1.2. Caso Maria José não tivesse pedido danos morais, na hipótese da mesma sentença proferida acima, poderia ela recorrer?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1.2. Caso Maria José não tivesse pedido danos morais, na hipótese da mesma sentença proferida acima, poderia ela recorrer?"

Transcrição

1 Questões de Teoria Geral dos Recursos 34. Duplo grau de jurisdição. Recursos. Conceito (arts. 496 a 512) 35. Juízo de admissibilidade. 36. Requisitos de admissibilidade. Requisitos objetivos e subjetivos. (arts. 499 a 511) 37. Efeitos dos recursos. 38. Recurso adesivo. (art. 500) 1. Do apartamento nº 151, situado no 15º andar do Condomínio Edifício Stella, com frente para a Rua Canário, nº 17, nesta Capital, locado por Salomão a Laurentino, caiu um vaso de metal com flores naturais, sobre Hesídeo, jovem estudante de 14 anos que transitava pela via pública, causando-lhe a morte. A genitora da vítima Maria José, viúva, demandou Salomão e Laurentino, pleiteando perdas e danos, morais (a serem arbitrados pelo juiz) e materiais (10 salários mínimos mensais) pelo fato da morte, sendo, após regular tramitação do processo, com produção de provas, atendida em sua pretensão, com a condenação dos co-réus, em caráter solidário, ao pagamento das despesas com funeral, danos morais de 50 salários mínimos e materiais correspondentes à prestação alimentar mensal equivalente a 10 salários mínimos, pelo tempo de duração provável da vida do menor, estimado em 65 anos, além de honorários à taxa de 20% sobre o valor total da condenação. A sentença foi publicada há dez dias. Com base na situação acima 1.1. Maria José poderá recorrer da r. sentença? Explique. Sim, poderá recorrer ao valor fixado em relação ao valor estipulado pelo juiz de dano moral Caso Maria José não tivesse pedido danos morais, na hipótese da mesma sentença proferida acima, poderia ela recorrer? Sim, pois a sentença foi extra petita, então ela poderia recorrer também Caso apenas Salomão interponha recurso, alegando ser parte ilegítima, por irresponsabilidade, o mesmo favorecerá Laurentino? Explique. Não, pois o artigo 509 diz que o recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se opostos os seus interesses.

2 1.4. Caso apenas Laurentino interponha recurso, alegando ser abusivo o valor, pleiteando a sua redução, o mesmo favorecerá Salomão? Explique. Sim, de acordo com o artigo 509 do CPC: O recurso interposto por um dos litisconsortes a todos aproveita, salvo se distintos ou opostos os seus interesses. 2. Ptolomeu Incauto e Afrodite da Conceição, que se conheceram durante um baile de carnaval ocorrido em 2009, acabaram por terminar a referida noite juntos, presumindo-se, pela situação fática que se encontravam ao despertar, que mantiveram relações sexuais. Transcorridos, aproximadamente, mais de nove meses, adveio o nascimento de Consuelo da Conceição, que Afrodite afirma ser filha de Ptolomeu. Instado a reconhecer a paternidade, Ptolomeu afirma não lembrar haver mantido relações sexuais aptas a engravidar Afrodite e, se o fez, certamente usou preservativos, motivo pelo qual não pode ser o verdadeiro pai de Consuelo. Objetivando preservar os direitos de sua filha, Afrodite, como representante de Consuelo, ajuizou ação de investigação de paternidade cumulada com alimentos perante a 1ª Vara de Família e Sucessões da Comarca da Capital. Na ação também foi deduzido pedido de tutela antecipada para a fixação de alimentos. O réu contestou a ação e recusou-se a fornecer material genético para a realização de exame de DNA. Após a instrução dos autos e manifestação das partes e do Ministério Público, foi prolatada a r. sentença que condenou o réu nos termos do pedido e concedeu a antecipação da tutela com a fixação de pensão mensal no importe de R$ 1.000,00 considerando as necessidades presentes da autora. A r. sentença foi publicada há 12 dias. Com base na situação acima descrita responda: 2.1. Afrodite poderá recorrer da r. sentença, alegando condição de terceira interessada? Justifique. Não, pois quem é parte no processo é sua filha, e não Afrodite O Ministério Público poderá recorrer da r. sentença? Justifique. Sim, pois há interesse de menor no pleito O réu poderá interpor recurso adesivo ao recurso interposto pelo Ministério Público? Justifique. Não, pois o MP não é parte nesse processo. Se o MP fosse parte, seria possível o recurso. Recurso adesivo sempre adere recurso da outra parte.

