REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIMONTE PORTARIA REITORIA Nº 11/2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIMONTE PORTARIA REITORIA Nº 11/2017"

Transcrição

1 REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIMONTE PORTARIA REITORIA Nº 11/2017 O Reitor do Centro Universitário Monte Serrat UMIMONTE, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o (RG Art. 45), RESOLVE: Art. 1º - Aprovar, ad referendum do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, o Regulamento das ações de Reconhecimento de Desempenho Enade 2017, conforme anexo, para os alunos dos cursos que participarão do referido exame em 26 de novembro de Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogando as disposições em contrário. Registre-se. Divulgue-se. Cumpra-se. Santos, 15 de maio de Dr. Ozires Silva Reitor

2 CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT UNIMONTE Reconhecimento por desempenho ENADE 2017 REGULAMENTO Art. 1º - O presente Regulamento estabelece as regras para o processo de premiação em reconhecimento ao desempenho dos alunos no ENADE º - As ações de que trata este regulamento têm por objetivo estimular e fomentar o empenho dos alunos concluintes dos cursos participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2017, a realizar-se no dia 26 de novembro de 2017, em Santos, premiando-os pelo êxito de desempenho no exame, valendo este regulamento e decorrentes ações de reconhecimento apenas para esta edição, sendo certo que tais regras não se aplicarão a ciclos avaliativos passados ou futuros, diversos deste. 2º - O ENADE 2017 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos: I Cursos que conferem diploma de bacharel em: a) Arquitetura e Urbanismo; b) Engenharia Civil; c) Engenharia de Produção; d) Engenharia Ambiental; e) Engenharia. II Cursos que conferem diploma de licenciatura em: a) Pedagogia. IV Cursos que conferem diploma de tecnólogo em: a) Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Art. 2º - Estarão incluídos nas ações de reconhecimento de desempenho os alunos dos cursos acima especificados, considerados concluintes segundo os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação.

3 1º - Alunos concluintes dos cursos de bacharelado ou licenciatura são aqueles que têm expectativa de conclusão do curso até julho de 2018, ou que tenham cumprido 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso até o final nas inscrições do ENADE 2017, conforme previsto no art. 5º, único, inciso II, da Portaria Normativa nº 8 de 26 de abril de 2017, e forem devidamente inscritos pela Instituição, conforme listagem oficial encaminhada ao INEP/MEC. 2º - Alunos concluintes dos cursos superiores de tecnologia são aqueles que têm expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2017, assim como aqueles que tiverem concluídos mais de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso até o final das inscrições do ENADE 2017, conforme previsto no art. 5º, único, inciso III da Portaria Normativa nº 8, de 26 de abril de 2017, e forem devidamente inscritos pela Instituição, conforme listagem oficial encaminhada ao INEP/MEC. Art. 3º - A ação de reconhecimento de desempenho no ENADE 2017 consiste em concessão de bolsas de estudo parcial em curso de pós-graduação lato sensu em qualquer Instituição do grupo Anima Educação e em curso de pós-graduação stricto sensu na Universidade São Judas Tadeu (USJT). 1º - Os alunos que não devolverem o caderno de provas não participarão das ações de reconhecimento promovidas pela Unimonte. 2º - Para a devolutiva do caderno de provas, o aluno deverá: I. Permanecer no local de prova ENADE por pelo menos por três horas, tempo mínimo que lhe permita levar o caderno de prova consigo; II. Imediatamente ao final da prova e à saída do local do exame, entregar ao responsável da Unimonte o caderno de prova, para correção (considerando-se o gabarito divulgado pelo INEP), com as respostas preenchidas à tinta e com a identificação do aluno (nome completo e RA).

4 Art. 4º - A nota do ENADE será aproveitada em substituição a AS3 (Avaliação Somativa 3) dos cursos. Para a viabilidade do aproveitamento, o aluno deverá seguir as orientações dispostas no Art. 3º e parágrafos. Art. 5º - Na correção feita pela Instituição, cada questão do ENADE valerá um ponto, observando-se, para a conversão da nota do ENADE em nota equivalente à AS3 de cada uma das disciplinas em que o aluno esteja matriculado, o seguinte: 1º - Como parâmetro, serão considerados os fatores de correção das notas dos alunos, elaborados a partir da média Brasil por curso no último ENADE, acrescida de 10% (dez por cento), o que equivale a 70% da nota da AS3, conforme especificado na Tabela 1: Tabela 1: Fator de correção a ser aplicado com base na média Brasil referente à última PROVA ENADE dos cursos selecionados para o exame. Ano do ENADE Curso Média Brasil ENADE +10% FATOR 2014 Engenharia 47,78 52,56 1, Engenharia Ambiental 48,33 53,17 1, Engenharia Civil 46,86 51,55 1, Engenharia de Produção 46,58 51,23 1, Análise e Desenvolvimento de Sistemas 40,96 45,06 1, Pedagogia 48,07 52,88 1, Arquitetura e Urbanismo 47,20 51,92 1,35 2º - A nota do aluno na AS3 será o resultado da multiplicação do percentual de acertos na prova Enade, pelo fator do curso respectivo, multiplicado pelo valor total da AS3. Assim, por exemplo, um aluno de Engenharia Ambiental que acertou 54% da prova (19 das 35 questões), terá sua nota calculada da seguinte forma: 0,54 x 1,32 x 20, e sua nota será 14,2 pontos na AS3. Obs: Para o mesmo exemplo acima, qualquer percentual de aproveitamento na correção das questões objetivas da prova ENADE superior a 71%, aplicando o fator de conversão, garante 20 pontos na AS3.

