AULA 01 BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: SUGESTÕES DENTRO DA LINHA DE LIVROS ESQUEMATIZADOS : LIVROS DO PROFESSOR:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 01 BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: SUGESTÕES DENTRO DA LINHA DE LIVROS ESQUEMATIZADOS : LIVROS DO PROFESSOR:"

Transcrição

1 Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Tributário / Aula 01 Professor: Mauro Luís Rocha Lopes Monitora: Mariana Simas de Oliveira do professor, para dúvidas, sugestões, etc.: mauluis@gmail.com. AULA 01 CONTEÚDO DA AULA: Bibliografia. Introdução. O Estado e a necessidade de obtenção de receita. Receita Pública. Poder de Tributar. Direito Tributário. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA: Curso de Direito Tributário Hugo de Brito Machado Editora Malheiros. Comentários do professor: É um autor muito didático. Atualmente, ele tem algumas posições desencontradas da jurisprudência. Curso de Direito Financeiro e Tributário Ricardo Lobo Torres Editora Renovar. Comentários do professor: O livro traz aspectos de Direito Financeiro; é indicado para concursos no âmbito do Estado do Rio de Janeiro (Procuradorias do Estado e do Município). No entanto, não é um livro muito completo. Direito Tributário Brasileiro Luciano Amaro Editora Saraiva. Comentários do professor: É um livro que te faz raciocinar o tempo inteiro, pois o autor é bastante crítico. Manual de Direito Tributário Luiz Emygdio F. da Rosa Jr. Editora Renovar. Comentários do professor: É um livro analítico e se aproxima dos livros mais clássicos. SUGESTÕES DENTRO DA LINHA DE LIVROS ESQUEMATIZADOS : Direito Tributário Esquematizado Ricardo Alexandre Editora Método. Manual de Direito Tributário Eduardo Sabbag Editora Saraiva. LIVROS DO PROFESSOR: Direito Tributário Luís Mauro Rocha Lopes Editora Impetrus. O livro conta com impostos em espécie no final.

2 Processo Judicial Tributário Luís Mauro Rocha Lopes Editora Impetrus. Matéria do segundo semestre. Turma Flex B. O ESTADO E A NECESSIDADE DE OBTENÇÃO DE RECEITA Estado é um povo, situado em um território e submetido a um governo dotado de soberania. Alguns autores elencam no conceito de Estado um quarto elemento: a finalidade de anteder o interesse do povo (José Afonso da Silva). Não há controvérsia com relação à existência da finalidade, mas sim quanto ao fato dela ser um elemento autônomo do Estado. No entanto, é majoritária a ideia de que finalidade está dentro de governo, uma vez que este só existe para atender às finalidades da sociedade. Para que o governo atinja essa finalidade (interesse do povo) é necessária a realização de várias atividades como obras, serviços, entregas de bens, etc. Para desenvolver tal atividade o Estado precisa de recursos financeiros. Quando o Estado desenvolve a atividade como protagonista, ele aufere lucro. Quando ele exerce papel de mero agente regulador, mediador, a busca pelos recursos é feita diretamente no patrimônio do indivíduo. No Brasil, como se observa do art.170 da CRFB\88, impera o princípio da livre iniciativa no plano econômico, atuando o Estado não como protagonista, mas sim, em regra, como agente normativo e regulador da atividade econômica (art.174, CRFB\88) incentiva, fiscaliza e planeja. Art A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios: [...] Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei. *** Art Como agente normativo e regulador da atividade econômica, o Estado exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor público e indicativo para o setor privado. Apenas em caráter excepcional, o Estado pode explorar diretamente a atividade econômica, que é admitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, como se observa do art.173 da CRFB\88: Art Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

3 Quando o Estado explora diretamente a atividade econômica ele se submete ao princípio da livre concorrência. O parágrafo 2º do referido artigo (173) dispõe que as estatais não podem ter benesses fiscais não extensivas às empresas do setor privado. Por exemplo: o governo não pode instituir um beneficio fiscal à Caixa Econômica Federal sem fazê-lo ao setor privado. Art º - As empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado. A tributação é o instrumento de que se vale o Estado brasileiro para auferir recursos financeiros, assim podendo custear suas atividades em prol da coletividade, já que, em regra, não explora diretamente atividade econômica. Alguns autores afirmam que a tributação é o preço que se paga pela liberdade. Isso porque, nas economias estatizadas, como é o caso da China, o Estado não tem a tributação como principal fonte de receita e, em contrapartida, limita a liberdade, a propriedade privada, etc. RECEITA PÚBLICA Conceito Receita pública é toda a quantia recolhida aos cofres públicos não sujeita à restituição, ou seja, que integre o patrimônio público em caráter definitivo. Note-se que nem toda receita pública é tributária, apesar do tributo ser a principal. No Direito Financeiro há a chamada entrada ou ingresso, que seria toda a quantia recolhida aos cofres públicos. Exemplo: A caução é mero ingresso, mas não é receita, pois não há presunção de definitividade. Classificação Receita Originária Deriva do patrimônio. Patrimonial -preço ou preço quase privado Pública Há autonomia da vontade. Empresarial - preço público ou tarifa. Derivada Deriva de atividade impositiva do Estado. Não há autonomia da vontade.

