CAIXA ) - A CAIXA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAIXA ) - A CAIXA"

Transcrição

1 01. (CESPE/UnB CAIXA 2010) - A CAIXA é conhecida por ter desempenhado, desde a sua fundação, papel decisivo como agente de políticas públicas e por ser parceira do Estado brasileiro na execução de políticas sociais. A respeito das ações da CAIXA ao longo de sua história, assinale a opção correta: a) O surgimento da CAIXA se deu em razão da necessidade de moralizar o penhor e, por isso, foi-lhe concedido o monopólio dessa atividade desde a sua fundação; ERRO: MONOPÓLIO PENHOR CIVIL 1934 b) Em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, a CAIXA começou a operar a carteira hipotecária e, cinco anos depois, com a incorporação do Banco Nacional de Habitação, tornouse o maior operador da área; ERRO: INCORPORAÇÃO DO BNH 1986

2 c) Um passo importante na história da CAIXA foi a abertura do capital na bolsa de valores no final da década passada; ERRO: A CAIXA É UMA EMPRESA PÚBLICA DE DIREITO PRIVADO! NÃO TEM AÇÕES!!!!!! SE UM DIA ABRIR SEU CAPITAL NA BOLSA, SERÁ ENTÃO EMPRESA DE CAPITAL MISTO! d) Ao direcionar suas ações para a habitação, a CAIXA deixou de ter participação significativa nas áreas de saneamento e urbanização; ERRO: PELO CONTRÁRIO, ALAVANCANDO SUAS AÇÕES PARA HABITAÇÃO, TEM AUMENTO DIRETO NAS OUTRAS DUAS ÁREAS! e) Na década de 80 do século XX, a CAIXA incorporou o papel de agente operador do fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS).

3 02. (CESPE/UnB CAIXA 2010) O estatuto de uma empresa dispõe sobre a maneira como ela se prepara para enfrentar os seus desafios. A respeito da organização da CAIXA, como disposto em seu estatuto, assinale a opção correta: a) A sede da CAIXA localiza-se na cidade do Rio de Janeiro-RJ; ERRO: CUIDADO! A SEDE ESTARÁ SEMPRE NA CAPITAL DO PAÍS = BRASÍLIA/DF. b) Em razão de ter atividades que visam ao desenvolvimento social, a CAIXA tem atuação restrita ao território nacional, sendo-lhe vedada a criação de sucursais, filiais ou agências no exterior; ERRO: PELO CONTRÁRIO, POR SER ESPECIALISTA EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL, É FREQUENTEMENTE SOLICITADA A ATUAR EM OUTROS PAÍSES. JÁ POSSUI ESCRITÓRIOS DE NEGÓCIOS NOS EUA E NO JAPÃO, ALÉM DE ATUAR EM DIVERSOS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL E DA ÁFRICA.

4 c) A CAIXA é uma instituição financeira sob a forma de empresa pública, vinculada ao Ministério da Fazenda; d) Ao ser qualificada como caixa econômica, a empresa CAIXA possui status jurídico diferenciado, não estando sujeita à fiscalização do Banco Central do Brasil (BACEN); ERRO: COMO INSTITUIÇÃO FINANCEIRA ELA ESTÁ SUJEITA A FISCALIZAÇÃO DO BACEN E VINCULADA AO MINISTÉRIO DA FAZENDA! e) Por não fazer parte da administração direta, a CAIXA atende apenas aos princípios constitucionais da legalidade e eficiência. ERRO: LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA.

5 03. (CESPE/UnB CAIXA 2010) Após 148 anos, a CAIXA consolidou-se como um banco de grande porte, sólido e moderno. A CAIXA é sinônimo de responsabilidade social e pretende ser referência mundial, rentável, eficiente, ágil e com permanente capacidade de renovação. Internet: (com adaptações). Visando ao alcance da pretensão aludida no texto acima, os objetivos estabelecidos no estatuto da CAIXA incluem: a) manter linhas de crédito específicas para as microempresas e para empresas de pequeno porte; b) receber os depósitos oriundos da economia popular, excluindo aqueles garantidos pela União; ERRO: RECEBER DEPÓSITOS, A QUALQUER TÍTULO, INCLUSIVE OS GARANTIDOS PELA UNIÃO.

6 c) prestar serviços bancários de natureza especial, não incluindo intermediação e suprimento financeiro; ERRO: SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA! OPERAÇÕES ATIVAS, PASSIVAS E ACESSÓRIAS, INCLUSIVE INTERMEDIAÇÃO E SUPRIMENTO FINANCEIRO, SOB SUAS MÚLTIPLAS FORMAS. d) realizar serviços de natureza especulativa, exceto operações no mercado de ações e de títulos mobiliários; ERRO: QUAISQUER SERVIÇOS E ATIVIDADES NEGOCIAIS NOS MERCADOS FINANCEIROS E DE CAPITAIS, INTERNOS E EXTERNOS. EFETUAR OPERAÇÕES DE SUBSCRIÇÃO, AQUISIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE AÇÕES, OBRIGAÇÕES E QUAIQUER OUTROS TÍTULOS OU VALORES MOBILIÁRIOS NO MERCADO DE CAPITAIS, PARA INVESTIMENTO OU REVENDA.

7 e) não realizar operações que atentem contra a função social da empresa, inclusive a corretagem de seguros e de valores mobiliários. ERRO: ALÉM DA FUNÇÃO SOCIAL, A CAIXA É UM BANCO MÚLTIPLO COMO OUTRO QUALQUER, POSSUINDO SEGURADORA E CORRETORA/DISTRIBUIDORA DE VALORES.

8 04. (CESPE/UnB CAIXA NM RJ/SP ) Desde o século XIX, a CAIXA tem desempenhado papel de protagonista na história econômica brasileira. A respeito das condições que levaram à fundação da empresa, assinale a opção correta: a) A CAIXA foi criada durante o Segundo Reinado, com o objetivo de incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor; b) A CAIXA foi fundada a partir da primeira falência do Banco do Brasil, ocorrida em 1861; ERRO: FUNDADA EM 12 JANEIRO 1861, NADA A VER COM A FALÊNCIA DO BB.

