PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO"

Transcrição

1 Ref. - Assunto Página: 1 / 10 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores José Acácio de Oliveira Costa Analista de Custos Aprovação Carlos Rogério Ferraresi Gerente Adm. e Financeiro Homologação Alessandro Millan Diretor Financeiro

2 2 / 10 ÍNDICE I. OBJETIVO... 3 II. ABRANGÊNCIA... 3 III. DEFINIÇÕES... 3 IV. DIRETRIZES... 3 V. RESPONSABILIDADES... 4 VI. CALENDÁRIO... 5 VII. PROCEDIMENTOS Fábrica (Matéria Prima, Embalagem, Semi-Acabado) Centros de Distribuição Materiais em poder de Terceiros (Armazém e Industrializador) Almoxarifado Variações e Ajustes... 8 VIII. CONFIDENCIALIDADE... 9 IX. SANÇÕES DISCIPLINARES... 9 X. HISTÓRICO DE REVISÕES... 10

3 3 / 10 I. OBJETIVO Estabelecer e regulamentar os conceitos e critérios para realização de inventários cíclicos e periódicos. II. ABRANGÊNCIA Aplica-se ás plantas da MOGIANA ALIMENTOS S.A., Centros de Distribuição (Interno e Externo) e a Terceiros Armazenadores e Industrializadores. III. DEFINIÇÕES Centro de Distribuição Interno entende-se pelo armazém de produto acabado localizado na planta da Mogiana em Campinas. Centro de Distribuição Externo entende-se pelas unidades da Cacira, distribuidora controlada pela Mogiana. Inventário diário/cíclico inventário realizado por cada área em horário de encerramento das atividades. Fábrica (matéria-prima, embalagem e semi-acabado) após o término do 3º Turno. Centro de Distribuição Interno (Armazém de Produto Acabado) após o término do faturamento, que se encerra ás 23:27hs. Inventário periódico (Anual e Semestral) inventário realizado de acordo com o calendário definido e com a participação da área de finanças e/ou auditoria externa. IV. DIRETRIZES a. Todos os inventários cíclicos devem acontecer com periodicidade diária, com horários previamente definidos pelas áreas envolvidas. b. Todos os inventários periódicos devem acontecer com periodicidade semestral e anual, com dias e horários previamente definidos pela área de Finanças. c. Independente da periodicidade definida fica a cargo do Gerente Administrativo Financeiro (Fábricas, Centros de Distribuição e Terceiros) reduzir os prazos ou aumentar o escopo do acompanhamento da área financeira, sempre que julgar necessário. d. O reporte das variações deverá ser mensal.

4 4 / 10 e. Os inventários devem seguir as metodologias sugeridas pela área de Finanças. Caso haja algum impedimento, esse deverá ser encaminhado pelo Gerente Administrativo e Financeiro e discutido com a Diretoria. f. O inventário Semestral e Anual haverá participação da área de Finanças, que irá abranger acompanhamento mínimo de 80% do valor do estoque. (Utilizando o critério de curva ABC, que deverá ser calculado previamente ao inventário físico.) g. O acompanhamento realizado pela Auditoria Externa ocorrerá durante o inventário Anual, ou quando apontada a necessidade pela área de Finanças. V. RESPONSABILIDADES 1. Finanças Responsável pela realização dos inventários periódicos (Fábrica, Centros de Distribuição e Terceiros), sendo ele: o Ativo Fixo o Almoxarifado (peças de reposição) o Matérias-primas o Embalagens o Produtos Semi-Acabados o Produtos Acabados Definir a metodologia que será aplicada, junto a Diretoria. Verificar se a metodologia de contagem proposta está sendo realizada. Acompanhar e/ou designar equipe para acompanhamento das contagens dos inventários Semestral e Anual. Efetuar os devidos ajustes recorrentes das variações encontradas nos inventários no sistema Totvs, de acordo com as aprovações. Arquivar os relatórios de ajustes das variações assinados.

5 5 / Fábricas, Centros de Distribuição e Terceiros Realizar os inventários cíclicos e periódicos. Realizar as contagens físicas dos estoques/itens Designar colaborador e/ou equipe para a realização dos inventários Realizar a conferência física de 100% dos itens ou de acordo o definido pela área de Finanças. Apurar as variações e providenciar aprovações para que seja realizado os devidos ajustes de saldo. Reportar mensalmente os relatórios de variações as áreas envolvidas. VI. CALENDÁRIO A área Financeira divulgará as datas e áreas envolvidas com antecedência de 30 dias, para o acompanhamento do inventário periódico (Semestral e Anual). VII. PROCEDIMENTOS O procedimento para realização do inventário é único independente da periodicidade, apenas as rotinas entre as áreas que alteram, conforme segue:

6 6 / Fábrica (Matéria Prima, Embalagem, Semi-Acabado) a. A área designará o colaborador/equipe responsável pela conferência (contagem física). b. Deverá extrair um relatório com a posição dos estoques (antes da contagem). c. Nenhuma movimentação poderá ser lançada no TOTVs com data anterior à data do inventário. d. Imprimir o documento de inventário com folha de contagem sem quantidades e/ou coletores de código de barras. e. Um analista de cada área será designado para apurar o resultado da contagem física, encontrado divergência deverá ser solicitada uma recontagem. f. Para recontagens, deverá ser designado um colaborador/equipe diferente da contagem anterior. g. Persistindo as diferenças, recontar até que duas contagens sejam iguais. h. Após a reconciliação, a diferença deverá ser aprovada e encaminhada para área Financeira que providenciará os ajustes no sistema. Obs: Apenas para o inventário cíclico realizar até duas contagens e deverá seguir com a etapa conforme item H deste tópico (acima). 2 - Centros de Distribuição Centro de Distribuição Interno a. A área designará o colaborador/equipe responsável pela conferência (contagem física). b. Deverá extrair um relatório com a posição dos estoques (antes da contagem). c. Nenhuma movimentação poderá ser lançada no TOTVs com data anterior à data do inventário. d. Iniciará o inventário através do coletor de código de barras realizando a contagem física de cada item em cada localização (em caminhos ou tempos diferentes).

7 7 / 10 e. O analista da expedição responsável pelo inventário irá apurar o resultado da contagem física versus o saldo em estoque, encontrado divergência deverá ser solicitada uma recontagem. f. Para recontagens, deverá ser designado um colaborador/equipe diferente da contagem anterior. g. Persistindo as diferenças, recontar até duas contagens iguais. Se os valores e/ou quantidades forem significativas, efetuar nova contagem. h. Após a reconciliação, a diferença deverá ser aprovada e encaminhada para área Financeira que providenciará aos ajustes no sistema. Obs: Apenas para o inventário cíclico realizar até duas contagens e deverá seguir com a etapa conforme item G deste tópico (acima). Centro de Distribuição Externo a. Procedimento realizado pelo próprio operador logístico de acordo com seu procedimento interno de inventário. b. A apuração das Perdas e Ganhos será confrontada com os limites de perdas determinados pelo contrato de armazenamento e movimentação. c. A cada inventário realizado pelo operador logístico, o mesmo encaminhará o relatório para divulgar e segregar as diferenças para a área Financeira. 3 - Materiais em poder de Terceiros (Armazém e Industrializador) a. Procedimento realizado pelo próprio prestador de serviço de acordo com seu procedimento interno de inventário. b. A área Financeira realizará a conferência de movimentação do estoque, para conciliação com do inventário realizado pelo terceiro. c. A apuração das Perdas e Ganhos será confrontada com os limites de perdas determinados em contrato de armazenamento e/ou industrialização. d. A cada inventário realizado pelo prestador, o mesmo encaminhará o relatório para divulgar e segregar as diferenças para área Financeira.

8 8 / Almoxarifado a. A área designará o colaborador/equipe responsável pela conferência (contagem física). b. Deverá extrair um relatório com a posição dos estoques (antes da contagem). c. Nenhuma movimentação poderá ser lançada no TOTVs com data anterior à data do inventário. d. Imprimir o documento de inventário com folha de contagem sem quantidades e/ou coletores de código de barras. e. Um analista de cada área será designado para apurar o resultado da contagem física, encontrado divergência deverá ser solicitada uma recontagem. f. Para recontagens, deverá ser designado um colaborador/equipe diferente da contagem anterior. g. Persistindo as diferenças, recontar até duas contagens iguais. Se os valores e/ou quantidades forem significativas, efetuar nova contagem. h. Após a reconciliação, a diferença deverá ser aprovada e encaminhada para área Financeira que providenciará os ajustes no sistema. 5 - Variações e Ajustes a. Autorização para ajustes Os ajustes serão aprovados pelo superior imediato da área envolvida independente da periodicidade do inventário. Inventário Cíclico - As áreas inventariadas deverá imprimir o relatório de variação através do acesso no sistema Totvs, na atividade de código CE0704 Listagem Variação Inventário (para inventários cíclicos), providenciar a autorização e encaminhar para a área de Finanças. Inventário Periódico As áreas inventariadas deverá imprimir o relatório de variação através do acesso no sistema Totvs na atividade de código CEGR036 Planilha Variação de Inventário, providenciar a autorização e encaminhar para área de Finanças.

9 9 / 10 VIII. CONFIDENCIALIDADE Este documento é de propriedade exclusiva da Mogiana Alimentos S.A. e não pode ser divulgado para terceiros sem autorização expressa de um membro da Diretoria. Seu uso está restrito aos profissionais diretamente envolvidos no tema de que trata e não pode ser utilizado em benefício próprio ou de terceiros. Sua reprodução total ou parcial deve ser limitada ao absolutamente necessário. IX. SANÇÕES DISCIPLINARES A não observância dos requisitos desta norma será passível de sanções disciplinares previamente definidas pelo código de conduta corporativo.

10 10 / 10 X. HISTÓRICO DE REVISÕES Nº: : 01/01

PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO

PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO Ref. - Assunto Página: 1 / 12 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Marina Mendes Cyrillo Controles Internos Revisores José Acácio de Oliveira Costa

Leia mais

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS NO ALMOXARIFADO

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS NO ALMOXARIFADO Ref. - Assunto Página: 1 / 7 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Gerente Adm. e

Leia mais

PROCEDIMENTO DE MOVIMENTAÇÃO DE EMBALAGEM

PROCEDIMENTO DE MOVIMENTAÇÃO DE EMBALAGEM Ref. - Assunto Página: 1 / 9 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE MOVIMENTAÇÃO DE Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Gerente Adm. e Financeiro

Leia mais

1. Objetivo. 2. Aplicação. 3. Regras Básicas

1. Objetivo. 2. Aplicação. 3. Regras Básicas POLÍTICA E PROCEDIMENTOS Página: 1 1. Objetivo O Procedimento de Inventário tem por objetivo estabelecer as metodologias dos Inventários Físicos, garantir as apurações das diferenças com o estoque contábil

Leia mais

PROCEDIMENTO DE CANCELAMENTO DE NOTA FISCAL

PROCEDIMENTO DE CANCELAMENTO DE NOTA FISCAL Ref. - Assunto Página: 1 / 7 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE CANCELAMENTO DE NOTA Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Cristiane Bertin Rosa Coordenadora Fiscal Aprovação

Leia mais

PROCEDIMENTO REVISÃO DE CADASTRO (CLIENTE / FORNECEDOR)

PROCEDIMENTO REVISÃO DE CADASTRO (CLIENTE / FORNECEDOR) Ref. - Assunto Página: 1 / 5 de Publicação: : PROCEDIMENTO REVISÃO DE CADASTRO Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Fausto Rogério Ferreira Pinto Coordenador de Crédito

Leia mais

POLÍTICA DE CRÉDITO - AUTOSSERVIÇO

POLÍTICA DE CRÉDITO - AUTOSSERVIÇO Ref. - Assunto Página: 1 / 6 de Publicação: : POLÍTICA DE CRÉDITO - AUTOSSERVIÇO Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Fausto Rogério Ferreira Pinto Coord. Crédito

Leia mais

PROCEDIMENTO DE FRETES SOBRE VENDAS

PROCEDIMENTO DE FRETES SOBRE VENDAS Ref. - Assunto Página: 1 / 9 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE FRETES SOBRE VENDA 1.0 PROCEDIMENTO DE FRETES SOBRE VENDAS Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos

Leia mais

POLÍTICA DE CRÉDITO - EXPORTAÇÃO

POLÍTICA DE CRÉDITO - EXPORTAÇÃO Ref. - Assunto Página: 1 / 7 de Publicação: : POLÍTICA DE CRÉDITO - EXPORTAÇÃO Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Fausto Rogério Ferreira Pinto Coord. Crédito e

Leia mais

PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA

PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Ref. - Assunto Página: 1 / 9 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE ACESSO AO SISTEMA Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Danilo Aparecido Cazarim Coord. Tecnologia da

Leia mais

PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO DE MATERIAIS

PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO DE MATERIAIS Ref. - Assunto Página: 1 / 9 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE RECEBIMENTO DE MATERIAIS Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Ger. Adm. e Financeiro

Leia mais

POLÍTICA DE CONTRATO COM CLIENTE

POLÍTICA DE CONTRATO COM CLIENTE Ref. - Assunto Página: 1 / 13 de Publicação: : POLÍTICA DE CONTRATO COM CLIENTE Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Marina Mendes Cyrillo Analista de Controles Internos Revisores Carlos Rogério

Leia mais

PROCEDIMENTO DE DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS

PROCEDIMENTO DE DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS Ref. - Assunto Página: 1 / 13 de Publicação: : PROCEDIMENTO DE DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Gerente Adm.

