GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:"

Transcrição

1 GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: LITERATURA SÉRIE: 3 ANO ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. - Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista. - Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista. - O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista. - A lista deve ser feita a caneta. P2-2 BIMESTRE Análise de textos de autores da primeira geração modernista ( ) Texto 1 - Vou-me embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira Vamos ler um dos mais conhecidos poemas de Manuel Bandeira. A respeito desse texto, informa o próprio poeta: "Esse nome de Pasárgada, que significava campo dos persas, ou tesouro dos persas, suscitou na minha imaginação uma paisagem fabulosa, um país de delícias... Mais de vinte anos depois, quando eu morava só na minha casa da Rua do Curvelo, num momento de fundo desânimo, da mais aguda sensação de tudo o que eu não tinha feito na minha vida por motivo da doença, saltou-me súbito do subconsciente um grito estapafúrdio: Vou-me embora pra Pasárgada. Senti (...) a primeira célula de um poema." Vou-me embora pra Pasárgada Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou amigo do rei Lá tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasárgada Vou-me embora pra Pasárgada Aqui eu não sou feliz

2 Lá a existência é uma aventura De tal modo inconsequente Que Joana a Louca de Espanha Rainha e falsa demente Vem a ser contraparente Da nora que nunca tive E como farei ginástica Andarei de bicicleta Montarei em burro brabo Subirei no pau-de-sebo Tomarei banhos de mar! E quando estiver cansado Deito na beira do rio Mando chamar a mãe-d`água Pra me contar as histórias Que no tempo de eu menino Rosa vinha me contar Em Pasárgada tem tudo É outra civilização Tem um processo seguro De impedir a concepção Tem telefone automático Tem alcaloide à vontade Tem prostitutas bonitas Para a gente namorar

3 E quando eu estiver mais triste Mas triste de não ter jeito Quando de noite me der Vontade de me matar Lá sou amigo do rei Terei a mulher que eu quero Na cama que escolherei Vou-me embora pra Pasárgada. 01. Levando em conta a informação que precede o poema e a biografia de Bandeira, qual é o significado de Pasárgada para o eu lírico? 02. Em que outro momento da literatura brasileira já havia aparecido esse tipo de evasão (fuga) da realidade? Comente. 03. Na terceira estrofe são enumeradas ações bastante corriqueiras. Por que elas assumem tanta importância para o poeta? 04. A simples leitura do texto já nos convence de que se trata de um poema filiado ao Modernismo, já que apresenta características como: a) predomínio do vago, do etéreo, do indizível b) absoluta precisão formal c) figura da mulher idealizada e fuga de um lugar distante e edênico

4 d) tom coloquial, sem rima, em que não está presente a pontuação tradicional e) busca do bucólico, do campestre, do fantástico. 05. Pasárgada, cidade lendária da antiga Pérsia, no poema indica outro espaço e outro tempo. No texto, há uma oposição entre um aqui e um lá; entre um agora e um então. Essa oposição recebe o nome de: a) silepse b) antítese c) pleonasmo d) sinestesia e) polissíndeto 06. Inconformado com o real concreto, o poeta enumera um conjunto de vantagens que este mundo fantástico oferece: sexo livre, uma nova percepção do tempo e do espaço, uma nova permeabilidade para uma revisão do mundo material. A estrofe começa assim: a) "Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou amigo do rei" b) "Vou-me embora pra Pasárgada Aqui eu não sou feliz" c) "E como farei ginástica Andarei de bicicleta" d) "Em Pasárgada tem tudo É outra civilização" e) "E quando eu estiver mais triste Mas triste de não ter jeito" Texto 2 Macunaíma - Mário de Andrade O texto seguinte foi extraído de Macunaíma, a obra mais conhecida de Mário de Andrade, que foi classificada como rapsódia e não como romance. Nas rapsódias, utilizam-se elementos extraídos de cantos populares tradicionais. Além dos cantos, Mário vale-se de lendas, provérbios da cultura sulamericana, reunidos em torno da personagem central - Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. A narrativa é bastante simples: Macunaíma ganha de Ci - sua mulher - um amuleto: a pedra muiraquitã, que ele acaba perdendo. Esse amuleto reaparece nas mãos de Venceslau Pietro Pietra, mascate peruano que mora em São Paulo e que é Piaimã, o gigante comedor de gente. Acompanhado de seus irmãos Jiguê e Maanape, Macunaíma parte para São Paulo para recuperar seu amuleto. Depois de inúmeras peripécias, mata Piaimã e consegue sua pedra, perdendo-a logo em seguida. Perseguido pelo minhocão Oibê, Macunaíma percorre todo o Brasil e volta para o Amazonas. Um dia, triste e solitário, resolve subir ao céu, transformando-se na constelação de Ursa Maior.

