ENADE / O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação.

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENADE / O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação."

Transcrição

1 ENADE / 2011 O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação.

2 ENADE É um instrumento de avaliação, cujos resultados produzirão dados para o debate e mudanças. Construir referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte das coordenações, professores e Pró-Reitoria Acadêmica.

3 APRESENTAÇÃO Objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

4 INFORMAÇÕES GERAIS Em 2011, o Enade será realizado no dia 6 de novembro, quando serão avaliados os estudantes dos cursos que: conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; conferem diploma de bacharel ou licenciatura em Biologia, Computação, Filosofia, Geografia, Letras; conferem diploma de licenciatura em Pedagogia, Educação Física; e conferem diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

5 INFORMAÇÕES GERAIS Será inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

6 INFORMAÇÕES GERAIS De acordo com a legislação vigente ficam dispensados do Enade 2011, inclusive do processo de inscrição, os estudantes: de cursos não descritos no artigo 1º da Portaria Normativa nº. 8, de 15/04/2011; que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2011 e; estiverem, na data da prova, oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, em instituição conveniada com a instituição de educação superior (IES) de origem do estudante.

7 INFORMAÇÕES GERAIS Ficam dispensados da participação na prova a ser aplicada em 06 de novembro de 2011, cuja inscrição deverá ser realizada pela própria IES, os estudantes: ingressantes de cursos avaliados pelo Enade 2011; e ingressantes e concluintes em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores.

8 INFORMAÇÕES GERAIS I -Avaliação das IES Objetivo: identificar o perfil da instituição, sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando diferentes dimensões institucionais. II - Avaliação dos cursos de graduação Objetivo: identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

9 DATA ASSUNTO - CRONOGRAMA COMPETÊNCIA 18/07/2011 Início do processo de inscrição de estudantes habilitados ao Enade /08/2011 Encerramento do processo de inscrição de estudantes habilitados ao Enade /08/2011 Início da remessa do Cartão de Informação do estudante. Inep IES IES 22/08/2011 Início do período de divulgação pública da lista de estudantes inscritos pela IES 22/08/2011 Início do período para solicitação de retificação ou inscrição intempestiva de estudantes habilitados ao Enade /08/2011 Encerramento do período de divulgação pública da lista de estudantes inscritos pela IES 31/08/2011 Encerramento do período para solicitação de retificação ou inscrição intempestiva de estudantes habilitados ao Enade /09/2011 Divulgação eletrônica da lista dos estudantes inscritos e obrigados a participação no Enade Inep IES Inep IES Inep 07/10/2011 Início do período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova. 06/11/2011 Término do período para reposta eletrônica ao Questionário do Estudante e consulta ao local de prova. 06/11/2011 Aplicação das provas do Enade 2011 Inep Estudante Estudante

10 DATA ASSUNTO - CRONOGRAMA COMPETÊNCIA 07/11/2011 Início do período para resposta eletrônica ao questionário do Coordenador de Curso. 21/11/2011 Término do período para resposta eletrônica ao questionário do Coordenador de Curso. 06/12/2011 Previsão de divulgação de Relação de Estudantes em Situação Regular ao Enade IES IES Inep Eventuais alterações no cronograma acima serão amplamente divulgadas pelo Inep por meio das páginas da Internet e

11 Das responsabilidades e atribuições INEP I - Definição das diretrizes das provas. II - Envio de instruções para o cadastramento eletrônico de estudantes. III - Divulgação dos locais da prova endereço eletrônico. IV - Envio do cartão de informação para o estudante. V - Divulgação do relatório dos estudantes em situação regular endereço eletrônico. VI - Emissão do Boletim de Desempenho do estudante.

12 Das responsabilidades e atribuições IES PI I -Enquadramento dos cursos. II -Inscrição dos estudantes- regulares e irregulares. III - Alteração de dados cadastrais de estudante inscrito. IV - Atualização dos dados cadastrais dos cursos. V - Registro de regularidade do estudante junto ao Enade.

