Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima. Replicação do DNA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima. Replicação do DNA"

Transcrição

1 Prof. Dr. Bruno Lazzari de Lima Replicação do DNA

2 Introdução Sistemas vivos tem a capacidade de fazer cópias de si mesmos. Capacidade associada ao material genético hereditário. Compreensão do processo de replicação do DNA.

3 As polimerases do DNA de E. coli (1957). Primeira enzima capaz de polimerizar desoxirribonucleotídeos trifosfatados (dntps). A síntese requer que os dntps livres sejam adequadamente posicionados sobre a cadeia molde. Mais duas enzimas descobertas. POLIMERASES DO DNA I II e III

4 Os tipos de polimerases do DNA em E. coli. A polimerase III é responsável pelo crescimento das novas cadeias polinucleotídicas durante a replicação do DNA. A polimerase II é uma enzima de reparo. O papel da polimerase I in vivo não é conhecido.

5 A reação de polimerização de cadeias polidesoxirribonucleotídicas. Adição de um dntp por vez na extremidade 3'-OH livre. Sentido 5' 3'. Emparelhamento das bases (da dt ; dc dg). Formação da ligação fosfodiéster 5' 3'.

6 Desoxirribonucleotídeo Replicação do DNA

7 O novo DNA é sintetizado a partir de dntps Na replicação o grupo 3'-OH do último nucleotídeo realiza um ataque nucleofílico sobre o fosfato alpha do dntp incorporado. Uma ligação fosfodiéster forma-se entre os dois nucleotídeos Dois fosfatos são clivados. Um pirofosfato é liberado

8 Pirofosfato (PPi) Durante a síntese de DNA, a formação de um par de bases tem início quando um dntp forma pontes de hidrogênio com um resíduo de nucleotídeo da cadeia molde. O passo seguinte é a formação de ligação fosfodiéster entre o novo nucleotídeo e o resíduo terminal da cadeia em crescimento, com liberação de pirofosfato.

9 O sentido da síntese do DNA. Primeiramente as duas cadeias da molécula devem se separar. A separação ocorre a medida que as duas novas cadeias são sintetizadas. A região de separação das cadeias forma a letra Y e é denominada forquilha de separação.

10 O sentido da síntese do DNA. As duas cadeias filhas são sintetizadas na forquilha de replicação por um complexo de enzimas que inclui a polimerase III do DNA. Cadeias são antiparalelas e a síntese deve ser no sentido 5' 3'. Será que a outra molécula cresce no sentido 3' 5'?

11 O sentido da síntese do DNA. As duas cadeias filhas são sintetizadas na forquilha de replicação por um complexo de enzimas que inclui a polimerase III do DNA. Cadeias são antiparalelas e a síntese deve ser no sentido 5' 3'. Será que a outra molécula cresce no sentido 3' 5'? NÃO

12 NÃO

13 O sentido da síntese do DNA. Uma cadeia é sintetizada no sentido de deslocamento da forquilha. A cadeia de polaridade inversa é sintetizada no sentido inverso de deslocamento da forquilha.

14 O sentido da síntese do DNA. Cadeia que cresce no sentido da forquilha CADEIA LEADING (líder). Cadeia que cresce no sentido oposto da forquilha CADEIA LAGGING (tardia).

15 Sentido de movimento da forquilha de replicação CADEIA LEADING CADEIA LAGGING

16 Reiji Okazaki (1960). Hipótese da síntese semidescontínua. Experimento com bactérias em divisão. Timina tritiada. Somente o DNA recém-sintetizado (imediatamente após as forquilha) torna-se radioativo. Fragmentos radioativos contendo de 1000 a 2000pb. Fragmentos são reunidos formando cadeias longas.

17 Sentido de movimento da forquilha de replicação CADEIA LEADING CADEIA LAGGING Fragmentos de Okazaki

18 Durante a síntese temos a adição de nucleotídeos na extremidade 3'-OH. Assim existe a necessidade da presença de um 3'-OH livre. As polimerases de DNA não conseguem adicionar o primeiro nucleotídeo. Assim, como é iniciada a síntese do DNA?

19 A primase do DNA e a síntese do primer de DNA. Uma enzima especial cataliza a síntese de um pequeno fragmento de RNA sobre a cadeia molde do DNA. Iniciador para a polimerase III do DNA. Primer (iniciador) de RNA. Enzima - Primase do DNA.

20 A primase do DNA e a síntese do primer de DNA. A primase atua no início da replicação. Síntese da cadeia líder. Síntese dos fragmentos de Okazaki. Feitos a intervalos regulares. Termina quando a polimerase de DNA atinge o primer de RNA ligado à extremidade 5' do fragmento sintetizado anteriormente.

21 Sentido de movimento da forquilha de replicação Primer de RNA CADEIA LEADING CADEIA LAGGING Polimerase III de DNA Fragmentos de Okazaki Primase do DNA

22 A substituição do primer por um fragmento de DNA. Cadeia lagging é constituída por fragmentos de Okazaki e primers de RNA. Os primers de RNA devem ser substituídos por DNA. Os fragmentos devem ser unidos.

23 A substituição do primer por um fragmento de DNA. A eliminação dos primers é feita pelas enzimas RNase H e polimerase I do DNA. Rnase H. Degrada moléculas de RNA que formam híbridos com DNA. Polimerase I do DNA. Degrada moléculas de RNA que formam híbridos com DNA. Preenche a falha formada entre os fragmentos de Okazaki.

24 A substituição do primer por um fragmento de DNA. A eliminação dos primers é feita pelas enzimas RNase H e polimerase I do DNA. Rnase H. Degrada moléculas de RNA que formam híbridos com DNA. Polimerase I do DNA. Degrada moléculas de RNA que formam híbridos com DNA. Preenche a falha formada entre os fragmentos de Okazaki.

25 Características da polimerase I do DNA. Cadeia polipeptídica. Polimerização no sentido 5' 3'. Atividade exonucleolítica no sentido 3' 5'. Atividade exonucleolítica no sentido 5' 3'.

