O TRABALHO INFANTIL ARMINDA MATEUS CACULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O TRABALHO INFANTIL ARMINDA MATEUS CACULO"

Transcrição

1 O TRABALHO INFANTIL ARMINDA MATEUS CACULO

2 SUMÁRIO PERSPECTIVA HISTÓRICA DO TRABALHO INFANTIL INSTRUMENTOS INTERNACIONAIS INSTRUMENTOS REGIONAIS INSTRUMENTOS NACIONAIS O TRABALHO INFANTIL EM ANGOLA CAUSAS CONSEQUÊNCIAS A POLÍTICA DO ESTADO ANGOLANO NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL CONSIDERAÇÕES FINAIS

3 O QUE É O TRABALHO INFANTIL? É toda a forma de actividade realizada por crianças com uma idade inferior daquela que é estabelecida pela lei de um país para trabalhar.

4 PERSPECTIVA HISTÓRICA DO TRABALHO INFANTIL O trabalho infantil atingiu o seu apogeu no período da Revolução Industrial, nesta época as crianças trabalhavam 14h diárias e em lugares sem condições de segurança. As brincadeiras, erros, atrasos ou conversa no exercício da actividade laboral tinham as seguintes sanções: - Violência física; - Violência psicológica; - Abusos sexuais. Em 1802 a Inglaterra aprovou uma lei que reduziu a carga horária e aboliu os castigos que as crianças sofriam nas indústrias.

5 INSTRUMENTOS INTERNACIONAIS SOBRE O TRABALHO INFANTIL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU): ØDECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS (1959); ØCONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA DE 1989 (CDC). DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT): ØCONVENÇÃO N. 138 DE 1973 SOBRE A IDADE MÍNIMA; ØRECOMENDAÇÃO N. 146 DE 1973; ØCONVENÇÃO N. 182 DE 1999 SOBRE AS PIORES FORMAS DE TRABALHO.

6 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA CONSAGRA O PRINCÍPIO DA PROTECÇÃO DA CRIANÇA: a criança deve ser protegida contra toda a forma de abandono, crueldade, exploração e não pode ser objecto de nenhum tipo de tráfico. - A criança não deve trabalhar sem antes ter uma idade mínima adequada; - Não se deve permitir que ela se dedique ou que lhe imponham qualquer ocupação que prejudique a sua saúde, educação, o seu desenvolvimento físico, mental ou moral.

7 CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA ART. 32º nº 1 : os Estados Partes reconhecem à criança o direito de ser protegida contra a exploração económica ou a sujeição a trabalhos perigosos que podem prejudicar a sua educação, saúde, e o seu desenvolvimento físico ou mental. Para tal, devem os Estados (art. 32º nº 2): - Fixar uma idade ou idades mínimas para a admissão a um emprego; - Adoptar regulamentos relativos à duração e às condições de trabalho; - Prever penas ou outras sanções para assegurar uma efectiva aplicação deste artigo. Os Estados Partes devem tomar medidas legislativas, administrativas ou outras para materializar este artigo (art. 4º).

8 CONVENÇÃO N. 138 (OIT) OBJECTIVO: fazer com que os países criem políticas para abolir o trabalho infantil e legislem sobre a idade mínima de admissão no emprego, tendo como foco o desenvolvimento físico e mental da criança. Não determina uma idade para que a criança seja admitida no emprego, permite que os Estados Membros o façam por meio de uma declaração, desde que a idade não seja inferior a 15 anos (art.2º nº 3). Os estados subdesenvolvidos podem estabelecer uma idade de 14 anos (art. 2º nº 4).

9 RECOMENDAÇÃO N. 146 ( OIT) FIM: concretizar os objectivos estabelecidos pela convenção nº 138, priorizando as necessidades das crianças em políticas ou programas estaduais relativos ao desenvolvimento físico e mental da criança.

10 CONVENÇÃO N.182 (OIT) Estabelece que qualquer Estado que ratificar a convenção deve tomar com urgência todas as medidas imediatas e eficazes para assegurar a proibição e eliminação das piores formas de trabalho de crianças. Piores formas de trabalho de crianças abrange: todas as formas de escravatura, venda, tráfico de crianças ou servidão por dívidas, trabalho forçado, recrutamento de crianças para utilizá-las em conflitos armados, prostituição, etc.

11 INSTRUMENTOS REGIONAIS CARTA AFRICANA DOS DIREITOS E BEM-ESTAR DA CRIANÇA; DECLARAÇÃO POLÍTICA DA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA (CPLP); PROTOCOLO SOBRE DESENVOLVIMENTO E TRABALHO DA COMUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA AUSTRAL (SADC).

12 CARTA AFRICANA DOS DIREITOS E BEM-ESTAR DA CRIANÇA A criança tem o direito de ser protegida contra todas as formas de trabalho infantil ou qualquer outro que põe em causa a sua vida ou seja nocivo ao seu desenvolvimento físico e psíquico (art. 15º nº 1).

13 DECLARAÇÃO POLÍTICA DA CPLP Objectivos: - Combater a exploração do trabalho infantil; - Promover a ratificação e implementação das convenções 138 e 182 da OIT; - Prevenir e eliminar a exploração do trabalho infantil; - Reforçar a cooperação multicultural de forma recíproca entre os países da CPLP, etc.

14 PROTOCOLO SOBRE EMPREGO E TRABALHO DA SADC O art. 18º deste diploma prevê que os Estados que a tenham ratificado, garantam que se evite o trabalho infantil, que a idade mínima para a admissão ao emprego não seja inferior à idade mínima para a conclusão do ensino obrigatório, que o trabalho tenha uma duração limitada, que as crianças tenham formação profissional, etc.

15 INSTRUMENTOS RATIFICADOS PELA REPÚBLICA DE ANGOLA Convenção nº 6 de 1976 sobre o Trabalho Nocturno da Criança (OIT); Convenção nº 81 de 1976 sobre a Inspecção Geral do Trabalho (OIT); Convenção nº 105 de 1976 sobre a Abolição do Trabalho Forçado (OIT); Convenção nº 182 de 2001 sobre as Piores Formas de Trabalho (OIT); Convenção nº 138 de 2001 sobre a Idade Mínima de Admissão ao Emprego (OIT).

