Orientações sobre o ENADE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Orientações sobre o ENADE"

Transcrição

1 Orientações sobre o ENADE Luiza B. Krainski Diretoria de Avaliação Institucional 18/06/201 5

2 Legislação Lei nº , de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e institui o Enade como exame para avaliação da educação superior. Portaria nº 40 de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010, consolida disposições sobre ENADE. Portaria nº 3, de 6 de março de 2015 regulamenta o ENADE de Portarias das diretrizes de áreas (disponibilizadas no site do Inep).

3 Áreas avaliadas no ENADE de 2015 Estabelecido na Lei do SINAES e ratificado na Portaria nº 40/2007 (em sua atual redação), o Enade faz avaliações trienais das seguintes áreas e eixos tecnológicos: Ano I: áreas da Saúde, Ciências Agrárias e afins; eixos de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança; Ano II: áreas de Ciências Exatas, Licenciaturas e afins; eixos de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial. Ano III: áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e afins; eixos de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

4 Cursos da UEPG avaliados em 2015 Portaria nº 03/2015 determina que sejam avaliados os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em: Administração Administração Comércio Exterior Administração Pública - EaD Ciências Contábeis Ciências Econômicas Jornalismo Direito Turismo

5 A obrigatoriedade do ENADE é estabelecida na Portaria Normativa nº 40/2007, em sua atual redação. Art. 33-G: O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos superiores, devendo constar do histórico escolar de todo estudante a participação ou dispensa da prova. No histórico escolar do estudante deve constar: Data da realização da prova; ou Dispensa oficial do Exame conferida pelo Ministério da Educação.

6 Quem deve ser inscrito no ENADE: Estudantes do primeiro ano do curso (ingressantes) com matrícula no ano de realização do ENADE e que tenha concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso. Os alunos RETIDOS no 1º ano não são considerados ingressantes; Estudantes do último ano de curso (concluintes) - com expectativa de conclusão do curso até julho de 2016 ou que tenham concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso até dia 31 de agosto de 2015;

7 A Prova O ENADE 2015, já tem data marcada: será no dia 22 de novembro, com início às 13 horas. O estudante deverá comparecer no local definido pelo Inep, às 12h15min, para localização da sala, assinar lista de presença e cumprir outras formalidades, com documento oficial com foto.

8 Inscrições: Irregulares: 15 de junho a 26 de junho, via sistema online pelo coordenador de curso; Regulares: 06 de julho a 07 de agosto, via sistema online pelo coordenador de curso;

9 Estudantes em situação irregular Estudantes que foram habilitados ao ENADE de anos anteriores que não tenham sido inscritos ou não tenham realizado o ENADE. A inscrição destes estudantes deverá ser feita no período de 15 a 26 de junho de Esses estudantes serão dispensados da prova a ser aplicada em 2015 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico emitido pelo Inep.

10 Dispensados do ENADE 2015 Estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2015 (dispensados inclusive do processo de inscrição); Cursando oficialmente atividades curriculares fora do Brasil na data de realização do ENADE em instituições conveniadas com a IES de origem (dispensados inclusive do processo de inscrição); Os estudantes ingressantes de 2015 e irregulares de anos anteriores estão dispensados da participação da prova, mas sua inscrição é imprescindível.

11 Questionário do Estudante O Questionário do Estudante é de participação obrigatória pelos estudantes habilitados ao Enade 2015; Realizado no período de 21 de outubro a 22 de novembro de 2015, exclusivamente por meio eletrônico. O estudante que não responder o Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao Enade. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será procedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.

12 Questionário do Coordenador Tem como objetivo reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso de graduação. Período de realização: de 24 de novembro a 07 de dezembro, exclusivamente por meio eletrônico. Os coordenadores de cursos que participam apenas com estudantes irregulares não terão acesso ao questionário;

13 Cronograma do ENADE 18/06/201 5

14 18/06/201 5

15 Informações importantes a serem repassadas aos alunos Nome do aluno tal qual esta no CPF (se casou e esta no CPF o nome de solteira coloca o nome de solteira). Se casado ver se alterou o CPF na Receita Federal. Caso contrário aparece CPF inválido. Guardar o cadastrado no ENADE e senha. CEP e endereço. Quando passar as informações faça um protocolo assinado pelos alunos de que os mesmos receberam as informações. A IES deverá divulgar amplamente junto ao corpo discente a realização do ENADE.

