CONTEXTO DENTRO DA PNPIC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTEXTO DENTRO DA PNPIC"

Transcrição

1 FITOTERAPIA

2 CONTEXTO DENTRO DA PNPIC

3

4 HISTÓRIA A Ayurveda (medicina tradicional indiana) é, talvez, mais antiga do que todas as tradições medicinais e do que a medicina tradicional chinesa. As civilizações da China e da Índia estavam florescendo e já possuíam inúmeros escritos sobre plantas medicinais, enquanto modestas culturas sofisticadas começavam a se desenvolver na Europa.

5 FITOTERAPIA O lendário imperador Shen Nung discutiu plantas medicinais em suas obras, as quais, pela medicina tradicional chinesa, foram sistematizadas e escritas entre 100 e 200 a.c. A referência mais completa sobre prescrição de ervas chinesas é a enciclopédia chinesa Modern Day, de matéria médica publicada em Essa obra lista quase medicamentos, dos quais são de origem vegetal.

6 ORIGEM Fitoterapia é o tratamento de doenças mediante o uso de plantas (Ferreira, 1999). Phyton, em grego, quer dizer planta e therapeia, tratamento. Segundo a Portaria 971, de 03/05/2006, do Ministério da Saúde, a fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pelo uso de plantas medicinais em suas diferentes formas farmacêuticas, sem a utilização de substâncias ativas isoladas, ainda que de origem vegetal. A fitoterapia constitui uma forma de terapia medicinal que vem crescendo notadamente neste começo do século XXI.

7 O OBJETIVO DA CIÊNCIA A pesquisa e o desenvolvimento de fitoterápicos por todo o mundo têm por finalidade atender as necessidades das empresas na busca de inovações levando em conta as seguintes informações: produtos modernos, renovação pela necessidade de novos lançamentos, busca de novos desenvolvimentos que atendam os requisitos legais (controle de qualidade, segurança e eficácia) e aperfeiçoamento de produtos já existentes. O estudo de campo e os dados dos laboratórios hoje permitem desenvolver terapias alternativas com bases científicas e etno-farmacológicas, validando o conhecimento popular relacionado a sistemas tradicionais de medicina.

8 POLÍTICA PÚBLICA Medicinais e Fitoterápicos, foi criado e aprovado pela Portaria Interministerial nº 2960, de 9 de dezembro de 2008, o Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, que iniciou seus trabalhos no dia 29 de setembro de Com a sua criação essa política tornou-se o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Com caráter consultivo e deliberativo, o comitê é composto por representantes do governo e da sociedade civil.

9 POLÍTICA PÚBLICA O Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos contempla todas as etapas de produção de fitoterápicos, desde o início, com as pesquisas que demonstrem evidências científicas da planta para um determinado tratamento, passando pelo cultivo, colheita, extração, produção e comercialização do produto. Por envolver também a sabedoria popular, o programa não poderia deixar de lado o conhecimento das comunidades tradicionais. No Estado de São Paulo temos também o exemplo da Lei nº 12739/07, proposta pelo deputado Rodolfo de Costa e Silva, que autorizou o Poder Executivo a criar o Programa Estadual de Fitoterápicos, Plantas Medicinais e Aromáticas.

10 RENISUS - Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse para o SUS Mil folhas Andiroba Mulungu Alho Guaçatongua Eucalipto Babosa Camomila Pitanga Alpínia, pacová Erva de santa maria Funcho Cajueiro Copaíba Soja Abacaxi Erva baleeira Garra do diabo Pau ferro Cana do brejo Jalapa Cipó cruz Sacacá Anador, chambá Losna Açafrão Folha da fortuna Carqueja Alcachofra Urtiga branca Pata de vaca Verônica Alecrim pimenta Picão preto Marupari Malva Calêndula Cavalinha Espinheira santa

11 CONTINUA... Poejo Ora pro nóbis Unha de gato Hortelã Goiaba branca Boldo baiano Guaco Romã Assa peixe Melão de Cáscara sagrada Gengibre Amora Alfavaca Coco babaçu Maracujá Abacateiro Salsa Quebra pedra Tanchagem Boldo de jardim Erva de bico Arruda Salgueiro branco Aroeira Jurubeba Arnica brasileira barbatimão Jambolão Ipê roxo Cravo de defunto Trevo dos prados

12

13 ESTRESSE

14 O que é? A primeira evidência experimental do estresse foi conduzida na Universidade McGill, no Canadá, por Hans Selye, um endocrinologista, nascido na antiga ÁustriaHungria. Esses resultados foram publicados em 1936 na revista Nature, com o termo reação de alarme. O termo stress já era usado pela física desde 1658, referindo-se à força que produz uma deformação num material. O estresse pode ser definido como um estado antecipado ou real de ameaça ao equilíbrio do organismo e a reação do mesmo, que visa restabelecer o equilíbrio através de um complexo conjunto de respostas fisiológicas e comportamentais.

15 FISIOLOGIA DO STRESS As respostas ao estresse são mediadas pelo sistema nervoso autônomo (SNA) e pelo eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA), com ações complementares através de todo o organismo. O SNA é o responsável pela resposta mais imediata à exposição ao estressor. Suas duas partes, simpático e parassimpático, provocam alterações rápidas nos estados fisiológicos através da inervação dos órgãos alvos. Por outro lado, o estresse ativa, também, o eixo HHA, que resulta na elevação dos níveis de glicocorticóides circulantes.

16

17

18 MELISSA OFICINALLIS Indicações: Calmante natural, ajuda a conciliar o sono, reduz níveis de ansiedade, combate gases, ajuda na digestão. Partes Utilizadas: Parte aérea, óleo essencial. Região: Nativa da Europa meridional (região mediterrânea) e do oeste asiático, espalhou-se pela Europa e outras regiões do mundo. Anti ansiolitico para ajudar na redução do apetite. Antes da comida tomar um xícara do chá. Não é indutora do sono e sim baixa o estresse.

19 ERYTHRINA MULUNGU Indicações: Doenças mentais (depressão, neurose, ansiedade, estresse, histeria, ataque de pânico, compulsões, etc.), sedativo para insônia, relaxamento, distúrbio do sono, hipertensão, palpitações cardíacas, abstinência de drogas/nicotina, cistite, epilepsia, tensão nervosa.