5 Parágrafo único: Os alunos que cursam disciplinas eminentemente práticas, de produção de projetos acadêmicos (Estágio supervisionado, TCC e Projeto Interdisciplinar, entre outras) ou em EAD, não terão a nota do ENADE atribuída a essas disciplinas. Art. 6º - Além da utilização da nota do ENADE em substituição à nota da AS3, o aluno poderá receber premiação por seu desempenho no ENADE, conforme especificado no artigo 7º, desde que atendido o disposto no artigo 3º. Art. 7º - A premiação citada no artigo 3º valer-se-á do resultado obtido na correção das questões objetivas pela IES, conforme estabelecido no artigo 5º, de acordo com a seguinte tabela: % de acerto no ENADE Premiação correspondente De 50 a 59,9% De 60% a 69,9% Igual ou maior que 70% 50% de desconto (não cumulativo) em curso de pósgraduação lato sensu de qualquer IES do grupo Anima. 70% de desconto (não cumulativo) em curso de pósgraduação lato sensu de qualquer IES do grupo Anima. 90% de desconto (não cumulativo) em curso de pósgraduação lato sensu de qualquer IES do grupo Anima ou 90% de desconto (não cumulativo) em cursos de pósgraduação stricto sensu da Universidade São Judas Tadeu. 1º - Após a apuração das notas e percentuais de acerto, o aluno receberá comunicação via e contato telefônico para a retirada do voucher de premiação na Central de Atendimento ao Aluno. 2º - O desconto em curso de pós-graduação lato sensu será concedido apenas para cursos em oferta no portfólio das IES do Grupo Anima (UNA, UNIBH, Unimonte e USJT), em turmas efetivamente confirmadas, e de acordo com a disponibilidade de vagas à época da solicitação de matrícula pelo contemplado. 3º - O estudante contemplado com desconto na pós-graduação lato sensu ou stricto sensu terá 12 (doze) meses, contados a partir da data de divulgação dos resultados, para efetivar

6 sua matrícula e usufruir do benefício. Findo esse prazo, o benefício será considerado expirado, para todos os efeitos. Art. 8º - Para a solicitação do desconto para a pós-graduação lato sensu ou stricto sensu, o aluno deverá apresentar o voucher, presencialmente, no momento da matrícula. 1º - A premiação é pessoal e intransferível. 2º - Para o desconto na pós-graduação lato sensu, o aluno deverá apresentar o voucher no momento da realização da matrícula na IES, após a confirmação da oferta do curso e inscrição completa do requerente (inscrição no Vestib, entrega de toda documentação e assinatura do contrato). O voucher é válido para qualquer processo seletivo do ano de 2018 e oferta efetiva do curso. As instituições se resguardam ao direito de não ofertarem cursos com demanda inferior ao quórum mínimo necessário para a viabilidade da turma. 3º - Para o desconto na pós-graduação stricto sensu, o aluno deverá se inscrever no processo seletivo definido pela coordenação do programa escolhido e ser aprovado. Caso tenha sua candidatura reprovada, o aluno poderá ainda usufruir o desconto da pósgraduação lato sensu, nas condições especificadas no parágrafo anterior. Art. 9º - Cabe ao INEP/MEC divulgar os resultados oficiais do ENADE, não tendo a Unimonte qualquer responsabilidade sobre essa divulgação. Parágrafo único: Não existe qualquer relação de fidedignidade entre os resultados divulgados pelo INEP/MEC e a ação de correção das provas do ENADE realizada pela Unimonte. Art. 10º - É de responsabilidade da diretoria acadêmica, consultados os coordenadores de curso, corrigir as provas, apurar os percentuais de acertos e fazer a conversão das notas para a premiação.

7 Art. 11º - De posse dos percentuais de acerto, a diretoria acadêmica será responsável por apurar os alunos contemplados com os prêmios, em atendimento ao disposto no artigo 7º e parágrafos. Parágrafo único: A Unimonte encaminhará a cada aluno contemplado com um dos prêmios especificados no artigo 7º, até o dia 15 de dezembro de 2017, um documento oficial formalizando tal premiação. Art. 12º - As dúvidas não previstas neste Regulamento serão julgadas por uma comissão nomeada pela Reitoria, constituída por membros da comunidade acadêmica, cujas decisões serão soberanas e irrecorríveis. Art. 13º - Este Regulamento entra em vigor na data de sua publicação. Santos, 15 de maio de Anexo à Portaria Reitoria Nº 11/2017.

CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT Reconhecimento de Desempenho ENADE Regulamento

CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT Reconhecimento de Desempenho ENADE Regulamento CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT Reconhecimento de Desempenho ENADE 2016 Regulamento Art. 1º - O presente Regulamento estabelece as regras de ações institucionais para aproveitamento da nota do ENADE

Leia mais

REITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PORTARIA N 10-A/2016-RETIFICADA

REITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PORTARIA N 10-A/2016-RETIFICADA REITORIA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA PORTARIA N 10-A/2016-RETIFICADA A Vice-Reitora do Centro Universitário Una, Professora Carolina Marra Simões Coelho, no uso de suas atribuições regimentais, Resolve: ART.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 58, DE 19 DE OUTUBRO DE 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 58, DE 19 DE OUTUBRO DE 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 58, DE 19 DE OUTUBRO DE 2015 Regulamenta Ações de Reconhecimento do ENADE 2015 A Vice-Reitora do Centro Universitário de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT UNIMONTE PORTARIA REITORIA Nº 04 /2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT UNIMONTE PORTARIA REITORIA Nº 04 /2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTE SERRAT UNIMONTE PORTARIA REITORIA Nº 04 /2015 O Reitor do Centro Universitário Monte Serrat Unimonte -, no uso de suas atribuições estatutárias, RESOLVE: Aprovar, ad referendum

Leia mais

PORTARIA N o 395 de 10/08/2016

PORTARIA N o 395 de 10/08/2016 PORTARIA N o 395 de 10/08/2016 Disciplina o Programa de Premiação para os alunos da Universidade Positivo (UP) participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2016. O Reitor

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 122, DE 09 DE SETEMBRO DE 2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 122, DE 09 DE SETEMBRO DE 2014 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 122, DE 09 DE SETEMBRO DE 2014 Regulamenta Ações de Reconhecimento do Enade 2014 A Vice-Reitora do Centro Universitário de

Leia mais

REGULAMENTO GERAL Projeto Cultural Que venha o ENADE

REGULAMENTO GERAL Projeto Cultural Que venha o ENADE FACULDADES INTEGRADAS "CAMPOS SALLES" Recredenciada pela Portaria Ministerial 1.373, de 30-9- D.O.U: 03-10-11 Administração - renovação de reconhecimento: Portaria SERES 737, de 30-12 - D.O.U. de 31-12-13;

Leia mais

NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO. SIC 07/10 Belo Horizonte, 23 de fevereiro de 2010. 1. ENADE 2010. CURSOS EM AVALIAÇÃO. PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2. ENEM 2009. CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA.

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos de avaliação institucional

Leia mais

PORTARIA N o 388 de 01/08/2016

PORTARIA N o 388 de 01/08/2016 PORTARIA N o 388 de 01/08/2016 Aprova a Tabela de Descontos para alunos matriculados em cursos e programas da Universidade Positivo (UP). O Reitor da Universidade Positivo, no uso de suas atribuições estatutárias,

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO 1 ABERTURA A Comissão de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Educação, no exercício de suas atribuições, abre inscrições para os alunos regularmente matriculados no Mestrado Acadêmico, que desejem se

Leia mais

Simulado Enade EDITAL Nº 01/2017 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO COORDENAÇÃO ESTRATÉGICA INTERDISCIPLINAR - CEI

Simulado Enade EDITAL Nº 01/2017 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO COORDENAÇÃO ESTRATÉGICA INTERDISCIPLINAR - CEI Simulado Enade EDITAL Nº 01/2017 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO COORDENAÇÃO ESTRATÉGICA INTERDISCIPLINAR - CEI Por meio do presente edital, a Pró-Reitoria de Graduação do Centro Universitário de

Leia mais

I - Das disposições iniciais

I - Das disposições iniciais EDITAL Nº07 DE MATRÍCULA NAS CATEGORIAS DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA AS VAGAS RESIDUAIS DO ENSINO SUPERIOR. A Diretoria de Ensino do Instituto

Leia mais

EDITAL DIRGRAD Nº 16/2016 (RETIFICAÇÃO DE DATAS PUBLICADA NO DIA 27/06/2016)

EDITAL DIRGRAD Nº 16/2016 (RETIFICAÇÃO DE DATAS PUBLICADA NO DIA 27/06/2016) EDITAL DIRGRAD Nº 16/2016 (RETIFICAÇÃO DE DATAS PUBLICADA NO DIA 27/06/2016) PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DO BRAGANÇA - PORTUGAL

Leia mais

ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012

ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012 ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012 1 Documentos 2 Estudantes ingressantes e concluintes para o ENADE 2012 3 Regularização dos estudantes em situação

Leia mais

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNI-BH) CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 02/2012

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNI-BH) CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 02/2012 REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNI-BH) CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 02/2012 Seleção de Bolsistas e voluntários para a Escola da Maturidade UniBH O Reitor do Centro

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*)

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) Página 1 de 8 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso

Leia mais

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA O que é o Enade O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),

Leia mais

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Julho/2016 O que é o ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade é componente curricular obrigatório dos cursos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 037/2016 CONSEPE (Referendada pela Resolução nº 038/2016 CONSEPE Revogada pela Resolução nº 13/2017-CONSEPE) concluintes da UDESC.

