Publicidade. Monitoramento: Percepções sobre Publicidade. Relatório de Monitoramento de Marcas e Conversações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Publicidade. Monitoramento: Percepções sobre Publicidade. Relatório de Monitoramento de Marcas e Conversações"

Transcrição

1 Crédito da imagem: ronnestam.com Anúncio Upex Publicidade Relatório de Monitoramento de Marcas e Conversações

2 Introdução Foram realizadas buscas na mídia social Twitter, através de ferramenta de monitoramento apropriada, para os termos anúncio (também considerou-se anuncio ) e comercial, com o intuito de analisar o que é dito na mídia em questão sobre as peças e campanhas publicitárias às quais o usuário do Twitter é exposto. As expressões e interações feitas no universo online estão interligados ao boca-a-boca presencial: o que acontece em um faz reverberar opiniões e comentários no outro. Desta forma, o monitoramento capturou referências tanto à publicidade digital quanto à tradicional. Para garantir maior diversidade de informações coletadas, as buscas foram realizadas em dois períodos isolados, com uma semana de distanciamento. A primeira coleta foi realizada nos dias 15 e 16 de setembro de 2010, e a segunda foi realizada nos dias 22 e 23 do mesmo mês. Objetivos Acompanhar o seu desempenho na internet; Entender percepções de marcas e temas; Responder dúvidas e críticas com rapidez; Evitar e gerenciar crises de imagem; Desenvolver e aperfeiçoar campanhas; Aprender mais sobre os consumidores; Planejar ações de comunicação; Localizar as pessoas mais influentes; Acompanhar e comparar concorrentes. Metodologia Aplicada Período Analisado: dias 15, 16, 22 e 23 de novembro Ambiente Monitorado: Twitter Menções coletadas: Amostragem selecionada: 791 Critério de seleção: Aproximadamente 33% do volume total de citações.

3 Por que monitorar Twitter? No Brasil há aproximadamente 70 milhões de internautas (IAB Brasil). A presença de brasileiros no Twitter quase dobrou no último ano, alcançando 8,6 milhões de visitantes (comscore). Nosso país lidera o ranking mundial de penetração no Twitter: 23% da população total brasileira online. As mídias sociais ocupam quase 20% do tempo online gasto pelo brasileiro (comscore) e 65% das empresas já estão presentes nestas mídias (Ibramerc). As redes mais utilizadas pelas empresas brasileiras são Twitter (84%), YouTube (62%) e Facebook (61%). Segundo a pesquisa aplicada pela Ibramerc com empresários brasileiros, 42% dos entrevistados considera o Twitter a mídia social mais relevante para sua empresa e 45% aponta o fortalecimento da marca como principal benefício trazido pelas mídias sociais.

4 Como monitorar? O monitoramento de marcas e conversações é feito através da coleta de menções aos termos buscados em ambientes online, utilizando ferramenta apropriada. As menções são classificadas com tags (ou categorias) que podem variar a depender da temática ou assunto. Após o processamento dos dados e a produção de gráficos e tabelas demonstrativas, é realizada a análise e gerado um relatório, similar ao aqui apresentado. A depender da quantidade de menções coletadas, pode ser necessário utilizar amostragem. Utilizamos as seguintes tags para classificar as menções coletadas neste relatório: A. Com relação aos Atributos (assuntos que os usuários destacaram nos seus comentários): Celebridades, Marcas, Eventos, Social, Cenário, Trilha Sonora, Enredo, Produtoras (Agências), Personagens, Equipe, Técnica, Premiação, Outros Assuntos. B. Com relação à Intenção (o que motivou o comentário): Divulgação, Impressão, Casting, Referência, Informe, Insight, Outras Intenções. C. Com relação aos Emissores: Usuário, Agência, Veículos, Organizações. D. Com relação à Plataforma: Web, TV, Rádio, Impresso, Não Revelado. E. Com relação aos Setores (em qual categoria se encaixa o anúncio/comercial comentado pelo usuário): Eletrônicos, Entretenimento, Beleza, Alimentação (Comidas e Bebidas), Varejo, Imobiliário, Esporte, Automobilístico, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia, Outros Setores. Importante ressaltar que uma mesma menção pode conter mais de uma tag dentro de cada categoria (exceto Emissores ), visto que é possível abordar, por exemplo, mais de um Atributo em uma só mensagem.

5 Como os twitteiros abordam os anúncios? > Ao todo, foram coletadas menções. Aplicando o critério de seleção de 33% como amostragem, avaliou-se 791 citações. A maior parte das menções não emitiam juízo de valor, sendo consideradas neutras. Estas somaram 70,79% das menções coletadas. As menções positivas, ou seja, aquelas que falavam de forma elogiosa ou com enaltecimento dos anúncios, representaram 21% do total analisado. As menções acompanhadas de crítica pejorativa ou demonstrações de insatisfação e outros sentimentos prejudiciais à marca anunciada foram classificadas como negativas, e somaram 8,21%. Citações Global total: Global avaliadas: 791 Positivas: 166 Neutras: 560 Negativas: 65

6 Índice de sentimento // O Índice de Valor de Sentimento permite que o valor das menções seja comparado ao longo de períodos distintos. // O Índice vai de -1 (Pior Condição Possível) a 1 (Melhor Condição Possível) // Uma situação satisfatória resultaria no valor 0,5 ou superior. :// Equação customizada pela PaperCliQ. [Mp + (Mn/2)] Mr Mp = Menções Positivas Mn =Menções Neutras Mr = Menções Negativas Mt = Menções Totais Mt

7 Índice de sentimento O Índice de Valor de Sentimento das menções analisadas neste relatório se aproxima do resultado plenamente neutro, que seria 0,5. Estando menor que esse valor, mesmo que por menos do que 0,02, o índice evidencia que as menções negativas são recorrentes o suficiente para impedir o destaque das menções positivas, mesmo que estas :sejam superiores numericamente. [166 + (560/2)] 65 0,

8 Nuvem de Palavras ( Na nuvem abaixo, identificamos as palavras que aparecem com maior recorrência em relação à busca analisada. Os tamanhos diferenciados são proporcionais às vezes em que a palavra se repete nas menções coletadas. Da análise de nuvens como esta podem ser extraídas palavras-chaves relevantes, além de serem indicados caminhos possíveis para se compreender o fenômeno em questão.

