Questão 02 Identifique se as imagens a seguira são representações da cultura material ou da cultura imaterial.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questão 02 Identifique se as imagens a seguira são representações da cultura material ou da cultura imaterial."

Transcrição

1 Estudante: Educador: Fausta Almeida C. Curricular: História. 6º Ano/Turma: CAPÍTULO 02 CULTURA E TEMPO (PÁG: 26 A 42) Questão 01 Assinale C para os itens corretos e E para os itens errados. Sobre o conceito de cultura: a. A cultura é divida na história em material e imaterial. b. A cultura material é tudo aquilo produzido pelos seres humanos que é palpável, ou seja, que pode ser pego como, por exemplo: uma comida e uma brincadeira. c. A cultura imaterial é tudo aquilo produzido pelos seres humanos de uma determinada sociedade, onde tem um conjunto de objetos. d. Cada cultura tem o seu valor e não existe uma cultura superior a outra, já que elas são semelhantes entre si, e. Cada povo cria a sua cultura, copiando outras culturas como o modo de vestir e a sua alimentação. Questão 02 Identifique se as imagens a seguira são representações da cultura material ou da cultura imaterial. a. Festa do Boi de Parintins, AM.

2 b. Carnaval do Rio de Janeiro. c. Celular d. Bola de futebol

3 Questão 03 A que séculos pertencem os seguintes anos: a. 200 b c. 478 d. 25 a.c. e f Questão 04 Com base no calendário cristão, calcule e complete as lacunas. a. A queda do Império Romano ocorreu no século V e a chegada dos portugueses ao Brasil ocorreu no século XV. Entre esses dois fatos históricos, passaram-se séculos. b. A guerra do Peloponeso, na Grécia, ocorreu no século V a.c. e a Revolução Francesa ocorreu no século XVIII. Entre esses dois fatos históricos, passaram-se séculos. c. A fundação da cidade de Roma ocorreu no século VIII a.c. e o fim legal da escravidão no Brasil ocorreu no século XIX. Entre esses dois fatos históricos, passaram se séculos. d. O Egito foi dominado pelos persas no século VI a.c. e o Império Romano teve início no século I a.c. Entre esses dois fatos históricos, passaram-se séculos. Questão 05 Julgue as alternativas abaixo sobre o Tempo na história: a. O tempo que é controlado pelos seres humanos por meio de relógios e horários é chamado de tempo cronológico. b. No nosso calendário cristão é diferente do calendário de outras culturas, por contar o tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo. c. O século é uma unidade de tempo pouco utilizada pelos historiadores, que geralmente prefere utilizar os milênios. d. Existem duas regras básicas para saber a que século pertence determinado ano: A 1ª quando o ano termina em 00 é só eliminar os dois últimos algarismos e somar 1 ao número que sobrou e a 2ª é quando o numero não termina em 00 é só eliminar os últimos números. e. O tempo histórico é o resultado da ação dos seres humanos sobre a terra, que está diretamente relacionado às experiências coletivas dos humanos, dentro da história da humanidade.

4 Questão 06 Julgue as alternativas abaixo sobre a divisão tradicional da história: a. Tradicionalmente, divide-se a história em cinco grandes períodos: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. b. A Idade Antiga começa como o surgimento dos primeiros homens até a invenção da escrita. c. A Idade Contemporânea vai da invasão de Constantinopla, pelos turcos, até a o inicio da revolução francesa. d. Essa divisão tradicional da história não valoriza os fatos importantes que aconteceram com os povos europeus, considerando a história de outros povos como africanos e asiáticos. e. Todos os povos que não utilizam a escrita, são povos que possuem uma história registrada por meio da fonte histórica oral. Capítulo 07 O Egito Antigo (Pag: 120 a 141) Questão 07 Complete a pirâmide de acordo com a participação de cada grupo que compunha a sociedade egípcia na Antiguidade. Em seguida responda, a. Qual grupo constituía a maioria da população egípcia? Quais trabalhos eram realizados por essas pessoas?

5 b. Era possível a uma pessoa que estivesse na base da pirâmide alcançar o topo dela? Justifique. Questão 09 Como era a religião dos antigos egípcios? Questão 10 Sobre o Egito, assinale C (certas) ou E (erradas). a. Para os egípcios, o faraó era mais do que um ser de origem divina: era o próprio deus. b. O faraó usava uma coroa dupla, vermelha e branca. Com isso, ele afirmava sua soberania sobre o Alto Egito (coroa vermelha) e o Baixo Egito (coroa branca). c. Os altos funcionários do governo tinham uma posição de destaque dentro da sociedade. d. Os camponeses, chamados no Egito antigo de felás, constituíam a maioria da população e tinham uma vida prospera nas propriedades agrícolas, e ficavam com tudo que era produzido em suas propriedades. e. O Frances Champollion decifrou a escrita egípcia estudando um documento conhecido como pedra de roseta, onde tinha um único documento em 3 línguas diferentes ( hierática, demótica e hieroglífica). Questão 11 Assinale a alternativa CORRETA sobre a religiosidade egípcia. a. ( ) Além de crer na vida após a morte, os egípcios acreditavam que toda pessoa, ao morrer voltaria a vida e recuperaria seu corpo original independente do tribunal de Osíris. b. ( ) Por ter uma grande religiosidade seus faraós construíram túmulos humildes, para representar sua grandeza como faraó. c. ( ) Alguns deuses egípcios possuíam partes humanas e animais. d. ( ) O tumulo do faraó, costumava ter vários objetos que segundo a religião, que não teriam grande utilidade para a vida após a morte do faraó. e. ( ) A mumificação era feita nas ultimas horas de vida do faraó, para melhor conservar o corpo.

6 Questão 12 Sobre o Egito antigo, assinale C para os itens certos e E para os itens errados. a. Os egípcios souberam aproveitar as águas do Nilo, criando represas e/ou construindo canais de irrigação nas áreas mais distantes. b. Os faraós egípcios trabalhavam na construção de obras grandiosas, como túmulos, templos e palácios. c. Os egípcios cultivavam cereais, como o trigo e a cevada; criavam bois, patos e cabritos; e também comerciavam com outros povos. d. Assim como os hebreus, os egípcios eram monoteístas. e. A arte egípcia era voltada à glorificação do faraó e à representação da vida após a morte. Questão 13 A sociedade egípcia era igualitária e dava oportunidade de ascensão a todos? Explique. Questão 14 Explique como ocorreu a unificação do Egito? Capitulo 11 O mundo grego e a democracia (pág: 202 a 218)

7 Questão 15 Preencha o organograma comparando Atenas e Esparta, no século V a.c. Cidades gregas século V a.c. CIDADE DE ATENAS CIDADE DE ESPARTA REGIME POLÍTICO QUEM DECIDIA EDUCAÇÃO Questão 16 Assinale a alternativa INCORRETA sobre o Egito. a. ( ) A escrita hierática era caracteres utilizados principalmente pelos sacerdotes. b. ( ) A pedra de roseta foi encontrada pelos soldados de Napoleão, que tinha diferentes línguas que ajudou a decifrar a escrita meroítica. c. ( ) Os egípcios era um povo politeísta que acreditava em um vários deuses. d. ( ) A religião egípcia acreditava na vida após a morte e no julgamento de Osíris. e. ( ) A mumificação foi criada pelos médicos egípcios para conservar o corpo do faraó após sua morte. Questão 17 Que razões levaram os antigos gregos a fundar colônias na orla do Mediterrâneo? Capítulo 14 O Império Romano (Pág 263 a 283) Questão 18 Explique o que foi a PAX ROMANA (Paz Romana)?

8 Questão 19 Quais foram as principais reformas administrativas empreendidas por Otávio Augustos? Questão 20 Sobre o Império Romano analise as alternativas em C (certo) e E (errado): a. A religião romana modificou-se após entrar em contato com a cultura grega e sua religião. b. As principais contribuições da cultura romana para o mundo atual são sua língua (o Latim), sua engenharia e o direito. c. O latim língua utilizada pelos romanos, deu origem a diversas línguas do mundo atual, entre elas estão: o francês, o português, o espanhol e o italiano. d. A literatura romana inicialmente, era uma imitação das comédias e tragédias gregas. e. A literatura romana era rica em máximas, ou seja, frases curtas, mas de grande impacto. f. As habitações romanas são dividas em duas classes, a Insulae (moradia de pessoas pobres ) e os domus (moradias de pessoas ricas). g. Os insulae são prédios de habitação com quatro ou cinco andares, formados por grandes cômodos onde viviam muitas pessoas. h. Os principais espaços de diversão e lazer no Império Romano estavam nos anfiteatros e nos circos. i. Os anfiteatros romanos eram conhecidos por seus grandiosos espetáculos de luta de gladiadores, financiados em sua maioria por políticos romanos. j. Os circos romanos eram os locais que aconteciam as corridas de bigas, essas corridas eram patrocinadas pelo governo romano e a entrada era gratuita, tanto para homens quanto para mulheres. Questão 21 A cena ao lado é de um mosaico da Germânia, do século I. O que mostra a cena?

9 O que eles estão usando para lutar? Qual a condição social desses lutadores? Questão 22 Quais as principais diferenças entre o Cristianismo e a religião romana tradicional? Questão 23 Sobre o cristianismo em Roma assinale as alternativas: a. Os cristãos era perseguidos por não crerem nos deuses romanos, por se recusarem a cultuar o imperador e por defender a existência de um Deus único e unversal. b. Para fugir das perseguições, os cristão eram obrigados a reunir-se nas catacumbas romanas, galerias subterrâneas onde oravam e sepultavam seus mortos. c. Apesar de perseguidos o cristianismo, continuou atrainda seguidores que em sua maioria eram ricos, homens, mulheres e grandes autoridades romanas. d. Os imperadores romanos para conservar seu poder como governante de Roma, decidiram acabar com as intensas perseguições aos cristãos, aliando-se a eles. e. No ano 313, o imperador Constantino concedeu liberdade de culto aos cristãos, por meio do Édito de Milão. Anos depois o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano. Capítulo 15 A crise de Roma e o Império Bizantino (pág. 284 a 302) Questão 24 Quais foram as principais causas da crise do Império Romano?

10 Questão 25 De acordo com o que foi estudado sobre o Império Bizantino, assinale as alternativas corretas: a.( ) A capital Constantinopla, tinha uma posição geográfica privilegiada (Ficava na entrada do Mar Negro, entre a Europa e a Ásia), era a passagem obrigatória de importantes rotas comerciais. b.( ) Constantinopla, era conhecida como a Porta do Oriente, por ser o ponto de encontro de varias culturas e grupos sociais. c.( ) No Império Bizantino, a política e a religião não estavam ligadas, pois existia o cargo de patriarca que era o principal representante religioso dentro do império. d.( ) Todas as festas que ocorriam no império bizantino estavam ligadas diretamente com eventos religiosos. e.( ) O grupo social chamado de iconoclastas era conhecido como adoradores dos ícones religiosos. Questão 26 Porque o governo do imperador Justiniano, marcou a história do Império Bizantino? Questão 27 Expliquem quais foram os motivos da revolta de Nika e como o imperador Justiniano conseguiu controlar e acabar com essa revolta?

11 Questão 28 Quais foram às soluções tomadas pelos imperadores romanos para acabar com a crise no império? Questão 29 Sobre o Império Bizantino assinale as alternativas abaixo em C (Certo) e E (errado): a. A arte bizantina recebeu influência das artes grega, romana e oriental, mas o que a consagrou foi o fato de ser o primeiro estilo de arte cristã. b. Os mosaicos, eram a expressão máxima da arte bizantina, não deviam servir apenas para embelezar o ambiente, também tinham como função ensinar os fiéis sobre a vida de Cristo. c. Os ícones religiosos eram muito populares e serviam como estímulo à devoção, seus principais fabricantes eram os monges. d. O processo de declínio do império bizantino iniciou logo após o governo do imperador Justiniano, mas esse processo não foi contínuo. e. Depois de vários ataques de povos inimigos, no ano de 1453, os turco-otomano conquistou Constantinopla, levando o fim do Império Bizantino. f. Entre os séculos IX e XI, o Império viveu um período de grande prosperidade: reconquistaram as terras que haviam perdido para os árabes, retomou o mar Mediterrâneo e sua economia voltou a crescer. Questão 30 Explique porque o imperador Leão XIII proibiu a venda e veneração das imagens religiosas? E quais foram os grupos sociais que surgiram dentro da sociedade bizantina por causa dessa decisão do imperador?

Capítulo 14 (p. 263)

Capítulo 14 (p. 263) Capítulo 14 (p. 263) O imperador Otávio Augusto Aconteceu durante o período do fim da repúbica romana e estabeleceu o início de um novo regime político o Império. Aproveitando-se do seu poder, ele promoveu

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15

A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15 A crise de Roma e o Império Bizantino CAPÍTULO 15 A separação do Império Crises prolongadas, tanto internas quanto externas, desorganizou o império romano e contriibuiu para a sua desagregação. (sérculo

Leia mais

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD

Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD Disciplina: HISTÓRIA Data: 15/12 /2018 Ensino Fundamental II Série: 6º ano Turma:AA / AD Valor: 20,0 Média: 12,0 Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL Tipo: U Aluno(a): Nº: Nota: Professor: Marcelo Simões

Leia mais

Igreja de Hagia Sophia

Igreja de Hagia Sophia Igreja de Hagia Sophia Constantino (em 312) teve uma revelação através de um sonho onde durante uma batalha teria visto uma cruz luminosa no céu. Depois disto, a batalha teria sido vencida. Assim, adotou

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

Império Bizantino. Disciplina: História

Império Bizantino. Disciplina: História Império Bizantino Disciplina: História Origem O embrião do Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital para

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano ROMA ANTIGA fases: séculos: IIIdC JC I ac VI ac VIIIaC IMPÉRIO REPÚBLICA MONARQUIA Auge da civilização romana; Pão e circo e Pax Romana; Cristianismo; Bárbaros; Crise.

Leia mais

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Nomenclatura Os egípcios chamaram sua terra das seguintes formas: a) Kemet: terra negra; b) Decheret: terra vermelha; c) Taui: as duas

Leia mais

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner O Egito Antigo Aula I Professor Leopoldo Gollner O Egito Aspectos Físicos Cronologia Política A Sociedade Egípcia A Economia Egípcia A Geografia do Antigo Egito Localização geográfica O Alto e o Baixo

Leia mais

As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma,

As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma, Roma As lutas existentes no Segundo Triunvirato, durante a República, centralizaram o poder em Otávio. Vitorioso, ele tornou-se imperador de Roma, recebendo o título de Augusto, que significa divino.

Leia mais

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira Sociedades urbanas e primeiros Estados Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A Revolução Agrícola proporcionou o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e os primeiros Estados; As primeiras cidades foram

Leia mais

Otávio e o início do Império

Otávio e o início do Império Otávio e o início do Império Otávio e o início do Império Recebeu do Senado vários títulos. PRÍNCIPE isto é, o primeiro entre os cidadãos romanos IMPERADOR Comandante Supremo do Exército AUGUSTO o divino

Leia mais

História Rafael Av. Mensal 21/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

História Rafael Av. Mensal 21/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM História Rafael Av. Mensal 21/05/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes

Povos: etruscos, samnitas, latinos, italiotas e gregos. Economia: agricultura, pecuária e comércio. Organização social: patrícios, plebeus, clientes ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

Constantinopla Bizâncio

Constantinopla Bizâncio O Império Bizantino O Império Bizantino Constantinopla - o principal centro econômico-político do que havia sobrado do Império Romano. Foi edificada na cidade grega de Bizâncio, entre os Mares Egeu e Negro,

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental

ROMA ANTIGA. Antiguidade Ocidental ROMA ANTIGA Antiguidade Ocidental Roma Antiga Geografia Península Itálica Fonte Eneida (Virgílio) Enéas Lavinia Cidade de Alba Longa Amúlio X Numitor Réia Silvia Marte Remo Rômulo Loba 753 a.c. - Roma

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia. Lista de atividades 6º ano 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 6º ano Apostila 1 Tempo histórico, periodização da História, ocupação da América. Apostila 2 Egito, Mesopotâmia,

Leia mais

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA PÁG: 1 / Egito: Condições naturais: O Egito situa-se no nordeste de África. Fica a norte do deserto da Núbia, a este do deserto da Líbia e a oeste do deserto Arábico. Tem ainda como limites o Mar Mediterrâneo

Leia mais

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O.

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Condições naturais e a capacidade racional da espécie humana. O Rio Nilo possuía um regime regular de cheias que irrigava o solo

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO HISTÓRIA Um oásis no meio do grande deserto do Saara. Uma dádiva do rio Nilo. Assim é definido o antigo Egito, o país dos faraós, das múmias e dos Mistérios das pirâmides. João Francisco LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL Aproximadamente 4000 a.c. até 476 d.c. MARCOS HISTÓRICOS: invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente. EGÍPCIOS MESOPOTÂMICOS PERSAS HEBREUS FENÍCIOS CHINESES

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre - 2017 2015 Disciplina:História Ano/ Série: 6º ano do E. Fundamental II Professor(a): Marina Furlan Objetivo: Retomar os conteúdos trabalhados no trimestre

Leia mais

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO

EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO EGITO ANTIGO PROF. MARCOS ROBERTO LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas

Leia mais

Império Bizantino Prof. Edmar Silva Ensino Médio - 1 série

Império Bizantino Prof. Edmar Silva Ensino Médio - 1 série Império Bizantino Prof. Edmar Silva Ensino Médio - 1 série Império Bizantino Início No ano de 330 d.c., a cidade de Bizâncio é conquistada por Constantino que muda seu nome para Constantinopla; A cidade

Leia mais

EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016

EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016 Disciplina: EMENTA ESCOLAR I Trimestre Ano 2016 História Professor: Rodrigo Bento Turma: 1º série Ensino Médio Data Conteúdo 12/fevereiro APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA CAPITULO I O QUE É HISTÓRIA? 16/fevereiro

Leia mais

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE CLÁSSICA PROFESSOR OTÁVIO GRÉCIA GRÉCIA ANTIGA: CIDADES-ESTADO POR VOLTA DO ANO DE 2.000 a.c. A GRÉCIA CONTINENTAL E AS ILHAS DO MAR EGEU FORAM OCUPAS POR POVOS INDO-EUROPEUS: AQUEUS, JÔNIOS,

Leia mais

Militares Júlio Cesar Triunvirato 1 Triunvirato Forma-se o segundo Triunvirato Principado

Militares Júlio Cesar Triunvirato 1 Triunvirato Forma-se o segundo Triunvirato Principado Recomendações do Professor: Esse é um resumo sobre conteúdo dado para a avaliação bimestral. O aluno NÃO DEVE ESTUDAR SOMENTE ESSE RESUMO. Houve várias tarefas que o aluno também deve rever e completar

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA

A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA CAPÍTULO 1 A CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA O que é história? BIBLIOTECA NACIONAL E UNIVERSIDADE DE ESTRASBURGO, ALSACE, FRANÇA BIBLIOTECA NACIONAL E UNIVERSIDADE DE ESTRASBURGO, ALSACE, FRANÇA Marc Bloch, historiador

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 3 Bimestre - História Conteúdo: ROMA Lista de exercícios 1 - A principal língua falada dos antigos romanos era o: a) Português; b) Espanhol; c) Francês;

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA

A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA CAPÍTULO 4 A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA O Egito: formação n 7000 a.c.: populações ocuparam as margens férteis do Rio Nilo. Cheias periódicas Húmus Solo fértil Agricultura n A civilização egípcia

Leia mais

formação da sociedade

formação da sociedade Paulo Tumasz Junior Introdução à Geografia e a Slides, Gravação e Aula formação da sociedade Fonte: Google imagens 2017. GEO = Terra; Grafia = Escrita ou Estudo; É a ciência que estuda a Terra. (Grécia

Leia mais

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos.

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos. Prof. Alexandre Cardoso História 5A Aula 14 Bizantinos e Francos. Crescente Fértil ORIENTE O IMPÉRIO BIZANTINO O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje

Leia mais

Localização geográfica

Localização geográfica O Egito Antigo Localização geográfica Norte da África região desértica cortada pelo Rio Nilo, que através de seu regime de cheias e vazantes possibilitou a fertilidade do solo e a prática da agricultura.

Leia mais

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro)

Planejamento das Aulas de História º ano (Prof. Leandro) Planejamento das Aulas de História 2016-6º ano (Prof. Leandro) Fevereiro Aula programada (Por que estudamos História?) Páginas Tarefa 1 Lembrar o passado: memória e história 10 e 11 Mapa Mental 3 O tempo

Leia mais

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA

ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA 3º ano - ENSINO MÉDIO Aula dia 13/03/15 ARTE CRISTÂ PRIMITIVA ARTE BIZANTINA Professora Alba ARTE CRISTÂ PRIMITIVA Após a morte de Jesus Cristo, seus discípulos divulgaram seus ensinamentos, e a comunidade

Leia mais

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo 05. ÁFRICA ANTIGA Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo cheias anuais e margens muito férteis

Leia mais

Aluno (a): HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

Aluno (a): HABILIDADES E COMPETÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS HISTÓRIA P2 3º BIMESTRE 6º ANO FUND II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2017 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Analisar o desenvolvimento histórico da Roma Antiga, dividido em três

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.:

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: PGA - Prova Global do Agrupamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 Departamento de Ciências Sociais e Humanas História 7.º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

QUESTÃO 01 Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade?

QUESTÃO 01 Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade? DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSORES: WILHER RENATA - LEONARDO DATA: /12/2014 ETAPA: RECUPERAÇÃO FINAL ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SÉRIE: 6ª / E.F. TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Matéria da Prova: O conteúdo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 7 / 8 / 2018 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): N o

Leia mais

IMPÉRIO BIZANTINO. Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna

IMPÉRIO BIZANTINO. Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna IMPÉRIO BIZANTINO Justiniano e sua corte (mosaico) Chiesa di S. Vitale Ravenna 395 - Império Romano é governado pelos filhos do imperador Teodósio: Honório (imperador do Ocidente) e Arcádio (imperador

Leia mais

Dicas do Professor. História 6º Ano

Dicas do Professor. História 6º Ano Dicas do Professor História 6º Ano O Egito Antigo Essa frase é de um grego chamado Heródoto. Por se localizar numa região desértica - o nordeste da África -, o Egito sempre teve a sua vida ligada às águas

Leia mais

Arte cristã primitiva (paleocristã)

Arte cristã primitiva (paleocristã) Arte cristã primitiva (paleocristã) -Abrange os primeiros cinco séculos do surgimento do cristianismo. - Duras e cruéis perseguições aos cristãos (aqueles que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo) empreendidas

Leia mais

4. (1.0) Explique por que o Brasil é considerado um país de dimensões continentais:

4. (1.0) Explique por que o Brasil é considerado um país de dimensões continentais: QiD 1 7º ANO PARTE 3 GEOGRAFIA 1. (1,0) O Brasil é soberano sobre parte do oceano onde se localiza sua faixa de fronteira marítima, denominada de mar territorial. De acordo, com a Convenção das Nações

Leia mais

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso

HISTÓRIA DO ESPORTE. Prof. Bruno Pedroso HISTÓRIA DO ESPORTE Prof. Bruno Pedroso PRÉ-HISTÓRIA O homem está interligado à Atividade Física desde o seu surgimento, quando fugiam de animais predadores, lutavam por áreas e regiões e disputavam domínios

Leia mais

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino ARTE MEDIEVAL Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais

Leia mais

1. Dê um exemplo de fonte histórica que cada um destes profissionais estuda: a) Historiador. b) Arqueólogo. c) Paleontólogo

1. Dê um exemplo de fonte histórica que cada um destes profissionais estuda: a) Historiador. b) Arqueólogo. c) Paleontólogo COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIO COMPLEMENTAR I DATA PARA ENTREGA / /2017 DISCIPLINA: HISTÓRIA ALUNO(A): SÉRIE: 6 ANO Conteúdo: * Os primeiros povoadores da Terra * A Pré-História brasileira

Leia mais

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo

Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo Preparação para a Ficha de Avaliação B2 O mundo romano no apogeu do Império Origem e difusão do cristianismo QUANDO ACONTECEU? 753 a. C. 509 a. C. 27 a. C. 0 218 d. C. 313 476 381 Nascimento República

Leia mais

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/2 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Essa questão apresenta no enunciado a data incorreta (1931) da abdicação de Dom Pedro I, que ocorreu em 1831. Dessa forma, aguardamos o parecer da banca. Erros das demais: Revoltas no período

Leia mais

O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente.

O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente. EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA O EXAME FINAL HISTÓRIA 5ª SÉRIE O que é História? A história é uma ciência que investiga o passado para poder compreender melhor o presente. Existem muitas fontes através das

Leia mais

Trabalho de Regulação. 4 bimestre

Trabalho de Regulação. 4 bimestre V Nome: Ano: 6 ano Disciplina: História Data: Professor: Eder Nº: Trabalho de Regulação 4 bimestre 1 - Complete abaixo a Linha do Tempo da Roma Antiga e responda a seguir com suas palavras o que diferenciou

Leia mais

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17

MESOPOTÂMIA Livro de atividades páginas 16 e 17 Escola Nova Pedagogia Cuiabá, 11/03/2019 Tarefão P2 - História (1º bimestre) Estudante: 1ª Série EM Professora: Júnia Naves Conteúdo: Mesopotâmia (capítulo 3) e Egito (Capítulo 4) Data máxima de entrega:

Leia mais

ROMA ANTIGA. Prof. Bruno Pedroso

ROMA ANTIGA. Prof. Bruno Pedroso ROMA ANTIGA Prof. Bruno Pedroso ROMA ANTIGA Monarquia; República; Império. MONARQUIA ROMANA (753 a.c - 509 a.c) Não foi caracterizada por marcos importantes que contribuíram para a construção da Educação

Leia mais

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

DISCIPLINA DE HISTÓRIA

DISCIPLINA DE HISTÓRIA DISCIPLINA DE HISTÓRIA OBJETIVOS: 6º ano Estabelecer relações entre presente e passado permitindo que os estudantes percebam permanências e mudanças nessas temporalidades. Desenvolver o raciocínio crítico

Leia mais

7.º ANO ENSINO BÁSICO HISTÓRIA ANA FILIPA MESQUITA CLÁUDIA VILAS BOAS

7.º ANO ENSINO BÁSICO HISTÓRIA ANA FILIPA MESQUITA CLÁUDIA VILAS BOAS 7.º ANO ENSINO BÁSICO HISTÓRIA ANA FILIPA MESQUITA CLÁUDIA VILAS BOAS DOMÍNIO A DAS SOCIEDADES RECOLETORAS ÀS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES DOMÍNIO B A HERANÇA DO MEDITERRÂNEO ANTIGO ÍNDICE DAS SOCIEDADES RECOLETORAS

Leia mais

Projeto de Recuperação Semestral 1ª Série EM

Projeto de Recuperação Semestral 1ª Série EM Série/Ano: 1ª série História Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para

Leia mais

4. Egito PÁGINAS 42 À 54.

4. Egito PÁGINAS 42 À 54. 4. Egito PÁGINAS 42 À 54. Organizando a História... Páginas 42 e 43. 1 2 3 Nilo Aprender a lidar com as cheias do Nilo; Sistemas de irrigação; Rio Nilo Ferramentas de ossos e pedras para arar a terra;

Leia mais

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 0 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br

ANTIGUIDADE ORIENTAL. Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04. hbp://historiaonline.com.br ANTIGUIDADE ORIENTAL Modo de Produção Asiá9co Aulas 03/04 M.P.A.: Modo de Produção Asiá9co M.P.E.: Modo de Produção Escravista M.P.F.: Modo de Produção Feudal M.P.K.:Modo de Produção Capitalista Pré- História

Leia mais

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano

DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS. PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA E DE GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5º Ano Ano Letivo 017-018 TEMAS/ CONTEÚDOS Aulas Previstas (* ) TEMA A- A Península

Leia mais

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis.

1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 1 - O CRESCENTE FÉRTIL: Berço das primeiras civilizações; Atual Iraque até Egito; Grandes rios; Terras férteis. 2 EGITO E MESOPOTÂMIA: Estados TEOCRÁTICOS de REGADIO; - Líder = Deus ou representante dele;

Leia mais

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini

HISTÓRIA. Nas vias do tempo, a trajetória humana. Prof. Alan Carlos Ghedini HISTÓRIA Nas vias do tempo, a trajetória humana Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com Antes de tudo, as origens do homem A origem ou o elo perdido ainda é incerta. Há +/- 195 mil anos, no

Leia mais

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica

Prof. Osvaldo. Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Prof. Osvaldo Civilizações Escravistas da Antiguidade Clássica Modo de Produção Asiático Comunidades Primitivas Modo de Produção Escravista Grécia Roma sociedades cuja principal característica era o predomínio

Leia mais

O Cristianismo no Império Romano

O Cristianismo no Império Romano O Cristianismo no Império Romano ORIGEM Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.c. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda

Leia mais

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série.

NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO. Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série. Aluno(a): Nº Disciplina: Ciências humanas e suas tecnologias Professor (a): Barros Dutra Goiânia, maio de 2017. Valor Máximo: 7,0 NOTA: AVALIÇÃO DIA 20 DE MAIO Lista de História. P1, 2 bimestre 1ª. Série.

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 14/09/2018 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã

CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL AULA ARTES. Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã Aula 2.1 Conteúdo: Roma Arte Primitiva Cristã 2 Habilidades: Reconhecer as manifestações artísticas relacionadas ao período da arte: Roma Antiga e primitiva Cristã. 3 4 5 Todos os caminhos levam à Roma:

Leia mais

Avaliação de Ciências, História e Geografia 5 o Ano - 1 o Bimestre

Avaliação de Ciências, História e Geografia 5 o Ano - 1 o Bimestre www.apoioaaula.com.br Avaliação de Ciências, História e Geografia 5 o Ano - 1 o Bimestre Questões 1. A imagem a seguir mostra um vilarejo em Khuzestão, no Irã, antiga Mesopotâmia. PXHere Por que essa civilização

Leia mais

Antiguidade Clássica (II) ROMA. LIVRO : 1 AULA: 4 e 5

Antiguidade Clássica (II) ROMA. LIVRO : 1 AULA: 4 e 5 Antiguidade Clássica (II) ROMA LIVRO : 1 AULA: 4 e 5 FASES DA HISTÓRIA ROMANA Monarquia República Império 753 a.c. 590 a.c. 590 a.c. 27 a.c. 27 a.c. 476 d.c. FUNDAÇÃO DE ROMA Versão mitológica: Romulo

Leia mais

Divisão histórica: Monarquia (753 a.c 509 a.c.), República (509 a.c 27 a.c) e Império (27 a.c 476 d.c)

Divisão histórica: Monarquia (753 a.c 509 a.c.), República (509 a.c 27 a.c) e Império (27 a.c 476 d.c) ROMA ANTIGA Roma nasceu na região central da Península Itálica. Ao longo dos séculos, estendeu seus domínios por toda a região do Mediterrâneo e formou uma grande civilização. Divisão histórica: Monarquia

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: 02 /06 /2012 Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 40 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR(A): SUSANA CAMPOS ALUNO(A) DATA PARA ENTREGA: / / ORIENTAÇÕES IMPORTANTES!

DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR(A): SUSANA CAMPOS ALUNO(A) DATA PARA ENTREGA: / / ORIENTAÇÕES IMPORTANTES! COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA AVALIAÇÃO: EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES II DISCIPLINA: HISTÓRIA PROFESSOR(A): SUSANA CAMPOS ALUNO(A) DATA: / / TURMA: M SÉRIE: 1º ANO DATA PARA ENTREGA: / / ORIENTAÇÕES

Leia mais

1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança:

1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança: Lição 01: Língua hebraica Professor: João Marcos Brandet 1) Os hebreus não desenvolveram um império, mas deixaram uma importante herança: a) o monoteísmo b) o patriarquismo c) a monarquia d) a arquitetura

Leia mais

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE IMPÉRIO ROMANO

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE IMPÉRIO ROMANO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE IMPÉRIO ROMANO REPÚBLICA ROMANA Surgiu durante a civilização grega, com a união de tribos que viviam às margens do Rio Tiber; O governo era baseado na democracia e

Leia mais

História. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista História e o currículo do Estado de Pernambuco.

História. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista História e o currículo do Estado de Pernambuco. Comparativos curriculares SM História Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A História e o currículo do Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo de abrangência nacional

Leia mais

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre. Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio adoisimensosdesertos:odalíbiaeodaarábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas grandes

Leia mais

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares

Fenícios, Persas e Hebreus. Prof. Junior Soares Fenícios, Persas e Hebreus Prof. Junior Soares Civilização fenícia Os maiores comerciantes marítimos da Antiguidade 1. Aspectos geográficos: > Localização da Fenícia em relação ao Mar Mediterrâneo Principais

Leia mais

Avaliação Bimestral 2º Bimestre 1 o ano Prof. Lucas Jun/2012 INSTRUÇÕES GERAIS

Avaliação Bimestral 2º Bimestre 1 o ano Prof. Lucas Jun/2012 INSTRUÇÕES GERAIS História Avaliação Bimestral 2º Bimestre 1 o ano Prof. Lucas Jun/2012 Nome: Nº: Turma: Valor (10,0) INSTRUÇÕES GERAIS Nota: 1. Nenhum material deve estar embaixo das carteiras. Livros e mochilas devem

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental

HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental HISTÓRIA 6º Ano Ensino Fundamental O povoamento da América Quando ocorreu o povoamento da América? Não se sabe ao certo quando os primeiros povoadores chegaram a América, mas estudos baseados em vestígios

Leia mais

06- A imagem abaixo mostra uma guerra sangrenta travada pelos romanos. Sobre a referida guerra, marque a opção correta:

06- A imagem abaixo mostra uma guerra sangrenta travada pelos romanos. Sobre a referida guerra, marque a opção correta: TD QUESTÕES HISTÓRIA 01- Roma foi uma das maiores civilizações da Antiguidade. Sua herança estende-se à cultura ocidental até atualidade. Marque a opção que não mostra uma herança cultural romana: a) Arquitetura

Leia mais

Roma antiga. VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.

Roma antiga. VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p. Roma antiga VICENTINO, Cláudio; GIANPAOLO, Dorigo. História para o ensino médio: história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p.67 A história da Roma antiga foi dividida em três períodos: Monarquia

Leia mais

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Hominização

Conceitos Domínios a trabalhar Experiências de aprendizagem Sugestões de recursos Hominização 7º ANO 1º PERÍODO 2012-2013 TEMA A Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações A1 As sociedades recoletoras e as primeiras sociedades produtoras As primeiras conquistas do Homem Os grandes caçadores

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 PROVA FINAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 1º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de questões

Leia mais

Civilizações Hidráulicas

Civilizações Hidráulicas Civilizações Hidráulicas Mesopotâmia e Egito Prof. Thiago Modo de Produção Asiático Sociedades ditas Hidráulicas ou de Regadio; Ausência da propriedade privada; Base social aldeã; Intervenção estatal na

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª. Série (Ensino Médio)

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª. Série (Ensino Médio) Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª. Série (Ensino Médio) Professor: Barros Dutra Disciplina: História Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Artes Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Fernanda Coimbra e Denise Vianna Artes Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos

Leia mais

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira

Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X. Profª Ms. Ariane Pereira Ampliação de seus conhecimentos sobre a África, a América e a Europa do século V ao século X Profª Ms. Ariane Pereira Introdução No continente africano havia outros povos e cultura, para além do deserto

Leia mais

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS...

ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... DE 2009 até 2018 ANTES DE VOCÊ CONFERIR OS ASSUNTOS QUE MAIS CAEM, QUERO APRESENTAR PRA VOCÊ DUAS COISAS... A PRIMEIRA, TALVEZ VOCÊ ATÉ SAIBA, É O CRONOGRAMA ENEM 2019 QUE EU DESENVOLVI GRATUITAMENTE PARA

Leia mais

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS

Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Antiguidade: - MESOPOTÂMIA - POVOS DA PALESTINA - PERSAS Mesopotâmia Sumérios e Acádios (3.500a.C. aprox.) Organização em cidades-estado > Patesis. Agricultura irrigada por canais. Criação da escrita cuneiforme.

Leia mais

ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI

ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI ARTE BIZANTINA PROFª MARIANA KAADI História Em 395 o Imperador Teodósio divide o Império Romano em duas partes: Império Romano do Ocidente com capital em Roma Império Romano do Oriente com capital em Constantinopla

Leia mais

escala educacionai 1!! edic;ao Sao Paulo 2012

escala educacionai 1!! edic;ao Sao Paulo 2012 LEITURAS, DA HISTORIA Oldimar Cardoso Manual do Professor Membro da diretoria da Sociedade Internacional de DidMica da Hist6ria Docente da Catedra de Didatica da Hist6ria da Universidade de Augsburg (Alemanha)

Leia mais