Tutorial OPENCIM. Parte 2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tutorial OPENCIM. Parte 2"

Transcrição

1 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing 1 Tutorial OPENCIM Parte 2 Máquinas, peças e equipamentos

2 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing 2 Página em branco

3 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing 3 1 MACHINE DEFINITION CAMPOS E BOTÕES DO MACHINE DEFINITION BOTÕES CAMPOS MACHINE PROCESS TABLE PART DEFINITION CAMPOS BOTÕES PART PROCESS TABLE DEFININDO O SUPPLIED, O PRODUCT E O PHANTOM PART SUPPLY PHANTOM PART PRODUCT CRIANDO E DEFININDO O STORAGE EXECUTANDO PELA PRIMEIRA VEZ O STORAGE DEFINTION ADICIONADO UM TEMPLATE DE MATÉRIA-PRIMA UTILIZANDO O MRP CUSTOMER ORDER DEFININDO UM CLIENTE DEFININDO UMA CUSTOMER ORDER MANUFACTURING ORDER DEFININDO UM MANUFACTURING ORDER PURCHASE ORDER...14

4 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing Machine Definition No Machine Definition vamos definir os processos das máquinas e equipamentos do CIM. A figura abaixo mostra a tela com explicações dos principais campos e botões Máquina ou equipamento setado que foi inserido no Virtual CIM Tipo de máquina: - Controle de qualidade - Storage e outros Esse número mostra a estação relacionada a máquina ou equipamento. Botões do Machine Process table Lista programas CNC pré setados para a máquina. Tabela em que podemos editar os processos de cada máquina ou equipamento. Botões gerais do Machine Defintion Campos e botões do Machine Definition Botões O machine definition é subdivido em dois conjuntos de botões. O conjunto mais abaixo na tela irá executar funções mais gerais do machine definition, como: SAVE - Salva a edição da máquina criada. CLOSE - Sai do Machine Definition sem salvar. DELETE - Apaga a edição da máquina. HELP - Ativa a ajuda online do OPENCIM

5 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing Campos Nos campos do Machine Definition podemos visualzar as funções das máquinas e inserir processos para cada uma delas. Selecionando a máquina no item Machine Name escolheremos a que iremos editar. Os processos das máquinas são adicionados na Machine Process Table, da seguinte maneira. Há seis campos na tabela que podem ser preenchidos: Action Type Definirá as característica do processo. Existem cinco características que já foram pré setadas, Assembly (Processo de montagem, WS5), QC (Processo de controle de qualidade, WS4), CNC (Processo que possuem programas com código G associados, WS2 e WS3), PROCESS (Operação que não requer nenhuma ação especial antes nem depois, apenas executará um programa especificado) e Place (Não é utilizado). Process Nome da ação que será executada pela máquina ou equipamento. Esse nome será fornecido pelo usuário, e não podem ser as seguintes palavras: ALLOC GET PACK ASSEMBLY GET_FIX PLACE BASE MAKE PROCESS CNC MOVE QC DELIVER NEXT RENAME END_ASSEMBLY NOP TARGET FREE ONFAIL TRANSFER File Neste campo setamos o programa que irá rodar no torno ou na fresa. Ex.: SET NR1=116 Program Nome do programa que irá controlar a máquina ou equipamento. Este programa está no controlador da estação. Esses programas não serão criados pelo usuários, pois já estão feitos. Fail - Número estimado de peças rejeitadas que será resultante que este processo estiver rodando nesta máquina (0-100%). O CIM Manager leva em consideração este valor quando estiver simulando o controle de qualidade. Duration - Tempo que para o processo produzir uma peça.