16 INSTRUMENTOS NACIONAIS Constituição da República de Angola (CRA); Lei sobre a Protecção e Desenvolvimento Integral da Criança (Lei nº 25/12 de 22 de Agosto); Lei Geral do Trabalho (Lei nº 7/15 de 15 de Junho).

17 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE ANGOLA Consagra a protecção dos direitos da criança: educação, saúde e condições de vida, estes direitos constituem prioridade da família e do Estado (art. 35º nº 6 da CRA). "O Estado e demais colaboradores devem proteger a criança de todas as formas de exploração...as políticas públicas viradas para o domínio da família e da saúde devem salvaguardar o maior interesse da criança de forma a garantir o seu maior desenvolvimento físico, psíquico e cultural. ( art. 8Oº da CRA)

18 LEI SOBRE A PROTECÇÃO E DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA Contém regras e princípios jurídicos sobre a protecção e o desenvolvimento integral da criança. A criança não pode ser objecto de qualquer forma de exploração (art. 7º). A criança tem direito ao repouso e ao gozo dos tempos livres, participar em actividades recreativas e desportivas próprias à sua idade (art. 28º) Tem direito a educação e o Estado deve criar medidas para prestar assistência aos pais no exercício das suas responsabilidades de educar a criança e na planificação da primeira infância (art.63º).

19 LEI GERAL DO TRABALHO (LGT) A validade da relação jurídica laboral com menores é condicionada pela autorização dos seus pais, tutor, representante legal...(art. 254º); O empregador deve assegurar aos menores a seu cargo, condições de trabalho adequadas à sua idade e formação profissional...(art. 254º); O trabalho do menor entre os 14 e 16 anos, não pode exceder as 6h diárias e 34h semanais; nem as 7h diárias e 39h semanais se tiver idade compreendida entre os 16 e 18 anos (art. 259º nº 1); Os menores só podem prestar trabalhos leves, que não envolvam muito esforço físico e insusceptíveis de prejudicar a sua saúde, e o desenvolvimento físico e mental (art. 256º nº 2 e 3 da LGT).

20

21 CAUSAS Pobreza: em famílias de baixa renda, a probabilidade de a criança trabalhar para complementar a renda dos pais é maior; Má qualidade na educação: o baixo nível de escolaridade dos pais e a incapacidade das instituições de ensino contribuem para que a criança ingresse no mercado de trabalho precocemente; Trabalho para a própria família: prática realizada pela família com o fim de evitar gastos com a contratação de trabalhadores. A criança fica obrigada a realizar trabalhos domésticos em sua própria casa.

22 CONSEQUÊNCIAS As crianças que trabalham apresentam muitos problemas de saúde: - Cansaço; - Irritabilidade; - Prejudica o crescimento ou desenvolvimento; - Mau aproveitamento escolar; - Distúrbios no sono, etc.

23 O TRABALHO INFANTIL EM ANGOLA A prática de trabalho infantil está presente nos países subdesenvolvidos como é o caso de Angola. Segundo o relatório dos Direitos Humanos de 2015 de Angola, a maioria dos trabalhos infantis centra-se no sector informal e particularmente nas províncias de Luanda, Benguela, Huambo, Huíla e Kwanza Sul. O Instituto Nacional da Criança que foi criado em 1991, é a instituição que trabalha com o Estado no campo do reforço de protecção da criança. Apesar de ser visível a ocorrência de trabalho infantil, até 2015 não houve notícias de que o Estado tenha instaurado qualquer acção judicial.

24 A POLÍTICA DO ESTADO NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL Criação do Conselho Nacional da Criança (2007) cujo objectivo é controlar a execução das políticas públicas e defender os direitos da criança; Programa de Empreendedorismo, cujo objectivo é melhorar a condição de vida das famílias de forma a que se assegure a educação da criança e protegê-la contra o trabalho infantil; Nova Constituição da República de Angola (2010); Nova Lei Geral do Trabalho de 2015.

25 O TRABALHO INFANTIL CONSTITUI UMA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA? A criança é protegida não só pela Constituição da República de Angola, como também em outros instrumentos internacionais. O trabalho infantil constitui sim uma violação dos direitos da criança nomeadamente: saúde, educação, lazer, desporto... por isso deve o Estado fortalecer as políticas públicas tais como: a promoção da saúde, educação, melhores condições de trabalho para os pais, habitação, trabalhar com a sociedade civil com o fim de informar a população dos riscos que a criança corre ao ser submetida precocemente ao trabalho e reforçar a fiscalização para que os infractores sejam responsabilizados.

26 LUTEMOS TODOS CONTRA O TRABALHO INFANTIL MUITO OBRIGADA PELA SUA PRESENÇA!

O TRABALHO INFANTIL ARMINDA MATEUS CACULO

O TRABALHO INFANTIL ARMINDA MATEUS CACULO O TRABALHO INFANTIL ARMINDA MATEUS CACULO 1 ÍNDICE Resumo-------------------------------------------------------------------------------3 Introdução----------------------------------------------------------------------------4

Leia mais

DR. AUGUSTO POMBAL CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MAPTSS 26 DE JUNHO DE 2015

DR. AUGUSTO POMBAL CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MAPTSS 26 DE JUNHO DE 2015 O REGIME DOS TRABALHADORES DOMÉSTICOS NO ÂMBITO DA CONVENÇÃO E DA RECOMENDAÇÃO SOBRE O TRABALHO DECENTE PARA OS TRBALHADORAS E OS TRABALHADORES DOMÉSTICOS DR. AUGUSTO POMBAL CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO

Leia mais

Convenção No. 182 VERSÃO LIVRE EM PORTUGUÊS VERSÃO OFICIAL EM INGLÊS VER:

Convenção No. 182 VERSÃO LIVRE EM PORTUGUÊS VERSÃO OFICIAL EM INGLÊS VER: Convenção No. 182 VERSÃO LIVRE EM PORTUGUÊS VERSÃO OFICIAL EM INGLÊS VER: http://ilolex.ilo.ch:1567/public/english/docs/convdisp.htm CONVENÇÃO 182, DE 1999, SOBRE AS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL

Leia mais

Convenção sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para a sua Eliminação

Convenção sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para a sua Eliminação CONVENÇÃO 182 Convenção sobre a Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e a Ação Imediata para a sua Eliminação A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada em Genebra

Leia mais

A SITUAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA EM ANGOLA: COMPROMISSOS E DESAFIOS. Joana Manico

A SITUAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA EM ANGOLA: COMPROMISSOS E DESAFIOS. Joana Manico A SITUAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA EM ANGOLA: COMPROMISSOS E DESAFIOS Joana Manico SUMÁRIO DEFINIÇÃO DE DIREITOS HUMANOS DEFINIÇÃO DE CRIANÇA DIREITO DA CRIANÇA NO PLANO INTERNACIONAL POLÍTICA DE PROTECÇÃO

Leia mais

A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho,

A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, CONVENÇÃO Nª 182 CONVENÇÃO SOBRE PROIBIÇÃO DAS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL E AÇÃO IMEDIATA PARA SUA ELIMINAÇÃO * A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho, Convocada em Genebra

Leia mais

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito ao Trabalho. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito ao Trabalho. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Direito ao Trabalho Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria Direito ao Trabalho (...) só se pode fundar uma paz universal e duradoura com base na justiça social (...) Constituição da Organização

Leia mais

Adotada pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho na sua 87.ª sessão, em Genebra, a 17 de junho de 1999

Adotada pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho na sua 87.ª sessão, em Genebra, a 17 de junho de 1999 RECOMENDAÇÃO N.º 190 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, RELATIVA À INTERDIÇÃO DAS PIORES FORMAS DE TRABALHO DAS CRIANÇAS E À AÇÃO IMEDIATA COM VISTA À SUA ELIMINAÇÃO Adotada pela Conferência Geral

Leia mais

Direitos das Crianças

Direitos das Crianças Direitos das Crianças Art.º 1º (a criança) Criança é todo o ser humano com menos de 18 anos de idade salvo quando, nos casos previstos na lei, atinja a maioridade mais cedo. Art.º 2º (não discriminação)

Leia mais

AS CRIANÇAS NÃO DEVEM TRABALHAR NOS CAMPOS, MAS EM SONHOS!

AS CRIANÇAS NÃO DEVEM TRABALHAR NOS CAMPOS, MAS EM SONHOS! AS CRIANÇAS NÃO DEVEM TRABALHAR NOS CAMPOS, MAS EM SONHOS! DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL 12 JUNHO 2019 O trabalho infantil é um assunto de direitos humanos a nível mundial que afeta todas as pessoas.

Leia mais

Conferência Internacional do Trabalho

Conferência Internacional do Trabalho Conferência Internacional do Trabalho PROTOCOLO À CONVENÇÃO 29 PROTOCOLO À CONVENÇÃO SOBRE TRABALHO FORÇADO, 1930, ADOTADA PELA CONFERÊNCIA EM SUA CENTÉSIMA TERCEIRA SESSÃO, GENEBRA, 11 DE JUNHO DE 2014

Leia mais

AS CRIANÇAS NÃO DEVEM TRABALHAR NOS CAMPOS, MAS EM SONHOS!

AS CRIANÇAS NÃO DEVEM TRABALHAR NOS CAMPOS, MAS EM SONHOS! AS CRIANÇAS NÃO DEVEM TRABALHAR NOS CAMPOS, MAS EM SONHOS! DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL 12 JUNHO 2019 O trabalho infantil é um assunto de direitos humanos a nível mundial que afeta todas as pessoas.

Leia mais

22 de Fevereiro de Formação a Técnicos Autárquicos

22 de Fevereiro de Formação a Técnicos Autárquicos 22 de Fevereiro de 2013 Formação a Técnicos Autárquicos Contratação Pública Socialmente Responsável O que é? (...é sobre a definição de um modelo e influenciar o mercado local. Ao promover SRPP, as autoridades

Leia mais

Os direitos da criança - No contexto internacional. Director do ILPI Njal Hostmaelingen MJDH, workshop interno, Luanda, 27 de Junho 2016

Os direitos da criança - No contexto internacional. Director do ILPI Njal Hostmaelingen MJDH, workshop interno, Luanda, 27 de Junho 2016 Os direitos da criança - No contexto internacional Director do ILPI Njal Hostmaelingen MJDH, workshop interno, Luanda, 27 de Junho 2016 Programa História e enquadramento legal Desenvolvimentos internacionais

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Organização Internacional do Trabalho. Convenções da Organização Internacional do Trabalho - Parte 1. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Organização Internacional do Trabalho. Convenções da Organização Internacional do Trabalho - Parte 1. Profª. DIREITOS HUMANOS Organização Internacional do Trabalho Convenções da Organização Internacional do Trabalho - Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Povos Indígenas e Tribais (Convenção 169). - Esta convenção se

Leia mais

Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993.

Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993. DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de de 20 de Dezembro de 1993. DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA

Leia mais

Projeto de Resolução Nº 1619/XIII/3ª

Projeto de Resolução Nº 1619/XIII/3ª Projeto de Resolução Nº 1619/XIII/3ª Realização de um estudo rigoroso sobre a realidade do trabalho infantil em Portugal, com vista à sua total erradicação Exposição de motivos O trabalho infantil é uma

Leia mais

Considerando que o Congresso Nacional aprovou os atos multilaterais em epígrafe por meio do Decreto Legislativo nº 178, de 14 de dezembro de 1999;

Considerando que o Congresso Nacional aprovou os atos multilaterais em epígrafe por meio do Decreto Legislativo nº 178, de 14 de dezembro de 1999; DECRETO Nº 3.597, de 12/09/2000 Promulga a Convenção Nº 182 e a Recomendação Nº 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a proibição das piores formas de trabalho infantil e a ação imediata

Leia mais

A SITUAÇÃO SOBRE OS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE E A LEGISLAÇÃO RELACIONADA. Maputo, Dezembro de 2015

A SITUAÇÃO SOBRE OS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE E A LEGISLAÇÃO RELACIONADA. Maputo, Dezembro de 2015 MINISTÉRIO DO GÉNERO, CRIANÇA E ACÇÃO SOCIAL A SITUAÇÃO SOBRE OS CASAMENTOS PREMATUROS EM MOÇAMBIQUE E A LEGISLAÇÃO RELACIONADA Maputo, Dezembro de 2015 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO 1. Introdução; 2. Situação

Leia mais

Encontro com Fornecedores Eletrobras O engajamento empresarial na disseminação dos Direitos da Criança e do Adolescente

Encontro com Fornecedores Eletrobras O engajamento empresarial na disseminação dos Direitos da Criança e do Adolescente Encontro com Fornecedores Eletrobras 2017 O engajamento empresarial na disseminação dos Direitos da Criança e do Adolescente Responsabilidade Compartilhada : É responsabilidade da família, da sociedade

Leia mais

CARTA DE BRASÍLIA DO ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS COMERCIAIS.

CARTA DE BRASÍLIA DO ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS COMERCIAIS. CARTA DE BRASÍLIA DO ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARA FINS COMERCIAIS. A. PREÂMBULO I CONSIDERANDO que o Brasil é signatário da Declaração dos Direitos da Criança, adotada

Leia mais

A visão da OIT sobre o Trabalho Decente

A visão da OIT sobre o Trabalho Decente Boletim Econômico Edição nº 61 maio de 2015 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico A visão da OIT sobre o Trabalho Decente 1 1. CONCEITO DE TRABALHO DECENTE O conceito de Trabalho

Leia mais

Tema: Protecção Social para Desenvolvimento Inclusivo

Tema: Protecção Social para Desenvolvimento Inclusivo SA14261 61/9/12 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE PRIMEIRA SESSÃO DO COMITÉ TÉCNICO ESPECIALIZADO SOBRE O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E EMPREGO (CTE-DSTE-1) ADIS ABEBA, ETIÓPIA 20-24 DE ABRIL DE 2015

Leia mais

Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças. as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE

Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças. as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE Aspectos jurídicos da Violência intra e extra familiar contra crianças as e adolescentes INSTITUTO WCF LAÇOS DA REDE Conceituação do Laboratório da Criança LACRI - USP - Física; - Psicológica; - Negligência;

Leia mais

Workshop sub-regional sobre a Recomendação 204 da OIT e a transição para a economia formal em Moçambique, São Tomé e Cabo Verde

Workshop sub-regional sobre a Recomendação 204 da OIT e a transição para a economia formal em Moçambique, São Tomé e Cabo Verde Workshop sub-regional sobre a Recomendação 204 da OIT e a transição para a economia formal em Moçambique, São Tomé e Cabo Verde 21 24 de março de 2016 Maputo, Moçambique Um quadro legislativo favorável

Leia mais

Convenção nº 182 da OIT relativa à Interdição das Piores Formas de Trabalho das Crianças e à Ação Imediata com Vista à sua Eliminação

Convenção nº 182 da OIT relativa à Interdição das Piores Formas de Trabalho das Crianças e à Ação Imediata com Vista à sua Eliminação Convenção nº 182 da OIT relativa à Interdição das Piores Formas de Trabalho das Crianças e à Ação Imediata com Vista à sua Eliminação Adotada pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho

Leia mais

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO E COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. Araucária 2016

PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO E COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. Araucária 2016 PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO E COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. Araucária 2016 Soeli do Rocio Nunes Lechinhoski Pedagoga do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (2013-2016) Secretaria

Leia mais

CONFERÊNCIA TRÁFICO DE SERES HUMANOS PREVENÇÃO, PROTECÇÃO E PUNIÇÃO O TRÁFICO DE SERES HUMANOS * ENQUADRAMENTO LEGAL GERAL

CONFERÊNCIA TRÁFICO DE SERES HUMANOS PREVENÇÃO, PROTECÇÃO E PUNIÇÃO O TRÁFICO DE SERES HUMANOS * ENQUADRAMENTO LEGAL GERAL CONFERÊNCIA TRÁFICO DE SERES HUMANOS PREVENÇÃO, PROTECÇÃO E PUNIÇÃO O TRÁFICO DE SERES HUMANOS * ENQUADRAMENTO LEGAL GERAL * Declaração Universal dos Direitos do Homem Artigo 1º Todos os seres humanos

Leia mais

Carta aberta ao Ministério dos Direitos Humanos sobre Recomendações ao Brasil feitas no III Ciclo do Mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU)

Carta aberta ao Ministério dos Direitos Humanos sobre Recomendações ao Brasil feitas no III Ciclo do Mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU) Carta aberta ao Ministério dos Direitos Humanos sobre Recomendações ao Brasil feitas no III Ciclo do Mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU) A REDE NACIONAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA, articulação nacional

Leia mais

Panorama Mundial do Trabalho Infantil e a Experiência Brasileira

Panorama Mundial do Trabalho Infantil e a Experiência Brasileira Panorama Mundial do Trabalho Infantil e a Experiência Brasileira Laís Abramo Diretora do Escritório da OIT no Brasil Forum Mundial de Direitos Humanos Brasília, 12 dezembro 2013 ESQUEMA DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

DIREITOS DA CRIANÇA EM ANGOLA E NA NORUEGA: UMA PERSPECTIVA COMPARATIVA

DIREITOS DA CRIANÇA EM ANGOLA E NA NORUEGA: UMA PERSPECTIVA COMPARATIVA DIREITOS DA CRIANÇA EM ANGOLA E NA NORUEGA: UMA PERSPECTIVA COMPARATIVA Objectivo do Artigo Ø O presente artigo tem como objectivo abordar, num primeiro plano, os direitos da criança e a responsabilidade