13 Das responsabilidades e atribuições IES Art. 33-M Os estudantes habilitados que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o ENADE fora das hipóteses de dispensa referidas nesta Portaria Normativa estarão em situação irregular, não podendo receber o histórico escolar final. 1º Após a realização do ENADE, o estudante inscrito que não tenha participado do ENADE pelos motivos previstos no art. 33-G, 4º, terá 10 (dez) dias para apresentar no sistema a justificativa de ausência. 2º O INEP analisará a justificativa e comunicará à instituição o deferimento ou indeferimento da dispensa, para os efeitos do art. 33-G, 4º. 3º O estudante que permanecer em situação irregular deverá ser inscritos no ENADE no ano seguinte, nesta condição. 4º Quando a responsabilidade pela não inscrição for da instituição, extrapolado o limite previsto no art. 33-G, 8º, a instituição estará sujeita à suspensão do processo seletivo, com fundamento no art. 10, 2º da Lei nº , de 2004, nos termos do art. 5º, 7º da mesma lei. 5º No caso das instituições públicas, os responsáveis pela não inscrição sujeitam-se a processo administrativo disciplinar, nos termos do art. 10, 2º, III, da Lei nº , de º Quando a responsabilidade pela não realização do exame for do estudante, esse deve requerer a regularização de sua situação, mediante a realização da prova geral de conhecimentos no ano seguinte. 7º Os estudantes em situação irregular não serão considerados para o cálculo do indicador baseado no ENADE. FONTE: PORTARIA NORMATIVA Nº. 40, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007

14 Das responsabilidades e atribuições Estudante I - Conferir o cartão de informação. II - Preencher na página eletrônica o questionário socioeconômico. III - Optar por uma das provas, se for estudante de mais de um curso de graduação. IV - Apresentar-se no local da prova definido pelo INEP para a realização da prova,observando data e horários definidos. V - Acesso ao boletim de desempenho.

15 Das responsabilidades e atribuições Coordenação de curso I - Acompanhar o acesso dos estudantes para responder o questionário socioeconômico eletrônico. II - Divulgar os locais de prova, disponibilizados no endereço eletrônico. III - Responder o questionário coordenador. IV - Incentivar a participação dos estudantes nas palestras temas transversais.

16 Das responsabilidades e atribuições Coordenação de curso V - Acompanhar seus alunos no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional. VI- Acompanhar o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. VII - Acompanhar e atestar a avaliação PPP - dos alunos para a melhoria dos resultados de aprendizagem geral e profissional.

17 INSTRUMENTOS I - O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova visa levantar opinião do estudante sobre a qualidade e adequação da prova. II - O questionário do estudante III - O questionário do coordenador do(a) curso/habilitação. IV - Prova

18 INSTRUMENTOS Prova I - FORMAÇÃO GERAL 25% Será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive, espera-se que os estudantes evidenciem a compreensão de temas que possam transcender ao seu ambiente próprio de formação e sejam importantes para a realidade contemporânea. II - FORMAÇÃO ESPECÍFICA 75% Abordar as habilidades e os saberes fundamentais da área para formação do estudante.

19 INSTRUMENTOS I - 10 questões de Formação Geral (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas) II - 30 questões do Componente Específico da área avaliada (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas) III - Questionário de percepção sobre a prova

20 Conteúdo Formação Geral Capacidades a verificar: I Ler e interpretar textos; II Analisar e criticar informações; III Extrair conclusões por indução e/ou dedução; IV Estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações; V Detectar contradições; VI Fazer escolhas valorativas avaliando consequências; VII Questionar a realidade; VIII Argumentar coerentemente.

21 Conteúdo Formação Geral Competências desejadas: I Propor ações de intervenção; II Propor soluções para situações-problema; III Elaborar perspectivas integradoras; IV Elaborar sínteses; V Administrar conflitos. As questões discursivas avaliarão aspectos como clareza, coerência, coesão,estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos de avaliação institucional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE 1) O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti

O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti 1 http://www.bahianoticias.com.br O QUE É O ENADE? 2 ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Integra o Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Informações Relevantes aos Estudantes

Informações Relevantes aos Estudantes Informações Relevantes aos Estudantes Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Portaria nº 2.051,

Leia mais

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Qual o objetivo do ENADE? O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes

Leia mais

ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012

ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012 ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012 1 Documentos 2 Estudantes ingressantes e concluintes para o ENADE 2012 3 Regularização dos estudantes em situação

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas judiciais:

PERGUNTAS FREQUENTES. A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas judiciais: PERGUNTAS FREQUENTES 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí Universidade Federal do Piauí Programa de Avaliação Institucional Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIAI - PROPLAN) Profª Drª. Maria do Carmo de S. Batista Profª MSc. Teresa Christina

Leia mais

ENADE / 2011 Garanta o seu diploma

ENADE / 2011 Garanta o seu diploma UNIVERSIDADE NILTON LINS ENADE / 2011 Garanta o seu diploma Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Dra. Cleuciliz Santana Setembro/2011 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE 2011) PERGUNTAS

Leia mais

Enade O Enade é obrigatório? Qual o objetivo do Enade? Quais os instrumentos básicos do Enade?

Enade O Enade é obrigatório? Qual o objetivo do Enade? Quais os instrumentos básicos do Enade? Enade O Enade é obrigatório? Conforme disposição do art. 5º, 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 125, DE 24 DE JUNHO DE 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 125, DE 24 DE JUNHO DE 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 125, DE 24 DE JUNHO DE 2009 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

- Quem deve fazer o Enade?

- Quem deve fazer o Enade? - O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos

Leia mais

PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009

PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009 Página 1 de 6 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 136, DE 24 DE JUNHO DE 2009 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Julho/2016 O que é o ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade é componente curricular obrigatório dos cursos

Leia mais

ENADE 2011 INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE PROACAD - UFPE DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO JUNHO 2011

ENADE 2011 INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE PROACAD - UFPE DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO JUNHO 2011 INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE PROACAD - UFPE DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO JUNHO 2011 1 Documentos 2 Cursos a serem avaliados no 3 Estudantes ingressantes e concluintes para o 4 Regularização dos estudantes

Leia mais

ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES. Gustavo Monteiro Fagundes

ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES. Gustavo Monteiro Fagundes ENADE PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO AVALIATIVO DE CURSOS E IES Gustavo Monteiro Fagundes FONTES LEGAIS Lei do SINAES (Lei n. 10.861/2004): Objetivo SINAES: Assegurar processo nacional de avaliação das IES,

Leia mais

PORTARIA Nº 132, DE 24 DE JUNHO DE 2009

PORTARIA Nº 132, DE 24 DE JUNHO DE 2009 Página 1 de 6 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 132, DE 24 DE JUNHO DE 2009 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

ALUNOS IRREGULARES NO ENADE Documento de referência para a Diretoria de Avaliação Institucional

ALUNOS IRREGULARES NO ENADE Documento de referência para a Diretoria de Avaliação Institucional ALUNOS IRREGULARES NO ENADE Documento de referência para a Diretoria de Avaliação Institucional O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos superiores, devendo constar do histórico escolar final

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE 1. SOBRE O ENADE 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação que objetiva aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos

Leia mais

GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014

GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014 GEOGRAFIA UNIFAL/MG 2014 ETAPAS DO EXAME 19/09 - Divulgação eletrônica da lista de estudantes inscritos e convocados ao Enade 2014 21/10 a 23/11 Período para resposta eletrônica ao Questionário do Estudante

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes DIRETRIZES GERAIS DATAS

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes DIRETRIZES GERAIS DATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COMISSÃO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes http://www.inep.gov.br/superior/enade/ 09 de novembro às 13 horas

Leia mais

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA O que é o Enade O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*)

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) Página 1 de 8 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso

Leia mais

Saiba tudo sobre o Enade!

