DESPACHO COJUR N.º 629/2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESPACHO COJUR N.º 629/2016"

Transcrição

1 DESPACHO COJUR N.º 629/2016 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 09/11/2016) Interessado: Departamento de Processo-Consulta do CFM Expedientes n.º 10612/2016 Assunto: Análise jurídica. Realização de perícia em processo judicial. Motivos de impedimento e suspeição do médico perito. I DOS FATOS Trata-se de solicitação de análise jurídica formulada pelo Departamento de Processo Consulta do Conselho Federal de Medicina, no qual encaminha questionamento de médico sobre os limites da atuação médica na realização de perícias judiciais, bem como as repercussões que decorrem dos motivos de impedimento e suspeição do perito judicial. Conforme narrativa do expediente, o consulente informa que já prestou serviços como perito assistente para seguradora que atua na gestão do seguro DPVAT. Face isso, questiona se poderia trabalhar como perito oficial a ser indicado pelo Juízo, em perícias do seguro DPVAT ou se estaria eternamente impedido de exercer o mister pericial em causas relacionadas ao seguro DPVAT. É o relatório. II DA ANÁLISE JURÍDICA A Lei n.º 6.194/1974 dispõe sobre o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não. Em seu art. 3º estabelece as indenizações por morte, por invalidez permanente, total ou parcial, e por despesas de assistência médica e suplementares, nos valores e conforme as regras que se seguem, por pessoa vitimada. Face isso, surgem diversas controvérsias judiciais sobre a extensão dos danos sofridos pelas vítimas de acidentes, razão pela qual, o Poder Judiciário determina a nomeação de médicos peritos para análise técnica das lesões sofridas pela vítima.

2 Por ser relevante ao tema, não é demais ressaltar que a Lei n.º /2013 (Lei do Ato Médico), estabeleceu expressamente em seu art. 4º, inciso XII, a competência privativa do médico para a realização de perícia médica e exames médico-legais. Nesse sentido, é a jurisprudência do TRF da 1ª Região, senão vejamos: PREVIDENCIÁRIO. AUXÍLIO-DOENÇA/APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. TRABALHADOR URBANO. INCAPACIDADE LABORAL. LAUDO PERICIAL ELABORADO POR FISIOTERAPEUTA. IMPOSSIBILIDADE. ATIVIDADE PRIVATIVA DE MÉDICO. ANULAÇÃO DA SENTENÇA. ELABORAÇÃO DE NOVA PERÍCIA. 1. (...). No entanto, no presente caso o laudo pericial foi realizado por fisioterapeuta, profissional que não tem como atividade privativa o diagnóstico de enfermidades ou indicação terapêutica, o que só pode ser realizado por médico. Nesse sentido, precedente desta Corte: (AC / GO, Rel. JUIZ FEDERAL CARLOS AUGUSTO PIRES BRANDÃO (CONV.), Rel.Conv. JUIZ FEDERAL CARLOS AUGUSTO PIRES BRANDÃO (CONV.), PRIMEIRA TURMA, e-djf1 p.376 de 03/09/2015) 3. Recurso do INSS provido para anular a sentença. (AC / RO, Rel. JUIZ FEDERAL RÉGIS DE SOUZA ARAÚJO, PRIMEIRA TURMA, e-djf1 p.830 de 28/01/2016) PREVIDENCIÁRIO. REMESSA OFICIAL. AUXÍLIO-DOENÇA/APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. TRABALHADOR URBANO. INCAPACIDADE LABORAL. LAUDO PERICIAL ELABORADO POR FISIOTERAPEUTA. IMPOSSIBILIDADE. ATIVIDADE PRIVATIVA DE MÉDICO. ANULAÇÃO DA SENTENÇA. ELABORAÇÃO DE NOVA PERÍCIA. RETORNO DOS AUTOS A ORIGEM. 1. A sentença proferida está sujeita à remessa oficial, pois de valor incerto a condenação imposta ao INSS. 2. Os arts. 4º, 5º e 6º da Lei /2013 estabelecem ser a perícia médica atividade privativa do profissional de medicina. 3. A constatação da incapacidade laboral deve, obrigatoriamente, ser feita por profissional da área da medicina. O fisioterapeuta não detém formação técnica para diagnosticar doenças, emitir atestados ou realizar perícias. Precedentes desta Corte. 4(...) (AC / MG, Rel. DESEMBARGADOR FEDERAL CARLOS AUGUSTO PIRES BRANDÃO, PRIMEIRA TURMA, e-djf1 de 05/10/2016) Seguindo na análise da controvérsia, verifica-se que o Código de Processo Civil estabeleceu vasto regramento sobre a realização da prova pericial no âmbito do processo judicial. Transcrevemos o texto dos arts. 156, 157 e 158 do CPC/2015 por serem esclarecedores: Do Perito Art O juiz será assistido por perito quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico. 1 o Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado.

3 2 o Para formação do cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a conselhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indicação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados. 3 o Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas para manutenção do cadastro, considerando a formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos peritos interessados. 4 o Para verificação de eventual impedimento ou motivo de suspeição, nos termos dos arts. 148 e 467, o órgão técnico ou científico nomeado para realização da perícia informará ao juiz os nomes e os dados de qualificação dos profissionais que participarão da atividade. 5 o Na localidade onde não houver inscrito no cadastro disponibilizado pelo tribunal, a nomeação do perito é de livre escolha pelo juiz e deverá recair sobre profissional ou órgão técnico ou científico comprovadamente detentor do conhecimento necessário à realização da perícia. Art O perito tem o dever de cumprir o ofício no prazo que lhe designar o juiz, empregando toda sua diligência, podendo escusar-se do encargo alegando motivo legítimo. 1 o A escusa será apresentada no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação, da suspeição ou do impedimento supervenientes, sob pena de renúncia ao direito a alegá-la. 2 o Será organizada lista de peritos na vara ou na secretaria, com disponibilização dos documentos exigidos para habilitação à consulta de interessados, para que a nomeação seja distribuída de modo equitativo, observadas a capacidade técnica e a área de conhecimento. Art O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à parte e ficará inabilitado para atuar em outras perícias no prazo de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, independentemente das demais sanções previstas em lei, devendo o juiz comunicar o fato ao respectivo órgão de classe para adoção das medidas que entender cabíveis. Já o art. 464 e seguintes da legislação adjetiva afirmam que A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação. Neste ponto, vale destacar que o CPC expressamente difere as figuras do perito, que é nomeado pelo Juízo e presta compromisso de imparcialidade, e do assistente técnico, que é o expert de confiança da parte e não está sujeito a impedimento ou suspeição, não devendo, portanto, serem confundidas as duas figuras. transcrição: Nesse sentido, é a redação do art. 466 do CPC/2015, a qual merece Art O perito cumprirá escrupulosamente o encargo que lhe foi cometido, independentemente de termo de compromisso. 1 o Os assistentes técnicos são de confiança da parte e não estão sujeitos a impedimento ou suspeição.

4 2 o O perito deve assegurar aos assistentes das partes o acesso e o acompanhamento das diligências e dos exames que realizar, com prévia comunicação, comprovada nos autos, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias. Por sua vez, o texto legal do art. 467 traz a possibilidade de o próprio perito nomeado pelo Juízo escusar-se do encargo legal ou ser recusado pelas partes por impedimento ou suspeição. Novamente transcrevemos o texto legal, a saber: Art O perito pode escusar-se ou ser recusado por impedimento ou suspeição. Parágrafo único. O juiz, ao aceitar a escusa ou ao julgar procedente a impugnação, nomeará novo perito. No que se refere aos motivos de impedimento e suspeição, a Legislação Processual determina a aplicação das regras referentes aos Juízes. Nesse sentido, transcrevemos o teor dos arts. 144 e 145 do CPC, a saber: Art Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo: I - em que interveio como mandatário da parte, oficiou como perito, funcionou como membro do Ministério Público ou prestou depoimento como testemunha; II - de que conheceu em outro grau de jurisdição, tendo proferido decisão; III - quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive; IV - quando for parte no processo ele próprio, seu cônjuge ou companheiro, ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive; V - quando for sócio ou membro de direção ou de administração de pessoa jurídica parte no processo; VI - quando for herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de qualquer das partes; VII - em que figure como parte instituição de ensino com a qual tenha relação de emprego ou decorrente de contrato de prestação de serviços; VIII - em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, mesmo que patrocinado por advogado de outro escritório; IX - quando promover ação contra a parte ou seu advogado. 1 o Na hipótese do inciso III, o impedimento só se verifica quando o defensor público, o advogado ou o membro do Ministério Público já integrava o processo antes do início da atividade judicante do juiz.

5 2 o É vedada a criação de fato superveniente a fim de caracterizar impedimento do juiz. 3 o O impedimento previsto no inciso III também se verifica no caso de mandato conferido a membro de escritório de advocacia que tenha em seus quadros advogado que individualmente ostente a condição nele prevista, mesmo que não intervenha diretamente no processo. Art Há suspeição do juiz: I - amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados; II - que receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, que aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do litígio; III - quando qualquer das partes for sua credora ou devedora, de seu cônjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta até o terceiro grau, inclusive; IV - interessado no julgamento do processo em favor de qualquer das partes. Por fim, em matéria de atos normativos regentes, vale citar o teor do art. 93 do Código de Ética Médica que veda ao médico Ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado. No que interessa ao questionamento formulado nos autos, de acordo com o cotejo da legislação que rege a matéria, tem-se que o médico que presta serviços, por qualquer forma de contrato, como assistente técnico à empresa seguradora estaria impedido de atuar como perito em processos em que o seu órgão empregador esteja litigando. Em tais casos, é certo que a imparcialidade do técnico estaria comprometida face ao poder de coerção capaz de influir negativamente em seu trabalho. Quanto a isso não há qualquer discussão. O problema, porém, está relacionado àqueles casos em que o profissional já tenha prestado, em momento anterior, serviços a determina empresa como assistente técnico, e, assim, com parcialidade, mas, posteriormente, vem a se desligar de tal entidade. Nessa situação, conforme a redação do Código de Ética Médica, o profissional da medicina estaria impedido de assumir o encargo pericial, pois o supracitado art. 93 também utiliza a expressão que já tenha atuado, isto é, que não atue mais, mas em algum momento atuou. hipótese. Pensamos, porém, que esta não deve ser a interpretação a ser aplicada à

6 Em primeiro lugar, o CPC somente estabelece o impedimento quando no processo figure como parte instituição com a qual o juiz/perito tenha relação de emprego ou decorrente de contrato de prestação de serviços. Ou seja, o dispositivo legal não abrange situações empregatícias que não mais estejam vigentes. Tal lógica é razoável e coerente, pois, a título de exemplo, um Juiz Federal que já exerceu o cargo de Advogado da União estaria impedido de julgar qualquer processo em que o Ente Federal estivesse no litígio, o que, como se vê, seria ilógico. Nesse mesmo sentido, o médico que já tenha prestados serviços a determinada sociedade empresária não pode ficar eternamente limitado no exercício do seu mister profissional apenas por conta de vínculo que já não existe em tempos atuais. Tal compreensão, por certo, decotaria de forma ilegal parcela da liberdade profissional, o que, por expressa previsão do art. 5º, XIII, da Constituição da República, somente pode ser feito por lei, eis que diz ser livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. O médico, então, ao ser nomeado perito em processo judicial, deve ponderar se há a presença dos motivos que justifiquem o seu impedimento ou suspeição para elaborar perícia médica no bojo da situação processual, análise esta que deve ser realizada no caso concreto e não de forma abstrata. A par disso, no caso dos autos, tem-se que o médico que prestou serviços de assistente técnico em processos que discutem DPVAT não estará, em tese, limitado ao exercício da função de perito judicial, ainda que se trate da mesma empresa para o qual tenha prestado seus serviços. Nesses casos, é certo que o profissional adquiriu experiência e expertise para prestar os serviços de perito, conforme nomeação pelo Juízo, devendo, porém, ser analisada a presença de qualquer outra hipótese de impedimento ou suspeição, como, por exemplo, amizades, inimizades ou for interessado no julgamento do processo em favor de qualquer das partes. Assim, tem-se que a interpretação do art. 93 do Código de Ética Médica não pode limitar a atuação do profissional médico no exercício da função de perito apenas porque tenha atuado, em momento anterior, como prestador de serviços de determinada empresa que agora se encontra litigando no bojo do processo judicial. Ressalve-se, todavia, a presença de outras hipóteses de impedimento ou suspeição previstas em lei e que se apliquem ao eventual caso concreto. Por fim, como a matéria demanda interpretação do Código de Ética Médica e encontra-se presente Comissão para revisar as normas deontológicas da medicina, recomenda-se que o teor do presente Despacho seja submetido à Comissão de Revisão do Código de Ética Médica para eventual adequação do CEM à disciplina constitucional e legal.

7 III DA CONCLUSÃO Face o exposto, esta Cojur opina da seguinte forma: a) A interpretação do art. 93 do Código de Ética Médica não pode limitar a atuação do profissional médico no exercício da função de perito apenas porque tenha atuado, em momento anterior, como prestador de serviços de determinada empresa que agora se encontra litigando no bojo do processo judicial. Ressalve-se, todavia, a presença de outras hipóteses de impedimento ou suspeição previstas em lei e que se apliquem ao eventual caso concreto; b) Tal compreensão, por certo, decotaria de forma ilegal parcela da liberdade profissional, o que, por expressa previsão do art. 5º, XIII, da Constituição da República, somente pode ser feito por lei, eis que diz ser livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer. c) O Código de Processo Civil, porém, não estabelece tal restrição, pois prevê que o impedimento ocorrerá quando no processo figure como parte instituição com a qual o juiz/perito tenha relação de emprego ou decorrente de contrato de prestação de serviços. d) Como a matéria demanda interpretação do Código de Ética Médica e encontra-se presente Comissão para revisar as normas deontológicas da medicina, recomenda-se que o teor do presente Despacho seja submetido à Comissão de Revisão do Código de Ética Médica para eventual adequação do CEM à disciplina constitucional e legal. É o que nos parece, s.m.j. Brasília/DF, 04 de novembro de Rafael Leandro Arantes Ribeiro Advogado do Conselho Federal de Medicina OAB/DF n.º De Acordo: José Alejandro Bullón Chefe da COJUR

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Dos Auxiliares da Justiça Parte 2 Prof(a). Bethania Senra Oficial de justiça: é o funcionário do juízo que se encarrega de cumprir os mandados relativos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 4 Prof(a). Bethania Senra 2o O perito substituído restituirá, no prazo de 15 (quinze) dias, os valores recebidos pelo trabalho não realizado, sob pena de

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Impedimentos e da Suspeição Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil SUSPEIÇÃO E IMPEDIMENTO Se reconhecer o impedimento ou a suspeição

Leia mais

Aula 1. Sumário. Do impedimento do juiz 2. Da suspeição do juiz 4. Do escrivão 8. Do oficial de justiça 9. Questões 11

Aula 1. Sumário. Do impedimento do juiz 2. Da suspeição do juiz 4. Do escrivão 8. Do oficial de justiça 9. Questões 11 Aula 1 Sumário Conteúdo Página Do impedimento do juiz 2 Da suspeição do juiz 4 Arguição de impedimento e suspeição 7 Do escrivão 8 Do oficial de justiça 9 Questões 11 Dos Impedimentos do Juiz São situações

Leia mais

PERÍCIAS EM ARBITRAGENS SOCIETÁRIAS

PERÍCIAS EM ARBITRAGENS SOCIETÁRIAS PERÍCIAS EM ARBITRAGENS SOCIETÁRIAS DANIEL FREITAS DRUMOND BENTO DANIEL.BENTO@TOLENTINO.ADV.BR 2 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. ARBITRAGEM 3. PERITO, ASSISTENTE TÉCNICO, PARECERISTA TÉCNICO, ÁRBITRO E TESTEMUNHA

Leia mais

IMPEDIMENTO, SUSPEIÇÃO E CADASTRO DE PERITOS

IMPEDIMENTO, SUSPEIÇÃO E CADASTRO DE PERITOS IMPEDIMENTO, SUSPEIÇÃO E CADASTRO DE PERITOS CPC - 1973 CPC 2015 Art. 134. É defeso ao juiz exercer as suas funções no processo contencioso ou voluntário: I - de que for parte; II - em que interveio como

Leia mais

A NOMEAÇÃO DO PERITO. 1. O Juiz nomeia o Perito. 2. As partes indicam os Assistentes Técnicos

A NOMEAÇÃO DO PERITO. 1. O Juiz nomeia o Perito. 2. As partes indicam os Assistentes Técnicos A NOMEAÇÃO DO PERITO 1. O Juiz nomeia o Perito. 2. As partes indicam os Assistentes Técnicos O Perito é um auxiliar da Justiça na realização dos atos processuais, determinadas pelas normas de organização

Leia mais

Cons. Rosylane Nascimento das Mercês Rocha

Cons. Rosylane Nascimento das Mercês Rocha PARECER CFM Nº 45/2016 INTERESSADO: G.C.C.J. ASSUNTO: Mudanças de critérios de nomeação de peritos pelo novo CPC. Formação de cadastro de médicos peritos junto aos tribunais, levando em consideração o

Leia mais

NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015.

NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015. NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015. Os peritos em alguns casos de ações judiciais, em razão da matéria, se fazem necessários as atuações

Leia mais

SINCOTECPEL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA. ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Vigência a partir de 17/03/2016 OFICINA PARA PERITOS

SINCOTECPEL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA. ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Vigência a partir de 17/03/2016 OFICINA PARA PERITOS SINCOTECPEL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Vigência a partir de 17/03/2016 OFICINA PARA PERITOS Conselheiro do CRCRS OBJETIVO Permitir, aos profissionais

Leia mais

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 PERITO De acordo com o 1º do artigo 156 do novo CPC, "os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos

Leia mais

José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015

José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015 José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015 1. Para que servem os cálculos trabalhistas? O objetivo é liquidar a sentença Sentença líquida e sentença ilíquida

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PRÁTICA TRABALHISTA. Respostas do Réu - Contestação

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PRÁTICA TRABALHISTA. Respostas do Réu - Contestação ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV PRÁTICA TRABALHISTA 1 Respostas do Réu - Contestação INTRODUÇÃO - Princípio da bilateralidade: AÇÃO E REAÇÃO - juiz só pode decidir nos autos após ter ouvido as duas partes, a

Leia mais

PERÍCIAS JUDICIAIS NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Lei n /15. Angelo Maraninchi Giannakos Advogado OAB/RS

PERÍCIAS JUDICIAIS NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Lei n /15. Angelo Maraninchi Giannakos Advogado OAB/RS PERÍCIAS JUDICIAIS NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Lei n. 13.105/15 Angelo Maraninchi Giannakos Advogado OAB/RS 16.622 O que é perícia judicial cível? - Meio de prova, consistente em exame, vistoria e avaliação,

Leia mais

Plano de Ensino. 7. Exceções procedimentais. (CPC antigo, arts. 304 a 314)

Plano de Ensino. 7. Exceções procedimentais. (CPC antigo, arts. 304 a 314) Plano de Ensino 7. Exceções procedimentais. (CPC antigo, arts. 304 a 314) Exceções Procedimentais No antigo CPC era possível encontra a previsão das exceções procedimentais que se apresentavam em três

Leia mais

AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO

AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO Pontos polêmicos sobre a PROVA PERICIAL NO NOVO CPC O Código de Processo Civil brasileiro (CPC, Lei n. 13.105,

Leia mais

ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS REFLEXOS NA ATIVIDADE PERICIAL

ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS REFLEXOS NA ATIVIDADE PERICIAL ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS REFLEXOS NA ATIVIDADE PERICIAL Paulo Cordeiro de Mello Economista e Contador Perito Judicial Professor Universitário HONORÁRIOS DO PERITO E DO ASSISTENTE TÉCNICO

Leia mais

DESPACHO SEJUR N.º 236/2015

DESPACHO SEJUR N.º 236/2015 DESPACHO SEJUR N.º 236/2015 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 19/05/2015) Interessado: Presidência do CFM e Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará Expedientes n.º 3338/2015 Assunto: Análise

Leia mais

Noções Básica de Perícia Contábil

Noções Básica de Perícia Contábil Noções Básica de Perícia Contábil E. Cristiano Siqueira CRCRS: 62.085. E-mail: e.cristiano.siqueira@gmail.com Fone: (54) 3045.1212 -(54) 3581.3333 Endereço: Av. General Netto, 448 Conj. 907 A Passo Fundo

Leia mais

CPC REFERENCIADO LEI /2015 Art. 077 e 148 CAPÍTULO II - DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO

CPC REFERENCIADO LEI /2015 Art. 077 e 148 CAPÍTULO II - DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO CPC REFERENCIADO LEI 13.105/2015 Art. 077 e 148 CAPÍTULO II - DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO Transcrição dos 1º e 2º do art. 77 do CPC Procrastinação (Art. 14 do CPC/73): CAPÍTULO II DOS DEVERES DAS PARTES

Leia mais

I CONGRESSO DE DIREITO MÉDICO DO CREMESP EM CAMPINAS

I CONGRESSO DE DIREITO MÉDICO DO CREMESP EM CAMPINAS I CONGRESSO DE DIREITO MÉDICO DO CREMESP EM CAMPINAS LUIZ FREDERICO HOPPE DELEGADO DO CREMESP DE VILA MARIANA ESPECIALITA EMMEDICINA LEGAL E PERÍCIA MÉDICA COORDENADOR DA CÂMARA T WECNICA DE MEDICINA LEGAL

Leia mais

PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018

PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018 PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018 NOSSOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos de Perícia e Arbitragem Oportunidades para os Contadores no poder Judiciário

Leia mais

JUIZ E AUXILIARES DA JUSTIÇA

JUIZ E AUXILIARES DA JUSTIÇA JUIZ E AUXILIARES DA JUSTIÇA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. IMPEDIMENTO DO JUIZ... 4 2. SUSPEIÇÃO DO JUIZ...8 3. PROCEDIMENTO...10 4. AUXILIARES DA JUSTIÇA... 13 5. ESCRIVÃO, CHEFE DE SECRETARIA E OFICIAL

Leia mais

A Perícia no Novo Código de Processo Civil. Paulo Cordeiro de Mello Fabio Pereira da Silva

A Perícia no Novo Código de Processo Civil. Paulo Cordeiro de Mello Fabio Pereira da Silva A Perícia no Novo Código de Processo Civil Paulo Cordeiro de Mello Fabio Pereira da Silva HONORÁRIOS DO PERITO E DO ASSISTENTE TÉCNICO HONORÁRIOS DO PERITO E DO ASSISTENTE TÉCNICO - Atual CPC, em vigor

Leia mais

A perícia no projeto do novo CPC. Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro

A perícia no projeto do novo CPC. Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Honorários periciais Do perito Da prova documental Da prova pericial Honorários periciais Perícias

Leia mais

A perícia no projeto do novo CPC

A perícia no projeto do novo CPC A perícia no projeto do novo CPC Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Honorários periciais Do perito Da prova documental 1 Honorários periciais Perícias requeridas pela

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie Prova pericial parte 1 Prof(a). Bethania Senra Prova pericial: Noções gerais: tem por objetivo auxiliar o juiz em questões que dependem de conhecimentos técnicos

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO, DE DE MARÇO DE 2016 Dispõe sobre a criação de cadastro de profissionais e órgãos técnicos ou científicos no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

PERITO DE SUCESSO ANTE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. Prof. MSc Antonio Carlos Morais

PERITO DE SUCESSO ANTE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. Prof. MSc Antonio Carlos Morais PERITO DE SUCESSO ANTE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O CONCEITO DE SUCESSO NÃO ESTÁ NECESSARIAMENTE OBRIGADO À INTELECTUALIDADE CIENTÍFICA ATIVIDADE PERICIAL ISSO NÃO É VERDADE. O CONHECIMENTO E A INTELECTUALIDADE

Leia mais

PERÍCIA CONTÁBIL PROFESSOR Edmundo Tork Apostila 8

PERÍCIA CONTÁBIL PROFESSOR Edmundo Tork Apostila 8 3.3 NOMEAÇÃO DO PERITO PERÍCIA CONTÁBIL PROFESSOR Edmundo Tork Apostila 8 Data: UNIDADE III: 28 de Outubro de 2008 O PERITO CONTÁBIL O CPC, Código do Processo Civil, (Art. 420 a 439 - da prova pericial)

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA DENÚNCIA FORMULADA CONTRA MÉDICO INTEGRANTE DE CONSELHO REGIONAL. IMPEDIMENTO E SUSPEIÇÃO. DESAFORAMENTO. EXPEDIENTE CFM Nº 002714, DE 10/06/96 REQUERENTE: CRM REQUERIDO :

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: MEDICINA LEGAL I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: MEDICINA LEGAL I CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: MEDICINA LEGAL I 07/08 - Medicina legal, conceito, relação com outras ciências, noções históricas, noções de pericia e de peritos; 14/08 - Documentos médico legais: notificação,

Leia mais

Direito Processual Civil Analista - TRF - 4ª fase

Direito Processual Civil Analista - TRF - 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Civil Analista - TRF - 4ª fase Impedimentos e Sujeitos do Processo Período 2015-2016 1) CESPE Analista Judiciário TJDFT (2015) Com relação ao litisconsórcio,

Leia mais

Impedimentos e suspeições do Juiz no novo CPC

Impedimentos e suspeições do Juiz no novo CPC Impedimentos e suspeições do Juiz no novo CPC José Herval Sampaio Júnior 1 O tema em desate é muito importante e está intimamente ligado ao próprio exercício da prestação jurisdicional e o novo CPC ampliou

Leia mais

PERÍCIA JUDICIAL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PERÍCIA JUDICIAL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Art. 465. O juiz nomeará perito especializado no objeto da perícia e fixará de imediato o prazo para a entrega do laudo. 1º Incumbe às partes, dentro de 15 (quinze) dias contados da intimação do despacho

Leia mais

NOVOS PROCEDIMENTOS DO PERITO E DA PERÍCIA DIANTE DO CFC E DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

NOVOS PROCEDIMENTOS DO PERITO E DA PERÍCIA DIANTE DO CFC E DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. NOVOS PROCEDIMENTOS DO PERITO E DA PERÍCIA DIANTE DO CFC E DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. 18 de maio de 2016 2 Currículo Contador, Especialista em Perícia contábil, Mestre e Doutorando em Direito Pela

Leia mais

Professor Wisley Aula 19

Professor Wisley Aula 19 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 SUJEITOS NO PROCESSO PENAL 1. JUIZ A relação jurídica é composta de 3 sujeitos: Juiz,

Leia mais

DESPACHO COJUR N.º 028/2017

DESPACHO COJUR N.º 028/2017 DESPACHO COJUR N.º 028/2017 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 01/02/2017) Interessado: Departamento de Processo-Consulta Expedientes n.º 10893/2016 Assunto: Análise jurídica. Plano de saúde. Questionamento

Leia mais

Perícia Médica e Invasão de Competência. Agosto Néfi Cordeiro

Perícia Médica e Invasão de Competência. Agosto Néfi Cordeiro Perícia Médica e Invasão de Competência Agosto 2016 Néfi Cordeiro O QUE É PERÍCIA Perícia é prova judicial por expert. Os caracteres de prova incidem forma legal, contraditório, resultado não vinculante...

Leia mais

JÚLIO CESAR LOPES SERPA

JÚLIO CESAR LOPES SERPA JÚLIO CESAR LOPES SERPA Advogado e Perito Contador Doutor em Ciências Jurídicas Esp. em Direito Tributário; Esp. em Perícia Contábil e Auditoria Sócio do DI LORENZO SERPA Advogados Associados Procurador

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Impedimentos e da Suspeição Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO Comentário geral A Imparcialidade

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Sujeitos Processuais Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal SUJEITOS PROCESSUAIS TÍTULO VIII Do Juiz, Do Ministério Público, Do Acusado

Leia mais

A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Palestrante: Paulo Cordeiro de Mello Perito Judicial Contador Moderador: Nelson Juliano Schaefer Martins Desembargador CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Código

Leia mais

II Seminário Catarinense sobre Atualidades. Professor Wilson Zappa Hoog

II Seminário Catarinense sobre Atualidades. Professor Wilson Zappa Hoog II Seminário Catarinense sobre Atualidades Jurídico-Contábeis Professor Wilson Zappa Hoog 1 Para se pensar em termos de responsabilidades A aquisição de bens com o resultado de infrações penais. Balanços

Leia mais

CREMERS 1 Encontro das Delegacias Seccionais da Região Sudoeste

CREMERS 1 Encontro das Delegacias Seccionais da Região Sudoeste CREMERS 1 Encontro das Delegacias Seccionais da Região Sudoeste Médico Perito Isaias Levy Vice-Presidente 27 de agosto de 2010 Perito médico é a designação genérica do profissional que atua realizando

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 10

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA 10 AULA 10 Dos poderes, dos deveres e da responsabilidade do juiz. Dos impedimentos e suspeição. Dos auxiliares da justiça. Do Ministério Público. Da Advocacia Pública. Da Defensoria Pública. 1. Dos poderes

Leia mais

Cons. César Henrique Bastos Khoury CRMMG

Cons. César Henrique Bastos Khoury CRMMG Cons. César Henrique Bastos Khoury CRMMG Curso de Ética - CRMMG - Belo Horizonte - 10/11/2016 ETIMOLOGIA Latim: PERITIA Experiência, saber, habilidade. Conhecimento especializado CONCEITO Toda e qualquer

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 PARECER CRM-MT Nº 15/2013 INTERESSADA: Dra. A. M.de S. N. L. CONSELHEIRO PARECERISTA: Dr. Gabriel Felsky dos Anjos ASSUNTO: Médico plantonista tem obrigação de realizar exames de

Leia mais

MINICURSO PERÍCIA AMBIENTAL FINALIDADE:

MINICURSO PERÍCIA AMBIENTAL FINALIDADE: MINICURSO PERÍCIA AMBIENTAL FINALIDADE: Fornecer elementos jurídicos e processuais para atuação na Perícia Ambiental PROGRAMA Introdução à Perícia Ambiental Funções e atribuições do Perito e do Assistente

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga)

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) *C0059067A* C0059067A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) Estabelece normas de atuação dos advogados das instituições de ensino superior que mantenham atendimento

Leia mais

DESPACHO SEJUR N.º 499/2015

DESPACHO SEJUR N.º 499/2015 DESPACHO SEJUR N.º 499/2015 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 14/10/2015) Interessado: Dr. Luiz Alberto de Freitas. Expedientes n.º 9577/2015 Assunto: Análise jurídica. Médicos militares. Possibilidade

Leia mais

ATIVIDADES DE UM PROFISSIONAL NA ÁREA PERICIAL

ATIVIDADES DE UM PROFISSIONAL NA ÁREA PERICIAL ATIVIDADES DE UM PROFISSIONAL NA ÁREA PERICIAL PERÍCIAS JUDICIAIS PERÍCIAS DE ASSISTÊNCIA JUDICIAL PERÍCIAS EXTRAJUDICIAIS PERITO CONSULTOR EXTRAJUDICIAL PROFESSOR NA ÁREA ACADÊMICA AUTOR DE OBRAS TÉCNICAS

Leia mais

Lei nº de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil

Lei nº de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil Lei nº 13.105 de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil (...) Seção X Da Prova Pericial Art. 464. A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação. 1 o O juiz indeferirá a perícia quando:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Juiz, Auxiliares e Partes no Processo Penal Militar Prof. Pablo Cruz Primeiramente insta registrar que a definição de partes não pode ser confundida com a definição de

Leia mais

PARECER CREMEC nº 09/ /09/2015

PARECER CREMEC nº 09/ /09/2015 PARECER CREMEC nº 09/2015 14/09/2015 PROCESSO CONSULTA protocolo CREMEC Nº 11058/2014 INTERESSAD0: Dr. G. B. S. J. ASSUNTO: Atividade médica pericial RELATORES: Cons. Alberto Farias Filho + Cons. José

Leia mais

V - quando a citação for por edital, finda a dilação assinada pelo juiz. (Redação dada pela Lei nº 8.710, de 24.9.1993)

V - quando a citação for por edital, finda a dilação assinada pelo juiz. (Redação dada pela Lei nº 8.710, de 24.9.1993) Material disponibilizado pelo Professor: 1.2 intimação O CPC no artigo 234 conceitua intimação como ato pela qual se dá ciência a alguém dos atos e termo do processo, para que faça ou deixa de fazer alguma

Leia mais

NOVAS REGRAS PARA A PERÍCIA E O PERITO

NOVAS REGRAS PARA A PERÍCIA E O PERITO NOVAS REGRAS PARA A PERÍCIA E O PERITO Novo CPC mar/16 Cadastro de Peritos Art. 156. CPC 1º Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente

Leia mais

SUJEITOS DO PROCESSO

SUJEITOS DO PROCESSO SUJEITOS DO PROCESSO Noções Gerais OLivroIIIdonovoCPCtratadossujeitosdo processo(arts. 70 a 187). Trataremos do juiz e dos auxiliares da justiça, das partes e dos seus procuradores, do litisconsórcio,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 792/2015

RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Publicação: 24/04/15 DJE: 23/04/15 RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Dispõe sobre a função de juiz leigo, de que trata a Lei federal nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, no âmbito dos Juizados Especiais do Estado

Leia mais

TJ-SP. Escrevente Técnico Judiciário. Prof. Guilherme Rittel

TJ-SP. Escrevente Técnico Judiciário. Prof. Guilherme Rittel TJ-SP Escrevente Técnico Judiciário Prof. Guilherme Rittel EDITAL DIREITO PROCESSUAL PENAL: Código de Processo Penal - com as alterações vigentes até a publicação do Edital - artigos 251 a 258; 261 a 267;

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 Autarquia Federal Lei nº 3.268/57 CONSULTA Nº 88.874/2014 Assunto: Ofício nº 177/2014 CMS/Disque Saúde Preenchimento de relatório para análise de pedido de liminar. Relatora: Dra. Camila Kitazawa Cortez,

Leia mais

VISÃO DO JUIZ E DO PERITO DO JUIZO QUANTO À OBEDIÊNCIA DOS REGRAMENTOS DO CPC/2015 E A FUNCIONABILIDADE DOS CADASTROS PARA PERITOS

VISÃO DO JUIZ E DO PERITO DO JUIZO QUANTO À OBEDIÊNCIA DOS REGRAMENTOS DO CPC/2015 E A FUNCIONABILIDADE DOS CADASTROS PARA PERITOS VISÃO DO JUIZ E DO PERITO DO JUIZO QUANTO À OBEDIÊNCIA DOS REGRAMENTOS DO CPC/2015 E A FUNCIONABILIDADE DOS CADASTROS PARA PERITOS Lei 13.105/2015: Em 16 de março de 2015 foi sancionado o novo Código de

Leia mais

PERÍCIA CONTÁBIL JUDICIAL O USO DA CONTABILIDADE NA PERÍCIA JUDICIAL

PERÍCIA CONTÁBIL JUDICIAL O USO DA CONTABILIDADE NA PERÍCIA JUDICIAL PERÍCIA CONTÁBIL JUDICIAL O USO DA CONTABILIDADE NA PERÍCIA JUDICIAL 1 PERÍCIA CONTÁBIL FALÊNCIA E CONCORDATA FAMÍLIA ÁREAS JURÍDICAS CÍVIL TRABALHISTA 2 NA ROMA ANTIGA O TERMO PERITIA SIGNIFICAVA: CONHECIMENTO,

Leia mais

DESPACHO COJUR/CFM n.º 267/2017

DESPACHO COJUR/CFM n.º 267/2017 Expediente CFM n.º 4030/2017 DESPACHO COJUR/CFM n.º 267/2017 Aprovado em Reunião de Diretoria em 10/05/2017 Assunto: INSS. DIVULGAÇÃO CID. PORTAL. ACESSO. EMPREGADOR. SIGILO. INTIMIDADE. VIOLAÇÃO. EXCEÇÃO.

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Sujeitos Processuais Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal SUJEITOS PROCESSUAIS TÍTULO VIII Do Juiz, Do Ministério Público, Do Acusado

Leia mais

Atuação do Perito Contábil. Prof. Joshua O. Imoniana

Atuação do Perito Contábil. Prof. Joshua O. Imoniana Prof. Joshua O. Imoniana 1 Roteiro de Apresentação 1. Aspectos Introdutórios 2. Perfil Profissional do Perito 3. Nomeação do Perito Judicial 4. Obrigações e Direitos do Perito 5. Honorários 2 Roteiro de

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais?

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais? Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Conceito Condições ou pressupostos processuais? 1 Art. 17. CPC/2015 Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. Conceito Classificação: Ativa

Leia mais

ACÓRDÃO EXCSUSP Fl. 1. DESEMBARGADORA BERENICE MESSIAS CORRÊA Órgão Julgador: 5ª Turma

ACÓRDÃO EXCSUSP Fl. 1. DESEMBARGADORA BERENICE MESSIAS CORRÊA Órgão Julgador: 5ª Turma 0000598-35.2010.5.04.0561 EXCSUSP Fl. 1 DESEMBARGADORA BERENICE MESSIAS CORRÊA Órgão Julgador: 5ª Turma Excipiente: Excepto: TBM ENGENHARIA LTDA. - Adv. Joao Pedro de S. da Motta JUIZ DO TRABALHO TITULAR

Leia mais

DESPACHO SEJUR N.º 139/2016

DESPACHO SEJUR N.º 139/2016 DESPACHO SEJUR N.º 139/2016 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 07/04/2016) Interessado: Conselho Federal de Medicina Expediente n.º 9860/2015 Assunto: Análise Jurídica. Portaria Ministério do Trabalho

Leia mais

Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999 Business Online Comunicação de Dados Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

2) Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo: b) De que conheceu em outro grau de jurisdição, tendo proferido decisão.

2) Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo: b) De que conheceu em outro grau de jurisdição, tendo proferido decisão. 1) O juiz pode ordenar, de ofício ou a requerimento da parte, a acareação de 2 ou mais testemunhas ou de alguma delas com a parte, quando, sobre fato determinado que possa influir na decisão da causa,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Questões e Processos Incidentes Suspeição e impedimento Prof. Gisela Esposel - Apesar de a CR/88 não conter expressamente um dispositivo relativo à imparcialidade, considera-se

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 2 Prof(a). Bethania Senra Capacidade para testemunhar: CPC, art. 447. Podem depor como testemunhas todas as pessoas, exceto as incapazes, impedidas ou suspeitas.

Leia mais

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N.

PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. PARECER CRM/MS N 12/2016 PROCESSO CONSULTA N. 10/2016 Interessado: V. P. DE E. M. SS Conselheiro Relator: Dr. Faisal Augusto Alderete Esgaib ASSUNTO: Cobrança de honorários para emissão de laudo, atestado,

Leia mais

COMENTÁRIO A ACÓRDÃO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE NULIDADE, SUSPEIÇÃO E PERITO

COMENTÁRIO A ACÓRDÃO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE NULIDADE, SUSPEIÇÃO E PERITO COMENTÁRIO A ACÓRDÃO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA SOBRE NULIDADE, SUSPEIÇÃO E PERITO Brasília-DF, 19 de outubro de 2014 Universidade de Brasília-UnB Faculdade de Direito - FD Disciplina: Teoria Geral

Leia mais

Processo Administrativo Lei 9.784/1999

Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Direito Administrativo Processo Administrativo Lei 9.784/1999 Fundamento Constitucional Princípio do devido processo legal (art. 5º, LIV, CRFB/1988), nas suas vertentes formal e material, bem como nos

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL TJSP teoria e questões Aula 01 Prof. Ricardo Torques IMPEDIMENTOS E SUSPEIÇÃO AUXILIARES DA JUSTIÇA.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL TJSP teoria e questões Aula 01 Prof. Ricardo Torques IMPEDIMENTOS E SUSPEIÇÃO AUXILIARES DA JUSTIÇA. AULA 01 IMPEDIMENTOS E SUSPEIÇÃO AUXILIARES DA JUSTIÇA Sumário 1 - Considerações Iniciais... 2 2 - Juiz e Auxiliares da Justiça... 2 2.1 - Impedimentos e da Suspeição... 3 2.2 - Auxiliares da justiça...

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (Aprovado em Reunião de Diretoria em 3/12/2009)

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (Aprovado em Reunião de Diretoria em 3/12/2009) CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (Aprovado em Reunião de Diretoria em 3/12/2009) DESPACHO S. J. N.º 419/2009 Expediente n.º 6448/2009-08-18 I DO QUESTIONAMENTO Trata-se de consulta formulada por L.C.A., via

Leia mais

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Mestre em Bioética UMSA/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Pericia Médica 2018 MEDICINA PERÍCIA MÉDICA DIREITO

Leia mais

Classe 1 até R$ 5.000,00 R$ 292,00

Classe 1 até R$ 5.000,00 R$ 292,00 Deliberação CSDP nº 92, de 29 de agosto de 2008 Imprimir Enviar Fechar Deliberação nº 92, de 29 agosto de 2008. Dispõe sobre o pagamento, pelo Fundo de Assistência Judiciária - FAJ, de peritos que atuem

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESPÍRITO SANTO TERCEIRA CÂMARA CÍVEL 13/4/2009 SESSÃO EXTRAORDINÁRIA APELAÇÃO CÍVEL Nº Ementa:

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESPÍRITO SANTO TERCEIRA CÂMARA CÍVEL 13/4/2009 SESSÃO EXTRAORDINÁRIA APELAÇÃO CÍVEL Nº Ementa: TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESPÍRITO SANTO TERCEIRA CÂMARA CÍVEL 13/4/2009 SESSÃO EXTRAORDINÁRIA APELAÇÃO CÍVEL Nº 12060001547 Ementa: APELAÇÃO CÍVEL - DPVAT - REQUISITOS - INVALIDEZ PERMANENTE - ART. 3º DA

Leia mais

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG

CURSO DE ÉTICA MÉDICA Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG CURSO DE ÉTICA MÉDICA - 2016 Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Sigilo Profissional Demanda Judicial Cons. Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos 1a. Secretária CRMMG Princípio

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA 2016.1 Nº DATA DISCIPLINA Processo Civil PROFESSOR Ival Herckert MONITOR Bruna Oliveira AULA Aula 04 Intevenção de terceiros Oposição Nomeação à autoria Denunciação à

Leia mais

NORMAS DE ATUAÇÃO PARA A PERÍCIA E A AUDITORIA MÉDICA

NORMAS DE ATUAÇÃO PARA A PERÍCIA E A AUDITORIA MÉDICA R E S O L U Ç Ã O C R E M A L N 206195, de 15 de dezembro de 1995 Aprova as normas de atuação para a perícia e a auditoria médica. 0 Conselho Regional de Medicina do Estado de Alagoas, no uso de suas atribuições

Leia mais

PLANO B Treinamento para Formação de Peritos e Assistentes Técnicos. Professor Elias Evangelista

PLANO B Treinamento para Formação de Peritos e Assistentes Técnicos. Professor Elias Evangelista PLANO B Treinamento para Formação de Peritos e Assistentes Técnicos Professor Elias Evangelista NO FINAL DESTE TREINAMENTO VOCÊ SERÁ CAPAZ DE: 1. Aprender como está o mercado de perícias e assistências

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Parte 2 Prof ª. Eliane Conde - Forma de comparecimento Independente de notificação

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Auxiliares da Justiça Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA Art. 149. São auxiliares da Justiça, além

Leia mais

CONSULTA Nº /2014

CONSULTA Nº /2014 1 CONSULTA Nº 197.420/2014 Assunto: Sobre autoridade policial insistir para que os médicos plantonistas de Pronto Socorro Munincipal realizem exames de corpo de delito. Relatores: Conselheiro Aizenaque

Leia mais

PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SGPe Nº 326/2016 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais

PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SGPe Nº 326/2016 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais PORTARIA TRT 18ª GP/DG/SGPe Nº 326/2016 O DESEMBARGADOR-PRESIDENTE DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 18ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, tendo em vista o que consta do processo

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale FOTOS DO MUSEU CESARE LOMBROSO DE ANTROPOLOGIA CRIMINAL (TORINO IT) BUSCA E APREENSÃO Busca e apreensão A busca será domiciliar ou pessoal. Busca e apreensão A busca

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

2ª TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ

2ª TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ 2ª TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ Processo nº 2009.70.56.000660-8 Relatora: Juíza Federal Andréia Castro Dias Recorrente: PEDRO FERNANDES Recorrido: INSTITUTO NACIONAL

Leia mais

Da Formação, da Suspensão e da Extinção do Processo

Da Formação, da Suspensão e da Extinção do Processo Direito Processual Civil Da Formação, da Suspensão e da Extinção do Processo Da Formação do Processo Art. 312 Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for protocolada, todavia, a propositura

Leia mais

Tópicos da aula de hoje. Sigilo Médico. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde AULA 19

Tópicos da aula de hoje. Sigilo Médico. Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde AULA 19 AULA 19 Tópicos da aula de hoje Sigilo Médico Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Módulo: Responsabilidade Civil na Saúde A quebra do sigilo médico enseja ação indenizatória por dano moral

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Demais Legislações Extravagantes Profª. Tatiana Constancio -Previsão Constitucional: PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte

Leia mais

O PERITO E O ÁRBITRO DIREITOS, DEVERES E PODERES

O PERITO E O ÁRBITRO DIREITOS, DEVERES E PODERES O PERITO E O ÁRBITRO DIREITOS, DEVERES E PODERES UMA AVALIAÇÃO COMPARATIVA DAS FUNÇÕES DOS PROFISSIONAIS Marcos Edward Ponzoni INTRODUÇÃO O meio social no qual vivemos expõe pessoas e empresas ao surgimento

Leia mais

Prefácio Apresentação Capítulo II. Introdução... 21

Prefácio Apresentação Capítulo II. Introdução... 21 Prefácio... 15 Apresentação... 17 Capítulo I Introdução... 21 Capítulo II Premissa teórica: Neoconstitucionalismo... 27 2.1. Introdução... 27 2.2. Neoconstitucionalismo(s)... 28 2.3. Parâmetros metodológicos

Leia mais

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária

Quesitos em Perícia Médica Previdenciária Quesitos em Perícia Médica Previdenciária João Baptista Opitz Neto Mestre em Bioética UMSA/AR Especialista em Medicina do Trabalho, Medicina Legal e Pericia Médica Prof. Dr. João Baptista Opitz Junior

Leia mais

DESPACHO SEJUR N.º 373/2016

DESPACHO SEJUR N.º 373/2016 DESPACHO SEJUR N.º 373/2016 (Aprovado em Reunião de Diretoria em 13/07/2016) Interessado: P. S. R. A. Expedientes n.º 6829/2016 Assunto: Análise Jurídica. Utilização de novas tecnologias. Necessidade de

Leia mais