poupança.

9 VIII SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia Para Sohsten (2005) não importa a quantia do que se ganha, mas sim, não gastar mais do que se obtém através do trabalho. O autor afirma que alguns estudos comprovaram que a finança pessoal pode auxiliar as pessoas no planejamento orçamentário para viver bem atualmente e poupar quantias para serem utilizadas futuramente em algum benefício. Boa Nova (2007) considera que é necessário analisar alguns conceitos antes de começar a utilizar o dinheiro e sair às compras, por exemplo. É preciso que o consumidor esteja apto a identificar se o produto é algo que ele precisa ou apenas deseja. Cabe ressaltar que a organização financeira pessoal passa obrigatoriamente pela estruturação do fluxo de caixa, possibilitando a visualização das entradas e saídas de dinheiro no curto e médio prazos. Listar as despesas e comparar com as receitas é um trabalho importante para descobrir se há desequilíbrio nas contas e verificar o porquê disso. (GRUSSNER, 2007, p. 34) Um fluxo de caixa familiar deve conter no mínimo os três componentes básicos: renda, consumo e poupança. Existem pessoas ou famílias que somente adotam os dois primeiros componentes, deixando a poupança de lado. O que acontece com essas pessoas? Elas simplesmente reduzem suas esperanças e a probabilidade de um dia melhorarem de vida, pois sempre dependerão exclusivamente do seu salário para viver, e este sempre dependerão exclusivamente do seu salário para viver, e este sempre será o limite do seu consumo. Quem adota os três componentes de um fluxo de caixa familiar, ou seja, incluindo a poupança, tem uma reserva de recursos que, se bem administrada, poderá ainda lhe ser uma fonte extra de renda, além de não depender do dinheiro dos bancos e incorrer em juros caso surja alguma despesa emergencial. A poupança é, ao mesmo tempo, uma reserva para segurança contra adversidades da vida e uma potencial fonte geradora de renda, possibilitando o planejamento financeiro de longo prazo. (GAVA, 2004, p. 09) Assim, reduzir os gastos requer mudanças de hábito de consumo e muita força de vontade, sendo necessários perseverança e obstinação, o que se obtém quando se tem objetivos bem específicos. (FASE, 2005, p. 48) Para que o consumidor possa ter o controle de seus gastos, o mesmo precisa praticar as seguintes ações: - fazer uma lista contendo suas prioridades para o consumo; - negociar dívidas; - praticar a economicidade; - reduzir o tempo das ligações telefônicas, energia, luz, água; - possuir apenas um cartão de crédito; - determinar objetivos e metas; - buscar novas soluções para aumentar a renda. Com isso, enfatiza-se que a principal motivação da elaboração de um Planejamento Financeiro Pessoal é a de deixar de fazer parte do contingente de pessoas que, por não conseguir honrar seus compromissos, perde o sono, reduz sua produtividade no trabalho, perde a graça pela vida. (FASE, 2005, p. 49)

10 VIII SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia CONSIDERAÇÕES FINAIS Através deste estudo observou-se que a área de finanças comportamentais surge com o intuito de analisar o comportamento de investidores em relação a percepção de riscos que o mercado oferece para tal investimento, contribuindo notoriamente para a prática racional das finanças pessoais. Como se percebe, falar de finanças comportamentais é ir ao encontro da subjetividade do indivíduo, dos seus anseios, das suas necessidades reais materiais e psicológicas -, da sua história e perspectivas de vida. A conjuntura econômica nacional e internacional muito contribuem para a tomada de decisões, mas o que mais motiva o indivíduo a tomá-las vai ao encontro das suas crenças e expectativas acerca do objeto. Ou seja, tomar decisões de consumo e investimento é resultado de um conjunto de confluências de conjunturas externas (economia, política, sociedade, etc) e sentimentos pessoais (expectativas, ansiedade, etc) do indivíduo. No entanto, cabe enfatizar que há um longo caminho para as concretizações desta área de conhecimento, pois muitas das teorias analisadas neste estudo não possuem compatibilidade com as teorias de finanças modernas, dificultando seu entendimento ou sua expansão como algo importante para o mercado atual. Assim, no Brasil, esta área ainda é pouco estudada, provada através da dificuldade em se encontrar trabalhos, artigos ou livros que abordam o assunto em específico e detalhado. Concluiu-se que o indivíduo, ao demonstrar controle das quantias recebidas e quantias gastas, pode aumentar sua qualidade de vida em relação a preocupação de possíveis endividamentos, pois o objetivo principal do planejamento financeiro pessoal é equilibrar receitas e despesas do indivíduo, de forma que haja superávit nas suas contas pessoais. 7. REFERENCIAS. BOA NOVA, Paulo. Mulher é maioria nos cartões. Estado de Minas, Belo Horizonte, 24 de maio de Caderno Economia, p.18. BODIE, Zvi; MERTON, Robert. Finanças. Porto Alegre: Bookman, BURR, B.B. Behavioral finance: more light shining on the whys of investing. Pensions & Investment, pp May 26, FASE Faculdade de Sergipe. A Socialização do Conhecimento e os Desafios da Modernidade. (2005) Disponível em: < Acesso em: 19/08/2010 GAVA, Fernando. As finanças pessoais: entendendo os problemas financeiros e balanceando o orçamento domestico Monografia faculdade de ciências econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, GRUSSNER, Paula. Administrando as finanças pessoais para criação de patrimônio. (2007) Disponível em: < Acesso em: 18/08/2010 JEGADEESH, N.; TITMAN, S. Returns to buying winners and selling losers: implications for stock market efficiency. Journal of Finance, v.48, p.65-91, KAHNEMAN, D.; TVERSKY, A. Prospect theory: an analysis of decision under risk. Econometrica, p , March, KIMURA, Herbert. Aspectos comportamentais associados às reações do mercado de capitais. Disponível em: < Acesso em: 18/08/2010

