4 - A LOA compreende, entre outros, o orçamento de investimento de todas as empresas de que a União participe.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 - A LOA compreende, entre outros, o orçamento de investimento de todas as empresas de que a União participe."

Transcrição

1 Orçamento Público CF/88 (CESPE SAD/PE Analista de Controle Interno Especialidade: Finanças Públicas/2010) - A seção II do capítulo referente às finanças públicas, estabelecido na CF, regula os denominados orçamentos. Tendo por parâmetro as normas constantes dessa seção, julgue os itens: 1 O Poder Executivo deve publicar, até trinta dias após o encerramento de cada semestre, relatório resumido da execução orçamentária. 2 A Lei Orçamentária Anual (LOA) não deve conter dispositivo estranho à previsão de receita e à fixação de despesa, não se incluindo, nessa proibição, a autorização para abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. 3 - Os projetos de lei relativos ao Plano Plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais devem ser apreciados pela Câmara dos Deputados, que, após aprovação, deve remetê-los ao presidente da República. 4 - A LOA compreende, entre outros, o orçamento de investimento de todas as empresas de que a União participe. 5 - A abertura de crédito extraordinário somente deve ser admitida para atender a despesas decorrentes de inícios de programas ou projetos não incluídos na LOA. (CESPE SAD/PE Analista de Controle Interno Especialidade: Finanças Públicas/2010) - O projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 6 - poderá ser emendado durante a sua execução para transferir dotação orçamentária de anulação de despesa de pessoal.

2 7 - poderá ser emendado com o fim de corrigir erros ou omissões. 8 - deverá ser compatível com a lei de diretrizes orçamentárias nos seus três exercícios anteriores. 9 - não poderá vincular receita para despesas relativas a gastos com atividade da administração tributária deverá conter o orçamento fiscal, que se refere aos investimentos das empresas em que a União detenha a maioria do capital social com direito a voto. (CESPE TRE/BA Analista Judiciário Área: Administrativa ) - Acerca do orçamento público no Brasil, julgue os itens subsequentes O processo orçamentário é autossuficiente: cada etapa do ciclo orçamentário envolve elaboração e aprovação de leis independentes umas das outras No período do regime autoritário ( ), o processo orçamentário brasileiro foi completamente reorganizado com o fortalecimento do Poder Legislativo e a recuperação do orçamento fiscal, que expressava a totalidade das receitas e das despesas públicas (CESPE MJ/DPF Agente de Polícia Federal 2009) - É função do Ministério da Justiça fazer que o governo federal contemple em seu orçamento, que terá vigência de quatro anos, os recursos necessários ao pleno funcionamento do Departamento de Polícia Federal (CESPE TRE/MT Analista Judiciário Área: Administrativa 2010) - No âmbito do processo orçamentário público, a autorização para a concessão de vantagens ou aumentos de remuneração de servidores públicos deve constar na lei de diretrizes orçamentárias.

3 (CESPE TRE/GO Analista Judiciário - Área: Administrativa 2009) - As peculiaridades do processo de elaboração e execução orçamentária no Brasil incluem o(a) 15 - seu caráter impositivo insignificante proporção de créditos adicionais aprovados e abertos durante o exercício contingenciamento das dotações orçamentárias liberação de recursos uniformemente ao longo do exercício. Gabaritos: 1 E 2 C 3 E 4 E 5 E 6 E 7 C 8 E 9 E 10 - E 11 E 12 E 13 E 14 C 15 E 16 E 17 C 18 E

4 Princípios Orçamentários (CESPE SAD/PE Analista de Controle Interno Especialidade: Finanças Públicas/2010) - Acerca dos princípios orçamentários é correto asseverar que 1 - o princípio da exclusividade exige a identificação da origem e destino das receitas. 2 - o princípio da legalidade impõe a fixação da receita e a previsão de despesa. 3 - o princípio da especialidade informa que o orçamento deve conter apenas as receitas e as despesas. 4 - o princípio da universalidade informa que a lei orçamentária anual compreenderá o orçamento fiscal, de investimento das estatais e da seguridade social. 5 - o princípio do equilíbrio orçamentário determina que no orçamento se leve em consideração a economia de mercado para estipulação da receita e despesa. (CESPE TRE/GO Analista Judiciário - Área: Administrativa 2009) - Entre os princípios orçamentários, há o denominado princípio da unidade. Assinale a opção correspondente à definição correta desse princípio. 6 - Todas as receitas e despesas públicas devem ser incluídas na lei orçamentária. 7 - Todas as receitas e despesas públicas devem ser consignadas pelos seus valores brutos, vedadas as deduções de qualquer natureza. 8 - Cada ente federativo deve aprovar uma única lei orçamentária.