20 MULUNGU Partes Utilizadas: Raiz e casca da árvore. Região: É nativa da parte central e Nordeste do Brasil e hoje cresce na região desde São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e na floresta estacional semi decidual da Bacia do Paraná, até Tocantins e Bahia. Usar sempre a noite porque é indutor do sono. É um substituto natural dos calmantes psicotrópicos. ( valium, rivotril )

21 KAVA KAVA- Piper methysticum Indicações: Ansiedade, estresse, cansaço, distúrbios do sono, para o desejo sexual feminino (o desejo aumenta por um efeito indireto, devido ao efeito ansiolítico da kava, de acordo com um estudo australiano publicado em 2013). Partes Utilizadas: Rizomas, raízes. Região: A planta é nativa das ilhas do Pacífico Sul. Muito usada para auxilio na redução de peso.

22 OUTRAS Erva-cidreira, que tem óleos essenciais que produzem uma leve calmaria. Essa é simplesmente para quem está prestes a enfrentar uma reunião de negócios ou uma entrevista de emprego. Dá a sensação de tranquilidade na dose certa. A camomila do tipo Matricaria recutita é que tem efeito calmante. O chá precisa passar pelo processo de infusão para dar o resultado esperado. Valeriana ajuda a dormir melhor. É um calmante natural que tem propriedades vindas de suas raízes. Fitoterápico poderoso, pode ser tomado em forma de chá. ( só com prescrição médica)

23 DEPRESSÃO

24 Erva-de-são-joão: Hypericum perforatum Ela é a mais indicada no combate à depressão, inclusive é usada na produção de medicamentos. Por isso mesmo, só pode ser adquirida com receita médica. É vendida em cápsulas.

25 GRIFFONIA simplicifolia Indicações: Ajuda no tratamento de ansiedade, dor de cabeça, vômitos, depressão, fibromialgia, insônia e depressão. Além disso, também pode ser utilizada para combater a obesidade, uma vez que possui 5-HTP, uma substância que diminui o apetite por alimentos doces e gordurosos. Partes Utilizadas: Sementes Região: Encontrada na África, em países como Gana, Costa do Marfim e Togo.

26 MUCUNA PRURIENS Conhecida por melhora do humor, tonifica e fortalece o sistema nervoso. Mucuna é uma das maiores fontes naturais de um aminoácido chamado L-Dopa (Levodopa), um precursor essencial para o neurotransmissor dopamina.nutri as funções mentais, sono, memória. Usada na depressão e ansiedade Função afrodisíaca. DESCRIÇÃO: Planta proveniente da Índia, reconhecida pelas suas propriedades afrodisíacas. Estimula também a deposição de proteínas nos músculos e aumenta a força e a massa muscular. Aumenta os níveis de L-Dopa, um inibidor da somatostatina. O seu extrato é também conhecido por estimular o estado de alerta e melhorar a coordenação.

27 ANSIEDADE

28 GENCIANA Indicações: É muito eficaz nos problemas digestivos, combatendo os vermes do intestino. Combate quadros febris e dores de origem reumáticas. Gotas de tintura aliviam a má digestão nos idosos e convalescentes. Estimulam a atividade do fígado e do pâncreas e a libertação de suco gástrico que leva a um apetite mais saudável. Partes Utilizadas: Folhas, raízes. Região: Nativa das montanhas européias. Há centenas de espécies, pelo menos 20 na Europa, e algumas na China.

29 PASSIFLORA incarnata Indicações: Nervosismo (agitação nervosa), irritabilidade, estresse, distúrbios do sono (insônia), ansiedade (com palpitações cardíacas), distúrbios gastrointestinais ligados ao nervosismo. Hiperatividade em crianças. Partes Utilizadas: Partes aéreas (flores, folhas, caules). Região: A passiflora cresce na Europa e nas Américas. A origem da passiflora está no sul dos Estados Unidos ou talvez no México (sabemos que a passiflora era cultivada pelos astecas).

Indicação do uso de Fitoterápicos na Atenção Básica. Francilene Amaral da Silva Universidade Federal de Sergipe

Indicação do uso de Fitoterápicos na Atenção Básica. Francilene Amaral da Silva Universidade Federal de Sergipe Indicação do uso de Fitoterápicos na Atenção Básica Francilene Amaral da Silva Universidade Federal de Sergipe FITOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Medicina Tradicional e Complementar Alternativa no Mundo A

Leia mais

JARDIM MEDICINAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SAÚDE. Mari Gemma De La Cruz

JARDIM MEDICINAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SAÚDE. Mari Gemma De La Cruz JARDIM MEDICINAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SAÚDE Mari Gemma De La Cruz JARDIM MEDICINAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SAÚDE Mari Gemma De La Cruz Cuiabá 2008 Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de

Leia mais

Chás: natural é atóxico? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Chás: natural é atóxico? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Chás: natural é atóxico? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE História e Origem do Chá O consumo do chá é antigo, tendo relatos de que sua origem remonta há 5000 mil

Leia mais

PROGRAMA DE FITOTERAPICA E PLANTAS MEDICINAIS NO SUS

PROGRAMA DE FITOTERAPICA E PLANTAS MEDICINAIS NO SUS PROGRAMA DE FITOTERAPICA E PLANTAS MEDICINAIS NO SUS isabieski19@yahoo.com.br Cuiabá-MT/2005 Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais Apoio: Secretaria Municipal de Saúde CUIABA-MT 2005 COORDENAÇÃO

Leia mais

Chá de alecrim é bom para quê?

Chá de alecrim é bom para quê? Chá de Alecrim Chá de alecrim é bom para quê? O chá de Alecrim é consumido em larga escala, serve para muitas indicações, mil e uma utilidades. Quem mora no interior, poderá perceber que praticamente em

Leia mais

Uso de plantas medicinais: Crendice ou Ciência?