Leia mais

TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR

TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR TRABALHO INFANTIL E TRABALHO DO MENOR www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.4 Criança, Adolescente e Menor...4 Vulnerabilidade... 5 2. TRABALHO DO MENOR

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 886/XII-4.ª ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E OS ABUSOS SEXUAIS

PROJETO DE LEI N.º 886/XII-4.ª ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E OS ABUSOS SEXUAIS PROJETO DE LEI N.º 886/XII-4.ª ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL E OS ABUSOS SEXUAIS A Declaração Universal dos Direitos da Criança foi proclamada pela Organização

Leia mais

A UNICEF e a Convenção sobre os Direitos da Criança

A UNICEF e a Convenção sobre os Direitos da Criança A UNICEF e a Convenção sobre os Direitos da Criança UNICEF áreas de intervenção prioritária Sobrevivência desde o nascimento Até ao pleno desenvolvimento 1 Saúde 2 HIV/SIDA 3 Água e saneamento 4 Nutrição

Leia mais

CONVENÇÃO N.º IDADE MÍNIMA DE ADMISSÃO AO EMPREGO

CONVENÇÃO N.º IDADE MÍNIMA DE ADMISSÃO AO EMPREGO CONVENÇÃO N.º 138 - IDADE MÍNIMA DE ADMISSÃO AO EMPREGO A Conferência Geral da Organização Geral do Trabalho: Convocada para Genebra pelo Conselho de Administração da Repartição Internacional do Trabalho,

Leia mais

TEMA: SISTEMA PENITENCIÁRIO ANGOLANO. Luanda, Fevereiro de 2016

TEMA: SISTEMA PENITENCIÁRIO ANGOLANO. Luanda, Fevereiro de 2016 1 TEMA: SISTEMA PENITENCIÁRIO ANGOLANO Luanda, Fevereiro de 2016 2 OBJECTIVO Prestar informação sobre a situação do Sistema Penitenciário Angolano. 3 SISTEMA PRISIONAL ANGOLANO O Sistema Penitenciário

Leia mais

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO

HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO Formadora - Magda Sousa MÓDULO 1 NORMATIVOS LEGAIS OBJECTIVO Interpretar e aplicar a legislação, regulamentos

Leia mais

Denunciamos todas as formas de violência contra mulheres e raparigas

Denunciamos todas as formas de violência contra mulheres e raparigas Denunciamos todas as formas de violência contra mulheres e raparigas Documento de Posicionamento do Fórum das Associações Femininas da Cidade de Nampula No dia 20 de Setembro de 2017, o Fórum das Associações

Leia mais

O DIREITO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ANGOLA. Autor -Bruno Júlio Kambundo

O DIREITO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ANGOLA. Autor -Bruno Júlio Kambundo O DIREITO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS: A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ANGOLA Autor -Bruno Júlio Kambundo Sumário ESTRUTURA DO TRABALHO: O Direito à Educação e Meio Ambiente à luz da Declaração Universal

Leia mais

7775/17 jp/fc 1 DGC 2B

7775/17 jp/fc 1 DGC 2B Conselho da União Europeia Luxemburgo, 3 de abril de 2017 (OR. en) 7775/17 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 3 de abril de 2017 para: Delegações COHOM 44 CFSP/PESC 300 DEVGEN

Leia mais

O Processo de Concessão de Direito de Asilo:

O Processo de Concessão de Direito de Asilo: Assistente estagiário da FDUAN, pesquisador convidado no ILPI. O Processo de Concessão de Direito de Asilo: Uma Perspectiva Comparativa entre Angola e Noruega Riveraldo Adolfo SUMÁRIO i. Parte introdutória

Leia mais

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito à Educação. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria

Centro de Direitos Humanos Faculdade de Direito Universidade de Coimbra. Direito à Educação. Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria 2013 Federal Ministry for Foreign Affairs of Austria 2013 A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos humanos e das liberdades fundamentais [...] Artigo 26º,

Leia mais

PROJETO DE RELATÓRIO

PROJETO DE RELATÓRIO Parlamento Europeu 2014-2019 Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros 15.12.2016 2017/0000(INI) PROJETO DE RELATÓRIO que contém uma proposta de recomendação do Parlamento Europeu ao Conselho

Leia mais

OU SOBRE A EXPLORAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA INFANTIL

OU SOBRE A EXPLORAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA INFANTIL OU SOBRE A EXPLORAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA INFANTIL 2 OBrasil tem uma legislação ampla sobre a proteção da criança e do adolescente e a proibição do trabalho infantil. Vamos conhecê-la? A Constituição Federal

Leia mais

CONVENÇÃO N.º 138 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, SOBRE A IDADE MÍNIMA DE ADMISSÃO AO EMPREGO

CONVENÇÃO N.º 138 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, SOBRE A IDADE MÍNIMA DE ADMISSÃO AO EMPREGO CONVENÇÃO N.º 138 DA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO, SOBRE A IDADE MÍNIMA DE ADMISSÃO AO EMPREGO Adoptada pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho na sua 58.ª sessão, em Genebra,

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E SUBCONTRATADOS

CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E SUBCONTRATADOS CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES E SUBCONTRATADOS LIPOR Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto A. Enquadramento O Código de Conduta para Fornecedores e Subcontratados da LIPOR

Leia mais

C omo todos sabemos, o Brasil é conhecido internacionalmente como um

C omo todos sabemos, o Brasil é conhecido internacionalmente como um BuscaLegis.ccj.ufsc.Br C omo todos sabemos, o Brasil é conhecido internacionalmente como um país que se utiliza de mão-de-obra infantil, tanto no comércio interno como em atividades relacionadas aos setores

Leia mais

A problemática dos Casamentos Prematuros em Moçambique: Que futuro para as raparigas?

