Porque é que é necessário ter padrões de rendimento em páginas?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Porque é que é necessário ter padrões de rendimento em páginas?"

Transcrição

1 Introdução Porque é que é necessário ter padrões de rendimento em páginas? O rendimento em páginas indica o número previsto de páginas que podem ser impressas com um cartucho de impressão. Ao longo do tempo, os fabricantes de impressoras e produtos multifunções (MFPs), incluindo a Ricoh, desenvolveram os seus próprios métodos para determinar os rendimentos dos cartuchos. Os custos dos consumíveis, como os cartuchos de toner e tinta, representam uma parte significativa do Custo Total de Propriedade (TCO - Total Cost of Ownership) e do Custo por Página (CPP - Cost Per Page) dos equipamentos de impressão. Estes custos têm uma importância cada vez maior na decisão de compra destes equipamentos. Por isso, a comparação dos rendimentos dos cartuchos de toner/tinta é uma consideração importante nesta decisão. Mas a existência de metodologias de teste diferentes dificultava a comparação objetiva dos produtos dos diferentes fabricantes. Foi então necessário estabelecer normas que permitissem que os clientes fizessem essas comparações. Este documento explica o seguinte: porque é que existem normas (/IEC) para rendimento de cartuchos em páginas; qual é a finalidade destes rendimentos de cartuchos de toner/tinta segundo as normas /IEC, que estão concebidas para a comparação do rendimento entre fabricantes e não para prever o rendimento real; como os testes /IEC são realizados; quais são os fatores que afetam o rendimento dos cartuchos de toner/tinta em relação ao rendimento oficial declarado; contratos transparentes com tudo incluído que a Ricoh oferece e que permitem transferir o risco do cliente para o fabricante.

2 As normas: e IEC A (Organização Internacional para a Normalização - International Organization for Standardization, sedeada em Genebra, Suíça) é uma entidade não governamental que desenvolve e publica normas internacionais. A IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional - International Electrotechnical Commission) é uma organização normalizadora internacional que prepara e publica normas internacionais para as tecnologias elétricas, eletrónicas e outras relacionadas. A colabora em todos os assuntos de normalização eletrotécnica com a IEC. A e a IEC desenvolveram normas para medição de rendimentos de cartuchos de impressão de: equipamentos de toner monocromático (P/B) equipamentos de toner a cores equipamentos de jato de tinta A Ricoh adotou estas normas.

3 Normas de rendimento de consumíveis /IEC (ordem alterada) Normas de rendimento de cartuchos de toner/tinta /IEC A norma /IEC (introduzida em 2004) está descrita originalmente assim: Método para determinar o rendimento de cartuchos de toner em impressoras eletrofotográficas monocromáticas (P/B) e equipamentos multifunções que incluam impressora do mesmo tipo. A norma /IEC (introduzida em 2006) está descrita originalmente assim: Método para determinar o rendimento de cartuchos de toner em impressoras a cores e equipamentos multifunções que incluam impressora do mesmo tipo. A norma /IEC (introduzida em 2006) está descrita originalmente assim: Método para determinar o rendimento de cartuchos de tinta em impressoras de jato de tinta a cores e equipamentos multifunções que incluam impressora do mesmo tipo.

4 Como funcionam os testes? É importante compreender que todo o processo de teste é realizado de forma controlada e exatamente conforme descrito. O interesse de seguir rigorosamente este processo é tornar o teste repetível e, consequentemente, tornar os resultados objetivos e comparáveis. Condições e parâmetros de teste /IEC A cobertura de toner, definida como sendo a percentagem da página que fica coberta com toner, é um fator importante para a medição do rendimento de um cartucho. A investigação demonstrou que a cobertura média das páginas a preto e branco é de 5% e que este valor não varia muito. Na verdade, a maioria varia entre 4 e 5%. O procedimento de teste para os cartuchos de preto (/IEC 19752) utiliza uma página de teste padrão. A cobertura de toner desta página é 5%. Esta página é impressa continuamente até o cartucho atingir o fim da vida útil. As páginas são impressas num modo de impressão semi-contínuo, com pausas apenas para o reabastecimento de papel.

5 Páginas de teste a cores Regra geral, a impressão a cores apresenta uma cobertura média das páginas superior e também maiores variações. Por conseguinte, os testes / IEC e utilizam cinco páginas padrão diferentes. Descrição das páginas: quatro documentos do tipo cliente e uma página de diagnóstico, que é utilizada para determinar o fim da vida útil do consumível de toner ou tinta; mistura de texto e gráficos, a preto e a cores, com diferentes quantidades de cobertura; aproximadamente 20% de cobertura (aproximadamente 5% para preto e para cada uma das três cores base - ciano, magenta e amarelo). impressas em conjunto, continuamente e em sequência até o cartucho atingir o fim da vida útil.

6 Impressoras/MFPs e cartuchos Cada teste de rendimento /IEC de tinta/toner é realizado com um mínimo de três equipamentos e um mínimo de três cartuchos por cor e por equipamento. No caso dos equipamentos mais recentes, os cartuchos são obtidos do próprio fabricante e de lotes de produção diferentes. No caso dos equipamentos não muito recentes, os cartuchos são obtidos no mercados, em várias fontes. Testar nove amostras de cada cartucho produz previsões de rendimento mínimo com um grau de confiança estatístico de 90%.

7 Condições ambientais Configuração do equipamento As impressoras e os MFPs são configurados de acordo com as instruções do fabricante utilizando as predefinições (máquina e controlador) do fabricante. Os equipamentos novos imprimem até consumirem totalmente um cartucho de toner antes de iniciarem o teste. Condições ambientais Os testes são efetuados num ambiente em que a temperatura e a humidade são mantidas dentro das tolerâncias aceitáveis: Intervalo de temperatura: 23 C ± 2 C (73 F ± 4 F) Intervalo de humidade: 50% ± 10% HR (Humidade Relativa)

8 Condições de Toner Out (Toner Acabou) A maior parte das impressoras e dos MFPs estão equipados com uma função Toner End (Toner Acabou) que termina o processo de impressão quando acionada. Se o fabricante recomendar a agitação do cartucho de toner, isso é feito quando aparece a mensagem Toner End, mas não mais de duas vezes. Após a segunda vez, o cartucho é substituído por um novo. Se aparecerem barras desvanecidas após a agitação do cartucho, mas antes de aparecer a mensagem Toner End, o cartucho é substituído por um novo. Se um equipamento não parar de imprimir quando apresentar Toner End, o cartucho é substituído assim que aparecerem barras desvanecidas no papel.