9 c ) Antes de ser transformada em empresa bancária, a CAIXA era o departamento do Banco do Brasil responsável pelo penhor de jóias; ERRO: RIDÍCULO! O BB NUNCA FOI RESPONSÁVEL PELO PENHOR CIVIL, ANTES ERAM AS CASAS DE PREGO. d) Com a fundação da CAIXA, o penhor deixou de ser atividade exclusiva do Banco do Brasil; ERRO: IDEM! e ) A CAIXA foi fundada para suprir a necessidade financeira imperial durante à Guerra do Paraguai. ERRO: GUERRA DO PARAGUAI, INÍCIO= DEZ/1864. DESDE O INÍCIO, ALINHADA ÀS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO BRASILEIRA!

10 05. (CESPE/UnB CAIXA NM RJ/SP ) Além do papel de protagonista na área econômica, a CAIXA tem desempenhado, ao longo de sua história, papel relevante em termos sociais. A respeito da atuação social da CAIXA, assinale a opção correta. Para isso, nas referências temporais (décadas), considere tratar-se do século XX: a) O monopólio das loterias, sob responsabilidade da CAIXA, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, foi fundamental para a promoção de políticas públicas sociais; ERRO: MONOPÓLIO DAS LOTERIAS FEDERAIS! DESDE b) Após a incorporação do Banco Nacional da Habitação, na década de 80, a CAIXA se transformou no principal agente nacional de financiamento da casa própria;

11 c) O fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) foi criado no final da década de 50, graças à iniciativa da CAIXA; ERRO: O FGTS FOI CRIADO EM SETEMBRO/1966 E SÓ COMEÇOU A SER ADMINISTRADO PELA CEF EM d) O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, destinado ao financiamento de obras de infraestrutura, nasceu de uma iniciativa da CAIXA, durante o governo de Getúlio Vargas; ERRO: BNDES, CRIADO EM JUNHO/1952. NADA COM A CEF. e) Durante o governo de João Goulart, no início da década de 60, a CAIXA destacou-se na implantação do Programa de Aposentadoria do Trabalhador Rural (FUNRURAL). ERRO: FUNRURAL, DIRETAMENTE LIGADO AO MINISTÉRIO DO TRABALHO E DA PREVIDÊNCIA. NADA A VER COM A CAIXA!

12 06. (CESPE/UnB CAIXA NM RJ/SP ) A respeito da política de pessoal sob responsabilidade da CAIXA, tal qual disposto no estatuto da empresa, assinale a opção correta: a) Nos casos de força maior e emergência estabelecidos em seu estatuto, a CAIXA pode subcontratar pessoas físicas, por meio do regime jurídico dos servidores da União; ERRO: NÃO PRECISA SER EM CASO DE FORÇA MAIOR E EMERGÊNCIA. PODEM SER CONTRATADOS A TERMO OU CEDIDOS À CEF, MAS NÃO POR MEIO DO REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES DA UNIÃO. b) Os cargos de presidente, diretores e superintendentes regionais são de provimento exclusivo de funcionários de carreira da CAIXA; ERRO: EXCLUSIVO NÃO!

13 c) É vedada a contratação a termo de profissionais para o exercício de cargos de assessoramento à presidência da empresa; ERRO: CONTRATAÇÃO A TERMO CARGOS DE ASSESSORAMENTO AO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E À PRESIDÊNCIA DA CEF. d) A admissão de pessoal se dá por meio do regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho e leis complementares; e) A contratação de funcionários a termo se faz sem limitação do teto previsto para os demais funcionários da CAIXA. ERRO: DEZ CONTRATAÇÕES A TERMO, LIMITADA AO TETO E AOS CRITÉRIOS PREVISTOS PARA O QUADRO PERMANENTE DE PESSOAL DA CEF.

14 07. (CESGRANRIO CAIXA 2012) - A Caixa Econômica Federal é: (A) autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda; ERRO: AUTARQUIA NÃO! (B) autarquia federal vinculada ao Banco Central do Brasil; ERRO: AUTARQUIA NÃO! (C) instituição financeira vinculada ao Banco Central do Brasil; ERRO: FISCALIZADA PELO BACEN! (D) empresa pública vinculada ao Banco Central do Brasil; ERRO: VINCULADA AO MINISTÉRIO DA FAZENDA. (E) empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda.

15 08. (CESGRANRIO CAIXA 2012) - A respeito da CEF, considere as afirmativas abaixo. I - A CEF está sujeita à fiscalização do Banco Central do Brasil. II - A CEF é responsável pela definição da política de crédito do governo federal. ERRO: QUEM DEFINE A POLÍTICA DE CRÉDITO É O CMN! III - A CEF integra o Sistema Financeiro Nacional. Está correto o que se afirma em: (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

16 09. (CESGRANRIO CAIXA 2012) - A partir de que ano ocorreu a centralização das contas do FGTS pela Caixa Econômica Federal? (A) 1861 (D. Pedro II); ERRO: FUNDAÇÃO! (B) 1889 (Marechal Deodoro da Fonseca); (C) 1931 (Getúlio Vargas); ERRO: EMPRÉSTIMO CONSIGNADO. PRIMEIRA HIPOTECA. (D) 1986 (José Sarney); ERRO: INCORPORAÇÃO DO BNH. PRINCIPAL AGENTE DO SBPE, ADMINISTRADORA DO FGTS E DE OUTROS FUNDOS DO SFH. (E) 1990 (Fernando Collor);

17 10. (CESGRANRIO CAIXA 2012) - A administração da CEF deve obedecer aos seguintes preceitos, EXCETO: (A) desconcentração da autoridade administrativa; DESCONCENTRAÇÃO DA AUTORIDADE EXECUTIVA PARA MAIOR EFICIÊNCIA E AGILIDADE, DESCENTRALIZAÇÃO E DESBUROCRATIZAÇÃO DOS SERVIÇOS E OPERAÇÕES. (B) aplicação de princípios de responsabilidade social empresarial; E TAMBÉM DE REGRAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. (C) adoção de estrutura complexa, típica da Administração Pública; ERRO: O CERTO SERIA, SIMPLIFICAÇÃO DE SUA ESTRUTURA, EVITANDO O EXCESSO DE NÍVEIS HIERÁRQUICOS.

