ANANDA OLIVEIRA ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO FILO ARTHROPODA NO ENSINO FUNDAMENTAL CANOAS, 2009.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANANDA OLIVEIRA ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO FILO ARTHROPODA NO ENSINO FUNDAMENTAL CANOAS, 2009."

Transcrição

1 1 ANANDA OLIVEIRA ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO FILO ARTHROPODA NO ENSINO FUNDAMENTAL CANOAS, 2009.

2 2 ANANDA OLIVEIRA ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO FILO ARTHROPODA NO ENSINO FUNDAMENTAL Trabalho de conclusão apresentado à banca examinadora de curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário La Salle Unilasalle, como exigência parcial para obtenção do grau de Licenciado em Ciências Biológicas, sob. Orientação do Prof. Ms. Francisco Fernando de Castilho Koller. CANOAS, 2009.

3 3 TERMO DE APROVAÇÃO ANANDA OLIVEIRA ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO FILO ARTHROPODA NO ENSINO FUNDAMENTAL Trabalho de conclusão aprovado como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciado em Ciências Biológicas do Centro Universitário La Salle Unilasalle, pelo avaliador Prof. Ms. Francisco Fernando de Castilho Koller. Prof. Ms. Francisco Fernando de Castilho Koller Unilasalle Canoas, 03 de julho de 2009.

4 4 RESUMO Muitas pessoas consideram os artrópodes animais nojentos, porque desconhecem sua importância. São denominados como pragas, embora apenas 2% são pragas, os outros 98% não se enquadram nessa categoria. Com a finalidade de verificar a abordagem e a percepção do Filo Arthropoda e prover subsídio ao desenvolvimento de metodologias para abordagem desse grupo, elaborou-se este trabalho, à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa foi levada a efeito no período de 4 de maio a 22 de maio de 2009, através da aplicação de questionários a estudantes e professores de ciências do Ensino Fundamental de escolas das redes pública e privada de ensino, bem como análise de livros didáticos de ciências utilizados na 6 a série do ensino fundamental. Os resultados obtidos apontam a falta de utilização de metodologias alternativas por parte dos professores, bem como a completa ausência de vivências práticas. Com relação aos livros didáticos, verificou-se que muitos abordam esse conteúdo de modo superficial, com ênfase aos aspectos negativos do grupo. A partir desses resultados conclui-se que é premente o desenvolvimento de trabalhos que envolvam educação ambiental, assim como estratégias que desenvolvam a conscientização sobre a uma abordagem alternativa e contextualizadora do Filo Arthropoda. Palavras-chave: Arthropoda praga, abordagem, percepção, projetos de conscientização. ABSTRACT Many people consider nojentos the animal arthropods, because they are unaware of its importance. They are called as plagues, even so only 2% are plagues, the others 98% are not fit in this category. With the purpose to verify the boarding and the perception of the Filo Arthropoda and to provide subsidy to the development with methodologies for boarding of this group, this work was elaborated, to the light of the National Curricular Parameters. The research was taken the effect in the period of 4 of May the 22 of May of 2009, through the application of questionnaires the students and professors of sciences of Basic Ensino of schools of the nets public and private of education, as well as didactic book analysis of sciences used in 6a series of basic education. The gotten results point the lack of use of alternative methodologies on the part of the professors, as well as the complete absence of practical experiences. With regard to didactic books, it was verified that many approach this content in superficial way, with emphasis to the negative aspects of the group. From these results one concludes that the development of works that involve ambient education, as well as strategies is pressing that develop the awareness on the one alternative and contextualizadora boarding of the Filo Arthropoda. Word-key: Arthropoda plague, boarding, perception, projects of awareness.

5 5 SUMÁRIO 1. INTRODUÇAO 8 2. OBJETIVO GERAL Objetivos Específicos 9 3. REFERÊNCIAL TEÓRICO Filo Arthropoda Filogenia e parentesco Classificação Características Gerais Exoesqueleto Movimento e Musculatura Celoma e Sistema sanguíneo Trato Digestivo Cérebro Registros Fósseis Classes do Filo Arthropoda Classe Arachnida Anatomia Nutrição Reprodução Principais Ordens de Aracnídeos Classe Pycnogonida Arthropodos Unirremes Classe Chilopoda Principais Ordens de Chilopodos Classe Diplopoda Classe Insecta Características Gerais Reprodução e Desenvolvimento Ecologia Interação Inseto/Planta Parasitismo 33

6 Insetos Sociais Polinização Surgimento das Pragas Comunicação Principais Ordens de Insetos Subfilo Crustacea Classe Cirripedia Classe Malacostraca ASPÉCTOS PEDAGÓGICOS METODOLOGIA Instrumento de Investigação Amostragem de Indivíduos Período de Coleta de Dados Análise dos Livros Didáticos Proposta Pedagógica Gaveta Didática de Artrópodes Importância do Projeto Projeto Gaveta Didática de Artrópodes Técnicas de Coleta e Conservação Manuseio da Coleta Montagem e Conservação Alfinetagem Montagem de Artrópodes Pequenos Resultados Esperados da Gaveta Didática de Artrópodes RESULTADOS E DISCUSSÃO Titulação dos professores Perfil dos Alunos Instrumento Investigativo Livro Analisados Projeto Gaveta Didática de Artrópodes Dados Obtidos CONCLUSÃO 83

7 7 REFERÊNCIAS 85 APÊNDICE A - Ficha investigativa dos professores 88 APÊNDICE B - Ficha investigativa dos alunos 91

8 8 1 INTRODUÇÃO Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), dizer que o aluno é sujeito de sua aprendizagem significa afirmar que é dele o movimento de ressignificar o mundo, isto é, de construir explicações norteadas pelo conhecimento científico. Muitas pessoas consideram os artrópodes animais nojentos, porque desconhecem sua importância. Segundo Altieri (2003), muitos os denominam como pragas, embora apenas 2% são pragas, os outros 98% não se enquadram nessa categoria. Para os PCNs, este conteúdo é abordado, quando se trabalha seres vivos, estudando-se suas características e hábitos alimentação, reprodução, locomoção em relação ao ambiente em que vivem. É possível uma primeira aproximação ao conceito de ser vivo por meio do estudo do ciclo vital: nascimento, crescimento, reprodução e morte. A partir de 2004 foi implantado o Programa Nacional do Livro Didático para Ensino Médio (PNLEM). Esse programa é responsável pela análise e pela distribuição gradativa de livros. Cabe ao professor orientar os alunos sobre o que e onde observar, de modo que se coletem dados importantes para as comparações que se pretende, pois a habilidade de observar implica um olhar atento para algo que se tem a intenção de ver. Em face ao exposto, tornam-se necessários esforços que venham a investigar o processo de ensino aprendizagem de modo a contribuir à adequada implantação do ensino pela pesquisa. Neste sentido este trabalho teve como principal objetivo investigar as metodologias de abordagem do filo Arthropoda, por parte dos professores de Ciências do Ensino Fundamental, bem como avaliar a forma com que os alunos percebem estas informações. Como forma de subsídio, foi elaborado um projeto para abordagem do filo Arthropoda, através do educar pela pesquisa, por meio da confecção de uma Gaveta de Artrópodes Didática.

9 9 2 OBJETIVO GERAL Analisar a forma com que o filo Arthropoda é abordado no ensino fundamental e a percepção dos alunos sobre o mesmo. 2.1 Objetivos Específicos _ Observar como o conteúdo Arthropoda é ensinado no Ensino Fundamental. _ Analisar como os alunos percebem este grupo; _ Investigar a forma com que os livros didáticos abordam o assunto; _ Contribuir para melhor formação do educando, tendo em vista educar pela pesquisa. _ Informar aos estudantes de Ensino Fundamental a importância do filo Arthropoda para o meio ambiente, e sua relação com o homem. _ Incentivar o ensino pela pesquisa através da construção da gaveta didática de Arthropodos.

10 10 3 REFERENCIAL TEÓRICO 3.1 Filo Arthropoda O filo Arthropoda (vem do grego Arthros - articulação, podos - pé) contém a maioria dos animais conhecidos, aproximadamente de espécies, sendo muitas deles extremamente abundantes em número de indivíduos, inclui a classe crustacea, insecta, arachnida, chilopoda, diplopoda (tab. 1) e outros menos conhecidos e formas fósseis. O filo é um dos mais importantes ecologicamente, pois domina todos os ecossistemas terrestres e aquáticos em número de espécies ou de indivíduos ou em ambos; a maior parte do movimento de energia desses sistemas passa pelo corpo dos artrópodos. O corpo é segmentado externamente em graus diversos e as extremidades pares são articuladas (fig. 1), sendo diferenciados em forma e função para o desempenho de atividades especiais. Todas as superfícies externas são revestidas por um exoesqueleto orgânico contendo quitina. O sistema nervoso, olhos e outros órgãos sensitivos são proporcionalmente grandes e bem desenvolvidos, próprios para respostas rápidas aos estímulos. Este é o único dos grandes filos dos invertebrados com muitos membros adaptados à vida terrestre, independente de ambientes úmidos; e os insetos são os únicos invertebrados capazes de voar (STORER; et al, 2000). Segundo Ruppert e Barnes, os artrópodos são protostômios e relacionam-se claramente com os anelídeos ou se ambos surgiram de um ancestral comum. Entretanto, a relação é demonstrada de várias maneiras. 1. Os artrópodos como os anelídeos são segmentados. A segmentação torna-se evidente no desenvolvimento embrionário de todos os artrópodos e é uma característica evidente de muitos adultos, especialmente nas espécies mais primitivas. Como nos anelídeos, o crescimento nos artrópodos resulta da adição de novos segmentos na região imediatamente anterior à seção terminal do corpo (télson). O protostômio e o pigídio dos anelídeos correspondem respectivamente, ao ácron e ao télson dos artrópodos.

