Seminários Enade 2016

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seminários Enade 2016"

Transcrição

1 Seminários Enade 2016 Inscrições no Enade 2016 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior CGCQES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES

2 Devem ser inscritos no Sistema Enade: I - estudantes ingressantes, aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2016, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2016; (Estarão dispensados da realização do Exame) II - estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016; e III - estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016, término do período previsto no art. 11 desta Portaria Normativa.

3 Estudantes dispensados da inscrição no ENADE 2016: I - os estudantes dos cursos das áreas descritas no art. 1º da Portaria Normativa que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2016; e Estudante dispensado de realização do ENADE, em razão do calendário trienal". II - os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2016, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante. Estudante dispensado de realização do Enade com base no disposto no artigo 6º, 2º, inciso II da Portaria Normativa nº 5 de 9 de março de 2016.

4 Sistema Enade

5 Sistema e-mec O sistema Enade requisita informações do sistema e- MEC, por isso é fundamental manter o sistema e-mec atualizado. As atualizações no Sistema e-mec são incorporadas ao Sistema Enade com atraso de um dia. e-mec d-1 Sistema Enade

6 Como acessar o Sistema

7 Ambiente das IES

8 Tela de Acesso ao Sistema

9 Funcionalidades do Ambiente do Coordenador de Curso Primeiro Acesso Alterar Senha Inscrição Inscrição em Lote Solicitar Inscrição de Estrangeiros Estudantes Inscritos Estudantes Selecionados Estudantes Não Selecionados Alteração Localidade de Prova Local de Prova

10 Funcionalidades do Ambiente do Coordenador de Curso (cont.) Questionário do Estudante Questionário do Coordenador Encerrar Inscrições Reabrir Inscrições Relatório de Regularidade Dispensa de Estudantes Estudantes Dispensados

11 Tela de Acesso ao Sistema - coordenador

12 Primeiro Acesso Permite a criação de senha de acesso, viabilizando o acesso a todos os cursos do mesmo coordenador já enquadrados pelo PI.

13 Primeiro Acesso Remete mensagem eletrônica ao Coordenador informando o código de ativação para criação da senha de acesso.

14 Problemas no Primeiro Acesso

15 Esqueci minha senha Executa procedimentos análogos à opção primeiro acesso, permitindo ao Coordenador de Curso criar uma nova senha de acesso ao Sistema Enade.

16 Tela Inicial do Ambiente do Coordenador

17 Alterar Senha Permite ao Coordenador de Curso a alteração da própria senha de acesso ao Sistema Enade. A senha de acesso é vinculada ao CPF do Coordenador de Curso. Um coordenador que acumula a função em mais de um curso terá apenas uma senha de acesso ao Sistema Enade.

18 Alterar Senha mensagem de sucesso

19 Inscrição A inscrição de estudantes irregulares e regulares é feita em períodos distintos. 15/06/2016 a 29/06/2016 Período de inscrição de estudantes irregulares junto ao Enade de anos anteriores (art. 8º da Portaria Normativa nº 5, de 09/03/2016) para regularização da situação do componente curricular. IES 06/07/2016 a 07/08/2016 Período de inscrição de estudantes habilitados (regulares) ao Enade 2016 (art. 9º da Portaria Normativa nº 5, de 09/03/2016). IES

20 Inscrição Permite a inscrição individualizada de ingressante ou concluinte para cada curso enquadrado no Enade.

21 Inscrição cont. A partir do CPF informado, o Sistema Enade consulta os dados da Receita Federal e emite mensagem de alerta para a continuidade do procedimento de inscrição do estudante.

22 Inscrição cont. Solicita confirmação da inscrição, permitindo conferir o enquadramento realizado pelo PI. Exibe mensagem de erro, em caso de incoerência entre a área de enquadramento e o período de inscrições.

23 Inscrição Dados Cadastrais O campo CI (carteira de identidade) é de preenchimento obrigatório e o telefone opcional.

24 Inscrição Atendimento especial Atendimento Especializado Recurso(s) Permitido(s) 0 - Nenhum 0 - Nenhum 1 - Surdocegueira 0 - Nenhum 1 - Prova em braile 2 - Prova Ampliada 3 - Tradutor-intérprete libras 4 - Sala de fácil acesso 5 - Auxílio para transcrição 6 - Leitura labial 8 Mesa e cadeira (sem braços) 10 Auxílio para leitura 12 Guia-intérprete 2 - Deficiência Auditiva 0 - Nenhum 3 - Tradutor-intérprete libras 6 - Leitura labial 3 - Baixa Visão 0 - Nenhum 4 - Sala de fácil acesso 5 - Auxílio para transcrição 8 Mesa e cadeira (sem braços) 10 Auxílio para leitura 4 - Deficiência Intelectual (Mental) 0 - Nenhum 4 - Sala de fácil acesso 5 - Auxílio para transcrição 10 Auxílio para leitura

