AULA 6 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 6 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla"

Transcrição

1 AULA 6 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla

2 Objetivo da aula: Ações Conceito Tipos de ações(ordinárias e preferenciais) Formas de representação Rentabilidade Formação de preço Onde são comercializadas Abertura de capital

3 Relembrando: O Mercado Financeiro é subdivido em quatro outros: Mercado Monetário Mercado de Crédito Mercado Cambial Mercado de Capitais*

4 No Mercado de Capitais são comercializados títulos mobiliários, a exemplo:debêntures (textos no blog), quotas de fundos de investimento, derivativos e predominantemente ações.

5 1. Conceito de Ações: È a maior parte do volume comercializado no mercado de capitais. As ações são títulos de renda variável, emitidos por sociedades anônimas (S.A.), que representam a menor fração do capital da empresa emitente. As ações são conversíveis em dinheiro, a qualquer tempo, pela negociação em bolsas de valores ou no mercado de balcão.

6 2.Tipos de Ações Ordinárias Preferenciais O que significa cada uma delas???

7 2.Tipos de Ações (alunos,copiar no slide anterior) Ambas proporcionam participação nos resultados da empresa. Ordinárias Conferem ao acionista o direito de voto em assembléias gerais. São as que comandam a assembléia de acionistas de uma empresa onde são definidas: eleição e destituição de membros da diretoria e do Conselho Fiscal; o destino dos lucros; reformar o estatuto social; autorizar emissões de debêntures e aumento de capital; etc. Preferenciais Garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos e no reembolso de capital, no caso de dissolução da sociedade. Geralmente possuem um rendimento mais elevado que as ações ordinárias. Obs> Caso a empresa passe três anos consecutivos sem distribuir dividendos preferenciais, essas ações adquirem direito a voto. Os acionistas preferenciais podem ter direito a voto se estipulado no estatuto da companhia.

8 3. Formas de representação das Ações Nominativas Cautelas ou certificados que apresentam o nome do acionista, cuja transferência é feita com a entrega da cautela e a averbação de termo, em livro próprio da sociedade emitente, identificando novo acionista. Escriturais Funciona como uma conta corrente, na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não havendo movimenta ção física dos documentos. AINDA SÃO UTILIZAS AS DUAS????

9 4. Rentabilidade das ações, como seria?

10 4. Rentabilidade das ações É variável. Composta de : 1) Dividendos ou participação nos resultados 2) Benefícios concedidos pela empresa 3) Eventual ganho de capital na venda da ação.

11 4.Rentabilidade das ações 4.1 Dividendos A participação nos resultados de uma sociedade é feita sob a forma de distribuição de dividendos em dinheiro, em percentual a ser definido na Assembléia Geral Ordinária de Acionistas, de acordo com os resultados obtidos pela empresa em determinado período. EXEMPLIFIQUEM! Bonificação em Ações Advém do aumento de capital de uma sociedade, mediante a incorporação de reservas e lucros, quando são distribuídas gratuitamente novas ações a seus acionistas, em número proporcional às já possuídas.

12 4.2.2 Direitos de Subscrição É o direito de aquisição de novo lote de ações pelos acionistas - com preferência na subscrição - em quantidade proporcional às possuídas, em contrapartida à estratégia de aumento de capital da empresa. 4.3Venda de Direitos de Subscrição Como não é obrigatório o exercício de preferência na subscrição de novas ações, o acionista poderá vender a terceiros, em bolsa, os direitos que detém.

13 Veja a noticia a seguir e responda se o que a Yamana Gold está oferecendo é dividendos ou benefícios ou ganho de capital na venda da ação: A empresa anunciou em 2015 que aprovou um Plano de Reinvestimento de Dividendos (PRD) que começa a valer para os dividendos a serem pagos a partir do primeiro trimestre deste ano. O lançamento do PRD, ou Drip em inglês, vai de encontro ao pedido de acionistas e oferece uma oportunidade para aumentar o investimento na companhia, sem custos adicionais de transação para aqueles que quiserem receber o pagamento de dividendos na forma de ações ordinárias.

14 A participação no PRD da Yamana é opcional. Os participantes podem obter ações ordinárias da companhia reinvestindo automaticamente todo ou parte dos dividendos pagos às ações ordinárias detidas pelo participante sem pagar corretagem, custos administrativos ou outras taxas de serviço. A empresa pode, a seu critério, Determinar que as ações ordinárias sejam adquiridas no mercado aberto ao preço de mercado em vez da emissão de tais ações ordinárias da tesouraria. O PRD está sujeito à aprovação final dos órgãos reguladores.

15 O PRD é um serviço para o acionista que permite o reinvestimento automático de dividendos na compra de ações preferenciais ou ordinárias da empresa da qual se é acionista, aumentando assim a participação do acionista no capital empresa. Isso significa que, o acionista que adere ao PRD concede à empresa o direito de utilizar o montante, definido pelo acionista, de dividendos que seriam creditados em conta-corrente para aquisição de ações no mercado. Entre as desvantagens do PRD, constam o desbalanceamento do portfólio de ações do investidor e a aquisição em momentos que podem ser considerados inadequados para um investidor experiente.

16 5.Formação do preço de uma ação: A maior ou menor oferta e procura por determinada ação está diretamente relacionada ao comportamento histórico dos preços e,sobretudo, às perspectivas futuras da empresa emissora, aí incluindo-se sua política de dividendos, prognósticos de expansão de seu mercado ou ramo de atividade ou dos seus lucros, influência da política econômica sobre as atividades da empresa, etc.

17 6. Onde são comercializadas as ações? Bolsas de valores Fachada da Bolsa de Valores de Nova Iorque Fachada da Bolsa de Valores de SP

18 6.1-As ações podem ser comercializadas no MERCADO PRIMÁRIO DE AÇÕES e MERCADO SECUNDÁRIO DE AÇÕES MERCADO PRIMÁRIO DE AÇÕES: Quando o ativo financeiro é negociado pela primeira vez no mercado. Quando a canalização dos recursos disponíveis dos poupadores é direta para o financiamento das empresas. Geralmente, significa a abertura de capital da empresa em mercado de ações pela primeira vez.

19 Natureza da sociedade anônima (visita técnica) Há duas espécies de sociedades anônimas: A companhia aberta (também chamada de empresa de capital aberto), que capta recursos junto ao público CVM(Comissão de Valores Mobiliários) A companhia fechada (também chamada de empresa de capital fechado) que obtém seus recursos dos próprios acionistas.

20 Quando uma empresa deseja vender ações por ela emitidas (mercado primário) tem três alternativas: Oferta pública: Oferece suas ações a venda ao público em geral Oferta de direitos: Oferta feita por uma empresa a seus acionistas, dandolhes a oportunidade de comprar novas ações por um preço determinado, em geral abaixo do preço corrente do mercado, e dentro de um prazo relativamente curto. Colocação fechada: Novas ações são vendidas a um investidor ou a um grupo específico de investidores pelos valores de mercado.

21 PROCEDIMENTOS PARA COLOCAR AÇÕES NO MERCADO PRIMÁRIO (ABERTURA DE CAPITAL) Ser uma sociedade anônima (S. A.) Está registrada em bolsa de valores e consequentemente na CVM ( Comissão de Valores Mobiliários). Escolha do intermediário financeiro (coordenador). São de responsabilidade deste: definir o perfil da operação; parâmetro do lançamento;publicidade;lançamento de títulos e negociação no mercado primário de ações. Custos: Legais e institucionais;de divulgação e publicidade;intermediação financeira (comissão);taxas a CVM;estrutura de atendimento a acionistas e coordenação;etc. Por fim, lançar as ações no mercado primário.

22 MERCADO SECUNDÁRIO DE AÇÕES Onde são estabelecidas as renegociações entre os agentes econômicos das ações adquiridas no mercado primário. Quando ações já emitidas anteriormente são comercializadas através da bolsa de valores. São negociações posteriores as negociadas no mercado primário. Envolve compras e vendas de ações já lançadas no mercado primário. Obs> Os valores monetários das negociações realizadas nesse mercado não são transferidas para o financiamento das empresas, sendo identificadas como simples transferências entre os investidores

23 Função do mercado secundário de ações: Dar liquidez ao mercado primário. Dar dinamismos e velocidade a comercialização de ações. Viabilizar a comercialização a qualquer momento das ações sem manter a dependência das empresas emitentes. Neste mercado, as ações da empresas tem seu desempenho avaliado e acompanhado pelos investidores, assumindo maior demanda e consequentemente maior liquidez em função do sucesso econômico alcançado pela empresa emitente. Transferência de risco entre os investidores.

24 AS BOLSAS DE VALORES Espinha dorsal do mercado de capitais (Gitman,2014) a) Onde são negociadas os título mobiliários. b) Não são instituições financeiras. Geralmente são S.A. ou associações civis sem fins lucrativos (constituídas pelas corretoras de valores) ou sociedades anônimas (constituídas pelas corretoras e por qualquer PF e PJ). c) Apenas fornecem a infra-estrutura do mercado de títulos mobiliários, recibos de subscrição e certificados de desdobramento relativos aos valores mobiliários.

25 d) Operam sob a supervisão da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) de quem são órgãos auxiliares, fiscalizando os seus membros e as operações nelas realizadas. e) Preocupa-se com a preservação de valores éticos nas negociações entre os seus membros. f) Possui um papel informacional incorporando informações relevantes aos preços dos papeis negociáveis. g) No Brasil existe apenas uma bolsa de valores em operação que é a BMF&BOVESPA (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros ). Esta já foi uma instituição sem fins lucrativos e hoje é uma sociedade por ações. h) A BMF&BOVESPA foi criada em maio de 2008, após integração entre a Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F- 1917) e a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA-1890).

26 Para o mercado de capitais desempenhar suas funções são necessários: Que o cenário econômico tenha certa estabilidade, pois este mercado depende fundamentalmente das expectativas do público. Que a política governamental deve ser explícita para o seu funcionamento. Que exista um constante fluxo de poupança financeira. Uma presença significativa de indivíduos e instituições no mercado.

27 Considerações finais: Abertura de capital é um bom meio de financiamento, somente quando a economia está estável e com taxas positivas de crescimento, conforme a teoria e as evidências empíricas, pois as ações são fortemente afetadas por oscilações nos agregados econômicos e também por expectativas dos agentes. Como está a situação econômica do Brasil neste ano? Favorável ou desfavorável para fomentar o Mercado de Capitais?

28 DISCUSSÕES Por que as empresas emitem ações? Por que comprar ações? Quando vender as ações que foram compradas anteriormente?

29 SEMPRE BOM LEMBRAR: Rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. A bolsa de valores é um ambiente de risco e pode não ser adequada para todos os perfis de investidores

30 Referências Bibliográficas ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 5. ed. São Paulo: Atlas, CASAGRANDE NETO, Humberto; Abertura do capital de empresas no Brasil: um enfoque prático; São Paulo, Editora Atlas, 1989, 2ª edição, 141 p.

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla ATENÇÃO: MUITA COISA PARA COPIAR EM SALA!!! COMPLETANDO ALGUNS SLIDES Objetivo da aula: Importância do Mercado de Capitais para o Mercado Financeiro.

Leia mais

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla Objetivo da aula: Importância do Mercado de Capitais para o Mercado Financeiro. Ações Conceito Tipos de ações(ordinárias e preferenciais) Formas

Leia mais

Proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem voto em assembléia.

Proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem voto em assembléia. Mercado de Ações: 1. O que são Ações Tipos Rentabilidade Dividendos Bonificação em ações 2. Como funciona o mercado de Ações Forma de Negociação Horário para negociação e After-Market Tipos de mercados

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Investimentos. Mercado de Capitais. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Investimentos Mercado de Capitais Prof. Cláudio Alves O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula 5 AS AÇÕES (Umbelina, Cap. 05 / Assaf, Cap. 08) Objetivos da aula 1) Introdução 2) Tipos de ações 3) Valor das ações 4)

Leia mais

AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES

AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES AULA 4 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

RETOMANDO A AULA 6 APÓS AS APRESENTAÇÕES DAS EQUIPES

RETOMANDO A AULA 6 APÓS AS APRESENTAÇÕES DAS EQUIPES RETOMANDO A AULA 6 APÓS AS APRESENTAÇÕES DAS EQUIPES 4. Rentabilidade das ações, como seria? 4. Rentabilidade das ações É variável. Composta de : 1) Dividendos ou participação nos resultados 2) Benefícios

Leia mais

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro

27/03/2016. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro. Capítulo 4 Ambiente Financeiro Brasileiro Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Definição: Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos em setores produtivos da

Leia mais

Professora Mestre Keilla

Professora Mestre Keilla AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Professora Mestre Keilla OBJETIVOS DA AULA: O Mercado Financeiro e sua composição Conceito de Mercado de Capitais Composição do Mercado de Capitais Histórico do

Leia mais

Concurso Prof. Cid Roberto

Concurso Prof. Cid Roberto Prof. Cid Roberto Concurso 2013 Grupo Conhecimentos Bancários no Google http://goo.gl/gbkij O mercado de capitais é o conjunto de mercados, instituições e ativos que viabiliza a transferência de recursos

Leia mais

AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Professora Mestre Keilla OBJETIVOS DA AULA: O Mercado Financeiro e sua composição Conceito de Mercado de Capitais Composição do Mercado de Capitais Histórico do

Leia mais

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários

1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários 1 Considerações gerais 2 Requisitos para constituição 3 Capital social 4 Formação do capital social 5 Valores mobiliários 6 Órgãos societários Tipo societário exclusivo de sociedades empresárias Lei 6.404/76.

Leia mais

Mercado de Capitais. Mercado financeiro. Professor: Msc. Roberto César

Mercado de Capitais. Mercado financeiro. Professor: Msc. Roberto César Mercado de Capitais Mercado financeiro Professor: Msc. Roberto César Tipos de Mercado Comissão de Valores Mobiliários, 2013, p.15 Mercado de Crédito É o segmento do mercado financeiro onde as instituições

Leia mais

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a:

I - a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial - TR, e. II - a remuneração adicional, correspondente a: 1. Produtos e Serviços Bancários - Ano: 2015 - Banca: CESGRANRIO - Órgão: Banco da Amazônia - Prova: Técnico Bancário Os rendimentos sobre depósitos de poupança realizados após 04/05/2012 são compostos

Leia mais

Unidade I MERCADO FINANCEIRO. Profa. Ana Maria Belavenuto

Unidade I MERCADO FINANCEIRO. Profa. Ana Maria Belavenuto Unidade I MERCADO FINANCEIRO Profa. Ana Maria Belavenuto Objetivo Entender como se estabelece as relações entre o lado monetário (moeda) com o lado real da economia (insumos e fatores de produção), na

Leia mais

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS

PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS PRINCIPAIS INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS Introdução Sistema Financeiro Brasileiro Faz a intermediação e distribuição de recursos no mercado Advindos de poupança e destinados ao financiamento de investimentos

Leia mais

Ponto V OS VALORES MOBILIÁRIOS

Ponto V OS VALORES MOBILIÁRIOS Ponto V OS VALORES MOBILIÁRIOS TIPOS AÇÕES PARTES BENEFICIÁRIAS DEBÊNTURES BÔNUS DE SUBSCRIÇÃO CUPÕES NOTA COMERCIAL (COMMERCIAL PAPER) conceito VALORES MOBILIÁRIOS são os TÍTULOS de emissão das SOCIEDADES

Leia mais

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes.

AULA 13. Na sociedade anônima de capital aberto não podem ser divididas em classes diferentes. Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 13 Espécies e classes de ações São 3: ordinária, preferencial e de fruição. Das ações ordinárias

Leia mais

Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS

Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS Ponto VI OS VALORES MOBILIÁRIOS CONCEITO VALORES MOBILIÁRIOS é a denominação dos TÍTULOS DE CRÉDITO de emissão das SOCIEDADES ANÔNIMAS ABERTAS e de outras entidades AUTORIZADAS PELO GOVERNO e que são negociados

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Ações Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários Aula XX AÇÕES MERCADO DE CAPITAIS O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula 4 ABERTURA DE CAPITAL (Umbelina, Cap. 04 e 05) Objetivos da aula 1) Introdução 2) Por que abrir o capital na Bolsa? 3)

Leia mais

Apresentador: Alexandre Hormain Barreto

Apresentador: Alexandre Hormain Barreto Iniciando na Bolsa de Valores Apresentador: Alexandre Hormain Barreto O Mercado de Ações Sistema Financeiro Conjunto de instituições dedicadas a manter um fluxo de recursos dos poupadores para o investimento

Leia mais

Você sabe o que o Mercado de Capitais negocia?

Você sabe o que o Mercado de Capitais negocia? Tema Mercado de Capitais Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Administração e Finanças Mercado Financeiro Nacional e Internacional Mercado de Capitais Me. Marcos Antonio Koteski

Leia mais

AULA 02 INTRODUÇÃO A MERCADO DE CAPITAIS

AULA 02 INTRODUÇÃO A MERCADO DE CAPITAIS 1 2 1. Conceituar Mercado de Capitais; 2. Conhecer os principais Títulos de Valores Mobiliários; 3 INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO 1. CONCEITO DE MERCADO DE CAPITAIS 2. AGENTES TOMADORES E DOADORES 3. DESMISTIFICANDO

Leia mais

AULA/TEMA. Política de Dividendos. Profa. Me. Vanessa Anelli Borges

AULA/TEMA. Política de Dividendos. Profa. Me. Vanessa Anelli Borges AULA/TEMA Política de Dividendos Profa. Me. Vanessa Anelli Borges Conteúdo Programático Introdução Mercado de ações Política de dividendos Natura Política de dividendos Petrobrás Política de dividendos

Leia mais

Ações. acionista.com.br. eu sou, e você?

Ações. acionista.com.br. eu sou, e você? 2017 Ações acionista.com.br eu sou, e você? 1 Ações Ações na Bolsa de Valores, são pedaços de uma empresa disponíveis para que qualquer investidor comprar. Quando uma empresa é aberta, ela sede diversas

Leia mais

MERCADO DE CAPITAIS. Prof. Ms Alberto dos Santos

MERCADO DE CAPITAIS. Prof. Ms Alberto dos Santos MERCADO DE CAPITAIS Prof. Ms Alberto dos Santos MERCADO DE CAPITAIS Serão abordados os fundamentos do Mercado Financeiro e de Capitais, visto a crescente importância destes conhecimentos para os leitores

Leia mais

Ações Units Direito de Subscrição Recibo de Subscrição Bônus de Subscrição

Ações Units Direito de Subscrição Recibo de Subscrição Bônus de Subscrição Renda Variável Ações Units Direito de Subscrição Recibo de Subscrição Bônus de Subscrição Este folheto abrange as seguintes modalidades de operações na BM&FBOVESPA: Ações Certificado de Depósito de Ações

Leia mais

ECONOMIA. 11_Sistemas Econômicos_Bolsa de Valores. Técnico em Logística. Prof. Marcelo Pinotti Meaulo 1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

ECONOMIA. 11_Sistemas Econômicos_Bolsa de Valores. Técnico em Logística. Prof. Marcelo Pinotti Meaulo 1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL ECONOMIA 1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL 2. BOLSA DE VALORES 3. BOLSA DE MERCADORIA E FUTUROS 4. MERCADO DE CAPITAIS 09/01/2017 1 SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL É COMPOSTO DE

Leia mais

Unidade IV MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Unidade IV MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS Unidade IV 7 MERCADOS FINANCEIROS Os mercados financeiros constituem-se em fóruns onde os fornecedores e demandantes de recursos podem transacionar os títulos. Conforme

Leia mais

CODIFICAÇÃO DAS AÇÕES

CODIFICAÇÃO DAS AÇÕES CODIFICAÇÃO DAS AÇÕES O código das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo indica, pela ordem: a empresa emissora, o tipo, a classe da ação e o mercado em que é negociada. As 4 primeiras letras

Leia mais

Mercado de capitais. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Mercado de capitais

Mercado de capitais. Mercado Financeiro - Prof. Marco Arbex. Mercado de capitais Mercado de capitais Mercado de capitais Prof. Marco Arbex marco.arbex@live.estacio.br www.marcoarbex.wordpress.com O mercado de capitais é um conjunto que envolve bolsas de valores, sociedades corretoras

Leia mais

Diretoria Financeira e de Relações com Investidores/Gerência de Relações com Investidores Dirfi/Gerei. Estatuto Social do BRB Banco de Brasília S.A.

Diretoria Financeira e de Relações com Investidores/Gerência de Relações com Investidores Dirfi/Gerei. Estatuto Social do BRB Banco de Brasília S.A. Página 1/5 TÍTULO: CLASSIFICAÇÃO: FINALIDADE: NORMA ESTRATÉGICA Estabelecer as regras e procedimentos sobre a distribuição de Dividendos e/ou Juros sobre o Capital Próprio - JCP aos acionistas do BRB Banco

Leia mais

GOVERNANÇA CORPORATIVA

GOVERNANÇA CORPORATIVA GOVERNANÇA CORPORATIVA AULA 3 Prof. Wellington www.maestrocarreira.com.br 1 trabalhopwell@gmail.com 2 REVISÃO Quais são os princípios da GOVERNANÇA CORPORATIVA?...Explique com as suas palavras cada um

Leia mais

Direito Societário IV. Prof. Henrique Subi

Direito Societário IV. Prof. Henrique Subi Direito Societário IV Prof. Henrique Subi 1 8. Sociedades institucionais 8.1. Sociedade em comandita por ações - Tem o capital dividido em ações - Os diretores possuem responsabilidade ilimitada pelas

Leia mais

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture

Renda Fixa Debêntures. Renda Fixa. Debênture Renda Fixa Debênture O produto A debênture é um investimento em renda fixa. Trata-se de um título de dívida que gera um direito de crédito ao investidor. Ou seja, o mesmo terá direito a receber uma remuneração

Leia mais

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani

Curso de Legislação Societária. Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani Curso de Legislação Societária Profa. Dra. Silvia Mara Novaes Sousa Bertani silviabertani@gmail.com O tempo! A palavra! A oportunidade! Eu não perco!!! Dmitry Molchanov Dreamstime.com LEGISLAÇÃO Conceito

Leia mais

ITAÚSA - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A.

ITAÚSA - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A. - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A. CNPJ 61.532.644/0001-15 Companhia Aberta FATO RELEVANTE - INVESTIMENTOS ITAÚ S.A. ( Itaúsa ou Companhia ), em observância ao disposto no 4º do Art. 157 da Lei 6.404/76 e nas Instruções

Leia mais

AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL POR SUBSCRIÇÃO PRIVADA DELIBERADA PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM

AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL POR SUBSCRIÇÃO PRIVADA DELIBERADA PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM CNPJ 97.837.181/0001-47 Companhia Aberta AVISO AOS ACIONISTAS AUMENTO DE CAPITAL POR SUBSCRIÇÃO PRIVADA DELIBERADA PELO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EM 12.02.2016 (ANEXO 30-XXXII DA ICVM 480/09) 1. Informar

Leia mais

Conversão Voluntária de Ações Preferenciais. Passo-a-Passo

Conversão Voluntária de Ações Preferenciais. Passo-a-Passo Conversão Voluntária de Ações Preferenciais Passo-a-Passo Procedimentos para a conversão voluntária de ações preferenciais em ações ordinárias (1/2): Ações Preferenciais depositadas na BM&FBovespa: i.

Leia mais

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL CONCEITOS PERFIL DO INVESTIDOR CONCEITOS Investimentos que representam a propriedade de um ativo (bem ou direito) A remuneração é a valorização

Leia mais

por Julio Afaz

por Julio Afaz 1 Investir na Renda Variável não é tão complicado como parece. O mais conhecido são os investimentos em ações, que poderão ser feitos em prazos anuais, mensais, semanais, diários ou até mesmo daytrade.

Leia mais

FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais

FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais 1 2 FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais RECURSOS DE TERCEIROS ATIVO PASSIVO Mercado Bancário Financiamentos; Conta Garantida; Desconto de Duplicatas

Leia mais

Oi S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Companhia Aberta

Oi S.A. CNPJ/MF Nº / NIRE Companhia Aberta Oi S.A. CNPJ/MF Nº 76.535.764/0001-43 NIRE 3330029520-8 Companhia Aberta Proposta da Administração a ser submetida à aprovação da Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em 10 de agosto de 2012,

Leia mais

Denominação da Companhia: GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. ( ) Conselho de. ( ) Conselho Fiscal e ( ) Diretoria Administração

Denominação da Companhia: GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. ( ) Conselho de. ( ) Conselho Fiscal e ( ) Diretoria Administração Negociação de es s pela própria companhia, suas controladas e coligadas Art. 11, 5º, I Instrução CVM nº 3582002 ( ) ocorreram somente as seguintes operações com valores mobiliários e derivativos, de acordo

Leia mais

RUMO LOGÍSTICA OPERADORA MULTIMODAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

RUMO LOGÍSTICA OPERADORA MULTIMODAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS RUMO LOGÍSTICA OPERADORA MULTIMODAL S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ/MF nº 71.550.388/0001-42 NIRE 35.300.170.865 AVISO AOS ACIONISTAS Nos termos da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários

Leia mais

Aluno (a): Paulo Ricardo Silveira Lima Matrícula: Pólo: Piraí

Aluno (a): Paulo Ricardo Silveira Lima Matrícula: Pólo: Piraí Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA AD2 PERÍODO - 2012/1º Disciplina:

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Operações de Underwriting Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários OPERAÇÕES DE UNDERWRITING AGENTES UNDERWRITER: Bancos de Investimento, Bancos

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO INVEST TRADE ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

O QUE É O MERCADO DE CAPITAIS

O QUE É O MERCADO DE CAPITAIS O QUE É O MERCADO DE CAPITAIS Leonardo Faccini As opiniões e conclusões externadas nesta apresentação são de inteira responsabilidade do palestrante, não refletindo, necessariamente, o entendimento da

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

Benefícios dos Acionistas

Benefícios dos Acionistas FLAVIO MOURA O Guia Definitivo do Investidor Iniciante Introdução Neste E-book vamos trazer alguns conceitos iniciais para você investidor iniciante. Aqui vamos abordar os seguintes benefícios aos acionistas:

Leia mais

ENERGISA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF: / NIRE: ANEXO 30 - XXXII DA INSTRUÇÃO CVM 480/2009 AUMENTO DE CAPITAL

ENERGISA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF: / NIRE: ANEXO 30 - XXXII DA INSTRUÇÃO CVM 480/2009 AUMENTO DE CAPITAL ENERGISA S.A. Companhia Aberta CNPJ/MF: 00.864.214/0001-06 NIRE: 31300025039 ANEXO 30 - XXXII DA INSTRUÇÃO CVM 480/2009 AUMENTO DE CAPITAL Em conformidade com o artigo 30, inciso XXXII, da Instrução da

Leia mais

JT PREV Fundo de Investimento Imobiliário Desenvolvimento Habitacional

JT PREV Fundo de Investimento Imobiliário Desenvolvimento Habitacional Habitacional PROPOSTA PARA A 2ª EMISSÃO DE COTAS (EM LOTE ÚNICO) E PROPOSTA PARA A 3ª EMISSÃO DE COTAS (OFERTA PÚBLICA NORMAL- INSTRUÇÃO 400) O é um fundo de investimento imobiliário constituído sob a

Leia mais

LINX S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: / NIRE:

LINX S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: / NIRE: LINX S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CNPJ: 06.948.969/0001-75 NIRE: 35.300.316.584 Comunicado referente ao aumento de capital aprovado na Reunião do Conselho de Administração realizada em 26

Leia mais

1. Divulgar ao mercado o valor do aumento e do novo capital social:

1. Divulgar ao mercado o valor do aumento e do novo capital social: Comunicação sobre aumento de capital deliberado pelo conselho de administração (conforme Anexo 30-XXXII da ICVM 480) 1. Divulgar ao mercado o valor do aumento e do novo capital social: O valor do aumento

Leia mais

FORMULÁRIO CONSOLIDADO Negociação de Valores Mobiliários pela própria companhia, suas controladas e coligadas Art. 11, 5º, I Instrução CVM nº 358/2002

FORMULÁRIO CONSOLIDADO Negociação de Valores Mobiliários pela própria companhia, suas controladas e coligadas Art. 11, 5º, I Instrução CVM nº 358/2002 Negociação de es Mobiliários pela própria companhia, suas controladas e coligadas Art. 11, 5º, I Instrução CVM nº nº., sendo que possuo as seguintes posições dos valores mobiliários e derivativos. (X)

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS CONHECIMENTOS BANCÁRIOS Mercado de Capitais Ações Prof. Karina Jaques As ações são títulos representativos do capital social de uma sociedade anônima. Diz-se que sociedade anônima é aberta quando seus

Leia mais

d) observar o Regulamento do Emissor de BDR Nível I Não Patrocinado; e

d) observar o Regulamento do Emissor de BDR Nível I Não Patrocinado; e Anexo I ao Oficio Circular 016/2010-DP O Conselho de Administração da BM&FBOVESPA S.A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 30, alíneas a, b e c do Estatuto

Leia mais

para a Assembleia Geral Ordinária de Acionistas da

para a Assembleia Geral Ordinária de Acionistas da Convocação para a Assembleia Geral Ordinária de Acionistas da Dufry AG A Assembleia Geral Ordinária da Dufry AG será realizada na quarta-feira, dia 2 de maio de 202, às 4:00 horas (portas abertas às 3:00

Leia mais

Denominação da Companhia: GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. ( ) Conselho de. ( ) Conselho Fiscal e ( ) Diretoria Administração.

Denominação da Companhia: GOL LINHAS AÉREAS INTELIGENTES S.A. ( ) Conselho de. ( ) Conselho Fiscal e ( ) Diretoria Administração. Negociação de es s pela própria companhia, suas controladas e coligadas Art. 11, 5º, I Instrução CVM nº 3582002 artigo 11 da Instrução CVM nº 3582002. (X) não foram realizadas operações com valores mobiliários

Leia mais

PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS. Companhia Aberta FATO RELEVANTE DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS. Companhia Aberta FATO RELEVANTE DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS Companhia Aberta FATO RELEVANTE DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A Assembléia Geral Extraordinária, realizada no dia 21 de novembro de 2003, às 11 horas,

Leia mais

CUSTO DOS COMPONENTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL

CUSTO DOS COMPONENTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL CUSTO DOS COMPONENTES DA ESTRUTURA DE! Custo do capital próprio.! Custo do capital de terceiros.! Custo do capital próprio e o Modelo de Gordon.! Ações preferenciais e custo do capital de terceiros. Francisco

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S.A. TELEBRÁS

TELECOMUNICAÇÕES BRASILEIRAS S.A. TELEBRÁS PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO PARA AUMENTO DO CAPITAL SOCIAL Senhores Acionistas, A Administração da Telebrás submete à Assembleia Geral Extraordinária a presente proposta de aumento de capital social, mediante

Leia mais

Sociedade Anônima DIREITO SOCIETÁRIO V. Características: Características: Responsabilidade dos sócios... Nome empresarial 13/11/2012

Sociedade Anônima DIREITO SOCIETÁRIO V. Características: Características: Responsabilidade dos sócios... Nome empresarial 13/11/2012 Sociedade Anônima Destinada aos grandes empreendimentos. Regida pela Lei de S/A, Lei 6.404/76 (LSA). Pessoa jurídica com objeto empresarial, de natureza capitalista, cuja responsabilidade dos sócios se

Leia mais

Desenvolvimento Imobiliário I FII

Desenvolvimento Imobiliário I FII RENTABILIDADE Rendimento (R$/cota) ¹ ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ O Imobiliário I é um fundo de investimento imobiliário constituído sob a forma de condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado,

Leia mais

Desenvolvimento Imobiliário I FII

Desenvolvimento Imobiliário I FII RENTABILIDADE Rendimento (R$/cota) ¹ ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ O Imobiliário I é um fundo de investimento imobiliário constituído sob a forma de condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado,

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

Preparatório Ancord. Módulo 8 Mercado de Capitais

Preparatório Ancord. Módulo 8 Mercado de Capitais Preparatório Ancord Módulo 8 Mercado de Capitais VIII Mercado de Capitais Produtos Modalidades Operacionais Liquidação - 20 questões - Correspondem a 25% do total da prova - Quantidade mínima exigida de

Leia mais

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - MERCADO DE CAPITAIS

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - MERCADO DE CAPITAIS CONHECIMENTOS BANCÁRIOS: - - - - - - MERCADO DE CAPITAIS Prof.Nelson Guerra Ano 2012 www.concursocec.com.br MERCADO DE CAPITAIS É um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o propósito

Leia mais

Disciplina: Fundamentos de Finanças Coordenadora da Disciplina: Ana Luiza Barbosa da Costa Veiga

Disciplina: Fundamentos de Finanças Coordenadora da Disciplina: Ana Luiza Barbosa da Costa Veiga Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Avaliação a Distância AD eríodo - /º Disciplina:

Leia mais

TELE NORTE LESTE PARTICIPAÇÕES S.A. AVISO AOS ACIONISTAS

TELE NORTE LESTE PARTICIPAÇÕES S.A. AVISO AOS ACIONISTAS 1 TELE NORTE LESTE PARTICIPAÇÕES S.A. COMPANHIA ABERTA CNPJ/MF n.º 02.558.134/00001-58 NIRE 53 3 0000570 2 AVISO AOS ACIONISTAS A TELE NORTE LESTE PARTICIPAÇÕES S.A., reportando-se ao Aviso aos Acionistas

Leia mais

OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS

OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º / NIRE AVISO AOS ACIONISTAS OMEGA GERAÇÃO S.A. Companhia Aberta CNPJ n.º 09.149.503/0001-06 NIRE 31.300.093.107 AVISO AOS ACIONISTAS OMEGA GERAÇÃO S.A., sociedade anônima, com sede na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Fundação Carmelitana Mário Palmério Curso de Bacharelado em Disciplina: Administração Financeira ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Prof. Me. Reiner Alves Botinha AGENDA AMBIENTE FINANCEIRO BRASILEIRO Slide 2 OPORTUNIDADES

Leia mais

CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Angelo Barreto

CONTABILIDADE AVANÇADA. Prof. Angelo Barreto CONTABILIDADE AVANÇADA Prof. Angelo Barreto 1. O que você entende por contabilidade avançada? 2. O que esperam da Disciplina contabilidade avançada? 3. Vocês sabem o que são Títulos de Valores Mobiliários

Leia mais

Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce C.N.P.J. nº /

Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce C.N.P.J. nº / Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce C.N.P.J. nº 04.890.401/0001-15 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre findo em 30 de Setembro 2016 e Relatório dos Auditores Independentes

Leia mais

Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures?

Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas. b) Quirográfica, ou seja, sem nenhum tipo de garantia ou preferências.

Leia mais

COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Conhecimentos Específicos Redação

COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Conhecimentos Específicos Redação COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS Concurso Público para Provimento de Cargos de ANALISTA MERCADO DE CAPITAIS P R O V A Conhecimentos Específicos Redação I N S T R U Ç Õ E S - Verifique se este caderno: corresponde

Leia mais

DEBÊNTURES Qual a diferença entre debênture nominativa e escritural?

DEBÊNTURES Qual a diferença entre debênture nominativa e escritural? DEBÊNTURES Qual a diferença entre debênture nominativa e escritural? A debênture nominativa é aquela cujos registro e controle das transferências são realizados pela companhia emissora no Livro de Registro

Leia mais

BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº / Companhia Estrangeira CVM nº 80160

BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº / Companhia Estrangeira CVM nº 80160 BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº 05.707.616/0001-10 Companhia Estrangeira CVM nº 80160 Aviso aos Acionistas Suplemento ao Documento Informativo Programa Santander Dividendo Escolha no Brasil Nos termos

Leia mais

Negociação de Administradores e Pessoas Ligadas Art. 11 Instrução CVM nº 358/2002. Saldo Inicial (31/08/2017)

Negociação de Administradores e Pessoas Ligadas Art. 11 Instrução CVM nº 358/2002. Saldo Inicial (31/08/2017) Negociação de Administradores e Art. 11 Instrução CVM nº 358/2002 ( ) Conselho de Administração ( ) Diretoria ( ) Conselho Fiscal (X ) CONTROLADORES ( ) Órgãos Técnicos ou Ações Ordinárias Escriturais

Leia mais

Mercado de Capitais. a) Tag Alone. b) Stop Loss. c) Dividendos d) Direito de Subscrição

Mercado de Capitais. a) Tag Alone. b) Stop Loss. c) Dividendos d) Direito de Subscrição Representa o direito de alienação de ações conferido aos acionistas minoritários, em caso de alienação de ações realizada pelos controladores da companhia: a) Tag Alone. b) Stop Loss. c) Dividendos d)

Leia mais

Reestruturação Societária da Companhia Brasiliana de Energia e controladas 12 de Junho de 2015

Reestruturação Societária da Companhia Brasiliana de Energia e controladas 12 de Junho de 2015 Reestruturação Societária da Companhia Brasiliana de Energia e controladas 12 de Junho de ESTA COMUNICAÇÃO NÃO CONSTITUI UMA OFERTA DE VENDA OU PEDIDO DE UMA OFERTA PARA AQUISIÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

Leia mais

Sociedades Anônimas. Disciplina: Direito Empresarial (Sociedades Anônimas). Professor: Ricardo Henrique e Silva Guerra 2º Semestre/2016

Sociedades Anônimas. Disciplina: Direito Empresarial (Sociedades Anônimas). Professor: Ricardo Henrique e Silva Guerra 2º Semestre/2016 Sociedades Anônimas Disciplina: Direito Empresarial (Sociedades Anônimas). Professor: Ricardo Henrique e Silva Guerra 2º Semestre/2016 VALORES MOBILIÁRIOS VALORES MOBILIÁRIOS O que veremos na aula de hoje...