6 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing Machine Process Table Cada linha do Machine Process Table representa uma operação em separado da produção de cada máquina. Não existe um número limite de processos que podem ser adicionados na tabela. Os botões do Machine Process Table fazem a edição dos processos de cada máquina e equipamento do CIM. Sua funções estão descritas abaixo. APPEND Adiciona uma linha em branco no final Machine Process table. INSERT Insere uma linha em branco antes da linha atual. ERASE ROW Deleta a linha atual. CLEAR Table Apaga todas linhas da tabela Como definir uma Máquina Para definirmos uma máquina devemos seguir os seguites passos: 1 - Selecione a máquina que será definida no Machine Name; 2 - Clique no botão Append para criarmos a primeira linha; 3 - Na tabela abaixo, a primeira coluna indica cada Machine Name.Adicione, conforme a tabela abaixo, para cada Action Type, Process, File, Program, Fail e Duration. 4 - Antes de selecionarmos um novo Machine Name, deve-se salvar as definições, clicando o botão Save. ACTION TYPE PROCESS FILE PROGRAM FAIL DURATION (%) CALP1 QC PAQUIMETRO QCCLP 00:00:10 CALP2 QC ALTIMETRO QCHG 00:00:15 LATHE1 CNC TORNO SET NR1=125 00:00:30 MILL1 CNC FRESA SET NR1=116 00:00:30 RDR1 QC READC READC 00:00:05 Observações: Na coluna Action Type os nomes não podem ser trocados. Na coluna Process os nomes podem ser modificados. Na coluna File, linha SET NR1=, indica qual o número do programa que será rodado no torno e na fresa. Os números indicados são programas de teste do sistema original do CIM Na coluna Program devemos copiar os nomes dos programas pois já estão definidos em cada controlador das estações.

7 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing Part Definition O produto final será a montagem de um grupo de componentes resultante de uma seqüencia de processos que serão criados nesse módulo do OPENCIM. Portanto, o módulo Part Definition é responsável por: Modificar e visualizar os processos de produção de uma peça; Descrever os processos de produção para um novo produto; Definir um novo produto envolve os seguintes passos: Fazer a árvore de definições do produto; Setar todos os processos necessários das máquinas para produzir um produto. Determinar quais são os novos template que são envolvidos indicando seus números de ID. Indicar quais os racks que podem ser utilizados para cada produto nas estações Campos O Part Definition possui diversos campos que podemos adicionar nomes e valores para o sistema. Part Name: String que identificará a peça do sistema. Part ID: Valor número que identificará a peça no sistema. Description: Descrição da peça que definida. Part Type: O Part Definition é subdividido em 3 partes Product, Supplied e Phantom: Product: É a designação do produto final do sistema. O sistema de produção desse produto será definido pelo Part Process Table. Supplied: É a peça que ainda não foi manufaturada. Supplied não possui Part Process Table. Phantom: Quando é constatado algum problema com a peça, como template inválido ou diâmetro da peça fora do tamanho definido, os componentes do controle de qualidade irão detectar um erro. Essa peça com erro deve ser descartada e receberá o nome de Phantom. Template Type: Tipo de template (01-99) que será possível acomodar a peça. Rack type: Se a peça precisa ser armazenada temporariamente durante o processo, devemos especificar quais os racks que serão utilizados com o número do Sub-type definido no Virtual CIM. Capacity: Número máximo de peças que podem ser montadas com a matéria prima definida.

8 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing Botões NEW: Limpa o Part Definition para criamos um novo produto. SAVE: Salva a peça corrente. CLOSE: Sai do Part Definition, mas não salva as alterações. DELETE: Apaga a peça corrente gravada. HELP: Ativa o help do OPENCIM PART PROCESS TABLE O Part Process Table mostra em uma tabela todos os estágios da produção. Essa tabela só será utilizada para os PRODUCTS. Cada linha representa um estágio da produção. Os seguintes botões são utilizados para edição das linhas do Part Process Table: APPEND: Adiciona uma linha em branco no final da tabela. INSERT: Insere um linha em branco antes da linha corrente. Para criar a primeira linha da tabela clique neste botão. ERASE ROW: Apaga a linha corrente. CLEAR TABLE: Apaga todas as linhas da tabela Definindo o Supplied, o Product e o Phantom Part Supply Mostrado na figura ao lado, fará as definições da matéria prima que será utilizada na produção. Siga os exemplos abaixo para criar o SUPPLIED. Após cada alteração salve sua definição. Importante: Apague as matérias primas que já estavam no Part Definition, como o Black, Black_CNC e BOX, eles podem geram conflito com as novas peças.