5 O trecho que vamos ler é o início da obra. Macunaíma No fundo do mato virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo o Uraricoera, que a índia tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma. Já na meninice fez coisas de sarapantar. De primeiro passou mais de seis anos não falando. Si o incitavam a falar exclamava: Ai! que preguiça!... e não dizia mais nada. Ficava no canto da maloca, trepado no jirau de paxiúba, espiando o trabalho dos outros e principalmente os dois manos que tinha, Maanape já velhinho e Jiguê na força de homem. O divertimento dele era decepar cabeça de saúva. Vivia deitado mas si punha os olhos em dinheiro, Macunaíma dandava pra ganhar vintém. E também espertava quando a família ia tomar banho no rio, todos juntos e nus. Passava o tempo do banho dando mergulho, e as mulheres soltavam gritos gozados por causa dos guaimuns diz-que habitando a água-doce por lá. No mucambo si alguma cunhatã se aproximava dele pra fazer festinha, Macunaíma punha a mão nas graças dela, cunhatã se afastava. Nos machos guspia na cara. Porém respeitava os velhos e freqüentava com aplicação a murua a poracê o torê o bacorocô a cucuicogue, todas essas danças religiosas da tribo. 07. Macunaíma é um índio negro. No capítulo V, ele fica branco. Considerando esses fatos, o que essa personagem pode simbolizar? 08. "(...) herói de nossa gente", Macunaíma apresenta características típicas de um herói? Por quê? Identifique o traço de caráter de Macunaíma correspondente a cada uma das frases reproduzidas do texto. Utilize substantivos abstratos nas suas respostas. 09. "O divertimento dele era decepar cabeça de saúva." 10. "Vivia deitado (...)" 11. "(...) mas si punha os olhos em dinheiro, Macunaíma dandava pra ganhar vintém." 12. "E também espertava quando a família ia tomar banho no rio, todos juntos e nus."

6 13. A norma culta da língua é regida pelas regras gramaticais. A fala cotidiana comete inúmeras "infrações" à norma culta. Indique no texto exemplos que mostram a incorporação dessas infrações, pelo autor. 14. Qual teria sido o objetivo de Mário de Andrade ao escrever propositalmente "errado"? 15. Outros personagens de nossa literatura podem ser considerados, tanto quanto Macunaíma, como "anti-heróis", por seu caráter "malandro". Entre os citados abaixo, qual você classificaria assim? a) Iracema (Iracema, de José de Alencar ) b) Fernando Seixas (Senhora, de José de Alencar) c) Leonardo ( Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida ) d) Peri ( O Guarani, de José de Alencar ) O poema que segue, de Oswald de Andrade, apresenta características importantes do Modernismo, que se fortalece a partir da Semana de Arte Moderna: Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro 16. Quanto à linguagem e à estrutura, qual é a diferença entre esse poema e os poemas parnasianos?

7 17. Qual é a principal crítica do autor? A quem se dirige essa crítica? 18. De acordo com a gramática normativa, qual é o erro da frase "Me dá um cigarro"? 19. A partir de poemas como esse, o que a primeira geração modernista propunha como mudança para a literatura em nosso país? 20. Identifique uma das principais reivindicações dos modernistas, que aparece enfatizada no texto que segue: "O literato nunca chamava a coisa pelo nome. Nunca. Arranjava um meio de se exprimir indiretamente. (...) Abusando. Ninguém morria: partia para os páramos ignotos. Mulher não era mulher. Qual o quê. Era flor, passarinho, anjo da guarda, doçura desta vida, bálsamo de bondade, fada, o diabo. Mulher é que não." Alcântara Machado 21. Que período literário é evidentemente ironizado nesse trecho? Justifique.

8 22. A primeira geração modernista ficou conhecida como "heróica" ou "de destruição". O que justifica esses termos? 23. O Modernismo foi o movimento mais revolucionário da história da literatura brasileira. Em linhas gerais, o que permaneceu desse período até os dias de hoje? Como esses autores mudaram definitivamente os rumos de nossa cultura?

05. O que significam as expressões "vestir o índio" e "despir o português"?

05. O que significam as expressões vestir o índio e despir o português? Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Daniel Série: 3 Disciplina: Literatura Data da prova: 15/02/2014. P1-1 BIMESTRE Os poemas que seguem, de Oswald de Andrade,

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS QUESTÕES ABERTAS Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 28/10/2017 Nota: Professor(a): Letícia Silva Valor da Prova: 20

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015. PROFESSOR: Daniel. ALUNO(a): Data da prova: 08/05/15.