Leia mais

O GUIA DEFINITIVO PARA COMEÇAR A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES

O GUIA DEFINITIVO PARA COMEÇAR A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES O GUIA DEFINITIVO PARA COMEÇAR A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES SUMÁRIO Introdução... 3 O que é a bolsa de valores?... 5 Identifique seu perfil de investidor... 14 Entenda os riscos e os custos... 17 Checklist:

Leia mais

Comissão de Desenvolvimento Profissional (CDP)

Comissão de Desenvolvimento Profissional (CDP) Comissão de Desenvolvimento Profissional (CDP) Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Guia Rápido: Programas de Recompra de Ações 1 Neste Guia Rápido apresentamos os principais aspectos legais

Leia mais

Direito Empresarial e Trabalhista

Direito Empresarial e Trabalhista Profa. Dra. Silvia Bertani Direito Empresarial e Trabalhista As sociedades organização formada por duas ou mais pessoas, por meio de um contrato com ou sem o registro, para o exercício de uma atividade

Leia mais

BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº / Companhia Estrangeira CVM nº 80160

BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº / Companhia Estrangeira CVM nº 80160 BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº 05.707.616/0001-10 Companhia Estrangeira CVM nº 80160 Aviso aos Acionistas Suplemento ao Documento Informativo Programa Santander Dividendo Escolha no Brasil Nos termos

Leia mais

Sul América S.A. POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS

Sul América S.A. POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS Sul América S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado CVM nº21121 CNPJ/MF 29.978.814/0001-87 NIRE 3330003299-1 POLÍTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS - abril de 2012 - Este documento, de caráter meramente

Leia mais

FORMULÁRIO CONSOLIDADO ACIONISTAS CONTROLADORES. ( ) Diretoria. Ações Ordinárias, nominativas e escriturais , ,3320

FORMULÁRIO CONSOLIDADO ACIONISTAS CONTROLADORES. ( ) Diretoria. Ações Ordinárias, nominativas e escriturais , ,3320 ARTIGO Nº 11 DA INSTRUÇÃO CVM Nº 358, DE 3 DE JANEIRO DE 2002, CONFORME ALTERADA E ATUALMENTE EM VIGOR ( INSTRUÇÃO CVM 358 ) DECLARAÇÃO QUANTO AOS VALORES MOBILIÁRIOS DE EMISSÃO DA BANCO INTER S.A.DETIDOS

Leia mais

CONFAB INDUSTRIAL S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta

CONFAB INDUSTRIAL S.A. CNPJ/MF nº / NIRE Companhia Aberta CONFAB INDUSTRIAL S.A. CNPJ/MF nº 60.882.628/0001-90 NIRE 35.3.002022.7 Companhia Aberta FORMULÁRIO DE REFERÊNCIA (ATENDIMENTO AO ART. 24 3º - Itens II a IV e VI a VII) Data-Base: 31.12.2009 15. Controle

Leia mais

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare

Central de cursos Prof.Pimentel Curso CPA 10 Educare QUESTÕES: CPA 10 MÓDULO 6 1. São garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos): a) Depósitos a Vista e Fundos de Investimento. b) Debêntures e CDBs. c) Notas Promissórias e CDBs. d) CDBs e Letras

Leia mais

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase

Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Empresarial Procurador Legislativo 3ª fase 1) CESPE - Proc (BACEN)/BACEN/2009 Com relação à emissão de debêntures nas sociedades anônimas, assinale a opção correta.

Leia mais

FATO RELEVANTE. SADIA S.A. Companhia Aberta CNPJ n / Rua Senador Atílio Fontana, 86 Concórdia SC

FATO RELEVANTE. SADIA S.A. Companhia Aberta CNPJ n / Rua Senador Atílio Fontana, 86 Concórdia SC BRF - BRASIL FOODS S.A. (atual denominação de Perdigão S.A) Companhia Aberta CNPJ n 01.838.723/0001-27 Rua Jorge Tzachel, 475 Itajaí SC SADIA S.A. Companhia Aberta CNPJ n 20.730.099/0001-94 Rua Senador

Leia mais

Dessa forma, os investimentos podem ser classificados de caráter temporários ou permanentes, como define Viceconti e Neves (2013).

Dessa forma, os investimentos podem ser classificados de caráter temporários ou permanentes, como define Viceconti e Neves (2013). Avaliação de Investimentos Aspectos Iniciais Investimento pode ser definido como a aplicação de recursos empresarias (montante financeiro) em bens ou direito do quais se esperam algum tipo de retorno futuramente,

Leia mais

NADIR FIGUEIREDO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S/A. CNPJ / NIRE COMPANHIA ABERTA

NADIR FIGUEIREDO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S/A. CNPJ / NIRE COMPANHIA ABERTA NADIR FIGUEIREDO INDÚSTRIA E COMÉRCIO S/A. CNPJ 61.067.161/0001-97 NIRE 35300022289 COMPANHIA ABERTA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA MAPA SINTÉTICO DO ESCRITURADOR Em observância ao artigo

Leia mais

Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado

Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado Renda Variável Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado O produto Os Brazilian Depositary Receipts Patrocinados (BDR) são valores mobiliários emitidos no Brasil, que possuem como lastro ativos, geralmente

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Operadores do Mercado de Valores Mobiliários Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários SOCIEDADES DISTRIBUIDORAS DE TÍTULOS DE VALORES MOBILIÁRIOS

Leia mais

COINVALORES CCVM LTDA LTDA MANUAL ESCALA DE RISCO. Área de Fundos de Investimento

COINVALORES CCVM LTDA LTDA MANUAL ESCALA DE RISCO. Área de Fundos de Investimento LTDA COINVALORES CCVM LTDA MANUAL ESCALA DE RISCO Área de Fundos de Investimento Última revisão: 09/05/2016 Início de Vigência: 09/05/2016 SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Diretrizes estabelecidas para o

Leia mais