16 IMPORTANTE Todos os estudantes que farão ENADE em 2015 deverão fazer o primeiro acesso no ambiente do Estudante do ENADE (orientar os alunos para salvar a senha). Será disponibilizado o MANUAL DO ESTUDANTE na página do INEP. Quando o estudante não foi inscrito pela IES (erro institucional) ele será considerado irregular junto ao ENADE e essa informação será colocada no histórico do aluno.

17 IMPORTANTE As respostas aos Questionários do estudante e do coordenador serão considerados juntamente com a prova no Conceito do Curso. Estudantes inscritos que não comparecerem ao ENADE para prova poderão justificar sua ausência junto a Coordenação do Curso e junto ao Inep. O Coordenador poderá lançar a justificativa de dispensa no sistema ENADE conforme cota ainda a ser estabelecida. A lista de presença será publicada pelo Inep após 15 dias úteis da data do exame.

18 Como acessar o sistema

19

20 Ambiente do coordenador Senha: Informe a senha de acesso criada no Sistema Enade. Caso ainda não tenha criado a sua senha de acesso, clique sobre a opção Primeiro acesso. A tela inicial do Sistema Enade Ambiente do Coordenador de Curso, permite recuperar ou criar nova senha de acesso por meio da opção Esqueci minha senha. Como é vinculada ao CPF, um coordenador que acumule a mesma função em mais de um curso terá a mesma senha de acesso.

21 Primeiro Acesso

22 Ambiente do coordenador

23 Tela inicial do ambiente do Coordenador

24 Inscrição de estudantes Observar o período de inscrições: inscrição como irregular junto ao Enade de anos anteriores ou estudante regularmente habilitado ao Enade Não há possibilidade de troca de inscrições realizadas equivocadamente em períodos distintos.

25 Inscrição (cont.)

26 Inscrição ( cont.)

27 Inscrição Dados Cadastrais

28 Inscrição Atendimento Especial

29 Inscrição - Endereço

30 Inscrição Dados Escolares - Ingressante

31 Inscrição Dados Escolares Concluinte

32 Inscrição Dados escolares Polo EaD

33 Inscrição em Lote

34 Inscrição em Lote mensagem de alerta

35 Alterações no arquivo de importação de dados

36

37 Inscrições em lote - mensagem de erros

38 Inscrição de estudantes estrangeiros sem CPF Anexar cópia do passaporte ou documento de identidade do estudante estrangeiro.

39

40 Estudantes inscritos Exibe a lista completa de todos os estudantes inscritos no curso, sejam irregulares de anos anteriores ou estudantes habilitados ao ENADE Para cada estudante, disponibiliza as opções de alteração, exclusão ou visualização dos dados. As opções de alteração e exclusão dependem do período (irregulares, regulares ou retificação)

41 Estudantes selecionados

42 Estudantes não selecionados ingressantes e irregulares -ENADE 2015

43 Alteração do local de prova Aplica-se a estudantes em desenvolvimento de atividades curriculares obrigatórias fora da sede do curso e a estudantes da modalidade EaD. A IES pode alterar o local da prova no período de 12 a 31 de agosto de 2015 de acordo com as opções previstas para a área de abrangência no ENADE 2015.

44 Local da Prova Informa ao Coordenador de Curso se o estudante consultou o local de prova. A consulta ao local de prova é procedida do preenchimento do Questionário do Estudante O Município de funcionamento do curso (ou a informação de localidade de prova alterada) é determinante à alocação dos estudantes.

45 Local de prova

46 Questionário do Estudante As informações contribuem no perfil do estudantes. A partir de 21 de outubro de 2015 (início período para resposta ao questionário), serão apresentadas informações quantitativas acerca do preenchimento do Questionário do Estudante) Somente após o preenchimento o Questionário do Estudante, o aluno pode acessar o local de prova e imprimir o Cartão de Informação do Estudante.

