GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia"

Transcrição

1 GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSORA: Patrícia DISCIPLINA: Português SÉRIE: 2º A e B ALUNO(A): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. - Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista. - Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista. - O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista. - A lista deve ser feita a caneta. Leia com atenção o texto abaixo: Disponível em: Acesso: 04/10/ Qual é o assunto presente no texto acima? Comente. 2. O uso do pronome átono no início das frases é destacado por um poeta e por um gramático nos textos abaixo. Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco

2 Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro. (ANDRADE, Oswald de. Seleção de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1988.) Iniciar a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens (...). (CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 1980.) Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos: a) Condenam essa regra gramatical. b) Acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra. c) Criticam a presença de regras na gramática. d) Afirmam que não há regras para uso de pronomes. e) Relativizam essa regra gramatical. 3. Em se tratando da gramática normativa em relação à colocação pronominal, qual foi a intenção do autor diante de sua criação? 4. (UFSM-RS) Uma revista utilizou em sua capa a seguinte frase, típica da linguagem coloquial: Me aqueça neste inverno. Nessa frase, a colocação pronominal está em desacordo com a norma culta, que estabelece: É proibido iniciar período com pronome oblíquo. 5. Se forem feitas alterações na estrutura da frase, qual delas estará também em desacordo com a norma culta? a) Quero que me aqueça neste inverno. b) É preciso que me aqueça neste inverno. c) Quando me aquecerá neste inverno? d) Aquecer-me-á no inverno? e) Não aqueça-me neste inverno. 6. (MACKENZIE) Assinale a alternativa que apresenta erro de colocação pronominal: a) Você não devia calar-se. b) Não lhe darei qualquer informação. c) O filho não o entendeu.

3 d) Se apresentar-lhe os pêsames, faça-o discretamente. e) Ninguém quer aconselhá-lo. 7. (MED. SANTO ANDRÉ) Assinale a alternativa em que todos os pronomes pessoais estão colocados corretamente, segundo o uso clássico da língua portuguesa: a) Eu o vi, não lhe falei, darei-te o livro. b) Eu o vi, falei-lhe, nada lhe direi. c) Nada dir-lhe-ei, não o estimo, Deus ajude-nos. d) Deus nos ajude! Não quero te ofender, mas vai-te embora. e) Me dá o livro, que eu te devolvo assim que o ler. 8. (UFPB) Quanto à colocação de pronomes átonos, está conforme a norma da língua escrita o período: a)... ninguém me venha dizer que a imaginação não é outra realidade. ( A. Nery) b) Foi o Araguaia que facilitou?lhe a viagem. (Mário de Andrade) c) Não ter?se?á o leitor esquecido de que AG ficara às voltas com os tamoios. (Ararípe Jr.) d) Me vejo dividida em duas... (Lygía Fagundes Teles) e) Conheci que não amava?me, como eu desejava. (José de Alencar) 9. Leia atentamente o poema em evidência, e a seguir atente-se paras as questões referentes ao mesmo: Quando saio às ruas Sinto o que é solidão Se paro à sombra de uma velha árvore Fico a pensar se ainda me resta alguma ilusão. Marina Ferreira Em algumas expressões há o acento indicador da crase, em outras não. De acordo com os seus conhecimentos no que se refere a este fato linguístico, justifique as ocorrências. 10. Ao adentrar em uma empresa, Paulo deparou-se com um cartaz, no qual havia os seguintes dizeres: Proibido à entrada de funcionários por este local Dirija-se a direita e seja bem vindo! À Direção Tomando como ponto de partida os pressupostos teóricos relacionados à gramática, analise-os no intuito de detectar possíveis desvios quanto ao discurso apresentado. No caso de alguma ocorrência positiva, procure justificá-la.