RESOLUÇÃO Nº 037/2016 CONSEPE (Referendada pela Resolução nº 038/2016 CONSEPE Revogada pela Resolução nº 13/2017-CONSEPE) concluintes da UDESC. RESOLUÇÃO Nº 037/2016 CONSEPE (Referendada pela Resolução nº 038/2016 CONSEPE Revogada pela Resolução nº 13/2017-CONSEPE) Regulamenta o ingresso aos cursos de graduação da UDESC, nas modalidades: Transferência

Leia mais

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 MANUAL DO CANDIDATO Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 Telefones: (43) 3174-5454 ou 3174-5464 E-mail: secretaria@faculdadecatuai.com.br Horário:

Leia mais

RESOLUÇÃO CEG 01/2008 Normas de concessão e renovação de AUXÍLIO AO ESTUDANTE.

RESOLUÇÃO CEG 01/2008 Normas de concessão e renovação de AUXÍLIO AO ESTUDANTE. 1 RESOLUÇÃO CEG 01/2008 Normas de concessão e renovação de AUXÍLIO AO ESTUDANTE. A Política de Assistência ao Estudante aprovada em sessão de 06/09/2000 visa garantir o apoio necessário à plena realização

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS/TAXAS PROSUP/CAPES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE - UNICESUMAR

EDITAL Nº 001/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS/TAXAS PROSUP/CAPES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE - UNICESUMAR EDITAL Nº 001/2017 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS/TAXAS PROSUP/CAPES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE - UNICESUMAR O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em PROMOÇÃO DA SAÚDE (PPGPS), em

Leia mais

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Qual o objetivo do ENADE? O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes

Leia mais

ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação que objetiva aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos

Leia mais

CONSEPE RESOLUÇÃO Nº. 21- CONSEPE, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007.

CONSEPE RESOLUÇÃO Nº. 21- CONSEPE, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS CONSEPE RESOLUÇÃO Nº. 21- CONSEPE, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007. Regulamenta as normas para os processos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL PPGIE 01/2017

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL PPGIE 01/2017 1 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES EDITAL PPGIE 01/2017 1. O Programa de da U F R GS informa que estarão abertas, no período de 3 a 22 de abril de 2017, inscrições para candidaturas

Leia mais

EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC

EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC EDITAL CA nº 01/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/NOVAUNESC A Diretoria da Faculdade São Gabriel e as Coordenações de Cursos comunicam aos interessados que estarão abertas

Leia mais

PORTARIA 40/2015. Art. 3º - Ficam revogadas quaisquer portarias anteriores a este ato. Art. 4º Esta portaria entra em vigor No Ato de sua publicação.

PORTARIA 40/2015. Art. 3º - Ficam revogadas quaisquer portarias anteriores a este ato. Art. 4º Esta portaria entra em vigor No Ato de sua publicação. PORTARIA 40/2015 Dispõe sobre a campanha A FCE também é um pai para você - SP Para matrícula em cursos Lato-Sensu, para o período do mês de Agosto de 2015. Na qualidade de Diretor Presidente do Instituto

Leia mais

EDITAL nº 002/2016-PPGCJ

EDITAL nº 002/2016-PPGCJ Programa Nacional do Pós-Doutorado CAPES (Portaria Capes nº 86/2013) EDITAL nº 002/2016-PPGCJ Seleção de Projetos de Pesquisa de Pós-doutorado O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas

Leia mais

ALUNO ESPECIAL. OBSERVAÇÃO 1: Preencher os 02 formulários de inscrição em disciplina (pois são necessárias DUAS VIAS)

ALUNO ESPECIAL. OBSERVAÇÃO 1: Preencher os 02 formulários de inscrição em disciplina (pois são necessárias DUAS VIAS) 1 - CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO: 1.1 O aluno poderá cursar até 02 (duas) disciplinas; 1.2 Cada turma regular poderá acolher, no máximo, 02 (dois) inscritos de aluno especial. (Resolução n o 01/2009 da Comissão

Leia mais

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015.

