DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES E ACOMPANHANTES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES E ACOMPANHANTES"

Transcrição

1 Nada é mais significativo ao paciente do que receber a visita de seus familiares e amigos. O HSJ entende que a medicina de qualidade e os cuidados de uma equipe multiprofissional preocupada com a saúde de seus pacientes ganham força com a presença, o cuidado e o carinho dos visitantes. Para que a sua internação transcorra da melhor maneira possível, é fundamental conhecer o passo a passo dos seus direitos e deveres quanto paciente e dos seus acompanhantes e os horários de visitas: 1. Todo visitante, ao chegar ao HSJ, deve se identificar no balcão do controlador de acessos apresentando o RG ou outro documento com foto; 2. Após a identificação, será fornecida uma etiqueta que deverá ser colocada em um local visível no corpo; 3. A etiqueta deverá ser usada durante toda a permanência do visitante no HSJ; 4. São permitidos, no máximo, dois visitantes por vez nos s e s de Internação por questões de segurança. 5. Na UTI Adulto, são permitidos dois visitantes de cada vez, totalizando 04 visitantes (02 trocas), já na UTI Pediátrica/ Neo são permitidos somente os pais. 6. Também nas UTIs, não é recomendado que crianças façam visitas. No entanto, caso seja necessário, visitas de crianças poderão ser realizadas desde que haja uma avaliação prévia do Serviço Social do hospital; 7. Ao terminar o horário de visitas, a troca de acompanhantes, se necessária, deverá ser feita dirigindo-se ao balcão do controlador de acessos do HSJ. Os acompanhantes deverão apresentar o RG ou outro documento com foto para que seja feito um novo cadastro; 8. Visitas poderão não ser autorizadas se houver restrição por critérios médicos; HORÁRIO DE VISITAS Setor Horário Visitantes 13h00 às 14h00 02 pessoas por vez 14h00 às 15h00 Somente filhos e o pai da criança 17h00 às 18h00 09h00 às 21h00 02 pessoas por vez Clínica Médica/Cirúrgica 15h00 às 15h45 02 pessoas por vez 19h30 às 20h00 Clínica Médica/Cirúrgica 09h00 às 21h00 02 pessoas por vez

2 Berçário Patológico 16h00 às 16h15 Somente os pais UTI Adulto 11h30 às 12h00 02 pessoas (Boletim Médico) 20h00 às 20h30 04 pessoas (01 por vez) UTI Pediátrica 20h30 às 21h00 Somente os pais (Boletim Médico) 16h00 às 16h15 (Aos sábados) Somente para os avós UTI Neonatal 20h30 às 21h00 Somente os pais (Boletim Médico) 16h00 às 16h15 (Aos sábados) Somente para os avós ACOMPANHANTES Setor Horário Acompanhantes 13h00 às 14h00 14h00 às 15h00 17h00 às 18h00 09h00 às 21h00 Uma pessoa por paciente Clínica Médica/Cirúrgica 15h00 às 15h45 19h30 às 20h00 Clínica Médica/Cirúrgica 09h00 às 21h00 Uma pessoa por paciente Berçário Patológico 16h00 às 16h15 UTI Adulto 11h30 às 12h00 20h00 às 20h30 UTI Pediátrica 20h30 às 21h00 16h00 às 16h15 (Aos sábados) Pai ou mãe UTI Neonatal 20h30 às 21h00 16h00 às 16h15 (Aos sábados) As trocas de acompanhante serão realizadas no balcão de informações, nosso colaborador comunicará no quarto a chegada do acompanhante. As visitas serão liberadas para maiores de 12 anos e quando não proibidas por ordem médica. Nas exceções de liberação de visita/acompanhante no quarto, será liberado somente com a autorização por escrita pelo Serviço Social.

3 A recepção do Hospital São José está aberta 24 horas por dia para orientações e esclarecimentos de dúvidas aos visitantes. A MELHORA DO PACIENTE DEPENDE DE SEU VISITANTE Embora o Hospital São José possua um controle rígido de infecções, a saúde do paciente pode ficar comprometida caso não sejam obedecidas algumas normas de visitação e comportamento. Leia-as com atenção: Para tornar a visita mais agradável e sem riscos ao paciente é importante se preparar antes. Saber com antecedência qual o setor do paciente, os horários permitidos e o número de pessoas autorizadas é o primeiro passo. Vale também conhecer o motivo da internação e as restrições do indivíduo internado O preparo para a visita de um enfermo inclui a escolha de roupas confortáveis, sem extravagância ou muito curtas. O sapato deve ser preferencialmente fechado. No caso de saltos, atentar para o barulho produzido no contato com o chão, que pode incomodar os internados. Lavar cuidadosamente as mãos com água e sabão, retirando relógios, anéis e aliança e passar álcool gel nos intervalos é essencial durante a visita. Lave as mãos antes e após usar o banheiro, antes de se alimentar e sempre que estiverem sujas. Além de higiênico, é uma forma de respeito ao paciente e evita o surgimento de infecções. Precaução é uma série de medidas adotadas para prevenir e controlar a disseminação de microrganismos no ambiente hospitalar. Quando o paciente estiver em precaução, siga todas as recomendações presentes na porta do quarto, como usar luvas, avental ou máscara. Caso tenha alguma dúvida, pergunte à equipe de enfermagem. Já dentro do quarto é para não mexer nos equipamentos hospitalares, soros, sondas ou outros dispositivos que estejam sendo usados pelo paciente. Não sentar na cama, nem colocar nada sobre o lençol, como sacolas, bolsas, celulares etc. Se precisar usar o banheiro, utilizar o espaço destinado aos visitantes. Não sente ou deite na cama do paciente e não utilize utensílios e materiais de uso exclusivo do hospital. Muitos costumam levar lembranças ao internado: se quiser presentear, optar por lembranças que ajudem a estimular a mente e passar o tempo, como palavra cruzada, livros ou dispositivos eletrônicos pequenos (notebook, netbook, tablet, etc).

