INTRODUÇÃO À QUÍMICA. Materiais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO À QUÍMICA. Materiais"

Transcrição

1 INTRODUÇÃO À QUÍMICA Materiais

2 Química É a ciência que estuda as características e as propriedades das diferentes substâncias e as suas transformações em substâncias novas.

3 Regras de Segurança no Laboratório

4 Regras de Segurança no Laboratório É proibido comer, mastigar pastilha elástica, beber, correr e brincar; As mesas (bancadas) devem estar livres de material escolar e no final da actividade devem ficar limpas e o material utilizado lavado; Utilizar bata e quando necessário luvas e óculos de protecção; Antes de iniciar qualquer actividade, deves ler o procedimento experimental e retirar todas as dúvidas com o professor; Evitar o contacto de qualquer produto com a pele e olhos; Prender os cabelos com um elástico e não utilizar pulseiras ou fios muito compridos; Lavar sempre as mãos antes de sair do laboratório; Não aproximar substâncias inflamáveis perto da chama ou outra fonte de calor; É proibido cheirar, provar ou tocar directamente nos produtos químicos; Verificar com atenção o rótulo dos reagentes e analisar o seu símbolo químico.

5 Simbologia Química Corrosivo Xi: Substância Irritante Xn: Substância Nociva T: Tóxico T+ : Extremamente Tóxico F: Inflamável F+: Muito Inflamável Comburente Explosivo Radioactivo Perigoso para o meio ambiente

6 Material de Laboratório- Vidro

7

8 Material de Laboratório- Metal, Madeira e Plástico

9 Constituição do Mundo Material Materiais Naturais- se forem produzidos naturalmente sem a intervenção humana; Materiais Artificiais ou Manufacturados- quando são fabricados pelo Homem (são produzidos pela acção humana).

10 Constituição do Mundo Material

11 Importância da Reciclagem Vantagens da reciclagem: - Reduz a quantidade de matérias-primas gastas; - Reduz o volume de lixos desperdiçados; - Diminui o consumo de energia necessário ao fabrico de produtos.

12 Reciclagem- Ecopontos

13 Ecoponto Verde ou Vidrão

14 Ecoponto Amarelo ou Embalão

15 Ecoponto Azul ou Papelão

16 Separa tu próprio

17 Substâncias Puras e Misturas de Substâncias Substâncias Puras- São materiais constituídos por um único componente. As substâncias têm propriedades e características bem definidas e não podem ser separadas por processos físicos, pois possuem um aspecto homogéneo (igual); Misturas de Substâncias- São materiais constituídos por dois ou mais componentes. Possuem um aspecto homogéneo (igual).heterogéneo (diferente).

18 EXEMPLOS: O ar que respiramos tem, entre outros componentes, oxigénio, azoto, vapor de água e dióxido de carbono. O ar é uma mistura de substâncias. O oxigénio, azoto, vapor de água e dióxido de carbono são exemplos de substâncias.

19 EXEMPLOS: Na água gaseificada há, além de água, dióxido de carbono que forma as bolhinhas gasosas e sais minerais. A água sem gás tem, também, sais minerais dissolvidos. A água gaseificada e a água sem gás são uma mistura de substâncias.

20 Separa os diferentes materias

21 O significado do termo puro Os químicos usam o termo puro sempre que se referem a materiais que têm um só componente na sua constituição, ou seja, um material é puro quando se trata de uma substância. Será este o significado do termo puro na linguagem do nosso dia-a-dia?

22 Na linguagem do dia-a-dia, o termo puro quer significar que o produto não está contaminado, ou seja, que não contém substâncias estranhas à sua constituição.

23 TIPOS DE MISTURAS Os materiais que nos rodeiam são quase todos misturas de substâncias, embora possam ter aspectos muito diferentes. Há misturas nas quais é fácil distinguir visualmente alguns ou todos os componentes. Chamam-se misturas heterogéneas, porque têm um aspecto diferente ao longo da sua extensão. Hetero=diferente

24 TIPOS DE MISTURAS Noutras misturas, não é possível distinguir os componentes. Chamam-se misturas homogéneas, porque têm o mesmo aspecto em toda a sua extensão. Homo=igual

25 TIPOS DE MISTURAS Por vezes, pensamos estar em presença de uma mistura homogénea, mas a sua observação mais cuidada mostra-nos que não é assim. Chamam-se misturas coloidais. Outros exemplos: maionese;leite; tinta de parede; manteiga; iogurte; nevoeiro; pasta de dentes.

26 TIPOS DE MISTURAS Podemos concluir ainda o seguinte: Um material heterogéneo é sempre uma mistura; Um material homogéneo pode ser uma substância ou uma mistura.

27 SOLUÇÕES Se juntares no mesmo recipiente duas ou mais substâncias podes obter uma mistura homogénea ou não. Os químicos chamam soluções às misturas homogéneas.