Leia mais

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO

PROCEDIMENTO DE SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO Ref. - Assunto Página: 1 / 8 de Publicação: : Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Gerente Adm. e Financeiro Aprovação Alessandro Millan Diretor

Leia mais

POLÍTICA DE CRÉDITO - DISTRIBUIDOR

POLÍTICA DE CRÉDITO - DISTRIBUIDOR Ref. - Assunto Página: 1 / 13 de Publicação: : POLÍTICA DE CRÉDITO - DISTRIBUIDOR Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Fausto Rogério Ferreira Pinto Coord. Crédito

Leia mais

POLÍTICA DE CRÉDITO - VAREJO

POLÍTICA DE CRÉDITO - VAREJO Ref. - Assunto Página: 1 / 10 de Publicação: : POLÍTICA DE CRÉDITO - VAREJO Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Fausto Rogério Ferreira Pinto Coord. Crédito e Cobrança

Leia mais

POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS

POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS Ref. - Assunto Página: 1 / 10 de Publicação: : POLÍTICA DE COMPRAS Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Ger. Adm.e Financeiro Aprovação Reginaldo

Leia mais

POLÍTICA DE APROVAÇÕES

POLÍTICA DE APROVAÇÕES Ref. - Assunto Página: 1 / 12 de Publicação: : POLÍTICA DE APROVAÇÕES Responsáveis: ATIVIDADE NOME CARGO Elaboração Controles Internos Revisores Carlos Rogério Ferraresi Gerente Adm. e Financeiro Aprovação

Leia mais

PROCEDIMENTO HELIBRAS INVENTÁRIO DE ESTOQUES

PROCEDIMENTO HELIBRAS INVENTÁRIO DE ESTOQUES INVENTÁRIO DE ESTOQUES Sumário 1. OBJETIVO...3 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO...3 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA...3. DISPOSIÇÕES GERAIS...3.1. SIGLAS...3.2. DEFINIÇÕES...3 5. PROCEDIMENTOS... 5.2. INVENTÁRIO ROTATIVO...5

Leia mais

Índice I. OBJETIVO... 2 II. ABRANGÊNCIA... 2 III. DEFINIÇÕES... 2 IV. RESPONSABILIDADES... 2 V. POLÍTICA... 3

Índice I. OBJETIVO... 2 II. ABRANGÊNCIA... 2 III. DEFINIÇÕES... 2 IV. RESPONSABILIDADES... 2 V. POLÍTICA... 3 Camil Alimentos S/A Política de Suprimentos Ref.: SUP-N-001/13 Revisão: 03 Emissão: 02/06/2016 Qtd. pág.: 7 Elaborado: Allan Wziontek Revisado: João Stefaneli e Sandro M. Façanha Aprovado: José Rubens

Leia mais

Classificação e Codificação de Materiais. Objetivos. Objetivos. Armazenamento de Materiais

Classificação e Codificação de Materiais. Objetivos. Objetivos. Armazenamento de Materiais Classificação e Codificação de Materiais Armazenamento de Materiais Objetivos Definir catalogação, simplificação, normalização, especificação, codificação de todos materiais do estoque da empresa. Simplificar

Leia mais

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO FÍSICO

PROCEDIMENTOS INTERNOS PROCEDIMENTO DE INVENTÁRIO FÍSICO Código: PLO-01 PROCEDIMENTOS INTERNOS Área Responsável: Custos Data Elaboração: 07/02/2013 Revisão: 10/08/2016 R02 Elaborado por: Valdice Pinto Supervisora de Custos Revisado por: Gabriele G. Heilig Coord.

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV EMBALAMENTO SPICER EJES

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV EMBALAMENTO SPICER EJES 1. OBJETIVO Padronizar a atividade de embalamento de peças para o cliente da SPICER EJES nas instalações da Empresa Irapuru na filial de GRV. 2. REGRAS/CONSIDERAÇOES GERAIS O embalamento de peças é efetuado

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV PILKINGTON AGR

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV PILKINGTON AGR 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão, para todos os funcionários da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES GERAIS

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV ALCAR

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV ALCAR 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS/CONSIDERAÇÕES GERAIS

Leia mais

RPL E ALCAR REVISÃO: 05

RPL E ALCAR REVISÃO: 05 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da RPL e ALCAR de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS/CONSIDERAÇÕES

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV FITESA

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV FITESA 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística do cliente, no recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS/CONSIDERAÇÕES

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS FREIOS MASTER

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS FREIOS MASTER 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru, que estão envolvidos na operação logística de recebimento, armazenagem e expedição do cliente Master. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES

Leia mais

EPCOS REVISÃO: 00. Emitente: Aprovador: Data: José Luis Pisoni Supervisor de Logística Fabio Copelli Gerente Corp. de Logística 01/09/2011

EPCOS REVISÃO: 00. Emitente: Aprovador: Data: José Luis Pisoni Supervisor de Logística Fabio Copelli Gerente Corp. de Logística 01/09/2011 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da EPCOS de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS/CONSIDERAÇÕES GERAIS

Leia mais

Apresentação Col E e du t ca o çã r o e Cors po rd ati e va custos

Apresentação Col E e du t ca o çã r o e Cors po rd ati e va custos COLETORES DE CUSTO Apresentação Coletores Educação Corporativa de custos 1 ÍNDICE 2 Coletores de custos I. Cadastros II. Estruturas III. Rateios IV. Apuração do custo de produção V. Contabilização VI.

