Rastreabilidade. Jair Calixto. Maio

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rastreabilidade. Jair Calixto. Maio"

Transcrição

1 Rastreabilidade Jair Calixto Maio

2 LEI DA RASTREABILIDADE BRASIL

3 LEI /2017 Art. 1º É criado o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, visando a controlar a produção, a distribuição, a comercialização, a dispensação e a prescrição médica, odontológica e, caso contenha medicamento de uso humano, veterinária, assim como os demais tipos de movimentação previstos pelos controles sanitários. (NR) Art. 2º O órgão de vigilância sanitária federal competente determinará, em normativa própria, as categorias de medicamentos produzidos, distribuídos, comercializados, dispensados ou prescritos no território nacional sujeitos ao Sistema Nacional de Controle de Medicamentos.

4 LEI /2017 Art. 4º-A. O SNCM deverá contar com banco de dados centralizado em instituição do governo federal, para armazenamento e consulta das movimentações dos medicamentos sob sua responsabilidade. 1º Cada membro da cadeia de movimentação de medicamentos é responsável por transmitir ao banco de dados a que se refere o caput todos os registros a respeito da circulação dos medicamentos sob sua custódia. 4º Cada elo da cadeia terá acesso, para consulta, apenas aos dados por ele inseridos no sistema e àqueles estritamente necessários à adição de novas informações sobre a movimentação dos medicamentos sob sua custódia.

5 LEI /2017 Art. 5. Parágrafo único. Depois de concluída a regulamentação, as demais etapas de implantação do SNCM obedecerão aos seguintes prazos: I - até um ano, para que a indústria, os importadores e os representantes da distribuição e do varejo escolhidos pela ANVISA: piloto experimental, mínimo de três lotes; II - até oito meses após o término da etapa estabelecida no inciso I: análise dos resultados obtidos durante a fase experimental; III - até três anos após o término da etapa estabelecida no inciso II deste parágrafo, para a completa implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos."

6 RESOLUÇÃO RDC Nº 157/2015

7 RESOLUÇÃO - RDC Nº 157, DE 11/05/2017 Art. 2º Esta norma se aplica aos medicamentos e elos da cadeia de medicamentos que participarem da fase experimental prevista no Art. 5º da referida lei. 1º. Será publicada Instrução Normativa com a listagem dos medicamentos e membros da cadeia de movimentação de medicamentos que farão parte da fase experimental.

8 RESOLUÇÃO - RDC Nº 157, DE 11/05/2017 2º Exclusões das seguintes categorias de medicamentos: I - soros e vacinas integrantes do Programa Nacional de Imunização; II - radiofármacos; III - medicamentos isentos de prescrição; IV - medicamentos pertencentes a Programas do Ministério da Saúde, de distribuição gratuita e controle individualizado de entrega; V - medicamentos específicos, fitoterápicos e dinamizados; VI - amostras grátis; VII - meios de contraste injetáveis; VIII - gases medicinais.

9 RESOLUÇÃO - RDC Nº 157, DE 11/05/2017 Artigo 3º - Definições I.Cadeia de movimentação de medicamentos: fluxo da origem ao consumo de medicamentos abrangendo as etapas de fabricação, importação, distribuição, transporte, armazenagem e dispensação, bem como os demais tipos de movimentação previstos pelos controles sanitários. II. Código serial: código individual, contido no IUM, único por apresentação, composto de 1 a 20 caracteres alfanuméricos.

10 RESOLUÇÃO - RDC Nº 157, DE 11/05/2017 Art. 5º O detentor do registro de medicamentos é responsável pela gestão de todos os dados que compõem o Identificador Único de Medicamentos (IUM). Art. 6º O IUM deverá conter os seguintes dados, nesta ordem: I - GTIN da apresentação; II - Número de registro do medicamento junto à Anvisa; III - Código serial, de até 20 dígitos; IV - Data de validade; V - Lote de fabricação. Parágrafo único. É vedada a repetição do código serial entre unidades de uma mesma apresentação de medicamento.

11 RESOLUÇÃO - RDC Nº 157, DE 11/05/2017 Art. 7º Toda embalagem de transporte, a partir da expedição do detentor de registro deverá ter um código permita a relação com o IUM dos medicamentos nela contida. Art. 10 A serialização dos medicamentos pode ser realizada pelos seguintes integrantes do sistema: I - fabricante no seu país de origem, no caso de produtos importados; II - fabricante em território nacional, somente o detentor do registro com atividade de fabricar.

12 RESOLUÇÃO - RDC Nº 157, DE 11/05/2017 Art. 11 Cada membro da cadeia de movimentação de medicamentos deverá registrar e comunicar eletronicamente os dados correspondentes às instâncias de eventos ocorridas com o medicamento sob sua custódia. Art. 13 A comunicação de registro de instâncias de eventos ao SNCM será realizada respeitando-se a ordem cronológica do registro das instâncias de eventos, obedecendo os seguintes prazos: I - Em até 3 (três) dias úteis para os detentores de registro; II - Em até 5 (cinco) dias úteis para os distribuidores; III - Em até 7 (sete) dias úteis para os dispensadores. Art. 14 O membro da cadeia de movimentação de medicamentos registrará em seus sistemas de informação e comunicará ao banco centralizado os dados correspondentes às instâncias de eventos referentes ao medicamento, por meio de protocolos de comunicação abertos.