28 SOLUÇÕES EXEMPLOS: Quando se junta um pouco de açúcar e água, parece que o sólido desaparece. Diz-se, por isso, que o açúcar é solúvel em água ou que se dissolve em água. O conjunto chama-se solução. O açúcar, substância que se dissolve, é o soluto. A água, substância onde se dissolve o açúcar, é o solvente. Sempre que o solvente é a água diz-se que a solução é aquosa.

29 E o iodo dissolve-se no álcool? Ao juntares uma porção de iodo com álcool etílico, obténs uma mistura homogénea, ou seja, uma solução. + = O iodo, que se dissolve, é o soluto. O álcool etílico, que dissolve o iodo, é o solvente. Quando o solvente é o álcool, diz-se que a solução é alcoólica.

30 SOLUÇÕES Quando identificamos o solvente e o(s) solutos(s) de uma solução, ficamos a conhecer a sua composição qualitativa. Mas, com o mesmo soluto e o mesmo solvente podes preparar muitas soluções diferentes: basta para isso alterares a quantidade de qualquer um dos componentes da solução composição quantitativa.

31 QUAL A SOLUÇÃO MAIS CONCENTRADA? E A MAIS DILUÍDA? 100 cm cm cm 3 Massa de soluto 1,0 g Massa de soluto 0,5 g Massa de soluto 0,5 g A B C

32 Ao comparares as soluções A e B, podes verificar que A contém mais soluto no mesmo volume de solução. A solução A é mais concentrada do que B. Se comparares as soluções B e C, verificas que B contém a mesma massa de soluto em menor volume de solução. A solução B é a mais concentrada do que C.

33 SOLUÇÕES A concentração de uma solução é uma grandeza que a caracteriza. Pode-se calcular dividindo a massa de soluto pelo volume de solução. C m V soluto solução C = concentração da solução (g/dm 3 ) m = massa de soluto (g) V = volume de solução (dm 3 )

34 SOLUÇÕES SATURADAS Quando adicionas sucessivas quantidades de açúcar a um certo volume de água, verficas que, a dada altura, começa a aparecer um depósito. O depósito açúcar já não se consegue dissolver, a solução está saturada. Uma solução saturada contém a quantidade máxima de soluto que o solvente pode dissolver.

Composição das soluções

Composição das soluções Composição das soluções Físico-química Docente: Marília Silva Soares 7º ano de 1 escolaridade COMPOSIÇÃO DAS No fim deste capítulo, o aluno deve ser capaz de Caracterizar, qualitativa e quantitativamente,

Leia mais

Metas. Constituição do Mundo Material

Metas. Constituição do Mundo Material Materiais Metas Constituição do Mundo Material 1. Reconhecer a enorme variedade de materiais com diferentes propriedades e usos, assim como o papel da química na identificação e transformação desses materiais.

Leia mais

Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade. Ciências Físico-Químicas 8.º Ano

Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade. Ciências Físico-Químicas 8.º Ano Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade 8.º Ano FICHA INFORMATIVA 1 Classificação dos materiais NOME: N.º TURMA DATA: / / CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS DE ACORDO COM ALGUNS CRITÉRIOS Podem distinguir-se

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Físico-química - 7º ano de escolaridade SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Substâncias e misturas de substâncias Tipos de misturas Composição das soluções Substâncias e Misturas de substâncias Físico-química Docente:

Leia mais

Soluções. Solução, soluto e solvente

Soluções. Solução, soluto e solvente Solução, soluto e solvente Os químicos chamam soluções às misturas homogéneas. Por isso, sempre que obténs uma mistura homogénea podes dizer que tens uma solução. É uma solução. Não é uma solução. Solução,

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 8.º ano. Ficha de avaliação diagnóstica

Ciências Físico-Químicas 8.º ano. Ficha de avaliação diagnóstica Ciências Físico-Químicas 8.º ano Ficha de avaliação diagnóstica Grupo I 1. Para podermos trabalhar no laboratório é necessário conhecer o material utilizado e as regras de sinalização de segurança. 1.1

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Físico-química - 7º ano de escolaridade SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Substâncias e misturas de substâncias Tipos de misturas Composição das soluções Substâncias e Misturas de substâncias Físico-química Docente:

Leia mais

FICHA DE PREPARAÇÃO PARA O TESTE Nº5 FQ -7ºANO

FICHA DE PREPARAÇÃO PARA O TESTE Nº5 FQ -7ºANO FICHA DE PREPARAÇÃO PARA O TESTE Nº5 FQ -7ºANO -CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS - SUBSTÃNCIAS E MISTURAS - SOLUÇÕES -TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS 1. A Química é a ciência que estuda as propriedades e

Leia mais

Ciências Físico-Químicas - 7º ANO - Ficha de trabalho nº Se te perguntassem o que é a Química qual seria a tua resposta? Escolhe a melhor opção.