4 11. Os enunciados linguísticos a seguir são semelhantes quanto à forma. Entretanto, apresentam algumas divergências no que se refere à noção de significância. Reportando-nos a algumas regras relacionadas ao uso da crase, analise-os, explicitando tal diferença. a Adoro apreciar a noite. Adoro apreciar à noite. b O garoto pintou a máquina. O garoto pintou à máquina. c Saiu a francesa. Saiu à francesa. d Colocamos a mesa. Colocamos à mesa. 12. Considere as frases seguintes: I. As inovações no ramo da estética permitem um grande número de pessoas se sentirem mais belas. II. Sempre existiu preocupação com a beleza, embora mudem os critérios que ela obedece. III. A beleza, parte alguns exageros, deve ser buscada até mesmo com intervenções cirúrgicas. As lacunas das frases acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por: a) à - a - à b) a - a - a c) a - à - à d) à - à - a e) a - a - à 13. (FCC/TRE-PE/2011) Ainda que riqueza [...] à custa do trabalho escravo... A sociedade colonial no Brasil [...] desenvolveu-se [...] à sombra das grandes plantações de açúcar... Do mesmo modo que nas frases acima, está correto o emprego da crase em:

5 a)combate à fome. b) vendas à prazo. c) escrito à lápis. d) avião à jato. e) defender à unhas e dentes. 14.De acordo com o enunciado linguístico presente em um anúncio publicitário, responda ao que se pede: Só uma coisa Pode convencer você a trocar seu Guia Brasil: O guia Brasil 2003 Atribua seus conhecimentos ao emprego do sinal de pontuação em evidência justificando o uso do mesmo. 15. Assinale a opção em que a supressão das vírgulas alteraria o sentido do anunciado: a) Os países menos desenvolvidos vêm buscando, ultimamente, soluções para seus problemas no acervo cultural dos mais avançados; b) Alguns pesquisadores, que se encontram comprometidos com as culturas dos países avançados, acabam se tornando menos criativos; c) Torna-se, portanto, imperativa uma revisão modelo presente do processo de desenvolvimento tecnológico; d) A atividade científica, nos países desenvolvidos, é tão natural quanto qualquer outra atividade econômica; e) Por duas razões diferentes podem surgir, da interação de uma comunidade com outra, mecanismos de dependência. 16. Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo: Quando se trata de trabalho científico duas coisas devem ser consideradas uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece a outra é o valor prático que possa ter. a) dois pontos, ponto e vírgula, ponto e vírgula b) dois pontos, vírgula, ponto e vírgula; c) vírgula, dois pontos, ponto e vírgula; d) pontos vírgula, dois pontos, ponto e vírgula; e) ponto e vírgula, vírgula, vírgula. 17. Bem-aventurado, pensei eu comigo, aquele em que os afagos de uma tarde serena de primavera no silêncio da solidão produzem o torpor dos membros. (Herculano) No período acima, usaram-se as vírgulas para separar:

6 a) uma oração pleonástica; b) uma oração coordenada assindética; c) um adjunto deslocado; d) elementos paralelos; e) uma oração intercalada. 18. Ocorre pontuação inaceitável em: a) Colega, ainda que mal pergunte, que negócio é esse? b) Se queres distrair-te, ouve cantores franceses. c) Pedro era entre todos os empregados, o mais fiel. d) Perdôo-te; espero, porém, que não reincidas no erro. e) Não creia naqueles que não acreditam em ninguém. 19. Observe as frases abaixo: a) MARIA TOMA BANHO QUENTE E SUA MÃE DIZ ELA JOGUE ÁGUA FRIA b) UM FAZENDEIRO TEM UM BEZERRO E A MÃE DO FAZENDEIRO ERA TAMBÉM O PAI DO BEZERRO Reescreva as frases acima, buscando dar um sentido adequado a elas. 20. O emprego da vírgula, nos segmentos, marca ocorrência de aposto em: a) Já usei outrossim, acho que já usei até deveras... b) - se choram, criando o pânico. c)...prefiro chamar de informalidade, para não chamar de distração... d)...como copy desk, uma função que já deve ter sido substituída... e) Além de conhecimento e audácia, me falta convicção:..