26 A reação de deslocamento do corte. Nick translation. Polimerase I reconhece a ausência de ligação fosfodiéster entre a extremidade 3'-OH de um resíduo com a 5' do início do primer de RNA. 5' 3'-OH

27 A reação de deslocamento do corte. Polimerase I liga-se à extremidade 3'-OH e por meio de sua atividade exonucleotídica 5' 3' remove por hidrólise o primeiro nucleotídeo de RNA da extremidade 5'. Por ação de sua atividade polimerizadora adiciona um nucleotídeo de DNA na extremidade 3'-OH. POL I

28 A reação de deslocamento do corte. Polimerase I desloca-se para os próximo nucleotídeo. POL I POL I

29 A reação de deslocamento do corte. Ocorre toda a substituição do primer de RNA por DNA. POL I POL I

30 O Papel da Enzima ligase do DNA. Ao se dissociar do DNA a polimerase I deixa atrás de si uma falha na cadeia lagging. O selamento dessa falha é o último passo no amadurecimento da cadeia lagging e é realizado por uma enzima. Essa enzima catalisa a formação de uma ligação de uma ligação fosfodiéster entre o grupo 3'-OH livre com o grupo 5' dos dois fragmentos de Okazaki vizinhos. Essa reação demanda energia fornecida pela hidrólise de uma molécula de ATP.

31 LIGASE ATP ADP

32 Forquilha de replicação Para que ocorra a replicação semiconservativa a hélice de DNA deve ser aberta. O desenrolamento da hélice de DNA e a separação das cadeias polinucleotídicas é catalisado por enzimas. Proteína Rep. Se move sobre o molde da cadeia leading. Proteína DnaB. Se move sobre o molde da cadeia lagging. Esse processo depende do consumo de ATP.

33 Ação das Helicases. Replicação do DNA

34 Proteínas que impedem a renaturação do DNA. Duas cadeias complementares tendem a se renaturarem. As cadeias mantêm-se separadas na região da forquilha graças a ação de proteínas especiais denominadas SSB (Single Strand DNA-Binding proteínas ligantes a DNA de hélice simples). Impedem a formação de hairpins. Essas proteínas não cobrem as bases. As proteínas SSB atuam cooperativamente e mantem as cadeias simples de DNA estendidas facilitando a ação da polimerase III do DNA.

35 Ação as SSB. Replicação do DNA

36 O Relaxamento da hélice pela topoisomerase. A separação de duas cadeias provoca o super enrolamento da hélice na região imediatamente à frente da forquilha de replicação. A medida que a forquilha se move, todo o cromossomo ou plasmídeo sofre superenrolamento. Isso impediria a continuidade do processo. TOPOISOMERASE II

37 Ação da topoisomerase II.

38 O Replissomo. A maioria da proteínas que atuam na replicação do DNA formam um grande complexo denominado replissomo. Esse é formado por duas POL-III, associadas a um subcompleso chamado primossomo. Uma POL-III da cadeia líder. Uma POL-III da cadeia tardia.

39 O Replissomo. Polimerase III. Capacidade de processar continuamente grandes sequências de DNA, até encontrar um bloqueio. Diferente de outras polimerases de DNA. Associação com uma proteína que forma um anel ao redor da cadeia molde. O anel solta-se somente quando a polimerase para de agir.

40 O Replissomo. Polimerase III. +

41 O Replissomo. O Primossomo. É constituído: Primase do DNA. 6 helicases DnaB. Move-se imediatamente atrás da forquilha de replicação. A primese produz os primers de RNA. A polimerase III alonga o primer em um fragmento de Okazaki.

42 O Replissomo. Replicação do DNA

43 O Replissomo. A proteínas responsáveis pela síntese da cadeia lagging se mantém na forquilha de replicação associadas às proteínas responsáveis pela síntese da cadeia leading. Assim a cadeia molde da cadeia lagging faz uma dobra para trás.

44 O Replissomo. Replicação do DNA

45 O Replissomo. Quando a Polimerase III encontra um primer de RNA de um fragmento de Okazaki, ela solta a cadeia molde e move-se no sentido da forquilha de replicação, até encontrar um novo primer de RNA.

46 O Replissomo. VÍDEO

47 O Replissomo. A POL-III que sintetiza a cadeia líder possui alta velocidade, nunca se soltando da cadeia molde. A POL-III da cadeia tardia solta-se da molde sempre que encontra a extremidade 3'-OH de um primer de RNA. Evidências demonstram que essas POL-III são ligeiramente diferentes em suas estuturas.

48 A origem da replicação em bactérias. A replicação do cromossomo da bactéria E. coli, o qual é uma molécula circular, tem início em um único sítio denominado oridem de replicação ou oric. O oric consiste de no mínimo 245 nucleotídeos. Dois terços dessa sequência encontra-se na oric de outras cinco espécies de bactérias. Devem interagir com proteínas de replicação igualmente conservadas. DnaA.

49 A origem da replicação em bactérias. As moléculas de DnaA se ligam cooperativamente ao DNA. A molécula de DNA abre-se ligeiramente. Isso permite a entrada de DnaB e DnaC (helicases). Liberação das DnaA. Manutenção da separação pelas SSB. Formação de dois replissomos que se movem em sentidos opostos. Região que se replica = REPLICON. REPLICAÇÃO BIDIRECIONAL

50 A origem da replicação em bactérias.

51 Replicação do DNA em eucariontes. É fundamentalmente semelhante ao observado em procariontes. A replicação em eucariontes é mais lenta. O DNA eucarionte encontra-se mais empacotado (nucleossomos), o que dificulta a replicação. Fragmentos de Okazaki mais curtos.

52 Replicação do DNA em eucariontes. Origens múltiplas de replicação (múltiplos replicons). A replicação inicia-se em vários sítios. Bactérias possuem o oric. Em Drosophilas o cromossomo maior pode apresentar mais de 6 mil origens. Isso diminui o tempo de replicação do genoma eucarionte. Replicação bidirecional.

53 Replicação do DNA em eucariontes. Sequências de replicação somente foram identificadas em leveduras e em vírus de mamíferos.

54 Exercícios Porque a replicação do DNA é semiquantitativa? Porque a replicação do DNA é semidescontínua? O que são fragmentos de Okazaki? O que é um replissomo? O que é um primossomo? Explique sucintamente o processo de replicação do DNA, incluíndo os nomes das enzimas envolvidas, bem como suas funções. Explique porque existe a necessidade de um primer de RNA para a ação da polimerase de DNA. Explique sucintamente o papel da helicase, da topoisomerase II e das SSB na replicação do DNA.

