Metas. Constituição do Mundo Material

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Metas. Constituição do Mundo Material"

Transcrição

1 Materiais

2 Metas Constituição do Mundo Material 1. Reconhecer a enorme variedade de materiais com diferentes propriedades e usos, assim como o papel da química na identificação e transformação desses materiais. 1.1 Indicar a química como a ciência que estuda as propriedades e transformações dos materiais. 1.2 Identificar diversos materiais e alguns critérios para a sua classificação. 1.3 Identificar materiais fabricados que não existem na Natureza. 1.4 Concluir que os materiais são recursos limitados e que é necessário usá-los bem, reutilizando-os e reciclando-os.

3 Metas Substâncias e Misturas 2. Compreender a classificação dos materiais em substâncias e misturas. 2.1 Indicar que os materiais são constituídos por substâncias que podem existir isoladas ou em misturas. 2.2 Classificar materiais como substâncias ou misturas a partir de descrições da sua composição, designadamente em rótulos de embalagens. 2.3 Distinguir o significado de material "puro" no dia a dia e em química (uma só substância). 2.4 Concluir que a maior parte dos materiais que nos rodeiam são misturas. 2.5 Classificar uma mistura pelo aspeto macroscópico em mistura homogénea ou heterogénea e dar exemplos de ambas. 2.6 Distinguir líquidos miscíveis de imiscíveis.

4 Metas Substâncias e Misturas 2.7 Indicar que uma mistura coloidal parece ser homogénea quando observada macroscopicamente, mas que, quando observada ao microscópio ou outros instrumentos de ampliação, mostra-se heterogénea. 2.8 Concluir, a partir de observação, que, em certas misturas coloidais, se pode ver o trajeto da luz visível. 3. Caracterizar, qualitativa e quantitativamente, uma solução e preparar laboratorialmente, em segurança, soluções aquosas de uma dada concentração, em massa. 3.1 Associar o termo solução à mistura homogénea (sólida, líquida ou gasosa), de duas ou mais substâncias, em que uma se designa por solvente e a(s) outra(s) por soluto(s).

5 Metas Substâncias e Misturas 3.2 Identificar o solvente e o(s) soluto(s), em soluções aquosas e alcoólicas, a partir de rótulos de embalagens de produtos (soluções) comerciais. 3.3 Distinguir composições qualitativa e quantitativa de uma solução. 3.4 Associar a composição quantitativa de uma solução à proporção dos seus componentes. 3.5 Associar uma solução mais concentrada àquela em que a proporção soluto solvente é maior e uma solução mais diluída àquela em que essa proporção é menor. 3.6 Concluir que adicionar mais solvente a uma solução significa diluí-la. 3.7 Definir a concentração, em massa, e usá-la para determinar a composição quantitativa de uma solução.

6 Metas Substâncias e Misturas 3.8 Identificar material e equipamento de laboratório mais comum, regras gerais de segurança e interpretar sinalização de segurança em laboratórios. 3.9 Identificar pictogramas de perigo usados nos rótulos das embalagens de reagentes de laboratório e de produtos comerciais Selecionar material de laboratório adequado para preparar uma solução aquosa a partir de um soluto sólido Identificar e ordenar as etapas necessárias à preparação, em laboratório, de uma solução aquosa, a partir de um soluto sólido Preparar laboratorialmente uma solução aquosa com uma determinada concentração, em massa, a partir de um soluto sólido.

7 Meta 1.1 Química Química Ciência que estuda as propriedades e transformações dos materiais. Existem muitos materiais com propriedades e usos diferentes. A Química é importante para a identificação dos materiais e para a produção de novos materiais, a partir da transformação de outros materiais.

8 Metas 1.2 e 1.3 Identificação e classificação de materiais Os materiais podem ser classificados de acordo com: a sua existência na Natureza Naturais ou manufaturados; a sua origem Animal, vegetal ou mineral; o seu estado físico Sólidos, líquidos ou gasosos; a sua solubilidade Solúveis ou insolúveis; a sua combustibilidade Combustíveis ou incombustíveis; o número de componentes Substâncias puras ou misturas de substâncias; o seu aspeto Homogéneos, heterogéneos e coloidais.

9 Metas 1.2 e 1.3 Identificação e classificação de materiais Classificação de materiais segundo a sua existência na Natureza: Naturais Existem na Natureza e não são transformados pelo Homem. Ex: madeira, lã, seda, algodão, linho, mel, areia, rocha, cobre, diamante, carvão, petróleo, gás natural, água do rio; Manufaturados Não existem na Natureza e são produzidos pelo Homem a partir de produtos químicos (materiais sintéticos) ou a partir da transformação de materiais naturais. Ex: vidro, cimento, plástico, borracha, aço, latão, bronze, papel, tinta, iogurte, água da torneira, madeira envernizada, nylon, gasolina, gasóleo, gás butano e propano, GPL.

10 Metas 1.2 e 1.3 Identificação e classificação de materiais Classificação de materiais segundo a sua origem: Origem animal Lã, seda, mel, leite; Origem vegetal Madeira, carvão, algodão, linho, papel, borracha; Origem mineral Areia, rocha, diamante, vidro, cimento, ferro, aço, água, sal, ar.

11 Metas 1.2 e 1.3 Identificação e classificação de materiais Classificação dos materiais segundo a sua solubilidade em água Solúveis em água Dissolvem-se na água. Ex: sal, açúcar, vinagre, xarope de groselha, leite, calcário, sulfato de cobre. Insolúveis em água Não se dissolvem na água. Ex: petróleo, óleo, azeite, mercúrio, areia, carvão, madeira, ferro.

12 Metas 1.2 e 1.3 Identificação e classificação de materiais Classificação dos materiais segundo a sua combustibilidade Combustíveis Ardem (inflamáveis). Ex: carvão, petróleo, gás butano e propano, gás natural, madeira, algodão, lã. Incombustíveis Não ardem. Ex: sal, ar, água, leite.

