UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE ARRENDAMENTO MERCANTIL: POSSIBILIDADE DE FINANCIAMENTO AO LONGO PRAZO Por: Marcele de Azeredo Ferreira Orientador Prof. Antonio Ney Niterói 2009

2 1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU INSTITUTO A VEZ DO MESTRE ARRENDAMENTO MERCANTIL: POSSIBILIDADE DE FINANCIAMENTO AO LONGO PRAZO Apresentação de monografia ao Instituto A Vez do Mestre Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Finanças e Gestão Corporativa. Por:. Marcele de Azeredo Ferreira

3 2 AGRADECIMENTOS Aos meus amigos e parentes, que de forma direta ou indireta me ajudaram na caminhada da minha vida.

4 3 DEDICATÓRIA Dedico a minha mãe, pois sempre me apoiou nas horas que eu mais precisava.

5 4 RESUMO Esse trabalho visa mostrar o Arrendamento Mercantil (Leasing) como alternativa na forma de Financiamento para as pessoas Físicas e as Jurídicas. Considerando a alternativa de um Arrendamento Mercantil (Leasing) para as Empresas Brasileiras no mercado de hoje cada vez mais competitivo e globalizado. Pois nos tempos atuais o Arrendamento Mercantil (Leasing) vem se destacando dentre várias formas de financiamento para a empresa brasileira, existindo inúmeras Vantagens ao adquiri-lo. Os contratos de Arrendamento Mercantil estão em expansão no montante das realizações financeiras brasileiras, motivo pelo qual deve-se entender e estudar este assunto. Para tanto, é feita uma revisão bibliográfica buscando analisar as principais modalidades de Arrendamento Mercantil (Leasing) existentes no mercado, destacando as Vantagens e Desvantagens que elas possam possuir.

6 5 METODOLOGIA A metodologia aplicada para realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, pelo fato de permitir ampliação de conhecimento para a solução do problema através da busca referências ao assunto estudado. Essa pesquisa bibliográfica inclui leitura de livros, jornais, revistas e redes eletrônicas.

7 6 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 07 CAPÍTULO I Características do Arrendamento Mercantil 09 CAPÍTULOII Arrendamento Mercantil no Brasil 17 CAPÍTULO III Arrendamento Mercantil como Forma de Financiamento 23 CONCLUSÃO 36 BIBLIOGRAFIA 37 ÍNDICE 39 FOLHA DE AVALIAÇÃO 41

8 7 INTRODUÇÃO O Arrendamento Mercantil é uma boa escolha de Financiamento ao longo Prazo para a Empresa Brasileira. Nos tempos atuais o Arrendamento Mercantil (Leasing) vem se destacando dentre várias formas de financiamento para a empresa brasileira, existindo inúmeras Vantagens ao adquiri-lo. Os contratos de Arrendamento Mercantil estão em expansão no montante das realizações financeiras brasileiras, motivo pelo qual deve - se entender e estudar este assunto. Analisar as vantagens e desvantagens que o Arrendamento Mercantil possibilita para as Empresas Brasileiras descrevendo-as diversas modalidades de Arrendamento Mercantil. O Arrendamento Mercantil (Leasing) aparece como uma modalidade de financiamento ao arrendatário, facilitando-lhe o uso e gozo de um bem de sua necessidade, sem ter que desembolsar inicialmente o valor desse bem, e com a opção no final do contrato, de tornar-se proprietário do bem, pagando nessa ocasião o valor residual de acordo com a regulamentação do Arrendamento nas Empresas Brasileiras. Este projeto visa abordar a forma de aquisição de um bem através de um contrato de Arrendamento Mercantil (Leasing) como Forma de Financiamento ao Longo Prazo na empresa Brasileira. O projeto busca ainda analisar as vantagens de utilizar as diferentes modalidades de Arrendamento Mercantil (Leasing) nas Empresas. O Capítulo I - Identifica o conceito do Arrendamento Mercantil (Leasing) e destaca as características das modalidades de Arrendamento Mercantil para uma empresa.

9 8 O Capítulo II - Aborda a história do Arrendamento Mercantil (Leasing) no Brasil e as leis brasileiras perante esse Financiamento. O Capítulo III - Descreve as vantagens e desvantagens do Arrendamento Mercantil (Leasing) e analisa esse método como financiamento de Longo Prazo em um empresa Brasileira.

10 9 CAPÍTULO I CARACTERISTICAS DO ARRENDAMENTO MERCANTIL Definição do Arrendamento Mercantil O que é Arrendamento Mercantil ou Leasing: É o contrato pelo qual a uma pessoa jurídica arrenda a uma pessoa física ou jurídica, por tempo determinado, cabendo ao arrendatário a opção de adquirir o bem arrendado ou não, mediante a um preço residual previamente fixado, isto é, o arrendatário indica a arrendadora um bem que deverá ser por essa adquirido; uma vez adquirido o bem a sua proprietária, arrenda à pessoa que solicitou a aquisição; no fim do prazo do arrendamento, o arrendatário tem a opção de adquirir o bem, por um preço menor que a sua aquisição no começo do contrato. Caso não queira comprar o bem, o arrendatário poderá devolvê-lo ao arrendador ou prorrogar o contrato, mediante alugues muito menores do que o primeiro contrato de arrendamento. Essa forma de financiamento facilita uso e apropriação do bem sem ter que desembolsar inicialmente o valor do bem e com a opção de compra ou não, tornando proprietário pagando o valor residual. Importante destacar, que uma pessoa física também pode contratar o Leasing, sendo que é contratado mais por empresas, devido a vantagens contábeis e fiscais. Segundo (FORTUNA, 1999). O Leasing ou Arrendamento Mercantil nasceu do reconhecimento de que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilização do equipamento e não de sua propriedade.

11 10 Existem alguns agentes envolvidos na operação de Arrendamento Mercantil e são classificados como: Arrendadora: aplica recurso na aquisição de bens escolhidos pela arrendaratária e que serão objetos do contrato de arrendamento. Arrendatária: escolhe o bem junto ao fornecedor, que será pago pela arrendadora; passa a fazer uso do bem, mediante o pagamento de contraprestações por um período determinado em contrato. Fornecedor: entrega o bem à arrendatária e o fatura à arrendadora Parágrafo único - Considera-se Arrendamento Mercantil, para os efeitos desta Lei, o negócio jurídico realizado entre pessoa jurídica, na qualidade de arrendadora, e pessoa física ou jurídica, na qualidade de arrendatária, e que tenha por objeto o arrendamento de bens adquiridos pela arrendadora, segundo especificações da arrendatária e para uso próprio desta. (Redação dada pela Lei nº 7.132, de ) Modalidades de Arrendamento Mercantil. Financeiro. Existem duas modalidades de Arrendamento Mercantil : Operacional e o Antes de se conceituar o Arrendamento Mercantil, é necessário se faz distinguir as modalidades, classificando - as como: financeiro; operacional.

12 Leasing Financeiro O Leasing Financeiro ou Leasing Bancário, é o verdadeiro modelo básico do Leasing". Neste tipo de Arrendamento Mercantil, aparecem as figuras do arrendante, arrendatário e o fornecedor. A arrendante que, necessariamente, será sociedade anônima (pessoa jurídica mercantil), devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil para a exploração do Leasing, adquire o bem a ser locado de terceiro (fornecedor), de acordo com as especificações do arrendatário que, ao final do contrato, terá a três opções: comprar o bem arrendado pagando o valor residual; devolvê-lo ou renovar o contrato, o qual passaria a vigorar por prazo indeterminado. Durante o prazo determinado do contrato não se admite a rescisão por parte do arrendatário, que, por sua vez, durante o mesmo prazo, pagará, periodicamente, determinadas prestações à empresa arrendante. seguinte forma: Podemos descrever como ocorre as operação de Arrendamento Financeiro da Inicialmente a empresa que necessita de determinado equipamento procura a empresa produtora do bem, estabelecendo um acordo de compra e venda; em seguida, ao invés de adquirir o equipamento por meio de recursos próprios ou por financiamento, ela solicita à empresa de leasing que o compre e simultaneamente o arrenda. Neste momento estabelece-se o contrato de Arrendamento Mercantil entre a arrendadora e a arrendentária. È uma operação privativa dos bancos múltiplos com carteira de Arrendamento Mercantil e das sociedades de Arrendamento Mercantil é também conhecido como Financial Leasing. O prazo mínimo do contrato é de dois anos, para bens com vida útil igual ou inferior a cinco anos e de três anos para bens de vida útil acima de cinco anos. As principais características do Leasing Financeiro são:

13 12 Não há compromisso contratual da prestação de assistência técnica por parte de arrendadora; sempre há a participação de uma instituição financeira nesta modalidade de arrendamentro mercantil; as despesas com treinamento, reparos e manutenção do bem correm por conta da arrendatária; outra característica específica do leasing financeiro é que as contraprestações poderão ser maiores do que os custo do bem arrendado pela arrendadora. As operações de Leasing Financeiro possibilitam aos fabricantes e distribuidores venda de máquinas e equipamentos, pois a empresa de Leasing, pode proporcionar a eles assistência em programas de treinamento, estruturando sua força de vendas, auxiliando-os com técnicas de marketing na área de financiamentos, bem como fornecedores, uma venda feita através do Leasing é certamente dinheiro à vista, pois as despesas de manutenção, assistência técnica, multas e serviços correlatos à operacionalidade do bem arrendado é de responsabilidade da arrendatária. Segundo ( DI AGUSTINI, 1999).Leasing financeiro é uma compra financiada que envolve três agentes, sendo eles: o arrendatário (comprador podendo ser pessoa física ou jurídica), o fornecedor e o financiador (banco, financeira ou fornecedor) Leasing Operacional O Leasing Operacional ou Industrial, é conhecido também renting, É uma locação de instrumentos ou material, com clausula de prestação de serviços, e não há obrigatoriedade da cláusula de opção de compra e a possibilidade de rescisão a qualquer tempo, desde que manifestada esta intenção com uma antecedência mínima razoável, em geral fixada em 30 dias. Tem como peculiaridade, o fato de dispensar a figura do intermediário, pois arrendador é o próprio fabricante do bem arrendado. Nesta modalidade não intervém instituição financeira. Essa modalidade é utilizada com maior freqüência, com relação a bens com boa aceitação no mercado, mas que estão sujeitos a tomarem-se, pela sua natureza, tecnologicamente obsoletos, com o decorrer do tempo, como o caso equipamentos industriais (operacional):máquinas de xerox, serviços telefônicos, automóveis, computadores, equipamentos pesados, etc.

14 13 (são considerados o arrendamento de objetos móveis, em especial, com duração de curto e médio prazos pela arrendatária, em torno de dois a cinco anos Tendo assim, os ativos arrendados têm uma vida útil superior ao prazo do arrendamento). bens. É usado por empresas que desejam testar a eficiência e a durabilidade dos Leasing Operacional ou Arrendamento Mercantil operacional é uma operação privativa dos bancos múltiplos com carteira de Arrendamento Mercantil e das sociedades de Arrendamento Mercantil. Podemos descrever como ocorre as operação de Arrendamento Operacional da seguinte forma: O equipamento arrendado pela empresa arrendadora, deve satisfazer no mínimo as condições disposta: o equipamento possui alto valor de renda no mercado secundário; a empresa presta serviços adicionais ao usuário, de assistência técnica em manutenção do bem, visando o seu perfeito funcionamento; o treinamento do operador é por conta do arrendador. Segundo a ABEL (Associação Brasileira das Empresas de Leasing ) o Arrendamento Mercantil operacional ou Leasing Operacional é uma operação privativa dos bancos múltiplos com carteira de Arrendamento Mercantil e das sociedades de Arrendamento Mercantil Leasing Back O Leasing Back, ocorre quando uma empresa necessita de capital de giro. Ela vende seus bens a uma empresa que a aluga de volta a primeira. Sua finalidade é liberar o capital de giro, que esteja financiando ativos imobilizados; a boa prática financeira ensina que ativos de longo prazo de maturação devem ser financiados com

15 14 recursos de longo prazo, proporcionando estabilidade e lucratividade às empresas. Corrigir e alongar o perfil de endividamento de curto para longo prazo. forma: Podemos descrever como ocorre as operação de Leasing back da seguinte São operações de Arrendamento Mercantil caracterizada principalmente pelo fato de que o bem objeto de arrendamento pode fazer parte do ativo imobilizado da empresa arrendatária. Essas operações são contratadas com o próprio vendedor ou com pessoas jurídicas a ele vinculadas, a empresa vende um bem de sua propriedade à empresa de leasing e simultaneamente o arrenda, esta operação consta disponível, apenas para pessoas jurídicas. Tais operações somente podem ser contratadas na modalidade de Arrendamento Mercantil financeiro, aplicando-se as mesmas condições pertinentes a tal modalidade de arrendamento. É uma modalidade de Leasing em que o fornecedor do bem é o próprio arrendatário, o qual vende o bem à empresa de Leasing, que arrenda o próprio bem vendido, e o antigo proprietário do bem continua utilizando-o. O Leasing Back surgiu como opção para dilatar o prazo dos contratos e readequar o fluxo de caixa das empresas. Esta é uma maneira simples e rápida de uma empresa obter um capital de giro de longo prazo vendendo um bem do seu ativo, sem necessariamente perder o uso do mesmo. Os bancos múltiplos com carteira de investimento, de desenvolvimento, de créditos imobiliários, os bancos de investimento, os bancos de desenvolvimento, as caixas econômicas e as sociedades de crédito imobiliário também podem realizar estas operações Alguns tipos de Leasing utilizados no Brasil: O Leasing Impróprio ou Self Leasing: Essa operação envolve uma empresa vende seus bens para outra sociedade do mesmo grupo econômico, que por sua vez arrenda os referidos bens à empresa vendedora.

16 15 Leasing Agrícola: Essa operação envolve a compra de equipamentos e implementos por produtores agrícolas (a periodicidade das contraprestações pode adequar-se ao ciclo produtivo do setor). Leasing Imobiliário: Essa operação envolve à construção ou aquisição de imóveis. É um contrato pelo qual compramos, nas condições por si livremente negociadas, e lhe cedemos, mediante uma renda, a utilização do imóvel que escolheu, oferecendo-lhe a possibilidade de, no fim do prazo, o adquirir por um valor residual inicialmente acordado. importados. Leasing de Importação: Essa operação envolve o arrendamento de bens Segundo (FORTUNA, 1999), O leasing importação pode ser realizado por bancos internacionais ou brasileiros, que importam o bem através de um contrato de leasing internacional de um arrendador no exterior e subarrendam ao cliente através de sua empresa de leasing. Exportados. Leasing de Exportação: Essa operação envolve o arrendamento de bens Segundo (FORTUNA, 1999), O leasing exportação está previsto no artigo 20 da pela Lei nº 6.099/74. Uma empresa (fabrica ou vende) seu produto (bem) à uma empresa de leasing brasileira e esta arrenda através de contrato de leasing internacional ao cliente exterior, podendo ser fixado em moeda estrangeira. Todas essas operações são monitoradas pelo Banco Central. Leasing para Pessoa Física: Essa operação envolve o arrendamento de bens para uma pessoa física. Esse arrendamento é muito utilizado para automóveis. Subarrendamento: Essa operação envolve as empresas de leasing domiciliadas no Brasil contratam operações de leasing no exterior para subarrendar o bem a arrendatários estabelecidos no Brasil.

17 16 Segundo BACEN, nas operações de Subarrendamento ativas devem ser obedecidas, praticamente,as mesma exigências aplicáveis as operações de arrendamento sendo que o COSIF dispõe de contas específicas para essa modalidade de operação. Segundo BACEN, nas operações de Subarrendamento passivas as contrapretações a pagar devem ser registrada a crédito de obrigações de subarrendamentos no Exterior computadas como Despesas de Obrigações por subarrendamentos na data em que forem exigíveis.

18 17 CAPÍTULO II ARRENDAMENTO MERCANTIL NO BRASIL História do Arrendamento Mercantil no Brasil. O Arrendamento Mercantil surgiu nos EUA na década de 1950 logo após o término da II Guerra Mundial, e se espalhou de forma acelerada em outros países com maior desenvolvimento econômico, principalmente na Europa. A evolução do Leasing variou de país para país, de acordo com a legislação vigente. No Brasil, as primeiras operações foram realizadas em 1967, em função de crescente expansão industrial e comercial. No Brasil, pelo que se tem notícia, acredita-se que surgiu em 1967as primeiras operações que foram realizadas com a primeira companhia de Leasing, a empresa "RENT-A-MAQ, o seu pleno desenvolvimento só foi alcançado na década de 70. A primeira lei surgiu em 1974, de nº 6.099,apesar de saber que nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo,( grandes Centros industriais) já eram praticadas essas operações desde a década de 60. Foi fundada a Associação Brasileira de empresas de Leasing ABEL antes da sistematização legal do Leasing..A partir da sistematização legal do Leasing as regulamentações fizeram vigentes e continuando aperfeiçoando as operações. No ano de 1975 ficaram estagnadas em 1982 o Brasil chegou com saldo de dois bilhões e meio de dólares de investimento chegando assim ao auge das operações de Leasing de tendo sido alterada em 1983 pela Lei 7.132, que então denominou o instituto de "Arrendamento Mercantil". Em 1984 as operações foram ampliadas, admitindo-se

19 18 então o Leasing para pessoas Físicas, para investimentos em setores agropecuários, agro - industriais e demais atividades rurais, firmas industriais, trabalhadores autônomos e profissionais liberais. O Leasing no Brasil, comparado com outros países como os EUA, Alemanha e França, ainda tem muito espaço para desenvolver. Nesses países, tanto o Leasing financeiro como o operacional, atendem inúmeras demandas de mercado, adaptandose ao perfil e aos objetivos de empresários Regulamentação Brasileira do Arrendamento Mercantil. Atualmente o Arrendamento Mercantil no Brasil vem se destacando como forma de Financiamento ao Longo Prazo. Existem inúmeras Sociedades de Arrendamento Mercantil e Bancos Múltiplos com carteira de Arrendamento. Atualmente Existem mais de 70. As empresas de Arrendamento Mercantil são fiscalizadas e controladadas pelo Banco Central do Brasil e forma fiscal e tributária é pela Receita Federal. No Brasil o Arrendamento Mercantil encontra-se disciplinado na lei nº 6.099/74 modificado pela Lei nº 7.132/83 e nos dias de hoje, regulamentada pela Resolução nº 2.309/96 do Banco Central do Brasil. No Brasil, a definição de Leasing é dada pela lei 6.099/74 em seu parágrafo único alterado pela lei 7132/83, como sendo o negócio jurídico realizado entre pessoa jurídica na qualidade de arrendadora, e pessoa física ou jurídica, na qualidade de arrendatária, que tenha por objeto arrendamento de bens adquiridos pela arrendadora, segundo especificações da arrendatária e para uso próprio desta.

20 19 No Sistema Financeiro Brasileiro, tendo em vista a proibição da utilização de estrangeirismos nas letras legais, o termo Leasing é descrito como Arrendamento Mercantil. A Resolução 2.309/96, que regulamente estas operações, apresenta duas modalidades para as operações de Arrendamento Mercantil: o arrendamento operacional; e o arrendamento financeiro. Na contabilidade a Resolução 945/01 do CFC que estabelece normas para a contabilização das operações de Leasing também utiliza os termos arrendamento operacional e financeiro para estabelecer os critérios de contabilização. Em 1998 a CVM comissão de Valores Mobiliários normatizou a contabilização de operações de Leasing das empresas arrendatárias que sejam listadas naquele órgão. Em 2001 o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) através da Resolução 945, normatizou a contabilização de operações de Leasing seguindo os mesmos critérios estabelecidos. Mais recentemente foi aprovada a lei /2007 que obriga as sociedades anônimas a reconhecer as operações de Leasing financeiro. A resolução 945/2001 do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) define leasing como: transações realizadas entre o proprietário de um determinado bem (arrendador) que concede o uso deste a um terceiro (arrendatário) por um determinado período contratualmente estipulado, findo o qual é facultado ao arrendatário a opção de adquirir ou devolver o bem objeto de arrendamento, ou a de prorrogar o contrato. Segundo o BACEN, O Recolhimento das operações de Arrendamento Mercantil nas Demonstrações Contábeis dos Arrendatários As operações de Arrendamento Operacional não são reconhecidas nas demonstrações contábeis do arrendatários. Nestas operações a Norma institui que as contraprestações pagas devem ser recolhidas como despesa numa base linear durante o prazo do arrendamento, a menos que uma outra base sistemática seja mais representativa do fator tempo beneficio do usuário. As operações de Arrendamento Financeiro, por sua vez, devem ser reconhecidas no balanço do arrendatário como um ativo ou passivo, de mesmo valor,

21 20 pelo valor justo do ativo arrendado ou pelo valor presente das contraprestações e se este for inferior. A taxa de juros utilizada no cálculo do valor presente dos pagamentos mínimos deve ser a taxa de juros implícita na operação, caso não seja possível determiná-la, deve ser utilizada uma taxa de captação de financiamento do arrendatário. Também deve compor o valor do ativo, quaisquer custo de direitos iniciais do arrendatário. O Recolhimento das operações de Arrendamento Mercantil nas Demonstrações Contábeis dos Arrendadores. Nas operações de Arrendamento Financeiro, os arrendadores devem reconhecer os ativos mantidos sob o arrendamento financeiro no balanço como ativo realizável por valor igual ao saldo do investimento do investimento líquido do arrendamento. O recolhimento da receita financeira deve ser feito em uma base que reflita uma taxa de retorno periódica e constante sobre o investimento líquido do arrendador no arrendamento financeiro. Nas operações de Arrendamento Operacional, os arrendadores devem reconhecer os ativos objetos de contratos de arrendamento operacional de acordo com sua natureza. Os custos diretos iniciais incorridos pelos arrendadores para realização de um arrendamento operacional devem ser adicionados ao valor ativo registrado e reconhecido como despesa durante o prazo do contrato na mesma base de recolhimento das receitas do arrendamento. Art. 7º Todas as operações de Arrendamento Mercantil subordinam-se ao controle e fiscalização do Banco Central do Brasil, segundo normas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, a elas se aplicando, no que couber, as disposições da Lei número 4.595, de 31 de dezembro de 1964, e legislação posterior relativa ao Sistema Financeiro Nacional. Segundo (BLATT, 1998) A legislação brasileira define bem sua abrangência e o contrato tem características próprias para o uso de um bem, escolhido pelo arrendatário, agregando-se opções de compra, devolução ou renovação contratual,

22 21 amplamente reconhecidas nas esferas judiciais, devendo ser observado o seguinte: Considera-se Arrendamento Mercantil a operação realizada entre pessoas jurídicas, que tenha por objeto o arrendamento de bens adquiridos a terceiros pela arrendadora, para fins de uso próprio da arrendatária e que atendam às especificações desta: para pessoas físicas ou jurídicas, no papel de arrendatários; por instituições específicas (empresas de leasing, também chamadas de sociedades de Arrendamento Mercantil) no papel de arrendadoras e bancos múltiplos com carteira de Arrendamento Mercantil; para empresa de leasing que adquire o bem de um fornecedor (fabricante ou revendedor), escolhido de acordo com as especificações do cliente (arrendatário), com a finalidade exclusiva de arrendá-lo a este mesmo cliente. Serão escriturados em conta especial do ativo imobilizado da arrendadora os bens destinados a Arrendamento Mercantil As Operações de Leasing estão regulamentadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) através da Lei nº 6.099, de 12 de setembro de 1974, e as sociedades arrendadoras se integralizaram ao Sistema Financeiro Nacional mediante Resolução nº 351, de 17 de novembro de Segundo a ABEL, o Arrendamento Mercantil é a cessão do uso de um bem, por um prazo determinado, através de um contrato e demais condições pactuadas. Segundo a ABEL, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) vêm pressionando as autoridades no sentido de que o Brasil passe a adotar as recomendações do FASB 13 no tocante à contabilização do leasing financeiro no arrendatário, tal qual um empréstimo.] Segundo BACEN, o contrato de Arrendamento Mercantil tem prazos mínimos descritos no artigo 8º do Regulamento da Resolução CMN 2.309, de Se a liquidação for feita antes desses prazos mínimos, a operação perde as características de Arrendamento Mercantil e passa a ser enquadrada como uma operação de compra e venda a prestação, implicando custos adicionais tanto para o arrendatário (o cliente) quanto para a arrendante (a empresa de leasing).

23 22 Segundo o BACEN, despesas tais como seguro, manutenção, registro de contrato, ISS (imposto sobre serviços) e demais encargos que incidam sobre os bens arrendados são de responsabilidade do arrendatário ou do arrendador, dependendo do que for pactuado no contrato de arrendamento.

24 23 CAPÍTULO III ARRENDAMENTO MERCANTIL COMO FORMA DE FINANCIAMENTO Vantagens e Desvantagens do Arrendamento Mercantil como Forma de Financiamento Vantagens para Pessoa Jurídicas: Arrendamento total: o arrendamento pode ser até 100% do bem, mas acessórios, seguro e licenciamento. Liberação de Capital de Giro: permite que os recursos não aplicados na aquisição à vista sejam investidos na atividade produtiva da empresa, como por exemplo, a compra de matéria prima em lotes maiores, passando a empresa a usufruir descontos especiais, diminuindo seus custos de produção. Economia de Imposto de Renda: as contraprestações, por serem consideradas despesas operacionais podem ser deduzidas do Lucro Tributável, gerando assim economia de Imposto de Renda. Conservação das Linhas de Crédito: O Leasing não é contabilizado como empréstimo, portando não é incluído no Exigível da empresa, dessa maneira não altera os índices de Liquidez e Endividamento, conservando sua capacidade de obtenção de novos empréstimos.

25 24 O benefício não é válido quando se trata de Imposto de Renda sobre o Lucro resumido ou optante do simples Vantagens para Pessoas Físicas: Arrendamento total: o arrendamento pode ser até 100% do bem, mas acessórios, seguro e licenciamento. Taxas e Prazos: as pessoas Físicas se beneficiam de prazos longos e taxas menores, visto que na operação de leasing não existe incidência de IOF. Como todo Financiamento encontra Vantagens e Desvantagens na aquisição do Arrendamento Mercantil. A decisão de optar por um Arrendamento Mercantil, deve se basear na análise daquele respectivo mercado. financiamento: São perguntas freqüentes para estabelece a decisão de escolha do A importância do Arrendamento Mercantil para aquele determinado ativo; As vantagens e desvantagens que irão me proporcionar. O Arrendamento Mercantil possibilita para pessoa (física ou jurídica) possuírem bens de última geração, sem que seja necessário adquiri-lo no término do contrato. Essa prática permiti a pessoa (física ou jurídica) por determinado período, o direito de usar e obter rendimentos com bens de sua propriedade Vantagens Existentes no Arrendamento Mercantil: Prazo do arrendamento, geralmente é maior que o prazo de financiamentos; Os encargos da operação de Leasing são pré-fixados;

26 25 O contrato de Leasing não é contabilizado como um empréstimo. Dessa forma os índices financeiros da empresa mantêm-se inalterados, conservando a capacidade de obtenção de novos empréstimos, caso a empresa necessite; A flexibilidade do pagamento das contraprestações, prazo e valor residual são flexíveis, podendo desta forma o arrendatário adequá-lo à sua geração de caixa; Custo menor do que a compra, dependendo das alternativas que a empresa possui para conseguir recursos financeiros, o Leasing pode ser a alternativa economicamente mais viável; A obtenção dos bens é mais rápida permitindo que a compra seja concretizada a tempo para a necessidade da empresa; A liberação do Leasing é mais rápida do que a de um financiamento, pois a arrendadora é que terá a propriedade dos bens, cabendo à arrendatária o direito apenas de utilizá-los. Além das vantagens fiscais, ocorrem ganhos financeiros, pois os juros costumam ser menores que os de um financiamento. Será economicamente mais atraente quando apresenta o menor custo líquido, considerado como custo líquido o custo menos os benefícios fiscais. O Leasing tem sido muito utilizado para as atividades em que envolve a tecnologia, pois com as rápidas mudanças as organizações precisam acompanhar para não ficarem obsoletas no mercado. Segundo (FORTUNA, 1999) As operações de Leasing, têm seu grau de importância pelo aumento dos negócios bancários e também como instrumento de investimento nas atividades empresariais. Descreve ainda, como vantagem a simplificação contábil assim como aceleração da depreciação, gerando maior eficiência fiscal, flexibilidade, moldando-se conforme a necessidade do mercado e também por não ser contabilizado como

27 26 empréstimo permanecendo inalterado nos índices financeiros da empresa há uma conservação de linhas de crédito Características das Vantagens e Desvantagens do Arrendamento Mercantil: Leasing Financeiro Vantagens de reduzir o custo de propriedade: começar com um contrato de Leasing personalizado para as necessidades tecnológicas e financeiras específicas da empresa; integrar os serviços associados de suporte e de gestão de ativos abrangidos por um único contrato de Leasing, reduzindo os processos administrativos e os custos de gestão durante o ciclo de vida útil. Vantagens na conservação de capital: o Leasing não implica qualquer pagamento inicial. Vantagens das linhas de crédito existentes: o Leasing proporcionou uma nova fonte de crédito para necessidades presentes e futuras. Vantagens de financiamento a 100%: o Leasing permite financiar o investimento total de uma aquisição. Vantagens orçamentais: o Leasing garante um pagamento mensal fixo durante o prazo do contrato. Vantagens fiscais: as despesas pagas pela contraprestação de bens de Arrendamento Mercantil podem ser dedutíveis do lucro tributado da empresa do arrendatário, seguindo a legislação pertinente da região (somente são tributada a dedutibilidade mercantil na produção do bem ou serviço), as contraprestações tende estar inclusa no custo do produto, são custos ou despesas operacionais.

28 27 Vantagens contábeis: referente à vida útil do bem pode ser depreciada mais rapidamente do que o normal do bem, isso se chama depreciação acelerada, a alíquota de depreciação pode chegar até 30% a mais do que o normal e pode ser repassada esta depreciação para o arrendador e o arrendatário. O Leasing não pode ser contabilizado no passivo exigível a longo prazo deve ser contabilizado no passivo circulante do arrendatário ele não se caracteriza com uma divida a longo prazo, pois o bem pode ser de posse da empresa no final do contrato tornando a posse do bem definitiva da empresa. Isso ajuda a empresa tornando ela em uma empresa saudável reduzindo os índices de endividamento, pois os mesmos são avaliados nas contas de longo prazo tornado o balanço patrimonial apresentável para possíveis financiamentos. Vantagens Financeiras: ao optar pelo Arrendamento Mercantil o preço de aquisição do bem é exclusivamente do arrendador ficando o arrendatário com um produto exclusivamente novo pagando parcelas que ocasionam certo conforto para o arrendatário, os serviços adicionais como remoção ou outras coisas são inclusas na parcela. Como o arrendatário não direciona o seu dinheiro para compra do bem ele tem mais capital para investir em matérias-primas, estoques e mão-de-obra. Prazos mais longos são as características do Leasing. Impostos, taxas, seguros, fretes podem ser incluídos no custo de arrendamento. Vantagens do leasing para os fornecedores bens: Recebimento de 100% do valor do bem, quando a venda é a vista por parte do arrendador. Vantagens para os fornecedores de bens: Disponibilidade de uma fonte de financiamento de longo prazo para a venda de seus produtos sem utilizar o seu próprio capital de giro. Recebimento 100% do valor do bem, quando da venda à vista para o arrendador. Aumento no prazo de financiamento oferecido para seus arrendatários sem pressionar seu capital de giro. Maior penetração junto a seu mercado, por dispor de financiamento de longo prazo. Transferência total para uma instituição financeira do custo e do trabalho de carregar uma carteira de financiamento de longo prazo. Liberar-se do risco da obrigação de manter condições financeiras de longo prazo oferecidas para seus arrendatários, uma vez que a maioria das empresas oferece financiamentos que não possuem cláusulas de flutuação de taxa (taxa fixa). Obter os benefícios anteriormente descritos, sem ter custos, uma vez que a receita do arrendador (spread) é cobrada da arrendatária. O

29 28 custo final pode ser mais barato no leasing, mas convém lembrar das desvantagens deste contrato em relação ao financiamento comum. Primeiro, a instituição financeira pode retomar o bem facilmente em caso de inadimplência. Isso porque o bem fica no nome da arrendadora e não da arrendatária, facilitando a reintegração de posse. No caso de desistência do contrato de leasing, o arrendatário não tem direito a devolução de qualquer valor, porque se trata de um aluguel. E ainda tem que pagar o restante da dívida. No caso de financiamentos, quando o bem é executado em garantia, se seu valor é suficiente para pagar a dívida e sobra alguma coisa, o inadimplente ainda recebe esta diferença. Nos financiamentos, o comprador pode fazer a quitação antecipada, tendo direito até ao desconto dos juros sobre as prestações devedoras. No leasing, este procedimento encarece o valor a pagar, porque a operação de arrendamento é anulada e recalculada como financiamento. Esta mudança tem efeitos fiscais que ampliam a dívida, como cobrança adicional de Imposto de Renda e troca de ISS (Imposto Sobre Serviços) por IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Desvantagens para as pessoas físicas: Segundo (BLATT, 1998) A legislação que ampara o Arrendamento Mercantil não cede nenhum tipo de beneficio ou credito para as pessoas físicas. O contrato de leasing não é rescindível, a não ser em algumas situações previstas pelo Banco Central, como já descrito. Como o bem não pertence ao profissional que esta utilizando não poderá ser dado como garantia para outras operações. Apenas poderá ser feita em 24 ou 36 vezes. Leasing Operacional: As principais vantagens do leasing operacional são: flexibilidade na elaboração do contrato de arredamento mercantil; permite à empresa utilizar os equipamentos mais tecnologicamente sofisticados e atuais; proporciona um menor pagamento do imposto de renda; pode favorecer o crédito quando a empresa arrendatária habitar-se a novos investimentos.

30 29 As principais desvantagens do Leasing Operacional: os desembolsos das contraprestações são apropriados ao custo do produto final, que pode torná-lo muito alto para aquisição pelo consumidor final; o custo financeiro da operação de arrendamento e muito elevado, o que poderá provocar situações difíceis para a empresa arrendatária. Leasing Back Vantagens. Em relação ao vendedor, o arrendatário no Leasing Back pode não ser a mesma entidade, mas sim pessoas jurídicas coligadas ou interdependentes. Usualmente as figuras do vendedor e do arrendatário se confundem em uma só, passando esse a usufruir das vantagens atribuídas tanto ao vendedor quanto ao arrendatário. Vantagem financeira: reforço de caixa para capital de giro da empresa, para fazer novos investimentos, etc. Vantagem contábil: ao vender o bem integrante de seu ativo permanente imobilizado, há uma melhora nos índices de estrutura do vendedor. Esta melhora pode eventualmente facilitar a obtenção futura de créditos por parte da entidade que vender o bem. Vantagem fiscal: dentro de determinadas condições legais, as contraprestações decorrentes de uma operação de Leasing Back podem ser dedutíveis para fins fiscais. Em relação ao arrendatário, tem-se a mesma definição em relação ao vendedor. Vantagem financeira: o arrendatário fica bem disponível para o uso, não sendo necessário dispor de capital para sua aquisição. Vantagem fiscal: o arrendatário gera despesas que podem reduzir os lucros contábil e fiscal ou aumentar os prejuízos contábil e fiscal. Os objetivos do Leasing

31 30 Back são de reforçar o caixa do vendedor, diminuir o imposto a pagar do arrendatário, melhorar a aparência de estrutura contábil-patrimonial do vendedor, contornar contingenciamentos governamentais do Conselho Monetário Nacional do Banco Central com relação à possibilidade de contratação de operações de Arrendamento Mercantil de determinado tipos de bem, reforçar a garantia de operações de créditos concedidos por grupos financeiros. Algumas características devem ser consideradas no Leasing Back em relação à questão financeira, que é denominado como um financiamento de longo prazo para empresas que necessitam de capital de giro para novos investimentos, e em relação à questão fiscal, que é denominada como uma operação que visa criar despesas que possam reduzir o lucro sujeito à tributação. O Leasing Back pode ser uma boa opção, quando o arrendatário necessita adquirir um bem elegível ao arrendamento, segundo a legislação. Quando o arrendatário conta com necessidades de capital de giro. Quando é uma empresa sujeita a limites legais de imobilização. Quando o arrendatário conta com previsão de elevado imposto de renda a pagar. Proporciona à empresa redução de impostos de renda a pagar uma vez que acarreta geração de despesas operacionais para o arrendatário. O Leasing Imobiliário Vantagens: Rendas atrativas: reduzido esforço financeiro, comparativamente a outras alternativas de financiamento, dada a existência de valor residual Custos Reduzidos: ausência de custos com hipoteca e não sujeição ao imposto do selo de abertura de crédito e sobre os juros; Facilidade de transmissão: possibilidade de cessão da posição contratual, evitando burocracias e os custos associados às transmissões de imóveis.

32 Arrendamento Mercantil como Forma de Financiamento ao Longo Prazo para Empresas Brasileiras. Segundo (DI AGUSTINI, 1995). Algumas formas de Financiamentos são mais demoradas e burocratizadas, enquanto o leasing é mais ágil, visto que os recursos, principalmente dos bancos comercias, estão disponíveis em carteira para utilização qualquer tempo, além de proporcionar melhores condições de preço na aquisição do bem, porque o negócio se realizará com pagamento à vista ao fornecedor, usufruindo,assim, de descontos especiais. Quanto ao aumento de capital de Giro para a dinamização dos negócios e o aprimoramento tecnológico em nível adequado, estes constituem o equacionamento ideal que toda a empresa busca para maximizar a eficiência. Destacamos as características desta técnica, assim como, considerar as vantagens e desvantagens ao se optar pelo leasing, torna-se fundamental para que a empresa tenha um custo mais baixo no financiamento. A decisão que envolve a compra ou Arrendamento Mercantil por parte de uma empresa é complexa, envolvendo disponibilidade de caixa, regulamentação do imposto de renda, além de inúmeros outros fatores. O Leasing no mercado financeiro, é uma excelente alternativa para financiamentos de longo prazo e de alta flexibilidade, adequando-se ao fluxo de caixa e de investimentos, inclusive com carência. O conceito do Leasing é fundamentado na concepção econômica de que o fato propulsor de rendimentos para uma empresa é a utilização e não a propriedade de uma bem, ela é uma palavra de origem inglesa, derivada do verbo to lease, que significa aluguel. A escolha do financiamento está relacionada com as principais preocupações dos empresários que procuram em suas atividades econômicas obterem ganhos de produtividade, tendo em vista a falta de capitais e a constante modernização

33 32 empresarial, visando à maximização da riqueza dos acionistas e da satisfação dos consumidores. Certo setor industrial, em que o avanço tecnológico é muito rápido, obriga as empresas a modernizarem-se para que possam utilizar o máximo as suas escalas de produção Espécies de bens Segundo (BLATT, 1998) Os bens objeto de contrato de leasing são aqueles móveis e imóveis, de produção nacional ou estrangeira, adquiridos pela empresa arrendadora de acordo com as especificações e para uso da empresa arrendatária em sua atividade econômica. Bens devem ser entendidos em seu sentido mais amplo: imóveis, automóveis, máquinas, equipamentos, enfim, qualquer bem cuja utilização seja capaz de gerar rendas e seja para uso próprio do arrendatário. O Leasing é, em grande parte, utilizado para compra de veículos zeroquilômetro. As vantagens do sistema, afirmou o Procon, são menores taxas de juros e isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). segundo pesquisas Assim, por exemplo, podem ser adquiridos por leasing os seguintes tipos de bens e serviços: Ativo imobilizado; Hardware e software básicos e aplicativos; Serviços ligados diretamente ao ativo imobilizado, como instalações, adequação e transportes. A renovação ou atualização dos Bens terá que ser freqüente. Desta forma o Leasing torna-se mais vantajoso que as outras opções na obtenção dos bens.

34 33 bem? A empresa deverá fazer essa pergunta: Financiamento ou Leasing para obter o Prazos do Leasing Leasing: Fixam-se como prazo mínimo para a contratação de uma operação de dois anos para bens depreciáveis em até cinco anos; trinta e seis meses para os bens depreciáveis com prazo superior a cinco anos. Segundo (BLATT, 1998) Na prática as empresas de leasing procuram operar com prazo máximo equivalente a 70% do tempo de vida de depreciação do bem, estabelecido pela legislação do Imposto de Renda, uma vez que ao comprar o bem à empresa imobilizará e, em seguida, o depreciará por um prazo acelerado em 30%. Segundo (DI AGUSTINI, 1999). O leasing confere à empresa arrendatária o direito de usar um ativo imobilizado pelo tempo determinado em contrato sem, entretanto, usufruir do direito da posse, evento que impossibilita a imobilização do bem-objeto no momento da contratação, devendo a prestação ser registrada diretamente como despesa do período Valor residual A obrigatoriedade contratual do valor de resíduo decorre da necessidade da opção de compra por parte do arrendatário, que terá direito de exercer essa opção pelo valor estipulado, expresso em porcentagem do valor de aquisição, o qual deverá ser pago à vista, no final do contrato ou junto com as prestações. Para a empresa arrendatária a opção de pagamento do valor de resíduo juntamente com as prestações implica uma maior complexidade contábil por que:

35 34 O Leasing faculta à empresa arrendatária o direito de uso do ativo imobilizado pelo tempo determinado em contrato, sem obter o direito de posse, fato esse que impede a imobilização do bem no ato da contratação, fazendo com que a prestação seja registrada como despesa do período. Considerando que se trata de uma fração do valor do bem que dá à empresa arrendatária o direito de opção pela sua posse no encerramento do contrato, o valor residual se manifesta contabilmente num direito futuro. Precisa, então, ser registrado em separado da contraprestação, como ativo circulante ou realizável a longo prazo, dependendo do período de conversibilidade do direito, até um ano ou acima de um ano, respectivamente. Segundo (BLATT, 1998) Caso haja interesse por parte das empresas contratantes, o valor residual poderá ser inferior a 1% do valor do bem. Nesse caso, estabelecer-se-á um valor simbólico, representado por uma unidade monetária: hoje, R$ 1,00. Segundo (DI AGUSTINI, 1995) O valor residual ideal é aquele que resulte em valor contábil residual igual a zero para a empresa arrendadora, já que um valor residual superior a zero poderá não otimizar as economias fiscais com Imposto de Renda, que a empresa poderá conseguir na operação. Porém, um valor residual inferior a zero trará um aumento do custo da operação causado pelo impacto fiscal proporcionado pela perda fiscal da empresa de leasing. A resolução do BACEN estabelece que o valor residual (preço para exercício de opção de compra) seja livremente pactuado, podendo ser, inclusive o valor do mercado do bem para o leasing financeiro. Leasing operacional, o valor residual deve ser o valor do mercado do bem arrendado Prestações no Leasing Segundo (DI AGUSTINI, 1995) Diversas são as maneiras de amortização do valor principal de um empréstimo no Brasil. Para o Leasing, em geral, utiliza-se a

36 35 tabela Price1 para o cálculo do valor da prestação. Entretanto, alguns contratos também podem utilizar o sistema SAC2 (Sistema de Amortizações Constante). É indispensável que o método de cálculo das prestações esteja inserido no contrato de leasing. Segundo (DI AGUSTINI, 1995) o cálculo de prestação de Leasing segundo o SAC faz com que o valor das prestações e o valor do juro incidente sejam amortizados e, portanto, decrescentes. Segundo (DI AGUSTINI, 1995) afirma que o arrendatário tem preferência por taxas pré fixadas já que assim poderá saber antecipadamente o seu custo financeiro.

37 36 CONCLUSÃO Este trabalho teve por objetivo apresentar o Arrendamento Mercantil (Leasing) como uma opção de Financiamento para Empresas Brasileiras. O Trabalho procurou identificar algumas características do Arrendamento Mercantil (Leasing) no mercado brasileiro, destacando as principais modalidades existentes no mercado brasileiro. O Arrendamento Mercantil (Leasing) pode ser definido como direito de compra de uso de um bem sem ser proprietário do mesmo. O Arrendamento Mercantil (Leasing) no mercado globalizado e competitivo, houve um importante crescimento, desde sua regulamentação no Brasil. As operações de Arrendamento Mercantil (Leasing) estão presentes no Brasil há várias décadas, porém com um grande destaque nessa última década. Um dos principais fatores na opção de escolha dessa operação, seria a possibilidade de Bens mais atualizados. Apesar de existirem algumas Vantagens e Desvantagens é uma boa escolha na hora de uma empresa optar na aquisição de um determinado bem, permitindo as empresas terem alternativas para poderem competir no mercado. Percebe-se, no entanto, que as diversas modalidades de contrato de Leasing no Brasil estão cada dia mais sendo utilizado nas empresas brasileiras como instrumento para Financiamento de Bens.

38 37 BIBLIOGRAFIA ABEL ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE LEASING. Histórico do Leasing / Definições / Conceitos / Leasing no Brasil. Disponível no site: Acesso em: 20 maio BANCO CENTRAL DO BRASIL. Arrendamento Mercantil (leasing). Disponível no site: Acesso em: 01 abril BLATT, Adriano. Leasing Uma Abordagem Prática. Rio de Janeiro: Qualitymark, Di AUGUSTINI, Carlos Alberto. Leasing. 3.ed. São Paulo: Atlas, Leasing. 3.ed. São Paulo: Atlas, FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro: produtos e serviços. Rio de Janeiro: Qualitymark, Mercado financeiro: produtos e serviços. Rio de Janeiro: Qualitymark, LAROSA, Marco Antonio; AYRES, Fernando Arduini. Como produzir uma Monografia:passo a passo... siga o mapa da mina. 6.ed. Rio de Janeiro: WAK, MANCUSO, Rodolfo de Camargo. Leasing. 2.ed. rev. atual. e ampl. São Paulo : Revista dos Tribunais, 1999.

39 38 MARTINS, Fran. Contratos e obrigações comerciais: incluindo os contratos de representação comercial, seguro, Arrendamento Mercantil (leasing), faturização (factoring), franquia (franchaising), ed. Rio de Janeiro: Forense, WALD, Arnoldo. Obrigações e contratos. 14.ed. rev. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

40 39 ÍNDICE FOLHA DE ROSTO 01 AGRADECIMENTO 02 DEDICATÓRIA 03 RESUMO 04 METODOLOGIA 05 SUMÁRIO 06 INTRODUÇÃO 07 CAPÍTULO I CARACTERISTICAS DO ARRENDAMENTO MERCANTIL Definição de Arrendamento Mercantil Modalidades de Arrendamento Mercantil Leasing Financeiro Leasing Operacional Leasing Black Alguns tipos de Leasing utilizados no Brasil 14 CAPÍTULO II ARRENDAMENTO MERCANTIL NO BRASIL História do Arrendamento no Brasil Regulamentação do Arrendamento Mercantil na Empresa Brasileira. 18 CAPÍTULO III ARRENDAMENTO MERCANTIL COMO FORMA DE FINANCIAMENTO Vantagens e desvantagens do Arrendamento Mercantil como forma de financiamento. 23

41 Vantagens para pessoas jurídicas Vantagens para pessoas Físicas Vantagens Existentes no Arrendamento Mercantil Características das Vantagens e Desvantagens do Arrendamento Mercantil Arrendamento Mercantil como Forma de Financiamento ao Longo Prazo para Empresas Brasileiras Espécies de bens Prazos do Leasing Valor residual Prestações no Leasing 34 CONCLUSÃO 35 BIBLIOGRAFIA 36 ÍNDICE 39 FOLHA DE AVALIAÇÃO 41

42 41 FOLHA DE AVALIAÇÃO Nome da Instituição: Título da Monografia: Autor: Data da entrega: Avaliado por: Conceito:

ARRENDAMENTO MERCANTIL LEASING

ARRENDAMENTO MERCANTIL LEASING ARRENDAMENTO MERCANTIL LEASING LÚCIA HELENA BRISKI YOUNG De acordo com as Leis 6.099/74, art. 1º, e 7.132/83, considera-se arrendamento mercantil o negócio jurídico realizado entre pessoa jurídica, na

Leia mais

CONTAJURIS ASSESSORIA EMPRESARIAL S/C LTDA

CONTAJURIS ASSESSORIA EMPRESARIAL S/C LTDA CONTAJURIS ASSESSORIA EMPRESARIAL S/C LTDA Rua Sady de Marco, 52-D Bairro Jardim Itália Chapecó SC www.contajuris.com.br - Fone: 49 3323-1573 / 3323-0388 Assunto: Arrendamento Mercantil de Bens Aspectos

Leia mais

É aquele em que não há transferência substancial dos riscos e benefícios inerentes à propriedade de um ativo.

É aquele em que não há transferência substancial dos riscos e benefícios inerentes à propriedade de um ativo. 1. CONCEITO de ARRENDAMENTO MERCANTIL Arrendamento mercantil é um acordo pelo qual o arrendador transmite ao arrendatário em troca de um pagamento ou série de pagamentos o direito de usar um ativo por

Leia mais

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária

NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária NBC TSP 10 - Contabilidade e Evidenciação em Economia Altamente Inflacionária Alcance 1. Uma entidade que prepara e apresenta Demonstrações Contábeis sob o regime de competência deve aplicar esta Norma

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item 2.2- Aplicação de Recursos Operações Ativas

Conhecimentos Bancários. Item 2.2- Aplicação de Recursos Operações Ativas Conhecimentos Bancários Item 2.2- Aplicação de Recursos Operações Ativas Conhecimentos Bancários Item 2.2- Aplicação de Recursos Operações Ativas CAPTAÇÃO DE RECURSOS APLICAÇÃO DE RECURSOS INSTITUIÇÃO

Leia mais

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011

ATIVO Explicativa 2012 2011 PASSIVO Explicativa 2012 2011 ASSOCIAÇÃO DIREITOS HUMANOS EM REDE QUADRO I - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO (Em reais) Nota Nota ATIVO Explicativa PASSIVO Explicativa CIRCULANTE CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 4 3.363.799

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO ARRENDAMENTO MERCANTIL

GUIA PRÁTICO DO ARRENDAMENTO MERCANTIL GUIA PRÁTICO DO ARRENDAMENTO MERCANTIL Sumário O que é Leasing?... 04 As partes deste negócio... 05 Entendendo o Leasing... 06 Modalidades de Leasing... 07 A escolha do bem... 08 Este guia tem por objetivo

Leia mais

Securitização De Créditos Imobiliários

Securitização De Créditos Imobiliários Securitização De Créditos Imobiliários Operações Imobiliárias A 1. O que é securitização de créditos imobiliários? Securitização é um processo estruturado, coordenado por uma instituição especializada

Leia mais

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 06 (R1) Operações de Arrendamento Mercantil. CVM - Deliberação nº. 645/10; CFC - NBC TG 06 - Resolução nº. 1.

PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 06 (R1) Operações de Arrendamento Mercantil. CVM - Deliberação nº. 645/10; CFC - NBC TG 06 - Resolução nº. 1. PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 06 (R1) Operações de Arrendamento Mercantil CVM - Deliberação nº. 645/10; CFC - NBC TG 06 - Resolução nº. 1.304/10; 1 OBJETIVO O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer,

Leia mais

II - Manter suspensas as concessões de novas cartas patentes para o funcionamento de sociedade de arrendamento mercantil.

II - Manter suspensas as concessões de novas cartas patentes para o funcionamento de sociedade de arrendamento mercantil. RESOLUCAO 980 ------------- O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9. da Lei n. 4.595, de 31.12.64, torna público que o CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL, em sessão realizada nesta data, tendo em vista

Leia mais

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986.

INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. INSTRUÇÃO CVM Nº 51, DE 09 DE JUNHO DE 1986. Regulamenta a concessão de financiamento para compra de ações pelas Sociedades Corretoras e Distribuidoras. O Presidente da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos DEREX Declaração decorrentes a recursos mantidos no exterior.

Parecer Consultoria Tributária Segmentos DEREX Declaração decorrentes a recursos mantidos no exterior. DEREX Declaração decorrentes a recursos mantidos no exterior. 18/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Consultoria... 4 3.1 Conceito...

Leia mais

Niterói Administradora de Imóveis S/A. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes

Niterói Administradora de Imóveis S/A. Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes Niterói Administradora de Imóveis S/A Demonstrações Contábeis acompanhadas do Parecer dos Auditores Independentes Em 30 de Junho de 2007 e em 31 de Dezembro de 2006, 2005 e 2004 Parecer dos auditores independentes

Leia mais

ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS.

ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS. ABERTURA DAS CONTAS DA PLANILHA DE RECLASSIFICAÇÃO DIGITAR TODOS OS VALORES POSITIVOS. I. BALANÇO ATIVO 111 Clientes: duplicatas a receber provenientes das vendas a prazo da empresa no curso de suas operações

Leia mais

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO

GESTOR DA CARTEIRA DE INVESTIMENTO O QUE É? No Brasil um fundo de investimento possui a sua organização jurídica na forma de um condomínio de investidores, portanto o fundo de investimento possui um registro na Receita Federal (CNPJ) pois

Leia mais

APURAÇÃO DO RESULTADO (1)

APURAÇÃO DO RESULTADO (1) APURAÇÃO DO RESULTADO (1) Isnard Martins - UNESA Rodrigo de Souza Freitas http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/rodrigosfreitas/conhecendocontabilidade012.asp 1 Apuração do Resultado A maioria das

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 3 Gestão de capital de giro Introdução Entre as aplicações de fundos por uma empresa, uma parcela ponderável destina-se ao que, alternativamente, podemos chamar de ativos correntes, ativos circulantes,

Leia mais

! Revisão de conceitos importantes! Fluxo com VRG diluído! Fluxo com VRG no final do contrato! Comparação com outras alternativas de financiamento

! Revisão de conceitos importantes! Fluxo com VRG diluído! Fluxo com VRG no final do contrato! Comparação com outras alternativas de financiamento CAVALCANTE & COMO MONTAR O FLUXO DE CAIXA EM! Revisão de conceitos importantes! Fluxo com VRG diluído! Fluxo com VRG no final do contrato! Comparação com outras alternativas de financiamento Autores: Francisco

Leia mais

BRB Banco de Brasília Escriturário

BRB Banco de Brasília Escriturário A2-AB98 29/12/2009 BRB Banco de Brasília Escriturário Conhecimentos Bancários Brasília 2010 2010 Vestcon Editora Ltda. Todos os direitos autorais desta obra são reservados e protegidos pela Lei nº 9.610,

Leia mais

Letras Financeiras - LF

Letras Financeiras - LF Renda Fixa Privada Letras Financeiras - LF Letra Financeira Captação de recursos de longo prazo com melhor rentabilidade O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições

Leia mais

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP. PROF. Ms. EDUARDO RAMOS. Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA AVANÇADA Revisão Geral BR-GAAP PROF. Ms. EDUARDO RAMOS Mestre em Ciências Contábeis FAF/UERJ SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. PRINCÍPIOS CONTÁBEIS E ESTRUTURA CONCEITUAL 3. O CICLO CONTÁBIL

Leia mais

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS

EMPRÉSTIMO DE ATIVOS EMPRÉSTIMO DE ATIVOS Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 3 4 Empréstimo de Ativos BM&FBOVESPA 1) O que é o serviço de Empréstimo de Ativos? Lançado em 1996, é um serviço por meio do qual os investidores,

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC)

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) 1 de 5 31/01/2015 14:52 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA (DFC) A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto

Leia mais

COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS

COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS COMO INVESTIR NO MERCADO A TERMO MERCADOS Como Investir no Mercado a Termo 1 2 Como Investir no Mercado a Termo O que é? uma OPERAÇÃO A TERMO É a compra ou a venda, em mercado, de uma determinada quantidade

Leia mais

No concurso de São Paulo, o assunto aparece no item 27 do programa de Contabilidade:

No concurso de São Paulo, o assunto aparece no item 27 do programa de Contabilidade: Olá, pessoal! Como já devem ter visto, dois bons concursos estão na praça: Fiscal do ISS de São Paulo e Auditor Fiscal do Ceará. As bancas são, respectivamente, a Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Escola

Leia mais

Conceito de Contabilidade

Conceito de Contabilidade !" $%&!" #$ "!%!!&$$!!' %$ $(%& )* &%""$!+,%!%!& $+,&$ $(%'!%!-'"&!%%.+,&(+&$ /&$/+0!!$ & "!%!!&$$!!' % $ $(% &!)#$ %1$%, $! "# # #$ &&$ &$ 0&$ 01% & $ #$ % & #$&&$&$&* % %"!+,$%2 %"!31$%"%1%%+3!' #$ "

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI N o 6.099, DE 12 DE SETEMBRO DE 1974. Dispõe sobre o tratamento tributário das operações de arrendamento mercantil e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que o CONGRESSO NACIONAL

Leia mais

Dispõe sobre o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF).

Dispõe sobre o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF). Instrução Normativa RFB nº 907, de 9 de janeiro de 2009 DOU de 13.1.2009 Dispõe sobre o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF). A SECRETÁRIA

Leia mais

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira

Prof. Cleber Oliveira Gestão Financeira Aula 2 Gestão de Fluxo de Caixa Introdução Ao estudarmos este capítulo, teremos que nos transportar aos conceitos de contabilidade geral sobre as principais contas contábeis, tais como: contas do ativo

Leia mais

2. Operações de Venda ou de Transferência de Ativos Financeiros

2. Operações de Venda ou de Transferência de Ativos Financeiros TÍTULO : PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - COSIF 1 35. Instrumentos Financeiros 1. Conceitos 1 - Para fins de registro contábil, considera-se: (Res 3534 art 2º) a) instrumento

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do HSBC Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito do

Leia mais

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014.

UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO. Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. UM CONCEITO FUNDAMENTAL: PATRIMÔNIO LÍQUIDO FINANCEIRO Prof. Alvaro Guimarães de Oliveira Rio, 07/09/2014. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm patrimônio, que nada mais é do que o conjunto

Leia mais

III CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/FDUSP-DEF LEI 12.973/14. O que foi alterado na apuração do IRPJ?

III CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/FDUSP-DEF LEI 12.973/14. O que foi alterado na apuração do IRPJ? III CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO TRIBUTÁRIO ATUAL IBDT/AJUFE/FDUSP-DEF LEI 12.973/14 O que foi alterado na apuração do IRPJ? Alberto Pinto DL 1598/77 LEI 12.973/14 Alterações Art 6º - Lucro real é o

Leia mais

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade

Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Resumo do Contrato de seu Cartão de Crédito Instituto HSBC Solidariedade Leia estas informações importantes para aproveitar todas as vantagens do seu novo cartão de crédito. Resumo do Contrato de seu

Leia mais

Curso Extensivo de Contabilidade Geral

Curso Extensivo de Contabilidade Geral Curso Extensivo de Contabilidade Geral Adelino Correia 4ª Edição Enfoque claro, didático e objetivo Atualizado de acordo com a Lei 11638/07 Inúmeros exercícios de concursos anteriores com gabarito Inclui

Leia mais

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI

Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Renda Fixa Cédula de Crédito Imobiliário - CCI Títulos Imobiliários Cédula de Crédito Imobiliário Instrumento que facilita a negociabilidade e a portabilidade do crédito imobiliário

Leia mais

2.1 Estrutura Conceitual e Pronunciamento Técnico CPC n 26

2.1 Estrutura Conceitual e Pronunciamento Técnico CPC n 26 Sumário 1 Introdução... 1 2 Definição do grupo patrimonial... 1 2.1 Estrutura Conceitual e Pronunciamento Técnico CPC n 26... 1 2.2 Lei das S/A... 4 3 Plano de Contas Proposto contas patrimoniais para

Leia mais

Factoring - Fomento Mercantil

Factoring - Fomento Mercantil 1.Considerações Iniciais Factoring - Fomento Mercantil A expressão factoring é de origem anglo-latina, cujo radical latino factor significa fomento mercantil e tem por finalidade expandir a capacidade

Leia mais

Prezado(a) Concurseiro(a),

Prezado(a) Concurseiro(a), Prezado(a) Concurseiro(a), A prova do TCM/RJ foi realizada no último final de semana e vou aproveitar para resolver as questões de Contabilidade Geral de forma simplificada e objetiva (nos cursos online,

Leia mais

Lei 12.973/14 Valmir Oliveira 18/03//2015

Lei 12.973/14 Valmir Oliveira 18/03//2015 Lei 12.973/14 Valmir Oliveira 18/03//2015 Page 1 Da base de tributação Page 2 Alteração do art. 3º da Lei nº 9.718/98 Art. 52 A Lei nº 9.718, de 27 de novembro de 1998, passa a vigorar com as seguintes

Leia mais

Imediatas: parcelas pagas em 30, 60 e 90 dias Antecipadas: sendo a primeira parcela paga no ato

Imediatas: parcelas pagas em 30, 60 e 90 dias Antecipadas: sendo a primeira parcela paga no ato Matemática Financeira Leandra Anversa Fioreze Rendas Imediatas: Primeiro pagamento efetuado no final do primeiro período. Ex: Comprei uma calculadora HP-12c Platinum em três parcelas de R$95,00, sendo

Leia mais

PRODUTOS BANCÁRIOS. Leasing

PRODUTOS BANCÁRIOS. Leasing Leasing É uma operação realizada mediante contrato, na qual o dono do bem (arrendador) concede a outrem (arrendatário) a utilização do mesmo, por prazo determinado. Formalização: Contratos Encargos: Taxas

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Conhecimentos Bancários. Mercado Financeiro. Mercado Financeiro

Conhecimentos Bancários. Conhecimentos Bancários. Mercado Financeiro. Mercado Financeiro Conhecimentos Bancários Mercado Financeiro Órgãos normativo/fiscalizador Conselho Monetário Nacional Banco Central do Brasil Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional Conhecimentos Bancários

Leia mais

Luciano Silva Rosa Contabilidade 03

Luciano Silva Rosa Contabilidade 03 Luciano Silva Rosa Contabilidade 03 Resolução de três questões do ICMS RO FCC -2010 Vamos analisar três questões do concurso do ICMS RO 2010, da FCC, que abordam alguns pronunciamentos do CPC. 35) Sobre

Leia mais

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado.

Empresas de Capital Fechado, ou companhias fechadas, são aquelas que não podem negociar valores mobiliários no mercado. A Ação Os títulos negociáveis em Bolsa (ou no Mercado de Balcão, que é aquele em que as operações de compra e venda são fechadas via telefone ou por meio de um sistema eletrônico de negociação, e onde

Leia mais

Como funcionam os fundos de investimentos

Como funcionam os fundos de investimentos Como funcionam os fundos de investimentos Fundos de Investimentos: são como condomínios, que reúnem recursos financeiros de um grupo de investidores, chamados de cotistas, e realizam operações no mercado

Leia mais

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital

INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 5 INVESTIMENTO A LONGO PRAZO 1. Princípios de Fluxo de Caixa para Orçamento de Capital 1.1 Processo de decisão de orçamento de capital A decisão de investimento de longo prazo é a decisão financeira mais

Leia mais

REDE DE ENSINO LFG AGENTE E ESCRIVÃO PF Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Adelino Correia Aula nº09. Demonstração de Fluxo de Caixa

REDE DE ENSINO LFG AGENTE E ESCRIVÃO PF Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Adelino Correia Aula nº09. Demonstração de Fluxo de Caixa REDE DE ENSINO LFG AGENTE E ESCRIVÃO PF Disciplina: Noções de Contabilidade Prof. Adelino Correia Aula nº09 Demonstração de Fluxo de Caixa Demonstração de Fluxo de Caixa A partir de 28.12.2007 com a publicação

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

opções de crédito para sua empresa

opções de crédito para sua empresa para sua empresa sumário introdução... 3 cartão bndes... 6 Introdução... 7 Custos operacionais... 8 Recebimentos... 9 Distribuidores... 9 Exemplos de operação...10 Revendedor compra com o Cartão BNDES

Leia mais

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI

Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários CRI. Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Renda Fixa Privada Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários Instrumento de captação de recursos e de investimentos no mercado imobiliário O produto O Certificado

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO.

OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. ÍNDICE INTRODUÇÃO OS BENEFÍCIOS DA LOCAÇÃO VANTAGENS FISCAIS A LOCAÇÃO REDUZ CUSTOS PERMITE MANTER A LIQUIDEZ E AS LINHAS DE CRÉDITO INTACTAS FINANCIAMENTO A 100% SEM ENTRADA INICIAL EVITA REDUZIR O CUSTO

Leia mais

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL

EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL A equivalência patrimonial é o método que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária da sociedade investidora no patrimônio

Leia mais

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional

Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional Resumo Aula-tema 04: Dinâmica Funcional O tamanho que a micro ou pequena empresa assumirá, dentro, é claro, dos limites legais de faturamento estipulados pela legislação para um ME ou EPP, dependerá do

Leia mais

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS

GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS GLOSSÁRIO DE TERMOS CONTÁBEIS AMORTIZAÇÃO: Representa a conta que registra a diminuição do valor dos bens intangíveis registrados no ativo permanente, é a perda de valor de capital aplicado na aquisição

Leia mais

LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE

LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE LEI 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006 Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e dá outras providências. * V. Dec. 6.180/2007 (Regulamenta a Lei 11.438/2006).

Leia mais

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

POLÍTICA DE INVESTIMENTOS POLÍTICA DE INVESTIMENTOS Segurança nos investimentos Gestão dos recursos financeiros Equilíbrio dos planos a escolha ÍNDICE INTRODUÇÃO...3 A POLÍTICA DE INVESTIMENTOS...4 SEGMENTOS DE APLICAÇÃO...7 CONTROLE

Leia mais

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível

Graficamente, o Balanço Patrimonial se apresenta assim: ATIVO. - Realizável a Longo prazo - Investimento - Imobilizado - Intangível CONTABILIDADE GERAL E GERENCIAL AULA 03: ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS TÓPICO 02: BALANÇO PATRIMONIAL. É a apresentação padronizada dos saldos de todas as contas patrimoniais, ou seja, as que representam

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP 5º CCN 2012.1 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP 5º CCN 2012.1 DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício. A Demonstração do Resultado

Leia mais

CIRCULAR Nº 2824. Documento normativo revogado pela Circular 3386, de 16/11/2008.

CIRCULAR Nº 2824. Documento normativo revogado pela Circular 3386, de 16/11/2008. CIRCULAR Nº 2824 Documento normativo revogado pela Circular 3386, de 16/11/2008. Altera procedimentos para reavaliação de imóveis de uso próprio por parte de instituições financeiras, demais instituições

Leia mais

Contmatic - Escrita Fiscal

Contmatic - Escrita Fiscal Lucro Presumido: É uma forma simplificada de tributação onde os impostos são calculados com base num percentual estabelecido sobre o valor das vendas realizadas, independentemente da apuração do lucro,

Leia mais

Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático

Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Capítulo I - REGULAMENTO 1. OBJETIVO Apoiar, na fase pós-embarque, a comercialização, no exterior, de bens

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições financeiras que especifica. O Banco Central do Brasil,

Leia mais

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios

CIÊNCIAS CONTÁBEIS. A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios CIÊNCIAS CONTÁBEIS A importância da profissão contábil para o mundo dos negócios A Contabilidade é a linguagem internacional dos negócios. A Contabilidade é, também, a Ciência que registra a riqueza das

Leia mais

Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático

Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais. Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Produto BNDES Exim Pós-embarque Normas Operacionais Classificação: Ostensivo Linha de Financiamento BNDES Exim Automático Capítulo I - REGULAMENTO 1. OBJETIVO Apoiar, na fase pós-embarque, a comercialização,

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP

CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP CONDIÇÕES GERAIS DO CONFIANÇA CAP CONDIÇÕES GERAIS CONFIANÇA CAP Versão: 05/2013 Proc. SUSEP 15414.004330/2012-21 CONDIÇÕES GERAIS DO CONFIANÇA CAP SUMÁRIO I - INFORMAÇÕES

Leia mais

OS BENEFÍCIOS DO RENTING NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO.

OS BENEFÍCIOS DO RENTING NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. OS BENEFÍCIOS DO RENTING NAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO. ÍNDICE INTRODUÇÃO OS BENEFÍCIOS DO RENTING VANTAGENS FISCAIS O RENTING REDUZ CUSTOS PERMITE MANTER A LIQUIDEZ E AS LINHAS DE CRÉDITO INTACTAS FINANCIAMENTO

Leia mais

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6

Bacharelado CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Parte 6 Bacharelado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS Parte 6 1 NBC TG 16 - ESTOQUES 6.1 Objetivo da NBC TG 16 (Estoques) O objetivo da NBC TG 16 é estabelecer o tratamento contábil para os estoques, tendo como questão fundamental

Leia mais

Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI

Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Certificado de Recebíveis Imobiliários - CRI Diversos veículos podem ser utilizados para securitizar recebíveis imobiliários, entretanto o uso dos Certificados de Recebíveis Imobiliários -CRI- vem caminhando

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CUSTO DO CRÉDITO

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CUSTO DO CRÉDITO ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CUSTO DO CRÉDITO Índice Componentes do custo do crédito Taxa de juro Comissões Despesas Seguros Medidas agregadas do custo do crédito: TAE e TAEG Taxas máximas no crédito

Leia mais

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 5 Balanço Patrimonial

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 5 Balanço Patrimonial 2ª edição Ampliada e Revisada Capítulo Balanço Patrimonial Tópicos do Estudo Introdução Representação gráfica. Ativo. Passivo. Patrimônio Líquido. Outros acréscimos ao Patrimônio Líquido (PL) As obrigações

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA « CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS» ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA «21. O sistema de intermediação financeira é formado por agentes tomadores e doadores de capital. As transferências de recursos entre esses agentes são

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA PARA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA PARA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA PARA MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE ORIENTAÇÕES RECEBIDAS DO FÓRUM PERMANENTE DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE,

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA MÓDULO 9

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA MÓDULO 9 FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA MÓDULO 9 Índice 1. Lucro presumido...3 2. Lucro real...4 2 Dentre os regimes tributários, os mais adotados são os seguintes: 1. LUCRO PRESUMIDO Regime de tributação colocado

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO PESSOAL

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO PESSOAL ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CRÉDITO PESSOAL Índice Finalidades do crédito pessoal Ficha de Informação Normalizada (FIN) Montante e prazo Modalidades de reembolso Garantias Custos do crédito Taxa

Leia mais

FLUXO DE CAIXA. Entradas a) contas à receber b) empréstimos c) dinheiro dos sócios

FLUXO DE CAIXA. Entradas a) contas à receber b) empréstimos c) dinheiro dos sócios FLUXO DE CAIXA É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO - DVA Sumário 1. Considerações Iniciais 2. Estrutura da Demonstração do Valor Adicionado 2.1 - Grupo de Receita Bruta - Outras Receitas 2.2 - Grupo de Insumos Adquiridos

Leia mais

Leasing produtos financeiros

Leasing produtos financeiros Curso Gestão Financeira Leasing produtos financeiros Daniel Kissimoto - 2009 Leasing - Agenda Leasing 1. Definições 2. Como funciona. 3. Características de um Leasing. O que é VRG? Qual o prazo mínimo?

Leia mais

Investimento em. Controlado em Conjunto (Joint Venture) Contabilidade Avançada. Normas Contábeis: Fundamentação no Brasil:

Investimento em. Controlado em Conjunto (Joint Venture) Contabilidade Avançada. Normas Contábeis: Fundamentação no Brasil: Contabilidade Avançada Prof. Dr. Adriano Rodrigues Investimento em Empreendimento Controlado em Conjunto (Joint Venture) Normas Contábeis: No IASB: IAS 31 Interests in Joint Ventures No CPC: CPC 19 (R1)

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança?

Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança. 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Perguntas e Respostas Alteração no rendimento da caderneta de poupança Novas regras 1) Por que o governo decidiu mudar as regras da caderneta de poupança? Por ter parte de sua remuneração (chamada de adicional)

Leia mais

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL GERDAU PREVIDÊNCIA

REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL GERDAU PREVIDÊNCIA REGULAMENTO DE EMPRÉSTIMO PESSOAL GERDAU PREVIDÊNCIA Capítulo I Da Finalidade Artigo 1 - O presente Regulamento de Empréstimo Pessoal, doravante denominado Regulamento, tem por finalidade definir normas

Leia mais

1-DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS 1.1 OBJETIVO E CONTEÚDO

1-DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS 1.1 OBJETIVO E CONTEÚDO 2 -DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS BÁSICOS. OBJETIVO E CONTEÚDO Os objetivos da Análise das Demonstrações Contábeis podem ser variados. Cada grupo de usuários pode ter objetivos específicos para analisar as Demonstrações

Leia mais

CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS CRI

CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS CRI CERTIFICADO DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS CRI Diversos veículos podem ser utilizados para securitizar recebíveis imobiliários, entretanto o uso dos Certificados de Recebíveis Imobiliários CRI vem caminhando

Leia mais

REGULAMENTO DO PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA

REGULAMENTO DO PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA REGULAMENTO DO PLANO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA ÍNDICE CAPÍTULO I - DA FINALIDADE CAPÍTULO II - DO GLOSSÁRIO CAPÍTULO III - DA CONSTITUIÇÃO DO PGA CAPÍTULO IV - DAS FONTES DE CUSTEIO ADMINISTRATIVO CAPÍTULO

Leia mais

Financiamento de automóveis: Investimento ou gasto dispendioso? *

Financiamento de automóveis: Investimento ou gasto dispendioso? * Financiamento de automóveis: Investimento ou gasto dispendioso? * Com a queda da taxa básica de juros, a economia brasileira observa uma aceleração do crédito como nunca antes vista. Os juros em baixa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.438, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2006. Dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e

Leia mais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais

COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07. Subvenção e Assistência Governamentais COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 07 Subvenção e Assistência Governamentais Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade IAS 20 (IASB) Índice Item OBJETIVO E ALCANCE

Leia mais

LEASING UMA OPÇÃO DE FINANCIAMENTO

LEASING UMA OPÇÃO DE FINANCIAMENTO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS - IFCH DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E PLANEJAMENTO ECONÔMICO - DEPE CENTRO TÉCNICO ECONÔMICO DE ASSESSORIA EMPRESARIAL

Leia mais

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES

CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES CONDIÇÕES GERAIS DO PU 12 MESES I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: Sul América Capitalização S.A. SULACAP CNPJ: Nº 03.558.096/0001-04 PU 12 MESES - MODALIDADE: TRADICIONAL PROCESSO SUSEP

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO MERCADO DE CAPITAIS PRINCIPAIS PRODUTOS BANCARIOS Prof. Esp. Tomás de Aquino Salomão e-mail tomassalomao@gmail.

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO MERCADO DE CAPITAIS PRINCIPAIS PRODUTOS BANCARIOS Prof. Esp. Tomás de Aquino Salomão e-mail tomassalomao@gmail. UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO MERCADO DE CAPITAIS PRINCIPAIS PRODUTOS BANCARIOS Prof. Esp. Tomás de Aquino Salomão e-mail tomassalomao@gmail.com Caderneta de Poupança A caderneta de poupança foi criada em

Leia mais

Vamos, então, à nossa aula de hoje! Demonstração de Fluxo de Caixa (2.ª parte) Método Indireto

Vamos, então, à nossa aula de hoje! Demonstração de Fluxo de Caixa (2.ª parte) Método Indireto Olá, pessoal! Aqui estou eu de novo, para continuar o assunto da aula passada: Fluxo de Caixa e Demonstração do Fluxo de Caixa. Assunto da maior importância, que está sendo cobrado nos atuais concursos

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CARTÃO DE CRÉDITO

ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CARTÃO DE CRÉDITO ÁREA DE FORMAÇÃO: CONTRAIR CRÉDITO CARTÃO DE CRÉDITO Índice O que é o cartão de crédito? Ficha de Informação Normalizada (FIN) Modalidades de reembolso Custo do crédito Taxas máximas Livre revogação Contrato

Leia mais

AUMENTE A POUPANÇA E RENTABILIDADE NO SEU CONTRATO DE RENTING

AUMENTE A POUPANÇA E RENTABILIDADE NO SEU CONTRATO DE RENTING AUMENTE A POUPANÇA E RENTABILIDADE NO SEU CONTRATO DE RENTING 7 dicas para otimizar o Aluguer Operacional de Veículos www.gestao-frotas.com AUMENTE A POUPANÇA E RENTABILIDADE NO SEU CONTRATO DE RENTING

Leia mais

ASSUNTOS PARA REVISÃO DO PLANO DE CONTAS ORIGEM DATA ASSUNTO TEMA POSIÇÃO JUSTIFICATIVAS

ASSUNTOS PARA REVISÃO DO PLANO DE CONTAS ORIGEM DATA ASSUNTO TEMA POSIÇÃO JUSTIFICATIVAS 1 2 poderá até deverá 3 4 no máximo, até 30 de abril até 30 de abril 5 6 7 vu = estimativa de vida útil do material ou equipamento desativado e após recuperado, em condições normais de operação e manutenção

Leia mais

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO ZURICHCAP INCENTIVO Nº 07 PU I07 MODALIDADE INCENTIVO PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS

TÍTULO DE CAPITALIZAÇÃO ZURICHCAP INCENTIVO Nº 07 PU I07 MODALIDADE INCENTIVO PAGAMENTO ÚNICO CONDIÇÕES GERAIS DA ZURICHCAP INCENTIVO Nº 07 PU I07 I INFORMAÇÕES INICIAIS SOCIEDADE DE CAPITALIZAÇÃO: ZURICH BRASIL CAPITALIZAÇÃO S/A. CNPJ: 17.266.009/0001-41 MODALIDADE: INCENTIVO PROCESSO SUSEP Nº: II - GLOSSÁRIO

Leia mais

EXERCÍCIOS PROF. SÉRGIO ALTENFELDER

EXERCÍCIOS PROF. SÉRGIO ALTENFELDER 1- Uma dívida no valor de R$ 60.020,54 deve ser paga em sete prestações postecipadas de R$ 10.000,00, a uma determinada taxa de juros. Considerando esta mesma taxa de juros, calcule o saldo devedor imediatamente

Leia mais

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 6 Grupo de contas do Balanço Patrimonial

2ª edição Ampliada e Revisada. Capítulo 6 Grupo de contas do Balanço Patrimonial 2ª edição Ampliada e Revisada Capítulo Grupo de contas do Balanço Patrimonial Tópicos do Estudo Grupo de Contas do Ativo. Ativo Circulante Realizável a Longo Prazo Permanente Grupo de Contas do Passivo.

Leia mais