Informativo Comercial 391/16 São Paulo, 19 de setembro de Categoria: Serviço / Público: Credenciados e Distribuidores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informativo Comercial 391/16 São Paulo, 19 de setembro de Categoria: Serviço / Público: Credenciados e Distribuidores"

Transcrição

1 Informativo Comercial 391/16 São Paulo, 19 de setembro de Categoria: Serviço / Público: Credenciados e Distribuidores Nova Diretriz de Inventário e Slow Moving Caro Credenciado, A SKY emitiu uma atualização da Diretriz de Inventário e Slow Moving. Esta nova diretriz substitui a anteriormente válida e apresenta diversas alterações e melhorias. De forma a evitar dúvidas em campo, seguem abaixo os principais pontos. Vale destacar que este comunicado substitui os anteriormente enviados. 1. Objetivo e Abrangência Estabelecer os critérios e procedimentos para a realização de inventários em credenciados Master e Distribuidores com estoque avançado, visando o levantamento físico dos equipamentos, as condições de armazenagem e os sistemas e procedimentos de controle de estoque. Serão inventariados todos os credenciados com mais de seis meses na base SKY. 2. Processo de Slow Moving Considera-se equipamento em Slow Moving aquele que constar no estoque do credenciado há 6 meses sem habilitação. Até o dia 10 de cada mês é emitido um relatório que indica os produtos que já estão e aqueles que estão na iminência de entrar nesta situação (5 meses sem movimentação). A tabela abaixo apresenta os prazos definidos para o processo de Slow Moving: Entra em Slow Habilitar ou Última movimentação: Supply envia Moving devolver (D 0) (D+5 meses) D+ 6 meses Justificar durante Prazo para envio da reversa Janeiro Início de Junho Junho Início de Julho Julho Janeiro Fevereiro Início de Julho Julho Início de Agosto Agosto Janeiro Março Início de Agosto Agosto Início de Setembro Setembro Janeiro Abril Início de Setembro Setembro Início de Outubro Outubro Janeiro Maio Início de Outubro Outubro Início de Novembro Novembro Janeiro Junho Início de Novembro Novembro Início de Dezembro Dezembro Janeiro Julho Início de Dezembro Dezembro Início de Janeiro Janeiro Julho Agosto Início de Janeiro Janeiro Início de Fevereiro Fevereiro Julho Setembro Início de Fevereiro Fevereiro Início de Março Março Julho Outubro Início de Março Março Início de Abril Abril Julho Novembro Início de Abril Abril Início de Maio Maio Julho Dezembro Início de Maio Maio Início de Junho Junho Julho Mês cobrança e Baixa sistêmica Março Setembro 3. Periodicidade dos inventários e Slow Moving Os ciclos de inventário e Slow Moving são semestrais.

2 Em toda ocorrência de descredenciamento ou mudança de categoria do credenciado serão realizados inventário e fechamento de Slow Moving. 4. Cobrança por descontrole de estoque O contrato celebrado entre SKY e credenciado tem previsão de multa para reposição do valor patrimonial dos bens extraviados. Os processos de inventário e Slow Moving tem o propósito de verificar divergências e extravio dos materiais, atualizar o status dos produtos divergentes, atualizar o saldo de estoque do credenciado e definir a cobrança. 5. Valor a ser cobrado pelo descontrole de estoque Valor definido pela área financeira da SKY. Nova tabela é criada e divulgada no início de cada ciclo de inventário ou Slow Moving, valendo para todo o ciclo e posteriores duas reavaliações. Confira abaixo os valores cobrados por modelo de equipamento: serializados não serializados 6. Prazos de pagamento Primeira parcela com vencimento 30 dias após o envio da carta de cobrança. Número máximo de 6 parcelas. 7. Devolução de valores cobrados A devolução do valor cobrado em um determinado ciclo será avaliada em dois períodos, semestrais, com um máximo de duas reavaliações. Esta devolução considerará as seguintes possibilidades: o Material recebido pela SKY na logística reversa - depois que confirmado o recebimento deste serial no operador logístico. o Decoder habilitado. o Material localizado em outro credenciado. 8. Valor aceitável de divergência Não existe tolerância de cobrança para serializados. Para materiais não-serializados, existe um limite de aceitação de 0,75% da movimentação semestral daquele item. 9. Seguro contratado pelo credenciado Por contrato, o credenciado tem a obrigação de manter seguro para cobrir todos os equipamentos sob sua responsabilidade.

3 10. Boletins de ocorrência Boletins de ocorrência (B.O.) devem ser enviados para o departamento de Supply Chain da Sky em até 2 dias úteis após a ocorrência do fato. Somente serão aceitos como justificativa para desaparecimento de produtos fora do estabelecimento do credenciado (carro, residência do cliente, etc.). No estabelecimento os valores cobrados deverão ser cobertos pelo seguro do credenciado. Em todos os casos, o B.O. será utilizado para bloquear os equipamentos desaparecidos. Deve conter todos os seriais, data do ocorrido bem como sua descrição detalhada. Os Boletins de Ocorrência serão avaliados e aprovados ou rejeitados pela Sky com base na diretriz. 11. Uso pela SKY de equipamento não encontrado no inventário ou Slow Moving. Os produtos que a princípio não foram identificados durante o inventário ou Slow Moving e posteriormente forem encontrados e sofrerem alteração de status continuarão a ser utilizados pela Sky e os valores serão devolvidos aos credenciados em duas avaliações semestrais após o fechamento do ciclo de inventário e Slow Moving. 12. Responsabilidade do credenciado na contagem O credenciado (proprietário) deve participar pessoalmente ou delegar formalmente para outro funcionário próprio a participação e acompanhamento na verificação da preparação do inventário, contagem dos produtos e lançamento dos resultados no sistema de controle de estoque em campo. O credenciado deve assinar o documento de finalização da contagem, indicando sua completa aceitação dos números e procedimentos realizados. Esta atividade é de responsabilidade exclusiva do credenciado (proprietário), não podendo ser delegada. 13. Justificativas às divergências As justificativas emitidas deverão ser detalhadas de forma a permitir uma análise e decisão imediata sobre a cobrança. Dados de comprovação devem ser enviados para corroborar a justificativa. As justificativas serão avaliadas e aprovadas ou rejeitadas com base na diretriz. As justificativas de inventário devem ser apresentadas imediatamente ao final da contagem tanto para credenciados Master quanto para Distribuidores. Caso alguma justificativa válida seja definida até o prazo de emissão da carta de cobrança este fato deve ser comprovado para a área de Supply, de forma a que seja avaliado. Caso a data de finalização do prazo ocorra em um final de semana ou feriado oficial, será considerado o primeiro dia útil subsequente.