13 Meta 1.4 Reutilização e reciclagem de materiais Política dos 3R Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Os materiais são recursos limitados porque podem acabar, por isso é necessário usá-los bem, reduzindo o seu consumo, reutilizando-os e reciclando-os. Diminuir a quantidade de materiais utilizados. Dar novo uso a materiais utilizados. Transformar materiais usados em materiais úteis.

14 Meta 1.4 Reutilização e reciclagem de materiais Estas ações também contribuem para a diminuição da água e da energia consumidas, e para a diminuição da poluição e dos resíduos produzidos.

15 Metas 2.1 a 2.8 Substâncias e misturas Classificação de materiais segundo o número de componentes: Substâncias puras São constituídas só por um componente. Ex: oxigénio, azoto, dióxido de carbono, água destilada, cloreto de sódio, sulfato de cobre, mercúrio, quartzo, cobre; Misturas de substâncias São constituídas por dois ou mais componentes. Ex: ar, água, granito, latão, bronze, mel.

16 Metas 2.1 a 2.8 Substâncias e misturas Os rótulos das embalagens são importantes porque indicam qual é a composição do material, permitindo saber se é uma substância pura ou uma mistura de substâncias. Álcool etílico a 96% (96 partes de álcool para 4 partes de água).

17 Metas 2.1 a 2.8 Substâncias e misturas A maior parte dos materiais que nos rodeiam são misturas.

18 Metas 2.1 a 2.8 Substâncias e misturas A palavra puro tem um significado diferente quando é usada em Química e no dia a dia. Material puro em Química É uma substância pura, constituída só por um componente.

19 Metas 2.1 a 2.8 Substâncias e misturas Material "puro" no dia a dia É uma mistura que não tem impurezas ou não está contaminada com substâncias indesejáveis. Ex: dizemos que a água é pura quando se pode beber; o ar é puro quando se pode respirar.

20 Metas 2.1 a 2.8 Substâncias e misturas Classificação de misturas segundo o seu aspeto: Misturas homogéneas Têm um aspeto uniforme (não se pode distinguir os seus componentes). Ex: água, água com açúcar, ar, bronze (cobre + estanho). Misturas heterogéneas O seu aspeto não é uniforme (pode-se distinguir os seus componentes). Ex: granito, água com gás, água com areia, madeira. Misturas coloidais Têm um aspeto uniforme, mas quando são observadas ao microscópio o seu aspeto não é uniforme. Ex: sangue, leite, queijo, iogurte, maionese, mostarda, ketchup, gelatina, fumo, tinta.

21 Metas 2.1 a 2.8 Substâncias e misturas Líquidos miscíveis Originam uma mistura homogénea. Ex: água + álcool. Líquidos imiscíveis Originam uma mistura heterogénea. Ex: água + azeite.

22 Metas 2.1 a 2.8 Substâncias e misturas Misturas homogéneas

23 Metas 2.1 a 2.8 Substâncias e misturas Misturas heterogéneas

24 Metas 2.1 a 2.8 Substâncias e misturas Misturas coloidais Maionese Sangue Em certas misturas coloidais, pode ver-se o trajeto da luz visível, porque as partículas refletem a luz.

25 Metas 3.1 a 3.7 Soluções Solução Mistura homogénea (sólida, líquida ou gasosa), em que uma substância é o solvente e a(s) outra(s) o(s) soluto(s). Solvente Substância que existe em maior quantidade. Soluto Substância que existe em menor quantidade. Solução aquosa O solvente é a água e o soluto é a substância que se dissolve. Solução alcoólica O solvente é o álcool e o soluto é a substância que se dissolve.

26 Metas 3.1 a 3.7 Soluções Os componentes de uma solução são o soluto e o solvente. Soluto Substância que se dissolve no solvente Solvente Substância que dissolve o soluto Solução Mistura homogénea

27 Metas 3.1 a 3.7 Soluções As soluções são misturas homogéneas. É uma solução Não é uma solução

28 Metas 3.1 a 3.7 Soluções Soluto Solvente Solução aquosa Sulfato de cobre Água destilada Solução aquosa de sulfato de cobre Soluto Solvente Solução alcoólica Iodo Álcool Solução alcoólica de iodo

29 Metas 3.1 a 3.7 Soluções Composição qualitativa da solução Indica o nome dos seus componentes (solvente e soluto). Composição quantitativa da solução Indica a quantidade ou concentração (proporção soluto solvente) dos seus componentes. Concentração mássica (C m ou C) Massa (g ou mg) de soluto que existe num litro (dm 3 ) ou mililitro (cm 3 ) da solução. Calcula-se dividindo a massa (m) do soluto pelo volume (V) da solução: concentração mássica = #$%%$ &' %()*+(,()*#' &' %()*çã(

30 Metas 3.1 a 3.7 Soluções A concentração mássica permite determinar a composição quantitativa de uma solução. Ex: C m = 0,05 g/cm 3 significa que existe 0,05 g de soluto por cm 3 (em 1 mililitro) de solução. Solução mais concentrada Solução em que a concentração do soluto é maior. Solução mais diluída Solução em que a concentração do soluto é menor.

31 Metas 3.1 a 3.7 Soluções Para preparar uma solução mais diluída deve adicionar-se mais solvente. Para preparar uma solução mais concentrada deve adicionar-se mais soluto. Repara Quando preparas um refresco de laranja, podes adicionar o conteúdo de uma saqueta, dissolvendo-o em água de seguida. Se para a mesma saqueta aumentares a quantidade de água vais obter uma solução mais diluída. Repara Quando preparas um refresco de laranja, podes adicionar o conteúdo de uma saqueta, dissolvendo-o em água de seguida. Se para a mesma quantidade de água adicionares o conteúdo de duas saquetas vais obter uma solução mais concentrada.