13 HARMONIZAÇÃO DA GRAVAÇÃO EM BAIXO RELEVO COM A GRAVAÇÃO DO 2D. SEM OBJEÇÕES PELA ANVISA

14 Recall Governança Protocolo Regras Nível Corporativo

15 Fabricante Distribuidor A Distribuidor B Farmácia DB Pharmaceutical finished products traceability Gilberto Rossi Sindusfarma, SP. Jul, GS1

16 RESOLUÇÃO - RDC Nº 157, DE 11/05/2017 Art. 17 As especificações tecnológicas necessárias à operacionalização do SNCM serão publicadas por meio de IN, em até quatro meses a contar da publicação dessa norma. Art. 18 Os casos de comprovada impossibilidade de cumprimento das disposições estabelecidas neste regulamento, pelos membros da cadeia de movimentação de medicamentos, não se configuram infração sanitária e devem ser comunicados à Anvisa. Art. 19 Após o prazo definido para a avaliação da fase experimental, será editado novo ato normativo para a completa implementação do SNCM.

17 3º O detentor de registro poderá comunicar a ativação do medicamento em conjunto com sua primeira expedição. INSTRUÇÃO NORMATIVA ELEMENTOS TECNOLÓGICOS Art. 4º Toda instância de evento conterá informações específicas vinculada às informações: I Tipo do evento; II Identificador interno da instância de evento para o declarante. III Data e horário da efetiva ocorrência, quando sua comunicação se der depois. Art. 5º São tipos de eventos essenciais ao SNCM: I Ativação; II Movimentação, subdividida em expedição e recebimento; III Finalização; IV Retificação, sempre motivada. 1º As instâncias de eventos a serem comunicadas à Anvisa abrangem desde a origem do medicamento no detentor de registro até a sua saída do dispensador, ou sua finalização por outra circunstância.

18 INSTRUÇÃO NORMATIVA ELEMENTOS TECNOLÓGICOS Art. 6º Toda instância de evento de ativação terá uma das seguintes naturezas: I Produção; II Importação. Art. 7º Toda instância de evento de movimentação (expedição ou recebimento) terá uma das seguintes naturezas: I Comercialização; II Transferência; III Doação; IV Avariado, em movimentação para descarte apropriado; V Expirado, em movimentação para descarte apropriado; VI Recolhido, em movimentação para descarte apropriado; VII Devolução. Art. 8º Toda instância de evento de finalização terá uma das seguintes naturezas: I Dispensação; II Baixa; III Exportação; III Avaria na qual movimentação posterior para descarte apropriado não é possível; IV Descarte; V Desaparecimento; VI Roubo; VII Confisco ou retenção pelo poder público.

19 INSTRUÇÃO NORMATIVA ELEMENTOS TECNOLÓGICOS Art. 10 A Anvisa disponibilizará interface(s) de web service para que o declarante lhe comunique as instâncias de eventos por ele registradas. 1º Para assegurar a interoperabilidade de web services, serão adotados padrões abertos tais quais XML, XSD, WSDL, SOAP, HTTPS, TCP e IP, dentre outros. 2º A especificação da interface de web service e dos mecanismos de segurança da comunicação, incluindo criptografia, autenticação e autorização, serão publicadas no sítio web da Anvisa. Art. 13 A especificação detalhada dos aspectos tecnológicos dispostos neste Capítulo será publicada no sítio web da Anvisa.

20 INFORMAÇÕES GERAIS A norma é genérica. Serão determinados quais medicamentos comporão o piloto. Entidades receberam o draft da 1ª IN. Dia 30/5 irá para DICOL para aprovação c/ 30 dias de prazo para contribuições. Vão ser publicadas consultas públicas de 3 INs, nas próximas semanas. Tem 4 meses para publicar todas. RDC e INs: será obrigatória apenas para quem irá participar do piloto. Datasus, Dataprev e Serpro serão os portadores do BD. As especificações tecnológicas específicas serão publicadas no site da ANVISA. Banco de Dados: Serpro, Dataprev e Gaesi/USP irão construir o BD.

21 INFORMAÇÕES GERAIS PILOTO Início: 28 de Agosto. Objetivos: validar o processo, validar a complexidade e o funcionamento dos sistemas, validar a integração dos sistemas, verificar as limitações. Seleção das empresas para o piloto: via edital. pequenas médias indústrias, distribuidores, farmácias, hospitais grandes demais estabelecimentos de saúde. Produtos: abrangência geográfica (nacional); capilaridade, como por tratamento de doença incidente. Medicamentos: escolha por princípio ativo.

22 INFORMAÇÕES GERAIS Definições dos sistemas Informatizados Relacionados a: - Aspectos tecnológicos referentes ao formato dos dados; - Requisitos de interoperabilidade voltado a padrões de comunicação abertos; - Políticas de tratamento e armazenamento de dados.

