CONSULTA Nº /16

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONSULTA Nº /16"

Transcrição

1 1 CONSULTA Nº /16 Assunto: Sobre a Síndrome Alcoólica Fetal. Relatores: Conselheiro Mauro Gomes Aranha de Lima e Dr. Hamer Nastasy Palhares, Membro da Câmara Técnica de Psquiatria. Ementa: O médico tem papel suportivo no tratamento da SAF, uma vez que não há tratamento específico e curativos para tal condição. Assim, o seguimento visa minimizar os déficits através do auxílio de profissionais específicos a depender da necessidade (fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos) e controle de intercorrências (manejo contextual e farmacológico de quadros comportamentais disruptivos como impulsividade, agressividade e uso problemático de substâncias). O consulente, Dr. J.E.L., Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça, solicita ao CREMESP, parecer técnico a respeito da Síndrome Alcoólica Fetal. PARECER Introdução Síndrome Alcoólica Fetal A Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), condição que se situa no polo mais grave dos transtornos do espectro fetal alcoólico, resulta da exposição intra-utero a bebidas alcoólicas e atinge mundialmente cerca de um milhão de recém-nascidos por ano, sendo casos só no Brasil. Tal epidemiologia a torna umas das causas mais frequentes de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e deficiência mental, sendo a mais frequente entre as causas não congênitas.

2 2 Estima-se que os Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal possam atingir cerca de 1% dos recém-nascidos. Sabe-se que o álcool tem propriedades teratogênicas há mais de um século, contudo, a descrição da SAF data de 1973 e a compreensão de seu caráter dimensional, denominado Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal é ainda mais recente. O consumo de álcool durante a gravidez, que também pode trazer consequências para a mãe (transtornos mentais, má aderência ao seguimento prénatal, acidentes) e para a gestação (aumento do risco de aborto), é a causa principal da síndrome. Outros fatores como idade da mãe, estado nutricional, tabagismo, beber compulsivo, consumo de álcool no primeiro trimestre da gestação, aumentam a probabilidade de ocorrência da SAF. É frequente que os adolescentes expostos ao álcool durante a gestação tenham menor peso e altura (em torno de 10%). O consumo de álcool durante a gravidez afeta uma em cada quatro gestantes brasileiras. Segundo a OMS, o ideal é nenhum consumo de álcool durante a gravidez sendo que alguns especialistas recomendam parar o consumo antes da concepção. Epidemiologia Estudo sul-africano entre estudantes observou que entre adolescentes que apresentavam TEAF, por volta de 90% ou mais das mães reportavam ter consumido álcool (em média 13 doses por semana) ao passo que no grupo controle, a frequência de consumo alcoólico na gestação era de 26% (neste grupo, entre as mães que haviam bebido qualquer quantidade de álcool, a quantidade média semanal foi de 5 doses por semana). Mães de adolescentes do grupo não acometido pelos TEAF menos frequentemente haviam praticado binge drinking ou beber pesado episódico, (i.e., 5 ou mais doses na mesma ocasião). Ademais, no grupo TEAF, a maioria das mães beberam durante todo o primeiro trimestre e menos da metade delas pararam no 2º ou 3º trimestre, já no grupo controle, a redução do consumo alcoólico foi mais substancial. A porcentagem de consumo de álcool paterno foi maior no grupo acometido (61,9% vs. 38,7%). O estudo sugere que quanto maior o consumo materno de álcool por dia e/ou por mês, maior a redução nos níveis de quociente de inteligência, propondo, assim, um gradiente de gravidade. Alterações morfológicas correlacionaram-se com o beber mais intenso (3 ou mais doses por ocasião). Estudo de prevalência italiano observou uma frequência variando de 0,37 a 0,74% para SAF e 2 a 4% acumulada para todos os TEAF. Correlacionou as alterações morfológicas corporais com o beber continuado nos segundos e terceiro trimestres e sugere que a epidemiologia dos TEAF seja maior do que anteriormente se acreditava no mundo ocidental.

3 3 Estudo epidemiológico australiano sugere que o diagnóstico ainda seja impreciso, sem utilização de instrumentos padronizados, com maior necessidade de conscientização dos profissionais de saúde e opinião pública sobre o problema, com coleta sistematizada de informações. Diagnóstico Há uma década, a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) tem sido reconhecida como um dos pólos (o mais grave) dentro dos Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF), já que manifestações mais brandas podem ser decorrentes do consumo de álcool durante a gestação - incluindo maior incidência de transtornos mentais em fases posteriores da vida, problemas comportamentais e intelectuais. Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal: Syndrome): Síndrome Alcoólica Fetal (Fetal Alcoholic 1. Um padrão característico de anomalias faciais menores (face plana, estreitamento das fissuras palpebrais, philtrum indistinto, nariz curto, pregas epicânticas, bordas labiais mal delimitadas, orelhas não paralelas, micrognatia). 2. Comprometimento do crescimento pré ou pós-natal (altura ou peso no percentil 10 ou abaixo). 3. Evidência de prejuízo no crescimento cerebral (anomalias estruturais ou circunferência occipto-frontal no percentil 10 ou abaixo). 4. Se possível, confirmação de consumo alcoólico durante a gravidez, por auto-relato ou por informação obtida com colateral. Fetal Alcoholic Syndrome): Síndrome Alcoólica Fetal Parcial (Partial 1. Evidência de um padrão de anomalias faciais, incluindo duas ou mais das encontradas no item 01 da SAF. 2. Uma ou mais características desenvolvimentais como crescimento pré ou pós-natal no percentil 10 ou abaixo, hipoplasia facial, defeitos oculares, anomalias nos dedos e outros defeitos relacionados ao consumo de álcool na gravidez.

4 4 3. Perímetro craniano no percentil 10 ou abaixo, ou evidência de um padrão complexo de distúrbios comportamentais ou cognitivos incompatível com o desenvolvimento normal, padrão familiar, outras condições genéticas ou ambientais. 4. Se possível, confirmação de consumo alcoólico durante a gravidez, por auto-relato ou por informação obtida com colateral. Transtornos do Neurodesenvolvimento relacionados ao álcool (Alcohol Relates Neurodevelopmental Disorders): 1. Relato de exposição pré-natal ao álcool. 2. Anormalidades estruturais do cérebro ou neurológicas (p.e., microcefalia) ou um padrão de disturbios comportamentais e/ou cognitivos inconsistentes com a fase do desenvolvimento não melhor explicado por outras causas (ambientais, genéticas ou culturais). Related Birth Defects): Má formações relacionados ao álcool (Alcohol 1. Relato de exposição alcoólica pré-natal. formações estruturais 2. Padrão de anomalias faciais ou má 3. Ausência de distúrbios neurológicos, comportamentais ou cognitivos relevantes. Críticas a este sistema diagnóstico incluem o fato de que as margens de distinção entre SAF e SAFP são tênues e que raramente encontram-se casos de comprometimento facial/estruturais na ausência de distúrbios comportamentais e cognitivos relevantes (má formação relacionadas ao álcool). Mecanismos hipoteticamente envolvidos: Estresse oxidativo, hipóxia e acúmulo de nitratos podem ser responsáveis pelo dano celular decorrente do consumo de álcool durante a gestação.

