RETOMANDO A AULA 6 APÓS AS APRESENTAÇÕES DAS EQUIPES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RETOMANDO A AULA 6 APÓS AS APRESENTAÇÕES DAS EQUIPES"

Transcrição

1 RETOMANDO A AULA 6 APÓS AS APRESENTAÇÕES DAS EQUIPES

2 4. Rentabilidade das ações, como seria?

3 4. Rentabilidade das ações É variável. Composta de : 1) Dividendos ou participação nos resultados 2) Benefícios concedidos pela empresa 3) Eventual ganho de capital na venda da ação.

4 APÓS A APRESENTAÇÃO DAS EQUIPES Veja a noticia a seguir e responda se o que a Yamana Gold está oferecendo é dividendos ou benefícios ou ganho de capital na venda da ação: A empresa anunciou em 2015 que aprovou um Plano de Reinvestimento de Dividendos (PRD) que começa a valer para os dividendos a serem pagos a partir do primeiro trimestre deste ano. O lançamento do PRD, ou Drip (gotejar) em inglês, vai de encontro ao pedido de acionistas e oferece uma oportunidade para aumentar o investimento na companhia, sem custos adicionais de transação para aqueles que quiserem receber o pagamento de dividendos na forma de ações ordinárias.

5 A participação no PRD da Yamana é opcional. Os participantes podem obter ações ordinárias da companhia reinvestindo automaticamente todo ou parte dos dividendos pagos às ações ordinárias detidas pelo participante sem pagar corretagem, custos administrativos ou outras taxas de serviço. A empresa pode, a seu critério, Determinar que as ações ordinárias sejam adquiridas no mercado aberto ao preço de mercado em vez da emissão de tais ações ordinárias da tesouraria. O PRD está sujeito à aprovação final dos órgãos reguladores.

6 O PRD é um serviço para o acionista que permite o reinvestimento automático de dividendos na compra de ações preferenciais ou ordinárias da empresa da qual se é acionista, aumentando assim a participação do acionista no capital empresa. Isso significa que, o acionista que adere ao PRD concede à empresa o direito de utilizar o montante, definido pelo acionista, de dividendos que seriam creditados em conta-corrente para aquisição de ações no mercado. A Yamana Gold está oferecendo que tipo de rentabilidade? Seriam dividendos ou benefícios ou ganho de capital na venda da ação?

7 QUAIS AS DESVANTAGENS?

8 COMPLEMENTANDO O ASSUNTO AÇÕES Professora Keilla Lopes Doutoranda em Geografia pela UNICAMP Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: keillalopes@ig.com.br Blog: keillalopes.wordpress.com

9 Classificação ou nomenclatura mais comum as ações: 1. De 1ª linha ou Blue chips" - são ações de grande liquidez (grande quantidade de negócios) e alta procura no mercado de ações por parte dos investidores. Em geral são referentes a empresas tradicionais, de grande porte, de âmbito nacional e internacional, de excelente reputação e alta lucratividade. Um bom exemplo desse tipo de ações, as preferidas pelos iniciantes no mercado de ações, são Vale e os bancos privados: Itaú Unibanco (ITUB4) Bradesco (BBDC4) Banco do Brasil (BBAS3,) Itaú S. A. (ITSA4)

10 O termo Blue-Chip vem dos cassinos americanos. As fichas azuis são as mais importantes porque valem mais. Quem começou a utilizar a expressão para se referir à ações da bolsa de valores foi Oliver Gingold. Diz a história que um dia ele estava numa corretora de valores olhando a fita de cotações quando notou vários trades sendo feitos com ações de 200 e 250 dólares. Na década de 20, 250 dólares valiam muito mais do que hoje. E ao perceber o alto valor dos trades, Gingold disse para seu amigo que iria voltar ao escritório para escrever sobre essas ações blue-chip. Antigamente o termo se referia à ações com valor por unidade bem alto, hoje é mais usado para classificar ações de alta qualidade, independente do seu valor por unidade.

11 As ações Blue-Chip são as maiores e mais famosas da bolsa de valores, pois apresentam um alto volume de negociações diárias, ou seja, alta liquidez. Por isso muitos as adoram e acreditam que elas são as melhores. E são mesmo?

12 2. De 2ª linha - são ações um pouco menos líquidas, embora de empresas de boa qualidade e, em geral, de grande e médio portes. 3. De 3ª linha - são ações com pouca liquidez, em geral, de companhias de médio e pequeno portes cuja negociação caracteriza-se pela descontinuidade.

13 Curiosidades As ações de 3ª linha são ações de baixa qualidade e baixa rentabilidade?

14 Curiosidades Já ouviram o termo ações mid-caps e as small caps? O que seriam estes tipos de ações?

15 A Dinâmica das Operações em Bolsa Execução O intermediário financeiro (Corretora) dispõe de profissionais especializados, capacitados a dar orientações sobre investimentos, receber ordens dos investidores e transmitilas aos operadores qualificados por ele que têm acesso ao sistema de negociação das Bolsas. O mais comum é o investidor dar sua ordem de compra ou venda de uma ação usando o site das corretoras (Home Broker) via internet e a corretora enviará sua ordem diretamente ao sistema da Bolsa.