4 Não coma a comida do paciente, pois poderá haver contaminação. Não traga alimentos para o paciente. A sua dieta é preparada por uma equipe de nutricionistas que avaliam as condições clínicas de cada paciente e quais serão os nutrientes necessários para a recuperação. Não visite um paciente se você estiver apresentando: febre, gripe, resfriado ou diarréia, bem como qualquer doença transmissível. Os hospitais costumam abrigar pessoas que estão com doenças contagiosas. Não traga crianças menores de 12 anos ao visitar um paciente. Por possuírem uma resistência imunológica baixa, elas estão mais susceptíveis a aquisição de doenças. Crianças só devem visitar seus irmãos, pais, mães, avós e tios muito próximos, a partir dos 12 anos, quando já são pré-adolescentes. Visitas em maternidade estão liberadas. Lixo fora do local adequado torna-se fonte de insetos. Jogue os lixos e resíduos nos locais apropriados e de acordo com as orientações nas etiquetas. Esta é uma forma de contribuir para preservar o meio ambiente. Não mexa nos equipamentos hospitalares, soros, sondas ou outros dispositivos que sejam sendo usados pelo paciente e nem interfira nos procedimentos médico-hospitalares. Se tiver alguma dúvida, chame a enfermagem. Não será permitida a entrada de flores naturais, pois a umidade e a presença de material orgânico em decomposição na terra dos vasos favorecem o crescimento de bactérias e fungos, além de atrair insetos. A presença de flores no hospital está relacionada a infecções, principalmente fúngicas. fumar nas dependências do Hospital São José (Lei Federal nº 9.294/96). A fumaça expelida durante o ato de fumar é prejudicial, tanto para quem está em plena saúde quanto para o paciente. Não aceite orientação de pessoas não identificadas. Nossos colaboradores se apresentam com crachás de identificação. A visita hospitalar é um momento para demonstrar carinho e apoio ao familiar ou amigo, por isso vale ser breve e não ultrapassar 30 minutos de visita. Falar somente o necessário e evitar comentários sobre situações desagradáveis ou estressantes. Além disso, palavras de conforto ou religiosas (respeitando a crença do doente) são sempre bem vindas, sendo necessário evitar conversas que possam preocupar ainda mais o indivíduo internado. Contar as notícias boas e falar sobre assuntos alegres. A unidade de terapia intensiva é um setor diferenciado e com cuidados específicos e intensivos, por este motivo o tempo disponibilizado a visita é menor, não sendo permitido em muitas instituições o rodízio dos visitantes. É preciso que familiares e amigos se organizem para não gerar tumulto e frustrações.

5 Solidariedade e responsabilidade podem fazer a diferença na vida do seu ente querido. Ao seguir cada uma das orientações acima, você minimiza o risco de infecções e contribui para uma progressiva melhora na saúde do paciente. A visita de uma pessoa amiga é essencial e benéfica ao paciente. Entretanto, existe uma etiqueta da visita hospitalar, que nem sempre é respeitada. O bom senso deve sempre prevalecer e esse tipo de atenção pode agilizar o processo de recuperação e minimizar o tempo de permanência no hospital. Respeitar e não se sentir ofendido na negativa de pacientes receber visitas. É para o bem de todos. A equipe de enfermagem está à disposição para qualquer dúvida ou situação de emergência. DIREITOS DO PACIENTE 1 Ser tratado com dignidade, respeito e humanidade por todos os colaboradores do Hospital, sem qualquer forma de preconceito ou discriminação, respeitada à individualidade. 2- Ser identificado e tratado por seu nome ou sobrenome, e não por códigos, números, nome de sua doença ou de forma genérica, desrespeitosa ou preconceituosa. 3- Poder identificar as pessoas responsáveis direta ou indiretamente por seu cuidado, por meio dos uniformes e crachás legíveis, posicionados em lugar de fácil visualização, nos quais, deverão constar nome, função e foto. 4- Ter sua privacidade, individualidade e integridade física asseguradas em qualquer momento do atendimento. 5- Estar acompanhado, em consultas e internações, por pessoa indicada pelo paciente, se desejar. 6- Indicar um familiar ou responsável para decidir em seu nome acerca de tratamento, caso esteja impossibilitado de fazê-lo. 7- Receber informações claras, objetivas e compreensíveis sobre: A) Sua doença ou hipótese diagnostica procedimentos, exames diagnósticos, medicações, tratamentos e duração prevista destes, bem como os riscos de não realizar o tratamento proposto. B) Riscos, benefícios, efeitos inconvenientes e alternativas dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos invasivos a serem realizados. C) Consentir ou recusar de forma livre, voluntária e esclarecida, qualquer um dos procedimentos propostos. 8- Buscar uma segunda opinião acerca do diagnóstico ou do tratamento apresentado, bem como substituir o médico responsável por seu atendimento a qualquer tempo, quando entender pertinente.

6 9- Ter prontuário elaborado de forma legível, contendo sua identificação pessoal, exame físico, exames complementares com os respectivos resultados, hipóteses diagnósticas, diagnostico definitivo, procedimentos ou tratamentos realizados, evolução e prescrição médica diárias, bem como identificação clara de cada profissional prestador do cuidado, de forma organizada, de acordo com os documentos padronizados pelo Hospital. 10- Solicitar cópias ou ter acesso a seu prontuário, a qualquer momento, de acordo com a legislação vigente. 11- Ter situações de dores físicas avaliadas e controladas de acordo com as rotinas e procedimentos do Hospital, bem como receber analgesia e anestesia em todas as situações indicadas clinicamente, de acordo com as possibilidades terapêuticas disponíveis. 12- Ter respeitada sua crença espiritual e religiosa, receber ou recusar assistência moral, psicológica, social ou religiosa, direitos esses extensivos a seus familiares. 13- Ser devidamente orientado e treinado, se necessário, sobre como conduzir seu tratamento após a alta, recebendo instruções e esclarecimentos médicos claros, escritos de forma legível, de forma a buscar sua cura e sua reabilitação, além da prevenção a complicações. 14- Revogar a qualquer tempo ou recusar livremente, uma vez devidamente esclarecidos os riscos inerentes, os procedimentos médicos, sejam eles diagnósticos, terapêuticos, sejam avaliações clínicas, desde que não haja risco de morte. 15- Interromper tratamentos indesejados e que visem apenas prolongar sua vida sem qualidade, tendo respeitados sempre seus valores, cultura e direitos individuais, podendo também escolher o local de óbito. 16- Se idoso, ter todos os direitos previstos no estatuto do idoso (Lei nº /03) assegurados, em especial a permanência, em caso de internação ou observação, de um acompanhante em tempo integral, salvo determinação médica em contrário. 17- Se paciente em transtorno mental, ter seus direitos assegurados, de acordo com a Lei nº /01 e com a Resolução do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) nº 1.408/ Ser informado sobre todos os direitos citados anteriormente, sobre as normas e os regulamentos do hospital e sobre os canis de comunicação institucionais para obtenção de informações, esclarecimentos de dúvidas e apresentação de reclamações. DEVERES DO PACIENTE São obrigações do paciente durante o período em que permanecer no Hospital:

7 1- Agir com urbanidade e discrição nas dependências do Hospital, seguindo os padrões e normas da instituição. 2- Respeitar o direito dos demais pacientes, empregados e prestadores de serviços do Hospital, que deverão ser tratados com cortesia, utilizando-se dos canais de comunicação disponíveis para exercer seu direito de apresentar reclamações. 3- Ter ciência de todas as condições de admissão ou internação de pacientes, de acordo com o termo do Hospital. 4- Designar o médico responsável por seu tratamento no período de internação. 5- Observar todas as recomendações e instruções que lhe foram transmitidas pelos profissionais da saúde que prestaram ou prestam atendimento, assumindo a responsabilidade pelas conseqüências advindas da não observação de tais instruções. 6- Honrar seu compromisso financeiro com o Hospital, saldando ou fazendo saldar por responsável financeiro seu atendimento médico hospitalar, tanto no que se refere às contas hospitalares quanto aos honorários de seus médicos assistentes.

Direitos e deveres do paciente

Direitos e deveres do paciente Direitos e deveres do paciente 1 DIREITOS: 1 Ser atendido de forma digna, atenciosa e respeitosa, por todos os profissionais de Saúde, sem distinção de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou qualquer

Leia mais

DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES

DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES DIREITOS 1. O paciente tem direito a atendimento digno, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde, sem preconceito de raça, credo, cor, idade,

Leia mais

Direitos e responsabilidades dos pacientes, familiares e acompanhantes

Direitos e responsabilidades dos pacientes, familiares e acompanhantes Direitos e responsabilidades dos pacientes, familiares e acompanhantes Responsabilidades dos pacientes, familiares e acompanhantes O paciente tem o dever de zelar pelo seu estado de saúde. Isto significa

Leia mais

Direitos e deveres dos pacientes e familiares

Direitos e deveres dos pacientes e familiares Direitos e deveres dos pacientes e familiares Objetivo Estabelecer a declaração de direitos e deveres do paciente e família, conforme a missão e valores do Hospital Sepaco, respeitando a legislação vigente

Leia mais

Olá, seja bem-vindo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

Olá, seja bem-vindo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Manual do Paciente Olá, seja bem-vindo ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio. O HCSL acredita que o visitante e o acompanhante são fundamentais para a recuperação adequada do paciente internado. Assim,

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE E ACOMPANHANTE

MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE E ACOMPANHANTE MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE E ACOMPANHANTE ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...4 2. ACOMPANAHNTES...5 3. VISITAS...6 Horários...6 4. INFORMAÇÕES GERAIS...7 4.1 Itens permitidos aos pacientes...7 4.2 Itens

Leia mais

POLÍTICA DIREITO E RESPONSABILIDADES DO PACIENTE E FAMILIARES CAPÍTULO I CONTEXTO HISTÓRICO DO HOSPITAL

POLÍTICA DIREITO E RESPONSABILIDADES DO PACIENTE E FAMILIARES CAPÍTULO I CONTEXTO HISTÓRICO DO HOSPITAL CHAS-POL.001.V1 Emissão: 18/01/2016 POLÍTICA DIREITO E RESPONSABILIDADES DO PACIENTE E FAMILIARES CAPÍTULO I CONTEXTO HISTÓRICO DO HOSPITAL Parágrafo único. O CHAS foi fundado em 1º de setembro de 1974,

Leia mais

Quem é o voluntário?

Quem é o voluntário? Quem é o voluntário? É a pessoa que, motivada por valores de participação e solidariedade, doa seu TEMPO, TRABALHO e TALENTO a uma obra social, visando o bem comum. Para que o seu trabalho voluntário possa

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE E ACOMPANHANTE

MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE E ACOMPANHANTE MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE E ACOMPANHANTE Índice 1. APRESENTAÇÃO...4 2. ACOMPANHANTES...5 3. VISITAS...6 Horários...6 Regras para a visita na UTI...7 Visita do Irmãozinho...8 4. INFORMAÇÕES GERAIS...9

Leia mais

A troca de acompanhante só será permitida nos horários estabelecidos.

A troca de acompanhante só será permitida nos horários estabelecidos. HORÁRIOS DE VISITAS Setor Horário Nº de Visitantes Pediatria Das 15h às 19h30min 6 visitantes por período Sendo até 2 por vez. Retaguarda/Clínica Médica Das e 15h Clínica às 19h30min Cirúrgica 6 visitantes

Leia mais

AOS PAIS E FAMILIARES O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA?

AOS PAIS E FAMILIARES O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA? AOS PAIS E FAMILIARES Seu(a) filho(a) encontra-se neste momento sob cuidados intensivos na UTI Pediátrica por apresentar um quadro de risco à saúde. Sabemos que o medo e as preocupações são comuns nessa

Leia mais

Profª Leticia Pedroso

Profª Leticia Pedroso Profª Leticia Pedroso A finalidade do atendimento de enfermagem é sempre proporcionar ao indivíduo a sensação de bem estar. Para isto, a pessoa necessita ter satisfeitas necessidades que são comuns à espécie

Leia mais

- Como funciona o CTI?

- Como funciona o CTI? - O que é e para que serve o CTI? A sigla CTI significa Centro de Terapia Intensiva, uma unidade que, como o nome diz, é destinada a proporcionar um tratamento intensivo a seus pacientes, contando com

Leia mais

REGULAMENTO REG VISITAS 25/06/2013. Enquadramento

REGULAMENTO REG VISITAS 25/06/2013. Enquadramento Enquadramento As visitas constituem, por regra, um forte contributo para a humanização no período de internamento dos utentes, pois permitem garantir o elo entre o utente e a sua rede social. O Hospital

Leia mais

Fique por Dentro. Orientações para PACIENTES INTERNADOS E ACOMPANHANTES

Fique por Dentro. Orientações para PACIENTES INTERNADOS E ACOMPANHANTES Fique por Dentro Orientações para PACIENTES INTERNADOS E ACOMPANHANTES Pacientes Pertences Você pode trazer ao hospital: roupas, chinelo e objetos de higiene pessoal (escova e creme dental, sabonete, xampu,

Leia mais

Manual de orientação ao paciente para internação.

Manual de orientação ao paciente para internação. Manual de orientação ao paciente para internação. Mais comodidade para você! Ao agendar sua internação, tenha mais conforto adquirindo o nosso kit higiene. Para mais informações, consulte os valores na

Leia mais

Diretos do paciente sobre os direitos dos usuários dos serviços e de ações de saúde

Diretos do paciente sobre os direitos dos usuários dos serviços e de ações de saúde Diretos do paciente Criada a Lei 10.241/99, para incentivar a humanização do atendimento ao paciente, dispõe sobre os direitos dos usuários dos serviços e de ações de saúde no Estado. Artigo 1º - A prestação

Leia mais

Visão: Salvar vidas por ano. O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)?