11 11 2. Os sistemas nervosos dos anelídeos e dos artrópodos são constituídos no mesmo plano básico. Em ambos, um cérebro anteroir dorsal é seguido por um cordão nervoso ventral que contém inchaços ganglionares em cada segmento. 3. O desenvolvimento embrionário de alguns artrópodos ainda exibe um certo grau de clivagem determinada espiral, com a mesoderme nessas formas surgindo do quarto blastômero. 4. Na condição primitiva, cada segmento do artrópodo porta um par de apêndices. Essa mesma condição é exibida no poliquetas, nos quais cada segmento tem um par de parapódios. No entanto, a homologia entre os parapódios e os apêndices dos artrópodos é incerta. Tabela 1 Filo Arthropoda: caracteres gerais das principais classes. Crustacea Insecta Arachnida Chilopoda Diplopoda Divisão do corpo Geralmente cefalotórax e abdome Cabeça, tórax e abdome Cefalotórax e abdome Cabeça e corpo longo Cabeça, tórax curto e abdome longo Antenas 2 pares 1 par Ausente 1 par 1 par Peças bucais Mandíbulas, maxilas, 2 Mandíbulas, maxilas, 1 par Quelíceras e pedipalpos Mandíbulas, maxilas, 2 Mandíbulas, maxilas, 1 par pares de maxilípedes de lábio pares Pernas 1 par por segmento, ou 3 pares no tórax (+asas) 4 pares no cefalotórax 1 par por segmento 2 (ou 1 par) por segmento menos Respiram por Brânquias ou Traquéias Pulmões Traquéias Traquéias superfície do corpo foliáceos ou traquéias Aberturas genitais 2, parte posterior do tórax 1, extremidade posterior a do abdome 1, segundo segmento do abdome 1, extremidade posterior a do abdome 1, terceiro segmento após a cabeça Desenvolvimento Geralmente Geralmente Direto, exceto Direto Direto com estágios larvais com estágios larvais carrapatos Habitat principal Água salgada Principalmente Principalmente Todos terrestres Todos terrestres ou doce, poucos na terra terrestres terrestres Fonte bibliográfica: STORER, Tracy I. et al. Zoologia geral. 6. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 2000.

12 12 Figura 1. Estrutura de um artrópodo generalizado. A) corte saginal. B) corte transversal. C) Articulação intersegmentar. Detalhe da membrana articulada dobrada por baixo da placa segmentar. D) Articulação da perna de um inseto mostrando os côndilos e as ligações musculares. E) Um apodema. (A partir de STORER, Tracy I. et al. Zoologia geral. 6. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 2000).

13 Filogenia e parentesco Os artrópodos situam-se no ápice da linha evolutiva dos protostômios e são dominantes nos sistemas ecológicos atuais do mundo. Além disso, o registro fóssil do grupo é extenso, datando desde o Cambriano. Infelizmente este registro fóssil não apresenta formas que unem os diversos grupos de artrópodos; é por isso que não tem havido acordo entre os zoólogos quanto aos aspectos da origem e da evolução do filo. (STORER; e tal, 2000) Classificação Tradicionalmente foram reconhecidos três subfilos principais: Chelicerata, Trilobita e Mandibulata. No passado acreditava-se que os três fossem grupos naturais e o filo todo foi considerado de origem monofilética. Neste esquema, os trilobita seriam os mais primitivos, seguidos pelos chelicerata, sendo os mais evoluídos os mandibulata. Os trilobitos são todos extintos, eles não possuíam apêndices cefálicos especializados. Os quelicerados diferem dos mandibulados em dois aspectos principais: os quelicerados não têm antenas e seus apêndices anteriores são queliceras em forma de pinça. Todos os mandibulados têm antenas como apêndices anteriores. Os Chelicerata incluem duas pequenas classes de organismos marinhos, Pycnogonida e Merostomata, mas a classe Arachnida constitui a maioria dos quelicerados viventes. Os Mandibulata constituem o maior dos subfilos e são dominados por duas classes Crustacea e Insecta. Os Crustacea distinguem-se dos Insecta por terem dois pares de antenas na cabeça; os insetos só têm um par. A classe Chilopoda caracteriza-se por um par de pernas por segmento, enquanto os diplopoda têm dois pares por segmento. (STORER; e tal, 2000) Características Gerais 1. Simetria bilateral; 3 folhetos germinativos; corpo geralmente segmentado e externamente articulado; cabeça, tórax e abdome diversamente distintos ou fundidos (segmentos cefálicos sempre fundidos).

14 14 2. Um par de extremidades por segmento ou menos; cada uma com poucos a muitos artículos contendo feixes antagônicos de músculos; diversamente diferenciadas, algumas vezes reduzidas em números ou pares, raramente ausentes. 3. Um exoesqueleto endurecido contendo quitina, secretado pela epiderme e mudado periodicamente. 4. Músculos estriados, frequentemente complexos, geralmente capazes de ação rápida. 5. Trato digestivo completo; peças bucais com mandíbulas laterais adaptadas para mastigação ou sucção; ânus terminal. 6. Sistema circulatório aberto (lacunar); coração dorsal, distribuindo sangue para artérias para os órgãos e tecidos, de onde ele volta por lacunas do corpo (hemocelo) ao coração; celoma reduzido. 7. Respiração por brânquias, traquéias (ductos do ar), pulmões foliáceos ou superfície do corpo. 8. Excreção por glândulas coxais ou glândula verdes ou por 2 a muitos túbulos de Malpighi ligados ao intestino. 9. Sistema nervoso com gânglios dorsais pares dorsalmente à boca e conectivos para um par de cordões nervosos ventrais, com um gânglio em cada segmento ou gânglios concentrados; os órgãos sensitivos incluem antenas e pelos sensitivos (tácteis e quimiorreceptores), olhos simples e compostos, órgão auditivos (insecta) e estatocistos. 10. Sexos geralmente separados, macho e fêmea, frequentemente diferentes, fecundação geralmente interna, ovos ricos em vitelo, com casca, ovíparos e ovovivíparos, clivagem geralmente superficial; geralmente com um ou vários estágios larvais e metamorfose gradual ou abrupta para a forma adulta; partenogênese em alguns crustáceos ou insetos. (STORER; e tal, 2000) Exoesqueleto Embora os artrópodos exibam essas características dos anelídeos, eles sofreram grandes e muitas alterações profundas e distintas no curso da sua divergência a partir dos anelídeos. A característica distinguível dos artrópodos (e uma à quais muitas outras alterações estão relacionadas) é o exoesqueleto quitinoso ou cutícula que recobre todo o corpo. A

15 15 cutícula pode ser fina e flexível (como nas larvas dos insetos), mas é em geral relativamente espessa e rígida. O movimento torna-se possível através da divisão da cutícula em placas separadas. Primitivamente, essas placas confinam-se a segmentos únicos e a placa de um segmento conecta-se à placa do segmento contíguo através de uma membrana articular, uma região na qual a cutícula é muito fina e flexível. A cor dos artrópodos resulta comumente da deposição de pigmentos de melanina marrom, amarela, laranja e vermelha dentro da cutícula. No entanto, os verdes, roxos e outras cores iridescentes resultam de estriações finas da epicuticula, que causam uma refração luminosa e dão à aparência da cor. Frequentemente a coloração corporal, não se origina diretamente na cutícula, mas ao invés disso é produzida por células pigmentares subcuticulares (cromatóforos) ou é causada por pigmentos sanguíneos e teciduais, que ficam visíveis através de uma cutícula fina e transparente. Apesar das suas vantagens locomotoras e de sustentação, um esqueleto externo representa problemas para um animal em crescimento. A solução evoluída nos artrópodos foi a eliminação periódica do esqueleto, um processo chamado de muda ou ecdise. Os estágios entre as mudas são conhecidos como instares, e o comprimento dos instares torna-se maior a medida que o animal fica mais velho. Alguns artrópodos (tais como lagosta e a maioria dos caranguejos) continuam a mudar por toda a vida. Outros artrópodos (tais como insetos e aranhas) têm números de instares mais ou menos fixos, com o último deles sendo atingido na maturidade sexual. (Ruppert e Barnes, 1996) Movimento e Musculatura Segundo Ruppert e Barnes, 1996, a andadura dos artrópodos envolve uma onda de movimentos das pernas, na qual uma perna posterior desce imediatamente antes ou um pouco depois da perna anterior elevar-se. Os movimentos das pernas nos lados opostos do corpo alternam-se com um outro; que é um membro de um par movendo-se através do seu esforço efetivo enquanto o seu parceiro esta fazendo um esforço de recuperação. O movimento alternado das pernas tende a induzir uma ondulação corporal, significando que uma parte da força proporcionada pelos apêndices segue um movimento lateral em vez de para frente. Essa tendência é contra-atacada pelo aumento da rigidez corporal (tal como os segmentos fundidos que portam pernas e que formam o tórax dos insetos ou o cefalotórax de alguns crustáceos e

16 16 aracnídeos). Um exoesqueleto torna um sistema locomotor/ esquelético altamente eficiente para os animais que tenham somente poucos centímetros de comprimento Celoma e Sistema Sanguíneo Vascular O celoma bem desenvolvido e segmentado característico dos anelídeos sofreu uma redução drástica nos artrópodos e só se encontra representado pela cavidade das gônadas, e em determinados artrópodos pelos órgãos excretores. A alteração relaciona-se provavelmente com a mudança de um esqueleto interno fluido para um esqueleto externo sólido. O sistema sanguíneo vascular dos artrópodos é composto de um coração, vasos e uma hemocele. O vaso dorsal dos anelídeos, que é contrátil e o centro principal para a propulsão sanguínea, pode ser homologo ao coração dos artrópodos. O coração varia em posição e comprimento nos diferentes grupos de artrópodos, mas em todos eles o coração é um tubo muscular perfurado por pares de aberturas laterais denominadas óstios. A sístole (contração) resulta da contração dos músculos da parede cardíaca, e a diástole (expansão e preenchimento) resulta das fibras elásticas suspensoras e, em algumas espécies, da contração dos músculos suspensores. Os óstios permitem que o sangue flua no interior do coração durante a diástole a partir do grande seio circundante conhecido como pericárdio. No entanto o pericárdio nos artrópodos não deriva do celoma, mas é uma parte da hemocele. Após deixar o coração, o sangue é bombeado para os tecidos corporais através de artérias e é finalmente despejado no interior dos seios (coletivamente a hemocele) que os colocam em contato com os tecidos metabolizadores. O sangue então retorna por várias rotas até o seio pericárdico. Os artrópodos possuem dois tipos de órgãos excretores: túbulos de Malpighi e sáculos. (Ruppert e Barnes, 1996) Trato Digestivo O intestino dos artrópodos difere da maioria dos outros animais por ter grandes regiões estomodeais e proctodeais. Os derivados dessas porções ectodérmicas são revestidos com quitina e constituem o intestino anterior e o intestino posterior. A região interposta, deriva da

17 17 endoderme e forma o intestino médio. O intestino anterior relaciona-se principalmente com a ingestão, a trituração e o armazenamento dos alimentos. O intestino médio é o local de produção, digestão e produção enzimáticas; no entanto em alguns artrópodos, as enzimas passam para frente e a digestão inicia-se no intestino anterior. A área superficial do intestino médio encontra-se aumentada por evaginações, formando bolsas ou grandes glândulas digestivas. O intestino posterior funciona na absorção da água e na formação das fezes. (Ruppert e Barnes, 1996) Cérebro Existe um algo grau de cefalização nos artrópodos. O aumento no tamnho cerebral correlaciona-se aos órgãos sensoriais bem desenvolvidos (tais como olhos e antenas), muitos grupos de artrópodos exibem padrões comportamentais complexos. O cérebro dos artrópodos consiste de três regiões principais: protocérebro (anterior), deutocérebro (médio), tritocérebro (posterior). Os nervos provenientes dos olhos entram no protocérebro. O deutocérebro recebe os nervos das antenas (primeiras antenas nos crustáceos). As antenas não existem nos quelicerados (escorpiões, aranhas e ácaros), e nesses artrópodos ocorre uma ausência do deutocérebro. O tritocérebro dá origem aos nervos que inervam o lábio (lábio inferior), o trato digestivo (nervos estomatogástricos), as queliceras (garras) dos quelicerados e a segunda antena dos crustáceos. A maioria dos zoólogos concorda que a cabeça de todos artrópodos contém dois ou três segmentos pré-orais e as antenas são apêndices segmentares. O tritocérebro é um gânglio segmentar que se desviou anteriormente. Só a sua comissura pós oral constitui uma boa evidencia de sua origem. (Ruppert e Barnes, 1996) Registros Fósseis Os artrópodes surgem no registro fóssil durante o Cambriano, junto com muitos outros grupos de invertebrados. Um dos grupos mais comuns de artrópodos fosseis é o subfilo Trilobita. Os trilobitas já foram abundantes e largamente distribuídos nos mares paleozóicos.

