Suno Dividendos Suno Research

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Suno Dividendos Suno Research"

Transcrição

1 Suno Dividendos Suno Research No relatório de hoje iremos apresentar o caso de investimento da TAESA (TAEE11), ativo presente em nossa carteira de investimentos. TAESA (TAEE11) A Taesa é uma empresa focada exclusivamente no segmento de transmissão de energia elétrica. A história da Taesa inicia no ano 2000 com o leilão 002/2000-ANEEL composto por aproximadamente km de linhas de 500kv e 6 subestações. Foi vencido pelo consórcio NovaTrans Energia, do qual faziam parte as empresas Civilia Engenharia e Camargo Corrêa. Este consórcio constituiu uma Sociedade de Propósito Específico denominada "Novatrans Energia S.A. Após o leilão, a empresa Enelpower, que é uma empresa do grupo Italiano Enel, adquiriu 100% da Novatrans. O controle da Novatrans, junto com o da TSN (Outro consórcio que havia vencido outro lote do leilão na época) foi transferido para a Terna S.p.A. Empresa italiana dotada de grande expertise no setor. Em 2006, a Terna resolveu constituir uma holding no Brasil, Terna Participações S.A. Mais tarde, a holding seria vendida para o Fundo de Investimento em participações Coliseu (FIP COLISEU) e também para a Cemig. A denominação social da Terna foi alterada para Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A (TAESA) Hoje a empresa possui direito de 27 concessões em operação, e mais 6 em construção, com quase 10 mil km de linhas de transmissão em operação. É uma empresa bem consolidada no setor e que vem apresentando bons números operacionais historicamente.

2 O SETOR DE TRANSMISSÃO O negócio de Transmissão de Energia é separado da Geração, Comercialização e Distribuição de Energia. As transmissoras fecham contratos com as distribuidoras e grandes clientes industriais. São regulados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico ONS. Seu faturamento se dá através de contratos rígidos que estabelecem a Receita Anual Permitida RAP. Os recursos para pagamento das receitas advêm dos encargos de uso do sistema de transmissão, pagos pelos usuários e arrecadados pelo ONS, com base em montantes de uso previstos contratualmente. Todos esses encargos e o seu conjunto é calculado pela ANEEL e forma o total da RAP, que é a receita anual permitida das empresas transmissoras. Para ser uma nova concessionária de transmissão, a empresa tem de ser a vencedora de um leilão de transmissão, oferecendo o maior desconto de RAP no leilão da ANEEL, ou adquirir no mercado diretamente uma operação já leiloada, desde que aprovada pela ANEEL. As receitas da concessão são definidas no momento da outorga da concessão respeitando um modelo de receita teto; as receitas são calculadas de acordo com os investimentos necessários e uma remuneração que seja adequada. Essas receitas são reajustadas anualmente de acordo com os índices econômicos definidos no contrato e poderão ou não estar sujeitas a revisões periódicas. As concessões da TAESA têm a receita reajustada anualmente pela inflação, e sofrerá uma redução de 50% no 16º ano de operação. Essas concessões vão expirar em 30 anos após sua assinatura, podendo ser prorrogadas, a critério dos órgãos responsáveis. As transmissoras são remuneradas pela disponibilidade de serviço de suas instalações, não dependendo, portanto, do volume de energia transmitido através dos ativos. Este modelo de negócios torna a atividade de transmissão uma das atividades mais seguras e de menor volatilidade de receita entre os negócios que analisamos.

3 DIFERENÇA NOS MODELOS DE CONCESSÕES As concessões que compõem o mercado brasileiro de transmissão podem ser classificadas em três categorias: A) Concessões anteriores a 1998 B) Concessões licitadas entre 1999 e novembro de 2006 C) Concessões licitadas após novembro de 2006 A primeira categoria engloba todos os ativos já existentes antes de 1998, essas concessões têm a RAP reajustada anualmente pela inflação e os contratos venceram em 2015, também estão expostas a revisão tarifária. As concessões da segunda categoria são projetos Greenfield, licitados entre 1999 e novembro de 2006, tem a RAP reajustada anualmente pelos índices inflacionários, e sofrerão uma queda de 50% na RAP no 16º ano, porém não sofrem revisão tarifária. As concessões da terceira categoria são projetos Greenfield licitados a partir de novembro de 2006, tem a RAP reajustada anualmente e estão sujeitas a revisão tarifária. As concessões da TAESA estão concentradas principalmente na segunda categoria, e, portanto, sofrerão uma queda de 50% na rap no 16º ano de operação. VANTAGENS DAS TRANSMISSORAS Consideramos o investimento em transmissão de energia o mais previsível e menos arrojado dentre os 3 segmentos do setor elétrico: transmissão, geração e distribuição. Por serem contratos longos e reajustados pela inflação, e independente do volume transmitido, as concessões em geral tem um perfil de receitas estáveis ao longo do tempo.

4 Enquanto no setor de distribuição, as revisões tarifárias costumam impactar de forma muito relevante os resultados das companhias, já que o capex para distribuição de energia costuma ser mais elevado e os custos da operação também, o que não dão margem de manobra alguma para a empresa ter suas receitas reduzidas. Além disso, a volatilidade econômica impacta o consumo dos clientes, como industrias e residências. Tivemos alguns exemplos recentes de empresas de distribuição que pagavam altos dividendos e estavam com patamares elevados de lucratividade e, por conta da revisão tarifária, a companhia viu seus resultados sendo bastante comprometidos, inclusive impedindo a empresa de pagar dividendos. Já o setor de geração é bastante dependente dos volumes da geração de energia, o que pode fazer com que essas empresas tenham de comprar energia no mercado de curto prazo para entregar a energia contratada, em períodos de baixa geração de energia. Fatores climáticos inesperados podem impactar o resultado destas empresas, assim como a situação econômica. Por vezes, a energia comprada no mercado de curto prazo pode ser cara, o que também acaba prejudicando os resultados das geradoras. Portanto, consideramos os setores de geração e distribuição mais voláteis. Isto não impede de enxergarmos oportunidades de investimentos nestes setores, como a nossa indicação de ENBR3. Já o setor de transmissão consideramos mais estável e possui uma geração de caixa altamente previsível, pois exigem baixo capex, não dependem do volume transmitido e tem contratos de longo prazo. As revisões tarifárias também afetam o setor, mas em geral de forma menos relevante que afetam o setor de distribuição, além do mais, a maior parte das concessões da Taesa não sofrem DESEMPENHO OPERACIONAL A Taesa vem apresentando um excelente desempenho operacional ao longo dos anos, tendo mantido a disponibilidade de suas linhas de transmissão acima de 99,9%, o que torna a empresa uma das mais eficientes do setor.