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV PILKINGTON AGR

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV PILKINGTON AGR 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão, para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES GERAIS

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV SCB NAKATA

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV SCB NAKATA 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística de recebimento, armazenagem e expedição do fornecedor DANA SCB e DANA NAKATA

Leia mais

DANA PTG REVISÃO: 00

DANA PTG REVISÃO: 00 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da DANA Divisão PTG de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS/CONSIDERAÇÕES

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA INGEPAL

OPERAÇÃO LOGÍSTICA INGEPAL 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão, para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística Ingepal de recebimento, armazenagem, abastecimento e expedição. 2. REGRAS

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS FREIOS MASTER

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS FREIOS MASTER 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru, que estão envolvidos na operação logística da MASTER de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE REFINO E GÁS NATURAL

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE REFINO E GÁS NATURAL REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE REFINO E GÁS NATURAL 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Refino e Gás Natural ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter permanente, e tem

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV FITESA

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV FITESA 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os funcionários da Irapuru que estão envolvidos na operação logística do cliente, no recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS/CONSIDERAÇÕES

Leia mais

NORMA GERAL PARA GESTÃO DO ENCERRAMENTO CONTÁBIL DA CDP

NORMA GERAL PARA GESTÃO DO ENCERRAMENTO CONTÁBIL DA CDP NORMA GERAL PARA GESTÃO DO ENCERRAMENTO CONTÁBIL DA CDP Norma Geral TÍTULO Capítulo Seção Nome Revisão 3 Área Administrativa e Financeira 7 Contabilidade 02 Fechamento e Relatórios Contábeis 01 Gestão

Leia mais

SCB NAKATA REVISÃO: 03

SCB NAKATA REVISÃO: 03 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística de recebimento, armazenagem e expedição do fornecedor DANA SCB e DANA NAKATA

Leia mais

Informativo Comercial 391/16 São Paulo, 19 de setembro de Categoria: Serviço / Público: Credenciados e Distribuidores

Informativo Comercial 391/16 São Paulo, 19 de setembro de Categoria: Serviço / Público: Credenciados e Distribuidores Informativo Comercial 391/16 São Paulo, 19 de setembro de 2016. Categoria: Serviço / Público: Credenciados e Distribuidores Nova Diretriz de Inventário e Slow Moving Caro Credenciado, A SKY emitiu uma

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE INVESTIMENTO E DESINVESTIMENTO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE INVESTIMENTO E DESINVESTIMENTO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE INVESTIMENTO E DESINVESTIMENTO 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Investimento e Desinvestimento ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE GOVERNANÇA E CONFORMIDADE 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Governança e Conformidade ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter permanente,

Leia mais

Sumário. Prefácio, xi. 1 Introdução, Conceitos, Organização, 4

Sumário. Prefácio, xi. 1 Introdução, Conceitos, Organização, 4 Sumário Prefácio, xi 1 Introdução, 1 1.1 Conceitos, 1 1.2 Organização, 4 2 Dimensionamento e Controle de Estoques, 7 2.1 Objetivos de estoque, 7 2.1.1 Funções, 7 2.1.2 Políticas de estoque, 9 2.1.3 Princípios

Leia mais

2 Os estoques são apresentados na seguinte ordem do balanço patrimonial:

2 Os estoques são apresentados na seguinte ordem do balanço patrimonial: FUCAMP Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Curso: Disciplina Ano Letivo: Semestre: Ciências Auditoria Aplicada 2015 1º Contábeis 1 Os estoques são classificados

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV ARMAZENAGEM GKN

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV ARMAZENAGEM GKN 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da GKN de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS/CONSIDERAÇÕES GERAIS

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS BIG DUTCHMAN

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS BIG DUTCHMAN 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão, para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES GERAIS

Leia mais

RELATÓRIO DA ESTRUTURA DO GERENCIAMENTO RISCO OPERACIONAL

RELATÓRIO DA ESTRUTURA DO GERENCIAMENTO RISCO OPERACIONAL RELATÓRIO DA ESTRUTURA DO GERENCIAMENTO RISCO OPERACIONAL EXERCÍCIO 2015 A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados, Aposentados e Pensionistas da Companhia Estadual de Energia Elétrica e

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL DURAMETAL

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL DURAMETAL 1. OBJETIVO Estabelecer o procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da Durametal de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. 1. OBJETIVO Normatizar os processos e rotinas diárias dos funcionários responsáveis pelo caixa.

