NOVAS REGRAS PARA A PERÍCIA E O PERITO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "NOVAS REGRAS PARA A PERÍCIA E O PERITO"

Transcrição

1 NOVAS REGRAS PARA A PERÍCIA E O PERITO

2 Novo CPC mar/16 Cadastro de Peritos Art CPC 1º Os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado 2º Para formação do cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a conselhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indicação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados.

3 Cadastro de Peritos CNJ Resolução 233 jul/16 Art. 1º Os tribunais brasileiros instituirão Cadastro Eletrônico de Peritos e Órgãos Técnicos ou Científicos (CPTEC), destinado ao gerenciamento e à escolha de interessados em prestar serviços de perícia ou exame técnico nos processos judiciais, nos termos do art. 156, 1º, do Código de Processo Civil. 1º O CPTEC conterá a lista de profissionais e órgãos aptos a ser nomeados para prestar serviços nos processos a que se refere o caput deste artigo, que poderá ser dividida por área de especialidade e por comarca de atuação. 2º Para formação do cadastro, os tribunais devem realizar consulta pública, por meio de divulgação na rede mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a conselhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indicação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados.

4 Cadastro de Peritos CFC Resolução 1502 fev/16 Art. 1º Criar o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

5 Inscrição no Cadastro CNJ - Art. 2º Cada tribunal publicará edital fixando os requisitos a serem cumpridos e os documentos a serem apresentados pelos profissionais e órgãos interessados, nos termos desta Resolução. CFC - Art. 2º 1º Para a validação do cadastro, o contador deverá comprovar experiência em perícia contábil, anexando, no mínimo, um dos documentos a seguir...

6 Peritos já Atuantes CNJ - Art. 4º 4º Ficam mantidos os cadastrados existentes na data da publicação da presente Resolução, previstos em atos normativos que não conflitem com as disposições deste artigo. CFC - Art. 2º Os contadores que exercem atividades de perícia contábil terão até 31 de dezembro de 2017 para se cadastrarem no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC)...

7 Permanência no Cadastro CPC - Art º Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas para manutenção do cadastro, considerando a formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos peritos interessados. CNJ - Art. 5º Cabe a cada tribunal validar o cadastramento e a documentação apresentada pelo profissional ou órgão interessado em prestar os serviços de que trata esta Resolução. - 2º Os tribunais realizarão avaliações e reavaliações periódicas, para a manutenção do cadastro, relativas à formação profissional, ao conhecimento e à experiência dos peritos e órgãos cadastrados. - Art. 8º A permanência do profissional ou órgão no CPTEC fica condicionada à ausência de impedimentos ou restrições ao exercício profissional.

8 Permanência no Cadastro CFC - Art. 7º A permanência do profissional no CNPC estará condicionada à obrigatoriedade do cumprimento do Programa de Educação Profissional Continuada, que será regulamentado pelo CFC.

9 Vedação de Atuação CNJ - Art. 6º É vedada a nomeação de profissional ou órgão que não esteja regularmente cadastrado, com exceção do disposto no art. 156, 5º, do Código de Processo Civil. - Parágrafo único. O perito consensual, indicado pela partes, na forma do art. 471 do CPC, fica sujeito às mesmas normas e deve reunir as mesmas qualificações exigidas pelo perito judicial.

10 Suspensão/Exclusão do Cadastro CPC - Art O perito que, por dolo ou culpa, prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à parte e ficará inabilitado para atuar em outras perícias no prazo de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, independentemente das demais sanções previstas em lei, devendo o juiz comunicar o fato ao respectivo órgão de classe para adoção das medidas que entender cabíveis. CNJ - Art. 7º O profissional ou órgão poderá ter seu nome suspenso ou excluído do CPTEC, pelo tribunal, a pedido ou por representação de magistrado, observados o direito a ampla defesa e ao contraditório.

11 Suspensão/Exclusão do Cadastro CFC - Art. 8º Serão baixados do CNPC os profissionais que: I solicitarem a baixa; II forem suspensos do exercício profissional, nos termos das alíneas d e e do Art. 27 do Decreto-Lei n.º 9.295/1946, em decisão transitada em julgado; III forem cassados do exercício profissional, nos termos da alínea f do Art. 27 do Decreto-Lei n.º 9.295/1946, em decisão transitada em julgado; IV tiverem os seus registros baixados pelos CRCs; e V não atingirem, anualmente, a pontuação mínima exigida no Programa de Educação Profissional Continuada, nos termos do Art. 7º. Parágrafo único. A baixa do registro dos profissionais no CNPC que se enquadrarem nos incisos II, III, e IV será de ofício, e o inciso V, somente após o trânsito em julgado do processo.

12 Consulta ao Cadastro CPC - Art º Será organizada lista de peritos na vara ou na secretaria, com disponibilização dos documentos exigidos para habilitação à consulta de interessados, para que a nomeação seja distribuída de modo equitativo, observadas a capacidade técnica e a área de conhecimento. CNJ - Art. 9º 5º O CPTEC disponibilizará lista dos peritos/órgãos nomeados em cada unidade jurisdicional, permitindo a identificação dos processos em que ela ocorreu, a data correspondente e o valor fixado de honorários profissionais. CFC - A relação dos profissionais e órgãos com cadastro aprovado estará disponível no sítio eletrônico do CFC. Poderá ser consultada por qualquer interessado.

13 Deveres do Perito CPC - Art. 192 Em todos os atos e termos do processo é obrigatório o uso da língua portuguesa. - Art o O perito deve assegurar aos assistentes das partes o acesso e o acompanhamento das diligências e dos exames que realizar, com prévia comunicação, comprovada nos autos, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias. - Art. 157 O perito tem o dever de cumprir o ofício no prazo que lhe designar o juiz, empregando toda sua diligência, podendo escusar-se do encargo alegando motivo legítimo. - 1º A escusa será apresentada no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação, da suspeição ou do impedimento supervenientes, sob pena de renúncia ao direito a alegá-la.

14 Deveres do Perito CNJ Art. 12. São deveres dos profissionais e órgãos cadastrados nos termos desta Resolução: I atuar com diligência; II cumprir os deveres previstos em lei; III observar o sigilo devido nos processos em segredo de justiça; IV observar, rigorosamente, a data e os horários designados para a realização das perícias e atos técnicos ou científicos; V apresentar os laudos periciais e/ou complementares no prazo legal ou naquele fixado pelo magistrado; VI manter seus dados cadastrais e informações correlatas anualmente atualizadas; VII providenciar a imediata devolução dos autos judiciais quando determinado pelo magistrado; VIII cumprir as determinações do magistrado quanto ao trabalho a ser desenvolvido;

15 Deveres do Perito CNJ IX nas perícias: a) responder fielmente aos quesitos, bem como prestar os esclarecimentos complementares que se fizerem necessários; b) identificar-se ao periciando ou à pessoa que acompanhará a perícia, informando os procedimentos técnicos que serão adotados na atividade pericial; c) devolver ao periciando ou à pessoa que acompanhará a perícia toda a documentação utilizada.

16 Substituição do Perito CNJ - Art. 11 O magistrado poderá substituir o perito no curso do processo, mediante decisão fundamentada.

17 Vedação do Perito CNJ - Art. 9º - 3º É vedada, em qualquer hipótese, a nomeação de profissional que seja cônjuge, companheiro ou parente, em linha colateral até o terceiro grau, de magistrado, de advogado com atuação no processo ou de servidor do juízo em que tramita a causa, para a prestação dos serviços de que trata esta Resolução, devendo declarar, se for o caso, o seu impedimento ou suspeição. - 4º Não poderá atuar como perito judicial o profissional que tenha servido como assistente técnico de qualquer das partes, nos 3 (três) anos anteriores. O magistrado poderá substituir o perito no curso do processo, mediante decisão fundamentada.

18 CPC Pontos Pertinentes - Art º Quando a perícia for inconclusiva ou deficiente, o juiz poderá reduzir a remuneração inicialmente arbitrada para o trabalho. - Art. 468 O Perito pode ser substituído quando: I - faltar-lhe conhecimento técnico ou científico; II - sem motivo legítimo, deixar de cumprir o encargo no prazo que lhe foi assinado. 1º No caso previsto no inciso II, o juiz comunicará a ocorrência à corporação profissional respectiva, podendo, ainda, impor multa ao perito, fixada tendo em vista o valor da causa e o possível prejuízo decorrente do atraso no processo. 2 o O perito substituído restituirá, no prazo de 15 (quinze) dias, os valores recebidos pelo trabalho não realizado, sob pena de ficar impedido de atuar como perito judicial pelo prazo de 5 (cinco) anos.

19 CPC Pontos Pertinentes 3º Não ocorrendo a restituição voluntária de que trata o 2o, a parte que tiver realizado o adiantamento dos honorários poderá promover execução contra o perito, na forma dos, com fundamento na decisão que determinar a devolução do numerário. - Art. 476 Se o perito, por motivo justificado, não puder apresentar o laudo dentro do prazo, o juiz poderá conceder-lhe, por uma vez, prorrogação pela metade do prazo originalmente fixado.

20 Educação Continuada NBC PG 12 (R2) Objetivo manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da contabilidade, como características indispensáveis à qualidade dos serviços prestados e ao pleno atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil (item 2). Todos os cursos e eventos precisam estar credenciados no PEPC, sendo necessário o profissional verificar a pontuação auferida a eles. Os Institutos de Ensino Superior (IES) registrados no MEC não precisam de comprovação (item 15) A Norma entrará em vigor para os Peritos a partir de 1º de janeiro de

21 Educação Continuada - Item 4 A EPC é obrigatória para todos os profissionais da contabilidade que: (g) estejam inscritos no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC). - Item 7 Os profissionais referidos no item 4 devem cumprir, no mínimo, 40 (quarenta) pontos de Educação Profissional Continuada por ano-calendário. - Item 8 No cumprimento da pontuação da Educação Profissional Continuada, o profissional deve observar a diversificação e a adequação das atividades ao seu nível de experiência e atuação profissional. - Item 9 Da pontuação anual exigida no item 7, no mínimo 8 (oito) pontos devem ser cumpridos com atividades de aquisição de conhecimento, constantes da Tabela I, do Anexo II.

22 Educação Continuada - Item 13 Em caso de impedimento por motivo justificado por período superior a 60 dias, a pontuação pode ser proporcional ao tempo de atividade (licença-maternidade; enfermidades; acidente de trabalho; outras situações a critério da Comissão de Educação Profissional Continuada do CFC). - Item 14 a comprovação dos impedimentos deve ser feita até 31/jan do ano seguinte (relatório e respectivos comprovantes), enviando a documentação comprobatória ao CRC do registro originário. O modelo de relatório consta no Anexo III e deverá ser entregue no CRC do registro originário.

23 Educação Continuada - Item 17 a comprovação deve ser feita até 31/jan do ano seguinte (relatório e respectivos comprovantes), enviando a documentação comprobatória ao CRC do registro originário por meio digital ou impressa. O modelo de relatório consta no Anexo III e deverá ser entregue no CRC do registro originário. - Item 18 Peritos que atuam no exterior também precisam comprovar o cumprimento da PEPC.

24 Educação Continuada - Item 19 As atividades de EPC realizadas no exterior devem ser comprovadas no CRC de jurisdição do registro principal, por meio de declaração ou certificado emitido pela entidade realizadora. O documento precisa ser traduzido para a língua portuguesa, e deve constar a carga horária, o período de realização e o conteúdo programático. - Item 20 O treinamento no exterior com pontuação válida para a PEPC será reconhecido com a mesma quantidade de horas constantes do seu certificado, após cumprir as mesmas exigências das atividades no exterior. - Item 31 O CRC tem até 30/abr para disponibilizar, via sistema, a certidão de cumprimento, ou não, da pontuação mínima estabelecida na Norma.

25 Educação Continuada Eventos de Educação Profissional Continuada - Item 37 Considera-se aquisição de conhecimento as atividades presenciais, à distância ou mistas, incluindo autoestudo, estudo dirigido, e-learning e equivalentes, cujos temas cooperem para a melhoria da performance do Perito, com conteúdo de natureza técnica e profissional, adquirido por meio de: (a) cursos credenciados; (b) eventos credenciados; (c) conclusão de disciplinas de cursos de pós-graduação oferecidos por IES credenciadas pelo MEC nas modalidades stricto sensu e lato sensu; (d) cursos de extensão devidamente credenciados no PEPC; (e) disciplinas cursadas em outras graduações em áreas correlatas ao curso de Ciências Contábeis.

26 Educação Continuada - Item 38 Docência em disciplinas ou temas relacionados à EPC (Tabela II do Anexo II). - Item 39 Atuar em atividades relacionadas ao PEPC, como: (a) participante em comissões técnicas do CFC, dos CRCs, da FBC, da Abracicon, do Ibracon, outros órgãos reguladores técnicos ou profissionais e de entidades de classe de segmentos específicos, no Brasil ou no exterior; (b) orientador de tese, dissertação, monografia ou artigo científico; (c) participante em bancas acadêmicas.

27 Educação Continuada - Item 40 Produção intelectual de forma impressa ou eletrônica relacionada ao PEPC, por meio de: (a) matérias publicadas; (b) artigos técnicos em mídia eletrônica ou impressa de revistas regionais, nacionais e internacionais; (c) estudos e trabalhos de pesquisa apresentados em congressos nacionais e internacionais; (d) teses ou monografias aprovadas, de conclusão de pós-graduação latosensu ou stricto sensu; e (e) autoria, coautoria e/ou tradução de livros publicados.

28 Educação Continuada - Item 41 As atividades previstas nos itens 37 a 40 devem observar a pontuação e as limitações estabelecidas nas tabelas contidas no Anexo II da Norma. - Item 42 O descumprimento da Norma, bem como a não comprovação da pontuação mínima exigida anualmente e a entrega de forma intempestiva, constitui infração às normas profissionais de Contabilidade e ao Código de Ética Profissional do Contador, podendo ser apurada em regular processo administrativo no âmbito do respectivo CRC. - Item 43 A não comprovação da pontuação mínima exigida anualmente acarreta a baixa do respectivo CNAI (no caso dos Auditores).

29 Educação Continuada Tabela I Aquisição de conhecimento. - Cursos e treinamentos internos e reuniões técnicas internas das firmas de auditoria credenciadas 1 ponto por hora. - Demais cursos e palestras credenciadas 1 ponto por hora. - Cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) oferecidos por IES registrada no MEC - 10 pontos por disciplina concluída. - Autoestudo credenciado cursos a distância por meio virtual e/ou presencial máximo de 4 pontos por curso, limitado a 20 pontos por ano. - Eventos credenciados: conferências; seminários; fóruns; debates; encontros; reuniões técnicas; painéis; congressos; convenções; simpósios nacionais e internacionais 1 ponto, limitado a 20 pontos por evento.

30 Educação Continuada Tabela II Docência. A pontuação para essa atividade é limitada em 20 pontos por ano. - Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) e graduação e cursos de extensão disciplinas relacionadas ao PEPC ministradas por IES credenciada pelo MEC 10 pontos por disciplina ministrada no ano. A disciplina ministrada em mais de uma turma, independentemente da instituição e do semestre letivo, é computada uma vez no ano. - Cursos ou eventos credenciados participação como conferencista, palestrante, painelista, instrutor e facilitador em eventos nacionais e internacionais 1 ponto por hora.

31 Educação Continuada Tabela III Atuação como participante. A pontuação para essa atividade é limitada em 20 pontos por ano. - Comissões Técnicas e Profissionais no Brasil ou no exterior 12 (doze) meses ou proporção 1 ponto por hora. - Orientação de tese, dissertação ou monografia: Doutorado, Mestrado, Especialização e Bacharelado trabalho aprovado 10 pontos, 7 pontos, 4 pontos e 3 pontos, respectivamente. - Participação em bancas acadêmicas: Doutorado e Mestrado 5 pontos e 3 pontos, respectivamente, limitado a 10 pontos por ano.

32 Educação Continuada Tabela IV Produção Intelectual. A pontuação para essa atividade é limitada em 20 pontos por ano e sempre precisa ser homologada/aprovada pela CEPC/CFC. - Publicação, no exercício, de artigos em jornais e em revistas nacionais e internacionais, de forma impressa e eletrônica: matérias relacionadas à Contabilidade, à Auditoria, à Perícia e à profissão contábil até 3 pontos por matéria; e Artigos técnicos publicados em revista ou jornal de circulação nacional e internacional até 7 pontos por matéria.

33 Educação Continuada Tabela IV Produção Intelectual. - Apresentação, no exercício, de estudos ou trabalhos de pesquisa técnica participação em congressos internacionais relacionados à Contabilidade, à Auditoria, à Perícia e à profissão até 10 pontos por estudo ou trabalho; e participação em congressos ou convenções nacionais relacionados à Contabilidade, à Auditoria, à Perícia e à profissão contábil e que façam parte do PEPC reconhecido pela CEPC/CFC até 10 pontos por estudo ou trabalho. - Autoria de livros até 20 pontos por obra. - Coautoria de livros até 10 pontos por obra. - Tradução de livros até 10 pontos por obra.

34 Educação Continuada - A pontuação resultante da conversão das horas não deve apresentar fracionamento inferior ou superior a meio ponto (0,5). Os cálculos decorrentes do número de horas cumpridas pelo profissional devem ser arredondados para maior ou menor, de acordo com a aproximação. - A CEPC/CFC poderá emitir orientação referente à pontuação de cursos e eventos por meio de tabela específica de pontuação.

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO, DE DE MARÇO DE 2016 Dispõe sobre a criação de cadastro de profissionais e órgãos técnicos ou científicos no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus. O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie parte 4 Prof(a). Bethania Senra 2o O perito substituído restituirá, no prazo de 15 (quinze) dias, os valores recebidos pelo trabalho não realizado, sob pena de

Leia mais

3) Quais as diretrizes do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC)?

3) Quais as diretrizes do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC)? 1) O que é a Educação Profissional Continuada (EPC)? A EPC existe desde 2003 e era obrigatória para os auditores registrados no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e para os que atuam no

Leia mais

1) O que é a Educação Profissional Continuada (EPC)?

1) O que é a Educação Profissional Continuada (EPC)? 1) O que é a Educação Profissional Continuada (EPC)? Educação Profissional Continuada (EPC) é a atividade que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais,

Leia mais

AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO

AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO AGOSTO 2017 PONTOS POLÊMICOS SOBRE A PROVA PERICIAL NO NOVO CPC ENGENHEIRO EDUARDO VAZ DE MELLO Pontos polêmicos sobre a PROVA PERICIAL NO NOVO CPC O Código de Processo Civil brasileiro (CPC, Lei n. 13.105,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Dos Auxiliares da Justiça Parte 2 Prof(a). Bethania Senra Oficial de justiça: é o funcionário do juízo que se encarrega de cumprir os mandados relativos

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA DO CFC PEPC CFC

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA DO CFC PEPC CFC PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA DO CFC PEPC CFC REGULAMENTAÇÃO NBC PG12(R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA DIRETRIZES BÁSICAS (a) fomentar a EPC dos profissionais da contabilidade; (c) ampliar

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, NBC PG 12 (R2), DE Altera a NBC PG 12 (R1) que dispõe sobre Educação Profissional Continuada.

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, NBC PG 12 (R2), DE Altera a NBC PG 12 (R1) que dispõe sobre Educação Profissional Continuada. NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, NBC PG 12 (R2), DE 06.12.2016 Altera a NBC PG 12 (R1) que dispõe sobre Educação Profissional Continuada. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA - NBC PG 12 OFICINA PARA PREPARADORES E RESPONSÁVEIS PELAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA - NBC PG 12 OFICINA PARA PREPARADORES E RESPONSÁVEIS PELAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA - NBC PG 12 OFICINA PARA PREPARADORES E RESPONSÁVEIS PELAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS C O N T E Ú D O I. EPC Conceito e dados gerais II. Profissionais abrangidos

Leia mais

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16

Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 Habilitação e Nomeação de Perito 18/04/16 PERITO De acordo com o 1º do artigo 156 do novo CPC, "os peritos serão nomeados entre os profissionais legalmente habilitados e os órgãos técnicos ou científicos

Leia mais

IX ENCONTRO DE AUDITORES E PERITOS DO ESPÍRITO SANTO !!! CRC-ES. Vitória, ago/2014

IX ENCONTRO DE AUDITORES E PERITOS DO ESPÍRITO SANTO !!! CRC-ES. Vitória, ago/2014 IX ENCONTRO DE AUDITORES E PERITOS DO ESPÍRITO SANTO CRC-ES Vitória, ago/2014 1 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE - NBC PA 13 Dispõe sobre o Exame de Qualificação Técnica para Registro no Cadastro Nacional

Leia mais

NOVOS PROCEDIMENTOS DO PERITO E DA PERÍCIA DIANTE DO CFC E DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.

NOVOS PROCEDIMENTOS DO PERITO E DA PERÍCIA DIANTE DO CFC E DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. NOVOS PROCEDIMENTOS DO PERITO E DA PERÍCIA DIANTE DO CFC E DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. 18 de maio de 2016 2 Currículo Contador, Especialista em Perícia contábil, Mestre e Doutorando em Direito Pela

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, REVISÃO NBC 02, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2018

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, REVISÃO NBC 02, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2018 NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE, REVISÃO NBC 02, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2018 Altera a NBC PG 12 (R3) Educação Profissional Continuada. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições

Leia mais

ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS REFLEXOS NA ATIVIDADE PERICIAL

ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS REFLEXOS NA ATIVIDADE PERICIAL ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEUS REFLEXOS NA ATIVIDADE PERICIAL Paulo Cordeiro de Mello Economista e Contador Perito Judicial Professor Universitário HONORÁRIOS DO PERITO E DO ASSISTENTE TÉCNICO

Leia mais

PERÍCIAS JUDICIAIS NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Lei n /15. Angelo Maraninchi Giannakos Advogado OAB/RS

PERÍCIAS JUDICIAIS NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Lei n /15. Angelo Maraninchi Giannakos Advogado OAB/RS PERÍCIAS JUDICIAIS NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Lei n. 13.105/15 Angelo Maraninchi Giannakos Advogado OAB/RS 16.622 O que é perícia judicial cível? - Meio de prova, consistente em exame, vistoria e avaliação,

Leia mais

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE - NBC PA 12 (R1), DE Dá nova redação à NBC PA 12 que dispõe sobre educação profissional continuada.

NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE - NBC PA 12 (R1), DE Dá nova redação à NBC PA 12 que dispõe sobre educação profissional continuada. NORMA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE - NBC PA 12 (R1), DE 11.12.2013 Dá nova redação à NBC PA 12 que dispõe sobre educação profissional continuada. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 001/2018 FORMAÇÃO DE CADASTRO DE PERITOS E ADVOGADOS DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE PERNAMBUCO-CREMEPE

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 001/2018 FORMAÇÃO DE CADASTRO DE PERITOS E ADVOGADOS DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE PERNAMBUCO-CREMEPE EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 001/2018 OBJETO: FORMAÇÃO DE CADASTRO DE PERITOS E ADVOGADOS DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE PERNAMBUCO- Período: Indeterminado Local: Sede do Conselho Regional

Leia mais

A perícia no projeto do novo CPC. Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro

A perícia no projeto do novo CPC. Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Honorários periciais Do perito Da prova documental Da prova pericial Honorários periciais Perícias

Leia mais

A perícia no projeto do novo CPC

A perícia no projeto do novo CPC A perícia no projeto do novo CPC Francisco Maia Neto Advogado/Engenheiro A perícia no projeto do novo CPC Honorários periciais Do perito Da prova documental 1 Honorários periciais Perícias requeridas pela

Leia mais

A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL A PERÍCIA JUDICIAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Palestrante: Paulo Cordeiro de Mello Perito Judicial Contador Moderador: Nelson Juliano Schaefer Martins Desembargador CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Código

Leia mais

A NOMEAÇÃO DO PERITO. 1. O Juiz nomeia o Perito. 2. As partes indicam os Assistentes Técnicos

A NOMEAÇÃO DO PERITO. 1. O Juiz nomeia o Perito. 2. As partes indicam os Assistentes Técnicos A NOMEAÇÃO DO PERITO 1. O Juiz nomeia o Perito. 2. As partes indicam os Assistentes Técnicos O Perito é um auxiliar da Justiça na realização dos atos processuais, determinadas pelas normas de organização

Leia mais

A Perícia no Novo Código de Processo Civil. Paulo Cordeiro de Mello Fabio Pereira da Silva

A Perícia no Novo Código de Processo Civil. Paulo Cordeiro de Mello Fabio Pereira da Silva A Perícia no Novo Código de Processo Civil Paulo Cordeiro de Mello Fabio Pereira da Silva HONORÁRIOS DO PERITO E DO ASSISTENTE TÉCNICO HONORÁRIOS DO PERITO E DO ASSISTENTE TÉCNICO - Atual CPC, em vigor

Leia mais

NBC PG 12 (R1) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA

NBC PG 12 (R1) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA NBC PG 12 (R1) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foram adicionados à sigla da norma para identificarem o número da consolidação e facilitarem

Leia mais

ANEXO I DIRETRIZES PARA CREDENCIAMENTO DE CAPACITADORAS E DE CURSOS/EVENTOS

ANEXO I DIRETRIZES PARA CREDENCIAMENTO DE CAPACITADORAS E DE CURSOS/EVENTOS NBC PG 12 (R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foram adicionados à sigla da norma para identificarem o número da consolidação e facilitarem

Leia mais

Palestra. Educação Profissional Continuada Regras e Procedimentos para Gestão da Pontuação. Nova Publicação da Norma.

Palestra. Educação Profissional Continuada Regras e Procedimentos para Gestão da Pontuação. Nova Publicação da Norma. Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA NO BRASIL NBC PG 12(R2)

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA NO BRASIL NBC PG 12(R2) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA NO BRASIL NBC PG 12(R2) Contador Nelson Zafra Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade 05/06/2017 INFORMAÇÕES SOBRE OS PRINCIPAIS

Leia mais

Aprova a nova redação da NBC PA 12 Educação Profissional Continuada.

Aprova a nova redação da NBC PA 12 Educação Profissional Continuada. RESOLUÇÃO CFC Nº 1.377, DE 08.12.2011 Aprova a nova redação da NBC PA 12 Educação Profissional Continuada. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais e com

Leia mais

CONSIDERANDO a necessidade de alteração e adequação do Programa de Educação Profissional Continuada às novas diretrizes técnicas,

CONSIDERANDO a necessidade de alteração e adequação do Programa de Educação Profissional Continuada às novas diretrizes técnicas, RESOLUÇÃO CFC n.º 1.377/11 Aprova a nova redação da NBC PA 12 Educação Profissional Continuada. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais e com fundamento

Leia mais

NBC PG 12 (R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA

NBC PG 12 (R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA NBC PG 12 (R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foram adicionados à sigla da norma para identificarem o número da consolidação e facilitarem

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO - Nº 001/2015 Processo nº 1.467/2015

EDITAL DE CREDENCIAMENTO - Nº 001/2015 Processo nº 1.467/2015 EDITAL DE CREDENCIAMENTO - Nº 001/2015 Processo nº 1.467/2015 CADASTRAMENTO DE PROFISSIONAIS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO AO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, NO ÂMBITO DA JUSTIÇA COMUM, NOS PROCESSOS

Leia mais

NBC PG 12 (R2) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA

NBC PG 12 (R2) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA NBC PG 12 (R2) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foram adicionados à sigla da norma para identificarem o número da consolidação e facilitarem

Leia mais

NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015.

NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015. NÃO HÁ INFLUÊNCIA DO LAUDO JUDICIAL NA DECISÃO DA JUSTIÇA COM FULCRO NO NOVO CÓDIGO PROCESSO CIVIL DE 2015. Os peritos em alguns casos de ações judiciais, em razão da matéria, se fazem necessários as atuações

Leia mais

Programa de Educação Profissional Continuada PERGUNTAS E RESPOSTAS NBC PG 12 (R2) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA

Programa de Educação Profissional Continuada PERGUNTAS E RESPOSTAS NBC PG 12 (R2) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA PERGUNTAS E RESPOSTAS NBC PG 12 (R2) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA O objetivo dessas perguntas e respostas é dar maior orientação sobre a aplicação prática da NBC PG 12. Porém, não substitui a leitura

Leia mais

NBC PG 12 (R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA

NBC PG 12 (R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA NBC PG 12 (R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foram adicionados à sigla da norma para identificarem o número da consolidação e facilitarem

Leia mais

NBC PG 12 (R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA

NBC PG 12 (R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA NBC PG 12 (R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foram adicionados à sigla da norma para identificarem o número da consolidação e facilitarem

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais;

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais; RESOLUÇÃO CFC n.º 1.146/08 Aprova a nova redação da NBC P 4 Educação Profissional Continuada. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais; CONSIDERANDO que

Leia mais

CRCRS - SINCOTECPEL PALESTRA. - O Novo Cadastro de Peritos - A Estrutura do Trabalho Pericial. Pelotas abr/2016. Adriel Ziesemer

CRCRS - SINCOTECPEL PALESTRA. - O Novo Cadastro de Peritos - A Estrutura do Trabalho Pericial. Pelotas abr/2016. Adriel Ziesemer CRCRS - SINCOTECPEL PALESTRA - O Novo Cadastro de Peritos - A Estrutura do Trabalho Pericial Pelotas abr/2016 Adriel Ziesemer CRCRS SINCOTECPEL A ESTRUTURA DE UM TRABALHO PERICIAL - Normas e Formatação

Leia mais

NBC PG 12 (R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA

NBC PG 12 (R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA NBC PG 12 (R3) EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA A letra R mais o número que identifica sua alteração (R1, R2, R3,...) foram adicionados à sigla da norma para identificarem o número da consolidação e facilitarem

Leia mais

Educação Profissional Continuada. Valorização Profissional

Educação Profissional Continuada. Valorização Profissional Educação Profissional Continuada Valorização Profissional Evolução Necessidade do Mercado Regulamentação Alinhamento às Normas Internacionais Profissional Qualidade 1 QUEM DEVE CUMPRIR A NORMA 2015 Inscritos

Leia mais

Aprova a nova redação da NBC P 4 - Educação Profissional Continuada.

Aprova a nova redação da NBC P 4 - Educação Profissional Continuada. RESOLUÇÃO CFC Nº 1.146, DE 12.12.2008 Aprova a nova redação da NBC P 4 - Educação Profissional Continuada. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO

Leia mais

SINCOTECPEL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA. ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Vigência a partir de 17/03/2016 OFICINA PARA PERITOS

SINCOTECPEL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA. ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Vigência a partir de 17/03/2016 OFICINA PARA PERITOS SINCOTECPEL PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA ALTERAÇÕES NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Vigência a partir de 17/03/2016 OFICINA PARA PERITOS Conselheiro do CRCRS OBJETIVO Permitir, aos profissionais

Leia mais

EDUCAÇÃO CONTINUADA: REGRAS, LEGISLAÇÃO E APLICABILIDADE AOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE. Marisa Luciana Schvabe de Morais, Msc.

EDUCAÇÃO CONTINUADA: REGRAS, LEGISLAÇÃO E APLICABILIDADE AOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE. Marisa Luciana Schvabe de Morais, Msc. EDUCAÇÃO CONTINUADA: REGRAS, LEGISLAÇÃO E APLICABILIDADE AOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE Marisa Luciana Schvabe de Morais, Msc. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA NORMAS EPC EM OUTROS PAÍSES (EXEMPLOS)

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC nº 1.074/06 Dá nova redação à NBC P 4 Norma para a Educação Profissional Continuada. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO

Leia mais

CONTADOR CONFIRA AQUI SE VOCÊ PRECISA CUMPRIR A NORMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA

CONTADOR CONFIRA AQUI SE VOCÊ PRECISA CUMPRIR A NORMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA CONTADOR CONFIRA AQUI SE VOCÊ PRECISA CUMPRIR A NORMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONTINUADA A Educação Profissional Continuada (EPC) é um programa de excelência do Conselho Federal de Contabilidade, que

Leia mais

Educação Profissional Continuada

Educação Profissional Continuada 1 Educação Profissional Continuada Regras e Procedimentos para Gestão da Pontuação Nova Publicação da Norma NBCPG 12 (R3) Educação Profissional Continuada Valorização Profissional 15 anos de EPC Desenvolvimento

Leia mais

JÚLIO CESAR LOPES SERPA

JÚLIO CESAR LOPES SERPA JÚLIO CESAR LOPES SERPA Advogado e Perito Contador Doutor em Ciências Jurídicas Esp. em Direito Tributário; Esp. em Perícia Contábil e Auditoria Sócio do DI LORENZO SERPA Advogados Associados Procurador

Leia mais

ATIVIDADES DE UM PROFISSIONAL NA ÁREA PERICIAL

ATIVIDADES DE UM PROFISSIONAL NA ÁREA PERICIAL ATIVIDADES DE UM PROFISSIONAL NA ÁREA PERICIAL PERÍCIAS JUDICIAIS PERÍCIAS DE ASSISTÊNCIA JUDICIAL PERÍCIAS EXTRAJUDICIAIS PERITO CONSULTOR EXTRAJUDICIAL PROFESSOR NA ÁREA ACADÊMICA AUTOR DE OBRAS TÉCNICAS

Leia mais

VISÃO DO JUIZ E DO PERITO DO JUIZO QUANTO À OBEDIÊNCIA DOS REGRAMENTOS DO CPC/2015 E A FUNCIONABILIDADE DOS CADASTROS PARA PERITOS

VISÃO DO JUIZ E DO PERITO DO JUIZO QUANTO À OBEDIÊNCIA DOS REGRAMENTOS DO CPC/2015 E A FUNCIONABILIDADE DOS CADASTROS PARA PERITOS VISÃO DO JUIZ E DO PERITO DO JUIZO QUANTO À OBEDIÊNCIA DOS REGRAMENTOS DO CPC/2015 E A FUNCIONABILIDADE DOS CADASTROS PARA PERITOS Lei 13.105/2015: Em 16 de março de 2015 foi sancionado o novo Código de

Leia mais

PERITO DE SUCESSO ANTE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. Prof. MSc Antonio Carlos Morais

PERITO DE SUCESSO ANTE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. Prof. MSc Antonio Carlos Morais PERITO DE SUCESSO ANTE O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O CONCEITO DE SUCESSO NÃO ESTÁ NECESSARIAMENTE OBRIGADO À INTELECTUALIDADE CIENTÍFICA ATIVIDADE PERICIAL ISSO NÃO É VERDADE. O CONHECIMENTO E A INTELECTUALIDADE

Leia mais

CPC REFERENCIADO LEI /2015 Art. 077 e 148 CAPÍTULO II - DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO

CPC REFERENCIADO LEI /2015 Art. 077 e 148 CAPÍTULO II - DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO CPC REFERENCIADO LEI 13.105/2015 Art. 077 e 148 CAPÍTULO II - DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO Transcrição dos 1º e 2º do art. 77 do CPC Procrastinação (Art. 14 do CPC/73): CAPÍTULO II DOS DEVERES DAS PARTES

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de História. Parágrafo único As Atividades Complementares

Leia mais

Lei nº de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil

Lei nº de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil Lei nº 13.105 de 16 de março de 2015 Código de Processo Civil (...) Seção X Da Prova Pericial Art. 464. A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação. 1 o O juiz indeferirá a perícia quando:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Provas em espécie Prova pericial parte 1 Prof(a). Bethania Senra Prova pericial: Noções gerais: tem por objetivo auxiliar o juiz em questões que dependem de conhecimentos técnicos

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO N. 002/2017

EDITAL DE CREDENCIAMENTO N. 002/2017 EDITAL DE CREDENCIAMENTO N. 002/2017 OBJETO: FORMAÇÃO DO CADASTRO ELETRÔNICO DE PERITOS E ÓRGÃOS TÉCNICOS OU CIENTÍFICOS (CPTEC) DA CORREGEDORIA DA JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS Período:

Leia mais

NBC.TP.01 Perícia Contábil

NBC.TP.01 Perícia Contábil Agenda: - NBC.TP.01 Perícia Contábil - NBC.PP.01 Perito Contábil - NBC.PP.02 Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil CNPC - Aplicações práticas das normas técnicas e profissionais para a atuação

Leia mais

PERGUNTA 1: ROPOSTA TÉCNICA (ANEXO II - REQUISITOS E AVALIAÇÃO PROPOSTA TÉCNICA E COMERCIAL)

PERGUNTA 1: ROPOSTA TÉCNICA (ANEXO II - REQUISITOS E AVALIAÇÃO PROPOSTA TÉCNICA E COMERCIAL) CE N FIESC/GEA 95458/18 Florianópolis, 17 de dezembro de 2018. Aos fornecedores licitantes, Assunto: CE - ESCLARECIMENTO 02 Referência: Concorrência 016/2018 Contratação de Empresa Especializada na prestação

Leia mais

DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS

DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO COMGRAD/CON Nº 02/2016 A COMISSÃO

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE RIO PARANAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Campus Universitário - Caixa Postal 22 - Rio Paranaíba - MG - 38810-000 REGULAMENTO N. 1, DE 8 DE AGOSTO

Leia mais

II Seminário Catarinense sobre Atualidades. Professor Wilson Zappa Hoog

II Seminário Catarinense sobre Atualidades. Professor Wilson Zappa Hoog II Seminário Catarinense sobre Atualidades Jurídico-Contábeis Professor Wilson Zappa Hoog 1 Para se pensar em termos de responsabilidades A aquisição de bens com o resultado de infrações penais. Balanços

Leia mais

REGISTRO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DE CUNHO CIENTÍFICO CULTURAL - AACC PARACATU - MG. PDF created with pdffactory Pro trial version

REGISTRO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DE CUNHO CIENTÍFICO CULTURAL - AACC PARACATU - MG. PDF created with pdffactory Pro trial version REGISTRO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DE CUNHO CIENTÍFICO CULTURAL - AACC PARACATU - MG 1 Acadêmico Filiação / / Data de Nascimento Naturalidade Endereço É acadêmico matriculado no curso de Graduação na Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Ciências Contábeis - ULBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Ciências Contábeis - ULBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Ciências Contábeis - ULBRA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 o O presente Regulamento tem por finalidade estabelecer normas para a realização

Leia mais

PORTARIA CRCES Nº 43, DE 03 DE AGOSTO DE 2017.

PORTARIA CRCES Nº 43, DE 03 DE AGOSTO DE 2017. PORTARIA CRCES Nº 43, DE 03 DE AGOSTO DE 2017. Estabelece Procedimentos e Fornece Orientações para a Aplicação da NBC PG 12 (R2), que trata do Programa de Educação Profissional Continuada. O PRESIDENTE

Leia mais

José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015

José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015 José Aparecido dos Santos Juiz titular da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba 21/10/2015 1. Para que servem os cálculos trabalhistas? O objetivo é liquidar a sentença Sentença líquida e sentença ilíquida

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO O Diretor Acadêmico da Faculdade Dom Alberto, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, R

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e RESOLUÇÃO CFC N.º 1.167/09 Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contabilistas. regimentais, O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e RESOLVE: CAPÍTULO I DO EXERCÍCIO

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLUÇÃO CFC N.º 1.389/12 Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contadores e Técnicos em Contabilidade. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE:

Leia mais

PERÍCIA JUDICIAL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PERÍCIA JUDICIAL CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Art. 465. O juiz nomeará perito especializado no objeto da perícia e fixará de imediato o prazo para a entrega do laudo. 1º Incumbe às partes, dentro de 15 (quinze) dias contados da intimação do despacho

Leia mais

ANEXO III - REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ACADÊMICAS AAC. Título I Das Condições Gerais

ANEXO III - REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ACADÊMICAS AAC. Título I Das Condições Gerais ANEXO III - REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES ACADÊMICAS AAC Título I Das Condições Gerais Capítulo I Do Objetivo das Atividades Complementares Art. 1 As atividades complementares têm por objetivo

Leia mais

Cons. Rosylane Nascimento das Mercês Rocha

Cons. Rosylane Nascimento das Mercês Rocha PARECER CFM Nº 45/2016 INTERESSADO: G.C.C.J. ASSUNTO: Mudanças de critérios de nomeação de peritos pelo novo CPC. Formação de cadastro de médicos peritos junto aos tribunais, levando em consideração o

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DA FACULDADE DE COLIDER - FACIDER CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, bacharelado. Aos 20 dias do mês de agosto do ano de dois mil e treze, Coordenação do Curso de Administração, bacharelado da Faculdade

Leia mais

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB

PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UPE/UFPB NORMA PAPGEF UPE/UFPB N 003/2015 - DISPÕE SOBRE O CREDENCIAMENTO E RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PAPGEF UPE/UFPB E SOBRE A DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL; CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. 10 PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL; - Vídeo explicativo, passo à passo, de todo treinamento e da ordem lógica e didática dos cursos; 2. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Leia mais

RESOLUÇÃO CRCMG Nº 352, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO CRCMG Nº 352, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 RESOLUÇÃO CRCMG Nº 352, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2013 Estabelece o Regulamento dos cursos presenciais e a distância realizados pelo CRCMG. O PLENÁRIO DO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DE MINAS GERAIS,

Leia mais

Noções Básica de Perícia Contábil

Noções Básica de Perícia Contábil Noções Básica de Perícia Contábil E. Cristiano Siqueira CRCRS: 62.085. E-mail: e.cristiano.siqueira@gmail.com Fone: (54) 3045.1212 -(54) 3581.3333 Endereço: Av. General Netto, 448 Conj. 907 A Passo Fundo

Leia mais

O Conselho Federal de Contabilidade, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

O Conselho Federal de Contabilidade, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, Resolução CFC n.º 1.109/07 Dispõe sobre a NBC P 5 Norma sobre o Exame de Qualificação Técnica para Registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO EDITAL Nº003/2011 PROCEDIMENTOS

PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO EDITAL Nº003/2011 PROCEDIMENTOS PROCESSO DE SELEÇÃO DE DOCENTES PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO EDITAL Nº003/2011 PROCEDIMENTOS A Faculdade Estácio de Natal divulga a abertura de inscrições, normas e programas do processo de seleção

Leia mais

Nova Resolução das Atividades Complementares (01/2017) Coordenação do Curso de Letras

Nova Resolução das Atividades Complementares (01/2017) Coordenação do Curso de Letras Nova Resolução das Atividades Complementares (01/2017) Coordenação do Curso de Letras Introdução As Atividades Complementares (ACs) constituem componente curricular obrigatório. Todos os alunos do Curso

Leia mais

Manual de Educação Continuada de Conselheiros IBGC

Manual de Educação Continuada de Conselheiros IBGC Manual de Educação Continuada de Conselheiros IBGC 1. INTRODUÇÃO O Conselheiro Certificado IBGC, para manter a sua certificação, deverá submeter-se ao Programa de Educação Continuada para os Conselheiros

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça PORTARIA N. 402 DE 7 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre a participação de servidores do em ações de educação corporativa e dá outras providências. O DIRETOR-GERAL DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, usando da

Leia mais

PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018

PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018 PERÍCIA E ARBITRAGEM MARCELO MUZY DO ESPIRITO SANTO PERITO JUDICIAL SBC 16/08/2018 NOSSOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos de Perícia e Arbitragem Oportunidades para os Contadores no poder Judiciário

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS 2018 Página 1 de 9 1. Apresentação Este documento apresenta as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos cursos

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES BACHARELADO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS Regulamento das

Leia mais

RESOLUÇÃO TGT Nº 01/2017

RESOLUÇÃO TGT Nº 01/2017 ANO LII N. 028 08/02/2018 SEÇÃO II PÁG. 020 RESOLUÇÃO TGT Nº 01/2017 Niterói, 13 de dezembro de 2017 O Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações, em reunião ordinária de 13/12/2017,

Leia mais

A Prova Pericial e o Novo CPC Lei nº /15

A Prova Pericial e o Novo CPC Lei nº /15 A Prova Pericial e o Novo CPC Lei nº 13.105/15 Palestrante Vice Presidente do IBAPE-RS Gestão 2015/2016 e-mail: auditoriapredial@gmail.com Celular +55 51 9 9961-0056 O que é Perícia Judicial Cível? PERÍCIA

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE Nº 001/12

RESOLUÇÃO CEPE Nº 001/12 RESOLUÇÃO CEPE Nº 001/12 Aprovar Regulamento de Atividade Complementar da FAP. CONSIDERANDO a importância de manter um regulamento comum para todos os cursos da FAP; CONSIDERANDO a Aprovação pelo Conselho

Leia mais

Seminário. Estrutura do Laudo Pericial - Novo Código de Processo Civil - Honorários Periciais Contábeis - Novo Código de Processo Civil

Seminário. Estrutura do Laudo Pericial - Novo Código de Processo Civil - Honorários Periciais Contábeis - Novo Código de Processo Civil Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 opções 2 ou 3 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

Resolução CFC nº 1.109/07. O Conselho Federal de Contabilidade, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

Resolução CFC nº 1.109/07. O Conselho Federal de Contabilidade, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Norma de NBC P 5 para NBC PA 13. Resolução CFC nº 1.109/07 Dispõe sobre a NBC PA 13 Norma sobre o Exame de Qualificação Técnica para

Leia mais

Regulamento de atividades complementares

Regulamento de atividades complementares Regulamento de atividades complementares Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Bacharelado em Administração e, para os cursos de Tecnologia na Área de Gestão

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 792/2015

RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Publicação: 24/04/15 DJE: 23/04/15 RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Dispõe sobre a função de juiz leigo, de que trata a Lei federal nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, no âmbito dos Juizados Especiais do Estado

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Bacharelado em Administração da FAPPES Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA BACHARELADO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA BACHARELADO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º As Atividades Complementares são componentes curriculares

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA BACHARELADO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA BACHARELADO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA BACHARELADO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º As Atividades Complementares são componentes curriculares obrigatórios

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE NUTRIÇÃO

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE NUTRIÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000 Fax: (35) 3299-1063 CAPÍTULO I REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE CIÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE CIÊNCIAS - UFJF EDITAL Nº 01/2014 Centro de Ciências-UFJF PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: NOVOS CAMINHOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de

Leia mais

1. Quadro demonstrativo do local, cargos e número de vagas: Região Cargo Vagas Advogado 01 1º Região

1. Quadro demonstrativo do local, cargos e número de vagas: Região Cargo Vagas Advogado 01 1º Região O Superintendente dos Serviços Penitenciários, torna público para conhecimento dos interessados, nos termos da autorização contida na Lei nº 13.108, de 24/12/2008, que estão abertas as inscrições para

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HEBIATRIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HEBIATRIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HEBIATRIA NORMA N 001/2016 - DISPÕE SOBRE O CREDENCIAMENTO E RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HEBIATRIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO.

Leia mais

I- DISPOSIÇÕES GERAIS

I- DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL 005/2018 SELEÇÃO DE BOLSISTA CAPES CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DE BOLSA DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM DINÂMICAS TERRITORIAIS E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA Atendidas às exigências do edital da CAPES e da

Leia mais