Minicurso Pronomes Clíticos

Minicurso Pronomes Clíticos 1 Minicurso Pronomes Clíticos Tabela Pronomes Pessoais, extraído de < https://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.ht ml >. Acesso em 25 set. 2018. Pronome: classe gramatical que desempenha

Leia mais

PONTUAÇÃO. PONTUAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES

PONTUAÇÃO.  PONTUAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES PONTUAÇÃO GRAMÁTICA PONTUAÇÃO As regras de pontuação se baseiam, em sua maioria, nas regras de análise sintática, portanto saber pontuação requer conheciento prévio da sintaxe. PONTUAÇÃO DO PERÍODO SIMPLES

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017

COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017 Data da entrega: 08/09/2017. COLÉGIO MONJOLO LISTA DE EXERCÍCIOS 2017 PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): 3ª Série: 1-(UFSM-RS) Uma revista utilizou em sua capa a seguinte frase, típica da linguagem coloquial:

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º TRIMESTRE 3 ANO DISCIPLINA: GRAMÁTICA

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º TRIMESTRE 3 ANO DISCIPLINA: GRAMÁTICA ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º TRIMESTRE 3 ANO DISCIPLINA: GRAMÁTICA Observações: 1- Antes de responder às atividades, releia o material entregue sobre Sugestão de Como Estudar. 2 - Os exercícios

Leia mais

Atividades de Português Aluno (a):

Atividades de Português Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

Colocação Pronominal. Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho

Colocação Pronominal. Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho Colocação Pronominal Profªs.: Márcia Cavalcante e Lia Carvalho Colocação Pronominal Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade

Leia mais

P2-2º BIMESTRE 01.Transforme o adjetivo destacado nos períodos abaixo em uma oração adjetiva equivalente:

P2-2º BIMESTRE 01.Transforme o adjetivo destacado nos períodos abaixo em uma oração adjetiva equivalente: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA:Português SÉRIE:9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Leia a tira para responder às questões.

Leia a tira para responder às questões. GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Lista de exercícios 06 Aluno (a):

Lista de exercícios 06 Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

QUESTÃO 1 Examine a figura para responder à questão.

QUESTÃO 1 Examine a figura para responder à questão. Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA A 2 ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2014 Disciplina: PoRTUGUÊs Prova: desafio nota: QUESTÃO 1 Examine a figura para responder à questão.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CAP. 7: COLOCAÇÃO PRONOMINAL PROF.º PAULO SCARDUA INTRODUÇÃO Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom

Leia mais

Leia as tirinhas abaixo e responda:

Leia as tirinhas abaixo e responda: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6ª série: Professor: Marcelo (Ensino Fundamental) Disciplina: Português Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 3ª PROVA PARCIAL DE PORTUGUÊS QUESTÕES FECHADAS Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 22/11/17 Nota: Professor(a) Letícia Silva Valor da Prova: 20 pontos

Leia mais

Leia as tirinhas abaixo e responda:

Leia as tirinhas abaixo e responda: Trabalho de Recuperação Aluno (a): Turma: 6º ano: (Ensino Fundamental) Professor: Marcelo Disciplina: Gramática No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Lista de exercícios 03 Aluno (a):

Lista de exercícios 03 Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: PatríciaSérie: 3º Ano Disciplina: PortuguêsData da prova:

Aluno(a): Nº. Professor: PatríciaSérie: 3º Ano Disciplina: PortuguêsData da prova: Lista de Exercícios Aluno(a): Nº. Professor: PatríciaSérie: 3º Ano Disciplina: PortuguêsData da prova: 1.(UPM - SP) A regência verbal está errada em: a) Esqueceu-se do endereço. b) Não simpatizei com ele.

Leia mais

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo

Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal. Prof. Eloy Gustavo Integrado Aulas 45 e 46 Apostila 6 Colocação Pronominal Colocação Pronominal Definição: conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: 1ª pessoa 2ª

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 7 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Posição do pronome em relação ao verbo. Usamos a PRÓCLISE nos seguintes casos:

Posição do pronome em relação ao verbo. Usamos a PRÓCLISE nos seguintes casos: COLOCAÇÃO PRONOMINAL Prof. Daniel Posição do pronome em relação ao verbo Próclise: Eu te amo. Mesóclise: Amar-te-ei. Ênclise: Amo-te. ANTES NO MEIO DEPOIS Usamos a PRÓCLISE nos seguintes casos: PALAVRAS

Leia mais

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

1) Encontre a equação da circunferência de centro (3,2) que é tangente ao eixo X.