23 Jair Calixto Gerente de Boas Práticas e Auditorias Farmacêuticas

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 157, DE 11 DE MAIO DE 2017

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 157, DE 11 DE MAIO DE 2017 RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 157, DE 11 DE MAIO DE 2017 Dispõe sobre a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e os mecanismos e procedimentos para rastreamento de medicamentos

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública n 344, de 06 de junho de 2017 D.O.U de 07/06/2017

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Consulta Pública n 344, de 06 de junho de 2017 D.O.U de 07/06/2017 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 344, de 06 de junho de 2017 D.O.U de 07/06/2017 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das

Leia mais

Revisão da RDC 54/2013 Rastreabilidade de Medicamentos

Revisão da RDC 54/2013 Rastreabilidade de Medicamentos Diretoria de Gestão Institucional DIGES Revisão da RDC 54/2013 Rastreabilidade de Medicamentos Brasília, 07/12/2016 AUDIÊNCIA PÚBLICA Objetivos do SNCM: Ferramenta útil contra a falsificação e o roubo

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública n 311, de 15 de fevereiro de 2017 D.O.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Consulta Pública n 311, de 15 de fevereiro de 2017 D.O. Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 311, de 15 de fevereiro de 2017 D.O.U de 16/02/2017 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

RASTREABILIDADE DE MEDICAMENTOS - STATUS ATUAL -

RASTREABILIDADE DE MEDICAMENTOS - STATUS ATUAL - RASTREABILIDADE DE MEDICAMENTOS - STATUS ATUAL - Rodrigo Abrão Veloso Taveira Assessor GADIP/Anvisa Fortaleza, 21 de outubro de 2016 HISTÓRICO DA REGULAMENTAÇÃO DO TEMA Lei nº 11.903/2009: Cria o SNCM

Leia mais

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO-RDC No- 54, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013 DOU de 11/12/2013 Seção I págs. 76 e 77

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO-RDC No- 54, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013 DOU de 11/12/2013 Seção I págs. 76 e 77 DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO-RDC No- 54, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2013 DOU de 11/12/2013 Seção I págs. 76 e 77 Dispõe sobre a implantação do sistema nacional de controle de medicamentos e os mecanismos e

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE MEDICAMENTOS NO BRASIL

IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE MEDICAMENTOS NO BRASIL IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE RASTREABILIDADE DE MEDICAMENTOS NO BRASIL O Brasil está implantando o seu sistema de rastreabilidade de medicamentos, para garantir o acompanhamento do caminho percorrido por

Leia mais

Orientações Consultoria de Segmentos Regras de Rastreabilidade de Medicamentos

Orientações Consultoria de Segmentos Regras de Rastreabilidade de Medicamentos 05/05/2015 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 9 5. Informações Complementares... 10 6. Referências... 10

Leia mais

SNCM FASE EXPERIMENTAL / VALIDAÇÕES SISTEMA NACIONAL DE CONTROLE DE MEDICAMENTOS (SNCM) 16/05/ ref.: 25/04/2019

SNCM FASE EXPERIMENTAL / VALIDAÇÕES SISTEMA NACIONAL DE CONTROLE DE MEDICAMENTOS (SNCM) 16/05/ ref.: 25/04/2019 FASE EXPERIMENTAL / VALIDAÇÕES SISTEMA NACIONAL DE CONTROLE DE MEDICAMENTOS () 16/05/2019 - ref.: 25/04/2019 escopo Detalhar os resultados da primeira parte da fase piloto do A fase piloto contempla a

Leia mais

MEMBROS DA CADEIA BRASILEIRA DE MOVIMENTAÇÃO DE MEDICAMENTOS SISTEMA NACIONAL DE CONTROLE DE MEDICAMENTOS (SNCM)

MEMBROS DA CADEIA BRASILEIRA DE MOVIMENTAÇÃO DE MEDICAMENTOS SISTEMA NACIONAL DE CONTROLE DE MEDICAMENTOS (SNCM) ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE REQUISITOS, PADRÕES E INTERFACES PARA COMUNICAÇÃO ENTRE OS MEMBROS DA CADEIA BRASILEIRA DE MOVIMENTAÇÃO DE MEDICAMENTOS E O SISTEMA NACIONAL DE CONTROLE DE MEDICAMENTOS (SNCM)

Leia mais

MINUTA Ver ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS, PADRÕES E INTERFACES PARA O SISTEMA NACIONAL DE CONTROLE DE MEDICAMENTOS (SNCM)

MINUTA Ver ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS, PADRÕES E INTERFACES PARA O SISTEMA NACIONAL DE CONTROLE DE MEDICAMENTOS (SNCM) PROJETO BRA 010/008 ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE VIGILÂNCIA E MONITORAMENTO DE PRODUTOS PARA A SAÚDE ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS, PADRÕES E INTERFACES PARA O SISTEMA NACIONAL DE CONTROLE DE MEDICAMENTOS

Leia mais

Modelo brasileiro de rastreabilidade de medicamentos. 2nd Interna*onal It Mee*ng Poli-Fea USP

Modelo brasileiro de rastreabilidade de medicamentos. 2nd Interna*onal It Mee*ng Poli-Fea USP Modelo brasileiro de rastreabilidade de medicamentos Tópicos a serem tratados Introdução panorama geral Casos de medicamentos irregulares Rastreabilidade na Europa, Turquia e EUA (Califórnia) Rastreabilidade

Leia mais

PROPOSTA PRELIMINAR, EM REVISÃO INTERNA. SUJEITA A ALTERAÇÕES DRÁSTICAS DE CONTEÚDO.