25 Inscrição Atendimento especial Atendimento Especializado Recurso(s) Permitido(s) 9 - Deficiência Física 0 - Nenhum 4 - Sala de fácil acesso 5 - Auxílio para transcrição 7 - Apoio para perna e pé 8 Mesa e cadeira (sem braços) 9 - Mesa para cadeira de rodas 10 Auxílio para leitura 10 - Autismo 0 - Nenhum 5 - Auxílio para transcrição 10 Auxílio para leitura 11 - Discalculia 0 - Nenhum 5 - Auxílio para transcrição 10 Auxílio para leitura 12 - Déficit de Atenção 0 - Nenhum 5 - Auxílio para transcrição 10 Auxílio para leitura

26 Inscrição Atendimento especial Atendimento Específico Recurso(s) Permitido(s) 0 - Nenhum 0 - Nenhum 1 - Gestante 0 - Nenhum 4 - Sala de fácil acesso 7 - Apoio para perna e pé 8 Mesa e cadeira (sem braços) 9 - Mesa para cadeira de rodas 2 - Lactante 0 - Nenhum 4 - Sala de fácil acesso 7 - Apoio para perna e pé 8 Mesa e cadeira (sem braços) 9 - Mesa para cadeira de rodas

27 Atendimento Especial Inscrição Individualizada - permite escolher mais de uma opção dentro de um tipo de atendimento, com as seguintes exceções. Surdocegueira Surdez Cegueira Deficiência auditiva Baixa visão Deficiência auditiva Surdocegueira Surdez Baixa visão Cegueira Surdez Surdocegueira Cegueira Surdocegueira Baixa visão Surdez Surdocegueira Deficiência auditiva Cegueira Inscrição em Lote é possível escolher apenas uma opção dentro de um tipo de atendimento. Quando houver necessidade de registro de mais de um tipo de atendimento, recomenda-se a inscrição individualizada do aluno.

28 Inscrição Endereço A partir do CEP informado, o Sistema Enade consulta os dados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e preenche os campos UF, Município e Logradouro. O campo Logradouro pode ser editado.

29 Inscrição Dados escolares - Ingressante A situação da inscrição (regular ou irregular) é preenchida automaticamente pelo sistema, conforme o período de inscrição e não permite alterações. Se o tipo de inscrição for ingressante, o ano de conclusão do ensino médio é de preenchimento obrigatório.

30 Inscrição Dados escolares - Concluinte Se o tipo de inscrição for concluinte, o ano de conclusão do ensino médio e o ano letivo em que iniciou o curso de graduação são de preenchimento obrigatório. O ano de conclusão do ensino médio deve ser anterior ao ano de início do curso de graduação.

31 Inscrição Dados escolares Polo EaD No caso de cursos EaD, é necessário informar o polo do curso para cada estudante. Essa escolha definirá o local de aplicação da prova.

32 Inscrição Mensagem de confirmação

33 Inscrição em Lote Permite a inscrição de dois ou mais estudantes do mesmo curso, num mesmo lote.

34 Inscrição em Lote É feita em quatro etapas: Criação do arquivo para Importação de Dados Seleção do arquivo Carga dos dados Conferência do processamento Deve respeitar os períodos de inscrições de irregulares e regulares. Recomenda-se, que o arquivo para processamento de inscrições em lote contenha, no máximo, duas mil (2000) linhas de registros de estudantes.

35 Criação do arquivo para importação de dados

36

37 Observações Importantes Inclusão dos campos Indicador de Atendimento Especializado, Indicador de Atendimento Específico e Indicador de Recursos. A inscrição em lote permite apenas a indicação de uma das possibilidades de marcação para cada indicador. Caso haja necessidade de informar mais de uma opção num determinado indicador, esta marcação deve ser feita individualmente, por meio da função de edição da inscrição individual. Por exemplo, caso deseje-se informar duas opções de atendimento especializado, surdocegueira e dislexia, deve-se informar uma delas no arquivo em lote, por meio do código indicado e a outra, individualmente, editando a inscrição do estudante. Críticas existentes nos campos Indicador de Atendimento Especializado, Indicador de Atendimento Específico e Indicador de Recursos. Para cada opção de atendimento especializado e específico existem indicadores de recursos permitidos. Deve-se informar um recurso compatível com o atendimento especializado informado. Ver Slides 60 a 63

38 Seleção do arquivo O arquivo pode ter os formatos txt ou csv.

39 Mensagem de Alerta

40 Inscrição em Lote carregar dados Como o sistema consulta as bases da Receita Federal e da EBCT, esta operação pode levar alguns minutos. Recomenda-se que o arquivo tenha no máximo 2000 linhas.