5 Gabaritos: 1 E 2 E 3 E 4 - C 5 - E 6 E 7 E 8 C

6 Receita e Despesa Pública (CESPE SAD/PE Analista de Controle Interno Especialidade: Finanças Públicas/2010) - A respeito da receita pública, assinale a opção correta. 1 - A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) prevê a responsabilidade na gestão fiscal em relação à própria instituição do tributo da competência constitucional do ente da federação. 2 - O Poder Executivo, conforme prevê a LRF, deve estabelecer metas de arrecadação sem levar em consideração a necessidade de implementar medidas de combate à sonegação fiscal. 3 - A concessão das renúncias de receita não devem ser levadas em consideração na estimativa da lei orçamentária quando se trata da concessão de crédito presumido, de acordo com a LRF. 4 - A receita pública é objeto de estudo do Direito Tributário, pois caracteriza ingresso de numerário nos cofres públicos. 5 - A arrecadação de tributos não é elemento essencial d responsabilidade na gestão fiscal da receita pública, como prevê a LRF. 6 - (CESPE MJ/DPF Agente de Polícia Federal 2009) - O recurso financeiro proveniente de outra pessoa de direito público pode ser classificado como receita de capital. 7 (Assunto não exigido pelo edital) 8 - (CESPE MJ/DPF Agente de Polícia Federal 2009) - Ao elaborar o planejamento orçamentário do seu órgão, o agente público deve considerar que as obrigações de seu ente público com terceiros compõem a dívida ativa da União.

7 9 (Assunto não exigido pelo edital) 10 - (CESPE TRE/BA Analista Judiciário Área: Administrativa ) - Com relação a receitas e despesas públicas, considere que a arrecadação da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) tenha aumentado durante o último exercício financeiro da União. Nesse caso, é correto afirmar que houve aumento do montante da receita tributária da União no último ano. 11 (Assunto não exigido pelo edital) 12 (Assunto não exigido pelo edital) (CESPE TRE/MT Analista Judiciário Área: Administrativa 2010) - Os gastos públicos definidos como inversão financeira incluem 13 a execução de obras e a aquisição de imóveis necessários à execução dessas obras a aquisição de instalações, equipamentos e material permanente as transferências de recursos para outras pessoas de direito público realizarem despesas de capital o pagamento de dívidas contraídas por outras pessoas de direito público a obtenção de título representativo do capital de empresas já constituídas sem aumento de capital. (CESPE TRE/MA Analista Judiciário Área: Administrativa 2009) 18 - Acerca de orçamento público, assinale a opção que contém as classificações orçamentárias corretas, respectivamente, quanto à área

8 da despesa em que a ação governamental será realizada, à classe de gasto e à unidade administrativa responsável pela execução das despesas. A funcional, grupo de natureza da despesa e institucional B programática, funcional e por esfera C grupo de natureza da despesa, programática e institucional D grupo de natureza da despesa, institucional e funcional E funcional, programática e por esfera 19 - O código de natureza de receita busca classificar a receita identificando a origem do recurso segundo seu fato gerador, sendo desmembrado em níveis. A subdivisão das categorias econômicas é representa pela A fonte. B espécie. C subfonte. D rubrica. E origem (CESPE TRE/GO Analista Judiciário - Área: Administrativa 2009) - Considere as seguintes definições. Despesas orçamentárias com planejamento e execução de obras, incluindo aquisição de imóveis considerados necessários à realização dessas últimas, e com aquisição e instalações de equipamentos e material permanente. Receita resultante da venda de produtos ou serviços colocados à disposição dos usuários ou da cessão remunerada de bens e valores. Contribuições que derivam da contraprestação à atuação estatal exercida em favor de determinado grupo ou coletividade. Despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou a aquisição de um bem de capital.

9 Essas definições correspondem, respectivamente, às seguintes denominações: A inversões financeiras; receita derivada; contribuições de intervenção no domínio econômico; despesas orçamentárias correntes. B investimentos; receita originária; contribuições de intervenção no domínio econômico; despesas orçamentárias correntes. C inversões financeiras; receita originária; contribuições de intervenção no domínio econômico; despesas orçamentárias correntes. D Investimentos; receita originária; contribuições sociais; despesas orçamentárias de capital. Gabaritos: 1 C 2 E 3 E 4 E 5 E 6 C 7 C 8 E 9 C 10 E 11 C 12 C 13 E 14 E 15 E 16 E 17 C 18 A 19 E 20 B

Tópicos - Leis Orçamentárias

Tópicos - Leis Orçamentárias CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Tópicos - Leis Orçamentárias Período 2013 2016 1) FCC - Auditor (TCE-SP)-2013 Consoante artigo 165 da Constituição Federal há três leis orçamentárias, todas de iniciativa

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Princípios Orçamentários Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. Princípios Orçamentários Parte 1. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Princípios Orçamentários Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo 1. PRINCÍPIO DA UNIDADE: O orçamento deve constar de uma peça única. Cada esfera de governo deve

Leia mais

ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária.

ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária. ORÇAMENTO PÚLICO - HISTÓRICO Até 1926: atribuição do Poder Legislativo, Ministério da Fazenda organizava a proposta orçamentária. Reforma da Constituição de 1824 e CF 1934: competência compartilhada do

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Parte 6 Prof. Sergio Barata 2) (FGV Contador SEFIN/RO 2018) Os princípios orçamentários são regras básicas que todo orçamento federal deve seguir. Assinale a opção

Leia mais

Tópico 1 Câmara dos Deputados

Tópico 1 Câmara dos Deputados Tópico 1 Câmara dos Deputados 1.(TCE-ES/2013/Ciências Contábeis) Com relação aos princípios orçamentários, assinale a opção correta. a) O princípio da não afetação da receita vincula as receitas a partir

Leia mais

Tópico 01 Câmara dos Deputados

Tópico 01 Câmara dos Deputados Tópico 01 Câmara dos Deputados 1.(TCE-ES/2013/Ciências Contábeis) Com relação aos princípios orçamentários, assinale a opção correta. a) O princípio da não afetação da receita vincula as receitas a partir

Leia mais

Conteúdo da Aula. Princípios Orçamentários.