16 Liquidação Executada a ordem de compra/venda de uma ação, ocorre a liquidação física e financeira, processo pelo qual se dá a transferência da propriedade dos títulos e o pagamento/recebimento do montante financeiro envolvido, dentro do calendário específico estabelecido pela Bolsa para cada mercado. No mercado a vista, vigora o seguinte fluxo de liquidação: D+0 - dia da operação; D+1 - prazo para os intermediários financeiros (Corretoras) especificarem as operações por eles executadas junto à Bolsa;. D+2 - entrega e bloqueio dos títulos para liquidação física da operação, caso ainda não estejam na custódia da CBLC; D+3 - liquidação física e financeira da operação. A liquidação é realizada por empresas de compensação e liquidação de negócios, que podem ser ligadas à Bolsa ou independentes.

17 Recomendações a novos investidores: Administre suas finanças pessoais: Uma forma segura para administrar suas finanças é separar o montante que estará comprometido com gastos de curto prazo e com pagamentos em datas fixas (mais os imprevistos) e destiná-lo a aplicações financeiras de curto prazo ou até mesmo mantê-lo em disponibilidade imediata. Depois que vc separar os recursos para as despesas mensais (fixas), o que sobrar será destinado a investimentos ou a palavra mais conhecida: poupança. Estes investimentos serão de médio e longo prazo, poderá destinar parte a aplicações de renda fixa e parte a operações de renda variável. Esta última são as aplicações cujo rendimento não se conhece com antecedência.a exemplo: ações. Em princípio, quanto mais conservador, maior a parcela dedicada aos investimentos de renda fixa. Quanto mais agressivo, maior a exposição aos mercados de renda variável.

18 Comprometa em ações apenas recursos que são realmente reservas financeiras de longo prazo: Por ser um investimento de renda variável, o investidor nunca deve comprometer com a aquisição de ações recursos que serão necessários para despesas de primeira necessidade ou gastos imediatos. Embora o folclore do mercado financeiro destaque sempre casos de investidores que tiveram grandes ganhos no curto prazo na bolsa, não deve ser esta a expectativa de quem decide investir em ações. É recomendável que o investidor dedique ao mercado de ações aquela parcela de recursos sobre a qual deseje formar um patrimônio ao longo do tempo, ou seja, tenha uma perspectiva de retorno de médio e longo prazo (5, 10 ou 15 anos).

19 Ações nunca devem ser a única forma de investimento : Ações é uma das diversas formas de reserva de capital ou de poupança pessoal e a recomendação para o investimento em ações é como UMA das formas de diversificar os investimentos e nunca como a única forma de poupança. Diversificação de investimentos é o termo técnico utilizado para designar a antiga recomendação de que "não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta".

20 Uma boa assessoria é muito importante: Além do investidor acompanhar o noticiário econômico, buscar publicações legais das companhias e acessar informações específicas recomendá-se assessoria técnica e especializada. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles o investidor poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

21 Clubes de Investimentos O investidor pode buscar orientação sobre formas coletivas de investimento, como clubes e fundos de investimento, sob a administração de instituições e intermediários financeiros. Caso o investidor opte por eles não terá ações, mas aquisição de quotas. Mensalmente, o investidor recebe o extrato demonstrativo de sua posição e pode, a qualquer momento, informar-se sobre a evolução das quotas, calculada e divulgada diariamente. Obs> Texto: Clube de Investimentos

22 Se você é iniciante no mercado de ações e não sabe muito bem onde está se metendo, inicie sua viagem através de um simulador como o conhecido Folhainvest ( que é uma parceria da BM&FBOVESPA e da Folha de S.P. Trata-se de um simulador que oferece aos participantes a oportunidade de conhecer o mercado de ações. Se quer minimizar o risco e prefere a segurança, por enquanto evite as small caps e prefira ações que componham o índice Bovespa que é formado pelas ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.

23 Enfim, não importa a forma pela qual se invista, se individual ou coletivamente. O importante é saber que a ação é, principalmente, uma alternativa a mais de formação de patrimônio.

COMPLEMENTANDO O ASSUNTO AÇÕES. Professora Mestre Keilla

COMPLEMENTANDO O ASSUNTO AÇÕES. Professora Mestre Keilla COMPLEMENTANDO O ASSUNTO AÇÕES Professora Mestre Keilla Classificação ou nomenclatura mais comum as ações: 1. De 1ª linha ou Blue chips" - são ações de grande liquidez (grande quantidade de negócios) e

Leia mais

Professora Mestre Keilla

Professora Mestre Keilla COMPLEMENTANDO O ASSUNTO AÇÕES... Professora Mestre Keilla Classificação ou nomenclatura mais comum as ações: 1. De 1ª linha ou Blue chips 2. De 2ª linha De 3ª linha COMO VCS EXPLICARIAM CADA UMA DELAS???