9 Qual emissor fala mais sobre Anúncio? O tipo de emissor que se destaca é o Usuário, identificado como um internauta comum. Este representa 82,69% das menções coletadas (654 no total). Em segundo lugar estão os Veículos (imprensa e sites de informação), que representam 7,96% do total (63 menções), seguidos de Organizações (associações ou empresas, exceto imprensa e agências publicitárias) com 4,93% (39) e as próprias Agências de publicidade, com 4,42% (35).

10 Valor por emissor São dos Usuários a maior parcela de menções positivas (152) e negativas (58) feitas sobre os anúncios e comerciais comentados. As neutras somam 445. O emissor Veículos realizou apenas 5 menções negativas e 6 positivas, contra 51 neutras. O destaque foi a repercussão negativa em torno de um comercial do videogame Playstation Move. Organizações e Agências se diferenciam por não emitirem menções negativas. Estas prezam pela divulgação de comerciais e chamadas de casting, dentre outras.

11 Com qual intenção o público cita as palavras anúncio e comercial? Destacam-se as categorias Divulgação e Impressão, sendo esta última caracterizada pela emissão de opiniões e, frequentemente, julgamento de valor. As mensagens com intenção de divulgar comerciais e anúncios publicitários somam 363 menções, o que significa 45,89% do total coletado. 253 menções contém impressões sobre determinado material, representando 31,98% do total. Em terceiro lugar, destaca-se a categoria Informe, na qual estão incluídas notícias publicadas na imprensa sobre a repercussão, lançamento, erros e curiosidades de campanhas publicitárias. Esta tag somou 120 menções, das quais apenas uma obteve valoração positiva, sendo as demais neutras. A categoria Referência, que inclui as menções nas quais a publicidade é apenas referenciada dentro de outro contexto (geralmente o da vida pessoal), obteve 60 entradas.

12 Quais principais atributos o público destaca? Ao comentar sobre comerciais e anúncios publicitários, o atributo mais considerado é a marca de que trata o material. A tag Marcas somou 312 menções, representando aproximadamente 40% do total analisado neste relatório. Em seguida, com 103 menções, está a tag Técnica, que trata de comentários sobre a feitura de determinado material publicitário, como por exemplo o uso de novas tecnologias ou responsabilidade ambiental. Um total de 260 menções não foram categorizadas, pois não destacavam atributos ou não possuíam contextualização que proporcionasse a análise.

13 Qual plataforma é mais mencionada pelos internautas? A divisão entre as plataformas comentadas foi bastante igualitária para Impresso e Web, com 245 e 231 menções respectivamente. Os anúncios impressos obtiveram 29 classificações positivas e apenas 7 negativas. Já a publicidade veiculada na Web somou 63 menções positivas e 18 negativas. Em terceiro lugar está a TV, com 174 menções, dentre as quais 50 são positivas e 15 negativas. Houve apenas 5 menções coletadas sobre anúncios e comerciais no Rádio, sendo 1 positiva e 1 negativa. As menções que não revelam qual plataforma está sendo comentada totalizaram 225 entradas, sendo 54 positivas e 29 negativas.

14 Qual plataforma é mais mencionada pelos internautas? Quando observamos separadamente as menções que se referem ao termo anúncio e ao termo comercial, notamos que a incidência das plataformas utilizadas é completamente diferente. Em referência a anúncio, os meios impressos aparecem com maior destaque, representando 70,4% das menções. Em referência a comercial, a Web soma 53,4% e a TV 45,2% das menções, enquanto que o meio impresso não aparece nenhuma vez. Este diferencial indica como e com quais palavras-chaves são citadas as propagandas veiculadas em cada plataforma, podendo agregar dados relevantes em pesquisas mais aprofundadas. anúncio comercial Menções cuja plataforma não são reveladas foram ignoradas em ambos os gráficos e dados deste slide.

15 Quais são os setores mais mencionados? Os setores indicam quais são as temáticas alvos dos comentários no Twitter. Os mais comentados são: Alimentação, Varejo e Automobilístico, com 155, 86 e 70 menções, respectivamente. Os comentários sobre anúncios e comerciais relacionadas a produtos alimentícios foram classificados como sendo 43 positivos e 10 negativos. Os de Varejo foram 24 positivos, contra apenas 2 negativos. As menções com a tag Automobilístico obtiveram 19 classificações positivas e somente 2 negativas. Um total de 275 menções não foram categorizadas, pois não destacavam setores ou não possuíam contextualização que proporcionasse a análise.

16 Insights \ O monitoramento de marcas e conversações pode oferecer informação e conhecimento sobre marcas, setores e concorrentes. Além disso, os insights retirados da análise das menções são mais do que ideias: podem significar uma tendência, um indício de comportamento que pode se repetir, para o bem ou para o mal da marca. Abaixo vemos algumas possibilidades oferecidas por um relatório completo de monitoramento, além de observamos repercussões de temáticas a partir de exemplos pontuais. Celebridades, polêmicas e notícias pautam comentários online sobre publicidade. Opiniões diversas sobre o mesmo assunto.

17 Insights: Em tempo real: possibilidade de responder e prestar serviços a usuários e clientes, mesmo se a dúvida não for encaminhada diretamente ao setor responsável, como Call Center ou de contato. Insights: este tweet foi replicado 228 vezes (segundo a ferramenta Topsy.com), incluindo que possui mais de 30 mil seguidores. Como suas ações e campanhas de comunicação estão repercutindo?

18 Possibilidades \ A depender das marcas ou setores monitorados existem inúmeras análises possíveis, que demandam mais tempo e volume de menções, e por isso são realizadas em relatórios mensais ou bimestrais. Abaixo alguns exemplos: - Cruzamento de dados: para análises em maior profundidade, os dados podem ser cruzados. É possível, por exemplo, saber qual tipo de Emissor possui maior participação proporcional nas menções negativas sobre os comerciais de TV do setor Automobilístico. As possibilidades de cruzamento são inúmeras, e devem ser sintonizadas com a estratégia de comunicação da marca monitorada. - Emissores Destaque: identificar quem são os principais influenciadores, advogados e detratores da marca. O potencial de alcance das mensagens publicadas por usuários deste tipo não pode ser ignorada. - Picos de citações: identificar o que acontece durantes os picos de citações, momento em que muitos usuários falam ao mesmo tempo sobre a marca. As estratégias de comunicação podem ser melhor delineadas com o conhecimento proveniente destes picos, sobretudo os negativos e positivos. - Perfil: estimativa sobre gênero e faixa etária dos usuários, com possibilidade de cruzamento de tags (é possível, por exemplo, identificar o perfil predominante do usuário que fala negativamente sobre um determinado Atributo ou Setor). - Geolocalização: estimativa sobre a localidade dos usuários, com possibilidade de cruzamento de tags.