5 O gráfico abaixo ilustra a disponibilidade média dos últimos anos: A disponibilidade média alta das linhas de transmissão demonstra o ótimo desempenho operacional da empresa. A Taesa apresenta historicamente bons números operacionais, com lucros crescentes e uma política de dividendos que privilegia a distribuição de proventos.

6 A empresa possui um histórico de uma política de dividendos robusta com um payout elevado. Desde 2006, o payout da Taesa esteve próximo a 90%, o que nos mostra o compromisso com a empresa em remunerar os acionistas adequadamente. Embora o payout da empresa sempre tenha se mantido em torno de 90%, isso não impediu a empresa de crescer. Como notamos no gráfico, o lucro da Taesa teve uma evolução de cerca de R$ 127 MM em 2006 para quase R$ 1 bilhão nos últimos 12 meses. É um crescimento expressivo e demonstra a eficiência da empresa, que deverá continuar seguindo sua trajetória de crescimento. QUEDA DA RAP EM 2018 Em 2018, cerca de 40% da RAP atual da companhia sofrerá uma redução de 50%, o que já é uma condição conhecida desde o início dessas concessões e desde que nos envolvemos com este caso de investimento. Esta questão tem deixado vários investidores preocupados, pois será de fato uma perda relevante de geração de caixa para a companhia. Muitos investidores ficam com receios que a empresa não consiga ser mais lucrativa ou pagar dividendos após essa redução. O que ocorre é que as reduções de RAP das concessões da companhia já estão refletidas nos resultados atuais em IFRS, ou seja, as receitas da companhia com as reduções já estão linearizadas e o lucro líquido atual da empresa já reflete esta situação. Desta forma, o lucro líquido da empresa não sofrerá nenhum impacto por conta dessas reduções que ocorrem em De fato, a empresa passará a gerar menos caixa, porém essa questão também não nos preocupa, já que atualmente a geração de caixa da companhia é bastante superior ao seu lucro líquido, o que levou a empresa a reduzir seu endividamento nos últimos anos com o excesso de caixa gerado.

7 Perceba no gráfico abaixo a redução do endividamento da companhia nos últimos anos. Outro ponto que ameniza a situação da menor geração de caixa é que com as constantes reduções nas taxas de juros, o resultado financeiro da empresa deve se beneficiar, já que a maior parte da dívida é indexada ao CDI. Portanto apesar da queda da RAP impactar de fato a geração de caixa, entendemos que ela não afetará o pagamento de dividendos, já que a geração de caixa ficará em linha com o atual lucro líquido da companhia, talvez levemente menor no primeiro momento, o que pode levar a empresa a aumentar um pouco seu endividamento para manter o alto payout. Outra estratégia que a companhia pode adotar é reduzir um pouco seu payout, para cerca de 70 ou 80% num primeiro momento, mas em conversa com a equipe de Relações com Investidores da empresa, fomos informados que essa não é a estratégia preferencial. O fato da empresa possivelmente aumentar seu endividamento para manter o payout também não nos preocupa. A atual relação de Dívida Líquida/Ebitda (métrica de geração de caixa) da companhia está em cerca de 2 vezes, que é um patamar confortável.

8 Entendemos que este indicador poderia subir até 2,5 sem comprometer os resultados da companhia de forma relevante, inclusive por conta da empresa ter reduzido seu endividamento nos últimos anos e ter uma grande previsibilidade de seus resultados. A título de comparação, ao final de 2014 a Dívida Líquida em relação ao Ebitda estava em 3,38 vezes. Portanto, a companhia reduziu de forma significativa o seu endividamento, estando agora em um patamar bastante saudável. RISCOS Entendemos que o segmento e o setor de atuação que a Taesa está inserida é pouco arriscado, porém é importante entender que nenhum investimento é livre de risco. Enumeramos alguns riscos que julgamos os mais relevantes: Risco regulatório: Há sempre o risco de o governo através dos órgãos reguladores modificar a forma de regulação atual, seja nas regras para novas concessões, cálculos sobre remuneração do ativo, reajustes e etc.. Entendemos que o risco da Taesa vir a ser muito afetada com mudanças regulatórias é baixa, mas sempre existe. A Taesa parece estar bem protegida pela natureza de seus contratos. Nem mesmo a ex-presidente Dilma, com sua motivação em reduzir as receitas do setor elétrico, conseguiu impactar os resultados da Taesa. Até agora, o governo Temer tem se mostrado muito amigável com a regulação do setor elétrico. Conteúdo restrito à assinantes

9 Quer acessar o relatório completo e todos os outros? Assine a Suno Research e receba mais de 14 relatórios exclusivos todos os meses por menos de 1 real por dia* Conheça nossos produtos * Valor referente ao plano de assinatura anual

10 Endividamento: A empresa atualmente encontra com seu endividamento em patamares saudáveis, porém não podemos garantir que a empresa não opte por aumentar de forma relevante seu endividamento, seja para cumprir com capex de novos projetos e para aumentar a posição de caixa da empresa. Um endividamento muito alto poderia comprometer a geração de caixa da empresa, os resultados e o pagamento de dividendos. GESTÃO DA EMPRESA A gestão da empresa tem se mostrado muito eficiente nos últimos anos. Estão mantendo a empresa com ótimos números operacionais e demonstrando um grande compromisso em entregar bons resultados aos acionistas através de dividendos. Os investimentos realizados até agora têm demonstrado uma alocação de capital inteligente. VALUATION A Taesa (TAEE11) vem se valorizando constantemente desde que a incluímos em nossa carteira, o que reduziu um pouco seu desconto e atratividade em comparação há alguns meses, a cotação atualmente está em torno de R$23,00, porém ainda é um ativo que nos interessa. Apenas recomendamos não comprar na mesma intensidade de quando estava a R$ 18,00 ou R$19,00 a ação, preço que Luiz Barsi indicou quando falou que estava comprando. Atualmente a empresa é negociada por 8 vezes o lucro, um patamar de P/L (Preço sobre Lucro) interessante. O dividend yield da Taesa é bem mais atrativo que várias opções do setor de energia. Atualmente o Dividend Yield da TAEE11 está em cerca de 11,7% e deve-se manter neste patamar elevado pelo menos até o fim das concessões.