4 Receita pública originária Receitas públicas originárias são aquelas que derivam do patrimônio do Estado e são chamadas de: (i) patrimoniais (também denominadas de preços ou de preços quase privados); (ii) empresariais (preço público ou tarifas). As receitas patrimoniais, como o nome diz, decorrem da exploração do patrimônio estatal, enquanto a receita empresarial deriva do exercício de atividade econômica pelo Estado. Seja patrimonial ou empresarial, a característica marcante da receita originária é a sua contratualidade. Isso é, há autonomia de vontade na formação da receita pública originária. Ninguém pode ser obrigado a pagar tarifa, preço público, preço ou preço quase privado. Trata-se de uma obrigação ex voluntate. Receita Pública derivada A receita pública derivada é fundada na atividade impositiva ou coercitiva do Estado, decorrendo do poder de império estatal. O seu exercício independe da vontade do particular. O Estado invade o patrimônio do particular e tira dali parte dele para compor a receita pública derivada. Esse tipo de receita é comumente representada pelos tributos e pelas multas (qualquer que seja a sua natureza). Há, também, reparações de guerra, etc. No caso da receita pública originária, a obrigação que antecede a sua formação decorre de acordo de vontade entre as partes (obrigação ex voluntate), enquanto nas hipóteses de receita pública derivada a obrigação antecedente decorre da lei (obrigação ex lege). Diferença entre preço público e taxa O STF utilizou essa distinção para diferenciar preço público de taxa (que é espécie de tributo), dispondo na súmula 545 o seguinte: S Preços de serviços públicos e taxas não se confundem, porque estas, diferentemente daqueles, são compulsórias e tem sua cobrança condicionada a prévia autorização orçamentária, em relação a lei que as instituiu. Exemplo: serviço de fornecimento de energia elétrica é preço público, pois há possibilidade de se viver sem energia elétrica, sendo uma opção do individuo aderir ou não ao serviço prestado.

5 PODER DE TRIBUTAR O poder de tributar, que é exercido através de lei, consiste na faculdade que tem o Estado de impor tributos para custear as suas necessidades, no exercício de sua soberania. Num estado federal como o nosso, o poder de tributar necessariamente tem que ser repartido, descentralizado, para que todas as entidades que compõem a nossa federação gozem de capacidade tributária. A partir daí, surge o instituto da competência tributária fração do poder de tributar deferida a cada entidade da federação. Considerando que somente a receita tributária do ente federativo não é suficiente desempenhar as suas atividades, por isso, a par da competência tributária, a CRFB\88 também prevê a repartição de receitas tributárias. DIREITO TRIBUTÁRIO É o ramo do direito público que abriga as normas reguladoras das relações entre o Estado, como ente impositor de tributos, penalidades tributárias e deveres instrumentais, e as pessoas que se sujeitam a tais imposições. O Direito Tributário tem uma autonomia recente. O Direito Financeiro tem como objeto o estudo de quatro títulos: (i) receita; (ii) despesa; (iii) orçamento; (iv) crédito. O Direito Tributário estaria inserido em receita, pois o tributo é uma espécie de receita. Após ganhar autonomia relativa, através da CRFB\88 e de vários autores que começaram a escrever sobre o tema, por exemplo, o Direito Tributário ganhou autonomia em relação ao Direito Financeiro.

Departamento de Direito I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA II EMENTA

Departamento de Direito I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA II EMENTA Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Jurídicas Departamento de Direito I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Curso DIREITO TRIBUTARIO I DIREITO - NOTURNO Código DIR - 5533 Número horas-aula

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO INTRODUÇÃO

DIREITO TRIBUTÁRIO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Para fazer frente às despesas públicas, o Estado precisa angariar recursos. A fim de que não haja arbitrariedades, a Constituição estabelece limites ao poder tributário, que são os princípios:

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO FINANCEIRO TRIBUTÁRIO (COD. ENEX 60136) ETAPA: 7ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

30/08/2014 DIREITO TRIBUTÁRIO RECEITAS: DIREITO TRIBUTÁRIO E DIREITO FINANCEIRO

30/08/2014 DIREITO TRIBUTÁRIO RECEITAS: DIREITO TRIBUTÁRIO E DIREITO FINANCEIRO E DIREITO FINANCEIRO Paula Freire Ribeirão Preto 2014 Atividade financeira do Estado. Compreende: receitas públicas, despesas públicas, créditos públicos e orçamento. O direito tributário está contido