Uso de plantas medicinais: Crendice ou Ciência? Crendice X Ciência Uso de plantas medicinais: Crendice ou Ciência? Algo no que se crê, sem compromisso com a realidade. Deriva de experiências pessoais ou passada ao longo dos tempos. Sistema de adquirir

Leia mais

Projeto escolar: resgatando saberes populares sobre plantas medicinais em aulas de química

Projeto escolar: resgatando saberes populares sobre plantas medicinais em aulas de química Projeto escolar: resgatando saberes populares sobre plantas medicinais em aulas de química Autores: Ana Carolina Pereira Real Jonas de Albuquerque Barbosa Filho Vinícius Oliveira da Silva Pinto Coordenação:

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE DE FÁRMACOS VEGETAIS

CONTROLE DE QUALIDADE DE FÁRMACOS VEGETAIS 26 Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Saúde Departamento de Farmácia Laboratório de Farmacognosia Manual Prático - Farmacognosia II Márcia do Rocio Duarte Nilce Nazareno da Fonte Cid Aimbiré

Leia mais

Fitoterápicos no SUS. Arthur Chioro DMP/EPM/Unifesp

Fitoterápicos no SUS. Arthur Chioro DMP/EPM/Unifesp Fitoterápicos no SUS Arthur Chioro DMP/EPM/Unifesp Ministério da Saúde Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos Decreto

Leia mais

APRESENTAÇÃO: Henriqueta Tereza do Sacramento Médica, Coordenadora e Idealizadora do Programa Municipal de Fitoterapia de Vitória-ES

APRESENTAÇÃO: Henriqueta Tereza do Sacramento Médica, Coordenadora e Idealizadora do Programa Municipal de Fitoterapia de Vitória-ES PREFEITURA DE VITÓRIA Secretaria de Saúde PREFEITURA DE VITÓRIA Secretaria de Saúde APRESENTAÇÃO: Henriqueta Tereza do Sacramento Médica, Coordenadora e Idealizadora do Programa Municipal de Fitoterapia

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos Há 10 anos fornecendo produtos naturais com rigoroso controle de qualidade*, desde a matéria prima aos processos produtivos. Com fábrica localizada em Novo Hamburgo/RS, atende mais

Leia mais

Caracterização da amostra (confirmar identidade)

Caracterização da amostra (confirmar identidade) CONTROLE DE QUALIDADE DE DROGAS VEGETAIS Etapas da Análise Farmacognóstica caracterização da amostra pesquisa de marcadores químicos / princípios ativos pesquisa de impurezas e falsificações Caracterização

Leia mais

17/08/2018. Ansiedade e Insônia. Tratamento com Fitoterapia. Dra Glaucia de Azevedo Saad

17/08/2018. Ansiedade e Insônia. Tratamento com Fitoterapia. Dra Glaucia de Azevedo Saad Ansiedade e Insônia Tratamento com Fitoterapia Dra Glaucia de Azevedo Saad 1 Note-se e medite-se. Para mim mesmo, sou anônimo. o mais fundo de meus pensamentos não entende minhas palavras; só sabemos de

Leia mais

ANEXO I. Via de administração. Indicação Terapêutica. Dose Diária. Formas de uso. Nome popular Nome científico Parte usada. - Folhas secas: Infusão

ANEXO I. Via de administração. Indicação Terapêutica. Dose Diária. Formas de uso. Nome popular Nome científico Parte usada. - Folhas secas: Infusão ANEXO I Nome popular Nome científico Parte usada ALCA- Cynara scolymus CHOFRA L. Asteraceae Allium sativum L. ALHO Liliaceae Bulbo Aloe vera Gel mucila BABOSA (L.) Burn fi. ginoso das Liliaceae folhas

Leia mais

21 plantas medicinais e suas aplicações Se cuidando na vigília para dormir melhor. Acesse:

21 plantas medicinais e suas aplicações Se cuidando na vigília para dormir melhor. Acesse: 21 plantas medicinais e suas aplicações Se cuidando na vigília para dormir melhor Acesse: www.dormiresonhar.com Terapia vegetal Uso de plantas medicinais é uma tradição milenar bastante difundida no Brasil

Leia mais

EMBALAGEM. MODO DE PREPARAÇÃO (1 LITRO) Folhas de Alecrim. Saco com fecho ZIP

EMBALAGEM. MODO DE PREPARAÇÃO (1 LITRO) Folhas de Alecrim. Saco com fecho ZIP INFUSÕES EM SACO INFUSÃO DE ALECRIM Folhas de Alecrim 8 a 10 minutos em água acabada de ferver. Rosmarinus officinalis Anorexia, digestão lenta e flatulência. INFUSÃO DE CIDREIRA Planta de Cidreira Melissa

Leia mais

FITOTERAPIA A BASE DE CHÁS

FITOTERAPIA A BASE DE CHÁS ITINERANTE PELOTAS FITOTERAPIA A BASE DE CHÁS Profa.Dra. Juliana Gonçalves 04/04/2019 Melhor ser privado de alimento por três dias, do que de chá por um. Provérbio Chinês CHÁ SÃO CONSIDERADOS

Leia mais

Prefeitura de Londrina Pr. Secretaria Municipal de Saúde PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES. Diretoria de Planejamento e Gestão em Saúde

Prefeitura de Londrina Pr. Secretaria Municipal de Saúde PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES. Diretoria de Planejamento e Gestão em Saúde Prefeitura de Londrina Pr. Secretaria Municipal de Saúde PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES Diretoria de Planejamento e Gestão em Saúde REGIÃO METROPOLITANA Zona Urbana de Londrina 53 UBS s; 502.000

Leia mais

Núcleo de Farmácia Viva

Núcleo de Farmácia Viva Núcleo de Farmácia Viva Brasília-DF A FARMÁCIA VIVA NO ÂMBITO O SUS-DF Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal Nilton L. Netto Junior; Farm. M.Sc. OFICIALIZAÇÃO DA FITOTERAPIA NA SES-DF (25 ANOS)

Leia mais

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte.

Proporcionam alívio que conduz à ansiedade até hipnose, anestesia, coma e morte. Medicamentos capazes de diminuir a actividade do cérebro, principalmente quando ele está num estado de excitação acima do normal, causando deste modo sonolência ou até inconsciência. Analgésico - Sedativo

Leia mais

Diêgo Luan Gomes de Lima (1); José Diego de Melo; Ana Paula Freitas da Silva (4).

Diêgo Luan Gomes de Lima (1); José Diego de Melo; Ana Paula Freitas da Silva (4). Levantamento Etnofarmacológico de Plantas medicinais utilizadas pela comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco-Centro Acadêmico do Agreste. Diêgo Luan Gomes de Lima (1); José Diego de

Leia mais

(Atenção, esses produtos só devem ser receitados por seu médico, o mal uso desses produtos podem causar diversos males a sua saúde.