Saiba tudo sobre o Enade! Guia Enade Saiba tudo sobre o Enade! 1. O que é o Enade? É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. 2. Qual o objetivo do Enade? O Enade tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos de cursos

Leia mais

ENADE 2004/2016. Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico. Pró-Reitoria de Ensino

ENADE 2004/2016. Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico. Pró-Reitoria de Ensino ENADE Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico Pró-Reitoria de Ensino 2004/2016 Reitor Jerônimo Rodrigues da Silva Diretoria Executiva

Leia mais

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS

ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Avaliação e Currículos Prof. Dr. Eugenio Pacelli Leal Bittencourt ENADE 2016: ASPECTOS TÉCNICO- METODOLÓGICOS BELÉM, 15 DE JUNHO DE 2015 S I N A E S

Leia mais

ENADE Elemento chave na composição dos Indicadores de Qualidade do Sistema Nacional de Avaliação

ENADE Elemento chave na composição dos Indicadores de Qualidade do Sistema Nacional de Avaliação ENADE 2014 Elemento chave na composição dos Indicadores de Qualidade do Sistema Nacional de Avaliação Profa. Dra. Cíntia Aguiar - Diretora de Ensino de Graduação Avaliação Institucional Autoavaliação Avaliação

Leia mais

Orientações sobre o ENADE

Orientações sobre o ENADE Orientações sobre o ENADE - 2015 Luiza B. Krainski Diretoria de Avaliação Institucional www.cpauepg@uepg.br 18/06/201 5 Legislação Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Brasília, 12 de março de 2009

Brasília, 12 de março de 2009 Avaliação dos Cursos de Ciências Contábeis pelo ENADE 2009 Prof. Dr. Valcemiro Nossa Brasília, 12 de março de 2009 ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes integra o Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Enade. 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo?

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Enade. 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? PERGUNTAS FREQUENTES 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE 1) O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudante s (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

Perguntas Frequentes ENADE 2016

Perguntas Frequentes ENADE 2016 Perguntas Frequentes ENADE 2016 Disponível em http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL

INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL INDICADORES DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Indicadores de Qualidade da Educação Superior Portaria Normativa 40 de 2007 republicada em 2010 Capítulo

Leia mais

Portaria Inep nº 198 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 17

Portaria Inep nº 198 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 17 Portaria Inep nº 198 de 12 de julho de 2011 Publicada no Diário Oficial de 13 de julho de 2011, Seção 1, pág. 17 A Presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Temas : SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Sinaes avaliação e regulação Enade ciclos avaliativos e indicadores de qualidade Enade regularização e matricula de estudantes Enade sistema enadies SINAES

Leia mais

ASPECTOS OPERACIONAIS

ASPECTOS OPERACIONAIS 2017 ASPECTOS OPERACIONAIS NOVIDADES DO ENADE 2017 Novo sistema do ENADE Edital do ENADE substitui o Manual do ENADE Será criada uma pagina do ENADE (similar a do ENEM) Cadastro realizado pelo aluno: obrigatório

Leia mais

NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO. SIC 07/10 Belo Horizonte, 23 de fevereiro de 2010. 1. ENADE 2010. CURSOS EM AVALIAÇÃO. PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2. ENEM 2009. CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA.

Leia mais

Procuradoria Educacional Institucional

Procuradoria Educacional Institucional UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE GESTÃO 2012-2016 Procuradoria Educacional Institucional EQUIPE Profa. Dra. Fátima Maria Leitão Araújo Procuradora Educacional Institucional Profa. Dra. Mônica Petralanda

Leia mais

APRESENTAÇÃO O QUE É O ENADE?

APRESENTAÇÃO O QUE É O ENADE? APRESENTAÇÃO O ENADE tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP Diretoria de Avaliação da Educação superior

Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP Diretoria de Avaliação da Educação superior Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação - INEP Diretoria de Avaliação da Educação superior NOTA TÉCNICA APLICAÇÃO DO CONCEITO PRELIMINAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO (CPC)

Leia mais

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ENADE - 2005 Uma Abordagem Pragmática Prof. Dr. Cláudio A. Fleury Nov-2005 Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Agenda O que é? Quando será? Como é? É obrigatório? Para

Leia mais

Legislação. Portaria nº 5, de 9 de março de 2016 regulamenta o Enade 2016.