19 Sobre a PaperCliQ A PaperCliQ é uma agência de comunicação e estratégia digital. Entre os principais serviços da empresa, que busca desenvolver ou melhorar o posicionamento de organizações em ambientes digitais, estão:» Planejamento Estratégico em Mídias Sociais;» Produção de Conteúdo e Relacionamento em Mídias Sociais;» Monitoramento de Marcas e Conversações;» Mensuração Online;» Criação e Gestão de Redes Sociais Online Corporativas;» Otimização de Conteúdo;» Links Patrocinados; Clique e conheça nosso serviço de monitoramento de marcas e conversações.» Cool Hunting;» Workshops e treinamentos.

20 + Conteúdo: [ Tel.: (71) Av. Tancredo Neves Ed. Esplanada Tower, 939 Sala 403 Caminho das Árvores CEP Salvador-BA

Monitoramento de Marcas no Twitter: Instituições de Ensino Superior Privadas de Salvador. Monitoramento de Marcas no Twitter: Inst.

Monitoramento de Marcas no Twitter: Instituições de Ensino Superior Privadas de Salvador. Monitoramento de Marcas no Twitter: Inst. Monitoramento de Marcas no Twitter: Instituições de Ensino Superior Privadas de Salvador Introdução A web contemporânea nos revela aspectos importantes no comportamento de seus usuários: produção e compartilhamento

Leia mais

Como monitorar o que estão falando da minha empresa

Como monitorar o que estão falando da minha empresa http://www.tecnocratadigital.com.br/wp-content/uploads/2010/11/social-media-optimization.jpg Como monitorar o que estão falando da minha empresa nas Mídias Sociais de forma simples e direta. Paulo Milreu

Leia mais

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo

Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Importância da Comunicação Digital para o mercado corporativo Cláudio Coelho Café da Manhã 22.05.2012 Agenda Evolução da Comunicação Serviços de Comunicação Digital Importância do Planejamento Estratégico

Leia mais

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO. Danilo Pestana & Rafael Grilo Orientador: Prof. Dr. Sérgio Sobreira

RELATÓRIO DE MONITORAMENTO. Danilo Pestana & Rafael Grilo Orientador: Prof. Dr. Sérgio Sobreira RELATÓRIO DE MONITORAMENTO Danilo Pestana & Rafael Grilo Orientador: Prof. Dr. Sérgio Sobreira 1 1. Volume total de menções Mostrar a evolução dia-a-dia das menções com o sentimento correspondente e identificar

Leia mais

Monitoramento das Redes

Monitoramento das Redes + Monitoramento das Redes Tags buscadas: Duff, Duff Brasil e Duff Cerveja Perfis analisados: http://www.duffbrasil.com.br/#/home https://twitter.com/#!/duff_brasil http://www.facebook.com/pages/duff-brasil-oficial/114142085305957

Leia mais

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política

Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política Como usar o monitoramento de mídias sociais numa campanha política No Brasil, há poucas experiências conhecidas de uso de ferramentas de monitoramento de mídias sociais em campanhas políticas. Uma delas

Leia mais

Estudo OS PRODUTOS CHINESES NO MERCADO BRASILEIRO

Estudo OS PRODUTOS CHINESES NO MERCADO BRASILEIRO Estudo OS PRODUTOS CHINESES NO MERCADO BRASILEIRO Índice Introdução...03 Conceito que pesa na escolha...04 E o consumidor, o que pensa sobre a invasão?...05 Bola da Vez...09 Vantagens trazidas pelas novas

Leia mais

Monitoramento de Redes Sociais

Monitoramento de Redes Sociais Monitoramento de Redes Sociais O QlikBrand é uma ferramenta profissional para monitoramento de mídias sociais e o primeiro "Social Mídia Discovery" com Qlikview. Localiza menções nas mídias sociais, interage

Leia mais

PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RELATÓRIOS:

PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RELATÓRIOS: RELATÓRIOS RELATÓRIOS RELATÓRIOS PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE RELATÓRIOS: EXISTEM CERTAS COISAS QUE SÓ APRENDENDEMOS FAZENDO, TESTANDO E FAZENDO DE NOVO. POR SORTE, NÃO APRENDEMOS NUNCA

Leia mais

Marcel Ayres Diretor de Planejamento. Twitter @MarcelAyres Linkedin Meadiciona Renata Cerqueira Diretora de Monitoramento Online. Twitter @renatacbc

Marcel Ayres Diretor de Planejamento. Twitter @MarcelAyres Linkedin Meadiciona Renata Cerqueira Diretora de Monitoramento Online. Twitter @renatacbc Marcel Ayres Diretor de Planejamento. Também faz parte, como pesquisador, do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade. Desenvolve pesquisas sobre Realidade Aumentada, Mídias Digitais

Leia mais

Tabela de Preços Sugeridos

Tabela de Preços Sugeridos WEBSITE Estrutura básica Área institucional Área estática: quem somos, o que fazemos, onde estamos etc. Área de contato E-mail, telefone, formulário etc. Área core Gerenciador de conteúdo para cadastro

Leia mais

social media para bares, restaurantes e afins

social media para bares, restaurantes e afins BARTIPS social media para bares, restaurantes e afins O que buscamos? Divulgar seu estabelecimento para milhares de potenciais consumidores. Fazer você ser parte do dia-a-dia de seu cliente Ter suas novidades,

Leia mais

AGRONEGÓCIOS Nov/2012

AGRONEGÓCIOS Nov/2012 AGRONEGÓCIOS Nov/2012 Internet Acesso Brasil O total de brasileiros com acesso à internet chegou a 83,4 milhões de internautas no segundo trimestre de 2012, um crescimento de 13,1% sobre o segundo trimestre

Leia mais

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori

Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais. Por Gustavo Valvasori Como monitorar seus concorrentes e fazer pesquisa de mercado nas redes sociais Por Gustavo Valvasori Índice 1. Introdução 2. Por que monitorar? 3. O que monitorar? 4. Como dialogar 5. Fluxo de comunicação

Leia mais

SOCIAL MIX A MÍDIA TRADICIONAL E AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DO SOCIAL TV. Outubro de 2012 www.elife.com.br twitter.com/elife_br

SOCIAL MIX A MÍDIA TRADICIONAL E AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DO SOCIAL TV. Outubro de 2012 www.elife.com.br twitter.com/elife_br SOCIAL MIX A MÍDIA TRADICIONAL E AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS DO SOCIAL TV Este paper faz parte de uma série elaborada pela E.life/Social Agency que aborda como as tradicionais disciplinas do Mix de Comunicação

Leia mais

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino.