Replicação de DNA. Priscila M. M. de Leon. Universidade Federal de Pelotas CDTec - Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biologia Molecular

Replicação de DNA. Priscila M. M. de Leon. Universidade Federal de Pelotas CDTec - Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biologia Molecular Universidade Federal de Pelotas CDTec - Graduação em Biotecnologia Disciplina de Biologia Molecular Replicação de DNA Priscila M. M. de Leon Dra., Médica Veterinária Profa, PNDP Biotecnologia/UFPel Replicação

Leia mais

Replicação do DNA e Cromossomos

Replicação do DNA e Cromossomos Replicação do DNA e Cromossomos Características básicas da replicação do DNA In Vivo É semiconservativa, Inicia-se em origens únicas Geralmente é bidirecional a partir de cada origem de replicação. A replicação

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia Graduação em Biotecnologia REPLICAÇÃO DE DNA

Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia Graduação em Biotecnologia REPLICAÇÃO DE DNA Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia Graduação em Biotecnologia REPLICAÇÃO DE DNA Conteúdo... - Replicação do DNA e ciclo celular; -Origem de Replicação; -Mecanismos básicos de replicação

Leia mais

Replicação do DNA e Cromossomos

Replicação do DNA e Cromossomos Replicação do DNA e Cromossomos Características básicas da replicação do DNA In Vivo É semiconservativa, Inicia-se em origens únicas Geralmente é bidirecional a partir de cada origem de replicação. A replicação

Leia mais

Biologia Molecular. Texto 2 A REPLICAÇÃO DO DNA. As Polimerases do DNA de E. coli

Biologia Molecular. Texto 2 A REPLICAÇÃO DO DNA. As Polimerases do DNA de E. coli As Polimerases do DNA de E. coli A reação de polimerização de cadeias polidesoxirribonucleotídicas Atividade autocorretora das polimerases do DNA Os tipos de polimerases do DNA da bactéria E. coli O Sentido

Leia mais

Replicação do DNA. Prof. Edimar

Replicação do DNA. Prof. Edimar Replicação do DNA Prof. Edimar PRINCIPAIS ENZIMAS ENVOLVIDAS (SISTEMA DE REPLICAÇÃO DO DNA) 1. DNA Polimerases 2. Endonucleases 3. Helicases 4. Topoisomerases 5. Primases 6. Telomerases ENDONUCLEASES HELICASE

Leia mais

Replicação do DNA. Profa. Dra. Aline Maria da Silva Instituto de Química- USP

Replicação do DNA. Profa. Dra. Aline Maria da Silva Instituto de Química- USP Replicação do DNA Profa. Dra. Aline Maria da Silva Instituto de Química- USP Bibliografia: Genes VII - Benjamin Lewin Biologia Molecular Básica-Arnaldo Zaha Lenhinger Principles of Biochemistry (3a. Ed.)

Leia mais

Replicação de DNA QBQ s1

Replicação de DNA QBQ s1 Replicação de DNA QBQ 102 2018s1 Prof. João Carlos Setubal Uma lei da natureza Os seres vivos não são imortais A vida tem um final, que chamamos de morte Então, para que a vida continue, seres vivos tem

Leia mais

Descoberta da Estrutura do DNA

Descoberta da Estrutura do DNA DNA Estrutura Descoberta da Estrutura do DNA James Watson (geneticista americano) Francis Crick (físico inglês) Esclareceram a estrutura do DNA em 1953 O que se sabia sobre os genes Fatores hereditários

Leia mais

Aula 2 biologia molecular

Aula 2 biologia molecular Aula 2 biologia molecular Processo de cópia de uma molécula de DNA em duplas moléculas filhas Este processo ocorre a cada fase S do ciclo celular Apresenta processos gerais e particularidades entre procariotos

Leia mais

Replicação de DNA QBQ 204 Aula 2 (biomol)

Replicação de DNA QBQ 204 Aula 2 (biomol) Replicação de DNA QBQ 204 Aula 2 (biomol) Prof. João Carlos Setubal Site da disciplina http://www.iq.usp.br/setubal/qbq204/2016 Trabalho para entrega Grupos de 6 alunos Temas: processos bioquímicos relacionados

Leia mais

Replicação do DNA & Transposons

Replicação do DNA & Transposons Replicação do DNA & Transposons Enzimas e Mecanismos Envolvidos na Replicação e Transposição do DNA Prof. Henrique S. Costa, M.Sc. Replicação do DNA e ciclo celular Replicação e Ciclo Celular estão intimamente

Leia mais

Fases do Ciclo Celular

Fases do Ciclo Celular Ciclo Celular Fases do Ciclo Celular Todas as células passam por um ciclo de vida que, assim como a vida de um organismo complexo, apresenta diferentes fases e é irreversível. Duração do ciclo celular

Leia mais

Replicação do DNA a Nível Molecular

Replicação do DNA a Nível Molecular Replicação do DNA a Nível Molecular Função do DNA Transferência de informação Copiada em DNA (Replicação) Traduzida em proteína Modelo de replicação do DNA proposto por Watson e Crick Replicação ou Duplicação?

Leia mais

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011

Nutrição. Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 Introdução a Biologia i Molecular: DNA Nutrição Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ABR/2011 HISTÓRICO Organização Células DNA + Proteínas Corpo Informação das proteínas e RNAs que serão sintetizadas

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down)

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Aplicações: IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Mapeamento genético e identificação: mapeamento de genes

Leia mais

Replicação do DNA e Cromossomos

Replicação do DNA e Cromossomos Replicação do DNA e Cromossomos Características básicas da replicação do DNA In Vivo É semiconservativa, Inicia-se em origens únicas Geralmente é bidirecional a partir de cada origem de replicação. A replicação

Leia mais

Direção da Síntese DNA mrna Proteínas

Direção da Síntese DNA mrna Proteínas Direção da Síntese DNA mrna Proteínas Discentes: Ana Carolina Q. D. Medina 9215722 Carlos S. Vasconcellos 8928552 Celso A. de Souza Júnior 8928718 Orlando Campovilla 8523404 Docente: Júlio César Borges

Leia mais

Armazenamento da informação genética

Armazenamento da informação genética Universidade Federal do Pampa Curso de Nutrição Biologia celular e molecular Armazenamento da informação genética Profª Ms. Vanessa Retamoso Prof Ms. Vanessa Retamoso NÚCLEO INTERFÁSICO: é o núcleo da

Leia mais

Sociedade, Tecnologia e Ciência. DR1 - O Elemento, Graça Mendonça. Núcleo Gerador 7 DNA

Sociedade, Tecnologia e Ciência. DR1 - O Elemento, Graça Mendonça. Núcleo Gerador 7 DNA DNA Trabalho realizado por: Rafael Lourenço Fábio Rodrigues Miguel Almeida Rodrigo Sambento 1 á g i n a Índice INTRODUÇÃO... 3 DNA... 4 Organização do DNA na célula... 4 Elementos básicos dos ácidos nucleicos...