Conteúdo da Aula. Princípios Orçamentários. Conteúdo da Aula Princípios Orçamentários. 1 Princípios Orçamentários Legalidade Universalidade Periodicidade (Anualidade) Exclusividade (Art. 165, 8º da CF/88) Publicidade Equilíbrio Não Afetação de Receitas

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. As leis orçamentárias PPA, LDO e LOA Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. O Orçamento: Aspectos Gerais. As leis orçamentárias PPA, LDO e LOA Parte 2. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO O Orçamento: Aspectos Gerais Parte 2 Prof. Thamiris Felizardo -Caso o Anexo de Metas fiscais não possa ser cumprido, suas despesas serão limitadas nos próximos 30 dias, salvo despesas

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Princípios Orçamentários Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS Legalidade Universalidade Periodicidade (Anualidade)

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Finanças Públicas e Orçamento p/ CLDF (Consultor Técnico - Contador) Pós-Edital Professores: João Maurício, Aula 0 Passo Estratégico 1. Planejamento e Orçamento

Leia mais

1) IBFC - ANALISTA JUDICIÁRIO - TRE - AM (2014) Com relação ao sistema integrado de orçamento- programa, assinale a alternativa INCORRETA:

1) IBFC - ANALISTA JUDICIÁRIO - TRE - AM (2014) Com relação ao sistema integrado de orçamento- programa, assinale a alternativa INCORRETA: 1) IBFC - ANALISTA JUDICIÁRIO - TRE - AM (2014) Com relação ao sistema integrado de orçamento- programa, assinale a alternativa INCORRETA: a) O orçamento fiscal, os orçamentos de investimentos das empresas

Leia mais

ORÇAMENTO. Paula Freire 2014

ORÇAMENTO. Paula Freire 2014 ORÇAMENTO Paula Freire 2014 PRINCÍPIOS Exclusividade Universalidade Unidade Anualidade Programação O PRINCIPIO DA EXCLUSIVIDADE Art. 165, 8, da CF: A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho

Leia mais

Orçamento público: conceito e histórico

Orçamento público: conceito e histórico Orçamento público: conceito e histórico Orçamento público: conceito Orçamento público é o instrumento por excelência de planejamento e execução das finanças públicas. É composto de uma estimativa das receitas

Leia mais

PRÉ PROVA TRT PE. Técnico Judiciário Adm. Administração Financeira e Orçamentária. Prova 29/04

PRÉ PROVA TRT PE. Técnico Judiciário Adm. Administração Financeira e Orçamentária. Prova 29/04 PRÉ PROVA TRT PE Técnico Judiciário Adm Administração Financeira e Orçamentária Prova 29/04 Prof. Lucas Silva Minha Matéria 1. Princípios Orçaméntários 2. Artigos 165 a 169 da C.F 3. Lei 4.320/64: Créditos

Leia mais

TCM BA AFO ORÇAMENTO PÚBLICO AULA Nº 1 PPA - LDO LOA. Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO.

TCM BA AFO ORÇAMENTO PÚBLICO AULA Nº 1 PPA - LDO LOA. Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO. AULA Nº 1 PPA - LDO LOA Professor VINÍCIUS NASCIMENTO PDF PDF VÍDEO www.ricardoalexandre.com.br . PPA LDO LOA 2016 2016 2017 2017 2018 2018 2019 2019 Art. 167 (...) 1º Nenhum investimento cuja execução

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Legislação Aplicável: Arts. 165 a 169 da CRFB Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: ARTS. 165 A 169 DA CRFB Introdução

Leia mais

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA

TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA JOÃO LELES AFO TRT/PE Banca FCC PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária

Leia mais

ECONOMIA. Setor Público. Setor Público. Parte 17. Prof. Alex Mendes

ECONOMIA. Setor Público. Setor Público. Parte 17. Prof. Alex Mendes ECONOMIA Parte 17 Prof. Alex Mendes Lei Orçamentária Anual (LOA) Trata-se do orçamento propriamente dito, com a previsão de toas as receitas e despesas do ano. O Poder Executivo envia o projeto de LOA

Leia mais

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06

Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06 Curso/Disciplina: Lei de Responsabilidade Fiscal / 2017 Aula: Lei Orçamentária Anual / Aula 06 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 06 Lei Orçamentária Anual (LOA) De acordo com o art.