9 Rendimento em páginas no mundo real Evidentemente, os testes /IEC de rendimento de cartuchos são realizados de uma forma altamente controlada. Na prática, os utilizadores não deverão conseguir reproduzir as mesmas condições nos seus escritórios ou outros locais de trabalho. O teste de rendimento /IEC é efetuado com impressão contínua. Nem os maiores trabalhos de impressão podem ser comparados com este método de teste. Além disso, as impressoras e os MFPs podem não utilizar sempre as predefinições exigidas pelas normas /IEC de teste de rendimento de cartuchos. Isto significa que os rendimentos reais em páginas dependem significativamente de vários fatores. As páginas seguintes descrevem os fatores que afetam a utilização de cartuchos de toner ou tinta, resultando em rendimentos inferiores ou superiores ao rendimento declarado.

10 Cobertura da página A cobertura da página é, de longe, o fator que tem mais impacto no consumo de tinta/ toner e, consequentemente, no rendimento. Conforme explicado acima, pesquisas de indústria demonstraram que a cobertura média de uma página monocromática (P/B) varia entre 4 e 5%. Os documentos a cores costumam apresentar coberturas superiores e maiores variações. A cobertura real dos documentos dos clientes varia constantemente. Há ainda que considerar o facto de algum toner ou alguma tinta nunca chegar à folha de papel.

11 Páginas por trabalho Na fase inicial (1) e na fase final (2) de um ciclo de impressão, a maior parte dos equipamentos faz algumas verificações para, entre outras coisas, manter a densidade de imagem. Estas verificações também envolvem o consumo de tinta/toner. Assim, imprimir documentos de uma página consome em média mais toner por página do que imprimir documentos de várias páginas, porque são necessários mais ciclos iniciais e finais. O número de páginas por trabalho é o segundo fator que tem mais impacto no rendimento de um cartucho de tinta/toner. Em utilização real, o número de páginas por trabalho varia constantemente.

12 Percurso do papel O comprimento do percurso do papel também afeta o rendimento do cartucho de tinta/ toner: quando mais comprido for o percurso do papel, mais tempo tem de funcionar o motor de impressão. Nos testes de rendimento /IEC, são utilizadas as bandejas de alimentação e de saída predefinidas. Em utilização real, pode ser selecionada outra bandeja de papel que esteja mais afastada do motor de impressão. Quando é necessário imprimir nos dois lados, agrafar e/ou furar (finalizador), o percurso do papel é ainda maior.

13 Tempo de inatividade do equipamento Alguns equipamentos executam alguns ciclos a intervalos predefinidos quando estão inativos para manterem a qualidade do cartucho e evitarem obstruções de toner. Ainda que o número de ciclos seja mínimo, estes ciclos podem resultar numa pequena perda de toner. Consequentemente, os equipamentos que estão ligados durante muito tempo sem imprimir podem reduzir a quantidade de toner que está disponível para impressão.

14 Condições ambientais e calibração As mudanças das condições ambientais (temperatura e humidade) podem afetar o rendimento dos cartuchos de impressão. Alterações frequentes da humidade aumentam a necessidade de verificações do sistema (calibração e densidade de imagem) para manter a qualidade e a consistência de imagem. Estas verificações consomem toner. A frequência destas verificações depende do modelo de impressora/mfp.

15 Tratamento dos cartuchos no fim da vida útil O toner pode aderir à estrutura do cartucho. Para redistribuir o toner dentro do cartucho e garantir a máxima durabilidade deste, é aconselhável agitar o cartucho quanto surge a indicação Toner Low (Pouco Toner) ou quando as impressões começam a sair desvanecidas. Se esta ação recomendada não for efetuada e o cartucho de toner for substituído ao primeiro sinal de pouco toner, perder-se-á uma quantidade (significativa) de toner que ainda existe dentro do cartucho. O momento escolhido para agitar o cartucho (imediatamente após o aviso ou quando for visível no papel) também tem impacto. A quantidade de toner que ainda resta no cartucho quando surge a indicação Toner Low depende do modelo de impressora/mfp.

16 Definições de qualidade de impressão As definições de impressão (no controlador da impressora ou no painel de controlo do equipamento) também afetam o rendimento dos cartuchos. Muitos equipamentos dispõem de um modo Draft (Rascunho) ou Toner Saving (Poupança de Toner) que reduz o consumo de toner e aumenta o rendimento do cartucho. Existem também equipamentos que oferecem aos utilizadores a possibilidade de selecionar o método preferencial para reproduzir cinzentos, seja utilizando apenas o toner preto (K) ou utilizando uma combinação de toner ciano, magenta, amarelo e preto (CMY+K). A combinação (CMY+K) consome mais toner, mas resulta numa qualidade superior. Nos testes de rendimento /IEC, são utilizadas apenas as predefinições do controlador de impressão.

17 Fatores de rendimento em páginas para jato de tinta (Geljet) Paralelamente aos fatores que afetam o rendimento dos cartuchos de toner, temos os fatores que têm impacto no rendimento das impressoras de jato de tinta. Tal como no rendimento dos cartuchos de toner, a cobertura da página é um fator óbvio que afeta o rendimento dos cartuchos de jato de tinta (Geljet). Nota: Geljet é uma tecnologia exclusiva e relativamente nova da Ricoh e funciona de forma semelhante ao tradicional jato de tinta. Esta tecnologia tem duas grandes vantagens em relação ao jato de tinta tradicional: - a tinta (gel) utilizada pela Ricoh é resistente à água e aos raios UV. Isto significa que as imagens não desbotam devido à humidade e à exposição a luz (solar) direta ou indireta, o que permite utilizar as imagens por muito mais tempo do que as imagens produzidas com impressoras de jato de tinta tradicional.

18 Limpeza das cabeças de impressão Uma característica típica de um equipamento de jato de tinta é o processo de limpeza da cabeça de impressão. Este processo evita que a tinta seque no interior da cabeça de impressão (obstrução) e evita substituições prematuras. Este processo implica a passagem de tinta pelos orifícios da cabeça de impressão. Uma frequência de impressão elevada ajuda a garantir que a tinta flui corretamente na cabeça de impressão e reduz a frequência do processo de limpeza da cabeça de impressão. Se a frequência de impressão for baixa, são necessários mais processos de limpeza da cabeça de impressão entre trabalhos de impressão, o que consome tinta e reduz o rendimento do cartucho de tinta. A frequência deste processo e a possibilidade de o ativar manualmente depende do dispositivo.