(Atenção, esses produtos só devem ser receitados por seu médico, o mal uso desses produtos podem causar diversos males a sua saúde. (Atenção, esses produtos só devem ser receitados por seu médico, o mal uso desses produtos podem causar diversos males a sua saúde.) ABCESSOS : Malva, Bardana, Jurubeba, Calêndula, Unha de Gato. ABUSO

Leia mais

- CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS -

- CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS - - CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). PLANTAS

Leia mais

RECOMENDAÇÕES TERAPÊUTICAS DE CINCO PLANTAS AUTORIZADAS PELO SUS

RECOMENDAÇÕES TERAPÊUTICAS DE CINCO PLANTAS AUTORIZADAS PELO SUS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL RECOMENDAÇÕES TERAPÊUTICAS DE CINCO PLANTAS AUTORIZADAS PELO SUS Douglas Duarte Robre ¹, Homero Scalon Filho ² ¹ Acadêmico do Curso de Enfermagem da UEMS - Universidade

Leia mais

DIÁLOGO COM IDOSOS DE LAGOA SECA/PB SOBRE OS USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA PROBLEMAS DE SAÚDE CRÔNICOS

DIÁLOGO COM IDOSOS DE LAGOA SECA/PB SOBRE OS USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA PROBLEMAS DE SAÚDE CRÔNICOS DIÁLOGO COM IDOSOS DE LAGOA SECA/PB SOBRE OS USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA PROBLEMAS DE SAÚDE CRÔNICOS Ana Carolina Bezerra; Luana da Silva Bezerra; Alfredo Rosas de Lima Junior; Kaline Ligia do Nascimento;

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS POR MULHERES INTEGRANTES DE UM GRUPO DE IDOSOS NO BAIRRO DO JARDIM QUARENTA EM CAMPINA GRANDE/PB.

UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS POR MULHERES INTEGRANTES DE UM GRUPO DE IDOSOS NO BAIRRO DO JARDIM QUARENTA EM CAMPINA GRANDE/PB. UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS POR MULHERES INTEGRANTES DE UM GRUPO DE IDOSOS NO BAIRRO DO JARDIM QUARENTA EM CAMPINA GRANDE/PB. Patrícia Regina Cardoso de Almeida, Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

Os remédios naturais servem apenas para um alívio imediato. A enxaqueca é um problema que deve ser acompanhado de perto por um profissional da área.

Os remédios naturais servem apenas para um alívio imediato. A enxaqueca é um problema que deve ser acompanhado de perto por um profissional da área. A enxaqueca é uma dor de cabeça que se manifesta apenas de um lado e que pode causar fortes náuseas, fotofobia e sensibilidade ao cheiro e barulho. A doença geralmente é causada por predisposição genética,

Leia mais

Fitoterapia e a prática do Nutricionista. Nutricionista Jacira Santos CRN-2 0091

Fitoterapia e a prática do Nutricionista. Nutricionista Jacira Santos CRN-2 0091 Fitoterapia e a prática do Nutricionista Nutricionista Jacira Santos CRN-2 0091 Nutrição Clínica Anos 70 Dietoterapia Hospitalar Anos 80 Dietoterapia em Consultório Anos 90 Fitoquímicos isolados e fitoterápicos

Leia mais

Isabel Piatti

Isabel Piatti Isabel Piatti isabel@buonavita.com.br LIFE-BREATH MASSAGE Bem estar e qualidade de vida. Diminui estresse e potencializa resultados Isabel Piatti isabel@buonavita.com.br DEFINIÇÃO DE ESTRESSE Estresse

Leia mais

PROGRAMA MUNICIPAL DE FITOTERAPIA DE LONDRINA

PROGRAMA MUNICIPAL DE FITOTERAPIA DE LONDRINA PROGRAMA MUNICIPAL DE FITOTERAPIA DE LONDRINA RUI C. DINIZ SÔNIA HUTUL MEDIANEIRA MAIO DE 2.011 FITOTERAPIA SAÚDE, SEGUNDO A OMS: «estado de completo bem-estar estar físico, f mental e social»,, não consistindo

Leia mais

PLANTAS MEDICINAIS DA RENISUS DE OCORRÊNCIA NA AMAZÔNIA

PLANTAS MEDICINAIS DA RENISUS DE OCORRÊNCIA NA AMAZÔNIA PLANTAS MEDICINAIS DA RENISUS DE OCORRÊNCIA NA AMAZÔNIA Gabriela de Jesus Moraes Carvalho Correa 1, Priscila Castro de Melo 2, Fernanda Ilkiu- Borges 3, Silvane Tavares Rodrigues 4 1 Estudante de Engenharia

Leia mais

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos.

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. www.lavertuan.com.br Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Cada vez mais as pessoas buscam diferentes formas

Leia mais

Prescrição Farmacêutica na Fitoterapia Dra. Cristiane Loiva Reichert

Prescrição Farmacêutica na Fitoterapia Dra. Cristiane Loiva Reichert Prescrição Farmacêutica na Fitoterapia Dra. Cristiane Loiva Reichert Farmacêutica - UNIPAR M.Sc. Farmacologia - Produtos Naturais - UFSC Dr. Ciências Farmacêuticas Química e Farmacologia de Produtos Naturais

Leia mais

Faça você mesmo uma ESPIRAL DE ERVAS www.sustentavelnapratica.net Elaborado por Andrea Zimmermann Fotos: Andrea Zimmermann Características: A espiral de ervas é um canteiro para produção de ervas em pequenos

Leia mais

Projeto Farmácia Natural Tenda da Saúde

Projeto Farmácia Natural Tenda da Saúde Projeto Farmácia Natural Tenda da Saúde Coordenadora Técnica Priscilla Cardoso Jorge Naturóloga Coordenadora Financeira Aline Carla Sant Anna Secretaria de Saúde Balneário Piçarras/SC Farmácia Natural

Leia mais

PLANTAS MEDICINAIS E TRANSTORNOS DE ANSIEDADE: UM OLHAR NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES

PLANTAS MEDICINAIS E TRANSTORNOS DE ANSIEDADE: UM OLHAR NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES PLANTAS MEDICINAIS E TRANSTORNOS DE ANSIEDADE: UM OLHAR NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES Renata A. C. Barbosa Campos; Andresa Ventura Marques (Centro Universitário

Leia mais

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017

AFFRON 30 cápsulas 13/11/2017 13/11/2017 Ingredientes: Affron (Extrato seco de Açafrão com 3,5% de Lepticrosalides) Vitamina B6 Cobre Affron 100% Açafrão (Crocus sativus L.) geneticamente certificado Extrato com elevado teor de componentes

Leia mais

Receitas Especiais Para Queimar Gordura.