9 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing Criando as matérias primas do TORNO e da FRESA Matéria prima da FRESA CNC Part Name: MP-FRESA Part ID: 21 Time: Setup Description: BASE para fresamento Part type: Product Template Type: 03 X Supplied Rack/Feeder 201, Phantom Types: Capacity: Supplier Names: SUPPLIER1 Supplier Catalog Number: Minimum order: Safety stock: Cost: Supply time (days): Matéria prima do TORNO CNC Part Name: MP-TORNO Part ID: 31 Time: Setup Description: CILINDRO para torneamento Part type: Product Template Type: 04 X Supplied Rack/Feeder 202, Phantom Types: Capacity: Supplier Names: SUPPLIER2 Supplier Catalog Number: Minimum order: Safety stock: Cost: Supply time (days): Phantom Part Phantom Part é o nome dado a peça com defeito. No CIM há possibilidade de ser encontrados 3 tipos de defeito de peça: - Leitor de código de barras (LEIT_FAIL); - Medida com o altímetro (ALT_FAIL); - Medida com o paquímetro (PAQ_FAIL). Para definirmos o phantom basta dar um nome, um tipo de template e o seu ID, como os passos abaixo: 1. Clique no NEW. 2. No Part Name coloque o nome do Phantom (LEIT-FAIL,PAQ-FAIL e ALT-FAIL). 3. No campo Template Type deve ser sempre No campo ID serão números entre Caso queira criar outro Phantom clique no NEW novamente e repita os passos anteriores.

10 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing Product Essa parte é muito importante para o sistema, pois iremos definir no Part Process Table quais as estações farão parte da produção e quais serão os controles de qualidade da peça deverão ser observados. Essa tabela será editada utilizando os botões Append, Process, Erase Row e Clear Table descritos anteriormente. Abaixo estão as definições que devem ser criadas para cada peça Seqüência da produção da peça pra FRESA CNC Part Name: PRODUTO-FRESA Part ID: 22 Time: Setup Description: Part type: X Product Template Type: 03 Supplied Rack/Feeder 202, Phantom Types: Capacity: SUBPART PROCESS PARAMETERS SEQUENCE 1 MP-FRESA READC $TEMPLATETYPE Y 2 LEIT-FAIL ONFAIL ASRS1 Y 3 FRESA Y 4 ALTIMETRO 1,10,20 Y 5 ALT-FAIL ONFAIL RACK1 Y Seqüência da produção da peça pra TORNO CNC Part Name: PRODUTO-TORNO Part ID: 32 Time: Setup Description: Part type: X Product Template Type: 04 Supplied Rack/Feeder 201, Phantom Types: Capacity: SUBPART PROCESS PARAMETERS SEQUENCE 1 MP-TORNO READC $TEMPLATETYPE Y 2 LEIT-FAIL ONFAIL ASRS1 Y 3 TORNO Y 4 PAQUIMETRO 1,10,30 Y 5 PAQ-FAIL ONFAIL RACK2 Y

11 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing Criando e definindo o Storage O Storage definition serve para visualização e adição de peças no ASRS. Ele está dividido em duas tabelas em que a de cima é onde será colocado a matéria prima, e a tabela de baixo serve para visualizarmos onde foram depositados os templates com o produto (não se adiciona nada nessa tabela). Posição da Matéria Prima no Grid do ASRS Grid onde será armazenado o produto final 3.1 Executando pela primeira vez o Storage Defintion 1. Procure sua pasta do sistema no seguinte caminho: o:\opencim\nomedoseusistema\setup 2. Crie um arquivo chamado ASRS.INI. 3. Copie conteúdo do ASRS1.INI para o ASRS.INI. 4. Create Storage Cria um banco de dados para o Storage. 5. Initiate Storage! Inicializa as configurações do Storage 6. Storage Definition Inicia o programa Storage definition

12 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing 12 A seguinte tela aparecerá: Adicionado um template de matéria-prima 1. Seleciona um lugar na tabela de matérias primas. 2. Selecione uma matéria prima no PART 3. Clique em OK 4 - Utilizando o MRP Os principais objetivos dos sistemas de cálculo do MRP são as necessidades de permitir o cumprimento dos prazos de entrega com a mínima formação de estoques, planejando as compras e produção de itens componentes, para que ocorram apenas nos momentos e nas quantidades necessárias. Quando executamos o módulo MRP, uma tela com Customer Order aparecerá. Podemos acessar outras módulos do MRP clicando nos seguintes botões: Mostra o tela Customer Order Mostra a tela Manufacturing Order Mostra a tela Purchase Order A função de cada item será descrita a seguir.