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia do Ipiranga FATEC IPIRANGA, no uso de suas atribuições legais, faz saber que

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 21/ RETIFICADO SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO PET INTERDISCIPLINAR CRIATIVAÇÃO

EDITAL INTERNO Nº 21/ RETIFICADO SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO PET INTERDISCIPLINAR CRIATIVAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO EDITAL INTERNO Nº 21/2012 - RETIFICADO SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL DO PET INTERDISCIPLINAR CRIATIVAÇÃO A Pró-Reitora

Leia mais

Legislação. Portaria nº 5, de 9 de março de 2016 regulamenta o Enade 2016.

Legislação. Portaria nº 5, de 9 de março de 2016 regulamenta o Enade 2016. Legislação Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e institui o Enade como exame para avaliação da educação superior. Portaria nº 40/2007,

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2º semestre/2017 Turmas de 2ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

RIA INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº. 02/2013 PROGRAD/UENP

RIA INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº. 02/2013 PROGRAD/UENP INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº. 02/2013 PROGRAD/UENP Súmula: Instrui a Divisão Acadêmica quanto aos procedimentos acadêmicos para atendimento de estudantes do currículo em vigor no curso de graduação em Educação

Leia mais

EDITAL DA N.º 01/2017

EDITAL DA N.º 01/2017 EDITAL DA N.º 01/2017 DIVULGA AS VAGAS CONTEMPLADAS E INFORMA OS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA PIM 2017. O Diretor Acadêmico da FAE São

Leia mais

Enade O Enade é obrigatório? Qual o objetivo do Enade? Quais os instrumentos básicos do Enade?

Enade O Enade é obrigatório? Qual o objetivo do Enade? Quais os instrumentos básicos do Enade? Enade O Enade é obrigatório? Conforme disposição do art. 5º, 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL DO SISTEMA ACAFE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL DO SISTEMA ACAFE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL DO SISTEMA ACAFE CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Programa de Mobilidade Estudantil têm o objetivo de regular a relação de reciprocidade

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA ZONA LESTE Obs.: Período de inscrições 30/05/16 a 10/06/2016 (exceto 04 e 05/06/16), no horário das 15h30 às 17h30h e 18h30 as 20h30. EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 05/2016 de 25 de maio de 2016. O Diretor da Faculdade

Leia mais

EDITAL DIRGRAD Nº 13/2016 PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA

EDITAL DIRGRAD Nº 13/2016 PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA EDITAL DIRGRAD Nº 13/2016 OGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTF CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA O Diretor de Graduação e Educação Profissional da Universidade Tecnológica

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Aprovado pelo CONSUNI Nº15 em 24/05/2016 ÍNDICE CAPITULO I Da Constituição,

Leia mais

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/CAPES/FVJ

FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/CAPES/FVJ FACULDADE DO VALE DO JAGUARIBE COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID/CAPES/FVJ EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA

Leia mais

EDITAL N.º 83/2016-CRCA/UNIFESSPA, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIO/BOLSISTA

EDITAL N.º 83/2016-CRCA/UNIFESSPA, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIO/BOLSISTA EDITAL N.º 83/2016-CRCA/UNIFESSPA, DE 10 DE OUTUBRO DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIO/BOLSISTA 1. CONVOCAÇÃO 1.1 O Centro de Registro e Controle Acadêmico- CRCA da Universidade Federal do Sul e

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução 01/2017PPGEQ Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Regulamento

Leia mais

ENADE / 2011 Garanta o seu diploma

ENADE / 2011 Garanta o seu diploma UNIVERSIDADE NILTON LINS ENADE / 2011 Garanta o seu diploma Pró-Reitoria de Planejamento e Avaliação Dra. Cleuciliz Santana Setembro/2011 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE 2011) PERGUNTAS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 0 5/2000

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 0 5/2000 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CONSELHO COORDENADOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 0 5/2000 EMENTA: Estabelece normas e critérios para funcionamento de cursos seqüenciais na Universidade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria. PORTARIA Nº 33, DE 18 de NOVEMBRO DE 2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria. PORTARIA Nº 33, DE 18 de NOVEMBRO DE 2013 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) Gabinete da Reitoria PORTARIA Nº 33, DE 18 de NOVEMBRO DE 2013 Regulamenta Ações de Reconhecimento do Enade 2013 A Vice-Reitora do Centro Universitário de

Leia mais

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Temas : SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Sinaes avaliação e regulação Enade ciclos avaliativos e indicadores de qualidade Enade regularização e matricula de estudantes Enade sistema enadies SINAES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL Nº 008/14/PROEN TRANSFERÊNCIA INTERISTITUCIONAL (EXTERNA) A Pró-reitoria de Ensino (PROEN) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), tendo em vista o parecer sobre o quantitativo de vagas ociosas

Leia mais

EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID

EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID EDITAL PIBID FESL Nº 03/2015 SELEÇÃO DE BOLSISTAS ID A Direção Acadêmica e a Coordenação do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS tornam público a abertura

Leia mais

- Quem deve fazer o Enade?

- Quem deve fazer o Enade? - O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos

Leia mais

REGULAMENTO DA CAMPANHA PROJETO DE CONCESSÕES DE BOLSAS FACEMP 2016/2

REGULAMENTO DA CAMPANHA PROJETO DE CONCESSÕES DE BOLSAS FACEMP 2016/2 REGULAMENTO DA CAMPANHA PROJETO DE CONCESSÕES DE BOLSAS FACEMP 2016/2 Santo Antônio de Jesus (BA) 2016 1 REGULAMENTO DO PROJETO DE CONCESSÃO DE BOLSAS FACEMP 2016/2 1 - Objetivo Visando atender o contexto

Leia mais

PORTARIA 16/2016 DIRETORIA ACADÊMICA ADMINISTRATIVA

PORTARIA 16/2016 DIRETORIA ACADÊMICA ADMINISTRATIVA PORTARIA 16/2016 DIRETORIA ACADÊMICA ADMINISTRATIVA Dispõe sobre a organização pedagógica e o apoio logístico na oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. O Diretor Acadêmico Administrativo da Faculdade

Leia mais

PORTARIA 12/2016. Art. 3º - Ficam revogadas quaisquer portarias anteriores a este ato. Art. 4º Esta portaria entra em vigor No Ato de sua publicação.

PORTARIA 12/2016. Art. 3º - Ficam revogadas quaisquer portarias anteriores a este ato. Art. 4º Esta portaria entra em vigor No Ato de sua publicação. PORTARIA 12/2016 Dispõe sobre a campanha 2º Arraial da FCE Para matrícula em cursos Lato-Sensu, para o período do mês de junho de 2016. Na qualidade de Diretor Presidente do Instituto Paulista de Ciências

Leia mais

Edital 01/2017. Serão consideradas as recomendações da CAPES para o número máximo de alunos por orientador.

Edital 01/2017. Serão consideradas as recomendações da CAPES para o número máximo de alunos por orientador. Edital 01/2017 SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA PARA OS NÍVEIS DE MESTRADO E DOUTORADO REFERENTE AO ANO LETIVO DE 2017 1. PREÂMBULO 1.1 A Comissão Coordenadora do

Leia mais

EDITAL PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES/UNESP

EDITAL PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES/UNESP EDITAL PARA A SELEÇÃO DE BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES/UNESP - 2015 A Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - FEG- UNESP, torna público o processo

Leia mais

EDITAL INTERNO Nº 013/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ESTAGIÁRIOS 2016

EDITAL INTERNO Nº 013/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ESTAGIÁRIOS 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA CAMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE EDITAL INTERNO Nº 013/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA ESTAGIÁRIOS 2016 O DIRETOR-GERAL

Leia mais

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016

EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 EDITAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA FACULDADE MULTIVIX- CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM 003/2016 Chamada para submissão de Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica A Direção Geral da FACULDADE

Leia mais

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO

Leia mais

EDITAL NRCA-SJP N.º 04/2016

EDITAL NRCA-SJP N.º 04/2016 EDITAL NRCA-SJP N.º 04/2016 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA, O EXAME DE PROFICIÊNCIA E O PROCESSO DE NOTÓRIO SABER DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Coordenador

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída pela Lei nº 5152, de 21/10/1966 São Luís Maranhão PRÓ REITORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída pela Lei nº 5152, de 21/10/1966 São Luís Maranhão PRÓ REITORIA DE ENSINO EDITAL Nº 53/2017-PROEN DO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO POR MEIO DO REINGRESSO DE SEGUNDO CICLO PARA O ANO DE 2017 1º SEMESTRE A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através

Leia mais

EDITAL Nº 09/2015 DIRGRAD-CT

EDITAL Nº 09/2015 DIRGRAD-CT Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria de Graduação e Educação Profissional Câmpus Curitiba PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ EDITAL Nº 09/2015 DIRGRAD-CT

Leia mais

EDITAL Nº 09, DE 04 DE ABRIL DE Edital de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica

EDITAL Nº 09, DE 04 DE ABRIL DE Edital de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica EDITAL Nº 09, DE 04 DE ABRIL DE 2017. Edital de Seleção de Bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica O Diretor-geral Pro Tempore do IFRS -, no uso de suas atribuições, por intermédio da Comissão

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA HERBÁRIO SMDB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA HERBÁRIO SMDB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXATAS DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA HERBÁRIO SMDB EDITAL Nº. 01/2014 Edital de Seleção de Bolsistas de Extensão para

Leia mais

Processos Seletivos 2017 Educação a Distância VESTIBULAR GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EaD PN

Processos Seletivos 2017 Educação a Distância VESTIBULAR GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EaD PN Processos Seletivos 2017 Educação a Distância VESTIBULAR GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA 2017.2 EaD PN Aditivo nº 15 ao Edital de Vestibular de 2017 Educação a Distância, que rege o Vestibular Seleção 2017.2 - EaD

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA PARA O 1º SEMESTRE DE I - DAS VAGAS: 1-Distribuição das vagas disponíveis para transferência por turma e turno:

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA PARA O 1º SEMESTRE DE I - DAS VAGAS: 1-Distribuição das vagas disponíveis para transferência por turma e turno: EDITAL DE TRANSFERÊNCIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2009 O Diretor da Faculdade de Tecnologia da Zona Sul, FATEC-SUL, no uso de suas atribuições legais faz saber que estão abertas inscrições para participação

Leia mais

Edital de Transferência 01/ As vagas disponíveis para transferência por turno são listadas na Tabela 1. Curso Turno Vagas

Edital de Transferência 01/ As vagas disponíveis para transferência por turno são listadas na Tabela 1. Curso Turno Vagas Edital de Transferência 01/2017 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC Garça) Deputado Julio Julinho Marcondes de Moura, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL Nº 02/ RETIFICADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL Nº 02/ RETIFICADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL Nº 02/2016 - RETIFICADO PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA PARA O PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2017.

Leia mais

ENADE 2004/2016. Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico. Pró-Reitoria de Ensino

ENADE 2004/2016. Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico. Pró-Reitoria de Ensino ENADE Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico Pró-Reitoria de Ensino 2004/2016 Reitor Jerônimo Rodrigues da Silva Diretoria Executiva

Leia mais

EDITAL N.º 01/2014-CE

EDITAL N.º 01/2014-CE EDITAL N.º 01/2014-CE A Comissão Eleitoral - CE no uso de suas atribuições prevista na Resolução n. 006/2014-COU/Unespar, art. 3º, nomeada por seu Diretor Geral de Campus: T O R N A PÚ B L I C A A abertura

Leia mais

EDITAL N.º 7/2016/REITORIA/IFTO, DE 14 DE MARÇO DE 2016 CHAMADA N.º 1/2016 LÍDERES EMERGENTES DAS AMÉRICAS/CRAI/PROEX/REITORIA/IFTO

EDITAL N.º 7/2016/REITORIA/IFTO, DE 14 DE MARÇO DE 2016 CHAMADA N.º 1/2016 LÍDERES EMERGENTES DAS AMÉRICAS/CRAI/PROEX/REITORIA/IFTO EDITAL N.º 7/2016//IFTO, DE 14 DE MARÇO DE 2016 CHAMADA N.º 1/2016 LÍDERES EMERGENTES DAS AMÉRICAS/CRAI/PROEX//IFTO O REITOR SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS,

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PARA PÓS GRADUACÃO LATU SENSU DO INSTITUTO PASSO 1 BAURU - NA MODALIDADE PRESENCIAL

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PARA PÓS GRADUACÃO LATU SENSU DO INSTITUTO PASSO 1 BAURU - NA MODALIDADE PRESENCIAL PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO PARA PÓS GRADUACÃO LATU SENSU DO INSTITUTO PASSO 1 BAURU - NA MODALIDADE PRESENCIAL 2017.1 Através de resolução do conselho diretor do INSTITUTO PASSO 1 CENTRO- OESTE PAULISTA:

Leia mais

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca EDITAL FATEC MAUÁ Nº. 01/2017 de 25 de novembro de 2016. O Diretor da Fatec-Mauá - Faculdade de Tecnologia de Mauá, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para participação

Leia mais

E D I T A L Nº 3/ PROGRAD/CDARA PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS OCIOSAS 2º/2017 CAMPI JUIZ DE FORA E GOVERNADOR VALADARES

E D I T A L Nº 3/ PROGRAD/CDARA PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS OCIOSAS 2º/2017 CAMPI JUIZ DE FORA E GOVERNADOR VALADARES E D I T A L Nº 3/2017 - PROGRAD/CDARA PROCESSO DE OCUPAÇÃO DE VAGAS OCIOSAS 2º/2017 CAMPI JUIZ DE FORA E GOVERNADOR VALADARES A Pró-Reitoria de Graduação, através da Coordenadoria de Assuntos e Registros

Leia mais

Associação de Universidades do Grupo Montevidéu AUGM Programa Escala de Gestores e Administradores

Associação de Universidades do Grupo Montevidéu AUGM Programa Escala de Gestores e Administradores Associação de Universidades do Grupo Montevidéu AUGM Programa Escala de Gestores e Administradores Chamada 009_2017 para Técnicos Administrativos da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e da Assessoria

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA

PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA EDITAL Nº 12/2017 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO EM BIOÉTICA Em conformidade com o Art. 33 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Universidade

Leia mais

EDITAL DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA 2014

EDITAL DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA 2014 EDITAL DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA 2014 A Direção do Núcleo Acadêmica do Centro Universitário Monte Serrat, no uso de suas atribuições, torna público o Programa de Iniciação Científica

Leia mais

EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EDITAL Nº 072/2016 PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE BOLSA NA MODALIDADE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA A Reitoria do Centro Universitário Senac torna pública a abertura das inscrições do processo de seleção