Receitas Especiais Para Queimar Gordura. Receitas Especiais Para Queimar Gordura. Benefícios dos Sucos Detox Suco Detox de Couve e Limão Suco de banana e mamão Suco de Melancia e Aipo Suco de Couve e Cenoura Suco Desintoxicante Suco Anti Toxinas

Leia mais

BEBIDAS AMIGAS. Aqui você encontra algumas opções interessantes!

BEBIDAS AMIGAS. Aqui você encontra algumas opções interessantes! As Bebidas Amigas são opções saborosas que podem ser utilizadas para matar a sua sede e deixar o seu dia mais refrescante. Elas podem ser consumidas a vontade e você pode usar a criatividade para brincar

Leia mais

Como a Meditação Ajuda na Remissão da Ansiedade, Depressão, Pânico

Como a Meditação Ajuda na Remissão da Ansiedade, Depressão, Pânico Como a Meditação Ajuda na Remissão da Ansiedade, Depressão, Pânico Palestra Realizada por Angela Lins SVM em Brasilia, Junho 2014 ESTRESSE O estresse pode ser causado por qualquer situação ou sensação

Leia mais

PLANTAS MEDICINAIS. Cacheteira

PLANTAS MEDICINAIS. Cacheteira PLANTAS MEDICINAIS Cacheteira 1. Dados Gerais Sapucaia do Sul é um município da região metropolitana de Porto Alegre. Possui uma zona rural de vinte e três quilômetros quadrados e possui uma rica mata

Leia mais

10 anos de Agenda Cultural. Vila Flor agenda cultural Janeiro Fevereiro Março Abril 2013

10 anos de Agenda Cultural. Vila Flor agenda cultural Janeiro Fevereiro Março Abril 2013 10 anos de Agenda Cultural Vila Flor agenda cultural Janeiro Fevereiro Março Abril 2013 Barbas de milho_poderoso diurético, regula as funções dos rins e da bexiga removendo areias e pedras. O chá dos cabelos

Leia mais

50 SUCOS DETOX E FUNCIONAIS

50 SUCOS DETOX E FUNCIONAIS 50 SUCOS DETOX E FUNCIONAIS UMA DOSE EXTRA DE SAÚDE POR SABRINA RAVAGNANI DETOX Nosso corpo está naturalmente preparado para desenvolver sua própria desintoxicação. Mas muitas vezes a quantidade de substâncias

Leia mais

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas

Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Os Benefícios da Atividade Física no Tratamento do Transtorno no Uso de Drogas Fisioterapeuta Jussara Lontra Centro de Estudos Expressão genérica que pode ser definida como qualquer movimento corporal,

Leia mais

O PLANTIO DE ALGUMAS ESPÉCIES DE PLANTAS MEDICINAIS NA EMEF STÉLIO MACHADO LOUREIRO, BEBEDOURO-SP.

O PLANTIO DE ALGUMAS ESPÉCIES DE PLANTAS MEDICINAIS NA EMEF STÉLIO MACHADO LOUREIRO, BEBEDOURO-SP. O PLANTIO DE ALGUMAS ESPÉCIES DE PLANTAS MEDICINAIS NA EMEF STÉLIO MACHADO LOUREIRO, BEBEDOURO-SP. SOUZA, C.M.R. de 2 ; SOARES, E. F. 2, FERREIRA, L. A. M. 2 ; RAMOS, M. H. C. 2 ; LIMA, M. A. de 2 ; MIRANDA,

Leia mais

Colégio Estadual Herbert de Souza. Investigando o uso de plantas medicinais

Colégio Estadual Herbert de Souza. Investigando o uso de plantas medicinais Colégio Estadual Herbert de Souza Investigando o uso de plantas medicinais Investigando o uso de plantas medicinais Orientadoras: Fátima Gomes e Sandra Fructuoso Bolsistas: Ana Carolina P. Real Fernanda

Leia mais

E-BOOK EXCLUSIVO. práticas para viver. de forma PLENA com a AROMATERAPIA

E-BOOK EXCLUSIVO. práticas para viver. de forma PLENA com a AROMATERAPIA E-BOOK EXCLUSIVO 6 práticas para viver de forma PLENA com a AROMATERAPIA N Ne este material você irá aprender dicas valiosas e formas corretas de utilização dos óleos essenciais para viver de forma mais

Leia mais

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos

Ansiedade Generalizada. Sintomas e Tratamentos Ansiedade Generalizada Sintomas e Tratamentos Sumário 1 Ansiedade e Medo ------------------------------------ 03 2 Transtorno de ansiedade generalizada----------06 3 Sintomas e Diagnóstico-------------------------------08

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA SECR. DE DESENV. REGIONAL DE CONCÓRDIA MUNICÍPIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO

ESTADO DE SANTA CATARINA SECR. DE DESENV. REGIONAL DE CONCÓRDIA MUNICÍPIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO ESTADO DE SANTA CATARINA SECR. DE DESENV. REGIONAL DE CONCÓRDIA MUNICÍPIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO NASF de Presidente Castello Branco/SC: uma experiência de apoio matricial, trabalho interdisciplinar,

Leia mais

Jaísia Lima de Medeiros (1)

Jaísia Lima de Medeiros (1) UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E DA FITOTERAPIA EM COMUNIDADES ASSISTIDAS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Jaísia Lima de Medeiros (1) Nutricionista graduada

Leia mais

Relatório. Local: Templo de Umbanda Tenda de Oxossy, Aveiro. Data: quarta-feira, 11 de outubro de Hora: 20h00 às 22H00. Sessão: Desenvolvimento