11 RECOMENDAÇÃO Conteúdo restrito à assinantes

12 Carteira de Dividendos Abaixo segue a composição da nossa carteira de dividendos atualmente. Conteúdo restrito à assinantes

13 Ações que estamos observando Nessa seção gostariamos de destacar algumas empresas que estamos acompanhando as movimentações de perto, porém ainda esperamos um momento mais oportuno para indicar a adição à carteira. Conteúdo restrito à assinantes Tiago Reis Analista CNPI Este material tem caráter meramente informativo. As informações constantes deste material podem auxiliar o investidor em suas decisões de investimento, porém o investidor será responsável, de forma exclusiva, pela verificação da conveniência e oportunidade da movimentação de sua carteira de investimentos e pela tomada de decisão quanto à efetivação de operações de compra e ou venda de títulos e ou valores mobiliários. Este material apresenta informações para diversos perfis de investimento e o investidor deverá verificar e atentar para as informações próprias ao seu perfil de investimento, uma vez que as informações constantes deste material não são adequadas para todos os investidores. Quaisquer projeções de risco ou retorno potenciais são meramente ilustrativas e não são e não devem ser interpretadas pelo investidor como previsão de eventos futuros e ou garantia de resultados. Além disso, não garantimos a exatidão das informações aqui contidas e recomendamos ao investidor que não utilize este relatório com única fonte para embasar suas decisões de investimento. Os investimentos realizados pelo investidor para sua carteira estão sujeitos a diversos riscos inerentes aos mercados e aos ativos integrantes da carteira, incluindo, sem limitação, risco de mercado, risco de crédito, risco de liquidez, risco cambial, risco de concentração, risco de perda do capital investido e de disponibilização de recursos adicionais, entre outros.

TAESA. A Transmissora Aliança de Energia Elétricas (Taesa) um dos maiores. grupos privados do setor de transmissão de energia elétrica no Brasil.

TAESA. A Transmissora Aliança de Energia Elétricas (Taesa) um dos maiores. grupos privados do setor de transmissão de energia elétrica no Brasil. DADOS Código: DE TAEE11 MERCADO / VALUATION PERSPECTIVA: POSITIVA Preço: R$18,85 Data: 01/06/16 DADOS DE MERCADO / VALUATION Valor de Mercado: 6,455 bilhões Número de Ações: 344,5 milhões Mín-Máx (1 Ano):

Leia mais

XVI Encontro Cemig APIMEC. Resultados confirmam solidez do negócio e maior eficiência operacional

XVI Encontro Cemig APIMEC. Resultados confirmam solidez do negócio e maior eficiência operacional XVI Encontro Cemig APIMEC Resultados confirmam solidez do negócio e maior eficiência operacional Conhecendo a TAESA Destaques Resultados do primeiro trimestre de 2011 Migrando para o IFRS 3 /17 Transmissora

Leia mais

Resultado Consolidado Resultados refletem Eficiência Operacional e Estratégia de Sucesso

Resultado Consolidado Resultados refletem Eficiência Operacional e Estratégia de Sucesso Resultado Consolidado 2010 Resultados refletem Eficiência Operacional e Estratégia de Sucesso Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas

Leia mais

Destaques jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez. Venceu 4 Lotes do leilão 013/2015 parte 2. Pagamento Dividendos Resultado 2015

Destaques jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez. Venceu 4 Lotes do leilão 013/2015 parte 2. Pagamento Dividendos Resultado 2015 Resultados 2016 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

AES TIETÊ SUNO DIVIDENDOS. Suno Research. Investimentos Inteligentes

AES TIETÊ SUNO DIVIDENDOS. Suno Research. Investimentos Inteligentes Investimentos Inteligentes AES TIETÊ SUNO DIVIDENDOS Suno Research Relatório Suno DIVIDENDOS - Acesso exclusivo aos assinantes, a cópia ou distribuição não autorizada acarretará em sanções legais e multas

Leia mais

Resultados 1T18. Rio de Janeiro 10 de maio de 2018

Resultados 1T18. Rio de Janeiro 10 de maio de 2018 Resultados Rio de Janeiro 10 de maio de 2018 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem

Leia mais

Vale ressaltar que os resultados Regulatório (sem IFRS) não são auditados.

Vale ressaltar que os resultados Regulatório (sem IFRS) não são auditados. APIMEC 2013 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os Pronunciamentos,

Leia mais

Preço: R$18,85 grupos privados do setor de transmissão de energia elétrica no Brasil. A. possui 100% dos ativos de treze concessões.

Preço: R$18,85 grupos privados do setor de transmissão de energia elétrica no Brasil. A. possui 100% dos ativos de treze concessões. TAESA Código: DADOS DETAEE11 MERCADO / VALUATION PERSPECTIVA: POSITIVA A Transmissora Aliança de Energia Elétricas (Taesa) é um dos maiores Preço: R$18,85 grupos privados do setor de transmissão de energia

Leia mais

Overview da Companhia Apresentação Institucional

Overview da Companhia Apresentação Institucional Overview da Companhia Apresentação Institucional Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem

Leia mais

Apresentação Corporativa. Setembro, 2012

Apresentação Corporativa. Setembro, 2012 Apresentação Corporativa Setembro, 2012 1 Visão Geral Por que a TAESA? Uma companhia Pure-Play de Transmissão Concessões inseridas no melhor modelo regulatório do Brasil com mais de 9.425 km de linhas

Leia mais

Destaques 9M16 e Eventos Subsequentes

Destaques 9M16 e Eventos Subsequentes Resultados 3T16 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Destaques 1T17. Vitória no Lote 1 do Leilão 005/2016: Investimento de R$ 850 MM em 600 Km de linhas e em 3 subestações. Foto de Rafael Mendes Queiroz

Destaques 1T17. Vitória no Lote 1 do Leilão 005/2016: Investimento de R$ 850 MM em 600 Km de linhas e em 3 subestações. Foto de Rafael Mendes Queiroz Resultados 1T17 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Destaques 1S16 e Eventos Subsequentes

Destaques 1S16 e Eventos Subsequentes Resultados 2T16 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

ALUPAR INVESTIMENTOS S/A

ALUPAR INVESTIMENTOS S/A ALUPAR INVESTIMENTOS S/A Empresa: A Alupar é um uma holding que atua no setor de energia mais especificamente nos segmentos de geração e transmissão. No segmento de transmissão a empresa possui a concessão