Legislação. Portaria nº 5, de 9 de março de 2016 regulamenta o Enade 2016. Legislação Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e institui o Enade como exame para avaliação da educação superior. Portaria nº 40/2007,

Leia mais

Nº 63 - Brasília - DF, quarta-feira, 02 de abril de 2008 Pág: 13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO

Nº 63 - Brasília - DF, quarta-feira, 02 de abril de 2008 Pág: 13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO Nº 63 - Brasília - DF, quarta-feira, 02 de abril de 2008 Pág: 13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO Portaria Normativa nº 3, de 1º de abril de 2008 Determina as áreas e os cursos superiores de

Leia mais

Seminários do Enade 2013

Seminários do Enade 2013 1 Seminários do Enade 2013 Introdução O processo de inscrição de estudantes habilitados ao Enade é a alma do Exame. As informações apresentadas pelo Inep sobre o Enade têm por base os dados apresentados

Leia mais

ENADE Perguntas Frequentes 1. Enade

ENADE Perguntas Frequentes 1. Enade ENADE Perguntas Frequentes 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da

Leia mais

PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014

PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP, no uso das atribuições que

Leia mais

ENADE Informações Importantes

ENADE Informações Importantes ENADE 2017 Informações Importantes Legislação Vigente EDITAL No 26, DE 16 DE JUNHO DE 2017 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE 2017 art.5o da Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que institui

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE LEGISLAÇÃO Constituição da República

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O 1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O 2014 2 SUMÁRIO 1. O que é o ENADE?...pg. 03 2. Quem deve

Leia mais

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Avaliação Educacional Avaliar é o ato de atribuir valor ou mérito a alguma coisa. Avaliação educacional:

Leia mais

Diretrizes Curriculares ENADE Cursos de: Psicologia

Diretrizes Curriculares ENADE Cursos de: Psicologia Diretrizes Curriculares ENADE 2012 Cursos de: Psicologia MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA MEC Nº207 DE 22 DE JUNHO DE 2012 O Presidente

Leia mais

Perguntas Frequentes ENADE 2016

Perguntas Frequentes ENADE 2016 http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes Perguntas Frequentes ENADE 2016 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), um dos pilares da Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), um dos pilares da Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), um dos pilares da Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Composto pelos processos da Avaliação

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Universidade Federal do Piauí Programa de Avaliação Institucional Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIAI - PROPLAN) Profª Drª. Maria do Carmo de S. Batista Profª MSc. Teresa Christina

Leia mais

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas

Leia mais

FACESA FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SENA AIRES

FACESA FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SENA AIRES O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE SINAES AVALIAÇÃO DE IES AVALIAÇÃO DE

Leia mais

PORTARIA Nª - 222, DE 13 DE JULHO DE 2010

PORTARIA Nª - 222, DE 13 DE JULHO DE 2010 Página 1 de 7 PORTARIA Nª - 222, DE 13 DE JULHO DE 2010 A Presidente, Substituta, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas atribuições, tendo em

Leia mais

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles?

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles? RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE 2014 O que podemos aprender com eles? Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES Lei nº 10.861 de 2004 Objetivos: 1. Identificar mérito e valor das instituições,

Leia mais

Seminários Enade 2016

Seminários Enade 2016 Seminários Enade 2016 Inscrições no Enade 2016 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior CGCQES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Devem ser inscritos no Sistema Enade:

Leia mais

OF. CIRCULAR MEC/INEP/DAES nº Em 12 MAI 2009

OF. CIRCULAR MEC/INEP/DAES nº Em 12 MAI 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DAES enade@inep.gov.br OF. CIRCULAR MEC/INEP/DAES nº. 000087

Leia mais

CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016

CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016 CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE 2016 - PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016 DOU 10 de Março de 2016 Publicada no Diário Oficial da União de hoje, 10 de março de 2016, seção 1, página 20, a relação

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA -

Leia mais

Reflexões Pedagógicas

Reflexões Pedagógicas Reflexões Pedagógicas Comissões Assessoras de Áreas PORTARIA Nº 54, DE 6 DE MARÇO DE 2015 INEP Formação Geral 1. Mariléia Silva dos Reis - Universidade Federal de Sergipe; 2. Nedir do Espirito Santo -

Leia mais

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE

Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Eixo 3 - Processos de avaliação na formação de qualidade em Enfermagem Tema 2 - Avaliação do estudante no ENADE Prof. Dr. Marcos Antonio Ferreira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte Comissão

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL E PROMOÇÃO AO CPC E ENADE PROENADE