18 18 A maioria dos trilobitas variava de 3 a 10cm de comprimento, embora algumas espécies planctônicas tivessem somente 0,5mm de comprimento. O corpo um pouco oval e achatado e era dividido em três partes mais ou menos equivalentes (Ruppert e Barnes, 1996) Classes do Filo Arthropoda Classe Arachnida Segundo Barnes (1990), os aracnídeos compreendem as classes mais amplas e, do ponto de vista humano, as mais importantes dos quelicerados; incluem muitas formas comuns e familiares, tais como aranhas, escorpiões, ácaros e carrapatos. Os aracnídeos tem também a fama de ser o mais censurável grupo dos artrópodos do ponto de vista do leigo, fama esta injustificada. Os aracnídeos constituem um grupo antigo. Os fósseis representativos de todas as ordens datam do período Carbonífero, e os escorpiões fosseis datam do período Siluriano, que eram aquáticos. Os primeiros aracnídeos terrestres apareceram no Devoniano bem antes dos primeiros escorpiões terrestres, que apareceram no Carbonífero Anatomia Apesar da diversidade de formas, os aracnídeos ostentam muitos caracteres em comum. O corpo se divide em prossomo e um abdome (fig 2 e 3). O prossomo não segmentado geralmente é coberto dorsalmente por uma carapaça sólida; a superfície ventral é provida de uma ou mais placas esternais ou é coberta pelas coxas dos apêndices. O abdome como estrutura primitiva, é segmentado e se divide em um pré-abdome e um pós-abdome. Na maioria dos aracnídeos, com exceção dos escorpiões, estas duas subdivisões deixaram de ser conspícuas e desapareceu a tendência para segmentação em virtude da fusão. Nos ácaros perdeu-se a segmentação primária e o abdome fundiu-se com o prossomo para formar uma região única do corpo. Os apêndices comuns a todos aracnídeos tem origem no prossomo e constam de um par de quelíceras, um par de pedipalpos e quatro pares de pernas. As

19 19 quelíceras são utilizadas para a alimentação, mas os pedipalpos realizam muitas funções e estão diversamente modificados (Barnes, 1990). A B C Figura 2. Anatomia dos Aracnídeos. A) Anatomia de um carrapato Dermacentor variabilis. B) Anatomia interna de um ácaro Mastigmatideo, Caminella. C) Vista lateral do escorpião. (Segundo STORER, Tracy I. et al. Zoologia geral. 6. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 2000).

20 20 A I II B Figura 3. Anatomia dos Aracnídeos. A) Pseudo-escorpião Chelifer cancroides (macho), mostrando a estrutura externa I vista dorsal e II vista ventral. B) Anatomia interna de uma aranha. (Segundo STORER, Tracy I. et al. Zoologia geral. 6. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 2000).

21 Nutrição A maioria dos aracnídeos é carnívora e a digestão ocorre parcialmente fora do corpo. As presas, geralmente pequenos artrópodos, são capturadas e mortas pelos pedipalpos e quelíceras. Enquanto a presa é sustentada pelas quelíceras, as enzimas secretadas pelo intestino médio são vertidas sobre os tecidos dilacerados da presa (Barnes, 1990) Reprodução O orifício genital em ambos os sexos geralmente é encontrado no lado ventral do segundo segmento abdominal ou oitavo do corpo. As gônodas encontram-se no abdome e podem ser únicas ou pares (Barnes, 1990) Principais Ordens de Aracnídeos _ Ordem Scorpiones Os escorpiões (fig.4) são de hábitos crípticos e de vida noturna, ocultando-se durante o dia debaixo de troncos e pedras e em galerias no solo apesar de existirem espécies associadas a vegetação. Os escorpiões são aracnídeos grandes, a maioria variando de 2 a 9 cm de comprimento. Seu corpo consiste de um prossomo coberto por uma carapaça única e de um abdome longo que termina em um aguilhão pontiagudo que injeta o veneno, que é produzido por um par de glândulas ovais, cada um envolvida por uma capa. Além disso, um par de grandes olhos medianos, cada um situado por um pequeno tubérculo. E de dois a cinco pares de pequenos olhos laterais estão presentes ao longo da borda lateral anterior da carapaça, exceto em algumas espécies de cavernas (Barnes, 1990).

22 22 Figura 4 Imagem de um exemplar da Ordem Scorpiones (Fonte: flickr.com/photos/willow_wil/ /) _ Ordem Pseudoscorpiones Os pseudo-escorpiões (fig. 5) são aracnídeos pequenos que raras vezes atingem mais de 8mm de comprimento. Vivem no folhiço, no solo, debaixo de casca de árvores e pedras, em musgos, e ninho de alguns mamíferos. Em virtude de seu pequeno tamanho e da natureza de seu habitat, estes animais são raramente vistos, apesar de serem bastante comuns. Estão descritas 2000 espécies (Barnes, 1990). Figura 5 - Imagem de um exemplar da Ordem Pseudoscorpiones (Fonte: flickr.com/photos/willow_wil/ /)

23 23 _ Ordem Araneae Com exceção talvez do grupo Acarina, que compreende os ácaros e carrapatos, as aranhas (fig. 6) constituem a ordem mais ampla de aracnídeos. Foram descritas aproximadamente espécies. Muitas adaptações das aranhas tornam-nas animais especialmente interessantes: a grande variedade de usos aos quais se destina a seda em diferentes famílias; seus hábitos alimentares; a utilização de veneno; a visão bem desenvolvida em algumas aranhas caçadoras e as modificações dos pedipalpos, no macho, para formar um órgão copulador. As aranhas variam de tamanho desde pequeninas espécies com menos de 0,5 mm de comprimento até grandes migalomorfos tropicais (chamados tarântulas, caranguejeiras e aranhas-macaco em diferentes partes do mundo) que medem 9 cm, podendo a extensão de pernas ser muito maior. Os pedipalpos da fêmea são curtos e semelhantes a pernas, mas no macho eles se modificaram, formando o órgão copulador (Barnes, 1990). Figura 6 - Imagem de um exemplar da Ordem Araneae. (Fonte: _ Ordem Opiliones A ordem Opiliones (fig. 7) inclui os familiares aracnídeos de extremidades longas, que recebem o nome de opiliões. O comprimento médio do corpo é de 5 a 10 mm, mas alguns dos gigantes tropicais atingem até 20 mm e têm pernas que medem 160 mm. Em contraste a eles, há algumas espécies diminutas, de pernas curtas, semelhantes a ácaros, que nunca ultrapassam

24 24 1 mm de comprimento. Quando ocorre a muda, muitas espécies se penduram de ponta cabeça (Barnes, 1990). Figura 7 - Imagem de um exemplar da Ordem Opiliones. (Fonte: _ Ordem Acarina A ordem Acarina, que inclui ácaros (fig. 8) e carrapatos (fig.9), é sem dúvida a mais importante das ordens de aracnídeos do ponto de vista da economia humana. Numerosas espécies são parasitas do homem, de seus animais domésticos e suas plantações. As espécies terrestres são extremamente abundantes, principalmente em musgos, folhas caídas, humo, solo, madeira podre, detritos, relacionando-se seu sucesso, sem dúvida, com seu pequeno tamanho e com a habilidade de explorar micro habitats. O número de indivíduos é enorme, ultrapassando certamente todas as ordens de aracnídeos. Grande parte da acarologia é do domínio da parasitologia, mas os ácaros não devem ser considerados um grupo inteiramente parasita. Muitas espécies vivem livremente e outras são parasitas somente por um breve período do seu ciclo de vida. A maioria dos ácaros são parasitas durante todo seu ciclo de vida mas estão fixos ao hospedeiro somente durante os períodos de alimentação. Os ácaros dermanissídeos de aves e mamíferos e os carrapatos ilustram esse tipo de ciclo de vida. Os carrapatos penetram na pele do hospedeiro por meio das peças bucais em forma de ganchos, muito especializadas e se alimentam de sangue. Muitas espécies podem viver por longos períodos, bem mais que 1 ano, entre alimentações sucessivas. A copulação ocorre enquanto os adultos estão se alimentando no hospedeiro e a fêmea depois de ser alimentar, cai ao solo e

25 25 deposita uma massa de ovos. Do ovo sai um carrapato semente com seis pernas. Os ácaros da pele, causadores da sarna (Psoroptidae e Sarcoptidae) de mamíferos. O ácaro da sarna humana (Sarcoptes scabiei), causador da sarna forma túneis na epiderme. A fêmea mede menos de 0,50 mm e o macho menos que 0,25 mm de comprimento. A irritação é causada pelas secreções do ácaro. A fêmea deposita os ovos nos túneis durante um período de dois meses, depois dos quais morre. Embora muitos ácaros sejam cegos, alguns trombidiformes e alguns outros grupos possuem olhos. Pode haver um ou dois pares ou, nos oribatídeos, um único olho mediano. Alguns ácaros aquáticos podem ter cinco olhos. É frequente nos ácaros a presença de fendas e depressões inervadas e talvez essas sejam similares aos órgãos sensoriais em fenda de outros aracnídeos (Barnes, 1990). Figura 8 - Imagem de um exemplar da Ordem Acarina ácaro (Fonte: Figura 9 - Imagem de um exemplar da Ordem Acarina carrapato. (Fonte:

26 Classe Pycnogonida É um pequeno grupo de cerca de 500 espécies de animais marinhos conhecidos como aranhas-do-mar (fig. 10). Eles vivem em todos os oceanos, desde o Ártico e Antártico até os trópicos e existem tanto numerosas formas litorâneas como espécies que vivem a grandes profundidades (Barnes, 1990). Figura 10 - Imagem de um exemplar da classe pycnogonida aranha-do-mar. (Fonte: forum.valinor.com.br/showthread.php?t= ) 3.2 Arthropodos Unirremes Quatro grupos de unirremes abrangendo cerca de espécies os quilópodos, diplopodos, paurópodos e sinfílos tem o corpo composto de uma cabeça e um tronco alongado com muitos segmentos portadores de pernas. A maioria dos miriápodos requer um ambiente relativamente úmido, pois eles não possuem uma epicutícula cerosa. Eles vivem debaixo de pedras, troncos, solo e humo e estão amplamente distribuídos tanto em regiões temperadas como tropicais. A cabeça tem um par de antenas, e às vezes ocelos; exceto em determinados quilópodos, olhos compostos verdadeiros nunca estão presentes. As peças bucais encontramse no lado ventral da cabeça e estão dirigidas para frente. Um epistômio e um labro formam o lábio superior e o teto de uma cavidade pré-bucal. O lábio inferior é formado pelo primeiro ou

27 27 segundo par de maxilas e, encerrados dentro da cavidade bucal estão um par de mandíbulas e hipofarige. As mandíbulas têm mecanismos similares para movimento em todos os miriápodos. (BARNES, 1990) Classe Chilopoda Os membros da classe Chilopoda, conhecidos como centopéias (fig. 11), são talvez os mais familiares dos artrópodos miriápodos. Eles estão distribuídos por todo mundo tanto em regiões temperadas como tropicais. As centopéias de zonas temperadas são mais comumente de cor marrom avermelhada, mas muitas formas tropicais, especialmente os escolopendromorfos, são verdes, vermelhos, amarelos e azuis ou com listras verdes transversais. (BARNES, 1990). A cabeça é convexa nos escutigeromorfos, mas achatada em outras centopéias, com as antenas localizadas na margem frontal. Embora as centopéias sejam providas de garras de veneno, existem outras adaptações para proteção. O último par de pernas nas centopéias é o mais longo e nos litobiomorfos e escolopendromorfos elas podem ser usadas na defesa através de beliscões. (BARNES, 1990). Figura 11 - Imagem de um exemplar da Classe Chilopoda (Fonte:

28 28 Principais Ordens de Chilopodos _Ordem Geophilomorpha Centopéias cavadoras delgadas, com 31 a 170 pares de pernas. Olhos ausentes. Amplamente distribuídas. (BARNES, 1990). _ Ordem Scolopendromorpha Muitas espécies distribuídas por todo o mundo, especialmente nos trópicos. Com ou sem olhos; 21 ou 23 pares de pernas. (BARNES, 1990). _ Ordem Lithobiomorpha Estigmas pares laterais. Distribuídos em todo o mundo, mas a maior parte dos gêneros e espécies é encontrado nas zonas temperadas e subtropicais. (BARNES, 1990). _ Ordem Scutigeromorpha Pernas e antenas muito longas. Olhos grandes e compostos. Estigmas não pares e localizados na região médio-dorsal nas placas tergais. Distribuídos por todo mundo, principalmente nos trópicos. (BARNES, 1990) Classe Diplopoda Os Diplopoda são comumente conhecidos como piolhos-de-cobra (fig. 12). Eles se escondem e evitam a luz; vive debaixo de folhas, pedra, casca de árvores, troncos e no solo. Alguns habitam antigas galerias de outros animais, tais como minhocas; alguns são comensais de ninhos de formigas.

29 29 O tamanho dos diplópodos varia muito. O número de segmentos também é bastante variável, variando de 11, nos pselafognatos a mais de 100 nos grupos juliformes. A maioria dos diplópodos tem cor preta e diferentes tons de marrom; algumas espécies são vermelhas e alaranjadas, e não são raros os padrões manchados. Os olhos podem estar totalmente ausentes, como nos polidermóides ou pode haver de dois a oitenta ocelos. Estes estão dispostos perto das antenas em uma ou varias fileiras transversais ou em dois grupos laterais. A maioria dos diplópodos é negativamente fototática e mesmo aqueles sem olhos são fotorreceptores no tegumento. Os ovos dos diplópodos são fecundados no momento da postura e, dependo da espécie, são produzidos de 10 a 300 ovos de uma só vez. Um único ovo é depositado na taça, que depois é fechada e polida. Muitos diplópodos constroem um ninho para deposição de ovos. Algumas espécies constroem ninho com excremento. O reto da fêmea é evertido e o excremento seca rapidamente, é depositado à medida que ela se move numa trajetória circular. (BARNES, 1990). Figura 12 - Imagem de um exemplar da Classe Diplopoda (Fonte: Classe Insecta Os insetos são, atualmente, o grupo dominante de animais na Terra. Ocorrem praticamente em todos os lugares (ALTIERI, 2003).

30 30 Segundo BORROR (1988), o mundo dos insetos é rico no pitoresco, no incomum e mesmo no fantástico. Uma variedade quase interminável de peculiaridades estruturais e fisiológicas e de adaptações a diferentes condições de vida pode ser encontrada entre estes animais. Muitos insetos são extremamente valiosos para o homem e sem eles a sociedade humana não poderia existir na sua forma presente. Pelas suas atividades polinizadoras, possibilitam a produção de muitas colheitas agrícolas, incluído a maioria das frutas de pomares, as plantas forrageiras muitas verduras, algodão e o tabaco, fornecem-nos mel e cera de abelha, seda e outros produtos de valor comercial; servem de alimento para muitas aves e peixes e outros animais úteis; prestam serviço como predadores; auxiliam a manter animais e plantas nocivas sob controle. Alguns insetos são nocivos e causam anualmente perdas enormes em colheitas agrícolas, produtos armazenados e na saúde do homem e dos animais. Através da polinização muitos insetos colaboram com a evolução de alguns vegetais, segundo (EDWARDS, 1981), o sucesso evolutivo das angiospermas pode ser atribuído; pelo menos em parte a polinização cruzada das plantas, altamente efetiva, feita principalmente por insetos. Segundo ALTIERI (2003), um dos motivos mais importantes para manter a biodiversidade dos ecossistemas naturais é que ela é a fonte de todas as plantas e animais utilizados atualmente na agricultura. Toda a gama de plantas domésticas é derivada de espécies silvestres, modificadas através da domesticação. A biodiversidade em agroecossistemas pode ser tão valiosa quanto às várias culturas, plantas invasoras, artrópodes ou microorganismos envolvidos, de acordo com a localização geográfica e fatores climáticos Características gerais Segundo Zilkar, 1976, o tamanho é bastante variável, desde 0,25 milímetros a mais de 300 milímetros de comprimento; o corpo dos adultos, e muitas vezes das formas imaturas (larvas e ninfas), mais ou menos distintamente segmentados, e dividido em três regiões, mais ou menos bem distintas cabeça, tórax e abdome (fig. 13). A cabeça, produto da fusão de seis segmentos embrionários traz apêndices sensoriais (antenas, peças bucais e olhos). O tórax é formado pela união de três segmentos embrionários (protórax, mesotórax e metatórax) mais ou menos distintos na maioria dos insetos, traz os apêndices locomotores (asas e pernas). O abdome é distintamente segmentado, formado por 11 segmentos ou menos, frequentemente 6

31 31 a 8 na maioria dos insetos comuns, provido ou não de apêndices locomotores rudimentares, mas podendo trazer apêndices sensoriais ou reprodutores (cercos, estilos e ovipositor); as pernas, obrigatoriamente em número de seis em insetos adultos, formadas por 5 a 9 artículos, quase sempre terminadas por garras ou unhas; as asas geralmente presentes, em números de duas a quatro, podendo faltar em algumas ordens ou famílias, e em algumas castas de insetos sociais; a respiração é tipicamente traqueal, por meio de um sistema de tubos ramificados (traquéias) abrindo-se para o exterior por orifícios pares (espiráculos), situados nas regiões laterais dos segmentos abdominais. Figura 13. Morfologia externa de um inseto. A) Superfície anterior da cabeça de um gafanhoto. B) Vista lateral da cabeça de um gafanhoto. C) Vista lateral do corpo. D) Vista lateral de um segmento torácico sem asas. E) perna de um gafanhoto. F) Vista lateral do abdômen de um grilo macho. (Segundo STORER, Tracy I. et al. Zoologia geral. 6. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 2000).

32 Reprodução e Desenvolvimento _ Reprodução Segundo Gallo, et. al., 2002, os principais tipos de reprodução encontrados nos insetos são: * Oviparidade: tipo mais comum de reprodução. As fêmeas depositam os ovos que dão nascimento às larvas ou ninfas. Os ovos variam grandemente em aparência (esféricos, ovais, alongados, em forma de barril, em forma de disco, etc. Podem ser colocados separadamente ou em massas, unidos uns aos outros, nas plantas (mariposas, percevejos etc.), no solo (gafanhotos, grilos etc.), sobre animais (piolhos), na água (pernilongo), sobre ou dentro de outros insetos (parasitóides) etc. A maioria dos insetos fitófagos deposita seus ovos na planta hospedeira da larva ou da ninfa. O louva-a-deus envolve seus ovos em uma cápsula chamada ooteca, ou protegem o local da postura com secreção ou fezes. O número de ovos depositados varia de um (pulgões em clima frio) a milhões (insetos sociais). A maioria dos insetos deposita de cinqüenta a centenas de ovos. * Viviparidade: o desenvolvimento embrionário é completado dentro do corpo da fêmea, que deposita larva ou ninfa em vez de ovos. * Partenogênese: os óvulos desenvolvem-se completamente sem nunca terem sido fecundados. Ocorre combinada com outros tipos de reprodução, como viviparidade, oviparidade e pedogênese, e pode ocorrer também alternadamente com uma geração bissexuada. Ex: cochonilhas, pulgões, moscas-brancas e zangões. * Pedogênese: insetos imaturos possuem ovários funcionais, cujos óvulos desenvolvem-se partenogenéticamente; assim a reprodução é realizada por um organismo que mantém o aspecto imaturo, como nos dípteros das famílias Cecidomyiidae e Chironomidae. Em muitos casos a pedogênese está também associada à viviparidade. * Neotenia: retenção de caracteres imaturos no estágio adulto. As fêmeas adultas do bichocesto, por ex., são larvas neotênicas que se acasalam e depositam ovos dentro do próprio cesto. * Poliembrionia: Produção de dois ou mais embriões em um único ovo, sendo comum em microimenópteros das famílias Encyrtidae, Braconidae etc. Às vezes, centenas de indivíduos podem ser originados de um mesmo ovo, em outros casos, como em Ageniaspis citricola, podem resultar de 2 a 10 parasitóides. * Hermafroditismo: os dois sexos presentes no mesmo indivíduo. O hermafrodita funcional é extremamente raro em insetos. Um dos poucos exemplos é o pulgão -branco dos citros,