19 Seleção do tipo de papel As definições de qualidade de impressão de um equipamento de jato de tinta têm muito mais impacto no rendimento dos cartuchos de tinta do que as definições equivalentes de um equipamento de toner. Quando melhoramos as definições de qualidade de impressão num equipamento de jato de tinta, estamos a aumentar a resolução de impressão. Isto implica mais passagens da cabeça de impressão. Embora isto possa aumentar (bastante) a qualidade de imagem, também aumenta o consumo de tinta, o que reduz o rendimento do cartucho de tinta e também a velocidade de impressão. Nos nossos equipamentos Geljet, a combinação de qualidade de impressão selecionada com o tipo de papel permite alterar a resolução de impressão entre dpi e dpi.

20 Conclusão As normas /IEC de rendimento em páginas ajudam a tomar melhores decisões de compra através de uma avaliação precisa e objetiva dos rendimentos dos cartuchos de toner e tinta. É importante referir que as normas de rendimento /IEC são concebidas para permitir a comparação de rendimentos entre fabricantes e não para prever a utilização real do cliente. A cobertura real de toner dos documentos do cliente, assim como o número de páginas por trabalho, varia constantemente. Por isso, as normas nunca podem ser utilizadas para prever o rendimento real nas instalações de um cliente. Também é importante referir que todos os fatores mencionados que afetam o rendimento dos cartuchos de toner/tinta se aplicam a todas as impressoras e todos os MFPs. Os outros fabricantes também estão a divulgar esta informação.

21 Contratos com tudo incluído Como já foi descrito neste documento, os custos de impressão reais são afetados por muitos fatores e isto dificulta a previsão do Custo por Página real por parte dos clientes. Para eliminar esta incerteza, a Ricoh oferece uma alternativa atrativa para a maior parte dos modelos: contratos com tudo incluído. Os contratos com tudo incluído oferecem um custo por página fixo. O comportamento dos utilizadores em matéria de impressão deixa de ser relevante com estes contratos, uma vez que o risco é transferido do cliente para o fabricante. Esta alternativa pode ser muito vantajosa para o cliente. A Ricoh é líder nesta área e nem todos os fabricantes oferecem contratos com tudo incluído. Perguntas: Se tiver dúvidas sobre o consumo de toner, tinta ou gel do seu equipamento após ler este documento, não hesite em contactar a Ricoh. Os nossos colaboradores estão disponíveis para conversar consigo sobre as alternativas que a Ricoh oferece para a maior parte das nossas impressoras e MFPs através de contratos com tudo incluído. Fim

Cartucho de tinta a cores original Brother Método de ensaio para determinar a quantidade de páginas anunciadas com base na norma ISO/IEC24711

Cartucho de tinta a cores original Brother Método de ensaio para determinar a quantidade de páginas anunciadas com base na norma ISO/IEC24711 Cartucho de tinta a cores original Brother Método de ensaio para determinar a quantidade de páginas anunciadas com base na norma ISO/IEC24711 Índice 1. Prefácio 2. A norma ISO/IEC em geral 3. A norma ISO/IEC24711

Leia mais

Suprimentos originais HP

Suprimentos originais HP Suprimentos originais HP Entendendo a função dos suprimentos HP na qualidade e confiabilidade da impressão. Cada vez que você utilizar suprimentos originais HP, terá impressos produzidos por componentes

Leia mais

Suprimentos 1. Cartuchos de toner. Imprimindo. Usando cores. Manuseio de papel. Manutenção. Solução de problemas. Administração.

Suprimentos 1. Cartuchos de toner. Imprimindo. Usando cores. Manuseio de papel. Manutenção. Solução de problemas. Administração. Cartuchos de toner Suprimentos 1 Aviso: Não toque no rolo do cartucho de toner, localizado sob a tampa. Tampa Sua impressora utiliza quatro cartuchos de toner separados, um para cada cor: ciano, amarelo,

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 5 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda você a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu

Leia mais

Curso de Tecnologia 1º semestre Introdução à Informática Professor: Gale. Thiago R. França: 06030860 Denis Brolesi: : 06030711

Curso de Tecnologia 1º semestre Introdução à Informática Professor: Gale. Thiago R. França: 06030860 Denis Brolesi: : 06030711 Curso de Tecnologia 1º semestre Introdução à Informática Professor: Gale Thiago R. França: 06030860 Denis Brolesi: : 06030711 Introdução: Há 4 tipos básicos de impressoras utilizados normalmente em escritórios,

Leia mais

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Cópia. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Cópia Este capítulo inclui: Cópia básica na página 3-2 Ajustando as opções de cópia na página 3-4 Configuração básica na página 3-5 Ajustes de imagem na página 3-9 Ajustes de posicionamento de imagem na

Leia mais

Tipos de cores. Entendendo as cores. Imprimindo. Usando cores. Manuseio de papel. Manutenção. Solucionando problemas. Administração.

Tipos de cores. Entendendo as cores. Imprimindo. Usando cores. Manuseio de papel. Manutenção. Solucionando problemas. Administração. Sua impressora permite que você se comunique em cores. As cores chamam a atenção, indicam respeito e agregam valor ao material ou às informações impressas. O uso de cor aumenta o público leitor e faz com

Leia mais

RICOH SP C250DN SP C250SF. Impressoras e multifunções A4 a cores de secretária. Cor Conetividade Duplex Wireless. + Copiador Scanner Fax.