POLÍTICA INSTITUCIONAL E PROMOÇÃO AO CPC E ENADE PROENADE POLÍTICA INSTITUCIONAL E PROMOÇÃO AO CPC E ENADE PROENADE POLÍTICA INSTITUCIONAL E PROMOÇÃO AO CPC E ENADE PROENADE A Política Institucional de Promoção ao CPC e ENADE PROENADE nos Cursos de Graduação

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação

Comissão Própria de Avaliação Comissão Própria de Avaliação Anexo 3 - UERJ / SINAES / ENADE Uma análise preliminar Rio de Janeiro Agosto de 2006 UERJ SINAES ENADE Uma análise preliminar Material elaborado por MARCIA TABORDA SR 1 Com

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA -

Leia mais

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES

ENADE 2010 ENADE. Relatório da IES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES ENADE 2010 Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE NATAL G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles?

RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE O que podemos aprender com eles? RESULTADOS E RELATÓRIOS DO ENADE 2014 O que podemos aprender com eles? Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES Lei nº 10.861 de 2004 Objetivos: 1. Melhorar a qualidade da educação superior,

Leia mais

República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira 1 República Federativa do Brasil Ministério da Educação

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Colação de Grau Secretaria de Avaliação Institucional Seavin

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Colação de Grau Secretaria de Avaliação Institucional Seavin Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e Colação de Grau Secretaria de Avaliação Institucional Seavin Quem somos? A Seavin é o órgão responsável por coordenar e articular as ações de avaliação

Leia mais

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2016 2 Legislação (ENADE 2016) Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, em

Leia mais

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE A COMGRAD-ODO FEZ A INSCRIÇÃO DOS ALUNOS CONCLUINTES PARA O ENADE, A LISTA DOS INSCRITOS ESTÁ DIVULGADA PUBLICAMENTE E CONFIRMASTES RECEBIMENTO NO SEU PORTAL DO ALUNO. É

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - FLORIANÓPOLIS Apresentação O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 137, DE 24 DE JUNHO DE 2009

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 137, DE 24 DE JUNHO DE 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 137, DE 24 DE JUNHO DE 2009 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

SEMINÁRIO ENADE 2014 INSTRUÇÕES ENADE 2014

SEMINÁRIO ENADE 2014 INSTRUÇÕES ENADE 2014 SEMINÁRIO ENADE 2014 INSTRUÇÕES ENADE 2014 Prezados profs. Coordenadores de Curso de Graduação e Diretores Técnicos Acadêmicos Ao longo da última semana do mês de maio/14, o Inep realizou, em Brasília,

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES FLORIANÓPOLIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E

Leia mais

INFORMES CG ENADE 2016 COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO PROGRAD

INFORMES CG ENADE 2016 COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO PROGRAD INFORMES CG ENADE 2016 COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO PROGRAD Cursos que participam do ENADE 2016 Portaria Normativa nº. 5, de 09/03/2016: Campus Bx. Santista ED. FÍSICA FISIOTERAPIA NUTRIÇÃO SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

Informativo Nº 01/2016 sobre o ENADE 2016

Informativo Nº 01/2016 sobre o ENADE 2016 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS GABINETE DA REITORIA PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL Campus A. C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n Tabuleiro do Martins 57072-900 Maceió-AL. Telefone: (82) 3214-1006

Leia mais

ENADE Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE MOSSORÓ

ENADE Relatório da IES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE MOSSORÓ ENADE 2011 Relatório da IES G Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE MOSSORÓ O V E R N O F E D E R A L PAÍS RICO

Leia mais

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 Seminário sobre Avaliação da Educação Superior Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%)

Leia mais

Equipe Central de Gestão Universitária Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI) ENADE 2014

Equipe Central de Gestão Universitária Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI) ENADE 2014 Equipe Central de Gestão Universitária Secretaria Especial de Avaliação Institucional (SEAVI) ENADE 2014 Ações Realizadas 3- Videoconferências com Coordenadores (13/06 e 09/07) 4- Campanha de comunicação

Leia mais

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD / 2005 1 ENADE Características da prova 40 QUESTÕES 10 de formação geral: 8 objetivas 2 discursivas 30 do Componente