Leia mais

TRIBUTO Conceito legal

TRIBUTO Conceito legal Conceito legal Art. 3º. Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade

Leia mais

PROGRAMA DIDÁTICO. COMPONENTE CURRICULAR: Direito Tributário II (Sexta-feira - 18h50min às 20h30min e 20h40min às 22h20min) CARGA HORÁRIA: 80 horas

PROGRAMA DIDÁTICO. COMPONENTE CURRICULAR: Direito Tributário II (Sexta-feira - 18h50min às 20h30min e 20h40min às 22h20min) CARGA HORÁRIA: 80 horas CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO PROGRAMA DIDÁTICO COMPONENTE CURRICULAR: Direito Tributário II (Sexta-feira - 18h50min às 20h30min e 20h40min às 22h20min) CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80 horas PROFESSOR (ES): RICARDO

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO RECEITAS PÚBLICAS

DIREITO FINANCEIRO RECEITAS PÚBLICAS DIREITO FINANCEIRO RECEITAS PÚBLICAS I. ENTRADAS 1. O conceito de receitas públicas não se confunde com o conceito de entradas (cauções, fianças, depósitos, empréstimos contraídos pelo poder público, etc).

Leia mais

Tópico 3. Classificação econômica da Receita. Conceitos e estágios da receita.

Tópico 3. Classificação econômica da Receita. Conceitos e estágios da receita. Tópico 3. Classificação econômica da Receita. Conceitos e estágios da receita. 1. (CGU/2008/Área geral) Sobre os conceitos e classificações relacionados com Receita Pública, assinale a opção correta. a)

Leia mais

Prof.ª Dr.ª Karoline Marchiori de Assis

Prof.ª Dr.ª Karoline Marchiori de Assis Entrada e Receita Prof.ª Dr.ª Karoline Marchiori de Assis Receitas Atividades Financeiras do Estado Mecanismos Universais para Dinheiro para as Despesas Públicas Extorsões sobre outros povos Doações voluntárias

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Receita Pública Parte 1 Prof. Sergio Barata Art. 2, 4º, Portaria Int. STN/SOF nº 163/2001 - Válido para União a partir de 2016 - Válido para Estados, DF e Municípios

Leia mais

Receitas Públicas. Entes tributantes, pessoas jurídicas de direito público interno, a União, os Estados-membros, os Municípios e o Distrito Federal.

Receitas Públicas. Entes tributantes, pessoas jurídicas de direito público interno, a União, os Estados-membros, os Municípios e o Distrito Federal. Eduardo Sabbag Resumos gráficos de direito Tributário DIREITO TRIBUTÁRIO Conceito Direito Tributário é o conjunto de normas do Direito Público que regulamenta o comportamento dos particulares na condução

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/10/2017 PRINCÍPIO DA NÃO LIMITAÇÃO AO TRAFEGO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/10/2017 PRINCÍPIO DA NÃO LIMITAÇÃO AO TRAFEGO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 03/10/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 10 Princípios Tributários PRINCÍPIO DA NÃO LIMITAÇÃO AO TRAFEGO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE DIREITO PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: Direito DISCIPLINA: Direito Financeiro PERÍODO MINISTRADO: SEMESTRE/ANO: 2/2013 PROFESSOR: Me. Aldemario Araujo Castro CÓD. CURSO: CÓD. CURRÍCULO: 2. EMENTA: Atividade

Leia mais

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira

As sociedades empresárias no Código Civil. José Rodrigo Dorneles Vieira As sociedades empresárias no Código Civil José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br 1. A LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL: ANÁLISE GERAL 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPRESÁRIO Conceito de empresário A questão

Leia mais

Sistema Tributário Nacional

Sistema Tributário Nacional Sistema Tributário Nacional Considerações Iniciais Direito Direito e Contabilidade como Ciências Ciência das Normas obrigatórias que disciplinam as relações dos homens em sociedade. É o conjunto das normas

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Prof. IRAPUÃ BELTRÃO.

DIREITO FINANCEIRO. Prof. IRAPUÃ BELTRÃO. DIREITO FINANCEIRO irapua.beltrao@agu.gov.br 2 ESTADO COMO GRANDE CONSUMIDOR DE RIQUEZA Para organizar e manter a imensa rede de serviços Trabalho das pessoas Consumo e titularidade de várias coisas (entre

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL. Profª Luciana Romano Morilas

TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL. Profª Luciana Romano Morilas TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL Profª Luciana Romano Morilas Regime jurídico da livre iniciativa Art. 170 - A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO. Direito Tributário CARGA HORÁRIA. SEMANAL: 03 Horas-aula ANUAL: 105 H DOCENTE RESPONSÁVEL

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO. Direito Tributário CARGA HORÁRIA. SEMANAL: 03 Horas-aula ANUAL: 105 H DOCENTE RESPONSÁVEL ANO LETIVO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO SÉRIE TURNO 2019 4º ano Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito Tributário CARGA HORÁRIA SEMANAL: Horas-aula ANUAL: 105 H DOCENTE RESPONSÁVEL Professor Mestre

Leia mais

AULA 03. Conteúdo da aula: Tributo; Classificação Qualitativa; Impostos; Conceito.