RICOH SP C250DN SP C250SF. Impressoras e multifunções A4 a cores de secretária. Cor Conetividade Duplex Wireless. + Copiador Scanner Fax. Impressoras e multifunções A4 a cores de secretária RICOH SP C250DN Cor Conetividade Duplex Wireless SP C250SF + Copiador Scanner Fax SP C250DN SP C250SF 20 Cor, P&B 20 Cor, P&B folhas/ folhas/ minuto

Leia mais

Recomendações Importantes sobre as tintas Saturno

Recomendações Importantes sobre as tintas Saturno Recomendações Importantes sobre as tintas Saturno A Saturno é uma empresa com mais de 60 anos de experiência na fabricação de tintas e vernizes para diversos segmentos da comunicação visual e decoração

Leia mais

Impressora A4 a cores SP C440DN. Impressora SP C440DN. 40 ppm

Impressora A4 a cores SP C440DN. Impressora SP C440DN. 40 ppm Impressora A4 a cores SP C440DN Impressora SP C440DN 40 ppm A impressora a cores concebida para um desempenho completo Se tivesse de criar a impressora a cores perfeita para o seu escritório, seria a Ricoh

Leia mais

Auto-Suporte Perguntas Frequentes - FAQ

Auto-Suporte Perguntas Frequentes - FAQ Linha Tópico Produtos Objetivo Laser Mono Linha 2000 Funções do Drive de Impressão HL2140, HL2170W Conversão de dados do formato utilizado pelo computador para o formulário utilizado por uma impressora

Leia mais

Extrusão de tubos, cabos e fios

Extrusão de tubos, cabos e fios Sistemas de marcação e codificação Extrusão de tubos, cabos e fios Conhecemos os desafios únicos que você enfrenta em suas linhas de produção Mais que qualquer outro setor, a produção de fios, cabos ou

Leia mais

LANÇAMENTO 01/2012 GUIA DE LANÇAMENTO. Público Alvo. Força de Vendas Serviço Técnico Supply Chain (Cadeia de Suprimentos) Suporte Comercial

LANÇAMENTO 01/2012 GUIA DE LANÇAMENTO. Público Alvo. Força de Vendas Serviço Técnico Supply Chain (Cadeia de Suprimentos) Suporte Comercial LANÇAMENTO 01/2012 Impressora e Multifuncionais IMPRESSORA E MULTIFUNCIONAIS LASER MONOCROMÁTICAS SP 100 SP 100SU SP 100SF GUIA DE LANÇAMENTO Introdução Este Guia de Lançamento foi estruturado em seções

Leia mais

Printronix T5000r apoia Iniciativas de Sustentabilidade em conformidade com a ENER GY STAR ENERGY STAR ENERGY STAR e Equipamentos de Imagem

Printronix T5000r apoia Iniciativas de Sustentabilidade em conformidade com a ENER GY STAR ENERGY STAR ENERGY STAR e Equipamentos de Imagem Printronix T5000r apoia Iniciativas de Sustentabilidade em conformidade com a Por Andy Edwards, diretor de desenvolvimento de impressoras Térmicas/RFID, Printronix Sustentabilidade é a palavra da moda

Leia mais

Nota Técnica Entendendo o custo total de propriedade de um sistema de aplicação e de impressão de etiquetas

Nota Técnica Entendendo o custo total de propriedade de um sistema de aplicação e de impressão de etiquetas Nota Técnica Entendendo o custo total de propriedade de um sistema de aplicação e de impressão de etiquetas Uma visão informativa sobre os custos de longo prazo de um sistema LPA O investimento em um sistema

Leia mais

IMPRESSORA JACTO DE TINTA DE ALTA VELOCIDADE PARA PRODUÇÃO DE ETIQUETAS A CORES

IMPRESSORA JACTO DE TINTA DE ALTA VELOCIDADE PARA PRODUÇÃO DE ETIQUETAS A CORES IMPRESSORA JACTO DE TINTA DE ALTA VELOCIDADE PARA PRODUÇÃO DE ETIQUETAS A CORES >> CRIE ETIQUETAS PERSONALIZADAS >> REDUZA O CUSTO DE PRODUÇÃO DAS SUAS ETIQUETAS >> AJUSTE A CRIAÇÃO DAS ETIQUETAS AOS PRAZOS

Leia mais

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA 04) O que é uma Norma Aquilo que se estabelece como base ou medida para a realização

Leia mais

A opção ideal para imprimir de forma produtiva, versátil, fiável e económica.

A opção ideal para imprimir de forma produtiva, versátil, fiável e económica. 3030 3230 Tamanho A4/B4 Alta velocidade de Impressão Alta qualidade 300dpi X 600dpi Facilidade de uso Conetividade Produtividade, Conetividade, Poupança A opção ideal para imprimir de forma produtiva,

Leia mais

Special Effects for Print. Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic

Special Effects for Print. Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic Special Effects for Print Design em uma nova dimensão com o Process Metallic Color System por Color-Logic Process Metallic Color System O sistema Process Metallic Color System (Sistema de Cores Metálicas

Leia mais

Pro 8100S/8110S/ 8120S. Impressoras de Produção Digitais a Preto e Branco para Grandes Volumes de Impressão. Pro 8100S. Pro 8110S.

Pro 8100S/8110S/ 8120S. Impressoras de Produção Digitais a Preto e Branco para Grandes Volumes de Impressão. Pro 8100S. Pro 8110S. Pro 8100S/8110S/ 8120S Impressoras de Produção Digitais a Preto e Branco para Grandes Volumes de Impressão Pro 8100S 95 ppm Preto & Branco Pro 8110S 110 ppm Preto & Branco Pro 8120S 135 ppm Preto & Branco

Leia mais

Desenvolvida para aplicações industriais a BLUEMARK LED tem uma aparência amigável, limpa e silenciosa para o uso em escritórios.

Desenvolvida para aplicações industriais a BLUEMARK LED tem uma aparência amigável, limpa e silenciosa para o uso em escritórios. INDUSTRIAL CONNECTION TECHNOLOGY FAQ 1. O que é a BLUEMARK LED? É uma impressora com tecnologia Ultra-Violeta (UV) desenvolvida pela Phoenix Contact que realizam gravações em cartelas plásticas para a

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - IFCH DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO ECONÔMICO DEPE CENTRO TÉCNICO ECONÔMICO DE ASSESSORIA EMPRESARIAL - CTAE

Leia mais

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda.

Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. PERSPECTIVA Consultores Associados Ltda. Sistema para Visualização dos Resultados de Pesquisas de Clima Organizacional Manual do Usuário Este documento é de autoria da PERSPECTIVA Consultores Associados

Leia mais

Impressora multifunções digital a cores. Copiador Impressora Fax Scanner P&B. P&B Cor

Impressora multifunções digital a cores. Copiador Impressora Fax Scanner P&B. P&B Cor Impressora multifunções digital a cores Copiador Impressora Fax Scanner MP C4502 MP C5502 P&B 45 Cor 55 ppm ppm P&B Cor Tenha hoje a solução documental de amanhã Os MP C4502AD/MP C4502SPDF/MP C5502AD/MP

Leia mais

A próxima geração da impressão doméstica, com mais versatilidade

A próxima geração da impressão doméstica, com mais versatilidade A próxima geração da impressão doméstica, com mais versatilidade Ao início de 2009, a HP lançou sua nova geração de tecnologia de impressão: um inovador sistema de 4 ou 5 tintas que oferece melhor qualidade

Leia mais

Para os utilizadores do RICOH Smart Device Connector: Configurar o equipamento

Para os utilizadores do RICOH Smart Device Connector: Configurar o equipamento Para os utilizadores do RICOH Smart Device Connector: Configurar o equipamento CONTEÚDO 1. Para todos os Utilizadores Introdução...3 Como Ler Este Manual...3 Marcas Comerciais...4 O que é o RICOH Smart

Leia mais

Impressora multifunções digital P&B. Copiador Impressora Fax Scanner

Impressora multifunções digital P&B. Copiador Impressora Fax Scanner Impressora multifunções digital P&B Copiador Impressora Fax Scanner MP 4002AD/SP MP 5002AD/SP 40 P&B 50 ppm ppm P&B Soluções inteligentes para uma excelente produtividade No actual contexto de trabalho

Leia mais

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398X-R1 - UPS 600-1000-1600VA 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 1.3 Ligar a UPS... 3 2.0 Software

Leia mais

Impressoras Multifunções

Impressoras Multifunções 2011 Impressoras Multifunções Manual de Procedimentos Ctec ESES 13 08 2011 Impressoras Multifunções INDICE LIBERTAR AS IMPRESSÕES, COPIAR OU DIGITALIZAR 3 EFECTUAR CÓPIAS 5 EFECTUAR DIGITALIZAÇÕES ATRAVÉS

Leia mais

X84-X85 Scan/Print/Copy

X84-X85 Scan/Print/Copy X84-X85 Scan/Print/Copy Introdução Junho de 2002 www.lexmark.com Declaração sobre informações de compatibilidade da FCC (Federal Communications Commission) Este produto está em conformidade com os limites

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Referência de cores Fiery

Referência de cores Fiery 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 11 de junho de 2014 Conteúdo 3 Conteúdo Introdução à referência de cores

Leia mais

Manipulação Digital de Imagens Recursos Básicos de Tratamento

Manipulação Digital de Imagens Recursos Básicos de Tratamento Manipulação Digital de Imagens Recursos Básicos de Tratamento 1 Antes de mais nada, é extremamente necessário lembrar que para tratar uma imagem é necessário que o monitor de seu computador esteja calibrado

Leia mais

Explicação, Vantagens e Comparação com Sistemas de Prova Tradicionais

Explicação, Vantagens e Comparação com Sistemas de Prova Tradicionais Livro branco: PROVA DIGITAL Explicação, Vantagens e Comparação com Sistemas de Prova Tradicionais O presente livro branco introduz a prova digital e explica o seu valor para a obtenção de cores consistentes

Leia mais

Impressoras. Prof. Rafael Sandim

Impressoras. Prof. Rafael Sandim Impressoras Prof. Rafael Sandim Impressoras É um periférico Pode ser conectado a um computador ou a uma rede de computadores É um dispositivo de saída que tem como função: Imprimir textos Imprimir gráficos

Leia mais

Tolerância dimensional

Tolerância dimensional Tolerância dimensional Introdução É muito difícil executar peças com as medidas rigorosamente exatas porque todo processo de fabricação está sujeito a imprecisões. Sempre acontecem variações ou desvios

Leia mais

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales

MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales MANUAL ARTSOFT Mobile Pre Sales INDÍCE O que é?... 3 Como se configura?... 3 ARTSOFT... 3 ANDROID... 3 Login... 4 Home... 5 Funcionalidades... 6 Sincronização... 6 Contas... 7 Consultas... 7 Resumos...

Leia mais

Manual Software Controle de Jukebox. Manual. Software Controle de Jukebox

Manual Software Controle de Jukebox. Manual. Software Controle de Jukebox Manual Software Controle de Jukebox Versão 1.0 2014 Sumário 1. Principais Características... 2 2. Software Controle de Jukebox... 3 I. Tela Principal... 4 1 Data Cobrança... 4 2 Linha... 4 3 Cobrador...

Leia mais

Seu manual do usuário HP LASERJET 4050 http://pt.yourpdfguides.com/dref/901785

Seu manual do usuário HP LASERJET 4050 http://pt.yourpdfguides.com/dref/901785 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

Item 01 - Impressora Laser Monocromática

Item 01 - Impressora Laser Monocromática Item 01 - Impressora Laser Monocromática 1 apacidade e manuseio de papel impressora deve ter três bandejas de entrada. G H apacidade máxima de entrada na bandeja 1 igual ou superior a 50 apacidade máxima

Leia mais

Relatório de teste personalizado

Relatório de teste personalizado Relatório de teste personalizado Comparação do rendimento de páginas / Avaliação de confiabilidade JUNHO de 2012 Cartuchos de impressão a jato de tinta originais da HP versus cartuchos recarregados de

Leia mais

Série Rho P10 As mais versáteis e produtivas impressoras UV de 10 picolitros da sua classe

Série Rho P10 As mais versáteis e produtivas impressoras UV de 10 picolitros da sua classe PT Série Rho P10 As mais versáteis e produtivas impressoras UV de 10 picolitros da sua classe As impressoras de jato de tinta da série Rho P10 definem o padrão de qualidade para impressoras industriais.

Leia mais

Curso Avançado de Manutenção e Reparo em Impressoras e Copiadoras (Inicio em 08/08/2011)

Curso Avançado de Manutenção e Reparo em Impressoras e Copiadoras (Inicio em 08/08/2011) 1 de 8 12/8/2011 01:26 Curso Avançado de Manutenção e Reparo em Impressoras e Copiadoras (Inicio em 08/08/2011) Cursos EAD CAMRIC Recursos Módulo 5 - Bulk Ink Epson (Sistema Contínuo de Tinta) Seguir para...

Leia mais

A solução perfeita para produzir discos de alta qualidade.

