Gabarito - Objetivas 32- D 33- B 34- D 35- C 36- A 37- D 40- A. Padrão de Resposta Biologia Discursiva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gabarito - Objetivas 32- D 33- B 34- D 35- C 36- A 37- D 40- A. Padrão de Resposta Biologia Discursiva"

Transcrição

1 1- A 2- C 3- B 4- C 5- E 6- B 7- E 8- B 9- A 10- B 11- C 12- E 13- A 14- E 15- B 16- E 17- C 18- E 19- B 20- D Gabarito - Objetivas 21- A 22- C 23- C 24- D 25- B 26- D 27- E 28- D 29- E 30- C 31- B 32- D 33- B 34- D 35- C 36- A 37- D 38- B 39- A 40- A 41- A 42- C 43- A 44- A 45- B 46- E 47- A 48- C 49- A 50- B 51- D 52- A 53- C 54- A 55- D 56- D 57- B 58- A 59- D 60- D Padrão de Resposta Biologia Discursiva 1- Acidentes dos casos de remoção do baço. O baço é o órgão que se lesiona com mais frequência no abdômen quando há pancadas violentas no lado esquerdo. O seu rompimento causa hemorragia intraperitonial intensa e choque. A ruptura esplênica também pode ocorrer durante o ato cirúrgico, principalmente em pacientes obesos que são submetidos a cirurgias bariátricas (ocorre em 1-6% dependendo dos serviços de cirurgia). Nos casos de ruptura de baço pode ser indicada a manutenção do órgão ou a retirada do mesmo - esplenectomia- quando o sangramento não cessa. a) Sobre o baço, cite as duas principais funções desse órgão. b) Baseado nas funções citadas no item anterior, descreva quais seriam as implicações para o organismo, após uma esplenectomia.

2 Resposta: a) O baço tem função imunológica e hematológica. Imunológica, pois esse órgão produz e armazena os linfócitos (células de defesa do corpo), e hematológica pois neste órgão ocorre a destruição das hemácias defeituosas e senis. b) Embora possamos sobreviver sem o baço, a sua ausência pode aumentar o risco de infecções devido sua função imunológica. Além disso, a falta desse órgão também tende a afetar a quantidade de células circulantes no sangue e plaquetas, devido ao seu papel hematológico. 2- A Imagem abaixo representa um importante processo encontrado em células eucarióticas. Analise-o e responda as questões a seguir: a) Que nome recebe este processo? b) Em que local específico da célula, este processo ocorre? c) Qual a importância evolutiva desse processo, para as células eucarióticas? Resposta: a) Ciclo do Ácido Cítrico, também conhecido como Ciclo de Krebs. b) Matriz Mitocondrial c) O ciclo de Krebs é um processo exclusivo de células eucarióticas, que possibilibitou um mecanismo de geração de energia mais eficiente por parte dessas células. A partir disso, as células puderam desenvolver

3 uma maior complexidade no que diz respeito a funções e especializações, incluindo a formação de organismos pluricelulares. O que não seria possível sem uma geração de energia eficiente. 3- Eduardo e Mônica descobriram que ambos são heterozigóticos para o albinismo ao terem seu primeiro filho com essa doença, a qual é caracterizada pela deficiência na produção do pigmento da pele, a melanina. Com base nesse relato responda: a) Essa doença é recessiva ou dominante? b) Qual a probabilidade desse casal ter uma filha sem essa doença? Resposta: a) Trata-se de uma característica autossômica recessiva. b) A probabilidade deste casal vir a ter uma filha sem a característica é de 3/8 ou 37,5%. 4- Na natureza as espécie que formam uma comunidade ecológica interagem entre si de diversas maneiras. Uma das formas mais visualizadas e estudas são as relações entre predadores e presas formando o que se conhece como cadeias alimentares. As cadeias alimentares ilustram as transferências de matéria e energia através dos diferentes níveis tróficos. A ilustração abaixo representa uma cadeia alimentar, com base nos conhecimentos sobre este tema responda: Fonte: a) Qual dos níveis tróficos contém maior e menor quantidade de energia?

4 b) Com base nos princípios da termodinâmica, explique o comportamento energético ao longo da cadeia alimentar. Resposta: a) Menos energia decompositores / Mais energia produtores b) De acordo com a segunda lei da termodinâmica, todas as transformações energéticas implicam em perdas, assim, ao passar de um nível trófico para outro, parte da energia se degrada, levando a uma diminuição gradativa ao fluir dos produtores aos níveis tróficos mais elevados. Padrão de Resposta Redação Instruções gerais: a) Selecione, organize e estruture sua redação de modo a explanar a proposta de redação; b) Utilize a norma-padrão da língua portuguesa; c) Produza um texto dissertativo com uma introdução explicativa, um desenvolvimento argumentativo e, ao final, uma apresentação de alguma proposta de intervenção ou solução; d) Redação à caneta. Etapa 1 Critérios eliminatórios: a) Fuga do tema; b) Redação em branco; c) Redação ilegível; d) Redação com menos de 10 linhas e máximo de 30; e) Redação sem título; f) Redação com impropérios, linguagem inapropriada, com acréscimos de desenhos ou imagens; g) Redação a lápis.