1) Encontre a equação da circunferência de centro (3,2) que é tangente ao eixo X. Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 3ª série: (Ensino médio) Professor: Rosivane Disciplina: Matemática No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Professor: Daniel Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa

Leia mais

Colocação Pronominal. Profª.: Cristiana Ferreira Nunes

Colocação Pronominal. Profª.: Cristiana Ferreira Nunes Colocação Pronominal Profª.: Cristiana Ferreira Nunes Colocação Pronominal Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade da frase.

Leia mais

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 2º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 2º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: DISCIPLINA: SÉRIE: 2º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental a apresentação

Leia mais

Ob. As questões discursiva deve ser apresentado os cálculos.

Ob. As questões discursiva deve ser apresentado os cálculos. GOIÂNIA, / _06 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 2ª ALUNO(a): L2 2º Bimestre No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P1-3º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer palavras ou expressões que exerçam função de aposto.

Leia mais

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação:

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Aula 11 Colocação pronominal. Professor Guga Valente

Aula 11 Colocação pronominal. Professor Guga Valente Aula 11 Colocação pronominal Professor Guga Valente Definição Conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: Singular Plural 1ª pessoa Me Nos 2ª

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação aos verbos. P O S I Ç Õ E S PRÓCLISE

Leia mais

Profª. Raquel Freitas Sampaio

Profª. Raquel Freitas Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes) podem ocupar três posições em relação aos verbos. P O S I Ç Õ E S PRÓCLISE

Leia mais

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Gramática SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA B1-P1

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA B1-P1 Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6º série: Professor:Vinícius (Ensino Fundamental) Disciplina: Matemática Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Raquel Sampaio

PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL. Profª Raquel Sampaio PORTUGUÊS SÉRIE: Pré-Vestibular COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profª Raquel Sampaio Profª. Raquel Freitas Sampaio COLOCAÇÃO PRONOMINAL Os Pronomes Oblíquos Átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, os, as, lhes)

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano:

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano: Professor: Yuri Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma

Leia mais

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 12 PONTUAÇÃO MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso SINAIS DE PONTUAÇÃO Servem para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do

Leia mais

Lista de exercícios 01. Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio. Disciplina: Matemática

Lista de exercícios 01. Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio. Disciplina: Matemática Lista de exercícios 01 Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio É fundamental a apresentação de

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 6º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: Douglas Rezende DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1 ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 zx GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): Lista de atividade P1 Bimestre III Data da prova: 23/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE: 1º ALUNO(a): Lista de Recuperação Semestral No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

Turma: 2º ano FG e ADM

Turma: 2º ano FG e ADM COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 3ª Etapa 2012 Disciplina: Português Ano: 2012 Professor (a): Felipe Turma: 2º ano FG e ADM Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

Ob. As questões discursiva deve ser apresentado os cálculos.

Ob. As questões discursiva deve ser apresentado os cálculos. GOIÂNIA, / _06 / 2017 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 2ª ALUNO(a): L2 2º Bimestre Prova: 09/06/17 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE

LISTA DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Vinícius Camargo DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: -

Leia mais

DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 9. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 9. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: Douglas Rezende DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 9 ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVAS PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/10/2013 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVAS 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. ALUNO(a): Data da prova: 07/10/2016.

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. ALUNO(a): Data da prova: 07/10/2016. GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA:Português SÉRIE: 7 ano ALUNO(a): Data da prova: 07/10/2016. No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Faculdades Integradas de Taquara

Faculdades Integradas de Taquara X DESAFIO CULTURAL DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS- 2017 Questões de Português Prof. Vera Lúcia Winter Leia com atenção o texto abaixo e responda ao que se pede: Texto I: Sutilezas da crase 1 2 3 4 5 6

Leia mais

PROFESSORA: Patrícia

PROFESSORA: Patrícia GOIÂNIA, 18 / 11 / 2016 PROFESSORA: Patrícia DISCIPLINA: Português SÉRIE: 2º A e B ALUNO(A): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Análise de São Bernardo, de Graciliano Ramos

Análise de São Bernardo, de Graciliano Ramos GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 3 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Lista de exercícios 02 Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio. Disciplina: Matemática