47 Questionário do coordenador Período: 23 de novembro a 06 de dezembro de 2015

48 Encerrar Inscrições

49 Reabrir Inscrições

50 O Manual do ENADE 2015 é indispensável ao esclarecimento de dúvidas e orientações. Disponível no site ou Disponibilizado no site PROPLAN Diretoria de Avaliação Institucional as orientações sobre o ENADE. Fone: (42) cpauepg@uepg.br

Módulo ENADE. Secretaria Especial de Avaliação Institucional - SEAVI Cursos Participantes do Enade/Uneb 2014 (Regular/Parfor/EAD)

Módulo ENADE. Secretaria Especial de Avaliação Institucional - SEAVI Cursos Participantes do Enade/Uneb 2014 (Regular/Parfor/EAD) Equipe Central de Gestão Universitária (Uneb) Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi) Módulo ENADE Cursos Participantes do Enade/Uneb 2014 (Regular/Parfor/EAD) I - que conferem diploma de

Leia mais

Seminário ENADE 2015

Seminário ENADE 2015 Seminário ENADE 2015 Capacitação para o uso do Sistema ENADE EQUIPE COPLAI MARCIA HELENA DO N. LORENTZ Junho/2015 Legislação Lei N. 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Legislação. Portaria nº 5, de 9 de março de 2016 regulamenta o Enade 2016.

Legislação. Portaria nº 5, de 9 de março de 2016 regulamenta o Enade 2016. Legislação Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e institui o Enade como exame para avaliação da educação superior. Portaria nº 40/2007,

Leia mais

Seminários do Enade 2013

Seminários do Enade 2013 1 Seminários do Enade 2013 Introdução O processo de inscrição de estudantes habilitados ao Enade é a alma do Exame. As informações apresentadas pelo Inep sobre o Enade têm por base os dados apresentados

Leia mais

Seminários Enade 2016

Seminários Enade 2016 Seminários Enade 2016 Inscrições no Enade 2016 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior CGCQES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Devem ser inscritos no Sistema Enade:

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 15 DE ABRIL DE 2011

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 15 DE ABRIL DE 2011 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 15 DE ABRIL DE 2011 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na Lei nº. 10.861, de

Leia mais

Seminário ENADE 2016 Capacitação para o uso do Sistema ENADE

Seminário ENADE 2016 Capacitação para o uso do Sistema ENADE Seminário ENADE 2016 Capacitação para o uso do Sistema ENADE EQUIPE COPLAI Marcia Helena Lorentz Junho/2016 Legislação Lei N. 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012

ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012 ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012 1 Documentos 2 Estudantes ingressantes e concluintes para o ENADE 2012 3 Regularização dos estudantes em situação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 06, DE 14 DE MARÇO DE 2012 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único,

Leia mais

Enade O Enade é obrigatório? Qual o objetivo do Enade? Quais os instrumentos básicos do Enade?

Enade O Enade é obrigatório? Qual o objetivo do Enade? Quais os instrumentos básicos do Enade? Enade O Enade é obrigatório? Conforme disposição do art. 5º, 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente

Leia mais

ENADE Informações Importantes

ENADE Informações Importantes ENADE 2017 Informações Importantes Legislação Vigente EDITAL No 26, DE 16 DE JUNHO DE 2017 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE 2017 art.5o da Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que institui

Leia mais

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Julho/2016 O que é o ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade é componente curricular obrigatório dos cursos

Leia mais

Sistema Enade.

Sistema Enade. Sistema Enade http://enadeies.inep.gov.br/enadeies/ Sistema e-mec O sistema Enade requisita informações do sistema e- MEC, por isso é fundamental manter o sistema e-mec atualizado. As atualizações no Sistema

Leia mais

ENADE 2013 PERGUNTAS FREQUENTES

ENADE 2013 PERGUNTAS FREQUENTES ENADE 2013 PERGUNTAS FREQUENTES 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº. n. 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes( Sinaes) Portaria

Leia mais

Seminários Enade 2016

Seminários Enade 2016 Seminários Enade 2016 Inscrições no Enade 2016 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior CGCQES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Diretoria de Avaliação da Educação

Leia mais

ENADE EXAME NACIONAL DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

ENADE EXAME NACIONAL DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES ENADE EXAME NACIONAL DO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES Os cursos da UFPR que serão avaliados em 2012 são: Administração Ciências Contábeis Ciências Econômicas Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA N 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA N 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA N 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único,

Leia mais

Gerência de Regulação e Avaliação GRA (65) (65)

Gerência de Regulação e Avaliação GRA (65) (65) Coordenação de Ensino de Graduação - CEG Gerência de Regulação e Avaliação GRA (65) 3615-8103 elizaine@ufmt.br (65) 3313-7214 leandro_esantos@ufmt.br 1 O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Leia mais