A solução perfeita para produzir discos de alta qualidade. A solução perfeita para produzir discos de alta qualidade. Sistema automático de gravação e impressão de CDs e DVDs Produtoras de Discos PP-100 e PP-50 A escolha certa para a edição e impressão profissional

Leia mais

Aficio SP 3400SF/SP 3410SF da Ricoh MFP de Mesa a Laser em PB O Centro de Trabalho Completo. ersátil. compacta. cessível. Perguntas Frequentes

Aficio SP 3400SF/SP 3410SF da Ricoh MFP de Mesa a Laser em PB O Centro de Trabalho Completo. ersátil. compacta. cessível. Perguntas Frequentes Aficio SP 3400SF/SP 3410SF da Ricoh MFP de Mesa a Laser em PB O Centro de Trabalho Completo ersátil compacta cessível Perguntas Frequentes A AFICIO SP 3400SF/SP3410SF4210N DA RICOH PERGUNTAS FREQUENTES

Leia mais

Métodos de marcação direta de peças. Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais

Métodos de marcação direta de peças. Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais Guia técnico Métodos de marcação direta de peças Identificação legível de máquina para indústrias automotivas e aeroespaciais A prática da Marcação Direta de Peças (DPM) é utilizada em muitas indústrias

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Seleção do método de codificação correto para os códigos de barras em caixas, pacotes e embalagens termorretráteis

Seleção do método de codificação correto para os códigos de barras em caixas, pacotes e embalagens termorretráteis Nota Técnica Seleção do método de codificação correto para os códigos de barras em caixas, pacotes e embalagens termorretráteis O seu guia para viabilizar resultados ideais envolvendo códigos de barras

Leia mais

Segurança do usuário. Segurança elétrica. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Segurança do usuário. Segurança elétrica. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Segurança do usuário Seu sistema e os suprimentos recomendados foram projetados e testados para atender a exigências de segurança rígidas. A atenção às seguintes informações garantirá uma operação contínua

Leia mais

Fornece novos benefícios para o mercado postal

Fornece novos benefícios para o mercado postal Entrega de Pacotes e Encomendas Classificação de correspondências e pacotes Vantage TM Sorting Solution Classificadora flexível e de alta velocidade Fornece novos benefícios para o mercado postal A classificadora

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas FT2 FICHA DE TRABALHO - IMPRESSORAS José Vitor Nogueira Santos Mealhada, 2009 1. INTRODUÇÃO: Impressora ou Dispositivo

Leia mais

QualityLogic. Estudo de comparação de confiabilidade Cartuchos de toner HP LaserJet x Marcas remanufaturadas. Resumo executivo

QualityLogic. Estudo de comparação de confiabilidade Cartuchos de toner HP LaserJet x Marcas remanufaturadas. Resumo executivo QualityLogic Estudo de comparação de confiabilidade Cartuchos de toner HP LaserJet x Marcas remanufaturadas 2008 Resumo executivo Em 2008, a QualityLogic conduziu um estudo encomendado pela Hewlett-Packard

Leia mais

Série SureColor SC-F Series - impressoras de sublimação de tinta ALTO DESEMPENHO, ACABAMENTOS SUPERIORES

Série SureColor SC-F Series - impressoras de sublimação de tinta ALTO DESEMPENHO, ACABAMENTOS SUPERIORES Série SureColor SC-F Series - impressoras de sublimação de tinta ALTO DESEMPENHO, ACABAMENTOS SUPERIORES A SOLUÇÃO DE IMPRESSÃO EM TÊXTIL COMPLETA Desde o hardware e a tinta aos suportes de impressão e

Leia mais

Ano letivo 2014/2015. Planificação da disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação 8º ano. Domínio: Comunicação e Colaboração CC8

Ano letivo 2014/2015. Planificação da disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação 8º ano. Domínio: Comunicação e Colaboração CC8 Ano letivo 2014/2015 Planificação da disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação 8º ano Domínio: Comunicação e Colaboração CC8 Aulas Previstas Semestre 32 Subdomínio: Conhecimento e utilização

Leia mais

Digitalização para PC

Digitalização para PC 1 Criarumperfildedigitalização... 2 Usar o utilitário ScanBack....................... 2 UseaspáginasdaWebnoMarkNet... 4 Personalizar configurações de parapc... 7 Criar um perfil de digitalização parapc

Leia mais

Verificar o conteúdo da embalagem

Verificar o conteúdo da embalagem Verificar o conteúdo da embalagem suporte de papel CD-ROM do guia do Utilizador e do software da impressora pacote de tinteiros (contém tinteiros a cores e preto.) Utilização diária Instalação cabo de

Leia mais

OCR AccuRead. Guia do administrador

OCR AccuRead. Guia do administrador OCR AccuRead Guia do administrador Abril de 2015 www.lexmark.com Conteúdo 2 Conteúdo Visão geral...3 Aplicativos suportados...3 Formatos e idiomas suportados...4 Desempenho do OCR...4 Documentos de exemplo...6

Leia mais

Cartuchos HP 10 / 11 / 12 / 13 e 88 - Procedimentos de recondicionamento (Guia do Reciclador Set 2012)

Cartuchos HP 10 / 11 / 12 / 13 e 88 - Procedimentos de recondicionamento (Guia do Reciclador Set 2012) Cartuchos HP 10 / 11 / 12 / 13 e 88 - Procedimentos de recondicionamento (Guia do Reciclador Set 2012) Cartucho C4800A Preto C4802A Ciano C4802A Magenta C4843A Amarelo C4840A Preto C4841A Ciano C4842A

Leia mais

ThyssenKrupp Elevadores

ThyssenKrupp Elevadores ThyssenKrupp Elevadores ,, Temos à sua disposição uma rede de delegações que nos permite estar próximos dos nossos clientes. Todos os nossos colaboradores são formados e estão empenhados em fornecer um

Leia mais

Videojet 9550 com tecnologia Intelligent Motion. Impressora e Aplicadora de Etiquetas

Videojet 9550 com tecnologia Intelligent Motion. Impressora e Aplicadora de Etiquetas Projeto inteligente: redução de custos, erros e tempo de inatividade não planejado Impressora e Aplicadora de Etiquetas Videojet 9550 com tecnologia Intelligent Motion Uma revolução na impressão e aplicação

Leia mais

Jato de tinta contínuo Impressoras Série 1000

Jato de tinta contínuo Impressoras Série 1000 arcação e codificação inteligente produtividade simplificada Jato de tinta contínuo Impressoras Série 1000 Série Videojet 1000 elhorando a produtividade com tecnologia de última geração. As impressoras

Leia mais

Gerenciamento de Impressões

Gerenciamento de Impressões Gerenciamento de Impressões Junte se ao prático! Gerenciamento de Impressão É a terceirização de todo o processo de impressão dentro da empresa, ou seja do ambiente de produção de documentos: impressoras,

Leia mais

Porque as. cores mudam?