Leia mais

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 05/A

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 05/A 9 PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Cód. 05/A QUESTÃO 16 A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas Constituições e Leis Orgânicas dos

Leia mais

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA)

PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) JOÃO LELES AFO PPA, LDO E LOA 1. (FCC TRT14ª/2016 TÉC. JUD. ADMINISTRATIVA) Na Lei Orçamentária Anual do Estado do Rio de Pedras, para o exercício de 2016, consta dotação orçamentária para investimento

Leia mais

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual

L D O e L O A. Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual L D O e L O A COMUNICADO SICAP Com o objetivo de assegurar o completo funcionamento do SICAP, o Tribunal de Contas vem reiterar, que

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS RECEITAS

CLASSIFICAÇÃO DAS RECEITAS CLASSIFICAÇÃO DAS RECEITAS 1 Divisão Inicial ORÇAMENTÁRIA: recursos financeiros que entram para os cofres estatais, provindos de quaisquer fontes, a fim de acorrer às Despesas Orçamentárias e adicionais.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO I. PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS São diretrizes de direito financeiro que aplicamse direta e imediatamente à confecção do orçamento pelo Estado. São normas especificamente

Leia mais

VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS

VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS . Professor Bruno Eduardo Site: http://www.brunoeduardo.com Email: professor@brunoeduardo.com Facebook: http://www.facebook.com/professorbrunoeduardo PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS Legalidade: o orçamento anual

Leia mais

Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul RS. 04 de abril de 1990

Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul RS. 04 de abril de 1990 Lei Orgânica do Município de Caxias do Sul RS. 04 de abril de 1990 COM AS ALTERAÇÕES: (Emenda à Lei Orgânica nº 01, de 17 de maio de 1990. Emenda à Lei Orgânica nº 02,de 29 de novembro de 1991. Emenda

Leia mais

CAPÍTULO 1 QUESTÕES ATENÇÃO! Resolução Resolução Observe:

CAPÍTULO 1 QUESTÕES ATENÇÃO! Resolução Resolução Observe: CAPÍTULO 1 QUESTÕES ATENÇÃO! Depois das questões resolvidas estamos apresentando a lista da bateria de exercícios comentados, para que o estudante, a seu critério, os resolva antes de ver o gabarito e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Instrumentos de Planejamento Parte 3 Prof. Sergio Barata Instrumentos de Planejamento LDO Anexo de Metas Fiscais AMF (art. 4, 1º e 2º, LRF) METAS

Leia mais

ABREVIATURAS INTRODUÇÃO... 17

ABREVIATURAS INTRODUÇÃO... 17 Sumário ABREVIATURAS... 15 INTRODUÇÃO... 17 CAPÍTULO 1 A ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO COMO NÚ- CLEO DO DIREITO FINANCEIRO: O BALANÇO ENTRE RECEITAS E DESPESAS... 21 1.1 Breve contextualização histórica:

Leia mais

Prof. Francisco C. E. Mariotti

Prof. Francisco C. E. Mariotti Prof. Francisco C. E. Mariotti A RECEITA PÚBLICA Receitas públicas são os recursos previstos em legislação e arrecadados pelo poder público com a finalidade de realizar gastos que atenda as necessidades

Leia mais

ORÇAMENTO PÚBLICO E A RESPONSABILIDADE DO PODER LEGISLATIVO

ORÇAMENTO PÚBLICO E A RESPONSABILIDADE DO PODER LEGISLATIVO ORÇAMENTO PÚBLICO E A RESPONSABILIDADE DO PODER LEGISLATIVO Severino Simião da Silva, Téc. Adm. e Contabilidade, Secretário Executivo, Pós-Graduado em Auditoria Governamental, E Gestão Pública.Consultor

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação)

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) III. VEDAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS A vedação, tratada pelo art. 167, da CF, é dividida em 2 tópicos: a) Execução Orçamentária (limitações a serem aplicadas no

Leia mais

ORÇAMENTO PÚBLICO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) ANALISTA. TRT s 10 PROVAS 54 QUESTÕES ( )

ORÇAMENTO PÚBLICO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) ANALISTA. TRT s 10 PROVAS 54 QUESTÕES ( ) ORÇAMENTO PÚBLICO FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) ANALISTA TRT s 10 PROVAS 54 QUESTÕES (2012 2008) A apostila contém provas de Orçamento Público de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC), realizadas para

Leia mais

QUESTÕES DE PROVA FCC PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS. 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRT 4ª 2011) São princípios orçamentários:

QUESTÕES DE PROVA FCC PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS. 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRT 4ª 2011) São princípios orçamentários: QUESTÕES DE PROVA FCC PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRT 4ª 2011) São princípios orçamentários: (A) competência e objetividade. (B) exclusividade e especificação.

Leia mais

CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA. Noções de Orçamento Público

CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA. Noções de Orçamento Público CONCURSO TST 2017 COMENTÁRIOS DA PROVA PARA O CARGO DE TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA Noções de Orçamento Público 63. Em uma situação de crise fiscal, um dos efeitos mais sentidos é a queda da

Leia mais

CAPÍTULO VI VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS EM MATÉRIA ORÇAMENTÁRIA Questões de concursos anteriores Gabarito

CAPÍTULO VI VEDAÇÕES CONSTITUCIONAIS EM MATÉRIA ORÇAMENTÁRIA Questões de concursos anteriores Gabarito SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 1.1 O Direito Financeiro e a Administração Financeira e Orçamentária 1.2 Normas gerais de Direito Financeiro 2. A atividade financeira

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Aspectos do Orçamento: 1) Político: trata basicamente do plano de governo instituído pelo grupo partidário que detém

Leia mais

AULA 1 PROF FLÁVIO ASSIS

AULA 1 PROF FLÁVIO ASSIS AULA 1 PROF FLÁVIO ASSIS LEI COMPLEMENTAR Nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências Art. 1 o Esta Lei

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Ciclo Orçamentário Parte 1 Prof. Sergio Barata 2 Parte 1) Apreciação, Aprovação Legislativo Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes

Leia mais

Professor Fernando Aprato

Professor Fernando Aprato EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES PARA O CONCURSO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL ORÇAMENTO ANTT/NCE/2008 1. O princípio orçamentário que estabelece todas as receitas e despesas referentes aos três poderes

Leia mais

Conteúdo da Aula. Créditos Adicionais.

Conteúdo da Aula. Créditos Adicionais. Conteúdo da Aula Créditos Adicionais. 1 Lei nº 4.320/64: Créditos Adicionais (Arts. 40 a 46 da Lei nº 4.320/64) Art. 40. São créditos adicionais as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente

Leia mais

Conteúdo da Aula. Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA.

Conteúdo da Aula. Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA. Conteúdo da Aula Orçamento na CF/88: PPA, LDO e LOA. 1 Orçamento na CF/88 Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I - o plano plurianual (PPA); II - as diretrizes orçamentárias (LDO);

Leia mais

CAPÍTULO IV CRÉDITOS ADICIONAIS 1. Introdução 2. Créditos suplementares 3. Créditos especiais

CAPÍTULO IV CRÉDITOS ADICIONAIS 1. Introdução 2. Créditos suplementares 3. Créditos especiais SUMÁRIO CAPÍTULO I INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 1.1 O Direito Financeiro e a Administração Financeira e Orçamentária 1.2 Normas gerais de Direito Financeiro 2. A atividade financeira

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Finanças Públicas e Orçamento de acordo com CF/88 Parte 4 Prof. Sergio Barata (FCC Procurador Pref. Campinas/SP 2016) Dentre as vedações estabelecidas

Leia mais

ORÇAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE 1988

ORÇAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE 1988 Capítulo 2 ORÇAMENTO NA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DE 1988 2.1. PLANO PLURIANUAL PPA 1. (CESPE TRT/8ª REGIÃO/2016 ANAL. JUD. ADM.) No tocante às diretrizes constitucionais pertinentes ao Plano Plurianual

Leia mais

CRÉDITOS ADICIONAIS CESPE

CRÉDITOS ADICIONAIS CESPE JOÃO LELES AFO CRÉDITOS ADICIONAIS 01. (CESPE Técnico Administrativo STJ/2018) Uma alteração orçamentária qualitativa para a abertura de créditos especiais pode resultar na criação de um programa de trabalho,

Leia mais

Contabilidade Pública. Aula 2. Apresentação. Aula 2. Orçamento Público. O orçamento nacional deve ser equilibrado

Contabilidade Pública. Aula 2. Apresentação. Aula 2. Orçamento Público. O orçamento nacional deve ser equilibrado Contabilidade Pública Aula 2 Apresentação Prof. Me. Adilson Lombardo Aula 2 Orçamento Público: conceito e finalidades. O orçamento nacional deve ser equilibrado As dívidas públicas devem ser reduzidas...

Leia mais

Direito Financeiro Juiz Federal - 5ª fase

Direito Financeiro Juiz Federal - 5ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Financeiro Juiz Federal - 5ª fase Princípios da LRF Período 2010-2016 1) ESAF - Analista de Finanças e Controle - Auditoria e Fiscalização (2008) A Lei de Responsabilidade

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA FAPAN FACULDADE DE AGRONEGÓCIO DE PARAÍSO DO NORTE 1. CONTABILIDADE PÚBLICA 2. ORÇAMENTO PÚBLICO 3. PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS 4. CICLO ORÇAMENTÁRIO 5. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) II. LEIS ORÇAMENTÁRIAS (continuação)

DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) II. LEIS ORÇAMENTÁRIAS (continuação) DIREITO FINANCEIRO ORÇAMENTO PÚBLICO (continuação) II. LEIS ORÇAMENTÁRIAS (continuação) 1. PLANO PLURIANUAL PPA. 1.1. Art. 165, I e 1º, da CF. 1.2. É o padrão do planejamento das ações do Governo pelos

Leia mais

Sumário. Capítulo 1. Capítulo 2. Aspectos introdutórios, 21

Sumário. Capítulo 1. Capítulo 2. Aspectos introdutórios, 21 Capítulo 1. Aspectos introdutórios, 21 1.1. Estado, 21 1.2. Finalidade, 22 1.3. Estado X Sociedade, 22 1.4. Direito Financeiro X Direito Tributário, 23 1.5. Exercício financeiro, 24 1.6. Sessão Legislativa,

Leia mais

Sumário. Serviço Público e Administração Pública

Sumário. Serviço Público e Administração Pública Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública 1.1 Conceito 1.2 Objeto 1.3 Objetivo 1.4 Campo de Aplicação 1.5 Exercício Financeiro 1.6 Regime Orçamentário e Regime Contábil 1.6.1 Regime de Caixa 1.6.2 Regime

Leia mais

Questões de Orçamento Público ESAF IGEPP Prof. Msc. Giovanni Pacelli

Questões de Orçamento Público ESAF IGEPP Prof. Msc. Giovanni Pacelli Tópico 1. Orçamento público: conceitos e princípios. Evolução conceitual do orçamento público. Orçamento tradicional, orçamento de base zero, orçamento de desempenho, orçamento-programa. 1. (ESAF/DNIT/2013/Técnico