PROCEDIMENTO OPERACIONAL. 1. OBJETIVO Normatizar os processos e rotinas diárias dos funcionários responsáveis pelo caixa. 1 1. OBJETIVO Normatizar os processos e rotinas diárias dos funcionários responsáveis pelo caixa. 2 ABERTURA DE CAIXA O funcionário responsável pelo caixa deverá todos os dias quando da abertura do caixa

Leia mais

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 PROCEDIMENTO PR 7.02 PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 24/09/2014 01 Adequação da sistemática do processo

Leia mais

Sistema SPED. Linha do tempo. Janeiro / 2017 Exigência da apresentação do Bloco K. Ajuste SINIEF nº 25/2016. Ajuste SINIEF n 02/2009

Sistema SPED. Linha do tempo. Janeiro / 2017 Exigência da apresentação do Bloco K. Ajuste SINIEF nº 25/2016. Ajuste SINIEF n 02/2009 Agenda Sistema SPED Bloco K Obrigatoriedade e prazos para entrega Estrutura de registros Escrituração Registro obrigatórios em 2017 Integração das áreas Desafios a serem enfrentados Dúvidas frequentes

Leia mais

PROCEDIMENTO DOS Nº: COMPROMISSO: 10 SUB COMPROMISSO Nº: 01. PALAVRA CHAVE: KPIS Estoque. PEÇAS.

PROCEDIMENTO DOS Nº: COMPROMISSO: 10 SUB COMPROMISSO Nº: 01. PALAVRA CHAVE: KPIS Estoque. PEÇAS. Marcos Rogério Afonso Certificação (43) 4009-0780 1 1/5 PROCEDIMENTO DOS Nº: 10.01.04 COMPROMISSO: 10 SUB COMPROMISSO Nº: 01 PALAVRA CHAVE: KPIS Estoque. PEÇAS. COMPROMISSO: Prometemos entregar peças para

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002 de 27 de Março de FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002 de 27 de Março de FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 002 de 27 de Março de 2009. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA GABINETE DO REITOR Regulamenta os procedimentos administrativos que norteiam a Comissão de Anual de

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL RESIBRÁS MATÉRIA PRIMA

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL RESIBRÁS MATÉRIA PRIMA 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da Resibrás Matéria prima, de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS

Leia mais

POLÍTICA DE CONTROLE DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS

POLÍTICA DE CONTROLE DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS POLÍTICA DE CONTROLE DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS Junho/2016 1 Índice 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. CONTROLES FÍSICOS e LÓGICOS... 3 4. SIGILO BANCÁRIO... 4 5. PADRÃO DE CONDUTA... 4 6. INFORMAÇÕES

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV EMBALAMENTO SPICER EJES

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV EMBALAMENTO SPICER EJES 1. OBJETIVO Padronizar a atividade de embalamento de peças para o cliente da SPICER EJES nas instalações da empresa Irapuru na Filial de Gravataí. 2. REGRAS/CONSIDERAÇOES GERAIS O embalamento de peças

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS DURAMETAL

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS DURAMETAL 1. OBJETIVO Estabelecer o procedimento padrão para todos os funcionários da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES GERAIS

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL INTERCAST

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL INTERCAST 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da Intercast de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV SCB NAKATA

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV SCB NAKATA 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística de recebimento, armazenagem e expedição do fornecedor DANA SCB e DANA NAKATA

Leia mais

ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTE DOS SERVIDORES NO CONSELHO DELIBERATIVO DO ILMD. Edital de Convocação

ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTE DOS SERVIDORES NO CONSELHO DELIBERATIVO DO ILMD. Edital de Convocação ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTE DOS SERVIDORES NO CONSELHO DELIBERATIVO DO ILMD Edital de Convocação A Comissão Eleitoral, composta pelos servidores, Felipe dos Santos Costa, Antônio Ferreira de Carvalho e

Leia mais

ARMAZENAGEM GKN REVISÃO: 04

ARMAZENAGEM GKN REVISÃO: 04 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da GKN de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS/CONSIDERAÇÕES GERAIS

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Exploração e Produção ( Comitê ) é um órgão estatutário de caráter permanente, e tem

Leia mais

DIRETRIZ PARA INVENTÁRIO DE ESTOQUES E DE BENS IMOBILIZADOS

DIRETRIZ PARA INVENTÁRIO DE ESTOQUES E DE BENS IMOBILIZADOS Página 1 de 5 Elaborado por: Presidência Aprovado por: Cleiton Luiz Custódio Controle de Revisão do Documento Revisão Data Item Natureza das Alterações 00 18/12/17 - Emissão Inicial Treinamento recomendado:

Leia mais

OPERAÇÃO LOGISTICA CL RANDON

OPERAÇÃO LOGISTICA CL RANDON 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da Randon de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DO CANAL DE DENÚNCIAS

POLÍTICA DE GESTÃO DO CANAL DE DENÚNCIAS Página 1 de 6 POLÍTICA DE GESTÃO DO CANAL DE DENÚNCIAS OBJETIVO Esta Política atende a Resolução do Banco Central do Brasil nº 4.567 de 27 de abril de 2017 e visa estabelecer princípios e diretrizes para