13 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing Customer Order O Customer Order é uma lista de produtos pedidos por um cliente. No customer order podemos criar, verificar e modificar os pedidos de cada cliente. Os produtos já foram definidos no módulo Part Definition Definindo um CLIENTE No MRP temos que primeiramente definir os clientes que irão comprar os nossos produto. Para adicionarmos os clientes no customer order temos seguir alguns procedimentos: 1. Clique no botão NEW. O Customer Data Box irá abrir. 2. No Customer Data Box, crie um nome para o cliente (customer), e no campo Note faça algum comentário sobre o cliente (ex: endereço, ou algum comentário qualquer) e clique no Ok. O Customer Data Box desaparecerá e um novo cliente aparecerá no Customer List. 3. O botão Delete apaga o cliente da Customer List Definindo uma Customer Order Quando definimos uma Customer Order, estamos definindo o tipo e quantidade de produtos que serão fabricados para cada cliente. Para fazermos uma Customer Order devemos seguir os seguintes procedimentos: 1. Selecione o cliente no Customer List. 2. No Customer Order Table selecione Append, uma linha será adionada na tabela. 3. Arraste o mouse sobre o Part Name e clique com o botão direito. Uma lista de produtos aparecerá. Selecione o produto que você quer. 4. No campo Required Quantity, entre com o número de itens que o cliente pediu. 5. No campo Priority coloque um número, no caso 1, indicando a prioridade para fabricação do pedido. 6. No campo Due Data entre com um número que será a quantidades de dias para fabricação da peça. 7. Salve o clicando em Save. 8. Caso exista um outro cliente, repita os passos de 1 a 7. Clique no botão CO.

14 Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing Manufacturing Order O Manufacturing Order especifica o tipo e a quantidade de peças que iremos produzir no CIM em um determinado dia. Os produtos já foram definidos no part definition, basta adicionarmos no manufacturing order Definindo um Manufacturing Order 1. Clique no botão NEW e crie um novo Order Data. Dê um número para ordem. 2. Clique no botão Append para criar uma nova linha na tabela do Manufacturing Order. Arraste o cursor na coluna do Part Name e clique com o botão direito, uma lista com os produtos irá abrir, selecione aquele que será fabricado. 3. No campo Total Quantity, coloque quantidade desejada de itens que devem ser produzidos. 4. No campo Initial Quantity, entre com o número de peças que serão retiradas do ASRS quando o processo começar, normalmente 1 ou No campo Priority, coloque 1, indicando prioridade total. 6. O Due Date é o tempo para o prazo final para fabricação da peça 7. Para produzir um outro produto basta clicar no botão Append e repetir os passos 3 a Após definido todos os produtos que irão ser produzidos clique no Save. Clique MO Purchase Order O purchase order é uma lista de peças que precisam ser repostos no seu sistema. Obs. Não é necessário fazer o Purchase Order para simular o sistema.

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Configurações de Templates no SolidWorks 2011

Configurações de Templates no SolidWorks 2011 Configurações de Templates no SolidWorks 2011 Esse tutorial tem como intuito a criação de propriedades personalizadas, a criação destas propriedades é uma forma de automatizar o preenchimentos de informações

Leia mais

Clique no botão novo

Clique no botão novo Tutorial para uso do programa Edilim Criado pela profª Carina Turk de Almeida Correa 1- Abra o programa Edilim. Clique no botão novo, como mostrado abaixo: Clique no botão novo 2- Todos os arquivos a serem

Leia mais

Tutorial OPENCIM. Parte 1. Virtual CIM Setup

Tutorial OPENCIM. Parte 1. Virtual CIM Setup Tutorial OPENCIM Parte 1 Virtual CIM Setup Página em branco 2 1 - CRIANDO UM NOVO SISTEMA PARA O LABORATÓRIO CIM 5 2 - CRIANDO UMA NOVA ESTEIRA (CONVEYOR) 5 3 - ADICIONANDO OS ROBÔS 10 3.1 - ADICIONANDO

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Manual de Avaliação de Desempenho Cadastro UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...2 2 Acessando ao submenu cadastro de avaliação

Leia mais

KalumaFin. Manual do Usuário

KalumaFin. Manual do Usuário KalumaFin Manual do Usuário Sumário 1. DICIONÁRIO... 4 1.1 ÍCONES... Erro! Indicador não definido. 1.2 DEFINIÇÕES... 5 2. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 7 3. ACESSAR O SISTEMA... 8 4. PRINCIPAL... 9 4.1 MENU

Leia mais

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência

Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Portal Transparência / Acesso a Informação Tutorial USERADM Como inserir conteúdo no Portal Transparência Como acessar? 1. Primeiramente acesse o site de sua instituição, como exemplo vamos utilizar o

Leia mais

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital

Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Passo a Passo do Orçamentos de Entrada no SIGLA Digital Página 1 de 9 Este é um dos principais módulos do SIGLA Digital. Utilizado para dar entrada de produtos no estoque, essa ferramenta segue a seguinte

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5.

Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Esse manual é um conjunto de perguntas e respostas para usuários(as) do Joomla! 1.5. Ele considera que você já tem o Joomla! instalado no seu computador. Caso você queira utilizá lo em um servidor na web,

Leia mais

ANDROID APPLICATION PROJECT

ANDROID APPLICATION PROJECT Criando um programa Abrindo o programa Eclipse, clique na opção [FILE], depois em [NEW], selecione a opção [PROJECT], uma janela de opção do tipo de projeto irá se abrir, escolha [ANDROID] logo depois

Leia mais

Treinamento Sistema Condominium Módulo III

Treinamento Sistema Condominium Módulo III Financeiro (Lançamentos Despesas e Saldos) Nesse módulo iremos apresentar os principais recursos da área contábil do sistema. Contábil> Lançamentos Nessa tela é possível lançar as despesas dos condomínios,

Leia mais

Criando Workflow de dispensa no Nintex

Criando Workflow de dispensa no Nintex No Site de dispensas (Leave): Clicar na lista de Requerimentos (Requests): Após a lista aberta selecionar a aba LIST em seguida Workflow Setting e por fim Create a Workflow in Nintex WorkFlow. A primeira

Leia mais

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL

USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL USANDO O ROUNDCUBE WEBMAIL ATENÇÃO! Para utilizar este tutorial não se esqueça: Onde estiver escrito seusite.com.br substitua pelo ENDEREÇO do seu site (domínio). Ex.: Se o endereço do seu site é casadecarnessilva.net

Leia mais

Como gerar arquivos para Sphinx Operador

Como gerar arquivos para Sphinx Operador Como gerar arquivos para Sphinx Operador Pré-requisitos: Lista das questões Formulário multimídia Visões O Sphinx Operador é um sistema específico para digitação de respostas e visualização de resultados

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Software. Gerenciamento de Manutenção

Software. Gerenciamento de Manutenção Software Gerenciamento de Manutenção Tutorial Passo a Passo Do Cadastro de Serviço à Consulta de Serviços Realizados Tutorial Recomendações AsinformaçõesutilizadasnestetutorialsãoasmesmasquevocêtemnoseuBancodeDados

Leia mais

15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos

15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos 15 4 Operação Avançada do Sistema: Inclusão de Nota Fiscal e seus relacionamentos Agora vamos fazer algo mais complexo, que vai demonstrar várias das facilidades do sistema. Vamos Incluir uma Nota Fiscal

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.

Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia. Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

GUIA MESCLAGEM DE DOCUMENTOS - SLIM

GUIA MESCLAGEM DE DOCUMENTOS - SLIM GUIA MESCLAGEM DE DOCUMENTOS - SLIM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Requisitos... 3 3. Mesclando Documentos... 3 Página 2 de 13 1. Objetivo Este guia tem como objetivo demonstrar como realizar a

Leia mais

Sistema de Recursos Humanos

Sistema de Recursos Humanos Sistema de Recursos Humanos Projeto 1 O objetivo desse sistema é gerenciar a admissão e a demissão de funcionários. Esse funcionário pode ou não ter dependentes. Esse funcionário está alocado em um departamento

Leia mais

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox.

Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. Inserindo Dados no Banco de Dados Paradox. - Construção do Banco de Dados: Para podermos inserir algo em um banco precisaremos de um Banco de Dados, para isto iremos montar um utilizando o Programa Database

Leia mais

Criação de Formatos para detalhamento. Ambiente de trabalho no SOLIDWORKS

Criação de Formatos para detalhamento. Ambiente de trabalho no SOLIDWORKS Criação de Formatos para detalhamento Esse tutorial tem o intuito de fazer com que as pessoas conheçam melhor o recurso de criação de formatos de folhas para detalhamento do SolidWorks. Uma das grandes

Leia mais

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante

Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante Tutorial do módulo Carteira Nacional de Militante 1. Como iniciar o programa O módulo da Carteira de Militante deve ser acessado através dos seguintes endereços: http://www.pcdob.org.br/redevermelha. É

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1 Maio de 2014 2 Sumário Introdução:... 3 Acessórios utilizados:... 4 Instalação:... 5 Abrindo e Conhecendo o Software:... 10 SET PORT... 11 RELOAD MONITOR... 13 BlankCheck... 14 ERASE FLASH... 14 DUMP...