Relatório. Local: Templo de Umbanda Tenda de Oxossy, Aveiro. Data: quarta-feira, 11 de outubro de Hora: 20h00 às 22H00. Sessão: Desenvolvimento Relatório Local: Templo de Umbanda Tenda de Oxossy, Aveiro Data: quarta-feira, 11 de outubro de 2017 Hora: 20h00 às 22H00 Sessão: Desenvolvimento Presenças: Bàbálòrìsà Ifálékè, Iyálòrìsá Ifábóri Yemojatoba

Leia mais

Michael Zanchet Psicólogo Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa

Michael Zanchet Psicólogo Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa Entendendo e Gerenciando o Estresse Michael Zanchet Psicólogo Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa ORIGEM 1936 pelo médico Hans Selye na revista científica Nature. MODELO COGNITIVO DO ESTRESSE AMBIENTE

Leia mais

LInha mesa / Culinária

LInha mesa / Culinária LInha mesa / Culinária Mel silvestre Oriundo de variadas flores silvestres e com um paladar muito doce e agradável, age em benefício do equilíbrio biológico, sistema nervoso e vias respiratórias. Sugestão

Leia mais

FENO GREGO EXTRATO SECO

FENO GREGO EXTRATO SECO FENO GREGO EXTRATO SECO Fenugreek DESCRIÇÃO Fenugreek (trigonella foenum-graecum), em tradução livre feno-grego, é uma erva nativa do sul da Europa e da Ásia, mais conhecido como alfarva. Uma das mais

Leia mais

OS BENEFÍCOS DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DO HOMEM

OS BENEFÍCOS DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DO HOMEM OS BENEFÍCOS DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DO HOMEM ANA GABRIELE NOVO LOPES 1 ; EDINANDO SANTANA BATISTA 1 ; LETÍCIA HAGATA ANTUNES 1 ; MYLENA OLIVEIRA DIAS GONÇALVES 1 ; VLADIMIR ARAUJO DA SILVA 2 Resumo Objetivo:

Leia mais

Stephen Kirschenmann - Fotolia.com

Stephen Kirschenmann - Fotolia.com Stephen Kirschenmann - Fotolia.com Índice Introdução... 01 Explicações dos símbolos... 03 01 Alecrim... 04 02 Alho... 07 03 Anador (chambá)... 10 04 Arruda... 12 05 Babosa (aloe)... 14 06 Bardana... 16

Leia mais

OXUMARÊ O ORIXÁ DA RENOVAÇÃO

OXUMARÊ O ORIXÁ DA RENOVAÇÃO OXUMARÊ O ORIXÁ DA RENOVAÇÃO COR AMARELO E PRETO (OU VERDE) OU TODAS AS CORES DO ARCO ÍRIS (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, índigo e violeta) Oxumarê e o arco-íris Oxumarê e Oxum Arco-íris

Leia mais

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS Luana Martins de Sousa Jennifer de Morais Alves Kildery Marques de Abrantes Heloísa Mara Batista Fernandes. Faculdade Santa Maria e-mail: luana-marttins@hotmail.com

Leia mais

9 Chás Com Propriedades medicinais Para Controle Das Dores

9 Chás Com Propriedades medicinais Para Controle Das Dores 1 9 Chás Com Propriedades medicinais Para Controle Das Dores Seja bem vinda(o) ao E-book com 9 chás incríveis e poderosos para quem sofre com dores nas articulações. Espero que goste desses 9 chás e tire

Leia mais

Fitoterapia. Atuação do Nutricionista em

Fitoterapia. Atuação do Nutricionista em Fitoterapia Atuação do Nutricionista em TODO NUTRICIONISTA PODE PRESCREVER Método de tratamento caracterizado pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes preparações, sem a utilização de substâncias

Leia mais

CONHECIMENTOS POPULARES DE IDOSOS SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS

CONHECIMENTOS POPULARES DE IDOSOS SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS CONHECIMENTOS POPULARES DE IDOSOS SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS Paolla Jessica da Cunha (1); John Lennon Araujo Lucena (1); Raquel Moreira de Lima (2); Ellen Tatiana Santos de Andrade (3); Saulo Rios

Leia mais

Olá, seja bem-vindo ao GUIA - CHÁS FITOTERÁPICOS!

Olá, seja bem-vindo ao GUIA - CHÁS FITOTERÁPICOS! 1 2 Olá, seja bem-vindo ao GUIA - CHÁS FITOTERÁPICOS! sou o Dr Rafael Freitas e estou aqui mais uma vez para te apresentar este guia, com receitas especiais de CHÁS FITOTERÁPICOS! Dr Rafael Freitas DOUTOR

Leia mais

Aromaterapia Dicas e Receitas

Aromaterapia Dicas e Receitas Aromaterapia Dicas e Receitas Aromaterapia Dicas e Receitas Fabiane Soares A aromaterapia é um tratamento natural à base de óleos extraídos de plantas, com a finalidade de promover o bem estar geral do

Leia mais

Linha 10 sachês. Ervas e Frutas

Linha 10 sachês. Ervas e Frutas Linha 10 sachês Ervas e Frutas Amarelo Antioxidante, tem um processamento similar ao do chá verde, porém, o modo de secagem das folhas é mais lento. O que proporciona um sabor mais suave do que o chá verde.

Leia mais

FARMACOGNOSIA 1ª PROVA: 04 de maio (T1)

FARMACOGNOSIA 1ª PROVA: 04 de maio (T1) FARMACOBOTÂNICA FBF 0343 http://www.youtube.com/watch?v=mn_ah6drfpe Política nacional de plantas medicinais (2006) programa de PLANTAS MEDICINAIS (2008) Profas: Edna T. M. Kato; Dominique C. H. Fischer.