18 (D) desburocratização de serviços e operações; ASSEGGURANDO A EFICIÊNCIA! (E) administração de negócios direcionada pelo gerenciamento de risco. POR SER INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, ESTÁ SOB AS DETERMINAÇÕES DO ACORDO DA BASILÉIA.

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula 3 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Objetivos da aula 1) História do Sistema Financeiro Nacional (SFN). 2) Intermediação Financeira

Leia mais

www.concursovirtual.com.br

www.concursovirtual.com.br História da Caixa Professor Carlos Arthur 1. A Caixa Econômica Federal (CAIXA), criada em 1861, está regulada pelo Decreto-Lei n.º 759/1969, como empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda. A instituição

Leia mais

16/04/2017. Sistema Financeiro Nacional. Agenda da Aula - 5. Sistema Financeiro Nacional - SFN. Questões Norteadoras. Sistema Financeiro Nacional

16/04/2017. Sistema Financeiro Nacional. Agenda da Aula - 5. Sistema Financeiro Nacional - SFN. Questões Norteadoras. Sistema Financeiro Nacional Carlos R. Godoy 1 Mercado Financeiro I RCC 0407 Carlos R. Godoy 2 1. SFN Agenda da Aula - 5 2. Estrutura do SFN 3. CMN 4. BCB Sistema Financeiro Nacional - SFN Aula 5 5. CVM 6. BNDES 7. Bancos Comerciais

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Sistema Financeiro Nacional. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Sistema Financeiro Nacional. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Sistema Financeiro Nacional Prof. Thamiris Felizardo -Conceito O Sistema Financeiro Nacional estruturado de forma a

Leia mais

COMITÊ NACIONAL EM DEFESA DA CAIXA.

COMITÊ NACIONAL EM DEFESA DA CAIXA. COMITÊ NACIONAL EM DEFESA DA CAIXA www.defendaacaixa.com.br 1 COMITÊ NACIONAL EM DEFESA DA CAIXA 2 APRESENTAÇÃO A Caixa Econômica Federal tem um papel importante no desenvolvimento econômico e social do

Leia mais

AULA 3. Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN. Contatos: Blog: keillalopes.wordpress.

AULA 3. Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN. Contatos:   Blog: keillalopes.wordpress. AULA 3 Disciplina: Mercado de Capitais Assunto: Introdução ao SFN Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br Blog: keillalopes.wordpress.com Objetivos da aula: SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Histórico ; Composição;

Leia mais

IGEPP SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BACEN JUNHO 2016 PROFESSOR: CÉSAR FRADE

IGEPP SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL BACEN JUNHO 2016 PROFESSOR: CÉSAR FRADE Questão 1 (Cesgranrio Analista BACEN 2010) O Conselho Monetário Nacional é a entidade superior do sistema financeiro nacional, NÃO sendo de sua competência a) estabelecer a meta de inflação. b) zelar pela

Leia mais

COMITÊ NACIONAL EM DEFESA DA CAIXA. Cartilha.indd 1 22/11/17 09:33

COMITÊ NACIONAL EM DEFESA DA CAIXA.  Cartilha.indd 1 22/11/17 09:33 COMITÊ NACIONAL EM DEFESA DA CAIXA www.defendaacaixa.com.br 1 Cartilha.indd 1 22/11/17 09:33 DEFENDER A CAIXA É DEFENDER O FUTURO DEFENDA A CAIXA VOCÊ TAMBÉM COMITÊ NACIONAL EM DEFESA DA CAIXA 2www.defendaacaixa.com.br

Leia mais

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão: A respeito das operações bancárias, julgue os itens a seguir.

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão: A respeito das operações bancárias, julgue os itens a seguir. Questão: 217443 A respeito das operações bancárias, julgue os itens a seguir. Empréstimos tomados pelos bancos de outras instituições financeiras, do país ou do exterior, é uma modalidade em que o banco

Leia mais

Administração Financeira

Administração Financeira Administração Financeira MÓDULO 4: BANCOS MÚLTIPLOS Os bancos múltiplos são instituições financeiras privadas ou públicas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições

Leia mais

Simulado Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu

Simulado Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu Simulado Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Prof. Edgar Abreu Conhecimentos Bancários 1. O Brasil tem vários índices de preços. O Índice Geral de Preços (IGP-M) é o índice utilizado no sistema de metas

Leia mais

Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu

Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS. Prof. Edgar Abreu Questões de Concursos Aula 01 CEF CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Prof. Edgar Abreu Conhecimentos Bancários 1. (2018 CESPE Polícia Federal Perito Criminal Federal Área 1) Segundo o Relatório de Inflação do Banco

Leia mais

Divulgação de Resultados. caixa.gov.br

Divulgação de Resultados. caixa.gov.br Divulgação de 2017 caixa.gov.br Declarações Prospectivas Esta apresentação baseia-se nas Demonstrações Contábeis Consolidadas da CAIXA em 31 de dezembro de 2017, e abrangem as demonstrações da Instituição

Leia mais

O PODER DE CONTROLE NAS EMPRESAS ESTATAIS

O PODER DE CONTROLE NAS EMPRESAS ESTATAIS O PODER DE CONTROLE NAS EMPRESAS ESTATAIS Alexandre Wagner Nester Mestre em Direito do Estado pela UFPR Doutorando em Direito do Estado na USP Sócio da Justen, Pereira, Oliveira e Talamini 1. A Lei das

Leia mais

Bancos para quem? Porto Alegre

Bancos para quem? Porto Alegre Bancos para quem? Porto Alegre 18.01.2017 Os Bancos Públicos Hoje Dados Selecionados Instituição Criação Arranjo Societário Sede Nº de Agências Nº de Clientes Nº de Operações Nº de Empregados 2 BB 1 1808

Leia mais

Ministério do Trabalho FGTS. Secretaria-Executiva do Conselho Curador do FGTS

Ministério do Trabalho FGTS. Secretaria-Executiva do Conselho Curador do FGTS FGTS Secretaria-Executiva do Conselho Curador do FGTS Histórico 1943 - CLT - Garantia de estabilidade de emprego após 10 anos na mesma empresa. - Pesquisa do em 1966: apenas 15% dos trabalhadores celetistas

Leia mais

FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS

FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS FUNÇÃO SOCIAL DOS BANCOS PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS E PAGAMENTO DE BENEFÍCIOS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL H I S T Ó R I C O ESTRUTURA ATUAL AUTORID. MONETÁRIAS AUTORID. DE APOIO INST.