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Legislação Lei n 4.320-1964 Parte 1 Prof. Cláudio Alves A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Professor: José Wesley

Administração Financeira e Orçamentária - AFO. Professor: José Wesley Administração Financeira e Orçamentária - AFO Professor: José Wesley Créditos Orçamentários e Adicionais üos créditos orçamentários são em regra aqueles referentes às despesas inicialmente aprovadas no

Leia mais

Princípios Orçamentários

Princípios Orçamentários 01. Acerca dos princípios orçamentários aceitos em nosso país, é incorreto afirmar a) a existência da separação do orçamento da União em fiscal, de investimento das estatais e da seguridade social não

Leia mais

START TRIBUNAIS AFO - Aula 01 Wilson Araújo RESUMO

START TRIBUNAIS AFO - Aula 01 Wilson Araújo RESUMO 1. Aspectos introdutórios: conceitos e competências. 2. O Orçamento na Constituição da República de 1988: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual. 3. Princípios orçamentários.

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Planejamento Orçamentário na Constituição de 1988 : Instrumentos de Planejamento Orçamentário: A união, os estados, o

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira Professor Fábio Furtado www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Financeira LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: ARTS. 165 A 169 DA CRFB Introdução AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Leia mais

Planejamento na Administração Pública

Planejamento na Administração Pública Planejamento na Administração Pública Organização da Administração Pública DIRETA CHEFE Ministérios Secretarias de Estado Secretarias ou Diretoria Municipal Organização da Administração Pública Art. 175

Leia mais

Divisão da Aula. 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF. 1 Visão Constitucional. Lei Orçamentária Anual - LOA

Divisão da Aula. 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF. 1 Visão Constitucional. Lei Orçamentária Anual - LOA Divisão da Aula Professor Luiz Antonio de Carvalho Lei Orçamentária Anual - LOA lac.consultoria@gmail.com 1 Visão Constitucional 2 Visão da LRF 1 2 1 Visão Constitucional SISTEMA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL

Leia mais

O Prefeito Municipal de Charrua, Estado do Rio Grande do Sul, FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

O Prefeito Municipal de Charrua, Estado do Rio Grande do Sul, FAÇO SABER que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei: LEI MUNICIPAL Nº 378, EM 11 DE OUTUBRO DE 2002. DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS PARA 2003 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O Prefeito Municipal de Charrua, Estado do Rio Grande do Sul, FAÇO SABER que

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Princípios Orçamentários Parte 4 Prof. Sergio Barata Princípios Orçamentários Reserva de Contingência Portaria Int. STN/SOF nº 163/2001 Art. 8 - A dotação global

Leia mais

Tópico 2 Câmara dos Deputados

Tópico 2 Câmara dos Deputados Tópico 2 Câmara dos Deputados 1.(TCE-ES/2013/Ciências Contábeis) Assinale a opção correta a respeito do plano plurianual (PPA): a) O projeto de lei do PPA é encaminhado anualmente, pelo Poder Executivo,

Leia mais

QUESTÕES DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

QUESTÕES DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA QUESTÕES DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 1 01 (Contador/AGU/CESPE/2010) Com relação á composição e à forma de elaboração dos documentos legais relacionados ao processo orçamentário, julgue os

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Ingressos e Dispêndios Públicos Prof. Cláudio Alves Conceito: Designa o conjunto dos dispêndios do Estado, ou de outra pessoa de direito público, para funcionamento dos serviços públicos.

Leia mais

LEI 1440/2008 Dispõe sobre as DIRETRIZES para elaboração do ORÇAMENTO do Município de Mangueirinha, para o EXERCÍCIO DE 2009 e dá outras providências.

LEI 1440/2008 Dispõe sobre as DIRETRIZES para elaboração do ORÇAMENTO do Município de Mangueirinha, para o EXERCÍCIO DE 2009 e dá outras providências. LEI 1440/2008 Dispõe sobre as DIRETRIZES para elaboração do ORÇAMENTO do Município de Mangueirinha, para o EXERCÍCIO DE 2009 e dá outras providências. Faço saber, que a Câmara Municipal de Mangueirinha,

Leia mais

É vedada a chama cauda orçamentária, inclusão de matéria de natureza não-financeira, no projeto de lei do orçamento;

É vedada a chama cauda orçamentária, inclusão de matéria de natureza não-financeira, no projeto de lei do orçamento; PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS ORÇAMENTÁRIOS Princípio da Exclusividade Art. 165, 8 o da CRFB/1988: 8º - A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa,

Leia mais

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França

Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França Administração Financeira e Orçamentária Prof. Evandro França www.masterjuris.com.br Questões de Concursos: 1) (TCE/SP/2017) São consideradas receitas correntes, de acordo com a Lei no 4.320/1964: (A) recursos

Leia mais

APOSTILA DE EXERCICIOS CURSO AGENTE POLICIA FEDERAL PLENO PREPARATORIO 1º SEMESTRE-2011

APOSTILA DE EXERCICIOS CURSO AGENTE POLICIA FEDERAL PLENO PREPARATORIO 1º SEMESTRE-2011 APOSTILA DE EXERCICIOS CURSO AGENTE POLICIA FEDERAL PLENO PREPARATORIO 1º SEMESTRE-2011 PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO www.fmd.adv.br 1(CESPE/TRE-BA/2010) No período do regime autoritário (1964-1984), o processo