O / 4 FAIXA ETÁRIA SEXO 1.5% 0.2% 6.1% 0.2% 13.5% 25.8% 52.6% 407 entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2010. Feminino. A TERCEIRA EDIÇÃO DA CAMPUS PARTY BRASIL, REALIZADA EM SÃO PAULO ENTRE OS DIAS 25 E 31 DE JANEIRO DE 2010, REUNIU QUASE 100 MIL PARTICIPANTES PARA DISCUTIR AS TENDÊNCIAS DA INTERNET E DAS MÍDIAS DIGITAIS.

Leia mais

Como interpretar métricas seus contextos e ferramentas

Como interpretar métricas seus contextos e ferramentas WEBINAR Como interpretar métricas seus contextos e ferramentas Sthefan Berwanger Consultor da Wa Consulting Como interpretar métricas seus contextos e ferramentas O que veremos hoje? Audiência Mídia Financeiro

Leia mais

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br

Desde 2008. Mídia Kit 2015. encontrasãopaulo. www.encontrasaopaulo.com.br Desde 2008 Mídia Kit 2015 encontrasãopaulo www.encontrasaopaulo.com.br Introdução O Mídia Kit 2015 do guia online Encontra São Paulo tem o objetivo de contextualizar a atuação do site no segmento de buscas

Leia mais

MediaKit www.midiatismo.com.br

MediaKit www.midiatismo.com.br MediaKit www.midiatismo.com.br Sobre o blog Criado em Março de 2010, o blog tem o objetivo de compartilhar conhecimento e notícias sobre marketing digital e comunicação digital. Mas o blog não fala apenas

Leia mais

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae

E-books. Introdução às Mídias Sociais. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Introdução às Mídias Sociais O que fazer com as mídias sociais Tipos de ações As principais mídias sociais Dicas e considerações finais Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO 1

Leia mais

Resumo. Palavras-chave: twitter; ferramenta; planejamento; Greenpeace.

Resumo. Palavras-chave: twitter; ferramenta; planejamento; Greenpeace. O Twitter Como Ferramenta de Divulgação Para As Empresas: Um Estudo De Caso do GREENPEACE 1 Jonathan Emerson SANTANA 2 Gustavo Guilherme da Matta Caetano LOPES 3 Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER

Leia mais

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões

Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões MÍDIA KIT INTERNET Número de pessoas com acesso à internet passa de 120 milhões Segundo pesquisa da Nielsen IBOPE, até o 1º trimestre/2014 número 18% maior que o mesmo período de 2013. É a demonstração

Leia mais

Manual de conduta nas mídias sociais. colégio magnum cidade nova

Manual de conduta nas mídias sociais. colégio magnum cidade nova Manual de conduta nas mídias sociais colégio magnum cidade nova Manual de conduta nas mídias sociais Práticas de comportamento dos educadores do Colégio Magnum nas mídias sociais A Magnum 2 Introdução

Leia mais

Email marketing: os 10 erros mais comuns

Email marketing: os 10 erros mais comuns Email marketing: os 10 erros mais comuns Publicado em: 18/02/2008 Não ter permissão dos contatos para enviar mensagens Um dos princípios fundamentais do email marketing é trabalhar apenas com contatos

Leia mais

Usuários Únicos. Visitas. Pageviews. Educação 6,3% Celebridades 8,0% Esportes 9,2% Notícias 14,5% Família 7,1% Entretenimento 13,1% Negócios 6,7%

Usuários Únicos. Visitas. Pageviews. Educação 6,3% Celebridades 8,0% Esportes 9,2% Notícias 14,5% Família 7,1% Entretenimento 13,1% Negócios 6,7% Lançado em julho de 2000, o clicrbs é um portal de internet voltado às comunidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Com mais de 100 canais, os usuários encontram o conteúdo dos jornais, das rádios

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral

1. APRESENTAÇÃO. 1.1. Objetivo Geral PRÁTICA 1) TÍTULO FEEDBACK DE INTERAÇÕES CLIENTES E GESTORES REDES SOCIAIS 2) DESCRIÇÃO DA PRÁTICA - limite de 8 (oito) páginas: 1. APRESENTAÇÃO O Serviço de Monitoramento em Redes Sociais da Infraero,

Leia mais

O Mapa das Mídias Sociais (para grandes marcas) Ricardo Almeida

O Mapa das Mídias Sociais (para grandes marcas) Ricardo Almeida O Mapa das Mídias Sociais (para grandes marcas) Ricardo Almeida 1 Passado vs. Presente Fato Veículos Veículos Notícia 2 Se você é grande, você é mau A relação do usuário com marcas é pautada pelo maniqueísmo:

Leia mais

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA

RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA RELACIONAMENTO, REPUTAÇÃO E RELEVÂNCIA Comunicação Organizacional em Mídias Sociais UNISO Prof. Randolph de Souza PRESENÇA NAS MÍDIAS Necessidade Definição de Estratégias para minimizar riscos Se bem trabalhadas

Leia mais

www.intermidiabrasil.com.br Apresentação Presença Digital

www.intermidiabrasil.com.br Apresentação Presença Digital Apresentação Presença Digital 2012 ÍNDICE 1. GESTÃO MÍDIAS SOCIAIS... 03 2. ESTRATÉGIAS COMPLEMENTARES... 04 3. PERSONALIZAÇÃO... 05 4. CASES... 06 5. SOBRE A INTERMIDIA BRASIL... 13 6. CLIENTES... 14

Leia mais

Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial MBA em Gestão Empresarial MBA em Gestão de Logística MBA em Recursos Humanos MBA em Gestão de Marketing Branding Publicidade e propaganda Comunicação Digital Comunicação Empresarial Prof. Msc Alice Selles

Leia mais

QUEM SOMOS? Uma equipe orientada para gerar conhecimento aplicado as estratégias de negócios.

