Nome: Data: / / Autora: Lara Francisco. Este é o livro que vamos ler. Espero que gostes! Observa-o com muita atenção e. completa: Título: Autor:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nome: Data: / / Autora: Lara Francisco. Este é o livro que vamos ler. Espero que gostes! Observa-o com muita atenção e. completa: Título: Autor:"

Transcrição

1 Nome: _ Data: / / Autora: Lara Francisco Este é o livro que vamos ler. Espero que gostes! Observa-o com muita atenção e completa: Título: Autor: Ilustrações: Editora: Edição: Colecção:

2 Ninguém dá prendas ao Pai Natal é o título da história que vais ler. 1. E tu costumas receber prendas no Natal? Sim Não 2. Qual é a prenda de Natal que gostarias de receber? 3. Também achas que ninguém dá prendas ao Pai Natal? Porquê? 4. Será que na história que vais ler alguém vai dar prendas ao Pai Natal? Se responderes afirmativamente diz quem é que lhe vai dar os presentes. 5. Na tua opinião, quais são as prendas que o Pai Natal gostaria de receber? 6. Como se sentirá o Pai Natal na história que vais ler? Justifica a tua resposta. 7. Gostas da apresentação/ilustração da capa do livro? O que é que gostas mais? Mudarias alguma coisa?

3 Antes de começarmos a ler o livro vais fazer o retrato do Pai Natal. O retrato O retrato é um texto descritivo em que se apresenta uma personagem através de palavras. No retrato físico caracterizam-se os aspectos que conseguimos ver de imediato: cor dos olhos e dos cabelos, forma do rosto, idade, forma do corpo, roupa No retrato psicológico caracterizam-se aspectos ligados à maneira de ser: qualidades, defeitos, comportamentos, gostos. Observa a imagem do Pai Natal, pinta-o e faz o seu retrato.

4 Planifica primeiro. Autora: Lara Francisco Apresentação global Traços físicos Traços psicológicos

5 Faz agora o teu texto. Nota: Lê o teu texto em voz alta para a turma e pede a sua opinião.

6 Nome: Data: / / Agora responde às perguntas da história:. 1- Quem são as personagens da história? 2- Situa a história no espaço e no tempo. 3- Ordena as frases, numerando-as de acordo com a sequência da história: Apareceu o Capuchinho Vermelho e ofereceu uma capa vermelha ao pai Natal. O Pai Natal disse que se sentia infeliz. Quando o Pai Natal estava a remendar o cobertor das suas renas apareceu a Gata Borralheira. A seguir, o João Ratão foi a casa do Pai Natal para lhe oferecer um caldeirão. A Gata borralheira levou uns sapatinhos de cristal para o Pai Natal. Apareceu a Senhora da Casinha de chocolate e o pai Natal convidou-a a entrar em casa.

7 4- Quem foi a casa do Pai Natal depois da senhora da Casinha de Chocolate? 5- Assinala verdadeiro (V) ou falso (F). A raposa ofereceu um cacho de uvas ao Pai Natal. O lobo ofereceu-lhe um saco preto pequeno. A velhinha estava proibida pelo médico de comer doçarias. O Pai Natal serviu uma chávena de chocolate quente sem natas à Gata Borralheira. A capa vermelha que o Pai Natal recebeu ficava-lhe pequena. 6- Explica a expressão: Só conseguia ver papéis de embrulho amarfanhados.. 7- Lê atentamente a expressão: - Francamente, sempre ouvi dizer que a caldeirão dado não se olha a asa Quem disse esta expressão? 7.2. Explica o significada da expressão citada.

8 O Pai Natal disse que as prendas eram maravilhosas. Mas, havia uma que era a mais importante de todas: a companhia dos amigos. No Natal, trocamos prendas mas o Natal é muito mais que os presentes É a festa da família, da fraternidade, do amor, da partilha Agora vais escrever uma mensagem de Natal a quem se encontra sozinho. Lembra-te que a tua missão é levar alegria ao coração dessas pessoas. As mensagens são escritas em vários desenhos, em cartolina: sino / bola / meia. Depois serão decoradas e expostas no Polivalente da escola.

9 VOU RECORDAR Gostei de trabalhar a história: Sim Não Partilhei ideias/opiniões com os meus colegas: Sim Não O que gostei mais: O que gostei menos: Gostaria: Vou desenhar o que gostei mais:

10 Nome: Data: / / 1- Lê atentamente: Chama-me Bruxa, ó Natal disse a velha senhora, e sentou-se à lareira com os outros convidados, olhando-os cheia de interesse dissimulado O que significa a expressão sublinhada? 2- O Pai Natal abriu a janela, cumprimentou a senhora idosa, de cabelo desgrenhado 2.1. A expressão sublinhada significa: de cabelo penteado. de cabelo encaracolado. de cabelo despenteado 3- E olhou de soslaio para a Menina do Capuchinho Vermelho e para a Gata Borralheira Quem é que olhou de soslaio para a Menina do Capuchinho Vermelho e para a gata Borralheira? 3.2. Explica o significada da expressão citada.