A problemática dos Casamentos Prematuros em Moçambique: Que futuro para as raparigas? MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CENTRO DE FORMAÇÃO JURÍDICA E JUDICIÁRIA IV CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MULHER E GÉNERO Maputo, 24 e 25 de Abril de 2014 LEMA: Mulheres e Homens juntos na eliminação dos Casamentos

Leia mais

DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL

DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL DECLARAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 1904 (XVIII), de 20 de novembro de 1963. DECLARAÇÃO

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES Proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 48/104, de 20 de dezembro de 1993 DECLARAÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA

Leia mais

APRENDIZAGEM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS DO NOSSO PAÍS

APRENDIZAGEM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS DO NOSSO PAÍS APRENDIZAGEM INSTRUMENTO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS JOVENS DO NOSSO PAÍS MARCO LEGAL I Constituição Federal de 1988 Convenção dos direitos da Criança ONU 1989 Art. 32 Não será permitido nenhum

Leia mais

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014

Ações Reunião realizada nos dias 13 a 16 de outubro de 2014 R E L A Ç Õ E S I N T E R N A C I O N A I S Órgão Organização Internacional do Trabalho (OIT) Representação Eventual 18ª Reunião Regional Americana da OIT Representante Lidiane Duarte Nogueira Advogada

Leia mais

ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO

ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO Introdução Estrutura da Protecção Social Conceito de Segurança Social Obrigatória Principais Fontes da Segurança Social Obrigatória Sistema de Segurança Social Obrigatório Regime

Leia mais

UNTA-CONFEDERAÇÃO SINDICAL COMUNICADO FINAL

UNTA-CONFEDERAÇÃO SINDICAL COMUNICADO FINAL 1 UNTA-CONFEDERAÇÃO SINDICAL IV CONFERÊNCIA DO COMITÉ NACIONAL DA MULHER SINDICALIZADA COMUNICADO FINAL Aos dias 21 do mês de Setembro de 2015, realizou-se na sala de Reuniões do Futungo II, a IV Conferência

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Convenção sobre os Direitos da Criança

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos. Convenção sobre os Direitos da Criança DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instrumentos Normativos Convenção sobre os Direitos da Criança Profª. Liz Rodrigues - Aberta às ratificações em 1989 e ratificada pelo

Leia mais

DECLARAÇÃO SOLENE SOBRE A IGUALDADE DO GÉNERO

DECLARAÇÃO SOLENE SOBRE A IGUALDADE DO GÉNERO AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, ETHIOPIA P. O. Box 3243 Telephone : 517 700 Fax : 517844 CONFERÊNCIA DA UNIÃO AFRICANA Terceira Sessão Ordinária 6 8 de Julho de 2004 Adis Abeba

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE REFRIGERAÇÃO (RMP)

PLANO DE GESTÃO DE REFRIGERAÇÃO (RMP) REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DO AMBIENTE DIRECÇÃO NACIONAL DE GESTÃO DO AMBIENTE UNIDADE NACIONAL DO OZONO PLANO DE GESTÃO DE REFRIGERAÇÃO UNIDADE NACIONAL DO OZONO LUANDA ANGOLA 2010 PLANO DE GESTÃO

Leia mais

Os trabalhadores e as trabalhadoras domésticas no mundo e a Convenção (Nº 189) da OIT

Os trabalhadores e as trabalhadoras domésticas no mundo e a Convenção (Nº 189) da OIT Os trabalhadores e as trabalhadoras domésticas no mundo e a Convenção (Nº 189) da OIT CES - Seminário sobre Apoio domiciliário e Trabalho doméstico: Perpectivas de emprego Lisboa, 29 de Novembro de 2013

Leia mais

CONVENÇÃO N.º 155 CONVENÇÃO SOBRE A SEGURANÇA, A SAÚDE DOS TRABALHADORES E O AMBIENTE DE TRABALHO

CONVENÇÃO N.º 155 CONVENÇÃO SOBRE A SEGURANÇA, A SAÚDE DOS TRABALHADORES E O AMBIENTE DE TRABALHO CONVENÇÃO N.º 155 CONVENÇÃO SOBRE A SEGURANÇA, A SAÚDE DOS TRABALHADORES E O AMBIENTE DE TRABALHO A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada para Genebra pelo Conselho de Administração

Leia mais

Direitos da Pessoa com Deficiência

Direitos da Pessoa com Deficiência Direitos da Pessoa com Deficiência A constitucionalização dos direitos das pessoas com deficiência. A política nacional para a integração das pessoas com deficiência; diretrizes, objetivos e instrumentos

Leia mais

Política de Proteção das Crianças e Jovens

Política de Proteção das Crianças e Jovens Política de Proteção das Crianças e Jovens 1. Introdução: Declaração de Compromisso A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança define criança como alguém com idade inferior a 18 anos. Esta

Leia mais

Assim: Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte:

Assim: Nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 198.º da Constituição, o Governo decreta o seguinte: Decreto-Lei n.º 237/2007 de 19 de Junho Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.º 2002/15/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Março, relativa à organização do tempo de trabalho

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE UM REGIME PARA O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA NO ACTUAL CONTEXTO

REFLEXÕES SOBRE UM REGIME PARA O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA NO ACTUAL CONTEXTO REFLEXÕES SOBRE UM REGIME PARA O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA NO ACTUAL CONTEXTO DR. JOSÉ CHIVALA Director Geral Adjunto do INSS ENAD. 16 DE NOVEMBRO DE 2015 AS FUNÇÕES DO ESTADO E A PROTECÇÃO

Leia mais

A SAÚDE MENTAL EM ANGOLA Alinhada aos ODS

A SAÚDE MENTAL EM ANGOLA Alinhada aos ODS República de Angola Ministério da Saúde A SAÚDE MENTAL EM ANGOLA Alinhada aos ODS Massoxi Adriana Gaspar Vigário Coordenadora Nacional Programa de Saúde Mental e Abuso de Substâncias 24.01.2019 Area Estimada