4 A responsabilidade pelo teor das justificativas é do credenciado, que deve se certificar do efetivo envio das mesmas para SKY. 14. Cobrança de credenciados SKY (abaixo dos Distribuidores). A responsabilidade pelo controle de estoque de um credenciado SKY é do distribuidor, conforme previsto em contrato. Em caso de descredenciamento de um credenciado SKY, será retido parte do valor da comissão para eventuais divergências de inventário. No caso de desaparecimento do credenciado SKY ou impossibilidade de recuperação dos produtos ou retenção dos seus recebíveis, as perdas serão divididas entre distribuidor e SKY na relação 30% e 70%, respectivamente. 15. Carta e pré-carta de cobrança Após a finalização da contagem dos produtos no processo de inventário ou da finalização do prazo de justificativa do Slow Moving são emitidas duas informações aos credenciados: Pré-carta de cobrança indica o máximo valor calculado que poderá ser cobrado do credenciado, antes de qualquer análise de justificativas. Emitida 15 dias após a finalização da contagem dos produtos no processo de inventário ou da finalização do prazo de justificativa do Slow Moving. Carta de cobrança indica o valor que será efetivamente cobrado do credenciado após a análise de todas as justificativas enviadas. Emitida 15 dias após a pré-carta. 16. Comitê de Avaliação de Situações Especiais Foi criado o Comitê de Avaliação de Situações Especiais, que é responsável pela análise e decisão de qualquer situação dos processos de inventário e Slow Moving que não estejam descritos na diretriz, avaliação e decisão de situações especiais, além de propor mudanças e melhorias. 17. Boas Práticas para Realização do Processo de Controle de Estoque a. Credenciado Master Acompanhar as movimentações do sistema de controle de estoque em campo diariamente, garantindo que todos os procedimentos descritos sejam cumpridos. Seguem principais: Conferir e efetuar a entrada das NF s recebidas da transportadora até o dia anterior ao inventário; Efetuar a entrada (devolução) de equipamentos quebrados, quando os mesmos retornarem do campo ou após a tentativa de utilização; Efetuar o fechamento de OS de Instalação e Assistência Técnica diariamente, efetuando a devida baixa dos materiais não serializados utilizados;

5 Acompanhar a movimentação (habilitações) no sistema (atualmente icare) baixando o arquivo Relatório de Estoque do icare no mínimo uma vez por semana; Efetuar o registro de todos os envios de materiais para técnicos; Manter o estoque organizado, de acordo com a Gestão Campo, de forma a tornar o processo de inventário simples e rápido. b. Distribuidor Acompanhar as movimentações do sistema de controle de estoque em campo diariamente, garantindo que todos os procedimentos descritos sejam cumpridos. Seguem principais: Conferir e efetuar a entrada das NF s recebidas da transportadora até o dia anterior ao inventário; Realizar o FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair) - Gestão do Slow Moving- itens serializados não movimentados nos últimos 6 (seis) meses; Efetuar a entrada (devolução) de equipamentos quebrados, quando os equipamentos retornarem do campo ou após a tentativa de utilização; Efetuar o fechamento de OS de Instalação e Assistência Técnica, efetuando a devida baixa dos materiais não serializados utilizados; Acompanhar a movimentação (habilitações) no sistema (atualmente icare) baixando o arquivo Relatório de Estoque do icare no mínimo uma vez por semana; Efetuar o registro de todos os envios de materiais para credenciados especiais e credenciados SKY; Manter o estoque organizado, de acordo com a Gestão Campo, de forma a tornar o processo de inventário simples e rápido. 18. Realização do inventário a. Credenciado Master Participar pessoalmente (proprietário) ou delegar formalmente para outro funcionário próprio a participação e acompanhamento no inventário. Garantir que não haverá nenhuma movimentação durante a contagem dos equipamentos, como por exemplo, a retirada de IRDs para utilização em instalações ou a entrada de materiais novos no estoque (se necessário segregar o material no momento da contagem). Garantir que 100% dos técnicos e materiais em seu poder estejam presentes todos juntos no momento da realização do inventário, para que sejam contados de uma só vez. Verificar no sistema de controle de estoque em campo se todos os materiais avançados para os técnicos foram devolvidos para o estoque.

6 b. Distribuidor Participar pessoalmente (proprietário) ou delegar formalmente para outro funcionário próprio a participação e acompanhamento no inventário. Garantir que não haverá nenhuma movimentação durante a contagem dos equipamentos, como por exemplo, a retirada de IRDs para utilização em instalações ou a entrada de materiais novos no estoque (se necessário segregar o material no momento da contagem). Verificar no sistema de controle de estoque em campo se todos os avanços realizados fisicamente para os credenciados Especiais e SKY estão atualizados. 19. Pós-inventário a. Credenciado Master e Distribuidor No dia do inventário, justificar todas as divergências. Caso as inconsistências não sejam justificadas, os equipamentos estarão sujeitos à cobrança. Assinar o documento de finalização da contagem, que deve conter todos os equipamentos divergentes, indicando sua completa aceitação dos números e procedimentos realizados. Esta atividade é de responsabilidade exclusiva do credenciado (proprietário), não podendo ser delegada. 20. Baixa de itens serializados Toda divergência de material serializado na rede de credenciados Master e Distribuidores não justificada ou com justificativas não aceitas entrará no processo de cobrança e baixa de ativo. 21. Realização do processo de Slow Moving a. Credenciado Em no máximo 30 dias corridos a partir do recebimento do relatório mensal de produtos, habilitar ou devolver em logística reversa os produtos que estiverem na situação de Slow Moving. 22. Validade A nova diretriz tem validade a partir de 15/09/2016. Bons serviços e boas vendas! Roberto Aoki Sérgio Ribeiro Glauco Franco Diretor de Operações de Campo Diretor de Vendas Diretor Adjunto de Vendas

PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO

PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO Ref. - Assunto Página: 1 / 12 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Marina Mendes Cyrillo Controles Internos Revisores José Acácio de Oliveira Costa

Leia mais

ÍNDICE. Devolução no ato da entrega...2. Devolução registrada no SAC (exceto falta de mercadoria)...2. Procedimentos para coleta da devolução...