PROPOSTA PRELIMINAR, EM REVISÃO INTERNA. SUJEITA A ALTERAÇÕES DRÁSTICAS DE CONTEÚDO. PROPOSTA PRELIMINAR, EM REVISÃO INTERNA. SUJEITA A ALTERAÇÕES DRÁSTICAS DE CONTEÚDO. CONTROLE DE VERSÕES Versão Data Data Publicação Notas Técnicas incorporadas ER 0.0.49 PROPOSTA PRELIMINAR. EM REVISÃO.

Leia mais

Revisão dos progressos alcançados em termos de legislação e regulamentações Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

Revisão dos progressos alcançados em termos de legislação e regulamentações Sistema Nacional de Controle de Medicamentos Revisão dos progressos alcançados em termos de legislação e regulamentações Sistema Nacional de Controle de Medicamentos Doriane Patrícia Ferraz Assessora GADIP/Anvisa São Paulo, 02 de junho de 2016 CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO-RDC No- 59, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009

RESOLUÇÃO-RDC No- 59, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009 RESOLUÇÃO-RDC No- 59, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e definição dos mecanismos para rastreamento de medicamentos, por meio de tecnologia

Leia mais

Mudanças Regulatórias e o Impacto para o Setor Farmacêutico. Renata Almeida

Mudanças Regulatórias e o Impacto para o Setor Farmacêutico. Renata Almeida Mudanças Regulatórias e o Impacto para o Setor Farmacêutico Renata Almeida renata.almeida@pierre-fabre.com.br 011. 99152167 RDC-59 IN -11 Lei 11903 Pesquisa Clínica Impacto Novas Regulamentações Farmacêuticas

Leia mais

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005)

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Fica estabelecidos, por meio do presente regulamento, os requisitos mínimos relativos à obrigatoriedade,

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010

Perguntas e respostas sobre a RDC nº 44/2010 1. De que trata a RDC 44/2010? Esta resolução estabelece novos mecanismos para a prescrição e o controle da dispensação de medicamentos antimicrobianos. As novas regras estabelecem adequações de embalagem

Leia mais

Nº DOU de 25/06/18 - Seção 1 - p.34 MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

Nº DOU de 25/06/18 - Seção 1 - p.34 MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA Diário Oficial Imprensa Nacional Nº 120 - DOU de 25/06/18 - Seção 1 - p.34 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA - DF MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

Leia mais

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RDC 44/2010

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RDC 44/2010 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A RDC 44/2010 1. A RDC 44/2010 é válida para quais tipos de antimicrobianos? A RDC nº 44/2010 estabelece o controle para os antimicrobianos de uso sob prescrição (faixa vermelha)

Leia mais

Resolução RDC nº 20 de 5 de maio de Dispõe sobre o controle de antimicrobianos

Resolução RDC nº 20 de 5 de maio de Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Resolução RDC nº 20 de 5 de maio de 2011 Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Ficam revogadas as Resoluções de Diretoria Colegiada Resolução RDC n 44/10 de 26 de outubro de 2010 Resolução RDC n 61/10

Leia mais

Altera os Decretos n s , de l0/6/1974 e de 5/1/ Decreto 793 de 05/4/1993

Altera os Decretos n s , de l0/6/1974 e de 5/1/ Decreto 793 de 05/4/1993 Altera os Decretos n s 74.170, de l0/6/1974 e 79.094 de 5/1/1977 - Decreto 793 de 05/4/1993 Ementa: Altera os Decretos n s 74.170, de l0/6/1974 e 79.094 de 5/1/1977, que regulamentam, respectivamente,

Leia mais

Descarte de Medicament os. Responsabilidade compartilhada

Descarte de Medicament os. Responsabilidade compartilhada Descarte de Medicament os Responsabilidade compartilhada Descarte de Medicamentos Aspectos gerais Situação atual... No Brasil ainda não se tem uma regulamentação específica no âmbito nacional relacionada

Leia mais

PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016

PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016 PORTARIA No- 957, DE 10 DE MAIO DE 2016 Estabelece o conjunto de dados e eventos referentes aos medicamentos e insumos da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e do Programa Farmácia Popular

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 31, DE 29 DE MAIO DE 2014

RESOLUÇÃO - RDC Nº 31, DE 29 DE MAIO DE 2014 RESOLUÇÃO - RDC Nº 31, DE 29 DE MAIO DE 2014 Dispõe sobre o procedimento simplificado de solicitações de registro, pós-registro e renovação de registro de medicamentos genéricos, similares, específicos,

Leia mais

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II.

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 13, DE 22 DE OUTUBRO DE 2009 Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de

Leia mais

Lei 9782/1999. Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências.