Leia mais

Resultados 2T17. Rio de Janeiro 10 de agosto de 2017

Resultados 2T17. Rio de Janeiro 10 de agosto de 2017 Resultados 2T17 Rio de Janeiro 10 de agosto de 2017 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais

Leia mais

Destaques 9M14 e eventos subsequentes

Destaques 9M14 e eventos subsequentes Resultados 3T14 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Resultados 3T18. Rio de Janeiro 7 de novembro de 2018

Resultados 3T18. Rio de Janeiro 7 de novembro de 2018 Resultados 3T18 Rio de Janeiro 7 de novembro de 2018 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais

Leia mais

Resultados 2T18. Rio de Janeiro 7 de agosto de 2018

Resultados 2T18. Rio de Janeiro 7 de agosto de 2018 Resultados 2T18 Rio de Janeiro 7 de agosto de 2018 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais

Leia mais

Técnico Diário I 28 de agosto de 2017 I Citi Corretora

Técnico Diário I 28 de agosto de 2017 I Citi Corretora Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 LAME4 ITUB4 TAEE11 R4 3.455 83.119 73.920-18.30 - - R3 3.375 73.074 73.103-17.50 - - R2 3.349 41.049 72.000-16.60-24.20 R1 3.261 69.695 71.068 2.491 16.18 41.37

Leia mais

Resultados 4T18 e Rio de Janeiro 29 de março de 2018

Resultados 4T18 e Rio de Janeiro 29 de março de 2018 Resultados 4T18 e 2018 Rio de Janeiro 29 de março de 2018 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as

Leia mais

Técnico Diário I 9 de agosto de 2017 I Citi Corretora

Técnico Diário I 9 de agosto de 2017 I Citi Corretora Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 LAME4 ITUB4 TAEE11 R4 3.455 73.509 73.920-18.30 - - R3 3.375 72.330 71.990-17.50 41.40 - R2 3.349 70.325 70.100-16.60 40.39 - R1 3.261 66.225 69.500 2.484 16.18

Leia mais

Resultados 3T17. Rio de Janeiro 9 de novembro de 2017

Resultados 3T17. Rio de Janeiro 9 de novembro de 2017 Resultados 3T17 Rio de Janeiro 9 de novembro de 2017 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais

Leia mais

Pagamento Dividendos R$ 413,7 MM. Pagamento amort e juros 1ª e 2ª Emissão de Debentures R$ 266 MM. jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez

Pagamento Dividendos R$ 413,7 MM. Pagamento amort e juros 1ª e 2ª Emissão de Debentures R$ 266 MM. jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez Resultados 2014 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Destaques 1S15 e Eventos Subsequentes

Destaques 1S15 e Eventos Subsequentes Resultados 2T15 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Os Valores financeiros estão em R$ Milhões, a menos que indicado de outra forma. Dados financeiros refletem a adoção do IFRS.

Os Valores financeiros estão em R$ Milhões, a menos que indicado de outra forma. Dados financeiros refletem a adoção do IFRS. Algumas declarações e estimativas contidas neste material podem representar expectativas sobre eventos ou resultados futuros que estão sujeitas a riscos e incertezas ambos conhecidos e desconhecidos. Não

Leia mais

UPDATE TRANSMISSÃO PAULISTA (1T17)

UPDATE TRANSMISSÃO PAULISTA (1T17) UPDATE TRANSMISSÃO PAULISTA (1T17) A Transmissão Paulista (TRPL4) divulgou o resultado do 1T17 no dia 28 de abril de 2017. Tal resultado foi considerado muito bom, apesar do ganho não recorrente referente

Leia mais

Técnico Diário I 10 de fevereiro de 2017 I Citi Corretora

Técnico Diário I 10 de fevereiro de 2017 I Citi Corretora Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 ECOR3 ITUB4 TAEE11 R4 3.610 81.420 - - 10.83 - - R3 3.481 72.195 73.920-9.97 - - R2 3.372 71.685 71.990-9.42-24.95 R1 3.286 67.527 68.970 2.300 9.06 40.49 22.62

Leia mais

Técnico Diário I 13 de fevereiro de 2017 I Citi Corretora

Técnico Diário I 13 de fevereiro de 2017 I Citi Corretora Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 ECOR3 ITUB4 TAEE11 R4 3.610 81.420 - - 10.83 - - R3 3.481 72.195 73.920-9.97 - - R2 3.372 71.685 71.990-9.42-24.95 R1 3.286 67.527 68.970 2.319 9.06 40.49 22.62

Leia mais

Técnico Diário I 10 de janeiro de 2017 I Citi Corretora

Técnico Diário I 10 de janeiro de 2017 I Citi Corretora Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 ECOR3 ITUB4 TAEE11 R4 3.823 72.195 68.970-13.03 - - R3 3.753 71.685 65.300-10.83 - - R2 3.582 67.527 63.473-9.97 38.31 24.95 R1 3.502 64.563 62.400 2.280 9.42

Leia mais

Técnico Diário I 5 de julho de 2017 I Citi Corretora

Técnico Diário I 5 de julho de 2017 I Citi Corretora Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 KLBN11 ITUB4 TAEE11 R4 3.587 70.469 66.851-19.14 41.44 - R3 3.516 68.652 65.300-18.80 40.42 24.39 R2 3.475 68.390 64.170-18.10 37.90 23.84 R1 3.439 65.445 62.400

Leia mais

Técnico Diário I 26 de setembro de 2016 I Citi Corretora

Técnico Diário I 26 de setembro de 2016 I Citi Corretora Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 CIEL3 ECOR3 TIET11 R4 3.693 70.710 63.473-37.96 13.42 - R3 3.592 69.007 62.400-37.78 11.15 - R2 3.461 63.446 60.243-35.51 10.26 - R1 3.323 61.715 58.575 2.194

Leia mais

FECH

FECH Técnico Diário 18 de maio de 2016 Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 CSAN3 CIEL3 TIET11 R4 4.297 59.282 60.500-40.95 37.96 - R3 3.872 56.199 58.897-38.20 35.51 15.30 R2 3.757 55.840 58.575 2.135

Leia mais

FECH

FECH Técnico Diário 5 de maio de 2016 Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 CSAN3 CIEL3 TIET11 R4 4.297 66.317 60.500-41.82 37.96 - R3 3.872 60.973 58.897-39.01 35.51 - R2 3.757 59.282 58.575 2.135 36.31

