ASSUNTO: Questionamentos e Respostas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSUNTO: Questionamentos e Respostas"

Transcrição

1 Edital de Concorrência Pública Projeto BRA/xxxxx ASSUNTO: Questionamentos e Respostas 1) Na planilha de preços o item Projeto de arquitetura e instalações fala que o prazo de entrega é entregar 10 dias úteis após assinatura do contrato já na pagina 47 observações gerais fala que as empresas deverão apresentar, juntamente com a proposta técnica, o projeto impresso e em mídia digital. A não apresentação do projeto detalhado, que conte com o layout, proposta técnica e especificações técnicas implicará a desclassificação da empresa. Na pág. 51 item 2.1 PROPOSTA TÉCNICA solicita : a proposta técnica da licitante deverá conter as seguintes informações: a) Plano de Trabalho b) Cronograma de Execução c) Relação dos profissionais que comporão a equipe-chave e respectivas funções. d) Termo de vistoria e) Projeto de identidade visual (conforme item 13. do Anexo III Termos de Referência PERGUNTO: A EMPRESA DEVE APRESENTA O PROJETO DE ARQUITETURA E INSTALAÇÕES IMPRESSO E EM MÍDIA DIGITAL NA PROPOSTA TÉCNICA item 2.1 OU APENAS APÓS SER DECLARADA VENCEDORA? Resposta: O projeto de arquitetura e instalações conforme estabelecido na planilha de preço deverá ser apresentado somente pela empresa vencedora no prazo de até 10 dias úteis a contar da assinatura do contrato. A menção feita em relação a alínea l) das observações gerais do anexo III diz respeito ao Projeto de identidade visual. Conforme estipulado no anexo III.B do edital, a proposta técnica deverá conter: a) Plano de trabalho; b) Cronograma de Execução; c) relação dos profissionais; d) Termo de Vistoria; e) Projeto de Identidade visual. 2) Em relação à visita técnica, solicitamos esclarecimento dos seguintes pontos: A soma das metragens solicitadas no edital (estandes + cozinha + auditório + salas de produção, realizadores, etc) somam mais de metros quadrados, isso sem contar corredores de circulação, áreas de convivência, etc que não possuem metragem especificada no edital. O Armazém 3 possui a medida total de 4500 metros quadrados, somando área interna +varanda. Algo será montado em outro local, para que o restante caiba?

2 Resposta: A proposta poderá considerar a área entre os Armazéns 3 e 4 do Píer Mauá e a área do deque existente entre o Armazém 3 e a beira do cais. 3) Qual o procedimento para recebimento do termo de vistoria solicitado no edital? Assinamos um documento na visita que foi entregue a representante Milena, isto já vale como termo de vistoria? Resposta: Sim. O termo de vistoria foi enviado a cada uma das licitantes presentes no dia ) O Pier Mauá não possui estacionamento. Eles cederão o Armazém Anexo para estacionamento? Resposta: O evento não disponibilizará estacionamento. 5) A área de varada não possui cobertura contra chuva em toda a sua extensão e o edital não solicita. Devemos considerar? Resposta: A previsão de cobertura adicional para o deque existente entre o Armazém 3 e a beira do cais não é obrigatória. 6) As licitantes devem considerar serviço de Vallet Parking em suas propostas e sinalização indicando o estacionamento ou será de responsabilidade do Pier Mauá? Resposta: O evento não disponibilizará estacionamento. 7) Os banheiros do Armazém 3 não comportam o tamanho informado do evento. Devemos colocar banheiros extra? Lembrando que a metragem do evento está estourada. Resposta: Sim, o projeto a ser apresentado deverá prever 30 banheiros provisórios em 5 contêineres, cuja localização deverá ser definida no projeto de cada licitante. 8) O serviço de venda de alimentos e bebidas dos quiosques são de responsabilidade das licitantes ou apenas a montagem da estrutura dos quiosques? Resposta: As licitantes não serão responsáveis pelo serviço de comercialização de alimentos e bebidas nos quiosques, que será contratado em outro processo. 9) O que se entende como Licenças Necessárias para o Funcionamento do evento? Seria a documentação das empresas contratadas para prestar serviço ou seria a liberação do evento junto aos órgãos públicos no RJ? Caso seja a liberação do evento, como seria feito isso visto que o contrato entre a PNUD e o Píer Mauá comporta vários Armazéns além do da presente licitação? Resposta: As licenças a serem obtidas junto aos órgãos pertinentes serão aquelas necessárias ao evento em questão, independentemente de outras atividades organizadas pelo PNUD, ou sob permissão deste, que estiverem previstas ou ocorrendo nos demais armazéns do Píer.

3 10) Solicito esclarecimento referente as diárias de alguns itens, como ambulância, segurança, limpeza.no termo de referencia cita para durante todo o período de montagem, desmontagem e evento; quer dizer um período de 31 diárias e na planilha de preços fala em 10 ou 16 dias. Devemos considerar qual período? Podemos fazer alterações na planilha? E o item brigada de incêndio na planilha não consta espaço para colocar valor. O que devemos cotar? Resposta: Os serviços de UTI móvel, segurança e limpeza devem ser cotados pelo período de 31 dias correspondente à montagem, à realização e à desmontagem do evento. Os valores lançados na planilha para tais serviços deverão considerar todo o período. A planilha deverá ser alterada no que concerne aos itens UTI móvel, segurança e limpeza, para o período de 31 dias correspondente à montagem, à realização e à desmontagem do evento. Em relação Brigada de incêndio favor considerar o período de 31 dias também. 11) em relação ao item Kit VIP: Catálogo + caneta + pasta Especificações:- Catálogo: 44 páginas, incluindo capas, no formato 42 x 29,7 CM AB / 21 X 29,7 cm, cores 4/4, papel Reciclatto180g, acabamento corte reto, grampo canoa, laminação na Capa; DÚVIDA: Qual o tipo de laminação da capa? Fosca, brilho, localizada ou outra? Resposta: O tipo de laminação ficará a critério de cada licitante e deverá ser especificado nas respectivas propostas. 12) Em relação ao item Canetas: canetas em material ecológico, com gravação do nome do evento. DÚVIDA: Tem preferência por algum modelo específico da caneta? Quantas cores terão a logo da caneta? A impressão será apenas em 1 dos lados? Resposta: O tipo de caneta ficará a critério de cada licitante e deverá ser especificado nas respectivas propostas. Uma vez que a logomarca do evento comporá a proposta de programação visual, sua quantidade de cores será decorrente do projeto de cada licitante. A disposição da logomarca na caneta e sua eventual recorrência deverá fazer parte do projeto de cada licitante. 13) Em relação ao item - Pastas: pasta produzida em material sustentável, com gravação. DÚVIDA: Qual formato com medidas? Considero o material sustentável papel ou plástico? Como será a parte interna desta pasta? Terá uma bolsa interna ou não? A pasta terá algum formato especial para cotarmos com faca? Qual o tipo de acabamento predefem? Tem algum modelo já definido para orçarmos? Resposta: O modelo da pasta (inclusive seu formato, medidas e acabamento) é parte do projeto solicitado. Da mesma forma, o tipo de material ficará a critério de cada licitante, desde que atenda à exigência de ser sustentável, o que deverá ser demonstrado pela proponente.