AULA 03. Conteúdo da aula: Tributo; Classificação Qualitativa; Impostos; Conceito. Turma e Ano: Master A (2015) Matéria / Aula: Direito Tributário / Aula 03 Professor: Vanessa Siqueira Monitora: Evellyn Nobre AULA 03 Conteúdo da aula: Tributo; Classificação Qualitativa; Impostos; Conceito.

Leia mais

Sistema Tributário Nacional

Sistema Tributário Nacional A estrutura de um sistema tributário não se forma pelo lado da receita, mas do gasto público. Forma-se a partir da investigação de quais são os tributos necessários para a satisfação das necessidades coletivas.

Leia mais

Receita: classificações e etapas.

Receita: classificações e etapas. Receita: classificações e etapas. 1. (CGU/2008/Área geral) Sobre os conceitos e classificações relacionados com Receita Pública, assinale a opção correta. a) Toda receita orçamentária efetiva é uma receita

Leia mais

AULA 07. Conteúdo da aula: Empréstimos Compulsórios; Conceito; Requisitos; Natureza Jurídica.

AULA 07. Conteúdo da aula: Empréstimos Compulsórios; Conceito; Requisitos; Natureza Jurídica. Turma e Ano: Master A (2015) Matéria / Aula: Direito Tributário / Aula 07 Professor: Vanessa Siqueira Monitora: Evellyn Nobre AULA 07 Conteúdo da aula: Empréstimos Compulsórios; Conceito; Requisitos; Natureza

Leia mais

IUS RESUMOS. Tributos e Competência Tributária. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. Tributos e Competência Tributária. Organizado por: Samille Lima Alves Tributos e Tributária Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. TRIBUTOS E COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA... 3 1. Caracterizando o tributo... 3 1.1 Conceito... 3 1.2 Classificação dos tributos... 4 2 tributária...

Leia mais

Aula 07 ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS. O art. 4.º do CTN define um critério para a identificação das espécies tributárias.

Aula 07 ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS. O art. 4.º do CTN define um critério para a identificação das espécies tributárias. Página1 Curso/Disciplina: Direito Tributário Aula: Espécies Tributárias 07 Professor (a): Mauro Lopes Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 07 ESPÉCIES TRIBUTÁRIAS O nome que a lei dá

Leia mais

ESTADO, FINANÇAS PÚBLICAS EATIVIDADE FINANCEIRA... 3

ESTADO, FINANÇAS PÚBLICAS EATIVIDADE FINANCEIRA... 3 SUMÁRIO Apresen tação Introdução........ IX............................... XIX PARTE I - NOÇÕES GERAIS................... Capítulo 1 ESTADO, FINANÇAS PÚBLICAS EATIVIDADE FINANCEIRA.......................

Leia mais

Simples Nacional e a Tributação pelo Lucro Presumido. Prof. Dr. Paulo Caliendo Professor PUCRS

Simples Nacional e a Tributação pelo Lucro Presumido. Prof. Dr. Paulo Caliendo Professor PUCRS + Simples Nacional e a Tributação pelo Lucro Presumido Prof. Dr. Paulo Caliendo Professor PUCRS + Quaestione Disputatae O Simples Nacional é preferível ao Lucro Presumido? Questão óbvia: a resposta deveria

Leia mais

Organização da Aula 4. Gestão do Orçamento Público. Aula 4 CONTEXTUALIZAÇÃO INSTRUMENTALIZAÇÃO. Receitas e Despesas Públicas

Organização da Aula 4. Gestão do Orçamento Público. Aula 4 CONTEXTUALIZAÇÃO INSTRUMENTALIZAÇÃO. Receitas e Despesas Públicas Organização da Aula 4 Gestão do Orçamento Público Aula 4 Receitas e Despesas Públicas Receita pública; Despesa pública; Relação entre receitas e despesas. Prof. Nivaldo Vieira Lourenço CONTEXTUALIZAÇÃO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Econômica e Financeira Intervenção do Estado no domínio econômico Profª. Fabiana Coutinho - Classificação de Eros Grau nas formas de intervenção do Estado na ordem econômica:

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais CIDE Parte 2. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Federais CIDE Parte 2. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Federais CIDE Parte 2 Formas de intervenções do Estado Eros Grau: Afirmada a adequação do uso do vocábulo intervenção, para referir atuação estatal no campo da atividade econômica

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Princípios Gerais da Atividade Econômica Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional TÍTULO VII Da Ordem Econômica e Financeira CAPÍTULO I DOS

Leia mais

Prof. Francisco C. E. Mariotti

Prof. Francisco C. E. Mariotti Prof. Francisco C. E. Mariotti A RECEITA PÚBLICA Receitas públicas são os recursos previstos em legislação e arrecadados pelo poder público com a finalidade de realizar gastos que atenda as necessidades

Leia mais

Tributos. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda

Tributos. Profª. MSc. Maria Bernadete Miranda Tributos Objetivos O presente curso tem por objetivo apresentar a definição de Tributo e a diferença entre Imposto, Taxa e Contribuição de Melhoria, seguindo-se as conclusões. Metodologia A metodologia

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidade recíproca alcance subjetivo. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar. Imunidade recíproca alcance subjetivo. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar alcance subjetivo Prof. Marcello Leal Alcance subjetivo Administração indireta CRFB/88, Art. 150, 2º - A vedação do inciso VI, "a", é

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 12/03/2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 12/03/2018 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 05 Aula Ministrada pelo Prof. Rubens Kindlman 12/03/2018 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 05 Espécies Tributárias. As espécies de tributos são as que

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

Planejamento Tributário Empresarial

Planejamento Tributário Empresarial Planejamento Tributário Empresarial 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani M O M E N T O D E R E F L E X Ã O 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani 21/02/2016 Profa. Silvia Bertani Planejamento Tributário atividade

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA O Brasil constitui uma República Federativa integrada pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios que, de acordo com o Código Civil, são considerados pessoas jurídicas

Leia mais

ARTIGO: Uma abordagem sobre a natureza jurídica das

ARTIGO: Uma abordagem sobre a natureza jurídica das ARTIGO: Uma abordagem sobre a natureza jurídica das contribuições especiais Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: este artigo aborda a natureza e o regime jurídico da chamada contribuição especial,

Leia mais

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira.

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira. DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 02-07411 Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Financeiro. Receita Pública. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Financeiro. Receita Pública. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Período 2015 2016 1) FCC - Procurador (TCM-RJ)/TCM-RJ/2015 Para a doutrina, receita não se confunde com ingresso, porque ingresso compreende toda quantia recebida pelos

Leia mais

RECEITA ORÇAMENTÁRIA

RECEITA ORÇAMENTÁRIA RECEITA ORÇAMENTÁRIA Receita Orçamentária Efetiva é aquela que, no momento do reconhecimento do crédito, aumenta a situação líquida patrimonial da entidade. Constitui fato contábil modificativo aumentativo.

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Programa de DIREITO TRIBUTÁRIO I 3º Período: 60 h/a. Aula: Teórica 1- EMENTA Noções preliminares de Direito Financeiro, Ciência das Finanças e Direito Tributário. Orçamento: Receitas e Despesas. Planos

Leia mais

Questões de AFO para ESAF IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4

Questões de AFO para ESAF IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 4 Tópico 4 1. (CGU/2008/Área geral) Sobre os conceitos e classificações relacionados com Receita Pública, assinale a opção correta. a) Toda receita orçamentária efetiva é uma receita primária, mas nem toda

Leia mais

Aula 1. Introdução. Ressalta-se, portanto, que a autonomia do processo judicial tributário ainda não foi concretizada.

Aula 1. Introdução. Ressalta-se, portanto, que a autonomia do processo judicial tributário ainda não foi concretizada. Página1 Curso/Disciplina: Processo Judicial Tributário Aula: Processo Judicial Tributário - 01 Professor (a): Mauro Lopes Monitor (a): Caroline Gama Aula 1 Introdução Contato do professor (e-mail) 1 :

Leia mais

Direito Tributário. Aula 10. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 10. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 10 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO TRIBUTOS EM ESPÉCIE TAXAS Art. 77 As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições,

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Ingressos Tributários. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Ingressos Tributários. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Receita Pública Ingressos Tributários Prof. Thamiris Felizardo Estado Democrático e Social de Direito: vive precipuamente dos ingressos tributários, reduzindo, pela privatização de

Leia mais

Aula 01. Apresentação do Professor:

Aula 01. Apresentação do Professor: Curso/Disciplina: Direito Administrativo Aula: Apresentação da Disciplina e Introdução ao Estado Gerencial Brasileiro - Aula 01 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Kelly Silva Aula 01 Apresentação

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO I Código da Disciplina: JUR 258 Curso: Direito Semestre de oferta da disciplina: 8º Faculdade responsável: DIREITO Programa em vigência a partir de:

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: Introdução: Serviço Público. Administração Pública. Contabilidade Pública. Regimes Contábeis.