ÍNDICE. Devolução no ato da entrega...2. Devolução registrada no SAC (exceto falta de mercadoria)...2. Procedimentos para coleta da devolução... Processo de Devolução Drogacenter ÍNDICE Devolução no ato da entrega...2 Devolução registrada no SAC (exceto falta de mercadoria)...2 Procedimentos para coleta da devolução...3 Recebimento da mercadoria...3

Leia mais

DPGE - COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE RECEBÍVEIS CCB - PJ

DPGE - COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE RECEBÍVEIS CCB - PJ DPGE - COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE RECEBÍVEIS CCB - PJ I. PROCEDIMENTOS / PROCESSO OPERACIONAL 1) Adesão da IF Associada para a modalidade de DPGE Com Garantia A Instituição Financeira - IF interessada

Leia mais

Volpe ERP Estoque Lote Versão 3.7

Volpe ERP Estoque Lote Versão 3.7 1 Índice 1. Introdução 3 1.1. O que fazer primeiro? 3 1.2. Cadastro de estoque 3 1.3. Cadastro de empresas 4 1.4. Cadastro de produtos 4 2. Inventário de estoque com lote/local 5 2.1. Incluindo o inventário

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Justificativa Visando atender o capitulo XIV Art. 42b da Norma de Gestão de Pessoas

TERMO DE REFERÊNCIA Justificativa Visando atender o capitulo XIV Art. 42b da Norma de Gestão de Pessoas TERMO DE REFERÊNCIA SEGURO DE VIDA 1- Objeto da Licitação: Prestação de serviço para contratação de seguro de vida em grupo para os empregados do Instituto Agropolos do Ceará. 1.1 - Justificativa Visando

Leia mais

REGRAS E ORIENTAÇÕES PARA O REEMBOLSO

REGRAS E ORIENTAÇÕES PARA O REEMBOLSO REGRAS E ORIENTAÇÕES PARA O REEMBOLSO VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE GUIA: CLIQUE SOBRE OS TÓPICOS PARA ACESSO RÁPIDO: - O que é um reembolso? - Como o vendedor deve executar o cancelamento e reembolso? - Passo

Leia mais

Portanto, os pedidos enviados a partir de agora serão atendidos como vale-transporte eletrônico.

Portanto, os pedidos enviados a partir de agora serão atendidos como vale-transporte eletrônico. Prezado Cliente, São Paulo, 19 de Dezembro de 2014. Informamos que as linhas TRAMAND/IMBE e URBTRAMANDAI que eram administradas pela operadora SJOSE (Expresso São José Ltda) migraram para o vale transporte-eletrônico

Leia mais

1. Objetivo. 2. Aplicação. 3. Regras Básicas

1. Objetivo. 2. Aplicação. 3. Regras Básicas POLÍTICA E PROCEDIMENTOS Página: 1 1. Objetivo O Procedimento de Inventário tem por objetivo estabelecer as metodologias dos Inventários Físicos, garantir as apurações das diferenças com o estoque contábil

Leia mais

Operadora: ATM. Razão Social: Localidade: PORTO ALEGRE RS Condução: INFORMAÇÕES SOBRE O CARTÃO

Operadora: ATM. Razão Social: Localidade: PORTO ALEGRE RS Condução: INFORMAÇÕES SOBRE O CARTÃO CARTÃO TEU Operadora: ATM PORTO ALEGRE - RS Imagem do Cartão UF: RS Operadora: ATM Razão Social: ASSOCIAÇÃO DOS TRANSPORTADORES METROPOLITANOS DE PORTO ALEGRE Nome do cartão: TEU Localidade: PORTO ALEGRE

Leia mais

número do cartão, CPF, RG, Nome da mãe e linha que será utilizada. Alegre) através do cartão TEU.

número do cartão, CPF, RG, Nome da mãe e linha que será utilizada. Alegre) através do cartão TEU. Prezado Cliente, São Paulo, 25 de Fevereiro de 2015. Informamos que, as linhas urbanas e intermunicipais que atendem a região de Osório/Tramandaí que eram administradas pela operadora SJOSE (Expresso São

Leia mais

MANUAL. Usuário Cliente

MANUAL. Usuário Cliente MANUAL Usuário Cliente ÍNDICE 1. SISTEMA DE DEVOLUÇÃO WEB... 4 1.1 Solicitação da devolução... 4 1.2 Prazos... 4 1.3 Autorização de Devolução... 5 1.4 Coleta de Mercadoria... 5 1.5 Acompanhamento da Devolução...

Leia mais

Microvix ERP Build

Microvix ERP Build Microvix ERP - 2.0.25.03 - Build Controle do Documento Data da Release 05/04/2018 Produto Microvix ERP Versão 2.0.25.03 Implementações Liberadas 64020 - Arquivo remessa CNAB 400 - Bradesco Realizada correção

Leia mais

Ciclo do pedido B2W. Consulta de Pedido. Pagamento aprovado. Pedido incluído. Pedido baixado Pedido Faturado Pedido Expedido Pedido Entregue

Ciclo do pedido B2W. Consulta de Pedido. Pagamento aprovado. Pedido incluído. Pedido baixado Pedido Faturado Pedido Expedido Pedido Entregue WEBINAR PÓS VENDA CICLO DO PEDIDO Ciclo do pedido Pedido incluído Pagamento aprovado B2W Pedido baixado Pedido Faturado Pedido Expedido Pedido Entregue Consulta de Pedido DOWNLOAD E ATUALIZAÇÃO DE PEDIDO

Leia mais

REGRAS E ORIENTAÇÕES PARA O REEMBOLSO

REGRAS E ORIENTAÇÕES PARA O REEMBOLSO REGRAS E ORIENTAÇÕES PARA O REEMBOLSO VOCÊ VAI ENCONTRAR NESSE GUIA: CLIQUE SOBRE OS TÓPICOS PARA ACESSO RÁPIDO: - O que é um reembolso? - Como o vendedor deve executar o cancelamento e reembolso? - Passo

Leia mais

Manual de integração Vendas x WMS

Manual de integração Vendas x WMS Manual de integração Vendas x WMS Copyright 2017. Todos os direitos reservados. Control Informática 2 SUMÁRIO 1.Objetivo...3 1.1. Resumo...3 2.Configurações...4 2.1. Habilitando a integração do Vendas

Leia mais

POLÍTICA DE ENTREGA. Condições gerais. Situações em que pode ocorrer atraso na entrega. Quando recusar a entrega

POLÍTICA DE ENTREGA. Condições gerais. Situações em que pode ocorrer atraso na entrega. Quando recusar a entrega POLÍTICA DE ENTREGA Condições gerais As entregas feitas pela Black Diamond são realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 22h. Excepcionalmente entregas podem ocorrer aos sábados, domingos e

Leia mais

PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO

PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO Ref. - Assunto Página: 1 / 10 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores José Acácio de Oliveira Costa Analista de Custos Aprovação

Leia mais

. ISO - Exibe uma tela com a relação dos formulários ISO para impressão. . Iniciar - Retorna a tela iniciar. . Limpar - Limpa a tela superior.