Porque as. cores mudam? Porque as cores mudam? O que são cores? As cores não existem materialmente. Não possuem corpo, peso e etc. As cores correspondem à interpretação que nosso cérebro dá a certo tipo de radiação eletro-magnética

Leia mais

Procedimento de anexação de peças e envio

Procedimento de anexação de peças e envio 2014 Manual prático de Ajuizamento de Petições Intercorrentes Portal Processual Eletrônico Procedimento de anexação de peças e envio Orientações gerais para anexar arquivos e enviar petições intercorrentes

Leia mais

Configurando Color Sttings - no CS3 Shift + Ctrl + K

Configurando Color Sttings - no CS3 Shift + Ctrl + K GCR Photoshop CS3 Cores Digitais Primeiramente, vamos entender como é possível substituir o CMY por preto apenas nas áreas cinzas e escuras sem influenciar nas outras cores da foto. Quando um scanner captura

Leia mais

PROTOCOLO DO 2º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA

PROTOCOLO DO 2º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PROTOCOLO DO 2º PROGRAMA DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA PROGRAMA DE COMPARAÇÃO INTERLABORATORIAL DE CALIBRAÇÃO NA ÁREA DE ELETRICIDADE NAS INSTALAÇÕES PERMANENTES Rodada 01 Revisão 02 30 de OUTUBRO de 2015

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PEDIDO DE PATENTE

INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PEDIDO DE PATENTE INFORMAÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE UM PEDIDO DE PATENTE O presente trabalho constitui-se numa síntese da Legislação em vigor, destinando-se ao auxílio dos usuários no preparo de um pedido de patente.

Leia mais

Orientações para Solicitantes de Certificados

Orientações para Solicitantes de Certificados Sistema de Gestão de Certificados Eletrônicos Orientações para Solicitantes de Certificados Organizadores de evento Introdução Este material foi elaborado no sentido de informar aos organizadores de eventos

Leia mais

A metodologia proposta pela WEG para realizar este tipo de ação será apresentada a seguir.

A metodologia proposta pela WEG para realizar este tipo de ação será apresentada a seguir. Eficiência Energética Buaiz Alimentos 1 CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA Nome fantasia: Buaiz Alimentos Ramo de atividade: Alimentício Localização: Vitória / ES Estrutura tarifária: Horo-sazonal Azul A4 Demanda

Leia mais

Custo Total de Exploração para Centro de Dados e Infraestrutura

Custo Total de Exploração para Centro de Dados e Infraestrutura Custo Total de Exploração para Centro de Dados e Infraestrutura White Paper #6 Revisão 2 Resumo Nesta comunicação é descrito um método melhorado para medir o Custo Total de Exploração (TCO) da infraestrutura

Leia mais

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2

Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Leia-me Criação de perfis de saída personalizados para a controladora de impressão Fiery usando o Fiery Color Profiler Suite: System 9R2 Este documento descreve o processo de criação de um perfil de saída

Leia mais

Seu manual do usuário LEXMARK E210 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1259082

Seu manual do usuário LEXMARK E210 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1259082 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Atlas Copco. Arrefecedores finais, separadores de água e sistemas de purga COMPLETO, FÁCIL DE INSTALAR E MUITO ECONÓMICO

Atlas Copco. Arrefecedores finais, separadores de água e sistemas de purga COMPLETO, FÁCIL DE INSTALAR E MUITO ECONÓMICO Atlas Copco Arrefecedores finais, separadores de água e sistemas de purga COMPLETO, FÁCIL DE INSTALAR E MUITO ECONÓMICO Uma gama de arrefecedores finais efectivos e de separadores de água em conformidade

Leia mais

LOCALIZADORES AVANÇADOS DE CABOS E CONDUTAS SUBTERRADAS SISTEMA ULTRA

LOCALIZADORES AVANÇADOS DE CABOS E CONDUTAS SUBTERRADAS SISTEMA ULTRA LOCALIZADORES AVANÇADOS DE CABOS E CONDUTAS SUBTERRADAS SISTEMA ULTRA A complexidade de serviços subterrados, tais como cabos elétricas, condutas de água, cabos de telecomunicações, etc. aumenta cada vez

Leia mais

Memória da impressora

Memória da impressora Memória da impressora Gerenciando a memória 1 Sua impressora vem com, pelo menos, 32 MB de memória. Para determinar a quantidade de memória instalada atualmente em sua impressora, selecione Imprimir Menus

Leia mais

Especificações da impressora 1

Especificações da impressora 1 Especificações da impressora 1 Recursos padrão Recurso Método de impressão Tratabilidade de impressão Velocidade máxima de impressão simples (mono/cor) Velocidade máxima de impressão frente e verso (mono/cor)

Leia mais

Problemas de impressão. Qualidade de impressão. Alimentação do papel

Problemas de impressão. Qualidade de impressão. Alimentação do papel Resolvendo da impressora Alguns da impressora são fáceis de corrigir. Se a sua impressora não está respondendo, primeiro certifique-se de que: A impressora esteja ativada O cabo de alimentação esteja conectado

Leia mais

MÁQUINAS DE EQUILÍBRIO

MÁQUINAS DE EQUILÍBRIO MÁQUINAS DE EQUILÍBRIO MFPINTO IMPORT. EXPORT. DE PEÇAS, S.A. CMT - 47 Tr Polimer A CMT - 47 Tr Polimer, é uma máquina de equilíbrio de última geração. Esta máquina possibilita o equilíbrio de um elevado

Leia mais

Comunicado de imprensa

Comunicado de imprensa Comunicado de imprensa Multifuncionais PIXMA MP550 e PIXMA MP560 oferecem impressão inteligente e de elevada qualidade a utilizadores domésticos e amantes de fotografia PIXMA MP550 PIXMA MP560 Lisboa,

Leia mais

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424

Digitalização. Copiadora e Impressora WorkCentre C2424 Digitalização Este capítulo inclui: Digitalização básica na página 4-2 Instalando o driver de digitalização na página 4-4 Ajustando as opções de digitalização na página 4-5 Recuperando imagens na página