32 Metas 3.1 a 3.7 Soluções Dados m (soluto) = 2,00 g V (solução) = 0,100 dm 3 c =? (concentração da solução) Dados m (soluto) = 1,00 g V (solução) = 0,100 dm 3 c =? (concentração da solução) Dados m (soluto) = 1,00 g V (solução) = 0,200 dm 3 c =? (concentração da solução) / = 0 1 / = 2,00 0,100 / = 20,0 g/dm; / = 0 1 / = 1,00 0,100 / = 10,0 g/dm; / = 0 1 / = 1,00 / = 5,00 g/dm; 0,200 Resolução A concentração da solução é 20,0 g/dm 3. Existem 20,0 g de sulfato de cobre (soluto) por cada dm 3 de solução. Resolução A concentração da solução é 10,0 g/dm 3. Existem 10,0 g de sulfato de cobre (soluto) por cada dm 3 de solução. Resolução A concentração da solução é 5,00 g/dm 3. Existem 5,00 g de sulfato de cobre (soluto) por cada dm 3 de solução.

33 Metas 3.8 a 3.11 Soluções A solução A é mais concentrada do que a solução B. A solução B é mais concentrada do que a solução C. A solução C é mais diluída do que a solução B. A solução B é mais diluída do que a solução A.

34 Metas 3.8 a 3.11 Soluções Conversão de cm 3 em dm 3 e vice -versa: 1000 cm 3 = 1,000 dm cm 3 = 0,100 dm 3 10 cm 3 = 0,010 dm 3 1 cm 3 = 0,001 dm 3 1 ml = 1 cm 3 1 L = 1 dm 3

35 Metas 3.8 a 3.11 Preparação de soluções Material e equipamento de laboratório: (1) Golelé ou copo graduado (5) Espátula (2) Balão volumétrico (6) Balança (3) Vareta de vidro (7) Esguicho com água destilada (4) Funil de vidro (1) (3) (5) (7) (2) (4) (6)

36 Metas 3.8 a 3.11 Preparação de soluções Etapas para preparar uma solução aquosa de sulfato de cobre:

37 Metas 3.8 a 3.11 Preparação de soluções Há materiais perigosos, que podem ser classificados em corrosivos, irritantes, tóxicos, inflamáveis, comburentes, explosivos e perigosos para o ambiente. Esta classificação está associada a símbolos de perigo e a regras de segurança que aparecem nos rótulos das embalagens.

38 Metas 3.8 a 3.11 Preparação de soluções

39 Metas 3.8 a 3.11 Preparação de soluções

40 Existência na Natureza Classificação de Materiais Solubilidade em água Manufaturados Naturais Solúveis Insolúveis Origem Estado físico Mineral Animal Vegetal Sólido Líquido Gasoso

41 Reduzir Reutilizar que devemos Materiais Reciclar podem ser Homogéneos Heterogéneas Coloidais

42 Materiais quando é Quimicamente puro tem apenas uma Substância podem ser Homogéneos Heterogéneos Coloidais podem ser são Substâncias Misturas de substâncias

43 Solução Composição quantitativa é caracterizada pela sua através de Massa de soluto Volume de solução que permitem calcular a Concentração mássica cujas unidades podem ser g/cm 3 g/dm 3

44 Sólido Mistura homogénea é uma Solução pode encontrar-se nos estados Líquido é constituída por Gasoso Soluto Solvente

A diversidade de materiais e a sua utilização

A diversidade de materiais e a sua utilização Classificação dos materiais É enorme a diversidade de materiais que nos rodeia, daí a necessidade de os classificarmos. Existem, no entanto, diferentes classificações para o mesmo conjunto de materiais

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Físico-química - 7º ano de escolaridade SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Substâncias e misturas de substâncias Tipos de misturas Composição das soluções Substâncias e Misturas de substâncias Físico-química Docente:

Leia mais

Ciências Físico-Químicas - 7º ANO - Ficha de trabalho nº Se te perguntassem o que é a Química qual seria a tua resposta? Escolhe a melhor opção.

Ciências Físico-Químicas - 7º ANO - Ficha de trabalho nº Se te perguntassem o que é a Química qual seria a tua resposta? Escolhe a melhor opção. Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira Ciências Físico-Químicas - 7º ANO - Ficha de trabalho nº 4 1. Se te perguntassem o que é a Química qual seria a tua resposta? Escolhe a melhor opção.

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Físico-química - 7º ano de escolaridade SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Substâncias e misturas de substâncias Tipos de misturas Composição das soluções Substâncias e Misturas de substâncias Físico-química Docente:

Leia mais

Composição das soluções

Composição das soluções Composição das soluções Físico-química Docente: Marília Silva Soares 7º ano de 1 escolaridade COMPOSIÇÃO DAS No fim deste capítulo, o aluno deve ser capaz de Caracterizar, qualitativa e quantitativamente,

Leia mais

Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade. Ciências Físico-Químicas 8.º Ano

Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade. Ciências Físico-Químicas 8.º Ano Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade 8.º Ano FICHA INFORMATIVA 1 Classificação dos materiais NOME: N.º TURMA DATA: / / CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS DE ACORDO COM ALGUNS CRITÉRIOS Podem distinguir-se

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA. Materiais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA. Materiais INTRODUÇÃO À QUÍMICA Materiais Química É a ciência que estuda as características e as propriedades das diferentes substâncias e as suas transformações em substâncias novas. Regras de Segurança no Laboratório

Leia mais

Uma solução é uma mistura homogénea de duas ou mais substâncias. Solvente Soluto(s) Solução

Uma solução é uma mistura homogénea de duas ou mais substâncias. Solvente Soluto(s) Solução Concentração de uma Uma é uma mistura homogénea de duas ou mais substâncias. Na obtida por dis em água de dicromato de potássio a água é o solvente o dicromato de potássio é o. Por exemplo o dicromato

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 4

Ficha de Avaliação Sumativa 4 Ficha de Avaliação Sumativa 4 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade 2015/2016 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem ser

Leia mais

FICHA DE PREPARAÇÃO PARA O TESTE Nº5 FQ -7ºANO

FICHA DE PREPARAÇÃO PARA O TESTE Nº5 FQ -7ºANO FICHA DE PREPARAÇÃO PARA O TESTE Nº5 FQ -7ºANO -CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS - SUBSTÃNCIAS E MISTURAS - SOLUÇÕES -TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E FÍSICAS 1. A Química é a ciência que estuda as propriedades e

Leia mais

2.1. Substâncias e misturas de substâncias

2.1. Substâncias e misturas de substâncias 2.1. Substâncias e misturas de substâncias Substâncias e misturas de substâncias Quase todos os materiais que existem na Natureza são misturas de dois ou mais componentes. Cada um destes componentes designa-

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Leia atentamente o texto que

Leia mais

Exemplos: A água do mar é uma mistura constituída por: água (substância) cloreto de sódio (substância) e outras substâncias.