ENADE Videoconferência Julho/2017. Programa de Reorganização da Base de Dados e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos. Módulo SAGRES ENADE

ENADE Videoconferência Julho/2017. Programa de Reorganização da Base de Dados e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos. Módulo SAGRES ENADE ENADE 2017 Videoconferência Julho/2017 Programa de Reorganização da Base de Dados e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos Módulo SAGRES ENADE SEAVI/SGC Cursos Avaliados GRAU ACADÊMICO Bacharelado Licenciatura

Leia mais

MANUAL DO ESTUDANTE ENADE 2018

MANUAL DO ESTUDANTE ENADE 2018 INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE DOM ALBERTO MANUAL DO ESTUDANTE ENADE 2018 CURSOS: ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DIREITO 1 Sumário 1. Enade... 4 1.1. O que é o Enade e qual o seu objetivo?...

Leia mais

ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD

ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Agosto/2017 O que é o ENADE O Enade tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos Estudantes em relação aos conteúdos

Leia mais

SEMINÁRIO INSTITUCIONAL E N A D E 2018

SEMINÁRIO INSTITUCIONAL E N A D E 2018 SEMINÁRIO INSTITUCIONAL E N A D E 2018 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) É um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE Agronomia -

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE Agronomia - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2016 - Agronomia - O que é o ENADE? Um dos três pilares do sistema de avalição das IES (SINAES) Criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 Já possui

Leia mais

Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí Universidade Federal do Piauí Programa de Avaliação Institucional Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIAI - PROPLAN) Profª Drª. Maria do Carmo de S. Batista Profª MSc. Teresa Christina

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos de avaliação institucional

Leia mais

ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação que objetiva aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015 Estabelece as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, no ano de 2015. O MINISTRO DE ESTADO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015 Estabelece as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, no ano de 2015. O MINISTRO DE ESTADO

Leia mais

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Qual o objetivo do ENADE? O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes

Leia mais

DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI UFVJM DIRETORIA DE ENSINO - PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS ENADE O ENADE (Exame

Leia mais

Saiba tudo sobre o Enade!

Saiba tudo sobre o Enade! 1 2 Saiba tudo sobre o Enade! 1. O que é o Enade? É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. 2. Qual o objetivo do Enade? O Enade tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos de cursos de graduação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE 1) O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudante s (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA O que é o Enade O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*)

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) Página 1 de 8 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso

Leia mais

SINAES e o ENADE Paula de Oliveira Moitinho Rippel

SINAES e o ENADE Paula de Oliveira Moitinho Rippel SINAES e o ENADE Paula de Oliveira Moitinho Rippel Procuradora Educacional Institucional Núcleo de Regulação de Cursos NRC / Progic Universidade Federal de Pelotas pi@ufpel.edu.br paula.moitinho@ufpel.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE 1) O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O 1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O 2014 2 SUMÁRIO 1. O que é o ENADE?...pg. 03 2. Quem deve

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 501, DE 25 DE MAIO DE 2018 Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade 2018. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO,

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Enade. 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo?

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Enade. 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? PERGUNTAS FREQUENTES 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

ENADE 2011 INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE PROACAD - UFPE DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO JUNHO 2011

ENADE 2011 INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE PROACAD - UFPE DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO JUNHO 2011 INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE PROACAD - UFPE DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO JUNHO 2011 1 Documentos 2 Cursos a serem avaliados no 3 Estudantes ingressantes e concluintes para o 4 Regularização dos estudantes

Leia mais

Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2019

Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2019 ENADE 2019 SOBRE O ENADE Aprovado e implementado - 2004 - Lei nº 10.861/2004 SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades das avaliações: 1) Avaliação das IES:

Leia mais

- Quem deve fazer o Enade?

- Quem deve fazer o Enade? - O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Universidade Federal do Piauí Programa de Avaliação Institucional Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIAI - PROPLAN) Profª Drª. Maria do Carmo de S. Batista Profª MSc. Teresa Christina

Leia mais

DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do mais informações sobre o ENADE.

DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do mais informações sobre o ENADE. DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o site do INEP para obter mais informações sobre o ENADE. http://portal.inep.gov.br/enade (acesse menu à esquerda Documentos

Leia mais

Seminário ENADE 2017 Capacitação para o uso do Sistema ENADE

Seminário ENADE 2017 Capacitação para o uso do Sistema ENADE Seminário ENADE 2017 Capacitação para o uso do Sistema ENADE EQUIPE COPLAI Marcia Helena Lorentz Julho/2017 Legislação Lei N. 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O ENADE 2018

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O ENADE 2018 PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O ENADE 2018 1. EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das

Leia mais

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE A COMGRAD-ODO FEZ A INSCRIÇÃO DOS ALUNOS CONCLUINTES PARA O ENADE, A LISTA DOS INSCRITOS ESTÁ DIVULGADA PUBLICAMENTE E CONFIRMASTES RECEBIMENTO NO SEU PORTAL DO ALUNO. É

Leia mais

SEMINÁRIO ENADE 2016

SEMINÁRIO ENADE 2016 SEMINÁRIO ENADE 2016 Universidade Federal da Bahia (UFBA) Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) Núcleo de Estatística e Documentação (NED) Comissão Própria de Avaliação (CPA) APRESENTAÇÃO SOBRE

Leia mais

O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti

O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti 1 http://www.bahianoticias.com.br O QUE É O ENADE? 2 ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Integra o Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Procuradoria Educacional Institucional

Procuradoria Educacional Institucional UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE GESTÃO 2012-2016 Procuradoria Educacional Institucional EQUIPE Profa. Dra. Fátima Maria Leitão Araújo Procuradora Educacional Institucional Profa. Dra. Mônica Petralanda

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade 1 O ciclo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático

Leia mais

Seminário do Enade 2017

Seminário do Enade 2017 1 Seminário do Enade 2017 Introdução O processo de inscrição de estudantes habilitados ao Enade é a alma do Exame. As informações apresentadas pelo Inep sobre o Enade têm por base os dados apresentados

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas judiciais:

PERGUNTAS FREQUENTES. A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas judiciais: PERGUNTAS FREQUENTES 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

Perguntas Frequentes ENADE 2016

Perguntas Frequentes ENADE 2016 http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes Perguntas Frequentes ENADE 2016 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos

Leia mais

CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016

CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016 CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE 2016 - PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016 DOU 10 de Março de 2016 Publicada no Diário Oficial da União de hoje, 10 de março de 2016, seção 1, página 20, a relação

Leia mais

O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação

O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de

Leia mais

Seminário ENADE Brasília - DF junho/2011

Seminário ENADE Brasília - DF junho/2011 Seminário ENADE Brasília - DF junho/2011 O ENADE no contexto do SINAES ENADE - Legislação - Operacionalização - Banco Nacional de Itens - Instituto de Avaliação e Análise de Resultados ENADE - Constituição

Leia mais

Avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares.

Avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação, em relação às competências previstas nas diretrizes curriculares. DÚVIDAS FREQUENTES Além das informações disponibilizadas aqui, você pode acessar o Portal do INEP: para obter mais informações sobre o ENADE. O que é ENADE? O Exame Nacional

Leia mais

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG 2017 Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Em 2017 o ENADE será realizado no dia 26 de novembro, quando serão avaliados os estudantes dos cursos que: Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciência

Leia mais

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG 2016 Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Em 2016 o ENADE será realizado no dia 20 de novembro, quando serão avaliados os estudantes dos cursos que: Bacharel em Agronomia, Biomedicina, Educação Física,

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA NORMATIVA No - 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015

GABINETE DO MINISTRO. PORTARIA NORMATIVA No - 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA No - 3, DE 6 DE MARÇO DE 2015 Estabelece as regras do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, no ano de 2015. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, INTERINO,

Leia mais

NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO. SIC 07/10 Belo Horizonte, 23 de fevereiro de 2010. 1. ENADE 2010. CURSOS EM AVALIAÇÃO. PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2. ENEM 2009. CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA.

Leia mais

ENADE / O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação.