Leia mais

Suno Fundos Imobiliários Suno Research

Suno Fundos Imobiliários Suno Research Suno Fundos Imobiliários Suno Research Neste relatório damos continuidade a análise dos fundos que foram indicados anteriormente. Hoje trataremos do KNIP11. KINEA ÍNDICE DE PREÇOS - FII (KNIP11) O Kinea

Leia mais

Resultado Gerencial 1T15

Resultado Gerencial 1T15 Resultados 1T15 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Resultados 3T16 Novembro, 2016

Resultados 3T16 Novembro, 2016 Resultados Novembro, 2016 Hidrologia e Reservatórios Redução da afluência do SIN no para 86,5% da MLT 1 na comparação com o 3T15 e nível dos reservatórios ficaram em 38,3% Preço de Energia Expectativa

Leia mais

Resultados 4T17 e Rio de Janeiro 27 de fevereiro de 2018

Resultados 4T17 e Rio de Janeiro 27 de fevereiro de 2018 Resultados 4T17 e 2017 Rio de Janeiro 27 de fevereiro de 2018 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil,

Leia mais

Apresentação Institucional

Apresentação Institucional Apresentação Institucional 1 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação

Leia mais

Técnico Diário I 3 de novembro de 2017 I Citi Corretora

Técnico Diário I 3 de novembro de 2017 I Citi Corretora Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 LAME4 BBAS3 SUZB5 R4 3.616 79.719 - - 21.61 - - R3 3.506 79.122 - - 20.52 - - R2 3.424 78.400 78.024-20.27 37.83 - R1 3.308 77.753 76.565 2.581 18.79 35.97 21.36

Leia mais

Dólar Futuro S S Fluxo de Investimentos. Dolar Futuro

Dólar Futuro S S Fluxo de Investimentos. Dolar Futuro Panorama Gráfico 5 de setembro de 211 Tendência do Mercado Suportes e Resistências DI Jan/12 Pág 2 Dólar Futuro Pág 3 Índice Futuro Pág 4 Ibovespa Pág 5 SP5 Futuro Pág 6 DI Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa

Leia mais

Técnico Diário I 30 de outubro de 2017 I Citi Corretora

Técnico Diário I 30 de outubro de 2017 I Citi Corretora Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 LAME4 ITUB4 SUZB5 R4 3.407 79.719 - - 21.61 - - R3 3.381 79.122 - - 20.52 - - R2 3.292 78.400 78.024-20.27 - - R1 3.256 77.753 76.419 2.581 18.79 45.79 21.36 FECH

Leia mais

Técnico Diário I 29 de setembro de 2017 I Citi Corretora

Técnico Diário I 29 de setembro de 2017 I Citi Corretora Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 LAME4 ITUB4 SUZB5 R4 3.381 83.119 - - 21.61 - - R3 3.261 80.880 - - 20.52 - - R2 3.230 78.860 - - 20.27 - - R1 3.177 76.915 76.420 2.511 18.30 44.09 19.94 FECH

Leia mais

Resultado em IFRS O conceito por trás da movimentação no Ativo Financeiro

Resultado em IFRS O conceito por trás da movimentação no Ativo Financeiro Resultado em IFRS O conceito por trás da movimentação no Ativo Financeiro Métodos de contabilização do setor de transmissão No setor de transmissão de energia elétrica, o concessionário obtém o direito

Leia mais

Técnico Diário I 3 de outubro de 2017 I Citi Corretora

Técnico Diário I 3 de outubro de 2017 I Citi Corretora Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 LAME4 ITUB4 SUZB5 R4 3.381 83.119 - - 21.61 - - R3 3.261 80.880 - - 20.52 - - R2 3.230 78.860 76.420-20.27 - - R1 3.177 76.915 74.744 2.529 18.30 44.09 19.94 FECH

Leia mais

Técnico Diário I 27 de setembro de 2017 I Citi Corretora

Técnico Diário I 27 de setembro de 2017 I Citi Corretora Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 LAME4 ITUB4 SUZB5 R4 3.381 83.119 - - 21.61 - - R3 3.261 80.880 - - 20.52 - - R2 3.230 78.860 - - 20.27 - - R1 3.177 76.915 76.420 2.509 18.30 44.09 19.94 FECH

Leia mais

FECH

FECH Técnico Diário 19 de fevereiro de 2016 Dólar Futuro Índice Futuro Ibovespa SP500 CTIP3 BRFS3 WEGE3 R4 4.434 48.171 44.900 2.134-61.81 19.97 R3 4.426 44.805 44.100 2.094-59.59 19.13 R2 4.334 44.175 42.749

Leia mais

Destaques jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez. Estrutura Societária Simplificada. Otimização da Estrutura de Capital

Destaques jan fev mar abr mai jun jul ago set out nov dez. Estrutura Societária Simplificada. Otimização da Estrutura de Capital Resultados 2013 Aviso Legal As demonstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as quais abrangem a legislação societária, os

Leia mais

Reunião APIMEC. Dezembro 2016

Reunião APIMEC. Dezembro 2016 Reunião APIMEC Dezembro 2016 Taesa: Visão Geral O Maior Player de Ativos Operacionais de Transmissão no Brasil 1 Presente em quase todos os estados brasileiros, com 33 concessões de longo prazo e aproximadamente

Leia mais

TOP 5 I Dezembro de 2016 I Citi Corretora

TOP 5 I Dezembro de 2016 I Citi Corretora Top 5 apresentou desvalorização em novembro de -5,0% vs. -4,4% do Ibovespa A Top 5 de novembro apresentou performance negativa de 5%, desempenho inferior à variação do Ibovespa no período. A melhor performance

Leia mais

TOP 5 I Setembro de 2017 I Citi Corretora

TOP 5 I Setembro de 2017 I Citi Corretora Top 5 apresentou valorização em agosto de 8,50% vs. +7,5% do Ibovespa A Top 5 de agosto apresentou alta de 8,5%, desempenho superior à variação do Ibovespa no período. A melhor performance foi da Iochpe

Leia mais

Apresentação Institucional. Agosto 2017

Apresentação Institucional. Agosto 2017 Apresentação Institucional Agosto 2017 Aviso Legal As informações contidas neste documento são públicas e estão disponíveis no site da Companhia (www.taesa.com.br/ri). Informações adicionais sobre a Transmissora

Leia mais

Crescimento orgânico pela realização de reforços e melhorias com RAP associada Crescimento sustentável