GOIÂNIA, / / 2015. PROFESSOR: Daniel. ALUNO(a): Data da prova: 08/05/15. GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 3 ano ALUNO(a): Data da prova: 08/05/15. No Anhanguera você é + Enem LISTA DE EXERCÍCIOS P1 2 BIMESTRE Análise de textos de autores da

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO E PANFLETO PALAVRAS-CHAVE: MODERNISMO; CONCORDÂNCIA; POESIA MODERNISTA;

Leia mais

Cargo: CONTADOR. Nome do Candidato: INSTRUÇÕES Abrir este caderno apenas após a autorização do fiscal de provas.

Cargo: CONTADOR. Nome do Candidato: INSTRUÇÕES Abrir este caderno apenas após a autorização do fiscal de provas. Nome do Candidato: INSTRUÇÕES Abrir este caderno apenas após a autorização do fiscal de provas. Verifique se este caderno contém 30 questões, numeradas de 01 a 30. Caso contrário, reclame ao fiscal da

Leia mais

OFICINA: POETIZANDO A EJA PROFESSORA JANE CLEIDE ALVES HIR

OFICINA: POETIZANDO A EJA PROFESSORA JANE CLEIDE ALVES HIR OFICINA: POETIZANDO A EJA PROFESSORA JANE CLEIDE ALVES HIR Dorme ruazinha, é tudo escuro Dorme, ruazinha... É tudo escuro... E os meus passos, quem é que pode ouvi-los? Dorme o teu sono sossegado e puro,

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 4º BIMESTRE AUTORIA JAQUELINE DA COSTA VIEIRA MADRILENA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O romance Macunaíma, de Mário de Andrade,

Leia mais

Cargo: CONTROLADOR INTERNO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Nome do Candidato: INSTRUÇÕES Abrir este caderno apenas após a autorização do fiscal de provas.

Cargo: CONTROLADOR INTERNO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Nome do Candidato: INSTRUÇÕES Abrir este caderno apenas após a autorização do fiscal de provas. Cargo: CONTROLADOR INTERNO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS Nome do Candidato: INSTRUÇÕES Abrir este caderno apenas após a autorização do fiscal de provas. Verifique se este caderno contém 30 questões, numeradas de

Leia mais

Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. Profª. Neusa

Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira. Profª. Neusa Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira Profª. Neusa Mário de Andrade Macunaíma Macunaíma No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo

Leia mais

PROFESSOR: Karla Faria

PROFESSOR: Karla Faria PROFESSOR: Karla Faria BANCO DE QUESTÕES - LITERATURA - 3ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO ============================================================================================= CIDADE PREVISTA Guardei-me

Leia mais

ARTES VISUAIS E LITERATURA

ARTES VISUAIS E LITERATURA Vestibular 2010 1ª Fase ARTES VISUAIS E LITERATURA Instruções Gerais: No dia de hoje (02/11), você deverá responder às questões de Geografia, História, Artes Visuais e Literatura e de Raciocínio Lógico-Matemático.

Leia mais

Matéria: literatura Assunto: modernismo - mário de andrade Prof. IBIRÁ

Matéria: literatura Assunto: modernismo - mário de andrade Prof. IBIRÁ Matéria: literatura Assunto: modernismo - mário de andrade Prof. IBIRÁ Literatura A Geração de 22 DESTRUIÇÃO / HERÓICA / EXPERIMENTAL MÁRIO DE ANDRADE (1893-1945) FICÇÃO Macunaíma (romance) Busca de uma

Leia mais

Estilo de Época e Estilo Individual

Estilo de Época e Estilo Individual Estilo de Época e Estilo Individual Estilo de Época e Estilo Individual Texto 1 Morte (hora de delírio) Pensamento gentil de paz eterna Amiga morte, vem. Tu és o termo De dous fantasmas que a existência

Leia mais

1.ª CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADE ESPECÍFICA DE

1.ª CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADE ESPECÍFICA DE Universidade de Brasília 1.ª CERTIFICAÇÃO DE HABILIDADE ESPECÍFICA DE 2010 Prova de Habilidades Específicas máscara Desenho Industrial Teste Escrito-Prático Bacharelado LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

Leia mais

O LÉXICO DE PASÁRGADA NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA

O LÉXICO DE PASÁRGADA NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA 1465 O LÉXICO DE PASÁRGADA NA POESIA DE MANUEL BANDEIRA Luci Mary Melo Leon 1 Vou-me Embora pra Pasárgada foi o poema de mais longa gestação em toda a minha obra. Vi pela primeira vez esse nome de Pasárgada

Leia mais

Modernismo- 1ª fase. LISTA DE RECUPERAÇÃO. Literatura

Modernismo- 1ª fase. LISTA DE RECUPERAÇÃO. Literatura LISTA DE RECUPERAÇÃO Professora: Regina Literatura SÉRIE: 3º ANO DATA: 06 / 07 / 2016 Modernismo- 1ª fase. 1) As personagens de Memórias de Um sargento de Milícias manifestam uma característica que também

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II Professor(a):Danúzia Aranha Disciplina: Língua Portuguesa Data: / / Série: 8º Ano Turma: Turno: matutino.