5 5 Consequências Pessoas com TEAF apresentam maior risco de problemas de relacionamento, atraso escolar, desemprego e transtornos relacionados ao uso de substâncias (álcool, tabaco e outras drogas). Adicionalmente, adolescentes com TEAF apresentam maior risco de envolvimento com o sistema judiciário. Causas subjacentes ao consumo de álcool durante a gestação englobam a falta de informações confiáveis sobre os riscos, hábito pregresso de beber, pressões sociais, transtornos por uso de álcool e outras drogas e transtornos mentais não tratados. O consumo frequente e pesado de álcool aumenta as chances de ocorrência da síndrome. Melhor compreensão sobre fatores genéticos e epigenéticos que possam facilitar a ocorrência da síndrome ainda é necessária. Tal compreensão pode auxiliar na prevenção dirigida a populações de alto risco para desenvolvimento dos TEAF. Panorama brasileiro Não há estudos epidemiológicos representativos ou campanhas educativas relevantes em nosso país, em que pese seminários e reportagens em sites especializados. Tampouco a cobertura dada ao tema pela imprensa pode ser considerada significativa ou frequente. Algumas atitudes isoladas, fora do meio acadêmico e congressos médicos, tem sido iniciadas: em Setembro de 2015 foi realizada a II Caminhada no Parque contra a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), apoiada por entidades médicas como a Sociedade de Pediatria de São Paulo, Sociedade Brasileira de Pediatria, Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Academia Brasileira de Neurologia, Associação Paulista de Medicina e Associação Brasileira das Mulheres Médicas Seção São Paulo. Tal caminhada apregoa a zero álcool durante a gestação. Projeto de Lei Nº 151/2015, do Estado do Rio de Janeiro, proposto pela Deputada Daniele Guerreiro sugere a inclusão de dizeres no rótulo de quaisquer bebidas alcoólicas acerca dos malefícios para o feto, tais quais: gravidez causa má formação ao Feto. I O Consumo Excessivo de Álcool durante a II - O Consumo Excessivo de Álcool durante a gravidez causa retardo no crescimento do Feto.

6 6 não avançou no Congresso Nacional. Projeto de lei semelhante, proposto em 2011, Prevenção Estratégias preventivas custo-efetivas incluem a distribuição de materiais informativos para adolescentes de ambos os sexos, abordagem e tratamento dos transtornos por uso de álcool entre mulheres em idade fértil. Paralelamente, nota-se, mesmo entre os países mais desenvolvidos, falta de conhecimento sobre o tema na população geral e necessidade de maior clareza sobre a orientação atual acerca do consumo de álcool na gravidez. Mesmo em países desenvolvidos é comum a crença, culturalmente enraizada, de que um pouco de álcool pode ser, na verdade, satisfatório para o bebê. Intervenções psicossociais e educacionais focando mulheres que planejam engravidar e grávidas, com finalidade de cessação/redução do consumo de álcool parecem ser efetivas. Conclusão Apesar de ter sido descrita há cerca de 40 anos, há uma falta de concientização da sociedade e mesmo dos médicos acerca de sua existência e da importância de sua prevenção. TEAF são um conjunto de transtornos totalmente evitáveis, que resultam em acometimento que impacta o sujeito ao longo de toda a sua vida e decorrentes do consumo materno de álcool durante a gestação. A falta de conhecimento dos mecanismos neuronais subjacentes ao dano cerebral causado pelo álcool (que pode afetar diversos tipos celulares como neurônios, astrócitos e glia) resulta em uma paucidade de estratégias terapêuticas e de prevenção secundárias (dirigidas a grupos de maior risco), restando, portanto, a prevenção primária e universal, i.e, recomendação de abstinência a todas as gestantes e mulheres em idade fértil que planejam conceber, informações estas que devem ser dirigidas a toda a sociedade e não só a este grupo específico. Parece haver um gradiente de gravidade (ou seja, ainda que o recomendável seja a abstenção completa de álcool e, talvez a cessação planejada antes da concepção), nem todas as mulheres que bebem durante a gestação apresentam filhos com TEAF, conforme estudos epidemiológicos. Alguns países consideram inclusive intervenções involuntárias para a gestante que se recusam a parar de beber.

7 7 A educação e o esclarecimento de médicos e pais sobre o problema é altamente recomendável, bem como a orientação para o tratamento das mulheres com dificuldades de cessar o consumo alcoólico. Nenhuma quantidade conhecida de álcool é considerada segura durante a gravidez, contudo, aconselhamento baseado em opiniões e alguns estudos controversos fomentam orientações desencontradas acerca do consumo de álcool na gestação. RESPOSTAS: Como é adquirida? 1. O que é Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)? Resposta: A SAF é composta por um conjunto de sinais e sintomas (vide resposta à questão 2), decorrentes da exposição do feto ao consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação. Recentemente, tem sido compreendida como um dos pólos - o mais grave - dos Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF), que abrangem outros comprometimentos ao feto decorrentes do consumo de álcool durante a gestação, tais quais a Síndrome Alcoólica Fetal Parcial, os Transtornos do Neurodesenvolvimento relacionados ao álcool e as Má formações relacionados ao álcool. A afecção acomete filhos de mulheres que consumiram bebidas alcoólicas durante a gestação, havendo um gradiente de gravidade (ou seja, quanto mais prolongada e intensa a exposição, maior o risco de TEAF, bem como de quadros mais graves dentro deste espectro - muitas mulheres que consomem álcool durante a gestação não terão a SAF, mas não há margens de segurança reconhecidas). Ou seja, o álcool é o elemento-chave e sine qua non da síndrome alcoólica fetal, provavelmente por suas características neurotóxicas diretas através da ativação de processos oxidativos e inflamatórios ainda não totalmente reconhecidos. Fatores nutricionais e aspectos sociais como consumo de bebida pelo pai, ausência de seguimento pré-natal, transtornos mentais durante a gestação podem estar relacionados a maior ocorrência do quadro (de forma não causal). 2. Como é realizado seu diagnóstico? Resposta: O diagnóstico da Síndrome Alcoólica Fetal é realizado de forma eminentemente clínica, i.e., história clínica mais exame físico. Exames de neuroimagem e neuropsicológicos podem ser auxiliares no diagnóstico, complementando a avaliação médica, especialmente para quantificar o grau de