Crescimento orgânico pela realização de reforços e melhorias com RAP associada Crescimento sustentável Disclaimer As declarações contidas neste relatório relativas à perspectiva dos negócios da ISA CTEEP ( ISA CTEEP, CTEEP, Companhia ), às projeções e ao seu potencial de crescimento constituem-se em meras

Leia mais

Resultados do 3T09. Novembro, 2009

Resultados do 3T09. Novembro, 2009 Resultados do 3T09 Novembro, 2009 Principais destaques do 3T09 3T09 x 3T08 Geração energia 26% superior à energia assegurada Reajuste do Contrato Bilateral em 1,53% em julho de 2009 Nova metodologia de

Leia mais

Divulgação de Resultados 2017

Divulgação de Resultados 2017 Divulgação de Resultados 2017 Disclaimer As declarações contidas neste relatório relativas à perspectiva dos negócios da ISA CTEEP ( ISA CTEEP, CTEEP, Companhia ), as projeções e seu potencial de crescimento

Leia mais

Apresentação de Resultados 2T18. Agosto, 2018

Apresentação de Resultados 2T18. Agosto, 2018 Apresentação de Resultados 2T18 Agosto, 2018 Disclaimer As declarações contidas neste relatório relativas à perspectiva dos negócios da ISA CTEEP ( ISA CTEEP, CTEEP, Companhia ), às projeções e ao seu

Leia mais

Resultados 1T14. Maio, 2014

Resultados 1T14. Maio, 2014 Resultados Maio, 2014 Destaques Operacional & Comercial Manutenção do nível de indisponibilidades não programadas em patamares reduzidos (1,18% no versus 1,01% no ); queda média anual de 39% desde 2010

Leia mais

Apresentação Resultados 3T09 São Paulo, 16 de novembro de 2009

Apresentação Resultados 3T09 São Paulo, 16 de novembro de 2009 Apresentação Resultados 3T09 São Paulo, 16 de novembro de 2009 Todos os direitos reservados para CTEEP Agenda A Companhia Resultados do 3T09 Desempenho no Mercado de Capitais Capitalização do Ágio 2 A

Leia mais

Resultados 4T18/2018. CPFL Energia Todos os direitos reservados.

Resultados 4T18/2018. CPFL Energia Todos os direitos reservados. Resultados 4T18/2018 CPFL Energia 2019. Todos os direitos reservados. Disclaimer Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com

Leia mais

TOP 5 I Janeiro de 2017 I Citi Corretora

TOP 5 I Janeiro de 2017 I Citi Corretora Top 5 apresentou desvalorização em dezembro de -4,7% vs. -2,7% do Ibovespa A Top 5 de dezembro apresentou performance negativa de 4,7%, desempenho inferior à variação do Ibovespa no período. A melhor performance

Leia mais

TOP 5 I Junho de 2017 I Citi Corretora

TOP 5 I Junho de 2017 I Citi Corretora Top 5 apresentou desvalorização em maio de 3,7% vs. -4,1% do Ibovespa A Top 5 de maio apresentou queda de 3,7%, desempenho superior à variação do Ibovespa no período. A melhor performance foi Taesa (+3,2%)

Leia mais

NOTA TÉCNICA PRÁTICAS CONTÁBEIS UTILIZADAS NO SETOR DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA BRASILEIRO

NOTA TÉCNICA PRÁTICAS CONTÁBEIS UTILIZADAS NO SETOR DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA BRASILEIRO NOTA TÉCNICA PRÁTICAS CONTÁBEIS UTILIZADAS NO SETOR DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA BRASILEIRO Sumário Objetivo... 2 Introdução... 2 1. Contabilização Societária (IFRS)... 3 Movimentação do Ativo Financeiro...

Leia mais

Top 5. Citi Corretora. Top 5 apresentou alta de 4,7% em abril vs. +7,7% do Ibovespa

Top 5. Citi Corretora. Top 5 apresentou alta de 4,7% em abril vs. +7,7% do Ibovespa Top 5 Top 5 apresentou alta de 4,7% em abril vs. +7,7% do Ibovespa A Top 5 de fevereiro apresentou performance positiva de 4,7%, desempenho inferior à variação do Ibovespa no período. A melhor performance

Leia mais

Resultado RESULTADO 1T19 1T19

Resultado RESULTADO 1T19 1T19 Resultado RESULTADO Rio Rio Janeiro Janeiro 15 15 maio maio 1 Aviso Legal As monstrações financeiras individuais e consolidadas foram elaboradas acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil, as

Leia mais

TOP 5 I Fevereiro de 2017 I Citi Corretora

TOP 5 I Fevereiro de 2017 I Citi Corretora Top 5 apresentou valorização em janeiro de 5% vs. 7,4% do Ibovespa A Top 5 de janeiro apresentou performance positiva de 5%, desempenho inferior à variação do Ibovespa no período. A melhor performance

Leia mais

Apresentação de Resultados 4T de Março de 2019

Apresentação de Resultados 4T de Março de 2019 Apresentação de Resultados 4T18 01 de Março de 2019 Disclaimer As declarações contidas neste relatório relativas à perspectiva dos negócios da ISA CTEEP ( ISA CTEEP, CTEEP, Companhia ), às projeções e

Leia mais

Resultados 2T17. Agosto, 2017

Resultados 2T17. Agosto, 2017 Resultados 2T17 Agosto, 2017 Destaques 2T17 ESTRATÉGIA DE COMERCIALIZAÇÃO / GESTÃO DE RISCOS: Redução do nível de contratação para 80%, em 2017, como estratégia de redução da exposição ao risco hidrológico

Leia mais

Apresentação de Resultados 3T de Outubro de 2018

Apresentação de Resultados 3T de Outubro de 2018 Apresentação de Resultados 3T18 30 de Outubro de 2018 Disclaimer As declarações contidas neste relatório relativas à perspectiva dos negócios da ISA CTEEP ( ISA CTEEP, CTEEP, Companhia ), às projeções

Leia mais

CTEEP - Cia de Transmissão de Enegia Elétrica Paulista 5ª Emissão de Debêntures. Título

CTEEP - Cia de Transmissão de Enegia Elétrica Paulista 5ª Emissão de Debêntures. Título CTEEP - Cia de Transmissão de Enegia Elétrica Paulista 5ª Emissão de Debêntures Título Março de 2017 Resumo da Operação 5ª Emissão de Debêntures Simples, não conversíveis em Ações, série única, nominativas