3 2.4. Ptolomeu Incauto Júnior, filho do réu, poderá interpor recurso na condição de terceiro prejudicado? Não, pois o mero interesse econômico não revela interesse jurídico. 3. Observe a seguinte intimação: Foros Regionais Varas Cíveis IX - Vila Prudente - 1ª Vara Cível - Processo nº 13120/10 - AÇÃO DE INDENIZAÇÃO - JOÃO DA SILVA X BANCO SUCESSO S/A - Fls Trata-se de ação de indenização por ato ilícito cumulado com alimentos diante da incapacidade laboral decorrente de disparo acidental de arma de fogo ocorrido no interior de agência bancária em 10 de janeiro de Diante do conteúdo da contestação e da incapacidade relativa do autor, deixo de designar a audiência para tentativa de conciliação e passo, imediatamente, à análise das questões preliminares e à fixação dos pontos controvertidos. 3. Presentes os pressupostos de validade e regularidade do processo, ressaltando, primeiramente, que o fato do instrumento de procuração assinado pelo pai do autor, ser particular, não traduz nenhum vício tendo em vista que o autor tornou-se relativamente capaz e sendo beneficiário da Justiça Gratuita não é razoável a exigência de instrumento público. Além disso, o autor se tornou relativamente capaz em razão da lesão provocada nas dependências da própria empresa (disparo acidental de arma de fogo pelo vigia), motivo pelo qual a mesma não pode alegar a própria torpeza. Também resta rejeitada a alegação de prescrição formulada pelo Banco réu vez que a pretensão alimentar encontra amparo analogicamente no art. 23 da Lei 5.478/68, sendo certo, ainda, que o pedido de alimentos é acessório da indenização, que observa prescrição distinta, sendo inaplicável o art. 206, 2 do Código Civil, confirmando a possibilidade da exigência das prestações mensais devidas nos cinco anos anteriores ao ajuizamento, que se deu em 07 de janeiro de O pedido do autor (indenização por ato ilícito cumulado com alimentos diante da incapacidade laboral) é possível e adequado à sua pretensão. 5. Presentes os pressupostos de validade e regularidade do processo, declara-se saneado o feito e são fixados os pontos controvertidos: a) o evento danoso; b) o fato impeditivo alegado pelo banco réu. 2. Para audiência de instrução e julgamento, designa-se o dia 12 de dezembro de 2013, às 15:00 horas. Prova pericial indeferida diante da aposentadoria já concedida pelo INSS, conforme documentos dos autos que comprovam a incapacidade laboral. Rol de testemunhas em dez dias. Com base na situação descrita, responda: 3.1. As partes podem recorrer da decisão sobre a regularidade do instrumento de mandato? Qual o recurso cabível? O réu pode recorrer, o autor não pois não tem interesse. O recurso cabível é o agravo de instrumento.

4 3.2. As partes podem recorrer da decisão sobre a alegação de prescrição? Qual o recurso cabível? Apenas a parte prejudicada. Neste caso, quem poderá recorrer é apenas a parte prejudicada que no caso seria o réu. O recurso cabível é o agravo retido As partes podem recorrer da decisão que fixou os pontos controvertidos? Qual o recurso cabível? Sim, ambas as partes podem recorrer. O recurso cabível é o agravo de instrumento As partes podem recorrer da decisão que indeferiu a prova pericial? Qual o recurso cabível? Justifique. Sim. O recurso cabível é o agravo de instrumento As partes podem recorrer da decisão que fixou o prazo para a apresentação do rol de testemunhas? As partes não podem recorrer pois quem fixa o prazo é o juiz, que pode fixar em até 10 dias. 4. Loja Maravilha Ltda. ajuizou ação renovatória de contrato de locação em face de Bernard Baruch, observando rigorosamente os requisitos previstos nos artigos 51 e 71 da Lei nº 8.245/91, formalizando proposta e indicando os mesmos fiadores do contrato em vigor, que firmaram a respectiva declaração aceitando o encargo, Bernard Baruch contestou a ação, formulando exceção de retomada para uso de descendente (no imóvel será instalado o futuro consultório médico de sua filha, que cursa o último ano de medicina), impugnando os fiadores indicados porque autora não apresentara a prova da idoneidade financeira dos mesmos e formalizando contraproposta em valor bastante superior ao da oferta, com amparo em laudo prévio. Houve réplica da autora e o juiz, fazendo uso do disposto no artigo 330, I, do Código de Processo Civil, julgou improcedente a ação, acolhendo, o argumento da exceção de retomada para uso de descendente, fixando à locatária o prazo de seis meses para a desocupação do imóvel e impondo ao vencido o pagamento da sucumbência no grau máximo. O Juiz não se pronunciou sobre a impugnação dos fiadores, nem tampouco sobre a contraproposta. Com base na situação acima descrita responda: o advogado de Bernard Baruch poderá recorrer ao Tribunal pedindo que os outros fundamentos de sua defesa sejam apreciados? Justifique. Não. Basta um único fundamento, ninguém é obrigado a apreciar todos. Como ele ganhou a ação, ele não é sucumbente. Não há interesse de agir.

5 5. Em determinado processo se discute o domínio de um imóvel, sendo a sentença favorável ao reivindicante. Nessa situação, com a perda de propriedade o reivindicado também perderá a qualidade de proprietário. Nesse caso, locatário que mantém contrato de locação com o reivindicado tem interesse para recorrer? Sim. Por que se ficar resolvida a questão de propriedade, o contrato de locação dele poderá deixar de existir. É terceiro prejudicado. 6. Em determinado processo, antes da fase instrutória, o juiz extingue o processo sem resolução do mérito. O autor recorre e o recurso é recebido. Após a apresentação das contrarrazões o autor percebe que sua atitude não foi adequada, pois o ajuizamento de nova ação seria mais célere. Nesse caso: 6.1. O autor, recorrente, poderá desistir do recurso sem a concordância do réu? Justifique. Sim. Para desistir do recurso não precisa da concordância do réu. No caso de desistência da ação é necessária a concordância do réu O autor, recorrente, poderá, ao invés de desistir do recurso, renunciar ao direito de recorrer, como forma de resolver a questão de modo mais rápido? Justifique. Não. Pois a renuncia só é apta quando a parte ainda não exerceu o direito. A renuncia é sempre anterior ao recurso. 7. Em determinado processo, onde se discute uma dívida, o juiz acolhe o pedido e extingue o processo com resolução do mérito. O réu apela, mas, para evitar o risco de pagar juros de mora elevados, paga diretamente ao autor o valor integral da dívida. Nesse caso, o tribunal julgará o recurso? Se inverter o julgado, caberá ao autor o pagamento dos juros de mora ao réu? Justifique. O tribunal não julgará o recurso, pois o que ocorreu no caso fora a aceitação tácita. 8. Em determinado processo, após a prolação da r. sentença o réu apresenta seu recurso de apelação, no último dia, fazendo uso do protocolo geral. O juiz recebe o recurso e intima o autor para contrarrazões. Em contrarrazões o autor alega extemporaneidade

6 do recurso, que foi juntado aos autos sete dias após o protocolo, dizendo ser dever do recorrente protocolar a petição em cartório conforme súmula 428 do STF: não fica prejudicada a apelação entregue em cartório no prazo legal, embora despachada tardiamente. Nesse caso, o juiz deverá fazer uso da faculdade prevista no 2º do art. 518 do CPC e se retratar quanto ao recebimento? Justifique. O juiz não deverá se retratar pois o artigo 506, uma vez que a súmula fora superada. Existe norma que rege o assunto. 9. Consuelo ajuizou ação indenizatória em face de Leporácio, que tramitou perante a 1ª Vara Cível da Comarca da Capital. Após a instrução do processo, foi prolatada a r. sentença que condenou o réu nos termos do pedido, condenando-o ao pagamento de indenização no importe de R$ ,00. Da r. sentença recorreu Leporácio, sob o argumento de ausência de dano, deixando, porém, de recolher parte do valor de porte de remessa e de retorno do recurso. A autora contrarrazou e apresentou recurso adesivo, para aumentar o valor da indenização, deixando de recolher o preparo. Com base na situação acima responda: 9.1. Em razão do previsto no 2º do art. 511 (a insuficiência no valor do preparo implicará deserção, se o recorrente, intimado, não vier a supri-lo...) o recorrente também poderá complementar o valor do porte de remessa e de retorno? Justifique. Sim. Há julgado na corte especial do STJ que fixou esse entendimento O recurso interposto por Leporácio deverá ser declarado deserto caso ele não complemente o valor recolhido a título de porte de remessa e de retorno? Justifique. Não pois está na capital. Não há porte e retorno. Há apenas malote O recurso interposto por Consuelo deverá ser declarado deserto ou ela será intimada para recolher o valor do preparo? Será considerado deserto. Não será intimada pois intimação é apenas para complementar, e não recolher o preparo. Se não recolheu, perde-se o recurso.

Questão 1 (FCC TJ-PE - Técnico Judiciário - Área Judiciária - e Administrativa)

Questão 1 (FCC TJ-PE - Técnico Judiciário - Área Judiciária - e Administrativa) CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 10 RECURSOS. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo módulo. No módulo

Leia mais

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado... OAB...

Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado... OAB... PROPOSTA APELAÇÃO Em janeiro de 2011, Antonio da Silva Júnior, 7 anos, voltava da escola para casa, caminhando por uma estrada de terra da região rural onde morava, quando foi atingindo pelo coice de um

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Conceito, Pressupostos, Juízo de Admissibilidade, Efeitos Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil CONCEITO, PRESSUPOSTOS, JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE,

Leia mais

DPRCIV3 Direito Processual Civil III. Plano de Ensino - 3. Do Indeferimento da Petição inicial. (arts. 295 a 285-A)

DPRCIV3 Direito Processual Civil III. Plano de Ensino - 3. Do Indeferimento da Petição inicial. (arts. 295 a 285-A) DPRCIV3 Direito Processual Civil III Plano de Ensino - 3. Do Indeferimento da Petição inicial. (arts. 295 a 285-A) Questões para Fixação da Aula Indeferimento da Inicial (arts. 295 a 296) 1. O art. 295,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.009 a 1.014 do Código de Processo Civil 1. Recurso de Apelação Conceito Cabe recurso de apelação contra a sentença do juiz que põe fim à fase cognitiva do procedimento comum,