8 8 comprometimento neurológico, distinguir casos fronteiriços e para diferenciá-la de outros TEAF (Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal). revista Paediatrics em 2005 são: Syndrome): Os critérios diagnósticos estabelecidos pela Síndrome Alcoólica Fetal (Fetal Alcoholic 1. Um padrão característico de anomalias faciais menores (ao menos dois dentre: face plana, estreitamento das fissuras palpebrais, *philtrum* indistinto, nariz curto, pregas epicânticas, bordas labiais mal delimitadas, orelhas não paralelas, micrognatia). 2. Comprometimento do crescimento pré ou pós-natal (altura ou peso no percentil 10 ou abaixo). 3. Evidência de prejuízo no crescimento cerebral (anomalias estruturais ou circunferência occipto-frontal no percentil 10 ou abaixo). 4. Se possível, confirmação de consumo alcoólico durante a gravidez, por auto-relato ou por informação obtida com colateral. álcool etílico durante a gestação? 3. Existem níveis seguros para consumo de Resposta: Não. (Complementarmente: Quanto maior a exposição, em termos de tempo de exposição, intensidade de consumo por ocasião e quantidade ao longo da gestação, maior o risco de TEAF. Apesar de estudos epidemiológicos apontarem que filhos de mulheres expostas a baixas concentrações de álcool não apresentaram quaisquer TEAF, não é possível afirmar que haja níveis seguros de consumo de álcool durante a gestão. Achados de estudos laboratoriais revelam claramente que mesmo quantidades mínimas de álcool ultrapassam a barreira hematoplacentária e podem interferir no neurodesenvolvimento do embrião e do feto). de álcool etílico sem danos ao feto? 4. Existe fase segura da gestação para consumo

9 9 Resposta: Não. (Complementarmente: Quanto mais precoce e duradoura a exposição, maior o risco de transtornos do neurodesenvolvimento e de formas mais graves de Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal. A exposição tardia parece se relacionar mais frequentemente com alterações morfológicas do feto, com menor impacto no neurodesenvolvimento). 5. Quais as consequências da SAF para o desenvolvimento mental do indivíduo acometido? Resposta: A Síndrome Alcoólica Fetal é considerada a maior causa mundial de deficiência mental não hereditária. Resulta num espectro de déficits do neurodesenvolvimento com consequente prejuízo global, envolvendo psicomotricidade, capacidade de aprendizado, quociente de inteligência, funções executivas (planejamento, organização, execução). Os prejuízos acometem o sujeito ao longo de toda a sua vida. dos portadores de SAF? 6. Quais as consequências comportamentais Resposta: Além da deficiência mental citada na resposta à questão 5, portadores de SAF podem apresentar altos índices de impulsividade na adolescência e vida adulta, dificuldades de relacionamentos, prejuízos no desempenho e abandono escolar, subemprego e desemprego, maior possibilidade de abuso de álcool e outras drogas, maiores taxas de envolvimento com o sistema judicial/carcerário. pela SAF? 7. Quais outros distúrbios podem ser causados Resposta: A literatura médica não permite elencar a SAF como causador de outros distúrbios médicos, ainda que haja correlação estatística com outros transtornos mentais, impulsividade e maiores índices de transtornos por uso de substâncias (álcool, tabaco e outras drogas) entre portadores de SAF quando comparados a indivíduos normais. 8. A SAF é passível de prevenção? Em caso afirmativo, como se pode prevenir a Síndrome? de deficiência mental. Resposta: Sim. SAF é a principal causa evitável No nível individual, i.e, na relação médicopaciente, a prevenção deve começar pela recomendação inequívoca de abstinência

10 10 completa de álcool durante a gestação (alguns especialistas recomendam parar o consumo de álcool mesmo antes, i.e., um mês antes da concepção). Em caso de gestantes que ingerem álcool, orientar a cessar o consumo e se houver dificuldades, encaminhar para tratamento especializado. Orientação nutricional e acompanhamento pré-natal regular são recomendados. No nível institucional, melhor educação médica e de outros profissionais de saúde, campanhas educativas voltadas para a população geral, distribuição de folders e cartazes nos ambulatórios de ginecologia podem auxiliar a fomentar uma mudança cultural quanto a SAF e a importância da abstinência durante a gestação. afirmativo, em que consiste? 9. Existe tratamento para a SAF? Em caso Resposta: O tratamento para a SAF é suportivo, sem fins curativos, e visa promover melhor adaptação do sujeito ao seu meio, levando em conta suas dificuldades específicas, prevenção e abordagem de consequências relacionadas à SAF, elencadas anteriormente (Resposta 6). afirmativo, como se obtém? 10. Existe cura para a SAF? Em caso Resposta: Não. da SAF? 11. Qual o papel do médico na prevenção Resposta: O médico deve orientar a gestante e sua família acerca da recomendação de abstinência completa de álcool como padrão ouro para prevenir os TEAF. Caso a paciente beba, deve ser recomendada a cessação do álcool o quanto antes. Se a cessação do beber não for atingida com orientações simples, sugerese o encaminhamento para serviços especializados. É recomendável monitorar o consumo de álcool ao longo da gravidez e orientar os familiares e conjuges. Idealmente, recomenda-se a orientação para todas as mulheres em idade fértil, mesmo antes da gestação, prevenindo assim que o álcool interfira nas fases iniciais do neurodesenvolvimento (que começa a partir do 28º dia após a concepção). SAF? 12. Qual o papel do médico no tratamento da Resposta: O médico tem papel suportivo no tratamento da SAF, uma vez que não há tratamento específico e curativos para tal

11 11 condição. Assim, o seguimento visa minimizar os déficits através do auxílio de profissionais específicos a depender da necessidade (fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos) e controle de intercorrências (manejo contextual e farmacológico de quadros comportamentais disruptivos como impulsividade, agressividade e uso problemático de substâncias). 13. Onde e como poderia o profissional médico atuar, de forma a reduzir a incidência da síndrome? Resposta: Vide resposta ao item 11. Além disso, pode o médico auxiliar na elaboração de campanhas preventivas, no ensino médico e em pesquisas específicas que possam auxiliar a melhor compreender a fisiopatologia e possíveis intervenções preventivas/terapêuticas. 14. Que outros profissionais de saúde poderiam contribuir na prevenção desta síndrome? Resposta: Profissionais de saúde como enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, agentes de saúde bem como profissionais ligados ao setor educação e com contatos com pais e alunos, tais como psicólogos, psicopedagogos, educadores físicos e professores. 15. Além da SAF, quais outras possíveis consequências podem decorrer da ingestão de álcool etílico pela gestante? Resposta: Além da SAF e dos Transtornos do Especto Alcoólico Fetal, os quais decorrem diretamente da exposição ao álcool durante a gravidez, relacionam-se com o consumo de bebidas durante a gestação: - Maior risco de quedas e acidentes. - Maior risco de aborto. perpetradora). - Maior risco de violência (como vítima e - Parto prematuro. - Descompensação de transtornos mentais. - Descompensação de quadros clínicos durante a gestação (p.e., hipertensão arterial, diabetes gestacional). - Quadros depressivos e ansiosos.