Leia mais

QualiQuantiSoft Versão 1.3c

QualiQuantiSoft Versão 1.3c QualiQuantiSoft Versão 1.3c Qualiquantisoft v1.3c Pág.: 1/15 Índice Apresentação do programa... 3 Funções operacionais do programa... 3 Itens de menu... 6 Teclas de atalho... 6 Instrumento de Análise de

Leia mais

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente

Tutorial SGCD. 1. Efetuando Login no Sistema. 2. Criando uma nova página. 3. Editando uma página já existente Tutorial SGCD 1. Efetuando Login no Sistema 2. Criando uma nova página 3. Editando uma página já existente 4. Anexando arquivos em páginas e no menu esquerdo 5. Colocando Imagens em páginas 6. Colocando

Leia mais

Manual do Atendente. Treinamento OTRS Help Desk

Manual do Atendente. Treinamento OTRS Help Desk Manual do Atendente Treinamento OTRS Help Desk Sumário Apresentação... 4 Efetuando login... 5 Conhecendo a interface de atendimento...5 Painel de Controle... 5 Chamados... 6 Visão de Filas... 6 Pesquisas...

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

1. Objetivos do curso 2. 2 Comunicação Interna (CI) 13 3 Ofício 18 4 DEFINIÇÕES GERAIS 23 5 CONCLUSÃO 27

1. Objetivos do curso 2. 2 Comunicação Interna (CI) 13 3 Ofício 18 4 DEFINIÇÕES GERAIS 23 5 CONCLUSÃO 27 1. Objetivos do curso 2 Introdução 2 Funções do Sistema: 2 Da Comunicação Interna: 3 o Enviadas: 3 o Recebidas: 3 o Com Cópia Pessoal: 3 Ofícios 4 o Enviados: 4 o Recebidas com Cópia: 5 Contatos Externos:

Leia mais

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral.

Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. DVR Veicular Para começarmos as configurações, primeiramente vamos habilitar o DVR Veicular para o acesso. Clique em Menu e depois entre em Geral. Dentro do menu Geral, clique em rede, como mostra a figura.

Leia mais

Configurações Básicas

Configurações Básicas Compras Avançadas Este módulo auxilia na verificação da demanda dos produtos e com isso permite ajustar os estoques fazendo transferência entre as filiais e também definir a quantidade de estoque dos produtos

Leia mais

Roteiro de instalação da Linha DD

Roteiro de instalação da Linha DD Roteiro de instalação da Linha DD O Roteiro de instalação divide-se em 3 partes, onde seguidas conforme instruções desse roteiro, o sistema e a base de dados serão atualizados.. A primeira parte é onde

Leia mais

Enviando Arquivos para a Neoband

Enviando Arquivos para a Neoband www.neoband.com.br (11) 21991200 suporte técnico - suporte@neoband.com.br atendimento gráfica - atend@neoband.com.br atendimento sinalização - atendbig@neoband.com.br 05/07/2011 Enviando Arquivos para

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Gerenciamento de Contatos

Gerenciamento de Contatos Gerenciamento de Contatos O objetivo deste módulo é ajudar a gerenciar todos os contatos da empresa. Além dos dados mais importantes, o módulo permite cadastrar anotações e relacionar as tarefas e eventos

Leia mais

Simulação do Sistema

Simulação do Sistema Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing 1 Tutorial OPENCIM Parte 3 Simulação do Sistema Laboratório CIM - Computer Integrated Manufacturing 2 Página em branco Laboratório CIM - Computer Integrated

Leia mais

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1

WORD. Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br. http://www.inf.ufsm.br/~leandromc. Colégio Politécnico 1 WORD Professor: Leandro Crescencio E-mail: leandromc@inf.ufsm.br http://www.inf.ufsm.br/~leandromc Colégio Politécnico 1 WORD Mala direta Cartas Modelo Mesclar Etiquetas de endereçamento Formulários Barra

Leia mais

Cadastros e Acessos. Conhecimento global. Foco local. www.audatex.com.br / www.solerainc.com Versão 1.0