Leia mais

CAPÍTULO 4 QUESTÕES. Resolução Descentralização externa de créditos (destaque) é a descentralização de créditos entre unidades gestoras de órgãos ou

CAPÍTULO 4 QUESTÕES. Resolução Descentralização externa de créditos (destaque) é a descentralização de créditos entre unidades gestoras de órgãos ou CAPÍTULO 4 QUESTÕES ATENÇÃO! Depois das questões resolvidas estamos apresentando a lista da bateria de exercícios comentados, para que o estudante, a seu critério, os resolva antes de ver o gabarito e

Leia mais

AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DIREITO FINANCEIRO. Professor: Roberto Chapiro

AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DIREITO FINANCEIRO. Professor: Roberto Chapiro AFO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA DIREITO FINANCEIRO Professor: Roberto Chapiro Orçamento Público Conceito Lei de iniciativa do Chefe do Poder Executivo, aprovada pelo Poder Legislativo, que

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO I. Finanças Públicas na Constituição Federal... 02 II. Orçamento... 04 III. Despesa Pública... 39 IV. Lei de Responsabilidade Fiscal... 48 V. Receita Pública... 50 VI. Dívida Ativa da

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA LC nº 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal Parte 4 Professor Sergio Barata 32) (SMA Analista Legislativo Orçamento e Finanças CM/RJ 2015) De acordo com a legislação

Leia mais

PROVA MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO TÉCNICO DO MPU QUESTÕES DE AFO

PROVA MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO TÉCNICO DO MPU QUESTÕES DE AFO PROVA MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO TÉCNICO DO MPU QUESTÕES DE AFO Questão 106 Prof. Manuel Piñon Trata-se, a princípio, de uma estatal não dependente, já que a assertiva fala em custear com recursos próprios

Leia mais

SIMULADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

SIMULADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA SIMULADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 28 de março de 2012 1 01 (Contador/AGU/CESPE/2010) Com relação á composição e à forma de elaboração dos documentos legais relacionados ao processo orçamentário,

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. A Lei Complementar nº 101/00 e a receita pública. Renúncia de receita Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. A Receita Pública. A Lei Complementar nº 101/00 e a receita pública. Renúncia de receita Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO A Receita Pública A Lei Complementar nº 101/00 e a receita pública. Prof. Thamiris Felizardo A) O Art. 11, LRF trata dos requisitos para uma boa gestão dos recursos públicos. Dentre

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Princípios Orçamentários Parte 1 Prof. Sergio Barata Os princípios orçamentários visam estabelecer regras básicas, a fim de conferir racionalidade, eficiência e

Leia mais

Administração Pública e AFO Direito Constitucional Direito Administrativo Sustentabilidade Direito Civil Direito Processual Civil Direito das Pessoas

Administração Pública e AFO Direito Constitucional Direito Administrativo Sustentabilidade Direito Civil Direito Processual Civil Direito das Pessoas Administração Pública e AFO Direito Constitucional Direito Administrativo Sustentabilidade Direito Civil Direito Processual Civil Direito das Pessoas com Deficiência Direito Penal Direito Processual Penal

Leia mais

QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO

QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO QUESTÕES DE PROVA FCC CICLO ORÇAMENTÁRIO 1) (FCC Analista Judiciário - Contabilidade TRE/RN 2011) Definindo o orçamento como um ato de previsão da receita e fixação da despesa, a elaboração do Projeto

Leia mais

TURMA EXERCÍCIOS AULÃO MPU 2018 TÉCNICO MINISTERIAL ÁREA ADMINISTRATIVA MP/PI - CESPE SET/2018

TURMA EXERCÍCIOS AULÃO MPU 2018 TÉCNICO MINISTERIAL ÁREA ADMINISTRATIVA MP/PI - CESPE SET/2018 TURMA EXERCÍCIOS AULÃO MPU 2018 TÉCNICO MINISTERIAL ÁREA ADMINISTRATIVA MP/PI - CESPE SET/2018 Julgue os itens seguintes, relativos ao orçamento público. 71 O orçamento, importante instrumento de planejamento

Leia mais

CICLO ORÇAMENTÁRIO PARA 2018 LDO PPA LOA

CICLO ORÇAMENTÁRIO PARA 2018 LDO PPA LOA CICLO ORÇAMENTÁRIO PARA 2018 LDO PPA LOA Fundamentação Legal Constituição Federal Art. 165 Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I o plano plurianual; II as diretrizes orçamentárias; III

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Orçamento Público 1

Sumário. Capítulo 1 Orçamento Público 1 Sumário Capítulo 1 Orçamento Público 1 1.1. Atividade financeira do Estado... 1 1.2. Aspectos gerais do Orçamento Público... 5 1.3. Conceitos... 8 1.4. Tipos/Técnicas orçamentárias...10 1.4.1. Orçamento

Leia mais

LEI N o /2017. Estima a receita e fixa a despesa do Município de Uberaba para o Exercício de 2018 e dá outras providências.