Leia mais

AULA 6 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

AULA 6 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla AULA 6 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla Objetivo da aula: Ações Conceito Tipos de ações(ordinárias e preferenciais) Formas de representação Rentabilidade Formação de preço Onde são comercializadas

Leia mais

AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

O que é um fundo de índice?

O que é um fundo de índice? O que é um fundo de índice? Um fundo de índice é um produto financeiro que buscará, como estratégia de gestão, replicar a carteira de um determinado índice de mercado. Um índice é um indicador utilizado

Leia mais

Apresentador: Alexandre Hormain Barreto

Apresentador: Alexandre Hormain Barreto Iniciando na Bolsa de Valores Apresentador: Alexandre Hormain Barreto O Mercado de Ações Sistema Financeiro Conjunto de instituições dedicadas a manter um fluxo de recursos dos poupadores para o investimento

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula 5 AS AÇÕES (Umbelina, Cap. 05 / Assaf, Cap. 08) Objetivos da aula 1) Introdução 2) Tipos de ações 3) Valor das ações 4)

Leia mais

Proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem voto em assembléia.

Proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem voto em assembléia. Mercado de Ações: 1. O que são Ações Tipos Rentabilidade Dividendos Bonificação em ações 2. Como funciona o mercado de Ações Forma de Negociação Horário para negociação e After-Market Tipos de mercados

Leia mais

ONDE ESTAMOS? Mais de 40 mil clientes. 110 escritórios pelas principais cidades do Brasil. Mais de 600 Agentes Autônomos de Investimentos.

ONDE ESTAMOS? Mais de 40 mil clientes. 110 escritórios pelas principais cidades do Brasil. Mais de 600 Agentes Autônomos de Investimentos. NOSSA HISTÓRIA A UM INVESTIMENTOS S/A Corretora de Títulos e Valores Mobiliários é uma instituição financeira independente e atua no mercado financeiro há 40 anos. Em 2008 iniciou um processo de reestruturação,

Leia mais

Ações. acionista.com.br. eu sou, e você?

Ações. acionista.com.br. eu sou, e você? 2017 Ações acionista.com.br eu sou, e você? 1 Ações Ações na Bolsa de Valores, são pedaços de uma empresa disponíveis para que qualquer investidor comprar. Quando uma empresa é aberta, ela sede diversas

Leia mais

TÍTULOS PÚBLICOS Leilões Ofertas públicas para pessoas físicas Tesouro Direto

TÍTULOS PÚBLICOS Leilões Ofertas públicas para pessoas físicas Tesouro Direto TÍTULOS PÚBLICOS Os títulos são de emissão do governo federal, no mercado interno, sob as formas: 1. Ofertas públicas para instituições financeiras (Leilões), 2. Ofertas públicas para pessoas físicas (Tesouro

Leia mais

Renda Fixa ETF de Renda Fixa. Renda Fixa. ETF de Renda Fixa

Renda Fixa ETF de Renda Fixa. Renda Fixa. ETF de Renda Fixa ETF de Renda Fixa Renda Fixa ETF de Renda Fixa ETF de Renda Fixa O produto O ETF de Renda Fixa, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é um fundo de índice considerado investimento em renda

Leia mais

Acompanhamento de ordens Cadastro Carteira

Acompanhamento de ordens Cadastro Carteira MANUAL FOLHAINVEST Acompanhamento de ordens Nesta página é possível acompanhar a posição de todas as ordens incluídas nos últimos cinco dias. As ordens podem ser filtradas pela situação, exibindo por exemplo

Leia mais

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013 BRB - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce (CNPJ: 04.895.888/0001-29) Administrado pela BRB - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (CNPJ: 33.850.686/0001-69) KPDS 89057 !"

Leia mais

Benefícios dos Acionistas

Benefícios dos Acionistas FLAVIO MOURA O Guia Definitivo do Investidor Iniciante Introdução Neste E-book vamos trazer alguns conceitos iniciais para você investidor iniciante. Aqui vamos abordar os seguintes benefícios aos acionistas:

Leia mais

Alfa I - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce CNPJ nº /

Alfa I - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce CNPJ nº / Alfa I - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce CNPJ nº 04.892.370/0001-31 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre Findo em 31 de Março de 2017 e Relatório dos Auditores Independentes

Leia mais

O GUIA DEFINITIVO PARA COMEÇAR A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES

O GUIA DEFINITIVO PARA COMEÇAR A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES O GUIA DEFINITIVO PARA COMEÇAR A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES SUMÁRIO Introdução... 3 O que é a bolsa de valores?... 5 Identifique seu perfil de investidor... 14 Entenda os riscos e os custos... 17 Checklist:

Leia mais

Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce C.N.P.J. nº /

Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce C.N.P.J. nº / Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce C.N.P.J. nº 04.890.401/0001-15 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre findo em 30 de Setembro 2016 e Relatório dos Auditores Independentes

Leia mais

Apresentação Pessoal

Apresentação Pessoal Alexandre S. Litz Apresentação Pessoal Casado, 2 filhos. Engenheiro Mecânico Universidade Santa Cecília. Pós Graduação - Administração de Negócios FIA-USP Experiência profissional : + 23 anos em Montadora

Leia mais

E-BOOK INVESTIMENTOS NO EXTERIOR

E-BOOK INVESTIMENTOS NO EXTERIOR E-BOOK INVESTIMENTOS NO EXTERIOR INVESTIMENTOS NO EXTERIOR Conheça as opções de investimentos no exterior e diversifique seus investimentos. SUMÁRIO 04 07 16 20 Como e por que investir no exterior? Como

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

Alfa I - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº /

Alfa I - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº / CNPJ nº 03.919.892/0001-17 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre Findo em 31 de Março de 2017 e Relatório dos Auditores Independentes Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Demonstrativo

Leia mais

Dinheiro Multiplique-se

Dinheiro Multiplique-se Dinheiro Multiplique-se Por que se preocupar? Por que se preocupar? Basta trabalhar!!! Então, como faço para ganhar ser milionário? Preciso inventar uma nova empresa? 1º passo Você precisa estar alinhado

Leia mais

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL CONCEITOS PERFIL DO INVESTIDOR CONCEITOS Investimentos que representam a propriedade de um ativo (bem ou direito) A remuneração é a valorização

Leia mais

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla ATENÇÃO: MUITA COISA PARA COPIAR EM SALA!!! COMPLETANDO ALGUNS SLIDES Objetivo da aula: Importância do Mercado de Capitais para o Mercado Financeiro.

Leia mais

Alfa VII - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº /

Alfa VII - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº / CNPJ nº 03.925.702/0001-74 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre Findo em 30 de setembro de 2016 e Relatório dos Auditores Independentes Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Demonstrativo

Leia mais

FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais

FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais 1 2 FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais RECURSOS DE TERCEIROS ATIVO PASSIVO Mercado Bancário Financiamentos; Conta Garantida; Desconto de Duplicatas

Leia mais

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla Objetivo da aula: Importância do Mercado de Capitais para o Mercado Financeiro. Ações Conceito Tipos de ações(ordinárias e preferenciais) Formas

Leia mais

Safra Fundo Mútuo de Privatização FGTS Petrobras C.N.P.J. nº /

Safra Fundo Mútuo de Privatização FGTS Petrobras C.N.P.J. nº / Safra Fundo Mútuo de Privatização FGTS Petrobras C.N.P.J. nº 03.910.929/0001-46 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre findo em 30 de Setembro 2016 e Relatório dos Auditores Independentes Deloitte

Leia mais

Alfa III - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce CNPJ nº /

Alfa III - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce CNPJ nº / CNPJ nº 04.892.365/0001-29 Demonstrações Financeiras Referentes aos Semestre findo em 30 de setembro de 2016 e Relatório dos Auditores Independentes Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Demonstrativo

Leia mais

Renda fixa e renda variável

Renda fixa e renda variável Renda fixa e renda variável Inflação O que é? Perda do valor do dinheiro Origem Diminuição da produção Aumento da oferta de moeda Medida pelo IPCA(Índice de Preços ao Consumidor Amplo) Investimento Financeiro

Leia mais

Alfa VIII - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº /

Alfa VIII - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº / CNPJ nº 03.925.836/0001-95 Demonstrações Financeiras Referentes aos Semestres findos em 30 de setembro de 2016 e Relatório dos Auditores Independentes Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Demonstrativo

Leia mais

Cursos. Rua Fenelon Santos, 162, Salgado Filho, CEP: , Aracaju-SE - Tel.:

Cursos. Rua Fenelon Santos, 162, Salgado Filho, CEP: , Aracaju-SE - Tel.: Cursos Aprenda a investir o seu dinheiro Carga horária: 7 horas Conteúdo: INTRODUÇÃO, PLANEJAMENTO FINANCEIRO, CARTEIRA DE INVESTIMENTOS, PERFIL DO INVESTIDOR, MERCADO FINANCEIRO, CONHECENDO PRODUTOS DE

Leia mais

Produtos e Serviços Financeiros

Produtos e Serviços Financeiros 1 APRESENTAÇÃO DE APOIO Produtos e Serviços Financeiros 3º Encontro Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking 2 por Leandro Rassier Complementação + Aplicações práticas METODOLOGIA PARA COMPREENSÃO

Leia mais

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013 BRB - Fundo Mútuo de Privatização FGTS PETRO- BRAS (CNPJ: 03.911.561/0001-30) Administrado pela BRB - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (CNPJ: 33.850.686/0001-69) 31 de março de 2014

Leia mais

Itaúsa. Itaúsa: Lucro reflete participação no Itaú Unibanco. Análise de Investimentos Relatório de Análise. 16 de fevereiro de 2017

Itaúsa. Itaúsa: Lucro reflete participação no Itaú Unibanco. Análise de Investimentos Relatório de Análise. 16 de fevereiro de 2017 : Lucro reflete participação no Itaú Unibanco A registrou um lucro líquido recorrente de R$ 2,3 bilhões no 4T16, com alta de 21,8% em relação a R$ 1,9 bilhão do 4T15, com ROAE recorrente de 19,7% que se