Leia mais

Processo Civil Professor Alexandre Flexa

Processo Civil Professor Alexandre Flexa Processo Civil Professor Alexandre Flexa 51) Cláudia ajuizou ação indenizatória contra Viviane que tramitou por meio eletrônico em uma das varas cíveis da comarca de Pernambuco. Após o regular processamento

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TEORIA GERAL DOS RECURSOS FUNDAMENTO, CONCEITO E NATUREZA JURIDICA Fundamentos: A necessidade psicológica do vencido irresignação natural da parte A falibidade humana do julgador Razões históricas do próprio

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA

Leia mais

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 STJ00078574 M.ÁRIO PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 2. DA SOLUÇÃO DOS L1TiGIOS PERANTE O JUDICIÁRIO 23 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira... 23 2.2

Leia mais

Ação civil pública com pedido de liminar (anulação

Ação civil pública com pedido de liminar (anulação Ação civil pública com pedido de liminar (anulação do ato de nomeação da Procuradora Geral do Estado) Autos: 053.01.023568-2 9ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo Autor: SINDIPROESP Réus: Fazenda

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil 1. Conceito de Petição Inicial Art. 319 do CPC 2. Requisitos da Petição Inicial a) Endereçamento b) Qualificação das partes c) Fato e fundamentos

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº /1 São Paulo Agravante: Telecomunicações de São Paulo S. A. - Telesp Agravada: Maria Lúcia de Araújo Oliveira

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº /1 São Paulo Agravante: Telecomunicações de São Paulo S. A. - Telesp Agravada: Maria Lúcia de Araújo Oliveira AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 965.915-0/1 São Paulo Agravante: Telecomunicações de São Paulo S. A. - Telesp Agravada: Maria Lúcia de Araújo Oliveira AÇÃO DE DECLARATÓRIA. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. IMPUGNAÇÃO AOS

Leia mais

Pratica Especial 9º e 10º Semestres AULA 05. Reconvenção

Pratica Especial 9º e 10º Semestres AULA 05. Reconvenção AULA 05 Reconvenção Definição: A reconvenção é uma ação movida pelo réu contra o autor, nos mesmos autos da ação principal, devendo com esta ser conexa e apresentada em peça autônoma, mas simultaneamente

Leia mais

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE A C Ó R D Ã O

Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE A C Ó R D Ã O APELAÇÃO CÍVEL. DIREITO TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL. CDA QUE ENGLOBA A COBRANÇA DE IPTU E TAXA DE COLETA DE LIXO. EXTINÇÃO DA AÇÃO EM FACE DA PERDA DO OBJETO, TENDO EM VISTA O CANCELAMENTO ADMINISTRATIVO

Leia mais

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL RECURSOS NO PROCESSO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DOS RECURSOS... 4 Regra Geral dos Recursos... 5 2. APELAÇÃO...9 3. AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO INTERNO...11 Agravo Interno...13

Leia mais

Direito Civil Direito Civil

Direito Civil Direito Civil DIREITO CIVIL PEÇA PROFISSIONAL Ercília, ao parar diante de faixa de pedestre, na cidade de Patos de Minas MG, teve seu veículo abalroado pelo automóvel conduzido por Otávio e, em razão do acidente, teve

Leia mais

Tipos de Recurso (Art. 994)

Tipos de Recurso (Art. 994) Tipos de Recurso (Art. 994) O CPC prevê 9 tipos de recursos cíveis: Art. 994. São cabíveis os seguintes recursos: I - apelação; II - agravo de instrumento; III - agravo interno; IV - embargos de declaração;

Leia mais

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE

NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DECORRENTE DE LANÇAMENTO DE OFÍCIO NO ESTADO DE SÃO PAULO 6ª PARTE Alencar Frederico Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba;

Leia mais

RELATORIO DO ANDAMENTO DAS AÇÕES AAPPREVI RMI. Processo nº

RELATORIO DO ANDAMENTO DAS AÇÕES AAPPREVI RMI. Processo nº RELATORIO DO ANDAMENTO DAS AÇÕES AAPPREVI RMI Processo nº 0001210.42.2011.5.01.0004 O processo tramita na 4º Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, foi distribuído em 23/09/2011, marcada audiência, esta foi

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº , DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA.

APELAÇÃO CÍVEL Nº , DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. APELAÇÃO CÍVEL Nº 1.401.899-0, DA 9ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. APELANTE: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SCHOENSTATT. APELADO: LUIZ ADRIANO DE VEIGA BOABAID. RELATOR:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Honorários, gratuidade e prazos. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Honorários, gratuidade e prazos Prof. Luiz Dellore 1. Honorários Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1 o São devidos honorários

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde NCPC, art. 76, 2 : descumprida a determinac a o, caso o processo esteja em grau de recurso perante o tribunal, o

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

TEORIA GERAL DOS RECURSOS DIREITO PROCESSUAL CIVIL III TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. ANA PAULA LEIKO SAKAUIE 1 ATOS DO JUIZ De acordo com o art. 203, NCPC, os atos do juiz consistem em: SENTENÇA: Encerra o processo em primeira