. ISO - Exibe uma tela com a relação dos formulários ISO para impressão. . Iniciar - Retorna a tela iniciar. . Limpar - Limpa a tela superior. Guia de consulta rápida TELA INICIAR. Módulo Vendas - Tela de atendimento (PDV), Calcula preços e emite propostas comerciais, Manutenção de orçamentos e ordens de serviços, Agenda de contatos, Cadastro

Leia mais

Instruções para locação.

Instruções para locação. Instruções para locação. Prezado, locatario, obrigado por estar utilizando nossos serviços. Com o intuito de aprimorar nossa relação com os clientes, criamos as Instruções para locação, sobre os procedimentos

Leia mais

APRESENTAÇÃO SISTEMAS BEM-VINDO A APRESENTAÇÃO DO SISTEMA PROSIS: AFFINCO

APRESENTAÇÃO SISTEMAS BEM-VINDO A APRESENTAÇÃO DO SISTEMA PROSIS: AFFINCO BEM-VINDO A APRESENTAÇÃO DO SISTEMA PROSIS: AFFINCO - - - - SPED s - Clique sobre os botões do lateral para acessar a página que desejar - Informações completas do produto e sua movimentação; - Possibilidade

Leia mais

Índice de Desempenho

Índice de Desempenho Índice de Desempenho Objetivo Acompanhar o desempenho de cada credenciado, visando a busca contínua pelo atendimento de excelência. O SEBRAE/RS, através da Gerência de Credenciados (GC), a fim de prestigiar

Leia mais

3) Preencher os dados obrigatórios exigidos pela operadora, que são: Nome Completo, Departamento e Matrícula.

3) Preencher os dados obrigatórios exigidos pela operadora, que são: Nome Completo, Departamento e Matrícula. São Paulo, 29 de Fevereiro de 2012. Prezado cliente, Como é de seu conhecimento, a operadora CS (CS Transportes Coletivos Ltda) migrou os seus itinerários para a bilhetagem eletrônica, através do cartão

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 197 DE 01/11/ CAS

RESOLUÇÃO N o 197 DE 01/11/ CAS RESOLUÇÃO N o 197 DE 01/11/2016 - CAS Estabelece as normas do Departamento Financeiro em relação ao atendimento dos alunos e egressos da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS),

Leia mais

RESOLUÇÃO ANTT Nº 4.592, DE

RESOLUÇÃO ANTT Nº 4.592, DE RESOLUÇÃO ANTT Nº 4.592, DE 11-02-2015 DOU 13-02-2015 Altera a Resolução nº 3.658, de 19 de abril de 2011, que regulamenta o art. 5º-A da Lei nº 11.442, de 5 de janeiro de 2007, que "dispõe sobre o transporte

Leia mais

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 PROCEDIMENTO PR 7.02 PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 24/09/2014 01 Adequação da sistemática do processo

Leia mais

Pré-Requisito O curso é destinado ao público assistencial, administrativo, com foco gerencial.

Pré-Requisito O curso é destinado ao público assistencial, administrativo, com foco gerencial. Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO EM EXCELÊNCIA OPERACIONAL Ano letivo 2018. O Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso de suas atribuições, faz saber

Leia mais

Metodologia de envio de dados. Informações técnicas Base de dados de fundos de investimento Data: 02/10/18

Metodologia de envio de dados. Informações técnicas Base de dados de fundos de investimento Data: 02/10/18 Metodologia de envio de dados Informações técnicas Base de dados de fundos de investimento Data: 02/10/18 Sumário 1. OBJETIVO DA BASE DE DADOS... 3 2. BASE LEGAL... 3 3. INFORMAÇÕES ENVIADAS À ANBIMA...

Leia mais

PROCEDIMENTO GERENCIAL

PROCEDIMENTO GERENCIAL 03 1 / 7 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. SÍMBOLOS E SIGLAS... 2 5. DESCRIÇÃO... 2 6. INDICADORES RELACIONADOS... 7 7. REFERÊNCIAS... 7 8. ANEXOS... 7 03 2 / 7

Leia mais

REGULAMENTO BIBLIOTECA FACULDADE UNIMED

REGULAMENTO BIBLIOTECA FACULDADE UNIMED REGULAMENTO BIBLIOTECA FACULDADE UNIMED BELO HORIZONTE 2018 Regulamenta o funcionamento da Biblioteca da Faculdade Unimed. Art. 1º Este Regulamento estabelece normas de funcionamento e dos serviços prestados

Leia mais

APERFEIÇOAMENTO EM CUIDADOS PALIATIVOS

APERFEIÇOAMENTO EM CUIDADOS PALIATIVOS Edital de Seleção APERFEIÇOAMENTO EM CUIDADOS PALIATIVOS Ano letivo 2018. O Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso de suas atribuições, faz saber que

Leia mais

Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE QUALIDADE EM SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE Ano letivo 2018.

Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE QUALIDADE EM SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE Ano letivo 2018. Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE QUALIDADE EM SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE Ano letivo 2018. O Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I Art. 1º A Biblioteca Profª. Ivonita Alves Guerra é um órgão suplementar da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns que tem como finalidade promover o acesso ao conhecimento

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018 TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE PINTURA EXTERNA E PEQUENOS REPAROS Processo nº 10/2018 1 OBJETO 1.1 O objeto desta licitação é a contratação de empresa especializada

Leia mais

Ciclo do pedido B2W. Consulta de Pedido. Pagamento aprovado. Pedido incluído. Pedido baixado Pedido Faturado Pedido Expedido Pedido Entregue

Ciclo do pedido B2W. Consulta de Pedido. Pagamento aprovado. Pedido incluído. Pedido baixado Pedido Faturado Pedido Expedido Pedido Entregue WEBINAR PÓS VENDA CICLO DO PEDIDO Ciclo do pedido Pedido incluído Pagamento aprovado B2W Pedido baixado Pedido Faturado Pedido Expedido Pedido Entregue Consulta de Pedido DOWNLOAD E ATUALIZAÇÃO DE PEDIDO