Leia mais

Banco do Brasil - BB. Escriturário - TI

Banco do Brasil - BB. Escriturário - TI Banco do Brasil - BB Escriturário - TI PREVIDÊNCIA PRIVADA Prof. Lucas Silva Previdência Privada Aposentadoria Salário: R$ 15.000 Teto INSS: R$ 5.645 Salário Anterior: R$ 15.000 Déficit: R$ 9.355 Previdência

Leia mais

Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional

Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional Prof. Fábio Campos Definição: O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido como o conjunto de instituições e orgãos que regulam, fiscalizam e executam

Leia mais

Apresentação sobre o FGTS Fiesp

Apresentação sobre o FGTS Fiesp Apresentação sobre o FGTS Fiesp Secretaria-Executiva do Conselho Curador do FGTS Governança do FGTS Ministério do Secretaria Executiva Conselho Curador (12 Governo + 12 Soc. Civil) Presidência Ministro

Leia mais

INFORME N 11/2018. Introdução

INFORME N 11/2018. Introdução INFORME N 11/2018 Ementa: Medida Provisória nº 859, de 2018. Altera a Lei nº 8.036/90, que dispõe sobre o FGTS, para viabilizar a aplicação de recursos do Fundo em operações de crédito destinadas às entidades

Leia mais

Caixa Econômica Federal

Caixa Econômica Federal Caixa Econômica Federal Apresentação Institucional caixa.gov.br Março, 2018 Declarações Prospectivas Esta apresentação baseia-se nas Demonstrações Contábeis Consolidadas da CAIXA em 31 de março de 2018,

Leia mais

BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 1T14

BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 1T14 BRB ANUNCIA RESULTADOS DO 1T14 Brasília, 12 de maio de 2014 O Banco de Brasília S.A. BRB, sociedade de economia mista, cujo acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal, anuncia hoje seus resultados

Leia mais

2ª Feira da Carreira Pública São Paulo

2ª Feira da Carreira Pública São Paulo 2ª Feira da Carreira Pública São Paulo A EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE CARREIRA NO SETOR PÚBLICO PROF. SERGIO JUND MESTRE EM ADM. PÚBLICA FGV/ EBAPE IESAP 2011 Prof. Sergio Jund 1 Doutrinas

Leia mais

DISCIPLINA MERCADO DE CAPITAIS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL PROFESSOR: JOSÉ RIOS RODARTE

DISCIPLINA MERCADO DE CAPITAIS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL PROFESSOR: JOSÉ RIOS RODARTE DISCIPLINA MERCADO DE CAPITAIS SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL PROFESSOR: JOSÉ RIOS RODARTE ULTIMA ATUALIZAÇÃO: 02/2010 COMPOSIÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 1 QUADRO DE ENTIDADES QUE COMPÕEM O SISTEMA

Leia mais

1º BLOCO...2 I. Atualidades, Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas e Ética do Servidor Público - Júlio Raizer...2

1º BLOCO...2 I. Atualidades, Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas e Ética do Servidor Público - Júlio Raizer...2 1º BLOCO...2 I. Atualidades, Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas e Ética do Servidor Público - Júlio Raizer...2 I. ATUALIDADES, CULTURA ORGANIZACIONAL, GESTÃO DE PESSOAS E ÉTICA DO SERVIDOR PÚBLICO

Leia mais

Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007

Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional. José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007 Como Funciona o Sistema Financeiro Nacional José Reynaldo de Almeida Furlani Abril de 2007 Segmentação do Mercado MERCADO MONETÁRIO MERCADO DE CRÉDITO MERCADO FINANCEIRO MERCADO DE CAPITAIS MERCADO CAMBIAL

Leia mais

Legislação da Ebserh. Banca: EBSERH/CESPE-CEBRASPE

Legislação da Ebserh. Banca: EBSERH/CESPE-CEBRASPE Legislação da Ebserh Banca: EBSERH/CESPE-CEBRASPE 1 2 (Questão Inédita/Equipe RP) De acordo com o que dispõe a Lei 12.550/11 acerca da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares EBSERH, julgue os itens

Leia mais

Definição. Sistema Financeiro. Oferta de Recursos. Demanda de Recurso

Definição. Sistema Financeiro. Oferta de Recursos. Demanda de Recurso Mercado de Capitais Sistema Financeiro Nacional Professor: Roberto César Definição O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido como o conjunto de instituições e orgãos que regulam, fiscalizam e executam

Leia mais

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercício Direito Administrativo Exercício Giuliano Menezes 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Giuliano Menezes 01)Marque V ou F: a) O

Leia mais

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César

Mercado de Capitais. Sistema financeiro nacional. Professor: Msc. Roberto César Mercado de Capitais Sistema financeiro nacional Professor: Msc. Roberto César Sistema Financeiro Consumo Poupança Investimento Sistema Financeiro Nacional O Sistema Financeiro Nacional pode ser definido

Leia mais

Resultados R$ Milhões

Resultados R$ Milhões 1 Lucro Líquido e Rentabilidade s/pl Médio Resultados R$ Milhões 2 R$ Milhões Patrimônio Líquido CAGR: 31,1%aa CAGR: 11,3%aa 3 Ativos Totais R$ Milhões CAGR: 20,3%aa CAGR: 22,5%aa 4 Títulos e Valores Mobiliários

Leia mais

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais Ciências Contábeis - FUCAMP

Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais Ciências Contábeis - FUCAMP Estrutura do Sistema Financeiro Nacional Disciplina: Mercado Financeiro e de Capitais Ciências Contábeis - FUCAMP Composição básica do Sistema Financeiro Nacional Segmento Normativo Segmento Normativo:

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Aulas 10, 15 e 20/65 Prof. Cid Roberto Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut)

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Aulas 10, 15 e 20/65 Prof. Cid Roberto Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut) CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Aulas 10, 15 e 20/65 Prof. Cid Roberto prof.bancario@gmail.com Comunidade Conhecimentos Bancários (orkut) IV. Mercado Financeiro 1. Órgãos normativo/fiscalizador 1.1 Conselho Monetário