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV DANA PTG

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV DANA PTG 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da DANA Divisão PTG de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS/CONSIDERAÇÕES

Leia mais

Manual de Geração Sped Fiscal Bloco K Registros K200 e K280 26/01/2019

Manual de Geração Sped Fiscal Bloco K Registros K200 e K280 26/01/2019 Manual de Geração Sped Fiscal Bloco K Registros K200 e K280 26/01/2019 EFD ICMS IPI Conceito do Bloco K O Bloco K é composto por uma série de registros com informações a serem declaradas no SPED Fiscal

Leia mais

RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO

RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO Aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 8 de maio de 2015 COMITÊ DE RISCOS E COMPLIANCE REGIMENTO INTERNO 1. Regimento. O presente

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ Junho de 2013

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ Junho de 2013 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ Junho de 2013 Elaboração: Gerencia de Riscos Revisão: Compliance Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO E ABRANGÊNCIA... 3 2. DEFINIÇÕES...

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS HIDROVER

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS HIDROVER 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES GERAIS

Leia mais

SETE BRASIL PARTICIPAÇÕES S.A.

SETE BRASIL PARTICIPAÇÕES S.A. SETE BRASIL PARTICIPAÇÕES S.A. CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO DOS COMITÊS COMITÊ DE GOVERNANÇA E ÉTICA APROVADO PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM 24 DE SETEMBRO DE 2014 SUMÁRIO I INTRODUÇÃO

Leia mais

INVENTÁRIO - CELULOSE

INVENTÁRIO - CELULOSE Página: 1 / 8 1. Setor: Armazéns Celulose 2. Abrangência: Terloc 3. Tarefa: Esta Instrução de Trabalho tem como objetivo descrever a sistemática para realização de inventário de celulose nos armazéns que

Leia mais

AUDITORIA INTERNA. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna

AUDITORIA INTERNA. Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna AUDITORIA INTERNA Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna 2015 Introdução Em 17/11/2015, a Controladoria Geral da União (CGU/PR) emitiu a Instrução Normativa nº 24 que estabelece o conteúdo

Leia mais

SISTEMA CORPORATIVO DE GESTÃO CÁLCULO DE COMISSÕES/INCENTIVOS ÀS VENDAS A&B

SISTEMA CORPORATIVO DE GESTÃO CÁLCULO DE COMISSÕES/INCENTIVOS ÀS VENDAS A&B 1. OBJETIVO SISTEMA CORPORATIVO DE GESTÃO 1 de 7 Definir padronização nos cálculos e controle das comissões e incentivos às vendas oferecidas pelo Grupo Prive ao A&B nas vendas de produtos existentes nos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE TI DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DO COMITÊ DE TI

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE TI DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DO COMITÊ DE TI REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE TI DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DO COMITÊ DE TI Artigo 1º. O Comitê de TI ( Comitê ) é órgão de assessoramento vinculado diretamente ao Conselho

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS PILKINGTON AGR

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS PILKINGTON AGR 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão, para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES GERAIS

Leia mais

Título Política de Gestão do Canal de Denúncias Data Publicação 05/09/2017

Título Política de Gestão do Canal de Denúncias Data Publicação 05/09/2017 de Gestão do Canal de Denúncias 01/08/2017 XXXXXXXX Diretoria/Compliance/ 1/7 de Gestão do Canal de Denúncias POLÍTICA DE GESTÃO DO CANAL DE DENÚNCIAS 1. OBJETIVO Esta atende a Resolução do Banco Central

Leia mais

I DA ELEIÇÃO II DOS CANDIDATOS

I DA ELEIÇÃO II DOS CANDIDATOS REGULAMENTO ELEITORAL PARA OS CARGOS DE DIRETOR (A), CHEFES DO CTIC, SERVIÇOS E LABORATÓRIOS E PARA REPRESENTANTE DOS SERVIDORES DO INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE

Leia mais

COMITÊ DE COMPLIANCE OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL REGIMENTO INTERNO

COMITÊ DE COMPLIANCE OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL REGIMENTO INTERNO COMITÊ DE COMPLIANCE OBSERVATÓRIO SOCIAL DO BRASIL REGIMENTO INTERNO Aprovado pelo Conselho de Administração em 04 de setembro de 2017. 1. OBJETIVO 1.1. Este Regimento Interno ( Regimento ) objetiva estabelecer

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL JOST REVISÃO: 02

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL JOST REVISÃO: 02 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da Jost de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES

Leia mais

Inventário Anual do Almoxarifado. Chefia do Departamento de Administração. Setor de Patrimônio. Setor de Patrimônio. Setor de Patrimônio

Inventário Anual do Almoxarifado. Chefia do Departamento de Administração. Setor de Patrimônio. Setor de Patrimônio. Setor de Patrimônio Inventário Anual do Almoxarifado Atividade Descrição Responsável Prazo Instrumentos de apoio 1 Solicitar ao Diretor-Geral a constituição de comissão especial para realizar o inventário anual, por amostragem,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE GESTÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE GESTÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ TÉCNICO ESTATUTÁRIO DE ESTRATÉGIA, ORGANIZAÇÃO E SISTEMA DE GESTÃO 1. Finalidade O Comitê Técnico Estatutário de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão ( Comitê ) é um

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS PILKINGTON OE

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CXS PILKINGTON OE 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão, para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da Pilkington (OE - Operação Marcopolo) de recebimento, armazenagem e expedição.

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DA INTEGRAÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DA INTEGRAÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DA INTEGRAÇÃO DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DO COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO DA INTEGRAÇÃO Artigo 1º. O Comitê de Acompanhamento da

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA DIRETOR DO ICICT

REGULAMENTO ELEITORAL PARA DIRETOR DO ICICT REGULAMENTO ELEITORAL PARA DIRETOR DO ICICT I DA ELEIÇÃO Art. 1 o A eleição para Diretor do ICICT, para o período 2013-2017, será realizada segundo normas estabelecidas neste Regulamento Eleitoral, respeitando

Leia mais

ESTOQUE EST. O Sistema de Estoque apresenta os seguintes menus:

ESTOQUE EST. O Sistema de Estoque apresenta os seguintes menus: ESTOQUE EST O Sistema de Estoque apresenta os seguintes menus: Lançamentos Entrada Lançamentos de Entrada Na tela de Lançamentos são registradas as entradas de produtos no estoque. Essas entradas podem

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL INTERCAST REVISÃO: 00

OPERAÇÃO LOGÍSTICA CL INTERCAST REVISÃO: 00 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da Intercast de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS / CONSIDERAÇOES

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV EPCOS

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV EPCOS 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística da de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS/CONSIDERAÇÕES GERAIS

Leia mais

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II Introdução Análise dos Estoques Como os estoques representam parcela substancial dos ativos das empresas, devem ser encarados como um fator potencial de geração de negócios e de lucros. Assim, cabe ao

Leia mais

PARTE B DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE COMPLIANCE

PARTE B DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE COMPLIANCE PARTE B DO MANUAL DE COMPLIANCE E GESTÃO DE RISCOS POLÍTICA DE COMPLIANCE I. APRESENTAÇÃO A Gestora mantém uma política de compliance abrangente e integrada que é alicerçada num sistema interno de controle

Leia mais

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV SCB NAKATA

OPERAÇÃO LOGÍSTICA GRV SCB NAKATA 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística de recebimento, armazenagem e expedição do fornecedor DANA SCB e DANA NAKATA

Leia mais

OPERAÇÃO LOGISTICA CL MATÉRIA-PRIMA FRAS-LE REVISÃO: 00

OPERAÇÃO LOGISTICA CL MATÉRIA-PRIMA FRAS-LE REVISÃO: 00 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para todos os colaboradores da Irapuru que estão envolvidos na operação logística De Matéria Prima Fras-le de recebimento, armazenagem e expedição. 2. REGRAS

Leia mais

Diretrizes Comitê de Risco Par Mais. Alterado em: Responsável: Modificações: 25/08/2016 Guilherme Alano Criação das diretrizes do Comitê de Risco.

Diretrizes Comitê de Risco Par Mais. Alterado em: Responsável: Modificações: 25/08/2016 Guilherme Alano Criação das diretrizes do Comitê de Risco. Diretrizes Comitê de Risco Par Mais Alterado em: Responsável: Modificações: 25/08/2016 Guilherme Alano Criação das diretrizes do Comitê de Risco. 1. Objetivos Este documento tem por objetivo definir os

Leia mais

Sistema AGHU. Manual do Almoxarifado/Suprimentos. Versão 5.1

Sistema AGHU. Manual do Almoxarifado/Suprimentos. Versão 5.1 Sistema AGHU Manual do Almoxarifado/Suprimentos Versão 5.1 Data da última atualização: 21/09/2017 HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Data da Modificação Alterado por Aprovado por Modificação 24/07/2017 Alterado

Leia mais

FLUXOGRAMA DE PROCESSOS

FLUXOGRAMA DE PROCESSOS COMERCIAL 1 CLIENTE CLIENTE COMERCIAL PROPOSTA COMERCIAL PLANEJAMENTO OPERACIONAL ANÁLISE CRÍTICA APROVADO? eficácia do processo: POP.C01.-Analise Critica Contrato ENCAMINHAR ACC PARA FATURAMENTO E COMUNICA

Leia mais