4 14) Em relação ao item Crachás Especificações: de 05 a 08 modelos diferentes no formato 10 X 15 cm, 4 cores, em material reciclado e acabamento corte reto e furo central para jacaré.tiragem: 5 mil DÚVIDA: Será no PVC ou Papel Reciclado, a impressão será 4x0 ou 4x4? Resposta: A impressão dos crachás deverá ser 4x0, em material a critério de cada licitante. 15) Em relação ao item Cordões para crachás: Especificações: comprimento unitário de 01 metro, com acabamento em jacaré, 4 cores. Quantidade: 5 mil DÚVIDA: Qual a largura do cordão? A impressão será nos 2 lados? Resposta: A largura do cordão ficará a critério das licitantes e deverá ser especificada nas respectivas propostas. A impressão poderá ser apenas no lado externo do cordão. 16) Em relação ao item Bolsa de participantes Especificações: ecobag dobrável, em material sustentável, com gravação em 04 cores. Quantidade: 5 mil. DÚVIDAS: Qual a medida da ecobag? Tem preferência por algum material específico como lona de algodão, ráfia, malha pet com algodão reciclado ou outra? A sacola terá impressão nos 2 lados? Qual a medida da arte que será impressa na sacola? Resposta: O modelo da ecobag (inclusive seu formato, medidas e acabamento) é parte do projeto solicitado. Da mesma forma, o tipo de material ficará a critério de cada licitante. A impressão poderá ser em apenas uma das faces externas da bolsa, em medida que deverá ser especificada por cada proponente em sua respectiva proposta. 17) Em relação ao item pedimos esclarecimento quanto ao item - O licitante/fornecedor deverá incluir em sua proposta: Uma declaração a respeito da necessidade ou não de se obter licenças de importação ou exportação com respeito às mercadorias a serem adquiridas ou ao serviço a ser prestado, inclusive quaisquer restrições quanto ao país de origem, uso/duplo uso da natureza dos bens ou serviços, inclusive, e disponibilização aos usuários finais;(ii) - Confirmação de que obteve as licenças dessa natureza no passado e que espera obter todas as licenças necessárias, caso sua proposta seja vencedora. Resposta: Não aplicável. 18) FAVOR INFORMAR SE ALGUNS DOS ESPAÇOS SOLICITADOS PODEM SER PROJETADOS PARA SEREM MONTADOS NA PRAÇA EXISTENTE ENTRE OS ARMAZENS 3 E 4 DO PIER MAUÁ. Resposta: A proposta poderá considerar a área entre os Armazéns 3 e 4 do Píer Mauá e a área do deque existente entre o Armazém 3 e a beira do cais. 19) Em relação ao item 14. Buffet 14.1 Serviço permanente para a Exposição Institucional Serviço permanente de alimentos e bebidas no stand da Finep no período de 15 a 24 de junho Sala VIP.Base de serviço: 400 pessoas por dia. Pergunta-se- O formato é coquetel? Volante + mesa base? É um stand que vai receber 400 px por dia? Bebida alcóolica tb ou só refri, água e suco?

5 Resposta: Para este serviço, não serão oferecidas bebidas alcoólicas, somente café, água, sucos e petit fours, oferecidos por garçons. Solicitamos considerar serviço para uma base de 50 pessoas por dia. 20) Em relação ao item 14.2 Serviço permanente para Sala de Trabalho dos Realizadores Serviço permanente de alimentos e bebidas no período de 15 a 24 de junho.base de serviço: 20 pessoas por dia, em duas estações de serviço. 20 px por estação num total de 40 px, é isso? Observação: devem ser disponibilizados garçons. Resposta: A base de serviço é de 80 pessoas por dia, no total. Acrescentamos que não serão oferecidas bebidas alcoólicas, mas apenas água, sucos e refrigerantes. Adicionalmente, solicitamos desconsiderar o serviço de garçons, que deve estar disponível na Sala VIP (item 14.1). 21) Em relação ao item QuiosquesMontagem de quiosques para venda de alimentos e bebidas.base de serviço: pessoas/dia nossa empresa vai vender comidas e bebidas tipo lanchonete/lanches rápidos para px dia, o entendimento esta correto? Do valor da venda das mercadorias nós iremos ficar com um percentual? Como funcionará esta venda? E que alimentos? Resposta: As licitantes não serão responsáveis pelo serviço de comercialização de alimentos e bebidas nos quiosques, que será contratado em outro processo. 22) Em relação ao item - Segurança (Pág ) Equipe de 40 agentes de segurança uniformizados e não armados para atuação 24 horas, em turnos de 12 horas, durante todo o período de montagem (1 à 14 de junho de 2012), evento (15 à 24 de Junho de 2012) e desmontagem (25 de Junho à 1 de Julho de 2012). (Anexo III) ou seja, seriam 31 diárias divididas em 02 turnos de 12 horas. Na planilha de tomada de preços, a solicitação é de 16 diárias. Duvida: Qual é o número total de diárias e efetivo de segurança para contratação? Resposta: Assim como os serviços de UTI móvel e limpeza, o serviço de segurança deve ser cotado pelo período de 31 dias correspondente à montagem, à realização e à desmontagem do evento. Os valores lançados na planilha para tais serviços deverão considerar todo o período. 23) Em relação ao item Design, impressão e produção (Pág ) A licitante deverá apresentar o projeto de identidade visual do evento. O projeto será avaliado por representante da FINEP e poderá ser ajustado pela empresa contratada segundo critérios da instituição? Resposta: Sim

6 24) em relação a Pág. 47 Ítem h) As peças gráficas e produtos de sinalização devem estar de acordo com a identidade visual definida e autorizada pela FINEP, devem ser impressas provas das peças antes da impressão da tiragem especificada e a instalação dos produtos também deve ser acompanhada por técnico representante da FINEP. Pág: A licitante deverá apresentar o projeto de identidade visual do evento junto à proposta técnica ( envelope A) Duvida: Existe uma logomarca do evento ou para o evento? A logomarca do evento será criada pela empresa contratada ou será fornecida pelo FINEP? Resposta: A proposta de logomarca para o evento deve fazer parte do projeto de identidade visual a ser apresentado pelas licitantes. 25) Em relação à Pág 47 item l) As empresas deverão apresentar, juntamente com a proposta técnica, o projeto impresso e em mídia digital. A não apresentação do projeto detalhado, que conte com o layout, proposta técnica e especificações técnicas implicará na desclassificação da empresa. Formulário PP-1 Planilha de preços Ítem Projeto de arquitetura e instalações Prazo: Entregar 10 dias úteis após assinatura do contrato Dúvida: Nesse ítem existe divergência nas informações. Se o projeto de arquitetura deverá ser apresentado em até 10 dias úteis após a data da assinatura do contrato correto. Do que se trata a proposta técnica com projeto impresso e em mídia digital, na pág. 47, ítem l? Resposta: Solicitamos desconsiderar a informação constante do Anexo V Planilha de Preços no que concerne à apresentação do projeto de arquitetura e instalações. Tais documentos devem ser apresentados juntamente com os demais descritos no Anexo III, em Observações Gerais, letra l. 26 De acordo com o item 8 do edital é solicitado Garantia de Proposta no valor de R$ ,00(trinta mil reais). Tal garantia, poderá ser carta fiança, segura garantia ou cheque administrativo? Resposta: Vide Errata com nova modalidade. 27 Solicitamos, disponibilização de Planta baixa do píer/armazém 03, planta cotada, plantas elétricas e hidráulicas, todas em AUTOCAD e ainda manual de eventos do Pier; Resposta: As plantas foram devidamente disponibilizadas no dia da vistoria técnicas a todas as licitantes participantes do processo. 28 Itens depende do projeto podem trazer tratamento não isonômico uma vez que o tipo de material e tamanho inferem diretamente no custo; portanto, independente do projeto, as quantidades e os tipos de materiais, devem ser especificados, para garantir uma disputa mais igualitária a todos os participantes.