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES EDITAL 013/2018. Para firmar Termo de Compromisso conforme artigo 40 do Decreto 8.241/2014

SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES EDITAL 013/2018. Para firmar Termo de Compromisso conforme artigo 40 do Decreto 8.241/2014 SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES EDITAL 013/2018. Para firmar Termo de Compromisso conforme artigo 40 do Decreto 8.241/2014 ANEXO I -TERMO DE REFERÊNCIA 1. Órgão demandante e identificação do Projeto Universidade

Leia mais

CONSUMO INTERNO DOCUMENTO DE SUGESTÃO

CONSUMO INTERNO DOCUMENTO DE SUGESTÃO CONSUMO INTERNO DOCUMENTO DE SUGESTÃO RMS Software S.A. - Uma Empresa TOTVS Todos os direitos reservados. A RMS Software é a maior fornecedora nacional de software de gestão corporativa para o mercado

Leia mais

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ESTOQUES MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ESTOQUES

MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ESTOQUES MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ESTOQUES MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ESTOQUES MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ESTOQUES Recife - Outubro de 2018 MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS DE ESTOQUES O manual tem por finalidade subsidiar os

Leia mais

1 Novo menu de avisos e relatórios fiscais no Meu Sistema

1 Novo menu de avisos e relatórios fiscais no Meu Sistema Futura Server 1 Novo menu de avisos e relatórios fiscais no Meu Sistema Nesta versão foi incluída uma nova opção no menu Meu Sistema, que consiste em informar alterações de Alíquota de ICMS ST de determinado

Leia mais

Ciclo do pedido B2W. Consulta de Pedido. Pagamento aprovado. Pedido incluído. Pedido baixado Pedido Faturado Pedido Expedido Pedido Entregue

Ciclo do pedido B2W. Consulta de Pedido. Pagamento aprovado. Pedido incluído. Pedido baixado Pedido Faturado Pedido Expedido Pedido Entregue WEBINAR PÓS VENDA CICLO DO PEDIDO Ciclo do pedido Pedido incluído Pagamento aprovado B2W Pedido baixado Pedido Faturado Pedido Expedido Pedido Entregue Consulta de Pedido DOWNLOAD E ATUALIZAÇÃO DE PEDIDO

Leia mais

DELF-DALF. Diplomas oficiais concedidos pelo Ministério Francês da Educação Nacional DELF-DALF INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA REALISAR SUA INSCRIÇÂO

DELF-DALF. Diplomas oficiais concedidos pelo Ministério Francês da Educação Nacional DELF-DALF INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA REALISAR SUA INSCRIÇÂO s oficiais concedidos pelo Ministério Francês da Educação Nacional A Aliança Francesa de São Paulo é um dos 900 centros de exames reconhecidos pela Comissão Nacional do DELF e do DALF no mundo. 1 PROVAS

Leia mais

As inscrições deverão ser realizadas pelo site

As inscrições deverão ser realizadas pelo site Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA INTENSIVA PARA ADULTOS Ano letivo 2018. O Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa IEP/HSL, no uso de suas atribuições,

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES DE VENDA DA LOJA VIRTUAL

TERMOS E CONDIÇÕES DE VENDA DA LOJA VIRTUAL TERMOS E CONDIÇÕES DE VENDA DA LOJA VIRTUAL Estes Termos e Condições de Venda da Loja Virtual (juntamente com os documentos aqui apresentados) ( Termos e Condições ) são os termos e condições segundo os

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL DURAMETAL

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL DURAMETAL 1. OBJETIVO Estabelecer o procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da Durametal de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES

Leia mais

POLITICA DE DEVOLUÇÃO DO CLIENTE 1. Finalidade e declaração geral da politica

POLITICA DE DEVOLUÇÃO DO CLIENTE 1. Finalidade e declaração geral da politica POLITICA DE DEVOLUÇÃO DO CLIENTE 1. Finalidade e declaração geral da politica 1.1. A Ecolab valoriza todos os seus Clientes e nosso compromisso com a qualidade do produto e um serviço superior é suportado

Leia mais

GESTÃO DE TÍTULOS E TAXAS NÁUTICO

GESTÃO DE TÍTULOS E TAXAS NÁUTICO 1 / 6 1. OBJETIVO Estabelecer padronização para os processos desde o cadastro de títulos até a cobrança de cheques devolvidos bem como a transferência de titularidade, a fim de que todas as etapas do processo

Leia mais

Prestação de serviço de manutenção e reparo em equipamentos de rede Roteadores.

Prestação de serviço de manutenção e reparo em equipamentos de rede Roteadores. TERMO DE REFERÊNCIA DADOS CADASTRAIS 1-IDENTIFICAÇÃO SOLICITANTE 1.1 Diretoria DR 1.2 Unidade SOR-PB 1.3 Endereço completo da unidade solicitante: AV. Presidente Carlos Luz, 1275 1.5 - Cidade: 1.6 - UF:

Leia mais

TUTORIAL PROCESSO DE GARANTIA

TUTORIAL PROCESSO DE GARANTIA Sumário Apresentação... 2 1. Procedimentos iniciais... 2 2. Entradada de Garantia... 4 2.1 Realizar Entrada Por Devolução de Cliente... 5 2.2 Realizar Entrada Por Devolução de Cliente Avulsa... 7 3. Acompanhamento

Leia mais

Política de trocas e devoluções

Política de trocas e devoluções Política de trocas e devoluções Na Store APG a satisfação do cliente está acima de tudo! Por isso as trocas e devoluções são possíveis e simples, mas para sua própria segurança, existem alguns procedimentos

Leia mais

RESOLUÇÃO SMTR Nº 2930/2017 DE 21 DE DEZEMBRO DE O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES, no uso de suas atribuições legais e,

RESOLUÇÃO SMTR Nº 2930/2017 DE 21 DE DEZEMBRO DE O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES, no uso de suas atribuições legais e, Diário do Município 22 de dezembro de 2017 ATO DO SECRETÁRIO RESOLUÇÃO SMTR Nº 2930/2017 DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017 Estabelece normas complementares para regulamentação do PASSE LIVRE UNIVERSITÁRIO instituído

Leia mais

PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO DE MATERIAIS

PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO DE MATERIAIS Ref. - Assunto Página: 1 / 9 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO DE MATERIAIS Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Ger. Adm. e Financeiro