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO UNIVERSITÁRIO UNILA 2017

CALENDÁRIO ACADÊMICO UNIVERSITÁRIO UNILA 2017 CALENDÁRIO ACADÊMICO UNIVERSITÁRIO UNILA 2017 Dias Mês Datas Atividades Letivos Janeiro 1 2 3 4 5 6 7 6 01 Dia da Confraternização Universal 8 9 10 11 12 13 14 6 9 a 17 Implantação no SIGAA das turmas

Leia mais

EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES

EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EDITAL PIBID-UFBA Nº 13/2016 SELEÇÃO DE SUPERVISORES A Pró-Reitoria de Ensino

Leia mais

Seminários Enade 2016

Seminários Enade 2016 Seminários Enade 2016 Inscrições no Enade 2016 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior CGCQES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Diretoria de Avaliação da Educação

Leia mais

VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL 05/2016-DIRGRAD

VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL 05/2016-DIRGRAD Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Guarapuava Diretoria de Graduação e Educação Profissional VAGA REMANESCENTE DO PROGRAMA DE MONITORIA REMUNERADA DA UTFPR EDITAL

Leia mais

Tenho que fazer o Enade?

Tenho que fazer o Enade? Tenho que fazer o Enade? AUTOR MARCO ZEMINHANI / PUBLICADO 13 DE MAIO DE 2016 http://enadepucrs.uni5.net/enade/perguntas-frequentes/ Quem está na faculdade já deve ter ouvido falar do Enade e também da

Leia mais

EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID

EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID A Direção Acadêmica e a Coordenação do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS tornam público a abertura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROCESSOS SELETIVOS PROCESSO SELETIVO 1º/ 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROCESSOS SELETIVOS PROCESSO SELETIVO 1º/ 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROCESSOS SELETIVOS PROCESSO SELETIVO 1º/ 2016 EDITAL Nº 213 DIPS/UFLA, de 16 de dezembro de 2015 A Pró-Reitora de Graduação, por meio

Leia mais

Realidade e perspectivas do ENADE

Realidade e perspectivas do ENADE Avaliação de cursos de Graduação em Ciência Contábeis: Realidade e perspectivas do ENADE Profa. Dra. Marion Creutzberg Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA/PUCRS) Tópicos Coordenador x avaliação

Leia mais

O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes

O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes OUTUBRO, 2011 S I Avaliação da Cursos N A E Avaliação Instituciona l Enade S AVALIAÇÃO A avaliação das instituições visa identificar o perfil e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COORDENAÇÃO GERAL DE PLANEJAMENTO COGEPLAN COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO COPAC 2 1 Aspectos gerais da avaliação O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no

Leia mais

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIMONTE PORTARIA REITORIA Nº 11/2017

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIMONTE PORTARIA REITORIA Nº 11/2017 REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIMONTE PORTARIA REITORIA Nº 11/2017 O Reitor do Centro Universitário Monte Serrat UMIMONTE, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o (RG Art. 45), RESOLVE:

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Aprovado pelo CONSUNI Nº15 em 24/05/2016 ÍNDICE CAPITULO I Da Constituição,

Leia mais

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG 2016 Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Em 2016 o ENADE será realizado no dia 20 de novembro, quando serão avaliados os estudantes dos cursos que: Bacharel em Agronomia, Biomedicina, Educação Física,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO CEUMA UNICEUMA REITORIA ASSESSORIA DE QUALIDADE. Encontro de Líderes. Profa.Ms.Nadja Fonseca da Silva Cutrim Campos

UNIVERSIDADE DO CEUMA UNICEUMA REITORIA ASSESSORIA DE QUALIDADE. Encontro de Líderes. Profa.Ms.Nadja Fonseca da Silva Cutrim Campos UNIVERSIDADE DO CEUMA UNICEUMA REITORIA ASSESSORIA DE QUALIDADE Encontro de Líderes Profa.Ms.Nadja Fonseca da Silva Cutrim Campos CHEFE DA ASSESSORIA DE QUALIDADE COORD.NÚCLEO DE ED.CONTINUADA E DES.PROFISSIONAL

Leia mais