Exemplos: A água do mar é uma mistura constituída por: água (substância) cloreto de sódio (substância) e outras substâncias. Quase todos os materiais que existem na Natureza são misturas de dois ou mais componentes. Cada um destes componentes designa-se por substância. Uma mistura é um material constituído por dois ou mais componentes;

Leia mais

Nota: Lê com atenção as questões que te são propostas e responde de forma clara e precisa. Apresente todos os cálculos que efectuar. Bom trabalho!

Nota: Lê com atenção as questões que te são propostas e responde de forma clara e precisa. Apresente todos os cálculos que efectuar. Bom trabalho! Escola Secundária de Mirandela Avaliação Sumativa de Ciências Físico-Químicas 7º Ano Nome: N: Turma: Data: Classificação: Ass. da prof.: Ass. do Enc. Educ.: Nota: Lê com atenção as questões que te são

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo. Físico-Química - 7.º Ano de escolaridade

Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo. Físico-Química - 7.º Ano de escolaridade Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo Ano letivo Físico-Química - 7.º Ano de escolaridade 2016/2017 FICHA DE REVISÕES Massa e peso de um corpo. À descoberta do laboratório. Constituição do

Leia mais

Constituição do mundo material como classificar os materiais? Substâncias e misturas de substâncias. Constituição do mundo material

Constituição do mundo material como classificar os materiais? Substâncias e misturas de substâncias. Constituição do mundo material Sumário como classificar os materiais?. A diversidade dos materiais e a suas propriedades específicas Se olharmos à nossa volta, com atenção, verificamos que temos ao nosso dispor uma grande variedade

Leia mais

Exemplos: A água do mar é uma mistura constituída por: água(substância) cloreto de sódio (substância) e outras substâncias.

Exemplos: A água do mar é uma mistura constituída por: água(substância) cloreto de sódio (substância) e outras substâncias. Quase todos os materiais que existem na Natureza são misturas de dois ou mais componentes. Cada um destes componentes designa-se por substância. Uma mistura é um material constituído por dois ou mais componentes;

Leia mais

1ª Parte - Escolha a opção correta em cada questão ( 5 pontos/questão)

1ª Parte - Escolha a opção correta em cada questão ( 5 pontos/questão) TESTE DE AVALIAÇÃO FINAL -MÓDULO Q2 versão2 Física e Química Data: / fev / 15 Cursos Profissionais Turma : Aluno: nº Classificação: Professora: Enc.Educação: 1ª Parte - Escolha a opção correta em cada

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIAS Uma substância química (ou apenas substância) é um material que apresenta um conjunto de propriedades bem definido e constante e tem composição fixa, independente da

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL ESTRUTURA DA MATÉRIA O termo matéria refere-se a todos os

Leia mais

Mistura: material formado por duas ou mais substâncias, sendo cada uma destas denominada componente.

Mistura: material formado por duas ou mais substâncias, sendo cada uma destas denominada componente. SOLUÇÕES Mistura: material formado por duas ou mais substâncias, sendo cada uma destas denominada componente. Fase: numa mistura, é cada uma das porções que apresenta aspecto homogéneo ou uniforme. CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

Componente de Química

Componente de Química Componente de Química Módulo Inicial Materiais: diversidade e constituição Introdução A publicidade dominou (domina?!) as nossas opções de compra Opinião pública pressiona os governos para produzirem legislação

Leia mais

Diferentes classificações dos materiais

Diferentes classificações dos materiais Diferentes classificações dos materiais Na Natureza encontramos uma grande variedade de materiais que utilizamos nas mais diversas atividades e com diferentes fins. Estes materiais designam-se por materiais

Leia mais

Módulo inicial Materiais: Diversidade e Constituição. Química 10.º ano Ano lectivo 2007/2008

Módulo inicial Materiais: Diversidade e Constituição. Química 10.º ano Ano lectivo 2007/2008 Química 10.º ano Ano lectivo 2007/2008 Escola Secundária José Saramago Marta Paulino e Ângela Patrício O que é um Material? É algo que tem massa e ocupa espaço. Classificação Materiais: Componentes Origem

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 8.º ano. Ficha de avaliação diagnóstica

Ciências Físico-Químicas 8.º ano. Ficha de avaliação diagnóstica Ciências Físico-Químicas 8.º ano Ficha de avaliação diagnóstica Grupo I 1. Para podermos trabalhar no laboratório é necessário conhecer o material utilizado e as regras de sinalização de segurança. 1.1

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE IFRN CAMPUS MOSSORÓ PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II ESTRUTURA DA MATÉRIA O termo matéria refere-se a todos os materiais

Leia mais

Como preparar uma solução de sulfato do cobre e a sua diluição

Como preparar uma solução de sulfato do cobre e a sua diluição Escola Básica 2º e 3ºciclos de santo António Disciplina: Ciências Físico-Químicas Ano Lectivo: 2010/2011 Como preparar uma solução de sulfato do cobre e a sua diluição * Docente: Eugenia Temtem * Disciplina:

Leia mais

Módulo Q2 - Soluções DISPERSÕES

Módulo Q2 - Soluções DISPERSÕES Módulo Q2 - Soluções DISPERSÕES Os materiais e sua classificação Uma forma de classificar os materiais consiste em agrupá-los conforme o número de componentes que os constituem. Assim, um dado material

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Bobadela Escola EBI de Bobadela. Preparação de soluções aquosas de sulfato de cobre

Agrupamento de Escolas de Bobadela Escola EBI de Bobadela. Preparação de soluções aquosas de sulfato de cobre Agrupamento de Escolas de Bobadela Escola EBI de Bobadela Ano letivo 2013/2014 C. Físico-Químicas 7º ano Relatório da actividade experimental: Preparação de soluções aquosas de sulfato de cobre Elaborado