Leia mais

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. ELGAR PRINCIPAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ n / ( FUNDO )

FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. ELGAR PRINCIPAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ n / ( FUNDO ) FORMULÁRIO DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES ELGAR PRINCIPAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ n. 11.756.203/0001-29 ( FUNDO ) DATA DA COMPETÊNCIA: 17/06/2016 DATA DA GERAÇÃO: 22/06/2016 PERIODICIDADE MÍNIMA

Leia mais

E-BOOK COMO INVESTIR EM AÇÕES

E-BOOK COMO INVESTIR EM AÇÕES E-BOOK COMO INVESTIR EM AÇÕES COMO INVESTIR EM AÇÕES Conheça os principais conceitos e saiba como criar riqueza de longo prazo, investindo na Bolsa de Valores. SUMÁRIO 04 07 09 13 21 Investir em ações,

Leia mais

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ / Companhia Aberta NIRE FATO RELEVANTE

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ / Companhia Aberta NIRE FATO RELEVANTE ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230 FATO RELEVANTE ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ( Companhia ) comunica aos seus acionistas que o Conselho de Administração,

Leia mais

Oi S.A. Em Recuperação Judicial CNPJ/MF nº / NIRE nº Companhia Aberta AVISO AOS DETENTORES DE ADS

Oi S.A. Em Recuperação Judicial CNPJ/MF nº / NIRE nº Companhia Aberta AVISO AOS DETENTORES DE ADS Oi S.A. Em Recuperação Judicial CNPJ/MF nº 76.535.764/0001-43 NIRE nº. 33.30029520-8 Companhia Aberta AVISO AOS DETENTORES DE ADS Oi S.A. - Em Recuperação Judicial ( Oi ou Companhia ) (NYSE:OIBR.C; OTC:

Leia mais

Conheça os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIS)

Conheça os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIS) Conheça os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIS) Os FIIS podem ser considerado uma forma diferente e inteligente de investir em imóveis. Os Fundos Imobiliário são formados por grupos de investidores

Leia mais

GERAL FATO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº / (Administrado pela Corretora Geral de Valores e Câmbio Ltda.

GERAL FATO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº / (Administrado pela Corretora Geral de Valores e Câmbio Ltda. CNPJ Nº 18.746.967/0001-82 CNPJ Nº 92.858.380/0001-18 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E 2014 1 Demonstrativo da composição e diversificação das aplicações em 31 de dezembro

Leia mais

BRB FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS VALE DO RIO DOCE (Administrado pela BRB Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.)

BRB FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS VALE DO RIO DOCE (Administrado pela BRB Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.) BRB FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS VALE DO RIO DOCE (Administrado pela BRB Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.) Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis Em 31 de

Leia mais

As ações, em sua maioria, são negociadas a partir de códigos formados através de letras e números:

As ações, em sua maioria, são negociadas a partir de códigos formados através de letras e números: Como funciona o mercado de ações No Brasil, as ações de empresas de capital aberto são listadas e negociadas na BM&FBovespa. Já as corretoras, são as responsáveis por fazer o meio de campo entre os investidores

Leia mais

Alfa III - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº /

Alfa III - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº / Alfa III - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº 03.917.545/0001-55 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre Findo em 31 de Março de 2017 e Relatório dos Auditores Independentes

Leia mais

Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2013 e 31 de março de 2013

Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2013 e 31 de março de 2013 BRB - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS PETROBRAS CNPJ: 03.911.561/0001-30 Administrado pela BRB - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. CNPJ: 33.850.686/0001-69 KPDS 74113 Conteúdo Relatório

Leia mais

POLÍTICA DE PAGAMENTO DE DIVIDENDOS E/OU JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO DO BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A

POLÍTICA DE PAGAMENTO DE DIVIDENDOS E/OU JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO DO BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A POLÍTICA DE PAGAMENTO DE DIVIDENDOS E/OU JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO DO BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A DICRI/NURIN JUNHO/2017 Política de Pagamento de Dividendos e/ou Juros Sobre Capital Próprio do Índice

Leia mais

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa Renda Fixa O produto A (NP), também conhecida como nota comercial ou commercial paper, é um título emitido por companhias com o objetivo de captar recursos, geralmente para financiar seu capital de giro.

Leia mais

Estratégias de Fundos de Investimentos João Alberto Cabral 02/09/04

Estratégias de Fundos de Investimentos João Alberto Cabral 02/09/04 Estratégias de Fundos de Investimentos João Alberto Cabral 02/09/04 Agenda Fundos de Investimentos Em que Fundo devo investir? Tipos de Fundos Fundos de Renda Fixa Fundos Multimercados Opinião do Gestor

Leia mais

Nos últimos anos, dentro do Programa Sócios, tivemos duas ofertas de ações para nossos colaboradores, o Programa Dádiva e a Oferta Prioritária

Nos últimos anos, dentro do Programa Sócios, tivemos duas ofertas de ações para nossos colaboradores, o Programa Dádiva e a Oferta Prioritária Manual de Adesão O que é? O Programa Sócios é o nosso instrumento de incentivo que bonificará professores, colaboradores e parceiros estratégicos da Anima e nossas Unidades. É a transferência de um lote