12 12 seguimento pré-natal. - Menor adesão a tratamentos médicos e 16. Existe recomendação formal aos médicos quanto à necessidade de orientação e conscientização das gestantes, em relação aos efeitos danosos do álcool etílico durante a gestação e em relação à SAF? Resposta: Não. É preciso esforço claro neste sentido, o qual só tem se iniciado, ainda de forma não sistemática, nos últimos 10 anos. Em que pese a descrição da síndrome datar da década de 70 e dos novos critérios diagnósticos do Transtorno do Espectro Alcoólico Fetal contarem mais de uma década, há um hiato entre o que está na ponta da literatura e a prática médica. Em diversas culturas, como França, Rússia, Brasil, EUA, África do Sul, Itália, Austrália, o consumo de álcool durante a gestação não recebe a devida atenção. Em alguns destes países (França, África do Sul e Itália), é frequente se considerar que um pouco de álcool pode até fazer bem para o bebê, pois a mãe ficará mais relaxada. Assim, a SAF não recebeu em nosso meio a devida atenção, não há protocolos de seguimento claros para profissionais de saúde aplicarem às gestantes, não há campanhas públicas de alcance nacional, falta investimento adequado em termos educacionais, preventivos e para tratamento dos sujeitos acometidos, em que pesem as bem-vindas caminhadas contra a SAF promovidas recentemente por entidades médicas. 17. Existe protocolo estabelecido para orientação à gestante, durante o período pré-natal, dos efeitos nocivos do álcool etílico? Resposta: Sociedades internacionais recomendam a abstinência completa de álcool durante o período gestacional, contudo, como explicitado na resposta 16, não há claras diretrizes e protocolos de ação em nosso meio. informações sobre a SAF? 18. Em caso afirmativo, tal protocolo inclui Resposta: Vide resposta Quais as especialidades médicas envolvidas na prevenção, diagnóstico e tratamento da SAF? Resposta: Idealmente, todos os médicos que entrarem em contato com a gestante ou com mulheres em idade fértil podem e devem participar da prevenção. Na prática, as especialidades médicas mais envolvidas são a ginecologia/obstetrícia e a pediatria. O diagnóstico da SAF e dos TEAF geralmente é

13 13 feito por pediatras, neurologistas, psiquiatras. No tratamento, novamente, os mais frequentemente envolvidos são pediatras, neurologistas e psiquiatras. Este é o nosso parecer, s.m.j. Conselheiro Mauro Gomes Aranha de Lima APROVADO NA REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE PSIQUIATRIA, REALIZADA EM 08/04/2016. APROVADO NA REUNIÃO DA CÂMARA DE CONSULTAS, REALIZADA EM HOMOLOGADO NA 4.719ª REUNIÃO PLENÁRIA, REALIZADA EM

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012.

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2012. Estabelece preceitos para o aperfeiçoamento da política educacional estadual dos sistemas públicos de ensino, para a permanência e o sucesso escolar de alunos com distúrbios,

Leia mais

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Introdução

O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Introdução 421 O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) Amanda Ferreira dos Santos², Felipe Vidigal Sette da Fonseca²,

Leia mais

Plenário Adriano Jorge, em 22 de abril de 2014. PROFESSOR BIBIANO PT VEREADOR

Plenário Adriano Jorge, em 22 de abril de 2014. PROFESSOR BIBIANO PT VEREADOR PROJETO DE LEI Nº121/2014 Dispõe sobre o desenvolvimento da política de acompanhamento especial para alunos da Rede Municipal de Ensino de Manaus que são portadores de doenças neurológicas e dá outras

Leia mais

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. O aluno com deficiência intelectual

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. O aluno com deficiência intelectual ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO O aluno com deficiência intelectual Deliese Salcher Gasparetto Introdução A deficiência intelectual é conhecida por problemas causados no cérebro e que causam baixa

Leia mais

Registro Hospitalar de Câncer Conceitos Básicos Planejamento Coleta de Dados Fluxo da Informação

Registro Hospitalar de Câncer Conceitos Básicos Planejamento Coleta de Dados Fluxo da Informação Registro Hospitalar de Câncer Conceitos Básicos Planejamento Coleta de Dados Fluxo da Informação Registro Hospitalar de Câncer Este tipo de registro se caracteriza em um centro de coleta, armazenamento,

Leia mais

PARECER Nº, DE 2008. RELATORA: Senadora ADA MELLO I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2008. RELATORA: Senadora ADA MELLO I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2008 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 364, de 2008, que altera o art. 8º da Lei n 9.250, de 26 de dezembro de 1995, para permitir a dedução de despesa

Leia mais

PARECER COREN-SP 020/2014 CT PRCI n 100.473/2012 Ticket n : 277.785, 280.399, 281.427, 284.665, 288.133, 289.653, 291.712, 292.543, 293.445, 299.381.