Leia mais

LEGISLAÇÃO E REGULAÇÃO

LEGISLAÇÃO E REGULAÇÃO Módulo 1 Legislação TÍTULO Xe Regulação LEGISLAÇÃO E REGULAÇÃO Decidimos iniciar este curso pelo estudo das leis e mecanismos que regulam as instituições financeiras, de modo a lhe dar uma visão geral

Leia mais

Lucro Líquido. Em R$ milhões

Lucro Líquido. Em R$ milhões 1 Lucro Líquido Em R$ milhões 2 Patrimônio Líquido Em R$ milhões 3 Rentabilidade sobre Patrimônio Líquido Médio Em % 4 Ativos Totais Em R$ milhões Variação % 3M 6M 12M 4,1% 6,9% 12,1% 27.743,3 28.573,2

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº I - constituir um ou mais representantes no País; II - preencher formulário, cujo modelo constitui o Anexo a esta Resolução;

RESOLUÇÃO Nº I - constituir um ou mais representantes no País; II - preencher formulário, cujo modelo constitui o Anexo a esta Resolução; RESOLUÇÃO Nº 2689 Dispõe sobre aplicações de investidor não residente nos mercados financeiro e de capitais. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna

Leia mais

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO...

SUMÁRIO ANÁLISE DE CONTEÚDO... ANÁLISE DE CONTEÚDO... 21 1. Tabelas de Conteúdo das Respostas... 21 2. Gráfico-Resumo... 24 1. DIREITO ADMINISTRATIVO... 27 1. Agentes Públicos... 27 1.1. Disposições Gerais... 27 1.2. Cargo em Comissão...

Leia mais

Divulgação de Resultados 1T18

Divulgação de Resultados 1T18 Divulgação de Resultados 1T18 Declarações Prospectivas Esta apresentação baseia-se nas Demonstrações Contábeis Consolidadas da CAIXA em 31 de março de 2018, e abrangem as demonstrações da Instituição Financeira

Leia mais

CARTA-CIRCULAR Nº 731 Documento normativo revogado pela Carta-Circular 2.823, de 13/11/1998.

CARTA-CIRCULAR Nº 731 Documento normativo revogado pela Carta-Circular 2.823, de 13/11/1998. CARTA-CIRCULAR Nº 731 Documento normativo revogado pela Carta-Circular 2.823, de 13/11/1998. 12/03/1987. Documento normativo revogado parcialmente pela Carta-Circular 1.579, de Aos Bancos Comerciais e

Leia mais

Perfil COM MAIS DE 109 MIL FUNCIONÁRIOS E 61 MILHÕES DE CLIENTES, TEMOS A MAIOR REDE DE ATENDIMENTO ENTRE AS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS

Perfil COM MAIS DE 109 MIL FUNCIONÁRIOS E 61 MILHÕES DE CLIENTES, TEMOS A MAIOR REDE DE ATENDIMENTO ENTRE AS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS Perfil COM MAIS DE 109 MIL FUNCIONÁRIOS E 61 MILHÕES DE CLIENTES, TEMOS A MAIOR REDE DE ATENDIMENTO ENTRE AS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS GRI G4-7 G4-8 G4-9 Maior instituição financeira da América Latina em

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 216689 As sociedades de arrendamento mercantil são constituídas sob a forma de sociedade anônima, devendo constar obrigatoriamente na sua denominação social a expressão Arrendamento Mercantil.

Leia mais

Regimento Interno da Diretoria da BM&FBOVESPA

Regimento Interno da Diretoria da BM&FBOVESPA Regimento Interno da Diretoria da BM&FBOVESPA REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA DA BM&FBOVESPA 1. Objeto O presente Regimento Interno ( Regimento ) tem o escopo de disciplinar o funcionamento do Diretoria

Leia mais

SUFUG SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS. Rio de Janeiro, 18 Junho de 2013

SUFUG SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS. Rio de Janeiro, 18 Junho de 2013 SUFUG SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS Rio de Janeiro, 18 Junho de 2013 Sumário 1 - Arranjo Institucional do FGTS; 2 Grandes números do FGTS; 3 FI-FGTS e Carteiras Administradas; 4 Programas do FGTS;

Leia mais

Objetivo e Ambiente de Administração Financeira O Ambiente Operacional do Administrador Financeiro e o da Empresa

Objetivo e Ambiente de Administração Financeira O Ambiente Operacional do Administrador Financeiro e o da Empresa Objetivo e Ambiente de Administração Financeira O Ambiente Operacional do Administrador Financeiro e o da Empresa Ambiente Operacional Não importa qual será a constituição da empresa (pública ou privada,

Leia mais

SUFUG SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS. Brasília, 29 abril de 2013

SUFUG SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS. Brasília, 29 abril de 2013 SUFUG SUPERINTENDÊNCIA NACIONAL DO FGTS Brasília, 29 abril de 2013 Sumário 1 - Arranjo Institucional do FGTS; 2 Governança corporativa da CAIXA; 3 Grandes números do FGTS; 4 FI-FGTS e Carteiras Administradas;

Leia mais

ÁREA DE FORMAÇÃO: SISTEMA ECONÓMICO E FINANCEIRO INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

ÁREA DE FORMAÇÃO: SISTEMA ECONÓMICO E FINANCEIRO INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS ÁREA DE FORMAÇÃO: SISTEMA ECONÓMICO E FINANCEIRO INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS Índice O papel dos bancos na intermediação financeira Funções das instituições financeiras Autorização das instituições financeiras

Leia mais

Instrução Normativa DNRC nº 114, de 30 de setembro de DOU

Instrução Normativa DNRC nº 114, de 30 de setembro de DOU Instrução Normativa DNRC nº 114, de 30 de setembro de 2011 - DOU 03.10.2011 Aprova o quadro enumerativo dos atos empresariais sujeitos à aprovação prévia de órgãos e entidades governamentais para registro

Leia mais

Nota da Comissão. de Nota de orientação relativa à aplicação de determinadas disposições do Regulamento (UE) n.