Leia mais

Regulamento do Bradesco Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce. Capítulo I - Do Fundo

Regulamento do Bradesco Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce. Capítulo I - Do Fundo Regulamento do Bradesco Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce Capítulo I - Do Fundo Artigo 1 o ) O Bradesco Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce, doravante denominado Fundo,

Leia mais

Professora Mestre Keilla

Professora Mestre Keilla AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Professora Mestre Keilla OBJETIVOS DA AULA: O Mercado Financeiro e sua composição Conceito de Mercado de Capitais Composição do Mercado de Capitais Histórico do

Leia mais

Tutorial da Calculadora de IR

Tutorial da Calculadora de IR Tutorial da Calculadora de IR ÍNDICE 1. Calculadora de IR do Banco do Brasil... 03 2. Características do Serviço... 04 3. Habilitação no Serviço... 06 4. Inclusão das Posições Iniciais... a) IRRF e Prejuízo

Leia mais

Banco Itaú S.A. Administrador

Banco Itaú S.A. Administrador São Paulo, setembro de 2006 Prezado Cotista, Em atendimento à instrução CVM n 279, estamos encaminhando o balanço do fundo Fundo Mútuo de Privatização FGTS Vale do Rio Doce - MIGRAÇÃO, para que você obtenha

Leia mais

Canais de negociação: Home Broker Mesa de Operações Boleta Rápida AE Broadcast Ágora Station

Canais de negociação: Home Broker Mesa de Operações Boleta Rápida AE Broadcast Ágora Station No mercado de opções são negociados direitos de compra e venda de um lote de ativos, com preços e prazos predeterminados. Ao adquirir uma opção, o investidor pode exercer seus direitos sobre o ativo até

Leia mais

AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Professora Mestre Keilla OBJETIVOS DA AULA: O Mercado Financeiro e sua composição Conceito de Mercado de Capitais Composição do Mercado de Capitais Histórico do

Leia mais

MINUTA PLANO DE PARTICIPAÇÃO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS (GESP) GUIA SOBRE TRIBUTAÇÃO DOS PARTICIPANTES BRASIL

MINUTA PLANO DE PARTICIPAÇÃO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS (GESP) GUIA SOBRE TRIBUTAÇÃO DOS PARTICIPANTES BRASIL MINUTA PLANO DE PARTICIPAÇÃO PARA TODOS OS FUNCIONÁRIOS (GESP) GUIA SOBRE TRIBUTAÇÃO DOS PARTICIPANTES BRASIL 1 INTRODUÇÃO A Telefónica S.A. (daqui por adiante Telefónica) planeja implementar o ciclo para

Leia mais

Durante a Distribuição, o administrador adquiriu Ações da Petrobrás ON no montante do patrimônio líquido do fundo. Banco Itaú S.A.

Durante a Distribuição, o administrador adquiriu Ações da Petrobrás ON no montante do patrimônio líquido do fundo. Banco Itaú S.A. São Paulo, setembro de 2006 Prezado Cotista, Em atendimento à instrução CVM n 279, estamos encaminhando o balanço do fundo ITAÚ PETROBRAS Fundo Mútuo de Privatização FGTS, para que você obtenha informações

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Ações Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários Aula XX AÇÕES MERCADO DE CAPITAIS O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores

Leia mais

Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado

Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado Renda Variável Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado O produto Os Brazilian Depositary Receipts Patrocinados (BDR) são valores mobiliários emitidos no Brasil, que possuem como lastro ativos, geralmente

Leia mais

Letra Financeira - LF

Letra Financeira - LF Renda Fixa Letra Financeira - LF Letra Financeira O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar recursos de longo prazo. Tem

Leia mais

Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos

Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos Disciplina: Constituição de Novos Empreendimentos Assunto: Plano Financeiro (II parte) Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

Banco Itaú S.A. Administrador

Banco Itaú S.A. Administrador São Paulo, setembro de 2006 Prezado Cotista, Em atendimento à instrução CVM n 279, estamos encaminhando o balanço do fundo Fundo Mútuo de Privatização FGTS Vale do Rio Doce, para que você obtenha informações

Leia mais

DISCIPLINA: Assunto: Contatos:

DISCIPLINA: Assunto: Contatos: DISCIPLINA: Assunto: Por que investir? Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

E-BOOK FUNDOS IMOBILIÁRIOS

E-BOOK FUNDOS IMOBILIÁRIOS E-BOOK FUNDOS IMOBILIÁRIOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS Conheça a melhor forma de investir em imóveis: comprando cotas de Fundos Imobiliários na Bolsa de Valores. Entenda como os Fundos Imobiliários funcionam e

Leia mais

JOGO DA BOLSA REGULAMENTO

JOGO DA BOLSA REGULAMENTO 1 JOGO DA BOLSA REGULAMENTO Objetivo: O Jogo terá como objetivo levar aos acadêmicos do Curso de Administração da FSG os conhecimentos e práticas dentro da bolsa de valores e no mercado financeiro, sendo