PARECER COREN-SP 020/2014 CT PRCI n 100.473/2012 Ticket n : 277.785, 280.399, 281.427, 284.665, 288.133, 289.653, 291.712, 292.543, 293.445, 299.381. PARECER COREN-SP 020/2014 CT PRCI n 100.473/2012 Ticket n : 277.785, 280.399, 281.427, 284.665, 288.133, 289.653, 291.712, 292.543, 293.445, 299.381. Ementa: Abertura de clínicas de estética e formação

Leia mais

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA)

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) Versão de 2016 1. O QUE É A PFAPA 1.1 O que é? PFAPA significa Febre Periódica, Estomatite

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA RESPOSTA TÉCNICA COREN/SC Nº 07/2016 Assunto: Atribuições da equipe em procedimentos estéticos e necessidade de especialização para realização das técnicas. Palavras-chave: Estética, Atribuições da equipe

Leia mais

c) Aplicar os princípios de pesquisa operacional mediante:

c) Aplicar os princípios de pesquisa operacional mediante: GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE SUBSECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE SAÚDE PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE DA HANSENÍASE 1. Atribuições

Leia mais

PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA

PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA COMPANHIA DE GÁS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Gerência Executiva de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde PROGRAMA SULGÁS DE QUALIDADE DE VIDA PROJETO 2014 Julho de 2014 1. DADOS DA COMPANHIA Razão

Leia mais

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS

VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 1 VIVER BEM ÂNGELA HELENA E A PREVENÇÃO DO CÂNCER NEOPLASIAS 2 3 Como muitas mulheres, Ângela Helena tem uma vida corrida. Ela trabalha, cuida da família, faz cursos e também reserva um tempo para cuidar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE SGPTI HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EDITAL Nº. 01, DE 20 DE JUNHO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE SGPTI HOSPITAL UNIVERSITÁRIO EDITAL Nº. 01, DE 20 DE JUNHO DE 2016 EDITAL Nº. 01, DE 20 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO O Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão

Leia mais

- ; - -1,- NOTA TÉCNICA N`&5-7.12016/ CGNOR/DSST/SIT/MTPS

- ; - -1,- NOTA TÉCNICA N`&5-7.12016/ CGNOR/DSST/SIT/MTPS . - ; - -1,- - MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Anexo, Ala B, 1 andar, sala 176 - CEP: 70056-900 - Brasilia/DF sitgmte

Leia mais

I ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO

I ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO Palavras-chave: Identidade do Pedagogo. Formação de Professores. Licenciatura em Pedagogia. LDB 9394/96. Introdução Este trabalho

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE HEPATITE É uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar a doença, que se caracteriza por febre, icterícia

Leia mais

Consulta à Sociedade: Minuta de Resolução Complementar sobre Acreditação de Comitês de Ética em Pesquisa do Sistema CEP/CONEP

Consulta à Sociedade: Minuta de Resolução Complementar sobre Acreditação de Comitês de Ética em Pesquisa do Sistema CEP/CONEP São Paulo, 13 de julho de 2015. Ilmo Sr. Jorge Alves de Almeida Venâncio Coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP Consulta à Sociedade: Minuta de Resolução Complementar sobre Acreditação

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que

Leia mais

LORATADINA Hypermarcas S/A Comprimido 10mg

LORATADINA Hypermarcas S/A Comprimido 10mg LORATADINA Hypermarcas S/A Comprimido 10mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: LORATADINA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Comprimido de 10mg em embalagens contendo 12 comprimidos.

Leia mais

Os requisitos para aprovação de cursos novos de mestrado deverão ser suficientes, no mínimo, para o conceito 3 (qualificação regular).

Os requisitos para aprovação de cursos novos de mestrado deverão ser suficientes, no mínimo, para o conceito 3 (qualificação regular). Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior FORMULÁRIO - REQUISITOS PARA A CRIAÇÃO DE CURSOS NOVOS IDENTIFICAÇÃO ÁREA DE AVALIAÇÃO: Medicina II PERÍODO DE AVALIAÇÃO: 2007-2009

Leia mais

FACULDADE DE ARARAQUARA IESP Instituto Educacional do Estado de São Paulo Rua Miguel Cortez, 50, Vila Suconasa, Araraquara/SP Tel: 3332-4093

FACULDADE DE ARARAQUARA IESP Instituto Educacional do Estado de São Paulo Rua Miguel Cortez, 50, Vila Suconasa, Araraquara/SP Tel: 3332-4093 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Dispõe sobre as Atividades Complementares do Curso de Direito da Faculdade de Araraquara CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este Regulamento dispõe sobre

Leia mais

Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem. Daniel Domingues dos Santos (FEA-RP/USP) Pesquisador representante do NCPI

Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem. Daniel Domingues dos Santos (FEA-RP/USP) Pesquisador representante do NCPI Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem Daniel Domingues dos Santos (FEA-RP/USP) Pesquisador representante do NCPI Conceitos Primeira Infância: período dos 0 aos 6 anos. Desenvolvimento:

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO Considerando que a Portaria nº 23 /2015, de 27 de fevereiro revogou a Portaria nº 9/2013, de 11 de fevereiro referente à avaliação das aprendizagens e competências

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE EDITAL Nº. 05, DE 21 DE Junho DE 2016 PROCESSO SELETIVO O NTI da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes para atuar como bolsistas do Programa

Leia mais

RESOLUÇÃO 01 /2015 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Autismo.

RESOLUÇÃO 01 /2015 RESOLVE. Art. 1 - Aprovar o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, denominado Autismo. RESOLUÇÃO 01 /2015 Aprova o Curso de Pós-Graduacão Lato Sensu, na modalidade de Especialização, com a denominação de Curso de Especialização em Autismo. O COLEGIADO ACADÊMICO DA FACULDADE CAMPOS ELÍSEOS

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 1- Visão Geral de Testes de Software Aula 2 Estrutura para o Teste de Software SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Vertentes

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA

SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA SERVIÇO SOCIAL E A MEDICINA PREVENTIVA NOSSA CASA A importância do Trabalho em Equipe Multidisciplinar Assistente Social Enfermeira Técnicos de enfermagem Fisioterapeuta Nutricionista Médico Psicólogo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL EDITAL Nº. 01, DE 22 DE JUNHO DE 2016

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL EDITAL Nº. 01, DE 22 DE JUNHO DE 2016 EDITAL Nº. 01, DE 22 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO O da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes para atuar como bolsistas e/ou voluntários

Leia mais

Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial

Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial Experiência: Gestão Estratégica de compras: otimização do Pregão Presencial Hospital de Clínicas de Porto Alegre Responsável: Sérgio Carlos Eduardo Pinto Machado, Presidente Endereço: Ramiro Barcelos,

Leia mais

O TAMANHO DO PROBLEMA

O TAMANHO DO PROBLEMA O TAMANHO DO PROBLEMA Doenças cardiovasculares Total de mortes: 281.695/ano AVC 89.489 80% DAC 84.798 40% Outras DCV 107.408 Hipertensão Fonte: Datasus 2001 Dados Mundiais Mortes em 2000 atribuíveis a

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. "Ser Gestante"

Mostra de Projetos 2011. Ser Gestante Mostra de Projetos 2011 "Ser Gestante" Mostra Local de: Guarapuava Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Cidade: Guarapuava Contato: (42) 3677 3379 / craspinhao@yahoo.com.br

Leia mais

Explicando o Bolsa Família para Ney Matogrosso

Explicando o Bolsa Família para Ney Matogrosso Pragmatismo Político, 14 de maio de 2014 Explicando o Bolsa Família para Ney Matogrosso Criticado por Ney Matogrosso e peça da campanha de Aécio, Campos e Dilma, benefício é pago para 14 milhões de famílias.

Leia mais

[De]Codificando a Comunicação de uma Organização Criativa: Um Estudo de Caso no CESAR

[De]Codificando a Comunicação de uma Organização Criativa: Um Estudo de Caso no CESAR Universidade Federal de Pernambuco Centro de Ciências Sociais Aplicadas Programa de Pós-Graduação em Administração Mestrado Profissional em Administração Ana Aragão da Cunha Lima e Nascimento Relatório

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA A Socioambiental (PRSA) substitui a Política Corporativa pela Sustentabilidade (2011), e incorpora a contribuição das partes interessadas

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS COMPORTAMENTAIS (NEC) DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS COMPORTAMENTAIS (NEC) DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS COMPORTAMENTAIS (NEC) DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS Em reunião de 05 de setembro de 2014, o Núcleo de Estudos Comportamentais (NEC), autorizado pelo disposto no inciso

Leia mais

O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO

O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO 1. TRIAGEM SOROLÓGICA - É recomendada a realização de teste anti-hiv com aconselhamento e com consentimento para todas as gestantes na primeira consulta pré-natal; - Enfatiza-se

Leia mais

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Olá Gerente de Projeto. Nos artigos anteriores descrevemos um breve histórico sobre a história e contextualização dos riscos, tanto na vida real

Leia mais

Boletim epidemiológico HIV/AIDS - 2015 30/11/2015

Boletim epidemiológico HIV/AIDS - 2015 30/11/2015 HIV/AIDS - 215 3/11/215 Página 1 de 6 1. Descrição da doença A AIDS é uma doença causada pelo vírus do HIV, que é um retrovírus adquirido principalmente por via sexual (sexo desprotegido) e sanguínea,

Leia mais

PROJETO DE LEI N o 7.028, de 2013 (Apensado: PL nº 7.568, de 2014)

PROJETO DE LEI N o 7.028, de 2013 (Apensado: PL nº 7.568, de 2014) COMISSÃO DE EDUCAÇÃO PROJETO DE LEI N o 7.028, de 2013 (Apensado: PL nº 7.568, de 2014) Inclui a disciplina Educação para o Trânsito como conteúdo do Ensino Fundamental e cria mecanismos para coibir a

Leia mais

ARTIGO. Sobre monitoramento a Distancia e aplicação automática de medicamentos. Sistema de monitoração a distancia e aplicação de medicamentos.

ARTIGO. Sobre monitoramento a Distancia e aplicação automática de medicamentos. Sistema de monitoração a distancia e aplicação de medicamentos. ARTIGO Sobre monitoramento a Distancia e aplicação automática de medicamentos. Autor: Marcos José Sanvidotti Sistema de monitoração a distancia e aplicação de medicamentos. Resumo: O monitoramento a distância

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO N 002/2013 - OFICINAS E PALESTRAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E SERVIÇOS DE ACESSIBILIDADE O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Leia mais

AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO II ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA AS INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO Ilse Silva Matos Dantas 1 Neire Abreu Mota Profiro 2 1. INTRODUÇÃO Espectro do autismo

Leia mais

1.1. Caracterização do Problema. Capítulo 1. Introdução 20

1.1. Caracterização do Problema. Capítulo 1. Introdução 20 1 Introdução Projetos de software normalmente estão bastante suscetíveis a passar por inúmeras modificações ao longo do seu ciclo de vida. Muitos deles falham ao atingir seus resultados necessários dentro

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO PROJETO DE LEI N o 4.015, DE 2012 Proíbe a prescrição do direito do consumidor aos pontos acumulados em programas de fidelidade junto a qualquer

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA. PROJETO DE LEI Nº 328, DE 2011 (Apensos os Projeto de Lei nº 823, de 2011; e 6.

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA. PROJETO DE LEI Nº 328, DE 2011 (Apensos os Projeto de Lei nº 823, de 2011; e 6. 1 COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI Nº 328, DE 2011 (Apensos os Projeto de Lei nº 823, de 2011; e 6.216, de 2013) Dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento de fraldas descartáveis

Leia mais

Minuta Circular Normativa

Minuta Circular Normativa Minuta Circular Normativa 1. INTRODUÇÃO 1.1. Objetivo a) Estabelecer princípios e diretrizes para orientar as ações de natureza socioambiental nos negócios da Desenbahia e no seu relacionamento com clientes

Leia mais

RESENHAS REVIEWS RESPONSABILIDADE CIVIL DA ATIVIDADE MÉDICA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

RESENHAS REVIEWS RESPONSABILIDADE CIVIL DA ATIVIDADE MÉDICA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR 248 RESENHAS REVIEWS RESPONSABILIDADE CIVIL DA ATIVIDADE MÉDICA NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Octávio Luiz Motta Ferraz Elsevier, Rio de Janeiro, 2009 Estela Waksberg Guerrini ( * ) Não é preciso explicar

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2014

RESOLUÇÃO Nº 02/2014 RESOLUÇÃO Nº 02/2014 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, no uso das atribuições que lhe confere a Lei Federal 8.069/1990, da Lei Municipal 1.261 de 16/03/2005 - com as

Leia mais

RESPOSTA RÁPIDA 430/2014 Informações sobre Depressão: Clo e Frontal

RESPOSTA RÁPIDA 430/2014 Informações sobre Depressão: Clo e Frontal RESPOSTA RÁPIDA 430/2014 Informações sobre Depressão: Clo e Frontal SOLICITANTE Drª Herilene de Oliveira Andrade Juíza de Direito Comarca de Itapecerica NÚMERO DO PROCESSO Autos nº 0335.14.1563-7 DATA

Leia mais

INTERAÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA COM AS CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

INTERAÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA COM AS CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA INTERAÇÃO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA COM AS CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Lucas Garcez Novaes Piccinato 1 ; Renan Rocha Cabrera 2 ; Willian Augusto de Melo 3 RESUMO: O presente

Leia mais

Tipos de investigação educacional diferenciados por:

Tipos de investigação educacional diferenciados por: Bento Março 09 Tipos de investigação educacional diferenciados por: Praticalidade Básica Aplicada Método Qualitativo Quantitativo Experimental Não experimental Questões Etnográfica Histórica Descritiva

Leia mais

Gripe H1N1, o que os Pais precisam saber!