QUEM SOMOS? Uma equipe orientada para gerar conhecimento aplicado as estratégias de negócios. QUEM SOMOS? Uma equipe orientada para gerar conhecimento aplicado as estratégias de negócios. Atuação abrangente com foco no Consumidor, Marketing e Publicidade para clientes internos e externos. MISSÃO

Leia mais

Nem todos os consumidores são iguais no Social CRM

Nem todos os consumidores são iguais no Social CRM janeiro/2016 1 Nem todos os consumidores são iguais no Social CRM As novas dinâmicas de comportamento nas redes sociais forçaram as marcas a assumirem uma estratégia distinta do que vinha sendo feito no

Leia mais

ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL. (11) 3522-5338 - www.cvsweb.com.br comercial@cvsweb.com.br

ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL. (11) 3522-5338 - www.cvsweb.com.br comercial@cvsweb.com.br ALGUNS DADOS DA INTERNET NO BRASIL 2 + 67.500.000 + 67,5 MILHÕES DE INTERNAUTAS NO BRASIL FONTE: IBOPE/NIELSEN 58.290.000 58,2 MILHOES DE INTERNAUTAS NO BRASIL ACESSAM A INTERNET SEMANALMENTE -87% FONTE:

Leia mais

RESULTADOS RECUPERADOS POR REDE YOUTUBE RECLAME AQUI INSTAGRAM BLOGS RESULTADOS ENCONTRADOS POR HORÁRIO E DIA DA SEMANA

RESULTADOS RECUPERADOS POR REDE YOUTUBE RECLAME AQUI INSTAGRAM BLOGS RESULTADOS ENCONTRADOS POR HORÁRIO E DIA DA SEMANA Nome Monitoramento Relatório Monitoramento - 8//4 a 6//5 RESULTADOS RECUPERADOS POR REDE FACEBOOK 686 TWITTER 8347 GOOGLE+ 39 NOTÍCIAS 9 YOUTUBE 589 RECLAME AQUI 3 INSTAGRAM 4793 BLOGS 4 MAIOR VOLUME DE

Leia mais

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa

Trabalho sobre Social Media Como implementar Social Media na empresa Como implementar Social Media na empresa 1 As razões: Empresas ainda desconhecem benefícios do uso de redes sociais Das 2,1 mil empresas ouvidas em estudo do SAS Institute e da Harvard Business Review,

Leia mais

MediaKit www.midiatismo.com.br 2013/2

MediaKit www.midiatismo.com.br 2013/2 MediaKit www.midiatismo.com.br 2013/2 Sobre o blog Criado em Março de 2010, o blog tem o objetivo de compartilhar conhecimento e notícias sobre marketing digital e comunicação digital. Mas o blog não fala

Leia mais

Código: MAP-DIINF-003 Versão: 00 Data de Emissão: 0101/2013 Elaborado por: Gerência de Comunicação

Código: MAP-DIINF-003 Versão: 00 Data de Emissão: 0101/2013 Elaborado por: Gerência de Comunicação Código: MAP-DIINF-003 Versão: 00 Data de Emissão: 0101/2013 Elaborado por: Gerência de Comunicação Aprovado por: Diretoria de Informação Institucional 1 OBJETIVO Definir e padronizar os procedimentos referentes

Leia mais

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis

Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Aline Santos Carlos Augusto Peterson Almeida Rafael Rodrigues Ramon Assis Marketing Digital Trabalho científico apresentado ao Professor Edvaldo Jr., docente da matéria Marketing Digital, da turma de Produção

Leia mais

APRESENTAÇÃO. (63) 3225.6565 103 Norte, Avenida JK, Lote 147 Ed. Plaza Center, 1 Andar, Sala 05 Palmas/TO

APRESENTAÇÃO. (63) 3225.6565 103 Norte, Avenida JK, Lote 147 Ed. Plaza Center, 1 Andar, Sala 05 Palmas/TO APRESENTAÇÃO (63) 3225.6565 103 Norte, Avenida JK, Lote 147 Ed. Plaza Center, 1 Andar, Sala 05 Palmas/TO 1 A ArtemSite A ArtemSite é uma agência digital especializada em serviços para internet, com o foco

Leia mais

Estudo de Regionalização e Tecnologias nos Websites e Jornais auditados pelo IVC

Estudo de Regionalização e Tecnologias nos Websites e Jornais auditados pelo IVC Estudo de Regionalização e Tecnologias nos Websites e Jornais auditados pelo IVC Considerações iniciais O IVC audita publicações impressas e websites de seus filiados. O IVC não audita o mercado editorial

Leia mais

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção.

Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. estratégias online Quando se trata do universo on-line, nada é estático. Tudo pode se transformar de uma hora pra outra, basta o vento mudar de direção. serviços consultoria Benchmark Planejamento

Leia mais

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS?

E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? E SE VOCÊ PUDESSE EXTRAIR INTELIGÊNCIA DO CONTEÚDO PRODUZIDO SOBRE SUA MARCA OU PRODUTO NAS MÍDIAS SOCIAIS? COM SOCIAL MEDIA RESEARCH VOCÊ PODE UMA NOVA METODOLOGIA QUE PARTE DO CRUZAMENTO ENTRE AS MELHORES

Leia mais

MODELO DE TRABALHO SOLUTIONMAISCOM PRIME. PACOTES DE SERVIÇOS EXCLUSIVOS PARA TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO.

MODELO DE TRABALHO SOLUTIONMAISCOM PRIME. PACOTES DE SERVIÇOS EXCLUSIVOS PARA TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO. PRIME MODELO DE TRABALHO SOLUTIONMAISCOM PRIME. PACOTES DE SERVIÇOS EXCLUSIVOS PARA TODAS AS ÁREAS DA COMUNICAÇÃO. A Fusão O resultado da fusão entre as agências Solution e Maiscom é a SolutionMaiscom

Leia mais

Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais

Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais A campanha do prefeito de Duque de Caxias Alexandre Aguiar Cardoso, natural de Duque de Caxias, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro,

Leia mais

MANUAL DE PRÁTICAS COMERCIAIS PORTAL AREDE

MANUAL DE PRÁTICAS COMERCIAIS PORTAL AREDE MANUAL DE PRÁTICAS COMERCIAIS PORTAL AREDE 1. A Compra do espaço publicitário 1.1 A tabela de preços Todos os formatos publicitários do PORTAL AREDE, com suas características técnicas e seus preços estão