Cadastros e Acessos. Conhecimento global. Foco local. www.audatex.com.br / www.solerainc.com Versão 1.0 Cadastros e Acessos Conhecimento global. Foco local. www.audatex.com.br / www.solerainc.com Versão 1.0 Histórico das versões VER DATA AUTOR DESCRIÇÃO DA MODIFICAÇÃO 1.0 18/08/2010 MT Versão Inicial Índice

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

Menus Personalizados

Menus Personalizados Menus Personalizados Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Para acessar o painel de controle do Wordpress do seu servidor siga o exemplo abaixo: http://www.seusite.com.br/wp-admin Entrando

Leia mais

Configurando o Servidor de Impressão Primário

Configurando o Servidor de Impressão Primário Configurando o Servidor de Impressão Primário Este procedimento descreve o processo de configuração de um servidor de impressão primário em um sistema Windows. Clique duas vezes no instalador do PaperCut

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA OBS: Para esta nota de aula foi utilizada como referência: Apostila Mala Direta Santos, Jorge Rodrigues dos. Foram adaptados os comando para utilizar mala direta no

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

Excel Planilhas Eletrônicas

Excel Planilhas Eletrônicas Excel Planilhas Eletrônicas Capitulo 1 O Excel é um programa de cálculos muito utilizado em empresas para controle administrativo, será utilizado também por pessoas que gostam de organizar suas contas

Leia mais

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access.

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access. Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE Microsoft Access Professor: M.Sc. Joel da Silva Recife-PE 2006 FBV Controle de Estoque passo-a-passo

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1

Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 Trecho retirando do Manual do esocial Versão 1.1 A rotina de acesso direto ao XML do S-1000, o usuário pode encontrar na opção de cadastro de Empresas do SIP. Sempre que o usuário localizar a figura ao

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

Rua: Alegre,355 São Caetano SP Fone: 11-4227 1666 Fax: 4228 1153 Internet: www.lintec.com.br / www.biochave.com.br

Rua: Alegre,355 São Caetano SP Fone: 11-4227 1666 Fax: 4228 1153 Internet: www.lintec.com.br / www.biochave.com.br Cadastro da Biochave Clique no menu Biochaves Clique no menu Incluir Você terá que preencher os seguintes campos: Descrição: Nome da Biocahve. Endereço IP: Endereço IP na qual foi configurado no Módulo

Leia mais

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE

❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE ❶ No Sistema Gênesis, na Aba ESTOQUE a) Checagem de Estoque - Verifique o estoque dos produtos desejados. b) Listar produtos com a quantia de estoque mínimo atingido: ESTOQUE / RELATÓRIO / ALERTA DE COMPRA

Leia mais

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados

Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques. Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados Dicas Logycware Como utilizar o módulo de Estoques Copyright Logycware Sistemas de Informática 2008 Todos os Direitos Reservados 1. INTRODUÇÃO Este tutorial tem por objetivo ajudar a realizar as configurações

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Como renomear/mudar de local arquivos sem perder referencias na montagem. Renomear Arquivos

Como renomear/mudar de local arquivos sem perder referencias na montagem. Renomear Arquivos Como renomear/mudar de local arquivos sem perder referencias na montagem. Quando utilizamos o SolidWorks nem sempre o nome que inicialmente inserimos em um determinado componente será o mesmo ao término

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

Integração entre o IBM HTTP SERVER, APACHE WEB Server e IBM Websphere Application Server

Integração entre o IBM HTTP SERVER, APACHE WEB Server e IBM Websphere Application Server Integração entre o IBM HTTP SERVER, APACHE WEB Server e IBM Websphere Application Server Índice Resumo sobre este documento... 3 Integrando o IBM HTTP Server com o IBM WebSphere Application Server... 3

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

NewAgent enterprise-brain

NewAgent enterprise-brain Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Manual NewAgent enterprise-brain Configuração Este manual de uso irá ajudá-lo na utilização de todas as funções administrativas que a NewAgent possui e assim,

Leia mais

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor

SIAP - Sistema de Apoio ao Professor Introdução O SIAP, Sistema de Apoio ao Professor, é um programa que vai contribuir, de forma decisiva, com o cotidiano escolar de alunos, professores, gestores e funcionários administrativos. Com a implantação

Leia mais

1. Abra o ambiente Solid Edge Assembly.

1. Abra o ambiente Solid Edge Assembly. SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Assembly e introduzir conceitos básicos de montagem. É importante que

Leia mais

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas Funções Básicas Fevereiro 2015 - 1) Selecionar o menu Portfólio > Projetos, clique para janela projetos abrir. 2) Selecione botão incluir para abrir um projeto. Preencha os campos obrigatórios nos Dados

Leia mais

Sumário. 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02. 2. Tela do e-mail...02. 3. Login...03. 4. Página pessoal...