Leia mais

Biologia Celular e Molecular:

Biologia Celular e Molecular: Disciplina: Biologia Celular e Molecular: Estrutura e Fisiologia da Célula Os Ácidos Nucleicos Os ácidos nucleicos são as maiores moléculas encontradas no mundo vivo e responsáveis pelo controle dos processos

Leia mais

Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas. Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes

Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas. Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes Disciplina : Biologia Molecular: conceitos e Técnicas Professora. Dra. Andrea Soares da Costa Fuentes Revisão Geral Sumário História da Genética Molecular DNA e RNA Dogma Central Replicação Transcrição

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 102 Aula 4 (biomol) Replicação e expressão Replicação Dogma Central da Biologia Molecular Transcrição RNA mensageiro Usa Uracila ao invés de Timina Tradução de mrnas Ocorre

Leia mais

CÉLULAS 2/14/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS

CÉLULAS 2/14/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CÉLULAS COMPOSIÇÃO MOLECULAR DAS CÉLULAS 2/14/2017 FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA CÉLULAS Células são estruturas complexas e diversas; São capazes de autoreplicação; Realizam uma ampla variedade de papeis especializados em organismos multicelulares:

Leia mais

O funcionamento do maquinário de replicação

O funcionamento do maquinário de replicação O funcionamento do maquinário de replicação AULA 11 objetivos Ao final desta aula, você deverá ser capaz de: Demonstrar a você como ocorre a replicação do DNA juntando os diferentes componentes descritos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Monitoria da disciplina de Biologia Molecular (CBI 613) Monitor responsável: Bruno Jhônatan Costa Lima (13.2.2032) Assunto: Síntese proteica e regulação da expressão gênica GENES E CROMOSSOMOS 1. Identifique

Leia mais

Clique para editar o estilo do título mestre

Clique para editar o estilo do título mestre sub 23/07/2014 1 23/07/2014 1 AU09 Estrutura título e Função mestre do Material Genético Nalini subtítulo Drieli Josviak mestre Doutorado drinaly@gmail.com 23/07/2014 2 23/07/2014 2 Material Genético:

Leia mais

Biologia Molecular. O que é Biologia Molecular? Aplicabilidades da Biologia Molecular 3/12/2017. IFSC Campus Lages. Prof.

Biologia Molecular. O que é Biologia Molecular? Aplicabilidades da Biologia Molecular 3/12/2017. IFSC Campus Lages. Prof. IFSC Campus Lages Biologia Molecular Prof. Silmar Primieri O que é Biologia Molecular? Aplicabilidades da Biologia Molecular Genética do Câncer Doenças com herança complexa Preservação de espécies ameaçadas

Leia mais

BIOLOGIA MOLECULAR. Aula /16 2º Semestre. Profª Inês Rodrigues

BIOLOGIA MOLECULAR. Aula /16 2º Semestre. Profª Inês Rodrigues BIOLOGIA MOLECULAR Aula 5 Profª Inês Rodrigues 2015/16 2º Semestre Replicação do DNA www.molecularstation.com Ciclo celular Mitose Replicação Início do ciclo Fases: G1 Crescimento celular R Ponto de restrição

Leia mais

Biologia Molecular. Disciplina: Fundamentos de Genética e Biologia Molecular Turma: Fisioterapia (1 o Ano)

Biologia Molecular. Disciplina: Fundamentos de Genética e Biologia Molecular Turma: Fisioterapia (1 o Ano) Disciplina: Fundamentos de Genética e Biologia Molecular Turma: Fisioterapia (1 o Ano) Biologia Molecular Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini E-mail: marilanda_bellini@yahoo.com Blog: http://marilandabellini.wordpress.com

Leia mais

DNA. Dados relevantes para a compreensão da sua estrutura.

DNA. Dados relevantes para a compreensão da sua estrutura. DN Dados relevantes para a compreensão da sua estrutura. DN: dados relevantes para a compreensão da sua estrutura. Em 1950, Erwin hargaff, ao estudar amostras de DN de diversas espécies, constatou que

Leia mais

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação.

DNA RNA Proteínas. Organização estrutural e funcional do núcleo 04/04/2017. Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Replicação. Organização estrutural e funcional do núcleo DNA RNA Proteínas Replicação Transcrição Processamento (Splicing) Tradução (citoplasma) Cromatina - Eucromatina - Heterocromatina Cromossomo - Mitose 1 DNA

Leia mais

DNA: Replicação, Reparo e Recombinação

DNA: Replicação, Reparo e Recombinação Aula de Bioquímica II Tema: DNA: Replicação, Reparo e Recombinação Prof. Dr. Júlio César Borges Depto. de Química e Física Molecular DQFM Instituto de Química de São Carlos IQSC Universidade de São Paulo

Leia mais

Objectivos educacionais DNA. Replicação. Replicação. Graça Salomé. DNA armazém de informação genética.

