PONTO a): PENA BASE E PENA PROVISÓRIA PONTO b): PENA DEFINITIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTO a): PENA BASE E PENA PROVISÓRIA PONTO b): PENA DEFINITIVA"

Transcrição

1 1 DIREITO PENAL PONTO 1: APLICAÇÃO DA PENA PONTO a): PENA BASE E PENA PROVISÓRIA PONTO b): PENA DEFINITIVA CÁLCULO DA PENA BASE _ Quando todas as circunstâncias do art. 59 CP 1 forem favoráveis ao réu, a pena base deverá ser fixada no mínimo legal. _ Quando algumas das operadoras do art. 59 CP forem desfavoráveis ao réu, a pena base deverá afastar-se proporcionalmente do mínimo legal. _ Quando todas as operadoras do art. 59 forem desfavoráveis ao réu, a pena base poderá ser fixada até o máximo previsto em lei. Pela posição que prevalece na doutrina e na jurisprudência, o máximo ao que o juiz pode chegar é o termo médio, que é a soma da pena mínima com a pena máxima divido por 2. Ou ainda, em entendimento mais benéfico ao réu, ao chamado segundo termo médio (adotado também pelos TRFS) que é o resultado do primeiro termo médio, mais a pena mínima divide por dois. PENA-BASE 2 A 10 ANOS 1º) 10-2=8/8(CIRCUNST) = 1ª (cada circunstância) 2º) TERMO MÉDIO = = DE ENTENDIMENTO MINORITÁRIO (por que mais gravoso ao réu) 2+10/2 = 6-2= 4/8= 6 MESES 3º) 2º TERMO MÉDIO (majoritário) 6+2/2 = 4-2 = 2/8 = 3 MESES 2ª FASE DE APLICAÇÃO DA PENA _ PENA PROVISÓRIA: _ As agravantes arts. 61 e 62 2 CP 1 Art O juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade do agente, aos motivos, às circunstâncias e conseqüências do crime, bem como ao comportamento da vítima, estabelecerá, conforme seja necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime: (Redação dada pela Lei nº I - as penas aplicáveis dentre as cominadas;(redação dada pela Lei nº II - a quantidade de pena aplicável, dentro dos limites previstos;(redação dada pela Lei nº III - o regime inicial de cumprimento da pena privativa de liberdade;(redação dada pela Lei nº IV - a substituição da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espécie de pena, se cabível. (Redação dada pela Lei nº 2 Art São circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime:(redação dada pela Lei nº I - a reincidência; (Redação dada pela Lei nº

2 2 _ Atenuantes arts. 65/66 3 CP II - ter o agente cometido o crime: (Redação dada pela Lei nº a) por motivo fútil ou torpe; b) para facilitar ou assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime; c) à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação, ou outro recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa do ofendido; d) com emprego de veneno, fogo, explosivo, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que podia resultar perigo comum; f) com abuso de autoridade ou prevalecendo-se de relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade, ou com violência contra a mulher na forma da lei específica; (Redação dada pela Lei nº , de 2006) g) com abuso de poder ou violação de dever inerente a cargo, ofício, ministério ou profissão; h) contra criança, maior de 60 (sessenta) anos, enfermo ou mulher grávida; (Redação dada pela Lei nº , de 2003) i) quando o ofendido estava sob a imediata proteção da autoridade; j) em ocasião de incêndio, naufrágio, inundação ou qualquer calamidade pública, ou de desgraça particular do ofendido; l) em estado de embriaguez preordenada. Agravantes no caso de concurso de pessoas Art A pena será ainda agravada em relação ao agente que: (Redação dada pela Lei nº I - promove, ou organiza a cooperação no crime ou dirige a atividade dos demais agentes; (Redação dada pela Lei nº 7.209, de II - coage ou induz outrem à execução material do crime; (Redação dada pela Lei nº III - instiga ou determina a cometer o crime alguém sujeito à sua autoridade ou não-punível em virtude de condição ou qualidade pessoal; (Redação dada pela Lei nº IV - executa o crime, ou nele participa, mediante paga ou promessa de recompensa.(redação dada pela Lei nº 7.209, de 3 Circunstâncias atenuantes Art São circunstâncias que sempre atenuam a pena: (Redação dada pela Lei nº I - ser o agente menor de 21 (vinte e um), na data do fato, ou maior de 70 (setenta) anos, na data da sentença; (Redação dada pela Lei nº II - o desconhecimento da lei; (Redação dada pela Lei nº III - ter o agente:(redação dada pela Lei nº a) cometido o crime por motivo de relevante valor social ou moral; b) procurado, por sua espontânea vontade e com eficiência, logo após o crime, evitar-lhe ou minorar-lhe as conseqüências, ou ter, antes do julgamento, reparado o dano;

3 3 Características: _ LEGAIS: princípio da legalidade. _TAXATIVAS: não se pode ampliar, senão as previstas em lei. Exceções: art. 66 CP ATENUANTES INOMINADAS (todas as atenuantes e agravantes são genéricas; não falar que as inominadas são genéricas, por ser óbvio). _OBRIGATÓRIAS: desde que não qualifiquem, atuem como majorante ou como minorante. _GENÉRICAS: regulam a pena de qualquer infração penal. (estão prevista na parte geral do CP). OBS: as atenuantes incidem sempre. Mas as agravantes incidem apenas aos crimes, salvo a reincidência, aplicável também às contravenções penais. Art. 7º 4 DL 3688/41. As agravantes somente incidem aos crimes dolosos e preterdolosos. Incidem também aos culposos, além da reincidência, as de natureza objetiva, quais sejam as previstas no art. 61, inc. II, alíneas e, h CP. Exceção: O STF já admitiu a incidência da agravante do motivo torpe (lucro fácil) ao crime culposo _ Caso do Bateau Mouche 5. LIMITES DE INCIDÊNCIAS: Súm STJ. Na segunda fase o juiz está vinculado aos limites mínimo e máximo cominado em abstrato. - BASE DE CÁLCULO DAS AGRAVANTES E ATENUANTES: incidem sempre sobre a pena base, até então não modificada pela incidência de circunstância anterior. É o contrário do que ocorre, na terceira fase de aplicação da pena, em que os cálculos ocorrem em cascata, juros sobre juros, ou seja, sobre a última operação até então encontrada. _ por esta razão, majorantes e minorantes jamais poderão ser compensadas, enquanto agravantes e atenuantes sim. Ex: PENA-BASE 6 ANOS RECLUSÃO PENA PROVISÓRIA: 3 AGRAVANTES (com valor de 1 ano cada) o primeiro 1 ano1/6. c) cometido o crime sob coação a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influência de violenta emoção, provocada por ato injusto da vítima; d) confessado espontaneamente, perante a autoridade, a autoria do crime; e) cometido o crime sob a influência de multidão em tumulto, se não o provocou. Art A pena poderá ser ainda atenuada em razão de circunstância relevante, anterior ou posterior ao crime, embora não prevista expressamente em lei. (Redação dada pela Lei nº 4 Art. 7º Verifica-se a reincidência quando o agente pratica uma contravenção depois de passar em julgado a sentença que o tenha condenado, no Brasil ou no estrangeiro, por qualquer crime, ou, no Brasil, por motivo de contravenção SÚM A incidência da circunstância atenuante não pode conduzir à redução da pena abaixo do mínimo legal.

4 4 = 7 anos, para a 2ª agravante se valora sobre a pena-base, no caso sobre 6 anos e não sobre 7 anos e assim sucessivamente. ORDEM DE INCIDÊNCIA: ART CP. _ 1º ATENUANTES 2º AGRAVANTES Se a pena base tiver no mínimo a atenuante não tem finalidade alguma. Há posição doutrinária (Paganella Boschi entende que deve se aplicar primeiro a agravante e após a atenuante. Na prova seguir o art. 68 CP. _ AGRAVANTES E DENÚNCIA: ART CPP X ART. 129, I 9, CF. _ CRITÉRIOS DE CÁLCULO DAS AGRAVANTES E ATENUANTES: 1ª posição: ALBERTO SILVA FRANCO prudente arbítrio do juiz: como a lei não estabelece quantum para as agravantes e atenuantes, fica ao prudente critério do juiz a forma pela qual serão calculadas. 2ª posição: ANALOGIA AO CÓDIGO ELEITORAL: ART LEI 4737/65. 3ª posição: RUI ROSADO DE AGUIAR JR. : entre ¼ e 1/5 sobre a qual incida a atenuantes ou agravantes são percentuais elevados, mas a vantagem é do valor fixo. 4ª posição: PAGANELLA BOSCHI até 1/6 a qual incida as atenuantes e agravantes. BOSCHI concorda e vai além, o grau de reprovabilidade do art. 59 CP. _ CRITÉRIO DA COMPENSAÇÃO ENTRE AGRAVANTES E ATENUANTES: O que é subjetivo vale mais que o objetivo. CEZAR ROBERTO BITENCOURT, MIRABETE entende que umas valem assim, outras assado. Entendem conforme a lei, art. 67 CP Boschi (a culpabilidade aferida pelo código penal). 7 Cálculo da pena Art A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código; em seguida serão consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes; por último, as causas de diminuição e de aumento. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de Parágrafo único - No concurso de causas de aumento ou de diminuição previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um só aumento ou a uma só diminuição, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua.(redação dada pela Lei nº 8 Art Nos crimes de ação pública, o juiz poderá proferir sentença condenatória, ainda que o Ministério Público tenha opinado pela absolvição, bem como reconhecer agravantes, embora nenhuma tenha sido alegada. 9 Art São funções institucionais do Ministério Público: I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei; 10 Art Quando a lei determina a agravação ou atenuação da pena sem mencionar o "quantum", deve o juiz fixá-lo entre um quinto e um terço, guardados os limites da pena cominada ao crime.

5 5 _ (STJ( no concurso entre atenuantes e agravantes, não obstante a ordem do art. 67 CP, prevalece em primeiro lugar menoridade (personalidade do agente), suprapreponderante; segundo: reincidência; terceiro: confissão espontânea; quarto: motivo determinante para a prática do crime ). STJ/STF. _ NUCCI: 1/6 fixo para mais ou menos. (sem variação critério matemático). AGRAVANTES E JURI: ao juiz é vedado manifestar-se sobre agravantes na pronúncia. Com a reforma ocorrida no CPP, não mais cabe aos jurados se manifestarem quanto a elas, mas ao juiz presidente. Art. 484, único 11 do CPP. AGRAVANTES E QUALIFICADORAS: ART. 61 CP. EX: ART. 121, 2º, IV, CP ( uma qualificadora serve para qualificar o crime, se tiver outra aí será utilizada como agravante) há entendimento de que podem ser utilizadas como circunstâncias desfavoráveis. 2º - o juiz qualifica como qualificadora e joga o que sobrou no art. 59 como circunstância(s) desfavorável sem passar pelo art. 61 CP (Paganella entende como correta, mas não é majoritário no STJ) REINCIDÊNCIA: _ Pressuposto: sentença penal transitada em julgado. _ Termo inicial de apuração da Reincidência: TÉRMINO ou extinção da pena, punibilidade computando Sursis/Livramento Condicional sem revogação. Ver súmula 231 STJ o mesmo fato não pode servir para maus antecedentes e reincidência. Súm STJ. Art. 64, inc. II CP crimes políticos e crimes comuns não induzem reincidência e crimes militares próprios e comuns não induzem reincidência. Crime militar impróprio e comum gera reincidência. CRIME X CRIME = REINCIDÊNCIA CRIME X CONTRAVENÇÃO = REINCIDÊNCIA CONTRAVENÇÃO X CONTRAVENÇÃO = REINCIDÊNCIA CONTRAVENÇÃO (EST) X CONTRAV(BRA) = X CONTRAVENÇÃO X CRIME = X ART. 28 LEI DE DROGAS (USUÁRIO) X CRIME = REINCIDÊNCIA 11Art A seguir, o presidente lerá os quesitos e indagará das partes se têm requerimento ou reclamação a fazer, devendo qualquer deles, bem como a decisão, constar da ata. (Redação dada pela Lei nº , de 2008) Parágrafo único. Ainda em plenário, o juiz presidente explicará aos jurados o significado de cada quesito. (Redação dada pela Lei nº , de 2008) 12 Súm É vedada a utilização de inquéritos policiais e ações penais em curso para agravar a pena-base.

6 6 3ª FASE DA APLICAÇÃO DA PENA PENA DEFINITIVA MAJORANTES E MINORANTES (CAUSAS DE AUMENTO E DIMINUIÇÃO DA PENA): compõe a terceira fase de aplicação da pena, espalhando-se tanto na parte geral como na parte especial do código penal, sendo que a lei fixa percentuais para o aumento ou a redução nessa terceira fase de aplicação da pena. Nominalmente falando, é a única fase em que o juiz poderá estabelecê-la abaixo do mínimo ou máximo legal, legalmente cominado, embora haja posição sustentando que uma majorante não permita ao juiz estabelecer a pena acima do máximo legalmente cominado. É importante referir que as majorantes não podem ser confundidas com as qualificadoras, já que essas criam uma nova pena mínima e uma nova pena máxima, cominadas em abstrato. BASE DE CÁLCULO: majorantes e minorantes sempre são calculadas sobre a última operação até então encontrada, ou seja, juros sobre juros, ou cálculo em cascata, jamais sobre a pena base. Em não se fazendo este cálculo chegar-se-á a pena zero. Imagine se um homicídio simples privilegiado tentado, pena base 6 anos, menos 2/3 = 2 anos e menos 1/3 pelo privilégio, ficando em 1 ano e 4 meses. Por essa razão, majorantes e minorantes jamais poderão ser compensadas, pois jamais terão o mesmo valor. Igualmente, a ordem de incidência é absolutamente irrelevante, pouco importando se primeiro incidir em majorantes ou minorantes, pois o resultado será sempre o mesmo. Ex: pena 9 anos, majorante + 1/3 e minorante 1/3 (não posso compensar, pois não é efeito cascata, devo calcular pela pena base, e a ordem dos fatores não altera o produto, isto é, posso aplicar primeiro a majorante ou a minorante) CRITÉRIOS DE MENSURAÇÃO DAS MAJORANTES E MINORANTES: 1º) RAZÕES DE POLÍTICA CRIMINAL - CRITÉRIOS DE SER DA PRÓPRIA CIRCUNSTÂNCIA: deve ser levado em conta o desprendimento do autor do fato para conseguir a consumação do crime. Súm. 443 STJ 13. 2º) GRAU DE REPROVABILIDADE AFERIDO em relação ao já analisado artigo 59 CP. O juiz apenas extrai a consequência da já feita analisa dessas circunstâncias. 3º) OUTROS CRITÉRIOS PARA AFERIÇÃO DE MAJ/MIN: art. 14, inc. II 14 CP (tentativa), quanto mais próximo da execução, maior será a pena. 13 SÚM O aumento na terceira fase de aplicação da pena no crime de roubo circunstanciado exige fundamentação concreta, não sendo suficiente para a sua exasperação a mera indicação do número de majorantes. 14 Art Diz-se o crime: (Redação dada pela Lei nº Crime consumado (Incluído pela Lei nº I - consumado, quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal; (Incluído pela Lei nº Tentativa (Incluído pela Lei nº II - tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente. (Incluído pela Lei nº Pena de tentativa(incluído pela Lei nº

7 7 Art. 70 CP 15 concurso formal próprio: 1/6 e metade. Art. 71 CP 16 concurso de crimes (não se analisa o grau de reprovabilidade da conduta para efeitos de concurso). Art. 68, único 17 do CP majorante e majorante parte especial > (o juiz aplica só uma, a que mais aumente a pena)/ minorante x minorante parte especial (o juiz aplica só uma, a que mais reduza a pena) <. Premissa errada. Quando estiver no tipo penal não se aplica a min/maj. Na prática, o juiz não aplica o ú. do art. 68 CP. Existem majorantes e minorantes na parte geral( o juiz aplica todas). 4 ª FASE DE APLICAÇÃO DA PENA: _ CONCURSO DE CRIMES: verificada a ocorrência do concurso de crimes deverá o juiz calcular a pena de cada um deles isoladamente, a fim de saber a grandeza penal, conforme o sistema trifásico, pela regra do art CP. Após ter ciência de quanto vale a pena de cada um dos crimes distinta e integralmente é que poderá proceder aos acréscimos decorrentes do concurso formal e do crime continuado, a fim de saber se, efetivamente, são mais benéficos. _ art. 70, único 19 do CP, ou seja, concurso material benéfico. Parágrafo único - Salvo disposição em contrário, pune-se a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de um a dois terços.(incluído pela Lei nº 15 Concurso formal Art Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade. As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ação ou omissão é dolosa e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos, consoante o disposto no artigo anterior.(redação dada pela Lei nº Parágrafo único - Não poderá a pena exceder a que seria cabível pela regra do art. 69 deste Código. (Redação dada pela Lei nº 16 Crime continuado Art Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes da mesma espécie e, pelas condições de tempo, lugar, maneira de execução e outras semelhantes, devem os subseqüentes ser havidos como continuação do primeiro, aplica-se-lhe a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, aumentada, em qualquer caso, de um sexto a dois terços.(redação dada pela Lei nº Parágrafo único - Nos crimes dolosos, contra vítimas diferentes, cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa, poderá o juiz, considerando a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias, aumentar a pena de um só dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, até o triplo, observadas as regras do parágrafo único do art. 70 e do art. 75 deste Código.(Redação dada pela Lei nº 17 Art A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código; em seguida serão consideradas as circunstâncias atenuantes e agravantes; por último, as causas de diminuição e de aumento. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de Parágrafo único - No concurso de causas de aumento ou de diminuição previstas na parte especial, pode o juiz limitar-se a um só aumento ou a uma só diminuição, prevalecendo, todavia, a causa que mais aumente ou diminua.(redação dada pela Lei nº 18 Concurso material

8 8 Art Quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplicam-se cumulativamente as penas privativas de liberdade em que haja incorrido. No caso de aplicação cumulativa de penas de reclusão e de detenção, executa-se primeiro aquela. (Redação dada pela Lei nº 1º - Na hipótese deste artigo, quando ao agente tiver sido aplicada pena privativa de liberdade, não suspensa, por um dos crimes, para os demais será incabível a substituição de que trata o art. 44 deste Código. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 2º - Quando forem aplicadas penas restritivas de direitos, o condenado cumprirá simultaneamente as que forem compatíveis entre si e sucessivamente as demais. (Redação dada pela Lei nº 19 Concurso formal Art Quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade. As penas aplicam-se, entretanto, cumulativamente, se a ação ou omissão é dolosa e os crimes concorrentes resultam de desígnios autônomos, consoante o disposto no artigo anterior.(redação dada pela Lei nº Parágrafo único - Não poderá a pena exceder a que seria cabível pela regra do art. 69 deste Código. (Redação dada pela Lei nº

Direito Penal. Pena-Base. Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Pena-Base. Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Pena-Base Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal PENA-BASE TÍTULO V Das Penas CAPÍTULO I DAS ESPÉCIES DE PENA CAPÍTULO III DA APLICAÇÃO DA PENA Fixação da

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena Parte IV

Direito Penal. Teoria da Pena Parte IV Direito Penal Teoria da Pena Parte IV Da Aplicação da Pena Disciplina Legal - Título V da Parte Geral do CP / Da Aplicação da Pena (arts. 59 a 76); - critério trifásico (reforma da Parte Geral do CP em

Leia mais

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Penas privativas de liberdade. Dosimetria da pena privativa de liberdade Noções gerais. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Penas privativas de liberdade. Prof.ª Maria Cristina Cálculo da pena Art. 68 A pena-base será fixada atendendo-se ao critério do art. 59 deste Código, em seguida serão consideradas as circunstâncias

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena Parte V

Direito Penal. Teoria da Pena Parte V Direito Penal Teoria da Pena Parte V Da Aplicação da Pena - Atenuantes Art. 65 do CP: São circunstâncias que sempre atenuam a pena: I - Ser o agente menor de 21 (vinte e um), na data do fato, ou maior

Leia mais

Critério Trifásico de Aplicação da Pena. Para aplicar a pena, deve o Juiz seguir o critério trifásico criado por Nélson Hungria, pelo qual:

Critério Trifásico de Aplicação da Pena. Para aplicar a pena, deve o Juiz seguir o critério trifásico criado por Nélson Hungria, pelo qual: LEGALE Aplicação da Pena Critério Trifásico de Aplicação da Pena Para aplicar a pena, deve o Juiz seguir o critério trifásico criado por Nélson Hungria, pelo qual: Critério Trifásico de Aplicação da Pena

Leia mais

Critério Trifásico de Aplicação da Pena. Para aplicar a pena, deve o Juiz seguir o critério trifásico criado por Nélson Hungria, pelo qual:

Critério Trifásico de Aplicação da Pena. Para aplicar a pena, deve o Juiz seguir o critério trifásico criado por Nélson Hungria, pelo qual: LEGALE Aplicação da Pena Critério Trifásico de Aplicação da Pena Para aplicar a pena, deve o Juiz seguir o critério trifásico criado por Nélson Hungria, pelo qual: Critério Trifásico de Aplicação da Pena

Leia mais

Pena de Multa. A pena de multa é paga ao Fundo Penitenciário... Nacional ou Estadual?

Pena de Multa. A pena de multa é paga ao Fundo Penitenciário... Nacional ou Estadual? LEGALE Pena de Multa Pena de Multa A pena de multa é paga ao Fundo Penitenciário... Nacional ou Estadual? Pena de Multa O réu tem dez dias para pagar a multa espontaneamente no juízo criminal mesmo (não

Leia mais

Penas Privativas de Liberdade

Penas Privativas de Liberdade LEGALE REMIÇÃO Penas Privativas de Liberdade Remição é o benefício pelo qual a cada 3 (três) dias trabalhados ou estudados o condenado terá direito a 1 (um) dia a menos na pena (Alterado pela lei 12.433/11)

Leia mais

Aplicação da Pena. (continuação)

Aplicação da Pena. (continuação) LEGALE Aplicação da Pena (continuação) Critério Trifásico de Aplicação da Pena Para aplicar a pena, deve o Juiz seguir o critério trifásico criado por Nélson Hungria, pelo qual: Critério Trifásico de Aplicação

Leia mais

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal

Material de Apoio Prof. Fernando Tadeu Marques Apontamentos de Direito Penal Aplicação da pena (arts. 59 ao 76, CP) Material de Apoio Fixação da pena (art. 59, CP) O art. 59, CP, determina que o juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade

Leia mais

Circunstâncias agravantes (Brasil) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Circunstâncias agravantes (Brasil) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Page 1 of 6 Circunstâncias agravantes (Brasil) Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Circunstâncias agravantes da pena são fatores taxativamente previtos em lei que aumentam a pena, calculada na 2ª

Leia mais

Direito Penal. Concurso de Crimes. Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Concurso de Crimes. Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Concurso de Crimes Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal CONCURSO MATERIAL Conceito: É uma das formas do concurso de crimes. Pode ser concurso material homogêneo

Leia mais

STJ SUMÁRIO. APRESENTAÇAO À 2.' EDlÇAo... APRESENTAÇAO À I." EDlÇAo...

STJ SUMÁRIO. APRESENTAÇAO À 2.' EDlÇAo... APRESENTAÇAO À I. EDlÇAo... STJ00071445 SUMÁRIO APRESENTAÇAO À 2.' EDlÇAo.............................. 9 APRESENTAÇAO À I." EDlÇAo......... 1. Princípios de direito penal......... 25 l.1 Conceito, alcance e relevãncia dos princípios...

Leia mais

1. Aplicação da Pena: 1ª Fase de aplicação da pena: Pena-base: circunstâncias judiciais(continuação):

1. Aplicação da Pena: 1ª Fase de aplicação da pena: Pena-base: circunstâncias judiciais(continuação): 1 PONTO 1: Aplicação da Pena 1. Aplicação da Pena: Sistema trifásico art. 68 1, CP: 1ª Fase de aplicação da pena: Pena-base: circunstâncias judiciais(continuação): - Culpabilidade: Ver Súmula 440 2, STJ.

Leia mais

PROCESSO PENAL 1. PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. Reclusão e detenção está reservada para os crimes e a prisão simples para as contravenções.

PROCESSO PENAL 1. PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE. Reclusão e detenção está reservada para os crimes e a prisão simples para as contravenções. 1 PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL PONTO 1: Pena Privativa de Liberdade PONTO 2: Princípio da Individualização da Pena PONTO 3: Individualização Judicial São três: a) Reclusão b) Detenção c) Prisão Simples

Leia mais

Direito Penal. Concurso de Crimes

Direito Penal. Concurso de Crimes Direito Penal Concurso de Crimes Distinções Preliminares Concurso de crimes ou delitos X Concurso de pessoas ou agentes X Concurso de normas ou conflito aparente de normas penais - Concurso de crimes ou

Leia mais

Concurso: Circunstâncias agravantes x atenuantes

Concurso: Circunstâncias agravantes x atenuantes LEGALE Concurso: Circunstâncias agravantes x atenuantes No concurso de agravantes e atenuantes, a pena deve aproximar-se do limite indicado pelas circunstâncias preponderantes, entendendo-se como tais

Leia mais

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Penal

CEM. Magistratura Estadual 10ª fase. Direito Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 10ª fase Período 2006-2016 1) VUNESP Juiz Estadual - TJ/RJ - 2011 Caio, reincidente em crime de estupro, também é reincidente em crime de roubo. Diante

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena Parte IV

Direito Penal. Teoria da Pena Parte IV Direito Penal Teoria da Pena Parte IV Da Aplicação da Pena Disciplina Legal - Título V da Parte Geral do CP / Da Aplicação da Pena (arts. 59 a 76); - Critério trifásico (reforma da Parte Geral do CP em

Leia mais

Ponto 9 do plano de ensino

Ponto 9 do plano de ensino Ponto 9 do plano de ensino Concurso formal e material de crimes. Vedação ao concurso formal mais gravoso. Desígnios autônomos. Crime continuado: requisitos. Erro na execução. Resultado diverso do pretendido.

Leia mais

Direito Penal - Professor Sandro Caldeira. Concurso de Pessoas

Direito Penal - Professor Sandro Caldeira. Concurso de Pessoas Direito Penal - Professor Sandro Caldeira Concurso de Pessoas Art. 29 CP - Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade Conceito: Configura-se

Leia mais

PONTO 1: REVISÃO. PONTO 3: b) CRIMES DE MESMA ESPÉCIE CRIME FORMAL PRÓPRIO + C. CONTINUADO REQUISITO SUBJETIVO.

PONTO 1: REVISÃO. PONTO 3: b) CRIMES DE MESMA ESPÉCIE CRIME FORMAL PRÓPRIO + C. CONTINUADO REQUISITO SUBJETIVO. 1 DIREITO PENAL PONTO 1: REVISÃO PONTO 2: a) CRIME CONTINUADO PONTO 3: b) CRIMES DE MESMA ESPÉCIE CRIME CONTINUADO ART. 71 CP 1 é aquele no qual o agente mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois

Leia mais

Profª Ms. Simone Schroeder SANÇÕES PENAIS

Profª Ms. Simone Schroeder SANÇÕES PENAIS Profª Ms. Simone Schroeder SANÇÕES PENAIS PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE DO CP Pena privativa de liberdade Art. 33 CP Reclusão CP Detenção CP Prisão Simples Dec. Lei 3688/41 Sanções penais Penas Art. 32

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Da dosimetria da pena Marcelo Augusto Paiva Pereira Como citar este comentário: PEREIRA, Marcelo Augusto Paiva. Da dosimetria da pena. Disponível em http://www.iuspedia.com.br01

Leia mais

1. Aplicação da Pena: 3ª Fase de aplicação da pena Pena Definitiva: - Majorantes/minorantes causas de aumento ou de diminuição da pena.

1. Aplicação da Pena: 3ª Fase de aplicação da pena Pena Definitiva: - Majorantes/minorantes causas de aumento ou de diminuição da pena. 1 PONTO 1: Aplicação da Pena PONTO 2: Aplicação da pena de multa PONTO 3: Fixação do Regime inicial de cumprimento de pena PONTO 4: Penas restritivas de direito 1. Aplicação da Pena: Sistema trifásico

Leia mais

2ª FASE DA APLICAÇÃO DA PENA (PENA INTERMEDIÁRIA) PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES

2ª FASE DA APLICAÇÃO DA PENA (PENA INTERMEDIÁRIA) PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 2ª FASE DA APLICAÇÃO DA PENA (PENA INTERMEDIÁRIA) PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES Introdução A finalidade é fixar a pena-intermediária. Os instrumentos utilizados para isto são as circunstâncias agravantes

Leia mais

SUMÁRIO 1. PRINCÍPIOS DE DIREITO PENAL

SUMÁRIO 1. PRINCÍPIOS DE DIREITO PENAL SUMÁRIO 1. PRINCÍPIOS DE DIREITO PENAL 1.1 Conceito, alcance e relevância dos princípios 1.2 Princípios regentes: dignidade da pessoa humana e devido processo legal 1.2.1 Jurisprudência 1.3 Princípios

Leia mais

CURSO PROFESSOR ANDRESAN! CURSOS PARA CONCURSOS PROFESSORA SIMONE SCHROEDER

CURSO PROFESSOR ANDRESAN! CURSOS PARA CONCURSOS PROFESSORA SIMONE SCHROEDER CURSO PROFESSOR ANDRESAN! CURSOS PARA CONCURSOS PROFESSORA SIMONE SCHROEDER REGIME PENAL 1. Conforme entendimento do STF, a opinião do julgador sobre a gravidade em abstrato do crime não constitui motivação

Leia mais

Ponto 5 do plano de ensino: Pena privativa de liberdade. Sistema trifásico de quantificação da reprimenda legal. O artigo 59 do Código Penal.

Ponto 5 do plano de ensino: Pena privativa de liberdade. Sistema trifásico de quantificação da reprimenda legal. O artigo 59 do Código Penal. Ponto 5 do plano de ensino: Pena privativa de liberdade. Sistema trifásico de quantificação da reprimenda legal. O artigo 59 do Código Penal. Agravantes e atenuantes. Causas de aumento e diminuição. Fixação

Leia mais

Saraiva, 2002, p. 561.

Saraiva, 2002, p. 561. Yvana Savedra de Andrade Barreiros Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (PUCPR); Especialista em Língua Portuguesa (PUCPR); Graduada em Direito (UP) Doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA)

Leia mais

MODELO DE RAZÕES DE RECURSO - QUESTÃO n CADERNO A - PROVA - Soldado PMMG

MODELO DE RAZÕES DE RECURSO - QUESTÃO n CADERNO A - PROVA - Soldado PMMG MODELO DE RAZÕES DE RECURSO - QUESTÃO n. 16 - CADERNO A - PROVA - Soldado PMMG À DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS CENTRO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Recurso relativo a questão n. 16 (caderno A ) da prova de

Leia mais

CRIMES CONTRA A PESSOA VIDA

CRIMES CONTRA A PESSOA VIDA LEGALE CRIMES CONTRA A PESSOA VIDA São crimes contra a vida: homicídio participação em suicídio infanticídio aborto HOMICÍDIO homicídio É a eliminação da vida extra-uterina homicídio É crime hediondo?

Leia mais

PONTO 1: Conceito e Princípios PONTO 2: Destinatários e Finalidades PONTO 3: Espécies de Penas PONTO 4: Aplicação da Pena

PONTO 1: Conceito e Princípios PONTO 2: Destinatários e Finalidades PONTO 3: Espécies de Penas PONTO 4: Aplicação da Pena 1 DIREITO PENAL PONTO 1: Conceito e Princípios PONTO 2: Destinatários e Finalidades PONTO 3: Espécies de Penas PONTO 4: Aplicação da Pena PENAS: ESPÉCIES, COMINAÇÃO E APLICAÇÃO 1. CONCEITO E PRINCÍPIOS

Leia mais

Exs: PECULATO é infração imprópria. PREVARICAÇÃO: elementar- funcionário público.

Exs: PECULATO é infração imprópria. PREVARICAÇÃO: elementar- funcionário público. 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: APLICAÇÃO DA PENA PONTO a): CIRCUNSTÂNCIAS X ELEMENTARES PONTO b): CONTINUAÇÃO... CIRCUNSTÂNCIAS 7 APLICAÇÃO DA PENA CIRCUNSTÂNCIAS X ELEMENTARES: ART. 30 1 CP (comunicabilidade

Leia mais

Primeira e principal fonte Constituição. Segunda fonte Previsão da lei, que irá estabelecer penas e os crimes.

Primeira e principal fonte Constituição. Segunda fonte Previsão da lei, que irá estabelecer penas e os crimes. DIREITO PENAL Conceito Magalhães Noronha Direito Penal é o conjunto de normas jurídicas que regulam o poder punitivo do Estado, visando a natureza criminal e as medidas aplicáveis a quem os pratica. Fontes

Leia mais

Professor Sandro Caldeira Concurso de Crimes

Professor Sandro Caldeira Concurso de Crimes Professor Sandro Caldeira Concurso de Crimes Concurso de crimes Espécies: Concurso material artigo 69 do CP; Concurso formal artigo 70 do CP; Continuidade delitiva artigo 71 do CP Concurso de crimes Espécies:

Leia mais

Penas Restritivas de Direitos. (continuação)

Penas Restritivas de Direitos. (continuação) LEGALE Penas Restritivas de Direitos (continuação) Penas Restritivas de Direitos Espécies O Código Penal traz cinco espécies de penas alternativa: Penas Restritivas de Direitos Espécies Prestação de serviços

Leia mais

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO Prof. Dr. Marco Aurelio Guimarães Art. 159 "Aquele que por ação ou omissão voluntária ou involuntária, negligência, ou imprudência violar direito ou

Leia mais

Questões de Direito Penal Polícia Civil da Bahia

Questões de Direito Penal Polícia Civil da Bahia Questões de Direito Penal Polícia Civil da Bahia 1) O indivíduo B provocou aborto com o consentimento da gestante, em 01 de fevereiro de 2010, e foi condenado, em 20 de fevereiro de 2013, pela prática

Leia mais

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança.

EXERCÍCIOS. I - anistia, graça e indulto; II - fiança. Legislação Especial Wallace França EXERCÍCIOS Lei dos Crimes hediondos Art. 1 o São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei n o 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código

Leia mais

Direito Penal. Homicídio

Direito Penal. Homicídio Direito Penal Homicídio Homicídio Eliminação da vida humana extrauterina (bem jurídico tutelado); Se intrauterina: aborto (arts. 124-126 do CP); Vida intrauterina: entre a nidação e o início do parto;

Leia mais

APLICAÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE

APLICAÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE APLICAÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE DIREITO PENAL Rogério Greco + Rogério Sanches + Cleber Masson + Dizer o Direito INTRODUÇÃO - A SANÇÃO PENAL é um gênero que engloba a PENA (o pressuposto é a culpabilidade)

Leia mais

DISCIPLINA: DIREITO PENAL III PERÍODO CURSADO: 4

DISCIPLINA: DIREITO PENAL III PERÍODO CURSADO: 4 CURSO: DIREITO, BACHARELADO. SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Senador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: www.sei-cesucol.edu.br e-mail:

Leia mais

CEM. Magistratura Federal. Direito Penal. Das Penas

CEM. Magistratura Federal. Direito Penal. Das Penas CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal Período 2010 2016 1) CESPE - JF TRF2/TRF 2/2013 A respeito de aspectos diversos relacionados às penas, assinale a opção correta. a) No concurso formal perfeito,

Leia mais

PRINCIPAIS PRAZOS NO CÓDIGO PENAL (Decreto-Lei nº 2.848, de )

PRINCIPAIS PRAZOS NO CÓDIGO PENAL (Decreto-Lei nº 2.848, de ) PRINCIPAIS PRAZOS NO CÓDIGO PENAL (Decreto-Lei nº 2.848, de 7-12-1940) Contagem Art. 10. O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum. Imposição

Leia mais

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I).

Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). Curso/Disciplina: Noções de Direito Penal Aula: Noções de Direito Penal - 28 Professor : Leonardo Galardo Monitor : Virgilio Frederich Aula 28 CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO (PARTE I). 1. Crimes de furto e

Leia mais

APLICAÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE

APLICAÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE APLICAÇÃO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE DIREITO PENAL Rogério Greco + Rogério Sanches + Cleber Masson + Dizer o Direito INTRODUÇÃO - A SANÇÃO PENAL é um gênero que engloba a PENA (o pressuposto é a culpabilidade)

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 5. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 5. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Responsabilidade ambiental Leis dos Crimes Ambientais-Lei nº 9.605/98 Parte 5 Prof. Rodrigo Mesquita art. 38. Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo

Leia mais

L G E ISL S A L ÇÃO O ES E P S EC E IAL 5ª ª-

L G E ISL S A L ÇÃO O ES E P S EC E IAL 5ª ª- DIREITO PENAL III LEGISLAÇÃO ESPECIAL 5ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 CRIMES CONTRA a pessoa HOMICÍDIO QUALIFICADO 2 Se o homicídio é cometido: cometido: I - mediante paga

Leia mais

Profª. Ms Simone Schroeder

Profª. Ms Simone Schroeder Profª. Ms Simone Schroeder Base legal: Artigos 109 ao 119 do Código Penal Conceito: É a perda do poder de punir ou de executar a sanção imposta pelo Estado, causada pelo decurso de tempo fixado em Lei

Leia mais

6 - Réu Lídio Laurindo: restou absolvido de todas as acusações; 7 - Réu Cildo Ananias: restou absolvido de todas as acusações.

6 - Réu Lídio Laurindo: restou absolvido de todas as acusações; 7 - Réu Cildo Ananias: restou absolvido de todas as acusações. PROCEDIMENTO ESP.DOS CRIMES DE COMPETÊNCIA DO JÚRI Nº 2004.71.04.005970-2/RS AUTOR : MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ACUSADO : IRENI FRANCO : ZIGOMAR TEODORO : LEOMAR CORREIA : CILDO ANANIAS : SERGIO ANANIAS

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 41, DE 2013

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 41, DE 2013 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 41, DE 2013 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera o art. 121 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), e o art. 1º da Lei nº 8.072, de

Leia mais

SÚMULAS DE DIREITO PENAL

SÚMULAS DE DIREITO PENAL SÚMULAS DE DIREITO PENAL DIVIDIDAS POR TEMAS STJ E STF Súmula nº 611 APLICAÇÃO DA LEI PENAL Transitada em julgado a sentença condenatória, compete ao Juízo das execuções a aplicação de lei mais benigna.

Leia mais

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE

EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE EU NÃO SONHEI COM O SUCESSO EU TRABALHEI PARA ELE São Paulo, novembro de 2017 1) CRIME NAO CONSUMADO: TENTATIVA, DESISTENCIA VOLUNTÁRIA, ARREPENDIMENTO EFICAZ, CRIME IMPOSSIVEL, ARREPENDIMENTO POSTERIOR

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Prof. Gisela Esposel - O procedimento comum ordinário será aplicado para a apuração de crimes cuja sanção máxima cominada for igual ou superior a 4 (quatro)

Leia mais

PONTO a): CONFLITO APARENTE DE NORMAS PONTO b): PLURALIDADE DE CONDUTAS

PONTO a): CONFLITO APARENTE DE NORMAS PONTO b): PLURALIDADE DE CONDUTAS 1 PONTO 1: CONCURSO DE CRIMES PONTO a): CONFLITO APARENTE DE NORMAS PONTO b): PLURALIDADE DE CONDUTAS CONCURSO DE CRIMES 1-instigação: concurso de pessoas: pluralidade de pessoas, e identidade de fato,

Leia mais

Sanção Penal. É a resposta dada pelo Estado pela prática de uma infração penal

Sanção Penal. É a resposta dada pelo Estado pela prática de uma infração penal LEGALE Sanção Penal Sanção Penal É a resposta dada pelo Estado pela prática de uma infração penal Sanção Penal No Brasil, o atual sistema de sanções é o SISTEMA VICARIANTE Por esse sistema, ou o agente

Leia mais

Ponto 11 do plano de ensino. Suspensão condicional da pena: conceito e jurídica.

Ponto 11 do plano de ensino. Suspensão condicional da pena: conceito e jurídica. Ponto 11 do plano de ensino Suspensão condicional da pena: conceito e jurídica. natureza Comparação da suspensão condicional da pena e da suspensão condicional do processo do artigo 89 da Lei 9.099/95.

Leia mais

DELEGADO DIREITO PENAL

DELEGADO DIREITO PENAL DELEGADO DIREITO PENAL Penas Prof. Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal MATERIAL DE LEGISLAÇÃO CÓDIGO PENAL TÍTULO V Das Penas CAPÍTULO I DAS ESPÉCIES DE PENA Art. 32. As penas

Leia mais

7.3 Crime doloso Teorias sobre o dolo Espécies de dolo Outras categorias Mais classificações 7.4 Crime culposo 7.4.

7.3 Crime doloso Teorias sobre o dolo Espécies de dolo Outras categorias Mais classificações 7.4 Crime culposo 7.4. Sumario CAPÍTULO 1 DIREITO PENAL CAPÍTULO 2 DIREITOS DE PROTEÇÃO: EXCESSO E PROIBIÇÃO DE INSUFICIÊNCIA CAPÍTULO 3 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 3.1 Princípios da Legalidade e da Anterioridade da Lei Penal 3.2 Garantismo

Leia mais

Direito Penal. Consumação e Tentativa

Direito Penal. Consumação e Tentativa Direito Penal Consumação e Tentativa Crime Consumado Quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal (art. 14, I, CP); Realização plena dos elementos constantes do tipo legal; Crime Consumado

Leia mais

INTRODUÇÃO Conceito de Pena Histórico Introdução Origem Bíblica Era Primitiva 23

INTRODUÇÃO Conceito de Pena Histórico Introdução Origem Bíblica Era Primitiva 23 SUMÁRIO INTRODUÇÃO. 19 J. NOÇÕES SOBRE A PENA 2J 1.1 Conceito de Pena 21 1.2 Histórico 22 1.2.1 Introdução 22 1.2.2 Origem Bíblica 22 1.2.3 Era Primitiva 23 1.204 O Talião 24 1.2.5 A Composição 24 1.2.6

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem Parte 10. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem Parte 10. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM Parte 10 Profª. Tatiane da Silva Campos Art. 110 Para a graduação da penalidade e respectiva imposição consideram-se: I A gravidade da infração; II As circunstâncias

Leia mais

RECURSO SUSEPE (Agente Penitenciário Administrativo)

RECURSO SUSEPE (Agente Penitenciário Administrativo) RECURSO SUSEPE (Agente Penitenciário Administrativo) BANCA: La Salle ANO: 2017 MATÉRIA: Legislação PROFESSORA: Joerberth Nunes AVISO: O texto abaixo, para o pedido de recurso, é meramente ilustrativo e

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DA LEI PENAL E ANALOGIA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES. É a atividade do intérprete de extrair da lei o seu significado e alcance.

INTERPRETAÇÃO DA LEI PENAL E ANALOGIA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES. É a atividade do intérprete de extrair da lei o seu significado e alcance. INTERPRETAÇÃO DA LEI PENAL E ANALOGIA PROFESSOR: LEONARDO DE MORAES 1 Introdução É a atividade do intérprete de extrair da lei o seu significado e alcance. A natureza jurídica da intepretação é a busca

Leia mais

Das Penas Parte III. Aula 3

Das Penas Parte III. Aula 3 Das Penas Parte III Aula 3 DOSIMETRIA DA PENA SISTEMA TRIFÁSICO O Código Penal adotou o modelo trifásico na aplicação da pena privativa de liberdade. Este modelo foi criado por Nelson Hungria. O magistrado

Leia mais

Interpretação e integração da lei penal Interpretação...11

Interpretação e integração da lei penal Interpretação...11 Sumário Notas Preliminares Finalidade do Direito Penal...2 Bens que podem ser protegidos pelo Direito Penal...2 Códigos do Brasil...3 Código Penal atual...3 Direito Penal...3 Garantismo...3 Garantias...4

Leia mais

Direito Penal. Das Penas. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Penal. Das Penas. Professor Fidel Ribeiro. Direito Penal Das Penas Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal DAS PENAS DICA DO FIDEL: MINEMÔNICO PENAS PRINCIPAIS SD PM RIR Suspensão do exercício do pôsto [sic], graduação,

Leia mais

1 Das Penas Concurso de Crimes

1 Das Penas Concurso de Crimes Das Penas Concurso de Crimes Pode ocorrer que várias pessoas, unidas pela mesma identidade de propósito, se reúnam com o fim de cometer determinada infração penal, e, neste caso, teremos aquilo o que o

Leia mais

Das Penas Parte IV. Aula 4

Das Penas Parte IV. Aula 4 Das Penas Parte IV Aula 4 PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO Art 44 - As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade [...] Conceito Elas perfazem uma espécie de pena,

Leia mais

Suspensão Condicional da Pena. Aula 5

Suspensão Condicional da Pena. Aula 5 Suspensão Condicional da Pena Aula 5 SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA Conceito Instituto importado do direito francês consistente na possibilidade de o juiz liberar o condenado do cumprimento da pena privativa

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM XXII EXAME DE ORDEM DIREITO PENAL PROF. ALEXANDRE SALIM Atualização legislativa (Lei 13.344/2016) TRÁFICO DE PESSOAS Revogação dos arts. 231 e 231-A do CP Criação do art. 149-A do CP Alteração do art.

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO 2017 3º ano Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito Penal II CARGA HORÁRIA SEMANAL: Hora-aula ANUAL: 105 Hora-aula DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(IS)

Leia mais

MAICOL COELHO DIREITO PENAL MILITAR

MAICOL COELHO DIREITO PENAL MILITAR MAICOL COELHO DIREITO PENAL MILITAR 1) Com relação às regras estabelecidas no Código Penal Militar, pode-se afirmar que a) são considerados crimes militares em tempos de paz, os crimes ou contravenções

Leia mais

Ele responde a este processo em liberdade.

Ele responde a este processo em liberdade. PODER JUDICIÁRIO DO TOCANTINS COCA DE ARAGUAÍN A 1a VARA CRIMINAL Tcl.: 063 3414 6635 Autos n 5O21657-90.2O13.827.2706 SENTENÇA Carlos Roberto Pereira está sendo acusado de ter dado suporte material financiando

Leia mais

Direito Penal. Parte Geral Pena Privativa de Liberdade Pena Restritiva de Direitos Multa Suspensão Condicional da Pena

Direito Penal. Parte Geral Pena Privativa de Liberdade Pena Restritiva de Direitos Multa Suspensão Condicional da Pena Direito Penal Parte Geral Pena Privativa de Liberdade Pena Restritiva de Direitos Multa Suspensão Condicional da Pena Regime Fechado Reclusão Regime Semiaberto Penas Privativas de Liberdade Restritivas

Leia mais

DIREITO PENAL PIETRO PONTO 1: CRIMES CONTRA A PESSOA PONTO 2: CRIMES CONTRA A VIDA PONTO 3: HOMICÍDIO E DESDOBRAMENTOS

DIREITO PENAL PIETRO PONTO 1: CRIMES CONTRA A PESSOA PONTO 2: CRIMES CONTRA A VIDA PONTO 3: HOMICÍDIO E DESDOBRAMENTOS 1 PONTO 1: CRIMES CONTRA A PESSOA PONTO 2: CRIMES CONTRA A VIDA PONTO 3: HOMICÍDIO E DESDOBRAMENTOS CRIMES CONTRA A PESSOA - CRIMES CONTRA A VIDA Momento em que cessa a vida humana: 1ª corrente clássica

Leia mais

PONTO 1: Teoria Geral da Sanção Penal PONTO 2: Penas Restritivas de Direito 1. TEORIA GERAL DA SANÇÃO PENAL

PONTO 1: Teoria Geral da Sanção Penal PONTO 2: Penas Restritivas de Direito 1. TEORIA GERAL DA SANÇÃO PENAL 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Teoria Geral da Sanção Penal PONTO 2: Penas Restritivas de Direito 1.1 Sanções penais: 1. TEORIA GERAL DA SANÇÃO PENAL * Penas: a) Pena Privativa de Liberdade b) Pena Restritiva

Leia mais

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes

Legislação Penal Especial Lei de Tortura Liana Ximenes Lei de Tortura Liana Ximenes 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Lei de Tortura -A Lei não define o que é Tortura, mas explicita o que constitui tortura. -Equiparação

Leia mais

DIREITO PENAL. Prescrição Penal arts. 109 a 119 do CP

DIREITO PENAL. Prescrição Penal arts. 109 a 119 do CP Prescrição Penal arts. 109 a 119 do CP Prescrição Punitiva Simples Ocorre antes do trânsito em julgado da sentença condenatória (TJSC); Extingue todos os efeitos penais; É a única forma de prescrição que

Leia mais

Código Penal. PARTE GERAL TÍTULO I DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL (Redação dada pela Lei nº 7.209, de )

Código Penal. PARTE GERAL TÍTULO I DA APLICAÇÃO DA LEI PENAL (Redação dada pela Lei nº 7.209, de ) DECRETO-LEI N o 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. Código Penal O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, decreta a seguinte Lei: Anterioridade da Lei PARTE

Leia mais

Direito Penal. Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal PRINCÍPIO DA LEGALIDADE E DA ANTERIORIDADE PARTE GERAL TÍTULO I Da Aplicação Da Lei Penal Anterioridade da Lei Art.

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena Parte III

Direito Penal. Teoria da Pena Parte III Direito Penal Teoria da Pena Parte III Pena de Multa Definição (art. 49 do CP). Consiste no pagamento, ao fundo penitenciário, da quantia fixada na sentença e calculada em dias-multa. Espécies Quanto a

Leia mais

Direito Penal. Extinção da Punibilidade. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Penal. Extinção da Punibilidade. Professor Fidel Ribeiro. Direito Penal Extinção da Punibilidade Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE TÍTULO VIII Da Extinção da Punibilidade Causas extintivas Art. 123.

Leia mais

Sentença do Caso Richthofen. Júri condena Suzane e irmãos Cravinhos

Sentença do Caso Richthofen. Júri condena Suzane e irmãos Cravinhos Sentença do Caso Richthofen. Júri condena Suzane e irmãos Cravinhos Pelo assassinato do casal Manfred e Marísia Von Richthofen, Suzane Von Richthofen e os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos foram condenados

Leia mais

Direito Penal. Teoria da Pena Parte VII

Direito Penal. Teoria da Pena Parte VII Direito Penal Teoria da Pena Parte VII 1 - Conceito. - Instrumento alternativo de sanção penal, que objetiva a suspensão da execução da pena privativa de liberdade, mediante compromisso prestado pelo condenado

Leia mais

Código Penal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, decreta a seguinte Lei:

Código Penal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, decreta a seguinte Lei: Código Penal http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848.htm DECRETO-LEI N o 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. Código Penal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere

Leia mais

SUMÁRIO I TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL

SUMÁRIO I TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL SUMÁRIO I TEORIA GERAL DO DIREITO PENAL CAPÍTULO 1 DIREITO PENAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS PARTE 1 Noções introdutórias 1 PARTE 2 Noções introdutórias 2 PARTE 3 Noções introdutórias 3 CAPÍTULO 2 PRINCÍPIOS

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO º ano

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO º ano PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO 2019 3º ano Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito Penal II CARGA HORÁRIA SEMANAL: h. a. ANUAL: 105 H DOCENTE(S) RESPONSÁVEL(IS) Prof. Mauro

Leia mais

SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA. Profa. Luanna Tomaz

SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA. Profa. Luanna Tomaz SUSPENSÃO CONDICIONAL DA PENA Profa. Luanna Tomaz INTRODUÇÃO Origem: Surge na França em 1884. Medida judicial que determina o sobrestamento da pena, preenchidos determinados requisitos. Natureza Jurídica:

Leia mais

ARREPENDIMENTO POSTERIOR EM DELTA

ARREPENDIMENTO POSTERIOR EM DELTA ARREPENDIMENTO POSTERIOR EM DELTA ELISA MOREIRA CAETANO Delegada de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais. Especialista em Ciências Penais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/MG). Bacharela

Leia mais

Critério Trifásico de Aplicação da Pena. Para aplicar a pena, deve o Juiz seguir o critério trifásico criado por Nélson Hungria, pelo qual:

Critério Trifásico de Aplicação da Pena. Para aplicar a pena, deve o Juiz seguir o critério trifásico criado por Nélson Hungria, pelo qual: LEGALE Aplicação da Pena Critério Trifásico de Aplicação da Pena Para aplicar a pena, deve o Juiz seguir o critério trifásico criado por Nélson Hungria, pelo qual: Critério Trifásico de Aplicação da Pena

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho(s) Programa de DIREITO PENAL I 2º período: 80 h/a Aula: Teórica EMENTA Introdução ao direito penal. Aplicação da lei penal. Fato típico. Antijuridicidade. Culpabilidade. Concurso de pessoas. OBJETIVOS Habilitar

Leia mais

Extinção de Punibilidade - Aula IV - 13/03/2017

Extinção de Punibilidade - Aula IV - 13/03/2017 Extinção de Punibilidade - Aula IV - 13/03/2017 Continuação Sursis Revogação *obrigatória: * nova CTJ por crime doloso * não reparação de dano, salvo... *descumprimento da condição do artigo 78, 1º *facultativo:

Leia mais

Aula nº 07. Direito Penal (Parte Especial) Perdão Judicial no Homicídio, Induzimento ao Suicício

Aula nº 07. Direito Penal (Parte Especial) Perdão Judicial no Homicídio, Induzimento ao Suicício Página1 Curso/Disciplina: Direito Penal Aula: Direito Penal (Parte Especial) - 07 Professor(a): Marcelo Uzeda Monitor(a): Marianna Dutra de M. F. Peregrino Aula nº 07 Direito Penal (Parte Especial) Perdão

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 02/03 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV dias. i)- Sentença em audiência ou no prazo de 10 - Prazo para encerramento da Primeira Fase do

Leia mais

Código Penal Brasileiro

Código Penal Brasileiro Código Penal Brasileiro DECRETO-LEI N o 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, decreta a seguinte Lei: Anterioridade

Leia mais

FIXAÇÃO DA PENA. IV - a substituição da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espécie de pena, se cabível.

FIXAÇÃO DA PENA. IV - a substituição da pena privativa da liberdade aplicada, por outra espécie de pena, se cabível. FIXAÇÃO DA PENA FIXAÇÃO DA PENA Art. 59 - O juiz, atendendo à culpabilidade, aos antecedentes, à conduta social, à personalidade do agente, aos motivos, às circunstâncias e consequências do crime, bem

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento Sumaríssimo. Gustavo Badaró aulas de 5 e 19 de abril de 2017

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento Sumaríssimo. Gustavo Badaró aulas de 5 e 19 de abril de 2017 Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento Sumaríssimo Gustavo Badaró aulas de 5 e 19 de abril de 2017 PLANO DA AULA 1. Noções gerais 2. Infrações penais de menor potencial ofensivo

Leia mais