Lei 9782/1999. Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Lei 9782/1999 Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Art 7º [...] VII - autorizar o funcionamento de empresas de fabricação,

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 195, de 2 de outubro de 2008)

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. (Publicada em DOU nº 195, de 2 de outubro de 2008) RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 70, DE 1 DE OUTUBRO DE 2008 (Publicada em DOU nº 195, de 2 de outubro de 2008) Dispõe sobre a notificação de Gases Medicinais A Diretoria Colegiada da Agência Nacional

Leia mais

PONTOS CRÍTICOS NAS INSPEÇÕES SANITÁRIAS

PONTOS CRÍTICOS NAS INSPEÇÕES SANITÁRIAS PONTOS CRÍTICOS NAS INSPEÇÕES SANITÁRIAS RDC 48/2013 Importante: Os produtos cosméticos não podem ter indicação ou menções terapêuticas. O Fabricante/Importador (detentor do registro/notificação) é responsável

Leia mais

Dispõe sobre os critérios de indicação, inclusão e exclusão de medicamentos na Lista de Medicamentos de Referência.

Dispõe sobre os critérios de indicação, inclusão e exclusão de medicamentos na Lista de Medicamentos de Referência. RESOLUÇÃO - RDC Nº 35, DE 15/06/2012 DOU 19/06/2012 Dispõe sobre os critérios de indicação, inclusão e exclusão de medicamentos na Lista de Medicamentos de Referência. A Diretoria Colegiada da Agência

Leia mais

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC N 24, DE 08 JUNHO DE 2015

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC N 24, DE 08 JUNHO DE 2015 DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC N 24, DE 08 JUNHO DE 2015 Publicada no D.O.U. do dia 09 de

Leia mais

ANEXO PROPOSTA EM CONSULTA PÚBLICA

ANEXO PROPOSTA EM CONSULTA PÚBLICA Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 52, de 03 de dezembro de 2013 D.O.U de 04/12/2013 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

CCRR uma empresa 100% nacional

CCRR uma empresa 100% nacional CCRR uma empresa 100% nacional Uma empresa de identificação com mais de 28 anos no mercado e líder nacional em etiquetas adesivas e única empresa nacional com produção e fábrica própria de RFID no Brasil

Leia mais

Atribuições do farmacêutico na logística de medicamentos

Atribuições do farmacêutico na logística de medicamentos Consulta Pública: Atribuições do farmacêutico na logística de medicamentos O Conselho Federal de Farmácia também abriu a Consulta Pública 07/2018 para coletar opiniões sobre as atribuições do farmacêutico

Leia mais

RESOLUÇÃO-RDC Nº 47, DE 8 DE SETEMBRO DE 2009

RESOLUÇÃO-RDC Nº 47, DE 8 DE SETEMBRO DE 2009 RESOLUÇÃO-RDC Nº 47, DE 8 DE SETEMBRO DE 2009 Estabelece regras para elaboração, harmonização, atualização, publicação e disponibilização de bulas de medicamentos para pacientes e para profissionais de

Leia mais

Portaria n.º 43/2008

Portaria n.º 43/2008 Portaria n.º 43/2008 Dispõe sobre a documentação necessária para abertura de processos administrativos para solicitação, renovação e alteração de Licença Sanitária de farmácias e drogarias no Estado do

Leia mais

DIRCEU BRÁS APARECIDO BARBANO

DIRCEU BRÁS APARECIDO BARBANO Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 22, de 25 de junho de 2013 D.O.U de 26/06/2013 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública n 246, de 5 de setembro de 2016 D.O.U de 6/09/2016

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Consulta Pública n 246, de 5 de setembro de 2016 D.O.U de 6/09/2016 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 246, de 5 de setembro de 2016 D.O.U de 6/09/2016 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016

RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 RESOLUÇÃO - RDC N 98, DE 1 DE AGOSTO DE 2016 Dispõe sobre os critérios e procedimentos para o enquadramento de medicamentos como isentos de prescrição e o reenquadramento como medicamentos sob prescrição,

Leia mais

ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO PROCESSO DE REGISTRO

ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO PROCESSO DE REGISTRO AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIAS PARA MELHORIA DO PROCESSO DE REGISTRO Conferência Nacional Governança e Gestão Pública Brasília, 28 de maio de 2018 AGENDA SOBRE A ANVISA ÁREA DE ATUAÇÃO

Leia mais

Medicamentos sujeitos a controle especial. Jackson C. Rapkiewicz Farmacêutico Gerente do Centro de Informação sobre Medicamentos do CRF-PR

Medicamentos sujeitos a controle especial. Jackson C. Rapkiewicz Farmacêutico Gerente do Centro de Informação sobre Medicamentos do CRF-PR Medicamentos sujeitos a controle especial Jackson C. Rapkiewicz Farmacêutico Gerente do Centro de Informação sobre Medicamentos do CRF-PR Uso não racional dos medicamentos Falta de acesso ou uso incorreto

Leia mais

Portaria 2215/ SMS.G

Portaria 2215/ SMS.G Portaria 2215/2016 - SMS.G Estabelece os procedimentos necessários para o requerimento de inscrição no Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde CMVS ou da Licença de Funcionamento Sanitária. O Secretário

Leia mais

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos SAMMED. Março 2018

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos SAMMED. Março 2018 Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos SAMMED Março 2018 1. Modelo de ajuste de preços Lei nº 10.742, de 6 de outubro de 2003 Define normas de regulação

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DECRETO N o, DE DE DE 2017 Regulamenta a Lei n o 12.305, de 2 de agosto de 2010, e institui a Logística Reversa de Medicamentos Descartados pelo Consumidor. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições

Leia mais

Dispõe sobre o controle de antimicrobianos

Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Dispõe sobre o controle de antimicrobianos Estabelece critérios para embalagem, rotulagem, dispensação e controle de medicamentos à base de substâncias classificadas como antimicrobianos de uso sob prescrição,

Leia mais

DELIBERAÇÃO N. 943/2018

DELIBERAÇÃO N. 943/2018 DELIBERAÇÃO N. 943/2018 Regulamenta a emissão de Certidão de Regularidade Técnica via web. O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, CRF-PR, no uso de atribuições que lhe confere o Regimento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Dumont

Prefeitura Municipal de Dumont PORTARIA N.º 2.539 DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre as diretrizes para prescrição e dispensação de medicamentos no âmbito das unidades integrantes do Sistema Único de Saúde sob gestão municipal.

Leia mais

TECNOLOGIA PARA RASTREABILIDADE DE MEDICAMENTOS ESTÁ DEFINIDA

TECNOLOGIA PARA RASTREABILIDADE DE MEDICAMENTOS ESTÁ DEFINIDA TECNOLOGIA PARA RASTREABILIDADE DE MEDICAMENTOS ESTÁ DEFINIDA Brasília, 25 de novembro de 2009 O código de barras bidimensional, também chamado Datamatrix, será a tecnologia usada para garantir a rastreabilidade

Leia mais

HSOLUTIONS. Metodologia HSOLUTIONS

HSOLUTIONS. Metodologia HSOLUTIONS A é uma empresa com mais de 15 anos de mercado com foco em soluções para a área de Saúde e Gestão Administrativa. Organização definida por Clientes e Projetos; Capacitação em processos da área de saúde;

Leia mais

NOTA TÉCNICA JURIDICA

NOTA TÉCNICA JURIDICA NOTA TÉCNICA JURIDICA Assunto: Análise da Portaria 802/98 - RASTREABILIDADE DOS MEDICAMENTOS O início da ação da Anvisa para a implantação de um sistema de rastreabilidade dos medicamentos se iniciou em

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 6, DE 18 DE AGOSTO DE 2014

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 6, DE 18 DE AGOSTO DE 2014 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 6, DE 18 DE AGOSTO DE 2014 Dispõe sobre a

Leia mais

REVISÃO DA RDC Nº 39/2008, QUE DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE ENSAIOS CLÍNICOS COM MEDICAMENTOS NO BRASIL

REVISÃO DA RDC Nº 39/2008, QUE DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE ENSAIOS CLÍNICOS COM MEDICAMENTOS NO BRASIL PROPOSTA DE RDC REVISÃO DA RDC Nº 39/2008, QUE DISPÕE SOBRE O REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DE ENSAIOS CLÍNICOS COM MEDICAMENTOS NO BRASIL COPEC/SUMED 26 DE FEVEREIRO DE 2015 PROPOSTA DE RDC INFORMAÇÕES

Leia mais

Art. 2º Esta Resolução incorpora ao ordenamento jurídico nacional a Resolução GMC MERCOSUL n. 46/15.

Art. 2º Esta Resolução incorpora ao ordenamento jurídico nacional a Resolução GMC MERCOSUL n. 46/15. RESOLUÇÃO - RDC Nº 108, DE 6 DE SETEMBRO DE 2016 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe conferem o art. 15, III e IV aliado ao art. 7º, III, e IV,

Leia mais

Resolução ANVISA/DC Nº 213 DE 23/01/2018

Resolução ANVISA/DC Nº 213 DE 23/01/2018 Resolução ANVISA/DC Nº 213 DE 23/01/2018 Publicado no DOU em 24 jan 2018 Dispõe sobre a exposição à venda e a comercialização de produtos fumígenos derivados do tabaco. A Diretoria Colegiada da Agência

Leia mais

Guia de apoio à codificação de medicamentos

Guia de apoio à codificação de medicamentos Guia de apoio à codificação de medicamentos Para atender à RDC 157/17 (versão 3) Apoio: Introdução... 3 Benefícios esperados... 3 Aplicações... 4 Embalagem secundária:... 4 Identificação: GTIN Codificação:

Leia mais

Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos Relatório Semestral de Comercialização

Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos Relatório Semestral de Comercialização Sistema de Acompanhamento do Mercado de Medicamentos Relatório Semestral de Comercialização Outubro 2013 1. Relatório Semestral de comercialização Problema: Dados de comercialização defasados em até 15

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 RESOLUÇÃO - RDC Nº 99, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008 Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias e medicamentos sob

Leia mais

Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 62 DOU 29/03/12 seção 1 - p.104

Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 62 DOU 29/03/12 seção 1 - p.104 Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 62 DOU 29/03/12 seção 1 - p.104 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA - DF MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO - RDC Nº 21, DE 28

Leia mais

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

Boas Práticas de Fabricação. Fabricação de Cosméticos RDC 48/2013

Boas Práticas de Fabricação. Fabricação de Cosméticos RDC 48/2013 Boas Práticas de Fabricação Fabricação de Cosméticos RDC 48/2013 Definição São os requisitos gerais que o fabricante deve aplicar às operações de Fabricação de Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública n 273, de 10 de novembro de 2016 D.O.U de 11/11/2016

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Consulta Pública n 273, de 10 de novembro de 2016 D.O.U de 11/11/2016 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 273, de 10 de novembro de 2016 D.O.U de 11/11/2016 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 35, DE 15 DE JANEIRO DE 2012