Lista de exercícios 02 Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio. Disciplina: Matemática Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA B1-P2

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA B1-P2 Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 7º série: Professor: Vinícius Camargo Disciplina: Matemática (Ensino Fundamental) Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao. CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra

Leia mais

GOIÂNIA, / 04 / DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L2 1º Bim

GOIÂNIA, / 04 / DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L2 1º Bim GOIÂNIA, / 04 / 2018 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): Prova: 07/04/18 L2 1º Bim No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM

DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM DÚVIDAS E DIFICULDADES MAIS FREQUENTES NO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO MODELO ENEM LABORATÓRIO DE REDAÇÃO Corretoras: Patrícia Peres Rayane Ferreira Tainá Veras COMPETÊNCIA I SIGNIFICADO DAS COMPETÊNCIAS

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 05/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 3ª série: Professor: Leandro (Ensino médio) Disciplina: Gramática Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a

Leia mais

GOIÂNIA, _16 / 11 / PROFESSOR: Jonas Tavares. ALUNO(a): L2 4º Bim Data da Prova: 16/11/2016

GOIÂNIA, _16 / 11 / PROFESSOR: Jonas Tavares. ALUNO(a): L2 4º Bim Data da Prova: 16/11/2016 GOIÂNIA, _16 / 11 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): L2 4º Bim Data da Prova: 16/11/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

GOIÂNIA, / / DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Douglas Rezende DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1 ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 5 o ano EF Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental < 125 identificam o sentido de expressão típica da fala coloquial utilizada em segmento de história em quadrinhos; e o local em que se desenrola o enredo, em anedota.

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:QUÌMICA SÉRIE: 2º ALUNO(a): Entrega dia 20/08/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 9 o ano EF Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental 175 identificam os elementos constitutivos da organização interna do gênero, em receita culinária; localizam itens explícitos de informação, relativos à descrição

Leia mais

Lista de exercícios interdisciplinar 03 Aluno (a):

Lista de exercícios interdisciplinar 03 Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA OBJETIVOS: 6º ano Usar a Língua Portuguesa como língua materna, para integrar e organizar o mundo e a própria identidade com visão empreendedora e como pensador capaz de

Leia mais

Roteiro de estudos 3º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 3º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês. Orientação de estudos Roteiro de estudos 3º trimestre. Gramática Literatura-Texto-Espanhol-Inglês O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula.com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos

Leia mais

DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L2 2º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L2 2º Bim. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 06 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): L2 2º Bim No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004

Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 Formulário de Resposta aos Recursos CONCURSO IBGE 2004 CARGO: TECNOLOGISTA JR I / LETRAS PORTUGUÊS / INGLÊS QUESTÃO NÚMERO: 07 O gabarito oficial está correto, letra E. Na opção E a estrutura é de subordinação,

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE EDEALINA Rua 21 Qd. 04 Centro Telefax: (64) CEP Edealina/GO

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE EDEALINA Rua 21 Qd. 04 Centro Telefax: (64) CEP Edealina/GO DATAS PREVISTAS EDITAL 01/11 ANEXO II CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES 05/08/11 Publicação do Extrato do Edital n. 01 para abertura do Concurso Público no Diário Oficial do Estado e Jornal

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI

COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI COLÉGIO ALEXANDER FLEMING Aluno(a) Nº Campo Grande, de de 2013. 6º ano Gramática Profª. NATÁLIA TIEZZI Nota/ Visto Bateria de Gramática 2º Bimestre OBSERVAÇÕES: I. O cabeçalho deve ser preenchido por extenso.