Resumo Aula-tema 01: Introdução: Serviço Público. Administração Pública. Contabilidade Pública. Regimes Contábeis. Resumo Aula-tema 01: Introdução: Serviço Público. Administração Pública. Contabilidade Pública. Regimes Contábeis. Ainda hoje no Brasil, são raras as pesquisas e publicações na área da Contabilidade Pública

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. NÍVEL DE ENSINO: Graduação CARGA HORÁRIA: 80h PROFESSOR-AUTOR: Evandro Sérgio Lopes da Silva APRESENTAÇÃO

DIREITO TRIBUTÁRIO. NÍVEL DE ENSINO: Graduação CARGA HORÁRIA: 80h PROFESSOR-AUTOR: Evandro Sérgio Lopes da Silva APRESENTAÇÃO NÍVEL DE ENSINO: Graduação CARGA HORÁRIA: 80h PROFESSOR-AUTOR: Evandro Sérgio Lopes da Silva DIREITO TRIBUTÁRIO APRESENTAÇÃO O curso tem por objetivo principal abordar a teoria geral e os conceitos básicos

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Empresa Pública Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA (EMPRESAS ESTATAIS) A Constituição

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO ECONÔMICO E FINANCEIRO NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO ECONÔMICO E FINANCEIRO NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 8º (Turmas A e B) CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO ECONÔMICO E FINANCEIRO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Teoria

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o EMENTA: Direito Tributário. Tributos. Conceitos e limitações ao poder de tributar. Competência e Legislação Tributária. Interpretação e integração da norma tributária. I NOÇÕES INTRODUTÓRIAS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula

Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula PLANO DE CURSO DISCIPLINA: TEORIA DA CONSTITUIÇÃO (CÓD.: ENEX 60113) ETAPA: 1ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

Direito Tributário Noções Básicas

Direito Tributário Noções Básicas Necessidades Públicas Direito Tributário Noções Básicas Profª: Vera Beatriz S. de Oliveira email: verabeatrizz@gmail.com É a necessidade que tem um interesse geral em determinado grupo social e é satisfeita

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO I (DEF 0416) Professores: Luís Eduardo Schoueri Roberto Quiroga

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA

ORDEM JURÍDICA FINANCEIRA Conceito É o conjunto ordenado de princípios, normas jurídicas e proposições prescritivas nãonormativas relacionadas à atividade financeira do Estado Finalidade disciplinar a atividade financeira exercida

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I DOUTRINA BÁSICA DE DIREITO FINANCEIRO

SUMÁRIO CAPÍTULO I DOUTRINA BÁSICA DE DIREITO FINANCEIRO Direito Financeiro SUMÁRIO CAPÍTULO I DOUTRINA BÁSICA DE DIREITO FINANCEIRO 1 O DIREITO FINANCEIRO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS... 21 1.1 O Estado e a atividade financeira... 21 1.2 Necessidades que não podem

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Receita Pública Classificação da Receita Orçamentária Parte 5 Prof. Sergio Barata Receitas Intraorçamentárias Classificação da Receita Orçamentária 25) (CESPE -

Leia mais

de fato, pertencê-la. Como exemplo, pode-se citar os depósitos e as retenções. CLASSIFICAÇÃO LEGAL DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA Em conformidade com o Manua

de fato, pertencê-la. Como exemplo, pode-se citar os depósitos e as retenções. CLASSIFICAÇÃO LEGAL DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA Em conformidade com o Manua CONTABILIDADE PÚBLICA AULA 01: ELEMENTOS DE CONTABILIDADE GERAL. ASPECTOS GERAIS DE RECEITA E DESPESA PÚBLICA SUPRIMENTO DE FUNDOS E RESTOS A PAGAR TÓPICO 02: RECEITA PÚBLICA VERSÃO TEXTUAL Definição Receita

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO II (DEF 0417) Professores: Luís Eduardo Schoueri e Roberto Quiroga

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Sociedade de Economia Mista Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo EMPRESA PÚBLICA E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA (EMPRESAS ESTATAIS) A

Leia mais

Prof. GUSTAVO BICALHO FERREIRA. No Aprovação de hoje abordarei importante assunto de AFO: Receita Pública.

Prof. GUSTAVO BICALHO FERREIRA. No Aprovação de hoje abordarei importante assunto de AFO: Receita Pública. No Aprovação de hoje abordarei importante assunto de AFO: Receita Pública. RECEITA PÚBLICA Receita Pública é a soma de ingressos orçamentários (impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos)

Leia mais

Resumo Aula-tema 03: Receita Pública

Resumo Aula-tema 03: Receita Pública Resumo Aula-tema 03: Receita Pública A fim de fazer face às próprias necessidades de manutenção e investimentos, o Estado dispõe de recursos ou rendas que lhe são entregues pela contribuição da coletividade.

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Características. o Fatos Geradores. Art. 145, II, CF + Art. 77, CTN. Tributo vinculado/contraprestacional. Espécies: Serviços Públicos.