Leia mais

produção de sites. gestão de mídias sociais. marketing digital

produção de sites. gestão de mídias sociais. marketing digital produção de sites. gestão de mídias sociais. marketing digital QUEM SOMOS A Intermobile é uma empresa especializada em marketing digital. Produzimos sites, realizamos a gestão de mídia sociais e desenvolvemos

Leia mais

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo

História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Morgana Hamester História Diferenciações Assessoria o que é? Estrutura Comunicação x Imprensa Papéis e funções Planejamento Conteúdo Processamento interno x externo Contexto atual Modelização digital contemporaneidade;

Leia mais

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br

MIDIA KIT. Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br MIDIA KIT Aqui você fica atualizado. www.noticiasdealagoinhas.com.br Sobre nosso site O Notícias de Alagoinhas hoje é o portal mais completo da cidade. Somos um Canal de comunicação online que integra

Leia mais

Peças para diferentes sites

Peças para diferentes sites Encontre aqui um apanhado de indicadores, estudos, análises e pesquisas de variadas fontes, todas vitais para avaliação e mensuração do desempenho e dos negócios no mundo digital. Confira Aunica The Tagnology

Leia mais

MANUAL DE PRÁTICAS COMERCIAIS TV TEM INTERNET ATUALIZADO EM 02/2013

MANUAL DE PRÁTICAS COMERCIAIS TV TEM INTERNET ATUALIZADO EM 02/2013 MANUAL DE PRÁTICAS COMERCIAIS TV TEM INTERNET ATUALIZADO EM 02/2013 comercial.internet@tvtem.com (15) 3224.8770 1 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 2. COMPROMISSO COM A QUALIDADE DE VEICULAÇÃO 2.1 Compra Incancelável

Leia mais

BLACK FRIDAY BRASIL 2015 PROPOSTA DE MONITORAMENTO E INTENÇÃO DE COMPRA NO AMBIENTE DIGITAL

BLACK FRIDAY BRASIL 2015 PROPOSTA DE MONITORAMENTO E INTENÇÃO DE COMPRA NO AMBIENTE DIGITAL BLACK FRIDAY BRASIL 2015 PROPOSTA DE MONITORAMENTO E INTENÇÃO DE COMPRA NO AMBIENTE DIGITAL DIRECIONADA A ESTRATÉGIAS DE ANUNCIANTES, AGÊNCIAS E PLATAFORMAS DIGITAIS AGENDA CENÁRIO DIGITAL BLACK FRIDAY:

Leia mais

2Show 2014 A MENOR DISTÂNCIA ENTRE ANUNCIANTES E COMPRADORES.

2Show 2014 A MENOR DISTÂNCIA ENTRE ANUNCIANTES E COMPRADORES. A MENOR DISTÂNCIA ENTRE ANUNCIANTES E COMPRADORES. Como funciona Supernova é a plataforma para a veiculação de campanhas de mídias nos maiores portais de e-commerce do país: Casas Bahia, Extra e Pontofrio.

Leia mais

Manual de Práticas Comerciais

Manual de Práticas Comerciais Manual de Práticas Comerciais MANUAL DE PRÁTICAS COMERCIAIS SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 1. COMPROMISSO COM A QUALIDADE DE VEICULAÇÃO 1.1 ENTREGA DO PEDIDO DE INSERÇÃO (P.I.) 1.2 VENCIMENTO DE FATURAS 1.3 ALTERAÇÃO

Leia mais

SERÁ UM ORGULHO TÊ-LO EM NOSSO TIME!!!

SERÁ UM ORGULHO TÊ-LO EM NOSSO TIME!!! A MVP é uma agência de Comunicação e Marketing Esportivo que atua de forma diferenciada no mercado, gerenciando a imagem de grandes atletas do esporte nacional desde 2006, passando pelos ciclos olímpicos

Leia mais

Marketing digital NARCISO SANTAELLA

Marketing digital NARCISO SANTAELLA Marketing digital 1 Introdução As agências de publicidade recorrem ao marketing digital para conquistar o público que hoje tem na web uma das principais fontes de informação. Utilizar todos os recursos

Leia mais

A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA

A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA A nossa agência trabalha com estratégias de Marketing Digital com foco em resultados! POSSUÍMOS COMO MISSÃO, AGREGAR VALOR POR MEIO DA INTERNET PARA DESENVOLVER GRANDES NEGÓCIOS. MERCADO DE MARKETING DIGITAL:

Leia mais

Atualização 18/12/09 Versão Final 1

Atualização 18/12/09 Versão Final 1 Atualização 18/12/09 Versão Final 1 Atualização 18/12/09 Versão Final 2 GLOBO.COM MANUAL DE PRÁTICAS COMERCIAIS PARA INTERNET APRESENTAÇÃO 1 - COMPROMISSO COM A QUALIDADE DE VEICULAÇÃO 1.1 - ENTREGA DO

Leia mais

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Marketing Digital de resultado para Médias e Pequenas Empresas Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados

Leia mais

ANEXO I Sumário Manual de Preços e Serviços Digitais

ANEXO I Sumário Manual de Preços e Serviços Digitais Sumário 1 -LANDING PAGE...2 1.1)Layout, texto e produção do HTML...2 2 -MÍDIA...2 2.1)Planejamento de mídia...2 2.2)Criação das Campanhas...2 2.3)Mensuração dos resultados...2 2.4)Criação e Produção das

Leia mais

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio

Propaganda. Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio Agência DIS Propaganda Apresentação / Portfólio A DIS Propaganda é uma agência de propaganda e marketing que há mais de 28 anos em atividade vem construindo as marcas de seus clientes. Propaganda O nosso

Leia mais

WOSM (World Open Source Monitoring): o melhor sistema do mundo de inteligência de mídia

WOSM (World Open Source Monitoring): o melhor sistema do mundo de inteligência de mídia 1 WOSM (World Open Source Monitoring): o melhor sistema do mundo de inteligência de mídia WOSM é um sistema de monitoramento de mídia único no mundo. Gera percursos de leitura dos dados transversais, acessíveis,

Leia mais

A Redcube. Há 10 anos, somos engajados em planejar, criar e produzir comunicação

A Redcube. Há 10 anos, somos engajados em planejar, criar e produzir comunicação A Redcube Há 10 anos, somos engajados em planejar, criar e produzir comunicação Sobre a Agência Gostamos de fazer propaganda. Seja na web, na TV, no celular, na revista ou juntando tudo pra contar uma

Leia mais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais

DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais DP6: Gerando novos negócios a partir do monitoramento de redes sociais O núcleo de inteligência em redes sociais Há cinco anos, a DP6, consultoria de marketing digital com foco em inteligência e performance

Leia mais

Projeto Canal Luxo e Sofisticação

Projeto Canal Luxo e Sofisticação Projeto Canal Luxo e Sofisticação Sexo O internauta ibahia Perfil da Audiência 50% 50% Idade Masculino Feminino 10% 4% 18% 22% 46% 10-19 20-29 30-39 40-49 Classe 50+ 6% 44% 50% AB C DE Fonte: Ipsos: Estudos

Leia mais

*Todos os direitos reservados.