5 Etapa 2 Critérios avaliativos: COMPETÊN CIA I Na produção textual deve-se Apresentar organização formal e estrutural da proposta de produção textual Níveis 1 apresenta erros de escrita; desenvolvimento tangencial do texto; erros de organização frasal; domínio mínimo da língua; 2 apresenta conhecimento razoável da norma culta, com desvios gramaticais pontuais (gírias etc.); domínio razoável da língua escrita e da prática textual solicitada; 3 boa organização e apresentação formal e estrutural do texto e da respectiva construção por meio da norma culta, com erros ocasionais de linguagem; 4 ótima organização e apresentação domínio da norma culta, formal e estrutural do texto e da respectiva construção por meio da norma culta, com raros desvios gramaticais e de convenções da escrita.

6 II Adequação à temática e à prática de construção textual solicitada 1 compreende e desenvolve tangencialmente o tema e apresenta pouco conhecimento da estrutura da prática textual solicitada que é o texto dissertativo-argumentativo, no entanto, com pontuais erros na estrutura e na interligação do tema com a forma textual; 2 compreende e desenvolve, razoavelmente, o tema e apresenta conhecimento da estrutura da prática textual solicitada que é o texto dissertativo-argumentativo, com erros ocasionais de estrutura textual e formal; 3 apresenta e desenvolve, organizadamente, o tema e apresenta bom e coerente conhecimento da estrutura da prática textual solicitada que é o texto dissertativoargumentativo, com erros ocasionais de estrutura textual e formal; 4 apresenta e desenvolve, coerentemente, o tema e apresenta total conhecimento da estrutura da prática textual solicitada que é o texto dissertativo-argumentativo, sem erros ocasionais de estrutura textual e formal.

7 III IV Desenvolvimento argumentativo Conhecimento da construção textual argumentativa e da prática de elaboração textual 1 Apresenta poucas informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, não apresentando introdução, desenvolvimento e conclusão organizados; 2 Apenas apresenta informações, fatos e opiniões esparsados sem sequência lógico-coerencial ou continuidade argumentativa, porém de acordo com o tema, apresentando tangencialmente introdução, desenvolvimento e conclusão organizados; 3 Seleciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, organizando-os e relacionando-os, porém com erros ocasionais de ligação, sequenciação, lógica etc., apresentando introdução, desenvolvimento e conclusão organizados; 4 - Seleciona, organiza e relaciona, de forma consistente, informações, fatos, opiniões e argumentos em acordo com a temática textual, com a proposta estrutural e com a sequenciação lógica da construção textual, apresentando introdução, desenvolvimento e conclusão organizados; 1 desenvolve um texto com desarticulação entre suas partes 2 desenvolve uma articulação simplória entre as partes textuais, com pouco conhecimento de recursos de coesão; 3 desenvolve coerente e coesa articulação entre as partes textuais, com eventuais e ocasionais problemas na utilização dos recursos de coesão e ligação textual; 4 - plena articulação das partes do texto, sem problemas de construção e ligação coerencial e coesiva.

8 V Proposta de intervenção crítica e interligação com as práticas sociais e culturais relacionadas à ética, à diversidade e aos valores humanos 1 - elabora uma proposta de modo desorganizado e sem interligação coesiva com o texto; os princípios dos valores humanos e da diversidade sociocultural está imiscuído na ideia, não explícita; 2 apresenta algumas ideias que se organizam como centro temático, respeitando a s questões relacionadas à ética, aos valores humanos e à diversidade sociocultural; 3 - apresenta proposta organizada, porém, generalizada, de intervenção sobre a problemática desenvolvida, respeitando a ética, os valores humanos e a diversidade sociocultural; 4 apresenta total conhecimento da temática proposta, desenvolvendo propostas de intervenção conexas e coerentes com a estrutura formal e semântica, respeitando a ética, os valores humanos e a diversidade sociocultural.

Gabarito - Objetivas. Padrão de Resposta Biologia Discursiva

Gabarito - Objetivas. Padrão de Resposta Biologia Discursiva 1- D 2- B 3- D 4- D 5- B 6- A 7- C 8- C 9- D 10- A 11- E 12- B 13- B 14- A 15- D 16- C 17- E 18- C 19- C 20- A Gabarito - Objetivas 21- B 22- C 23- E 24- C 25- E 26- A 27- B 28- B 29- C 30- C 31- A 32-

Leia mais

21- D 22- B 23- E 24- C 25- E 26- D 27- A 28- B 29- E 30- C 31- D 32- D 33- A 34- C 35- D 36- D 37- D 38- D 39- A

21- D 22- B 23- E 24- C 25- E 26- D 27- A 28- B 29- E 30- C 31- D 32- D 33- A 34- C 35- D 36- D 37- D 38- D 39- A QUESTÕES OBJETIVAS 1- B 2- E 3- B 4- E 5- E 6- C 7- B 8- E 9- E 10- D 11- C 12- E 13- C 14- D 15- A 16- B 17- E 18- A 19- C 20- E 21- D 22- B 23- E 24- C 25- E 26- D 27- A 28- B 29- E 30- C 31- D 32- D

Leia mais

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 3º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do

redação e pleno desenvolvimento do tema, atendendo aos limites Atendimento à proposta de propostos. redação e desenvolvimento do Critérios de Correção de Redação Ensino Médio ENSINO MéDIO TExTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NÍVEL DE DESPENHO E NOTA CORRESPONDENTE Situações que dificultam a correção da produção textual: letra ilegível

Leia mais

Não elabora proposta de intervenção.

Não elabora proposta de intervenção. Matriz de Referência PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO DO SADEAM 2011 NÍVEL 0 (0 zero) I Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e

Leia mais

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada.

U S P. NÍVEL SATISFATÓRIO Apresenta razoável domínio da tipologia argumentativa, mas nem sempre seleciona argumentos que comprovam a tese apresentada. 1) Desenvolvimento do tema Compreender e desenvolver a proposta de redação e adequar-se ao tema solicitado. 2) Organização do Texto dissertativo-argumentativ o Elaborar um texto argumentativo, defender

Leia mais

3º SIMULADO MODELO ENEM

3º SIMULADO MODELO ENEM 3º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM

1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM 1ª PROVA DE REDAÇÃO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ

Leia mais

5º SIMULADO MODELO ENEM

5º SIMULADO MODELO ENEM 5º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º A DI NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES

Leia mais

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO

A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO ENSINO MÉDIO FATOS SOBRE A PROVA DE REDAÇÃO Todas as redações desenvolvidas no ENEM são avaliadas;

Leia mais

1º SIMULADO MODELO ENEM

1º SIMULADO MODELO ENEM 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA Motivos para atribuir nota zero à redação: Fuga total ao tema; Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa; Texto com até 7 (sete)

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa 200 160 120 GRADE DE CORREÇÃO DO ENEM Demonstra excelente

Leia mais

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Texto I. Como ter saúde mental e física. Texto II

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Texto I. Como ter saúde mental e física. Texto II PROPOSTA DE A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre

Leia mais

EDITAL Nº 020/2018 CBV/IFRR/REDE CEDES

EDITAL Nº 020/2018 CBV/IFRR/REDE CEDES EDITAL Nº 020/2018 CBV/IFRR/REDE CEDES PROCESSO SELETIVO INTERNO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA ALUNOS BOLSISTAS DISCENTES PARA O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Leia mais

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos

Não considerada: 0 pontos Precário: 40 pontos Insuficiente: 80 pontos Mediano: 120 pontos Bom: 160 pontos Ótimo: 200 pontos Competências ENEM Antes de relacionarmos as cinco competências do ENEM, esclarecemos que a prova de redação vale 1000 pontos no total (dividindo esse valor entre os 5 aspectos, cada um deles tem peso de

Leia mais

2º SIMULADO MODELO ENEM

2º SIMULADO MODELO ENEM 2º SIMULADO MODELO ENEM - 2016 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR REDAÇÃO 2º DIA NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: Exame Nacional do Ensino Médio EDUCANDO PARA SEMPRE INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE 1ª INSTÂNCIA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE MINAS GERAIS SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE POUSO ALEGRE

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE 1ª INSTÂNCIA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE MINAS GERAIS SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE POUSO ALEGRE A SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE POUSO ALEGRE, em atendimento ao que dispõe a IN nº. 13-01, torna público a: SELEÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO PARA O CADASTRO DE RESERVA PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS QUE

Leia mais

Vestibular de Verão 2019/1. Prova Agendada

Vestibular de Verão 2019/1. Prova Agendada Vestibular de Verão 2019/1 Edital Prova Agendada Araguaína novembro de 2018 Fundação Educacional Dom Orione, mantenedora da Faculdade Católica Dom Orione Rua Santa Cruz nº 557, Centro Araguaína / TO CEP:

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE MOGI DAS CRUZES

PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE MOGI DAS CRUZES PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE MOGI DAS CRUZES Edital do III Concurso para Admissão de Estagiários de Direito no âmbito da Procuradoria-Geral do Município de Mogi das Cruzes 1. O Subprocurador-Geral

Leia mais

REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 1 O que é Redação. Como redigir para EsSA. O que a banca avalia. Como avalia.

REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 1 O que é Redação. Como redigir para EsSA. O que a banca avalia. Como avalia. REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 1 O que é Redação. Como redigir para EsSA. O que a banca avalia. Como avalia. O QUE É REDAÇÃO Logo de imediato pensamos em qualquer coisa que se redige. Sim, isso

Leia mais

Aula 1: Apresentação

Aula 1: Apresentação Aula 1: Apresentação O que é a redação? Esse substantivo é derivado do verbo redigir; de acordo com o dicionário Aurélio, o vocábulo redigir vem do latim redigere e significa, entre outras especificações,

Leia mais

Os critérios do ENEM Competências

Os critérios do ENEM Competências Os critérios do ENEM Competências PROFESSORA: VANESSA MENEZES Vocês sabem o que cada competência avalia? Competência 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Requisitos básicos do texto

Leia mais

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor:

REDAÇÃO 1º SIMULADO MODELO ENEM ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: 1º SIMULADO MODELO ENEM - 2015 3ª SÉRIE e PRÉ-VESTIBULAR 2º DIA REDAÇÃO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO NOTA: Nome completo: Matrícula: Unidade: Turma: Corretor: INSTRUÇÕES 1. A REDAÇÃO SERÁ AVALIADA DE

Leia mais

Os níveis de escrita e o perfil de escritor compreendido por eles

Os níveis de escrita e o perfil de escritor compreendido por eles Os níveis de escrita e o perfil de escritor compreendido por eles Os níveis de desempenho e suas denominações qualificam o perfil de escritor enquadrado em cada um. Esses níveis compreendem intervalos

Leia mais

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS. I ADEQUAÇÃO Adequação ao tema

CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS. I ADEQUAÇÃO Adequação ao tema UFG/CS PS/011-1 RESPOSTAS ESPERADAS OFICIAIS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO PARA O CURSO LETRAS LIBRAS I ADEQUAÇÃO (SERÁ CONSIDERADO O USO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA) A- ao tema

Leia mais

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao

ENEM: E DAÍ? ENSINO SUPERIOR. ingresso ao REDAÇÃO: ENEM ENEM: E DAÍ? ingresso ao ENSINO SUPERIOR Universidades públicas pelo SISU, Universidades privadas com bolsa pelo PROUNI, financiamento estudantil pelo FIES, parte da nota de processos seletivos

Leia mais

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO

PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO PRODUÇÃO DE TEXTO RECUPERAÇÃO ROTEIRO E TRABALHO ANO: 9º TURMAS: A B C D E ETAPA: 1ª DATA: /05/2017 PROFESSORAS: RAQUEL MARIA VALOR: 3,0 PONTOS ALUNO(A): Nº: NOTA: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo

Leia mais

8. Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos necessários para a Construção da Argumentação. 9. Competência Elaborar proposta de intervenção

8. Demonstrar conhecimento dos mecanismos Linguísticos necessários para a Construção da Argumentação. 9. Competência Elaborar proposta de intervenção Sumário 1.apresentação 2. matrizes de referência para redação 2016 Detalhamento por competência 3. Competência Demonstrar domínio da Modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 4. Competência 5. Compreender

Leia mais

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO

TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO SIMULADO PRESENCIAL ENEM 2010 TEMPO DE DURAÇÃO: 1h. Obrigatória entrega no final da aula. PROPOSTA DE REDAÇÃO Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua

Leia mais

RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 PROVA OBJETIVA

RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 PROVA OBJETIVA RESIDÊNCIA MÉDICA 2014 1 Questão 1 Mulher de 82 anos de idade, com história de infarto do miocárdio, diabetes e doença vascular periférica, com quadro de dispneia e pancitopenia. A biópsia de medula óssea

Leia mais

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS

tese tema argumentos TEMA TESE ARGUMENTOS Defesa de uma tese, de uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual. Seu texto deverá ser redigido

Leia mais

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 2.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 2.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / 0 / 06 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA

ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA ELIANE FONTANA LÍNGUA PORTUGUES + REDAÇÃO DISCURSIVA Língua Portuguesa Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto:

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA 2017 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS/015 I ADEQUAÇÃO A- ao tema = 0 a pontos B- à leitura da coletânea =

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2009 EIXOS COGNITIVOS (comuns a todas as áreas de conhecimento) I. Dominar

Leia mais

EDITAL Nº 007/ REDE CEDES/IFRR

EDITAL Nº 007/ REDE CEDES/IFRR EDITAL Nº 007/2016 - REDE CEDES/IFRR PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS PARA ALUNOS BOLSISTAS DISCENTES PARA O CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE

Leia mais

DATA: 09 / 11 / 2017 III ETAPA PRODUÇÃO DE TEXTO 7.º ANO/EF

DATA: 09 / 11 / 2017 III ETAPA PRODUÇÃO DE TEXTO 7.º ANO/EF Mantenedora da PUC Minas e do DATA: 09 / / 07 III ETAPA PRODUÇÃO DE TEXTO 7.º ANO/EF UNIDADE: FL-TARDE ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:,0 MÉDIA:,8 RESULTADO: % INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO O rascunho

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Acesso aos cursos de mestrado profissionalizante 2.ª chamada)

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Acesso aos cursos de mestrado profissionalizante 2.ª chamada) INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA 2016 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Acesso aos cursos de mestrado profissionalizante 2.ª chamada) CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO I. Leitura

Leia mais

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo

Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo Produção Textual Competências para a produção de texto dissertativo-argumentativo argumentativo Língua Portuguesa Prof. Samuel KühnK DEFINIÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO ARGUMENTATIVO O texto

Leia mais

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Status e amadurecimento. Um jovem morre vítima de álcool a cada 36 horas no Brasil

SIMULADO 3º Ano G2 PROPOSTA DE REDAÇÃO. Status e amadurecimento. Um jovem morre vítima de álcool a cada 36 horas no Brasil º Ano G2 PROPOSTA DE A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo da sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua

Leia mais

VERSÃO DE TRABALHO. Exame Final Nacional de Francês Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Continuação bienal

VERSÃO DE TRABALHO. Exame Final Nacional de Francês Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Continuação bienal Exame Final Nacional de Francês Prova 57.ª Fase Ensino Secundário 07.º Ano de Escolaridade Continuação bienal Decreto-Lei n.º 9/0, de 5 de julho Critérios de Classificação 8 Páginas Prova 57/.ª F. CC Página

Leia mais

Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda:

Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda: BIOLOGIA (Cada questão desta prova vale até cinco pontos) Questão 01 A figura abaixo ilustra uma célula eucariota. Analise-a e responda: 2 1 a) A estrutura indicada em 1 é formada por microtúbulos, constituintes

Leia mais

Vestibular ª Fase REDAÇÃO. Aguarde a autorização para abrir o caderno e iniciar a prova

Vestibular ª Fase REDAÇÃO. Aguarde a autorização para abrir o caderno e iniciar a prova Vestibular 2008 1ª Fase REDAÇÃO Instruções Gerais: Aguarde a autorização para abrir o caderno e iniciar a prova No dia de hoje (11/11), você deverá elaborar uma Redação e responder as questões de Língua

Leia mais

Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano

Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano Escola Secundária do Monte de Caparica Disciplina de Biologia 10 º Ano Teste de avaliação Nome ----------------------------------------------------------------------- Numero -------------------------------

Leia mais

VERSÃO DE TRABALHO. Exame Final Nacional de Inglês Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Continuação bienal

VERSÃO DE TRABALHO. Exame Final Nacional de Inglês Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Continuação bienal Exame Final Nacional de Inglês Prova 0.ª Fase Ensino Secundário 07.º Ano de Escolaridade Continuação bienal Decreto-Lei n.º 9/0, de de julho Critérios de Classificação 8 Páginas Prova 0/.ª F. CC Página

Leia mais

Prova de Língua Portuguesa (Acesso aos mestrados profissionalizantes) 1ª chamada

Prova de Língua Portuguesa (Acesso aos mestrados profissionalizantes) 1ª chamada INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA 2013 Prova de Língua Portuguesa (Acesso aos mestrados profissionalizantes) 1ª chamada CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO I. Leitura (80 ) Nos

Leia mais

Texto Dissertativo-Argumentativo

Texto Dissertativo-Argumentativo Texto Dissertativo-Argumentativo Objetivo: Expor, argumentar ou desenvolver um tema proposto, analisando-o sob um determinado ponto de vista e fundamentando-o com argumentos convincentes, em defesa de

Leia mais

SELEÇÃO DE MESTRADO 2014

SELEÇÃO DE MESTRADO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E EVOLUÇÃO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES/UERJ PROVA ESPECÍFICA ECOLOGIA E EVOLUÇÃO SELEÇÃO DE MESTRADO 2014 A PROVA POSSUI ONZE QUESTÕES. CADA UMA

Leia mais

Prova de Equivalência à Frequência 2011/2012 Escola Secundária da Ramada

Prova de Equivalência à Frequência 2011/2012 Escola Secundária da Ramada Prova de Equivalência à Frequência 2011/2012 Escola Secundária da Ramada Ensino Secundário INGLÊS (Código 367) INFORMAÇÃO-PROVA Curso Científico-Humanístico Formação Geral Ano 11ºANO (Continuação) Legislação

Leia mais

Onde se lê: O processo classificatório será constituído por uma prova de Redação.

Onde se lê: O processo classificatório será constituído por uma prova de Redação. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROCESSO SELETIVO CONCURSO VESTIBULAR EAD - UAB/UFSM (2º Semestre) EDITAL N. 042/2016 RETIFICAÇÃO DO EDITAL 040/2016

Leia mais

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO

DATA: 15 / 04 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROPOSTA DE REDAÇÃO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / 0 / 06 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE REDAÇÃO E EXPRESSÃO.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR (A): VALOR:

Leia mais

Prova de Língua Portuguesa (Acesso aos mestrados profissionalizantes) 3ª Fase de Candidatura

Prova de Língua Portuguesa (Acesso aos mestrados profissionalizantes) 3ª Fase de Candidatura INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE LISBOA 2013 Prova de Língua Portuguesa (Acesso aos mestrados profissionalizantes) 3ª Fase de Candidatura CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO I. Leitura

Leia mais

Contrato de Leitura / Exercício de Expressão Oral Critérios de Avaliação. 1. Domínio da leitura e da escrita (organização e prefácio de uma antologia)

Contrato de Leitura / Exercício de Expressão Oral Critérios de Avaliação. 1. Domínio da leitura e da escrita (organização e prefácio de uma antologia) Contrato de Leitura / Exercício de Expressão Oral Critérios de Avaliação. Domínio da leitura e da escrita (organização e prefácio de uma antologia) Constrói uma antologia, respeitando os pormenores técnicos

Leia mais

Redação Profa. Raquel

Redação Profa. Raquel Aula Enem 2016 Redação Profa. Raquel O que sua dissertação deve apresentar: DISSERTAÇÃO Como você que será avaliado(a)? Competência 1 NORMA Demonstrar CULTA domínio da modalidade escrita formal da Língua

Leia mais

Redação Enem. Profª Dr. Claudia Toldo. Curso de Letras UPF. UPF, 25 de outubro de 2014.

Redação Enem. Profª Dr. Claudia Toldo. Curso de Letras UPF. UPF, 25 de outubro de 2014. Redação Enem Profª Dr. Claudia Toldo Curso de Letras UPF UPF, 25 de outubro de 2014. Redação Escrever bem (clareza, organização, padrão culto). Usar argumentos em defesa de um ponto de vista fundamentá-los.

Leia mais

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 19 REDAÇÃO NA BANCA DO EXÉRCITO

REDAÇÃO. Professora Rosane Reis MÓDULO 19 REDAÇÃO NA BANCA DO EXÉRCITO REDAÇÃO Professora Rosane Reis MÓDULO 19 REDAÇÃO NA BANCA DO EXÉRCITO 1. A PROVA DE REDAÇÃO NA EsPCEX Leia com atenção ao conteúdo de Redação que a banca examinadora divulga para estudos antecedentes.

Leia mais

CONSURSO PÚBLICO MUNICIPAL PREFEITURA DE NOVA GLÓRIA Realização:

CONSURSO PÚBLICO MUNICIPAL PREFEITURA DE NOVA GLÓRIA Realização: ANEXO I-A ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE PSF CARGO ÁREA DE ATUAÇÃO VAGA ABERTA AGENTE ÁREA URBANA PSF 1 05 (cinco) LOCALIZAÇÃO - Todos os setores da zona ou perímetro urbano de Nova

Leia mais

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPOS 3e4

GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPOS 3e4 GRUPO 1 GRUPO GRUPOS 3e UFG/CS RESPOSTAS ESPERADAS OFICIAIS GRUPO I ADEQUAÇÃO A-ao tema = 0 a pontos B-à leitura da coletânea = 0 a pontos C-ao gênero textual = 0 a pontos D-à modalidade = 0 a pontos CRITÉRIOS

Leia mais

3. Identifica os indivíduos homozigóticos relativamente à cor dos olhos.

3. Identifica os indivíduos homozigóticos relativamente à cor dos olhos. Um homem de olhos azuis, cujos pais eram ambos de olhos castanhos, casa com uma mulher de olhos castanhos que tinha uma irmã de olhos azuis, sendo o pai de olhos castanhos e a mãe de olhos azuis. Do casamento,

Leia mais

AVALIAÇÃO 04 BIOLOGIA I UNIDADE Valor = 10,0 (Dez)

AVALIAÇÃO 04 BIOLOGIA I UNIDADE Valor = 10,0 (Dez) Aluno(a) Turma N o Série 2 a Ensino Médio Data 19 / 03 / 13 INSTRUÇÕES: AVALIAÇÃO 04 BIOLOGIA I UNIDADE Valor = 10,0 (Dez) I. Leia cuidadosamente o enunciado de cada questão, formule suas respostas com

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL SERPA PINTO - CINFÃES 2014 / 2015 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL SERPA PINTO - CINFÃES 2014 / 2015 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GENERAL SERPA PINTO - CINFÃES 2014 / 2015 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO DIRETRIZES GERAIS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO No Pré- escolar, resulta da ponderação das evidências

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA REDAÇÃO DETALHAMENTO POR COMPETÊNCIA FUVEST C1- Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo (Peso 4) Aqui são avaliados se o aluno cumpriu todos

Leia mais

358 INGLÊS (continuação-12.ºano) escrita e oral 12.ºano de escolaridade

358 INGLÊS (continuação-12.ºano) escrita e oral 12.ºano de escolaridade informação-prova de equivalência à frequência maio 2018 358 INGLÊS (continuação-12.ºano) escrita e oral 12.ºano de escolaridade curs os c ien t íf ico -h um an ísticos formação específica 2018 alunos abrangidos

Leia mais

ENEM PROVA DE REDAÇÃO

ENEM PROVA DE REDAÇÃO ENEM PROVA DE REDAÇÃO EVOLUÇÃO DE TEMAS 1998 VIVER E APRENDER 1999 - CIDADANIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 2000 DIRETIOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: COMO ENFRENTAR ESSE DESAFIIO NACIONAL? 2001 DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Concurso de seleção 2003 NÚMERO DE INSCRIÇÃO! - BIOLOGIA

Concurso de seleção 2003 NÚMERO DE INSCRIÇÃO! - BIOLOGIA BIOLOGIA QUESTÃO 1 O sangue é constituído por uma parte sólida denominada de elementos figurados e por uma parte líquida, o plasma, onde estão suspensos esses elementos figurados. Por que razão os trombócitos

Leia mais

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO

REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO EM CONCURSO DE PRODUÇÃO DE TEXTO E DESENHO APRESENTAÇÃO Em 2014, a TV Morena HDTV e a Taurus realizam cinco ações/campanhas em prol do Meio Ambiente. Entre as ações/campanhas

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO MARANHÃO DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infrarrelacionados concorrentes aos cargos disponibilizados,

Leia mais

Exame Final Nacional de Inglês Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Continuação bienal. Critérios de Classificação

Exame Final Nacional de Inglês Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Continuação bienal. Critérios de Classificação Exame Final Nacional de Inglês Prova 0.ª Fase Ensino Secundário 07.º Ano de Escolaridade Continuação bienal Decreto-Lei n.º 9/0, de de julho Critérios de Classificação 8 Páginas Prova 0/.ª F. CC Página

Leia mais

Lista de Exercícios - Monitorias

Lista de Exercícios - Monitorias Monitoria de Biologia - 12/12 01) (UFRGS 2017) Observe a figura abaixo, que ilustra os diferentes modelos propostos para a replicação do DNA. O experimento de Meselson e Stahl, realizado em 1957, comprovou

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Romulo Bolivar O PROMILITARES E A REDAÇÃO ESA 2018/2019

PORTUGUÊS Professor Romulo Bolivar O PROMILITARES E A REDAÇÃO ESA 2018/2019 PORTUGUÊS Professor Romulo Bolivar O PROMILITARES E A REDAÇÃO ESA 2018/2019 O QUE A BANCA ESPERA DO CANDIDATO? Entenda o conceito de estética textual daesa Na correção da prova dissertativa (redação),

Leia mais

Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil:

Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil: Leia os trechos abaixo, retirados de diferentes fontes, para refletir sobre as perspectivas daqueles que cursam o ensino superior no Brasil: O contexto sociocultural e institucional media a relação do

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE EDEALINA Rua 21 Qd. 04 Centro Telefax: (64) CEP Edealina/GO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE EDEALINA Rua 21 Qd. 04 Centro Telefax: (64) CEP Edealina/GO DATAS PREVISTAS EDITAL 01/11 ANEXO II CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 05/08/11 Publicação do Extrato do Edital n. 01 para abertura do Concurso Público no Diário Oficial do Estado e Jornal

Leia mais

Competências avaliadas na Redação do ENEM

Competências avaliadas na Redação do ENEM Competências avaliadas na Redação do ENEM Competência I A primeira competência cobrada é o domínio da gramática e estética textual. O candidato deve conhecer o uso da norma padrão da língua portuguesa

Leia mais

Edital do Simulado do ENEM - RBE 2016

Edital do Simulado do ENEM - RBE 2016 Edital do Simulado do ENEM - RBE 216 O Diretor-Geral da RBE Prof. Valseni Braga no exercício de suas funções e assessorado pelo Comitê de Gestão Pedagógica, institui a realização do Simulado Institucional

Leia mais

VERSÃO DE TRABALHO. Exame Final Nacional de Francês Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Continuação bienal

VERSÃO DE TRABALHO. Exame Final Nacional de Francês Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Continuação bienal Exame Final Nacional de Francês Prova 57.ª Fase Ensino Secundário 08.º Ano de Escolaridade Continuação bienal Decreto-Lei n.º 9/0, de 5 de julho Critérios de Classificação (Componente Escrita da Prova)

Leia mais

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se:

Antes de iniciar as respostas, faça uma leitura completa da avaliação. Lembre-se: 9º Rasuras serão consideradas erro! Não use corretivo! Não abrevie palavras! Utilize apenas caneta de tinta azul ou preta! Responda ao que foi solicitado de forma coerente e coesa. Boa Sorte! Dar o conceito

Leia mais

Nome: Exercícios de Genética (Conceitos e 1a. Lei de Mendel) Atividade Avaliativa 0 a 2,5

Nome: Exercícios de Genética (Conceitos e 1a. Lei de Mendel) Atividade Avaliativa 0 a 2,5 Nome: Exercícios de Genética (Conceitos e 1a. Lei de Mendel) Atividade Avaliativa 0 a 2,5 Turma 3o. Ano A/B disciplina Biologia Professora Carina Justino 1. Um casal buscou um serviço de aconselhamento

Leia mais

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA

Processo de Admissão de Novos Estudantes Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no. 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA Processo de Admissão de Novos Estudantes 2017 Conteúdos programáticos para candidatos que ingressarão no 3º ano do Ensino Médio MATEMÁTICA HABILIDADES CONTEÚDOS Identificar padrões numéricos ou princípios

Leia mais

O esquema abaixo representa as principais relações alimentares entre espécies que vivem num lago de uma região equatorial.

O esquema abaixo representa as principais relações alimentares entre espécies que vivem num lago de uma região equatorial. Q.01 O esquema abaixo representa as principais relações alimentares entre espécies que vivem num lago de uma região equatorial. Com relação a esse ambiente: a) Indique os consumidores primários. b) Dentre

Leia mais

INGLÊS Prova Escrita (Código 21) 2017/2018

INGLÊS Prova Escrita (Código 21) 2017/2018 FUNDAÇÃO JOSÉ DE ALMEIDA EUSÉBIO ESCOLA AVE- MARIA ANO LETIVO 2017-2018 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Prova Escrita (Código 21) 2017/2018 3.º Ciclo do Ensino Básico INTRODUÇÃO

Leia mais

Processo Seletivo 2017/1

Processo Seletivo 2017/1 Processo Seletivo 2017/1 Edital Araguaína Setembro de 2016 Fundação Educacional Dom Orione, mantenedora da Faculdade Católica Dom Orione Rua Santa Cruz nº 557, Centro Araguaína / TO CEP: 77.804-090 Telefone:

Leia mais

Processo Seletivo 2018/1

Processo Seletivo 2018/1 Processo Seletivo 2018/1 Edital Araguaína Outubro de 2017 Fundação Educacional Dom Orione, mantenedora da Faculdade Católica Dom Orione Rua Santa Cruz nº 557, Centro Araguaína / TO CEP: 77.804-090 Telefone:

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professora: Débora Figueiredo Disciplina: Redação Série: 1º ano EM REDAÇÃO ENEM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO Profª: Débora Figueiredo O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO?

Leia mais

VERSÃO DE TRABALHO. Exame Final Nacional de Inglês Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Continuação bienal

VERSÃO DE TRABALHO. Exame Final Nacional de Inglês Prova ª Fase Ensino Secundário º Ano de Escolaridade Continuação bienal Exame Final Nacional de Inglês Prova 550.ª Fase Ensino Secundário 08.º Ano de Escolaridade Continuação bienal Decreto-Lei n.º 9/0, de 5 de julho Critérios de Classificação (Componente Escrita da Prova)

Leia mais

Prova Final de Português Língua Não Materna (A2) Prova 93 1.ª Fase 3.º Ciclo do Ensino Básico º Ano de Escolaridade. Critérios de Classificação

Prova Final de Português Língua Não Materna (A2) Prova 93 1.ª Fase 3.º Ciclo do Ensino Básico º Ano de Escolaridade. Critérios de Classificação Prova Final de Português Língua Não Materna (A) Prova 9.ª Fase.º Ciclo do Ensino Básico 08 9.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 9/0, de de julho Critérios de Classificação Páginas Prova 9/.ª F. CC Página

Leia mais

CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA

CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA 1 Resumidamente explique com suas palavras a importância do conhecimento da Biologia para mudanças efetivas em sua percepção

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA

PROFESSORA: CLAUDIA ROSA PROFESSORA: CLAUDIA ROSA 1- DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA; Usar linguagem coloquial não rola Tipo assim, use a norma culta da gramática! 2 COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia mais

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato

COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato COLÉGIO SHALOM Trabalho de recuperação 8º Ano ( ) - Ciências - Valor: Profª: Nize G. Chagas Pavinato Aluno(a): Data: / / 1. Cite a função das plaquetas, componente do sangue. Quando há uma baixa quantidade

Leia mais

CURSO de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Gabarito

CURSO de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Gabarito UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE TRANSFERÊNCIA 2 o semestre letivo de 2009 e 1 o semestre letivo de 2010 CURSO de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Gabarito INSTRUÇÕES AO CANDIDATO Verifique se este caderno contém

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE PESSOAL

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE PESSOAL GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DIRETORIA DE PESSOAL EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001-2015/DP/CBMSC PORTARIA 14 DECISÃO DE RECURSOS

Leia mais

REDAÇÃO AULA 3 TIPOS DE INTRODUÇÃO PROF.: MÁRIO VICTOR

REDAÇÃO AULA 3 TIPOS DE INTRODUÇÃO PROF.: MÁRIO VICTOR REDAÇÃO AULA 3 TIPOS DE INTRODUÇÃO PROF.: MÁRIO VICTOR NORMA 1: 1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa; Concordância verbo-nominal; Regência verbo-nominal; Acentuação; Ortografia; Pontuação; Flexão

Leia mais

E se ocorrerem erros durante estes processos? Mutações, que consequências?

E se ocorrerem erros durante estes processos? Mutações, que consequências? E se ocorrerem erros durante estes processos? Mutações, que consequências? Alterações do material genético Mutações alterações bruscas do material genético. Mutantes indivíduos que manifestam mutações.

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2014/2015 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: Português Prova/Código: 139 Ano(s) de Escolaridade: 12º Ano 1. Introdução O presente

Leia mais

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Ano Letivo 2013/2014 INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Disciplina: Português Prova/Código: 139 Ano(s) de Escolaridade: 12º Ano 1. Introdução O presente

Leia mais

REDAÇÃO O dilema da doação de órgãos no Brasil

REDAÇÃO O dilema da doação de órgãos no Brasil REDAÇÃO O dilema da doação de órgãos no Brasil INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo

Leia mais