11 Powered by TCPDF ( VIII SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia LEVY, R. Relative Strength as a Criterion for Investment Strategies. Journal of Finance, v.22, p , OLIVEIRA, Eliane; SILVA, Sandra. Finanças comportamentais: um estudo sobre o perfil comportamental do investidor e do propenso investidor. Disponível em: < Acesso em: 18/08/2010 PEREIRA, Élvio. Administração financeira pessoal e o consumo: um estudo em três cidades mineiras. (2009) Disponível em: < Acesso em: 20/08/2010 PEREIRA, Glória Maria Garcia. A energia do dinheiro: estratégias para reestruturar sua vida financeira. Rio de Janeiro: Gente, SHEFRIN, H. M. Beyond greed and fear. Harvard Business School Press, SHLEIFER, A. Inefficient markets: an introduction to behavioral finance. New York, Oxford University Press, SOHSTEN, C. Como cuidar bem do seu dinheiro. Rio de Janeiro: Qualitymark, SLOVIC, P. Psychological study of human judgment: implications for investment decision making. Journal of Finance, v.27, p , STONER, James; FREEMAN, Edward. Administração. 5 edi. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, YOSHINAGA, Claudia. Finanças comportamentais: uma introdução. Disponível em: < _Finan%E7as_Comportamentais.PDF> Acesso em: 18/08/2010 ZERRENNER, S. A. Estudo Sobre as razões para a população de baixa renda Disssertação (Mestre em Ciências Administrativas) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL

PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL PESQUISA DIA DAS CRIANÇAS - NATAL Natal, setembro de 2015 1 Sumário 1. Aspectos Metodológicos... 3 2. Descrição dos Resultados... 4 Itens de comemoração... 4 Gastos com presente... 4 Local e quando compra...

Leia mais

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil

Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Oito em cada dez brasileiros não sabem como controlar as próprias despesas, mostra estudo do SPC Brasil Mais de um terço dos brasileiros desconhecem o valor das contas que vencem no próximo mês. Falta

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

Finanças Comportamentais: Um Estudo de Caso na FACSAL

Finanças Comportamentais: Um Estudo de Caso na FACSAL Finanças Comportamentais: Um Estudo de Caso na FACSAL Ana Carolina de Alcântara Graduanda do curso de Administração da Faculdade da Cidade de Santa Luzia kakazinha.alcantara@hotmail.com Cássia Karen de

Leia mais

judgment EM PERSPECTIVA:

judgment EM PERSPECTIVA: EM PERSPECTIVA: judgment As teorias de liderança geralmente estão baseadas em características individuais, como o carisma, influência, ética, entre outras, mas um determinante central da performance de

Leia mais

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA CARTILHA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ÍNDICE PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO Página 2 CRÉDITO Página 12 CRÉDITO RESPONSÁVEL Página 16 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SEUS FILHOS Página 18 PLANEJANDO SEU ORÇAMENTO O planejamento

Leia mais

POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO?

POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO? ORGANIZE SUA VIDA POR QUE PRECISAMOS SER RACIONAIS COM O DINHEIRO? - Para planejar melhor como gastar os nossos recursos financeiros QUAIS OS BENEFÍCIOS DE TER UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO? - Para que possamos

Leia mais

Com inflação e juros em alta, hora de fazer 'ajuste fiscal' em casa

Com inflação e juros em alta, hora de fazer 'ajuste fiscal' em casa Veículo: O Globo Data: 07/09/15 Com inflação e juros em alta, hora de fazer 'ajuste fiscal' em casa Em tempos de desaceleração da economia e inflação e juros em alta, a cada mês as famílias se deparam

Leia mais

Perfil de investimentos

Perfil de investimentos Perfil de investimentos O Fundo de Pensão OABPrev-SP é uma entidade comprometida com a satisfação dos participantes, respeitando seus direitos e sempre buscando soluções que atendam aos seus interesses.

Leia mais

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira

BANRIDICAS FINANCEIRAS. A sua cartilha sobre Educação Financeira BANRIDICAS FINANCEIRAS A sua cartilha sobre Educação Financeira Planejando seu orçamento Traçar planos e colocar tudo na ponta do lápis - não é tarefa fácil, mas também não é impossível. O planejamento

Leia mais

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento

Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 1/18 Curso CPA-10 Certificação ANBID Módulo 4 - Princípios de Investimento Pág: 2/18 Módulo 4 - Princípios de Investimento Neste módulo são apresentados os principais fatores para a análise de investimentos,

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DA EMPRESA BOMBRIL S.A.

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA DA EMPRESA BOMBRIL S.A. Universidade Federal do Pará Centro: Sócio Econômico Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Análise de Demonstrativos Contábeis II Professor: Héber Lavor Moreira Aluno: Roberto Lima Matrícula:05010001601

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

Educação Financeira As Cinco Regras mais Importante da Educação Financeira para Enfrentar a Crise. A Terceira é a Minha Favorita

Educação Financeira As Cinco Regras mais Importante da Educação Financeira para Enfrentar a Crise. A Terceira é a Minha Favorita Educação Financeira As Cinco Regras mais Importante da Educação Financeira para Enfrentar a Crise. A Terceira é a Minha Favorita Flávio José de Almeida Ferreira Fevereiro/2016 Sumário Introdução... 3 Educação

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1

CEAHS CEAHS. Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 CEAHS Breve descrição das disciplinas Grupo Disciplinas presenciais Créditos Mercado de Saúde 2 Mercado da Saúde Ética e aspectos jurídicos 1 Economia da Saúde 1 Processos e Sistemas em Saúde 2 Negócios

Leia mais

Motivar pessoas para o foco da organização

Motivar pessoas para o foco da organização PORTWAY Motivar pessoas para o foco da organização Série 4 pilares da liderança Volume 3 4 pilares da liderança Motivar pessoas para o foco da organização E m Julho de 2014, fui procurado por algumas diretoras

Leia mais

FINANÇAS PESSOAIS: VOCÊ SABE ADMINISTRÁ-LAS?

FINANÇAS PESSOAIS: VOCÊ SABE ADMINISTRÁ-LAS? PESQUISA COMPORTAMENTAL FINANÇAS PESSOAIS: VOCÊ SABE ADMINISTRÁ-LAS? PROCON GOIÁS GERÊNCIA DE PESQUISA E CÁLCULO JULHO/2009 OBJETIVO Mesmo através de orientações, fornecidas aos consumidores pela Superintendência

Leia mais

Os investimentos no Brasil estão perdendo valor?

Os investimentos no Brasil estão perdendo valor? 1. Introdução Os investimentos no Brasil estão perdendo valor? Simone Maciel Cuiabano 1 Ao final de janeiro, o blog Beyond Brics, ligado ao jornal Financial Times, ventilou uma notícia sobre a perda de

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

Gestão do Fluxo de Caixa em Épocas de Crise

Gestão do Fluxo de Caixa em Épocas de Crise Gestão do Fluxo de Caixa em Épocas de Crise Lucro que não gera caixa é ilusão "Se você tiver o suficiente, então o fluxo de caixa não é importante. Mas se você não tiver, nada é mais importante. É uma

Leia mais

Objetivos e Riscos. ...todo investimento envolve uma probabilidade de insucesso, variando apenas o grau de risco.