RESOLUÇÃO - RDC Nº 35, DE 15 DE JANEIRO DE 2012 RESOLUÇÃO - RDC Nº 35, DE 15 DE JANEIRO DE 2012 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11, inciso IV, do Regulamento aprovado pelo

Leia mais

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 99 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008(*) Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias

Leia mais

RESOLUÇÃO N 22, DE 15 DE MARÇO DE 2000

RESOLUÇÃO N 22, DE 15 DE MARÇO DE 2000 RESOLUÇÃO N 22, DE 15 DE MARÇO DE 2000 Dispõe sobre os Procedimentos Básicos de Registro e Dispensa da Obrigatoriedade de Registro de Produtos Importados Pertinentes à Área de Alimentos A DIRETORIA COLEGIADA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2379

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2379 TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2379 NATUREZA DA DEMANDA: ELEMENTO DE DESPESA: CRÉDITO ORÇAMENTÁRIO: FORMA DE PROCEDIMENTO: Insumo Estratégico para Saúde Material de Consumo 10.303.2015.20AE As despesas decorrentes

Leia mais

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação.

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data da sua publicação. SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO E COOPERATIVISMO INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 1, DE 24 DE MAIO DE 2011 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Leia mais

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 38, DE 18 DE JUNHO DE 2014

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 38, DE 18 DE JUNHO DE 2014 DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 38, DE 18 DE JUNHO DE 2014 Dispõe sobre a realização de petições pós registro de medicamentos fitoterápicos e produtos tradicionais fitoterápicos e dá outras providências.

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 56, DE 8 DE OUTUBRO DE 2014.

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 56, DE 8 DE OUTUBRO DE 2014. ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 56, DE 8 DE OUTUBRO DE

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 548, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2015 O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA -

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 207, DE 3 DE JANEIRO DE 2018 (Publicada no DOU nº 4, de 5 de janeiro de 2018) Dispõe sobre a organização das ações de vigilância sanitária, exercidas pela União,

Leia mais

METTLER TOLEDO PCE- Pharmacontrol Electronic GmbH. Internal usage only

METTLER TOLEDO PCE- Pharmacontrol Electronic GmbH. Internal usage only METTLER TOLEDO PCE- Pharmacontrol Electronic GmbH Packaging Control Serialização Track and Trace 360 Inspection 3 Aplicação em Linha de Embalagem Integração em equipamentos existentes ou sistemas independentes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 626 DE 18 DE AGOSTO DE 2016

RESOLUÇÃO Nº 626 DE 18 DE AGOSTO DE 2016 RESOLUÇÃO Nº 626 DE 18 DE AGOSTO DE 2016 Ementa: Dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na logística, no transporte e acondicionamento de material biológico em suas diferentes modalidades e formas.

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 22, DE 29 DE ABRIL DE 2014

RESOLUÇÃO - RDC Nº 22, DE 29 DE ABRIL DE 2014 RESOLUÇÃO - RDC Nº 22, DE 29 DE ABRIL DE 2014 Dispõe sobre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados - SNGPC, revoga a Resolução de Diretoria Colegiada nº 27, de 30 de março de 2007,

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA [Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA CONSULTA PÚBLICA Nº 528, DE 17 DE MAIO DE 2018 DOU de 22/05/2018 [Página 119]

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública n 55, de 20 de dezembro de 2013 D.O.U de 23/12/2013

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Consulta Pública n 55, de 20 de dezembro de 2013 D.O.U de 23/12/2013 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 55, de 20 de dezembro de 2013 D.O.U de 23/12/2013 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

Como Configurar e Realizar Controle do SNGPC? FAQ26

Como Configurar e Realizar Controle do SNGPC? FAQ26 Como Configurar e Realizar Controle do SNGPC? FAQ26 O SNGPC Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados, monitora as movimentações de entrada (compras e transferências) e saída (vendas, transformações,

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 7.724/12 Regulamenta a LAI. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Decreto nº 7.724/12 Regulamenta a LAI. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Prof. Antonio Botão Regulamenta a Lei no 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º, no

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 40, DE 26 DE AGOSTO DE Define os requisitos do cadastro de produtos médicos.

RESOLUÇÃO - RDC Nº 40, DE 26 DE AGOSTO DE Define os requisitos do cadastro de produtos médicos. página 1/8 RESOLUÇÃO - RDC Nº 40, DE 26 DE AGOSTO DE 2015 DOU 27 de Agosto de 2015. Define os requisitos do cadastro de produtos médicos. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária,

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 270, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019 DOU de 01/03/2019 [Página 68] Dispõe sobre a migração

Leia mais

Formulário para envio de contribuições para Consulta Pública*

Formulário para envio de contribuições para Consulta Pública* Formulário para envio de contribuições para Consulta Pública* FORMULÁRIO PARA ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES PARA CONSULTA PÚBLICA Este formulário tem a finalidade de identificar e orientar as contribuições para

Leia mais

Sumário RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 23 DE 4 DE ABRIL DE CAPÍTULO I... 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS... 1 CAPÍTULO III...