Nota da Comissão. de Nota de orientação relativa à aplicação de determinadas disposições do Regulamento (UE) n. COMISSÃO EUROPEIA Estrasburgo, 16.12.2014 C(2014) 9950 final Nota da Comissão de 16.12.2014 Nota de orientação relativa à aplicação de determinadas disposições do Regulamento (UE) n.º 833/2014 PT PT Nota

Leia mais

Eficiência, Eficácia e Qualidade dos Gastos Públicos nas Estatais

Eficiência, Eficácia e Qualidade dos Gastos Públicos nas Estatais Eficiência, Eficácia e Qualidade dos Gastos Públicos nas Estatais 18/10/2017 VII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público 2017 Agenda A CAIXA Grandes Números

Leia mais

Buscar uma empresa de consultoria é sempre um trabalho que requer cuidados e, por que não dizer, confiança e credibilidade.

Buscar uma empresa de consultoria é sempre um trabalho que requer cuidados e, por que não dizer, confiança e credibilidade. A PK Group é especializada em reestruturação Tributária e Financeira, a qual oferece um portfólio diversificado de serviços e soluções personalizadas aos clientes, garantindo-lhes um alto índice de sucesso

Leia mais

Teleconferência Resultados 1T12

Teleconferência Resultados 1T12 Teleconferência Resultados 1T12 1 1 Aviso Importante Esta apresentação faz referências e declarações sobre expectativas, sinergias planejadas, estimativas de crescimento, projeções de resultados e estratégias

Leia mais

06/09/2016. Sistema Financeiro Nacional. Mercado Financeiro I RCC Sistema Financeiro Nacional - SFN. Agenda da Aula - 3. Questões Norteadoras

06/09/2016. Sistema Financeiro Nacional. Mercado Financeiro I RCC Sistema Financeiro Nacional - SFN. Agenda da Aula - 3. Questões Norteadoras Carlos R. Godoy 1 Universidade de São Paulo Carlos R. Godoy 2 Mercado Financeiro I RCC 0407 Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Ribeirão Preto Mercado Financeiro I RCC 0407 Sistema Financeiro

Leia mais

Reunião Plenária do Departamento da Indústria da Construção - Deconcic FIESP São Paulo 02/12/2013. Conselho Curador do FGTS

Reunião Plenária do Departamento da Indústria da Construção - Deconcic FIESP São Paulo 02/12/2013. Conselho Curador do FGTS Reunião Plenária do Departamento da Indústria da Construção - Deconcic FIESP São Paulo 02/12/2013 Conselho Curador do FGTS Sumário Breve histórico do FGTS Organograma funcional do FGTS Composição do CCFGTS

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 216921 O Conselho Monetário Nacional (CMN) planeja, elabora, implementa e julga a consistência de toda a política monetária, cambial e creditícia do país. É um órgão que domina toda a política

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare Questões CPA 10 MÓDULO 1 01) Uma facilidade decorrente da função de prestação de serviços de gerenciamento de recursos desempenhada pelo Sistema Financeiro Nacional é a a) intermediação financeira entre

Leia mais

O Caminho para a Bolsa. Instituto Superior Politécnico de Benguela

O Caminho para a Bolsa. Instituto Superior Politécnico de Benguela O Caminho para a Bolsa Instituto Superior Politécnico de Benguela 24/06/2016 SUMÁRIO 1. Introdução 2. Requisitos para admissão 3. O processo para a oferta publica 4. Após admissão a negociação 5. Perguntas

Leia mais

O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT

O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT O Papel do Banco Central no Sistema Nacional de PLD/CFT Composição Orgãos normativos Entidades supervisoras SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Operadores Conselho Monetário Nacional - CMN Banco Central do Brasil

Leia mais

O PAPEL DO DIREITO NAS RELAÇÕES DE MERCADO

O PAPEL DO DIREITO NAS RELAÇÕES DE MERCADO O PAPEL DO DIREITO NAS RELAÇÕES DE MERCADO Direito econômico Baseado em fatos econômicos para criar suas regras; Existe necessidade de legislação; Só é considerado Direito econômico se obedecer as seguintes

Leia mais

LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964

LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964 LEI Nº 4.595, DE 31 DE DEZEMBRO DE 1964 Dispõe sobre a Política e as Instituições Monetárias, Bancárias e Creditícias, Cria o Conselho Monetário Nacional e dá outras providências. CAPÍTULO IV DAS INSTITUIÇÕES

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 (IBGE / ANALISTA DE PLANEJAMENTO / CESGRANRIO / 2013)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 (IBGE / ANALISTA DE PLANEJAMENTO / CESGRANRIO / 2013) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2013 37. O Programa Nacional de Gestão Pública e desburocratização GESPÚBLICA tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos

Leia mais

128/128/ /133/ /218/ 101 1º

128/128/ /133/ /218/ 101 1º 1º Trimestre 2014 1 Aviso Importante Esta apresentação faz referências e declarações sobre expectativas, sinergias planejadas, estimativas de crescimento, projeções de resultados e estratégias futuras

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Caixa Econômica Federal: breves propostas para o renascimento do "banco social" Douglas Henrique Marin dos Santos* I A Caixa, de sua criação aos dias atuais. Nestas breves linhas,

Leia mais

RESOLUÇÃO CMN Nº 4.275, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013 TABELA COMPARATIVA

RESOLUÇÃO CMN Nº 4.275, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013 TABELA COMPARATIVA RESOLUÇÃO CMN Nº 4.275, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013 TABELA COMPARATIVA Resolução CMN nº 3.792/2009 Resolução CMN nº 4.275/2013 Comentários Art. 7º - A EFPC pode designar um administrador estatutário tecnicamente

Leia mais

Organização da Administração Pública

Organização da Administração Pública Direito Administrativo Organização da Administração Pública Estado - Povo; - Território; - Governo soberano. Organização do Estado - Federação: União Estados Distrito Federal Municípios Governo e Administração

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 322, DE 2016

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 322, DE 2016 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 322, DE 2016 Altera a Lei nº 8.036, de 11 de maio de 1990, que dispõe sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para permitir o saque do saldo do

Leia mais

Comércio de Serviços da SADC. Lista de Compromissos da Zâmbia

Comércio de Serviços da SADC. Lista de Compromissos da Zâmbia Comércio de Serviços da SADC Lista de Compromissos da Zâmbia A República da Zâmbia submete a sua lista final de compromissos no âmbito ao abrigo do Protocolo sobre Comércio de Serviços. A presente lista

Leia mais

Conteúdo Programático para o Exame de Certificação CA-400 & H.I.S.