11 4- Explica o significado da expressão: O Pai Natal tem a lágrima fácil e o coração grande. 5- O Pai Natal não podia aceitar as prendas da Senhora da Casinha de Chocolate, porque estava proibido de comer doçarias Regista 3 argumentos para convenceres os teus colegas a não comerem doces. 6- O Pai Natal não tinha nada na arca congeladora para oferecer aos seus convidados, por isso ofereceu-lhes um chocolate quentinho. Ajuda o Pai Natal a preparar um jantar saudável e escreve a ementa. 7- Nas frases seguintes, substitui as palavras destacadas por sinónimos. O Pai Natal ouviu uma voz melodiosa. Os três visitantes conversavam amenamente.

12 Agora vais escrever uma carta ao Pai Natal da história. Mas, antes vais aprender uma maneira de fazer um bonito papel de carta, que a tornará mais pessoal e a fará ainda mais mágica. Papel de carta Material: rolhas de cortiça, pequenos alfinetes, um quadrado de esponja (um absorve-tudo), tesoura, pinturas e papel colorido. 1- Sobre a esponja desenha pequenos motivos (abetos de Natal, estrelas, corações ) e recorta-os. 2- Fixa cada motivo sobre uma rolha de cortiça, com a ajuda de um alfinete. Cuidado para não te picares! Tens assim um carimbo.

13 3- Molha o carimbo na tinta, do lado da esponja, e carimba suavemente o papel de carta: nas margens se a cor for forte, em toda a superfície se a cor for clara. Assim os motivos são duplicados. 4- Deixa secar. O teu papel de carta especial está pronto! Que material precisas para fazer um bonito papel de carta? Rodeia na lista seis coisas de que precisas para fazer este papel de carta. Cartolinas Rolhas de cortiça Furador Pequenos alfinetes Papel crepe Tesoura Um quadrado de esponja (um absorve-tudo) Cola Pinturas Papel colorido Papel de lustro

14 Numera de 1 a 5 as tarefas necessárias para fazeres um bonito papel de carta, de acordo com as instruções do texto e das figuras. O 1 deve corresponder à primeira tarefa, o 2 à segunda, e assim sucessivamente. Deixa secar o papel de carta. Desenha pequenos motivos de Natal sobre a esponja. Fixa cada motivo sobre uma rolha de cortiça, com a ajuda de um alfinete. Carimba suavemente o papel de carta. Molha o carimbo na tinta, do lado da esponja. Completa de acordo com o texto: Deves carimbar o papel de carta nas margens com cor e em toda a superfície com cor.

15 A CARTA Autora: Lara Francisco Agora que já tens o teu papel de carta vais escrever uma bonita carta ao Pai Natal. Vamos relembrar como se escreve uma carta. Agualva Aqui escreve-se o local e a data. Olá Neste local escreve-se uma saudação e o nome da pessoa a quem se destina a carta. Este espaço é para o texto da carta. Nele escreve-se a razão que leva a escrever a carta. Beijinhos Aqui escreve-se a despedida e a assinatura. Algumas expressões de saudação: Amigo Carlos, Querida prima, Ex.mo Sr., Caro Artur Algumas expressões de despedida: Um grande abraço. Até sempre. Com os melhores cumprimentos.

16

Ninguém dá prendas ao Pai Natal

Ninguém dá prendas ao Pai Natal Ninguém dá prendas ao Pai Natal Por momentos, o Pai Natal só conseguia ver papéis de embrulho amarfanhados e laços coloridos que muitos pés, grandes e pequenos, de botifarras, sapatos de tacão, de atacadores

Leia mais

Antecipação do livro. Este é o livro que vamos ler. Observa-o com muita atenção e completa:

Antecipação do livro. Este é o livro que vamos ler. Observa-o com muita atenção e completa: Antecipação do livro Este é o livro que vamos ler. Observa-o com muita atenção e completa: Título: Autores: Ilustrações: Editora: Colecção: A ovelhinha que veio para o jantar é o título da história que

Leia mais

Estava na sua casa do Pólo Norte e seguia pela televisão a cerimónia do desembrulhar das prendas em todas as casas do mundo.