Objetivos e Riscos. ...todo investimento envolve uma probabilidade de insucesso, variando apenas o grau de risco. Objetivos e Riscos Antes de investir é necessário ter em mente que há risco em qualquer investimento. O mercado financeiro pode lhe ajudar a multiplicar a sua poupança (não necessariamente a conta de poupança,

Leia mais

Teoria da Decisão MÉTODOS QUANTITATIVOS DE GESTÃO

Teoria da Decisão MÉTODOS QUANTITATIVOS DE GESTÃO Teoria da Decisão MÉTODOS QUANTITATIVOS DE GESTÃO INTRODUÇÃO Todo problema de decisão envolve julgamento sobre um conjunto conhecido de alternativas; Informações Disponíveis (Dados) Conhecidos com certeza;

Leia mais

TRABALHO DE ECONOMIA:

TRABALHO DE ECONOMIA: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUIUTABA - FEIT INSTITUTO SUPERIOR DE ENSINO E PESQUISA DE ITUIUTABA - ISEPI DIVINO EURÍPEDES GUIMARÃES DE OLIVEIRA TRABALHO DE ECONOMIA:

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 3: Gerenciamento de dívidas Objetivo Auxiliar no gerenciamento de dívidas e de como quitá-las, conscientizando as pessoas da importância em diminui-las e de

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

PESQUISA SOBRE O USO DE CRÉDITO NO BRASIL MOSTRA QUE AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS ESTÃO MAIS SUJEITAS À INADIMPLÊNCIA

PESQUISA SOBRE O USO DE CRÉDITO NO BRASIL MOSTRA QUE AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS ESTÃO MAIS SUJEITAS À INADIMPLÊNCIA PESQUISA SOBRE O USO DE CRÉDITO NO BRASIL MOSTRA QUE AS CLASSES MENOS FAVORECIDAS ESTÃO MAIS SUJEITAS À INADIMPLÊNCIA Pesquisa realizada pelo SPC BRASIL a nível Brasil mostrou que há uma relação direta

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL

CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL CAPITAL DE GIRO: ESSÊNCIA DA VIDA EMPRESARIAL Renara Tavares da Silva* RESUMO: Trata-se de maneira ampla da vitalidade da empresa fazer referência ao Capital de Giro, pois é através deste que a mesma pode

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS ALCIDES DE SOUZA JUNIOR, JÉSSICA AMARAL DOS SANTOS, LUIS EDUARDO SILVA OLIVEIRA, PRISCILA SPERIGONE DA SILVA, TAÍS SANTOS DOS ANJOS ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Sustentabilidade x Desperdício

Sustentabilidade x Desperdício Sustentabilidade x Desperdício Alunos: Antônio Fernandes Margarida Késsia Daniele de Brito Nilmara Oliveira Introdução O tema consciência ambiental tem estado em alta no Brasil. A falta d água em vários

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Objetivos da comunicação

Objetivos da comunicação Prof. Edmundo W. Lobassi Use palavras simples, que todos compreendam, assim todos irão entendê-lo. (Prof. Edmundo W. Lobassi) 1 Estude algumas pesquisas e ouça pessoas experts, pois nada é mais importante

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 1: Orçamento

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 1: Orçamento Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 1: Orçamento Objetivo Conscientizar nossos clientes sobre a importância da organização financeira e do planejamento orçamentário como alicerce de conforto,

Leia mais

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos

Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Melhores práticas no planejamento de recursos humanos Planejamento Performance Dashboard Plano de ação Relatórios Indicadores Preparando a força de trabalho para o futuro Planejamento de recursos humanos

Leia mais

Desafios para a gestão do setor público no Ceará Liderança e Instituições

Desafios para a gestão do setor público no Ceará Liderança e Instituições Desafios para a gestão do setor público no Ceará Liderança e Instituições Banco Mundial 24 maio 2012 O exército da Macedônia era brilhante enquanto liderado por Alexandre......mas o exército romano era

Leia mais

Introdução. 1.1 Histórico

Introdução. 1.1 Histórico 1 Introdução 1.1 Histórico O mercado brasileiro, assim como os mercados da maioria dos países emergentes, tem se caracterizado pela crescente volatilidade e dependência do capital estrangeiro. A integração

Leia mais

APOSTILA DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS POR ÍNDICES PADRONIZADOS

APOSTILA DE AVALIAÇÃO DE EMPRESAS POR ÍNDICES PADRONIZADOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS PROGRAMA DE EXTENSÃO: CENTRO DE DESENVOLVIMENTO EM FINANÇAS PROJETO: CENTRO DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

PESQUISA DE JUROS. Estas reduções podem ser atribuídas aos fatores abaixo:

PESQUISA DE JUROS. Estas reduções podem ser atribuídas aos fatores abaixo: PESQUISA DE JUROS Após longo período de elevação das taxas de juros das operações de crédito, as mesmas voltaram a ser reduzidas em setembro/2014 interrompendo quinze elevações seguidas dos juros na pessoa

Leia mais

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES

TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) 16 Perguntas Importantes. 16 Respostas que todos os executivos devem saber. Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br) Administrador de Empresas graduado pela EAESP/FGV. É Sócio-Diretor

Leia mais

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar

Educação Financeira. Crédito Consignado. Módulo 2: Como Poupar Educação Financeira Crédito Consignado Módulo 2: Como Poupar Objetivo Dar dicas importantes para que nossos clientes consigam ter uma poupança e vivam com mais segurança e tranquilidade O conteúdo deste

Leia mais

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações 153 CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES 1. Conclusões e Recomendações Um Estudo de Caso, como foi salientado no capítulo Metodologia deste estudo, traz à baila muitas informações sobre uma

Leia mais

1. Uma situação na qual um comprador e um vendedor possuem informações diferentes sobre uma transação é chamada de...

1. Uma situação na qual um comprador e um vendedor possuem informações diferentes sobre uma transação é chamada de... 1. Uma situação na qual um comprador e um vendedor possuem informações diferentes sobre uma transação é chamada de... Resposta: Informações assimétricas caracterizam uma situação na qual um comprador e

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Março 2013

Relatório de Pesquisa. Março 2013 Relatório de Pesquisa SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Março 2013 SONDAGEM CONJUNTURAL DO VAREJO BRASILEIRO Pesquisa realizada pela CNDL e SPC Brasil. Foram ouvidos em todo o país 615 varejistas.

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO:

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO: Fichamento / /2011 MOTIVAÇÃO Carga horária 2 HORAS CONCEITO: É o desejo de exercer um alto nível de esforço direcionado a objetivos organizacionais, condicionados pela habilidade do esforço em satisfazer

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução.

PRAZOS E RISCOS DE INVESTIMENTO. Proibida a reprodução. Proibida a reprodução. A Planner oferece uma linha completa de produtos financeiros e nossa equipe de profissionais está preparada para explicar tudo o que você precisa saber para tomar suas decisões com

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

Qual é o risco real do Private Equity?

Qual é o risco real do Private Equity? Opinião Qual é o risco real do Private Equity? POR IVAN HERGER, PH.D.* O debate nos mercados financeiros vem sendo dominado pela crise de crédito e alta volatilidade nos mercados acionários. Embora as

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

A GESTÃO HOSPITALAR E A NOVA REALIDADE DO FINANCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA RENILSON REHEM SALVADOR JULHO DE 2006

A GESTÃO HOSPITALAR E A NOVA REALIDADE DO FINANCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA RENILSON REHEM SALVADOR JULHO DE 2006 A GESTÃO HOSPITALAR E A NOVA REALIDADE DO FINANCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA RENILSON REHEM SALVADOR JULHO DE 2006 No passado, até porque os custos eram muito baixos, o financiamento da assistência hospitalar

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros

PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros PESQUISA EDUCAÇÃO FINANCEIRA Orçamento Pessoal e Conhecimentos Financeiros Janeiro 2015 1. INTRODUÇÃO Quatro em cada dez consumidores consideram-se desorganizados financeiramente, mas sete em cada dez

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS 1. APRESENTAÇÃO: O objetivo deste documento é apresentar o Plano de Expansão Comercial, promovido pela Área Comercial da XYZS, deixando claro

Leia mais

Daniela Baldo Martins

Daniela Baldo Martins Daniela Baldo Martins O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NOS PEQUENOS COMÉRCIOS Como aproveitar os canais e ferramentas on-line para obter resultados nos negócios Universidade Metodista de São Paulo São Bernardo

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES

Elétrica montagem e manutenção ltda. AVALIAÇÃO DE COLABORADORES AVALIAÇÃO DE COLABORADORES RESUMO A preocupação com o desempenho dos colaboradores é um dos fatores que faz parte do dia-a-dia da nossa empresas. A avaliação de desempenho está se tornando parte atuante

Leia mais

Aspectos Sociais de Informática. Simulação Industrial - SIND

Aspectos Sociais de Informática. Simulação Industrial - SIND Aspectos Sociais de Informática Simulação Industrial - SIND Jogos de Empresas Utilizada com sucesso para o treinamento e desenvolvimento gerencial Capacita estudantes e profissionais de competência intelectual