Sumário RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 23 DE 4 DE ABRIL DE CAPÍTULO I... 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS... 1 CAPÍTULO III... RDC Nº 23 /2012 Dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ações de campo por detentores de registro de produtos para a saúde no Brasil. Sumário RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA PREFEITURA MUNICIPAL

ESTADO DA PARAÍBA MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA PREFEITURA MUNICIPAL ESTADO DA PARAÍBA MUNICÍPIO DE SANTA TEREZINHA PREFEITURA MUNICIPAL LEI MUNICIPAL 493/2017 DE 17 DE AGOSTO DE 2017. DISPÕE SOBRE AQUISIÇÃO, RECEBIMENTO, ARMAZENAMENTO E DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS BÁSICOS

Leia mais

Of. NEP n.º 01/11 São Paulo, 11 de abril de 2011.

Of. NEP n.º 01/11 São Paulo, 11 de abril de 2011. Of. NEP n.º 01/11 São Paulo, 11 de abril de 2011. À Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) A/C: Dr. Dirceu Brás Aparecido Barbano Diretor-Presidente Substituto em exercício Ref.: Resolução nº

Leia mais

Indicador de Escala Relevante ( indescala ) CNPJ do Fabricante da Mercadoria ( CNPJFab ) Código de Benefício Fiscal aplicada ao Item

Indicador de Escala Relevante ( indescala ) CNPJ do Fabricante da Mercadoria ( CNPJFab ) Código de Benefício Fiscal aplicada ao Item 1 NT_2016_002_v1.20 Indicador de Escala Relevante - Não se submeter ao regime de Substituição tributária Adicionado os Campos Indicador de Escala Relevante ( indescala ) CNPJ do Fabricante da Mercadoria

Leia mais

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos

Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Ajuste Anual de Preço de Medicamentos Março 2017 1. Modelo de ajuste de preços Lei nº 10.742, de 6 de outubro de 2003 Define normas de regulação para o setor farmacêutico, cria a Câmara de Regulação do

Leia mais

Regimento Interno da Comissão de Farmácia e Terapêutica

Regimento Interno da Comissão de Farmácia e Terapêutica Regimento Interno da Comissão de Farmácia e Terapêutica Da natureza e finalidade Art. 1º - A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) é instância de caráter consultivo e deliberativo da Direção Médica

Leia mais

Logística. Farmacêutica Geral. da teoria à prática. Colaboradores:

Logística. Farmacêutica Geral. da teoria à prática. Colaboradores: Logística Farmacêutica Geral da teoria à prática Organizadores: sonja helena madeira macedo Saulo de carvalho junior Colaboradores: Antonio Carlos da SILVA Diego gorgulho egberto gomes franco elaine cristina

Leia mais

Professor. Evandro Carlos Lebarch

Professor. Evandro Carlos Lebarch Professor. Evandro Carlos Lebarch Realização: Curso de Farmácia Apoio: Portaria 344/98 PORTARIA Nº 344, DE 12 DE MAIO DE 1998. Aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle

Leia mais

VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Rita de Cassia Dias Carreira Bacoccini Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde DITEP- CVS - SES

VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Rita de Cassia Dias Carreira Bacoccini Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde DITEP- CVS - SES VIGILÂNCIA SANITÁRIA Rita de Cassia Dias Carreira Bacoccini Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde DITEP- CVS - SES VIGILÂNCIA SANITÁRIA Marcos legais fundamentais para a Vigilância Sanitária.

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SUINP/ANVISA Gerência de Autorização de Funcionamento GEAFE Autorização de Funcionamento de Empresas 1. Base Legal 2. Histórico 3. Situação atual 4. Perspectivas Lei nº. 6360/1976 BASE LEGAL Art. 50. O

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 715, DE 2012 (Do Sr. Eleuses Paiva)

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 715, DE 2012 (Do Sr. Eleuses Paiva) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 715, DE 2012 (Do Sr. Eleuses Paiva) Susta a aplicação da RDC nº 41/2012 da ANVISA. DESPACHO: ÀS COMISSÕES DE: SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA E CONSTITUIÇÃO

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE MATO GROSSO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 PARECER CONSULTA CRM-MT Nº 07/2010 INTERESSADA: Dra. C. M. Z. CONSELHEIRA CONSULTORA:

Leia mais

Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde

Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde Atualização de Requisitos para Regularização de Produtos REGULAMENTO TÉCNICO DE PRODUTOS MÉDICOS RDC Nº 40/2015 GEMAT Gerência de Tecnologia de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 338, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009

RESOLUÇÃO Nº 338, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 RESOLUÇÃO Nº 338, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009 Dá nova redação aos artigos da Resolução nº 212/2006- CONTRAN, que dispõe sobre a implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (SINIAV)

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 716, de 12 de novembro de 2013.

RESOLUÇÃO Nº 716, de 12 de novembro de 2013. RESOLUÇÃO Nº 716, de 12 de novembro de 2013. REGULAMENTA A OPERAÇÃO, A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELA FARMÁCIA DO IMASF E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. VALDIR E. MIRAGLIA, Presidente

Leia mais

Regulamento sanitário para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil

Regulamento sanitário para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil Regulamento sanitário para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil Patrícia Ferrari Andreotti Coordenação de Pesquisa Clínica em Medicamentos e Produtos Biológicos - COPEC Superintendência

Leia mais