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Disposições Gerais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Disposições Gerais Direito Processual Civil Dos Recursos: Disposições Gerais Conceito de Recurso O recurso é o meio do qual se valem as partes, o Ministério Público ou o terceiro prejudicado, para obter a reforma, a anulação,

Leia mais

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa

Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12. Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Curso Preparatório para o Concurso Público do TRT 12 Noções de Direito Processual Civil Aula 5 Prof. Esp Daniel Teske Corrêa Sumário Antecipação dos Efeitos da Tutela Teoria Geral da Execução Execução

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores 1. Justiça gratuita - Art. 98 do CPC A justiça gratuita isenta o autor ou o réu das custas, despesas processuais e, provisoriamente,

Leia mais

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial.

Por iniciativa das partes (art. 262 Regra Geral). Princípio da Inércia. Princípio Dispositivo. Desenvolvimento por impulso oficial. Direito Processual Civil I EXERCÍCIOS - 2º BIMESTRE Professor: Francisco Henrique J. M. Bomfim 1. a) Explique como ocorre a formação da relação jurídica processual: R. Início do Processo: Por iniciativa

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC)

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. Características do Juizado Especial Cível 1. Oralidade 2. Simplicidade 3. Informalidade 4. Economia processual 5. Celeridade 6. Conciliação

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A AÇÃO CAUTELAR DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS. SEGURO DPVAT. APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS COM A CONTESTAÇÃO. INSURGÊNCIA CONTRA A PRETENSÃO INICIAL. ÔNUS DA SUCUMBÊNCIA. ARBITRAMENTO DOS HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Processo nº 000000-00.2016.403.6103. Autor(a): MONIQUE SANTANA DA RESTAURAÇÃO Réu: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO 2 SOLUÇÃO DE LITÍGIOS PERANTE O PODER JUDICIÁRIO 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira 2.2 Lide, processo e

Leia mais

Sumário. Lei do Inquilinato Anotada

Sumário. Lei do Inquilinato Anotada Sumário I II Lei do Inquilinato Anotada Questões Teóricas e Práticas do Direito Locatício 1 Quais são os princípios fundamentais do direito contratual que também se aplicam ao contrato de locação? 2 Resumidamente,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 26-04-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Efeitos dos Recursos: a) Devolutivo: Trata-se de devolver ao judiciário o conhecimento do processo

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS PELO NOVO CPC Prof. Juliano Colombo A Busca da Conciliação Art. 3º - 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão

Leia mais

P PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 2ª Região 2ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO CAPITAL 1. P Processo nº

P PODER JUDICIÁRIO FEDERAL Justiça do Trabalho - 2ª Região 2ª VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO CAPITAL 1. P Processo nº 1 TERMO DE AUDIÊNCIA Processo nº 0002679342013502002 Aos dois dias do mês de maio do ano de dois mil e dezesseis, às 17h15, na sala de audiências desta 2ª Vara do Trabalho de São Paulo, por ordem do MM.Juiz,

Leia mais

Autos: ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo Autores: SINDIPROESP e APESP Ré: Fazenda Pública do Estado de São Paulo

Autos: ª Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo Autores: SINDIPROESP e APESP Ré: Fazenda Pública do Estado de São Paulo Ação coletiva para tutela de obrigação de fazer e não fazer, com pedido de tutela antecipada (valores de verba honorária relativos à sucumbência nos casos em que a Fazenda Pública tenha êxito em juízo,

Leia mais

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais: Duração razoável : rol AI, IRDR, RE e REsp repetitivos. Isonomia: Vinculação dos precedentes;

Leia mais

ENUNCIADOS APROVADOS ENUNCIADOS CÍVEIS

ENUNCIADOS APROVADOS ENUNCIADOS CÍVEIS ENUNCIADOS APROVADOS ENUNCIADOS CÍVEIS Prolatada a sentença, não se conhece do agravo de instrumento interposto contra a decisão que apreciou o pedido de tutela antecipada. É inadmissível o recurso de

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Preclusão Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Dos Prazos Processuais Artigos 218 a 275 do Código de Processo Civil 1. Regra geral Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores EUTÁLIO PORTO (Presidente), VERA ANGRISANI E ROBERTO MARTINS DE SOUZA.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores EUTÁLIO PORTO (Presidente), VERA ANGRISANI E ROBERTO MARTINS DE SOUZA. Registro: 2016.0000537423 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0014422-69.2010.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante MR AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº SOROCABA. APELANTES e reciprocamente APELADOS:

APELAÇÃO CÍVEL Nº SOROCABA. APELANTES e reciprocamente APELADOS: PODER JUDICIÁRIO fls. 1221 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000141322 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1006206-65.2014.8.26.0602, da Comarca de Sorocaba, em que é apelante/apelado (JUSTIÇA

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo II SUBSTABELECIMENTO... 31

SUMÁRIO. Capítulo II SUBSTABELECIMENTO... 31 SUMÁRIO Capítulo I PROCURAÇÃO AD JUDICIA... 19 1. Conceito... 19 2. Extensão dos poderes conferidos pelo outorgante ao advogado... 21 3. Modelo da procuração ad judicia com poderes para o foro em geral...

Leia mais

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig

Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL. Prof. Guilherme Koenig Simulado Aula 04 TJ-RS PROCESSO CIVIL Prof. Guilherme Koenig Processo Civil 1. A audiência de instrução e julgamento pode ser suprimida em demanda na qual. a) Não for necessário provar o direito b) A

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO JOÃO DE PADUA Recorrente: Rildo Jaime Recorrido: Soluções Empresariais Ltda. e Metalúrgica Cristina Ltda. Processo n. 644-44.2001.5.03.0015

Leia mais

ACÓRDÃO 3ª TURMA NULIDADE JULGAMENTO EXTRA PETITA É nula a sentença que julga pretensão diversa da formulada pelo Autor. Buffet Amanda Ltda.

ACÓRDÃO 3ª TURMA NULIDADE JULGAMENTO EXTRA PETITA É nula a sentença que julga pretensão diversa da formulada pelo Autor. Buffet Amanda Ltda. ACÓRDÃO 3ª TURMA NULIDADE JULGAMENTO EXTRA PETITA É nula a sentença que julga pretensão diversa da formulada pelo Autor. Recorrente: Buffet Amanda Ltda. Recorridos: Alex Sandro Farias de Oliveira Marina

Leia mais

Apelação Cível n , de Videira Relator: Des. Joel Dias Figueira Júnior

Apelação Cível n , de Videira Relator: Des. Joel Dias Figueira Júnior Apelação Cível n. 2010.078282-8, de Videira Relator: Des. Joel Dias Figueira Júnior APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO DE COBRANÇA SECURITÁRIA C/C COMPENSAÇÃO POR DANOS MORAIS. CONTRATO DE SEGURO DE VIDA EM GRUPO. PRESCRIÇÃO.

Leia mais

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT.

ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT. ANDRÉ LUIZ M. BITTENCOURT IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO DO VALOR DA CAUSA Art.291. Atodacausaserá atribuídovalorcerto,ainda que não tenha conteúdo econômico imediatamente aferível. IMPORTÂNCIA DA ATRIBUIÇÃO

Leia mais

Sumário. Lei do Inquilinato Anotada

Sumário. Lei do Inquilinato Anotada Sumário I II Lei do Inquilinato Anotada Questões Teóricas e Práticas do Direito Locatício 1 Quais são os princípios fundamentais do direito contratual que também se aplicam ao contrato de locação? 2 Resumidamente,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS OFICINA DO NOVO CPC RECURSOS RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.009 a 1.014 do Código de Processo Civil 1. Recurso de Apelação Conceito Cabe recurso de apelação contra a sentença do juiz que põe fim à fase

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2016.0000899001 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1035079-58.2016.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FACEBOOK SERVIÇOS ONLINE DO BRASIL LTDA,

Leia mais

RELATÓRIO DE PROCESSOS TRIBUTÁRIOS - DEZEMBRO / 2014

RELATÓRIO DE PROCESSOS TRIBUTÁRIOS - DEZEMBRO / 2014 RELATÓRIO DE PROCESSOS TRIBUTÁRIOS - DEZEMBRO / 2014 SINDEPRESTEM - SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO

Leia mais

JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em substituição ao Desembargador Federal PAULO ESPIRITO SANTO

JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em substituição ao Desembargador Federal PAULO ESPIRITO SANTO Apelação Cível - Turma Especialidade I - Penal, Previdenciário e Propriedade Industrial Nº CNJ : 0101807-06.2014.4.02.5101 (2014.51.01.101807-8) RELATOR JF CONVOCADO ANTONIO HENRIQUE CORREA DA SILVA em

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12 AULAS 12 Dos prazos. Da Comunicação dos atos processuais. Da citação. Da Das cartas. Das intimações. Das nulidades dos atos processuais. Da distribuição e do registro. Dos Prazos Processuais Artigos 218

Leia mais

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS Órgão : 8ª TURMA CÍVEL Classe : APELAÇÃO CÍVEL N. Processo : 20160810073028APC (0007094-47.2016.8.07.0008) Apelante(s) :

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Da Contestação e da Reconvenção Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DA CONTESTAÇÃO E DA RECONVENÇÃO DA CONTESTAÇÃO Art. 335. O réu

Leia mais

DA RESPOSTA DO RÉU. ESPÉCIES Contestação (Art. 300 a 303 do CPC); Reconvenção (Art. 315 a 318 do CPC); Exceção (Art. 304 a 314 do CPC).