Leia mais

Entenda sua ansiedade. Novembro

Entenda sua ansiedade. Novembro Entenda sua ansiedade Novembro 2016 http://mizuji.com Por que "entender ansiedade"? Palavra da moda Mais popular que "estresse" A importância de entender o que é ansiedade ansiedade não é "o" problema

Leia mais

Drogas que afetam o sistema nervoso. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente

Drogas que afetam o sistema nervoso. Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente Drogas que afetam o sistema nervoso Disciplina Farmacologia Profª Janaína Santos Valente O cérebro e a medula espinhal compõe o sistema nervoso central. Cada nervo do sistema nervoso é composto por uma

Leia mais

CHÁS E INFUSÕES TRATAMENTOS DE SAÚDE POR MEIO DAS CHÁS QUE CURAM DICAS PARA O PREPARO CORRETO DE CHÁS E INFUSÕES

CHÁS E INFUSÕES TRATAMENTOS DE SAÚDE POR MEIO DAS CHÁS QUE CURAM DICAS PARA O PREPARO CORRETO DE CHÁS E INFUSÕES CHÁS QUE CURAM CHÁS E INFUSÕES RECEITA SEM SEGREDOS TRATAMENTOS DE SAÚDE POR MEIO DAS ERVAS E PLANTAS DICAS PARA O PREPARO CORRETO DE CHÁS E INFUSÕES RECOMENDAÇÕES NO USO DOS CHÁS E INFUSÕES: Lave em água

Leia mais

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO

DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO DISTÚRBIO DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO A cada dia, escutamos essas três palavras com mais frequência. De fato, hoje em dia esses são os três transtornos psicológicos mais habituais. O estresse, a depressão

Leia mais

PLANTAS MEDICINAIS na RENAME-2012 e RENISUS Lenir Cardoso Porfirio Centro de Ciências Agrárias da UFES Agosto 2012

PLANTAS MEDICINAIS na RENAME-2012 e RENISUS Lenir Cardoso Porfirio Centro de Ciências Agrárias da UFES Agosto 2012 PLANTAS MEDICINAIS na RENAME-2012 e RENISUS-2010 Lenir Cardoso Porfirio Centro de Ciências Agrárias da UFES Agosto 2012 Fundamentada na Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Brasília

Leia mais

RITMONEURAN RTM Passiflora incarnata MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

RITMONEURAN RTM Passiflora incarnata MEDICAMENTO FITOTERÁPICO RITMONEURAN RTM Passiflora incarnata MEDICAMENTO FITOTERÁPICO IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nomenclatura botânica oficial: Passiflora incarnata L. Nomenclatura popular: Passiflora, Flor da paixão, Maracujá.

Leia mais

1. Trata dores de cabeça

1. Trata dores de cabeça Uma das mais importantes técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, a acupuntura foi introduzida no Brasil há mais de 40 anos. Considerada como terapia complementar, desde 1995 é também reconhecida como

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN VI Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Leia mais

- Capsicum annum L Risco: X Preparação: pomada Indicação: antinevrálgico pós herpético Gravidez: potencial efeito urotônico

- Capsicum annum L Risco: X Preparação: pomada Indicação: antinevrálgico pós herpético Gravidez: potencial efeito urotônico Boldo do Chile - Peumus boldo Partes utilizadas: Folhas Indicações: Colagogo, Colaretico e Dispepsia Posologia: 2 a 5 mg alcaloides totais expressos em boldina Extrato e Tinturas 400 mg dia 0,1 a 0,15%

Leia mais

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg

UP! A-Z Force Homme. Informação Nutricional. Suplemento vitamínico e mineral de A a Z 60 cápsulas de 500mg UP! A-Z Force Homme Suplemento vitamínico e mineral de A a Z Suplemento vitamínico e mineral em cápsulas desenvolvido para atender as particularidades nutricionais do homem, a fim de potencializar a fisiologia

Leia mais

005 - IDENTIFICAÇÃO E USO DA ESPINHEIRA-SANTA

005 - IDENTIFICAÇÃO E USO DA ESPINHEIRA-SANTA Uso e Conservacao dos Recursos Naturais Monferrer 005 - IDENTIFICAÇÃO E USO DA ESPINHEIRA-SANTA (Maytenus Ilicifolia Mart. ex Reiss.) EM QUATRO COMUNIDADES DA UCPEL NO RIO GRANDE DO SUL: PELOTAS; PIRATINI;

Leia mais

CHÁS QUE CURAM. Acabe Com As Dores E Alivie Os Sintomas Com O Poder Dos Chás

CHÁS QUE CURAM. Acabe Com As Dores E Alivie Os Sintomas Com O Poder Dos Chás 1 CHÁS QUE CURAM Acabe Com As Dores E Alivie Os Sintomas Com O Poder Dos Chás Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desse livro pode ser utilizada, reproduzida, copiada, transcrita ou mesmo transmitida

Leia mais

Patologia do Sono no Idoso: o que fazer? Prof. Doutor Mário Simões

Patologia do Sono no Idoso: o que fazer? Prof. Doutor Mário Simões Patologia do Sono no Idoso: o que fazer? Prof. Doutor Mário Simões O sono Definição O Sono é um fenómeno cíclico, caracterizado por uma alteração reversível do estado de consciência e da reactividade a

Leia mais

Luan Matheus Cassimiro;Romildo Lima Souza; Raphael de Andrade Braga; José Adeildo de Lima Filho

Luan Matheus Cassimiro;Romildo Lima Souza; Raphael de Andrade Braga; José Adeildo de Lima Filho PESQUISA ETNOBOTÂNICA DE PLANTAS MEDICINAIS COMO INSTRUMENTO DE DIFUSÃO DA FITOTERAPIA: CONHECIMENTO DE ALGUNS MORADORES DO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO MIGUEL-PB Luan Matheus Cassimiro;Romildo Lima Souza;

Leia mais

7 SUCOS PARA AUMENTAR A SUA LIBIDO GUIA PRÁTICO PASSO A PASSO RECEITAS 100% NATURAIS

7 SUCOS PARA AUMENTAR A SUA LIBIDO GUIA PRÁTICO PASSO A PASSO RECEITAS 100% NATURAIS 7 SUCOS PARA AUMENTAR GUIA PRÁTICO PASSO A PASSO RECEITAS 100% NATURAIS Introdução Devido ao estresse, depressão, entre outros fatores, muitas pessoas sentem que sua vida sexual não é totalmente satisfatória.

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIII Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

AULA 7 BENZODIAZEPÍNICOS E HIPNÓTICOS FARMACOTERAPIA DOS DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS. Prof. Márcio Batista

AULA 7 BENZODIAZEPÍNICOS E HIPNÓTICOS FARMACOTERAPIA DOS DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS. Prof. Márcio Batista AULA 7 FARMACOTERAPIA DOS DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS BENZODIAZEPÍNICOS E HIPNÓTICOS Prof. Márcio Batista INTRODUÇÃO USO RACIONAL: Brasil é o 9º país do mundo em consumo per capita de medicamentos. Brasil

Leia mais

ESTRESSE E OS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS

ESTRESSE E OS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS ESTRESSE E OS TRANSTORNOS PSICOSSOMÁTICOS emocionais eram acompanhadas por Os transtornos psicossomáticos receberam mais ênfase quando percebeu-se que as respostas manifestações fisiológicas. Durante muito

Leia mais

Óleos Essenciais naturalmente puros, consciência ecológica e procedência garantida.