Visão: Salvar vidas por ano. O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)? O QUE É UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)? A UTI é uma área exclusiva e restrita dentro do hospital de tratamento aos pacientes que necessitam de cuidados intensivos e monitorização constante, com

Leia mais

Tipo Documental PoliticaAdministrativo Título Documento Declaração dos Direitos e Deveres do Paciente e Familiares

Tipo Documental PoliticaAdministrativo Título Documento Declaração dos Direitos e Deveres do Paciente e Familiares TE-5 REMESSA DE documentos de CAIXA, EXTRA-CAIXA E CONTABILIDADE PARA MICROFILMAGEM DIBAN/DPSAG - Depto. de Processos e Suporte às Agências Tipo Documental INTRODUÇÃO Esta Política discorre sobre os direitos

Leia mais

DIREITOS E DEVERES DO PACIENTE

DIREITOS E DEVERES DO PACIENTE Direitos e Deveres do Paciente Página: 1/7 DIREITOS E DEVERES DO PACIENTE Direitos e Deveres do Paciente Página: 2/7 Direitos e Deveres dos Pacientes e Familiares A CEFRO sabe que cada paciente é único

Leia mais

bactérias multirresistentes INFORMATIVO FAMILIAR

bactérias multirresistentes INFORMATIVO FAMILIAR bactérias multirresistentes INFORMATIVO FAMILIAR O QUE SÃO AS BACTÉRIAS MULTIRESISTENTES? São microorganismos que são resistentes a um ou mais antimicrobianos de três ou mais classes testadas. O QUE É

Leia mais

Prezado(a) Paciente, Atenciosamente, Dr. Ricardo Seiler

Prezado(a) Paciente, Atenciosamente, Dr. Ricardo Seiler Prezado(a) Paciente, Estamos muito orgulhosos por nos ter concedido o privilégio de cuidar de algo tão importante quanto a sua saúde. Tenha certeza de que não mediremos esforços para honrar a sua confiança

Leia mais

Prezado(a) Paciente, Atenciosamente,

Prezado(a) Paciente, Atenciosamente, Prezado(a) Paciente, Estamos muito orgulhosos por nos ter concedido o privilégio de cuidar de algo tão importante quanto a sua saúde. Tenha certeza de que não mediremos esforços para honrar a sua confiança

Leia mais

Guia do Paciente. Leia com atenção e tenha uma agradável estadia.

Guia do Paciente. Leia com atenção e tenha uma agradável estadia. HSF_025 - SET. 2015 www.saofrancisco.com.br Referencial: - Lei Estadual n 10.241 de 17 de março de 1999 (Direitos dos Usuários da Saúde); - Lei n 13.541, de 7 de maio de 2009 (antifumo); - Lei n 8.069

Leia mais

Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde.

Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde. AOS PAIS E FAMILIARES Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde. Sabemos que a angústia, o medo e as preocupações são comuns

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO PACIENTE E ACOMPANHANTE PARA INTERNAÇÃO

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO PACIENTE E ACOMPANHANTE PARA INTERNAÇÃO CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO PACIENTE E ACOMPANHANTE PARA INTERNAÇÃO Elaboração Mara Rafaelle de S. M. Rocha Enfermeira da Qualidade Assinatura Revisão Joelma Padilha de Carvalho Coordenadora de Recepção

Leia mais

Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes

Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes Carta dos direitos e deveres dos doentes O direito à proteção da saúde está consagrado na Constituição da República Portuguesa, e assenta num conjunto de valores fundamentais como a dignidade humana, a

Leia mais

Cartilha de Segurança do. paciente. Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital?

Cartilha de Segurança do. paciente. Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? Cartilha de Segurança do paciente Como você pode contribuir para que a sua saúde e segurança não sejam colocadas em risco no hospital? Caro paciente, Esta Cartilha foi desenvolvida para orientá-lo sobre

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM SAÚDE Sistema Único de Saúde - SUS: Constituição Federal, Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080 de 1990 e outras normas Parte 7 Profª. Tatiane da Silva Campos PORTARIA Nº 1.820,

Leia mais

CARTA DE DIREITOS DOS PACIENTES DO GHC

CARTA DE DIREITOS DOS PACIENTES DO GHC Ministério da Saúde Grupo Hospitalar Conceição CARTA DE DIREITOS DOS PACIENTES DO GHC COMITÊ DE BIOÉTICA Carta de Direitos dos Pacientes do GHC Apresentação Acompanhando legislações e recomendações nacionais

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO PACIENTE

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO PACIENTE MANUAL DE ORIENTAÇÃO AO PACIENTE A NOSSA SANTA CASA Conheça 06 Sobre o Hospital 06 Especialidades Ambulatório de Convênios 06 PROCEDIMENTO DE INTERNAÇÃO Paciente Particular 08 Paciente de Convênio 08 Diárias

Leia mais

Carta dos Direitos e Deveres do Doente

Carta dos Direitos e Deveres do Doente Carta dos Direitos e Deveres do Doente O direito à protecção da saúde está consagrado na Constituição da República Portuguesa, e assenta num conjunto de valores fundamentais como a dignidade humana, a

Leia mais

Manual de orientações para pacientes internados e acompanhantes

Manual de orientações para pacientes internados e acompanhantes Manual de orientações para pacientes internados e acompanhantes Bem-vindo ao HOSPITAL UNIMED Este material foi desenvolvido para garantir bem-estar durante sua estadia em nosso hospital. Desejamos uma

Leia mais

Manual de Orientações para Clientes e Acompanhantes

Manual de Orientações para Clientes e Acompanhantes Manual de Orientações para Clientes e Acompanhantes Boas-vindas Este manual foi desenvolvido para orientá-lo sobre o trabalho realizado pelo Hospital São José e contém informações necessárias para garantir

Leia mais

Guia do Paciente e Familiar

Guia do Paciente e Familiar Guia do Paciente e Familiar 1 Seja bem-vindo ao Placi. Aqui você vai encontrar estrutura completa e uma equipe interdisciplinar preparada para dar continuidade ao tratamento que vem recebendo, mas, agora,