Leia mais

NORMA DE PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ -PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO-

NORMA DE PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ -PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO- NORMA DE PROGRAMA DE BOLSA DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ -PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO- CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - A presente norma fixa os procedimentos para

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA. CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE MONITORIA CAPÍTULO I Do Conceito de Monitoria Art. 1º - Entende-se por Monitoria, uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada

Leia mais

Informações Relevantes aos Estudantes

Informações Relevantes aos Estudantes Informações Relevantes aos Estudantes Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Portaria nº 2.051,

Leia mais

SELEÇÃO. Edital DG nº ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

SELEÇÃO. Edital DG nº ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO SELEÇÃO Edital DG nº001-2013 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO 1 Do objeto 1.1 O presente Edital tem por objetivo a seleção

Leia mais

Campus de Paranavaí EDITAL Nº001/2016-CEL

Campus de Paranavaí EDITAL Nº001/2016-CEL EDITAL Nº001/2016-CEL A Comissão Eleitoral Local- CEL no uso de suas atribuições prevista na Resolução n. 006/2014-COU/Unespar, art. 3º, nomeada por seu Diretor Geral de Campus, por meio da portaria 003/2016-DG:

Leia mais

EDITAL PIC ISEPRO Nº. 001/2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC ISEPRO) SELEÇÃO

EDITAL PIC ISEPRO Nº. 001/2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC ISEPRO) SELEÇÃO EDITAL PIC ISEPRO Nº. 001/2015 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC ISEPRO) SELEÇÃO 2015.1 1. O INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS ISEPRO, torna pública a abertura de inscrições para o preenchimento

Leia mais

Resolução nº 004/2015

Resolução nº 004/2015 Resolução nº 004/2015 Dispõe sobre estágio de prática docente para os alunos do Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça. Art. 1º O Estágio de Prática Docente (EPD) tem por objetivo aperfeiçoar

Leia mais

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 EDITAL Nº 01/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 A Faculdade União de Campo Mourão, credenciada pela Portaria MEC N.º 6 de 22 de Janeiro de 2010, publicada no DOU em 26 de 01 de 2010, de acordo com o Regimento

Leia mais

E MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA

E MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA PROJETO UniCEUB ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EJA - 19ª turma EDITAL 1º/ 2016 - SELEÇÃO DE ALUNOS DO UniCEUB, VOLUNTÁRIOS E MEMBROS DA COMUNIDADE EXTERNA A pró-reitora acadêmica do Centro Universitário

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE 1. SOBRE O ENADE 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/2 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/2 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/2 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA Art. 1º. O presente Regulamento disciplina o processo de seleção, concessão, manutenção e acompanhamento

Leia mais

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR SELEÇÃO EaD SEMIPRESENCIAIS

Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR SELEÇÃO EaD SEMIPRESENCIAIS Processos Seletivos 2016 Educação a Distância VESTIBULAR SELEÇÃO 2016-2 EaD SEMIPRESENCIAIS Aditivo nº 17 ao Edital de Vestibular de 2016 Educação a Distância, que rege o Vestibular Seleção 2016.2 EaD

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS DE MONITORIA EM 2017 NA UAG-UFRPE

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS DE MONITORIA EM 2017 NA UAG-UFRPE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS Av. Bom Pastor, s/n Boa Vista CEP 55292-270 Garanhuns, PE Telefones: (087) 3764-5500 3764-5517 Edital CGCG - 01/2017 Garanhuns, 02

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2014

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL - UA REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL Nº 01/2014 O Reitor do Centro Universitário UNA, Prof. Átila Simões

Leia mais

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 19/2016

TESTE SELETIVO PARA A CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR EDITAL Nº 19/2016 EDITAL Nº 19/2016 O Reitor do Centro Universitário Autônomo do Brasil, UniBrasil torna público que estão abertas as inscrições para o teste seletivo de contratação de professor para o curso de Pedagogia.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL N 34, DE 9 DE AGOSTO DE 2016. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA A COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID EDITAL 002/2015 PIBID/UNESPAR ABERTURA DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS

Leia mais

REGULAMENTO DA MONITORIA. para o exercício da Monitoria nos Cursos de Graduação da Universidade Iguaçu. discentes; magistério superior.

REGULAMENTO DA MONITORIA. para o exercício da Monitoria nos Cursos de Graduação da Universidade Iguaçu. discentes; magistério superior. i.e PRÓ-REITORIA ACADÊMICA REGULAMENTO DA MONITORIA Art. 1º. O presente regulamento estabelece as regras para o exercício da Monitoria nos Cursos de Graduação da Universidade Iguaçu UNIG, por meio de programas

Leia mais

Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí Universidade Federal do Piauí Programa de Avaliação Institucional Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIAI - PROPLAN) Profª Drª. Maria do Carmo de S. Batista Profª MSc. Teresa Christina

Leia mais