ENSINO FUNDAMENTAL II Professor(a):Danúzia Aranha Disciplina: Língua Portuguesa Data: / / Série: 8º Ano Turma: Turno: matutino. ENSINO FUNDAMENTAL II Professor(a):Danúzia Aranha Disciplina: Língua Portuguesa Data: / / Série: 8º Ano Turma: Turno: matutino. Aluno(a): Nº Querido aluno, Neste material teremos oportunidade de exercitar

Leia mais

Manuel Bandeira ( )

Manuel Bandeira ( ) Manuel Bandeira (1886-1968) Manuel Bandeira nasceu no Recife, mas passou a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde fez seus estudos secundários. Em São Paulo, freqüentou a faculdade de engenharia,

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA - Grupos D, E, F e G - Gabarito INSTRUÇÕES Ao responder às questões é indispensável: inter-relacionar idéias e argumentos; expressar-se com vocabulário apropriado

Leia mais

Macunaíma e a identidade nacional

Macunaíma e a identidade nacional Macunaíma e a identidade nacional Uma problemática a ser discutida... De que maneira a obra Macunaíma, escrita por Mário de Andrade (1893-1945), lançada no ano de 1928, discute a identidade brasileira?

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES ORIGINAL (REVISADO) 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO

ROTEIRO DE ATIVIDADES ORIGINAL (REVISADO) 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO ROTEIRO DE ATIVIDADES ORIGINAL (REVISADO) 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO PALAVRAS-CHAVE: MODERNISMO; VIDAS SECAS; POESIA MODERNISTA;

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA Nome: Nº 7º ano Data: / / 2017 Professores: Lucas, Marina e Natália Nota: (Valor: 2,0) I - Introdução Neste ano, você não conseguiu alcançar o total de

Leia mais

Professor(a):RENATA Aluno(a): Data : Série: 1- Leia o fragmento abaixo transcrito da obra Vidas Secas e responda à questão a seguir:

Professor(a):RENATA Aluno(a): Data : Série: 1- Leia o fragmento abaixo transcrito da obra Vidas Secas e responda à questão a seguir: Professor(a):RENATA Aluno(a): Data : Série: LISTA DE LITERATURA 3ºs ANOS Assinatura do responsável: Valor: 10,0 nota: Procedimento de realização: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa

Leia mais

ENGENHARIA ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO VESTIBULAR 1º/2007 TURMA A EXAME 1. PORTUGUÊS Redação Gramática Literatura MATEMÁTICA INGLÊS

ENGENHARIA ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO VESTIBULAR 1º/2007 TURMA A EXAME 1. PORTUGUÊS Redação Gramática Literatura MATEMÁTICA INGLÊS ENGENHARIA ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO VESTIBULAR º/2007 TURMA A EXAME PORTUGUÊS Redação Gramática Literatura MATEMÁTICA INGLÊS Campus SBC - Av.Humberto de Alencar Castelo Branco, 972-09850-90

Leia mais

Leia as tirinhas abaixo e responda:

Leia as tirinhas abaixo e responda: Trabalho de Recuperação Aluno (a): Turma: 6º ano: (Ensino Fundamental) Professor: Marcelo Disciplina: Gramática No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Cargo: NUTRICIONISTA. Nome do Candidato: INSTRUÇÕES Abrir este caderno apenas após a autorização do fiscal de provas.

Cargo: NUTRICIONISTA. Nome do Candidato: INSTRUÇÕES Abrir este caderno apenas após a autorização do fiscal de provas. Nome do Candidato: INSTRUÇÕES Abrir este caderno apenas após a autorização do fiscal de provas. Verifique se este caderno contém 30 questões, numeradas de 01 a 30. Caso contrário, reclame ao fiscal da

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. ALUNO(a): Data da prova: 07/10/2016.

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. ALUNO(a): Data da prova: 07/10/2016. GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA:Português SÉRIE: 7 ano ALUNO(a): Data da prova: 07/10/2016. No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I Bárbara da Silva Literatura Modernismo I O Modernismo é marcado por inúmeros avanços tecnológicos, no início do século XX, mas também por questões políticas e sociais. A Europa, berço do modernismo, começa

Leia mais

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Modernismo O que é isso?

Modernismo O que é isso? Reforço escolar Português Modernismo O que é isso? Dinâmica 2 3ª Série 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE conceitos objetivo Língua Portuguesa 3ª de Ensino Médio Arte Moderna/ Modernismo. Reconhecer o efeito

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância

Análise de textos poéticos. Texto 1. Infância GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem P1-3 BIMESTRE Análise de textos poéticos Texto 1 Infância Meu pai montava a cavalo, ia para

Leia mais

Leia a tira para responder às questões.