*Todos os direitos reservados. *Todos os direitos reservados. A cada ano, as grandes empresas de tecnologia criam novas ferramentas Para o novo mundo digital. Sempre temos que nos renovar para novas tecnologias, a Karmake está preparada.

Leia mais

Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil. Região do Rio Grande do Sul

Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil. Região do Rio Grande do Sul Diretrizes da Comissão Regional de Imagem e Comunicação Dos Escoteiros do Brasil Após um mais de ano de trabalho e experiências adquiridas a CRIC apresenta à diretoria regional as diretrizes que regem

Leia mais

Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa?

Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa? Redes Sociais, SEO, Blog ou Adwords: O que devo usar para minha empresa? Você já pensou em posicionar sua marca na internet? Construir um relacionamento com seu cliente é uma das formas mais eficazes de

Leia mais

MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS. Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA

MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS. Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA MONITORAMENTO E GOOGLE PLUS Leonardo Alvez Letícia Chibior Patrick Miguel Ruth Derevecki Samara Bark / / 4MA MONITORAMENTO As empresas sabem que o planejamento digital, gestão de conteúdo, anúncios, campanhas

Leia mais

SUMÁRIO. 1.Introdução. 2.Objetivos. 3.Metodologia. 4.Sobre a Black Friday. 5.Sobre desejo e interesse de compra do público às vésperas da data

SUMÁRIO. 1.Introdução. 2.Objetivos. 3.Metodologia. 4.Sobre a Black Friday. 5.Sobre desejo e interesse de compra do público às vésperas da data SUMÁRIO 1.Introdução 4 2.Objetivos 6 3.Metodologia 7 4.Sobre a Black Friday 8 5.Sobre desejo e interesse de compra do público às vésperas da data 22 6.Conclusões 37 A próxima Black Friday deve estabelecer

Leia mais

PORTFÓLIO / PRESENTATION

PORTFÓLIO / PRESENTATION PORTFÓLIO / PRESENTATION prazer, agência blue sua agência mineira com atuação nacional e comunicação 360. somos loucos por resultados e queremos fazer com que seu negócio vire uma grande história de sucesso!

Leia mais

Estudo compara utilização das mídias sociais nos negócios B2B

Estudo compara utilização das mídias sociais nos negócios B2B Estudo compara utilização das mídias sociais nos negócios B2B O segmento das empresas que responderam a pesquisa O cenário das empresas entrevistadas nos dois anos consecutivos foram similares. As companhias

Leia mais

Criatividade e Comunicação Digital. Links Patrocinados, Inovação e Criatividade

Criatividade e Comunicação Digital. Links Patrocinados, Inovação e Criatividade Links Patrocinados, Inovação e Criatividade Grupo de Estudos da PaperCliQ O Grupo de Estudos da PaperCliQ (GEPIQ) é uma iniciativa de educação corporativa descentralizada. São encontros periódicos de toda

Leia mais

Mídia Kit NetCartas Versão 1.0

Mídia Kit NetCartas Versão 1.0 Mídia Kit NetCartas Versão 1.0 1 de 1 1) Objetivo deste documento Prover ao anunciante uma nova alternativa de divulgar suas campanhas de Marketing, produtos e serviços utilizando a estrutura de entretenimento

Leia mais

Case Azul Linhas Aéreas Monitoramento e interação via mídias sociais

Case Azul Linhas Aéreas Monitoramento e interação via mídias sociais Case Azul Linhas Aéreas Monitoramento e interação via mídias sociais Fabio Marão Jacques Bretas Gerente de Marketing Interativo Azul Linhas Aéreas Gerente de Negócios Cloud Computing SAP As mídias sociais

Leia mais

Analise estratégica MARKETING DIGITAL

Analise estratégica MARKETING DIGITAL Analise estratégica MARKETING DIGITAL Mais de 7 anos de experiência no Andeson Fiuza Garcia Consultor de Marketing Digital universo WEB com expertise em análise, criação, desenvolvimento e gestão de projetos

Leia mais

Planejamento Estratégico de Comunicação Interna Comunica Pirelli A Pirelli mais perto de você Versão resumida

Planejamento Estratégico de Comunicação Interna Comunica Pirelli A Pirelli mais perto de você Versão resumida Planejamento Estratégico de Comunicação Interna Comunica Pirelli A Pirelli mais perto de você Versão resumida Análise do contexto da organização A Pirelli é a quinta maior empresa do mundo no mercado de

Leia mais

MARKETING NA INTERNET

MARKETING NA INTERNET MARKETING NA INTERNET HUGO HOCH CONSULTOR DE MARKETING ER. BAURU SEBRAE-SP hugoh@sebraesp.com.br Marketing na Internet O que é? o Marketing na Internet, também referido como: i-marketing, web marketing,

Leia mais

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011

Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Curso de Marketing Disciplina: Web Marketing Professor: Roberto Marcello Estudo de Web Marketing para a Prova NP1 Dia da prova: 07/10/2011 Web Marketing Web Marketing é qualquer esforço promocional realizado

Leia mais

GUIGÓ PRÊMIO SERGIPANO DE PROPAGANDA 1. PREMIAÇÃO

GUIGÓ PRÊMIO SERGIPANO DE PROPAGANDA 1. PREMIAÇÃO GUIGÓ PRÊMIO SERGIPANO DE PROPAGANDA 1. PREMIAÇÃO 1.1. O Guigó Prêmio Sergipano de Propaganda é uma iniciativa do CEC Coworking e Escritório Virtual, com apoio de diversas empresas privadas do estado de

Leia mais

JORNAL DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PARÁ www.diariodaconstrucao.com.br