Gripe H1N1, o que os Pais precisam saber! 1 Gripe H1N1, o que os Pais precisam saber! O que é a gripe H1N1? A gripe H1N1, também conhecida como gripe A, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito,

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS NO III CURSO DE EXTENSÃO SOBRE O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO DO IFMG

EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS NO III CURSO DE EXTENSÃO SOBRE O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO DO IFMG EDITAL PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS NO III CURSO DE EXTENSÃO SOBRE O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO DO IFMG 1. DO OBJETIVO Promover concurso de trabalhos a serem apresentados nas formas de pôster

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE -NDE. Procedimentos para o Trabalho de Conclusão de Curso

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE -NDE. Procedimentos para o Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Campus Arapiraca CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE -NDE Arapiraca-AL, 15 de Dezembro de 2011 Procedimentos para o Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: ESPAÇO DE INCLUSÃO

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: ESPAÇO DE INCLUSÃO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: ESPAÇO DE INCLUSÃO Autores Terezinha Mônica Sinício Beltrão. Professora da Rede Pública Municipal de Ensino da Prefeitura do Recife e Professora Técnica da Gerência de Educação

Leia mais

Ao considerar o impacto ambiental das empilhadeiras, observe toda cadeia de suprimentos, da fonte de energia ao ponto de uso

Ao considerar o impacto ambiental das empilhadeiras, observe toda cadeia de suprimentos, da fonte de energia ao ponto de uso Energia limpa Ao considerar o impacto ambiental das empilhadeiras, observe toda cadeia de suprimentos, da fonte de energia ao ponto de uso Empilhadeira movida a hidrogênio H oje, quando se trata de escolher

Leia mais

PROGRAMA DE PO S-GRADUAÇA O EM PROMOÇA O DA SAU DE

PROGRAMA DE PO S-GRADUAÇA O EM PROMOÇA O DA SAU DE PROGRAMA DE PO S-GRADUAÇA O EM PROMOÇA O DA SAU DE 1. Apresentação A saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais, naturais e pessoais, bem como, as capacidades físicas do indivíduo.

Leia mais

Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15

Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15 2015 Regulamento Interno Férias Desportivas Verão 15 Junta de Freguesia de Fermentelos Índice NOTA JUSTIFICATIVA... 2 CAPÍTULO I... 3 Missão... 3 Artigo 1º... 3 CAPÍTULO II... 3 Objeto... 3 Artigo 2º...

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 3.129, DE 2015 (Da Sra. Clarissa Garotinho)

PROJETO DE LEI N.º 3.129, DE 2015 (Da Sra. Clarissa Garotinho) *C0056396A* C0056396A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 3.129, DE 2015 (Da Sra. Clarissa Garotinho) Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. DESPACHO: ÀS COMISSÕES DE: EDUCAÇÃO E

Leia mais

Identidade e trabalho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar

Identidade e trabalho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar 9 Considerações finais A partir da análise dos dados coletados nessa pesquisa algumas considerações finais se fazem pertinentes em relação às questões iniciais levantadas nesta pesquisa. 9.1 Identidade

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 007/2015

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA PROGRAMA DE ASSITÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE PAAE EDITAL Nº 007/2015 Loteamento Espaço Alpha (BA522) Bairro: Limoeiro- CEP 42.808-590 Camaçari-BA Telefax: (71) 3649-8600 E-mail: camacari@ifba.edu.br Site: www.camacari.ifba.edu.br POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFBA

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR. Ano Letivo 2014/2015-1.º Período

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR. Ano Letivo 2014/2015-1.º Período Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR Ano Letivo 04/05 -.º Período A Coordenadora Francisca Oliveira

Leia mais

Contracepção e Saúde Reprodutiva no. Duarte Vilar Director Executivo da APF

Contracepção e Saúde Reprodutiva no. Duarte Vilar Director Executivo da APF Melhores Escolhas Melhor Saúde Contracepção e Saúde Reprodutiva no Contexto da Formação Profissional Duarte Vilar Director Executivo da APF Antecedentes Desde 1983: colaboração entre a APF e diversos CFP

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO. Saiba quais os benefícios da amamentação para o seu bebê!

A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO. Saiba quais os benefícios da amamentação para o seu bebê! A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO Saiba quais os benefícios da amamentação para o seu bebê! IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO Sabemos que o começo do processo de amamentação nem sempre é fácil. Ele ocorre em um momento

Leia mais

TÍTULO: AUTORES: - - - - - ÁREA TEMÁTICA: Objetivo

TÍTULO: AUTORES: - - - - - ÁREA TEMÁTICA: Objetivo TÍTULO: TECNOLOGIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO DO HIV/AIDS EM MULHERES AUTORES: Luciana Patrícia Zucco - Núcleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva e Trabalho Feminino da Escola de Serviço Social

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior. 2.º Ciclo. Regulamento

PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior. 2.º Ciclo. Regulamento PROGRAMA ERASMUS+ Ação-Chave 1: Mobilidade individual de estudos para estudantes do ensino superior 2.º Ciclo Regulamento I. INDICAÇÕES GERAIS 1.1. A mobilidade Erasmus oferece aos alunos de mestrado a

Leia mais

A era do Estilo de Vida Ativo. Jair Sindra Virtuoso Júnior Atividade Física & Saúde - UFTM

A era do Estilo de Vida Ativo. Jair Sindra Virtuoso Júnior Atividade Física & Saúde - UFTM A era do Estilo de Vida Ativo Jair Sindra Virtuoso Júnior Atividade Física & Saúde - UFTM Saúde e Qualidade de Vida na Sociedade Contemporânea Thomas Edison, 1902 O médico do futuro não receitará medicamentos,

Leia mais

O Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil

O Ministério da Saúde da República Federativa do Brasil MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE O MINISTERIO DA SAÚDE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O MINISTÉRIO DO TRABALHO, DA SAÚDE E DAS POLÍTICAS SOCIAIS DA REPÚBLICA ITALIANA SOBRE COOPERAÇÃO NO CAMPO DA SAÚDE

Leia mais

CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC)

CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) CONTROLE DA QUALIDADE TOTAL (TQC) Professor: Leandro Zvirtes UDESC/CCT 1 Objetivos de uma empresa Objetivo principal Pessoas Meios Satisfação das necessidades das pessoas CONSUMIDORES EMPREGADOS ACIONISTAS

Leia mais

Vacinação em populações especiais: imunodeficientes, grávidas, recém nascidos prematuros, viajantes e profissionais de saúde.

Vacinação em populações especiais: imunodeficientes, grávidas, recém nascidos prematuros, viajantes e profissionais de saúde. Vacinação em populações especiais: imunodeficientes, grávidas, recém nascidos prematuros, viajantes e profissionais de saúde CRIE/IPEC Fiocruz Impacto dos programas de vacinação Fonte: CDC/James Hicks

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CREDITÁ S.A. Crédito, Financiamento e Investimento SUMÁRIO 1. Propósito 2. Abrangência 3. Política 3.1 Princípios Fundamentais 3.2 Diretrizes Socioambientais

Leia mais

I TORNEIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA TIC

I TORNEIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA TIC I TORNEIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA TIC Edital do Desafio Área: Petróleo, Gás e Biocombustíveis Tema: Produção de Biocombustíveis Maceió 2012 1. INTRODUÇÃO As razões para o interesse pelos biocombustíveis

Leia mais

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS Acadêmica de medicina: Jéssica Stacciarini Liga de diabetes 15/04/2015 Benefícios do exercício físico em relação ao diabetes mellitus:

Leia mais

Política de investimentos sociais 3M

Política de investimentos sociais 3M Política de investimentos sociais 3M 1. Objetivos A presente política tem por finalidade estabelecer os critérios para investimento em projetos sociais com recursos próprios visando: Estabelecer os princípios

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento - T&D. Capacitação e formação dos colaboradores do HSC

Treinamento e Desenvolvimento - T&D. Capacitação e formação dos colaboradores do HSC Treinamento e Desenvolvimento - T&D Capacitação e formação dos colaboradores do HSC Políticas de RH As práticas de Recursos Humanos do Hospital Santa Catarina estão de acordo com as diretrizes apresentadas

Leia mais

A urbanização e a transição da fecundidade: o Brasil é um caso exemplar?

A urbanização e a transição da fecundidade: o Brasil é um caso exemplar? A urbanização e a transição da fecundidade: o Brasil é um caso exemplar? George Martine 1 José Eustáquio Diniz Alves 2 Suzana Cavenaghi 3 As transições urbana e demográfica são dois fenômenos fundamentais

Leia mais

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ATIVIDADE FÍSICA 1 2 SEDENTARISMO é a falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes.

Leia mais

NORM.TEC.Nº003/2010/DIR (Normativa possui ANEXOS I e II) Maringá, 17 de março de 2010

NORM.TEC.Nº003/2010/DIR (Normativa possui ANEXOS I e II) Maringá, 17 de março de 2010 NORM.TEC.Nº003/2010/DIR (Normativa possui ANEXOS I e II) Maringá, 17 de março de 2010 Ref.: Protocolo para liberação de Toxina Botulínica. (De acordo com Portaria Nº 376 e 377 de 10 de novembro de 2009)

Leia mais

Por uma prática promotora de saúde em Orientação Vocacional (Ana Bock e Wanda Aguiar)

Por uma prática promotora de saúde em Orientação Vocacional (Ana Bock e Wanda Aguiar) Por uma prática promotora de saúde em Orientação Vocacional (Ana Bock e Wanda Aguiar) Segundo a OMS, saúde é o mais completo estado de bemestar físico, psicológico e social para um indivíduo. O que significa

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA SECRETARIA DE PESSOAL, ENSINO, SAÚDE E DESPORTO - SEPESD DEPARTAMENTO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL - DESAS COPRECOS-BRASIL

MINISTÉRIO DA DEFESA SECRETARIA DE PESSOAL, ENSINO, SAÚDE E DESPORTO - SEPESD DEPARTAMENTO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL - DESAS COPRECOS-BRASIL MINISTÉRIO DA DEFESA SECRETARIA DE PESSOAL, ENSINO, SAÚDE E DESPORTO - SEPESD DEPARTAMENTO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL - DESAS COPRECOS-BRASIL ANDERSON BERENGUER Ten Cel Farm (EB) Gerente-Geral do Programa

Leia mais

Curso de Especialização em TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA

Curso de Especialização em TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA Curso de Especialização em TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA ÁREA DO CONHECIMENTO: Educação e Saúde. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Transtornos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS *

ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS * ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS * Estela Regina Garlet 1 José Luís Guedes dos Santos 2 Maria Alice Dias da Silva

Leia mais

Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos

Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos O curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos visa a despertar o interesse de pessoas que queiram empreender na área social. Trata-se

Leia mais

Tópicos Especiais em Educação

Tópicos Especiais em Educação Tópicos Especiais em Educação Física II Unidade I -Cognição - Prof. Esp. Jorge Duarte Cognição Um dos objetivos do sistema de ensino é promover o desenvolvimento cognitivo da criança. Esse desenvolvimento

Leia mais

PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR

PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR EDUCAÇÃO FÍSICA E PARALISIA CEREBRAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR Gabrielle Cristina Sanchez Adriana Garcia Gonçalves São Carlos - UFSCar Eixo Temático: 9 Pesquisa e Inovação Metodológica

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq

FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE DE PROFESSORES QUE ATUAM COM ESCOLARES EM TRATAMENTO DE SAÚDE Jacques de Lima Ferreira PUC-PR Agência Financiadora: CNPq INTRODUÇÃO Este texto apresenta a pesquisa em andamento

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Abril 2016 2016 367 Prova 11º Ano de escolaridade (Decreto-Lei nº 139/2012, de 05 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão

Mostra de Projetos 2011. Capoeira - menino Pé no Chão Mostra Local de: Dois Vizinhos Mostra de Projetos 2011 Capoeira - menino Pé no Chão Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Associação Casa

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- VITÓRIA 003/2016 ALTERADO EM 14/06/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- VITÓRIA 003/2016 ALTERADO EM 14/06/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- VITÓRIA 003/2016 ALTERADO EM 14/06/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

Plano de Manejo Parque Natural Municipal Doutor Tancredo de Almeida Neves. Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. IVB-2012 Página 1

Plano de Manejo Parque Natural Municipal Doutor Tancredo de Almeida Neves. Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. IVB-2012 Página 1 Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO IVB-2012 Página 1 CONTEÚDO 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 6.1 Monitoramento e avaliação anual da implementação do Plano 6.2 Monitoramento e avaliação da efetividade do

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 SP Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 4º andar Itaim Bibi São Paulo SP CEP: 04542000 Tel: (11) 30737400 Fax: (11) 30737404

Leia mais

QUESTIONÁRIO SOBRE A ATENÇÃO AO PRÉ- NATAL E PUERPÉRIO

QUESTIONÁRIO SOBRE A ATENÇÃO AO PRÉ- NATAL E PUERPÉRIO QUESTIONÁRIO SOBRE A ATENÇÃO AO PRÉ- NATAL E PUERPÉRIO Denise Silveira, Anaclaudia Gastal Fassa, Maria Elizabeth Gastal Fassa, Elaine Tomasi, Luiz Augusto Facchini BLOCO A - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA

Leia mais