Características. o Fatos Geradores. Art. 145, II, CF + Art. 77, CTN. Tributo vinculado/contraprestacional. Espécies: Serviços Públicos. Taxas Características o Fatos Geradores Art. 145, II, CF + Art. 77, CTN Tributo vinculado/contraprestacional Espécies: Polícia Serviços Públicos Taxa de Polícia Conceito de Poder de Polícia (Art. 78, CTN)

Leia mais

Direito Tributário. Aula 09. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Tributário. Aula 09. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Tributário Aula 09 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

Espécies de Contribuições do art. 149, CF:

Espécies de Contribuições do art. 149, CF: 1.4.7.1. Espécies de Contribuições do art. 149, CF: Prof. Alberto Alves www.editoraferreira.com.br A Constituição de 1988 confere à União três espécies de contribuições: as sociais, as de intervenção no

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

3) Acerca da Ordem Econômica e Financeira, conforme disciplinada pela Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que

3) Acerca da Ordem Econômica e Financeira, conforme disciplinada pela Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA EXERCÍCIOS 1) Ao disciplinar a atividade econômica do Estado, a Constituição da República prevê que A)empresas públicas e sociedades de economia mista que explorem atividade

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina DIREITO TRIBUTÁRIO III: APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, SISTEMAS DE AVALIAÇÃO, INSTRUÇÕES CORRELATAS E NOÇÕES GERAIS DE IMPOSTOS Prof. Thiago Gomes Apresentação da Disciplina 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

Leia mais

DESCOMPLICANDO. Direito Tributário. Rafael Novais. 2ª edição revisada, atualizada e ampliada Recife PE

DESCOMPLICANDO. Direito Tributário. Rafael Novais. 2ª edição revisada, atualizada e ampliada Recife PE Coordenação Sabrina Dourado COLEÇÃO DESCOMPLICANDO Direito Tributário Rafael Novais 2ª edição revisada, atualizada e ampliada Recife PE 2016 Descomp Dir Tributario 2ed MIOLO.indb 3 02/05/2016 18:18:48

Leia mais

Conclusão (Deferido ou Indeferido)

Conclusão (Deferido ou Indeferido) Cargo: S03 - AUDITOR FISCAL ÁREA 01 - ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA Disciplina: DIREITO TRIBUTARIO Questão Justificativa Conclusão (Deferido ou Indeferido) Resposta Alterada para: 21 23 24 25 26 O recurso não

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS RECEITAS

CLASSIFICAÇÃO DAS RECEITAS CLASSIFICAÇÃO DAS RECEITAS 1 Divisão Inicial ORÇAMENTÁRIA: recursos financeiros que entram para os cofres estatais, provindos de quaisquer fontes, a fim de acorrer às Despesas Orçamentárias e adicionais.

Leia mais

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada

Obrigação Tributária e Sujeitos. Professor Ramiru Louzada Obrigação Tributária e Sujeitos Professor Ramiru Louzada Critérios da Regra Matriz: Material Espacial Temporal Pessoal Quantitativo Antecedente/Descritor Consequente/Prescritor Antecedente: elementos da

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Classificação da Receita Pública Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. Classificação da Receita Pública Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Receita Pública Classificação da Receita Pública Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo 1) Quanto a origem (classificação doutrinária) a) Receitas públicas originárias: também chamadas de

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

O REGIME JURÍDICO DAS TAXAS BLOCO III. Paulo Honório de Castro Júnior D I R E I T O T R I B U T Á R I O. Especialista em Direito Tributário

O REGIME JURÍDICO DAS TAXAS BLOCO III. Paulo Honório de Castro Júnior D I R E I T O T R I B U T Á R I O. Especialista em Direito Tributário O REGIME JURÍDICO DAS TAXAS D I R E I T O T R I B U T Á R I O BLOCO III Paulo Honório de Castro Júnior Especialista em Direito Tributário CURRÍCULO RESUMIDO Graduado em Direito pela Universidade Federal

Leia mais

SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 NOTA DO AUTOR CAPÍTULO I. ANOTAÇÕES EM DIREITO ECONÔMICO

SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 NOTA DO AUTOR CAPÍTULO I. ANOTAÇÕES EM DIREITO ECONÔMICO SUMÁRIO PREFÁCIO... 9 NOTA DO AUTOR... 11 CAPÍTULO I. ANOTAÇÕES EM DIREITO ECONÔMICO 1 PRIMEIRAS NOÇÕES... 23 1.1 Surgimento do... 23 1.2 Conceito de... 24 1.3 O como um ramo autônomo do Direito... 25

Leia mais

Evolução da Disciplina. Direito Constitucional CONTEXTUALIZAÇÃO INSTRUMENTALIZAÇÃO

Evolução da Disciplina. Direito Constitucional CONTEXTUALIZAÇÃO INSTRUMENTALIZAÇÃO Evolução da Disciplina Direito Constitucional Aula 1: Evolução histórica das constituições brasileiras Aula 2: Princípios fundamentais Aula 3: Direitos e garantias fundamentais Prof. Silvano Alves Alcantara

Leia mais

Direito Administrativo

Direito Administrativo Direito Administrativo Autarquias Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Administrativo ADMINISTRAÇÃO INDIRETA Já estudamos que a Descentralização Administrativa ocorre quando

Leia mais

AULA 06. Critérios de Distinção entre preço público e taxa de serviço:

AULA 06. Critérios de Distinção entre preço público e taxa de serviço: Turma e Ano: Master A (2015) Matéria / Aula: Direito Tributário / Aula 06 Professor: Vanessa Siqueira Monitora: Evellyn Nobre AULA 06 Conteúdo da aula: Contribuições de Melhoria; Conceito; Limites. Critérios

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br O papel do Estado na estrutura econômica Cláudia Ajaj O texto constitucional de 1988 autorizou o Estado a intervir no domínio econômico como agente normativo e regulador, com a finalidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação. Lei Estadual n Parte 2 Prof. Cláudio Alves

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação. Lei Estadual n Parte 2 Prof. Cláudio Alves ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Com relação aos créditos adicionais, esta lei segue os mesmos parâmetros da Lei 4.320/64, que da mesma forma são definidos como sendo

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Orçamento: Aspectos Gerais. Natureza e Funções do Orçamento Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Orçamento: Aspectos Gerais. Natureza e Funções do Orçamento Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Orçamento: Aspectos Gerais Natureza e Funções do Orçamento Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo CONCEITO DE ORÇAMENTO COMO INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO Para o professor Aliomar Baleeiro,

Leia mais

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Contratos Administrativos Entes da Administração Pública...

Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes Públicos Contratos Administrativos Entes da Administração Pública... Sumário DIREITO ADMINISTRATIVO... 15 1. Agentes Públicos... 15 2. Controle da Administração Pública... 24 3. Contratos Administrativos... 51 4. Entes da Administração Pública... 61 5. Improbidade Administrativa...

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA. Receita Pública

CONTABILIDADE PÚBLICA. Receita Pública CONTABILIDADE PÚBLICA Receita Pública RECEITA PÚBLICA 2 É o conjunto de recursos financeiros que a Administração Pública arrecada com vistas a fazer frente às despesas decorrentes do cumprimento de suas

Leia mais

2ª Fase Prática Tributaria Prof. Roberta Boldrin

2ª Fase Prática Tributaria Prof. Roberta Boldrin 2ª Fase Prática Tributaria Prof. Roberta Boldrin Determinada instituição de educação sem fins lucrativos foi autuada pelo Estado X, em razão do descumprimento de obrigação acessória prevista na legislação

Leia mais

Aula 09. Contribuições parafiscais: Elementos caracterizadores, espécies e cotejo com as contribuições do Direito Comparado.

Aula 09. Contribuições parafiscais: Elementos caracterizadores, espécies e cotejo com as contribuições do Direito Comparado. Página1 Curso/Disciplina: Direito Tributário / Espécies Tributárias Aula: Direito Tributário / Espécies Tributárias 09 Professor (a): Vanessa Siqueira Monitor (a): Caroline Gama Aula 09 Contribuições parafiscais:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 17/10/2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 17/10/2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO - 03 Aula Ministrada pelo Prof. Pedro Bonifácio 17/10/2017 E-mail: tributario@legale.com.br AULA 13 LEGISLAÇÃO TRIBUTARIA Em virtude de litígios entre as partes

Leia mais

RECEITAS TRIBUTÁRIAS

RECEITAS TRIBUTÁRIAS Atividade tributária inerente ao Estado principal meio de obtenção de receitas públicas representa interferência estatal na riqueza privada mecanismo de supressão da riqueza privada com fundamento na supremacia

Leia mais

RETIFICAÇÃO 001/2018 Ao Edital 001/ ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO PMCB

RETIFICAÇÃO 001/2018 Ao Edital 001/ ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO PMCB RETIFICAÇÃO 001/2018 Ao Edital 001/2018 - ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO PMCB A G-Strategic Gestão, Assessoria, Serviços e Logística, torna pública a RETIFICAÇÃO ao Edital 001/2018 abertura do concurso público

Leia mais

4 - A LOA compreende, entre outros, o orçamento de investimento de todas as empresas de que a União participe.

4 - A LOA compreende, entre outros, o orçamento de investimento de todas as empresas de que a União participe. Orçamento Público CF/88 (CESPE SAD/PE Analista de Controle Interno Especialidade: Finanças Públicas/2010) - A seção II do capítulo referente às finanças públicas, estabelecido na CF, regula os denominados

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, EMENTA E INFORMAÇÕES CORRELATAS Prof. Thiago Gomes Apresentação da Disciplina 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Estágio Supervisionado

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA, EMENTA E INFORMAÇÕES CORRELATAS Prof. Thiago Gomes Apresentação da Disciplina 1. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Estágio Supervisionado

Leia mais