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA 2. Vice-Presidência aprovação Vice-Presidência Administrativa, Financeira e Tecnologia. Não Aplicável HISTÓRICO DE REVISÕES

POLÍTICA CORPORATIVA 2. Vice-Presidência aprovação Vice-Presidência Administrativa, Financeira e Tecnologia. Não Aplicável HISTÓRICO DE REVISÕES POLÍTICA DE ATIVOS POLÍTICA CORPORATIVA 2 Área responsável Administrativa Vice-Presidência aprovação Vice-Presidência Administrativa, Financeira e Tecnologia Diretor responsável Vagner de Paula Guzella

Leia mais

Fechamento do Estoque. Estoque e Custos

Fechamento do Estoque. Estoque e Custos Estoque e Custos Sumário Sumário... 2 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 Objetivos Instrucionais... 3 1.2 Conceito... 3 1.3 Parâmetros de Sistema... 4 1.4 Bloqueio de Saldos... 4 1.5 Saldo de Fechamento... 4

Leia mais

Retenções de Impostos Federais Regime de Caixa/Regime de Competência

Retenções de Impostos Federais Regime de Caixa/Regime de Competência Retenções de Impostos Federais Regime de Caixa/Regime de Competência Introdução Quando a operação determina retenção de impostos federais na emissão de notas fiscais, é possível efetuar o cálculo das retenções

Leia mais

FIN. 10 CONTAS A RECEBER

FIN. 10 CONTAS A RECEBER 1 de 12 msgq CONTAS A RECEBER MACROPROCESSO FINANCEIRO PROCESSO CONTAS A RECEBER CONTAS A RECEBER 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. DOCUMENTOS RELACIONADOS... 2 4. PROCEDIMENTOS... 2 4.1 DEFINIÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 306 DE 19/12/ CAS

RESOLUÇÃO N o 306 DE 19/12/ CAS RESOLUÇÃO N o 306 DE 19/12/2017 - CAS Estabelece as normas do Departamento Financeiro em relação ao atendimento dos alunos e egressos da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS),

Leia mais

Release Notes SUPRI Liberada em 01/03/2016 Página 1

Release Notes SUPRI Liberada em 01/03/2016 Página 1 Página 1 Adicionada a aba "Nível autorização extra" na tela "Cadastro de serviços", para permitir informar quais os níveis de autorização exigidos para cada serviço. Adicionada a obrigatoriedade do campo

Leia mais

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1

Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1 Sumário 1. OBJETIVOS DO PROGRAMA... 1 2. INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/FAPEMIG... 1 2.1. OBRIGAÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR DE BOLSISTA... 1 2.2. OBRIGAÇÕES DO ESTUDANTE

Leia mais

POLÍTICA DE DEVOLUÇÕES PARA PRODUTOS ACABADOS

POLÍTICA DE DEVOLUÇÕES PARA PRODUTOS ACABADOS POLÍTICA DE DEVOLUÇÕE PARA PRODUTO ACABADO Objetivo: Esta política de devoluções para produtos acabados, visa definir os critérios para aceite de devoluções de nossos clientes, tendo como base as regras

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS DURAMETAL

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS DURAMETAL 1. OBJETIVO Estabelecer o procedimento padrão para todos os funcionários da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES GERAIS

Leia mais

Câmara de Compensação. Alterações e processos

Câmara de Compensação. Alterações e processos Câmara de Compensação Alterações e processos Novo Layout dos calendários Novos descritivos e novas datas: Para um melhor entendimento maior clareza nas informações. Novo Layout dos calendários Novos descritivos

Leia mais

Procedimento Operacional Assunto: Compra de Materiais/ Serviços, Requisição. Recebimento e Armazenagem

Procedimento Operacional Assunto: Compra de Materiais/ Serviços, Requisição. Recebimento e Armazenagem 1 Objetivo 2 Abrangência 3 Responsabilidades 4 Definições 5 Procedimento 6 Descrição do processo 7 Meio Ambiente 8 Saúde e Segurança 9 Registros 10 Referências 11 Anexos Natureza das alterações Data Revisões

Leia mais

FATURAMENTO DE COMPRAS GRUPO SOTREQ Suprimentos e Importação

FATURAMENTO DE COMPRAS GRUPO SOTREQ Suprimentos e Importação 1/5 Em abril de 2016, a Sotreq implantou o sistema de gestão empresarial SAP em suas operações. A implantação do sistema traz algumas mudanças em nossos processos internos. Confira as mudanças esperadas

Leia mais

São Paulo, 03 de Outubro de Prezado cliente,

São Paulo, 03 de Outubro de Prezado cliente, São Paulo, 03 de Outubro de 2011. Prezado cliente, Informamos que o CMT (Consorcio Metropolitano de Transportes), que administra a emissão e comercialização do cartão eletrônico BOM, lançou no mercado

Leia mais

ÍNDICE 1 OPERACIONAL CCEE Calendário Pagamentos Importância de Pagar em Dia Registro/Validação...

ÍNDICE 1 OPERACIONAL CCEE Calendário Pagamentos Importância de Pagar em Dia Registro/Validação... ÍNDICE 1 OPERACIONAL CCEE... 2 1.1 Calendário... 2 1.2 Pagamentos... 3 1.2.1 Importância de Pagar em Dia... 4 1.3 Registro/Validação... 4 2 OPERACIONAL EDP... 5 2.1 Faturamento... 5 2.1.1 Energia... 5

Leia mais

NOVO PROCESSO DEVOLUÇÃO SIMPLIFICADA

NOVO PROCESSO DEVOLUÇÃO SIMPLIFICADA NOVO PROCESSO DEVOLUÇÃO SIMPLIFICADA 1. O que é Devolução? 1 2. Novo Processo de Devolução 1 3. Devolução Simplificada 2 3.1 Configurações para Devolução Simplificada 2 3.2 Realizando uma Devolução Simplificada

Leia mais

Módulo 7 Energia de Reserva. Submódulo 7.2 Liquidação financeira relativa à contratação de energia de reserva

Módulo 7 Energia de Reserva. Submódulo 7.2 Liquidação financeira relativa à contratação de energia de reserva Módulo 7 Energia de Reserva Submódulo 7.2 Liquidação financeira relativa à contratação de energia de reserva ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. OBJETIVO 3. PREMISSAS 4. LISTA DE DOCUMENTOS 5. FLUXO DE ATIVIDADES

Leia mais

Entendendo os Paramêtros do Cálculo do Vale-alimentação

Entendendo os Paramêtros do Cálculo do Vale-alimentação Entendendo os Paramêtros do Cálculo do Vale-alimentação Número do Artigo: 1297 Classificação: Não classificado Última Atualização: Fri, Dec 23, 2016 3:28 PM Para efetuar o cálculo do vale-alimentação,

Leia mais

Nesse material especial trazemos os. assuntos que foram abordados em nosso. treinamento sobre B2W Entrega. Não conseguiu participar do treinamento?