33 33 Icerya purchasi, no qual os óvulos algumas vezes desenvolvem-se partenogeneticamente em machos haplóides, mas são comumente fecundados por espermatozóides do mesmo indivíduo ou por espermatozóides de machos com os quais hermafroditas copulam. _ Desenvolvimento O desenvolvimento de um inseto envolve tanto o crescimento no tamanho como a mudança na forma. Pode ser dividido em embrionário (fase de ovo) e pós-embrionário Ecologia Interação inseto/plantas As plantas são um recurso importante para milhares de espécies de insetos. Virtualmente cada parte de uma planta se torna uma fonte alimentar para algum inseto adulto ou juvenil. Os insetos foram um fator importante na seleção de determinadas características na evolução das plantas, e estas determinaram várias adaptações nos insetos. (Ruppert e Barnes, 1996). Cerca de 67% das plantas floríferas são polinizadas por insetos e a grande diversidade da estrutura floral reflete em boa parte, adaptações para a polinização. As vespas, abelhas, borboletas, mariposas e moscas, são as principais polinizadoras (Ruppert e Barnes, 1996) Parasitismo Existem muitos insetos parasitas, sendo que a condição evolui muitas vezes dentro da classe. O parasitismo dos insetos é frequentemente uma adaptação no estágio no ciclo de vida para explorar um habitat e uma fonte inexplorada por outros estágios. No entanto, um número relativamente pequeno de insetos é parasita por todo o ciclo de vida e encontra-se sempre em contato com o hospedeiro. Isso vale para os piolhos, a maioria dos quais é de parasitas hematófagos de aves e mamíferos. Os percevejos hemípiteros são hematófagos por todo seu ciclo de vida, mas não vivem continuamente no hospedeiro. (Ruppert e Barnes, 1996).

34 Insetos Sociais A organização colonial evolui em vários filos de animais, mas somente entre poucas aranhas e alguns insetos e vertebrados encontram-se indivíduos funcionalmente interdependentes, ainda que morfologicamente separados. A condição é, portanto descrita como uma organização social. As organizações sociais evoluíram em duas ordens de insetos: os Isoptera (cupins) e os Hymenoptera (formigas, abelhas e vespas). (Ruppert e Barnes, 1996). Todos os insetos sociais exibem um certo grau de polimorfismo, e os diferentes tipos de indivíduos em uma colônia são chamados de castas. As principais castas são os machos, a fêmea (ou rainha) e os operários. Os machos funcionam para a inseminação da rainha, que reproduz novos indivíduos para a colônia. Os operários proporcionam a sustentação e manutenção da colônia. A determinação das castas é um fenômeno de desenvolvimento regulado pela presença ou ausência de determinadas substâncias fornecidas nos estágios imaturos por outros membros da colônia. (Borror e Delong, 1988) Polinização Algumas das plantas superiores são autopolinizadoras, mas a maioria possui polinização cruzada, isto é, o pólen de uma flor deve ser transferido para o estigma da outra. O pólen é transferido de uma flor para a outra por dois processos principais: pelo vento e pelos insetos. Plantas polinizadas pelo vento possuem grande quantidade de pólen seco, o qual é levado para longe e largamente dispersado; estas plantas conseguem reproduzir-se porque alguns dos milhares de grãos de pólen caem ocasionalmente no estigma da flor certa. Plantas polinizadas por insetos produzem quantidades menores de pólen, o qual é geralmente pegajoso e adere ao corpo dos insetos que visitam as flores, este pólen é passado mais tarde passado do inseto para o estigma da outra flor, na maioria dos casos mais ou menos acidentalmente em relação aos próprios insetos. Muitas flores tem aspectos peculiares de estruturas que auxiliam a assegurar a polinização. Algumas plantas dependem de uma única espécie ou tipo de inseto para a polinização. Algumas orquídeas são polinizadas somente por certas mariposas esfingídeas de probóscide longa. (Borror e Delong, 1988).

35 Surgimento das pragas Segundo Garcia 2002, frequentemente as pragas são criadas pelo homem, espécies que ocorrem em baixas densidades populacionais em condições naturais podem atingir grandes densidades nas criações criadas pelo homem, que podem favorecer um melhor surgimento de algum fator até então limitante ao aumento dos números, tal como alimento praticamente ilimitado em agroecossistema. A extrema simplificação do sistema torna-o inadequado aos inimigos naturais da praga, e o uso indiscriminado e inadequado de defensivos, que objetiva combater a praga, em geral, mata também a maior parte de seus inimigos naturais. Na ausência da intervenção humana os ecossistemas tendem a adquirir maior maturidade, isto é, evoluir para a estabilidade e a complexidade. A ação humana, cria regiões cultivadas relativamente simples quanto a diversidade, realiza agrobiocenoses com uma maturidade pouco elevada, nas quais as flutuações da população são frequentemente intensas. Além disso, o homem seleciona os mais aptos, haja vista, que as pragas, em geral, são espécies oportunistas ou colonizadoras, adaptados a habitats instáveis como os agroecossistemas. (Borror e Delong, 1988) Comunicação Os insetos se comunicam através de sinais químicos, táteis, visuais e auditivos. A comunicação química por meio de feromônios foi estudada mais expressivamente nos insetos do que em qualquer outro grupo de animais. Muitas espécies utilizam feromônios para atrair um sexo a outro, e a bem estudada mariposa Bombyx mori é um exemplo clássico. Os feromônios marcam também trilhas ou territórios em algumas espécies. Por exemplo, as substâncias depositadas no solo pelas formigas que retornam de uma viagem de procura de alimento servem como um marcador de trilha para outras formigas. (Ruppert e Barnes, 1996).

36 Principais Ordens de Insetos _ Orthoptera (do grego orto - pteros (asas retas)) - fig. 14. a inclem-se neste grupo: grilos, gafanhotos, esperanças, paquinhas e taquarinhas. É uma ordem de insetos que possuem as asas superiores retas e coriáceas, recobrindo as asas inferiores mais largas, dobradas no seu sentido longitudinal. Tais insetos possuem pernas posteriores longas e possantes, apropriadas para saltar, o aparelho bucal e mastigador (GALLO, et al., 2002). _ Ephemeroptera (fig. 14. b)- São animais longos, de corpo mole e de tamanho pequeno a médio, podendo atingir até quatro cm de comprimento. O nome efémera está relacionado com o fato do adulto viver apenas poucas horas, sem se alimentar, dedicadas apenas à reprodução e à postura dos ovos da geração seguinte. Possuem asas membranosas com numerosas veias, sendo as asas posteriores menores que as anteriores. Apresentam antenas pequenas, olhos compostos bem desenvolvidos e três longos filamentos no abdome. As efémeras adultas caracterizam-se por peças bucais atrofiadas e um sistema digestivo não funcional, enquanto que as ninfas possuem peças bucais do tipo mastigadoras. As ninfas das efémeras vivem na água, em geral escondidas sobre rochas. A maioria das espécies alimenta-se de detritos ou matéria vegetal, mas algumas são predadoras. Ao contrário do adulto, que vive pouco tempo (de algumas horas até 2 dias), as ninfas podem viver de várias semanas até três anos. São os únicos insetos que sofrem muda após terem adquirido asas funcionais. As efémeras habitam zonas perto de corpos de água doce parada ou de curso lento. O grupo é essencial para a ecologia dos seus habitats dada a importância das suas ninfas na cadeia alimentar. Graças à sua sensibilidade às condições fisico-químicas do meio, as efémeras são um dos grupos mais utilizados em programas de biomonitoramento de qualidade da água (GALLO, et al., 2002). _ Thysanura (thysanus = cerdas ou franja + ura = cauda) fig. 14. c - São insetos ápteros esbranquiçados, geralmente alongados e achatados e de tamanho pequeno a moderado, medindo no máximo 5 cm. Possuem peças bucais do tipo mastigadoras, cada uma com dois pontos de articulação com a cabeça. Apresentam olhos compostos pequenos e muito separados ou ausentes; podem ou não apresentar ocelos. As antenas são longas e filiformes. O corpo coberto é por escamas e pêlos. Possuem 3 apêndices de mesmo tamanho saindo do abdome (dois cercos e um apêndice caudal mediano). O abdome possui 11 segmentos, com vesículas eversíveis para a absorção de água. O tarso possui de 3 a 5 segmentos. A reprodução dos Thysanura é sexuada e o desenvolvimento ametabólico (sem metamorfose). Vivem em

Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características

Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes, reconhecendo suas características O que são artrópodes? Para que servem? Onde podem ser encontrados?

Leia mais

Móds. 15 e 16. Setor 1403. Prof. Rafa

Móds. 15 e 16. Setor 1403. Prof. Rafa Móds. 15 e 16 Setor 1403 Prof. Rafa Representantes: crustáceos, Representantes: crustáceos, insetos, Representantes: crustáceos, insetos, aracnídeos, Representantes: crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes

Leia mais

ARTRÓPODES PROF. MARCELO MIRANDA

ARTRÓPODES PROF. MARCELO MIRANDA ARTRÓPODES Filo Arthropoda (Artrópodes) Do grego, arthros = articulado e podos = pés; É o filo mais abundante em quantidade de espécies descritas (~1 milhão); Vivem em praticamente todos os tipos de ambientes;

Leia mais

Corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome, podendo alguns apresentar cefalotórax (= cabeça + tórax) e abdome.

Corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome, podendo alguns apresentar cefalotórax (= cabeça + tórax) e abdome. OS ARTRÓPODES Prof. André Maia Apresentam pernas articuladas com juntas móveis. São triblásticos, celomados e dotados de simetria bilateral. Corpo segmentado e dividido em cabeça, tórax e abdome, podendo

Leia mais

Prof Thiago Scaquetti de Souza

Prof Thiago Scaquetti de Souza Prof Thiago Scaquetti de Souza Moluscos Animais de corpo mole Os moluscos são os animais de corpo mole, habitam ambientes terrestres e aquáticos. Representantes: ostra, lula, polvo, sépia, lesma e caracol.

Leia mais

Aspectos Gerais - Nome: articulação nos pés. - Maior filo de animais + de 900.000 sp. (3/4 dos animais conhecidos). - Exoesqueleto quitinoso -

Aspectos Gerais - Nome: articulação nos pés. - Maior filo de animais + de 900.000 sp. (3/4 dos animais conhecidos). - Exoesqueleto quitinoso - ARTRÓPODES FILO ARTHROPODA - Sistema digestório completo e sistema circulatório aberto; - Sistema respiratório variável: branquial, traqueal ou filotraqueal; - Sistema excretor por túbulos de Malpighi,

Leia mais

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats.