Leia mais

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011

ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 ESCOLA SALESIANA DE MANIQUE TESTE DE AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS ANO LECTIVO 2010/2011 Nome: 7.º Ano Turma Nº: Encarregado de Educação: Classificação: Professor: 1. Assinale como verdadeiras

Leia mais

Soluções. 10º ano. [Imagem: kimberlysnyder.net]

Soluções. 10º ano. [Imagem: kimberlysnyder.net] [Imagem: kimberlysnyder.net] Dispersões Uma dispersão é uma mistura de duas ou mais substâncias. Há uma fase dispersa que se encontra numa fase dispersante. As dispersões podem ser: Soluções o tamanho

Leia mais

Actividade nº 2. Actividade laboratorial: Preparação de soluções e sua diluição

Actividade nº 2. Actividade laboratorial: Preparação de soluções e sua diluição Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano Ano lectivo 2008/2009 Actividade nº 2 Protocolo Experimental Data: 9/10/2008 Duração: 135 min Actividade laboratorial: Preparação

Leia mais

1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS

1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO 1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS Prof. a M. a Nayara Lais Boschen QUÍMICA 2 MATÉRIA Tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço; Pode ser na forma sólida,

Leia mais

Soluções. Solução, soluto e solvente

Soluções. Solução, soluto e solvente Solução, soluto e solvente Os químicos chamam soluções às misturas homogéneas. Por isso, sempre que obténs uma mistura homogénea podes dizer que tens uma solução. É uma solução. Não é uma solução. Solução,

Leia mais

Grandes Ideias. em Materiais Naturais ou Sintéticos.

Grandes Ideias. em Materiais Naturais ou Sintéticos. PÁG: 1 / TEMA 2: MATERIAIS: 1. CONSTITUIÇÃO DO MUNDO MATERIAL Materiais naturais e sintéticos A madeira das árvores é natural mas o banco é manufaturado. A variedade de materiais existentes à nossa volta

Leia mais

Físico-Química Resumos teóricos Exercícios diversificados Testes de avaliação. 7.º ano

Físico-Química Resumos teóricos Exercícios diversificados Testes de avaliação. 7.º ano Físico-Química Resumos teóricos Exercícios diversificados Testes de avaliação 7.º ano Oo Ficha 8, a e forças gravíticas Fases da e eclipses Nas imagens seguintes, as dimensões dos astros e a distância

Leia mais

Ficha de Avaliação Sumativa 1

Ficha de Avaliação Sumativa 1 Ficha de Avaliação Sumativa 1 DISCIPLINA: Física e Química 7 ºAno de escolaridade TPCA 2018/2019 Data: Nome: Turma: N.º Classificação: (%) A Docente: E. E: As respostas às questões deste enunciado devem

Leia mais

Escola Básica e Secundária da Calheta. Físico-Química 7.º Ano de escolaridade

Escola Básica e Secundária da Calheta. Físico-Química 7.º Ano de escolaridade Escola Básica e Secundária da Calheta Físico-Química 7.º Ano de escolaridade Ano letivo 2015/2016 FICHA INFORMATIVA 1 Classificação dos materiais NOME: N.º TURMA DATA DA REALIZAÇÃO: / / CLASSIFICAÇÃO DOS

Leia mais

FÍSICO-QUÍMICA 7.º ANO TERCEIRO CICLO ALEXANDRA COUTINHO ANDREIA SERRASQUEIRO TANAGRA LINO

FÍSICO-QUÍMICA 7.º ANO TERCEIRO CICLO ALEXANDRA COUTINHO ANDREIA SERRASQUEIRO TANAGRA LINO FÍSICO-QUÍMICA 7.º ANO TERCEIRO CICLO ALEXANDRA COUTINHO ANDREIA SERRASQUEIRO TANAGRA LINO ÍNDICE DOMÍNIO Espaço 1 UNIVERSO Constituição do Universo 4 Evolução das estrelas 6 Observação dos astros 6 Evolução

Leia mais

Dependendo do diâmetro (Ø) das partículas que constituem o disperso, as dispersões podem ser:

Dependendo do diâmetro (Ø) das partículas que constituem o disperso, as dispersões podem ser: Soluções Químicas A mistura de dois ou mais materiais podem ser uma perfeita dissolução denominada mistura homogênea ou uma separação total das partes constituintes do sistema a qual chamamos mistura heterogênea.

Leia mais

Sumário Aula nº 2. Não esquecer que: Diversidade de Materiais. Matéria e materiais. Matérias primas. Materiais

Sumário Aula nº 2. Não esquecer que: Diversidade de Materiais. Matéria e materiais. Matérias primas. Materiais Sumário Aula nº 2 Não esquecer que: -Materiais: Origem, constituição e diversidade. -Resolução de exercícios. A Química é a área do conhecimento que estuda a estrutura, propriedades e transformações da

Leia mais

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO 6 anos ETAPA Rec Final 2017 RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) PROJETO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA PROFESSOR CONTEÚDOS QUÍMICA Claudia Figueiredo Apostila 5 Substâncias puras e misturas. Apostila 6,7 e 8 Separação

Leia mais

Constituição do mundo material

Constituição do mundo material Físico-química - 7º ano de escolaridade Constituição do mundo material No fim deste capítulo, o aluno deve ser capaz de Indicar a química como a ciência que estuda as propriedades e transformações de todos

Leia mais

Moacir Cardoso Elias

Moacir Cardoso Elias Moacir Cardoso Elias eliasmc@ufpel.tche.br PREPARO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES 1 Características das soluções 2 Classificação das soluções 3 Expressão da concentração de soluções 4 Cálculos de preparo de soluções

Leia mais

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Profª Simone Noremberg Kunz 2 Mol Medidas em química analítica É a quantidade de uma espécie química que contém 6,02x10 23 partículas

Leia mais

1.1. A partir de 10 mol de ácido nítrico qual é a massa de nitrato de amónio que se obtém?

1.1. A partir de 10 mol de ácido nítrico qual é a massa de nitrato de amónio que se obtém? Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 5 Cálculos estequiométricos 1. O ácido nítrico é uma das mais importantes substâncias inorgânicas industriais.