Leia mais

TOP 5 I Maio de 2017 I Citi Corretora

TOP 5 I Maio de 2017 I Citi Corretora Top 5 apresentou desvalorização em abril de 1,1% vs. valorização de 0,6% do Ibovespa A Top 5 de abril apresentou queda de 1,1%, desempenho inferior à variação do Ibovespa no período. A melhor performance

Leia mais

Principais acontecimentos até o 1º trimestre de 2017 e eventos subsequentes

Principais acontecimentos até o 1º trimestre de 2017 e eventos subsequentes COMENTÁRIO DO DESEMPENHO EM 31 DE MARÇO DE 2017 (Valores expressos em milhares de Reais, exceto se indicado de outra forma) Principais acontecimentos até o 1º trimestre de 2017 e eventos subsequentes Assinatura

Leia mais

TOP 5 I Julho de 2017 I Citi Corretora

TOP 5 I Julho de 2017 I Citi Corretora Top 5 apresentou valorização em junho de 0,18% vs. +0,30% do Ibovespa A Top 5 de junho apresentou alta de 0,18%, desempenho inferior à variação do Ibovespa no período. A melhor performance foi Gerdau (+7,76%)

Leia mais

1. Destaques 2. Informações Financeiras. Agenda

1. Destaques 2. Informações Financeiras. Agenda Resultados 1. Destaques 2. Informações Financeiras Agenda 2 Destaques 3 Acontecimentos do Período - Dividendos Em 25 de abril, foi aprovado em Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária a: Distribuição

Leia mais

Manutenção da demanda contratada: -0,6% Fora Ponta e -0,2% Ponta (mar/17 x mar/16) 1,2

Manutenção da demanda contratada: -0,6% Fora Ponta e -0,2% Ponta (mar/17 x mar/16) 1,2 Resultados Disclaimer Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários brasileira e internacional.

Leia mais

APRESENTAÇÃO INVESTIDORES RENDA FIXA R E S U L T A D O S 1 T 1 9

APRESENTAÇÃO INVESTIDORES RENDA FIXA R E S U L T A D O S 1 T 1 9 APRESENTAÇÃO INVESTIDORES RENDA FIXA R E S U L T A D O S 1 T 1 9 Visão A ISA geral CTEEP Valor Sustentável Destaques Financeiros A É A EMPRESA NO SETOR DE TRANSMISSÃO NO BRASIL P a r t i c i p a ç ã o

Leia mais

Apresentação de Resultados 1T18. Maio, 2018

Apresentação de Resultados 1T18. Maio, 2018 Apresentação de Resultados Maio, 2018 Disclaimer As declarações contidas neste relatório relativas à perspectiva dos negócios da ISA CTEEP ( ISA CTEEP, CTEEP, Companhia ), as projeções e seu potencial

Leia mais

Reajuste tarifário da RGE, em jun/17, com um efeito médio de +5,00% a ser percebido pelos consumidores

Reajuste tarifário da RGE, em jun/17, com um efeito médio de +5,00% a ser percebido pelos consumidores Resultados Disclaimer Esta apresentação pode incluir declarações que representem expectativas sobre eventos ou resultados futuros de acordo com a regulamentação de valores mobiliários brasileira e internacional.

Leia mais

Resultado 1T14 Maio de 2014

Resultado 1T14 Maio de 2014 Resultado 1T14 Maio de 2014 Aviso Esta apresentação poderá conter certas projeções e tendências que não são resultados financeiros realizados, nem informação histórica. Estas projeções e tendências estão

Leia mais

Guia Semanal. Semanal Agrícola. 28 de março de Cesar Crivelli, CNPI-P. Cesar Crivelli, CNPI-P Rodrigo Takeuchi, CNPI-T

Guia Semanal. Semanal Agrícola. 28 de março de Cesar Crivelli, CNPI-P. Cesar Crivelli, CNPI-P Rodrigo Takeuchi, CNPI-T Guia Semanal Semanal Agrícola 28 de março de 2011 Cesar Crivelli, CNPI-P Cesar Crivelli, CNPI-P Rodrigo Takeuchi, CNPI-T Sumário Resumo... Boi Gordo... Café... Milho... 3 4 5 6 Resumo Boi Gordo Pouca oscilação

Leia mais

Esta apresentação poderá conter certas projeções e tendências que não são resultados financeiros realizados, nem informação histórica.

Esta apresentação poderá conter certas projeções e tendências que não são resultados financeiros realizados, nem informação histórica. Resultados 1T13 Aviso Esta apresentação poderá conter certas projeções e tendências que não são resultados financeiros realizados, nem informação histórica. Estas projeções e tendências estão sujeitas

Leia mais

TOP 5 I Agosto de 2017 I Citi Corretora

TOP 5 I Agosto de 2017 I Citi Corretora Top 5 apresentou valorização em julho de 3,4% vs. +4,8% do Ibovespa A Top 5 de julho apresentou alta de 1,5%, desempenho inferior à variação do Ibovespa no período. A melhor performance foi Petrobras (+7,2%)

Leia mais

Carteira de Dividendos Dez/18

Carteira de Dividendos Dez/18 Carteira s Planner valoriza 6,73% em novembro acima do Ibovespa com 2,38% A Carteira de s leva em consideração os seguintes itens na escolha das ações: i) forte e estável geração de caixa; ii) baixo endividamento;

Leia mais

APRESENTAÇÃO INVESTIDORES RENDA FIXA R E S U L T A D O S 3 T 1 8

APRESENTAÇÃO INVESTIDORES RENDA FIXA R E S U L T A D O S 3 T 1 8 APRESENTAÇÃO INVESTIDORES RENDA FIXA R E S U L T A D O S 3 T 1 8 Visão A ISA geral CTEEP Estratégia e Gestão Destaques Financeiros A É A EMPRESA NO SETOR DE TRANSMISSÃO PURA NO BRASIL P a r t i c i p a

Leia mais

Divulgação de Resultados 1T17 28 DE ABRIL DE 2017

Divulgação de Resultados 1T17 28 DE ABRIL DE 2017 Divulgação de Resultados 1T17 28 DE ABRIL DE 2017 ÍNDICE Resultados Financeiros 1T17 RBSE Leilão de Transmissão ANEEL nº 05/2016 Destaques 1T17 Financeiro IFRS Aumento de 96,9% na Receita Líquida, em relação