Artrópodes. - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. Artrópodes - O filo Arthropoda (Artrópodes) possui um número muito grande de animais, o maior grupo com espécies diferentes; - A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em

Leia mais

Na verdade apenas a multicelularidade e o desenvolvimento embrionário são características que distinguem o reino animal dos demais reinos

Na verdade apenas a multicelularidade e o desenvolvimento embrionário são características que distinguem o reino animal dos demais reinos 1 2 Na verdade apenas a multicelularidade e o desenvolvimento embrionário são características que distinguem o reino animal dos demais reinos heterótrofos do domínio Eukaria. Tais características estavam

Leia mais

Grupo mais bem sucedido em nº de espécies Exploram mais diferentes ambientes Crustáceos, Aracnídeos, Insetos, Diplópodes e Quilópodes Importância:

Grupo mais bem sucedido em nº de espécies Exploram mais diferentes ambientes Crustáceos, Aracnídeos, Insetos, Diplópodes e Quilópodes Importância: Grupo mais bem sucedido em nº de espécies Exploram mais diferentes ambientes Crustáceos, Aracnídeos, Insetos, Diplópodes e Quilópodes Importância: Alimentação camarão, siris, lagostas,mel Médica uso de

Leia mais

Artrópodes. Os representantes do Filo Arthropoda (arthro= articulação, podes=pés) são animais com pernas articuladas.

Artrópodes. Os representantes do Filo Arthropoda (arthro= articulação, podes=pés) são animais com pernas articuladas. Artrópodes Os representantes do Filo Arthropoda (arthro= articulação, podes=pés) são animais com pernas articuladas. Todos os artrópodes possuem um exoesqueleto (esqueleto externo), uma carapaça formada

Leia mais

truta - sapos - rãs - tartaruga - serpente - garça - andorinha - morcego - macaco

truta - sapos - rãs - tartaruga - serpente - garça - andorinha - morcego - macaco PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Marque com um (X) a(s) alternativa(s)

Leia mais

Artrópodes. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

Artrópodes. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Artrópodes Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Artrópodes Triblásticos Celomados Protostômios Simetria Bilateral Artrópodes Sistema nervosos ganglionar ventral hiponeuro. Sistema digestório completo Sistema

Leia mais

TÉCNICO EM AGROECOLOGIA U.C. SANIDADE VEGETAL ARTRÓPODES

TÉCNICO EM AGROECOLOGIA U.C. SANIDADE VEGETAL ARTRÓPODES TÉCNICO EM AGROECOLOGIA U.C. SANIDADE VEGETAL ARTRÓPODES CARACTERÍSTICAS BÁSICAS ARTHROPODA Exoesqueleto quitinoso Bilatérios Filo mais numeroso Características que definem o Grupo Apêndices articulados

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com INVERTEBRADOS II ARTRÓPODES Características gerais Corpo segmentado Apêndices articulados coxa trocânter fêmur tíbia garras

Leia mais

Possuem sistema circulatório. O sangue desloca-se por um sistema fechado de vasos e contém pigmentos respiratórios dissolvidos no plasma.

Possuem sistema circulatório. O sangue desloca-se por um sistema fechado de vasos e contém pigmentos respiratórios dissolvidos no plasma. Possuem sistema circulatório. O sangue desloca-se por um sistema fechado de vasos e contém pigmentos respiratórios dissolvidos no plasma. Na minhoca, o pigmento respiratório é a hemoglobina, responsável

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO COMPARADO. PROFESSOR: João Paulo

SISTEMA CIRCULATÓRIO COMPARADO. PROFESSOR: João Paulo SISTEMA CIRCULATÓRIO COMPARADO PROFESSOR: João Paulo PORÍFEROS Não apresentam organização tissular. A difusão aparece como forma de trocar alimentos, gases respiratórios e excretas entre si e com o meio.

Leia mais

Curso Wellington: Biologia-Artrópode-Miriápodes- Características Gerais e Classificação Prof Hilton Franco

Curso Wellington: Biologia-Artrópode-Miriápodes- Características Gerais e Classificação Prof Hilton Franco 1. A cigarra e a formiga Era uma vez uma cigarra que vivia cantando, sem se preocupar com o futuro. Encontrando uma formiga que carregava uma folha pesada, falou: - Para que todo esse trabalho? O verão

Leia mais

Curso Wellington Biologia Reino Animal - Equinodermos Prof Hilton Franco

Curso Wellington Biologia Reino Animal - Equinodermos Prof Hilton Franco 1. Esta é a turma do Bob Esponja: Lula Molusco é supostamente uma lula; Patric, uma estrela-do-mar; o Sr. Siriguejo, um caranguejo; e Bob é supostamente uma esponja-do-mar. Cada um, portanto, pertence

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Reino Animal - Moluscos Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Reino Animal - Moluscos Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Reino Animal - Moluscos Prof. Enrico Blota Biologia Reino Animal Moluscos Variam muito de tamanho, desde caracóis de 1 mm até lulas gigantes de 18 m. Os moluscos sofreram uma

Leia mais

Solução Comentada Prova de Biologia

Solução Comentada Prova de Biologia 11. Em relação à importância dos organismos autotróficos na modificação da atmosfera na Terra primitiva, analise as proposições abaixo e marque com V as verdadeiras e com F as falsas. 1 ( ) Com a liberação

Leia mais

Aula 4.4 - Os conquistadores do ambiente terrestre

Aula 4.4 - Os conquistadores do ambiente terrestre Aula 4.4 - Os conquistadores do ambiente terrestre Além do vegetais outros organismos habitavam o ambiente terrestre Organismos de corpo mole como moluscos e anelídeos Organismos com cutícula redução da

Leia mais

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,

Leia mais

Ozooplâncton de água doce é constituído predominantemente por Protozoa,

Ozooplâncton de água doce é constituído predominantemente por Protozoa, 5 5.1 Caracterização Geral do Zooplâncton Ozooplâncton de água doce é constituído predominantemente por Protozoa, Rotifera e Crustacea, este último composto, principalmente, por Copepoda e Cladocera. 5.1.1

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 7º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ

CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 7º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 4º BIMESTRE 7º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. As fotografias

Leia mais

CARACTERÍSTICAS: O corpo dos insetos e formado por três regiões: cabeça, tórax e abdome. Na cabeça das insetos, podemos notar antenas, olhos e peças

CARACTERÍSTICAS: O corpo dos insetos e formado por três regiões: cabeça, tórax e abdome. Na cabeça das insetos, podemos notar antenas, olhos e peças ARTRÓPODES INTRODUÇÃO: Derntro do estudo dos invertebrados, o filo artrópodes merece atenção especial. Ele agrupa mais de 800 mil espécies, contia que supera todos os demais filos reunidos. Além disso,

Leia mais

Curso Wellington:Biologia - Reino Animal - Artrópodes - Aracnídeos - Prof Hilton Franco

Curso Wellington:Biologia - Reino Animal - Artrópodes - Aracnídeos - Prof Hilton Franco 1. Durante uma aula de campo no litoral do Paraná, um aluno fez vários comentários ao encontrar e observar uma série de organismos. Com base em seus conhecimentos sobre os seres vivos, identifique as afirmativas

Leia mais

REPRODUÇÃO MECANISMO DE PERPETUAÇÃO DAS ESPÉCIES

REPRODUÇÃO MECANISMO DE PERPETUAÇÃO DAS ESPÉCIES REPRODUÇÃO MECANISMO DE PERPETUAÇÃO DAS ESPÉCIES Reprodução: Mecanismo pelo qual os seres vivos se multiplicam. Duas modalidades de reprodução: SEXUADA ASSEXUADA REPRODUÇÃO SEXUADA Eventos fundamentais:

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Filo Arthropoda exoesqueleto e patas articuladas. simetria bilateral triblásticos protostômios celomados metamerizados;

Leia mais

TECIDOS. 1º ano Pró Madá

TECIDOS. 1º ano Pró Madá TECIDOS 1º ano Pró Madá CARACTERÍSTICAS GERAIS Nos animais vertebrados há quatro grandes grupos de tecidos: o muscular, o nervoso, o conjuntivo(abrangendo também os tecidos ósseo, cartilaginoso e sanguíneo)

Leia mais

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS REINO ANIMAL - INVERTEBRADOS

BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS REINO ANIMAL - INVERTEBRADOS UFRGS REINO ANIMAL - INVERTEBRADOS 1. (Ufrgs 2015) Com base nas características dos moluscos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. ( ) Os moluscos apresentam simetria radial.

Leia mais

ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS CURSO: Ciências Biológicas 3º Ano 2º semestre

ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS CURSO: Ciências Biológicas 3º Ano 2º semestre ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS CURSO: Ciências Biológicas 3º Ano 2º semestre 1ª Aula 1ª Parte Cordados: diversidade, classificação e evolução Profa. Dra. Virgínia Sanches Uieda Departamento t de Zoologia - IB/UNESP/Botucatu

Leia mais

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano

Rota de Aprendizagem 2015/16 5.º Ano Projeto 1 Onde existe Vida? Tempo Previsto: 4 quinzenas (do 1ºPeríodo) Ciências Naturais A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO MATERIAIS TERRESTRES 1.ª Fase: Terra um planeta com vida 2.ª Fase: A importância

Leia mais

TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS

TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS O tecido muscular é formado por células alongadas ricas em filamentos (miofibrilas), denominadas fibras musculares. Essas células tem origem mesodérmica e são muito especializadas

Leia mais

Apostila de Biologia 02 Reprodução Comparada

Apostila de Biologia 02 Reprodução Comparada Apostila de Biologia 02 Reprodução Comparada 1.0 Reprodução É o processo através do qual o ser vivo dá origem a outros indivíduos da mesma espécie que ele. Pode ser: Assexuada: quando não ocorre troca

Leia mais

2ª SÉRIE ENS. MÉDIO MONITORIA DE BIOLOGIA 1 (OBJ. 2º PERÍODO) EXERCÍCIOS A B C CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN

2ª SÉRIE ENS. MÉDIO MONITORIA DE BIOLOGIA 1 (OBJ. 2º PERÍODO) EXERCÍCIOS A B C CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN 2ª SÉRIE ENS. MÉDIO MONITORIA DE BIOLOGIA 1 (OBJ. 2º PERÍODO) EXERCÍCIOS 1. Um tipo de característica que pode ser levada em conta quando vamos trabalhar com Biologia Comparada são as características observadas

Leia mais

PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2010 2ª fase - específicas www.planetabio.com