Nesse material especial trazemos os. assuntos que foram abordados em nosso. treinamento sobre B2W Entrega. Não conseguiu participar do treinamento? B2W Entrega Nesse material especial trazemos os assuntos que foram abordados em nosso treinamento sobre B2W Entrega. Não conseguiu participar do treinamento? Clique aqui e participe das nossas próximas

Leia mais

1. Como faço para devolver mercadorias? No ato da entrega: Saiba + Vai devolver todo o pedido?

1. Como faço para devolver mercadorias? No ato da entrega: Saiba + Vai devolver todo o pedido? 1. Como faço para devolver mercadorias? No ato da entrega: Vai devolver todo o pedido? Então, NÃO assine o canhoto de entrega e coloque o motivo da recusa no verso da nota fiscal. Você quer devolver só

Leia mais

Mod / Versão Jun/2011. Sumário Executivo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business

Mod / Versão Jun/2011. Sumário Executivo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business Mod. 5175.20382 / 10.2011 - Versão Jun/2011 Sumário Executivo do Regulamento de Utilização do Cartão American Express Business 09900_REGULAMENT_BUSINESS_F.indd 1-2 IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO

Leia mais

Portaria CAT 53, de

Portaria CAT 53, de Publicado no D.O.E. (SP) de 25/05/2013 Portaria CAT 53, de 24-05-2013 Disciplina a atribuição, por regime especial, da condição de sujeito passivo por substituição tributária, conforme inciso VI do artigo

Leia mais

OPERAÇÃO LOGISTICA CL MATÉRIA-PRIMA FRAS-LE REVISÃO: 00

OPERAÇÃO LOGISTICA CL MATÉRIA-PRIMA FRAS-LE REVISÃO: 00 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística De Matéria Prima Fras-le de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS

Leia mais

Submódulo 11.2 Avaliação de desempenho dos sistemas de proteção

Submódulo 11.2 Avaliação de desempenho dos sistemas de proteção Submódulo 11.2 Avaliação de desempenho dos sistemas de proteção Rev. Nº. 0.0 0.1 1.0 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Atendimento à Resolução

Leia mais

Atualização Procedimentos e Processos [Compras]

Atualização Procedimentos e Processos [Compras] Atualização Procedimentos e Processos [Compras] 1. OBJETIVO Adquirir produtos que estejam em conformidade com as especificações, garantindo a qualidade dos serviços prestados pela Transportadora Brasil

Leia mais

Serviço de Informações Municipais Declaração Eletrônica do ISS. Manual de Operação. Copyright Digifred Informática LTDA. Todos os direitos reservados.

Serviço de Informações Municipais Declaração Eletrônica do ISS. Manual de Operação. Copyright Digifred Informática LTDA. Todos os direitos reservados. Manual de Operação 1 Índice de Operações 1. Apresentação...2 2. Declaração do Faturamento...3 2.1 Login Declarante...3 2.2 Seleção do Estabelecimento...4 2.3 Seleção da Competência para Declaração do Faturamento

Leia mais

ERP Volpe Módulo de Estoque Versão 3.7. Índice

ERP Volpe Módulo de Estoque Versão 3.7. Índice Índice 1 Índice 1. Introdução 3 1.1. O que fazer primeiro? 3 1.2. Cadastro de empresas 3 1.3. Cadastro de produtos 4 1.4. Cadastro de estoques e armazéns 4 1.4.1. Opções do menu de contexto (botão direito)

Leia mais

Guia do Encarregado de Educação

Guia do Encarregado de Educação Guia do Encarregado de Educação Ano letivo 2011/2012 Calendário Escolar pode ser consultado sítio Web da escola. Prazos de reclamação: Avaliação: 3 dias úteis após a afixação das pautas Turmas: 3 dias

Leia mais

Manual de Utilização Pedido Eletrônico Zeus Representante

Manual de Utilização Pedido Eletrônico Zeus Representante Manual de Utilização Pedido Eletrônico Zeus Representante Help Desk Unidade de Negócios D. Center 1 Índice INTRODUÇÃO...3 ENVIAR E RECEBER...4 DIGITAR PEDIDO...6 VISUALIZAR OS ITENS DO PEDIDO... 9 FLEX...

Leia mais

MANUAL CARTÃO BB PESQUISA/CAPES. Sumário

MANUAL CARTÃO BB PESQUISA/CAPES. Sumário Sumário Introdução...2 1 Quem pode utilizar o Cartão BB Pesquisa/CAPES...2 2 Descrição...2 3 Adesão...2 4 Anuidade...2 5 Utilização...2 6 - Limite financeiro de utilização do cartão...3 7 - Limite de prazo

Leia mais

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense SICOOB Crediauc POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC

Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Alto Uruguai Catarinense SICOOB Crediauc POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC POLÍTICA DE COMPRAS DO SICOOB CREDIAUC Aprovado em 28 de Janeiro de 2014 Atualizado em 30 de Janeiro de 2015 Atualizado em 30 de Julho de 2015 Atualizado em 30 de outubro de 2015 Atualizado em 18 de dezembro

Leia mais

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente;

- Viabilizar o acompanhamento dos caixas de colaboradores individualmente; Como trabalhar com o controle de caixas? 1. Conceitos básicos O Módulo controle de caixa permite que a escola controle seu fluxo de caixa: entradas e saídas. Com ele é possível registrar as movimentações

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA

PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRÉ- QUALIFICAÇÃO DE MATERIAIS E FORNECEDORES NA COPASA Referência: Art. 283 ao Art. 307 do Regulamento de Contratações da Copasa MG Da Abertura do Processo Art.