Leia a tira para responder às questões. GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Leia as tirinhas abaixo e responda:

Leia as tirinhas abaixo e responda: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Professor: Marcelo (Ensino Fundamental) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília. Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Professor André Araújo Disciplina: Literatura Série: 2º ano EM "A transformação permanente do tabu em totem." Modernismo 1ª fase poesia (1922 1930) prof. André Araújo O

Leia mais

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Em 1938 mudou-se para o Rio de Janeiro para lecionar Estética na Universidade do Distrito Federal.

Em 1938 mudou-se para o Rio de Janeiro para lecionar Estética na Universidade do Distrito Federal. Livro Analisado: Macunaíma Preparação: Prof. Menalton Braff O autor "Versátil e culto, influente por seus escritos, pela atuação de homem público e pela enorme irradiação pessoa, Mário Raul de Morais Andrade

Leia mais

ESCRITURÁRIO PORTUGUÊS (10 QUESTÕES)

ESCRITURÁRIO PORTUGUÊS (10 QUESTÕES) ESCRITURÁRIO PORTUGUÊS (10 QUESTÕES) Leia atentamente o poema Vou-me Embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira, escritor brasileiro, para responder às questões de 1 a 3. Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou

Leia mais

Modernismo O que é isso?

Modernismo O que é isso? Reforço escolar Português Modernismo O que é isso? Dinâmica 2 3ª Série 2º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE conceitos objetivo Professor Língua Portuguesa DINÂMICA 3ª de Ensino Médio Modernismo O que é isso? Arte

Leia mais

Primeira Geração. Publicação de Alguma poesia, do Drummond. Contexto Histórico. Aula 25

Primeira Geração. Publicação de Alguma poesia, do Drummond. Contexto Histórico. Aula 25 Primeira Geração Contexto Histórico 1922 1930 SAM Publicação de Alguma poesia, do Drummond Primeira Geração Caracterização Iconoclasta Irreverente Humor (paródia) Destruidora Contra todos os tipos de regras

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 7 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Mário de Andrade. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Prefácio de simone rossinetti rufinoni

Mário de Andrade. Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Prefácio de simone rossinetti rufinoni Mário de Andrade Macunaíma, o herói sem nenhum caráter Prefácio de simone rossinetti rufinoni Estabelecimento de texto de telê ancona lopez tatiana longo figueiredo 2 a edição corrigida Copyright do prefácio

Leia mais

A FORMAÇÃO DO PADRÃO DISCURSIVO EM MACUNAÍMA: UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO DA NARRATIVA BASEADA EM MODELOS SITUACIONAIS

A FORMAÇÃO DO PADRÃO DISCURSIVO EM MACUNAÍMA: UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO DA NARRATIVA BASEADA EM MODELOS SITUACIONAIS A FORMAÇÃO DO PADRÃO DISCURSIVO EM MACUNAÍMA: UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO DA NARRATIVA BASEADA EM MODELOS SITUACIONAIS Giezi Alves de Oliveira Departamento de Letras UFRN O processo de compreensão da linguagem

Leia mais

Disciplina: Literatura Professor (a): Felipe Amaral 3ª Série Turma: FG

Disciplina: Literatura Professor (a): Felipe Amaral 3ª Série Turma: FG COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina: Literatura Professor (a): Felipe Amaral 3ª Série Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

TP - GRAMÁTICA - 1º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma :

TP - GRAMÁTICA - 1º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II. Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : TP - GRAMÁTICA - 1º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL II Nome: Nº: Prof.: Márcia Mello 6º Ano /Turma : Data da entrega: 26/03/2018 Leia, inicialmente, todas as questões. Leia, Anote inicialmente, as ideias

Leia mais

Análise de São Bernardo, de Graciliano Ramos

Análise de São Bernardo, de Graciliano Ramos GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 3 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

MÁRIO DE ANDRADE DA POESIA MODERNA À PARÓDIA ÉPICA

MÁRIO DE ANDRADE DA POESIA MODERNA À PARÓDIA ÉPICA MÁRIO DE ANDRADE DA POESIA MODERNA À PARÓDIA ÉPICA META Apresentar as propostas estéticas e ideológicas de Mário de Andrade a partir da leitura de seus poemas e romances. OBJETIVOS Ao final desta aula,

Leia mais

Lista de exercícios 06 Aluno (a):

Lista de exercícios 06 Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

Modernismo: primeira geração

Modernismo: primeira geração MODERNISMO: PRIMEIRA GERAÇÃO ORIENTADOR METODOLÓGICO Modernismo: primeira geração Conteúdo: Primeira fase do Moderismo brasileiro: características temáticas e estruturais; Manifestos e revistas modernistas;

Leia mais

P2-2º BIMESTRE 01.Transforme o adjetivo destacado nos períodos abaixo em uma oração adjetiva equivalente:

P2-2º BIMESTRE 01.Transforme o adjetivo destacado nos períodos abaixo em uma oração adjetiva equivalente: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA:Português SÉRIE:9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

1. (1,0) Explique o fenômeno dos heterônimos na obra de Fernando Pessoa.