Leia mais

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017

Exercícios Métodos de Separação. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Exercícios Métodos de Separação Nome: nº: Ano: 1º E.M. Professor (a): Cassio Pacheco Disciplina: Química Data da entrega: 01/06/2017 Questões Objetivas 1- Para a separação das misturas: gasolina-água e

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019

Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019 Síntese da Planificação da Disciplina de Físico-Química - 7º Ano- 2018/2019 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º Período 13 13 13 12 12 2.º Período 12 12 12 14 14 3.º Período 6 8 7 7

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 7º ano Ficha de trabalho nº14 Separação dos componentes de uma mistura

Ciências Físico-Químicas 7º ano Ficha de trabalho nº14 Separação dos componentes de uma mistura Para separar os constituintes de uma mistura pode-se recorrer a diferentes processos de separação. Os processos de separação permitem separar diferentes substâncias que inicialmente foram juntas, mantendo

Leia mais

Prof.: HÚDSON SILVA. Soluções. Frente 2 Módulo 5. Coeficiente de Solubilidade.

Prof.: HÚDSON SILVA. Soluções. Frente 2 Módulo 5. Coeficiente de Solubilidade. Prof.: HÚDSON SILVA Frente 2 Módulo 5 Soluções. Coeficiente de Solubilidade. # SOLUÇÕES É uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Exemplos: Água + Açúcar, Gasolina + Álcool, CLASSIFICAÇÃO DOS

Leia mais

Classificação Solução Colóide Suspensão Exemplo: açúcar na água, sal de cozinha na água, álcool hidratado.

Classificação Solução Colóide Suspensão Exemplo: açúcar na água, sal de cozinha na água, álcool hidratado. Química - Unidade 5 de 12: GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL Conteúdo 10: Dispersões (definição,classificação, e características) Habilidade e competência: Identificar a diferença entre dispersões,

Leia mais

Alexandra Silva Fernandes

Alexandra Silva Fernandes Alexandra Silva Fernandes APL 2.1. 1ª parte Soluções como se preparam? Problema: Como preparar 50,0 cm 3 de um solução aquosa de tiossulfato de sódio 0,030 mol.dm 3? Como preparar uma solução, a partir

Leia mais

Átomos. Nome Símbolo Natureza Ferro Fe Fe 3 O 4 Cálcio Ca CaCO 3 Prata Ag (Argentum) Ag Oxigênio O O 2

Átomos. Nome Símbolo Natureza Ferro Fe Fe 3 O 4 Cálcio Ca CaCO 3 Prata Ag (Argentum) Ag Oxigênio O O 2 SOLUÇÕES ESTRUTURA DA MATÉRIA O termo matéria refere-se a todos os materiais ou coisas que compõem o universo. A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas

Leia mais

4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais

4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais Ciências Físico-químicas - 7º ano de Unidade 4 O MUNDO MATERIAL 4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais - Propriedades físicas e químicas dos materiais - Densidade ou massa volúmica

Leia mais

FELIPE ROSAL. Química Introdução ao estudo das Soluções. PAZ NA ESCOLA

FELIPE ROSAL. Química Introdução ao estudo das Soluções. PAZ NA ESCOLA FELIPE ROSAL Química Introdução ao estudo das Soluções. PAZ NA ESCOLA DATA:14/03/2019 Conteúdos: - Soluções OBJETIVO da aula: - Apresentar a importância e aplicações das Soluções e correlaciona-los com

Leia mais

Módulo Q2 - Soluções SOLUÇÕES

Módulo Q2 - Soluções SOLUÇÕES Módulo Q2 - Soluções SOLUÇÕES Soluções o que são? Uma grande parte dos materiais que nos rodeiam desde a água do mar ao ar que respiramos são soluções. Uma solução é uma mistura homogénea de duas ou mais

Leia mais

Aula 4 PREPARO DE SOLUÇÕES. META Introduzir técnicas básicas de preparo de soluções.

Aula 4 PREPARO DE SOLUÇÕES. META Introduzir técnicas básicas de preparo de soluções. PREPARO DE SOLUÇÕES META Introduzir técnicas básicas de preparo de soluções. OBJETIVOS Ao final desta aula o aluno deverá: Fornecer conhecimento necessário para o preparo de soluções. Calcular a concentração

Leia mais

UNIDADE 2 NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA

UNIDADE 2 NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS Física e Química A 10º ano UNIDADE 2 NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA 1 TIPOS DE DISPERSÕES A atmosfera é uma solução gasosa com vários gases dispersos

Leia mais

REAÇÕES QUÍMICAS REAGENTES E PRODUTOS DE REAÇÃO

REAÇÕES QUÍMICAS REAGENTES E PRODUTOS DE REAÇÃO REAÇÕES QUÍMICAS Os materiais podem sofrer transformações químicas ou transformações físicas. As transformações químicas são aquelas em que ocorre a formação de novas substâncias com propriedades diferentes

Leia mais

Concentração de soluções e diluição

Concentração de soluções e diluição Concentração de soluções e diluição 1. Introdução Uma solução é uma dispersão homogênea de duas ou mais espécies de substâncias moleculares ou iônicas. É um tipo especial de mistura, em que as partículas

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ

ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ ESCOLA SECUNDÁRIA RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ FÍSICO-QUÍMICA 7. O ANO (PLANO A LONGO PRAZO) Ana Padilha Sandra Barradas Ano Letivo 018/019 1. APRENDIZAGENS ESSENCIAIS- Conhecimentos, Capacidades e atitudes

Leia mais

Fundamentos e Gestão de Laboratórios Métodos de separação de misturas

Fundamentos e Gestão de Laboratórios Métodos de separação de misturas Fundamentos e Gestão de Laboratórios Métodos de separação de misturas Técnico em Biotecnologia Módulo I Campus Lages Marco Aurelio Woehl Misturas 1. Misturas heterogêneas Apresentam duas ou mais fases.