Objectivos educacionais DNA. Replicação. Replicação. Graça Salomé. DNA armazém de informação genética. Metabolismo do DNA Graça Salomé Outubro de 2013 maunda5@yahoo.com 1 Objectivos educacionais Explicar a importância do metabolismo do DNA Explicar as características gerais da replicação do DNA Listar os

Leia mais

Concurso Público para Técnico-Administrativo em Educação Edital 067/2016 Gabarito oficial preliminar Data: 05/03/2017 BIOLÓGO

Concurso Público para Técnico-Administrativo em Educação Edital 067/2016 Gabarito oficial preliminar Data: 05/03/2017 BIOLÓGO Conhecimentos Específicos Português Legislação N. de Informática Conhecimentos Específicos SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Tipo 1 Tipo 2 # Gab # Gab 1 D 1 A 2 B 2 C 3 C 3 D 4 A 4 B 5 C 5 C 6 B 6 C 7 C 7 D 8 D

Leia mais

Aula 2 - Revisão DNA RNA - PROTEÍNAS

Aula 2 - Revisão DNA RNA - PROTEÍNAS Aula 2 - Revisão DNA RNA - PROTEÍNAS Estudo Dirigido Aula 2 - Revisão 1. Características comuns a todos os organismos vivos; 2. Domínios da Vida e tipos celulares, principais diferenças dos tipos celulares;

Leia mais

Revisão sobre ácidos nucleicos, seu e síntese de proteínas. Profa. Leila Larisa Medeiros Marques

Revisão sobre ácidos nucleicos, seu e síntese de proteínas. Profa. Leila Larisa Medeiros Marques Revisão sobre ácidos nucleicos, seu e síntese de proteínas Profa. Leila Larisa Medeiros Marques Fluxo da informação genética Estrutura dos ácidos nucléicos Estrutura geral dos nucleotídeos Estrutura geral

Leia mais

EXTRAÇÃO DE ÁCIDOS NUCLEICOS E REPLICAÇÃO DO DNA. Aula 6. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética LGN0117 Biologia Celular

EXTRAÇÃO DE ÁCIDOS NUCLEICOS E REPLICAÇÃO DO DNA. Aula 6. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética LGN0117 Biologia Celular EXTRAÇÃO DE ÁCIDOS NUCLEICOS E REPLICAÇÃO DO DNA Aula 6 LGN0117 Biologia Celular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br DOGMA DA BIOLOGIA CELULAR DNA (genótipo) Transcrição Diferenças

Leia mais

MAPA DO CROMOSSOMA DE E.coli

MAPA DO CROMOSSOMA DE E.coli REPLICAÇÃO DE DNA MAPA DO CROMOSSOMA DE E.coli TERMINOLOGIA Regras básicas para a designação de genes e proteínas: Genes bacterianos 3 letras minúsculas em itálico que reflectem a sua função aparente Ex:

Leia mais

Ácidos Nucleicos: Nucleotídeos, DNA e RNA. Bianca Lobão - nº USP: Caio Lourenço - nº USP: Giulia Santos - nº USP:

Ácidos Nucleicos: Nucleotídeos, DNA e RNA. Bianca Lobão - nº USP: Caio Lourenço - nº USP: Giulia Santos - nº USP: Ácidos Nucleicos: Nucleotídeos, DNA e RNA Bianca Lobão - nº USP: 9370841 Caio Lourenço - nº USP: Giulia Santos - nº USP: 9370726 Nucleotídeos Compõem a estrutura das moléculas de DNA e RNA; São compostos

Leia mais

Ácidos Nucleicos 22/12/2011. Funções do Material Genético. informação genética.

Ácidos Nucleicos 22/12/2011. Funções do Material Genético. informação genética. Ácidos Nucleicos Profa. Dra. Juliana Garcia de Oliveira Disciplina: Biologia Celular e Molecular Turmas: Ciências Biológicas, enfermagem, nutrição e TO. Funções do Material Genético Mendel, 1865: genes

Leia mais

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas

Duplicação do DNA & Síntese de proteínas Duplicação do DNA & Síntese de proteínas Aula de Biologia Tema: Duplicação do DNA & Síntese Protéica Daniel Biólogo Planetabiologia.com ÁCIDOS NUCLÉICOS 1) Conceito: Os Ácidos Nucléicos são macromoléculas,

Leia mais

ÁCIDOS NUCLÉICOS ESTRUTURA E FUNÇÕES

ÁCIDOS NUCLÉICOS ESTRUTURA E FUNÇÕES DNA ÁCIDOS NUCLÉICOS ESTRUTURA E FUNÇÕES Prof. Edimar Campos Antes de 1950 sabia-se apenas que qualquer que fosse a natureza do material genético, ele deveria possuir 3 características importantes: O MATERIAL

Leia mais

A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice.

A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice. A Estrutura do DNA e o sistema de Dupla Hélice. A manipulação do DNA e de seus genes é uma revolução científica que permitiu a descoberta da ação de várias doenças e a produção de medicamentos específicos.

Leia mais

do DNA A manutenção da acentuada organização celular depende de duplicação fiel da informação genética armazenada no DNA replicação do DNA

do DNA A manutenção da acentuada organização celular depende de duplicação fiel da informação genética armazenada no DNA replicação do DNA Replicação e Reparação do DNA BCM I T.03 A manutenção da acentuada organização celular depende de duplicação fiel da informação genética armazenada no DNA replicação do DNA vigilância contínua e reparação

Leia mais

DNA: Replicação, Reparo e Recombinação

DNA: Replicação, Reparo e Recombinação Aula de Bioquímica II Tema: DNA: Replicação, Reparo e Recombinação Prof. Dr. Júlio César Borges Depto. de Química e Física Molecular DQFM Instituto de Química de São Carlos IQSC Universidade de São Paulo

Leia mais

Ciclo Celular, Replicação do DNA e Divisão Celular

Ciclo Celular, Replicação do DNA e Divisão Celular Ciclo Celular, Replicação do DNA e Divisão Celular Disciplina: EstudodaGenéticae daevolução Turma: T.O. (1 o Ano) Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira Bellini E-mail: marilanda_bellini@yahoo.com Blog:

Leia mais

Seminário de Bioquímica II Prof. Dr. Júlio C. Borges

Seminário de Bioquímica II Prof. Dr. Júlio C. Borges Seminário de Bioquímica II Prof. Dr. Júlio C. Borges Tema: Direção da síntese de polímeros biomoleculares DNA mrna Proteína Alunos: José Augusto M. Burgarelli Rafael da Fonseca Lameiro Seiti Inoue Venturini

Leia mais

Introdução à Bioquímica

Introdução à Bioquímica Introdução à Bioquímica Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP São José do Rio Preto - SP. Genoma! O genoma de um organismo

Leia mais

Aula 3 - Revisão Replicação, Transcrição, Tradução

Aula 3 - Revisão Replicação, Transcrição, Tradução https://sites.google.com/a/usp.br/lgn0232-genetica-molecular/home Aula 3 - Revisão Replicação, Transcrição, Tradução Estudo Dirigido Aula 2 - Revisão 1. Características comuns a todos os organismos vivos;