DA RESPOSTA DO RÉU. ESPÉCIES Contestação (Art. 300 a 303 do CPC); Reconvenção (Art. 315 a 318 do CPC); Exceção (Art. 304 a 314 do CPC). DA RESPOSTA DO RÉU DISPOSIÇÕES GERAIS Uma vez efetuada a citação válida, a relação jurídica processual está completa, surgindo o ônus do réu de oferecer a defesa contra fatos e direitos sustentados pelo

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000820437 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0000662-39.2015.8.26.0486, da Comarca de Quatá, em que é apelante MARCOS SANTOS DA SILVA (JUSTIÇA GRATUITA),

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 15 dias, nos termos do art , parágrafo quinto do Novo Código de Processo Civil.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. 15 dias, nos termos do art , parágrafo quinto do Novo Código de Processo Civil. 1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Recurso de Apelação: a) Prazo: 15 dias, nos termos do art. 1.003, parágrafo quinto do Novo Código

Leia mais

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito.

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito. PROCEDIMENTO/RITO - Princípio da Inércia do Juiz: Considerando que é o julgador da demanda, o juiz não age de ofício nos processos, devendo sempre ser provocado. Dessa forma, faz-se necessária a iniciativa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Prof ª. Eliane Conde Benefício da Justiça Gratuita CLT, art. 790 (...) 3º Perceber salário igual

Leia mais

Página 4 16 Trata se de resposta aos embargos à execução em que se aduz essencialmente a falta de capacidade postulatória.

Página 4 16 Trata se de resposta aos embargos à execução em que se aduz essencialmente a falta de capacidade postulatória. Página 1 1 Contestação à ação de despejo por falta de pagamento, em que o réu alega falta de interesse de agir do autor, visto que, em havendo título executivo a via adequada não é a ação de conhecimento.

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

/ (CNJ: )

/ (CNJ: ) COMARCA DE PORTO ALEGRE 6ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL Rua Manoelito de Ornellas, 50 Processo nº: 001/1.15.0149148-3 (CNJ:.0215217-18.2015.8.21.0001) Natureza: Cobrança Autor: Fabio Freitas Fonseca Réu:

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (15/10/2018). Embargos de Terceiro. Conceito: embargos de terceiro são instrumento utilizado por

Leia mais

Defesa do réu. Espécies de defesa. 1. Matéria. I. Defesa contra o processo

Defesa do réu. Espécies de defesa. 1. Matéria. I. Defesa contra o processo Defesa do réu O réu ao ser citado é levado a assumir o ônus de defender-se. Bilateralidade da ação/do processo. Ao direito de ação do autor (pretensão deduzida em juízo), equivale o direito de defesa do

Leia mais

Processo nº ª Vara Cível do Fórum Central João Mendes Júnior.

Processo nº ª Vara Cível do Fórum Central João Mendes Júnior. Processo nº 583.00.2010.162563-7 - 19ª Vara Cível do Fórum Central João Mendes Júnior. Ação: Procedimento Sumário Requerente: Luiz Paulo Gião de Campos Requerido: Banco do Brasil S/A TERMO DE AUDIÊNCIA

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana 1-) Conti. Petição inicial: a) Revisão da aula anterior: Há quatro procedimentos importantes, sendo

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª Câmara de Direito Privado

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 10ª Câmara de Direito Privado Registro: 2018.0000306197 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do(a) Apelação nº 1059737-54.2013.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante FACEBOOK SERVIÇOS ON LINE DO BRASIL

Leia mais

Excertos do Código de Processo Civil/2015

Excertos do Código de Processo Civil/2015 Excertos do Código de Processo Civil/2015 Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1º - São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL - SERVIÇO DE APOIO À JURISDIÇÃO AMAURI DE OLIVEIRA SALES A C Ó R D Ã O

APELAÇÃO CÍVEL DÉCIMA QUARTA CÂMARA CÍVEL - SERVIÇO DE APOIO À JURISDIÇÃO AMAURI DE OLIVEIRA SALES A C Ó R D Ã O AÇÃO REVISIONAL. CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIO. ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. JULGAMENTO COM BASE NO ART. 285-A, DO CPC. AUSÊNCIA DO CONTRATO. DECISÃO PROFERIDA DE FORMA VIRTUAL. DESCONSTITUIÇÃO. No caso concreto,

Leia mais

Quebrando a Banca Processo Civil Damião Soares

Quebrando a Banca Processo Civil Damião Soares Quebrando a Banca Processo Civil Damião Soares 2014 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 2014 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário FII Max Retail

Fundo de Investimento Imobiliário FII Max Retail Publicado em 02/10/2012 Fundo de Investimento Imobiliário FII Max Retail RELATÓRIO TAGUATINGA Partes: FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO - FII MAX RETAIL x Lojas Americanas S/A. Processo: 1121506-29.2014.8.26.0100

Leia mais

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial de sua propriedade, unidade autônoma e integrante do

Leia mais

PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO

PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO 2 SOLUÇÃO DE LITÍGIOS PERANTE O PODER JUDICIÁRIO 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira 2.2 Lide, processo e

Leia mais

Relatório. Estado do Paraná

Relatório. Estado do Paraná Estado do Paraná APELAÇÃO CÍVEL Nº 1328815-6, DA 24ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA. Apelante: Apelado: Relator: Revisor: INSTITUTO DE NEUROLOGIA DE CURITIBA

Leia mais

1. Teoria Geral dos Recursos:

1. Teoria Geral dos Recursos: 1. Teoria geral dos recursos; 2. Apelação; 3. Agravo de instrumento; 4. Agravo interno; 5. Embargos declaratórios; 6. Embargos de divergência; 7. Recursos especial e extraordinário (recursos extraordinários

Leia mais

RECURSOS PROCESSUAIS

RECURSOS PROCESSUAIS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO TRIBUTÁRIO. Prof. Pedro Bonifácio AULA 70 04/12/2017 Direito Tributário RECURSOS PROCESSUAIS Só possível interpor um recurso por vez, para cada ato do juiz. Art. 994 CPC.

Leia mais

PROCURAÇÃO AD JUDICIA...

PROCURAÇÃO AD JUDICIA... SUMÁRIO Capítulo I PROCURAÇÃO AD JUDICIA... 21 1. Conceito... 21 2. Extensão dos poderes conferidos pelo outorgante ao advogado... 23 3. Modelo da procuração ad judicia com poderes para o foro em geral...

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM MANDADO DE SEGURANÇA. Aula n Módulo de Direito Sanitário - Prof. Dr.

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PRÁTICA FORENSE EM MANDADO DE SEGURANÇA. Aula n Módulo de Direito Sanitário - Prof. Dr. PRÁTICA FORENSE EM MANDADO DE SEGURANÇA Aula n. 75 - Módulo de Direito Sanitário - Prof. Dr. Joseval Viana Procedimento do Mandado de Segurança Petição Inicial até à sentença Recurso de Apelação APELAÇÃO

Leia mais

SENTENÇA, COISA JULGADA E RECURSOS

SENTENÇA, COISA JULGADA E RECURSOS SENTENÇA, COISA JULGADA E RECURSOS ESPÉCIES (203, CPC) SENTENÇA COM resolução de mérito: há resolução quando o juiz fundamenta sua decisão numa das hipóteses do art. 487, CPC Decidem a pretensão (mérito

Leia mais

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Prof. Ms. Gabriel Bressan gabriel.bressan@aglaw.com.br ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados www.aglaw.com.br PARTE GERAL www.aglaw.com.br PARTE GERAL

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 6ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE PORTO ALEGRE/RS

EXCELENTÍSSIMO DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 6ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE PORTO ALEGRE/RS EXCELENTÍSSIMO DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 6ª VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE PORTO ALEGRE/RS Processo n.º 001/1.15.0013003-7 SEGURADORA LÍDER DOS CONSÓRCIOS DO SEGURO DPVAT S/A, já qualificada

Leia mais

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. 2ª Turma Cível. Órgão

Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. 2ª Turma Cível. Órgão Poder Judiciário da União TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS Órgão 2ª Turma Cível Processo N. APELAÇÃO 0713463-03.2017.8.07.0001 APELANTE(S) UBIRATAN JOSE DOS SANTOS APELADO(S) SEGURADORA

Leia mais

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (ABRIL/2016)

RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (ABRIL/2016) RELATÓRIO PROCESSOS TRIBUTÁRIOS (ABRIL/2016) SINDEPRESTEM - SINDICATO DAS EMPRESAS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A TERCEIROS, COLOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA E DE TRABALHO TEMPORÁRIO NO ESTADO DE SÃO

Leia mais

direito processual civil

direito processual civil PRÉ-PROVA DPE-RS Analista - Área Processual direito processual civil Profª Letícia Loureiro www.acasadoconcurseiro.com.br direito processual civil 1. Sobre intimações, marque a assertiva correta: a) A

Leia mais

Resolução de Questões TJ-SC Parte - III

Resolução de Questões TJ-SC Parte - III Direito Processual Civil Resolução de Questões TJ-SC Parte - III 21) Em sede de ação indenizatória movida em face do Estado do Rio de Janeiro, no âmbito de suas fases de saneamento e de instrução, é correto

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 1- (Exame XIII 2014) Paulo ajuizou ação em face de sua exempregadora, a empresa Peças ABC Ltda. Na audiência, o Juiz propôs a conciliação, que

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo ACÓRDÃO Registro: 2018.0000143453 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0055218-53.2012.8.26.0564, da Comarca de São Bernardo do Campo, em que é apelante LUCIANO DIAS DE OLIVEIRA (JUSTIÇA

Leia mais

Processo originário da 4ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro.

Processo originário da 4ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro. ACÓRDÃO 8ª TURMA CONTRATO DE EXPERIÊNCIA. PRORROGAÇÃO. AUSÊNCIA DE NULIDADE. É lícita a prorrogação do contrato de experiência inicialmente firmado por trinta dias, para mais sessenta. Recorrente: DAIANA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula 24-04-2017 Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Coisa Julgada: a) Definição: É uma qualidade ou característica que compreende a inalterabilidade/

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/12/2018. Alimentos.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/12/2018. Alimentos. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/12/2018. Alimentos. Observe a Lei 5.478/1968 que dispõe sobre ação de alimentos. 1 Garantia da justiça gratuita

Leia mais