ENADE / O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação. ENADE / 2011 O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação. ENADE É um instrumento de avaliação, cujos resultados produzirão dados para o debate

Leia mais

Informativo Nº 01/2016 sobre o ENADE 2016

Informativo Nº 01/2016 sobre o ENADE 2016 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS GABINETE DA REITORIA PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL Campus A. C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n Tabuleiro do Martins 57072-900 Maceió-AL. Telefone: (82) 3214-1006

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO 2017 Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG Avaliação Institucional Processos de avaliação institucional Interna Relatórios da CPA Externa

Leia mais

ENADE 2004/2016. Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico. Pró-Reitoria de Ensino

ENADE 2004/2016. Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico. Pró-Reitoria de Ensino ENADE Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico Pró-Reitoria de Ensino 2004/2016 Reitor Jerônimo Rodrigues da Silva Diretoria Executiva

Leia mais

Acesso ao sistema ENADE. Acessar o sistema ENADE, através do link

Acesso ao sistema ENADE. Acessar o sistema ENADE, através do link Acesso ao sistema ENADE Acessar o sistema ENADE, através do link http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index Acesso ao sistema ENADE O primeiro acesso deve ser feito na terceira opção do menu da página inicial

Leia mais

Informações Relevantes aos Estudantes

Informações Relevantes aos Estudantes Informações Relevantes aos Estudantes Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Portaria nº 2.051,

Leia mais

Perguntas Frequentes ENADE 2016

Perguntas Frequentes ENADE 2016 Perguntas Frequentes ENADE 2016 Disponível em http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um

Leia mais

Lei nº , de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);

Lei nº , de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Perguntas Frequentes 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

ENADE 2018: Alunos Irregulares Treinamento de Coordenadores de Curso e Secretários de Colegiado (Ciclos Verde e Azul)

ENADE 2018: Alunos Irregulares Treinamento de Coordenadores de Curso e Secretários de Colegiado (Ciclos Verde e Azul) ENADE 2018: Alunos Irregulares Treinamento de Coordenadores de Curso e Secretários de Colegiado (Ciclos Verde e Azul) Núcleo de Regulação de Cursos Coordenação de Processos e Informações Institucionais

Leia mais

ENADE Informações Importantes

ENADE Informações Importantes ENADE 2017 Informações Importantes Avaliação do Enade - Trienal Cursos Avaliados I Bacharel na área de: a) Arquitetura e Urbanismo; b) Engenharia Ambiental; c) Engenharia Civil; d) Engenharia de Alimentos;

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Faculdade de Tecnologia Alcides Maya

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Faculdade de Tecnologia Alcides Maya Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Faculdade de Tecnologia Alcides Maya O que é o ENADE Quando é o ENADE Como é a prova Quem precisa fazer O que é o cadastro dos estudantes Devo preencher

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE 1. SOBRE O ENADE 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Temas : SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Sinaes avaliação e regulação Enade ciclos avaliativos e indicadores de qualidade Enade regularização e matricula de estudantes Enade sistema enadies SINAES

Leia mais

Seminários do Enade Enade 2010 Questões Operacionais

Seminários do Enade Enade 2010 Questões Operacionais Seminários do Enade Enade 2010 Questões Operacionais 2 MEC INEP DAES CGENADE Enade 2010 Questões Operacionais Enade 2010 Portaria Normativa nº. 5, de 22/02/2010 Bacharel em: Agronomia, Biomedicina, Educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS GABINETE DA REITORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS GABINETE DA REITORIA NOTA TÉCNICA N. 001/2017 A presente Nota Técnica tem como objetivo complementar as informações encaminhadas às coordenações em mensagem eletrônica em 23 de novembro de 2016; orientar às coordenações de

Leia mais

Faculdade Verde Norte- FAVENORTE Avenida José Alves Miranda, nº 500 Bairro Alto São João. Mato Verde/MG PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O ENADE

Faculdade Verde Norte- FAVENORTE Avenida José Alves Miranda, nº 500 Bairro Alto São João. Mato Verde/MG PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O ENADE Faculdade Verde Norte- FAVENORTE Avenida José Alves Miranda, nº 500 Bairro Alto São João. Mato Verde/MG 1. Enade PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O ENADE 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional

Leia mais

CURSOS PARTICIPANTES

CURSOS PARTICIPANTES ENADE 2017 ENADE ENADE Enade é componente curricular obrigatório (Lei nº. 10.861/2004), sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular, atestada pela sua efetiva participação

Leia mais

Orientações sobre o Estágio Supervisionado III e IV e ENADE 2018

Orientações sobre o Estágio Supervisionado III e IV e ENADE 2018 Orientações sobre o Estágio Supervisionado III e IV e Coordenação do Curso de Graduação em Psicologia João Pessoa, 17 de julho de 2018 Estágio Supervisionado III e IV O que é o estágio supervisionado?