Conteúdo Programático para o Exame de Certificação CA-400 & H.I.S. Conteúdo Programático para o Exame de Certificação CA-400 & H.I.S. 1. Sistema Financeiro Nacional SFN 1.1. Intermediários Financeiros 1.1.1. Conceitos e Atribuições 1.1.1.1 Bancos múltiplos, bancos comerciais,

Leia mais

Resultados Consolidados 1T2013

Resultados Consolidados 1T2013 Resultados Consolidados 1T2013 15 de maio de 2013 Relações com Investidores Relações com Investidores pág 1 Disclaimer Esta apresentação faz referências e declarações sobre expectativas, sinergias planejadas,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III CONCURSO PÚBLICO 571 PROCURADOR MUNICIPAL EDITAL 37 ANEXO III 1. Pontos para a Prova Oral. DIREITO CONSTITUCIONAL TEORIA 1. Noções de Teoria da Constituição e do Direito Constitucional. Objeto. Métodos.

Leia mais

SUPORTE TEÓRICO O PROBLEMA DA HABITAÇÃO 06/04/2016 ORIGENS DA QUESTÃO HABITACIONAL BRASILEIRA

SUPORTE TEÓRICO O PROBLEMA DA HABITAÇÃO 06/04/2016 ORIGENS DA QUESTÃO HABITACIONAL BRASILEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Arquitetura e Urbanismo DPHT ORIGENS DA QUESTÃO HABITACIONAL BRASILEIRA Prof. Dra. Luciane Tasca SUPORTE TEÓRICO A questão habitacional é um dos temas

Leia mais

Capítulo 9. Conta Única do Tesouro Nacional

Capítulo 9. Conta Única do Tesouro Nacional Capítulo 9. Conta Única do Tesouro Nacional 9.5. Questões de concursos públicos Orçamento e Contabilidade Pública, 6ª Edição 1. (Cespe TRE-RJ Analista Judiciário Contabilidade 2012) Questão bastante simples!

Leia mais

10. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014) O contrato de seguro assume que existem direitos e obrigações de ambas as partes. Deve

10. (Cespe/Câmara dos Deputados/2014) O contrato de seguro assume que existem direitos e obrigações de ambas as partes. Deve Conhecimentos Bancários Beto Fernandes 1. (Cesgranrio/Banco da Amazônia/2014) Atualmente, o Sistema Financeiro Nacional é composto por órgãos normativos, entidades supervisoras e por operadores. Um dos

Leia mais

CONHEÇA O MERCADO FINANCEIRO

CONHEÇA O MERCADO FINANCEIRO CONHEÇA O MERCADO FINANCEIRO Prepare-se para descobrir como funciona o Sistema Financeiro Nacional e entender a posição que o Bradesco ocupa nesse panorama. Direitos autorais reservados, proibida a reprodução

Leia mais

Conteúdo Programático para o Exame de Certificação CA-600 & H.I.S.

Conteúdo Programático para o Exame de Certificação CA-600 & H.I.S. Conteúdo Programático para o Exame de Certificação CA-600 & H.I.S. 1. Sistema Financeiro Nacional SFN 1.1. Intermediários Financeiros 1.1.1. Conceitos e Atribuições 1.1.1.1 Bancos múltiplos, bancos comerciais,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 551-A, DE 2015 (Do Sr. Luiz Carlos Hauly)

PROJETO DE LEI N.º 551-A, DE 2015 (Do Sr. Luiz Carlos Hauly) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 551-A, DE 2015 (Do Sr. Luiz Carlos Hauly) Dispõe sobre a vedação da abertura do capital social de empresa pública e dá outras providências; tendo parecer da Comissão

Leia mais

Plano 7 Justificação 9 Razão de ordem 11 Abreviaturas mais utilizadas 13

Plano 7 Justificação 9 Razão de ordem 11 Abreviaturas mais utilizadas 13 Plano 7 Justificação 9 Razão de ordem 11 Abreviaturas mais utilizadas 13 INTRODUÇÃO 17 1. Génese e evolução do Direito Comercial. 19 2. Caracterização do Direito Comercial. 25 2.1. Conceito e autonomia

Leia mais

Conteúdo Programático para Série CA-300

Conteúdo Programático para Série CA-300 Conteúdo Programático para Série CA-300 1. Sistema Financeiro da Habitação SFN 1.1. Intermediários Financeiros 1.1.1. Conceitos e Atribuições 1.1.1.1 Bancos múltiplos, bancos comerciais, bancos de investimento,

Leia mais

SOLUÇÕES EM IMÓVEIS BB CRÉDITO IMOBILIÁRIO

SOLUÇÕES EM IMÓVEIS BB CRÉDITO IMOBILIÁRIO #publica SOLUÇÕES EM IMÓVEIS BB CRÉDITO IMOBILIÁRIO Diretoria de Empréstimos, Financiamentos e Crédito Imobiliário Goiânia-GO, 27/09/2017 O mercado de Crédito Imobiliário O Banco do Brasil detém do saldo

Leia mais

PROCESSO Nº SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 36, de 02 de abril de 2007

PROCESSO Nº SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 36, de 02 de abril de 2007 Fls. 30 MINISTÉRIO DA FAZENDA 29 SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DA RECEITA FEDERAL 6ª REGIÃO FISCAL PROCESSO Nº SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 36, de 02 de abril de 2007 INTERESSADO CNPJ/CPF

Leia mais

Circular nº Conglomerado Financeiro DEZEMBRO Detalhamento do patrimônio de referência (PR) :

Circular nº Conglomerado Financeiro DEZEMBRO Detalhamento do patrimônio de referência (PR) : Detalhamento do patrimônio de referência (PR) : 100 110 111 111.01 111.02 111.03 111.04 111.05 111.06 111.07 111.08 111.90 111.90.01 111.91 111.91.01 111.91.02 111.91.03 111.91.04 111.91.05 111.91.06 111.91.07

Leia mais

Apresentação da Companhia. Setembro 2016

Apresentação da Companhia. Setembro 2016 Apresentação da Companhia Setembro 2016 1 Gestores Nome & Cargo Experiência Raphael Rezende Neto Diretor-Presidente Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1989 Bacharelado em Contabilidade pela Associação

Leia mais

Efeitos financeiros do Simples

Efeitos financeiros do Simples Efeitos financeiros do Simples Limites de sua utilização frente ao ordenamento jurídico PAULO AYRES BARRETO Simples e Efeitos Financeiros Arrecadação Custo de Conformidade Constituição Federal Lei Complementar