Estava na sua casa do Pólo Norte e seguia pela televisão a cerimónia do desembrulhar das prendas em todas as casas do mundo. Por momentos, o Pai Natal só conseguia ver papéis de embrulho amarfanhados e laços coloridos que muitos pés, grandes e pequenos, de botifarras, sapatos de tacão, de atacadores e de pala, de pantufas e

Leia mais

A v a mæe

A v a mæe N@o mæe@: D@a@t@a@: A v a l@i@a@ç@ã@o @d@o 1.º @t r@i mæe s@t ræe@ L@í n@g@u@a@ P@o r@t@u@g@uæe s@a@ 2.º @a n@o I n f o r m@a@ç@ã@o : Desejos de Natal Furioso, Zeca saiu de casa. Tinha de espairecer. Apetecia-lhe

Leia mais

Eu sou especial para Deus.

Eu sou especial para Deus. Eu sou especial para Deus. História bíblica Salmo 139 Na lição de hoje, as crianças vão aprender que o salmo 139 nos diz que Deus nos fez, que ele conhece cada um de nós intimamente e que ele está sempre

Leia mais

águia baleia cágado cão cotovia hipopótamo rouxinol tubarão urso

águia baleia cágado cão cotovia hipopótamo rouxinol tubarão urso 3 2. Lê os nomes dos animais abaixo representados e utiliza-os para completar o crucigrama, de acordo com as instruções. águia baleia cágado cão cotovia hipopótamo rouxinol tubarão urso 6. INSTRUÇÕES 5.

Leia mais

Arte e Poesia. Uma flor. Uma flor perde cheiro e beleza Foi amor com certeza!

Arte e Poesia. Uma flor. Uma flor perde cheiro e beleza Foi amor com certeza! Uma flor Uma flor perde cheiro e beleza Foi amor com certeza! Nisto uma paisagem Aparece e desaparece Torna-se miragem Ou realidade para quem merece. Rogam-se as pragas da fadista Em forma de nota de viola

Leia mais

Malaquias - Ah, sim!? Quais? Tomás Olha, vou ter cadernos e canetas muito mais bonitas do que as da Mimi... daquela marca que ela costuma comprar. Mal

Malaquias - Ah, sim!? Quais? Tomás Olha, vou ter cadernos e canetas muito mais bonitas do que as da Mimi... daquela marca que ela costuma comprar. Mal O conto de Natal do gato Tomás Já toda a gente sabe que o Tomás adora histórias, mas que seja ele a inventá-las, como tem acontecido nos últimos dias, é que ninguém estava à espera. Na cantina, Malaquias

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Maria Elena Lando Miglioranza Turma: 2 Ano NOME DO LIVRO: O BOLO DO LOBO AUTOR: Marcia kupstas Ilustração: Paulo Manzi Competências Objetivo Geral Objetivos

Leia mais

CADERNO DE ACTIVIDADES

CADERNO DE ACTIVIDADES CADERNO DE ACTIVIDADES Para responderes correctamente às perguntas que se seguem, talvez queiras ler o livro O Pai Natal está constipado, à venda em Publibook, Amazon.fr, Amazon.co.uk e Amazon.de, e também

Leia mais

Segunda-feira, depois do jantar

Segunda-feira, depois do jantar Segunda-feira, depois do jantar Querido Diário, DIÁRIO Olá, Diário. Eu sou a Ema e Era uma vez uma menina chamada Ema. Ela vivia Como é que se começa um diário? Nunca tive nenhum. Os meus pais ofereceram-me

Leia mais

DATA: 02 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 0 / / 03 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome:

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: Leia este texto com muita atenção: Bruxas são criaturas muito especiais. E sua linguagem também é muito particular. Se você quer aprender a se comunicar no dialeto

Leia mais

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3

Textos. O Natal que eu gostaria de ter! Miguel Feijó O Natal que eu gostaria de ter Bia da Rosa Ferreira... 3 Textos O Natal que eu gostaria de ter!... 2 Miguel Feijó... 2 O Natal que eu gostaria de ter... 3 Bia da Rosa Ferreira... 3 O NATAL QUE GOSTARIA DE TER!... 4 Francisca Carvalho... 4 O NATAL QUE GOSTARIA

Leia mais

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 2ª FEIRA 13 de maio NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Hoje é um dia muito especial, sabem porquê? É dia de Nossa Senhora de Fátima, faz hoje 102 anos que Nossa Senhora desceu do Céu para visitar a nossa terra. Já

Leia mais

Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla. 2ºs anos

Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla. 2ºs anos Saindo de férias com... Educadoras: Milene, Ana Paula e Karla 2ºs anos 1 SERÁ UMA DELÍCIA CURTIR ESSA HISTÓRIA COM VOCÊ! FAÇA TODAS AS ATIVIDADES COM LETRA CURSIVA! Fique atento nestas dicas da sua educadora:

Leia mais

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini

A CAMINHO DO NATAL. PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini PE Episódio #57 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto e voz: Catarina Stichini A CAMINHO DO NATAL Em novembro, as prateleiras lá de casa começam a encher-se com pequenos embrulhos coloridos, de todos os tamanhos