Leia mais

CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO CONTRA AS MULHERES RECOMENDAÇÃO GERAL N.º 19 (VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES)

CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO CONTRA AS MULHERES RECOMENDAÇÃO GERAL N.º 19 (VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES) CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO CONTRA AS MULHERES RECOMENDAÇÃO GERAL N.º 19 (VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES) Antecedentes Décima primeira sessão, 1992 1. A violência baseada

Leia mais

Global Compact. Relatório de Progresso de de Dezembro de

Global Compact. Relatório de Progresso de de Dezembro de Global Compact Relatório de Progresso de 2007 13 de Dezembro de 2008 1 DECLARAÇÃO DE APOIO O Banco Comercial e de Investimentos (BCI Fomento), em actividade desde 1997 e membro activo do Pacto Global das

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Gabinete do Ministro

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Gabinete do Ministro REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES Gabinete do Ministro Intervenção de Sua Excelência Georges Rebelo Pinto Chikoti, Ministro das Relações Exteriores, na Reunião de Alto Nível do Comité

Leia mais

Enfrentamento aotráfico de Pessoas: Boas Práticas e Cooperação Jurídica. O trabalho forçado é a antítese do trabalho decente

Enfrentamento aotráfico de Pessoas: Boas Práticas e Cooperação Jurídica. O trabalho forçado é a antítese do trabalho decente Enfrentamento aotráfico de Pessoas: Boas Práticas e Cooperação Jurídica O trabalho forçado é a antítese do trabalho decente Trabalho Forçado Convenção sobre trabalho forçado, 1930 (29). todo trabalho ou

Leia mais

Ordem de Serviço Nº 14/2012

Ordem de Serviço Nº 14/2012 Assunto: Política de Direitos Humanos dos Colaboradores SCC Para: Divulgação Geral Data : 11.06.2012 Introdução Num mundo em globalização, o papel na sociedade dos grandes Grupos internacionais como a

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Documento de sessão 24.9.2009 B7-0000/2009 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência das perguntas com pedido de resposta oral B7-0000/2009 e B7-0000/2009 nos termos do

Leia mais

Desafios para a recolha de dados fiáveis sobre SST

Desafios para a recolha de dados fiáveis sobre SST Desafios para a recolha de dados fiáveis sobre SST Ao abrigo da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 das Nações Unidas e de várias convenções, recomendações e protocolos da Organização Internacional

Leia mais

Decreto n.º 52/80 de 29 de Julho Convenção n.º 132, relativa às férias anuais remuneradas

Decreto n.º 52/80 de 29 de Julho Convenção n.º 132, relativa às férias anuais remuneradas Decreto n.º 52/80 de 29 de Julho Convenção n.º 132, relativa às férias anuais remuneradas O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 200.º da Constituição, o seguinte: Artigo único. É aprovada,

Leia mais

Adoptada pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho na sua 67.ª sessão, em Genebra, a 23 de Junho de 1981.

Adoptada pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho na sua 67.ª sessão, em Genebra, a 23 de Junho de 1981. Convenção n.º 156 da OIT Relativa à Igualdade de Oportunidades e de Tratamento para os Trabalhadores dos dois Sexos: Trabalhadores com Responsabilidades Familiares Adoptada pela Conferência Geral da Organização

Leia mais

Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro. Riscos de exposição a agentes químicos

Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro. Riscos de exposição a agentes químicos Decreto-Lei n.º 24/2012, de 6 de Fevereiro Riscos de exposição a agentes químicos O presente diploma consolida as prescrições mínimas em matéria de protecção dos trabalhadores contra os riscos para a segurança

Leia mais

ZVEI - Code of conduct sobre a responsabilidade social

ZVEI - Code of conduct sobre a responsabilidade social ZVEI - Code of conduct sobre a responsabilidade social Preâmbulo A Associação Central das Indústrias Electrónicas e Electrotécnicas, associação registada, (ZVEI) e as suas empresas afiliadas reconhecem

Leia mais

REVISÃO:1 DESIGNAÇÃO COMERCIAL DO FORNECEDOR: 1 de 5

REVISÃO:1 DESIGNAÇÃO COMERCIAL DO FORNECEDOR: 1 de 5 REVISÃO:1 2005 1 DESIGNAÇÃO COMERCIAL DO FORNECEDOR: 1 de 5 CÓDIGO DE ÉTICA COMERCIAL AUCHAN A INTRODUÇÃO O Grupo AUCHAN propõe-se através do presente Código de Ética estabelecer um compromisso com os

Leia mais

RESUMO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO

RESUMO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 25.3.2009 SEC(2009) 356 C7-0007/09 DOCUMENTO DE TRABALHO DOS SERVIÇOS DA COMISSÃO que acompanha a proposta de DECISÃO-QUADRO DO CONSELHO relativa à luta contra

Leia mais

Efectivar direitos, na lei e na vida Assegurar a participação em igualdade. Dia Internacional da Mulher

Efectivar direitos, na lei e na vida Assegurar a participação em igualdade. Dia Internacional da Mulher Efectivar direitos, na lei e na vida Assegurar a participação em igualdade Dia Internacional da Mulher Só lutando as mulheres defendem os seus direitos num País mais justo e soberano As mulheres reconhecem

Leia mais

CONVENÇÃO Nº 138 SOBRE A IDADE MÍNIMA DE ADMISSÃO AO EMPREGO

CONVENÇÃO Nº 138 SOBRE A IDADE MÍNIMA DE ADMISSÃO AO EMPREGO CONVENÇÃO Nº 138 SOBRE A IDADE MÍNIMA DE ADMISSÃO AO EMPREGO A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada em Genebra pelo Conselho de Administração do Secretariado da Organização

Leia mais

Riscos Psicossociais no Trabalho

Riscos Psicossociais no Trabalho Riscos Psicossociais no Trabalho Violência relacionada com o Trabalho O aumento de situações de violência no âmbito do trabalho constitui-se um grave problema no mundo laboral, que tem impacto na dignidade