Leia mais

ORIENTADOR INTERNAÇÃO ELETIVA SUS - Sistema Único de Saúde

ORIENTADOR INTERNAÇÃO ELETIVA SUS - Sistema Único de Saúde ORIENTADOR INTERNAÇÃO ELETIVA SUS - Sistema Único de Saúde ORIENTADOR INTERNAÇÃO ELETIVA 01 O Hospital Santa Cruz disponibiliza orientações de pré-internação aos seus pacientes, a fim de esclarecer dúvidas

Leia mais

VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI. Gerenciamento Baseado na Competência. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan

VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI. Gerenciamento Baseado na Competência. Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan VISÃO ORGANIZACIONAL VOLTADA PARA O SÉCULO XXI Gerenciamento Baseado na Competência Prof.º Enf.º Diógenes Trevizan Significa mudança cultural em direção a um maior senso de responsabilidade e autogestão

Leia mais

Ministério da Saúde Grupo Hospitalar Conceição. Guia prático de Direitos dos Pacientes

Ministério da Saúde Grupo Hospitalar Conceição. Guia prático de Direitos dos Pacientes Ministério da Saúde Ministério da Saúde Conceição Grupo Hospitalar Grupo Hospitalar Conceição Guia prático de Direitos dos Pacientes DIREITOS DOS PACIENTES SÃO DIREITOS HUMANOS TODO O PACIENTE TEM SEUS

Leia mais

ORIENTADOR INTERNAÇÃO

ORIENTADOR INTERNAÇÃO ORIENTADOR INTERNAÇÃO ORIENTADOR INTERNAÇÃO 01 O Hospital Santa Cruz disponibiliza orientações de internação aos seus pacientes, a fim de agilizar e esclarecer dúvidas sobre o processo de internação. DOCUMENTOS

Leia mais

Estrada Nacional nº Vila Pouca de Aguiar Telefone: Fax:

Estrada Nacional nº Vila Pouca de Aguiar Telefone: Fax: MANUAL DE ACOLHIMENTO UNIDADE DE CUIDADOS PALIATIVOS DE VILA POUC A DE AGUIAR Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E. Estrada Nacional nº2 5450-011 Vila Pouca de Aguiar Telefone: 259 408

Leia mais

MANUAL DOS DIREITOS E DEVERES DO PACIENTE HOSPITAL SANTA LUCINDA

MANUAL DOS DIREITOS E DEVERES DO PACIENTE HOSPITAL SANTA LUCINDA MANUAL DOS DIREITOS E DEVERES DO PACIENTE HOSPITAL SANTA LUCINDA 1/10 1. Quais são os direitos básicos do paciente? CAPÍTULO I DOS DIREITOS DO PACIENTE O paciente deve ser tratado com atenção e respeito,

Leia mais

Guia do Paciente Unidades de Pronto Atendimento

Guia do Paciente Unidades de Pronto Atendimento Guia do Paciente Unidades de Pronto Atendimento Seja bem-vindo! Este guia foi desenvolvido especialmente para orientá-lo durante a permanência no Pronto Atendimento. A leitura deste material é muito importante.

Leia mais

1. O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana

1. O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana DIREITOS DOS DOENTES 1. O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana É um direito humano fundamental, que adquire particular importância em situação de doença. Deve ser respeitado

Leia mais

NORMA PROCEDIMENTAL FORNECIMENTO DE DIETAS PARA CLIENTES E ACOMPANHANTES

NORMA PROCEDIMENTAL FORNECIMENTO DE DIETAS PARA CLIENTES E ACOMPANHANTES 40.03.002 1/08 1. FINALIDADE Disciplinar o fornecimento de dietas para os clientes e seus respectivos acompanhantes e processar o controle do número de refeições. 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO Clientes e acompanhantes

Leia mais

Guia do Paciente. Unidade Sorocaba

Guia do Paciente. Unidade Sorocaba Guia do Paciente Unidade Sorocaba Guia do Paciente Unidade Sorocaba Este guia foi desenvolvido especialmente para melhor orientá-lo durante sua permanência na Unidade Sorocaba. Aqui serão encontradas informações

Leia mais

REGULAMENTO DE VISITAS do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE

REGULAMENTO DE VISITAS do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE REGULAMENTO DE VISITAS do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE Capítulo I Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece as normas e os procedimentos que regem as visitas ao Centro Hospitalar do

Leia mais

PROTOCOLO ASSISTENCIAL INSTITUCIONAL. Protocolo de Jejum do Paciente Internado no Hospital São Rafael FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO

PROTOCOLO ASSISTENCIAL INSTITUCIONAL. Protocolo de Jejum do Paciente Internado no Hospital São Rafael FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO 1 / 5 Indicação do Jejum FLUXOGRAMA DO PROTOCOLO Confirmar a previsão e horário do exame / procedimento (antes de iniciar o jejum) Horário confirmado? Iniciar jejum de acordo com a previsão informada e

Leia mais

Prezado(a) Paciente, Esperamos que você tenha uma pronta recuperação e que logo esteja de volta às suas atividades e ao seu dia a dia.

Prezado(a) Paciente, Esperamos que você tenha uma pronta recuperação e que logo esteja de volta às suas atividades e ao seu dia a dia. Prezado(a) Paciente, Estamos muito orgulhosos por ter nos concedido o privilégio de cuidar de algo tão importante quanto a sua saúde. Tenha certeza de que não mediremos esforços para honrar a sua confiança

Leia mais

Regulamento de Visitas e Acompanhamento de Doentes Internados. CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1º. Âmbito

Regulamento de Visitas e Acompanhamento de Doentes Internados. CAPÍTULO I Disposições Gerais. Artigo 1º. Âmbito Regulamento de Visitas e Acompanhamento de Doentes Internados CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º Âmbito O presente Regulamento aplica-se a todos os Serviços de Internamento do Centro Hospitalar Psiquiátrico

Leia mais

GMR - Germes Multirresistentes

GMR - Germes Multirresistentes Educação em Saúde VOL. 75 PUBLICAÇÃO AUTORIZADA GMR - Germes Multirresistentes Orientações para pacientes e cuidadores Você sabe o que são Germes Multirresistentes (GMR)? Há germes no corpo de todas as

Leia mais

Prezado(a) Senhor(a),

Prezado(a) Senhor(a), Prezado(a) Senhor(a), Este guia objetiva facilitar o relacionamento entre o paciente, os visitantes, os acompanhantes e o hospital. Para isso, estão disponibilizados nas páginas seguintes uma série de

Leia mais

MANUAL DO PACIENTE Dr. Paulo Vicente

MANUAL DO PACIENTE Dr. Paulo Vicente Dr. Paulo Vicente Caro, paciente! Este manual foi desenvolvido para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o procedimento cirúrgico que irá ser submetido. O manual está dividido em 6 partes: - COMO PROCEDER

Leia mais

GUIA COMPORTAMENTAL HIGIENE - SAÚDE

GUIA COMPORTAMENTAL HIGIENE - SAÚDE AZIENDA OSPEDALIERA CARLO POMA -------------------------------------- Carlo Poma HOSPITAL, Viale Albertoni 1, 46100 Mantova Centralino 0376 2011 GUIA COMPORTAMENTAL Unidade Operacional da HIGIENE - SAÚDE

Leia mais

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (INTERNATO) DO CURSO DE MEDICINA FACIMED (69) facimed.edu.br

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (INTERNATO) DO CURSO DE MEDICINA FACIMED (69) facimed.edu.br MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (INTERNATO) DO CURSO DE MEDICINA FACIMED (69) 3311-1950 facimed.edu.br MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO (INTERNATO) DO CURSO DE MEDICINA FACIMED 1- Definições Institucionais

Leia mais

Site: Rodovia PR 218 KM 01 CEP Tel./Fax: (43) Arapongas PR

Site:  Rodovia PR 218 KM 01 CEP Tel./Fax: (43) Arapongas PR Site: www.honpar.com.br Rodovia PR 218 KM 01 CEP 86702-670 Tel./Fax: (43) 3275-0200 Arapongas PR OBJETIVO O nosso objetivo é proporcionar a você ou ao seu familiar o máximo de informações valiosas que

Leia mais

GRUPO PERINATAL PIONEIRISMO E EXCELÊNCIA. ESSA É A NOSSA VOCAÇÃO.

GRUPO PERINATAL PIONEIRISMO E EXCELÊNCIA. ESSA É A NOSSA VOCAÇÃO. GUIA DO MÉDICO GRUPO PERINATAL PIONEIRISMO E EXCELÊNCIA. ESSA É A NOSSA VOCAÇÃO. PRÉ-NATAL MEDICINA FETAL DIAGNÓSTICA CIRURGIA FETAL E NEONATAL OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA NEONATOLOGIA CENTRO DE CIRURGIA

Leia mais

ORIENTADOR INTERNAÇÃO COM PRAZO MÁXIMO DE 12 HORAS

ORIENTADOR INTERNAÇÃO COM PRAZO MÁXIMO DE 12 HORAS ORIENTADOR INTERNAÇÃO COM PRAZO MÁXIMO DE 12 HORAS ORIENTADOR INTERNAÇÃO COM PRAZO MÁXIMO DE 12 HORAS 01 ESCLARECIMENTOS QUANTO A INTERNAÇÃO Regime de Hospital Dia ou Day Clinic é a assistência intermediária

Leia mais

MÉDICO INTENSIVISTA NEONATAL

MÉDICO INTENSIVISTA NEONATAL MÉDICO INTENSIVISTA NEONATAL - Graduação em medicina; - Residência e/ou especialização em Terapia Intensiva Neonatal. Horário: - Plantão (sábado à noite - 12h) - O vínculo será através de Pessoa Jurídica.

Leia mais

REGULAMENTO DE VISITAS

REGULAMENTO DE VISITAS REGULAMENTO DE VISITAS Julho 2012 Página 2 de 11 INDÍCE CAPITULO I REGULAMENTO DE VISITAS DO HOSPITAL NARCISO FERREIRA Secção I Disposições Gerais Artigo 1º Âmbito Artigo 2º Direito a receber Visitas Artigo

Leia mais

CFM informa sobre os direitos dos pacientes no SUS.

CFM informa sobre os direitos dos pacientes no SUS. CFM informa sobre os direitos dos pacientes no SUS. O Sistema Único de Saúde (SUS) é a forma como o Governo deve prestar saúde pública e gratuita a todo o cidadão. A ideia é ter um sistema público de

Leia mais

LEIA. Instale as seguintes fonts grátis: Roboto 2014: 2014?q%5Bterm%5D=roboto&q%5Bsearch_check%5D=Y

LEIA. Instale as seguintes fonts grátis: Roboto 2014:  2014?q%5Bterm%5D=roboto&q%5Bsearch_check%5D=Y LEIA Instale as seguintes fonts grátis: Roboto 2014: http://www.fontsquirrel.com/fonts/roboto- 2014?q%5Bterm%5D=roboto&q%5Bsearch_check%5D=Y Social Font icon: http://www.fonts2u.com/socialico.font CLÍNICA

Leia mais

COPEIRO. - Manter o ambiente de trabalho higienizado e organizado, de modo a facilitar a operação e minimizar o risco de contaminação alimentar;

COPEIRO. - Manter o ambiente de trabalho higienizado e organizado, de modo a facilitar a operação e minimizar o risco de contaminação alimentar; COPEIRO - Atender e servir toda a alimentação de colaboradores e pacientes que utilizam o serviço do hospital, respeitando a norma de manipulação de alimentos instituídas pelo órgão regulador (Agência

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS PAIS UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA

INFORMAÇÕES AOS PAIS UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA INFORMAÇÕES AOS PAIS UTI NEONATAL E PEDIÁTRICA A UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital São Paulo - Unimed é uma unidade de internação destinada aos bebês desde o primeiro dia de vida até crianças com 12

Leia mais

Visita Religiosa com Segurança no Ambiente Hospitalar: Considerações e Orientações. Karina Laquini Lima Enfermeira SCIH / SCMCI

Visita Religiosa com Segurança no Ambiente Hospitalar: Considerações e Orientações. Karina Laquini Lima Enfermeira SCIH / SCMCI Visita Religiosa com Segurança no Ambiente Hospitalar: Considerações e Orientações Karina Laquini Lima Enfermeira SCIH / SCMCI 2018 Segurança no Ambiente Hospitalar e as Infecções Hospitalares Cadeia Epidemiológica

Leia mais

PROCEDIMENTO GESTÃO REGULAMENTO DE VISITAS E ACOMPANHANTES A DOENTES INTERNADOS

PROCEDIMENTO GESTÃO REGULAMENTO DE VISITAS E ACOMPANHANTES A DOENTES INTERNADOS Preâmbulo As visitas hospitalares têm um papel importante no apoio psicológico e afectivo aos doentes internados. No âmbito desta função situa-se também o acompanhamento familiar que poderá, ainda, ser

Leia mais

LIVRE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS PAIS E VISITA AMPLIADA NA UNIDADE NEONATAL

LIVRE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS PAIS E VISITA AMPLIADA NA UNIDADE NEONATAL ATENÇÃO AO RECÉM-NASCIDO LIVRE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS PAIS E A presença livre dos pais e a visita da família ampliada no contexto neonatal representam um conjunto de iniciativas que visa à produção de

Leia mais

COPEIRO. - Manter o ambiente de trabalho higienizado e organizado, de modo a facilitar a operação e minimizar o risco de contaminação alimentar;

COPEIRO. - Manter o ambiente de trabalho higienizado e organizado, de modo a facilitar a operação e minimizar o risco de contaminação alimentar; COPEIRO - Atender e servir toda a alimentação de colaboradores e pacientes que utilizam o serviço do hospital, respeitando a norma de manipulação de alimentos instituídas pelo órgão regulador (Agência

Leia mais

CIRURGIA GERAL. Guia de Acolhimento do Utente. Telf Fax:

CIRURGIA GERAL. Guia de Acolhimento do Utente. Telf Fax: CIRURGIA GERAL Guia de Acolhimento do Utente Telf. 266 740 100 Fax: 266 740 126 www.hevora.min-saude.pt geral@hevora.min-saude.pt Cirurgia Geral Este Guia tem como objetivo fornecer informações simples

Leia mais

INTERNAÇÃO (Avenida do Contorno, 9530 )

INTERNAÇÃO (Avenida do Contorno, 9530 ) INTERNAÇÃO (Avenida do Contorno, 9530 ) Atualizado em 30/11/2015 INFORMAÇÕES IMPORTANTES Convênios Atendidos Todos listados no Manual do Faturamento O que compõe a Diária: Leito próprio (cama ou berço)

Leia mais

MÉDICO PEDIATRA. Requisitos: - Graduação em medicina; - Residência em Pediatria. Horário: - Plantão 12h (sábado) - Unidade de Internação

MÉDICO PEDIATRA. Requisitos: - Graduação em medicina; - Residência em Pediatria. Horário: - Plantão 12h (sábado) - Unidade de Internação MÉDICO PEDIATRA - Residência em Pediatria. Horário: - Plantão 12h (sábado) - Unidade de Internação - O vínculo será através de Pessoa Jurídica. - 01 vaga. colocando no assunto: Médico Pediatra. MÉDICO

Leia mais

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação;

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; MÉDICO ORTOPEDISTA Atividades: - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; - Atendimento em centro cirúrgico dos pacientes ortopédicos pediátricos

Leia mais

GUIA DE ACOLHIMENTO SERVIÇO NEFROLOGIA

GUIA DE ACOLHIMENTO SERVIÇO NEFROLOGIA GUIA DE ACOLHIMENTO SERVIÇO NEFROLOGIA Internamento HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA PISO 8 CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA Praceta Prof. Mota Pinto,3000-075 Coimbra; Telefone: 239 400

Leia mais

INFORMAÇÕES AOS VISITANTES UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

INFORMAÇÕES AOS VISITANTES UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA INFORMAÇÕES AOS VISITANTES UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA O Hospital São Paulo Unimed tem como objetivo prestar a assistência humanizada com qualidade, disponibilizando a melhor estrutura, serviços e equipe

Leia mais

Regulamento de Visitas. Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE

Regulamento de Visitas. Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE Regulamento de Visitas Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE REGULAMENTO DE VISITAS do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE Capítulo I Artigo 1º Objeto O presente regulamento estabelece as normas

Leia mais

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE

SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE SERVIÇOS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE No contexto atual, uma pessoa procura assistência no campo da saúde por diversos motivos: Atendimento pré-natal Consulta pediátrica Imunizações Controle de doenças crônicas

Leia mais

Este material foi criado para fornecer informações sobre nossos serviços e práticas diárias.

Este material foi criado para fornecer informações sobre nossos serviços e práticas diárias. Quem Somos O Centro Médico Diagnósticos Sorocaba nasceu em 1986, com a intenção de alguns médicos em reunir em um único local, uma clínica de imagens e um laboratório de análises clínicas, criando assim

Leia mais

MÉDICO PEDIATRA. Requisitos: - Graduação em medicina; - Residência em Pediatria. Horário: - Plantão 12h (sábado) - Unidade de Internação

MÉDICO PEDIATRA. Requisitos: - Graduação em medicina; - Residência em Pediatria. Horário: - Plantão 12h (sábado) - Unidade de Internação MÉDICO PEDIATRA - Graduação em medicina; - Residência em Pediatria. Horário: - Plantão 12h (sábado) - Unidade de Internação - O vínculo será através de Pessoa Jurídica. Vagas: - 01 vaga. colocando no assunto:

Leia mais

MÉDICO PEDIATRA. Requisitos: - Graduação em medicina; - Residência em Pediatria. Horário: - Plantão 12h (sábado) - Unidade de Internação

MÉDICO PEDIATRA. Requisitos: - Graduação em medicina; - Residência em Pediatria. Horário: - Plantão 12h (sábado) - Unidade de Internação MÉDICO PEDIATRA - Residência em Pediatria. Horário: - Plantão 12h (sábado) - Unidade de Internação - O vínculo será através de Pessoa Jurídica. - 01 vaga. colocando no assunto: Médico Pediatra. MÉDICO

Leia mais

GUIA GERAL DE ACOLHIMENTO

GUIA GERAL DE ACOLHIMENTO GUIA GERAL DE ACOLHIMENTO O Hospital tem por missão a prestação de cuidados de saúde especializados de psiquiatria e de saúde mental à população adulta da área geodemográfica que lhe está atribuída, inscrita

Leia mais

Nº 10, segunda-feira, 02 de maio de 2016 HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFPE

Nº 10, segunda-feira, 02 de maio de 2016 HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFPE HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UFPE Nº 10, 02 de maio de 2016 EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES - EBSERH Hospital das Clínicas- Universidade Federal de Pernambuco Av. Prof. Moraes Rego S/N Cep: 50740-900

Leia mais

Tipo Documental PoliticaAssistencial Título Documento Recusa ao Tratamento, Alta a Pedido e Evasão

Tipo Documental PoliticaAssistencial Título Documento Recusa ao Tratamento, Alta a Pedido e Evasão INTRODUÇÃO Os pacientes (ou aqueles que legalmente podem tomar decisões por eles) têm o direito de não aceitar um tratamento ou um cuidado proposto pela equipe médica ou multiprofissional a qualquer momento.