PlanetaBio Resolução de Vestibulares FUVEST 2010 2ª fase - específicas www.planetabio.com 1- O quadro abaixo mostra diferenças que ocorrem no reino animal quanto ao plano corporal e aos sistemas digestório, circulatório e nervoso: Os anelídeos, por exemplo, apresentam as características A3,

Leia mais

ENT 115 - MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS FLORESTAIS AULAS PRÁTICAS PRÁTICA 4: TÓRAX E SEUS APÊNDICES - TIPOS DE PERNAS E ASAS

ENT 115 - MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS FLORESTAIS AULAS PRÁTICAS PRÁTICA 4: TÓRAX E SEUS APÊNDICES - TIPOS DE PERNAS E ASAS ENT 115 - MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS FLORESTAIS AULAS PRÁTICAS Prof. Alessandra de Carvalho Silva PRÁTICA 4: TÓRAX E SEUS APÊNDICES - TIPOS DE PERNAS E ASAS 1. OBJETIVO E IMPORTÂNCIA Esta aula visa fornecer

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS ANIMAIS. Reino Animalia

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS ANIMAIS. Reino Animalia CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS ANIMAIS Reino Animalia Organização do corpo e principais filos São pluricelulares, eucariontes e heterótrofos Apresentam grande diversidade (1 milhão de espécies distribuídas

Leia mais

Bergson Museu de Paleontologia de Crato Fóssil de escorpião + / - 110 mi anos Formação Santana do Cariri

Bergson Museu de Paleontologia de Crato Fóssil de escorpião + / - 110 mi anos Formação Santana do Cariri ESCORPIONISMO Bergson Museu de Paleontologia de Crato Fóssil de escorpião + / - 110 mi anos Formação Santana do Cariri ESCORPIÕES DE IMPORTÂNCIA MÉDICA: Os escorpiões são animais invertebrados. Apresentam

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS

CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS COLÉGIO ARNALDO 2015 CADERNO DE ATIVIDADES CIÊNCIAS Aluno (a): 4º ano: Turma: Professor (a): Valor: 20 pontos Este trabalho deverá ser entregue IMPRETERIVELMENTE no dia da prova. Conteúdo de Recuperação

Leia mais

Filo Porífera. Esponjas

Filo Porífera. Esponjas Filo Porífera Esponjas Filo Porifera Osculo Átrio Pinacócitos Amebócito poros Porocito Espícula Flagelo Esponja Mesogléia Coanócito Gonócito Pinacócito Espícula Átrio Póro Porócito Arqueócito Meio Externo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM 2º CICLO Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Currículo Nacional do Ensino Básico- Competências Essenciais Ciências Físicas

Leia mais

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 Existem espécies de sexos separados e espécies hermafroditas. Neste último caso, os óvulos e espermatozoides de um mesmo indivíduo amadurecem em épocas diferentes, o que evita a

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre. 3 ano DISCIPLINA: BIOLOGIA B

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre. 3 ano DISCIPLINA: BIOLOGIA B ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 3 ano DISCIPLINA: BIOLOGIA B Observações: 1- Antes de responder às atividades, releia o material entregue sobre Sugestão de Como Estudar. 2 - Os exercícios

Leia mais

Móds. 15 ao 18. Setor Prof. Rafa

Móds. 15 ao 18. Setor Prof. Rafa Móds. 15 ao 18 Setor 1423 Prof. Rafa Representantes: crustáceos, Representantes: crustáceos, insetos, Representantes: crustáceos, insetos, aracnídeos, Representantes: crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL 2013 BIOLOGIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL 2013 BIOLOGIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL 2013 BIOLOGIA Série: 2ª EM Disciplina: Biologia Professor (a): Bernardo Grieco Aluno (a): Caro (a) aluno (a), O roteiro de recuperação abrange todo conteúdo trabalhado ao longo

Leia mais

MARIA INÊZ DA SILVA, MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES, CRISTIANE CIDÁLIA CORDEIRO E SUELLEN ARAÚJO. Introdução

MARIA INÊZ DA SILVA, MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES, CRISTIANE CIDÁLIA CORDEIRO E SUELLEN ARAÚJO. Introdução 1 TRABALHANDO AS BORBOLETAS E AS ABELHAS COMO INSETOS POLINIZADORES NAS AULAS PRÁTICAS DE DUCAÇÃO AMBIENTAL E ZOOLOGIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA MARIA INÊZ DA SILVA, MARIA DA CONCEIÇÃO TAVARES,

Leia mais

1. Os óvulos de aves e répteis, por possuírem grande quantidade vitelo no pólo vegetativo, denominam-se:

1. Os óvulos de aves e répteis, por possuírem grande quantidade vitelo no pólo vegetativo, denominam-se: 1. Os óvulos de aves e répteis, por possuírem grande quantidade vitelo no pólo vegetativo, denominam-se: a) oligolécitos b) heterolécitos c) mediolécitos d) telolécitos e) centrolécitos 2. O esquema abaixo

Leia mais

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma:

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma: IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS Aluno(a): Turma: Querido (a) aluno (a), Este estudo dirigido foi realizado para que você revise

Leia mais

Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes. Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular...

Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes. Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular... Grupo de maior sucesso evolutivo: encontrados em praticamente todos os ambientes Apêndices articulados Correr, nadar, saltar, escavar, copular... Exoesqueleto quitinoso Proteção contra agressões e desidratação

Leia mais

Exercícios de Evidências da Evolução

Exercícios de Evidências da Evolução Exercícios de Evidências da Evolução Material de apoio do Extensivo 1. (Unesp) No filme Avatar, de James Cameron (20th Century Fox, 2009), os nativos de Pandora, chamados Na Vi, são indivíduos com 3 metros

Leia mais

b) Justifique sua resposta. Resolução a) A afirmação não é válida. b) Os vírus são parasitas obrigatórios de células procarióticas

b) Justifique sua resposta. Resolução a) A afirmação não é válida. b) Os vírus são parasitas obrigatórios de células procarióticas 1 BIOLOGIA Devido ao fato de serem muito simples em termos de organização, podemos afirmar que os vírus provavelmente tiveram sua origem antes do surgimento das primeiras células procarióticas. a) A afirmação

Leia mais

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico.

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. 1 O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. Note essa organização na figura abaixo. - Átomos formam

Leia mais

Artrópodes. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

Artrópodes. Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Artrópodes Profº Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS Artrópodes Triblásticos Celomados Protostômios Simetria Bilateral Artrópodes Sistema nervosos ganglionar ventral hiponeuro. Sistema digestório completo Sistema

Leia mais

D) Presença de tubo digestivo completo em anelídeos, e incompleto em cnidários.

D) Presença de tubo digestivo completo em anelídeos, e incompleto em cnidários. QUESTÓES DE ESPECÍFICA BIOLOGIA PROFª: THAÍS ALVES/ DATA: 15/07/14 01. Critérios anatômicos, fisiológicos e embrionários servem também de base para estabelecer o grau de parentesco entre os seres e, consequentemente,

Leia mais

Filo - Arthropoda. Professor: Fernando Stuchi

Filo - Arthropoda. Professor: Fernando Stuchi Filo - Arthropoda Professor: Fernando Stuchi Representantes O filo dos artrópodes é dividido em 3 subfilos: 1. Uniramia - Insetos / Quilópodes (lacraia) / Diplópodes (Piolho de cobra) 2. Crustácea; 3.

Leia mais

Aula 6 Atrópodos: quelicerados

Aula 6 Atrópodos: quelicerados Aula 6 Atrópodos: quelicerados Chelicerata Corpo dividido em: cefalotórax (prossomo) abdome (opistossomo) Não possuem antenas 1 o par de apêndices: quelíceras (p/ alimentação) 2 o par de apêndices: pedipalpos

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 7 CIÊNCIAS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno. Avaliação Ciências NOME: TURMA: escola: PROfessOR:

Leia mais

Características distintivas do subfilo. Extremidades pares diversamente modificadas

Características distintivas do subfilo. Extremidades pares diversamente modificadas Nenhum grupo de plantas ou de animais no planeta apresenta a amplitude de diversidade morfológica observada entre os Crustacea Atuais (Martin and Davis, 2001) Crustacea GENERALIDADES Cutícula dura crusta

Leia mais

COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA

COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA A prova de Biologia da UFPR apresentou uma boa distribuição de conteúdos ao longo das nove questões. O grau de dificuldade variou entre questões médias e fáceis, o que está

Leia mais

BIOLOGIA COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA

BIOLOGIA COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA Nota-se claramente que a prova de biologia da segunda fase da UFPR refletiu um esforço no sentido de privilegiar questões que envolvam raciocínio lógico aplicado ao domínio

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Informação Prova de Equivalência à Frequência

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Informação Prova de Equivalência à Frequência Informação Prova de Equivalência à Frequência CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 2ºCiclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) Prova 02/2015 Tipo de Prova: Escrita Duração: 90 minutos

Leia mais

Zoologia e Botânica. Biologia Monitores: Julio Junior e Thamirys Moraes 16, 17, 18 e 20/12/2015. Material de Apoio para Monitoria

Zoologia e Botânica. Biologia Monitores: Julio Junior e Thamirys Moraes 16, 17, 18 e 20/12/2015. Material de Apoio para Monitoria Zoologia e Botânica 1. A doença de Chagas atinge milhões de brasileiros, que podem apresentar, como sintoma, problemas no miocárdio, que levam à insuficiência cardíaca. Por que, na doença de Chagas, ocorre

Leia mais

Vivendo na Terra. Como era a Terra e quais os grupos animais viventes no momento evolutivo em que se deu a transição para o ambiente terrestre?

Vivendo na Terra. Como era a Terra e quais os grupos animais viventes no momento evolutivo em que se deu a transição para o ambiente terrestre? Vivendo na Terra Como era a Terra e quais os grupos animais viventes no momento evolutivo em que se deu a transição para o ambiente terrestre? Transição para o ambiente terrestre Peixes com características

Leia mais

Os Platelmintos. Caracteristicas exclusivas

Os Platelmintos. Caracteristicas exclusivas Os Platelmintos Caracteristicas exclusivas 1) Apresentam o corpo achatado. 2) Apresentam uma cabeça com um par de ocelos, que são órgãos sensíveis a luz. A função do ocelo é detectar quando o ambiente

Leia mais

fibras musculares ou miócitos

fibras musculares ou miócitos Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias. As células dos tecidos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6º ANO Livro adotado: Ciências da natureza 6 Satillana Ano Letivo 2012/2013 UNIDADE DIDÁCTICA CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS Nº DE AULAS (1ºP) Preparação do ano escolar.