Sumário. 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02. 2. Tela do e-mail...02. 3. Login...03. 4. Página pessoal... Sumário 1. Tutorial para cadastramento dos jesuítas no catálogo online...02 2. Tela do e-mail...02 3. Login...03 4. Página pessoal...04 5. Dados pessoais...05 6. Contatos...06 7. Telefone...14 8. Foto...16

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

Como Configurar Caixas de Entradas Separadas.

Como Configurar Caixas de Entradas Separadas. Como Configurar Caixas de Entradas Separadas. 1 Passo: Clique em Ferramentas. Selecione Regras para mensagens. Selecione E-mail. 2 Passo: Na janela Regras para mensagens. Clique em Nova.. 3 Passo: Na tela

Leia mais

Tutorial Processo Seletivo - cadastros

Tutorial Processo Seletivo - cadastros Tutorial Processo Seletivo - cadastros Conteúdo 1 Cadastro de Disciplinas... 2 2 Cadastro de Processo Seletivo... 3 3 Cadastro de Questões... 4 4 Importar Arquivo de Questões do Excel... 6 5 Exportar Arquivo

Leia mais

Easytrade Admin Client

Easytrade Admin Client Easytrade Admin Client Manual de instalação e utilização Sumário 1.0 Instalação...3 1.1 Download e instalação do Java JRE...3 1.2 - Download e instalação do Easytrade Client...3 1.3 Criar atalho na area

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação

Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Guia didático para professores sobre o Windows Movie Maker Prof. Dr Sérgio Ferreira Amaral

Leia mais

Mala Direta no OpenOffice.org Writer 2.0

Mala Direta no OpenOffice.org Writer 2.0 ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

CRM MITIS GERAR SMP PELO ASSISTENTE

CRM MITIS GERAR SMP PELO ASSISTENTE CRM MITIS GERAR SMP PELO ASSISTENTE INFORMAÇÕES INICIAIS... 3 PÁGINA INICIAL-CADASTRO DE VISITAS... 3 AGENDA DE VISITAS JANELA PRINCIPAL... 3 CADASTRO DE VISITAS... 3 GERAR SMP PELO ASSISTENTE... 4 PREENCHIMENTO

Leia mais

INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS

INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS INSTALAÇÃO OASIS + WAMP SERVER NO AMBIENTE WINDOWS Este tutorial foi desenvolvido pelos analistas Hézio Silva e José Mendes pertencentes ao quadro de TI do Banco da Amazônia S/A, sediado em Belém-Pa e

Leia mais

Tutorial - Monitorando a Temperatura de Servidores Windows

Tutorial - Monitorando a Temperatura de Servidores Windows Tutorial - Monitorando a Temperatura de Servidores Windows Resolvi fazer um tutorial melhorado em português sobre o assunto depois de achar um tópico a respeito no fórum oficial do Zabbix - Agradecimentos

Leia mais

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar.

Consultório On-line. Tudo o que você precisa em um só lugar. Índice 1) Acesso ao sistema 2) Recepção do paciente 3) Envio do atendimento para faturamento: consulta médica ou procedimentos simples 4) Envio do atendimento para faturamento: procedimentos previamente

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE PEDIDO DE COMPRA

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE PEDIDO DE COMPRA MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA CADASTRO DE PEDIDO DE COMPRA PEDIDO DE COMPRAS Este manual tem como objetivo apresentar os passos necessários para inserir um pedido de compras no ERP-FURB. Com a implantação

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Como Usar o DriverMax

Como Usar o DriverMax Como Usar o DriverMax Este programa é uma mão na roda para proteger os drivers dos componentes de um computador. Veja porquê. O DriverMax é uma ferramenta que faz cópias de segurança de todos os drivers

Leia mais

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o

Veja abaixo um exemplo de como os dados são mostrados quando usamos o Objeto DataGridView O controle DataGridView é um dos objetos utilizados para exibir dados de tabelas de um banco de dados. Ele está disponível na guia de objetos Data na janela de objetos do vb.net. Será

Leia mais