Leia mais

Resultados 4T/2017. Março, 2018

Resultados 4T/2017. Março, 2018 Resultados 4T/2017 Março, 2018 Entrega consistente dos Compromissos assumidos para 2017 GOVERNANÇA CORPORATIVA Conclusão da Migração para o Novo Mercado em novembro de 2017 Criação de 3 comitês estatutários:

Leia mais

Resultado 2T14 Agosto de 2014

Resultado 2T14 Agosto de 2014 Resultado 2T14 Agosto de 2014 Aviso Esta apresentação poderá conter certas projeções e tendências que não são resultados financeiros realizados, nem informação histórica. Estas projeções e tendências estão

Leia mais

AÇÕES GARANTEM O FUTURO. Sr. Luiz Barsi

AÇÕES GARANTEM O FUTURO. Sr. Luiz Barsi AÇÕES GARANTEM O FUTURO Sr. Luiz Barsi Relatório 34-12/06/2017 A série de cartas Ações Garantem O Futuro, são escritas em uma parceria entre Luiz Barsi e a Suno Research Tenha acesso ao nosso conteúdo

Leia mais

Conferência UBS LATAM-EMEA

Conferência UBS LATAM-EMEA Conferência UBS LATAM-EMEA Dezembro 2007 Sumário Visão Geral da Terna Participações Desempenho Operacional e Financeiro Crescimento e Próximos Passos Informações sobre o IPO e Desempenho das Ações Outras

Leia mais

VACAS LEITEIRAS Finalmente, uma carteira formal focada em Dividendos

VACAS LEITEIRAS Finalmente, uma carteira formal focada em Dividendos Edição 15-7.fev.2014 A reprodução indevida, não autorizada, deste relatório ou de qualquer parte dele sujeitará o infrator a multa de até 3 mil vezes o valor do relatório, à apreensão das cópias ilegais,

Leia mais

Bradesco BBI's 8th Annual CEO Forum. N o v a I o r q u e n o v e m b r o

Bradesco BBI's 8th Annual CEO Forum. N o v a I o r q u e n o v e m b r o Bradesco BBI's 8th Annual CEO Forum N o v a I o r q u e n o v e m b r o 2 0 1 8 ISA CTEEP Destaques Financeiros Oportunidades de Crescimento & Valuation POR QUE INVESTIR NA ISA CTEEP? Forte Geração de

Leia mais

Tarifas de Energia. Em resumo, tarifa de energia elétrica dos consumidores cativos é, de forma um pouco mais detalhada, constituída por:

Tarifas de Energia. Em resumo, tarifa de energia elétrica dos consumidores cativos é, de forma um pouco mais detalhada, constituída por: Tarifas de Energia O que é a tarifa de energia? Simplificadamente, a tarifa de energia é o preço cobrado por unidade de energia (R$/kWh). Em essência, é de se esperar que o preço da energia elétrica seja

Leia mais

Carteira Planner valoriza 8,06% contra uma alta de 2,39% do Indice Dividendos

Carteira Planner valoriza 8,06% contra uma alta de 2,39% do Indice Dividendos Carteira Planner valoriza 8,06% contra uma alta de 2,39% do Indice Dividendos A Carteira de Dividendos leva em consideração os seguintes itens na escolha das ações: i) forte e estável geração de caixa;

Leia mais

A Estratégia de Consolidação da Eletrobrás em Holding Financeira

A Estratégia de Consolidação da Eletrobrás em Holding Financeira III Seminário Ibero Americano, Faculdade de Economia do Porto A Estratégia de Consolidação da Eletrobrás em Holding Financeira 11 e 12 de fevereiro de 2010 Objetivos Empresariais do Sistema Eletrobrás

Leia mais

Apresentação APIMEC SP

Apresentação APIMEC SP Apresentação APIMEC SP 25 de novembro de 2016 1. Visão Geral 2. Portfólio de Ativos 3. Informações Financeiras 4. Estratégia de Crescimento Agenda 2 Visão Geral 3 Visão Geral da Alupar A Alupar é a maior

Leia mais

Avaliação Financeira dos Leilões de Transmissão: 2003 a 2005.

Avaliação Financeira dos Leilões de Transmissão: 2003 a 2005. Avaliação Financeira dos Leilões de Transmissão: 2003 a 2005. Roberto Brandão e Nivalde J. de Castro GESEL Grupo de Estudos do Setor Elétrico- IE/ UFRJ Índice Estrutura do Setor Elétrico Brasileiro Fases

Leia mais

Resultados 1T17 Maio, 2017

Resultados 1T17 Maio, 2017 Resultados 1T17 Maio, 2017 Hidrologia e Reservatórios Redução da afluência no SIN 1 no 1T17 (67,1% da MLT 2 vs. 97,4% da MLT no 1T16) reflete no menor nível dos reservatórios no 1T17 atingindo 39,2% vs.

Leia mais

Apresentação Institucional. Dezembro 2017

Apresentação Institucional. Dezembro 2017 Apresentação Institucional Dezembro 2017 Aviso Legal As informações contidas neste documento são públicas e estão disponíveis no site da Companhia (www.taesa.com.br/ri). Informações adicionais sobre a

Leia mais

Reperfilamento da Dívida da Cemig Adézio de Almeida Lima. Diretor de Finanças e Relações com Investidores 1

Reperfilamento da Dívida da Cemig Adézio de Almeida Lima. Diretor de Finanças e Relações com Investidores 1 Reperfilamento da Dívida da Cemig Adézio de Almeida Lima Diretor de Finanças e Relações com Investidores 1 Contexto do aumento da dívida 1 Crescimento recente pautado na consolidação da participação societária

Leia mais

Os Valores financeiros estão em R$ Milhões, a menos que indicado de outra forma. Dados financeiros refletem a adoção do IFRS.

Os Valores financeiros estão em R$ Milhões, a menos que indicado de outra forma. Dados financeiros refletem a adoção do IFRS. Algumas declarações e estimativas contidas neste material podem representar expectativas sobre eventos ou resultados futuros que estão sujeitas a riscos e incertezas ambos conhecidos e desconhecidos. Não

Leia mais

TOP 5 I Outubro de 2017 I Citi Corretora

TOP 5 I Outubro de 2017 I Citi Corretora Top 5 apresentou valorização em setembro de 7,8% vs. +4,9% do Ibovespa A Top 5 de setembro apresentou alta de 7,8%, desempenho superior à variação do Ibovespa no período. A melhor performance foi da Petrobras

Leia mais