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE

LISTA DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Vinícius Camargo DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: -

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: GRAMÁTICA SÉRIE: 2 ANO ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Alexandre C. B. Mattiazzo DISCIPLINA: Física SÉRIE: 1º A e B ALUNO (A): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Professores: Daniele Thièbaut e Guilherme Ornellas Série: 9º Turmas: 91, 92, 93 e 94

Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Professores: Daniele Thièbaut e Guilherme Ornellas Série: 9º Turmas: 91, 92, 93 e 94 COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Língua Portuguesa Trimestre: 1º Professores: Daniele Thièbaut e Guilherme

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 2º. ALUNO(a): Atividade

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 2º. ALUNO(a): Atividade GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 2º ALUNO(a): Atividade No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA B1-P1. 1. Usando os símbolos romanos, escreva os seguintes números nos quadros:

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA B1-P1. 1. Usando os símbolos romanos, escreva os seguintes números nos quadros: Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 6º série: Professor: Vinícius Camargo Disciplina: Matemática (Ensino Fundamental) Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

GOIÂNIA, / / Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: LISTA DE EXERCÍCIOS P2 (1 BIMESTRE)

GOIÂNIA, / / Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: LISTA DE EXERCÍCIOS P2 (1 BIMESTRE) GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Taynara Oliveira DISCIPLINA: Química Geral SÉRIE: 1 Anos ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Lista de exercícios 07 Aluno (a): Turma: 2º série: (Ensino médio) Professores: Flávio Disciplina: Matemática Cilindro

Lista de exercícios 07 Aluno (a): Turma: 2º série: (Ensino médio) Professores: Flávio Disciplina: Matemática Cilindro Lista de exercícios 07 Aluno (a): Turma: 2º série: (Ensino médio) Professores: Flávio Disciplina: Matemática Cilindro Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No

Leia mais

Lista de exercícios 06 Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio Disciplina: Matemática

Lista de exercícios 06 Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio Disciplina: Matemática Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

Lista de exercícios 07. Aluno (a) : Turma: 3ª série (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática

Lista de exercícios 07. Aluno (a) : Turma: 3ª série (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática Lista de exercícios 07 Aluno (a) : Turma: 3ª série (Ensino médio) Professor: Flávio Disciplina: Matemática No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE

LISTA DE RECUPERAÇÃO DO 2º SEMESTRE GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Vinícius Camargo DISCIPLINA: Matemática SÉRIE: 6º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: -

Leia mais

PROFESSORA: Núbia de Andrade. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSORA: Núbia de Andrade. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:Química SÉRIE:1º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 08 / 04/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:7º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

GOIÂNIA, _28 / 10 / DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L1 4º Bim Data da Prova: 28/10/2016

GOIÂNIA, _28 / 10 / DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º. ALUNO(a): L1 4º Bim Data da Prova: 28/10/2016 GOIÂNIA, _28 / 10 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): L1 4º Bim Data da Prova: 28/10/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

Gramática. Barro Branco 2019 Profª Bia

Gramática. Barro Branco 2019 Profª Bia Gramática Barro Branco 2019 Profª Bia Apresentação I - Apresentação O Edital Conteúdo programático A prova O Edital 1.1. a Prova Objetiva (Parte I), com duração de 4 (quatro) horas, constará de 80 (oitenta)

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 9º. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: BioFera SÉRIE: 9º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental a

Leia mais

P1-3 BIMESTRE ESTUDO DOS VERBOS

P1-3 BIMESTRE ESTUDO DOS VERBOS Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Questões discursivas

Leia mais

Lista de Revisão - 1º trimestre

Lista de Revisão - 1º trimestre Estudante: Educador: Patrícia Carla 6º Ano/Turma: C. Curricular: Língua Portuguesa Lista de Revisão - 1º trimestre Questão 1 - Leia esta tira e responda: a) A fala de Hagar não foi bem entendida por Eddie.

Leia mais

PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2018 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA: SÉRIE:3º ALUNO(a): Apresentar dia 23/04 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Venda de celulares no primeiro semestre

Venda de celulares no primeiro semestre Lista de exercícios 05 Aluno (a): Turma: 9º ano (Ensino fundamental) Professor: Flávio Disciplina: Matemática No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a):

Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a): Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a): Turma: 1ª série: Professor: França (Ensino médio) Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017

CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017 CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017 01. ( CESGRANRIO 2016) O acento grave está utilizado de acordo com a norma-padrão na seguinte frase: a) O sol estava à pino no calçadão. b) O homem estava

Leia mais

Lista de exercícios 03 Aluno (a):

Lista de exercícios 03 Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. ALUNO(a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA:QUÌMICA SÉRIE: 2º ALUNO(a): Entrega dia 17/09/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais