Prof. Eduardo Purgatto Faculdade de Saúde Pública/USP Departamento de Nutrição 2016 Objetivos Definições Usos e Aplicações

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Eduardo Purgatto Faculdade de Saúde Pública/USP Departamento de Nutrição 2016 Objetivos Definições Usos e Aplicações"

Transcrição

1 Rotulagem Nutricional de Alimentos Prof. Eduardo Purgatto Faculdade de Saúde Pública/USP Departamento de Nutrição 2016 Objetivos Definições Usos e Aplicações

2 O que é rotulagem nutricional? Toda inscrição destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades do alimento. Compreende declarações De propriedades nutricionais De valor energético informação nutricional complementar ou claim nutricional.

3 O que é rótulo? De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): Toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento.

4 Objetivo da Rotulagem Nutricional Fornecer aos consumidores conhecimentos das propriedades nutricionais dos alimentos facilitando a escolha saudável. Possibilitar uma melhor avaliação do consumo alimentar e um planejamento adequado das dietas para indivíduos e grupos populacionais. Orientar o consumidor quanto à qualidade do produto e dar a opção de escolha pelo alimento que melhor lhe convier. Informações corretas credibilidade

5 Utilidade Padronização da metodologia para informação nutricional nos rótulos e embalagens dos alimentos industrializados avanço e conquista para o consumidor permite obtenção de informações mais precisas sobre os nutrientes contidos nos diferentes alimentos. A possibilidade da análise centesimal dos alimentos, pelas indústrias alimentícias, preencherá uma lacuna com relação às informações presentes nas tabelas brasileiras de composição de alimentos.

6 Alimento Toda substância que se ingere no estado natural, semielaborada ou elaborada, destinada ao consumo humano, incluídas as bebidas e qualquer outra substância utilizada em sua elaboração, preparo ou tratamento, excluídos os cosméticos, o tabaco e as substâncias utilizadas unicamente como medicamentos.

7 De acordo com a ANVISA, O que é embalagem? Embalagem: é o recipiente destinado a garantir a conservação e facilitar o transporte e manuseio dos alimentos. Alguns tipos de embalagens são: vidro, plástico, papelão. a)primária ou envoltório primário: é a embalagem que está em contato direto com os alimentos. b)secundária ou pacote: é a embalagem destinada a conter a(s) embalagens(s) primária(s). c) terciária: é a embalagem destinada a conter uma ou várias embalagens secundárias. Alimento embalado: é todo o alimento que está contido em uma embalagem pronta para ser oferecida ao consumidor.

8 Definições Consumidor É toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza alimentos. Ingrediente É toda substância, incluídos os aditivos alimentares, que se emprega na fabricação ou preparo de alimentos, e que está presente no produto final em sua forma original ou modificada. Matéria prima É toda substância que para ser utilizada como alimento necessita sofrer tratamento e/ou transformação de natureza física, química ou biológica.

9 Aditivo Alimentício Aditivo Alimentício É qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. Isto poderá direta ou indiretamente fazer com que o próprio aditivo ou seus produtos se tornem componentes do alimento. Esta definição não inclui os contaminantes ou substâncias nutritivas que sejam incorporadas ao alimento para manter ou melhorar suas propriedades nutricionais.

10 A rotulagem nutricional no mundo É voluntária em alguns países (Áustria, Brunei, Chile, Dinamarca, Equador, Finlândia, França, Hungria, Indonésia, Itália, Japão, Lituânia, Luxemburgo, México, Holanda, Portugal, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Tailância, Reino Unido e Vietnã)...e obrigatória em outros, como Israel (1993), Estados Unidos (1994), Brasil (2001), Austrália e Nova Zelândia (2002), Canadá, Malásia(2003), Paraguai, Uruguai e Argentina(2004).

11 Todos os alimentos devem ter a rotulagem obrigatória? Todos os alimentos e bebidas devem ter a rotulagem. As exceções são: água, embalagens que tenham até 10cm X 8 cm, bebidas alcoólicas. A informação nutricional deve se dar por porção do alimento. Ex.: uma unidade barra de chocolate (30 gramas). sendo que, as informações ao consumidor devem ser destas 30 gramas e não mais de 100 gramas como era feito anteriormente por muitas indústrias de alimentos.

12 Visão Regulatória: Anvisa

13 Legislações pertinentes

14 Resolução RDC nº 259, de 20/09/02 Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados Âmbito de Aplicação: à todo alimento que seja comercializado, qualquer que seja sua origem, embalado na ausência do cliente, e pronto para oferta ao consumidor.

15 Informação Obrigatória Denominação de venda do alimento Lista de ingredientes Conteúdo líquido Identificação da origem Nome ou razão social e endereço do importador, no caso de alimentos importados Identificação do lote Prazo de validade Instruções sobre o preparo e uso do alimento, quando necessário

16 Denominação de venda do alimento Nome específico e não genérico que indica a verdadeira natureza e as características do alimento. Será fixado no Regulamento Técnico específico que estabelecer os padrões de identidade e qualidade inerentes ao produto.

17 Lista de ingredientes Com exceção de alimentos com um único ingrediente (por exemplo: açúcar, farinha, erva-mate, vinho, etc) deve constar no rótulo uma lista de ingredientes A lista de ingredientes deve ser precedida da expressão ingredientes: ou ingr.: Todos os ingredientes devem constar em ordem decrescente, da respectiva proporção.

18 Lista de ingredientes

19 Lista de ingredientes Os aditivos alimentares devem ser declarados fazendo parte da lista de ingredientes. Esta declaração deve constar de: a) a função principal b) seu nome completo ou seu número INS, ou ambos Os aditivos alimentares devem ser declarados depois dos ingredientes. Para os aromatizantes declara-se somente a função e, optativamente sua classificação.

20 Identificação da Origem nome (razão social) do fabricante endereço completo país de origem e município número de registro ou código de identificação do estabelecimento fabricante junto ao órgão competente para identificar a origem deve ser utilizada uma das seguintes expressões: fabricado em..., produto... ou indústria...

21 Identificação do Lote Lote: É o conjunto de produtos de um mesmo tipo, processados pelo mesmo fabricante, em um espaço de tempo determinado, sob condições essencialmente iguais. Para indicação do lote, pode ser utilizado: a) um código precedido da letra L, ou b) a data de fabricação, embalagem ou prazo de validade

22 Prazo de Validade O prazo de validade deve constar de pelo menos: odiaeomês:produtos que tenham prazo de validade não superior a três meses o mês e o ano: produtos que tenham prazo de validade superior a três meses

23 Prazo de Validade Não é exigida a indicação do prazo de validade para: frutas e hortaliças frescas, vinhos em geral, bebidas alcoólicas que contenha 10% (v/v) ou mais de álcool, produtos de panificação (consumidos em 24 hs), e confeitaria vinagre e sal, açúcar sólido, balas, caramelos, confeitos, pastilhas, similares e goma de mascar.

24 Prazo de Validade Alimentos que exijam condições especiais para sua conservação: temperaturas máxima e mínima para a conservação do alimento e o tempo de durabilidade nessas condições (também se aplica para alimentos que podem se alterar depois de abertas suas embalagens)

25 Prazo de Validade Alimentos congelados, cujo prazo de validade varia segundo a temperatura de conservação, pode ser indicado o prazo de validade para cada temperatura. validade a 18ºC (freezer):... validade a 4ºC (congelador):... validade a 4ºC (refrigerador):...

26 Preparo e instruções de uso do produto Quando necessário, o rótulo deve conter as instruções sobre o modo apropriado de uso, incluídos a reconstituição, o descongelamento ou o tratamento que deve ser dado pelo consumidor para o uso correto do produto.

27 Resolução RDC nº 359, de 23/12/03 Regulamento Técnico de Porções de Alimentos Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional Como foi estabelecido o tamanho da porção: Alimentação diária de 2000 kcal ou 8400 kj Classificação dos alimentos em grupos

28 Grupo Valor energético médio (kcal) Número de porções Valor energético médio por porção (kcal) I Pães, cereais, leguminosas, raízes e derivados II - Hortaliças 3 30 III Frutas e sucos IV Leite e derivados V Carnes e ovos VI Óleos e gorduras VII - Açúcares VIII - Molhos TOTAL 2000 kcal - -

29 Resolução RDC nº 359, de 23/12/03 Exemplos (produto / porção / medida caseira) Biscoito salgado Porção 30g (X unidades) Bolo - Porção 60g (1 fatia) Suco Porção 200ml (1 copo) Sorvete de massa Porção 60g (1 bola)

30 Resolução RDC nº 360, de 23/12/03 Regulamento Técnico sobre Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados Âmbito de Aplicação: alimentos produzidos e comercializados, qualquer que seja sua origem, embalados na ausência do cliente e prontos para serem oferecidos aos consumidores.

31 A RDC nº 360 de 23/12/03 não se aplica: aditivos; bebidas alcoólicas, água mineral café, erva-mate e chá; Especiarias, sal e vinagre; alimentos prontos para consumo preparados e embalados em restaurantes e estabelecimentos comerciais; produtos fracionados nos pontos de venda (granel); frutas, vegetais e carnes in natura, refrigerados e congelados; alimentos com embalagens cuja superfície para rotulagem seja menor ou igual a 100 cm 2.

32

33 Resolução RDC nº 360, de 23/12/03 Informação Obrigatória Informação Opcional Valor energético: kcal e kj Carboidratos: g Proteínas: g Gorduras totais: g Gorduras saturadas: g Gorduras trans: g Fibra alimentar: g Sódio: mg As vitaminas e os minerais, sempre e quando estiverem presentes em quantidade igual ou maior a 5% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) por porção indicada no rótulo.

34 VALORES DIÁRIOS DE REFERÊNCIA DE NUTRIENTES (VDR) DE DECLARAÇÃO OBRIGATÓRIA Valor energético Carboidratos Proteínas Gorduras totais Gorduras saturadas Fibra alimentar Sódio 2000 kcal 8400 kj 300 g 75 g 55 g 22 g 25 g 2400 mg

35

36 Valor energético/ nutrientes Quantidades não significativas por porção (expressa em g ou ml) Valor energético Menor ou igual a 4 kcal ou 17kJ Carboidratos Proteínas Gorduras totais Gorduras saturadas Gorduras trans Fibra alimentar Sódio Expressões dos valores Autorizado o uso das expressões 0, Zero, não contém ou não significativas nos seguintes casos : Menor ou igual a 0,5 g Menor ou igual a 0,5 g Menor ou igual a 0,5 g Menor ou igual a 0,2 g Menor ou igual a 0,2 g Menor ou igual a 0,5 g Menor ou igual a 5 mg

37 Resolução RDC nº 163, de 17/08/06 ANEXO Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados (complementação das Resoluções RDC nº 359/2003 e RDC nº 360/2003)

38 Portaria nº 27 de 13/01/98 Regulamento Técnico Referente a Informação Nutricional Complementar Âmbito de Aplicação: Informação Nutricional Complementar dos alimentos que sejam produzidos, embalados e comercializados prontos para oferta ao consumidor.

39 Portaria nº 27 de 13/01/98 Informação Nutricional Complementar É qualquer representação que afirme, sugira ou implique que um alimento possui uma ou mais propriedades nutricionais particulares, relativas ao seu valor energético e o seu conteúdo de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras alimentares, vitaminas e ou minerais. (é de caráter opcional)

40 Portaria nº 27 de 13/01/98 As declarações relacionadas ao conteúdo de nutrientes compreendem: Conteúdo de nutrientes É a informação nutricional complementar que descreve o nível e ou quantidade de nutriente e ou valor energético contido no alimento. Comparativa Informação nutricional complementar comparativa é a que compara os níveis de nutrientes e ou valor energético de dois ou mais alimentos.

41 Tabela de termos Atributo Conteúdo absoluto de nutrientes e ou valor energético Termos estrangeiros correspondentes baixo Baixo (pobre, leve) Light, lite, low não contém não contém (livre, zero, sem, isento de) Free, no, without, zero alto teor alto teor (rico em, alto conteúdo) High, rich fonte de fonte de source muito baixo muito baixo very low sem adição de sem adição de no added reduzido reduzido (leve) Light aumentado aumentado increased

42 Claims (alegações) Os Claims ou informações nutricionais complementares devem conter: Definição do alimento Ex.:se é diet ou light. Alegação de propriedade funcional. Alegação de saúde. Ex.: Fibras: regulam o intestino, Fitosterol: Abaixa o colesterol, Omega 3: reduz os triglicerídeos e o colesterol. SEM ADIÇÃO DE AÇÚCARES Claim Nutricional essa informação deve constar na Tabela Nutricional

43 Portaria nº 29 de 13/01/98 Regulamento Técnico referente a Alimentos para Fins Especiais São os alimentos especialmente formulados ou processados, nos quais se introduzem modificações no conteúdo de nutrientes, adequados à utilização em dietas, diferenciadas e ou opcionais, atendendo às necessidade de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas.

44 Portaria nº 29 de 13/01/98 Classificação Alimentos para dietas com RESTRIÇÃO de nutrientes a) carboidratos b) gorduras c) proteínas d) sódio e) outros alimentos destinados a fins específicos.

45 Portaria nº 29 de 13/01/98 Classificação Alimentos para ingestão controlada de nutrientes a) alimentos para controle de peso b) alimentos para praticantes de atividade física c) alimentos para dietas para nutrição enteral d) alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares e) outros alimentos destinados a fins específicos

46 Portaria nº 29 de 13/01/98 Classificação Alimentos para grupos populacionais específicos a) alimentos de transição para lactentes e crianças de primeira infância b) alimentos para gestantes e nutrizes c) alimentos à base de cereais para alimentação infantil d) fórmulas infantis e) alimentos para idosos f) outros alimentos destinados aos demais grupos populacionais específicos.

47 Portaria nº 29 de 13/01/98 O termo "diet" pode, opcionalmente, ser utilizado para: Alimentos para dietas com restrição de nutrientes Alimentos para controle de peso Alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares

48 Portaria nº 29 de 13/01/98 A informação: Contém fenilalanina" Deve constar em destaque e em negrito para os alimentos nos quais houver adição de aspartame.

49 Lei nº , de 16/05/03 Obrigatoriedade das inscrições contém Glúten ou não contém Glúten

50 Resolução RDC nº 278, de 22/09/05 Aprova as categorias de Alimentos e Embalagens Dispensados e com Obrigatoriedade de Registro Anexo I Alimentos e Embalagem Dispensados da Obrigatoriedade de Registro Anexo II Alimentos e Embalagens com Obrigatoriedade de Registro

51 Referências Internacionais usadas no Mercosul Codex Alimentarius EUA, Canadá, Austrália Diet, Nutrition and the Prevention of Chronic Diseases Report of a Joint WHO/FAO Expert Consulation/03.

52 Codex Alimentarius FAO/OMS Diretrizes sobre rotulagem nutricional CAC/GL , Rev obrigatória para os alimentos que fazem declaração de propriedades nutricionais (claim nutricional) O que se declara? Valor energético, carboidratos, proteínas e gorduras. Voluntária para os demais alimentos. Ácidos graxos trans decisão dos governos.

53 Mercosul Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados: Estabelece a obrigatoriedade. Define nutrientes. Prazo para adequação 01/08/2006. Rotulagem Nutricional de Alimentos Embalados Resolução GMC 44,de 10/12/2003. Porções de Alimentos Embalados para Fins de Rotulagem Nutricional Resolução GMC 47,de 10/12/2003.

54 Resolução nº 21, de 20/06/02 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL PARA ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS ÂMBITO DE APLICAÇÃO: O presente Regulamento Técnico se aplicará à rotulagem de todo alimento que seja comercializado nos Estados Parte do Mercosul, qualquer que seja sua origem, embalado na ausência do cliente, pronto para ser oferecido aos consumidores.

55 Que nutrientes devem ser declarados? Valor energético kcal e kj Carboidratos gramas Proteínas gramas Gorduras totais gramas Gorduras saturadas gramas Gorduras trans* gramas Fibra alimentar gramas Sódio miligramas a_trans.pdf/

56 Que nutrientes devem ser declarados? Quando for realizada informação nutricional complementar (INC) sobre a quantidade e ou tipo de: Carboidratos: deve ser indicada a quantidade de açúcar e do carboidrato objeto da declaração. Gorduras e ou ácidos graxos e ou colesterol: deve ser indicada a quantidade de gorduras saturadas, trans, monoinsaturadas, poliinsaturadas,colesterol e do tipo de gordura objeto da declaração.

57 Que nutrientes devem ser declarados? Exemplo: Claim nutricional: Não contém lactose Valor energético Carboidratos Açúcares Lactose Proteínas Gorduras totais Gorduras saturadas Gorduras trans Fibra alimentar Sódio

58 Que nutrientes devem ser declarados? Exemplo: claim nutricional: baixo (light) em colesterol Valor energético Carboidratos Proteínas Gorduras totais Gorduras saturadas Gorduras trans Gorduras poliinsaturadas Gorduras monoinsaturadas Colesterol Fibra alimentar e Sódio

59 Que nutrientes devem ser declarados? A quantidade de qualquer nutriente(s) sobre o(s) qual(is) se faça(m) Informação Nutricional Complementar Exemplo: Fonte de vitamina A Valor energético Carboidratos Proteínas Gorduras totais Gorduras saturadas Gorduras trans Fibra alimentar Sódio Vitamina A

60 Que informações devem ser apresentadas? Porção grama ou miligrama Medida caseira Percentual de Valor Diário (% VD)* * (%VD) não estabelecido para gorduras trans, mono e poliinsaturadas

61 Avaliação do impacto da rotulagem nutricional Os consumidores lêem os rótulos? Essa leitura afeta a escolha dos alimentos? A leitura do rótulo afeta sua alimentação em geral? Isso resulta em hábitos alimentares mais saudáveis da população? Fonte: Nutrition labels and health claims: the global regulatory environment, WHO.

62 Austrália e Nova Zelândia 34% dos consumidores lêem a rotulagem nutricional. 88% destes afirmam que a leitura influencia sua escolha dos alimentos. Os principais nutrientes observados foram as gorduras e os açúcares pelos pais das crianças. Fonte: Nutrition labels and health claims: the global regulatory environment, WHO, 2004.

63 Estados Unidos Os consumidores que quase sempre lêem os rótulos passaram de 52% para 61%, entre 1992 e A rotulagem nutricional afeta as escolhas alimentares de grande parte dos americanos. Os consumidores que lêem a informação nutricional consomem menor proporção de gordura, gordura saturada, colesterol e sódio. Fonte: Nutrition labels and health claims: the global regulatory environment, WHO, 2004.

64 Brasil 89% notaram a nova rotulagem nutricional. 61% usam a informação nutricional para escolher os alimentos. 91% consideram a informação nutricional muito importante. ANVISA/DISQUESAÚDE Fonte: Nutrition labels and health claims: the global regulatory environment, WHO, 2004.

65 Visão do Consumidor Consumidores geralmente consideram a rotulagem nutricional complexa: Termos técnicos. Informação numérica requer cálculos adicionais. Dificuldade em entender a função de todos os Nutrientes. Fonte: Nutrition labels and health claims: the global regulatory environment, WHO, 2004.

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Dra. Maria Carolina Batista Campos von Atzingen Doutora e Mestre pela Faculdade de Saúde Pública USP Nutricionista FSP/USP 2018 1 EMBALAGEM X RÓTULO Embalagem: recipiente

Leia mais

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira ROTULAGEM NUTRICIONAL Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira É toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a

Leia mais

Curso de rotulagem geral de alimentos embalados. - 4º módulo -

Curso de rotulagem geral de alimentos embalados. - 4º módulo - Curso de rotulagem geral de alimentos embalados - 4º módulo - Legislação Resolução RDC nº259/2002 Anvisa Resolução RDC nº277/2005 Anvisa Resolução RDC nº340/2002 Anvisa Resolução RDC nº344/2002 Anvisa

Leia mais

ROTULAGEM NUTRICIONAL

ROTULAGEM NUTRICIONAL Aula 03 ROTULAGEM NUTRICIONAL A rotulagem nutricional consiste: Em toda descrição destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais do alimento, se aplica a todos os alimentos e bebidas

Leia mais

Art. 2º As empresas têm o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da publicação deste Regulamento, para se adequarem ao mesmo.

Art. 2º As empresas têm o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da publicação deste Regulamento, para se adequarem ao mesmo. SECRETARIA DE VIGÊNCIA SANITÁRIA PORTARIA Nº 29, DE 13 DE JANEIRO DE 1998 (*) A Secretária de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições legais, considerando a necessidade

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados.

Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados. Resolução - RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002 D.O.U de 23/09/2002 Resolução RDC nº 123/04 modifica RE 259/02 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no uso da atribuição que

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003

RESOLUÇÃO - RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 RESOLUÇÃO - RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da ANVISA aprovado

Leia mais

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio.

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela regulação da Rotulagem de Alimentos Industrializados. Muitas portarias regulam o que um rótulo deve ou não conter.

Leia mais

Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados.

Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico sobre Rotulagem de Alimentos Embalados. Resolução - RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002 D.O.U de 23/09/2002 Resolução RDC nº 123/04 modifica RE 259/02 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no uso da atribuição que

Leia mais

MERCOSUL/GMC/RES. N 26/03. REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL PARA ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS (Revoga a Res. GMC Nº 21/02)

MERCOSUL/GMC/RES. N 26/03. REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL PARA ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS (Revoga a Res. GMC Nº 21/02) MERCOSUL/GMC/RES. N 26/03 REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL PARA ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS (Revoga a Res. GMC Nº 21/02) TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto, as Decisões Nº

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 359, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003

RESOLUÇÃO - RDC Nº 359, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 RESOLUÇÃO - RDC Nº 359, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da ANVISA aprovado

Leia mais

Legislação Sobre Rotulagem Geral de Alimentos

Legislação Sobre Rotulagem Geral de Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia de Alimentos Legislação Sobre Rotulagem Geral de Alimentos Mestranda: Carla Roana Moraes Monteiro Professor : Dr Germán

Leia mais

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012 DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012 Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância

Leia mais

Propuestas y Avances del Etiquetado Frontal en Brasil

Propuestas y Avances del Etiquetado Frontal en Brasil SIMPOSIO DE NORMATIVA ALIMENTARIA EN AMÉRICA LATIN Propuestas y Avances del Etiquetado Frontal en Brasil Suzana Caetano da Silva Lannes UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO sbcta-sociedade Brasileira de Ciência e

Leia mais

CHECK LIST PARA AVALIAÇÃO DE ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS Identificação da empresa: Designação do produto: Marca: Nome fantasia ou complemento de marca: INFORMAÇÕES GERAIS OBRIGATÓRIAS Conforme 1.1

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE Lote LOTE 001 Item(*) Código Especificação Unidade Marca/Modelo Unitário Valor Total 00001 00026059 Lote LOTE 002 ACHOCOLATADO EM PO 01KG - INSTANTANEO COM VITAMINAS CONTENDO AÇÚCAR, CACAU, EXTRATO DE

Leia mais

I Simpósio de Rotulagem de Alimentos CRQ-IV. Fiscalização e Monitoramento de Alimentos

I Simpósio de Rotulagem de Alimentos CRQ-IV. Fiscalização e Monitoramento de Alimentos I Simpósio de Rotulagem de Alimentos CRQ-IV Fiscalização e Monitoramento de Alimentos Deise Ap. Pinatti Marsiglia Centro de Alimentos Instituto Adolfo Lutz Laboratório Central de Saúde Pública do Estado

Leia mais

Profa Tânia Maria Leite da Silveira

Profa Tânia Maria Leite da Silveira Profa Tânia Maria Leite da Silveira Como o consumidor adquire informações sobre os alimentos? Conhecimento da família Educação Mídia Publicidade Rotulagem Importância da rotulagem Informações corretas

Leia mais

ANEXO PORTARIA Nº 51, DE 7 DE ABRIL DE 2017 PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2016

ANEXO PORTARIA Nº 51, DE 7 DE ABRIL DE 2017 PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2016 ANEXO PORTARIA Nº 51, DE 7 DE ABRIL DE 2017 PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2016 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o Art. 87,

Leia mais

Regulamento (UE) nº 1169/2011, de 25 de outubro de 2011:

Regulamento (UE) nº 1169/2011, de 25 de outubro de 2011: É fundamental, e cada vez mais importante, que o consumidor tenha conhecimento de toda a informação sobre cada produto alimentar que adquire, pois permite-lhe não só fazer as melhores escolhas alimentares

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença Saúde Alimentar 2 Alegações Nutricionais e de Saúde 1 Para ajudar e facilitar as escolhas alimentares o mercado alimentar fornece informações adicionais que simplificam a seleção dos alimentos em função

Leia mais

ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA MG

ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA MG ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA MG Aline Alves Montenegro FREITAS (1)* ; Fernanda Barbosa Borges JARDIM (2) (1) Estudante, Instituto Federal do Triângulo

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE CREMES DE LEITE COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE GARANUNS - PE. Apresentação: Pôster

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE CREMES DE LEITE COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE GARANUNS - PE. Apresentação: Pôster AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE CREMES DE LEITE COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DE GARANUNS - PE Apresentação: Pôster Krause Gonçalves Silveira Albuquerque 1 ; Layra Catarina de Almeida Xavier 2 ; Gerla Castello

Leia mais

PERSPECTIVAS DO GOVERNO

PERSPECTIVAS DO GOVERNO I Seminário Nacional sobre a Redução do Consumo de Açúcar - PERSPECTIVAS DO GOVERNO Antonia Maria de Aquino Gerência Geral de Alimentos Brasília, 04 de junho de 2013 O perfil de saúde da população brasileira

Leia mais

Curso de rotulagem geral de alimentos embalados. -7ºmódulo-

Curso de rotulagem geral de alimentos embalados. -7ºmódulo- Curso de rotulagem geral de alimentos embalados -7ºmódulo- Legislação Resolução RDC nº 259/2002 ANVISA Instrução Normativa nº 22/ 2005- MAPA Portaria nº 470/1999 - DNPM LOTE PRAZO DE VALIDADE DATA DE FABRICAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO-RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003

RESOLUÇÃO-RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 RESOLUÇÃO-RDC Nº 360, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da ANVISA aprovado

Leia mais

A LEITURA DO RÓTULO. O que é obrigatório constar no rótulo?

A LEITURA DO RÓTULO. O que é obrigatório constar no rótulo? A LEITURA DO RÓTULO A rotulagem dos alimentos tem como objectivo informar os consumidores sobre as características dos produtos alimentares embalados, pelo que a escolha dos alimentos, nos pontos de venda

Leia mais

Para verificar a atualização desta norma, como revogações ou alterações, acesse o Visalegis.

Para verificar a atualização desta norma, como revogações ou alterações, acesse o Visalegis. Legislação Para verificar a atualização desta norma, como revogações ou alterações, acesse o Visalegis. Resolução - RDC nº 360, de 23 de dezembro de 2003 D.O.U de 26/12/2003 A Diretoria Colegiada da Agência

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Às 14:32 horas do dia 06 de junho de 2012, o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Esteio, designado pela portaria 0185/2012 após analise da documentação do Pregão Eletrônico

Leia mais

Desvendando os Rótulos de Alimentos

Desvendando os Rótulos de Alimentos Circuito de Temas: Desvendando os Rótulos de Alimentos Wanessa Natividade Marinho - Nutricionista Tecnologista em Saúde Pública Coordenadora do Circuito Saudável Mestranda em Educação Profissional em Saúde

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster Mirelly Costa da Silva 1 ; Ádilla Pereira D Ávila Souza 2 ; Juan Carlos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 22, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2005

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 22, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2005 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 22, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2005 Transcrito pela Nutri Safety * O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, Parágrafo

Leia mais

O CONTROLE SANITÁRIO DE ALIMENTOS: a atuação da SNVS

O CONTROLE SANITÁRIO DE ALIMENTOS: a atuação da SNVS AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANVISA O CONTROLE SANITÁRIO DE ALIMENTOS: a atuação da SNVS João Tavares Neto Superintendente de Correlatos e Alimentos Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE INFORMAÇÃO NUTRICIONAL COMPLEMENTAR (DECLARAÇÕES DE PROPRIEDADES NUTRICIONAIS)

REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE INFORMAÇÃO NUTRICIONAL COMPLEMENTAR (DECLARAÇÕES DE PROPRIEDADES NUTRICIONAIS) ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO MERCOSUL SOBRE INFORMAÇÃO NUTRICIONAL COMPLEMENTAR (DECLARAÇÕES DE PROPRIEDADES NUTRICIONAIS) TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções

Leia mais

D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder publicação: Executivo, de 26 de dezembro de 2003

D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder publicação: Executivo, de 26 de dezembro de 2003 Resolução RDC nº 360, de 23 de dezembro de título: 2003 Aprova Regulamento Técnico sobre Rotulagem ementa não Nutricional de Alimentos Embalados, tornando oficial: obrigatória a rotulagem nutricional.

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO REFERENTE À ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS

ANEXO REGULAMENTO TÉCNICO REFERENTE À ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS Alimentos Portaria nº 42, de 14 de janeiro de 1998 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA A Secretária de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012 ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE

Leia mais

Grupo Coco Ralado Atacado Coco Ralado CocoNut Obtidos da amêndoa do coco (coco nucifera) com adição de Açúcar, para equilíbrio de Sabor; INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Valor energético Carboidratos Proteínas Gorduras

Leia mais

ANVISA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012

ANVISA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012 ANVISA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012 Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância

Leia mais

ITEM DESCRIÇÃO NCM IVA-ST SP PRESENTE NOS ACORDOS

ITEM DESCRIÇÃO NCM IVA-ST SP PRESENTE NOS ACORDOS ITEM DESCRIÇÃO NCM IVA-ST SP PRESENTE NOS ACORDOS 1.1 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1kg 1704.90.10 40,88% NÃO 1.2 Chocolates contendo cacau, em embalagens de conteúdo

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 19 DE JUNHO DE 2013

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 19 DE JUNHO DE 2013 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 17, DE 19 DE JUNHO DE 2013 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado na 1 de 5 1. DESCRIÇÃO Leite de côco Desidratado é um ingrediente alimentício que contém o leite do côco e maltodextrina, sem uso de outros aditivos ou conservantes. As matérias primas foram selecionadas

Leia mais

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL A rotulagem dos alimentos é obrigatória e essencial para que o consumidor possa fazer as melhores escolhas. Dada a entrada de novas marcas

Leia mais

ROTULAGEM DE ALIMENTOS

ROTULAGEM DE ALIMENTOS ROTULAGEM DE ALIMENTOS RENATA CRISTINA CASEMIRO CIENTISTA DOS ALIMENTOS ESALQ/USP MESTRE EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ESALQ/USP Piracicaba - SP Outubro de 2016 Objetivos - Proteção a saúde do consumidor

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. O MINISTRO DE ESTADO, INTERINO, DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

Alimentação Saudável: Publicidade e Rótulos de Alimentos

Alimentação Saudável: Publicidade e Rótulos de Alimentos Alimentação Saudável: Publicidade e Rótulos de Alimentos Objetivos do encontro: - Fomentar uma reflexão crítica acerca da publicidade de alimentos, através da proposição de atividades pedagógicas relacionadas

Leia mais

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos

Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Capítulo 13 Nutrição: Leitura de rótulos de alimentos Ao final deste capítulo, você poderá Ø Explicar rótulos de alimentos Ø Decidir quais alimentos são melhores com base em três fatores Capítulo 13 Nutrição:

Leia mais

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho emulsionado, óleo em água, com polpa de tomate, páprica e especiarias.

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho emulsionado, óleo em água, com polpa de tomate, páprica e especiarias. ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO ACABADO TÍTULO: MOLHO FRENCH JUNIOR NÚMERO: EPA-03-DEP-010 ESTABELECIDO: 27/04/2012 REVISÃO: 03 10/12/2013 PÁGINA: 1/4 1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho emulsionado, óleo em água,

Leia mais

MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA

MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA MERCADO DE ALIMENTOS E BEBIDAS UNIÃO EUROPEIA E CHINA INFORMAÇÕES PARA A FEIRA ANUGA 217 COLÔNIA (ALEMANHA) US$ Bilhões EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ALIMENTOS E BEBIDAS Gráfico 1 Exportações brasileiras

Leia mais

% MVA - INTERNA ALIQ. INTERNA

% MVA - INTERNA ALIQ. INTERNA ANEXO AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E AMAPÁ. Abrangência: operações interestaduais originadas do estado de São Paulo e destinadas ao estado do Amapá. Produto: alimentícios.

Leia mais

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL

TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL TABELAS NUTRICIONAIS E RÓTULOS DOS ALIMENTOS TABELA NUTRICIONAL A rotulagem dos alimentos é obrigatória e essencial para que o consumidor possa fazer as melhores escolhas. Dada a entrada de novas marcas

Leia mais

Implementação do Regulamento de Informação ao consumidor na Unilever Jerónimo Martins INSA

Implementação do Regulamento de Informação ao consumidor na Unilever Jerónimo Martins INSA Implementação do Regulamento de Informação ao consumidor na Unilever Jerónimo Martins INSA 02-04-2014 REGULAMENTO (UE) N.º 1169/2011 O que é o FIC? A nova legislação de rotulagem para a UE que refere as

Leia mais

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes,

Lei8080,19set.1990-Art.3º(BRASIL,1990) A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, Superintendência de Políticas de Atenção Integral a Saúde Gerência de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Não-Transmissíveis Área de Alimentação e Nutrição HÁBITOS SAUDÁVEIS Marília A. Rezio

Leia mais

Informação Nutricional Complementar

Informação Nutricional Complementar Legislação Ana Lídia Zanele Rodrigues especialista em legislação de alimentos, da Allegis Consultoria Informação Nutricional Complementar Proposta de revisão da legislação de Informação Nutricional Complementar,

Leia mais

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar.

DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar. DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO RDC Nº 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012 Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar. A DIRETORIA COLEGIADA DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA

Leia mais

PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença?

PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença? PRODUTO LIGHT E DIET: Como reconhecer a diferença? Centro de Ciências da Saúde - UFRJ Rio de Janeiro, 8 de abril de 2002 LEGISLAÇÕES DE 1968-1988 Decreto - Lei 986/69 - Normas Básicas de Alimentos Alimento

Leia mais

ANEXO ÚNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES COM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

ANEXO ÚNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES COM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS ANEXO ÚNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA NAS OPERAÇÕES COM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS EX 704.0.0 Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a kg 806..0 806..0 Chocolates contendo cacau, em embalagens

Leia mais

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N :

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : Ficha técnica SEMENTE DE CHIA REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171286346. EMBALAGEM: Plástica, metálica e papel. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA:

Leia mais

2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 2.1. Se houver contato significativo com o olho lavar com água corrente por 15 minutos e/ou procurar atendimento médico.

2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 2.1. Se houver contato significativo com o olho lavar com água corrente por 15 minutos e/ou procurar atendimento médico. Regulatório Página 1 de 5 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Nome Fantasia: Fazenda da Toca. 1.2. Aparência: Avermelhada. 1.3. Aplicação: Pronto para consumo. 1.4. Certificações: Orgânica. 2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA

Leia mais

I - CHOCOLATES MVA AJUSTADO % - 12% MVA Original % ITEM DESCRIÇÃO ,29 50,56 52,41 64,24 66,27 1.2

I - CHOCOLATES MVA AJUSTADO % - 12% MVA Original % ITEM DESCRIÇÃO ,29 50,56 52,41 64,24 66,27 1.2 ANEXO AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO - ALTERAÇÃO Abrangência: operações interestaduais realizadas entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Produto:

Leia mais

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina Informações Técnicas OMELETE DE CLARAS Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino SINÔNIMOS: Albumina O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa

Leia mais

RESOLUÇÃO N 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012

RESOLUÇÃO N 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012 RESOLUÇÃO N 54, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2012 Dispõe sobre o Regulamento Técnico sobre Informação Nutricional Complementar A DIRETORIA COLEGIADA DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, no uso das atribuições

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE QUEIJO COALHO COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS-PE

AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE QUEIJO COALHO COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS-PE AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE QUEIJO COALHO COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS-PE Introdução Apresentação: Pôster Juan Carlos da Silva Nascimento 1 ; Krause Gonçalves Silveira Albuquerque 2 ; Mirelly Costa

Leia mais

CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF

CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO PRODUTO CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF 1. DESCRIÇÃO DO OBJETO Entende-se por Jerked Beef ou Carne Bovina Salgada Curada Dessecada, o produto cárneo industrializado,

Leia mais

Omelete de Claras. Opção proteica

Omelete de Claras. Opção proteica Omelete de Claras Opção proteica INTRODUÇÃO O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa para ser utilizada no pós treino, ou até mesmo como uma refeição

Leia mais

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho em forma de emulsão, à base de queijo e especiarias, utilizados para preparar e ou agregar sabor ou aroma às saladas.

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho em forma de emulsão, à base de queijo e especiarias, utilizados para preparar e ou agregar sabor ou aroma às saladas. ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO ACABADO TÍTULO: MOLHO CAESAR JUNIOR NÚMERO: EPA-03-DEP-005 ESTABELECIDO: 12/08/05 REVISÃO: 12 11/12/13 PÁGINA: 1/4 1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho em forma de emulsão, à base de

Leia mais

Informe Técnico n. 46, de 20 de maio de 2011.

Informe Técnico n. 46, de 20 de maio de 2011. Informe Técnico n. 46, de 20 de maio de 2011. Assunto: Esclarecimentos sobre produtos comercializados com a denominação RAÇÃO HUMANA 1. Introdução A Gerência Geral de Alimentos da ANVISA tem recebido questionamentos

Leia mais

2 As contribuições recebidas serão publicadas e permanecerão à disposição de todos no site da Anvisa.

2 As contribuições recebidas serão publicadas e permanecerão à disposição de todos no site da Anvisa. Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública nº 21, de 6 de abril de 2011 D.O.U de 12/04/2011 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das

Leia mais

Cenário regulatório internacional da rotulagem nutricional frontal

Cenário regulatório internacional da rotulagem nutricional frontal Cenário regulatório internacional da rotulagem nutricional frontal Reunião CBTC São Paulo, 03/11/2016 Introdução Rotulagem nutricional frontal Sistemas de apresentação das características nutricionais

Leia mais

07/06/2018 REGISTRO SANITÁRIO DE ALIMENTOS NA ANVISA

07/06/2018 REGISTRO SANITÁRIO DE ALIMENTOS NA ANVISA REGISTRO SANITÁRIO DE ALIMENTOS NA ANVISA USP - 2018 1 REGISTRO: é o ato legal que, cumpridos os procedimentos descritos na Resolução da ANVISA, reconhece a adequação de um produto à legislação vigente,

Leia mais

Regulamentação da Lei nº , de 2016

Regulamentação da Lei nº , de 2016 PROPOSTAS DE RESOLUÇÕES-RDC PARA REGULAMENTAÇÃO DA LEI Nº 13.305, DE 4 DE JULHO DE 2016. GERÊNCIA-GERAL DE ALIMENTOS 20 DE SETEMBRO DE 2016 INFORMAÇÕES GERAIS: Regulamentação da Lei nº 13.305, de 2016

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 243, DE 26 DE JULHO DE 2018 (Publicada no DOU nº 144, de 27 de julho de 2018) Dispõe sobre os requisitos sanitários dos suplementos alimentares. A Diretoria Colegiada

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença Saúde Alimentar 1 - Rotulagem 1 Informações obrigatórias no rótulo do produto alimentar Diariamente são lançados no mercado produtos alimentares através de fortes estratégias de marketing e publicidade

Leia mais

Desafios Regulatórios frente as novas Tecnologias. São Paulo- SP 7 agosto 2014 Fátima D Elia

Desafios Regulatórios frente as novas Tecnologias. São Paulo- SP 7 agosto 2014 Fátima D Elia 2014 Desafios Regulatórios frente as novas Tecnologias São Paulo- SP 7 agosto 2014 Fátima D Elia Desafios Regulatórios Cenário Brasileiro: É membro Codex É membro MERCOSUL Temos 2 órgãos regulatórios:

Leia mais

Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 219 DOU 13/11/12 seção 1 p.122

Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 219 DOU 13/11/12 seção 1 p.122 Diário Oficial Imprensa Nacional.Nº 219 DOU 13/11/12 seção 1 p.122 REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL BRASÍLIA - DF MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA DE AUXILIAR DE NUTRIÇÃO. Em relação ao Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) dos alimentos, é INCORRETO afirmar que o PIQ:

PROVA ESPECÍFICA DE AUXILIAR DE NUTRIÇÃO. Em relação ao Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) dos alimentos, é INCORRETO afirmar que o PIQ: 12 PROVA ESPECÍFICA DE AUXILIAR DE NUTRIÇÃO QUESTÃO 41: Em relação ao Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) dos alimentos, é INCORRETO afirmar que o PIQ: a) trata da denominação, definição e composição

Leia mais

PHYNUS Quitosana, fibras de laranja e psyllium

PHYNUS Quitosana, fibras de laranja e psyllium Ficha técnica PHYNUS Quitosana, fibras de laranja e psyllium REGISTRO: Registro no M.S. nº 6.5204.0035.001-6 CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287855 EMBALAGEM: Plástica. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA: Nova apresentação,

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL. Produtos Alimentícios. Vigência a partir de ANEXO ÚNICO

SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL. Produtos Alimentícios. Vigência a partir de ANEXO ÚNICO SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E DISTRITO FEDERAL Produtos Alimentícios Vigência a partir de 01-11-2015 ANEXO ÚNICO I - CHOCOLATES 1 1704.90.10 2 3 1806.31.10 1806.31.20 1806.32.10 1806.32.20 4 1806.90

Leia mais

RESOLUÇÃO N 26, DE 02 DE JULHO DE 2015

RESOLUÇÃO N 26, DE 02 DE JULHO DE 2015 RESOLUÇÃO N 26, DE 02 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância

Leia mais

SEM DOCES CONSERVANTES DORALICE DOCES 3

SEM DOCES CONSERVANTES DORALICE DOCES 3 DORALICE DOCES 1 Fruto de um sonho, a empresa foi criada a partir do desejo de uma mãe gravidíssima de gêmeos que, cansada da mesmice e dos doces industrializados lotados de conservantes, queria resgatar

Leia mais

ATRIBUIÇÃO DE ADITIVOS EDULCORANTES PARA ALIMENTOS E SEUS RESPECTIVOS LIMITES MÁXIMOS DE USO

ATRIBUIÇÃO DE ADITIVOS EDULCORANTES PARA ALIMENTOS E SEUS RESPECTIVOS LIMITES MÁXIMOS DE USO ATRIBUIÇÃO DE ADITIVOS EDULCORANTES PARA ALIMENTOS E SEUS RESPECTIVOS LIMITES MÁXIMOS DE USO RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº.18, DE 24 DE MARÇO DE 2008 Dispõe sobre o "Regulamento Técnico que

Leia mais

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Alimentação e Saúde ALIMENTAÇÃO E SAÚDE 1 - A RELAÇÃO ENTRE A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Todo ser vivo precisa se alimentar para viver. A semente, ao ser plantada, precisa ser adubada e molhada todos os dias

Leia mais

ITEM NCM/SH DESCRIÇÃO Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg 2

ITEM NCM/SH DESCRIÇÃO Chocolate branco, em embalagens de conteúdo inferior ou igual a 1 kg 2 ANEXO 6 AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E MINAS GERAIS Abrangência: operações interestaduais realizadas entre São Paulo e Minas Gerais. Segmentos: produtos alimentícios. Conteúdo:

Leia mais

Tópicos Especiais em Química. Legislações e Normas. Giselle Nobre

Tópicos Especiais em Química. Legislações e Normas. Giselle Nobre Tópicos Especiais em Química Legislações e Normas Giselle Nobre Porque regulamentar? Globalização do comércio alimentos; Patógenos emergentes em alimentos; Facilidade de disseminação; Segurança de fronteiras;

Leia mais

PRÓMIX 300g SABOR LIMÃO Refresco em pó

PRÓMIX 300g SABOR LIMÃO Refresco em pó Página 1 de 5 1. DADOS GERAIS DA EMPRESA Razão Social: Enova Foods S/A CNPJ 46.948.287/0001-87 - I.E. 260.019.084-117 Endereço: Av. Elias Bauab, 665 Dist. Ind. José Ant. Boso CEP: 15.803-155 - Catanduva

Leia mais

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho Italian: Produto líquido a base de óleo vegetal e suco de limão, com sabor característico de especiarias e queijo.

1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho Italian: Produto líquido a base de óleo vegetal e suco de limão, com sabor característico de especiarias e queijo. ESPECIFICAÇÃO DE PRODUTO ACABADO TÍTULO: MOLHO ITALIAN JUNIOR NÚMERO: EPA-02-DEP-003 ESTABELECIDO: 07/05/2012 REVISÃO: 04 28/05/2014 PÁGINA: 1/3 1. DESCRIÇÃO DO PRODUTO Molho Italian: Produto líquido a

Leia mais

atos relacionados: Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977 revoga: Resolução RDC nº 15, de 21 de fevereiro de 2000

atos relacionados: Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977 revoga: Resolução RDC nº 15, de 21 de fevereiro de 2000 título: Resolução RDC nº 344, de 13 de dezembro de 2002 ementa não oficial: Aprova o Regulamento Técnico para a Fortificação das Farinhas de Trigo e das Farinhas de Milho com Ferro e Ácido Fólico, constante

Leia mais

ANEXO 1 AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E RIO GRANDE DO SUL

ANEXO 1 AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E RIO GRANDE DO SUL ANEXO AO COMUNICADO: ACORDOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA SÃO PAULO E RIO GRANDE DO SUL Abrangência: operações interestaduais originadas do estado de São Paulo e destinadas ao estado do Rio Grande do Sul

Leia mais

Art. 2º Fica revogada a Instrução Normativa nº 8, de 16 de janeiro de Art. 3º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 2º Fica revogada a Instrução Normativa nº 8, de 16 de janeiro de Art. 3º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 49, DE 14 DE SETEMBRO DE 2006 O SECRETÁRIO DE DEFESA AGROPECUÁRIA, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

Leia mais

0,02 Mistura para o preparo de bolos, tortas, doces e massas de confeitaria com fermento químico, com ou sem recheio, com ou sem cobertura

0,02 Mistura para o preparo de bolos, tortas, doces e massas de confeitaria com fermento químico, com ou sem recheio, com ou sem cobertura INS 100i CÚRCUMA, CURCUMINA Função: Corante (g/100g IDA: 0-3 mg/ kg peso corpóreo (JECFA, 2006) ou g/100ml) Amargos e aperitivos Queijos (exclusivamente na crosta) Iogurtes aromatizados Leites aromatizados

Leia mais

Gomas de mascar com ou sem açúcar. Bebidas prontas à base de mate ou chá. Preparações em pó para a elaboração de bebidas

Gomas de mascar com ou sem açúcar. Bebidas prontas à base de mate ou chá. Preparações em pó para a elaboração de bebidas ANEXO AO COMUNICADO: PRORROGADO PRAZO DE VIGÊNCIA DE ACORDOS ENTRE SÃO PAULO E SERGIPE Abrangência: operações interestaduais originadas de contribuintes de São Paulo destinadas a contribuintes do estado

Leia mais

Gomas de mascar com ou sem açúcar. Bebidas prontas à base de mate ou chá. Preparações em pó para a elaboração de bebidas

Gomas de mascar com ou sem açúcar. Bebidas prontas à base de mate ou chá. Preparações em pó para a elaboração de bebidas Abrangência: operações interestaduais entre contribuintes situados em São Paulo e contribuintes situados em Sergipe. Produto: alimentícios. Conteúdo: Margem de Valor Agregado. Base Legal: Protocolo ICMS

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO BRASILEIRA

REGULAMENTAÇÃO BRASILEIRA REGULAMENTAÇÃO BRASILEIRA LIGIA LINDNER SCHREINER GEARE/GGALI/ANVISA Novo regimento interno da Anvisa RDC n. 61, de 3/2/2016 Diretoria de Autorização e Registro Sanitários - DIARE Diretoria de Controle

Leia mais

SOPA PROTEICA DE ERVILHAS

SOPA PROTEICA DE ERVILHAS Informações Técnicas SOPA PROTEICA DE ERVILHAS Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino SINÔNIMOS: Proteína de ervilha A sopa de ervilha trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na

Leia mais

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 270, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005.

RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 270, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. RESOLUÇÃO DE DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº. 270, DE 22 DE SETEMBRO DE 2005. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do

Leia mais

ROTULAGEM DE ALIMENTOS

ROTULAGEM DE ALIMENTOS ROTULAGEM DE ALIMENTOS A rotulagem de alimentos apresenta uma importância muito relevante hoje para o consumidor, pois através da mesma, conseguimos repassar muitas informações aos mesmos, tais como prazo

Leia mais