Leia mais

Manuella Rezende Vital Orientado: Prof. Dr. Fábio Prezoto

Manuella Rezende Vital Orientado: Prof. Dr. Fábio Prezoto UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FOR A Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada ao Manejo e Conservação de Recursos Naturais Manuella Rezende Vital Orientado: Prof.

Leia mais

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome:

4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 4 o ano Ensino Fundamental Data: / / Atividades de Ciências Nome: 1) Observe esta figura e identifique as partes do vegetal representadas nela. Posteriormente, associe as regiões identificadas às funções

Leia mais

Tipos de óvulos: os óvulos possuem uma substancia de reserva nutritiva chamada vitelo, de acordo com a quantidade e a distribuição do vitelo, os

Tipos de óvulos: os óvulos possuem uma substancia de reserva nutritiva chamada vitelo, de acordo com a quantidade e a distribuição do vitelo, os Embriologia Embriologia é a parte da Biologia que estuda as transformações que se processa no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento. Tipos de óvulos: os óvulos possuem uma substancia

Leia mais

Artrópodes. Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés)

Artrópodes. Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés) Artrópodes Filo Arthropoda (arthron = articulações e podos = pés) Características gerais Mais numeroso do planeta (1.000.000 espécies) Exemplos: insetos, aranhas, caranguejos Vivem em diversos ambientes

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS 5.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio da Água, o ar, as rochas e o solo - materiais terrestres, o aluno deve ser capaz de: Compreender a Terra como um planeta especial

Leia mais

Protocolo experimental

Protocolo experimental Protocolo experimental Sherlock-Holmes: na pista de invertebrados marinhos Enquadramento Teórico Do esforço de discernir ordem na incrível diversidade da vida, nasceu a sistemática. A sistemática pode

Leia mais

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,

Leia mais

01. Quando comparamos o caramujo e o caranguejo representados nas tiras abaixo, podemos afirmar corretamente que:

01. Quando comparamos o caramujo e o caranguejo representados nas tiras abaixo, podemos afirmar corretamente que: Aula n ọ 02 01. Quando comparamos o caramujo e o caranguejo representados nas tiras abaixo, podemos afirmar corretamente que: a) utilizam-se do ar atmosférico para respirar através de pulmão. b) o caramujo

Leia mais

CAPÍTULO 6 TECIDO MUSCULAR

CAPÍTULO 6 TECIDO MUSCULAR CAPÍTULO 6 TECIDO MUSCULAR 1 Características Histológicas O tecido muscular é constituído por células alongadas que possuem grande quantidade de filamentos citoplasmáticos com proteínas contráteis. Esse

Leia mais

INTRODUÇÃO DA ATIVIDADE BIOLOGIA ITINERANTE: ARTRÓPODES E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA.

INTRODUÇÃO DA ATIVIDADE BIOLOGIA ITINERANTE: ARTRÓPODES E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA. INTRODUÇÃO DA ATIVIDADE BIOLOGIA ITINERANTE: ARTRÓPODES E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA. Jessica Sousa Silva (Universidade Estadual do Ceará) Isabela de Abreu Rodrigues Ponte

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Relações Ecológicas Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Relações Ecológicas Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Relações Ecológicas Prof. Enrico Blota Biologia Ecologia Relações ecológicas Representam as interações entre os seres vivos em um determinado ecossistema. Podem ser divididas

Leia mais

REINO ANIMAL PORÍFEROS CNIDÁRIOS PLATELMINTOS NEMATELMINTOS ANELÍDEOS MOLUSCOS ARTRÓPODES EQUINODERMOS CORDADOS

REINO ANIMAL PORÍFEROS CNIDÁRIOS PLATELMINTOS NEMATELMINTOS ANELÍDEOS MOLUSCOS ARTRÓPODES EQUINODERMOS CORDADOS REINO ANIMAL PORÍFEROS CNIDÁRIOS PLATELMINTOS NEMATELMINTOS ANELÍDEOS MOLUSCOS ARTRÓPODES EQUINODERMOS CORDADOS NÃO POSSUI TECIDOS VERDADEIROS (ESPECIALIZADOS). DIGESTÃO É INTRACELULAR. PORÍFEROS

Leia mais

Roteiro de Estudos de Ciências 7 ANO. 3º trimestre

Roteiro de Estudos de Ciências 7 ANO. 3º trimestre Ciências/15 7º ano Turma: 3º trimestre Nome: Data: / / 7ºcie303r Roteiro de Estudos de Ciências 7 ANO 3º trimestre O que estudamos no terceiro trimestre? No terceiro trimestre finalizamos nosso estudo

Leia mais

PROVA COMENTADA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO

PROVA COMENTADA PELOS PROFESSORES DO CURSO POSITIVO PROFESSORES DO POSITIVO COMENTÁRIO DA PROVA DE BIOLOGIA A prova da segunda fase da UFPR foi muito bem distribuída em termos de conteúdo. As questões, de forma geral, foram bem elaboradas e se caracterizaram

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO O sistema Nervoso é um todo. Sua divisão em partes tem um significado exclusivamente didático, pois as várias partes estão intimamente

Leia mais

Aula 4 Os animais. Os seres vivos são classificados nos Reinos:

Aula 4 Os animais. Os seres vivos são classificados nos Reinos: Aula 4 Os animais Os seres vivos apresentam uma diversidade muito grande; a cada ano, novas espécies vêm sendo descritas. Fica compreensível a necessidade de um sistema de classificação para a organização

Leia mais

Embriologia: É a parte da Biologia que estuda as transformações que se tem no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento.

Embriologia: É a parte da Biologia que estuda as transformações que se tem no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento. Embriologia Embriologia: É a parte da Biologia que estuda as transformações que se tem no embrião, desde a formação da célula-ovo até o nascimento. Fecundação Mitoses sucessivas; Crescimento celular: Zigoto:

Leia mais

Introdução. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira

Introdução. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira Introdução A função do sistema respiratório é facilitar ao organismo uma troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas,

Leia mais

Sistema Muscular. Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana

Sistema Muscular. Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende do sistema muscular e, é conseguido pela contracção e relaxamento

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA REVISÃO 1 REVISÃO 2 INTERATIVIDADE SISTEMA SOLAR

CIÊNCIAS DA NATUREZA REVISÃO 1 REVISÃO 2 INTERATIVIDADE SISTEMA SOLAR SISTEMA SOLAR 2 Aula de Revisão 1 Planeta terra Somos todos habitantes do planeta Terra. É nosso dever mantê-lo habitável. 3 Planeta Terra habitável 4 Planeta Terra não habitável 5 Dicas para cuidar melhor

Leia mais

Exercícios de Aprofundamento Biologia - Embriologia

Exercícios de Aprofundamento Biologia - Embriologia 1. (Fgv 2015) A figura ilustra os vasos sanguíneos maternos e fetais na região da placenta, responsável pela troca dos gases respiratórios oxigênio e dióxido de carbono. Como a circulação e a ventilação

Leia mais

Aula 5 Reprodução das Angiospermas

Aula 5 Reprodução das Angiospermas Aula 5 Reprodução das Angiospermas Nas angiospermas, o esporófito é formado por raízes, caule, folhas, flores, frutos e sementes. As flores são folhas modificadas, preparadas para a reprodução das angiospermas.

Leia mais

Disciplina: Ciências. Período: I. Professor(a): Gislene das Graças Portes Ferreira Liliane Cristina de Oliveira Vieira

Disciplina: Ciências. Período: I. Professor(a): Gislene das Graças Portes Ferreira Liliane Cristina de Oliveira Vieira COLÉGIO LA SALLE BRASILIA Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Ciências Período:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LUÍS DE CAMÕES ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJECTO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 6º Ano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LUÍS DE CAMÕES ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES. PROJECTO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 6º Ano AGRUPAMENTO DE ESCOLAS LUÍS DE CAMÕES ESCOLA BÁSICA 2, 3 LUÍS DE CAMÕES ANO LECTIVO 2014 / 2015 PROJECTO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS 6º Ano DOMÍNIO: PROCESSOS VITAIS COMUNS AOS SERES

Leia mais

BA B.. 0 6 0 6 Inv n e v rt r e t bra r dos o s m ais s si s m i ple l s s ( p ( la l t a e t lm l in i t n o t s o ) s Apostila 1 Pág.

BA B.. 0 6 0 6 Inv n e v rt r e t bra r dos o s m ais s si s m i ple l s s ( p ( la l t a e t lm l in i t n o t s o ) s Apostila 1 Pág. BA. 06 Invertebrados mais simples (platelmintos) Apostila 1 Pág. 34 REINO ANIMAL OU METAZOA -Pluricelular Eucarionte Heterótrofo - sem parede celular - PORÍFEROS Esponjas - CNIDÁRIOS Águas vivas, corais,

Leia mais

Que peninha! Introdução. Materiais Necessários

Que peninha! Introdução. Materiais Necessários Intro 01 Introdução Somente aves possuem penas. Outros animais podem cantar, fazer ninhos, voar, migrar ou colocar ovos, mas nenhum outro possui penas. Elas são importantes para a ave realizar muitas atividades,

Leia mais

CICLO DE VIDA E REPRODUÇÃO. Professora Stella Maris

CICLO DE VIDA E REPRODUÇÃO. Professora Stella Maris CICLO DE VIDA E REPRODUÇÃO Professora Stella Maris CIGARRAS CANTAM ATÉ ESTOURAR? Fonte: https://cienciasnoseculoxxi.wordpress.com/tag/inseto-hemimetabolo/ CICLO DE VIDA DA CIGARRA Ciclo de vida das cigarras

Leia mais

Roteiro de aulas teórico-práticas

Roteiro de aulas teórico-práticas Roteiro de aulas teórico-práticas Sistema digestório O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso, ao qual estão associados órgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta

Leia mais

Ecologia Conceitos Básicos e Relações Ecológicas

Ecologia Conceitos Básicos e Relações Ecológicas Ecologia Conceitos Básicos e Relações Ecológicas MOUZER COSTA O que é Ecologia? É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o ambiente. Conceitos Básicos Espécie População

Leia mais

PROVAS DA SEGUNDA ETAPA PS2007/UFG

PROVAS DA SEGUNDA ETAPA PS2007/UFG UFG-PS/7 PROVAS DA SEGUNDA ETAPA PS7/UFG Esta parte do relatório mostra o desempenho dos candidatos do grupo na prova de Biologia da ª etapa do PS7. Inicialmente, são apresentados os dados gerais dos candidatos

Leia mais

Curiosidades A Vida das Abelhas.

Curiosidades A Vida das Abelhas. Curiosidades A Vida das Abelhas. Se as abelhas desaparecessem da face da terra, a espécie humana teria somente mais 4 anos de vida. Sem abelhas não há polinização, ou seja, sem plantas, sem animais, sem

Leia mais