JORNAL DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PARÁ www.diariodaconstrucao.com.br PROPOSTA DE PROPAGANDA - ANUNCIE NO JDC Apresentação de Plano de Publicidade Online no Site O JORNAL DIÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO PARÁ atende com o nome de JDC, porque é uma empresa que tem como sua atividade

Leia mais

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL

Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL Inteligência para ESTRATÉGIA DIGITAL INTRODUÇÃO Já imaginou ter acesso a dados e estatísticas do website do concorrente? Com alguns aplicativos e ferramentas, isso já é possível. Com ajuda deles, você

Leia mais

Laboratório de Mídias Sociais

Laboratório de Mídias Sociais Laboratório de Mídias Sociais Aula 02 Análise Textual de Mídias Sociais parte I Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás O que é Análise Textual? Análise

Leia mais

@FabioCipriani Social Media Brasil 2011 04 de junho de 2011

@FabioCipriani Social Media Brasil 2011 04 de junho de 2011 Mídias Sociais nas Empresas @FabioCipriani Social Media Brasil 2011 04 de junho de 2011 Midias_Sociais_Cafe_Aberje.ppt Foto de Gabriel Guimarães 22 http://www.flickr.com/photos/gabrielfgo/3919726379-2

Leia mais

Prezado Futuro Cliente

Prezado Futuro Cliente Prezado Futuro Cliente É com grade satisfação que encaminhamos nossa apresentação institucional e certos de estabelecermos uma parceria de sucesso e duradoura. Ela foi desenvolvida com objetivo de mostrar

Leia mais

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012

Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos. Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Workshop Comunicação e Marketing para terapeutas e administradores de espaços holísticos Lançamento do site Portal do Bem Rio de Janeiro, 31/05/2012 Marketing criar produtos e serviços que atendam necessidades

Leia mais

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009

AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 AVISO DE RETIFICAÇÃO II CREDENCIAMENTO N.º 502/2009 O SESI/SENAI - PR, torna pública a RETIFICAÇÃO referente ao Edital de CREDENCIAMENTO N.º 502/2009, conforme segue: Fica Incluído no ANEXO III - ÁREAS

Leia mais

Planejamento e Estratégia. Tiago Flores Dias

Planejamento e Estratégia. Tiago Flores Dias Planejamento e Estratégia Tiago Flores Dias Introdução Neste aula seguiremos os seguintes tópicos Brainstorming e Brainwriting Orientação dos Objetivos Composição do Briefing BrainStorming e Brainwriting

Leia mais

Estudo Hábitos. Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes

Estudo Hábitos. Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes Estudo Hábitos 2012 Hábitos de uso e comportamento dos internautas nas mídias sociais e como as empresas podem melhorar sua atuação nas redes O estudo O Estudo Hábitos é realizado anualmente pela E.life

Leia mais

E-books. Guia completo de como criar uma Página no Facebook. Sebrae

E-books. Guia completo de como criar uma Página no Facebook. Sebrae E-books Sebrae Marketing e Vendas Guia completo de como criar uma Página no Facebook Como começar Criando uma Página Conhecendo a Página Configurações iniciais Estabelecendo conversas Autor Felipe Orsoli

Leia mais

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1 MINUTA DO PLANO DE COMUNICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL 1.1 APRESENTAÇÃO O Plano de Comunicação e Participação Social subsidiará a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana, criando as bases para

Leia mais

Teste de Usabilidade BEEQO. Data Versão do wireframe Descrição

Teste de Usabilidade BEEQO. Data Versão do wireframe Descrição BEEQO Teste de Usabilidade Data Versão do wireframe Descrição 21/03/2012 1.1 Entender o comportamento do usuário com a interface proposta e avaliar os principais problemas de usabilidade. Página 1 de 8

Leia mais

O papel das plataformas digitais na construção do posicionamento das marcas. Eduardo Godoy - diretor de planejamento

O papel das plataformas digitais na construção do posicionamento das marcas. Eduardo Godoy - diretor de planejamento O papel das plataformas digitais na construção do posicionamento das marcas Eduardo Godoy - diretor de planejamento Foco em pequenas e médias empresas Núcleos de atuação com marketing digital O que vamos

Leia mais

Política de Comunicação Integrada

Política de Comunicação Integrada Política de Comunicação Integrada agosto 2009 Política de Comunicação Integrada 4 1 Objetivos Promover a comunicação integrada entre as empresas Eletrobras e dessas com os seus públicos de relacionamento,

Leia mais

Edição e Lançamento do Livro Fazendo Quitutes II. Porque Patrocinar?

Edição e Lançamento do Livro Fazendo Quitutes II. Porque Patrocinar? Edição e Lançamento do Livro Fazendo Quitutes II Porque Patrocinar? O principal resultado para a empresa financiadora em investir num projeto de cunho social, é o fortalecimento da sua imagem junto aos

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Social Analytics: Mensuração de Presença em Redes Sociais Claudia Palma

Social Analytics: Mensuração de Presença em Redes Sociais Claudia Palma Social Analytics: Mensuração de Presença em Redes Sociais Claudia Palma Claudia Palma! claudia@agenciabrowse.com.br! @claudinhapalma! facebook.com/claudinhaclaudinhapalma! linkedin.com/in/claudinhapalma

Leia mais

VOLKSWAGEN - VAREJO JORNAL DA BAND

VOLKSWAGEN - VAREJO JORNAL DA BAND VOLKSWAGEN - VAREJO JORNAL DA BAND BAND.COM.BR O BAND.com.br é o endereço da melhor informação na web, com acesso direto ao conteúdo de 4 canais de televisão, 14 emissoras de rádio e 2 jornais impressos.

Leia mais

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados

Thaísa Fortuni. 15 dicas de Mídias Sociais para Moda. Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Thaísa Fortuni Thaísa Fortuni 15 dicas de Mídias Sociais para Moda Copyright 2015 - Todos os direitos reservados Sobre Thaísa Fortuni Publicitária por formação, escritora e empreendora digital. Trabalha

Leia mais

Mineração de Opinião / Análise de Sentimentos

Mineração de Opinião / Análise de Sentimentos Mineração de Opinião / Análise de Sentimentos Carlos Augusto S. Rodrigues Leonardo Lino Vieira Leonardo Malagoli Níkolas Timmermann Introdução É evidente o crescimento da quantidade de informação disponível

Leia mais