Leia mais

A CASA DA MOSCA FOSCA

A CASA DA MOSCA FOSCA A CASA DA MOSCA FOSCA Título original em galego A casa da mosca chosca Colecção: livros para sonhar Autor: Eva Mejuto, 2002 Ilustrações: Sérgio Mora Tradução portuguesa: Dora Isabel Batalim Edição: Kalandraka

Leia mais

Jornal Digital. A Bela e o Monstro. EB Bom Pastor dezembro de 2016 Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis Porto

Jornal Digital. A Bela e o Monstro. EB Bom Pastor dezembro de 2016 Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis Porto Jornal Digital EB Bom Pastor dezembro de 2016 Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis Porto A Bela e o Monstro Este Natal, a C. M. do Porto ofereceu-nos uma ida ao teatro para assistirmos ao espetáculo,

Leia mais

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE

PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA S.I. DE CHAVILLE PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA EPREUVE DE LANGUE PORTUGAISE 6ème S.I. DE CHAVILLE JUNHO 2008 JUIN 2008 IDENTIFICAÇÃO Nome do aluno: Data de nascimento: Nacionalidade: Morada: Nome do pai: Nome da mãe: Escola

Leia mais

Língua Portuguesa. Teste Intermédio de Língua Portuguesa. Caderno 1. Teste Intermédio. 2.º Ano de Escolaridade

Língua Portuguesa. Teste Intermédio de Língua Portuguesa. Caderno 1. Teste Intermédio. 2.º Ano de Escolaridade Teste Intermédio de Língua Portuguesa Caderno 1 Teste Intermédio Língua Portuguesa 2.º Ano de Escolaridade Duração do Teste: 45 min (Caderno 1) + 30 min (pausa) + 45 min (Caderno 2) 03.06.2011 Nome do

Leia mais

1.º C. 1.º A Os livros

1.º C. 1.º A Os livros 1.º A Os livros Os meus olhos veem segredos Que moram dentro dos livros Nas páginas vive a sabedoria, Histórias mágicas E também poemas. Podemos descobrir palavras Com imaginação E letras coloridas Porque

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova A (13A1AE) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações.

LÍNGUA PORTUGUESA. Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. 3º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Faz a leitura dramatizada, acompanhada de gestos que imitam as ações. Os cadernos novos É uma coisa que me diverte muito, arranjar cadernos

Leia mais

Escola Secundária de Santa Maria da Feira Português 2º Ciclo. Português. Guião de Leitura da Obra. O Rapaz de Bronze. Sophia de Mello Breyner Andresen

Escola Secundária de Santa Maria da Feira Português 2º Ciclo. Português. Guião de Leitura da Obra. O Rapaz de Bronze. Sophia de Mello Breyner Andresen Português Guião de Leitura da Obra O Rapaz de Bronze Sophia de Mello Breyner Andresen Nome: Nº: Turma: Data de início: / / Data de conclusão: / / Apreciação final da obra: Ficha I 1. Atenta na seguinte

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

TAREFA 1 - VAMOS CONHECER A TURMA!...

TAREFA 1 - VAMOS CONHECER A TURMA!... TAREFA 1 - VAMOS CONHECER A TURMA!... Conhecermo-nos uns aos outros faz parte do nosso dia a dia em sociedade. Fazer ressaltar as semelhanças e diferenças do grupo de alunos da turma é uma boa forma de

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na III Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Actividades 2012/2013

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Actividades 2012/2013 Setembro Recepção dos alunos (dias 03 a 07) Promover a integração/adaptação das crianças Desenvolver atitudes de auto-estima e auto-confiança Conhecer os colegas e a escola Conhecer as regras da sala Recepção

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A15 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante de lar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Faço-lhes a higiene, preparo-os,

Leia mais

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores)

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores) Texto e Atividade 1 Frutos O que a Bíblia me diz : Eu sou a videira; vocês são os ramos. [...] Sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma (João 15:5). Você já viu uma plantação de uva? Para dar certo,

Leia mais

Nº 15 B - 2º Domingo da Quaresma

Nº 15 B - 2º Domingo da Quaresma Nº 15 B - 2º Domingo da Quaresma 1.3.2015 Estamos no segundo Domingo da Quaresma, e as leituras de hoje têm vários temas para pensarmos, que nos podem ajudar a mudar para sermos melhores, como Jesus nos

Leia mais

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1

Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 Educação Infantil Nível 1 - Volume 1 SUMÁRIO Formação pessoal, Social, Identidade e Autonomia Conhecimento de mundo, Natureza e Sociedade Construindo a Identidade 9 Quem sou eu? 10 Minha assinatura 13

Leia mais

Natal. 1- Cite o nome das três rosas que conversavam sobre o nascimento de Jesus. 2- Leia os trechos abaixo, em seguida escreva seus sinônimos.