Leia mais

Princípios Éticos para Pesquisa Clínica Envolvendo Seres Humanos

Princípios Éticos para Pesquisa Clínica Envolvendo Seres Humanos Princípios Éticos para Pesquisa Clínica Envolvendo Seres Humanos Adotado da 18ª Assembléia Médica Mundial Helsinki, Finlândia, Junho 1964 e emendas da 29ª Assembléia Médica Mundial, Tókio, Japão, Outubro

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DE INTERNAÇÕES

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DE INTERNAÇÕES MANUAL DE ORIENTAÇÕES DE INTERNAÇÕES HOSPITAL SÃO PAULO ÍNDICE 04 05 06 08 11 14 16 17 18 19 Introdução Identidade organizacional Orientações gerais Recomendações de segurança durante a internação do

Leia mais

Notificação de Direitos e Responsabilidades do Paciente

Notificação de Direitos e Responsabilidades do Paciente NEW ENGLAND BAPTIST HOSPITAL Direitos do paciente Acesso aos Cuidados Médicos Você tem o direito de receber cuidados médicos de qualidade, independentemente da sua raça, religião, origem nacional, qualquer

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS HOSPITAL ESCOLA NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS HOSPITAL ESCOLA NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS HOSPITAL ESCOLA NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE ROTINA DE IDENTIFICAÇÃO CORRETA DO PACIENTE META INTERNACIONAL DE SEGURANÇA 1 ( MIS-01) 1 OBJETIVO PROCEDIMENTO OPERACIONAL

Leia mais

COMPLEXO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DA UFMA. Orientações PARA PACIENTES E ACOMPANHANTES

COMPLEXO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DA UFMA. Orientações PARA PACIENTES E ACOMPANHANTES COMPLEXO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO DA UFMA Orientações PARA PACIENTES E ACOMPANHANTES Prezado usuário Esta cartilha foi desenvolvida na perspectiva de orientá-lo sobre as rotinas das clínicas de internação

Leia mais

URGÊNCIA PEDIÁTRICA. Guia de acolhimento

URGÊNCIA PEDIÁTRICA. Guia de acolhimento URGÊNCIA PEDIÁTRICA Guia de acolhimento Telef. 266 740 100 Telm. 961 981 650 Fax 266 740 149 sec.pediatria@hevora.min-saude.pt www.hevora.min-saude.pt Índice. Urgência Pediátrica. Equipa. Sala de Triagem.

Leia mais

Prezado(a) Paciente, Esperamos que você tenha uma pronta recuperação e que logo esteja de volta às suas atividades e ao seu dia a dia.

Prezado(a) Paciente, Esperamos que você tenha uma pronta recuperação e que logo esteja de volta às suas atividades e ao seu dia a dia. Prezado(a) Paciente, Estamos muito orgulhosos por ter nos concedido o privilégio de cuidar de algo tão importante quanto a sua saúde. Tenha certeza de que não mediremos esforços para honrar a sua confiança

Leia mais

Orientações ao paciente

Orientações ao paciente Orientações ao paciente de cirurgias ortopédicas Cruz Azul de São Paulo 2 Introdução Caro paciente, Este manual foi elaborado com intuito de fornecer informações que irão ajudálo a melhorar sua qualidade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE COLABORADORES EDITAL Nº. 12/2018 IBGH - HEJA

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE COLABORADORES EDITAL Nº. 12/2018 IBGH - HEJA PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE COLABORADORES EDITAL Nº. 12/2018 IBGH - HEJA ANEXO I QUADRO DE VAGAS Cargo Pré-requisitos Resumo das Atribuições do Cargo Jornada Semanal Remuneração Base QTD de vaga

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Centro de Educação e Pesquisa em Enfermagem Título Limpeza das ambulâncias e equipamentos

Procedimento Operacional Padrão (POP) Centro de Educação e Pesquisa em Enfermagem Título Limpeza das ambulâncias e equipamentos Hospital Universitário Professor Polydoro Enrnani de São Tiago Procedimento Operacional Padrão (POP) Centro de Educação e Pesquisa em Enfermagem Título Limpeza das ambulâncias e equipamentos POP nº 25-

Leia mais

GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS

GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS Seja bem-vindo a uma Unidade Operacional (Controlada) da TODOS OS VISITANTES E/OU PRESTADORES DE SERVIÇO SÃO OBRIGADOS A CUMPRIR AS INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

Leia mais

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação;

MÉDICO ORTOPEDISTA. - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; MÉDICO ORTOPEDISTA - Atendimento ambulatorial em pacientes ortopédicos pediátricos encaminhados pela Central de Regulação; - Atendimento em centro cirúrgico dos pacientes ortopédicos pediátricos em todas

Leia mais

Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico

Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico Nutrição em Cuidados Paliativos Pediátrico PRINCÍPIOS DO CUIDADO PALIATIVO o alívio do sofrimento, a compaixão pelo doente e seus familiares, o controle impecável dos sintomas e da dor, a busca pela autonomia

Leia mais

Índice Geral. Identidade da Empresa. Procedimentos para Internação. Acompanhantes. Visitas. Recomendações. Planos de Saúde. Informações Adicionais

Índice Geral. Identidade da Empresa. Procedimentos para Internação. Acompanhantes. Visitas. Recomendações. Planos de Saúde. Informações Adicionais MANUAL DE ORIENTAÇÕES AO PACIENTE 2017 Identidade da Empresa Procedimentos para Internação Acompanhantes Visitas Recomendações Planos de Saúde Informações Adicionais Refeições Altas Aspectos Financeiros

Leia mais

PROTOCOLO DE ROTINAS EM ENFERMAGEM

PROTOCOLO DE ROTINAS EM ENFERMAGEM 1. Definição - Manejo do paciente sob Precaução Respiratória para Aerossóis (PA) Refere-se a pacientes com suspeita ou confirmação de doenças com transmissão por aerossóis. Exemplo: Tuberculose pulmonar

Leia mais

UROLOGIA UROLOGIA SERVIÇO DE UROLOGIA. Guia de Acolhimento. Guia de Acolhimento. Elaborado por: Enf.ª Conceição. Conceição Ramos ULSCB-UROL-MOD.27.

UROLOGIA UROLOGIA SERVIÇO DE UROLOGIA. Guia de Acolhimento. Guia de Acolhimento. Elaborado por: Enf.ª Conceição. Conceição Ramos ULSCB-UROL-MOD.27. SERVIÇO DE UROLOGIA SERVIÇO DE SERVIÇO DE UROLOGIA UROLOGIA Elaborado Elaborado por: por: Enf.ª Enf.ª Conceição Conceição Ramos Ramos Serviço Serviço de de Urologia Urologia Bem-vindo à Unidade Local de

Leia mais