7 Resposta: As quantidades dos produtos e a previsão de público para o fornecimento dos serviços indicados estão registradas no edital. Quanto aos materiais que não estão especificados, sua definição ficará a cargo de cada licitante e sua especificação deverá fazer parte de sua respectiva proposta. 29 O item do edital pede que anexemos à proposta o curriculum e a formação dos profissionais descritos, porém são requisitados 9 (nove) coordenadores e 15 (quinze) produtores. Será necessário o curriculum de toda essa equipe, ou só do coordenador e produtor gerais? Resposta: Deverão ser apresentados os currículos e cópias de diplomas e de certificados que comprovem a formação do autor/responsável pelo projeto de arquitetura, assim como do produtor e do coordenador desiginados para o evento. 30 O item 2.9 do termo de referência: quiosques de alimentação. Haverá quiosques internos e externos, os quais só são solicitados balcões de alimentação e mesas estilo bistrô. Para o quiosque externo não é pedido qualquer sistema de fechamento e este está sujeito às intempéries do tempo. Gostaríamos também de detalhamento sobre a operação dessa área, inclusive da cozinha, pois a depender do tipo de alimentação que seja feita, deverá ser previsto pontos elétricos para fornos, freezers, etc... Resposta: Não estão sendo exigidas coberturas para os quiosques externos a fim de permitir que sua instalação ocorra sob a marquise existente ao longo do Armazém 3, caso a licitante considere essa uma boa solução para seu projeto. Contudo, caso o(s) quiosque(s) que for instalado fora da área de cobertura da marquise deverá contar com cobertura própria. Devem ser previstos pontos de fornecimento de energia elétrica para geladeiras e fornos em quantidade que cada licitante considerar adequada para o público previsto. 31 Com relação ao item 2.9.3, a cozinha será localizada aonde? Pois além de estar perto das áreas de alimentação, existe uma necessidade real da mesma estar em local coberto. Resposta: A localização da cozinha deverá ser definida por cada licitante em sua respectiva proposta. 32 Com relação ao item 8: posto médico. Este deverá estar localizado em sala fechada, com ponto hidráulico, com saída estratégica para a ambulância. Resposta: A localização e o projeto físico do Posto Médico devem fazer parte das propostas a serem apresentadas pelas licitantes, considerando-se, inclusive, os insumos necessários para seu funcionamento, que deverão ser especificados no projeto. 33 Com relação ao item 10: limpeza. É necessário um depósito para armazenamento do material de limpeza.

8 Resposta: Cada licitante deve prever em seu projeto as condições necessárias para a prestação dos serviços pelos quais será responsável. 34 Para o item 12: brigada de incêndio. Quantos brigadistas deverão ser orçados nesse item? Resposta: A quantidade de brigadistas deverá ser especificada por cada licitante em seu projeto. 35 De acordo com o item 13 deveremos apresentar juntamente com nossa proposta técnica o projeto de identidade visual do evento. Gostaríamos de saber se tal projeto refere-se a arte visual do Kit Vip, do folder, crachás, cordões e bolsa. Em caso positivo, necessitamos das logos, bem como manual ou instruções de aplicação, assim como sugestão de cores, etc... Resposta: A logomarca do evento deverá fazer parte do projeto de identidade visual a ser apresentado por cada licitante. 36 Para o serviço permanente de buffet, item 14, solicitamos cardápio. Gostaríamos de saber onde e se há previsão de montagem de cozinha de apoio para este serviço e para o serviço de coquetel, pois a cozinha sugerida para o espaço de alimentação, no tamanho de 72m² é pequena para o trabalho simultâneo. Resposta: Para o serviço permanente de buffet deve ser previsto o fornecimento de café, água, sucos e petit fours. Ressaltamos que o serviço de coquetel ocorrerá somente no dia 15, ao passo que o serviço de buffet ocorrerá de 16 a 24 de junho. 37 Os quiosques a que se referem o item 14.4 são os mesmos do item 2.9? Caso negativo, quais são as especificações para esse quiosque? Além da montagem, teremos que operacionalizá-lo? Resposta: Sim. As licitantes não serão responsáveis pelo serviço de comercialização de alimentos e bebidas nos quiosques, que será contratado em outro processo. 38 Com relação ao item 16. internet. Tal sinal deverá ser aberto, ou será utilizado em quais ambientes. Em caso positivo de sinal aberto, a estimativa de 10mb é muito baixa para a quantidade de pessoas que utilizarão o serviço. Resposta: O serviço de internet solicitado deverá estar disponível nos estandes dos expositores, no estande institucional da FINEP, na Sala VIP e na sala dos realizadores e deverá ser acessado somente mediante senha (sinal fechado).

9 39 Com relação ao item 19. descrever quais serão as licenças que deverão ser providenciadas pela licitante uma vez que algumas licenças não são passíveis de se conseguir. Normalmente providenciamos: ART s, alvarás provisórios, ECAD. Resposta: As licenças a serem obtidas junto aos órgãos pertinentes serão aquelas necessárias à realização do evento em questão, cabendo às licitantes garantir sua obtenção. 40 Nas observações gerais é previsto estações de reciclagem. Os contêineres, bem como recolhimento dos resíduos será de responsabilidade da empresa contratada ou a FINEP solicitará o recolhimento via COMLURB? Resposta: Serão de responsabilidade das licitantes todos os processos descritos na letra i da seção Observações Gerais constante do Anexo III do edital. 41 A impressão que se da, ao vermos o detalhamento dos ambientes é que já existe um projeto de layout para os ambientes. Termos como as colunas existente serão revestidas com tecido e colocados puffs claramente nos remete a ideia de uma analise já feita de definida; Se já existe um croqui, ou algum esboço de projeto com localização dos ambientes, deveria ser disponibilizado às licitantes, de forma a viabilizar um melhor entendimento do que a própria FINEP/PNUD deseja. Resposta: Não há croqui ou esboço pré-definido pela FINEP ou pelo PNUD, ficando a cargo de cada licitante propor a definição dos ambientes, desde que atendidas as condições estabelecidas no edital. 42 Qual o local que será servido o coquetel? Resposta: O interior do Armazém 3 e o deque existente entre ele e a beira do cais. 43 Banheiros químicos fala que será 30 banheiros divididos em 5 contêineres, onde deverão estar localizados? Resposta: A definição da localização dos banheiros deverá fazer parte do projeto de cada licitante. 44 Solicitamos lista das empresas credenciadas, que participaram da visita técnica. Resposta: A lista das licitantes que participaram da Vistoria não é disponibilizada pelo PNUD às demais licitantes.

10 45 De acordo com o item 18, Anexo III, o seguro será usado por 16 dias, mas somando o período de montagem, evento e desmontagem, temos uma soma de 30 dias. Quais os dias exatos para a utilização desse Seguro? Resposta: O seguro para responsabilidade civil deverá ser para o período de realização do evento, ou seja: de 15 a 24 (inclusive) de junho de De acordo com o item 8, Anexo III, o Posto médico e a ambulância serão utilizados apenas durante o evento, 10 (dez) dias. E o período de montagem e desmontagem, ficará sem nenhum tipo de cobertura médica? Resposta: Favor observar o que consta do item 8. do Edital. O posto médico e ambulância deverá cobrir todo o período da mantagem, desmontagem e evento. 47. Do item j) das Observações Gerais do Anexo III (pág. 48), esclarecer se, de fato, somente as lonas devem ser doadas a empresas de reciclagem e não o restante do material reciclável recolhido. Resposta: Todo o lixo a ser recolhido deve ser separado, de acordo com seu tipo. Aqueles constituído e de material reciclável, deve ser encaminhado para reaproveitamento É condição a observância de regras e exigências apresentadas no Manual de Eventos do Píer Mauá, distribuído pelo PNUD aos participantes por Resposta: Sim

11 ASSUNTO: ERRATA AO EDITAL Comunicamos abaixo alterações as quais solicitamos sejam consideradas para apresentação da proposta. Onde se Lê: alínea l) das observações gerais do anexo III. As empresas deverão apresentar, juntamente com a proposta técnica, o projeto impresso e em mídia digital. A não apresentação do projeto detalhado, que conte com o layout, proposta técnica e especificações técnicas implicará a desclassificação da empresa. Leia-Se: As empresas deverão apresentar, juntamente com a proposta técnica, o projeto de identidade visual Onde se Lê: Item 8. Garantia de Proposta. O Licitante deve apresentar, juntamente com a sua proposta, uma garantia de proposta na forma de garantia bancária, no valor de R$ ,00 ou equivalente, de acordo com o modelo de garantia de proposta previsto no Error! Reference source not found. Leia-Se: O Licitante deve apresentar, juntamente com a sua proposta, uma garantia de proposta na forma de garantia bancária ou cheque Administrativo, no valor de R$ ,00 ou equivalente, de acordo com o modelo de garantia de proposta previsto no Error! Reference source not found. Em relação ao item 14.1, o serviço irá de 16 a 24 de junho (no dia 15, ocorrerá apenas o coquetel para convidados e imprensa); A base de serviço na Sala VIP é de 50 pessoas por dia; Para a Sala VIP deve estar disponível serviço volante com café, água, sucos e petit-fours.] A denominação do evento é: Exposição Brasil Sustentável. Em relação a página 34, a numeração correta do anexo é: Anexo III, conforme informação na página 1) Em relação a página 35, a numeração correta do anexo é: Anexo IV, conforme informação na página 1).

12 ASSUNTO: Aviso de Prorrogação da Data de Recebimento de Proposta Fazemos referência à Solicitação de Proposta nº SDP nº , para informar que a data limite para o recebimento de propostas foi prorrogada para o dia 13 de abril de 2012 até às 17:00h.

Este material será confeccionado pela SBC/BA, sendo que a empresa patrocinadora terá impressa sua logomarca ou de seu produto nestes materiais.

Este material será confeccionado pela SBC/BA, sendo que a empresa patrocinadora terá impressa sua logomarca ou de seu produto nestes materiais. STAND BÁSICO Com estrutura em perfis de alumínio anodizado, cor natural, formando malha modular de 1,90 m de eixo, 1,0m de eixo, 2,20 m de altura, composta por montagem e travessas presas aos mesmos por

Leia mais

RESPOSTAS DO QUESTIONAMENTO DA SENHORA CRISTILAINE MEDEREIROS

RESPOSTAS DO QUESTIONAMENTO DA SENHORA CRISTILAINE MEDEREIROS AOS CUIDADOS DA SRª PREGOEIRA RESPOSTAS DO QUESTIONAMENTO DA SENHORA CRISTILAINE MEDEREIROS 1 -no item 4.4.3 pede a câmera com lente 4.2mm logo a baixo no item 4.4.3.3 tenho a solicitação de lente 2.8mm

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

PROCEDIMENTO OPERACIONAL AQUISIÇÃO / QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Histórico de Revisões Rev. Modificações 01 30/04/2007 Primeira Emissão 02 15/06/2009 Alteração de numeração de PO 7.1 para. Alteração do título do documento de: Aquisição para: Aquisição / Qualificação

Leia mais

Catálogo de Merchandising

Catálogo de Merchandising Catálogo de Merchandising 1 Feira SALA DE IMPRENSA O canal perfeito para sua empresa falar com um público sempre bem informado e formador de opinião, composto por jornalistas dos mais conceituado veículos

Leia mais

EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.338/2015 PE 0652/2015

EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.338/2015 PE 0652/2015 EMPRESA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA S/A IPLANRIO COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO ESCLARECIMENTO PROCESSO 01.300.338/2015 PE 0652/2015 1 - Para a realização da vistoria técnica do processo acima citado se

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS

PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS PREGÃO PRESENCIAL EDITAL 239/2009/DNIT 1º CADERNO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS 1ª PERGUNTA: Pelo que entendemos no edital o sistema será implantado em cada unidade do DNIT, com banco de dados descentralizados

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO AMAZONAS ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO EM SOFTWARE LIVRE CONCEITOS E PROJETOS DE BANCO DE DADOS E SQL O trabalho consiste na resolução de um exercício e na confecção de um relatório. 17/10/2005 é o último dia para entrega. O trabalho deverá entregue impresso e o seu conteúdo gravado numa mídia. O formato

Leia mais

CONCORRÊNCIA Nº 001/2013 RESPOSTA 06 AOS QUESTIONAMENTOS DA LICITANTE

CONCORRÊNCIA Nº 001/2013 RESPOSTA 06 AOS QUESTIONAMENTOS DA LICITANTE CONCORRÊNCIA Nº 001/2013 RESPOSTA 06 AOS QUESTIONAMENTOS DA LICITANTE 1. Questionamento: Gostaríamos de saber se nas peças layoutadas, que serão apresentadas em pranchas de até no máximo 42 X 30cm para

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 61/2008 ESCLARECIMENTO 2

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 61/2008 ESCLARECIMENTO 2 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento 2 Referência: Pregão Eletrônico n. 61/2008 Data: 17/12/2008 Objeto: Contratação de empresa especializada para fornecimento de solução informatizada e integrada para o acompanhamento

Leia mais

ESCLARECIMENTO Nº 01. Segue abaixo, perguntas formuladas por empresa participantes da licitação supra e a respectivas respostas de FURNAS:

ESCLARECIMENTO Nº 01. Segue abaixo, perguntas formuladas por empresa participantes da licitação supra e a respectivas respostas de FURNAS: ESCLARECIMENTO Nº 01 Segue abaixo, perguntas formuladas por empresa participantes da licitação supra e a respectivas respostas de FURNAS: 1. Pergunta: Quais são os limites de responsabilidae (LR) por viagem

Leia mais

REF.: Quesitação da Sociedade Empresária XXXXXXXXXXXXXXXXX, relativa ao Edital de Concorrência n.º 001/2015.

REF.: Quesitação da Sociedade Empresária XXXXXXXXXXXXXXXXX, relativa ao Edital de Concorrência n.º 001/2015. Rio de Janeiro, 27 de fevereiro de 2015. REF.: Quesitação da Sociedade Empresária XXXXXXXXXXXXXXXXX, relativa ao Edital de Concorrência n.º 001/2015. Este documento visa responder às solicitações formuladas

Leia mais

QUESTIONAMENTOS 16.05.2014. Ref. Pregão nº 012/2014.

QUESTIONAMENTOS 16.05.2014. Ref. Pregão nº 012/2014. QUESTIONAMENTOS 16.05.2014 Ref. Pregão nº 012/2014. Pergunta nº. 48 No item 20.5 da Minuta do contrato, cita Apólice, porém o documento que é assinado entre as partes é o contrato, correto? O contrato

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD.

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD. DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE CURSOS DE CAPACITAÇÃO 01 - O que é o Plano Anual de Capacitação? O Plano Anual de Capacitação tem como norteador o Decreto 5.707/06 que institui a Política e as Diretrizes para

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

!!!!!!! !!!!!!!!!!! FORMULÁRIOS PARTE II

!!!!!!! !!!!!!!!!!! FORMULÁRIOS PARTE II PARTE II FORMULÁRIOS 2 À PROMOTORA FORMULÁRIO No. 01 APRESENTAÇÃO DA MONTADORA E TERMO DE RESPONSABILIDADE EMPRESA MONTADORA: CNPJ: RESPONSÁVEL: TELEFONE: A empresa montadora acima designada foi contratada

Leia mais

BOLSAS DE APOIO À INOVAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS OU PRODUTOS INOVADORES FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFPR - IFTECH EDITAL N

BOLSAS DE APOIO À INOVAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS OU PRODUTOS INOVADORES FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFPR - IFTECH EDITAL N BOLSAS DE APOIO À INOVAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE PROTÓTIPOS OU PRODUTOS INOVADORES FEIRA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFPR - IFTECH EDITAL N.º 024/2014 PROEPI/IFPR A Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO CASA PORTE CONCURSO PARA CASA EMBRIONÁRIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL

EDITAL DO CONCURSO CASA PORTE CONCURSO PARA CASA EMBRIONÁRIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL EDITAL DO CONCURSO CASA PORTE CONCURSO PARA CASA EMBRIONÁRIA ECONOMICAMENTE VIÁVEL A PORTE Engenharia & Arquitetura Jr., como AGENTE PROMOTOR e ENTIDADE ORGANIZADORA, instituem o Concurso Casa PORTE, em

Leia mais

PROGRAMA DE CULTURA ESPAÇOS VISUAIS REDE SESC DE GALERIAS Edição 2015 Artes Visuais

PROGRAMA DE CULTURA ESPAÇOS VISUAIS REDE SESC DE GALERIAS Edição 2015 Artes Visuais PROGRAMA DE CULTURA ESPAÇOS VISUAIS REDE SESC DE GALERIAS Edição 2015 Artes Visuais INTRODUÇÃO O Serviço Social do Comércio Sesc, Departamento Regional de Santa Catarina, informa aos interessados os procedimentos

Leia mais

Manual do Estagiário

Manual do Estagiário CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA NILO DE STÉFANI - JABOTICABAL Manual do Estagiário CURSO DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS 2º Semestre de 2014 Sumário 1 Informações

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

FUNDO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS FEDERADAS E NÚCLEOS ASSOCIATIVOS DA ABP FADEF/ABP

FUNDO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS FEDERADAS E NÚCLEOS ASSOCIATIVOS DA ABP FADEF/ABP EDITAL 004/2015/FADEF FUNDO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DAS FEDERADAS E NÚCLEOS ASSOCIATIVOS DA ABP FADEF/ABP A Associação Brasileira de Psiquiatria ABP torna público e convoca os interessados a apresentarem

Leia mais

ASSUNTO: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO PREGÃO PRESENCIAL N.º 004/2012.

ASSUNTO: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO PREGÃO PRESENCIAL N.º 004/2012. Brasília, 27 de julho de 2012. ASSUNTO: ESCLARECIMENTOS QUANTO AO PREGÃO PRESENCIAL N.º 004/2012. Prezados Senhores, Conforme Edital 04/2012, junto à área de interesse ao serviço presto-me a esclarecer

Leia mais

Comissão Especial de Licitação Concorrência nº 397/2010 Verificador Independente RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011

Comissão Especial de Licitação Concorrência nº 397/2010 Verificador Independente RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011 RESPOSTA AOS QUESTIONAMENTOS REALIZADOS EM 08/02/2011 EDITAL DE LICITAÇÃO 1. É dito no item 9.6.3 que os atestados de capacitação técnica a que se refere o item 9.6.1 (I a III) deverão ser fornecidos por

Leia mais

Associação Comercial Industrial e Agrícola de Ouro Fino

Associação Comercial Industrial e Agrícola de Ouro Fino REGULAMENTO DO USO DA SALA DE TREINAMENTO E AUDITÓRIO DA ACIA OURO FINO 01 - As Salas e espaços na sede da ACIA Ouro Fino poderão ser utilizados por seus associados e por não associados conforme os termos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MJ - DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RESPOSTAS AOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MJ - DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RESPOSTAS AOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MJ - DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO RESPOSTAS AOS PEDIDOS DE ESCLARECIMENTOS Brasília DF, 16 de agosto de 2010. Seguem abaixo as respostas

Leia mais

EVENTOS DE GRANDE PORTE

EVENTOS DE GRANDE PORTE EVENTOS DE GRANDE PORTE EVENTOS DE GRANDE PORTE Dicas e listas de verificação Dicas e listas de verificação 1. Começando o planejamento: Qual o objetivo do evento? O que se espera que os participantes

Leia mais

EDITAL DE OCUPAÇAO DA GALERIA JENNER AUGUSTO SALA 2

EDITAL DE OCUPAÇAO DA GALERIA JENNER AUGUSTO SALA 2 EDITAL DE OCUPAÇAO DA GALERIA JENNER AUGUSTO SALA 2 APRESENTAÇÃO A Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecológica e de Artes Sociedade Semear, através da Diretoria de Cultura e Arte, torna público que estão

Leia mais

Estande de 20 m² com montagem básica na EXPOJABRO 2015; Anúncio de 1/3 página no Programa Oficial da XX JABRO 2015;

Estande de 20 m² com montagem básica na EXPOJABRO 2015; Anúncio de 1/3 página no Programa Oficial da XX JABRO 2015; PREMIUM - 4 COTAS Estande de 30 m² com montagem básica na EXPOJABRO 2015; Anúncio de 1 página no Programa Oficial da XX JABRO 2015; Inserção de folder (até 05 páginas) e brinde da empresa na pasta da XX

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA 01/2013. Boletim 01

LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA 01/2013. Boletim 01 LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA 01/2013 Boletim 01 O SESCOOP/RS por meio da Comissão Especial de Licitação do SESCOOP/RS, no uso de suas atribuições, conferidas pela Portaria n. 09/2013 da mesma entidade, em atenção