1. (1,0) Explique o fenômeno dos heterônimos na obra de Fernando Pessoa. 2º EM Literatura Fransérgio Av. Mensal 10/09/14 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta

Leia mais

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante

Aluno(a): nº: Turma: Data: / / Matéria: Português. O diamante Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 6º Ano EF Data: / / 2018 Trabalho Recuperação Semestral Professor(a): Regiane Matéria: Português VALOR: O diamante Um dia, Maria chegou em casa da escola, muito triste. O

Leia mais

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação:

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Língua Portuguesa e Literatura. Recuperação Anual e Periódica

Língua Portuguesa e Literatura. Recuperação Anual e Periódica Ensino Médio Comp. Curricular: Língua Portuguesa e Literatura Data: 3º Período Aluno (a): Nº Turma: -1M Professor: Márcia e Ivan Língua Portuguesa e Literatura Recuperação Anual e Periódica ORIENTAÇÕES

Leia mais

Revisão aprofundada: Modernismo 1ª fase

Revisão aprofundada: Modernismo 1ª fase Revisão aprofundada: Modernismo 1ª fase Revisão aprofundada: Modernismo 1ª fase 1. (UNESP) Quem conhece a vegetação de nossa terra desde a parasita mimosa até o cedro gigante; quem no reino animal desce

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: LITERATURA. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: LITERATURA. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: LITERATURA SÉRIE: ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Patrícia DISCIPLINA: Português SÉRIE: 2º A e B ALUNO(A): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É

Leia mais

A FORMAÇÃO DO PADRÃO DISCURSIVO EM MACUNAÍMA: UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO DA NARRATIVA BASEADA EM MODELOS SITUACIONAIS

A FORMAÇÃO DO PADRÃO DISCURSIVO EM MACUNAÍMA: UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO DA NARRATIVA BASEADA EM MODELOS SITUACIONAIS A FORMAÇÃO DO PADRÃO DISCURSIVO EM MACUNAÍMA: UMA PROPOSTA DE COMPREENSÃO DA NARRATIVA BASEADA EM MODELOS SITUACIONAIS Giezi Alves de Oliveira 1 Departamento de Letras UFRN O processo de compreensão da

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS

LÍNGUA PORTUGUESA AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS DA UNIDADE II PONTUAÇÃO: 7,5 PONTOS Questão 01 Leia este trecho: Ninguém esquece um episódio de Os Simpsons Aquela estupidez memorável do Homer não sai da sua cabeça? Questão 01 Você não é o único. Seriado

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

MACUNAÍMA-rapsódia (MÁRIO DE ANDRADE)

MACUNAÍMA-rapsódia (MÁRIO DE ANDRADE) MACUNAÍMA-rapsódia (MÁRIO DE ANDRADE) ANÁLISE LITERÁRIA RESUMO DA OBRA Macunaíma nasceu numa tribo amazônica. Lá passa sua infância, mas não é uma criança igual as outras do lugar. É um menino mentiroso,

Leia mais

AULA 23 LITERATURA MODERNISMO NO BRASIL PRIMEIRA FASE

AULA 23 LITERATURA MODERNISMO NO BRASIL PRIMEIRA FASE AULA 23 LITERATURA PROFª Edna Prado MODERNISMO NO BRASIL PRIMEIRA FASE I AUTORES A primeira fase, conhecida como heróica, compreende o período de 1922 a 1930 e apresenta o desejo de liberdade, de ruptura

Leia mais

Vanguardas Europeias Semana de Arte Moderna 1ª fase do Movimento: Tentativas de solidificação Divulgação de obras e ideias modernistas.

Vanguardas Europeias Semana de Arte Moderna 1ª fase do Movimento: Tentativas de solidificação Divulgação de obras e ideias modernistas. Vanguardas Europeias Semana de Arte Moderna 1ª fase do Movimento: Tentativas de solidificação Divulgação de obras e ideias modernistas. Reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais Promoção

Leia mais

Poemas comentados. Mário de Andrade. Lundu do escritor difícil

Poemas comentados. Mário de Andrade. Lundu do escritor difícil Poemas comentados Mário de Andrade Lundu do escritor difícil Eu sou um escritor difícil Que a muita gente enquizila, Porém essa culpa é fácil De se acabar duma vez: É só tirar a cortina Que entra luz nesta