Leia mais

Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - Brasil

Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - Brasil Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social - Brasil Lei 11.124/2005 Evaniza Rodrigues Maio de 2006 Déficit habitacional e de habitabilidade 7,2 milhões de famílias necessitam de uma moradia 82%

Leia mais

CONTRATOS COM O MESMO GRUPO VALOR ORIGINAL

CONTRATOS COM O MESMO GRUPO VALOR ORIGINAL CONTRATOS MESMO GRUPO ITEM CONTRATOS MESMO GRUPO 01 Funcafé Fundo de Defesa da Economia Cafeeira: - Contrato 010/1/2004: Contratação de instituição financeira para atuar em operações de crédito com recursos

Leia mais

Formação no Mercado Financeiro

Formação no Mercado Financeiro Formação no Mercado Financeiro Aula 02 Modelo institucional e organizacional da BM&FBOVESPA e a estrutura do mercado de capitais Sistema Financeiro O sistema financeiro é parte integrante e importante

Leia mais

Relatório Anual Perfil

Relatório Anual Perfil Relatório Anual 2014 14 Perfil GRI G4-7 G4-8 G4-9 O S.A. (BB) é a maior instituição financeira da América Latina em termos de ativos, que totalizam mais de R$ 1,4 trilhão, e ocupa posição de destaque em

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Presidente, Excelentíssimos Senhores Deputados (as).

Excelentíssimo Senhor Presidente, Excelentíssimos Senhores Deputados (as). Excelentíssimo Senhor Presidente, Excelentíssimos Senhores Deputados (as). Tenho a honra de submeter à apreciação dessa Casa de Leis o anexo Projeto de Lei Complementar de Iniciativa do Poder Legislativo,

Leia mais

SECOVI. Teotonio Costa Rezende. Diretor Executivo de Habitação Caixa Econômica Federal

SECOVI. Teotonio Costa Rezende. Diretor Executivo de Habitação Caixa Econômica Federal SECOVI Teotonio Costa Rezende Diretor Executivo de Habitação Caixa Econômica Federal Sumário Plano de Negócios Cenário Medidas para aumentar o crédito PMCMV Faixa 1,5 Expectativas PMCMV 2017 Histórico

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Direito 2. Código: 14/ Turno(s) Diurno X Noturno X

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Direito 2. Código: 14/ Turno(s) Diurno X Noturno X Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: Direito 2.

Leia mais

Encontro Estadual de Vereadores Despesas com diária, eventos, rádio comunitária e outros temas na visão do TCE/SC.

Encontro Estadual de Vereadores Despesas com diária, eventos, rádio comunitária e outros temas na visão do TCE/SC. Encontro Estadual de Vereadores 2018 Despesas com diária, eventos, rádio comunitária e outros temas na visão do TCE/SC Moisés Hoegenn Diretor de Controle dos Municípios ENTENDIMENTO DO TCE/SC Prejulgado

Leia mais

Apresenta resultado operacional inédito de R$ 15,8 bilhões

Apresenta resultado operacional inédito de R$ 15,8 bilhões Resultados 3T18 CAIXA supera em nove meses a meta do ano e alcança lucro recorde de R$11,5 bilhões Apresenta resultado operacional inédito de R$ 15,8 bilhões O resultado, sem eventos extraordinários, demonstra

Leia mais

O ESTADO EMPRESÁRIO. Mayara Gasparoto Tonin Mestranda em Direito Comercial pela USP Bacharel em Direito pela UFPR Advogada em Brasília

O ESTADO EMPRESÁRIO. Mayara Gasparoto Tonin Mestranda em Direito Comercial pela USP Bacharel em Direito pela UFPR Advogada em Brasília O ESTADO EMPRESÁRIO Mayara Gasparoto Tonin Mestranda em Direito Comercial pela USP Bacharel em Direito pela UFPR Advogada em Brasília Recentemente, foi lançado pela Editora Almedina o livro O Estado acionista:

Leia mais

Banco do Brasil S.A. Diretoria de Governo. RELATÓRIO DE GESTÃO Período de 27/01 a 31/08/2006

Banco do Brasil S.A. Diretoria de Governo. RELATÓRIO DE GESTÃO Período de 27/01 a 31/08/2006 Banco do Brasil S.A. Diretoria de Governo RELATÓRIO DE GESTÃO Período de 27/01 a 31/08/2006 FGP Fundo Garantidor de Parcerias Público-Privadas FGP BRASÍLIA DF Novembro/2006 BANCO DO BRASIL S.A. PRESIDENTE:

Leia mais

Política Habitacional Internacional: o sistema de cooperativas do Uruguai.

Política Habitacional Internacional: o sistema de cooperativas do Uruguai. Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Departamento de Políticas Públicas Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais Disciplina de Habitação

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ISS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal

DIREITO TRIBUTÁRIO. Tributos Municipais ISS Parte I. Prof. Marcello Leal. Prof. Marcello Leal DIREITO TRIBUTÁRIO Tributos Municipais ISS Parte I Real Direto Fiscal Proporcional Instantâneo Legislação Básica Constituição Federal, art. 156, III CTN, artigos 71 a 73 revogados LC 116/03 Previsão constitucional

Leia mais

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE

QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE QUESTÕES TRF 5ª REGIAO CESPE - 2011 1 - ( CESPE - 2011 - TRF - 5ª REGIÃO - Juiz) Entre os setores do Estado, destaca-se o denominado terceiro setor conceito surgido com a reforma do Estado brasileiro,

Leia mais

DIRETRIZES DO TCE-RS A SEREM OBSERVADAS NA ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL: OPORTUNIDADESEDESAFIOS

DIRETRIZES DO TCE-RS A SEREM OBSERVADAS NA ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL: OPORTUNIDADESEDESAFIOS DIRETRIZES DO TCE-RS A SEREM OBSERVADAS NA ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO MUNICIPAL: OPORTUNIDADESEDESAFIOS Airton Roberto Rehbein Auditor Público TCE-RS Bacharel em Ciências

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello PRINCÍPIOS DA ADMINISTAÇÃO PÚBLICA Supraprincípios do Direito Administrativo

Leia mais