Ciências Físico-Químicas - 7º ANO - Ficha de trabalho nº Se te perguntassem o que é a Química qual seria a tua resposta? Escolhe a melhor opção. Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira Ciências Físico-Químicas - 7º ANO - Ficha de trabalho nº 4 1. Se te perguntassem o que é a Química qual seria a tua resposta? Escolhe a melhor opção.

Leia mais

Sumário. Materiais. Regras de segurança no laboratório de Química

Sumário. Materiais. Regras de segurança no laboratório de Química Sumário O laboratório de Química. Regras de segurança no laboratório. Atividade experimental: Símbolos de identificação de perigo nos rótulos dos reagentes; Sinais de obrigatoriedade e sinais de proibição;

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo. Curso Profissional de Técnico de Proteção Civil. Físico-Química

Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo. Curso Profissional de Técnico de Proteção Civil. Físico-Química Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo Físico-Química Ano letivo 2016/2017 Módulo Q2 - Soluções FICHA INFORMATIVA 1 Guia de laboratório (I) NOME: N.º TURMA DATA DA REALIZAÇÃO: / / 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Nota: Lê com atenção as questões que te são propostas e responde de forma clara e precisa. Apresente todos os cálculos que efectuar. Bom trabalho!

Nota: Lê com atenção as questões que te são propostas e responde de forma clara e precisa. Apresente todos os cálculos que efectuar. Bom trabalho! Escola Secundária de Mirandela Avaliação Sumativa de Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nome: N: Turma: Data: Classificação: Ass. da prof.: Ass. do Enc. Educ.: Nota: Lê com atenção as questões que te são

Leia mais

Uma solução é uma mistura homogénea de duas ou mais substâncias. Solvente Soluto(s) Solução

Uma solução é uma mistura homogénea de duas ou mais substâncias. Solvente Soluto(s) Solução Concentração de uma Uma é uma mistura homogénea de duas ou mais substâncias. Na obtida por dis em água de dicromato de potássio a água é o solvente o dicromato de potássio é o. Por exemplo o dicromato

Leia mais

Escola Básica e Secundária da Calheta. Físico-Química 7.º Ano de escolaridade

Escola Básica e Secundária da Calheta. Físico-Química 7.º Ano de escolaridade Escola Básica e Secundária da Calheta Físico-Química 7.º Ano de escolaridade Ano letivo 2015/2016 FICHA INFORMATIVA 1 Classificação dos materiais NOME: N.º TURMA DATA DA REALIZAÇÃO: / / CLASSIFICAÇÃO DOS

Leia mais

Componente de Química

Componente de Química Componente de Química Módulo Inicial Materiais: diversidade e constituição Introdução A publicidade dominou (domina?!) as nossas opções de compra Opinião pública pressiona os governos para produzirem legislação

Leia mais

Constituição do mundo material como classificar os materiais? Substâncias e misturas de substâncias. Constituição do mundo material

Constituição do mundo material como classificar os materiais? Substâncias e misturas de substâncias. Constituição do mundo material Sumário como classificar os materiais?. A diversidade dos materiais e a suas propriedades específicas Se olharmos à nossa volta, com atenção, verificamos que temos ao nosso dispor uma grande variedade

Leia mais

2.1. Substâncias e misturas de substâncias

2.1. Substâncias e misturas de substâncias 2.1. Substâncias e misturas de substâncias Substâncias e misturas de substâncias Quase todos os materiais que existem na Natureza são misturas de dois ou mais componentes. Cada um destes componentes designa-

Leia mais

02/05/2016. Normas de laboratório INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO:

02/05/2016. Normas de laboratório INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Disciplina: Análise de Alimentos Normas de laboratório INTRODUÇÃO Acidente de trabalho é todo evento: inesperado e indesejável que

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL ESTRUTURA DA MATÉRIA O termo matéria refere-se a todos os

Leia mais

Maria do Anjo Albuquerque

Maria do Anjo Albuquerque ispersões na atmosfera Maria do Anjo Albuquerque Atmosfera A atmosfera é uma solução gasosa de vários gases (sobretudo oxigénio, dióxido de carbono e vapor de água) dispersos em azoto (componente maioritário);

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Assinale como verdadeiras

Leia mais

Exemplos: A água do mar é uma mistura constituída por: água (substância) cloreto de sódio (substância) e outras substâncias.