Leia mais

Resposta: C Comentário: Resposta: D Comentário: Item A: falso Item B: falso Item C: falso Item D: verdadeiro Item E: falso Resposta: C Comentário:

Resposta: C Comentário: Resposta: D Comentário: Item A: falso Item B: falso Item C: falso Item D: verdadeiro Item E: falso Resposta: C Comentário: 1. Comentário: A molécula de DNA é formada por uma dupla hélice de polinucleotídeos unidos por pontes de hidrogênio. Ao se replicar, as pontes de hidrogênio são quebradas e as hélices se separam, havendo

Leia mais

BIOQUÍMICA GERAL. Prof. Dr. Franciscleudo B. Costa UATA/CCTA/UFCG. Aula 7 Ácidos Nucleicos. Definição NUCLEOTÍDEO (RNA)

BIOQUÍMICA GERAL. Prof. Dr. Franciscleudo B. Costa UATA/CCTA/UFCG. Aula 7 Ácidos Nucleicos. Definição NUCLEOTÍDEO (RNA) Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Unidade Acadêmica de Tecnologia de Alimentos BIOQUÍMICA GERAL Definição Importância e aplicações Estrutura Geral Função

Leia mais

Princípios Básicos de Genética Molecular

Princípios Básicos de Genética Molecular Princípios Básicos de Genética Molecular Profª Ana Claudia 17/11/2017 Fluxo da informação genética 1 Estrutura do Material Genético Replicação do DNA Transcrição Tradução Regulação da Expressão Gênica

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO I ÁCIDOS NUCLEICOS

LISTA DE RECUPERAÇÃO I ÁCIDOS NUCLEICOS LISTA DE RECUPERAÇÃO I ÁCIDOS NUCLEICOS 1) (OSEC-SP) - Quanto à sua estrutura química, o DNA e o RNA são A) polipeptídeos. B) nucleoproteínas. C) polissacarídeos. D) fosfatídeos. E) polinucleotídeos. 2)

Leia mais

Replicação do DNA. geradas cópias c. idênticas. das moléculas de DNA presentes lula-mãe, a seguir herdadas pelas duas célulasc.

Replicação do DNA. geradas cópias c. idênticas. das moléculas de DNA presentes lula-mãe, a seguir herdadas pelas duas célulasc. Replicação de DNA DNA Dupla-hélice composta de nucleotídeos ligados entre si e cujas bases nitrogenadas de uma hélice fazem pontes de hidrogênio com bases nitrogenadas de outra hélice, numa direção anti-paralela

Leia mais

Prof. Dr. Júlio César Borges. Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo

Prof. Dr. Júlio César Borges. Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo Prof. Dr. Júlio César Borges Eduardo Nazaré Felipe Gonçalves Renato Capelo Introdução Método de Sanger Pirosequenciamento Ion Torrent Aplicações Desde a descoberta da dupla fita de DNA surgiram diversas

Leia mais

MÓDULO 3 BIOLOGIA MOLECULAR

MÓDULO 3 BIOLOGIA MOLECULAR MÓDULO 3 BIOLOGIA MOLECULAR Aula 1 - Estrutura e Propriedades dos Ácidos Nucleicos Evidências de que o DNA constitui o material genético Experimento de Frederick Griffith (1928) Pneumococcus pneumoniae

Leia mais

Polimerase Chain Reaction PCR

Polimerase Chain Reaction PCR Polimerase Chain Reaction PCR Reação em cadeia da polimerase Técnica in vitro utilizada para sintetizar muitas cópias de DNA Amplificar uma seqüência alvo específica Termociclador DNA molde dntp DNA polimerase

Leia mais

SÍNTESES NUCLEARES. O DNA éo suporte da informação genética. Parte 1 Replicação

SÍNTESES NUCLEARES. O DNA éo suporte da informação genética. Parte 1 Replicação SÍNTESES NUCLEARES O DNA éo suporte da informação genética Parte 1 Replicação Estrutura do DNA Replicação do DNA Nucleótidos A informação genética das células é armazenada sob a forma de 2 moléculas similares:

Leia mais

MECANISMOS GENÉTICOS BÁSICOS: DO DNA À PROTEINA

MECANISMOS GENÉTICOS BÁSICOS: DO DNA À PROTEINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DCV MED049 - BIOLOGIA E BIOQUIMICA MECANISMOS GENÉTICOS BÁSICOS: DO DNA À PROTEINA Polyanna Carôzo 2016 Replicação Transcrição Tradução

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades Aula 8 Ácidos nucleicos Atividades para sala 01 D 02 B No DNA, ocorrem duas fitas de polinucleotídios. As duas fitas são unidas por pontes de hidrogênio estabelecidas entre os

Leia mais

GENÉTICA: PROF. ME. GILCELE BERBER

GENÉTICA: PROF. ME. GILCELE BERBER GENÉTICA: PROF. ME. GILCELE BERBER Introdução à Genética Humana Conceito de Genética Ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da Biologia: estuda a forma como se transmitem

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA Genética Bacteriana Disciplina: Biologia de Microrganismos Professora: Alessandra Machado Genética Bacteriana

Leia mais

DUPLICAÇÃO DO DNA REPLICAÇÃO DO DNA

DUPLICAÇÃO DO DNA REPLICAÇÃO DO DNA DUPLICAÇÃO DO DNA OU REPLICAÇÃO DO DNA 18/04/2017 1 MITOSE EM CÉLULAS EUCARIÓTICAS 2n A mitose ocorre em células somáticas 1. Intérfase 1.1 Prófase 1.2 Metáfase 1.3 Anáfase 1.4 Telófase 1.4.1 Citocinese

Leia mais

Transcrição e Processamento de RNA

Transcrição e Processamento de RNA Transcrição e Processamento de RNA Profa. Dra. Aline Maria da Silva Instituto de Química- USP Bibliografia: Genes VII - Benjamin Lewin Biologia Molecular Básica-Arnaldo Zaha Lenhinger Principles of Biochemistry

Leia mais

AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA

AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas ENGENHARIA AGRONÔMICA GENÉTICA MICROBIANA Piranhas 2017 Célula Procariótica 1 ESTRUTURA E FUNÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO Conceitos Genética:

Leia mais

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante

Bases e aplicações. da tecnologia do DNA recombinante Bases e aplicações da tecnologia do DNA recombinante Por quê entender a Tecnologia do DNA recombinante? y y Doenças: diagnóstico, prognóstico e tratamento Compreensão dos mecanismos biológicos y y y organismos

Leia mais

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena EXTRA, EXTRA Se a mãe for (DD) e o pai (D), nenhum dos descendentes será daltónico nem portador. Se a mãe (DD) e o pai for (d), nenhum dos descendentes será daltônico, porém as filhas serão portadoras

Leia mais

Transcrição: Síntese de RNA Tradução: Síntese Proteica

Transcrição: Síntese de RNA Tradução: Síntese Proteica Transcrição: Síntese de RNA Tradução: Síntese Proteica A estrutura química da molécula de RNA apresenta pequenas diferenças em relação ao DNA. http://www.nature.com/scitable/learning-path/theelaboration-of-the-central-dogma-701886#url

Leia mais

DNA e RNA Replicação do DNA

DNA e RNA Replicação do DNA DNA e RNA Replicação do DNA 1953 1952 1952 1944 1928 1869 À descoberta do Material Genético Watson e Crick Modelo do DNA dupla hélice Hershey-Chase experiências com bacteriófagos confirmam o DNA como suporte

Leia mais

M Ó D U L O S C O N T E M P L A D O S

M Ó D U L O S C O N T E M P L A D O S M Ó D U L O S C O N T E M P L A D O S IBML - Introdução à Biologia Molecular RETT - Replicação, Transcrição e Tradução SNPR - Síntese de Proteínas EXBL - Exercícios de Biologia Molecular C U R S O D I

Leia mais

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética

DNA recombinante. Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética DNA recombinante Nilce M. Martinez Rossi Depto de Genética Descobertas marcantes 1962 Arber, Nathans e Smith Enzimas de restrição 1966 Niremberg, Ochoa e Khorana Elucidaram o código genético 1961 Marmur

Leia mais

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota.

Biologia. Código Genético. Professor Enrico Blota. Biologia Código Genético Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia CÓDIGO GENÉTICO NÚCLEO E SÍNTESE PROTEICA O núcleo é de fundamental importância para grande parte dos processos que

Leia mais

Transcrição é a primeira etapa da expressão do gene. Envolve a cópia da sequência de DNA de um gene para produzir uma molécula de RNA

Transcrição é a primeira etapa da expressão do gene. Envolve a cópia da sequência de DNA de um gene para produzir uma molécula de RNA TRANSCRIÇÃO - Pontos Principais: Transcrição é a primeira etapa da expressão do gene. Envolve a cópia da sequência de DNA de um gene para produzir uma molécula de RNA A transcrição é realizada por enzimas

Leia mais

Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS

Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS Genética Molecular Prof. Fernando Belan - BIOLOGIAMAIS DNA O DNA é formado por 3 elementos básicos. Fosfato, Pentose (desoxirribose) e uma base nitrogenada. Essa unidade é chamada de nucleotídeo. As bases

Leia mais

BIOLOGIA MOLECULAR. João Carlos Bespalhok Filho Professor Associado DFF/UFPR

BIOLOGIA MOLECULAR. João Carlos Bespalhok Filho Professor Associado DFF/UFPR BIOLOGIA MOLECULAR João Carlos Bespalhok Filho Professor Associado DFF/UFPR Definição Biologia Molecular é o campo da biologia que estuda a composição, estrutura e interações de moléculas celulares -tais

Leia mais

ÁCIDOS NUCLÉICOS 15/6/2010. Universidade Federal de Mato Grosso Disciplina de Bioquímica. - Desoxirribose, presente no DNA; - Ribose, presente no RNA.

ÁCIDOS NUCLÉICOS 15/6/2010. Universidade Federal de Mato Grosso Disciplina de Bioquímica. - Desoxirribose, presente no DNA; - Ribose, presente no RNA. Universidade Federal de Mato Grosso Disciplina de Bioquímica ÁCIDOS NUCLÉICOS Prof. Msc. Reginaldo Vicente Ribeiro Cuiabá Maio de 2010 São as biomoléculas com a função de armazenamento e expressão da informação

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol)

Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR QBQ 102 Aula 6 (biomol) Prof. João Carlos Setubal Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA

GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA GENÉTICA E BIOTECNOLOGIA CONTROLO DA REPLICAÇÃO DE PLASMÍDEOS Trabalho elaborado por: Andrêa Gouvêa andrealeitegouvea@yahoo.com Ivânia Pereira Lara Bolito Magali Barbosa Grupo 8 biotecnologia A biotecnologia

Leia mais

07/05/2015. Replicação do DNA REPLICAÇÃO DO DNA DIVISÃO CELULAR E REPLICAÇÃO. Profª Juliana Schmidt Medicina 2015 REPLICAÇÃO DO DNA DNA

07/05/2015. Replicação do DNA REPLICAÇÃO DO DNA DIVISÃO CELULAR E REPLICAÇÃO. Profª Juliana Schmidt Medicina 2015 REPLICAÇÃO DO DNA DNA REPLICAÇÃO DO Plano de Aula -Composição e estrutura do - e Hereditariedade -Processo de replicação REPLICAÇÃO DO Profª Juliana Schmidt Medicina 2015 REPLICAÇÃO DO DIVISÃO CELULAR E REPLICAÇÃO Bibliografia

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE BIOLOGIA Aluno (a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 16/05/2017 Nota: Professor(a): Regina Volpato Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Prof. João Carlos Setubal

Prof. João Carlos Setubal Prof. João Carlos Setubal QBQ 204 Aula 6 (biomol) Sequenciamento de DNA e PCR Replicação de DNA 5ʹ 3ʹ Se um dos nucleotídeos for defeituoso A replicação pára Reação da DNA Polimerase com dntps síntese

Leia mais

BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 1º S_2011_2012_2º Teste

BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 1º S_2011_2012_2º Teste Nome do Aluno: Nº: Curso: BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR 1º S_2011_2012_2º Teste 11/01/2012 (Duração: 1,5 h) Cada uma das questões de escolha múltipla (1 à 40) tem a cotação de 0,5 valores. Será descontado

Leia mais

Introdução a Biologia Molecular: DNA Genética Humana

Introdução a Biologia Molecular: DNA Genética Humana Introdução a Biologia Molecular: DNA Genética Humana Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto JAN/2012 HISTÓRICO Organização Células DNA + Proteínas Informação das proteínas e RNAs que serão sintetizadas

Leia mais

Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique a letra da opção correta no local indicado na folha de respostas no final.