41 Inscrição em Lote mensagem de sucesso

42 Inscrição em Lote mensagem de erros

43 Inscrição em Lote gerar arquivo texto com os erros das inscrições não realizadas

44 Inscrição em Lote relatório de erros

45 Solicitar Inscrição de Estrangeiros Permite a inscrição de estudantes estrangeiros que não possuem CPF. Anexar cópia do passaporte ou documento de identidade do estudante estrangeiro, emitido nos termos da Lei nº /1980.

46 Solicitar Inscrição de Estrangeiros

47 Solicitar Inscrição de Estrangeiros mensagem de confirmação

48

49 Estudantes Inscritos

50 Estudantes Inscritos Exibe a lista completa de todos os estudantes inscritos no curso, sejam irregulares de anos anteriores ou estudantes habilitados ao Enade Para cada estudante, disponibiliza as opções de alteração, exclusão ou visualização dos dados. As opções de alteração e exclusão dependem do período de inscrição (irregulares, regulares ou retificação).

51 Estudantes Selecionados

52 Estudantes Selecionados Exibe a lista dos estudantes convocados a participar do Enade Desde 2011, essa lista é composta por todos os estudantes concluintes regulares inscritos. É responsabilidade da IES, nos termos da legislação vigente, a ampla divulgação da lista de estudantes selecionados para o Enade 2016.

53 Estudantes Não Selecionados Permite à IES conhecer a lista dos estudantes não selecionados (ingressantes e irregulares de anos anteriores) para o Enade 2016.

54 Alteração de Localidade de Prova

Sistema Enade.

Sistema Enade. Sistema Enade http://enadeies.inep.gov.br/enadeies/ Sistema e-mec O sistema Enade requisita informações do sistema e- MEC, por isso é fundamental manter o sistema e-mec atualizado. As atualizações no Sistema

Leia mais

Seminários Enade 2016

Seminários Enade 2016 Seminários Enade 2016 Inscrições no Enade 2016 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior CGCQES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Diretoria de Avaliação da Educação

Leia mais

Seminário ENADE 2015

Seminário ENADE 2015 Seminário ENADE 2015 Capacitação para o uso do Sistema ENADE EQUIPE COPLAI MARCIA HELENA DO N. LORENTZ Junho/2015 Legislação Lei N. 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Seminários do Enade 2013

Seminários do Enade 2013 1 Seminários do Enade 2013 Introdução O processo de inscrição de estudantes habilitados ao Enade é a alma do Exame. As informações apresentadas pelo Inep sobre o Enade têm por base os dados apresentados

Leia mais

Módulo ENADE. Secretaria Especial de Avaliação Institucional - SEAVI Cursos Participantes do Enade/Uneb 2014 (Regular/Parfor/EAD)

Módulo ENADE. Secretaria Especial de Avaliação Institucional - SEAVI Cursos Participantes do Enade/Uneb 2014 (Regular/Parfor/EAD) Equipe Central de Gestão Universitária (Uneb) Secretaria Especial de Avaliação Institucional (Seavi) Módulo ENADE Cursos Participantes do Enade/Uneb 2014 (Regular/Parfor/EAD) I - que conferem diploma de

Leia mais

ENADE Videoconferência Julho/2017. Programa de Reorganização da Base de Dados e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos. Módulo SAGRES ENADE

ENADE Videoconferência Julho/2017. Programa de Reorganização da Base de Dados e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos. Módulo SAGRES ENADE ENADE 2017 Videoconferência Julho/2017 Programa de Reorganização da Base de Dados e Reorientação de Procedimentos Acadêmicos Módulo SAGRES ENADE SEAVI/SGC Cursos Avaliados GRAU ACADÊMICO Bacharelado Licenciatura

Leia mais

Orientações sobre o ENADE

Orientações sobre o ENADE Orientações sobre o ENADE - 2015 Luiza B. Krainski Diretoria de Avaliação Institucional www.cpauepg@uepg.br 18/06/201 5 Legislação Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Acesso ao sistema ENADE. Acessar o sistema ENADE, através do link

Acesso ao sistema ENADE. Acessar o sistema ENADE, através do link Acesso ao sistema ENADE Acessar o sistema ENADE, através do link http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index Acesso ao sistema ENADE O primeiro acesso deve ser feito na terceira opção do menu da página inicial

Leia mais

ENADE Informações Importantes

ENADE Informações Importantes ENADE 2017 Informações Importantes Avaliação do Enade - Trienal Cursos Avaliados I Bacharel na área de: a) Arquitetura e Urbanismo; b) Engenharia Ambiental; c) Engenharia Civil; d) Engenharia de Alimentos;