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

REDAÇÃO I N S T R U Ç Õ E S

REDAÇÃO I N S T R U Ç Õ E S REDAÇÃO I N S T R U Ç Õ E S 1. Confira o número do(a) candidato(a), o local, o setor, o grupo e a ordem indicados na folha de redação, a qual NÃO deverá ser assinada. 2. Leia e observe atentamente as Propostas

Leia mais

Ensino Fundamental e Médio EAD Portaria de Reconhecimento n 209/ Fone: (51)

Ensino Fundamental e Médio EAD Portaria de Reconhecimento n 209/ Fone: (51) Ensino Fundamental e Médio EAD Portaria de Reconhecimento n 209/2007 e-mail: colegiociadeensino@gmail.com.br Fone: (51) 3556-4596 Literatura Ensino Médio Módulo III Produção: Colégio Cia de Ensino Todos

Leia mais

DATA: 26 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA:

DATA: 26 / 09 / 2014 II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 26 / 09 / 2014 1 UNIDADE: II ETAPA AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EM ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 3 o BIMESTRE A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO Transformando conhecimentos em valores www.geracaococ.com.br Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 11/8/2010 AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE FIXAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com MODERNISMO MODERNISMO NO BRASIL O modernismo no Brasil teve início com a Semana da Arte Moderna em 1922. Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo Albert Einsten

Leia mais

Lista de exercícios 03 Aluno (a):

Lista de exercícios 03 Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES DA FALA PÚBLICA NA LITERATURA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX: REPRESENTAÇÕES ANTIRRETÓRICA N'O ATENEU, EM MACUNAÍMA E N'O GUARANI

TRANSFORMAÇÕES DA FALA PÚBLICA NA LITERATURA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX: REPRESENTAÇÕES ANTIRRETÓRICA N'O ATENEU, EM MACUNAÍMA E N'O GUARANI TRANSFORMAÇÕES DA FALA PÚBLICA NA LITERATURA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX: REPRESENTAÇÕES ANTIRRETÓRICA N'O ATENEU, EM MACUNAÍMA E N'O GUARANI Jessé dos Santos, IC-Fecilcam/Fundação Araucária, Letras, Fecilcam,

Leia mais

LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P2 / 1º BIM Aluno (a): do Ens. Médio Data da Prova: 25/03 Professor (a): Leila de Souza Goiânia, / /.

LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P2 / 1º BIM Aluno (a): do Ens. Médio Data da Prova: 25/03 Professor (a): Leila de Souza Goiânia, / /. LISTA DE LÍNGUA PORTUGUESA P2 / 1º BIM Aluno (a): Série: 1º ano do Ens. Médio Data da Prova: 25/03 Professor (a): Leila de Souza Goiânia, / /. Valor Máximo: 1,0 No ANHANGUERA Você é + ENEM Antes de iniciar

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professor: Walkyria Disciplina: Língua Portuguesa Nome: n o : Ano: 8º 2º bimestre TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS ORIENTAÇÕES:

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Leia o texto abaixo para realizar as lições de Língua Portuguesa da semana. A FADA QUE TINHA IDEIAS

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION. Leia o texto abaixo para realizar as lições de Língua Portuguesa da semana. A FADA QUE TINHA IDEIAS COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Lições de Português, História e Vivência Religiosa 3º ano Semana de 13 a 17 de junho de 2016. Troca do Livro 3º A, B e D 3º C quinta ta-feira segunda-feira Leia o texto abaixo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 14 / 6 / 2017

Leia mais

ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira

ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO Séc. XIX (Brasil) Independência do Brasil POESIA CARACTERÍSTICAS Individualismo e subjetivismo; Sentimentalismo; Culto à natureza; Formas de

Leia mais

Variedades Linguísticas

Variedades Linguísticas Variedades Linguísticas Os parâmetros e regras que determinam a norma (padrões de uso) da língua portuguesa foram sendo estabelecidos e fixados ao longo do tempo, principalmente pela ação do de dois instrumentos

Leia mais

Modernismo Brasileiro Palavras em liberdade

Modernismo Brasileiro Palavras em liberdade Modernismo Brasileiro Palavras em liberdade Semana de Arte Moderna 13, 15, 17 de fevereiro de 1922 Teatro Municipal de São Paulo Antecedentes da Semana A Exposição de Lasar Segall (1913) Revista O Pirralho

Leia mais

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso

Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano. PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso Roteiro de Atividades Original ( Versão Revisada) 2º ciclo do 2º bimestre do 9º ano PALAVRAS-CHAVE: conto; elementos do enredo; narrador; discurso direto e indireto. TEXTO GERADOR I O Texto Gerador é um

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

RESOLUÇÃO. O nome do projeto DANÇANDO PARA NÃO DANÇAR é criativo, descontraído e atraente, abrange tanto o sentido da língua culta como o da gíria.