Exemplos: A água do mar é uma mistura constituída por: água (substância) cloreto de sódio (substância) e outras substâncias. Quase todos os materiais que existem na Natureza são misturas de dois ou mais componentes. Cada um destes componentes designa-se por substância. Uma mistura é um material constituído por dois ou mais componentes;

Leia mais

Físico-Química Resumos teóricos Exercícios diversificados Testes de avaliação. 7.º ano

Físico-Química Resumos teóricos Exercícios diversificados Testes de avaliação. 7.º ano Físico-Química Resumos teóricos Exercícios diversificados Testes de avaliação 7.º ano Oo Ficha 8, a e forças gravíticas Fases da e eclipses Nas imagens seguintes, as dimensões dos astros e a distância

Leia mais

1ª Parte - Escolha a opção correta em cada questão ( 5 pontos/questão)

1ª Parte - Escolha a opção correta em cada questão ( 5 pontos/questão) TESTE DE AVALIAÇÃO FINAL -MÓDULO Q2 versão2 Física e Química Data: / fev / 15 Cursos Profissionais Turma : Aluno: nº Classificação: Professora: Enc.Educação: 1ª Parte - Escolha a opção correta em cada

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 4

Ficha de Avaliação Sumativa 4 Ficha de Avaliação Sumativa 4 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

Laboratório de Química

Laboratório de Química Laboratório de Química Material de laboratório... Gobelé Balão de destilação Balão volumétrico Proveta Tubo de ensaio Matraz Funil de decantação Funil de Buchner Pinça metálica Pinça de madeira Suporte

Leia mais

Módulo inicial Materiais: Diversidade e Constituição. Química 10.º ano Ano lectivo 2007/2008

Módulo inicial Materiais: Diversidade e Constituição. Química 10.º ano Ano lectivo 2007/2008 Química 10.º ano Ano lectivo 2007/2008 Escola Secundária José Saramago Marta Paulino e Ângela Patrício O que é um Material? É algo que tem massa e ocupa espaço. Classificação Materiais: Componentes Origem

Leia mais

Introdução. Uma mistura éconstituída por duas ou mais substâncias puras, sejam simples ou compostas MISTURA

Introdução. Uma mistura éconstituída por duas ou mais substâncias puras, sejam simples ou compostas MISTURA SOLUÇÕES Introdução MISTURA MISTURA HETEROGÊNEA Uma mistura éconstituída por duas ou mais substâncias puras, sejam simples ou compostas A mistura seráheterogênea quando apresentar duas ou mais fases perceptíveis.

Leia mais

MINERALIZAÇÃO E DESMINERALIZAÇÃO DA ÁGUA

MINERALIZAÇÃO E DESMINERALIZAÇÃO DA ÁGUA MINERALIZAÇÃO E DESMINERALIZAÇÃO DA ÁGUA Dissolução; Solubilidade; Produto de solubilidade; Precipitação; Mineralização e desmineralização das águas. Água do Mar Ó mar salgado, Quanto do teu sal são lágrimas

Leia mais

Como preparar uma solução de sulfato do cobre e a sua diluição

Como preparar uma solução de sulfato do cobre e a sua diluição Escola Básica 2º e 3ºciclos de santo António Disciplina: Ciências Físico-Químicas Ano Lectivo: 2010/2011 Como preparar uma solução de sulfato do cobre e a sua diluição * Docente: Eugenia Temtem * Disciplina:

Leia mais

Projeto Ciência Viva INTRODUÇÃO À QUÍMICA VERDE, COMO SUPORTE DA SUSTENTABILIDADE, NO ENSINO SECUNDÁRIO

Projeto Ciência Viva INTRODUÇÃO À QUÍMICA VERDE, COMO SUPORTE DA SUSTENTABILIDADE, NO ENSINO SECUNDÁRIO Projeto Ciência Viva INTRODUÇÃO À QUÍMICA VERDE, COMO SUPORTE DA SUSTENTABILIDADE, NO ENSINO SECUNDÁRIO AL 1.2 11º ano Síntese do sulfato de tetraaminocobre(ii) monoidratado O amoníaco é uma substância

Leia mais

Soluções. 10º ano. [Imagem: kimberlysnyder.net]

Soluções. 10º ano. [Imagem: kimberlysnyder.net] [Imagem: kimberlysnyder.net] Dispersões Uma dispersão é uma mistura de duas ou mais substâncias. Há uma fase dispersa que se encontra numa fase dispersante. As dispersões podem ser: Soluções o tamanho

Leia mais

Moacir Cardoso Elias

Moacir Cardoso Elias Moacir Cardoso Elias eliasmc@ufpel.tche.br PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES 1 Características das soluções 2 Classificação das soluções 3 Expressão da concentração de soluções 4 Cálculos de preparo de soluções

Leia mais

Aula 4 PREPARO DE SOLUÇÕES. META Introduzir técnicas básicas de preparo de soluções.