Leia mais

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados

Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Motivos de transferência do negócio por parte dos franqueados Por Maria Teresa Somma Com o intuito de entender os motivos que levam franqueados a transferir o seu negócio, foi realizada uma pesquisa exploratória

Leia mais

QUEDA NO NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO DO CATARINENSE É ACOMPANHADA POR PEQUENA DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DAS DÍVIDAS

QUEDA NO NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO DO CATARINENSE É ACOMPANHADA POR PEQUENA DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DAS DÍVIDAS QUEDA NO NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO DO CATARINENSE É ACOMPANHADA POR PEQUENA DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DAS DÍVIDAS O percentual de famílias endividadas em Santa Catarina caiu de 93% em julho para 90% em agosto.

Leia mais

GESTÃO DO CRÉDITO: AVALIAÇÃO DO RISCO, E ANÁLISE PARA TOMADA DE DECISÃO DE CRÉDITO

GESTÃO DO CRÉDITO: AVALIAÇÃO DO RISCO, E ANÁLISE PARA TOMADA DE DECISÃO DE CRÉDITO Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 109 GESTÃO DO CRÉDITO: AVALIAÇÃO DO RISCO, E ANÁLISE PARA TOMADA DE DECISÃO DE CRÉDITO Claudinei Higino da Silva,

Leia mais

Gestão Empresarial. Aula 5. A Estrutura Estratégica. Modelo de Gestão. Missão da Empresa. Prof. Elton Ivan Schneider.

Gestão Empresarial. Aula 5. A Estrutura Estratégica. Modelo de Gestão. Missão da Empresa. Prof. Elton Ivan Schneider. Gestão Empresarial Aula 5 Prof. Elton Ivan Schneider tutoriacomercioexterior@grupouninter.com.br A Estrutura Estratégica Comércio Exterior Fornecedores Macro Ambiente Organizacional Ambiente Organizacional

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES SOBRE VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) Melhor método para avaliar investimentos 16 perguntas importantes 16 respostas que todos os executivos devem saber Francisco Cavalcante(f_c_a@uol.com.br)

Leia mais

A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA SOBRE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL

A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA SOBRE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA SOBRE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA INFANTIL ZUZA, Antonio. F. G. 1 PEREIRA, Gênesis. M. 2 SILVA, Mª Daniella. O. P. 3 LUCENA, Wenner G. L. 4 Resumo O presente resumo

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it!

Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional. www.gforit.org. it! Go for Bolsas de Estudos & Mobilidade Internacional www.gforit.org it! Discover the world. Os primeiros passos para estudar no exterior. Pesquisa e planejamento são cruciais para o sucesso de uma candidatura.

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II O que é o Índice de Treynor? Índice de Treynor x Índice de Sharpe Restrições para as análises de Sharpe e Trynor A utilização do risco

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos

Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Gerenciamento de Projetos Modulo VIII Riscos Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com Bibliografia* Project Management Institute. Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento

Leia mais

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar.

Guia do uso consciente do crédito. O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Guia do uso consciente do crédito O crédito está aí para melhorar sua vida, é só se planejar que ele não vai faltar. Afinal, o que é crédito? O crédito é o meio que permite a compra de mercadorias, serviços

Leia mais

cada fator e seus componentes.

cada fator e seus componentes. 5 CONCLUSÃO Conforme mencionado nas seções anteriores, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais são os fatores críticos de sucesso na gestão de um hospital privado e propor um modelo de gestão

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais

Construção de Modelos de Previsão de Risco de Crédito Utilizando Técnicas de Estatística Multivariada

Construção de Modelos de Previsão de Risco de Crédito Utilizando Técnicas de Estatística Multivariada MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Construção de Modelos de Previsão de Risco de Crédito Utilizando Técnicas de Estatística Multivariada Equipe

Leia mais

MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALlZAÇÃO

MOTIVAÇÕES PARA A INTERNACIONALlZAÇÃO Internacionalização de empresas brasileiras: em busca da competitividade Luis Afonso Lima Pedro Augusto Godeguez da Silva Revista Brasileira do Comércio Exterior Outubro/Dezembro 2011 MOTIVAÇÕES PARA A

Leia mais

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso

Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Como elaborar um Plano de Negócios de Sucesso Pedro João 28 de Abril 2011 Fundação António Cupertino de Miranda Introdução ao Plano de Negócios Modelo de Negócio Análise Financeira Estrutura do Plano de

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais