DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS"

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO COMGRAD/CON Nº 02/2016 A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS - COMGRAD/CON - no uso de suas atribuições Estatutárias e Regimentais, e considerando o disposto na Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004 e na Resolução nº 24/2006, com as alterações da Resolução nº 50/2009 de 05 de agosto de 2009 e a Resolução nº 20/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRGS. R E S O L V E Regulamentar as Atividades Complementares do Curso de Ciências Contábeis para adequação do constante nas Resoluções acima mencionadas. CAPÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - As Atividades Complementares requerem carga horária compatível com o estabelecido na grade curricular vigente do curso, constituída por atividades extracurriculares realizadas pelos estudantes, comprovadas pela apresentação dos certificados de participação em atividades e eventos diversos, tais como cursos da área e de áreas afins, palestras e congressos. 1º - Cada atividade reconhecida como complementar receberá uma pontuação específica, apurada conforme estabelecido no Capítulo II desta Resolução, cuja conversão é de 15 (quinze) pontos para 1 (um) crédito. Deverá totalizar 90 (noventa) pontos, o que equivalem a 6 (seis) créditos. 2º - São válidas somente as atividades realizadas após o ingresso no curso de Ciências Contábeis da UFRGS. 3º - Os estudantes oriundos do Curso de Ciências Contábeis de outra Instituição de Ensino Superior (IES) que ingressaram na UFRGS por meio de transferência poderão aproveitar, no máximo, a metade dos créditos relativos às atividades realizadas na outra IES antes do ingresso na UFRGS, apurados conforme estabelecido no Capítulo II desta Resolução.

2 4º - Os estudantes reingressantes no Curso de Ciências Contábeis da UFRGS poderão aproveitar a totalidade das atividades complementares realizadas antes do seu ingresso atual. 5º - As Atividades Complementares podem ser Atividades de Ensino, Atividades de Pesquisa e Atividades de Extensão. 6º - Os créditos complementares exigidos devem ser cumpridos em no mínimo duas modalidades distintas de atividades complementares: atividades de ensino e/ou atividades de pesquisa e/ou atividades de extensão, conforme estabelecido no Capítulo II desta Resolução. CAPÍTULO II DA OPERACIONALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 2º - Serão consideradas como Atividades Complementares de Ensino as seguintes atividades com a respectiva pontuação: I. Disciplinas eletivas, quando excedentes ao número de créditos eletivos exigidos pelo curso de Ciências Contábeis, cursadas com aproveitamento: 1 (um) ponto para cada hora-aula. II. Disciplinas obrigatórias alternativas, quando excedentes ao número de créditos obrigatórios alternativos exigidos pelo curso de Ciências Contábeis, cursadas com aproveitamento: 0,5 (meio) ponto para cada hora-aula. III. Disciplinas adicionais, cursadas com aproveitamento: 0,5 (meio) ponto para cada hora-aula. IV. Disciplinas de outros cursos/habilitações ou ênfases de instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras, cursadas com aproveitamento e sem duplicidade de aproveitamento: 0,5 (meio) ponto para cada hora-aula. V. Disciplinas concluídas pelo acadêmico em cursos de pós-graduação (lato sensu) em área-afim: 0,5 (meio) ponto para cada hora-aula. VI. Cursos em língua estrangeira realizados em estabelecimentos oficialmente reconhecidos: 1 (um) ponto para cada 4 (quatro) horas de curso. VII. Curso de Pré-cálculo ou Curso de Idioma NELE realizado na UFRGS: 1 (um) ponto a cada 2 (duas) horas de curso. VIII. Curso de educação continuada ligado à profissão contábil, desde que a entidade promotora seja reconhecida como capacitadora pelo sistema CFC/CRC, cabendo ao aluno a comprovação do reconhecimento: 1 (um) ponto para cada 2 (duas) horas de atividade. IX. Realização de monitoria institucional com carga horária semanal de 20 (vinte) horas: 15 (quinze) pontos para cada 60 (sessenta) horas de atividade. X. Estágio não obrigatório, desenvolvido com base em convênios firmados pela UFRGS: 30 (trinta) pontos por cada semestre de estágio. A aprovação dessa

3 pontuação está atrelada à entrega da cópia do contrato e do Relatório de Estágio, aprovado pelo supervisor da empresa e pelo professor orientador da UFRGS. XI. Atividade profissional com comprovado vínculo empregatício poderá ser considerada nesta modalidade, limitada à concessão de 2 (dois) créditos, tendo, no mínimo, 1 (um) ano de trabalho: 15 (quinze) pontos por cada semestre de vínculo. O processo deverá conter declaração de vínculo (contrato ou carteira de trabalho), em que conste o tempo de trabalho e a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), além da especificação das atividades desenvolvidas ligadas à área. Em caso de servidor público, apresentar Declaração do órgão responsável pelo vínculo, bem como as especificações das atividades desenvolvidas ligadas à área. Art. 3º - As Atividades Complementares de Pesquisa compreendem as seguintes atividades e respectiva pontuação: I. Publicação de artigo em periódico científico com Qualis/Capes: 30 (trinta) pontos por artigo. II. Publicação de artigo em periódico científico com corpo editorial: 20 (vinte) pontos por artigo. III. Publicação de artigo em anais de congressos: 10 (dez) pontos por artigo. IV. Publicação de artigo em jornais: 3 (três) pontos por artigo. V. Apresentação de trabalho (oral ou pôster) em congressos da área e de áreas afins: 10 (dez) pontos por trabalho. VI. Apresentação de trabalho aprovado em semana de iniciação científica de Instituição de Ensino Superior: 5 (cinco) pontos por trabalho. VII. Proferir palestras em eventos científicos: 10 (dez) pontos por palestra. VIII. Participação em projetos de intercâmbio institucional na área do curso ou em áreas afins: 1 (um) ponto para cada hora de atividade. IX. Participação em atividades de iniciação científica ligadas à área ou a áreas afins: 15 (quinze) pontos para cada 60 (sessenta) horas de atividade. Para fins de atribuição de créditos, os trabalhos decorrentes das atividades de iniciação científica deverão ser apresentados no Salão de Iniciação Científica da UFRGS. X. Participação em atividades de iniciação científica ligadas à área ou a áreas afins (sem apresentação dos trabalhos decorrentes dessas atividades no Salão de Iniciação Científica da UFRGS): 15 (quinze) pontos por semestre letivo. XI. Atividades desenvolvidas como Bolsa PET (Programa de Educação Tutorial), Bolsa EAD (Educação a Distância) e demais bolsas acadêmicas, com apresentação dos trabalhos decorrentes dessas atividades no Salão de Extensão ou no Salão de Iniciação Científica da UFRGS: 15 (quinze) pontos para cada 60 (sessenta) horas de atividade. XII. Atividades desenvolvidas como Bolsa PET (Programa de Educação Tutorial), Bolsa EAD (Educação a Distância) e demais bolsas acadêmicas, sem apresentação dos trabalhos decorrentes dessas atividades no Salão de Extensão ou no Salão de Iniciação Científica da UFRGS: 15 (quinze) pontos por semestre letivo.

4 Art. 4º - As Atividades Complementares de Extensão compreendem: I. Participação em congresso internacional da área e de áreas afins: 20 (vinte) pontos por congresso. II. Participação em congresso nacional ou regional da área e de áreas afins: 10 (dez) pontos por congresso. III. Participação em comissão coordenadora ou organizadora de evento de extensão isolado, devidamente registrado em órgãos competentes: 15 (quinze) pontos por participação. IV. Participação passiva em palestras, seminários, semanas acadêmicas, programas de treinamento, jornadas, simpósios, encontros, conferências e fóruns promovidos pela UFRGS ou por outras Instituições de Ensino Superior: 1 (um) ponto para cada 1 (uma) hora de participação. V. Participação como agente passivo em palestras, seminários, programas de treinamento, jornadas, simpósios, encontros, conferências e fóruns promovidos por conselhos ou associações de classes: 1 (um) ponto para cada 1 (uma) hora de participação. VI. Participação em representação discente em órgãos oficiais da instituição: 15 (quinze) pontos por mandato, com o mínimo de 75% de participação efetiva. VII. Participação como representante discente na gestão do diretório acadêmico da Instituição: 15 (quinze) pontos por mandato, com o mínimo de 75% de participação efetiva. VIII. Participação em atividades de extensão ligadas à área ou a áreas afins: 1 (um) ponto para cada 4 (quatro) horas de atividade. IX. Participação em atividades desenvolvidas como Bolsa Permanência ou Bolsa Trabalho, no âmbito da UFRGS: 15 (quinze) pontos por cada semestre de Bolsa Permanência ou Bolsa Trabalho. X. Participação ativa em projetos de extensão universitária devidamente registrados nos órgãos competentes, como bolsista remunerado ou voluntário, com apresentação dos trabalhos decorrentes dessas atividades no Salão de Extensão da UFRGS: 15 (quinze) pontos para cada 60 (sessenta) horas de atividade. XI. Participação ativa em projetos de extensão universitária devidamente registrado nos órgãos competentes, como bolsista remunerado ou voluntário sem apresentação dos trabalhos decorrentes dessas atividades no Salão de Extensão da UFRGS: 15 (quinze) pontos por semestre letivo CAPÍTULO III DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 5º - A comprovação das Atividades Complementares do curso deverá ser submetida à aprovação da Comissão de Acompanhamento das Atividades

5 Complementares, composta por professores do Departamento designados pela COMGRAD/CON. Art. 6º - A pontuação atribuída à publicação de artigos deverá ser dividida, em caso de coautoria, pela quantidade de autores, excluído(s) o(s) professor(es) orientador(es). Art. 7º - Curso de educação continuada deverá possuir carga horária mínima de 8 (oito) horas. Art. 8º - O acadêmico deverá solicitar, via processo junto ao Protocolo Geral, o registro das Atividades Complementares somente quando tiver completado os 6 (seis) créditos complementares obrigatórios e em até 30 (trinta) dias antes da data prevista para a sua matrícula na atividade de Trabalho de Conclusão de Curso. Para tanto, deverá anexar ao processo os seguintes documentos: I. Requerimento para Solicitação de Liberação de Crédito à COMGRAD/CON. II. Planilha Descritiva das Atividades Realizadas nas modalidades Ensino, Pesquisa e Extensão (Anexo A). III. Cópias dos comprovantes da realização das atividades deverão ser conferidas com os originais e autenticadas pela COMGRAD/CON. Comprovantes com autenticação eletrônica não necessitam de conferência. IV. Histórico Escolar atualizado. V. Histórico do Curso atualizado. Art. 9º - O processo, encaminhado à COMGRAD/CON, será analisado pela Comissão de Acompanhamento das Atividades Complementares, que se reunirá mensalmente e que dará o parecer final, deferindo ou indeferindo a solicitação do acadêmico. Art. 10º - Os casos omissos serão resolvidos, em primeira instância, pelo coordenador do curso e, em segunda, pelo Colegiado da COMGRAD/CON. Art. 11º - Fica revogada a Resolução nº 02/2009, de 13/10/2009 da COMGRAD/COA; a Planilha COMGRAD/COA nº 01/ Atividades Complementares e a Resolução Nº 02/2013, de 30/09/2013. Art. 12º - Esta Resolução entra em vigor a partir de 01 de janeiro de Porto Alegre, 17 de maio de Prof. Ariel Behr Coordenador da COMGRAD/CON (original encontra-se assinada na Secretaria Acadêmica)

6 ANEXO A Planilha Descritiva das Atividades Complementares Realizadas nas Modalidades Ensino, Pesquisa e Extensão

7 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES INSTRUÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES A) Inicialmente, leia atentamente a Resolução COMGRAD/CON 02/2016 que dispõe sobre os regramentos das Atividades Complementares do Curso de Ciências Contábeis. B) Informar o seu nome completo, ingresso e o seu número de cartão UFRGS na Planilha "Atividades Realizadas_Ensino". C) Preencher a planilha descritiva das "Atividades Realizadas" em conformidade com os documentos comprobatórios da realização das atividades, relativo aos campos: Descrição das Atividades Realizadas com nome da disciplina, evento, curso, etc.; Horas-aulas Realizadas, Semestres, Participações, Autores, etc., conforme o caso. D) Fornecer a cópia dos comprovantes das atividades realizadas na mesma ordem das planilhas "Atividades Realizadas". E) Imprimir as planilhas "Atividades Realizadas" e "Equivalentes em Créditos". F) Preencher o Requerimento de Solicitação de Liberação de Créditos direcionado à COMGRAD/CON. G) Organizar as planilhas de Atividades Realizadas com os respectivos documentos na ordem do preenchimento. H) Imprimir o seu Histórico Escolar e do Curso atualizado. I) Protocolar junto ao Protocolo Geral UFRGS. Comissão de Acompanhamento das Atividades Complementares da COMGRAD/CON

8 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Nome Completo: Ingresso: /_ Cartão: ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE ENSINO Descrição da Atividade Realizada Pontos Hora-aula Realizada Preencher com Pontuação Atribuída I. Disciplinas eletivas, quando excedentes ao número de créditos eletivos exigidos pelo curso de Ciências Contábeis, cursadas com aproveitamento: 1 (um) ponto para cada hora-aula II. Disciplinas obrigatórias alternativas, quando excedentes ao número de créditos obrigatórios alternativos exigidos pelo curso de Ciências Contábeis, cursadas com aproveitamento: 0,5 (meio) ponto para cada hora-aula. III. Disciplinas adicionais, cursadas com aproveitamento: 0,5 (meio) ponto para cada hora-aula. IV. Disciplinas de outros cursos/habilitações ou ênfases de instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras, cursadas com aproveitamento e sem duplicidade de aproveitamento: 0,5 (meio) ponto para cada hora-aula. V. Disciplinas concluídas pelo acadêmico em cursos de pós-graduação (lato sensu) em área-afim: 0,5 (meio) ponto para cada hora-aula. VI. Cursos em língua estrangeira realizados em estabelecimentos oficialmente reconhecidos: 1 (um) ponto para cada 4 (quatro) horas de curso. VII. Curso de Pré-cálculo ou Curso de Idioma NELE realizado na UFRGS: 1 (um) ponto a cada 2 (duas) horas de curso. Quais: 1,0 Quais: 0,5 Quais: 0,5 Quais: 0,5 Quais: 0,5 Quais: 1,0 Quais: 1,0 Número de Horas VIII. Curso de educação continuada ligado à profissão contábil, desde que a entidade promotora seja reconhecida como capacitadora pelo sistema CFC/CRC, cabendo ao aluno a comprovação do reconhecimento: 1 (um) ponto para cada 2 (duas) horas de atividade. Art. 7º - Curso de educação continuada deverá possuir carga horária mínima de 8 (oito) horas. Quais: Está na listagem de capacitadora do CFC/CRC? Carga horária do curso: 1,0 IX. Realização de monitoria institucional com carga horária semanal de 20 (vinte) horas: 15 (quinze) pontos para cada 60 (sessenta) horas de atividade. X. Estágio não obrigatório, desenvolvido com base em convênios firmados pela UFRGS: 30 (trinta) pontos por cada semestre de estágio. A aprovação dessa pontuação está atrelada à entrega da cópia do contrato e do Relatório de Estágio, aprovado pelo supervisor da empresa e pelo professor orientador da UFRGS. Quais: 30,0 Número de XI. Atividade profissional com comprovado vínculo empregatício poderá ser considerada nesta modalidade, limitada à concessão de 2 (dois) créditos, tendo, no mínimo, 1 (um) ano de trabalho: 15 (quinze) pontos por cada semestre de vínculo. O processo deverá conter declaração de vínculo (contrato ou carteira de trabalho), em que conste o tempo de trabalho e a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), além da especificação das atividades desenvolvidas ligadas à área. Em caso de servidor público, apresentar Declaração do órgão responsável pelo vínculo, bem como as especificações das atividades desenvolvidas ligadas à área. TOTAL DE PONTOS EM ATIVIDADES DE ENSINO Quais: CBO: Início do vínculo: / / Final do Vínculo: / / Atividades desenvolvidas ligadas à área: 15,0 Número de

9 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Nome Completo: Cartão: ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE PESQUISA Descrição da Atividade Realizada Pontos Publicação/ Participação / Trabalhos Autores incluindo o Aluno solicitante, excluído(s) o(s) professor(es) orientador(es). Pontuaçã o Atribuída I. Publicação de artigo em periódico científico com Qualis/Capes: 30 (trinta) pontos por artigo. Títulos: 30,0 1 II. Publicação de artigo em periódico científico com corpo editorial: 20 (vinte) pontos por artigo. Títulos: 20,0 1 III. Publicação de artigo em anais de congressos: 10 (dez) pontos por artigo. Títulos: 10,0 1 IV. Publicação de artigo em jornais: 3 (três) pontos por artigo. Títulos: 3,0 1 V. Apresentação de trabalho (oral ou pôster) em congressos da área e de áreas afins: 10 (dez) pontos por trabalho. VI. Apresentação de trabalho aprovado em semana de iniciação científica de Instituição de Ensino Superior: 5 (cinco) pontos por trabalho. VII. Proferir palestras em eventos científicos: 10 (dez) pontos por palestra. Títulos: 10,0 Títulos: 5,0 Títulos: 10,0 apresentações/ palestras VIII. Participação em projetos de intercâmbio institucional na área do curso ou em áreas afins: 1 (um) ponto para cada hora de atividade. IX. Participação em atividades de iniciação científica ligadas à área ou a áreas afins: 15 (quinze) pontos para cada 60 (sessenta) horas de atividade. Para fins de atribuição de créditos, os trabalhos decorrentes das atividades de iniciação científica deverão ser apresentados no Salão de Iniciação Científica da UFRGS. X. Participação em atividades de iniciação científica ligadas à área ou a áreas afins (sem apresentação dos trabalhos decorrentes dessas atividades no Salão de Iniciação Científica da UFRGS): 15 (quinze) pontos por semestre letivo. XI. Atividades desenvolvidas como Bolsa PET (Programa de Educação Tutorial), Bolsa EAD (Educação a Distância) e demais bolsas acadêmicas, com apresentação dos trabalhos decorrentes dessas atividades no Salão de Extensão ou no Salão de Iniciação Científica da UFRGS: 15 (quinze) pontos para cada 60 (sessenta) horas de atividade. XII. Atividades desenvolvidas como Bolsa PET (Programa de Educação Tutorial), Bolsa EAD (Educação a Distância) e demais bolsas acadêmicas, sem apresentação dos trabalhos decorrentes dessas atividades no Salão de Extensão ou no Salão de Iniciação Científica da UFRGS: 15 (quinze) pontos por semestre letivo. TOTAL DE PONTOS EM ATIVIDADES DE PESQUISA Títulos: 1,0 Títulos: 15,0 horas horas

10 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Nome Completo: Cartão: ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE EXTENSÃO Descrição da Atividade Realizada Pontos Participação /Horas/ Mandato Preencher com... Pontuação Atribuída I. Participação em congresso internacional da área e de áreas afins: 20 (vinte) pontos por congresso. Quais: 20,0 II. Participação em congresso nacional ou regional da área e de áreas afins: 10 (dez) pontos por congresso. Quais: 10,0 Participações III. Participação em comissão coordenadora ou organizadora de evento de extensão isolado, devidamente registrado em órgãos competentes: 15 (quinze) pontos por participação. IV. Participação passiva em palestras, seminários, semanas acadêmicas, programas de treinamento, jornadas, simpósios, encontros, conferências e fóruns promovidos pela UFRGS ou por outras Instituições de Ensino Superior: 1 (um) ponto para cada 1 (uma) hora de participação. V. Participação como agente passivo em palestras, seminários, programas de treinamento, jornadas, simpósios, encontros, conferências e fóruns promovidos por conselhos ou associações de classes: 1 (um) ponto para cada 1 (uma) hora de participação. VI. Participação em representação discente em órgãos oficiais da Instituição: 15 (quinze) pontos por mandato, com o mínimo de 75% de participação efetiva. VII. Participação como representante discente na gestão do diretório acadêmico da Instituição: 15 (quinze) pontos por mandato, com o mínimo de 75% de participação efetiva. Quais: 1,0 Quais: 1,0 horas mandatos VIII. Participação em atividades de extensão ligadas à área ou a áreas afins: 1 (um) ponto para cada 4 (quatro) horas de atividade. IX. Participação em atividades desenvolvidas como Bolsa Permanência ou Bolsa Trabalho, no âmbito da UFRGS: 15 (quinze) pontos por cada semestre de Bolsa Permanência ou Bolsa Trabalho. X. Participação ativa em projetos de extensão universitária devidamente registrados nos órgãos competentes, como bolsista remunerado ou voluntário, com apresentação dos trabalhos decorrentes dessas atividades no Salão de Extensão da UFRGS: 15 (quinze) pontos para cada 60 (sessenta) horas de atividade. XI. Participação ativa em projetos de extensão universitária devidamente registrado nos órgãos competentes, como bolsista remunerado ou voluntário sem apresentação dos trabalhos decorrentes dessas atividades no Salão de Extensão da UFRGS: 15 (quinze) pontos por semestre letivo. TOTAL DE PONTOS EM ATIVIDADES DE ENTENSÃO Quais: 1,0 horas horas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS RESOLUÇÃO DA COMGRAD/ECO Nº 03/2017 A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS,

Leia mais

Este tutorial tem por objetivo interpretar e orientar os alunos quanto ao procedimento que tem que ser realizado para obter estes créditos.

Este tutorial tem por objetivo interpretar e orientar os alunos quanto ao procedimento que tem que ser realizado para obter estes créditos. 1. CRÉDITOS COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Para conseguir a colação

Leia mais

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS COMGRAD ENGENHARIA CARTOGRÁFICA

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS COMGRAD ENGENHARIA CARTOGRÁFICA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS COMGRAD ENGENHARIA CARTOGRÁFICA RESOLUÇÃO 01/2009 A COMGRAD/CAR, no uso de suas atribuições, regulamenta as Atividades Complementares para o Curso de Engenharia Cartográfica, de

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE RIO PARANAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Campus Universitário - Caixa Postal 22 - Rio Paranaíba - MG - 38810-000 REGULAMENTO N. 1, DE 8 DE AGOSTO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 93, DE OUTUBRO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº 93, DE OUTUBRO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 93, DE OUTUBRO DE 2018. O COLEGIADO DE CURSO DE PEDAGOGIA, da Faculdade de Educação/FAED, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, considerando o que consta na Resolução n.421 de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 20, DE 22 DE JUNHO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº 20, DE 22 DE JUNHO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 20, DE 22 DE JUNHO DE 2018. O Presidente do Conselho do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legais e considerando o que

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul RESOLUÇÃO Nº 27, DE 12 DE ABRIL DE 2016.

Serviço Público Federal Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul RESOLUÇÃO Nº 27, DE 12 DE ABRIL DE 2016. RESOLUÇÃO Nº 27, DE 12 DE ABRIL DE 2016. O COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, do Centro de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio do deliberado

Leia mais

CRÉDITOS COMPLEMENTARES

CRÉDITOS COMPLEMENTARES CRÉDITOS COMPLEMENTARES Secretaria da COMGRAD/BIO Prédio 43433 (Depto. Botânica), sala 208 Fone: 3308-7674 E-mail: gradbio@ufrgs.br Site: http://www.ufrgs.br/comgradbio/ Prof. Diego Bonatto (Coordenador)

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL CAMPUS ROLANTE N o 11/2019 ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES (ACCs) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS DO IFRS CAMPUS ROLANTE

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES BACHARELADO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS Regulamento das

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO O Diretor Acadêmico da Faculdade Dom Alberto, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, R

Leia mais

Máximo de Horas. Documentação a ser entregue pelo aluno Complementar: Memorando do Diretório Acadêmico contendo período Estudantil

Máximo de Horas. Documentação a ser entregue pelo aluno Complementar: Memorando do Diretório Acadêmico contendo período Estudantil Atividade Horas Máximo de Horas Documentação a ser entregue pelo aluno Complementar: Equivalentes Categoria (máximo por (até o final do ano) curso) Representação 5 Memorando do Diretório Acadêmico contendo

Leia mais

REGISTRO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DE CUNHO CIENTÍFICO CULTURAL - AACC PARACATU - MG. PDF created with pdffactory Pro trial version

REGISTRO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DE CUNHO CIENTÍFICO CULTURAL - AACC PARACATU - MG. PDF created with pdffactory Pro trial version REGISTRO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS DE CUNHO CIENTÍFICO CULTURAL - AACC PARACATU - MG 1 Acadêmico Filiação / / Data de Nascimento Naturalidade Endereço É acadêmico matriculado no curso de Graduação na Faculdade

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA O artigo 8º da RESOLUÇÃO CNE/CES 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR institui que o projeto pedagógico

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FESPPR/FESP CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FESPPR/FESP CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS 1 FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ Mantenedora: Fundação de Estudos Sociais do Paraná CNPJ: 76.602.895/0001-04 Inscr. Estadual: Isento Rua Dr. Faivre, 141 Fone (0xx41) 3028-6500 CEP 80060-140 Curitiba

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 005, DE 22 DE JANEIRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG COLEGIADO DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 005, DE 22 DE JANEIRO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-001 Fone: (35) 3701-9152 grad@unifal-mg.edu.br UNIVERSIDADE

Leia mais

Curso: Administração

Curso: Administração REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES Curso: Administração Nova Serrana Fevereiro de 2017 Credenciada pelo MEC conforme Portaria 2.923 de 14/12/2001 DOU 2 de 18/12/2001 Seção 1 página 27. Recredenciamento

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de História. Parágrafo único As Atividades Complementares

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Campus Osasco UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP ESCOLA PAULISTA DE POLÍTICA, ECONOMIA E NEGÓCIOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ATUARIAIS

Leia mais

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Faculdade De Quatro Marcos REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 Disposições preliminares... 3 CAPÍTULO II... 3 Das atividades complementares... 3 Seção I... 4 Atividades de iniciação científica...

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES. Curso: Psicologia. Nova Serrana Fevereiro de 2017

REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES. Curso: Psicologia. Nova Serrana Fevereiro de 2017 Fone: (37) 3226-80 - Site: www.fans.edu.br - E-mail: coordproex@fans.edu.br REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES Curso: Psicologia Nova Serrana Fevereiro de 17 Credenciada pelo MEC conforme

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Colegiado do Curso de Graduação em Química

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Colegiado do Curso de Graduação em Química Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Colegiado do Curso de Graduação em Química RESOLUÇÃO N o 01/2007, DE 23 DE ABRIL DE 2007 "Dispõe a respeito das Atividades Complementares

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2012 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 4 Disposições preliminares... 4 CAPÍTULO II... 4 Das atividades complementares... 4 Seção I... 4 Atividades de iniciação científica...

Leia mais

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul RESOLUÇÃO Nº 58, DE 27 DE OUTUBRO DE 2015.

Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul RESOLUÇÃO Nº 58, DE 27 DE OUTUBRO DE 2015. RESOLUÇÃO Nº 58, DE 27 DE OUTUBRO DE 2015. O COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, do Centro de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, considerando

Leia mais

Regulamento de atividades complementares

Regulamento de atividades complementares Regulamento de atividades complementares Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Bacharelado em Administração e, para os cursos de Tecnologia na Área de Gestão

Leia mais

RESOLUÇÃO TGT Nº 04/2015

RESOLUÇÃO TGT Nº 04/2015 ANO XLV N. 078 26/05/2015 SEÇÃO II PÁG. 028 RESOLUÇÃO TGT Nº 04/2015 Niterói, 06 de maio de 2015 O Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações, em reunião ordinária de 06/05/2015,

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Instituto de Psicologia

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Instituto de Psicologia Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Instituto de Psicologia END: Estrada de São Lázaro, 197 Federação Salvador BA CEP: 40210.730 Tel: 3283-6437 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

RESOLUÇÃO TGT Nº 01/2017

RESOLUÇÃO TGT Nº 01/2017 ANO LII N. 028 08/02/2018 SEÇÃO II PÁG. 020 RESOLUÇÃO TGT Nº 01/2017 Niterói, 13 de dezembro de 2017 O Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações, em reunião ordinária de 13/12/2017,

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Bacharelado em Administração da FAPPES Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino

Leia mais

O CONSELHO DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS no uso de suas atribuições estatutárias aprova e homologa a seguinte RESOLUÇÃO:

O CONSELHO DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS no uso de suas atribuições estatutárias aprova e homologa a seguinte RESOLUÇÃO: RESOLUÇÃO Nº 029/11, CONSUNI, DE 28 DE 04 DE 2011. Dispõe sobre as Atividades Complementares de Graduação - ACGs do Curso de Relações Públicas Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO Osório 2017 REGULAMENTO CAPÍTULO I OBJETO E NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por

Leia mais

DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FS) DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA (ODT)

DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FS) DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA (ODT) UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FS) DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA (ODT) Estabelece o Regulamento de Atividades Complementares do Curso Graduação em Odontologia da Universidade

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO MARÇO 2012 (Substitui o regulamento

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS 2018 Página 1 de 9 1. Apresentação Este documento apresenta as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos cursos

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de Engenharia

Leia mais

QUADRO DE APROVEITAMENTO DE CARGA HORÁRIA PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES DE ENSINO

QUADRO DE APROVEITAMENTO DE CARGA HORÁRIA PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES DE ENSINO QUADRO DE APROVEITAMENTO DE CARGA HORÁRIA PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES DE ENSINO ATIVIDADES CÓDIGO CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA MÁXIMA A SER CONTABILIZADA Componentes curriculares não previstos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO 01/2013 - CCC, de 08 de maio de 2013. Regulamenta as atividades complementares

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 0 06/08.

RESOLUÇÃO N. 0 06/08. ANO XXXIX - N 118 21/07/2009 SEÇÃO IV PÁG. 082 RESOLUÇÃO N. 0 06/08. EMENTA: Aprova, no âmbito do Colegiado do Curso de Graduação em Estatística, para expedição de resolução no Conselho de Ensino e Pesquisa,

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES. Curso: Pedagogia. Nova Serrana Outubro de 2015

REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES. Curso: Pedagogia. Nova Serrana Outubro de 2015 REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES Curso: Pedagogia Nova Serrana Outubro de 2015 Curso de Pedagogia - Licenciatura: Autorizado conforme Portaria 601 de 29/10/2014 DOU 210 de 30/10/2014 Seção

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 03/ TNI R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 03/ TNI R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 03/2016 - TNI Regulamenta as s Formativas no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná. O COLEGIADO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS - ICEAC CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º As atividades

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO REGULAMENTO DE S ACADÊMICAS COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º Os discentes deverão cursar 240 horas de atividades acadêmicas complementares (AAC), conforme normatização e orientação da Coordenação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2017- Colegiado de Enfermagem

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2017- Colegiado de Enfermagem INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2017- Colegiado de Enfermagem Define critérios para validação de carga horária das atividades complementares exigidas para a integralização curricular do curso de Graduação em

Leia mais

Regulamento de atividades complementares

Regulamento de atividades complementares Regulamento de atividades complementares Licenciatura em Pedagogia Fixa as normas que regulamentam as Atividades Complementares no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia da FAPPES Faculdade Paulista

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI REGULAMENTAÇÃO DAS S COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CMRV/UFPI Art. 1º - As Atividades Complementares têm por objetivo enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de Ciências Contábeis,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESOLUÇÃO 001/2017 - CCC, de 30 de novembro de 2017. Regulamenta as atividades

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO. EXECUÇÃO DAS ACG s

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO. EXECUÇÃO DAS ACG s Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Naturais e Exatas Curso de Bacharelado em Estatística ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO EXECUÇÃO DAS ACG s Apesar do esforço

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 211 DE 28/11/ CAS

RESOLUÇÃO N o 211 DE 28/11/ CAS RESOLUÇÃO N o 211 DE 28/11/2016 - CAS Estabelece normas para a realização das Atividades Complementares nos Cursos de Graduação da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE Anexo 1 Formulário de avaliação do currículo

PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE Anexo 1 Formulário de avaliação do currículo 1 PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE 2015 Anexo 1 Formulário de avaliação do currículo Nome do (a) candidato (a): Quadro geral de pontuação de acordo com

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CENECISTA DE OSÓRIO Osório 2018 REGULAMENTO CAPÍTULO I OBJETO E NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO Art. 1º. O presente conjunto de normas tem por

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES Artigo 1 o : As Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (AACC) do Curso de Graduação em Ciências Econômicas do Câmpus de Ciências

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS / CAMPUS BLUMENAU

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS / CAMPUS BLUMENAU UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS / CAMPUS BLUMENAU REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS Regulamento aprovado pelo Colegiado de Curso em

Leia mais

Capítulo I Das Atividades Complementares

Capítulo I Das Atividades Complementares página 1 de 5 FACULDADE DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Capítulo I Das Atividades Complementares Art. 1º O presente Regimento trata das Atividades Complementares

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA CENTRO UNIVERSITÁRIO CENTRAL PAULISTA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE ADMINISTRAÇÃO REGULAMENTO PARA ALUNOS QUE INGRESSARAM EM 2013 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o. 001/2017 C.E.E.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N o. 001/2017 C.E.E. INSTRUÇÃO NORMATIVA N o. 001/2017 C.E.E. Fixa normas para o cumprimento das Atividades Complementares previstas nos projetos pedagógicos dos cursos de Bacharelado oferecido pela Universidade do Estado

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE PEDAGOGIA CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de Pedagogia. Parágrafo

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENFERMAGEM. ELABORAÇÃO:Professoras Cléa Vaz Menezes e Mitiyo Shoji Araujo

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENFERMAGEM. ELABORAÇÃO:Professoras Cléa Vaz Menezes e Mitiyo Shoji Araujo REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENFERMAGEM ELABORAÇÃO:Professoras Cléa Vaz Menezes e Mitiyo Shoji Araujo Art. 1º O presente Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CAMPUS DE COXIM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CAMPUS DE COXIM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL RESOLUÇÃO Nº 5, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2015. O COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CÂMPUS DE COXIM da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estabelece normas e procedimentos para realização de Atividades Complementares pelos

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE ZOOTECNIA

NORMAS REGULAMENTADORAS DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE ZOOTECNIA NORMAS REGULAMENTADORAS DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE ZOOTECNIA 1 2 Normas Regulamentadoras das Atividades Acadêmicas Complementares do Curso de Zootecnia As atividades complementares

Leia mais

RESOLUÇÃO N 56/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO N 56/2009/CONEPE. O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE no uso de suas atribuições legais e, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO N 56/2009/CONEPE Aprova Normas de Atividades Complementares para o Curso de Graduação em Ecologia Bacharelado. O da no uso de suas atribuições legais e, CONSIDERANDO a

Leia mais

"REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES" APROVADA PELO Núcleo Docente Estruturante NDE em 1 de setembro de Ata Nº 2/17

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES APROVADA PELO Núcleo Docente Estruturante NDE em 1 de setembro de Ata Nº 2/17 "REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES" APROVADA PELO Núcleo Docente Estruturante NDE em 1 de setembro de 2017 - Ata Nº 2/17 Art. 1º As atividades complementares compreendem parte da integralização

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO Normatiza a realização das atividades complementares de graduação (ACG) pelos discentes dos s de graduação da. A Pró-Reitora Adjunta de Graduação

Leia mais

Manual sobre as Atividades Complementares Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Manual sobre as Atividades Complementares Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Manual sobre as Atividades Complementares Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio Sabará, 2018 1 Orientações de entrega das Atividades Complementares 1. Leia com atenção este Manual de Atividades Complementares

Leia mais

NORMA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFCSPA CAPÍTULO I DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

NORMA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFCSPA CAPÍTULO I DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFCSPA CAPÍTULO I DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º Respeitada a legislação vigente e as normas específicas aplicáveis a cada curso, ficam

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS O Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências do, no uso de suas atribuições e considerando: a) A Resolução

Leia mais

RESOLUÇÃO COLEGFCC 001/2006 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFBA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

RESOLUÇÃO COLEGFCC 001/2006 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFBA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS RESOLUÇÃO COLEGFCC 001/2006 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFBA CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Artigo 1º - As Atividades Complementares têm por finalidade proporcionar

Leia mais

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL CURSO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES COORDENADORA Susana Elena Delgado ELABORAÇÃO Conselho do Curso 20 2 INTRODUÇÃO A Lei de Diretrizes e Bases

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FESPPR/FESP CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FESPPR/FESP CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS 1 FACULDADE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PARANÁ Mantenedora: Fundação de Estudos Sociais do Paraná CNPJ: 76.602.895/0001-04 Inscr. Estadual: Isento Rua Dr. Faivre, 141 Fone (0xx41) 3028-6500 CEP 80060-140 Curitiba

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS REUNIDAS ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E ESTUDO DE PORTO FERREIRA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE TECNÓLOGO EM SISTEMAS PARA INTERNET REGULAMENTO 2 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ATIVIDADES COMPLEMENTARES Introdução As finalidades de uma universidade ensino, pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de Direito. Parágrafo único

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA FLORIANÓPOLIS 2013 REGULAMENTO

Leia mais

Manual de Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Logística IFMG Campus Sabará

Manual de Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Logística IFMG Campus Sabará MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS SABARÁ Manual de Atividades Complementares do Curso Superior

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Av. Amazonas 3150, 45.075-265 Vitória da Conquista

Leia mais

Regulamentação das Atividades Formativas

Regulamentação das Atividades Formativas Regulamentação das s Formativas O do da UFPR, no uso de suas atribuições e considerando: a) A Resolução Nº 70/04-CEPE que dispões sobre as atividades formativas na flexibilização dos currículos dos cursos

Leia mais

Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Graduação em Comunicação Social - Jornalismo Regulamento do Curso de Graduação em Comunicação Social - Jornalismo I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: Art.1 O presente regulamento tem por finalidade estatuir e normatizar as atividades complementares

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares Serviço Público Federal Universidade Federal de Goiás - UFG Campus Catalão - CAC Curso de Química Regulamento das Atividades Complementares Artigo 1 o - As atividades complementares (AC) é o conjunto de

Leia mais

B- REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA FACULDADE DE CEILÂNDIA FCE/UnB

B- REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA FACULDADE DE CEILÂNDIA FCE/UnB B- REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA FACULDADE DE CEILÂNDIA FCE/UnB I - DA DEFINIÇÃO Art. 1º - As Atividades Complementares são componentes curriculares do da

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Artigo 1º - As Atividades Complementares (AC) do Curso de Graduação em Ciências Contábeis do Centro Universitário Central

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS REGULAMENTO PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE COOPERATIVAS Este regulamento disciplina

Leia mais

PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012.

PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012. PORTARIA CE Nº 36 de 05 de dezembro de 2012. Regulamenta o procedimento de concessão de créditos para as atividades complementares dos alunos do Curso de Graduação em Engenharia Industrial Madeireira do

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Capanema-PA Julho/ 2016 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO DO BACHARELADO EM CIÊNCIAS

Leia mais

RESOLUÇÃO 003/2015 COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA

RESOLUÇÃO 003/2015 COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA RESOLUÇÃO 003/2015 COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA O COLEGIADO DO CURSO DE GEOGRAFIA, nas atribuições do Art. 46, inciso VII, do Regimento Geral, aprova a seguinte resolução, relacionada às Atividades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE DO ESPÍRITO SANTO 7-8. ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades complementares são práticas acadêmicas que têm a finalidade de reforçar e complementar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação.

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA Art. 1º. O presente regulamento tem como finalidade regular as atividades complementares

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO. 2º Fica instituída a figura do Docente Orientador Acadêmico.

REGULAMENTO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO. 2º Fica instituída a figura do Docente Orientador Acadêmico. REGULAMENTO DE S ACADÊMICAS COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º Os discentes deverão cursar 240 horas de atividades acadêmicas complementares (AAC), conforme normatização e orientação da Coordenação

Leia mais

CAPÍTULO I: DA CARACTERIZAÇÃO

CAPÍTULO I: DA CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAPÍTULO I: DA CARACTERIZAÇÃO Art.

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PORTARIA Nº 04, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2011

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PORTARIA Nº 04, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2011 ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PORTARIA Nº 04, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2011 Dispõe sobre as normas operacionais para acompanhamento e registro das Atividades Complementares do Curso

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE CEFID RESOLUÇÃO Nº 001/2012 CONCENTRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE CEFID RESOLUÇÃO Nº 001/2012 CONCENTRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO ESPORTE CEFID RESOLUÇÃO Nº 001/2012 CONCENTRO O PRESIDENTE DO CONSELHO DE CENTRO DO CEFID, no uso de suas atribuições, no âmbito

Leia mais

ANEXO 1: NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ATC)

ANEXO 1: NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ATC) ANEXO 1: NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (ATC) RESOLUÇÃO Nº 01/2016 Estabelece normas específicas relacionadas às Atividades Complementares do Curso de Graduação em Engenharia Civil do Instituto Federal

Leia mais

RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Nº 01/2018

RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Nº 01/2018 RESOLUÇÃO DO COLEGIADO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Nº 01/2018 Altera a Resolução do Colegiado de Graduação do Departamento de Administração Nº 06/2013, que dispõe sobre a integralização

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estabelece normas e procedimentos para realização de Atividades Complementares pelos alunos do Curso de Arquitetura

Leia mais

Regulamentação das Atividades Formativas

Regulamentação das Atividades Formativas Regulamentação das Atividades Formativas O Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina, no uso de suas atribuições e considerando: a) a Resolução Nº 70/04-CEPE que dispões sobre

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA FADERGS

REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA FADERGS REGIMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA DA FADERGS A Reitora do Centro Universitário Fadergs Laureate International Universities, no uso de suas atribuições

Leia mais

ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da caracterização

ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da caracterização ANEXO B REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Regulamento aprovado pela Comissão de Curso em 25 de maio de 2012 Este anexo regulamenta as Atividades Acadêmica- Científico-Culturais do Curso de Engenharia

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DA FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE GOVERNADOR VALADARES FUNDAÇÃO FUPAC REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares integram

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES O que são as atividades complementares? - as atividades complementares são um componente curricular obrigatório segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE GEOGRAFIA Resolução N. 02/2018 CCG/CCEN/UFPB Esta Resolução revoga a Resolução N. 05/2016 que regulamenta

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC. Regulamento de Atividades Complementares

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC. Regulamento de Atividades Complementares Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento de Atividades Complementares Aplicável aos cursos e alunos matriculados nas estruturas curriculares implementadas a partir do 1º semestre de

Leia mais