Leia mais

INVENTÁRIO - CELULOSE

INVENTÁRIO - CELULOSE Página: 1 / 8 1. Setor: Armazéns Celulose 2. Abrangência: Terloc 3. Tarefa: Esta Instrução de Trabalho tem como objetivo descrever a sistemática para realização de inventário de celulose nos armazéns que

Leia mais

BOLETIM DE ATUALIZAÇÕES

BOLETIM DE ATUALIZAÇÕES PRODUTO: Belle Software DATA: 02/08/2018 Release Notes do Sistema Belle Software: Neste Documento encontram-se as especificações técnicas e operacionais pertinentes às atualizações liberadas neste dia

Leia mais

DELIBERAÇÃO DE DIRETORIA 01/2009 ADEQUADA EM 06/10/2010, AO ESTATUTO SOCIAL

DELIBERAÇÃO DE DIRETORIA 01/2009 ADEQUADA EM 06/10/2010, AO ESTATUTO SOCIAL DELIBERAÇÃO DE DIRETORIA 01/2009 ADEQUADA EM 06/10/2010, AO ESTATUTO SOCIAL A Diretoria da AUSM, no uso de suas atribuições, de acordo com os artigos 9º, 10 e 20, do Estatuto Social e especificamente em

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DE SELEÇÕES NACIONAIS E REPRESENTAÇÕES INTERNACIONAIS. Federação Portuguesa de Xadrez

REGULAMENTO GERAL DE SELEÇÕES NACIONAIS E REPRESENTAÇÕES INTERNACIONAIS. Federação Portuguesa de Xadrez REGULAMENTO GERAL DE SELEÇÕES NACIONAIS E REPRESENTAÇÕES INTERNACIONAIS Federação Portuguesa de Xadrez Aprovado a 08 de dezembro de 2013 PARTE I - DISPOSIÇÕES GERAIS... 2 ARTIGO 1 - (Âmbito de aplicação)...

Leia mais

Resumo do Contrato de Utilização American Express Membership Cards Linha Crédito IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO

Resumo do Contrato de Utilização American Express Membership Cards Linha Crédito IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO Resumo do Contrato de Utilização American Express Membership Cards Linha Crédito IMPORTANTE: LEIA ESTE SUMÁRIO COM ATENÇÃO Este Sumário apresenta as principais informações que o Associado deve ter conhecimento

Leia mais

A vida pede mais que um banco

A vida pede mais que um banco 2 2 4 4 4 5 5 6 6 7 7 8 8 8 8 A plataforma atual, embora tenha representado um importante avanço no sistema financeiro ao permitir a liquidação interbancária (liquidação do boleto em canais de qualquer

Leia mais

Manual de Utilização Pedido Eletrônico Zeus

Manual de Utilização Pedido Eletrônico Zeus Manual de Utilização Pedido Eletrônico Zeus Help Desk Unidade de Negócios D. Center 1 Índice INTRODUÇÃO...3 ENVIAR E RECEBER...4 DIGITAR PEDIDO...6 VISUALIZAR OS ITENS DO PEDIDO... 9 ENVIAR PEDIDOS...10

Leia mais

Este Anexo é parte integrante do Regulamento aprovado na Assembleia Geral realizada no dia 08 de Abril de 2018

Este Anexo é parte integrante do Regulamento aprovado na Assembleia Geral realizada no dia 08 de Abril de 2018 1.0 DO OBJETIVO DO PLANO REGULAMENTO DE BENEFÍCIO - CARRO RESERVA 1.1 A destinação desse plano de benefício é disponibilizar, ora contratado, diárias de automóvel de aluguel para as pessoas físicas ou

Leia mais

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER

MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER MANUAL DO PORTAL PÓS-VENDAS MUELLER PREZADO AUTORIZADO, Estamos disponibilizando através deste manual um passo-a-passo para acesso ao Portal Mueller, que está sendo reformulado e devido a isso, seu visual

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente Superintendência Estadual do Meio Ambiente SEMACE

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ Conselho de Política e Gestão do Meio Ambiente Superintendência Estadual do Meio Ambiente SEMACE ANEXO ÚNICO DO DECRETO N. 28.397, DE 21/09/2006 TERMO N. 09/2011 PREÂMBULO Termo de Participação, via meio eletrônico, para a seleção da melhor proposta para aquisição por dispensa de licitação, nos termos

Leia mais

ÍNDICE. CAPÍTULO I - Do Programa Assistência Farmacêutica CAPÍTULO II - Das Definições Preliminares CAPÍTULO III - Dos Beneficiários...

ÍNDICE. CAPÍTULO I - Do Programa Assistência Farmacêutica CAPÍTULO II - Das Definições Preliminares CAPÍTULO III - Dos Beneficiários... Fl. 02 ÍNDICE CAPÍTULO I - Do Programa Assistência Farmacêutica... 3 CAPÍTULO II - Das Definições Preliminares... 3 CAPÍTULO III - Dos Beneficiários... 4 CAPÍTULO IV - Do Objeto e Operacionalidade... 4

Leia mais

Supermercados Cidade Canção

Supermercados Cidade Canção 1. OBJETIVO Padronizar a distribuição de aparelhos celulares e planos corporativos de acordo com a real necessidade de cada Unidade ou Departamento, para uma melhor adequação da utilização dos serviços

Leia mais

CONSIDERANDO a necessidade de revisão e unificação das normas e critérios referentes à operação da Seção Farmacêutica do IMASF;

CONSIDERANDO a necessidade de revisão e unificação das normas e critérios referentes à operação da Seção Farmacêutica do IMASF; REGULAMENTA A OPERAÇÃO, A COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PELA FARMÁCIA DO IMASF, CRIA O FUNDO DE CAIXA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. OVÍDIO PRIETO FERNANDES, Presidente do 19º Conselho

Leia mais

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ:

A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ: INSCRIÇÃO PERÍODO 03 de junho a 07 de julho de 2019. LOCAL A inscrição é realizada exclusivamente pela Internet no site da UNIJUÍ: www.unijui.edu.br/vestibularmedicina. CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO Para a

Leia mais

Normas de Circulação

Normas de Circulação UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA BIBLIOTECA CENTRAL SISTEMA DE BIBLIOTECAS Normas de Circulação Ambientes de Estudo Consulta ao Acervo Empréstimo - Renovação - Devolução Multa Extravio - Declaração de Encerramento

Leia mais

Planos de Suporte Terrazul

Planos de Suporte Terrazul Planos de Suporte Terrazul Introdução Serviços de Suporte...02 Planos...02 Cobrança...03 Formas de Pagamento...03 Termos e Condições...04 Abertura de Chamado...04 Abertura de Chamados Expresso...05 Classificação

Leia mais