Leia atentamente os textos e as questões que se seguem e indique a letra da opção correta no local indicado na folha de respostas no final. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia - 11º ano - Teste de Avaliação Outubro 2017 Tema 6 Biologia: DNA, Síntese de Proteínas, Ciclo celular, Mitose, Diferenciação Leia

Leia mais

Tradução. 3 tipos de RNA estao envolvidos no processo da traducao:

Tradução. 3 tipos de RNA estao envolvidos no processo da traducao: Tradução Tradução: refere-se a todo o processo pelo qual a sequência de bases de um mrna é usada como molde para unir aminoácidos para a formação de uma proteína. O DNA guarda as informações para a síntese

Leia mais

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1

Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Sequenciamento de DNA e PCR 2018 s1 Prof. João Carlos Setubal DNA é microscópico como saber a composição de DNA? não existe microscópio suficientemente poderoso que permita simplesmente ler a molécula,

Leia mais

Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA

Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA Professores Dra. Daniela Alves Silvestre OBJETIVOS Compreender a partir do estudo da técnica de sequenciamento do DNA através da utilização de didesoxinucleotídeos,

Leia mais

ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS E REPLICAÇÃO DO DNA. Aula teórica 4. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS E REPLICAÇÃO DO DNA. Aula teórica 4. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética ESTRUTURA DOS ÁCIDOS NUCLEICOS E REPLICAÇÃO DO DNA Aula teórica 4 LGN0114 Biologia Celular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br FUNÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO 1. Função genotípica:

Leia mais

LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA E CONTROLE DA EXPRESSÃO GÊNICA

LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA E CONTROLE DA EXPRESSÃO GÊNICA LEMBRANDO O DOGMA CENTRAL DA BIOLOGIA E CONTROLE DA EXPRESSÃO GÊNICA O QUE EXISTE EM COMUM ENTRE OS ORGANISMOS? O QUE FAZ UM ORGANISMO DIFERENTE DO OUTRO? TODOS VIERAM DE UM MESMO ANCESTRAL COMUM A MAQUINARIA

Leia mais

Bases Moleculares da Hereditariedade

Bases Moleculares da Hereditariedade UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROG. DE PÓS GRAD. EM GENET. E MELHORAMENTO NÚCLEO DE ESTUDOS EM GENET. E MELHORAMENTO Bases Moleculares da Hereditariedade Ministrante: João Paulo

Leia mais

ÁCIDOS NUCLEICOS.

ÁCIDOS NUCLEICOS. ÁCIDOS NUCLEICOS ÁCIDOS NUCLEICOS ÁCIDOS NUCLEICOS, DNA e RNA, são moléculas que contêm as instruções de como fazer o organismo. Elas são formadas de nucleotídeos, que são uma base nitrogenada, um fosfato

Leia mais

Replicação do DNA REPLICAÇÃO DIVISÃO CELULAR E REPLICAÇÃO DNA REPLICAÇÃO. REPLICAÇÃO - Bibliografia

Replicação do DNA REPLICAÇÃO DIVISÃO CELULAR E REPLICAÇÃO DNA REPLICAÇÃO. REPLICAÇÃO - Bibliografia REPLICAÇÃO Plano de Aula -DNA e Hereditariedade -Processo de replicação REPLICAÇÃO Prof. Juliana Schmidt Curso Farmácia 2012 REPLICAÇÃO - Bibliografia DIVISÃO CELULAR E REPLICAÇÃO ALBERTS, B.; BRAY, D.;

Leia mais

REPLICAÇÃO DO DNA EM PROCARIOTOS E EUCARIOTOS

REPLICAÇÃO DO DNA EM PROCARIOTOS E EUCARIOTOS REPLICAÇÃO DO DNA EM PROCARIOTOS E EUCARIOTOS 1 O CICLO CELULAR E A REPLICAÇÃO DO DNA EM EUCARIOTOS Como acontece em procariotos? CARACTERÍSTICAS UNIVERSAIS DO MECANISMO DE REPLICAÇÃO DE DNA: SEMI-CONSERVATIVO

Leia mais

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem.

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. GENÉTICA clássica molecular DNA RNA polipeptídio Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. 01. As cadeias de RNA mensageiros são formadas por enzimas que complementam a sequência de bases de um segmento

Leia mais

Introdução à Bioquímica

Introdução à Bioquímica Introdução à Bioquímica Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP São José do Rio Preto - SP. Tópicos! Estrutura e função

Leia mais

Organização estrutural e funcional do núcleo. Professor Otaviano Ottoni Netto

Organização estrutural e funcional do núcleo. Professor Otaviano Ottoni Netto Organização estrutural e funcional do núcleo Professor Otaviano Ottoni Netto Núcleo Celular Estrutura do Núcleo Alberts et al., 1994 - págs 335 e 345 _Tráfego de proteínas entre núcleo e citoplasma_

Leia mais

1.2. Os números 1, 3 e 5 são enzimas com papel ativo no processo. Identifique-as O número 2 representa um grupo de nucleótidos de denominado.

1.2. Os números 1, 3 e 5 são enzimas com papel ativo no processo. Identifique-as O número 2 representa um grupo de nucleótidos de denominado. Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia e Geologia - 11º ano - Teste de Avaliação Tema 6 Biologia: Crescimento, renovação celular e reprodução Leia com atenção as perguntas que se

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 1. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Transcrição e tradução Parte 1. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem : Parte 1 - Dogma central da biologia I Estrutura e funções dos ácidos nucleicos; II Replicação do DNA; II Transcrição;

Leia mais

ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS

ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS Faculdade Ciência da Vida Disciplina: Genética Básica Aula 2 ESTRUTURA E FUNÇÃO DOS GENES E CROMOSSOMOS PROFESSORA: Fernanda Guimarães E-MAIL: guimaraes.biologia@gmail.com NÚCLEO Abriga do material genético

Leia mais