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA ESTADO DA BAHIA EDITAL DE RETIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA PÚBLICA 002-2013.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA ESTADO DA BAHIA EDITAL DE RETIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA PÚBLICA 002-2013. PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABUNA ESTADO DA BAHIA EDITAL DE RETIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA PÚBLICA 002-2013. O Prefeito Municipal de Itabuna, no uso de suas atribuições legais, retifica o processo da Concorrência

Leia mais

Forest Stewardship Council FSC Brasil

Forest Stewardship Council FSC Brasil Programa TSP Perguntas Frequentes 1. O que é o programa TSP? O programa TSP (do inglês Trademark Service Provider) foi criado no início de 2011 pelo FSC Internacional e diz respeito ao uso das marcas registradas

Leia mais

MANUAL DO EXPOSITOR. Atenciosamente, Comissão Organizadora

MANUAL DO EXPOSITOR. Atenciosamente, Comissão Organizadora MANUAL DO EXPOSITOR O presente manual tem o objetivo de orientar sua participação no evento 12 BEAUTY FEST". Caso persista alguma dúvida a respeito, favor nos contatarem pelo fone (51) 3710-3070 ou através

Leia mais

12 a 14 de Junho de 2008 Brasília DF

12 a 14 de Junho de 2008 Brasília DF 12 a 14 de Junho de 2008 Brasília DF Planta do Evento Escolha da área: ESTANDES Os patrocinadores devem enviar a sua intenção de patrocínio para 2008 até o dia 28 de maio de 2008. COTAS DE PATROCÍNIO Patrocínio

Leia mais

INSTRUÇÕES DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER

INSTRUÇÕES DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER INSTRUÇÕES DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER O acesso ao Portal deve ser feito através do site da Mueller sendo www.mueller.ind.br. Logo abaixo, o posto deverá clicar no rodapé da página em Intranet/Extranet.

Leia mais

DE AGÊNCIA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE

DE AGÊNCIA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE Página1 CONCORRÊNCIA Nº 001/2015/SENAR-AR/MT Ref.: CONTRATAÇÃO DE AGÊNCIA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PROPAGANDA E PUBLICIDADE Assunto: PEDIDO DE ESCLARECIMENTO Interessado: XXXXXXXX XXXXXXXXX

Leia mais

ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 01/13

ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 01/13 Estado da Paraíba Prefeitura Municipal de João Pessoa Comissão Central Permanente de Licitação COPEL ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 01/13 1 - Em relação ao envelope 5 - documentos de habilitação, gostaria

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS ORIENTAÇÕES AOS ACADÊMICOS Compete à Coordenadoria de Estágios Supervisionados: promover, coordenar, supervisionar e avaliar o Estágio de Prática Forense. O Estágio

Leia mais

EDITAL N 03/2015 DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MESTRADO. 2.2 O número de bolsas destinado aos programas de pós-graduação seguirá o seguinte critério:

EDITAL N 03/2015 DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MESTRADO. 2.2 O número de bolsas destinado aos programas de pós-graduação seguirá o seguinte critério: EDITAL N 03/2015 DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE MESTRADO EDITAL Nº. 03/2015 CHAMAMENTO PÚBLICO Nº. 02/2015 A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ, instituição municipal de ensino superior, fundação pública, criada pela

Leia mais

CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924

CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924 CONCORRÊNCIA N. 2014/01 PROTOCOLO N. 2014/9.924 OBJETO: Contratação, sob demanda, de serviços de publicidade e atividades complementares, a serem prestados por intermédio de agência de propaganda. SEGUE

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS

Manual de digitação de contas Portal AFPERGS Manual de digitação de contas Portal AFPERGS 1 Sumário Acesso à função digitação de contas... 3 O que é a Função digitação de contas (DC)... 4 Como proceder na função digitação de conta médica (DC)...

Leia mais

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil

Orientações gerais para as famílias. Educação Infantil 2015 Orientações gerais para as famílias Educação Infantil DIREÇÃO PEDAGÓGICA Profª. Monica B. Mazzo - Diretora Pedagógica - mmazzo@absabin.com.br Profª. Suzy Vieira Março de Souza - Coordenadora - ssouza@absabin.com.br

Leia mais

Regulamento Copa Rio Info de Algoritmos - CRIA 2014

Regulamento Copa Rio Info de Algoritmos - CRIA 2014 1. Objetivos A Copa Rio Info de Algoritmos CRIA é uma iniciativa do TI Rio e Fanainfo apoiada por diversas instituições e empresas e que tem por objetivos: 1.1 Estimular o interesse pelas Tecnologias da

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC

TERMO DE REFERENCIA. Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC TERMO DE REFERENCIA Prestação de Serviços de Treinamento para Atendimento a Usuários de TIC 1. OBJETO Contratação de empresa para prestação de serviço(s) de treinamento para os servidores da área de atendimento

Leia mais

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br).

PASSO A PASSO LOJA VIRTUAL. 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). 1º Passo Acessar o site do Bom Jesus (www.bomjesus.br). Figura 1. Acessando site do Bom Jesus. 2º Passo Selecionar a opção Responsável On-line. Inserir Usuário e Senha e clicar no botão OK. Para realizar

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013/UNIR//PRAD/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013/UNIR//PRAD/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 013/UNIR//PRAD/2014 DE 25 DE AGOSTO DE 2014 Estabelece procedimentos para solicitação e acompanhamento dos serviços hospedagem no âmbito da Fundação Universidade Federal de Rondônia

Leia mais

8 Colloquium Internacional SAE BRASIL de. Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia. 07 a 09 de maio de 2014

8 Colloquium Internacional SAE BRASIL de. Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia. 07 a 09 de maio de 2014 8 Colloquium Internacional SAE BRASIL de Suspensões e Implementos Rodoviários & Mostra de Engenharia 07 a 09 de maio de 2014 Hotel InterCity Premium - Caxias do Sul RS REGULAMENTOS E NORMAS ESPECÍFICAS

Leia mais

QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES

QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES QUESTIONAMENTO 06 ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES Pergunta 01: No EDITAL do PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 16/2013 BNDES, no item 4.17. II há a afirmação sobre a não aceitação de proposta

Leia mais

MATERIAL DE APOIO MATERIAL IMPRESSO COMUNICAÇÃO VISUAL MÍDIA ONLINE PROGRAMA OFICIAL CENOGRAFIA NOS AUDITÓRIOS CORTESIAS NO CONGRESSO ÁREA VIP

MATERIAL DE APOIO MATERIAL IMPRESSO COMUNICAÇÃO VISUAL MÍDIA ONLINE PROGRAMA OFICIAL CENOGRAFIA NOS AUDITÓRIOS CORTESIAS NO CONGRESSO ÁREA VIP Índice MATERIAL IMPRESSO Folder de divulgação Cartaz de divulgação Convite para visitação à Feira Pesquisa avaliativa Blocos de anotações Planta do Evento e Locais das Atividades PROGRAMA OFICIAL Capa

Leia mais

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais...

5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... 5) Vincular fiscais aos cronogramas no sistema SIASG / SICON, quando necessário; Saiba mais... Todo processo de aquisição ou contratação precisa de um fiscal! A Divisão de Contratos encaminha o processo

Leia mais

QUESTIONAMENTOS B QUESTIONAMENTO 02

QUESTIONAMENTOS B QUESTIONAMENTO 02 QUESTIONAMENTOS B RESPOSTA: O edital previu, nos subitens 5.1.1. e 5.2. das Condições Gerais da Contratação Anexo 1 do edital, compensações financeiras e penalizações, por eventuais atrasos, e descontos,

Leia mais

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS LEI MURILO MENDES - EDIÇÃO 2010 Instruções para movimentação e prestação de contas de recursos recebidos Os responsáveis pelos projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo

Leia mais

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO

RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE VENÂNCIO AIRES CONTROLE INTERNO 01/06 1 DOS OBJETIVOS 1.1 Definir normas para elaboração dos contratos de aquisição de materiais, prestação de serviços gerais e prestação de serviços e obras de engenharia. 1.2 Normatizar os procedimentos

Leia mais

Questionamentos e Respostas

Questionamentos e Respostas Edital de Solicitação de cotação SDC Nº 21309/2013 Projeto BRA/13/003 - Contratação de serviços de limpeza, vigilância e brigadista no âmbito das áreas do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e

Leia mais

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 64/2008 ESCLARECIMENTO 4

MENSAGEM PREGÃO ELETRÔNICO N. 64/2008 ESCLARECIMENTO 4 MENSAGEM Assunto: Esclarecimento 4 Referência: Pregão Eletrônico n. 64/2008 Data: 17/11/2008 Objeto: Aquisição de certificado digital, na hierarquia da ICP-Brasil, do tipo A3 para pessoa física (e-cpf)

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

PERMISSÃO DE USO PARA IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS NOS TERRENOS E PRÉDIOS DA TRENSURB

PERMISSÃO DE USO PARA IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS NOS TERRENOS E PRÉDIOS DA TRENSURB PROJETO BÁSICO Nº 11/13 Data 01/08/2013 UO GECOM SSituação Autorizado Objeto PERMISSÃO DE USO PARA IDENTIFICAÇÃO, INSTALAÇÃO E EXPLORAÇÃO DE ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS NOS TERRENOS E PRÉDIOS DA TRENSURB Texto

Leia mais

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 24/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece:

QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 24/2015 - BNDES. Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: QUESTIONAMENTOS ACERCA DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO AA Nº 24/2015 - BNDES Prezado Senhor, Em resposta aos questionamentos formulados, o BNDES esclarece: 1. Item 1.1.2 - Onde podemos encontrar os procedimentos,

Leia mais

SUPRIMENTOS - FORNECEDORES

SUPRIMENTOS - FORNECEDORES SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 2 2. ÂMBITO... 2 3. CONCEITOS... 2 4. NORMAS E LEGISLAÇÕES APLICÁVEIS... 3 5. INSTRUÇÕES GERAIS... 3 6. PROCEDIMENTOS... 4 7. NATUREZA DAS ALTERAÇÕES... 7 8. ANEXOS... 7 Elaboração:

Leia mais

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I

Curso de Graduação em Administração. Administração da Produção e Operações I Curso de Graduação em Administração Administração da Produção e Operações I 22º Encontro - 11/05/2012 18:50 às 20:30h COMO SERÁ NOSSO ENCONTRO HOJE? - ABERTURA - CAPACIDADE E TURNOS DE TRABALHO. 02 Introdução

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

CATÁLOGO DE CUSTOMIZAÇÕES Cópia de Pedidos de Venda entre Empresas

CATÁLOGO DE CUSTOMIZAÇÕES Cópia de Pedidos de Venda entre Empresas CATÁLOGO DE CUSTOMIZAÇÕES Cópia de Pedidos de Venda entre Empresas Índice CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 3 DADOS DO PROJETO... 4 OBJETIVO(S) DO PROJETO... 4 ESCOPO... 4 PREMISSAS... 6 LIMITAÇÕES E RESTRIÇÕES...

Leia mais

RDC 2013/11190 (9600), RDC 2013/11192 (9600), RDC 2013/11193 (9600) e RDC 2013/11194 (9600). Respostas aos questionamentos 1 a 16

RDC 2013/11190 (9600), RDC 2013/11192 (9600), RDC 2013/11193 (9600) e RDC 2013/11194 (9600). Respostas aos questionamentos 1 a 16 RDC 2013/11190 (9600), RDC 2013/11192 (9600), RDC 2013/11193 (9600) e RDC 2013/11194 (9600). Respostas aos questionamentos 1 a 16 Questionamento 1: Com relação ao edital do RDC 2013/11190 (9600) é de Questionamento

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

COMUNICADO 02 (RESPOSTA PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO/ DESIGNAÇÃO DE DATA PARA ABERTURA DOS ENVELOPES)

COMUNICADO 02 (RESPOSTA PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO/ DESIGNAÇÃO DE DATA PARA ABERTURA DOS ENVELOPES) COMUNICADO 02 (RESPOSTA PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO/ DESIGNAÇÃO DE DATA PARA ABERTURA DOS ENVELOPES) ATA DE REUNIÃO DA COMISSÃO DE PERMANENTE DE HABILITAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E JULGAMENTO DE LICITAÇÕES. Aos vinte

Leia mais

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE

MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE MANUAL PASSO-A-PASSO DO SISTEMA ONLINE Junho 2015 Editor, ler com atenção as orientações informadas neste manual. Informamos que documentação preenchida incompleta e/ou que não atenda as normas da Agência

Leia mais

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 7 1. OBJETIVO Orientar a condução dos processos de Coordenação e controle de obras, executadas pela Brookfield Incorporações S/A, de forma a garantir

Leia mais

SECRETARIA DA FAZENDA SUPERVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIVISÃO DE SISTEMAS E TECNOLOGIA

SECRETARIA DA FAZENDA SUPERVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIVISÃO DE SISTEMAS E TECNOLOGIA LICITAÇÃO PÚBLICA INTERNACIONAL - LPI N 0 001/CELIC/2014 PROCESSO ADMINISTRATIVO N 0 0122073-14.00/12-0 RESPOSTAS DO CONTRATANTE Respostas aos questionamentos enviados pela empresa STEFANINI ASSESSORIA

Leia mais

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N. 01/2014

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N. 01/2014 EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO N. 01/2014 Objeto: Convocação de empresas de ensino de idiomas com a finalidade de apresentar, sem ônus, um relatório contendo as principais condições para uma eventual e futura

Leia mais

Respostas aos questionamentos Concorrência 2011/15697(9600) Questionamento 18 a 35 apresentados em 16, 17 e 18.04.2012.

Respostas aos questionamentos Concorrência 2011/15697(9600) Questionamento 18 a 35 apresentados em 16, 17 e 18.04.2012. Respostas aos questionamentos Concorrência 2011/15697(9600) Questionamento 18 a 35 apresentados em 16, 17 e 18.04.2012. Questionamento 18 - No Anexo 04 Roteiro para Apresentação da Proposta Técnica, são

Leia mais

EDITAL 01/2015.2 DE CONCURSO. IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró

EDITAL 01/2015.2 DE CONCURSO. IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró EDITAL 01/2015.2 DE CONCURSO CONCURSO DE IDEIAS InovAÇÃO: Concurso Fachada da UnP do Campus Mossoró IV Workshop da Escola de Engenharia e Ciências Exatas UnP Campus Mossoró 1. APRESENTAÇÃO A Universidade

Leia mais

CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS

CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS CONTRAPARTIDAS DOS MUNICÍPIOS O Ciência Móvel: Vida e Saúde para Todos é oferecido gratuitamente pelo Museu da Vida/COC/Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz, Fundação Cecierj e seus patrocinadores à população.

Leia mais

César Cruz Proprietário [18/04]

César Cruz Proprietário [18/04] César Cruz Proprietário [18/04] Quais devem ser as áreas gerenciadas pelo sistema? O sistema deve ter controle de estoque, ordem de serviços, orçamentos, entradas e saídas, tanto do caixa como de estoque,

Leia mais

Manual do Programa de Caixa1

Manual do Programa de Caixa1 Manual do Programa de Caixa1 Para abrir o sistema de Caixa basta cliclar no ícone do programa. Que abrirá a tela conforme imagem abaixo: Como se pode notar, no menu superior as únicas opções ativas são

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

MÓDULO 5 Movimentações

MÓDULO 5 Movimentações MÓDULO 5 Movimentações Bem-vindo(a) ao quinto módulo do curso. Agora que você já conhece as entradas no HÓRUS, aprenderá como são feitas as movimentações. As movimentações do HÓRUS são: Requisição ao Almoxarifado:

Leia mais

EmmBrasil 2012. Manual do Patrocinador

EmmBrasil 2012. Manual do Patrocinador 1 EmmBrasil 2012 Manual do Patrocinador 2 Sumário O que é o EmmBrasil e quem participa?...04 Formas de patrocínio e apoio...05 Comparação entre as cotas...06 Benefícios dos patrocinadores...07 à 09 Benefícios

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

Questionamento 3. Ano. Série. Nome do Aluno. Escola

Questionamento 3. Ano. Série. Nome do Aluno. Escola Questionamento 3 Pergunta 1: Conforme página 3 do TR existe a necessidade de cadastro em sistema de gestão documental informatizado, conforme requisitos abaixo listados: Ano Série Nome do Aluno Escola

Leia mais

Projeto Pé na Dança. www.penadanca.com. Bruno Barros Comunicador Visual. bruno@brunobarros.com www.brunobarros.com 21 2704 3991 / 9605 0589

Projeto Pé na Dança. www.penadanca.com. Bruno Barros Comunicador Visual. bruno@brunobarros.com www.brunobarros.com 21 2704 3991 / 9605 0589 Projeto Pé na Dança www.penadanca.com 1 Sumário I. Esta proposta... 3 II. Metodologia de trabalho... 5 III. Investimento... 6 IV. Cronograma... 6 V. Termos e Condições... 7 VI. Manutenção do site... 7

Leia mais

PREENCHIMENTO DA PLANILHA DO PROJETO EXPRESSO V 2.0

PREENCHIMENTO DA PLANILHA DO PROJETO EXPRESSO V 2.0 1. OBJETIVO Este informativo técnico tem como objetivo orientar o envio dos documentos e o preenchimento correto da planilha do Projeto Expresso v 2.0 - Caixas Metálicas e planilha do Projeto Expresso

Leia mais

Perguntas Frequentes. Distribuidores

Perguntas Frequentes. Distribuidores Perguntas Frequentes Distribuidores O que é o site Compre Lista Escolar? É um site que possui um sistema desenvolvido, exclusivamente, para que distribuidores possam realizar vendas de livros escolares

Leia mais

Nota Técnica de GTI Orientações para prestação de contas dos projetos de P&D contratados pela Eletronorte

Nota Técnica de GTI Orientações para prestação de contas dos projetos de P&D contratados pela Eletronorte Local/Data: Brasília, 20 de setembro de 2013 GTI-003/2013 Fl. 1/7 Nota Técnica de GTI Orientações para prestação de contas dos projetos de P&D contratados pela Eletronorte 1. INTRODUÇÃO: A presente Nota

Leia mais

2. O apresentador do trabalho deverá confirmar sua adesão ao congresso antes da inscrição do trabalho.

2. O apresentador do trabalho deverá confirmar sua adesão ao congresso antes da inscrição do trabalho. REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE LIVRE INSCRIÇÃO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DE SÃO PAULO PERÍODO DE INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS As inscrições serão feitas através do site do congresso, no item Inscrever

Leia mais

SOLICITAÇÃO DE COTAÇÃO

SOLICITAÇÃO DE COTAÇÃO SOLICITAÇÃO DE COTAÇÃO Brasília, 7 de fevereiro de 2011. Prezadas Senhoras, Prezados Senhores, A ONU Mulheres Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres solicita

Leia mais

REGULAMENTO DA VII BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE ALAGOAS

REGULAMENTO DA VII BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE ALAGOAS REGULAMENTO DA VII BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE ALAGOAS 1. EVENTO: 1.1 REALIZAÇÃO Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) Av. Lourival Melo Mota,

Leia mais

QUESTIONAMENTOS PREGÃO PRESENCIAL Nº 009/2012

QUESTIONAMENTOS PREGÃO PRESENCIAL Nº 009/2012 QUESTIONAMENTOS PREGÃO PRESENCIAL Nº 009/2012 1) Solicito esclarecimento referente ao Pregão Presencial nº 009/2012, cujo objeto é a prestação de serviço de limpeza e conservação predial, movimentação

Leia mais

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas

Índice O programa Os cursos A adaptação dos conteúdos O novo Convênio O novo programa Cronograma Parcerias locais Montagem das turmas Manual Índice 1. O programa 2. Os cursos 3. A adaptação dos conteúdos 4. O novo Convênio 5. O novo programa 6. Cronograma 7. Parcerias locais 8. Montagem das turmas 9. Definição dos cursos 10. Liberação

Leia mais

MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS)

MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS) MANUAL DE ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA - ART (SP/MT/MS) Sumário 1 - Procedimentos para obter 1ª ART Eletrônica... 2 2 Como obter o Termo de Responsabilidade Técnica... 3 3 - Encaminhar documentos

Leia mais

ORIENTAÇÃO SOBRE COMO GERAR E ENVIAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS FINAL

ORIENTAÇÃO SOBRE COMO GERAR E ENVIAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS FINAL ORIENTAÇÃO SOBRE COMO GERAR E ENVIAR A PRESTAÇÃO DE CONTAS FINAL Termina no próximo dia 6 de novembro o prazo para a entrega das prestações de contas finais dos candidatos que concorreram no primeiro turno

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE VÍDEO - UNIRITTER

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE VÍDEO - UNIRITTER FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DO LABORATÓRIO DE VÍDEO - UNIRITTER Aprovado na Sessão nº 07 do NDE de Jornalismo, em 5/12/13. Este regulamento versa sobre as regras e atividades para o pleno

Leia mais

MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO

MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO MOVIMENTAÇÕES PELO SITE UNIODONTO Com o intuito de agilizar e facilitar as adesões, cancelamentos e al terações de usuários, estamos disponibilizando em nosso site o processo de movimentação bem como o

Leia mais

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre

Orientações de Estágio. Pedagogia 4 Semestre Orientações de Estágio Pedagogia 4 Semestre 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA... 3 1.1 - Responsabilidades da Monitoria do Estágio Supervisionado:... 4 1.2 - Responsabilidades

Leia mais