Leia mais

Seminários do Enade Enade 2010 Questões Operacionais

Seminários do Enade Enade 2010 Questões Operacionais Seminários do Enade Enade 2010 Questões Operacionais 2 MEC INEP DAES CGENADE Enade 2010 Questões Operacionais Enade 2010 Portaria Normativa nº. 5, de 22/02/2010 Bacharel em: Agronomia, Biomedicina, Educação

Leia mais

ENADE 2017 Informações Gerais

ENADE 2017 Informações Gerais ENADE 2017 Informações Gerais ENADE - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES Atenção alunos ingressantes e concluintes 2017 nos cursos de: Bacharelado em: Engenharia Ambiental; Engenharia de Petróleo;

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O 1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO ORIENTAÇÕES AOS ESTUDANTES SOBRE O 2014 2 SUMÁRIO 1. O que é o ENADE?...pg. 03 2. Quem deve

Leia mais

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD

ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD ENADE 2016 Visita aos Cursos participantes do Enade 2016 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Julho/2016 O que é o ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade é componente curricular obrigatório dos cursos

Leia mais

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Qual o objetivo do ENADE? O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes

Leia mais

ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012

ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012 ENADE 2012 INFORMAÇOES IMPORTANTES PROACAD - UFPE DIRETORIA DE GESTÃO ACADÊMICA JUNHO 2012 1 Documentos 2 Estudantes ingressantes e concluintes para o ENADE 2012 3 Regularização dos estudantes em situação

Leia mais

Enade O Enade é obrigatório? Qual o objetivo do Enade? Quais os instrumentos básicos do Enade?

Enade O Enade é obrigatório? Qual o objetivo do Enade? Quais os instrumentos básicos do Enade? Enade O Enade é obrigatório? Conforme disposição do art. 5º, 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente

Leia mais

Seminário do Enade 2017

Seminário do Enade 2017 1 Seminário do Enade 2017 Introdução O processo de inscrição de estudantes habilitados ao Enade é a alma do Exame. As informações apresentadas pelo Inep sobre o Enade têm por base os dados apresentados

Leia mais

DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI UFVJM DIRETORIA DE ENSINO - PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD DAA DIVISÃO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS ENADE O ENADE (Exame

Leia mais

Seminário ENADE 2017 Capacitação para o uso do Sistema ENADE

Seminário ENADE 2017 Capacitação para o uso do Sistema ENADE Seminário ENADE 2017 Capacitação para o uso do Sistema ENADE EQUIPE COPLAI Marcia Helena Lorentz Julho/2017 Legislação Lei N. 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD

ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD ENADE 2017 Visita aos Cursos participantes do Enade 2017 COPLAI/PROPLAN PROGRAD Agosto/2017 O que é o ENADE O Enade tem como objetivo geral avaliar o desempenho dos Estudantes em relação aos conteúdos

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 15 DE ABRIL DE 2011

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 15 DE ABRIL DE 2011 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 15 DE ABRIL DE 2011 O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na Lei nº. 10.861, de

Leia mais

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG 2017 Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Em 2017 o ENADE será realizado no dia 26 de novembro, quando serão avaliados os estudantes dos cursos que: Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciência

Leia mais

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG

Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Departamento de Assuntos Acadêmicos e Registro Geral - DAARG 2016 Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD Em 2016 o ENADE será realizado no dia 20 de novembro, quando serão avaliados os estudantes dos cursos que: Bacharel em Agronomia, Biomedicina, Educação Física,

Leia mais

ENADE Informações Importantes

ENADE Informações Importantes ENADE 2017 Informações Importantes Legislação Vigente EDITAL No 26, DE 16 DE JUNHO DE 2017 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES - ENADE 2017 art.5o da Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que institui

Leia mais

ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE

ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE ATENÇÃO ALUNOS HABILITADOS NO ENADE Consulte ulbra.br/enade, verifique se seu nome consta na lista de alunos habilitados e acesse a página do Inep http://portal.inep.gov.br/enade para validar seus dados

Leia mais

Legislação. Portaria nº 5, de 9 de março de 2016 regulamenta o Enade 2016.

Legislação. Portaria nº 5, de 9 de março de 2016 regulamenta o Enade 2016. Legislação Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e institui o Enade como exame para avaliação da educação superior. Portaria nº 40/2007,

Leia mais

Gerência de Regulação e Avaliação GRA (65) (65)

Gerência de Regulação e Avaliação GRA (65) (65) Coordenação de Ensino de Graduação - CEG Gerência de Regulação e Avaliação GRA (65) 3615-8103 elizaine@ufmt.br (65) 3313-7214 leandro_esantos@ufmt.br 1 O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Leia mais

A cartilha tem o objetivo de informar

A cartilha tem o objetivo de informar A cartilha tem o objetivo de informar e orientar os alunos da Faculdade Ibmec sobre o Exame Nacional de Avaliação de Desempenho de Estudantes Enade. Caso você tenha qualquer dúvida após a leitura atenta

Leia mais

ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS

ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS ENADE 2015 PERGUNTAS E RESPOSTAS 1) O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma avaliação que objetiva aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos

Leia mais

ASPECTOS OPERACIONAIS

ASPECTOS OPERACIONAIS 2017 ASPECTOS OPERACIONAIS NOVIDADES DO ENADE 2017 Novo sistema do ENADE Edital do ENADE substitui o Manual do ENADE Será criada uma pagina do ENADE (similar a do ENEM) Cadastro realizado pelo aluno: obrigatório

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2017

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2017 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2017 O ENADE no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) -O SINAES foi instituído pela Lei n o 10.861, de 14 de abril

Leia mais

ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017

ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017 ESTUDANTES MÓDULO ESPECIAL ENADE 2017 NECESSIDADE DE ATENDIMENTO ESPECIAL PRIMEIRO ACESSO INSERÇÃO DE DADOS ATENDIMENTO ESPECIALIZADO ATENDIMENTO ESPECÍFICO TIPOS DE ATENDIMENTO OFERECIDOS Atendimento

Leia mais

O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação

O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação O que é o ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE. Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos de avaliação institucional

Leia mais

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE

ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE ALGUMAS INSTRUÇÕES PARA O ENADE A COMGRAD-ODO FEZ A INSCRIÇÃO DOS ALUNOS CONCLUINTES PARA O ENADE, A LISTA DOS INSCRITOS ESTÁ DIVULGADA PUBLICAMENTE E CONFIRMASTES RECEBIMENTO NO SEU PORTAL DO ALUNO. É

Leia mais

OF. CIRCULAR MEC/INEP/DAES nº Em 12 MAI 2009

OF. CIRCULAR MEC/INEP/DAES nº Em 12 MAI 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - DAES enade@inep.gov.br OF. CIRCULAR MEC/INEP/DAES nº. 000087

Leia mais

SEMINÁRIO ENADE 2016

SEMINÁRIO ENADE 2016 SEMINÁRIO ENADE 2016 Universidade Federal da Bahia (UFBA) Pró- Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) Núcleo de Estatística e Documentação (NED) Comissão Própria de Avaliação (CPA) APRESENTAÇÃO SOBRE

Leia mais

Informações Relevantes aos Estudantes

Informações Relevantes aos Estudantes Informações Relevantes aos Estudantes Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Portaria nº 2.051,

Leia mais

Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí Universidade Federal do Piauí Programa de Avaliação Institucional Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIAI - PROPLAN) Profª Drª. Maria do Carmo de S. Batista Profª MSc. Teresa Christina

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas judiciais:

PERGUNTAS FREQUENTES. A legislação que envolve as diretrizes e definições gerais acerca do Enade se baseia nas seguintes normas judiciais: PERGUNTAS FREQUENTES 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Enade. 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo?

PERGUNTAS FREQUENTES. 1. Enade. 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? PERGUNTAS FREQUENTES 1. Enade 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação

Leia mais

CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016

CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016 CURSOS PARTICIPANTES DO ENADE 2016 - PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 9 DE MARÇO DE 2016 DOU 10 de Março de 2016 Publicada no Diário Oficial da União de hoje, 10 de março de 2016, seção 1, página 20, a relação

Leia mais

ENADE. Aos estudantes cabe empenhar-se para que seu resultado individual e coletivo seja de fato representativo da formação recebida.

ENADE. Aos estudantes cabe empenhar-se para que seu resultado individual e coletivo seja de fato representativo da formação recebida. Sub-Reitoria de Graduação SR-1 Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica DEP ENADE O ENADE é obrigatório? Conforme disposição do art. 5º, 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o ENADE constitui-se componente

Leia mais

República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira 1 República Federativa do Brasil Ministério da Educação

Leia mais

ENADE INSCRIÇÃO DE ESTUDANTES REGULARES EAD Polos Parceiros

ENADE INSCRIÇÃO DE ESTUDANTES REGULARES EAD Polos Parceiros 2013 INSCRIÇÃO DE ESTUDANTES REGULARES EAD Polos Parceiros Este documento visa orientar as ações para a inscrição de estudantes regulares no 2013 e esclarecer as dúvidas que possam aparecer durante o processo

Leia mais

ENADE 2011 INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE PROACAD - UFPE DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO JUNHO 2011