Natal. 1- Cite o nome das três rosas que conversavam sobre o nascimento de Jesus. 2- Leia os trechos abaixo, em seguida escreva seus sinônimos. Natal Certa vez, três flores estavam conversando: a rosa, o jasmim e a violeta. Elas ficaram sabendo que na gruta de Belém havia nascido o Menino Jesus que iria salvar a humanidade. As três flores abraçadas

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 2º - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 14 / 6 / 2017

Leia mais

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014

Associação de Pais, Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da EB1/JI de Pinhal de Frades. Plano de Atividades 2013/2014 Setembro Receção e Acolhimento dos alunos (dias 02 a 06) Integrar as novas crianças e promover a facilidade de interação no grupo Promover o bem-estar e o fácil convívio entre as crianças Atividades relacionadas

Leia mais

PORTUGUÊS ABC. Ah, é de pernas para o ar Que o seu livro se lê? Parece que a menina Não sabe o ABC.

PORTUGUÊS ABC. Ah, é de pernas para o ar Que o seu livro se lê? Parece que a menina Não sabe o ABC. 2º ANO Nome : Data : / / PORTUGUÊS INFORMAÇÃO : RUBRICA : Lê o texto com atenção. ABC Ah, é de pernas para o ar Que o seu livro se lê? Parece que a menina Não sabe o ABC. Agora já sabe as letras Todas

Leia mais

Falar Escrever...Ver... Ajudar Ouvir... Brincar... Ensinar... Chorar... Rir... Olhar...Andar... Gesticular... Ler... Discutir... Conversar...

Falar Escrever...Ver... Ajudar Ouvir... Brincar... Ensinar... Chorar... Rir... Olhar...Andar... Gesticular... Ler... Discutir... Conversar... Falar Escrever...Ver... Ajudar Ouvir... Brincar... Ensinar... Chorar... Rir... Olhar...Andar... Gesticular... Ler... Discutir... Conversar... Publicar...Tocar... Pesquisar... Telefonar Mandar um sms ou

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Planificação anual das AEC Expressão Plástica

Planificação anual das AEC Expressão Plástica Planificação anual das AEC Expressão Plástica 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos Ano letivo: 2014/15 1.º PERÍODO Data Temas Atividades Sugeridas / Estratégias Conteúdos Objetivos Recursos Avaliação setembro setembro

Leia mais

2ª FEIRA 25 de Fevereiro.

2ª FEIRA 25 de Fevereiro. 2ª FEIRA 25 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza

Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação Título: UM BARCO EM MEU NOME Autor: Gloria Kirinus Ilustrações: Eliana Delarissa Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza O livro é rico em conteúdo, nele são abordados ensinamento,

Leia mais

ESTUDO DO MEIO. 1 Escreve os doze meses do ano por ordem e pinta o mês em que nasceste.

ESTUDO DO MEIO. 1 Escreve os doze meses do ano por ordem e pinta o mês em que nasceste. ETUDO DO MEIO 1 Escreve os doze meses do ano por ordem e pinta o mês em que nasceste. 1-5 - 9-2 - 6-10 - 3-7 - 11-4 - 8-12 - 2 Escreve conforme indica a ajuda. TRINTA DIA TEM NOVEMBRO, ABRIL, JUNHO E ETEMBRO

Leia mais

Não Quero Ser Espantalho

Não Quero Ser Espantalho Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Português Português 5º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.: Data: Assinatura do Professor

Leia mais

A mãe LÍNGUA PORTUGUESA

A mãe LÍNGUA PORTUGUESA 2º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Lê o texto com atenção. Copia-o para o teu caderno. A mãe Minha mãe tem flores nos olhos sacos de estrelas nas mãos, nos braços, luas brancas

Leia mais

Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano

Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano Avaliação de Diagnóstico Português 4º ano Lê o texto com atenção Um pardal ferido 1 Mãe e filho viviam felizes. Mas o José, gorducho e olhos esbugalhados, de vez em quando desobedecia às suas ordens para

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Bom dia! Depois de um fim de semana para re carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

- Professora Sofia Almeida - A princesa baixinha

- Professora Sofia Almeida - A princesa baixinha 2.º ano Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada da Quinta do Conde - Professora Sofia Almeida - Nome: Data: / / 1. Lê o texto todo com muita atenção. Avaliação da minha

Leia mais

Português - Adjetivos: grau normal e comparativo. 2. Das palavras seguintes, rodeia as que pertencem à classe dos adjetivos.

Português - Adjetivos: grau normal e comparativo. 2. Das palavras seguintes, rodeia as que pertencem à classe dos adjetivos. A1 O que são adjetivos? 2. Das palavras seguintes, rodeia as que pertencem à classe dos adjetivos. alegre colorido alegria cor elegância claridade elegante clara rápido rapidez A1R Adjetivos são palavras

Leia mais

- Professora Sofia Almeida - Ficha de Revisões para o Teste. Grupo I

- Professora Sofia Almeida - Ficha de Revisões para o Teste. Grupo I 3.º ano Português AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada da Quinta do Conde - Professora Sofia Almeida - Nome: Data: / / Ficha de Revisões para o Teste 1. Lê o texto A, com muita

Leia mais

Semana da Alimentação

Semana da Alimentação Ano letivo 2011 / 2012 Agrupamento Escolas Aguada Cima Higiene e Saú: comportamentos Intificar alimentos promotores alimentação saudável e alimentação risco. Ajuda o cozinheiro a fazer o jantar. Pinta

Leia mais

Priscila e sua família foram passear na casa da vovó! Vamos ver o que a Priscila aprendeu lá?

Priscila e sua família foram passear na casa da vovó! Vamos ver o que a Priscila aprendeu lá? Priscila e sua família foram passear na casa da vovó! Vamos ver o que a Priscila aprendeu lá? Filha? Vamos hoje lá na casa da vovó Lêlê? Ela nos convidou para passarmos uma tarde bem gostosa! Nós vamos

Leia mais

A primavera voltou. LÍNGUA PORTUGUESA. Compreensão da leitura

A primavera voltou. LÍNGUA PORTUGUESA. Compreensão da leitura 2º ANO Nome : Data : / / LÍNGUA PORTUGUESA INFORMAÇÃO : RUBRICA : Lê o texto com atenção. Copia-o para o teu caderno. A primavera voltou Venham ver! Venham ver durante a noite as coisas que aconteceram!

Leia mais

1. Observe este quadro do pintor René Magritte.

1. Observe este quadro do pintor René Magritte. 9 Corel 1. Observe este quadro do pintor René Magritte. RENÉ MAGRITTE. O mês da vindima. 1959. Óleo sobre tela: color.; 130 x 160 cm. Coleção particular, Paris. Grandes pintores do século XX: Magritte.

Leia mais

Sequência Didática Natal

Sequência Didática Natal Sequência Didática Natal Sequência Didática Natal - Natal de todos Objetivos: Ampliar o conhecimento sobre as tradições natalinas, levando as crianças a respeitarem e valorizarem as diferenças; proporcionar

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 4ª FEIRA 27 de Fevereiro Bom dia! No início desta semana terminámos a Semana Missionária Salesiana. Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários foi a importância de cuidarmos uns dos outros.

Leia mais

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra.

Sugestão de Estudo. 1º ano. 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. _ 1- Complete o alfabeto com letra cursiva. Observe o traçado da letra. 2- Copie da ficha, em seu caderno de estudo, o alfabeto minúsculo com letra cursiva. 3- Escreva, em seu caderno de estudo, seu nome

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 3º ANO Semana de 04/12 a 14/12/2018 Um Feliz Natal das professoras do 3º ano! TERÇA-FEIRA: 04/12/2018

Leia mais

CARTAS AO PAI NATAL. 1.º Ano Turma A. Viva Pai Natal. Por favor traz-me um presente Neste dia especial Fico muito contente. 1.

CARTAS AO PAI NATAL. 1.º Ano Turma A. Viva Pai Natal. Por favor traz-me um presente Neste dia especial Fico muito contente. 1. CARTAS AO PAI NATAL 1.º Ano Turma A Sonho contigo todos os dias Espero muito o teu presente Com muita alegria. Que já estás muito velhinho O meu presente vais trazer No teu trenó vermelhinho Na escola

Leia mais

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo

PRÉ 1 - Módulo 1 ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo ÍNDICE - ARTES PRÉ 1: Orientações ao professor Módulo 1...03 2 3 UNIDADE 1 Sociedade: Identidade pessoal: EU e diferenças físicas Linguagem: Vogal A: Fonema e grafema Coordenação motora Sociedade: Reconhecer-se

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

Tudo sobre meu corpo.

Tudo sobre meu corpo. Tudo sobre meu corpo. VOLUME 1 2 O CORPO HUMANO Com ele lavo meu corpo. SABONETE SABONETE 2 O CORPO HUMANO Com ele lavo meu corpo. SABONETE SABONETE O CORPO HUMANO. Assim é minha cabeça e meu rosto! O

Leia mais

ARTE DE CONTAR HISTÓRIA Vânia Morais Cavalcanti

ARTE DE CONTAR HISTÓRIA Vânia Morais Cavalcanti ARTE DE CONTAR HISTÓRIA Vânia Morais Cavalcanti Flanelógrafo 1- Corto um pedaço de papelão, exemplo 100 cm x 33 cm. (Sempre peço caixas grandes nos supermercados, lojas de doces,...) E corto o feltro uns

Leia mais

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário

Catequese Missionária para Crianças. Como Jesus, quero ter um coração missionário Ano Missionário Extraordinário 2018 2019 Catequese Missionária para Crianças Como Jesus, quero ter um coração missionário INTRODUÇÃO A Igreja, toda ela, por vocação e carisma, é missionária. A missão é

Leia mais

SIGNIFICADOS DOS VERBOS UTILIZADOS NOS TESTES. Como fazer

SIGNIFICADOS DOS VERBOS UTILIZADOS NOS TESTES. Como fazer SIGNIFICADOS DOS VERBOS UTILIZADOS NOS TESTES Como fazer Biblioteca 2017 Os verbos usados nas questões correspondem a objetivos cognitivos de diversos graus de complexidade. Conhecer o significado desses

Leia mais

Sistema de Ensino CNEC. 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: Leia esta história. Agora, vamos reler o texto apresentado. ARTUR! JURA?? JURO!

Sistema de Ensino CNEC. 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: Leia esta história. Agora, vamos reler o texto apresentado. ARTUR! JURA?? JURO! 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: Leia esta história. ARTUR! JURA?? JURO! Agora, vamos reler o texto apresentado. -06a-25s-at-03 Português (frases, interpretação de texto) O SUSTO NO SALÃO, ARTUR

Leia mais

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA

DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA 2ª FEIRA 12 DE DEZEMBRO ESTRELA A QUE GUIA DESAFIA-TE #FAZERMARAVILHAS #NOPRESÉPIO Bom dia! Estamos quase a chegar ao último dia de aulas e já ouvimos falar de tantas pessoas que nos ajudam a preparar

Leia mais

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem.

1. A língua portuguesa é viva. Palavras e expressões surgem, outras são esquecidas e algumas até somem. NOME: TURMA: UNIDADE: NOTA: DATA DE ENTREGA: 15 / 06 / 2016 TEXTO I MEU AMIGO MAIS ANTIGO Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para o filho era livro. Meus colegas de grupo escolar era assim

Leia mais

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita.

Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita. Este Plano de Aula Menina Bonita do Laço de Fita é um excelente recurso para trabalhar o Dia da Consciência Negra que é comemorado em 20 de novembro em todo

Leia mais

1º CICLO. Não temas Receber Jesus!

1º CICLO. Não temas Receber Jesus! 2ª feira 12 de março Jesus que é a Luz Guia: Bom dia! Se tens estado atento à nossa escada da Quaresma, então lembras-te que já foste desafiado a: Arrepender-te; Escutar Jesus; Acreditar em Jesus e por

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA LÍNGUA PORTUGUESA 1.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos

Leia mais

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.:

a) Onde estava o peixinho quando foi pescado? R.: b) Quem pescou o peixinho? R.: c) Onde morava o peixinho? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - LÍNGUA PORTUGUESA - 3 ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== TEXTO 1 ZELINHA E O PEIXINHO

Leia mais

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO. Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 3ª FEIRA 26 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

O Dono da Bola. Leia com atenção o texto a seguir.

O Dono da Bola. Leia com atenção o texto a seguir. COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Troca do Livro LIÇÕES DE PORTUGUÊS e HISTÓRIA- 5 ano 5 A e B 5 C Semana de 16 a 20 de maio de 2016 quarta-feira quinta-feira Leia com atenção o texto a seguir. O Dono da Bola

Leia mais

Pronomes pessoais do caso reto

Pronomes pessoais do caso reto 21 Pronomes pessoais do caso reto As borboletas Todos admiram as borboletas. Elas enfeitam a natureza. Estão sempre voando em busca de alimento e suas asas coloridas são uma alegria para os nossos olhos.

Leia mais

ESKE. Ermittlung schulsprachlicher Kompetenzen in der Erstsprache PORTUGIESISCH. Aufgabenset 3 bis 4 Jahre Schulerfahrung

ESKE. Ermittlung schulsprachlicher Kompetenzen in der Erstsprache PORTUGIESISCH. Aufgabenset 3 bis 4 Jahre Schulerfahrung ESKE Ermittlung schulsprachlicher Kompetenzen in der Erstsprache PORTUGIESISCH Aufgabenset 3 bis 4 Jahre Schulerfahrung Pädagogische Hochschule FHNW 2018 Professur Deutschdidaktik und Mehrsprachigkeit

Leia mais

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar...

Atividades de férias. As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... 4º ano Querido(a) educando(a), Atividades de férias As férias estão chegando, aproveite para descansar, brincar, divertir-se com sua família, passear, viajar... Mas para continuar progredindo e melhorar

Leia mais

PLANEJAMENTO (Receita)

PLANEJAMENTO (Receita) PLANEJAMENTO (Receita) Professor (a): Silvana Mara Silvestrin Brustolin Diferentes portadores de textos: Receita Competências Linguagem oral, produção textual, observação, criatividade. Objetivo Geral

Leia mais

JARDIM DE INFÂNCIA DA CORRELHÃ ATIVIDADES DO 1º PERÍODO

JARDIM DE INFÂNCIA DA CORRELHÃ ATIVIDADES DO 1º PERÍODO JARDIM DE INFÂNCIA DA CORRELHÃ ATIVIDADES DO 1º PERÍODO Halloween O Halloween chegou à nossa escola que se vestiu a rigor para comemorar este dia um pouco assustador e nós também participamos na confeção

Leia mais

O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES

O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES TEXTO RENATA PALLOTTINI ILUSTRAÇÕES WALTER ONO O LIVRO DAS ADIVINHAÇÕES SUGESTÕES PARA O PROFESSOR USO EXCLUSIVO DO PROFESSOR. VENDA PROIBIDA. ELABORAÇÃO: ANA PAULA DIAS TORRES NEUZA SANCHEZ GUELLI 1 ANTES

Leia mais

DATA: 30 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0

DATA: 30 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / / 206 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA

LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA LEITURA ORIENTADA NA SALA DE AULA NATAL! NATAL! ATIVIDADES PROPOSTAS Promover a leitura e a escrita associadas à festa de Natal. Preparação da festa de Natal com a história O Pai Natal Guloso. Elaboração

Leia mais

Meu pai é uma girafa!

Meu pai é uma girafa! Meu pai é uma girafa! Texto e ilustrações de Stephen Michael King Tradução: Gilda de Aquino Projeto: leitura e produção de texto Indicação: Fundamental I (1 o e 2 o anos) Elaborado por: Clara de Cápua

Leia mais

DATA: / / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

DATA: / / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 203 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

OS XULINGOS ERAM PEQUENOS SERES, FEITOS DE MADEIRA. TODA ESSA GENTE DE MADEIRA TINHA SIDO FEITA POR UM CARPINTEIRO CHAMADO ELI. A OFICINA ONDE ELE

OS XULINGOS ERAM PEQUENOS SERES, FEITOS DE MADEIRA. TODA ESSA GENTE DE MADEIRA TINHA SIDO FEITA POR UM CARPINTEIRO CHAMADO ELI. A OFICINA ONDE ELE 1 OS XULINGOS ERAM PEQUENOS SERES, FEITOS DE MADEIRA. TODA ESSA GENTE DE MADEIRA TINHA SIDO FEITA POR UM CARPINTEIRO CHAMADO ELI. A OFICINA ONDE ELE TRABALHAVA FICAVA NO ALTO DE UM MORRO, DE ONDE SE AVISTAVA

Leia mais

FICHA DE TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

FICHA DE TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA FICHA DE TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA Nome Data 1. Lê o texto com muita atenção: MARIA CASTANHA Era bom ir ao jardim. E mesmo sem haver sol, os meninos sentiam os pés quentinhos e ficavam com as bochechas

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro

2ª FEIRA 19 de novembro 2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM

Barueri, de de Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM Barueri, de de 2009. Nome: nº 3ºAno Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA 1ª POSTAGEM ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3º S ANOS A e B Querido aluno, Neste momento de expectativa de volta as aulas pedimos a você,

Leia mais

CARLOS MOURÃO (TEXTO) KILMA COUTINHO (ILUSTRAÇÕES E ARGUMENTO)

CARLOS MOURÃO (TEXTO) KILMA COUTINHO (ILUSTRAÇÕES E ARGUMENTO) CYNDI E EU CARLOS MOURÃO (TEXTO) KILMA COUTINHO (ILUSTRAÇÕES E ARGUMENTO) Essa história retrata um capítulo da vida da artista plástica surda Kilma Coutinho, mais especificamente, a relação de amizade

Leia mais

Jesus viu e compadeceu-se

Jesus viu e compadeceu-se Caminhada quaresmal 2018 Diocese de Aveiro Jesus VIU Caminhada quaresmal 2018 semana #01 VÊ Jesus viu! Estava atento a tudo o que se passava à Sua volta. Nada Lhe era indiferente. O Seu olhar era ca vante!

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

Sistema de Ensino CNEC a-16s-at-02 Português: Formação de palavras, interpretação,

Sistema de Ensino CNEC a-16s-at-02 Português: Formação de palavras, interpretação, 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: LEÃO, Liana. Frederico Godofredo. 2 ed. São Paulo: Elementar, 2011. Seu professor fará a leitura do livro paradidático Frederico Godofredo, de Liana Leão. Após

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: História Nome: Ano: 2º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Humanas Disciplina: História

Leia mais