LEI N o /2017. Estima a receita e fixa a despesa do Município de Uberaba para o Exercício de 2018 e dá outras providências. LEI N o 12.756/2017 Estima a receita e fixa a despesa do Município de Uberaba para o Exercício de 2018 e dá outras providências. O Povo do Município de Uberaba, Estado de Minas Gerais, por seus representantes

Leia mais

Sumário Capítulo 1 Orçamento Público Atividade financeira do Estado 1.2. Aspectos gerais do Orçamento Público 1.3. Conceitos 1.4. Tipos/Técnicas orçamentárias 1.4.1. Orçamento Tradicional/Clássico 1.4.2.

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves São créditos adicionais, as autorizações de despesa não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento. Os créditos adicionais

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Instrumentos de Planejamento Parte 2 Prof. Sergio Barata Instrumentos de Planejamento PPA # ART. 165, 1º, CF/88 1º - A lei que instituir o plano

Leia mais

de fato, pertencê-la. Como exemplo, pode-se citar os depósitos e as retenções. CLASSIFICAÇÃO LEGAL DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA Em conformidade com o Manua

de fato, pertencê-la. Como exemplo, pode-se citar os depósitos e as retenções. CLASSIFICAÇÃO LEGAL DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA Em conformidade com o Manua CONTABILIDADE PÚBLICA AULA 01: ELEMENTOS DE CONTABILIDADE GERAL. ASPECTOS GERAIS DE RECEITA E DESPESA PÚBLICA SUPRIMENTO DE FUNDOS E RESTOS A PAGAR TÓPICO 02: RECEITA PÚBLICA VERSÃO TEXTUAL Definição Receita

Leia mais

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) Sumário Capítulo 1 Orçamento Público 1.1. Atividade financeira do estado 1.2. Aspectos gerais do orçamento público 1.3. Conceitos 1.4. Tipos/Técnicas orçamentárias 1.4.1. Orçamento tradicional/clássico

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Orçamento Público 1

SUMÁRIO. Capítulo 1 Orçamento Público 1 SUMÁRIO Capítulo 1 Orçamento Público 1 1.1. Atividade financeira do Estado... 1 1.2. Aspectos gerais do Orçamento Público... 5 1.3. Conceitos... 8 1.4. Tipos/Técnicas orçamentárias... 10 1.4.1. Orçamento

Leia mais

Estou oferecendo um curso completo de AFO em Exercícios no Serão quase 500 questões, todas atualizadas, a maioria de 2014/ /2015/2016.

Estou oferecendo um curso completo de AFO em Exercícios no Serão quase 500 questões, todas atualizadas, a maioria de 2014/ /2015/2016. Questões de concursos públicos 2016 Créditos adicionais Prezado estudante, concursando! Desejo-lhes sucesso na condução de seus estudos! Agradeço aos alunos que fizeram referências elogiosas a nossa iniciativa

Leia mais

Prof. Francisco Mariotti

Prof. Francisco Mariotti 1. Emenda Constitucional 95/2016 O novo Regime Fiscal da União A EC 95/2016 instituiu o chamado novo regime fiscal, segundo o qual as despesas públicas primárias poderão ter seu valor elevado no limite

Leia mais

Rodada #1 Administração Financeira e Orçamentária

Rodada #1 Administração Financeira e Orçamentária Rodada #1 Administração Financeira e Orçamentária Professor Graciano Rocha Assuntos da Rodada 1 Orçamento público: conceitos e princípios. 2 Orçamento-programa. 3 Ciclo orçamentário: elaboração, aprovação,

Leia mais

01. (CESPE EBSERH/2018 ANALISTA ADMINISTRATIVO) A função estabilizadora do orçamento público diz respeito à capacidade do governo de combater os

01. (CESPE EBSERH/2018 ANALISTA ADMINISTRATIVO) A função estabilizadora do orçamento público diz respeito à capacidade do governo de combater os JOÃO LELES AFO 01. (CESPE EBSERH/2018 ANALISTA ADMINISTRATIVO) A função estabilizadora do orçamento público diz respeito à capacidade do governo de combater os desequilíbrios regionais e sociais por meio

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. CERT Regular 5ª Fase. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. CERT Regular 5ª Fase. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 5ª Fase Princípios da LRF Período 2006 2016 Princípios da LRF 1) FCC - AUDITOR FISCAL DO TESOURO MUNICIPAL - PREFEITURA DE SÃO PAULO (2007) Analise as afirmações

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Princípios Orçamentários Parte 5 Prof. Sergio Barata 13) QUANTIFICAÇÃO DOS CRÉDITOS ORÇAMENTÁRIOS - Art. 59, Lei 4.320/64 O empenho da despesa não poderá exceder

Leia mais

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01

Sumário. LRF_Book.indb 15 19/03/ :29:01 Sumário Capítulo 1 Disposições Gerais... 1 1.1. Introdução... 1 1.2. Objetivo da obra... 6 1.3. Apresentando a LRF... 6 1.4. Origem da LRF... 7 1.5. Previsão constitucional para implementação da LRF...

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Programação Orçamentária e Financeira Parte 3 Professor Sergio Barata 4) (FGV - Analista Administrativo - TJ/SC - 2015) As operações extraorçamentárias não são incluídas

Leia mais

Administração Pública Brasileira II Manual Técnico de Orçamento - MTO-2014. Fabio Furtado O Manual Técnico de Orçamento - MTO é um instrumento de apoio aos processos orçamentários da União. Conforme proposição

Leia mais