Óleos Essenciais naturalmente puros, consciência ecológica e procedência garantida. Óleos Essenciais naturalmente puros, consciência ecológica e procedência garantida. A Tunupa é uma empresa brasileira, que produz e comercializa óleos essenciais. Nossa linha de produtos é composta por

Leia mais

Deivid Soares 5 ANO B. U.M.E professor Mário de Almeida Alcântara

Deivid Soares 5 ANO B. U.M.E professor Mário de Almeida Alcântara Deivid Soares 5 ANO B U.M.E professor Mário de Almeida Alcântara Sumário: 1. História do Chá 2. Chá de Hortelã 3. Chá de Camomila 4. Chá de Boldo 5. Chá Preto 6. Chá de Gengibre Um Caso que deu Chá Reza

Leia mais

Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química

Insônia leva à busca de medicamentos tarja-preta, como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química Insônia leva à busca de "medicamentos tarja-preta", como os benzodiazepínicos, que, a longo prazo, podem causar dependência química A situação é cada vez mais comum. Uma pessoa tem dificuldade para dormir,

Leia mais

Estudos.

Estudos. Estudos http://aformulabr.com.br/qrcode/fmfitoterapicosafv01.pdf FORMULAÇÕES MAGISTRAIS FITOTERÁPICOS DESCRIÇÃO São produtos com fins medicinais que contêm derivado ativo obtido das partes aéreas ou subterrâneas

Leia mais

Unidade IV Os seres vivos e o meio ambiente.

Unidade IV Os seres vivos e o meio ambiente. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade IV Os seres vivos e o meio ambiente. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL

Leia mais

Escola Profissional e Artística da Marinha Grande

Escola Profissional e Artística da Marinha Grande Escola Profissional e Artística da Marinha Grande Prova de Aptidão Profissional Curso Técnico de Restauração Variante Restaurante - Bar 2009-2012 CHÁS E INFUSÕES Prova de Aptidão Profissional do Aluno

Leia mais

Licenciatura em ciências biológicas. Botânica II. Verônica R. Albuquerque Eliane C. S. Fernandes

Licenciatura em ciências biológicas. Botânica II. Verônica R. Albuquerque Eliane C. S. Fernandes Licenciatura em ciências biológicas Botânica II Mª do Carmo da Silva Souza Verônica R. Albuquerque Eliane C. S. Fernandes Plantas medicinais da flora Andiroba Cavalinha Anador Sapucainha Catuaba Angelicó

Leia mais

A Alquimia Aromática. Nos Ciclos Femininos

A Alquimia Aromática. Nos Ciclos Femininos A Alquimia Aromática Nos Ciclos Femininos Como uma forma de promover a reconexão do corpo feminino com os saberes da Natureza, este livro traz informações básicas a respeito do universo da Aromaterapia

Leia mais

Todos os animais têm direito a vida

Todos os animais têm direito a vida Todos os animais têm direito a vida Estresse em animais Conceitos básicos Estresse (stress) Conjunto de respostas fisiológicas e comportamentais que são necessárias para a adaptação do indivíduo a novas

Leia mais

Domesticação E Cultivo. Plantas Medicinais e Fitoterapia

Domesticação E Cultivo. Plantas Medicinais e Fitoterapia Domesticação E Cultivo Plantas Medicinais e Fitoterapia A domesticação de espécies silvestres é um compromisso com a preservação da biodiversidade regional, com a saúde do ser humano e com a estabilidade

Leia mais

ESTRESSE EMBASAMENTO FISIOLÓGICO E RELAÇÕES COM A PRODUÇÃO ANIMAL

ESTRESSE EMBASAMENTO FISIOLÓGICO E RELAÇÕES COM A PRODUÇÃO ANIMAL ESTRESSE EMBASAMENTO FISIOLÓGICO E RELAÇÕES COM A PRODUÇÃO ANIMAL Definição de homeostase Se entende como a manutenção do equilíbrio do meio interno do organismo, se dá por meio de uma série de sistemas

Leia mais

Dietas de chás para emagrecer

Dietas de chás para emagrecer Dietas de chás para emagrecer Chás para emagrecer, para detonar a gordura,combater a celulite, acabar com a gordurinha da barriga. Chás para emagrecer, este artigo você ira encontrar as melhores dicas

Leia mais

As mulheres e o cuidado: as plantas medicinais na vida rural The womenandthecare: medicinal plants in rural life

As mulheres e o cuidado: as plantas medicinais na vida rural The womenandthecare: medicinal plants in rural life As mulheres e o cuidado: as plantas medicinais na vida rural The womenandthecare: medicinal plants in rural life SILVA, Isabel Cristina Lourenço¹, MAZZARO, Bruna Roque² ¹Universidade Federal de Santa Maria,

Leia mais

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1

Mente Sã Corpo São! Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Abanar o Esqueleto - Os factores que influenciam as doenças osteoarticulares. Workshop 1 Mente Sã Corpo São! Unidade de Cuidados na Comunidade Centro de Saúde de Alfândega da Fé Elaborado por: Rosa Correia

Leia mais

PUR TERRO INFUSION SELECTION INFUSÕES PRODUTO NATURAL PORTUGAL

PUR TERRO INFUSION SELECTION INFUSÕES PRODUTO NATURAL PORTUGAL PUR TERRO IR INFUSION SELECTION INFUSÕES PRODUTO NATURAL PORTUGAL Soalheiro está ligado, há mais de 40 anos, à produção de vinho Alvarinho sempre com o foco da biodiversidade e sustentabilidade ambiental.

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DA COMUNIDADE

A IMPORTÂNCIA DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DA COMUNIDADE A IMPORTÂNCIA DA FITOTERAPIA NA SAÚDE DA COMUNIDADE VIEIRA 1, Alysson Emmanuel Neves Rodrigues FARIAS 2, Déborah Nóbrega de MACEDO 3, Morgana Neves RESUMO O projeto Quintais de Saúde está sendo desenvolvido

Leia mais