ENADE 2011 INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE PROACAD - UFPE DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO JUNHO 2011 INFORMAÇÕES PARA O ESTUDANTE PROACAD - UFPE DIRETORIA DE CONTROLE ACADÊMICO JUNHO 2011 1 Documentos 2 Cursos a serem avaliados no 3 Estudantes ingressantes e concluintes para o 4 Regularização dos estudantes

Leia mais

Enade 2015 PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN-UDESC

Enade 2015 PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN-UDESC Enade 2015 PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROEN-UDESC Coordenadoria de Ensino de Graduação - CEG Coordenadoria de Avaliação Institucional COAI Coordenadoria de Informação e Registro Docente - CIRD Legislação Lei

Leia mais

Inscrição de Estudantes Irregulares

Inscrição de Estudantes Irregulares 1 Inscrição de Estudantes Irregulares Estudante em situação irregular Portaria Normativa MEC nº 40/2007. Portaria Normativa MEC Nº 6/2013. 1. O que é? Consideram-se irregulares junto ao ENADE todos os

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE 1) O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017

SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Temas : SEMINÁRIO LOCAL ENADE - UNIFESSPA 2017 Sinaes avaliação e regulação Enade ciclos avaliativos e indicadores de qualidade Enade regularização e matricula de estudantes Enade sistema enadies SINAES

Leia mais

Perguntas Frequentes ENADE 2016

Perguntas Frequentes ENADE 2016 http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes Perguntas Frequentes ENADE 2016 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos

Leia mais

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA

ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ENADE 2013 BACHARELADO EM FISIOTERAPIA E EDUCAÇÃO FÍSICA O que é o Enade O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes),

Leia mais

Preparação ao Enade 2017

Preparação ao Enade 2017 Preparação ao Enade 2017 Gilberto Müller Beuren Jordário Reck Behenck Departamento de Avaliação SAI/UFRGS Enade O Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos

Leia mais

ALUNOS IRREGULARES NO ENADE Documento de referência para a Diretoria de Avaliação Institucional

ALUNOS IRREGULARES NO ENADE Documento de referência para a Diretoria de Avaliação Institucional ALUNOS IRREGULARES NO ENADE Documento de referência para a Diretoria de Avaliação Institucional O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos superiores, devendo constar do histórico escolar final

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ENADE 1. SOBRE O ENADE 1.1. Qual a legislação pertinente ao Enade? Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

ENADE 2004/2016. Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico. Pró-Reitoria de Ensino

ENADE 2004/2016. Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico. Pró-Reitoria de Ensino ENADE Guia para Análise da situação do aluno junto ao ENADE e registro da situação do aluno no Histórico Acadêmico Pró-Reitoria de Ensino 2004/2016 Reitor Jerônimo Rodrigues da Silva Diretoria Executiva

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*)

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) Página 1 de 8 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA Nº 8, DE 14 DE MARÇO DE 2014(*) O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 87, parágrafo único, inciso

Leia mais

Informativo Nº 01/2016 sobre o ENADE 2016

Informativo Nº 01/2016 sobre o ENADE 2016 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS GABINETE DA REITORIA PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL Campus A. C. Simões, Av. Lourival Melo Mota, s/n Tabuleiro do Martins 57072-900 Maceió-AL. Telefone: (82) 3214-1006

Leia mais

CURSOS PARTICIPANTES

CURSOS PARTICIPANTES ENADE 2017 ENADE ENADE Enade é componente curricular obrigatório (Lei nº. 10.861/2004), sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular, atestada pela sua efetiva participação

Leia mais

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Universidade Federal do Piauí Programa de Avaliação Institucional Diretoria de Informação e Avaliação Institucional (DIAI - PROPLAN) Profª Drª. Maria do Carmo de S. Batista Profª MSc. Teresa Christina

Leia mais

O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti

O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti O QUE É O ENADE? Profa. Me. Karen Fernanda Bortoloti 1 http://www.bahianoticias.com.br O QUE É O ENADE? 2 ENADE Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. Integra o Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

ENADE / O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação.

ENADE / O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação. ENADE / 2011 O Enade integra o Sinaes, juntamente com a Avaliação Institucional e a Avaliação dos Cursos de Graduação. ENADE É um instrumento de avaliação, cujos resultados produzirão dados para o debate

Leia mais

PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014

PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 584, DE 3 DE DEZEMBRO DE 2014 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP, no uso das atribuições que

Leia mais

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG

POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG POR DENTRO DO ENADE CURSO DE CAPACITAÇÃO 2017 Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino IFG Avaliação Institucional Processos de avaliação institucional Interna Relatórios da CPA Externa

Leia mais

Seminários Enade 2015

Seminários Enade 2015 Seminários Enade 2015 Coordenação-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior CGCQES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES A Diretoria

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS GABINETE DA REITORIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS GABINETE DA REITORIA NOTA TÉCNICA N. 001/2017 A presente Nota Técnica tem como objetivo complementar as informações encaminhadas às coordenações em mensagem eletrônica em 23 de novembro de 2016; orientar às coordenações de

Leia mais

NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO.

NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE MINISTRO DA EDUCAÇÃO. SIC 07/10 Belo Horizonte, 23 de fevereiro de 2010. 1. ENADE 2010. CURSOS EM AVALIAÇÃO. PORTARIA NORMATIVA Nº 5, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2. ENEM 2009. CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA.

Leia mais

Sistema e-mec Vincular Cursos EAD e Polos

Sistema e-mec Vincular Cursos EAD e Polos Para acessar a funcionalidade deve-se clicar no item INSTITUIÇÃO e no subitem Vinculação de Polos a Cursos EAD como apresentado abaixo. 1 Na primeira tela poderão ser escolhidos os cursos EAD e polos que

Leia mais

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2 Agenda Enade no contexto do sinaes Legislação ENADE 2015 Enquadramento de cursos 3 Enade

Leia mais

Enade Orientação aos Alunos Concluintes

Enade Orientação aos Alunos Concluintes Enade 2017 Orientação aos Alunos Concluintes 1 O que é o Enade? O Enade é um exame trienal, que avalia a formação dos alunos dos cursos de graduação; O Enade é operacionalizado pelo Inep; Cada curso de

Leia mais

INFORMES CG ENADE 2016 COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO PROGRAD

INFORMES CG ENADE 2016 COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO PROGRAD INFORMES CG ENADE 2016 COORDENADORIA DE AVALIAÇÃO PROGRAD Cursos que participam do ENADE 2016 Portaria Normativa nº. 5, de 09/03/2016: Campus Bx. Santista ED. FÍSICA FISIOTERAPIA NUTRIÇÃO SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

ACESSO AO SISTEMA DO ENADE 2008

ACESSO AO SISTEMA DO ENADE 2008 ACESSO AO SISTEMA DO ENADE 2008 INSCRIÇÃO DE ESTUDANTES IRREGULARES APRESENTAÇÃO O presente Manual descreve as funções para acesso ao sistema do Enade 2008 Inscrição de Estudantes Irregulares e é indispensável

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº. 03/2012. a) a Portaria Normativa MEC Nº. 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação;

NOTA TÉCNICA Nº. 03/2012. a) a Portaria Normativa MEC Nº. 40, de 12 de dezembro de 2007, em sua atual redação; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA SUPERINTENDENCIA DE REGULAÇÃO E REGISTROS ACADÊMICOS Considerando: NOTA TÉCNICA Nº. 03/2012 a) a Portaria Normativa MEC Nº. 40, de 12 de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE FAQ - ENADE QUESTÕES FORMULADAS COM FREQÜÊNCIA SOBRE O ENADE 1) O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudante s (Enade) integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

Leia mais

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2016 2 Legislação (ENADE 2016) Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, em

Leia mais

ENADE Identificação e Inscrição de alunos irregulares de anos anteriores até 29 junho de 2016

ENADE Identificação e Inscrição de alunos irregulares de anos anteriores até 29 junho de 2016 ENADE 2016 Identificação e Inscrição de alunos irregulares de anos anteriores até 29 junho de 2016 Coordenação de Avaliação, Planejamento e Desenvolvimento de Graduação Pró-Reitoria de Graduação 1 O que

Leia mais

Inserir logo enade 2017

Inserir logo enade 2017 Inserir logo enade 2017 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), um dos pilares da Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Composto pelos

Leia mais

Procuradoria Educacional Institucional

Procuradoria Educacional Institucional UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ-UECE GESTÃO 2012-2016 Procuradoria Educacional Institucional EQUIPE Profa. Dra. Fátima Maria Leitão Araújo Procuradora Educacional Institucional Profa. Dra. Mônica Petralanda

Leia mais

Sistema de Inscrição do Enem 2017 ficará aberto de 8 a 19 de maio com novidades

Sistema de Inscrição do Enem 2017 ficará aberto de 8 a 19 de maio com novidades Sistema de Inscrição do Enem 2017 ficará aberto de 8 a 19 de maio com novidades As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começam às 10h desta segunda-feira, 8, e ficam abertas até 23h59

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS DE ACESSIBILIDADE POR CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA E OUTRAS CONDIÇÕES ESPECIAIS COMPERVE

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS E RECURSOS DE ACESSIBILIDADE POR CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA E OUTRAS CONDIÇÕES ESPECIAIS COMPERVE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE UFRN NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS COMPERVE COMISSÃO PERMANENTE DE APOIO A ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS CAENE MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA

Leia mais

FACESA FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SENA AIRES

FACESA FACULDADE DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO SENA AIRES O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação

Leia mais

5. CONSULTAS E ATUALIZAÇÕES DOS DADOS DOS ALUNOS

5. CONSULTAS E ATUALIZAÇÕES DOS DADOS DOS ALUNOS 5. CONSULTAS E ATUALIZAÇÕES DOS DADOS DOS ALUNOS 5.. CADASTRO DOS ALUNOS Os dados dos alunos no CAPG precisam estar completos para que o histórico e outros documentos possam ser emitidos inclusive pela

Leia mais

- Quem deve fazer o Enade?