Leia mais

2ª SÉRIE roteiro 1 SOLUÇÕES

2ª SÉRIE roteiro 1 SOLUÇÕES 2ª SÉRIE roteiro 1 SOLUÇÕES 1.1) Os íons Íons são elementos químicos que possuem carga elétrica resultante, positiva ou negativa. O íon positivo é denominado cátion (Na +1, Ca +2...). O íon negativo é

Leia mais

Introdução. Uma mistura éconstituída por duas ou mais substâncias puras, sejam simples ou compostas MISTURA

Introdução. Uma mistura éconstituída por duas ou mais substâncias puras, sejam simples ou compostas MISTURA SOLUÇÕES Introdução MISTURA MISTURA HETEROGÊNEA Uma mistura éconstituída por duas ou mais substâncias puras, sejam simples ou compostas A mistura seráheterogênea quando apresentar duas ou mais fases perceptíveis.

Leia mais

EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS EXERCÍCIOS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS 1- Considere o sistema e responda as questões: A) Quantos átomos estão representados? B) Quantos elementos químicos há no sistema? C) Quantas moléculas estão representadas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais Físico-Química /7º ano Página 1 de 5 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa, Metas Curriculares, Aprendizagens Essenciais Espaço Universo e Distâncias no Universo Sistema Solar Descrever

Leia mais

Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA

Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA 1. Objetivos Após a realização desta aula experimental, espera-se que o graduando do curso de Química

Leia mais

11. O uso de pérolas ou pedaços de vidro ou ainda de cerâmica porosa no aquecimento de soluções tem por objetivo:

11. O uso de pérolas ou pedaços de vidro ou ainda de cerâmica porosa no aquecimento de soluções tem por objetivo: ASSISTENTE DE LABORATÓRIO 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 25 11. O uso de pérolas ou pedaços de vidro ou ainda de cerâmica porosa no aquecimento de soluções tem por objetivo: a) Acelerar a

Leia mais

Maria do Anjo Albuquerque

Maria do Anjo Albuquerque ispersões na atmosfera Maria do Anjo Albuquerque Atmosfera A atmosfera é uma solução gasosa de vários gases (sobretudo oxigénio, dióxido de carbono e vapor de água) dispersos em azoto (componente maioritário);

Leia mais

9 o EF. Jeosafá de P. Lima

9 o EF. Jeosafá de P. Lima 9 o EF QUÍMICA Estudo dirigido Jeosafá de P. Lima Todas 1- A combustão do gás de cozinha (gás butano) é representada pela equação química abaixo: C4H10 + 13 / 2 O2 4 CO2 + 5 H2O O número de substâncias

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Físico-Química 7ºano Prova A Nome: Ano: Turma: Nº.: Data:

Leia mais

Química B Extensivo V. 1

Química B Extensivo V. 1 Química B Extensivo V. 1 Resolva Aula 1 Aula 3 1.01) O açúcar se divide e preenche os espaços vazios existentes na água. 3.01) C 1.0) Plástico. 1.03) Acidez. Aula.01) C I Condensação II Fusão S III Ebulição

Leia mais

QUÍMICA Tipos de soluções Edson Mesquita

QUÍMICA Tipos de soluções Edson Mesquita QUÍMICA Tipos de soluções Edson Mesquita 1 Soluções Uma solução é uma mistura homogênea de substâncias puras (átomos, moléculas ou íons) na qual não há precipitação. Substância pura: substância com composição

Leia mais

- Propriedades físicas e químicas dos materiais

- Propriedades físicas e químicas dos materiais Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade COMPETÊNCIAS 4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais - Propriedades físicas e químicas dos materiais - Densidade ou massa volúmica

Leia mais

Física e Química- 10º ano Cursos Profissionais. Apontamentos módulo 2 SOLUÇÕES

Física e Química- 10º ano Cursos Profissionais. Apontamentos módulo 2 SOLUÇÕES SOLUÇÕES Composição qualitativa de soluções Uma solução é uma mistura homogénea entre duas ou mais substâncias. Uma solução distingue-se das outras dispersões pelo facto de se constituir numa única fase,

Leia mais

01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas:

01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas: 01) (USF-SP) Considerando-se as aparelhagens esquematizadas: Dessas afirmações, apenas: a) I é correta. d) I e II são corretas. b) II é correta. e) II e III são corretas. c) III é correta. 05) (UFPE-PE)

Leia mais

4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais

4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 4 O MUNDO MATERIAL 4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais - Propriedades físicas e químicas dos materiais - Densidade

Leia mais

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA

SOLUÇÃO PRATIQUE EM CASA SOLUÇÃO PC1. Incorreta. Seria pura se apresentasse apenas moléculas de água em sua composição, porém, a água potável apresenta diversos tipos de sais dissolvidos. Correta. A água do mar pode se tornar

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE QUÍMICA Nome: Nº Série: 9º EFII Data: / /2015 Professor: Gustavo/Priscila Anual I. Introdução Caro aluno, Neste ano de 2015 você não obteve o mínimo de pontos e, por isso

Leia mais

Reconhecer as vidrarias volumétricas utilizadas no preparo de soluções;

Reconhecer as vidrarias volumétricas utilizadas no preparo de soluções; AULA 5 Preparo e diluição de soluções OBJETIVOS Preparar soluções a partir de reagentes sólidos e líquidos; Fazer cálculos prévios da quantidade de reagentes sólidos ou líquidos necessários para o preparo

Leia mais

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas:

Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Gabarito: Lista Classificação de Sistemas Químicos e Separação de Misturas: Resposta da questão 1: a) Cromo (Cr), manganês (Mn), alumínio ( (A l ) ) e Ferro (Fe). b) A distribuição: 2 2 6 2 6 2 5 1s 2s

Leia mais

Tarefa 22 Professor Gustavo

Tarefa 22 Professor Gustavo 6º ano Química Tarefa 22 Professor Gustavo 01. Uma amostra de água do mar contaminada com óleo foi coletada em alto mar. Sobre os procedimentos aplicados para a separação eficiente dos componentes dessa

Leia mais

QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES. Prof a. Giselle Blois. Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação Parte 1

QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES. Prof a. Giselle Blois. Estudo da matéria: substâncias, misturas, processos de separação Parte 1 QUÍMICA SUBSTÂNCIAS E SUAS PROPRIEDADES Estudo da matéria: substâncias, misturas, Parte 1 Prof a. Giselle Blois TABELA PERIÓDICA SUBSTÂNCIA Um conjunto de átomos, com as mesmas propriedades químicas, constituem

Leia mais

mol / kg de água do mar NaCl 0,4186 MgCl 2 0,0596 Na 2 SO 4 0,02856

mol / kg de água do mar NaCl 0,4186 MgCl 2 0,0596 Na 2 SO 4 0,02856 QUESTÕES DE EXAME 5 Física e Química A Questões de provas nacionais realizadas entre 2008 e 2014 organizados por subdomínio e por secção, por ordem cronológica. Os itens estão identificados por data e

Leia mais

Avaliação Diagnóstica. Duração da Actividade: 90 minutos. G. ferrugem H. hemoglobina do sangue B. B PS (poliestireno expandido) da esferovite

Avaliação Diagnóstica. Duração da Actividade: 90 minutos. G. ferrugem H. hemoglobina do sangue B. B PS (poliestireno expandido) da esferovite Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade Química 10.º Ano - Ano Lectivo 10/11 Avaliação Diagnóstica Duração da Actividade: 90 minutos 1. A lista que se segue diz respeito a materiais diversificados que

Leia mais

DESCRITORES DO PERFIL DOS ALUNOS. Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, I) Crítico/Analítico (A, B, C, D)

DESCRITORES DO PERFIL DOS ALUNOS. Conhecedor/ sabedor/ culto/ informado (A, B, I) Crítico/Analítico (A, B, C, D) UNIDADE LETIVA ESPAÇO AE: CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E ATITUDES [Interdisciplinaridade] Universo e distâncias no Universo Descrever a organização dos corpos celestes, localizando a Terra no Universo, construindo

Leia mais

Professor: Fábio Silva SOLUÇÕES

Professor: Fábio Silva SOLUÇÕES Professor: Fábio Silva SOLUÇÕES Solvente: Substância que apresenta o mesmo estado de agregação da solução; Substância encontrada em maior quantidade. SOLUÇÃO É uma mistura homogênea de dois ou mais componentes.

Leia mais

Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I

Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Físicas e Naturais Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Físico-Química 7ºano Prova B Nome: Ano: Turma: Nº.: Data:

Leia mais

Nome dos participantes (até um máximo de 3 alunos): António Palma, Catarina Couquinha e Vasco Queiroga

Nome dos participantes (até um máximo de 3 alunos): António Palma, Catarina Couquinha e Vasco Queiroga Título do Vídeo: From sugar to ethanol Nome dos participantes (até um máximo de 3 alunos): António Palma, Catarina Couquinha e Vasco Queiroga Professor responsável: Laura Charneca Escola: Escola Secundária

Leia mais

Unidade São Judas Tadeu

Unidade São Judas Tadeu Unidade São Judas Tadeu Professor: Me. DIOGO LOPES Aluno (a): Ano: 9º Data: / / 2017. Lista de QUÍMICA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

AULA 3. Soluções: preparo e diluição. Laboratório de Química QUI OBJETIVOS

AULA 3. Soluções: preparo e diluição. Laboratório de Química QUI OBJETIVOS AULA 3 Soluções: preparo e diluição OBJETIVOS Preparar soluções a partir de reagentes sólidos e líquidos; Fazer cálculos prévios da quantidade de reagentes sólidos ou líquidos necessários para o preparo

Leia mais

1) A principal caracterís0ca de uma solução é:

1) A principal caracterís0ca de uma solução é: 1) A principal caracterís0ca de uma solução é: a) possuir sempre um líquido com outra substância dissolvida. b) ser um sistema com mais de uma fase. c) ser homogênea ou heterogênea, dependendo das condições

Leia mais

Química B Extensivo V. 2

Química B Extensivo V. 2 Química B Extensivo V. 2 Exercícios Sistema Componentes Fases Classificação Água + gelo 1 2 Heterogêneo Água + 3 cubos de gelo 1 2 Heterogêneo Açúcar + sal 2 2 Heterogêneo Areia + enxofre + sal 3 3 Heterogêneo

Leia mais

Ciências Físico-Químicas Ano Lectivo 2010/2011

Ciências Físico-Químicas Ano Lectivo 2010/2011 Ciências Físico-Químicas Ano ectivo 2010/2011 Nome 7.º Ano Turma Número Mudanças de estado físico, ponto de fusão, ponto de ebulição e concentração mássica 1. Indique, justificando, se a temperatura a

Leia mais

CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental

CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental CIÊNCIAS 9º Ano Ensino Fundamental QUÍMICA Densidade É uma propriedade específica da matéria que mede a relação entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura. No SI (Sistema

Leia mais

SISTEMAS MATERIAIS. Conceitos Fundamentais, Classificação, Purificação. Reis, Oswaldo Henrique Barolli.

SISTEMAS MATERIAIS. Conceitos Fundamentais, Classificação, Purificação. Reis, Oswaldo Henrique Barolli. SISTEMAS MATERIAIS Conceitos Fundamentais, Classificação, Purificação Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375s Sistemas materiais : conceitos fundamentais, classificação, purificação / Oswaldo Henrique Barolli.

Leia mais

As dispersões na atmosfera

As dispersões na atmosfera Sumário As dispersões na atmosfera Soluções, suspensões e coloides semelhanças e diferenças. - Efeito de Tyndall.. APSA. As dispersões na atmosfera Dispersões Dispersão É uma mistura de duas ou mais substâncias,

Leia mais

30/03/2017 Química Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE

30/03/2017 Química Licenciatura Prof. Udo Eckard Sinks SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE 1. Objetivos Aprender a preparar soluções usando balão volumétrico Reconhecer soluções diluídas, saturadas e supersaturadas Observar a termodinâmica do processo de dissolução 2.

Leia mais