Leia mais

MFC J6510DW. Multifuncional Color A3 Completa Tecnologia Jato de Tinta - Série Profissional

MFC J6510DW. Multifuncional Color A3 Completa Tecnologia Jato de Tinta - Série Profissional MFC J6510DW Multifuncional Color A3 Completa Tecnologia Jato de Tinta - Série Profissional Resumo Lançamento MFC-J6510DW Mercado Brasileiro Laser color A3 Características do produto O Produto Principais

Leia mais

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT Papel Fotográfico Glossy Paper Tipo: 115 gramas / 135 gramas / 150 gramas / 120 gramas / 180 gramas / 180 gramas Premium / 230 gramas /

Leia mais

A avaliação da incerteza do tipo B. Segundo o Guia para Expressão da Incerteza na Medição (Joint Commitee for Guides

A avaliação da incerteza do tipo B. Segundo o Guia para Expressão da Incerteza na Medição (Joint Commitee for Guides A avaliação da incerteza do tipo B Segundo o Guia para Expressão da Incerteza na Medição (Joint Commitee for Guides in Metrology, 2008a), em condições ideais, todas as incertezas em laboratório seriam

Leia mais

Toners e Tambores Catálogo. Os consumíveis genuínos da Canon fazem toda a diferença

Toners e Tambores Catálogo. Os consumíveis genuínos da Canon fazem toda a diferença Toners e Tambores Catálogo Os consumíveis genuínos da Canon fazem toda a diferença Procura qualidade, fiabilidade e consistência de impressão? Escolha os toners e tambores da Canon, criados mesmo à medida

Leia mais

Comunicado de imprensa

Comunicado de imprensa Comunicado de imprensa Alta performance e eficência energética Novas Impressoras e multifuncionais I-SENSYS para PMEs e grupos de trabalho i-sensys LBP6300dn i-sensys LBP6650dn i-sensys MF5880dn i-sensys

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

40GBASE-T um salto quântico para os data centers

40GBASE-T um salto quântico para os data centers PRESS RELEASE 40GBASE-T um salto quântico para os data centers R&M: Espera-se do novo padrão vantagens económicas imbatíveis/ Lances com cabos de cobre em breve para lidar com velocidades de 40 Gigabit

Leia mais

Sistemas de codificação a laser de fibra

Sistemas de codificação a laser de fibra Contraste de marcação superior a uma alta velocidade em matéria plástica e metais robustos Guia de amostra de codificação e marcação Sistemas de codificação a laser de fibra Realizar marcações a laser

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TERESA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TERESA Pregão Presencial Nº 000091/2015 Abertura 15/6/2015 09:00 Processo 004522/2015 00001 - LOTE 01 IMPRESSORA LASER POLICROMATICA TIPO 1 (UM) - PORTARIA 255/2013 (IMPRESSORA LASER POLICROMÁTICA VELOCIDADE

Leia mais

Guia de Instruções de Trabalho

Guia de Instruções de Trabalho Guia de Instruções de Trabalho Este guia foi desenvolvido para orientá-lo durante o processo de produção de arte para ser enviada à Gráfica Manchester. Siga as instruções para que não tenha problemas de

Leia mais

Multifuncional Laser Colorida Samsung CLX-3160FN. / Colorido. Fácil de Toner

Multifuncional Laser Colorida Samsung CLX-3160FN. / Colorido. Fácil de Toner imagine tudo simples em cores Imagine uma solução em cores com tudo incluído para sua empresa. Esta multifuncional laser colorida CLX-3160FN imprime, digitaliza, copia e envia fax de maneira simples e

Leia mais

Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001

Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001 Manual de Operação Balança Eletrônica Mod: EB 2001 1 Descrição: A balança eletrônica produzida por nossa empresa utiliza tecnologia de ponta, baixo consumo de energia e conversores analógicos/digitais

Leia mais

Thomas Hub Guia do Utilizador

Thomas Hub Guia do Utilizador Thomas Hub Guia do Utilizador O seu novo e melhorado sistema de apoio à decisão sobre pessoas Descubra a forma simples e rápida de diagnosticar e desenvolver o Capital Humano Acompanhe-nos 1 Guia do Utilizador

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REMANUFATURA DO CARTUCHO HP LASERJET P2035 2055

INSTRUÇÕES PARA A REMANUFATURA DO CARTUCHO HP LASERJET P2035 2055 INSTRUÇÕES PARA A REMANUFATURA DO CARTUCHO HP LASERJET P2035 2055 CARTUCHO DE TONER HP LASERJET P2035 2055 REMANUFATURANDO O CARTUCHO DE TONER HP P2035/2055 Por Mike Josiah e pessoal técnico em UniNet

Leia mais

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT

Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT Recomendações sobre papel fotográfico importado pela MASTERPRINT Papel Fotográfico Glossy Paper Tipo: 115 gramas / 135 gramas / 150 gramas / 120 gramas / 180 gramas / 180 gramas Premium / 230 gramas /

Leia mais

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Anexo IV PLANILHA DESCRITIVA DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Requisito Descrição 6.1 - Produtos de Hardware 6.1.1. GRUPO 1 - IMPRESSORA TIPO I (MONOCROMÁTICA 20PPM - A4) 6.1.1.1. TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 6.1.1.1.1.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA METROLOGIA NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

A IMPORTÂNCIA DA METROLOGIA NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE A IMPORTÂNCIA DA METROLOGIA NO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ESTE MATERIAL É EXCLUSIVO PARA USO EM TREINAMENTOS / CURSOS DA ESTATICA. CÓPIAS SOMENTE COM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR. METROLOGIA Ciência da medição

Leia mais

imagine alto desempenho com máxima eficiência

imagine alto desempenho com máxima eficiência imagine alto desempenho com máxima eficiência Imagine uma impressora laser colorida que maximiza os resultados e reduz o custo total de operação. A CLP-610ND/ 660ND proporciona um baixo custo por página,

Leia mais

Largura: 142 a 216 mm/comprimento: 148 a 356 mm. Voltado para baixo: 250 folhas de 80 g/m 2 (papel bond)

Largura: 142 a 216 mm/comprimento: 148 a 356 mm. Voltado para baixo: 250 folhas de 80 g/m 2 (papel bond) Especificações Este capítulo descreve as especificações desta máquina, entre as quais várias funções. Este capítulo inclui: Especificações gerais Especificações da impressora Especificações do scanner

Leia mais