- Quem deve fazer o Enade? - O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos

Leia mais

República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Avaliação da Educação Superior Ministério

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Luiz Leão SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Unidade 1 O ciclo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático

Leia mais

República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Diretoria de Avaliação da Educação Superior Ministério

Leia mais

A cartilha tem o objetivo de informar e orientar os alunos das faculdades DeVry Brasil sobre o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de

A cartilha tem o objetivo de informar e orientar os alunos das faculdades DeVry Brasil sobre o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de CARTILHA 2016 A cartilha tem o objetivo de informar e orientar os alunos das faculdades DeVry Brasil sobre o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudantes (ENADE). Caso você tenha qualquer dúvida

Leia mais

Enade 2017 Licenciatura em Matemática - UVA

Enade 2017 Licenciatura em Matemática - UVA O que é o Enade? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas

Leia mais

SEMINÁRIO ENADE 2013 INEP Brasília-DF, 06 de junho de 2013

SEMINÁRIO ENADE 2013 INEP Brasília-DF, 06 de junho de 2013 SEMINÁRIO ENADE 2013 INEP Brasília-DF, 06 de junho de 2013 DO SINAES A avaliação da Educação Superior no Brasil encontra-se ancorada na: Constituição Federal de 1988 Lei de Diretrizes e Bases da Educação

Leia mais

Nº 63 - Brasília - DF, quarta-feira, 02 de abril de 2008 Pág: 13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO

Nº 63 - Brasília - DF, quarta-feira, 02 de abril de 2008 Pág: 13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO Nº 63 - Brasília - DF, quarta-feira, 02 de abril de 2008 Pág: 13 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO Portaria Normativa nº 3, de 1º de abril de 2008 Determina as áreas e os cursos superiores de

Leia mais

Quem são os alunos habilitados e que devem ser inscritos no ENADE de 2014: Para fins de inscrição no Enade 2014, consideram-se:

Quem são os alunos habilitados e que devem ser inscritos no ENADE de 2014: Para fins de inscrição no Enade 2014, consideram-se: As IES cujos cursos serão avaliados pelo Enade 2014 deverão encaminhar ao Inep, nos termos da legislação vigente, o cadastro de todos os estudantes habilitados (concluintes e ingressantes), assim como

Leia mais

Perguntas Frequentes ENADE 2016

Perguntas Frequentes ENADE 2016 Perguntas Frequentes ENADE 2016 Disponível em http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um

Leia mais

Lei nº , de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);

Lei nº , de 14 de abril de 2004: Criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); Perguntas Frequentes 1.1 O que é o Enade e qual o seu objetivo? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Seminários do Enade 2013

Seminários do Enade 2013 1 Seminários do Enade 2013 Introdução O processo de inscrição de estudantes habilitados ao Enade é a alma do Exame. As informações apresentadas pelo Inep sobre o Enade têm por base os dados apresentados

Leia mais

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ.

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ. INSCRIÇÃO PERÍODO 22 de maio a 25 de junho de 2017. LOCAL A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ. COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO Para a confirmação da inscrição o candidato deve

Leia mais

Saiba tudo sobre o Enade!

Saiba tudo sobre o Enade! Guia Enade Saiba tudo sobre o Enade! 1. O que é o Enade? É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. 2. Qual o objetivo do Enade? O Enade tem o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos de cursos

Leia mais

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SOLICITA SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ACESSO Manual de Usuário. Versão 1.0

Coordenação Geral de Tecnologia da Informação - CGTI. SOLICITA SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ACESSO Manual de Usuário. Versão 1.0 SOLICITA SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE ACESSO Manual de Usuário Versão 1.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 05/08/2016 1.0 Criação do Artefato Eliene Carvalho MAPA/SE/SPOA/CGTI. Página 2 de

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE GRADUAÇÃO INFORMAÇÕES BÁSICAS Belo Horizonte, 2009 2 Prezado (a) Aluno (a), Para você tomar conhecimento dos objetivos do ENADE, da legislação

Leia mais

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ.

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ. INSCRIÇÃO PERÍODO 03 de outubro a 27 de novembro de 2016. LOCAL: A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ. COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO: Para a confirmação da inscrição o candidato

Leia mais