Leia mais

Conheça os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIS)

Conheça os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIS) Conheça os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIS) Os FIIS podem ser considerado uma forma diferente e inteligente de investir em imóveis. Os Fundos Imobiliário são formados por grupos de investidores

Leia mais

5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA

5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA 5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA 5 DICAS Para ter sucesso na bolsa Você quer começar a investir na bolsa, mas não sabe muito bem por onde começar? De início, pode até parecer difícil, mas não é! E o melhor,

Leia mais

Itaúsa (ITSA4 Compra)

Itaúsa (ITSA4 Compra) (ITSA4 Compra) Trimestral reflete resultado de equivalência do setor financeiro Da mesma forma que o Itaú Unibanco, sua controladora, registrou no 2T18 um lucro líquido recorrente em linha com o trimestre

Leia mais

ANALISANDO O RETORNO DA SUA CARTEIRA

ANALISANDO O RETORNO DA SUA CARTEIRA ANALISANDO O RETORNO DA SUA CARTEIRA OS 3 PASSOS DA GESTÃO Os 3 passos da gestão (profissional) de investimentos. Mandato O que pode ser feito e quais são os riscos aceitáveis. Estratégia Quais decisões

Leia mais

Diretoria Financeira e de Relações com Investidores/Gerência de Relações com Investidores Dirfi/Gerei. Estatuto Social do BRB Banco de Brasília S.A.

Diretoria Financeira e de Relações com Investidores/Gerência de Relações com Investidores Dirfi/Gerei. Estatuto Social do BRB Banco de Brasília S.A. Página 1/5 TÍTULO: CLASSIFICAÇÃO: FINALIDADE: NORMA ESTRATÉGICA Estabelecer as regras e procedimentos sobre a distribuição de Dividendos e/ou Juros sobre o Capital Próprio - JCP aos acionistas do BRB Banco

Leia mais

Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures?

Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? Qual dos tipos de garantia abaixo NÃO se aplica às debêntures? a) Subordinada, ou seja, os credores só têm preferências sobre os acionistas. b) Quirográfica, ou seja, sem nenhum tipo de garantia ou preferências.

Leia mais

BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº / Companhia Estrangeira CVM nº 80160

BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº / Companhia Estrangeira CVM nº 80160 BANCO SANTANDER, S.A. C.N.P.J. nº 05.707.616/0001-10 Companhia Estrangeira CVM nº 80160 Aviso aos Acionistas Suplemento ao Documento Informativo Programa Santander Dividendo Escolha no Brasil Nos termos

Leia mais

31 de dezembro de 2014 com Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Financeiras

31 de dezembro de 2014 com Relatório dos Auditores Independentes sobre as Demonstrações Financeiras Demonstrações Financeiras Geração Futuro Small Caps Fundo de Investimento em Ações (Anteriormente denominado GF Small Caps Fundo de Investimento em Ações) (Administrado pela Geração Futuro Corretora de

Leia mais

CUSTO DOS COMPONENTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL

CUSTO DOS COMPONENTES DA ESTRUTURA DE CAPITAL CUSTO DOS COMPONENTES DA ESTRUTURA DE! Custo do capital próprio.! Custo do capital de terceiros.! Custo do capital próprio e o Modelo de Gordon.! Ações preferenciais e custo do capital de terceiros. Francisco

Leia mais

Comissão de Desenvolvimento Profissional (CDP)

Comissão de Desenvolvimento Profissional (CDP) Comissão de Desenvolvimento Profissional (CDP) Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Guia Rápido: Programas de Recompra de Ações 1 Neste Guia Rápido apresentamos os principais aspectos legais

Leia mais

O que são valores mobiliários

O que são valores mobiliários A relação das pessoas com o dinheiro mudou. O interesse em conhecer melhor a bolsa de valores aumentou. E um banco feito para você tem que acompanhar de perto essas mudanças. Aliás, mais do que acompanhar,

Leia mais

FATO RELEVANTE TELE NORTE LESTE PARTICIPAÇÕES S.A. TELEMAR PARTICIPAÇÕES S.A. PLANO DE REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA

FATO RELEVANTE TELE NORTE LESTE PARTICIPAÇÕES S.A. TELEMAR PARTICIPAÇÕES S.A. PLANO DE REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA FATO RELEVANTE TELEMAR PARTICIPAÇÕES S.A. C.N.P.J./M.F. n.º 02.107.946/0001-87 TELE NORTE LESTE PARTICIPAÇÕES S.A. Companhia Aberta C.N.P.J./M.F. n.º 02.558.134/0001-58 PLANO DE REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA

Leia mais

Disciplina: OS&M AULA 3

Disciplina: OS&M AULA 3 Disciplina: OS&M AULA 3 Assunto: Localização do setor de OS&M Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos:

Leia mais

Disciplina: Projetos. AULA 10 Assunto: Método Analítico de Análise de Projetos

Disciplina: Projetos. AULA 10 Assunto: Método Analítico de Análise de Projetos Disciplina: Projetos AULA 10 Assunto: Método Analítico de Análise de Projetos Professora Mestre Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração

Leia mais

Guia prático do. tesouro direto

Guia prático do. tesouro direto Guia prático do tesouro direto 1 Guia prático do tesouro direto Tudo o que você precisa saber para começar a investir no Tesouro Direto. Aproveite essas dicas e aumente a rentabilidade de seus investimentos

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO INVEST TRADE ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

Aprenda a investir em ações

Aprenda a investir em ações Aprenda a investir em ações O manual completo! Você cuida bem do seu dinheiro? O mercado de ações é realmente fascinante! E que bom que você baixou este e-book para ler e esclarecer todas as suas dúvidas

Leia mais

AÇÕES EM FOCO 4T17. Destaques* R$ 80,9 bilhões. R$ 53,2 bilhões. R$ 9,1 bilhões. R$ 6,6 bilhões 18,2% Remuneração aos acionistas

AÇÕES EM FOCO 4T17. Destaques* R$ 80,9 bilhões. R$ 53,2 bilhões. R$ 9,1 bilhões. R$ 6,6 bilhões 18,2% Remuneração aos acionistas AÇÕES EM FOCO 4T17 Ano 8 Nº 32 13/03/2018 www.itausa.com.br Destaques* R$ 9,1 bilhões R$ 6,6 bilhões R$ 53,2 bilhões R$ 80,9 bilhões 18,2% +5,5% 76,8% +11,5% +32,9% -0,4 p.p Lucro líquido Recorrente 2017

Leia mais

METALÚRGICA GERDAU S.A.

METALÚRGICA GERDAU S.A. METALÚRGICA GERDAU S.A. Companhia Aberta de Capital Autorizado (Categoria A ) CNPJ/MF nº 92.690.783/0001-09 Código CVM 8656 Avenida Farrapos, nº 1811 90220-005, Porto Alegre, RS FATO RELEVANTE METALÚRGICA

Leia mais

CSHG Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobrás

CSHG Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobrás CSHG Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobrás (Administrado pela Credit Suisse Hedging- Griffo Corretora de Valores S.A.) Demonstrações financeiras em 30 de setembro e 31 de março de 2016 KPDS 166435

Leia mais

Quem Pode Investir no TD?

Quem Pode Investir no TD? 2 1 3 Quem Pode Investir no TD? Pessoa física com CPF, residente no Brasil. Para tal: Cadastro junto a instituição financeira habilitada (conta corrente). Mínimo: R$ 30 por operação. Máximo: R$ 1.000.000,00

Leia mais

ETFs no Brasil. Guia dos

ETFs no Brasil. Guia dos Guia dos ETFs no Brasil Por que todo investidor deve conhecer os ETFs? Neste guia, exploramos os fundamentos desse produto inovador e seu rápido crescimento no Brasil e no mundo. Abordamos também as perguntas

Leia mais

Fundos de Investimento. Conceitos Iniciais

Fundos de Investimento. Conceitos Iniciais Fundos de Investimento Conceitos Iniciais Fundo de Investimento Definição O fundo de investimento é uma comunhão de recursos, constituído sob a forma de condomínio e destinado à aplicação em ativos financeiros,

Leia mais

MCR - PRINCIPAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES

MCR - PRINCIPAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES MCR - PRINCIPAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES RELATÓRIO DOS AUDITORES DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31.03.2016 MCR PRINCIPAL FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES Demonstração da Composição e Diversificação

Leia mais

Fevereiro Abril Junho Agosto Outubro Dezembro

Fevereiro Abril Junho Agosto Outubro Dezembro Como especular com contratos futuro do Índice Bovespa Além dos contratos futuros de dólar, outro contrato que costuma ser utilizado em operações de curto prazo é o contrato futuro de índice Bovespa. Assim

Leia mais

Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2012 e 31 de março de 2012

Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2012 e 31 de março de 2012 BRB - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS PETROBRAS CNPJ nº 03.911.561/0001-30 (Administrado pela BRB - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.) (CNPJ nº 33.850.686/0001-69) KPMG Auditores Independentes

Leia mais

Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2012 e 31 de março de 2012

Demonstrações financeiras em 30 de setembro de 2012 e 31 de março de 2012 BRB - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce CNPJ nº 04.895.888/0001-29 (Administrado pela BRB - Distribuidorade Títulos e Valores Mobiliários S.A.) (CNPJ nº 33.850.686/0001-69) KPMG Auditores

Leia mais

FATO RELEVANTE. ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ( Companhia ) comunica aos seus acionistas que o Conselho de Administração, reunido em

FATO RELEVANTE. ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ( Companhia ) comunica aos seus acionistas que o Conselho de Administração, reunido em ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230 FATO RELEVANTE ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ( Companhia ) comunica aos seus acionistas que o Conselho de Administração,

Leia mais

Você sabe o que o Mercado de Capitais negocia?

Você sabe o que o Mercado de Capitais negocia? Tema Mercado de Capitais Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Administração e Finanças Mercado Financeiro Nacional e Internacional Mercado de Capitais Me. Marcos Antonio Koteski

Leia mais