Aula 4 PREPARO DE SOLUÇÕES. META Introduzir técnicas básicas de preparo de soluções. PREPARO DE SOLUÇÕES META Introduzir técnicas básicas de preparo de soluções. OBJETIVOS Ao final desta aula o aluno deverá: Fornecer conhecimento necessário para o preparo de soluções. Calcular a concentração

Leia mais

Segurança no laboratório e Método Experimental. Regras Material Método Experimental

Segurança no laboratório e Método Experimental. Regras Material Método Experimental Segurança no laboratório e Método Experimental Regras Material Método Experimental Segurança no Laboratório Conduta Manuseamento do Material e Produtos Químicos Sinais de Aviso Material de Laboratório

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Leia atentamente o texto que

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Bobadela Escola EBI de Bobadela. Preparação de soluções aquosas de sulfato de cobre

Agrupamento de Escolas de Bobadela Escola EBI de Bobadela. Preparação de soluções aquosas de sulfato de cobre Agrupamento de Escolas de Bobadela Escola EBI de Bobadela Ano letivo 2013/2014 C. Físico-Químicas 7º ano Relatório da actividade experimental: Preparação de soluções aquosas de sulfato de cobre Elaborado

Leia mais

Alexandra Silva Fernandes

Alexandra Silva Fernandes Alexandra Silva Fernandes APL 2.1. 1ª parte Soluções como se preparam? Problema: Como preparar 50,0 cm 3 de um solução aquosa de tiossulfato de sódio 0,030 mol.dm 3? Como preparar uma solução, a partir

Leia mais

UTILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS ESCOLARES

UTILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS ESCOLARES ACÇÃO DE FORMAÇÃO UTILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS ESCOLARES FORMADOR: Vitor Duarte Teodoro FORMANDA: Ana Maria Costa Veloso Azevedo Julho 2010 Actividade Laboratorial Química 11º ano Amoníaco

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 1

Ficha de Avaliação Sumativa 1 Ficha de Avaliação Sumativa 1 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade TPCA 2018/2019 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem

Leia mais

Apontamentos da disciplina de Físico-Química Módulo Constituição do mundo material

Apontamentos da disciplina de Físico-Química Módulo Constituição do mundo material Cursos Vocacionais Apontamentos da disciplina de Físico-Química Módulo 1 1.1 Constituição do mundo material Os materiais são naturais quando são produzidos naturalmente. Podem ser de origem animal, vegetal

Leia mais

Expressões físicas de concentração CAPÍTULO 5

Expressões físicas de concentração CAPÍTULO 5 Expressões físicas de concentração CAPÍTULO 5 soluções Soluções são misturas homogêneas. Podem ser sólidas, líquidas ou gasosas. Exemplos Soluções sólidas Ouro 18 quilates 75% de ouro e 25 % de cobre Bronze

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo. Físico-Química - 7.º Ano de escolaridade

Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo. Físico-Química - 7.º Ano de escolaridade Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo Ano letivo Físico-Química - 7.º Ano de escolaridade 2016/2017 FICHA DE REVISÕES Massa e peso de um corpo. À descoberta do laboratório. Constituição do

Leia mais

Mistura: material formado por duas ou mais substâncias, sendo cada uma destas denominada componente.

Mistura: material formado por duas ou mais substâncias, sendo cada uma destas denominada componente. SOLUÇÕES Mistura: material formado por duas ou mais substâncias, sendo cada uma destas denominada componente. Fase: numa mistura, é cada uma das porções que apresenta aspecto homogéneo ou uniforme. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

Agrupamento de Escolas Luís António Verney. Escola EB 2,3 Luís António Verney. Ano lectivo de 2012/13

Agrupamento de Escolas Luís António Verney. Escola EB 2,3 Luís António Verney. Ano lectivo de 2012/13 Tema B- Terra em Transformação Nº aulas prevista s Materiais Constituição do mundo material Substâncias e misturas de substâncias Relacionar aspectos do quotidiano com a Química. Reconhecer que é enorme

Leia mais

Módulo Q2 - Soluções DISPERSÕES

Módulo Q2 - Soluções DISPERSÕES Módulo Q2 - Soluções DISPERSÕES Os materiais e sua classificação Uma forma de classificar os materiais consiste em agrupá-los conforme o número de componentes que os constituem. Assim, um dado material

Leia mais

Física e Química- 10º ano Cursos Profissionais. Apontamentos módulo 2 SOLUÇÕES

Física e Química- 10º ano Cursos Profissionais. Apontamentos módulo 2 SOLUÇÕES SOLUÇÕES Composição qualitativa de soluções Uma solução é uma mistura homogénea entre duas ou mais substâncias. Uma solução distingue-se das outras dispersões pelo facto de se constituir numa única fase,

Leia mais

A diversidade de materiais e a sua utilização

A diversidade de materiais e a sua utilização Classificação dos materiais É enorme a diversidade de materiais que nos rodeia, daí a necessidade de os classificarmos. Existem, no entanto, diferentes classificações para o mesmo conjunto de materiais

Leia mais

Módulo Q2 - Soluções SOLUÇÕES

Módulo Q2 - Soluções SOLUÇÕES Módulo Q2 - Soluções SOLUÇÕES Soluções o que são? Uma grande parte dos materiais que nos rodeiam desde a água do mar ao ar que respiramos são soluções. Uma solução é uma mistura homogénea de duas ou mais

Leia mais

SEGURANÇA NO LABORATÓRIO

SEGURANÇA NO LABORATÓRIO SEGURANÇA NO LABORATÓRIO Prof Luís Gonçalves ESSA 1 REGRAS GERAIS DE COMPORTAMENTO DOS ALUNOS Só entrar no laboratório após autorização do professor Usar material de laboratório apenas quando autorizado

Leia mais

DESCARTE de MATERIAL BIOSSEGURANÇA RELATÓRIOS. Profa Alessandra Xavier Pardini Prof. Alipio Carmo

DESCARTE de MATERIAL BIOSSEGURANÇA RELATÓRIOS. Profa Alessandra Xavier Pardini Prof. Alipio Carmo DESCARTE de MATERIAL BIOSSEGURANÇA RELATÓRIOS Profa Alessandra Xavier Pardini Prof. Alipio Carmo OBSERVE A FIGURA ABAIXO COM CUIDADO. O QUE HÁ DE ERRADO? OBJETIVO: Cuidados em laboratório; Descarte em

Leia mais

QUÍMICA Normas de segurança e materiais laboratoriais

QUÍMICA Normas de segurança e materiais laboratoriais Normas de segurança e materiais laboratoriais São Paulo do Potengi/RN O que devemos aprender nesta aula: Conhecer algumas normais de segurança e materiais laboratoriais. Entender a importâncias das normas

Leia mais

Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho

Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho Ciências Físico-Químicas: CEF-EM(N2) PROFESSORA: Daniela Oliveira MÓDULO 1 SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II ESTRUTURA DA MATÉRIA O termo matéria refere-se a todos os materiais

Leia mais

Actividade nº 2. Actividade laboratorial: Preparação de soluções e sua diluição

Actividade nº 2. Actividade laboratorial: Preparação de soluções e sua diluição Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2008/2009 Actividade nº 2 Protocolo Experimental Data: 9/10/2008 Duração: 135 min Actividade laboratorial: Preparação

Leia mais

Exemplos: A água do mar é uma mistura constituída por: água(substância) cloreto de sódio (substância) e outras substâncias.

Exemplos: A água do mar é uma mistura constituída por: água(substância) cloreto de sódio (substância) e outras substâncias. Quase todos os materiais que existem na Natureza são misturas de dois ou mais componentes. Cada um destes componentes designa-se por substância. Uma mistura é um material constituído por dois ou mais componentes;

Leia mais

QUÍMICA Tipos de soluções Edson Mesquita

QUÍMICA Tipos de soluções Edson Mesquita QUÍMICA Tipos de soluções Edson Mesquita 1 Soluções Uma solução é uma mistura homogênea de substâncias puras (átomos, moléculas ou íons) na qual não há precipitação. Substância pura: substância com composição

Leia mais

FELIPE ROSAL. Química Introdução ao estudo das Soluções. PAZ NA ESCOLA

FELIPE ROSAL. Química Introdução ao estudo das Soluções. PAZ NA ESCOLA FELIPE ROSAL Química Introdução ao estudo das Soluções. PAZ NA ESCOLA DATA:14/03/2019 Conteúdos: - Soluções OBJETIVO da aula: - Apresentar a importância e aplicações das Soluções e correlaciona-los com

Leia mais

Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água.

Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água. ESTUDO DA SOLUBILIDADE DO ACETATO DE PRATA INTRODUÇÃO Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água. O

Leia mais

REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO

REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO No laboratório trabalha-se frequentemente com produtos químicos perigosos e com materiais muito frágeis. Por esse motivo, há um conjunto de cuidados que é necessário

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação da sociedade ou empresa:

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019

Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019 Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º Período 13 13 13 12 12 2.º Período 12 12 12 14 14 3.º Período 6 8 7 7

Leia mais

Ibolimpa 1/7 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01

Ibolimpa 1/7 REGISTO FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA MOD.QAS.033. Revisão 01 Data Data da edição: Edição nº: 01 1/7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: 1.1. Nome: 1.2. Aplicações: Limpeza de resíduos de cimento. 1.2. Entidade Responsável: 1.3. Telefone de Emergência: Saint-Gobain WEBER CIMENFIX Zona Industrial

Leia mais

A palavra laboratório se origina de duas palavras latinas: labor = trabalho + oratorium = lugar de reflexão.

A palavra laboratório se origina de duas palavras latinas: labor = trabalho + oratorium = lugar de reflexão. A maior parte das atividades cotidianas de um químico se desenvolve no laboratório; portanto é necessário ter pelo menos uma idéia de como é esse local, de como se trabalha e dos cuidados que se deve ter

Leia mais

Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA

Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA 1. Objetivos Após a realização desta aula experimental, espera-se que o graduando do curso de Química

Leia mais

CONDUTA E SEGURANÇA PARA USUÁRIOS DOS LABORATÓRIOS E PLANTAS PILOTO DO DCA

CONDUTA E SEGURANÇA PARA USUÁRIOS DOS LABORATÓRIOS E PLANTAS PILOTO DO DCA LABORATÓRIOS E PLANTAS PILOTO DO Pág. 22/49 Código: NC- 5.5 Lista de Símbolos de segurança (ANEXO V) Símbolo e significado combustível Radioatividade ou Observação Inflamável (F). Extremamente Inflamável

Leia mais

PRÁTICA N o. 01 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

PRÁTICA N o. 01 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS PRÁTICA N o. 01 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS OBJETIVOS: Esta prática tem como objetivo a determinação da solubilidade de compostos orgânicos através de um estudo sequencial com solventes situando

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1 - IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA 1.1 IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - LUMINOX 1.2 UTILIZAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - Produto de limpeza e recuperação de metais 1.3 - IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

JURANDIR SOARES Química Introdução ao Estudo das Soluções PAZ NA ESCOLA

JURANDIR SOARES Química Introdução ao Estudo das Soluções PAZ NA ESCOLA JURANDIR SOARES Química Introdução ao Estudo das Soluções PAZ NA ESCOLA DATA: 28/02 Conteúdos: - SOLUÇÕES OBJETIVO da aula: - Apresentar a importância e aplicações das Soluções e correlaciona-los com o

Leia mais

Qual a quantidade de halogenetos que existe na água do mar?

Qual a quantidade de halogenetos que existe na água do mar? 20 Qual a quantidade de halogenetos que existe na água do mar? E20-1 o que necessitas cloreto de sódio sólido com grau de pureza analítico cromato de potássio sólido um balão de diluição de 100 ml dois

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com o Anexo II do Regulamento REACH CE 1907/2006

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA De acordo com o Anexo II do Regulamento REACH CE 1907/2006 1 - IDENTIFICAÇÃO DA SUBSTÂNCIA/MISTURA E DA SOCIEDADE/EMPRESA 1.1 - Identificador do produto: SOLUÇÃO SULFUROSA 6% 1.2 Utilizações identificadas relevantes da substância ou mistura e utilizações desaconselhadas:

Leia mais

REAÇÕES QUÍMICAS REAGENTES E PRODUTOS DE REAÇÃO

REAÇÕES QUÍMICAS REAGENTES E PRODUTOS DE REAÇÃO REAÇÕES QUÍMICAS Os materiais podem sofrer transformações químicas ou transformações físicas. As transformações químicas são aquelas em que ocorre a formação de novas substâncias com propriedades diferentes

Leia mais

Código da Ação Módulos / UFCD s 6- Segurança em Laboratórios de Química

Código da Ação Módulos / UFCD s 6- Segurança em Laboratórios de Química EXERCÍCIO DE APLICAÇÃO CRI Nº. 00000 Autor Data Código da Ação 63986 Módulos / UFCD s 6- Segurança em Laboratórios de Química DESIGNAÇÃO Apontamentos 1ª parte Regras em trabalho laboratorial, Material

Leia mais

REGRAS DE SEGURANÇA LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA ALIMENTAR

REGRAS DE SEGURANÇA LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA ALIMENTAR REGRAS DE SEGURANÇA LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA ALIMENTAR Conduta geral No Laboratório Em caso de acidente GERAL o Pontualidade o Fechar a porta exterior o Ocupar o mais rapidamente possível o lugar na

Leia mais

Unidade I. Aula 3.2 Conteúdo: Vida e ambiente. Diluição das soluções CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA

Unidade I. Aula 3.2 Conteúdo: Vida e ambiente. Diluição das soluções CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA Unidade I Vida e ambiente Aula 3.2 Conteúdo: Diluição das soluções 2 Habilidades: Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usada nas ciências químicas, como

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof. Ms. George Verçoza Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

Leia mais

Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I

Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Físico-Química 7ºano Prova B Nome: Ano: Turma: Nº.: Data:

Leia mais

Normas de segurança e utilização no laboratório (Versão 2: aprovada em Reunião do Departamento de Engenharia Rural em 06/07/2017)

Normas de segurança e utilização no laboratório (Versão 2: aprovada em Reunião do Departamento de Engenharia Rural em 06/07/2017) Normas de segurança e utilização no laboratório (Versão 2: aprovada em Reunião do Departamento de Engenharia Rural em 06/07/2017) A seguir são listadas as normas de segurança e utilização dos Laboratórios

Leia mais

Instruções de laboratório

Instruções de laboratório LCE0182 Química Analítica Quantitativa Instruções de laboratório Wanessa Melchert Mattos wanemelc@usp.br RECOMENDAÇÕES INICIAIS O curso de Química Analítica Quantitativa constará de aulas teóricas e trabalhos

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA BIOGEL 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Data de emissão: 13 / 03 / 08 Nome do produto: Uso do produto: BIOGEL Adubo NK Empresa responsável pela comercialização: Casa

Leia mais

Considerando os pontos A e B e a curva dada, pode-se afirmar corretamente que:

Considerando os pontos A e B e a curva dada, pode-se afirmar corretamente que: 01. (UFPR) Para uma solução binária a curva do gráfico a seguir, onde o eixo das abscissas contêm as temperaturas, em C, e o das ordenadas os valores da solubilidade, em g de soluto por 100g de solvente.

Leia mais

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA

FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA FICHA DE DADOS DE SEGURANÇA 1 - IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO E DA EMPRESA 1.1 IDENTIFICAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - DESOX 1.2 UTILIZAÇÃO DA PREPARAÇÃO: - Produto para remoção de ferrugem. 1.3 - IDENTIFICAÇÃO DO

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ)

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) Nome da substância ou mistura: KOBERTERM Ultima Revisão Versão: Página 1. IDENTIFICAÇÃO Nome da substância ou mistura (nome comercial): KOBERCRIL Nome da Empresa: KOBERLACK IND. COM. DE IMPERMEABILIZANTES

Leia mais

Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água.

Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água. PRECIPITAÇÃO SELECTIVA INTRODUÇÃO Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água. O fenómeno de dissolução

Leia mais

Professor: Fábio Silva SOLUÇÕES

Professor: Fábio Silva SOLUÇÕES Professor: Fábio Silva SOLUÇÕES Solvente: Substância que apresenta o mesmo estado de agregação da solução; Substância encontrada em maior quantidade. SOLUÇÃO É uma mistura homogênea de dois ou mais componentes.

Leia mais

Exercícios de Solubilidade. Talita M.

Exercícios de Solubilidade. Talita M. Exercícios de Solubilidade Talita M. Questão 1 (Fuvest) Quatro tubos contêm 20mL (mililitros) de água cada um. Coloca-se nesses tubos dicromato de potássio (K 2 Cr 2 O 7 ) nas seguintes quantidades: Tubo

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Físico-Química 7ºano Prova A Nome: Ano: Turma: Nº.: Data:

Leia mais

Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho Conselhos para Colaboradores e Parceiros da Securitas Portugal securitas.pt

Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho Conselhos para Colaboradores e Parceiros da Securitas Portugal securitas.pt Rotulagem de Substâncias Perigosas O Regulamento(CE) 1272/2008CLP(classificação, rotulagem e embalagem) harmoniza a legislação comunitária anterior com o GHS (Sistema Mundial Harmonizado de Classificação

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO Data da última revisão: 23/03/2013 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA MARCADOR. CARACTERÍSTICA: Marcadores para quadro branco nas cores: Azul,

Leia mais

UNIDADE 2 NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA

UNIDADE 2 NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS Física e Química A 10º ano UNIDADE 2 NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA 1 TIPOS DE DISPERSÕES A atmosfera é uma solução gasosa com vários gases dispersos

Leia mais

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH)

Ficha de Dados de Segurança Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) Conforme o Regulamento (CE) Nº 1907/2006 (REACH) ACIDO ASPARTICO_PT.DOC 1.- Identificação da substância ou do preparado e da sociedade ou empresa Identificação da substância ou do preparado Identificação

Leia mais

FICHAS DE SEGURANÇA segundo 93/112/CEE (rev. 2001/58/CE)

FICHAS DE SEGURANÇA segundo 93/112/CEE (rev. 2001/58/CE) FICHAS DE SEGURANÇA segundo 93/112/CEE (rev. 2001/58/CE) 1. Identificação da Preparação e da Empresa Nome Comercial: Sista Rubson Impermeável PH 5000 Fabricante/Fornecedor: Henkel Adhesivos y Tecnologias,

Leia mais

OFICINA DE FORMAÇÃO. Utilização e Organização dos Laboratórios Escolares. Formador: Professor Vitor Duarte Teodoro

OFICINA DE FORMAÇÃO. Utilização e Organização dos Laboratórios Escolares. Formador: Professor Vitor Duarte Teodoro OFICINA DE FORMAÇÃO Utilização e Organização dos Laboratórios Escolares Actividade Laboratorial: Formação de cristais/minerais (Biologia e Geologia Ano 2) Formador: Professor Vitor Duarte Teodoro Formanda:

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA(EEL-USP)

ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA(EEL-USP) ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA(EEL-USP) QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL I Professora: Heizir Ferreira de Castro Estagiário: Emanuelle Lima Pache de Faria Lorena/2014 A SEGURANÇA DEPENDE DE CADA UM É RESPONSABILIDADE

Leia mais

SISTEMAS MATERIAIS. Conceitos Fundamentais, Classificação, Purificação. Reis, Oswaldo Henrique Barolli.

SISTEMAS MATERIAIS. Conceitos Fundamentais, Classificação, Purificação. Reis, Oswaldo Henrique Barolli. SISTEMAS MATERIAIS Conceitos Fundamentais, Classificação, Purificação Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375s Sistemas materiais : conceitos fundamentais, classificação, purificação / Oswaldo Henrique Barolli.

Leia mais