Leia mais

Preparação ao Enade 2017

Preparação ao Enade 2017 Preparação ao Enade 2017 Gilberto Müller Beuren Jordário Reck Behenck Departamento de Avaliação SAI/UFRGS Enade O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº. 03/2012. a) a Portaria Normativa MEC Nº. 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação;

NOTA TÉCNICA Nº. 03/2012. a) a Portaria Normativa MEC Nº. 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA SUPERINTENDENCIA DE REGULAÇÃO E REGISTROS ACADÊMICOS Considerando: NOTA TÉCNICA Nº. 03/2012 a) a Portaria Normativa MEC Nº. 40, de 12 de

Leia mais

FACESA FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SENA AIRES

FACESA FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SENA AIRES O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação

Leia mais

Sobre Ensino Militar dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, de 20/12/1996:

Sobre Ensino Militar dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394, de 20/12/1996: SIC Nº 09/2014 Belo Horizonte, 17 de março de 2014. 1.ENSINO MILITAR. FORÇAS ARMADAS. MARINHA, AERONÁUTICA, EXÉRCITO. EQUIVALÊNCIA. CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. PORTARIA NORMATIVA

Leia mais

PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014

PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP, no uso das atribuições que

Leia mais

VALPARAÍSO DE GOIÁS, JUNHO DE 2016.

VALPARAÍSO DE GOIÁS, JUNHO DE 2016. Data Prova: 20 de novembro de 2016, com início às 13h (treze horas) do horário oficial de Brasília (DF), VALPARAÍSO DE GOIÁS, JUNHO DE 2016. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos

Leia mais

Coordenadores de Curso, NDE, Colegiados e Equipe Pedagógica

Coordenadores de Curso, NDE, Colegiados e Equipe Pedagógica Coordenadores de Curso, NDE, Colegiados e Equipe Pedagógica ORIENTAÇÕES PARA EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES/ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da

Leia mais

ENADE 2017 Informações Gerais

ENADE 2017 Informações Gerais ENADE 2017 Informações Gerais ENADE - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES Atenção alunos ingressantes e concluintes 2017 nos cursos de: Bacharelado em: Engenharia Ambiental; Engenharia de Petróleo;

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE REGULAÇÃO E REGISTROS ACADÊMICOS NOTA TÉCNICA Nº 001/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE REGULAÇÃO E REGISTROS ACADÊMICOS NOTA TÉCNICA Nº 001/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE REGULAÇÃO E REGISTROS ACADÊMICOS NOTA TÉCNICA Nº 001/2016 A presente Nota Técnica tem como objetivo orientar aos interessados acerca dos procedimentos para requerimento,

Leia mais

ATENÇÃO ALUNO HABILITADO

ATENÇÃO ALUNO HABILITADO ATENÇÃO ALUNO HABILITADO Se você é um dos alunos habilitados para o Enade este ano, a realização de algumas etapas é fundamental: ler o do Enade nº 40, de 19 de junho de 2018; criar seu login e senha no

Leia mais

República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira 1 República Federativa do Brasil Ministério da Educação

Leia mais

Saiba tudo sobre o Enade!

Saiba tudo sobre o Enade! Guia Enade Saiba tudo sobre o Enade! 1. O que é o Enade? É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. 2. Qual o objetivo do Enade? O Enade tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos de cursos

Leia mais

Perguntas Frequentes ENADE 2017 Disponível em

Perguntas Frequentes ENADE 2017 Disponível em Perguntas Frequentes ENADE 2017 Disponível em http://portal.inep.gov.br/perguntas-frequentes4 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é

Leia mais

Período Diurno: 10:30h Período Noturno: 18:30h

Período Diurno: 10:30h Período Noturno: 18:30h Período Diurno: 10:30h Período Noturno: 18:30h O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos

Leia mais

ENADE Perguntas Frequentes 1. Enade

ENADE Perguntas Frequentes 1. Enade ENADE Perguntas Frequentes 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da

Leia mais

ENTENDENDO O ENADE DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DAES MANUAL DO ESTUDANTE - ENADE 2015

ENTENDENDO O ENADE DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DAES MANUAL DO ESTUDANTE - ENADE 2015 DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DAES MANUAL DO ESTUDANTE - 2015 ENTENDENDO O ENTENDENDO O 2015 - CONCEITO O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é componente curricular obrigatório

Leia mais