Leia mais

Audição sobre Centros de Emprego Protegido Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública

Audição sobre Centros de Emprego Protegido Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DEFICIENTES Audição sobre Centros de Emprego Protegido Comissão de Trabalho, Segurança Social e Administração Pública 1. Introdução A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com

Leia mais

RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE

RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE RECOMENDAÇÃO OIT Nº 164, DE 22-06-1981 Recomendação sobre segurança e saúde dos trabalhadores e ambiente de trabalho. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho Convocada em Genebra pelo

Leia mais

Política de Proteção à Criança Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância Compromisso com as infâncias do mundo

Política de Proteção à Criança Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância Compromisso com as infâncias do mundo Política de Proteção à Criança Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância Compromisso com as infâncias do mundo Gabriel Leitão em convênio com Política de Proteção à Criança O Centro

Leia mais

11621/02 JAC/jv DG H II PT

11621/02 JAC/jv DG H II PT CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 19 de Setembro de 2002 (OR. en) 11621/02 CATS 51 ACTOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: Iniciativa do Reino da Bélgica tendo em vista a aprovação da decisão

Leia mais

A nível nacional a definição evoluiu desde.

A nível nacional a definição evoluiu desde. O QUE É O TRÁFICO DE SERES HUMANOS? A nível nacional a definição evoluiu desde. CP 1982 (art. 217º) - Secção dos «Crimes Sexuais», Cap. «Crimes contra os fundamentos ético-sociais da vida social» Quem

Leia mais

Idade Mínima para Admissão em Emprego

Idade Mínima para Admissão em Emprego 1 CONVENÇÃO N. 138 Idade Mínima para Admissão em Emprego Aprovada na 58ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1973), entrou em vigor no plano internacional em 19.6.76. A Conferência

Leia mais

Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional

Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional CATEGORIA AUTORIA JUNHO 16 Comentários Técnicos Gabinete de Estudos e Contributos OPP Técnicos Propostas de Alteração à Lei da Saúde Ocupacional Sugestão de Citação Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016).

Leia mais

Convenção de Istambul

Convenção de Istambul CONVENÇÃO DO CONSELHO DA EUROPA PARA A PREVENÇÃO E O COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Convenção de Istambul LIVRE DO MEDO LIVRE DA VIOLÊNCIA QUAL É O OBJETIVO DA CONVENÇÃO?

Leia mais

Mod PG Página 1 de 5

Mod PG Página 1 de 5 1. OBJETIVO Este procedimento estabelece a metodologia de definição, implementação e controlo de ações a desenvolver no caso de ser detetada a utilização de trabalho de menores, de forma a assegurar que:

Leia mais

O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos

O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos O papel das políticas públicas na promoção do bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens dos 0 aos 18 anos Saúde e Economia e Sociedade Grupo de trabalho B 01 INTRODUÇÃO Introdução Relevância

Leia mais

CONVENÇÃO (177) SOBRE O TRABALHO A DOMICILIO, DE

CONVENÇÃO (177) SOBRE O TRABALHO A DOMICILIO, DE CONVENÇÃO (177) SOBRE O TRABALHO A DOMICILIO, DE 20-06-1996 A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho Convocada em Genebra pelo Conselho de Administração da Repartição Internacional

Leia mais

SEXAGESIMA ASSEMBLEIA MUNDIAL DE SAUDE. Saúde dos Trabalhadores: plano de acção global

SEXAGESIMA ASSEMBLEIA MUNDIAL DE SAUDE. Saúde dos Trabalhadores: plano de acção global SEXAGESIMA ASSEMBLEIA MUNDIAL DE SAUDE WHA60.26 Ponto da Agenda 12.13 23 de Maio de 2007 Saúde dos Trabalhadores: plano de acção global A Sexagésima Assembleia Mundial de Saúde Considerando o projecto

Leia mais

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Página 1 de 10 Considerando que o acesso à terra é fundamental para o processo de reconstrução, construção e desenvolvimento económico e social do País e

Leia mais

A ACT E A COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA Interacção e Cooperação em Empreendimentos de Construção

A ACT E A COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA Interacção e Cooperação em Empreendimentos de Construção Missões: Especialização em Segurança no Trabalho da Construção JANTAR-DEBATE Ordem dos Engenheiros (Lisboa) - 3 de Fevereiro de 2011 Ricardo da Cunha Reis Artigo 3.º, Alínea 1.º Preambulo, Alínea 1.º A

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0175/89. Alteração. Simona Bonafè, Elena Gentile, Pervenche Berès em nome do Grupo S&D

PT Unida na diversidade PT A8-0175/89. Alteração. Simona Bonafè, Elena Gentile, Pervenche Berès em nome do Grupo S&D 21.3.2019 A8-0175/89 89 Artigo 2 n.º 1 alínea c-a) (nova) (c-a) «Emitente», um emitente cotado tal como definido no artigo 2.º, n.º 1, alínea h), da Diretiva 2003/71/CE do Parlamento Europeu e do Conselho

Leia mais

Convenção n.º 111 da OIT, sobre a Discriminação em matéria de Emprego e Profissão

Convenção n.º 111 da OIT, sobre a Discriminação em matéria de Emprego e Profissão Prevenção da Discriminação Convenção n.º 111 da OIT, sobre a Discriminação em matéria de Emprego e Profissão Adoptada pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho na sua 42.ª sessão,

Leia mais

DECRETO Nº , DE 05 DE OUTUBRO DE Convenção n.º 127 da OIT

DECRETO Nº , DE 05 DE OUTUBRO DE Convenção n.º 127 da OIT DECRETO Nº 67.339, DE 05 DE OUTUBRO DE 1970 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, HAVENDO sido aprovada, pelo Decreto-lei nº 662, de 30 de junho de 1969, a Convenção nº 127, da Organização Internacional do Trabalho,

Leia mais