RESOLUÇÃO. O nome do projeto DANÇANDO PARA NÃO DANÇAR é criativo, descontraído e atraente, abrange tanto o sentido da língua culta como o da gíria. RESOLUÇÃO PORTUGUÊS QUESTÃO 01 Manuel Bandeira, poeta do modernismo brasileiro, canta a liberdade. Pasárgada seria o lugar criado e escolhido para exercê-la. Não se refere ao exílio ou à pátria, à infância,

Leia mais

O texto que você lerá a seguir foi escrito por Mário de Andrade e publicado como abertura da obra modernista Paulicéia desvairada, em 1922.

O texto que você lerá a seguir foi escrito por Mário de Andrade e publicado como abertura da obra modernista Paulicéia desvairada, em 1922. Mário de Andrade O texto que você lerá a seguir foi escrito por Mário de Andrade e publicado como abertura da obra modernista Paulicéia desvairada, em 1922. Prefácio Interessantíssimo Leitor: Está fundado

Leia mais

A incrível lenda do pum cor-de-rosa

A incrível lenda do pum cor-de-rosa A incrível lenda do pum cor-de-rosa Doc Mariz A incrível lenda do pum cor-de-rosa Rio de Janeiro 2014 A incrível lenda do pum cor-de-rosa Copyright 2014, Doc Mariz Todos os direitos são reservados no

Leia mais

O REALISMO E O NATURALISMO NO BRASIL

O REALISMO E O NATURALISMO NO BRASIL GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): Data da prova: 21/10/2016. No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA "A"

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA A PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA "A" QUESTÃO 01 Leia os Textos 1 e 2. O Texto 1 é um trecho de uma coluna de jornal que publica pedidos, reclamações e sugestões dos leitores, bem como

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: GRAMÁTICA SÉRIE: 2 ANO ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

1ª fase modernista ( )

1ª fase modernista ( ) 1ª fase modernista (1922 1930) LIBERDADE DE EXPRESSÃO INCORPORAÇÃO DO COTIDIANO LINGUAGEM COLOQUIAL INOVAÇÕES TÉCNICAS O VERSO LIVRE A DESTRUIÇÃO DOS NEXOS A ENUMERAÇÃO CAÓTICA O FLUXO DE CONSCIÊNCIA A

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Questões discursivas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/10/2013 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVAS 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA B1-P1. 1. Usando os símbolos romanos, escreva os seguintes números nos quadros:

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA B1-P1. 1. Usando os símbolos romanos, escreva os seguintes números nos quadros: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6º série: Professor: Vinícius Camargo Disciplina: Matemática (Ensino Fundamental) Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

R E D AÇ ÃO I N S T R U Ç Õ E S

R E D AÇ ÃO I N S T R U Ç Õ E S R E D AÇ ÃO I N S T R U Ç Õ E S 1. Confira o número do(a) candidato(a), o local, o setor, o grupo e a ordem indicados na folha oficial de redação, a qual NÃO deverá ser identificada com nome, assinatura,

Leia mais

FERNANDO SANTOS REVISÃO DE INTERPRETAÇÃO PAZ NA ESCOLA GRAMÁTICA

FERNANDO SANTOS REVISÃO DE INTERPRETAÇÃO PAZ NA ESCOLA GRAMÁTICA FERNANDO SANTOS GRAMÁTICA REVISÃO DE INTERPRETAÇÃO PAZ NA ESCOLA Diz que, um belo dia, um índio bem alegre chegou numa barbearia juntamente com um menino, os dois para cortar o cabelo. O barbeiro, gente

Leia mais

Leia o cartaz abaixo:

Leia o cartaz abaixo: Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

Quando eu era pequeno, à noite, e já estava sentado na cama, a mãe dizia

Quando eu era pequeno, à noite, e já estava sentado na cama, a mãe dizia MÃE Quando eu era pequeno, à noite, e já estava sentado na cama, a mãe dizia com Deus me deito aqui vai o Tóino pela cama abaixo eu ia, ela apagava a luz, e logo a seguir manhã. Hoje sonhei que estava

Leia mais

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS 2017 / 2018 PLANIFICAÇÃO PORTUGUÊS -12º ANO Unidade 0 Diagnose. Artigo de opinião..texto de opinião. Identificar temas e ideias principais. Fazer inferências. Texto poético: estrofe,

Leia mais

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este

Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este Vivo num sonho que não é realidade Faz parte do meu viver Crescer sonhando esquecendo os planos Sou eu quem vivo esta é minha vida Prazer este EU Hoje deixei pra lá me esqueci de tudo Vivo minha vida sobre

Leia mais

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64)

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2017/2018 PORTUGUÊS 12º ANO 1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) Oralidade O11 Compreensão do oral Unidade S/N (Conclusão da planificação do 11º Ano) Cânticos

Leia mais